<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 5, art. 3, p. 54-68, set./*u*. 20*8
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*8.15.5.3
</line>
</par><par>
<line>
A *omunicação em Cursos de Licenci*t*ra Oferta*os *a Moda**dade de Educaç** a Distância:
</line>
<line>
*ercepção do* Doce*t*s
</line>
<line>
The Comm*nication in L**ense* Courses O*fer*d in th* D*stance *ducation Mode: Teach*rs
</line>
<line>
*erception
</line>
</par><par>
<line>
Dieg* **ler Gomes
</line>
<line>
*outorado em Eng*nharia de *rodução pel* Universidade Fe*er*l de Santa Catar*na
</line>
<line>
Mestre *m M*todos e G**tão em A*al*ação pela Un*v**sidade F*deral de Santa Ca*a*ina
</line>
<line>
E-mail: *iego.eller@u*sc.br
</line>
<line>
Marina Bazzo *e Es*índola
</line>
<line>
Douto*a em *du*ação, *estão e Di*us*o *m Biociên*ias *ela Universid*de Federal do Rio de Janeiro
</line>
<line>
E-ma*l: marinabazzo@g*a*l.*o*
</line>
<line>
Da*ton F*anc**co de Andrade
</line>
<line>
Dou*o* em Bi*estatísti*a pela Un**e*sidade da Carolina do No*te
</line>
<line>
E-ma*l: *alton.and**d*@ufs*.br
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Diego El**r Gomes
</line>
<line>
E*itor-Ch*fe: Dr. Tonn* Kerl*y de Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Rua Pro*essor *ilton Sul**van, 28. Bai*ro: Carvoeira.
</line>
<line>
R*dri*u*s
</line>
</par><par>
<line>
Cidade: Florianópo*i*. CEP: 880*0-620. Es**do: San*a
</line>
</par><par>
<line>
Catarina. País: Brasi*.
</line>
<line>
Artig* *ecebido em 25/05/2018. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*ecebida em 06/06/2018. Apro*ado em *7/*6/2018.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Mari*a Ba*z* de E*píndola
</line>
</par><par>
<line>
Aven*da Campus Reitor João *avid Ferr*ira *i*a, s/n -
</line>
<line>
Av*liado pelo sistema T*iple Revie*: De** Review *)
</line>
</par><par>
<line>
Trind*de, Flo*i*nópo*is - SC, 88040-900
</line>
<line>
pel* Edi*or-Chefe; e b) Doub*e Blind Review
</line>
<line>
(av*l**çã* cega por d*is avaliado*es d* área).
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Dalton Fr*ncisco de Andrade
</line>
</par><par>
<line>
Campus Rei*or *oã* David Ferreira Lima, s/n -
</line>
<line>
Revis*o: Gram*tic*l, Normativa
</line>
<line>
e de Formataçã*
</line>
</par><par>
</page><line>
Trindade, F*ori*nópolis - S*, 88040-900
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Comunicação em Cur*os de Lice**iatura Ofertados na Modalida*e ** Ed*cação a D**tân*ia
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
**SUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este *studo *em como o*jetivo anal*s*r as per*epções dos professores a*e*c* da comunica*ão
</line>
<line>
estabelecid* c** o* e**udantes e pro*issionais dos cur*os *e lic*nciatur* em Biolog*a, Físic* e
</line>
</par><par>
<line>
Matemática ofertados na modalidade
</line>
<line>
** educação a dist*ncia (EaD) pela Universida*e
</line>
</par><par>
<line>
*ederal d* Santa Cat*r*n* (UFSC), cujos projetos são finan*iados pe*a *niversidade Aberta
</line>
</par><par>
<line>
*o Brasi* (U*B). Os dados foram coletado* por *eio da apli*aç*o de um
</line>
<line>
ques*ionário
</line>
</par><par>
<line>
el*borado *e*o N**leo *e *v**iação d* Lab*r**óri* de N*v*s Tec*olog*as (Lantec) d* U**C
</line>
</par><par>
<line>
aos do*entes *ue esta**m *tuando ou q*e já haviam
</line>
<line>
atuado nesses *ursos. Os resultados
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
estudo indi*aram a necessidade de aprim*ramentos no que se refere a aspect*s técn*cos, como
</line>
</par><par>
<line>
conexão de
</line>
<line>
in*ernet e vi*eoc*nferê*c*as, os *uais impactaram negat**ame*te nas açõe*
</line>
</par><par>
<line>
pedagógicas *lanejadas pelos docentes. A comunicaç** dos professores c*m as demais
</line>
<line>
equipes d*s curs*s e com os estudant*s foi avaliada, de forma geral, c*mo posi*iva.
</line>
<line>
*alavras-chave: Comunic*ção. For*ação de pro*essors. Edu*ação * dist*ncia.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
</par><par>
<line>
This study aims *o analyze the teach*rs' *erceptions a*out the communicati*n
</line>
<line>
establish*d
</line>
</par><par>
<line>
with the stud*nts and profes*ionals of the
</line>
<line>
degre* *ourses in Bio*ogy, Physics a*d
</line>
</par><par>
<line>
Mathematics offere* i* the mo*a*ity of distance educa*ion by the *ederal Universit* of S*n**
</line>
<line>
Catarina and th* proje*ts are fun*ed by th* Open University of Bra*il. *h* dat* were
</line>
<line>
coll*cted through the *pp*icat*on of a quest*on*aire *repared *y t*e Nucleus of Eva**ation of
</line>
</par><par>
<line>
**e Laboratory o* N*w Technolo*ies *f t** UFSC, to the
</line>
<line>
teach*r* who were acting or who
</line>
</par><par>
<line>
had *lready acte* in these cour*es. The re*ults of the *tu*y in*icate* the need for
</line>
<line>
i*prove*ents in technical a*pect*, su*h as *nternet con*ection *nd vi*e*conference*, w*ic*
</line>
</par><par>
<line>
h*d a ne*ative imp*ct on the
</line>
<line>
p*dagogi*al action* planned by the teacher*. The
</line>
</par><par>
<line>
commun*cation o* the teachers with the o**er teams of t*e course* and with the students was
</line>
<line>
generally *valuated a* posit**e.
</line>
<line>
K*ywords: Commun*cation. ***cher t*aining. D*stance education.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, T*resina *I, *. 15, *. 5, ar*. 3, p. 54-*8, *et./out. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. E. Gomes, M. B. **píndola, D. F. Andra*e
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* Unive**i*ade Federa* de Santa C*tarina (UFSC) ini*io* um processo de ampliação
</line>
<line>
d* sua* ativid*des em educa*ão a distân**a (EaD) em *aralelo *om a cr*ação da Universidade
</line>
</par><par>
<line>
Aberta do *rasil (**B), pelo Minis*ério d* E***a*ã* (MEC), e* 2*05, com * objetivo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ont*ib**r para a mel*oria da qualidade da educação s*pe*io* no Brasil. Fortalecendo-se ne*se
</line>
</par><par>
<line>
contexto, * UAB se constituiu pel* c*nj*nto
</line>
<line>
*e institui*õe* púb*i**s
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ensino sup*r*or
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pelos polos muni*ipais de apoio prese*ci*l, *onfigu*and*-se como um* *ni*e*sidade abe*t* e
</line>
</par><par>
<line>
a distância no Pa*s. As *****
</line>
<line>
oferta*as pela UAB foram direc*onadas, preferencialmente,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
formação **icial e con**n*ada de p*ofessor*s d* Edu*a**o Bási*a (*RASIL, 2**6).
</line>
</par><par>
<line>
Dentre os *aboratórios que mobi*izaram esf**ço* p*ra a*uar no contexto da *aD,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
UFSC, *stá o *aboratório ** Novas Tecno*ogias (Lante*), vinculado *o Ce*tr* d* Ed*cação
</line>
</par><par>
<line>
(CED). O trab**h* desenvolvido
</line>
<line>
*o **ntec po*sui e*foq*e na for*ação, **i*ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desen**lvime**o de materiais, estab*lecend* pa*cerias co* os cursos de lic*nciatura
</line>
<line>
o*ertados na m*d*li*ade *aD, pela U*SC. Al*m da formação, **i**ão e des*nvolvimento de
</line>
</par><par>
<line>
ma*eriai*, o La*tec desenv*lve es*u*os **
</line>
<line>
aval*ação dos processos fo*mat*vos,
</line>
<line>
com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
final*d*de d* ampl**r e fortale*er a
</line>
<line>
pa**eria **tre o lab*r*tó*i* e os cursos parceiro*, com
</line>
</par><par>
<line>
atenção às es**c*fici*ad*s do *ns*no na EaD. Nes*e s*nt*do, em 2*15, o ***leo de Av*liação
</line>
</par><par>
<line>
do L*nte* deu
</line>
<line>
início a um projeto de
</line>
<line>
avaliação das licenc*atur*s em Biologia,
</line>
<line>
Física
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Matemá*ica, ofertados na moda*idade EaD voltado par*
</line>
<line>
com vist*s avaliação à
</line>
<line>
de mú*ti**as
</line>
</par><par>
<line>
dime*s*es imp*icadas *a formaç*o d* p*o*esso*es nessa *oda*i*ade, c*m ênfase nos aspe*tos
</line>
</par><par>
<line>
pedagógic*s e de **frae**r*tur* (*URLI et
</line>
<line>
* l .,
</line>
<line>
*015). Est* estudo, portanto, *pr*sen*a
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
reco*te *os resultados decorrentes do pr*jet* *e *valiação
</line>
<line>
desen*o*vido por D**li et al.
</line>
</par><par>
<line>
(2015), no qu* se refere à d*mensão da comun**ação.
</line>
</par><par>
<line>
A p*ss*b*lida*e da com*ni*a*ão com
</line>
<line>
p*rticipantes geog*aficam**te disp**sos
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*onsiderad*
</line>
<line>
u* dos aspe*tos positi*os e
</line>
<line>
centr*is *a modalid*de EaD (BR*SSEM *t
</line>
<line>
* l .,
</line>
</par><par>
<line>
*016). Na le*islação br*sile*ra, a EaD é definida como a modal*dade educac*on*l, na *ual *
</line>
<line>
mediação *idáti*o-ped*gógica ocorre com a utilização de m*i*s e tecnologi*s da informação
</line>
<line>
e *omuni**ção (T*C), e as atividade* edu*ativa* *ão realizadas em t*mpo *u lugar** diversos
</line>
</par><par>
<line>
(BR*SIL, 2017). Um* comunicação m*d*ada pelas TI* que *e**
</line>
<line>
eficien*e do ponto de vista
</line>
</par><par>
<line>
*edagógico * um de*af*o pa*a contextos e* que * *ult*ra do ensino pre*encial * cons*itui-s*,
</line>
</par><par>
</page><line>
a**da, a principal referência para o diálogo ed*cativo. De*se modo, g*rant*a da quali*a*e a
</line>
<line>
d*s process*s relac*on*dos à **dal*dade EaD, pre*cind* da **aliaç*o *e aspecto*
</line>
<line>
re*acionados à comunicação, cuja relevância é ap**t*da pela le*i*laçã* e pela comunidade
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresin*, v. 15, n. *, a*t. 3, p. **-6*, set./out. 2018 www*.*sa*et.com.br/r**i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* C*municaç*o em *u*sos *e Lic*nciatur* Ofert*dos na Modalidade de E*ucação a Distâ*cia
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
ci*ntífica (TANG; *AM, 2014; RU*GERI; FAR*INGTON; **AYNE, 2013; PADIL*A
</line>
<line>
RO*RIGUEZ; ARM*LLINI, 2014; KIM; LE*; SKELLENGER, *012; ZH**G; CHENG,
</line>
<line>
2012).
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, este artigo tem como objetivo ana**sar a*
</line>
<line>
per*epç*es dos professores dos
</line>
</par><par>
<line>
curso* de lic*nciatura em Biologia, Física e Matem*tic*, of*rta*os n* modalid*de EaD pela
</line>
<line>
UFSC, n* *ue se ***ere à co*unicação est**el*cida com os e*tudantes e d*mais profissio*ais
</line>
<line>
dos Cursos.
</line>
<line>
2 *EFERENCIA* TEÓR*CO
</line>
<line>
2.1 Avaliaçã* Instituc*ona* e a Dimensão *a Comunica*ão
</line>
</par><par>
<line>
A avaliação e*ucacion*l de*e levar em conta os
</line>
<line>
co*textos *e s**
</line>
<line>
ut*lizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
(AF*NSO, 2009). Dent*e su*s possibilidades, a
</line>
<line>
**aliação pode ser con*id*rada institucional
</line>
</par><par>
<line>
qua*do se p*etende r*al*zar uma anális* si*ultânea do
</line>
<line>
conjunto de dimensõe* relev*nte*,
</line>
</par><par>
<line>
d*fini**s no âm*i*o d* instituiçã* (*ALHARINI, 1999). Segund* au*or, sua finalidade o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
s*r*ir de base para proces** d* t*mada de de**são e r*troalimentar *on*inuamen*e o
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
siste*as or*anizacionais, possibilitando a realização de correçõ*s n* deco*rer do *r*cesso so*
</line>
<line>
av*liação.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse cont*xto, Nun** (2006) destaca que *s *nstit*ições de ensi*o
</line>
<line>
superior *evem
</line>
</par><par>
<line>
r*fletir s*bre o seu papel na s*cie*a*e, c*nsiderando *u* identid*de e o contexto region*l no
</line>
</par><par>
<line>
qual estão inserida*; qu* ana*is*m
</line>
<line>
os result*dos obtid*s em s*us
</line>
<line>
processos avaliat*vos *ão
</line>
</par><par>
<line>
somente na dimen*ão *uantitat*va, *as buscando a dimensão qua*itati*a do processo, a fim de
</line>
<line>
desvelar as fr*gilidades e po*e*ci*lidades da avali*çã*. Os atores *o p*ocesso, na pers*ecti**
</line>
<line>
d* *valiação institucional, de*em participar d*s espaços de discussão, para que *s r*sultado*
</line>
<line>
obtidos sejam favoráveis (NUNES, *006). Des*a fo*ma, é fun**men*al estab*l*cer pro*es*os
</line>
</par><par>
<line>
d* avaliação *os proj*t*s
</line>
<line>
d*sen*olvidos na
</line>
<line>
insti*uição, sendo a fo*mação de professores na
</line>
</par><par>
<line>
mo*a*ida*e EAD um *os p*ojet*s de gran*e
</line>
<line>
expres*ã* na UFSC e em diversas outras
</line>
</par><par>
<line>
inst*tu*ç*es d* ensino superio*.
</line>
</par><par>
<line>
Um dos desafi*s c*n*ra*s de *odo **oc*sso educa*ion*l é a comunicação,
</line>
</par><par>
<line>
es*ecialmente no contexto ** EAD, para s*jeitos que est*o ma** *ortemen*e v*nculados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
cultura *o ensin* presencia* e su*s
</line>
<line>
fo*ma*
</line>
<line>
de medi*ção. O *ermo comunicação *presenta
</line>
</par><par>
<line>
diferente* defini*ões, de*endendo do sentido e d* ocasião em que empregado, sen*o é
</line>
</par><par>
<line>
alguma* possibilidades:
</line>
<line>
f*to de
</line>
<line>
comunic*r, de *sta*ele*er uma rela**o com alguém, co*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. *, art. 3, p. 54-68, **t./ou*. 2018
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. *. Gomes, M. *. Espíndola, D. F. Andrad*
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
alguma coisa *u entr* c**sa*; tra*smis**o de signos atrav*s de
</line>
<line>
** código; a capacidade ou
</line>
</par><par>
<line>
processo de tr*ca de pensamentos, s*ntimentos, i*eias atrav*s da fala, gest*s, *magens,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*orma **reta o* c*m de me*os técnicos (MARTINO, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
A* r**** os co*ceitos do termo com*nicaçã* e s*as implicações par* a EAD, *a*tos
</line>
</par><par>
<line>
(2011) destaca que essa *el*ção está *or**men*e vinculada ao momento h*stór*c* e ao que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
autor descre*e como *s car*cterística* b*si**s da c*mun*cação.
</line>
</par><par>
<line>
Na oralidade, tanto o transmisso* quan*o o receptor d* mensa*em deveriam es**r n*
</line>
<line>
mesmo context* para compartil*ar o saber. Na fase da escrita, *assa**s a
</line>
<line>
armazenar e transportar a* i*for*ações, *anipulando-as no tempo e *o espaço.
</line>
<line>
H*je, na era digital de **municação, *om a ampliação das possibilidades da *nternet,
</line>
<line>
o hipertexto poss*bilita a quebra da linea*idade, tornando cada um *e nós t*mbém
</line>
<line>
autores *e *o*** per*urs* (SANTOS, 2*11, p. 3).
</line>
<line>
A comunicação está também relacionada com a *ul*ura, pois comunicar, mai* do *ue
</line>
<line>
transmitir ou receber uma **nsagem, * ***p*rtilh*r *ent*dos em um proc**so que não * fato
</line>
</par><par>
<line>
is*lado em *i e
</line>
<line>
*ue depende das *imensões social, tecnol*gica e *nt*ínseca de cada su*eito
</line>
</par><par>
<line>
env*l*ido (SA*TOS, 2011). Do pont* de vista educacional, a comunicação é *ssen*ial p*ra
</line>
<line>
via*ili*ar o acesso e * troca de *nf*rmação e, principalm*nte, possibilitar o diálo*o, nu*
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso de i*ter*ção c*m p*r*u*tas, *e*postas
</line>
<line>
e disc*ssões para a c**struç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**rendizagen*.
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
O Núcleo de A*aliaçã* do Lan*ec elaborou um instrumento *e **aliação d*recio*ado
</line>
</par><par>
<line>
aos p*ofes*o*es dos cursos de licenciatur*
</line>
<line>
em ***logia, Física e Matem*tica ofertados na
</line>
</par><par>
<line>
mo*a*idade Ea*, voltad* à inve*t**aç*o acerca *a
</line>
<line>
comun*cação estabe*ecid* **m os
</line>
</par><par>
<line>
est*dantes e
</line>
<line>
os demais p*ofissio*ais dos Cursos (G*MES et *l., **16). O questionári*
</line>
</par><par>
<line>
possu*a *tens de múltipl* escolh*, dicotômi*os e politômicos, e *ambém itens abertos.
</line>
<line>
Para a a*álise dos itens de múltipla *scolha, de manei*a geral, *oram ut*liz*das
</line>
</par><par>
<line>
frequênci*s rel*t*vas e abs*lutas. Em relação às re*p*stas di*curs*va*, procedeu-se anál*se à
</line>
<line>
de conteúdo, com *istri*uição da* re*postas em categorias c*iadas a p*iori, *p*esentad*s nos
</line>
<line>
r*sul*ados do estudo. Salient*-s* qu* os itens d* ques*ionár*o resultaram de diversas *eu*iões
</line>
</par><par>
<line>
realiz*d*s pel*s membr*s d* Núc*eo de Avaliação do L*ntec, inclusive
</line>
<line>
co* professores
</line>
</par><par>
<line>
r*presentantes do* cursos avalia*o*, para
</line>
<line>
apresenta*, discutir e a*rov*r question*rio f**al, o
</line>
</par><par>
</page><line>
configurando um proc*sso de aval*ação p**tici*ativa, ao consi*erar a percepç*o de diferentes
</line>
<line>
atores dos cursos.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, *. 15, n. 5, art. 3, p. 54-68, set./out. 2018 www4.fsanet.com.br/**vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Comunicação em Curso* de **cenc*atura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
O question*ri* d* ava*iação dos curs*s *e licenci*tur* em Biologia, Física
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Matemática E*D da UFSC, foi implementado no G*ogle F*r*s * encaminha*o, p*r e-mail, a
</line>
<line>
181 profes*ores que est**am atuan*o *u que já hav*am at**do nesses Cursos. O Te*m* de
</line>
<line>
Consentimento Livre e *scl*recido (TCLE) também foi enc*minh*do por e-*ail,
</line>
</par><par>
<line>
cie*tificando os
</line>
<line>
participantes dos principais aspectos envolvidos no e*tudo. O
</line>
<line>
questionári*
</line>
</par><par>
<line>
ficou d*sp*nível *a** se* res*ondido por 15 dias, durante o mês de *ulho *e 2016, e tev* 28
</line>
</par><par>
<line>
p*rt*c*pações, sendo 16 professores *o cu*s*
</line>
<line>
de *iolo**a,
</line>
<line>
n*ve de Física e *rês d* *urso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*atemáti*a, t*taliz*ndo15% de participação *m **lação ao total de *rof*ssores.
</line>
<line>
Por *im, considerando o percen*ua* de *espostas recebidas, e p*r não se tr*tar de uma
</line>
</par><par>
<line>
a*ostra aleatória de participan*es,
</line>
<line>
os *esult*dos *presentados
</line>
<line>
** sequênc*a
</line>
<line>
de*em ser
</line>
</par><par>
<line>
interpr*tados como perc*pções dos
</line>
<line>
pro*essore* partici**ntes do es*udo, sem incorrer em
</line>
</par><par>
<line>
g*nera*iz*ç*es, ca*ac*erizando-se como u*a limit**ão da *esquis*.
</line>
<line>
* RESULTADOS E DI*CU*SÕE*
</line>
<line>
Ne*ta se*ão, e*tão *escritas * ana*isadas as perc*pçõ*s dos professo*es *cerca da
</line>
<line>
comuni*ação esta*elecida com o* e*tudantes e out*os profissionais d*s curs*s de licenciatu*a
</line>
<line>
em Biologia, Física * *atemát*ca of**tados pela *FSC n* mod*lidad* EaD.
</line>
<line>
Ao anal*sar *s re*postas registradas *e*os p*ofe**ores *os *urs*s de licenc*atu*a, fora*
</line>
</par><par>
<line>
*denti*icadas, inic*almen*e, que*t**s relacionadas a** *eios *e comunic**ão, como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fr*quência e a qualida*e
</line>
<line>
da in*er*ç*o dos pr*f**sores com *s demais e*uipes dos c*rsos.
</line>
</par><par>
<line>
Ressalta-se que a maior f*equên*ia de inte**ção fo* es*abelecida com os tu*ores *a UFS*, com
</line>
<line>
os estuda*te* e com as secretari*s dos cursos. A meno* *requência de inter*ção, por s*a vez,
</line>
</par><par>
<line>
f*i
</line>
<line>
com a equ*pe de avaliação *o Lantec. É impor**nte ressaltar *ue o q*e**ion*r*o **
</line>
</par><par>
<line>
ava*iaç** *ossuía pergunta* relacionadas
</line>
<line>
aos profi**ionais
</line>
<line>
do Lante*, tendo em vist* que os
</line>
</par><par>
<line>
pro*essore*, em alguns ca*os, interagiam com essas e*uipes, especi**mente no que se refere à
</line>
<line>
*ormação educacional, à cr*açã* * ao dese*volvimento dos mate*iais para EaD.
</line>
<line>
Em relação * qualidade do at*ndi*ento da* equipes dos cur*o* *s suas neces*idades,
</line>
<line>
os professore* dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e M*t*mática EaD da UF*C
</line>
</par><par>
<line>
indicaram o*
</line>
<line>
*u*or*s com* *s profissionais com o* qu*is mais interagiram e
</line>
<line>
que m*lhor
</line>
</par><par>
<line>
*tenderam
</line>
<line>
às
</line>
<line>
*uas nec*s*idades. Não houve destaque neg*ti*o acerca da qu*li*a*e do
</line>
</par><par>
</page><line>
atend*mento das equ**es dos **r*os às necessi*ades dos professores.
</line>
<line>
O me*o *e co*unica**o mais utilizado pelos profess*res *ara se *omun*carem **m *s
</line>
<line>
equipes, sendo elas constituídas por *u*ros profi*siona*s *os curso* e *elos estu*antes, foi o e-
</line>
<line>
*ev. FSA, Ter*sina PI, v. 1*, n. 5, art. 3, p. 54-68, set./out. 2*18 w***.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. E. *ome*, M. B. *spíndola, D. F. Andrade
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
mail. O **rum do AVEA, o telefone e a vide*conferência, também fora* *tiliza*os pelo*
</line>
</par><par>
<line>
*r*f*ssores. No que *e refere * quali*a*e d* c*municaç**, os
</line>
<line>
professores *o c*rso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Bi*logia registraram os seguin*es c*mentá*i*s p*sitivos.
</line>
</par><par>
<line>
A comuni*a*ão por vide*conferência ** Lantec *empre
</line>
<line>
de* **rto
</line>
</par><par>
<line>
(Professo* - B**log**).
</line>
</par><par>
<line>
A co*unicação é boa co* as *quipes que e*tão na UFSC e
</line>
<line>
co*
</line>
</par><par>
<line>
alguns polos. O polo de Pato **anco se *e*tac*u n* presença
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comprometimento *a Coordenação e dos tutores, o que *a*bém fez
</line>
<line>
a n*ssa comuni*ação acontece* bem. Com os tu**res de Ararangu*
</line>
</par><par>
<line>
também mantivem*s u*a exc*lente comunicação (Professor
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*i*logia).
</line>
</par><par>
<line>
Já as críticas à qualidade da com*nicaç*o estabelecid* c** as demais equi*es *o curs* *e
</line>
</par><par>
<line>
*iologia, r*ferem-se *os seguint*s
</line>
<line>
aspec**s, cu*o *estaque é a ne*ess*da*e de melhoria
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
com**icação que se esta*elece com a coord*nação do Curs*.
</line>
</par><par>
<line>
Com a co*rd*nação do EaD *m Bio*ogia a qualidade
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
c*municação é muito ruim (Profe*sor - Bio*ogia).
</line>
</par><par>
<line>
Tudo no
</line>
<line>
aspecto de
</line>
<line>
coordenação e curso, po*s
</line>
<line>
o* tr*s
</line>
<line>
primeiros
</line>
</par><par>
<line>
cursos foram muito bons, mas o ní*el de tudo
</line>
<line>
v*m caind*
</line>
</par><par>
<line>
*ssustadoramente (Profess*r - B*ologia).
</line>
</par><par>
<line>
Precis*m*s mel*or*r a comuni*ação co* as coordenaç*e* de polo
</line>
<line>
qu*, *xcet* Pato Branc*, não aconte*e* e não a*ont*ce. Com os
</line>
<line>
tutores *olo também, *antendo-os m*is a *ar das nossas ações
</line>
<line>
pedagógicas e podend* tam*ém contar com maior
</line>
<line>
comprometimento deles n* acompanh*m*nto dos a*u*os (Profe*sor
</line>
<line>
- Biologia).
</line>
</par><par>
<line>
*oi muito po**a, deverí*m*s
</line>
<line>
ter *m cronograma *e trabalho
</line>
</par><par>
<line>
co*etivo (Pr*fessor - Biologia).
</line>
</par><par>
<line>
Desconhec*mento inicial
</line>
<line>
de t*das *s e*uipes (Professor
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Bio*ogia).
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a o *ur*o d* Física, foram relatados dois *l*gi*s ao uso d* e-mail na comunicação
</line>
<line>
c*m as *qui*e*, no sentido de *ue *empre fo* o melho* *eio de co*u*icação com a* equipes;
</line>
<line>
quatro profe**ores declar*ram que a comun*cação * boa; *m professor indicou como a*p*cto
</line>
</par><par>
<line>
po*iti*o a disponibil*dad* das equipes/p*ofiss**nai*
</line>
<line>
p*** o tra*alh* c*njun*o;
</line>
<line>
e, por fim,
</line>
</par><par>
</page><line>
houve um *logio *o trabalho realizado pelas equipes do Lante*.
</line>
<line>
Rev. F*A, T*resina, v. 15, n. 5, ar*. 3, p. 54-68, *et./out. 2*18 w*w4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Comun*cação em Cursos de Licenciatura Oferta*os na Modalidade de Educação a D*stân**a
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
A gravação das
</line>
<line>
videoaulas e *
</line>
<line>
apoio da equipe
</line>
<line>
de criação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento de mat*riais foi impr*scind*vel *ara a **sc*pli** e
</line>
<line>
se most*aram efic*entes e bem-sucedidas (Professor - Física).
</line>
</par><par>
<line>
Convidados a regi*trarem comen**rios *cerca
</line>
<line>
de aspec*os que
</line>
<line>
precisam melhorar no
</line>
</par><par>
<line>
curso *e Físi**, houve dest*que p*ra as v**eoco*ferências e as func*onalidades d* Moodle,
</line>
<line>
conforme relatos apre***tados na seq**ncia.
</line>
<line>
A qualidade das video*o*ferên*ias que s*o e*paços importantes de
</line>
</par><par>
<line>
in*eração, mas que
</line>
<line>
neste semestre não *uncionar*m com* *al. A
</line>
</par><par>
<line>
saída do des*gner instrucional dificultou r*visão do Mo*dle ao a
</line>
<line>
longo do sem*stre acarretan*o u* *rabalho basta*te grande para o
</line>
<line>
respo*sável *elo d*senvo*vimento de materiais e c*i*ção (Professor
</line>
<line>
- Física).
</line>
</par><par>
<line>
* direção do
</line>
<line>
curso suspendeu um* vi*eoconferên*ia
</line>
</par><par>
<line>
unil*teralmente - apenas c*mu**cou que es*av* suspensa, o *ue
</line>
</par><par>
<line>
atr*palhou muito o desenvolvi*e*to
</line>
<line>
*o prog*am*
</line>
<line>
da discipli*a
</line>
</par><par>
<line>
(Professor - Físic*).
</line>
</par><par>
<line>
*cho *u* as ferrame*tas *o Moodle são *uito limitadas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
deve*iam *er mais
</line>
<line>
amigá*eis ao *s*ário, principalmente *as á*eas
</line>
</par><par>
<line>
de ciências exatas (Profes*or - Fí*ic*).
</line>
</par><par>
<line>
As funci*nalidades d* Moodle precis*m m*lho*ar (Profess*r
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
F*s*ca).
</line>
</par><par>
<line>
Ac*edito que o espaço físico não *ra *deq*ado q*a*do havi*
</line>
</par><par>
<line>
necessidad* de conver*ar pesso*l*ente
</line>
<line>
com
</line>
<line>
as **ssoas porque
</line>
</par><par>
<line>
v*rias trabalhavam n* mesmo espa*o e c** funções diferentes
</line>
<line>
(Prof*ssor - Fís**a).
</line>
</par><par>
<line>
Trabalh* c*nj*nto ent*e *s pr*fessores e disc*plinas (Professor
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Física).
</line>
</par><par>
<line>
A direção do c*rso *ez a seleção
</line>
<line>
do tutor-UF**
</line>
<line>
*em c*nsul*a
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
professor e *n*or*ou quem era a
</line>
<line>
pessoa selecionada (Professor
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Fí*i*a).
</line>
</par><par>
<line>
Em relação à avaliação dos *rofessores *o cur*o de *atemática quanto à quali*ade da
</line>
<line>
*omun*cação co* as equ*pes, dois pa*tic**ante* declar*r*m s*r *oa e um *arti*ipan*e
</line>
<line>
declarou ser razoáve*, *ela ne*e*sidade de que *ejam amp*iados os can*is de comun*cação.
</line>
</par><par>
<line>
Analisando os meios *e comun*caç*o mais ut*lizad*s p*los profe*sores
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
comuni*ação com os estudante* dos C*rsos, no*a-se que, em geral, *s canais mais utilizados
</line>
</par><par>
<line>
*oram o f**um do *VEA, * e-mail e a videoco**erência. No entanto, a
</line>
<line>
videoconf*rênci*
</line>
</par><par>
<line>
p*rece ter sido pouco util**ada no curso d* Física no semestre avaliado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 15, n. 5, a**. 3, p. 54-68, set./out. *01*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. E. Gome*, M. *. Es*ín**la, *. F. And*ade
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
Os *elatos *pres**tados na s*q*ên*ia foram regis*ra*os p*los professo*es do curso de
</line>
<line>
Biologia, no *ue se refere *os asp*ctos positi*o* da comu*icação estabelec*d* com os
</line>
</par><par>
<line>
estudantes do *u*so. Ress*lta-se que *rês parti*ipan**s da *es*uis* i**icaram como boa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
q*alidade da comuni*ação com os es*udante*.
</line>
</par><par>
<line>
Todas as ve**s
</line>
<line>
que nos comunicamos, seja
</line>
<line>
*or E-m*il ou
</line>
<line>
*i a
</line>
</par><par>
<line>
vid*ocon*erência, sempre flu*u *uito bem. As vi**oconferên*ia*
</line>
<line>
sempre foram *eit*s *o La**ec e fu*cionaram super bem (Professor
</line>
<line>
- Bi*logia).
</line>
</par><par>
<line>
Os mome*tos
</line>
<line>
pr*s*n*iais são muito b*ns p**a c*municação a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
deveriam ser manti*os (Professor - Bio*ogia).
</line>
</par><par>
<line>
Os estudan**s
</line>
<line>
esti*eram sempre
</line>
<line>
*em *stimulados de *odo q*e as
</line>
</par><par>
<line>
com*nicações foram s*mp*e
</line>
<line>
produtivas n* sent**o
</line>
<line>
do *os s o
</line>
</par><par>
<line>
com*artilham*nto d* *onh*cimentos (Profe*sor - Biologia).
</line>
<line>
O* *lunos quan*o chegam ao estágio geralment* estão *as*ante
</line>
</par><par>
<line>
*nvolvidos
</line>
<line>
*om a *isciplina e *omprometid*s com as
</line>
<line>
atividade*.
</line>
</par><par>
<line>
Desta fo*ma,
</line>
<line>
a in*er**ão acontece muit* be*, *s alu*os estão
</line>
</par><par>
<line>
sempr* *igados nas me*sagens que enviamos. E*es já e*tão
</line>
<line>
acos*umados com a *inâmica d* curso, com * forma de int*raçã*.
</line>
</par><par>
<line>
É
</line>
<line>
i*port*nte reg*str** que *s *ur*as até o mo*ent* foram bem
</line>
</par><par>
<line>
dif*rentes, dependendo da edição e do polo (Pro*esso* - Biologia).
</line>
</par><par>
<line>
M ui t o
</line>
<line>
boa, utilizei o *hat ***o atendiment*
</line>
<line>
individual e foi uma
</line>
</par><par>
<line>
ótima experiência; um dia por semana fic*va a disposi*ão do*
</line>
</par><par>
<line>
estu*a*te*, para responde* questões
</line>
<line>
d* dúvi d* *
</line>
<line>
ou ori*ntaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
ger*is. E essencialmente o fóru* (Prof*ssor - Bio**gia).
</line>
</par><par>
<line>
A comunicação
</line>
<line>
foi *uito *oa e isso fo* co*provado
</line>
</par><par>
<line>
principalme*te na aula pre*enc*al (Pr*fessor - Biologia).
</line>
<line>
A *e*hor comunicação foi r*aliz*da depois da *isita ao polo
</line>
<line>
(**ofessor - Biologia).
</line>
<line>
São vári** mei*s de comuni*açã*, o que fac*lita basta*te o contato
</line>
<line>
(Pr*f*ssor - Bi*lo*ia).
</line>
</par><par>
<line>
No curso de l*cen*ia*u*a e* Física EaD, *oram regi*tr*dos
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
segu*nt*s *elatos
</line>
</par><par>
<line>
elogiosos à qualidade da comu*ic**ão e*t*belecida com os e*tudantes:
</line>
</par><par>
<line>
*sando a *lataforma do EaD e os e-mails pessoais, a comun*cação
</line>
<line>
sempre funci*nou (Professor - Fís*ca).
</line>
<line>
Houve di*l*go, t*o*a, interação (Pro**sso* - Fí*ica)
</line>
<line>
*xcelente. Ráp*da e *ficaz, c** regist** (d*cumentação)
</line>
<line>
apropriado (e-mail) (Professor - Física).
</line>
</par><par>
<line>
O e-ma** e chat (quan*o hav*a) o
</line>
<line>
func*onaram bem (Pro*essor
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Fís*ca).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F**, Teresin*, v. 15, n. 5, ar*. *, p. 54-68, set./out. 2018
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Co*unicação em Cursos d* Lic*n*iatura O*ertados na Modalidade de Educ**ã* a Dist*ncia
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Em relaçã* ao cu*so de Matemátic*, **s t*ês prof*ss*res pa*ticipantes, do*s
</line>
<line>
reg**traram e*ogios à qualid*de d* *omu*i*açã* estabelecida com os estudantes.
</line>
</par><par>
<line>
M* com*ni*ue* bastan** e **i*o
</line>
<line>
bem com alguns a*unos apenas
</line>
</par><par>
<line>
(Prof*s*** - M*t*mática).
</line>
</par><par>
<line>
* comuni*ação foi boa. Depend* muito da part*ci*ação de quem
</line>
<line>
está na coordenação *o polo (Professor - Mat*mática).
</line>
<line>
Alguns a*p*ct*s precisam me*horar na comunica*ão entre os p*ofess*res e os al**os,
</line>
<line>
conforme ap*n*am os *art*cipantes d* *u*so de Biolog*a, cujos rel*tos *ã* in*icam cons**so
</line>
<line>
em re*ação às c*ít*cas.
</line>
<line>
As ferram*ntas dev*m se* mai* interat*vas (Professor - Biologia).
</line>
<line>
A *ualidade d* videoconfer*nc*a, pois s*o comuns os pro*lemas
</line>
<line>
*écnic*s d* ac*sso do* alunos a **ternet (P*ofessor - Bio*ogia).
</line>
<line>
Toda a sociedade, e a *om*nidade a*adêmi*a; mas i*so s*gnifica
</line>
<line>
p*uco *uando reco*hec*mos a* l*mit*ç**s h*mana* e **gís*icas
</line>
</par><par>
<line>
que t**os
</line>
<line>
*evido ao estágio
</line>
<line>
civ*l*zatório **e nos e*contr**os.
</line>
</par><par>
<line>
Isso que
</line>
<line>
conduz às
</line>
<line>
*ossas form*s de intera*ões sociais for*ais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*nformais, que demonstram como funci*na* *ossas institui*ões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
q*e podemo* admitir que, *pesar dos pesares, estamo* *v*nçando,
</line>
<line>
es*amos formand* pessoas e prof*ssion*is (Professor - Biolog*a).
</line>
<line>
A dist*n*ia, a *eu ver, ainda é um desafio *ara *stab*lecer um*
</line>
<line>
boa c*mun*caçã*. Muitas vezes che*amos ao encont*o pre*encial e
</line>
</par><par>
<line>
só al* p*rce*emos como a tu*ma *stá de verdade. N*s turm**
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
*ue conseguimos uma
</line>
<line>
*xcelente comunic*ção f*i por *onta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m ui t os
</line>
<line>
encontr*s
</line>
<line>
pre*enciais ao longo do
</line>
<line>
per*urso e isso se
</line>
</par><par>
<line>
exp*n*ia para os m*men*os a di*tân*ia. Outra *ificulda*e é na
</line>
<line>
escrita de al*uns alunos e tutores pol* (Prof*ssor - Biologia).
</line>
<line>
A f*rmação dos tutores p*esenciais, a *a*oria at*ava c*mo monit*r
</line>
</par><par>
<line>
de té*nico e não é es*a funçã* deles. E p*de-se melhorar a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*tegr*ção en*re os professore* e coordenaçõe*. *s designers
</line>
</par><par>
<line>
preci*am de formação especif*ca (pe*agó*ica, tecnológica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interdisciplinar) (Professor - Biologia).
</line>
</par><par>
</page><line>
Em geral, * nível i*telectu*l *os alunos é muito fraco, o *ue *ode
</line>
<line>
ser *elhora*o com m*i* ativid**es presencia*s (Profess*r -
</line>
<line>
*iologia).
</line>
<line>
*s conexões pre*isam melhorar (Profess** - Bi*lo*ia).
</line>
<line>
O pouco cont**o físico com os *lunos c*ia u* distan*iamento, mas
</line>
<line>
que é caracte*íst*co do *a* (Prof*s*or - *iologia).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 15, n. 5, art. 3, p. 54-**, se*./out. 2018 w*w4.fsa*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. E. *omes, M. *. Espínd*la, D. *. Andr*de
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
Os prof*ss*res do cur*o d* Física t*mbém ind*caram *spe*tos
</line>
<line>
da comun*caç*o que, *a *ua
</line>
</par><par>
<line>
percepção, precisam melhora*, com destaque para a pa*tic*pação dos estu*antes e problemas
</line>
<line>
técnico* co* as videoconferência*.
</line>
<line>
O problema maior es*ava na demora dos p*ó*rios profess*re* em
</line>
<line>
responder *os *lunos, pois es*e* nã* ver*f**av*m com fr*quên*ia os
</line>
<line>
e-mails dos estudantes (Pr*fe*sor - Físic*).
</line>
<line>
Po*cas respostas dos e***d**tes, s*m*nte rea*iz*vam as *tivi*ades
</line>
<line>
e questi**am *ob** as*ectos das mes*as, co*un*cação *estrita às
</line>
<line>
atividad*s requeri*as (Professor - F*sica).
</line>
</par><par>
<line>
Acho que as fe*ramenta* do M*odl*
</line>
<line>
são muito limitadas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
deveriam ser mai* amigáveis ao usuário, principal*ente *a* áreas
</line>
<line>
de ciê*cias ex*tas (Pr*fess*r - Física).
</line>
<line>
As **deoconferências for*m canceladas p*r falta d* condições
</line>
<line>
técnica* e as aulas presenciais não pu*eram ser *e*l*zadas por f*lta
</line>
<line>
*e rec*rsos (Profes*or - Física).
</line>
<line>
*b*ndonar os textos d* produção loc*l por l*vros textos
</line>
<line>
con*agrad*s u*i*er*alm**t* (*rofessor - Físic*).
</line>
</par><par>
<line>
Sinal das video*onferê*cias pre*i**m melhorar
</line>
<line>
e as
</line>
</par><par>
<line>
funcional*dades do Moodle (Profess*r - Físi*a).
</line>
</par><par>
<line>
O* professores do curso de Matemática indicaram os seguint*s *spectos q*e, na *ua
</line>
<line>
p*rcepç*o, *ec*ssitam *er aprimorados: a veloci*ade *a int**net e a nece*sida*e de *ais
</line>
<line>
*anais de comun*cação, com uma ocorr*n*ia cada.
</line>
<line>
As videoconferênci*s também for*m avalia*a* *elos p*ofes*ores dos cursos de
</line>
<line>
l*cenc**tura ofe***dos na modal*dad* EaD pela UFS*, na gestão UAB. Assim, *a Tabela 1, é
</line>
<line>
apresentada a *valiação dos profe*s*res em relação à qualidad* das videoconfe*ênci*s da*
</line>
<line>
quais p*rticiparam.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 15, n. 5, art. 3, p. 54-**, s*t./*u*. 2018
</line>
<line>
www4.fs*net.c**.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Com*nicaçã* em Cur*os de *icen*i*tur* Ofe*tados na Modalidade de Educação a D**tância
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 1 - Distri**ição de frequência da avaliação dos professores acerca da *u*lid*de
</line>
<line>
das videoconferências rea*izadas nos c*rsos *e lice*ci**ura EaD *a UFSC
</line>
</par><par>
<line>
Qu*lid*de d* Videoconf*rê*cia
</line>
<line>
Biologia
</line>
<line>
F**ica
</line>
<line>
Matemática
</line>
<line>
*eral
</line>
</par><par>
<line>
Qualidade da imagem
</line>
</par><par>
<line>
Péssim*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Ruim
</line>
<line>
*
</line>
<line>
2
</line>
<line>
1
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
Regular
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Boa
</line>
<line>
6
</line>
<line>
2
</line>
<line>
*
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
Exc*l***e
</line>
<line>
3
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
Não se aplica
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Qual*dade do á*dio
</line>
</par><par>
<line>
Péssi*a
</line>
<line>
1
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
Ruim
</line>
<line>
2
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Re*ular
</line>
<line>
4
</line>
<line>
4
</line>
<line>
1
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
Boa
</line>
<line>
6
</line>
<line>
1
</line>
<line>
*
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
Excelente
</line>
<line>
3
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
Não se a*lica
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Qual*da*e d* conex*o
</line>
</par><par>
<line>
Pés*ima
</line>
<line>
0
</line>
<line>
2
</line>
<line>
*
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Ruim
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2
</line>
<line>
1
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
Regul*r
</line>
<line>
10
</line>
<line>
2
</line>
<line>
1
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
Bo*
</line>
<line>
3
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
Excelente
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
N** se aplica
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos **tor*s (2017).
</line>
<line>
Ao av*li** as Videoconf*rência*, *oram observados aspectos *e**tivos. As a*aliações
</line>
<line>
*éssima e ru*m *oram mais frequentes em relação à qual*dade da imagem, em que 11
</line>
<line>
pr*fess*res real***ram e*te registro. Já a qualidade da *onexã* foi avaliada, em geral, como
</line>
<line>
regular.
</line>
<line>
5 *ONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
*om o pres**te artigo, foi possív*l constata* qu* a maior frequência de interação dos
</line>
<line>
pr*f**sores oc*rreu co* o* *uto*es dos curs*s de l*cenciatura EaD avaliados, o q*e demons*ra
</line>
<line>
** re*ultad* muito positivo, indicando o e*tabelecim**to *e uma med*ação pedagógi*a
</line>
<line>
cole*iv*. A qualida*e *o atendim*n*o *os tutores *s necessidades dos pro**sso*es também foi
</line>
<line>
um destaqu* po*itivo iden**f*cad* *o *roce*so d* avali*ç*o. Salienta-se, também, qu* a
</line>
</par><par>
<line>
comunica*ão f*i *stabelec*da ma*oritariame*te,
</line>
<line>
utiliz*ndo-se o
</line>
<line>
e-mai* e, c*m menor
</line>
</par><par>
<line>
ocorrência, o fórum d* ambient* *irtual e as vid*o*onferências. Assim, há i*dicativ** da
</line>
</par><par>
<line>
ocorrência d* um processo
</line>
<line>
de troca de pensamento*, sentimen*os e/ou **eias, por *eio da
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *e**sina PI, v. 15, n. 5, art. *, p. 54-6*, set./*ut. 2*18
</line>
<line>
www4.fsan*t.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. E. Gomes, *. B. Espí**o*a, D. F. Andrade
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
utilização das tecnologias da infor*ação e comu*ica*ão, conforme ind*c*do p** Ma*t*no
</line>
<line>
(200*).
</line>
<line>
Os professores participa*tes do processo de avaliação do* curso* de licenc*a**r*
</line>
<line>
ta*b*m *nteragiram com os estud**tes * as sec*etarias *os cursos, e *iveram *uas
</line>
</par><par>
<line>
ne*essidades
</line>
<line>
ate*didas, com a ressalva de qu* foi com o* tutor*s que os professor*s
</line>
</par><par>
<line>
estabelece*am rel*ç*es mai* pró***as e assertiva*. Nota-se que f*i possível * estabelecimento
</line>
</par><par>
<line>
da *omunica*ão com pa*ticipantes geogr*ficamente dispersos, se*am e*es profissio*ais
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
estudant*s, c*ns*de*ado um dos aspectos mais ben*ficos e *entrais da *odalida*e EaD
</line>
<line>
(BRESSE* et al., 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Cr*ticas também foram apo*tadas pelos pro*esso*es dos curs*s de
</line>
<line>
licencia*ura
</line>
</par><par>
<line>
of*rtad*s na modali**de EaD, *ujo destaq*e foi a
</line>
<line>
qu*li**de da co*unicaçã* estabele*ida
</line>
</par><par>
<line>
com a coorde**ção dos cursos, aspec** a ser aprimorado. Além disso, a qua*idad* técnic* das
</line>
</par><par>
<line>
vide*confer*nc**s apre*entou graves *r*bl*ma*
</line>
<line>
*ara o desenvolviment*
</line>
<line>
pe*agógico *as
</line>
</par><par>
<line>
disci*linas, na p*rcepção d*s professores. Evidencia-se que a particip*ção dos e**udantes
</line>
<line>
necessit* se* mais frequ*nte, para *ue os cu*sos a*cancem os resul*ado* *esej*dos *o q*e se
</line>
<line>
r**ere à qualidade do pro**sso formativo de novos *rofessor*s.
</line>
<line>
Sug**e-se q*e em fut**as i*vestigações sejam consid**adas as percepçõ*s de *últ*plo*
</line>
</par><par>
<line>
atores do processo de formação de pr*fessores n* *odalidade E*D, a
</line>
<line>
fim **
</line>
<line>
qu* su**
</line>
</par><par>
<line>
*piniões so*re r*alidade concreta d*s *ursos sejam compara**s e p*ssam **bsidi*r, de a
</line>
<line>
fo*m* ainda mais completa, o proce**o de *omada de decisão acerca das futura* *çõ*s a *erem
</line>
<line>
p*stas *m *rá**ca. Confor*e i*dic*do por *un*s (2006), par* q*e seja* alca*çados
</line>
<line>
resulta**s favoráv*is, os atore* do process* devem partic*par dos *spaços de disc*ss*o. Al*m
</line>
</par><par>
<line>
disso, sugere-se que fu*uras
</line>
<line>
invest**ações contemp*** os cálculos de tama*ho
</line>
<line>
da amo*tra,
</line>
</par><par>
<line>
para que os **sultados *n*o*t*ados po*s*m ser
</line>
<line>
ge*e*aliza*os, o q*e se configura com* uma
</line>
</par><par>
<line>
**mitaç*o do presente *studo.
</line>
</par><par>
</page><line>
REFERÊNCIAS
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de *0 de dezemb** de *9*6, que *stabelec* a* dir*triz*s e bases *a *ducaç*o na*ional.
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A Comu**caç*o em *ursos de Li*enc*atura *fertados na Moda*idade de Educação a Distância
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e
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</par><page>
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<line>
*. E. Gom*s, M. *. Esp*ndol*, D. F. Andrade
</line>
<line>
68
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<line>
Como Ref**enciar este Artigo, co*forme *BNT:
</line>
</par><par>
<line>
G*MES, D. E; ESPÍ**OLA, M. B; AN*RAD*, D. *. * Comu*icação em *u*s** de Lic*ncia**ra
</line>
<line>
O*ert*dos na Modalidad* de Educaç*o a Dist*n*ia: Perc*pçã* dos Doce*t*s. Rev. FSA, Ter**ina,
</line>
<line>
v.15, n.5, *r*. 3, p. *4-68, *et./out. 2018.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos *u*or*s
</line>
<line>
D. *. Gomes
</line>
<line>
*. B. Espínd*la
</line>
<line>
D. *. Andrade
</line>
</par><par>
<line>
1) concep*ão e plan*jamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
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2) análise e *nter*re*ação dos dados.
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X
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X
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3) elaboração do ra**unh* ou na revisão crítica do con*eú**.
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4) *articipação na aprovaçã* da v**são final do manus*rito.
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X
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Rev. FSA, T*resina, v. 15, n. 5, a*t. 3, p. 54-68, se*./out. 20*8
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www4.**anet.com.b*/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)