<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 5, art. 3, p. 54-68, set./*u*. 20*8 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*8.15.5.3 </line>
</par>
<par>
<line> A *omunicação em Cursos de Licenci*t*ra Oferta*os *a Moda**dade de Educaç** a Distância: </line>
<line> *ercepção do* Doce*t*s </line>
<line> The Comm*nication in L**ense* Courses O*fer*d in th* D*stance *ducation Mode: Teach*rs </line>
<line> *erception </line>
</par>
<par>
<line> Dieg* **ler Gomes </line>
<line> *outorado em Eng*nharia de *rodução pel* Universidade Fe*er*l de Santa Catar*na </line>
<line> Mestre *m M*todos e G**tão em A*al*ação pela Un*v**sidade F*deral de Santa Ca*a*ina </line>
<line> E-mail: *iego.eller@u*sc.br </line>
<line> Marina Bazzo *e Es*índola </line>
<line> Douto*a em *du*ação, *estão e Di*us*o *m Biociên*ias *ela Universid*de Federal do Rio de Janeiro </line>
<line> E-ma*l: marinabazzo@g*a*l.*o* </line>
<line> Da*ton F*anc**co de Andrade </line>
<line> Dou*o* em Bi*estatísti*a pela Un**e*sidade da Carolina do No*te </line>
<line> E-ma*l: *alton.and**d*@ufs*.br </line>
</par>
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<line> Ender*ço: Diego El**r Gomes </line>
<line> E*itor-Ch*fe: Dr. Tonn* Kerl*y de Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Rua Pro*essor *ilton Sul**van, 28. Bai*ro: Carvoeira. </line>
<line> R*dri*u*s </line>
</par>
<par>
<line> Cidade: Florianópo*i*. CEP: 880*0-620. Es**do: San*a </line>
</par>
<par>
<line> Catarina. País: Brasi*. </line>
<line> Artig* *ecebido em 25/05/2018. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> *ecebida em 06/06/2018. Apro*ado em *7/*6/2018. </line>
</par>
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<line> End*reço: Mari*a Ba*z* de E*píndola </line>
</par>
<par>
<line> Aven*da Campus Reitor João *avid Ferr*ira *i*a, s/n - </line>
<line> Av*liado pelo sistema T*iple Revie*: De** Review *) </line>
</par>
<par>
<line> Trind*de, Flo*i*nópo*is - SC, 88040-900 </line>
<line> pel* Edi*or-Chefe; e b) Doub*e Blind Review </line>
<line> (av*l**çã* cega por d*is avaliado*es d* área). </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Dalton Fr*ncisco de Andrade </line>
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<par>
<line> Campus Rei*or *oã* David Ferreira Lima, s/n - </line>
<line> Revis*o: Gram*tic*l, Normativa </line>
<line> e de Formataçã* </line>
</par>
<par>
<line> Trindade, F*ori*nópolis - S*, 88040-900 </line>
</par>
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<line> A Comunicação em Cur*os de Lice**iatura Ofertados na Modalida*e ** Ed*cação a D**tân*ia </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> **SUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este *studo *em como o*jetivo anal*s*r as per*epções dos professores a*e*c* da comunica*ão </line>
<line> estabelecid* c** o* e**udantes e pro*issionais dos cur*os *e lic*nciatur* em Biolog*a, Físic* e </line>
</par>
<par>
<line> Matemática ofertados na modalidade </line>
<line> ** educação a dist*ncia (EaD) pela Universida*e </line>
</par>
<par>
<line> *ederal d* Santa Cat*r*n* (UFSC), cujos projetos são finan*iados pe*a *niversidade Aberta </line>
</par>
<par>
<line> *o Brasi* (U*B). Os dados foram coletado* por *eio da apli*aç*o de um </line>
<line> ques*ionário </line>
</par>
<par>
<line> el*borado *e*o N**leo *e *v**iação d* Lab*r**óri* de N*v*s Tec*olog*as (Lantec) d* U**C </line>
</par>
<par>
<line> aos do*entes *ue esta**m *tuando ou q*e já haviam </line>
<line> atuado nesses *ursos. Os resultados </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> estudo indi*aram a necessidade de aprim*ramentos no que se refere a aspect*s técn*cos, como </line>
</par>
<par>
<line> conexão de </line>
<line> in*ernet e vi*eoc*nferê*c*as, os *uais impactaram negat**ame*te nas açõe* </line>
</par>
<par>
<line> pedagógicas *lanejadas pelos docentes. A comunicaç** dos professores c*m as demais </line>
<line> equipes d*s curs*s e com os estudant*s foi avaliada, de forma geral, c*mo posi*iva. </line>
<line> *alavras-chave: Comunic*ção. For*ação de pro*essors. Edu*ação * dist*ncia. </line>
<line> A*STRACT </line>
</par>
<par>
<line> This study aims *o analyze the teach*rs' *erceptions a*out the communicati*n </line>
<line> establish*d </line>
</par>
<par>
<line> with the stud*nts and profes*ionals of the </line>
<line> degre* *ourses in Bio*ogy, Physics a*d </line>
</par>
<par>
<line> Mathematics offere* i* the mo*a*ity of distance educa*ion by the *ederal Universit* of S*n** </line>
<line> Catarina and th* proje*ts are fun*ed by th* Open University of Bra*il. *h* dat* were </line>
<line> coll*cted through the *pp*icat*on of a quest*on*aire *repared *y t*e Nucleus of Eva**ation of </line>
</par>
<par>
<line> **e Laboratory o* N*w Technolo*ies *f t** UFSC, to the </line>
<line> teach*r* who were acting or who </line>
</par>
<par>
<line> had *lready acte* in these cour*es. The re*ults of the *tu*y in*icate* the need for </line>
<line> i*prove*ents in technical a*pect*, su*h as *nternet con*ection *nd vi*e*conference*, w*ic* </line>
</par>
<par>
<line> h*d a ne*ative imp*ct on the </line>
<line> p*dagogi*al action* planned by the teacher*. The </line>
</par>
<par>
<line> commun*cation o* the teachers with the o**er teams of t*e course* and with the students was </line>
<line> generally *valuated a* posit**e. </line>
<line> K*ywords: Commun*cation. ***cher t*aining. D*stance education. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, T*resina *I, *. 15, *. 5, ar*. 3, p. 54-*8, *et./out. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. E. Gomes, M. B. **píndola, D. F. Andra*e </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * Unive**i*ade Federa* de Santa C*tarina (UFSC) ini*io* um processo de ampliação </line>
<line> d* sua* ativid*des em educa*ão a distân**a (EaD) em *aralelo *om a cr*ação da Universidade </line>
</par>
<par>
<line> Aberta do *rasil (**B), pelo Minis*ério d* E***a*ã* (MEC), e* 2*05, com * objetivo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ont*ib**r para a mel*oria da qualidade da educação s*pe*io* no Brasil. Fortalecendo-se ne*se </line>
</par>
<par>
<line> contexto, * UAB se constituiu pel* c*nj*nto </line>
<line> *e institui*õe* púb*i**s </line>
<line> de </line>
<line> ensino sup*r*or </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pelos polos muni*ipais de apoio prese*ci*l, *onfigu*and*-se como um* *ni*e*sidade abe*t* e </line>
</par>
<par>
<line> a distância no Pa*s. As ***** </line>
<line> oferta*as pela UAB foram direc*onadas, preferencialmente, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> formação **icial e con**n*ada de p*ofessor*s d* Edu*a**o Bási*a (*RASIL, 2**6). </line>
</par>
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<line> Dentre os *aboratórios que mobi*izaram esf**ço* p*ra a*uar no contexto da *aD, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> UFSC, *stá o *aboratório ** Novas Tecno*ogias (Lante*), vinculado *o Ce*tr* d* Ed*cação </line>
</par>
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<line> (CED). O trab**h* desenvolvido </line>
<line> *o **ntec po*sui e*foq*e na for*ação, **i*ção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desen**lvime**o de materiais, estab*lecend* pa*cerias co* os cursos de lic*nciatura </line>
<line> o*ertados na m*d*li*ade *aD, pela U*SC. Al*m da formação, **i**ão e des*nvolvimento de </line>
</par>
<par>
<line> ma*eriai*, o La*tec desenv*lve es*u*os ** </line>
<line> aval*ação dos processos fo*mat*vos, </line>
<line> com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> final*d*de d* ampl**r e fortale*er a </line>
<line> pa**eria **tre o lab*r*tó*i* e os cursos parceiro*, com </line>
</par>
<par>
<line> atenção às es**c*fici*ad*s do *ns*no na EaD. Nes*e s*nt*do, em 2*15, o ***leo de Av*liação </line>
</par>
<par>
<line> do L*nte* deu </line>
<line> início a um projeto de </line>
<line> avaliação das licenc*atur*s em Biologia, </line>
<line> Física </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Matemá*ica, ofertados na moda*idade EaD voltado par* </line>
<line> com vist*s avaliação à </line>
<line> de mú*ti**as </line>
</par>
<par>
<line> dime*s*es imp*icadas *a formaç*o d* p*o*esso*es nessa *oda*i*ade, c*m ênfase nos aspe*tos </line>
</par>
<par>
<line> pedagógic*s e de **frae**r*tur* (*URLI et </line>
<line> * l ., </line>
<line> *015). Est* estudo, portanto, *pr*sen*a </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> reco*te *os resultados decorrentes do pr*jet* *e *valiação </line>
<line> desen*o*vido por D**li et al. </line>
</par>
<par>
<line> (2015), no qu* se refere à d*mensão da comun**ação. </line>
</par>
<par>
<line> A p*ss*b*lida*e da com*ni*a*ão com </line>
<line> p*rticipantes geog*aficam**te disp**sos </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *onsiderad* </line>
<line> u* dos aspe*tos positi*os e </line>
<line> centr*is *a modalid*de EaD (BR*SSEM *t </line>
<line> * l ., </line>
</par>
<par>
<line> *016). Na le*islação br*sile*ra, a EaD é definida como a modal*dade educac*on*l, na *ual * </line>
<line> mediação *idáti*o-ped*gógica ocorre com a utilização de m*i*s e tecnologi*s da informação </line>
<line> e *omuni**ção (T*C), e as atividade* edu*ativa* *ão realizadas em t*mpo *u lugar** diversos </line>
</par>
<par>
<line> (BR*SIL, 2017). Um* comunicação m*d*ada pelas TI* que *e** </line>
<line> eficien*e do ponto de vista </line>
</par>
<par>
<line> *edagógico * um de*af*o pa*a contextos e* que * *ult*ra do ensino pre*encial * cons*itui-s*, </line>
</par>
<par>
<line> a**da, a principal referência para o diálogo ed*cativo. De*se modo, g*rant*a da quali*a*e a </line>
<line> d*s process*s relac*on*dos à **dal*dade EaD, pre*cind* da **aliaç*o *e aspecto* </line>
<line> re*acionados à comunicação, cuja relevância é ap**t*da pela le*i*laçã* e pela comunidade </line>
<line> R*v. FSA, Teresin*, v. 15, n. *, a*t. 3, p. **-6*, set./out. 2018 www*.*sa*et.com.br/r**i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * C*municaç*o em *u*sos *e Lic*nciatur* Ofert*dos na Modalidade de E*ucação a Distâ*cia </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> ci*ntífica (TANG; *AM, 2014; RU*GERI; FAR*INGTON; **AYNE, 2013; PADIL*A </line>
<line> RO*RIGUEZ; ARM*LLINI, 2014; KIM; LE*; SKELLENGER, *012; ZH**G; CHENG, </line>
<line> 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, este artigo tem como objetivo ana**sar a* </line>
<line> per*epç*es dos professores dos </line>
</par>
<par>
<line> curso* de lic*nciatura em Biologia, Física e Matem*tic*, of*rta*os n* modalid*de EaD pela </line>
<line> UFSC, n* *ue se ***ere à co*unicação est**el*cida com os e*tudantes e d*mais profissio*ais </line>
<line> dos Cursos. </line>
<line> 2 *EFERENCIA* TEÓR*CO </line>
<line> 2.1 Avaliaçã* Instituc*ona* e a Dimensão *a Comunica*ão </line>
</par>
<par>
<line> A avaliação e*ucacion*l de*e levar em conta os </line>
<line> co*textos *e s** </line>
<line> ut*lizaçã* </line>
</par>
<par>
<line> (AF*NSO, 2009). Dent*e su*s possibilidades, a </line>
<line> **aliação pode ser con*id*rada institucional </line>
</par>
<par>
<line> qua*do se p*etende r*al*zar uma anális* si*ultânea do </line>
<line> conjunto de dimensõe* relev*nte*, </line>
</par>
<par>
<line> d*fini**s no âm*i*o d* instituiçã* (*ALHARINI, 1999). Segund* au*or, sua finalidade o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> s*r*ir de base para proces** d* t*mada de de**são e r*troalimentar *on*inuamen*e o </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> siste*as or*anizacionais, possibilitando a realização de correçõ*s n* deco*rer do *r*cesso so* </line>
<line> av*liação. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse cont*xto, Nun** (2006) destaca que *s *nstit*ições de ensi*o </line>
<line> superior *evem </line>
</par>
<par>
<line> r*fletir s*bre o seu papel na s*cie*a*e, c*nsiderando *u* identid*de e o contexto region*l no </line>
</par>
<par>
<line> qual estão inserida*; qu* ana*is*m </line>
<line> os result*dos obtid*s em s*us </line>
<line> processos avaliat*vos *ão </line>
</par>
<par>
<line> somente na dimen*ão *uantitat*va, *as buscando a dimensão qua*itati*a do processo, a fim de </line>
<line> desvelar as fr*gilidades e po*e*ci*lidades da avali*çã*. Os atores *o p*ocesso, na pers*ecti** </line>
<line> d* *valiação institucional, de*em participar d*s espaços de discussão, para que *s r*sultado* </line>
<line> obtidos sejam favoráveis (NUNES, *006). Des*a fo*ma, é fun**men*al estab*l*cer pro*es*os </line>
</par>
<par>
<line> d* avaliação *os proj*t*s </line>
<line> d*sen*olvidos na </line>
<line> insti*uição, sendo a fo*mação de professores na </line>
</par>
<par>
<line> mo*a*ida*e EAD um *os p*ojet*s de gran*e </line>
<line> expres*ã* na UFSC e em diversas outras </line>
</par>
<par>
<line> inst*tu*ç*es d* ensino superio*. </line>
</par>
<par>
<line> Um dos desafi*s c*n*ra*s de *odo **oc*sso educa*ion*l é a comunicação, </line>
</par>
<par>
<line> es*ecialmente no contexto ** EAD, para s*jeitos que est*o ma** *ortemen*e v*nculados </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> cultura *o ensin* presencia* e su*s </line>
<line> fo*ma* </line>
<line> de medi*ção. O *ermo comunicação *presenta </line>
</par>
<par>
<line> diferente* defini*ões, de*endendo do sentido e d* ocasião em que empregado, sen*o é </line>
</par>
<par>
<line> alguma* possibilidades: </line>
<line> f*to de </line>
<line> comunic*r, de *sta*ele*er uma rela**o com alguém, co* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. *, art. 3, p. 54-68, **t./ou*. 2018 </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. Gomes, M. *. Espíndola, D. F. Andrad* </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> alguma coisa *u entr* c**sa*; tra*smis**o de signos atrav*s de </line>
<line> ** código; a capacidade ou </line>
</par>
<par>
<line> processo de tr*ca de pensamentos, s*ntimentos, i*eias atrav*s da fala, gest*s, *magens, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *orma **reta o* c*m de me*os técnicos (MARTINO, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> A* r**** os co*ceitos do termo com*nicaçã* e s*as implicações par* a EAD, *a*tos </line>
</par>
<par>
<line> (2011) destaca que essa *el*ção está *or**men*e vinculada ao momento h*stór*c* e ao que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> autor descre*e como *s car*cterística* b*si**s da c*mun*cação. </line>
</par>
<par>
<line> Na oralidade, tanto o transmisso* quan*o o receptor d* mensa*em deveriam es**r n* </line>
<line> mesmo context* para compartil*ar o saber. Na fase da escrita, *assa**s a </line>
<line> armazenar e transportar a* i*for*ações, *anipulando-as no tempo e *o espaço. </line>
<line> H*je, na era digital de **municação, *om a ampliação das possibilidades da *nternet, </line>
<line> o hipertexto poss*bilita a quebra da linea*idade, tornando cada um *e nós t*mbém </line>
<line> autores *e *o*** per*urs* (SANTOS, 2*11, p. 3). </line>
<line> A comunicação está também relacionada com a *ul*ura, pois comunicar, mai* do *ue </line>
<line> transmitir ou receber uma **nsagem, * ***p*rtilh*r *ent*dos em um proc**so que não * fato </line>
</par>
<par>
<line> is*lado em *i e </line>
<line> *ue depende das *imensões social, tecnol*gica e *nt*ínseca de cada su*eito </line>
</par>
<par>
<line> env*l*ido (SA*TOS, 2011). Do pont* de vista educacional, a comunicação é *ssen*ial p*ra </line>
<line> via*ili*ar o acesso e * troca de *nf*rmação e, principalm*nte, possibilitar o diálo*o, nu* </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso de i*ter*ção c*m p*r*u*tas, *e*postas </line>
<line> e disc*ssões para a c**struç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **rendizagen*. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOL*GIA </line>
</par>
<par>
<line> O Núcleo de A*aliaçã* do Lan*ec elaborou um instrumento *e **aliação d*recio*ado </line>
</par>
<par>
<line> aos p*ofes*o*es dos cursos de licenciatur* </line>
<line> em ***logia, Física e Matem*tica ofertados na </line>
</par>
<par>
<line> mo*a*idade Ea*, voltad* à inve*t**aç*o acerca *a </line>
<line> comun*cação estabe*ecid* **m os </line>
</par>
<par>
<line> est*dantes e </line>
<line> os demais p*ofissio*ais dos Cursos (G*MES et *l., **16). O questionári* </line>
</par>
<par>
<line> possu*a *tens de múltipl* escolh*, dicotômi*os e politômicos, e *ambém itens abertos. </line>
<line> Para a a*álise dos itens de múltipla *scolha, de manei*a geral, *oram ut*liz*das </line>
</par>
<par>
<line> frequênci*s rel*t*vas e abs*lutas. Em relação às re*p*stas di*curs*va*, procedeu-se anál*se à </line>
<line> de conteúdo, com *istri*uição da* re*postas em categorias c*iadas a p*iori, *p*esentad*s nos </line>
<line> r*sul*ados do estudo. Salient*-s* qu* os itens d* ques*ionár*o resultaram de diversas *eu*iões </line>
</par>
<par>
<line> realiz*d*s pel*s membr*s d* Núc*eo de Avaliação do L*ntec, inclusive </line>
<line> co* professores </line>
</par>
<par>
<line> r*presentantes do* cursos avalia*o*, para </line>
<line> apresenta*, discutir e a*rov*r question*rio f**al, o </line>
</par>
<par>
<line> configurando um proc*sso de aval*ação p**tici*ativa, ao consi*erar a percepç*o de diferentes </line>
<line> atores dos cursos. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, *. 15, n. 5, art. 3, p. 54-68, set./out. 2018 www4.fsanet.com.br/**vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Comunicação em Curso* de **cenc*atura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> O question*ri* d* ava*iação dos curs*s *e licenci*tur* em Biologia, Física </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Matemática E*D da UFSC, foi implementado no G*ogle F*r*s * encaminha*o, p*r e-mail, a </line>
<line> 181 profes*ores que est**am atuan*o *u que já hav*am at**do nesses Cursos. O Te*m* de </line>
<line> Consentimento Livre e *scl*recido (TCLE) também foi enc*minh*do por e-*ail, </line>
</par>
<par>
<line> cie*tificando os </line>
<line> participantes dos principais aspectos envolvidos no e*tudo. O </line>
<line> questionári* </line>
</par>
<par>
<line> ficou d*sp*nível *a** se* res*ondido por 15 dias, durante o mês de *ulho *e 2016, e tev* 28 </line>
</par>
<par>
<line> p*rt*c*pações, sendo 16 professores *o cu*s* </line>
<line> de *iolo**a, </line>
<line> n*ve de Física e *rês d* *urso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *atemáti*a, t*taliz*ndo15% de participação *m **lação ao total de *rof*ssores. </line>
<line> Por *im, considerando o percen*ua* de *espostas recebidas, e p*r não se tr*tar de uma </line>
</par>
<par>
<line> a*ostra aleatória de participan*es, </line>
<line> os *esult*dos *presentados </line>
<line> ** sequênc*a </line>
<line> de*em ser </line>
</par>
<par>
<line> interpr*tados como perc*pções dos </line>
<line> pro*essore* partici**ntes do es*udo, sem incorrer em </line>
</par>
<par>
<line> g*nera*iz*ç*es, ca*ac*erizando-se como u*a limit**ão da *esquis*. </line>
<line> * RESULTADOS E DI*CU*SÕE* </line>
<line> Ne*ta se*ão, e*tão *escritas * ana*isadas as perc*pçõ*s dos professo*es *cerca da </line>
<line> comuni*ação esta*elecida com o* e*tudantes e out*os profissionais d*s curs*s de licenciatu*a </line>
<line> em Biologia, Física * *atemát*ca of**tados pela *FSC n* mod*lidad* EaD. </line>
<line> Ao anal*sar *s re*postas registradas *e*os p*ofe**ores *os *urs*s de licenc*atu*a, fora* </line>
</par>
<par>
<line> *denti*icadas, inic*almen*e, que*t**s relacionadas a** *eios *e comunic**ão, como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fr*quência e a qualida*e </line>
<line> da in*er*ç*o dos pr*f**sores com *s demais e*uipes dos c*rsos. </line>
</par>
<par>
<line> Ressalta-se que a maior f*equên*ia de inte**ção fo* es*abelecida com os tu*ores *a UFS*, com </line>
<line> os estuda*te* e com as secretari*s dos cursos. A meno* *requência de inter*ção, por s*a vez, </line>
</par>
<par>
<line> f*i </line>
<line> com a equ*pe de avaliação *o Lantec. É impor**nte ressaltar *ue o q*e**ion*r*o ** </line>
</par>
<par>
<line> ava*iaç** *ossuía pergunta* relacionadas </line>
<line> aos profi**ionais </line>
<line> do Lante*, tendo em vist* que os </line>
</par>
<par>
<line> pro*essore*, em alguns ca*os, interagiam com essas e*uipes, especi**mente no que se refere à </line>
<line> *ormação educacional, à cr*açã* * ao dese*volvimento dos mate*iais para EaD. </line>
<line> Em relação * qualidade do at*ndi*ento da* equipes dos cur*o* *s suas neces*idades, </line>
<line> os professore* dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e M*t*mática EaD da UF*C </line>
</par>
<par>
<line> indicaram o* </line>
<line> *u*or*s com* *s profissionais com o* qu*is mais interagiram e </line>
<line> que m*lhor </line>
</par>
<par>
<line> *tenderam </line>
<line> às </line>
<line> *uas nec*s*idades. Não houve destaque neg*ti*o acerca da qu*li*a*e do </line>
</par>
<par>
<line> atend*mento das equ**es dos **r*os às necessi*ades dos professores. </line>
<line> O me*o *e co*unica**o mais utilizado pelos profess*res *ara se *omun*carem **m *s </line>
<line> equipes, sendo elas constituídas por *u*ros profi*siona*s *os curso* e *elos estu*antes, foi o e- </line>
<line> *ev. FSA, Ter*sina PI, v. 1*, n. 5, art. 3, p. 54-68, set./out. 2*18 w***.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. E. *ome*, M. B. *spíndola, D. F. Andrade </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> mail. O **rum do AVEA, o telefone e a vide*conferência, também fora* *tiliza*os pelo* </line>
</par>
<par>
<line> *r*f*ssores. No que *e refere * quali*a*e d* c*municaç**, os </line>
<line> professores *o c*rso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Bi*logia registraram os seguin*es c*mentá*i*s p*sitivos. </line>
</par>
<par>
<line> A comuni*a*ão por vide*conferência ** Lantec *empre </line>
<line> de* **rto </line>
</par>
<par>
<line> (Professo* - B**log**). </line>
</par>
<par>
<line> A co*unicação é boa co* as *quipes que e*tão na UFSC e </line>
<line> co* </line>
</par>
<par>
<line> alguns polos. O polo de Pato **anco se *e*tac*u n* presença </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comprometimento *a Coordenação e dos tutores, o que *a*bém fez </line>
<line> a n*ssa comuni*ação acontece* bem. Com os tu**res de Ararangu* </line>
</par>
<par>
<line> também mantivem*s u*a exc*lente comunicação (Professor </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *i*logia). </line>
</par>
<par>
<line> Já as críticas à qualidade da com*nicaç*o estabelecid* c** as demais equi*es *o curs* *e </line>
</par>
<par>
<line> *iologia, r*ferem-se *os seguint*s </line>
<line> aspec**s, cu*o *estaque é a ne*ess*da*e de melhoria </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> com**icação que se esta*elece com a coord*nação do Curs*. </line>
</par>
<par>
<line> Com a co*rd*nação do EaD *m Bio*ogia a qualidade </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> c*municação é muito ruim (Profe*sor - Bio*ogia). </line>
</par>
<par>
<line> Tudo no </line>
<line> aspecto de </line>
<line> coordenação e curso, po*s </line>
<line> o* tr*s </line>
<line> primeiros </line>
</par>
<par>
<line> cursos foram muito bons, mas o ní*el de tudo </line>
<line> v*m caind* </line>
</par>
<par>
<line> *ssustadoramente (Profess*r - B*ologia). </line>
</par>
<par>
<line> Precis*m*s mel*or*r a comuni*ação co* as coordenaç*e* de polo </line>
<line> qu*, *xcet* Pato Branc*, não aconte*e* e não a*ont*ce. Com os </line>
<line> tutores *olo também, *antendo-os m*is a *ar das nossas ações </line>
<line> pedagógicas e podend* tam*ém contar com maior </line>
<line> comprometimento deles n* acompanh*m*nto dos a*u*os (Profe*sor </line>
<line> - Biologia). </line>
</par>
<par>
<line> *oi muito po**a, deverí*m*s </line>
<line> ter *m cronograma *e trabalho </line>
</par>
<par>
<line> co*etivo (Pr*fessor - Biologia). </line>
</par>
<par>
<line> Desconhec*mento inicial </line>
<line> de t*das *s e*uipes (Professor </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Bio*ogia). </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a o *ur*o d* Física, foram relatados dois *l*gi*s ao uso d* e-mail na comunicação </line>
<line> c*m as *qui*e*, no sentido de *ue *empre fo* o melho* *eio de co*u*icação com a* equipes; </line>
<line> quatro profe**ores declar*ram que a comun*cação * boa; *m professor indicou como a*p*cto </line>
</par>
<par>
<line> po*iti*o a disponibil*dad* das equipes/p*ofiss**nai* </line>
<line> p*** o tra*alh* c*njun*o; </line>
<line> e, por fim, </line>
</par>
<par>
<line> houve um *logio *o trabalho realizado pelas equipes do Lante*. </line>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 15, n. 5, ar*. 3, p. 54-68, *et./out. 2*18 w*w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Comun*cação em Cursos de Licenciatura Oferta*os na Modalidade de Educação a D*stân**a </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> A gravação das </line>
<line> videoaulas e * </line>
<line> apoio da equipe </line>
<line> de criação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de mat*riais foi impr*scind*vel *ara a **sc*pli** e </line>
<line> se most*aram efic*entes e bem-sucedidas (Professor - Física). </line>
</par>
<par>
<line> Convidados a regi*trarem comen**rios *cerca </line>
<line> de aspec*os que </line>
<line> precisam melhorar no </line>
</par>
<par>
<line> curso *e Físi**, houve dest*que p*ra as v**eoco*ferências e as func*onalidades d* Moodle, </line>
<line> conforme relatos apre***tados na seq**ncia. </line>
<line> A qualidade das video*o*ferên*ias que s*o e*paços importantes de </line>
</par>
<par>
<line> in*eração, mas que </line>
<line> neste semestre não *uncionar*m com* *al. A </line>
</par>
<par>
<line> saída do des*gner instrucional dificultou r*visão do Mo*dle ao a </line>
<line> longo do sem*stre acarretan*o u* *rabalho basta*te grande para o </line>
<line> respo*sável *elo d*senvo*vimento de materiais e c*i*ção (Professor </line>
<line> - Física). </line>
</par>
<par>
<line> * direção do </line>
<line> curso suspendeu um* vi*eoconferên*ia </line>
</par>
<par>
<line> unil*teralmente - apenas c*mu**cou que es*av* suspensa, o *ue </line>
</par>
<par>
<line> atr*palhou muito o desenvolvi*e*to </line>
<line> *o prog*am* </line>
<line> da discipli*a </line>
</par>
<par>
<line> (Professor - Físic*). </line>
</par>
<par>
<line> *cho *u* as ferrame*tas *o Moodle são *uito limitadas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> deve*iam *er mais </line>
<line> amigá*eis ao *s*ário, principalmente *as á*eas </line>
</par>
<par>
<line> de ciências exatas (Profes*or - Fí*ic*). </line>
</par>
<par>
<line> As funci*nalidades d* Moodle precis*m m*lho*ar (Profess*r </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> F*s*ca). </line>
</par>
<par>
<line> Ac*edito que o espaço físico não *ra *deq*ado q*a*do havi* </line>
</par>
<par>
<line> necessidad* de conver*ar pesso*l*ente </line>
<line> com </line>
<line> as **ssoas porque </line>
</par>
<par>
<line> v*rias trabalhavam n* mesmo espa*o e c** funções diferentes </line>
<line> (Prof*ssor - Fís**a). </line>
</par>
<par>
<line> Trabalh* c*nj*nto ent*e *s pr*fessores e disc*plinas (Professor </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Física). </line>
</par>
<par>
<line> A direção do c*rso *ez a seleção </line>
<line> do tutor-UF** </line>
<line> *em c*nsul*a </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> professor e *n*or*ou quem era a </line>
<line> pessoa selecionada (Professor </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Fí*i*a). </line>
</par>
<par>
<line> Em relação à avaliação dos *rofessores *o cur*o de *atemática quanto à quali*ade da </line>
<line> *omun*cação co* as equ*pes, dois pa*tic**ante* declar*r*m s*r *oa e um *arti*ipan*e </line>
<line> declarou ser razoáve*, *ela ne*e*sidade de que *ejam amp*iados os can*is de comun*cação. </line>
</par>
<par>
<line> Analisando os meios *e comun*caç*o mais ut*lizad*s p*los profe*sores </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> comuni*ação com os estudante* dos C*rsos, no*a-se que, em geral, *s canais mais utilizados </line>
</par>
<par>
<line> *oram o f**um do *VEA, * e-mail e a videoco**erência. No entanto, a </line>
<line> videoconf*rênci* </line>
</par>
<par>
<line> p*rece ter sido pouco util**ada no curso d* Física no semestre avaliado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 15, n. 5, a**. 3, p. 54-68, set./out. *01* </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. E. Gome*, M. *. Es*ín**la, *. F. And*ade </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> Os *elatos *pres**tados na s*q*ên*ia foram regis*ra*os p*los professo*es do curso de </line>
<line> Biologia, no *ue se refere *os asp*ctos positi*o* da comu*icação estabelec*d* com os </line>
</par>
<par>
<line> estudantes do *u*so. Ress*lta-se que *rês parti*ipan**s da *es*uis* i**icaram como boa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> q*alidade da comuni*ação com os es*udante*. </line>
</par>
<par>
<line> Todas as ve**s </line>
<line> que nos comunicamos, seja </line>
<line> *or E-m*il ou </line>
<line> *i a </line>
</par>
<par>
<line> vid*ocon*erência, sempre flu*u *uito bem. As vi**oconferên*ia* </line>
<line> sempre foram *eit*s *o La**ec e fu*cionaram super bem (Professor </line>
<line> - Bi*logia). </line>
</par>
<par>
<line> Os mome*tos </line>
<line> pr*s*n*iais são muito b*ns p**a c*municação a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> deveriam ser manti*os (Professor - Bio*ogia). </line>
</par>
<par>
<line> Os estudan**s </line>
<line> esti*eram sempre </line>
<line> *em *stimulados de *odo q*e as </line>
</par>
<par>
<line> com*nicações foram s*mp*e </line>
<line> produtivas n* sent**o </line>
<line> do *os s o </line>
</par>
<par>
<line> com*artilham*nto d* *onh*cimentos (Profe*sor - Biologia). </line>
<line> O* *lunos quan*o chegam ao estágio geralment* estão *as*ante </line>
</par>
<par>
<line> *nvolvidos </line>
<line> *om a *isciplina e *omprometid*s com as </line>
<line> atividade*. </line>
</par>
<par>
<line> Desta fo*ma, </line>
<line> a in*er**ão acontece muit* be*, *s alu*os estão </line>
</par>
<par>
<line> sempr* *igados nas me*sagens que enviamos. E*es já e*tão </line>
<line> acos*umados com a *inâmica d* curso, com * forma de int*raçã*. </line>
</par>
<par>
<line> É </line>
<line> i*port*nte reg*str** que *s *ur*as até o mo*ent* foram bem </line>
</par>
<par>
<line> dif*rentes, dependendo da edição e do polo (Pro*esso* - Biologia). </line>
</par>
<par>
<line> M ui t o </line>
<line> boa, utilizei o *hat ***o atendiment* </line>
<line> individual e foi uma </line>
</par>
<par>
<line> ótima experiência; um dia por semana fic*va a disposi*ão do* </line>
</par>
<par>
<line> estu*a*te*, para responde* questões </line>
<line> d* dúvi d* * </line>
<line> ou ori*ntaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> ger*is. E essencialmente o fóru* (Prof*ssor - Bio**gia). </line>
</par>
<par>
<line> A comunicação </line>
<line> foi *uito *oa e isso fo* co*provado </line>
</par>
<par>
<line> principalme*te na aula pre*enc*al (Pr*fessor - Biologia). </line>
<line> A *e*hor comunicação foi r*aliz*da depois da *isita ao polo </line>
<line> (**ofessor - Biologia). </line>
<line> São vári** mei*s de comuni*açã*, o que fac*lita basta*te o contato </line>
<line> (Pr*f*ssor - Bi*lo*ia). </line>
</par>
<par>
<line> No curso de l*cen*ia*u*a e* Física EaD, *oram regi*tr*dos </line>
<line> *s </line>
<line> segu*nt*s *elatos </line>
</par>
<par>
<line> elogiosos à qualidade da comu*ic**ão e*t*belecida com os e*tudantes: </line>
</par>
<par>
<line> *sando a *lataforma do EaD e os e-mails pessoais, a comun*cação </line>
<line> sempre funci*nou (Professor - Fís*ca). </line>
<line> Houve di*l*go, t*o*a, interação (Pro**sso* - Fí*ica) </line>
<line> *xcelente. Ráp*da e *ficaz, c** regist** (d*cumentação) </line>
<line> apropriado (e-mail) (Professor - Física). </line>
</par>
<par>
<line> O e-ma** e chat (quan*o hav*a) o </line>
<line> func*onaram bem (Pro*essor </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Fís*ca). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F**, Teresin*, v. 15, n. 5, ar*. *, p. 54-68, set./out. 2018 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Co*unicação em Cursos d* Lic*n*iatura O*ertados na Modalidade de Educ**ã* a Dist*ncia </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Em relaçã* ao cu*so de Matemátic*, **s t*ês prof*ss*res pa*ticipantes, do*s </line>
<line> reg**traram e*ogios à qualid*de d* *omu*i*açã* estabelecida com os estudantes. </line>
</par>
<par>
<line> M* com*ni*ue* bastan** e **i*o </line>
<line> bem com alguns a*unos apenas </line>
</par>
<par>
<line> (Prof*s*** - M*t*mática). </line>
</par>
<par>
<line> * comuni*ação foi boa. Depend* muito da part*ci*ação de quem </line>
<line> está na coordenação *o polo (Professor - Mat*mática). </line>
<line> Alguns a*p*ct*s precisam me*horar na comunica*ão entre os p*ofess*res e os al**os, </line>
<line> conforme ap*n*am os *art*cipantes d* *u*so de Biolog*a, cujos rel*tos *ã* in*icam cons**so </line>
<line> em re*ação às c*ít*cas. </line>
<line> As ferram*ntas dev*m se* mai* interat*vas (Professor - Biologia). </line>
<line> A *ualidade d* videoconfer*nc*a, pois s*o comuns os pro*lemas </line>
<line> *écnic*s d* ac*sso do* alunos a **ternet (P*ofessor - Bio*ogia). </line>
<line> Toda a sociedade, e a *om*nidade a*adêmi*a; mas i*so s*gnifica </line>
<line> p*uco *uando reco*hec*mos a* l*mit*ç**s h*mana* e **gís*icas </line>
</par>
<par>
<line> que t**os </line>
<line> *evido ao estágio </line>
<line> civ*l*zatório **e nos e*contr**os. </line>
</par>
<par>
<line> Isso que </line>
<line> conduz às </line>
<line> *ossas form*s de intera*ões sociais for*ais </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *nformais, que demonstram como funci*na* *ossas institui*ões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> q*e podemo* admitir que, *pesar dos pesares, estamo* *v*nçando, </line>
<line> es*amos formand* pessoas e prof*ssion*is (Professor - Biolog*a). </line>
<line> A dist*n*ia, a *eu ver, ainda é um desafio *ara *stab*lecer um* </line>
<line> boa c*mun*caçã*. Muitas vezes che*amos ao encont*o pre*encial e </line>
</par>
<par>
<line> só al* p*rce*emos como a tu*ma *stá de verdade. N*s turm** </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> *ue conseguimos uma </line>
<line> *xcelente comunic*ção f*i por *onta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m ui t os </line>
<line> encontr*s </line>
<line> pre*enciais ao longo do </line>
<line> per*urso e isso se </line>
</par>
<par>
<line> exp*n*ia para os m*men*os a di*tân*ia. Outra *ificulda*e é na </line>
<line> escrita de al*uns alunos e tutores pol* (Prof*ssor - Biologia). </line>
<line> A f*rmação dos tutores p*esenciais, a *a*oria at*ava c*mo monit*r </line>
</par>
<par>
<line> de té*nico e não é es*a funçã* deles. E p*de-se melhorar a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*tegr*ção en*re os professore* e coordenaçõe*. *s designers </line>
</par>
<par>
<line> preci*am de formação especif*ca (pe*agó*ica, tecnológica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interdisciplinar) (Professor - Biologia). </line>
</par>
<par>
<line> Em geral, * nível i*telectu*l *os alunos é muito fraco, o *ue *ode </line>
<line> ser *elhora*o com m*i* ativid**es presencia*s (Profess*r - </line>
<line> *iologia). </line>
<line> *s conexões pre*isam melhorar (Profess** - Bi*lo*ia). </line>
<line> O pouco cont**o físico com os *lunos c*ia u* distan*iamento, mas </line>
<line> que é caracte*íst*co do *a* (Prof*s*or - *iologia). </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 15, n. 5, art. 3, p. 54-**, se*./out. 2018 w*w4.fsa*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. E. *omes, M. *. Espínd*la, D. *. Andr*de </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> Os prof*ss*res do cur*o d* Física t*mbém ind*caram *spe*tos </line>
<line> da comun*caç*o que, *a *ua </line>
</par>
<par>
<line> percepção, precisam melhora*, com destaque para a pa*tic*pação dos estu*antes e problemas </line>
<line> técnico* co* as videoconferência*. </line>
<line> O problema maior es*ava na demora dos p*ó*rios profess*re* em </line>
<line> responder *os *lunos, pois es*e* nã* ver*f**av*m com fr*quên*ia os </line>
<line> e-mails dos estudantes (Pr*fe*sor - Físic*). </line>
<line> Po*cas respostas dos e***d**tes, s*m*nte rea*iz*vam as *tivi*ades </line>
<line> e questi**am *ob** as*ectos das mes*as, co*un*cação *estrita às </line>
<line> atividad*s requeri*as (Professor - F*sica). </line>
</par>
<par>
<line> Acho que as fe*ramenta* do M*odl* </line>
<line> são muito limitadas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> deveriam ser mai* amigáveis ao usuário, principal*ente *a* áreas </line>
<line> de ciê*cias ex*tas (Pr*fess*r - Física). </line>
<line> As **deoconferências for*m canceladas p*r falta d* condições </line>
<line> técnica* e as aulas presenciais não pu*eram ser *e*l*zadas por f*lta </line>
<line> *e rec*rsos (Profes*or - Física). </line>
<line> *b*ndonar os textos d* produção loc*l por l*vros textos </line>
<line> con*agrad*s u*i*er*alm**t* (*rofessor - Físic*). </line>
</par>
<par>
<line> Sinal das video*onferê*cias pre*i**m melhorar </line>
<line> e as </line>
</par>
<par>
<line> funcional*dades do Moodle (Profess*r - Físi*a). </line>
</par>
<par>
<line> O* professores do curso de Matemática indicaram os seguint*s *spectos q*e, na *ua </line>
<line> p*rcepç*o, *ec*ssitam *er aprimorados: a veloci*ade *a int**net e a nece*sida*e de *ais </line>
<line> *anais de comun*cação, com uma ocorr*n*ia cada. </line>
<line> As videoconferênci*s também for*m avalia*a* *elos p*ofes*ores dos cursos de </line>
<line> l*cenc**tura ofe***dos na modal*dad* EaD pela UFS*, na gestão UAB. Assim, *a Tabela 1, é </line>
<line> apresentada a *valiação dos profe*s*res em relação à qualidad* das videoconfe*ênci*s da* </line>
<line> quais p*rticiparam. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 15, n. 5, art. 3, p. 54-**, s*t./*u*. 2018 </line>
<line> www4.fs*net.c**.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Com*nicaçã* em Cur*os de *icen*i*tur* Ofe*tados na Modalidade de Educação a D**tância </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 1 - Distri**ição de frequência da avaliação dos professores acerca da *u*lid*de </line>
<line> das videoconferências rea*izadas nos c*rsos *e lice*ci**ura EaD *a UFSC </line>
</par>
<par>
<line> Qu*lid*de d* Videoconf*rê*cia </line>
<line> Biologia </line>
<line> F**ica </line>
<line> Matemática </line>
<line> *eral </line>
</par>
<par>
<line> Qualidade da imagem </line>
</par>
<par>
<line> Péssim* </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Ruim </line>
<line> * </line>
<line> 2 </line>
<line> 1 </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> Regular </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Boa </line>
<line> 6 </line>
<line> 2 </line>
<line> * </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Exc*l***e </line>
<line> 3 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> Não se aplica </line>
<line> * </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Qual*dade do á*dio </line>
</par>
<par>
<line> Péssi*a </line>
<line> 1 </line>
<line> * </line>
<line> 1 </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> Ruim </line>
<line> 2 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Re*ular </line>
<line> 4 </line>
<line> 4 </line>
<line> 1 </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Boa </line>
<line> 6 </line>
<line> 1 </line>
<line> * </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> Excelente </line>
<line> 3 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> Não se a*lica </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Qual*da*e d* conex*o </line>
</par>
<par>
<line> Pés*ima </line>
<line> 0 </line>
<line> 2 </line>
<line> * </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Ruim </line>
<line> 2 </line>
<line> 2 </line>
<line> 1 </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> Regul*r </line>
<line> 10 </line>
<line> 2 </line>
<line> 1 </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> Bo* </line>
<line> 3 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> Excelente </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> N** se aplica </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos **tor*s (2017). </line>
<line> Ao av*li** as Videoconf*rência*, *oram observados aspectos *e**tivos. As a*aliações </line>
<line> *éssima e ru*m *oram mais frequentes em relação à qual*dade da imagem, em que 11 </line>
<line> pr*fess*res real***ram e*te registro. Já a qualidade da *onexã* foi avaliada, em geral, como </line>
<line> regular. </line>
<line> 5 *ONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> *om o pres**te artigo, foi possív*l constata* qu* a maior frequência de interação dos </line>
<line> pr*f**sores oc*rreu co* o* *uto*es dos curs*s de l*cenciatura EaD avaliados, o q*e demons*ra </line>
<line> ** re*ultad* muito positivo, indicando o e*tabelecim**to *e uma med*ação pedagógi*a </line>
<line> cole*iv*. A qualida*e *o atendim*n*o *os tutores *s necessidades dos pro**sso*es também foi </line>
<line> um destaqu* po*itivo iden**f*cad* *o *roce*so d* avali*ç*o. Salienta-se, também, qu* a </line>
</par>
<par>
<line> comunica*ão f*i *stabelec*da ma*oritariame*te, </line>
<line> utiliz*ndo-se o </line>
<line> e-mai* e, c*m menor </line>
</par>
<par>
<line> ocorrência, o fórum d* ambient* *irtual e as vid*o*onferências. Assim, há i*dicativ** da </line>
</par>
<par>
<line> ocorrência d* um processo </line>
<line> de troca de pensamento*, sentimen*os e/ou **eias, por *eio da </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *e**sina PI, v. 15, n. 5, art. *, p. 54-6*, set./*ut. 2*18 </line>
<line> www4.fsan*t.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. E. Gomes, *. B. Espí**o*a, D. F. Andrade </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> utilização das tecnologias da infor*ação e comu*ica*ão, conforme ind*c*do p** Ma*t*no </line>
<line> (200*). </line>
<line> Os professores participa*tes do processo de avaliação do* curso* de licenc*a**r* </line>
<line> ta*b*m *nteragiram com os estud**tes * as sec*etarias *os cursos, e *iveram *uas </line>
</par>
<par>
<line> ne*essidades </line>
<line> ate*didas, com a ressalva de qu* foi com o* tutor*s que os professor*s </line>
</par>
<par>
<line> estabelece*am rel*ç*es mai* pró***as e assertiva*. Nota-se que f*i possível * estabelecimento </line>
</par>
<par>
<line> da *omunica*ão com pa*ticipantes geogr*ficamente dispersos, se*am e*es profissio*ais </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> estudant*s, c*ns*de*ado um dos aspectos mais ben*ficos e *entrais da *odalida*e EaD </line>
<line> (BRESSE* et al., 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Cr*ticas também foram apo*tadas pelos pro*esso*es dos curs*s de </line>
<line> licencia*ura </line>
</par>
<par>
<line> of*rtad*s na modali**de EaD, *ujo destaq*e foi a </line>
<line> qu*li**de da co*unicaçã* estabele*ida </line>
</par>
<par>
<line> com a coorde**ção dos cursos, aspec** a ser aprimorado. Além disso, a qua*idad* técnic* das </line>
</par>
<par>
<line> vide*confer*nc**s apre*entou graves *r*bl*ma* </line>
<line> *ara o desenvolviment* </line>
<line> pe*agógico *as </line>
</par>
<par>
<line> disci*linas, na p*rcepção d*s professores. Evidencia-se que a particip*ção dos e**udantes </line>
<line> necessit* se* mais frequ*nte, para *ue os cu*sos a*cancem os resul*ado* *esej*dos *o q*e se </line>
<line> r**ere à qualidade do pro**sso formativo de novos *rofessor*s. </line>
<line> Sug**e-se q*e em fut**as i*vestigações sejam consid**adas as percepçõ*s de *últ*plo* </line>
</par>
<par>
<line> atores do processo de formação de pr*fessores n* *odalidade E*D, a </line>
<line> fim ** </line>
<line> qu* su** </line>
</par>
<par>
<line> *piniões so*re r*alidade concreta d*s *ursos sejam compara**s e p*ssam **bsidi*r, de a </line>
<line> fo*m* ainda mais completa, o proce**o de *omada de decisão acerca das futura* *çõ*s a *erem </line>
<line> p*stas *m *rá**ca. Confor*e i*dic*do por *un*s (2006), par* q*e seja* alca*çados </line>
<line> resulta**s favoráv*is, os atore* do process* devem partic*par dos *spaços de disc*ss*o. Al*m </line>
</par>
<par>
<line> disso, sugere-se que fu*uras </line>
<line> invest**ações contemp*** os cálculos de tama*ho </line>
<line> da amo*tra, </line>
</par>
<par>
<line> para que os **sultados *n*o*t*ados po*s*m ser </line>
<line> ge*e*aliza*os, o q*e se configura com* uma </line>
</par>
<par>
<line> **mitaç*o do presente *studo. </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, *. 15, n. 5, art. *, p. 54-68, set./out. 2018 w*w4.fsanet.*o*.br/revista </line>
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<line> A Comu**caç*o em *ursos de Li*enc*atura *fertados na Moda*idade de Educação a Distância </line>
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<line> Como Ref**enciar este Artigo, co*forme *BNT: </line>
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<line> v.15, n.5, *r*. 3, p. *4-68, *et./out. 2018. </line>
</par>
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<line> Contribuição dos *u*or*s </line>
<line> D. *. Gomes </line>
<line> *. B. Espínd*la </line>
<line> D. *. Andrade </line>
</par>
<par>
<line> 1) concep*ão e plan*jamento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e *nter*re*ação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do ra**unh* ou na revisão crítica do con*eú**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *articipação na aprovaçã* da v**são final do manus*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, T*resina, v. 15, n. 5, a*t. 3, p. 54-68, se*./out. 20*8 </line>
<line> www4.**anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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