Uma Territorialidade em Questão: o Evento São Pedro dos Cacetes / A Territoriality in Question: the Event São Pedro dos Cacetes
Resumo
A relação conflituosa entre indígenas Tentehar e não indígenas pela região São Pedro dos Cacetes, localizada no município de Grajaú-MA, teve início em 1895, com a chegada de padres Capuchinhos. Assim, neste trabalho, abordamos alguns elementos que compõem o conflito São Pedro dos Cacetes, dentre eles, um pequeno histórico do evento, os agentes sociais envolvidos e os possíveis reflexos deste conflito nas relações sociais entre indígenas Tentehar e muitas famílias oriundas desta região de conflito. Utilizamos como princípio metodológico a análise situacional, baseada nos estudos de Gluckman, a partir da análise histórico-sociológica da estrutura de Zululândia moderna. Como resultados indicamos os limites colocados frente aos direitos territoriais indígenas, por exemplo, a construção da rodovia BR 226 na Terra Indígena Cana Brava e a relação conflituosa entre indígenas e não indígenas, na contemporaneidade, em Grajaú - MA, especialmente no Povoado Remanso. Concluímos que, sempre que existem relações humanas, elas se tornam mais conflituosas quando envolve a distribuição de poder material e simbólico, sendo reflexos desses embates, a dificuldade de aceitação de alunos Tentehar, no cotidiano escolar grajauense.
Palavras-chave: Etnicidade. Territorialidade. Conflito.
ABSTRACT
The conflicting relationship between Tentehar and non-indigenous natives by the São Pedro dos Cacetes region, located in the municipality of Grajaú-MA, began in 1895 with the arrival of Capuchin priests. Thus, in this work, we discuss some elements that make up the São Pedro dos Cacetes conflict, among them, a small history of the event, the social agents involved and the possible consequences of this conflict in the social relations between Tentehar natives and many families from this region of conflict. We use as a methodological principle the situational analysis, based on Gluckman's studies, based on the historical-sociological analysis of the modern Zululandan structure. As a result we indicate the limits placed on indigenous land rights, for example, the construction of the BR 226 highway in the Cana Brava Indigenous Land and the conflictual relationship between indigenous and non - indigenous contemporaries in Grajaú - MA, especially in the Remanso Village. We conclude that whenever there are human relationships they become more conflicted when it involves the distribution of material and symbolic power, being the reflexes of these struggles, the difficulty of acceptance of Tentehar students, in the daily school of Grajau.
Keywords: Ethnicity. Territorialidade. Conflict.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.4.3
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