A Comunicação em Cursos de Licenciatura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância: Percepção dos Docentes / The Communication in Licensee Courses Offered in the Distance Education Mode: Teachers Perception

Marina Bazzo de Espíndola, Diego Eller Gomes, Dalton Francisco de Andrade

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos professores acerca da comunicação estabelecida com os estudantes e profissionais dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Matemática ofertados na modalidade de educação a distância (EaD) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cujos projetos são financiados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário elaborado pelo Núcleo de Avaliação do Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) da UFSC, aos docentes que estavam atuando ou que já haviam atuado nesses cursos. Os resultados do estudo indicaram a necessidade de aprimoramentos no que se refere a aspectos técnicos, como conexão de internet e videoconferências, os quais impactaram negativamente nas ações pedagógicas planejadas pelos docentes. A comunicação dos professores com as demais equipes dos cursos e com os estudantes foi avaliada, de forma geral, como positiva.

 

Palavras-chave: Comunicação. Formação de professors. Educação a distância.

 

ABSTRACT

 

This study aims to analyze the teachers' perceptions about the communication established with the students and professionals of the degree courses in Biology, Physics and Mathematics offered in the modality of distance education by the Federal University of Santa Catarina and the projects are funded by the Open University of Brazil. The data were collected through the application of a questionnaire prepared by the Nucleus of Evaluation of the Laboratory of New Technologies of the UFSC, to the teachers who were acting or who had already acted in these courses. The results of the study indicated the need for improvements in technical aspects, such as internet connection and videoconferences, which had a negative impact on the pedagogical actions planned by the teachers. The communication of the teachers with the other teams of the courses and with the students was generally evaluated as positive.

 

Keywords: Communication. Teacher training. Distance education.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.5.3

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