<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 6, art. 9, p. 168-180, n*v./*ez. *018 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*018.15.6.* </line>
<line> Efeito da Adesão das Certificaç*e* Iso 9001 N* Vo*ume de **portações Bra**leiras </line>
<line> Effe*t of Adhesio* of Is* 9*01 Certif*cations in th* *olum* of Brazil*an E*ports </line>
</par>
<par>
<line> *a*riela H*mmes </line>
<line> Mestrado em Eng*nh*ria de Produção ***a Univers*dade Federal de *anta Cata*ina </line>
<line> Graduaç*o em Engenharia C*vi* pela Universid*de Federa* de *anta Cat**ina </line>
<line> E-ma*l: g*bihammes15@*m**l.com </line>
<line> Edu*rda Dutra de Souz* </line>
<line> M*strado em *ngenharia d* Produção da Unive*sid*de Federal de *ant* Ca*arin* </line>
<line> Graduaçã* em *d*inistraç*o pe*a Universidad* do Estado de Santa Catarina </line>
<line> E-ma*l: eduardadutra*e*o*z*@gm*il.co* </line>
<line> Die** de Castro Fetter*a*n </line>
<line> Dou*or em Engen*aria de P**d*ção pela Universidade F*deral *o *io Grande ** S*l </line>
<line> Pr*fessor d* Universid**e Federa* de Sant* Catarina </line>
<line> *-mail: *.fetterma*n@ufsc.br </line>
<line> *arlos *anuel Tab**da Rodrig*ez </line>
<line> Doutor em En*enh*r*a Econômica pela Tec*n*sche Un*versit** Dresd*n </line>
<line> Professor da Univer*idade **deral de Santa Catarina </line>
<line> E-*ail: carl*s.taboada@ufsc.br </line>
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<line> Endereç*: Gabri*l* Hammes </line>
</par>
<par>
<line> Un*versidad* Fed*r*l de *anta Catarin*, Campus Reitor </line>
<line> Editor-*hefe: Dr. To*ny K*r*ey de A*encar </line>
</par>
<par>
<line> João David Fer*eira Lima, s/* - Tr**dade, Fl*rianó*olis - </line>
<line> R*d*igue* </line>
</par>
<par>
<line> SC, 88040-900, Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Eduarda Du*ra de Souza </line>
<line> Artig* r**eb*do em 12/06/*018. Última </line>
<line> v*rsã* </line>
</par>
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<line> Universida*e Federal d* Santa Catarina, Campus Reito* </line>
<line> re*eb*da em 19/07/2018. Aprovado em 20/*7/2018. </line>
</par>
<par>
<line> *oão *avid Ferreira Lima, s/n - Trin*ade, Floria*ópo*is - </line>
</par>
<par>
<line> SC, 8804*-900, Brasil. </line>
<line> Avaliado pelo sist*ma Triple **view: Desk Review a) </line>
</par>
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<line> Endereço: Di*g* *e C*stro Fet**rma*n </line>
<line> p*l* *ditor-Che*e; e b) Do*ble </line>
<line> Blin* Review </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Univ*r*idade F*deral de Santa Catarina, C*m*u* Reitor </row>
<row> João *avid Ferreira L*m*, */n - *r**dade, Florian*polis - </row>
<row> SC, 88040-900, *ra*il. </row>
<row> En*ereço: Ca*los Manue* Taboad* Rodriguez </row>
<row> Universidade Federal de Sa**a Catarina, Camp*s Reitor </row>
<row> João David Ferre*r* Lima, s/n - T*indade, Fl*r*a*ópolis - </row>
<row> SC, 88040-900, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> (ava*iação ce*a *or dois avaliadores *a área). </row>
<row> R*v*são: Gramatical, Normativ* e de *ormatação </row>
</column>
</par>
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<par>
<line> *fe*to da Adesã* das Certif*cações *s* 90** No V*l*m* *e Expor*açõ*s **asi*eir*s </line>
<line> *69 </line>
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<line> RE*UMO </line>
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<line> C*mo forma de *e**er a com*etiti*idade d* *e*cado </line>
<line> atual * as exigências impostas p*los </line>
</par>
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<line> consumidores, as empresas busc*m por produtos de maior qual*dade maior eficiência e </line>
<line> dos </line>
</par>
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<line> seus p*ocess*s. A padronização das a*ividades *ese*volvi*a* dent*o da organização pode </line>
</par>
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<line> a**ili*r neste que*ito. A Interna*ional Organization </line>
<line> for Standardizat**n (ISO) é </line>
<line> um a </line>
</par>
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<line> certifi*ação internacional *om o ob*etivo de </line>
<line> unificar *s padrões industriais. Por ser *ma </line>
</par>
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<line> cert*fic*ção internacional, aux*lia as e*presas na s*a adequaçã* para * entr*da nos *ercados </line>
<line> internaciona*s e na exportação do* se*s produtos. De*ta forma, este artigo *nalisa o efe*to da </line>
</par>
<par>
<line> implemen*ação da ISO 900* pelas empresas no v**ume de export*ções brasile*ras e </line>
<line> nos </line>
</par>
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<line> fatores econ*m*cos do *a*s, por meio de uma regre*são linea* múltipla. As variá*eis *t**izadas </line>
</par>
<par>
<line> foram o n*mero d* empresas </line>
<line> *ertifi*adas nos </line>
<line> últimos 10 ano*, o v*l*me d* exportaç*es, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Produto Inte*no *ruto (*IB) e a taxa de *ur*s SEL*C do Bras*l n* mesmo período d* *empo. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> so**ware SPSS foi u*i*izado para *oda* mo**lo, que mostrou o e*e*to da certificação no o </line>
</par>
<par>
<line> ce*ário econôm*co do país dem*nstrou o *eu papel e </line>
<line> n* de*env*lvime*to e crescime*to do </line>
</par>
<par>
<line> B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chav*: Inte*na*ion*l Organizat*on for S*anda*d*zation. ISO 9*0*. Ex*o*taçõ*s. </line>
<line> SPSS. </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> As a w*y to ove*come the c*mpetitiveness of the c*rrent mark*t and the *emands imposed by </line>
</par>
<par>
<line> cons**ers, compani*s are loo*ing for </line>
<line> products of higher quality a*d greater </line>
<line> e*ficie**y o* </line>
</par>
<par>
<line> their process*s. The st***ardiz*tion of t*e activities deve*oped *i*hin the *r*an*zat*on ca* </line>
<line> h*lp in this matter. The Internatio*al Organizati** for Standardiza*ion (ISO) is an </line>
</par>
<par>
<line> *nte*natio**l *ertificat*on with th* </line>
<line> aim of unifying *nd*strial standards. As an int*rna*ional </line>
</par>
<par>
<line> c*rtificatio*, it assists **mpanie* in their *uitab*lity for entering internation*l mark**s and </line>
<line> export*ng the*r ***d*c*s. In t*i* way, th*s article an*lyz*s t** effect of t*e implementation of </line>
<line> ISO 9001 by *he *om*anies in the volume of Brazil*an exports a*d in the economic fact*r* of </line>
</par>
<par>
<line> *he c*untry thro*gh * mul*i**e linear regre*s*on. The </line>
<line> variables use* were the number of </line>
</par>
<par>
<line> co*pa*i*s certi*ied *n the last ** ye*r*, the volume </line>
<line> *f *xports, the Gross D*mes*** **oduct </line>
</par>
<par>
<line> (G*P) and the SELIC interes* rate of Brazil in the same period. SPSS s**tware was u**d *o </line>
<line> run th* model, wh*ch *how*d **e effe*t *f certi**cation on t*e country's economic s*enario </line>
<line> and **mo*s*rat*d its role in the de*elopment *nd gr*wth of Brazi*. </line>
<line> *eywords: Int*rnational O*ganizatio* for *ta*d*rd*zation. ISO 9001. **p*rts. SPSS. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T**esina P*, v. 15, n. *, art. *, p. 168-18*, nov./d**. 2*18 </line>
<line> www4.fsa**t.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. Hammes, E. D. So*za, D. C. Fa*te*mann, C. M. T. R*driguez </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> As *rganizaçõe* </line>
<line> e*tã* ins*ridas ca*a vez *ais em um ambi**t* *omplex* com </line>
</par>
<par>
<line> constantes al*eraçõ*s de *adrões exi*idos p*l*s s**lkeh*lders. Devido esse cen*rio, *s </line>
<line> empresas vêm *u*can*o imp**mentar cer*ifica**es qu* *uxiliam *e*se *r*cesso de atingir um </line>
<line> m*lhor desempenho * *t*nder *s e*igê*ci*s do mercado. *s c*rt*ficaç*es I** *present*m </line>
<line> padrõ es m * ni m *s d e q ual i dade qu e as em pre s as d evem at en der, p a *a as s * gura r um a </line>
<line> qualidade consist*nte de produtos, servi*os e processos. (SINGEL*; RUËL; VAN *E </line>
<line> W ATER , 2001). </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> at u *l c **ári o , as *r *ani z a*ões pos * uem ca da *ez * a* s *res s *o t an t o p*r p a*t * </line>
</par>
<par>
<line> dos c*ns um i do res , as s i * com o dos c onco *r ent ** par a ** t * rem * * ovando *e *orm a </line>
</par>
<par>
<line> co*t í nua, por m ei o d e *ov*s pr*du* os e a* ua* i z ando a qual i dad e dos bens e s er*i ço* </line>
<line> *á </line>
</par>
<par>
<line> * x i s t e n t e s , f a z e * d * c o m q u e a m * * o r i a d a s e m p r e s a * d o m u n d o a d o * e a l gu m a f o r m a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *ertifi*aç*o *SO (OC*IENG; MU*UR*; N*JHIA, 20*5). Atualmente essa* normas </line>
</par>
<par>
<line> **ord am a* *r eas *e qual i dad *, </line>
<line> t * c n o l o gi * d e </line>
<line> i nfo rm a *ão, aut o m ó*el , *m bi e nt al , </line>
</par>
<par>
<line> * e gu r a n ç * e s a ú * e , * s * gu r a n ç a * l i m e n t a r . </line>
</par>
<par>
<line> O *iste*a ISO iniciou em 1946, quando 25 *aíses se reu*ir*m em *ond*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> decid*ram cr*ar um* organização internacional "para f*c*litar a coord*nação internaci*nal e a </line>
</par>
<par>
<line> **ific*ção de padrões i*dus*riais" (**O, 2018a). Assim, em 19*7 </line>
<line> su*giu a or**nização </line>
</par>
<par>
<line> con*ecida como *SO (Internatio*a* Organizati*n fo* S**ndardiz*tion), a qual, public*u mais </line>
<line> de 22*43 no*ma* int*rnacionais e *oss** mem*ros em 161 paíse* (ISO, 201*a). </line>
</par>
<par>
<line> A ad*ção de*s** certificações é vista como um caminho para *lcançar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> * o m p e t i t * v i d a * e n o m e r c a * o , * m e l * o r i a c o n t * n u a , a m e * h o * i a d e * * c r o * e d o m a r k e t i * g, </line>
</par>
<par>
<line> con* ri **i ndo p *r* </line>
<line> um a m el ho*a g*r al na or gani z ação , poi s aux i l i a na m el ho ri a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *u*l i dad e </line>
<line> e </line>
<line> d* </line>
<line> e* i ci ê*ci a </line>
<line> de </line>
<line> s eus </line>
<line> p roces s *s </line>
<line> e </line>
<line> proj et os </line>
<line> (C *S ADE* Ú* ; </line>
</par>
<par>
<line> KAR**E*ROVIC, 2005). Já pa** Ri*hard et al. (**0*), a I*O *ontribu* par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> * e s e * p e n h * o r ga n i z * c i o n a * e m t r ê s c a t e go r i a s , o u * e j a , </line>
<line> des em p enh* fi nanc e* ro (l u cros , </line>
</par>
<par>
<line> ret *rno s ob re *t i vos ( R O*), ret o rn* * obr e o i nves t i m *nt o); *es em p enho *o m erc ado </line>
</par>
<par>
<line> (vend as , *a rt i ci pa çã* d e m er **do ); e r et orno ao aci oni s t a (r et orno </line>
<line> t ot al do aci oni s t a, </line>
</par>
<par>
<line> va* *r e co*ôm i *o ad* ci o nado). </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, não fora* ident*ficados estudos sobre a influência *a ad*çã* da I*O 90*1 </line>
<line> no cres*imento das expor**ções * **s indic*dores econôm**os * financeiro* do país. Em ra*ão </line>
<line> disso, o prese*te artigo busca * compreens*o des*e efeito por me*o de teste* est*tísticos. Es*e </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 15, n. 6, art. *, p. 168-180, *ov./d*z. 2018 www4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **ei*o da Ade*ão *as Certifica*ões *so 9001 No Volume de **portações Brasilei*as </line>
<line> *71 </line>
</par>
<par>
<line> trabalho é dividido e* seis s*ções, sen*o a *rimeira esta i*tr*dução, seguida pele referencial </line>
<line> *eóric*, met*d*logi*, *esult*d*s, d*scussões e c**clusão. </line>
<line> 2. REVISÃO DA LI*ER*TURA </line>
<line> As certificaçõe* I*O abordam "desde o proc**s* d* design do **oduto *té a concepção </line>
</par>
<par>
<line> *o p*ocesso e *o processo *e pro*ução até o serviço </line>
<line> pós-venda" (MOTWANI; KUMAR; </line>
</par>
<par>
<line> HUNG CHENG, 19*6, p.*7), e ab*ange </line>
<line> t*d* o ciclo d* pr*duto e/ou serviço d* uma </line>
</par>
<par>
<line> org**ização. A ISO não é *m *rgani*mo de certifi*ação, mas um *ornec*dor de pa*rões o </line>
<line> qual as orga*iza*õ*s p*dem avaliar *e*s proces*os e sistemas (OCHIENG; *UTURI; </line>
</par>
<par>
<line> NIJHIA, 2015). Isto é, *od*s as *or*as possuem *omo objet*vo um* </line>
<line> forma de </line>
<line> avaliar as </line>
</par>
<par>
<line> or*ani*ações e também um me*o </line>
<line> p*lo qual el*s p*dem se comparar a outros, ta*to </line>
</par>
<par>
<line> glo*almente quanto com organizações s*milares (OCHIE*G; *UT*RI; NIJHIA, 2015). </line>
<line> As *ot*vações pa*a i*plementação d*sse s**t**a podem ser externos, refere*tes a </line>
</par>
<par>
<line> certas pre*sões externas (devido à concorr*nc*a, client*s, governo) ou incentivos, </line>
<line> como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ap*imoram*nto *a image* *a em*resa ou o *i*anciam*nt* par* o custo de c*rtific*ç*o; e *s </line>
<line> fa*ores internos, qu*ndo o certifica*o é adotado de forma autôno*a, *elo* benefí*ios *evid*s </line>
</par>
<par>
<line> à imple*entação *a *orma, como melhoria de produtos o* se*v*ços, *inimização </line>
<line> de c*stos </line>
</par>
<par>
<line> associa*os * m* qu*lid*de e**ci*ncia inte*na m*lhorada (DJOFACK; CA*ACHO, 2017). e </line>
</par>
<par>
<line> Sobre os fato**s interno*, Gouncharuk e M*nat (***9) contri*ue* ao </line>
<line> destacar que ess*s </line>
</par>
<par>
<line> fator*s podem ser *ens*rad*s p*r meio d* indi*adores, como o índi*e de satisfação do </line>
</par>
<par>
<line> cl*ente, cr*scime*to de receita, </line>
<line> crescim*nto de </line>
<line> lucros, produtividade </line>
<line> *e medida t*tal ou </line>
</par>
<par>
<line> parcial, per*entagem de en*reg* no p*azo *u taxa de in**odução de novo* produtos. </line>
<line> O sistema de ge*enciament* *e qu*lidade I*O, o mais pop*la* em níve* intern*cional, </line>
</par>
<par>
<line> nomeada de </line>
<line> IS* 9001, em 2008 rec*beu ma*s **co *os c*ient** em comparação às *ema** </line>
</par>
<par>
<line> revisões da ISO (ISMYRLIS; MOSCHIDIS, 2*15). Essa certificaç*o ISO 9001 é r*ferente a </line>
</par>
<par>
<line> g*stão da </line>
<line> quali*a*e. Segundo * Asso**ação B*a*ileir* </line>
<line> de Normas Técnicas (ABNT, *0*5) </line>
</par>
<par>
<line> *** *001 é *efinida como: </line>
</par>
<par>
<line> Norma *specif*ca *equisitos para um s*stem* d* gestão da qualidade quan*o u*a </line>
</par>
<par>
<line> organi*aç**: a) ne*essita demonstrar sua </line>
<line> c*paci*a*e para prover consist*nteme*te </line>
</par>
<par>
<line> pr*dutos e serv*ç*s q** aten*am a*s </line>
<line> requisitos do cliente e aos requisit*s </line>
</par>
<par>
<line> est*tutários e re*ulame*tares aplicáv**s, e *) visa aumentar * satisfação do c*iente </line>
<line> por meio da aplicação *fica* *o sistema, incluindo process*s *ara *elhor*a do </line>
<line> sistema e para a gara*tia da con*ormidade com os req**sitos do cl*ente e com os </line>
<line> requisitos estatutário* e regulamentares aplicáv*is. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 6, art. 9, p. 168-180, nov./dez. *018 ww*4.fsanet.com.b*/r*v***a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. H*mme*, E. D. Souza, *. C. Fattermann, C. M. T. Rodriguez </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> Isto é, a família IS* 90*0 aborda vários aspect*s d* gerenciamento de qualidade ** quais </line>
<line> f****c*m às or*a*iza*ões que desej** garantir *ue seus *roduto* e s*rviços atenda* </line>
<line> consistentemente aos r*quisi*os *o cliente e que a q*alidade *e*a cons*stentemente ap*imorada </line>
</par>
<par>
<line> (ISO, 2018b). Essas certificaçõ*s tra*em be*efíci*s </line>
<line> di*etamente </line>
<line> as*ociadas * me*horias </line>
</par>
<par>
<line> significati*as na </line>
<line> conscientização </line>
<line> de *ual**ade, execuçã* de o*eraç*es, *a*t*cip*ç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mercado, s*tisfação do c**ente e *ece**a de vendas. (C*ATZOGLOU; *HATZOUGLOU; </line>
</par>
<par>
<line> KIP*AIOS, 20*5). Entr*tanto, essa é apenas uma das n*r**s abordad*s </line>
<line> pela *SO. Sua </line>
</par>
<par>
<line> hi*tóri* i*iciou-se no século passado em *on***s e vem se expandido c*da vez mais. A Figura </line>
<line> 1 *p*esenta u*a linha *o temp* r**er*nte a ess* evoluç*o. </line>
<line> Figura 1 - His*óric* ** Evoluç*o Da ISO </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ISO (20*8c). </line>
<line> A famí*ia da ISO 14001, a* contr*r** da ISO 9001, evolv* um foc* m*is amplo, tendo </line>
<line> c*mo conc*ntração a *estão ambiental e*palhada pelo globo e não ape*as no cliente, como a </line>
</par>
<par>
<line> ISO 9001 (*OHAMED, 2001). Ess* norma é *ornece *err*mentas prátic*s par* e*presas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *rganizações </line>
<line> de todos *s *ipos qu* proc*ra* gerenciar suas r*sponsabilidades a*bient*is </line>
</par>
<par>
<line> (ISO, 20*7). S*gundo Bansal e Roth (201*) existem </line>
<line> *rês m*t*vos para *ue oco*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *mplementação do padrã* I*O 1*001: </line>
<line> por mo*ivos *ticos *elacionados à </line>
<line> responsab*li*ade </line>
</par>
<par>
<line> ambient*l; *ela c*mpetit*vi*ade *a empresa e para mel*orar as relações c*m os stakehold*rs. </line>
</par>
<par>
<line> Esses motivos *ombinam </line>
<line> com os *r*ncipais benefí*ios entregu*s as *mpresas qu* ader** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esse padrão como a prote*ão ambient*l e a me**oria *a imagem corpo*ativa (MURMURA *t </line>
<line> al, 2018). </line>
<line> A integração das normas a*ordadas nesse r*ferencial auxilia na melhoria da eficiência </line>
</par>
<par>
<line> **vid* * economia de custos, mel*or** da </line>
<line> or*anização interna, e melhoria da imagem </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> organização (BERNARDO et al., *01*), o *ue i*centiva as emp*e*as adotar*m de *orma </line>
</par>
<par>
<line> conjunta, além da Família ISO *001 e 14001 citada anteriorme*te. A pr*p*i* ISO define </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> d*mais famílias como (*SO, 2018a): </line>
</par>
<par>
<line> ISO **000 - forn*c* orientaçõ*s sob** como empresas e orga*i*ações podem operar de for*a </line>
<line> so*ialmente responsável. </line>
<line> Rev. *SA, Te*esina, v. *5, n. 6, art. *, p. 168-180, nov./dez. 2018 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeito da Adesão das Ce*tificações Iso 900* No Volu*e d* Expor*a**es *ras*leiras </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> ISO 50001 - apoia organi*açõe* em todos os *eto*es *a*a usar a energia de forma mais </line>
<line> *fic*e*te, *trav** do *esenvolvime*to de ** sistem* de geren*ia*ento d* energia. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> * p**sente pesquisa t*m co*o objetivo *nalisar o efeito da imple*en*aç*o da </line>
<line> ISO </line>
</par>
<par>
<line> 9001 na economi* do Brasil, *omo foco na* exportações, no decorrer dos an*s de 1*96 até </line>
</par>
<par>
<line> *016. *rimeirament*, *ealizou-*e um* </line>
<line> pesquisa na ba*e de dados Scopu*, por meio de </line>
</par>
<par>
<line> pa*avras-c*aves </line>
<line> e op**adores bo*leanos, com a seguint* fórm*la *e *esqu*sa: ("*SO </line>
</par>
<par>
<line> certification") *ND ("infl**ntia* factor*" *R "implementati*n"). O *eto*no *ncon*rad* foi *e </line>
</par>
<par>
<line> 73 docum*nto*, os quais </line>
<line> foram *ilt*ados por diver*as *ategorias. A pri*eira sele*ão foi por </line>
</par>
<par>
<line> t i p* </line>
<line> d* documento, sel*cionando-se apenas *rtigo* científicos pa*a análise, totalizan** 50 </line>
</par>
<par>
<line> arti*os. A s**unda filtr*gem f*i po* títul*, resumo e pa*avr*-cha*e, totalizando 27 art*g*s. Po* </line>
<line> fim, **icio*-se * lei*ura integr*l de*ses ar**gos pa*a compor o po*tfóli* para * r**isão da </line>
</par>
<par>
<line> literatu**, *os </line>
<line> qu*is foram a**escidos </line>
<line> al*uns artigos comple*entar*s p*r* compor * </line>
</par>
<par>
<line> r**erencial *eórico. </line>
<line> O t*ste estatí*tico utilizado é a regressão *inear, *apaz de ex**icar v*lo*es de uma </line>
<line> variável e* term*s de o*tra por meio d* um* equação, ou seja, é u*ilizada quando se **speita </line>
<line> de uma relaç*o de caus* e efei*o entre va*iáveis (STEVENS*N, 1981). Para a sua **licação </line>
<line> levan*aram-*e **dos *m *e**ção *o nú***o de unidades que *deriram às cerificaçõe* *SO </line>
<line> 9001, forneci*as pela própr*a ISO, conf*rme o Gr*fico 1. </line>
<line> Gráfi*o 1 - Implementação da ISO 9*01 no Brasil </line>
</par>
<par>
<line> F**te: ISO Standards Devel*pment (2017). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. *5, n. 6, art. *, p. 168-180, nov./dez. 2018 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. Hammes, E. D. Souz*, D. C. F*tterma*n, C. M. T. Rodriguez </line>
<line> *7* </line>
</par>
<par>
<line> * passo conse*utivo foi o levantame*to de indicadores econômicos, utilizados com </line>
<line> var*á*eis dependente*, que são relac**n*da* com o **mero de adesão da cert*fi*ação </line>
<line> (variáveis independe*tes). O *rimeiro ind*cador é * t*xa de exportação de bens e serv*ço*, em </line>
</par>
<par>
<line> bilhões de *ól*r*s, realiza*os por ano no B**sil. O v**o* das exportaç*es realizadas </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> período *s*uda*o está **esente no Gráfico 2. </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 2 - Ex*ort*ções b*asil*iras </line>
</par>
<par>
<line> F**t*: ADVFN (2017) </line>
<line> O segundo indicador econôm*c* utilizad* foi o P*B (*roduto I*t*rno Bruto), *ue </line>
<line> represen*a a soma de *odos os be*s e serviços produzid*s no ****. O PIB do B*asil, no perío*o </line>
<line> co*si*erado, é apresentado n* Gráfi** 3. </line>
<line> Gráfico 3 - PIB do Brasil </line>
</par>
<par>
<line> Font*: IBGE (2017) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, *. 15, n. 6, ar*. 9, p. 168-1**, n*v./*ez. 2018 </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ef*i*o da Ades** das Certificaç*es *so 9001 N* Volume de Exportações Brasi*eir*s </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> O *e*ce*ro indicador uti*i*ado foi a Ta*a SELIC, que é a **xa bási*a da econ***a </line>
</par>
<par>
<line> brasileira, *t**iza** com* referência para * cá*culo das </line>
<line> dem*is taxas de jur*s cobradas pelo </line>
</par>
<par>
<line> mercado. A t**a SELIC, *o *ong* do *eríodo estudado, pode ser obs*rvada no Gráfico 4. </line>
<line> Gráfico 4 - Taxa *E*IC </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*VFN (2018). </line>
</par>
<par>
<line> A p*rtir destas va*iáveis busc*-*e identificar o </line>
<line> *feito </line>
<line> da adoção d* IS* 9001 *o </line>
</par>
<par>
<line> volume de exportações das </line>
<line> em*r*sas e na economia do país. Os dados são an*lisad*s por </line>
</par>
<par>
<line> meio de um *o**lo de regressã* </line>
<line> li*ear mú**i*la (OLS - Ord*nary Lea*t Squares) r*alizad* </line>
</par>
<par>
<line> *m du*s *tapas. Na prim*ira *ta*a é realizado um mod**o de utilizando a v*riável Volume de </line>
</par>
<par>
<line> *xportações c*mo depe*de*te (Y) e as vari*veis *axa </line>
<line> de </line>
<line> Juros (SELI*) (X1) * PIB (X2) </line>
</par>
<par>
<line> como variáveis indepe*dentes. *osteriormente, na segunda etapa é incluída a v*ri*ve* Adoção </line>
</par>
<par>
<line> da ISO pelas </line>
<line> empresas (X3) e é mensurad* a sua capac*dade de **plicação em relação ao </line>
</par>
<par>
<line> pri*ei*o modelo. Para e*t* comp*ra*ão serão m*nitora*os os valores *e *oeficien** de </line>
<line> de*erminação *os modelos (*²) * a sign*fic*ncia desta alter*ção, seguin*o recomenda*ões *a </line>
<line> literatura (TABACHANICK FIDELL, 2007). A m*lti*olinearidade será monitorada pelos </line>
<line> valore* de VIF (Var*a*ce Infla*i*n Factor) *, por meio do te*te de Durbi* *atson, é p*s*ível </line>
</par>
<par>
<line> *dentificar s* </line>
<line> os resíduos </line>
<line> s*o homoce*ásticos ou não. Os resultado* foram obtidos com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aux*li* do software de estat*stica S*SS (*ta*is*ical Package for Social Scie*c*). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina PI, v. 15, n. 6, art. 9, p. 168-1*0, no*./dez. *0*8 </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. Hamme*, *. D. Souza, D. *. F*ttermann, C. M. *. Rodriguez </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESUL**DOS E DISCUS*ÕES </line>
</par>
<par>
<line> Com o intuí*o de de*ons*rar o efeito da adoção da IS* 9*01 no v*lum* de </line>
<line> exportaçõe* bra*ileiras, a Tab*la 1 ap**sen*a ** *esul*ado* o*tido* para os indicador*s </line>
<line> econ*micos em relação a implantação da ISO 9001. </line>
<line> Ta*ela 1 - *es*ltados do model* de regr*ssão li*ear *úl*ipla </line>
</par>
<par>
<line> Modelo 1 </line>
<line> Modelo * </line>
</par>
<par>
<line> Variá*eis de Controle </line>
<line> Variáveis de Controle </line>
<line> I*SO </line>
</par>
<par>
<line> Coeficientes </line>
<line> Coeficientes </line>
</par>
<par>
<line> *1-SEL** </line>
<line> -0,419* </line>
<line> -0,234* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> X2-PIB </row>
<row> X3 -ISO </row>
</column>
<column>
<row> 0 ,5 7 7 *** </row>
</column>
<column>
<row> 0 ,3 7 7 </row>
<row> * ,4 0 6 </row>
</column>
<column>
<row> ** </row>
<row> ** </row>
</column>
</par>
<par>
<line> F </line>
<line> 6 1 .7 1 3 </line>
<line> 5 4 .8 3 5 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Sig. </row>
<row> R² ajustado </row>
<row> Mudança de R² </row>
</column>
<column>
<row> 0 .0 0 0 *** </row>
<row> 0 .* 5 9 </row>
</column>
<column>
<row> 0 .0 0 0 </row>
<row> 0 .8 9 0 </row>
<row> 0 .0 * 4 </row>
</column>
<column>
<row> *** </row>
<row> ** </row>
</column>
</par>
<par>
<line> * sign*fic*nte a **%,** si*nif**ante a 5%,,*** s*gnifican*e a 1* </line>
<line> Fonte: Autores. </line>
<line> Pode-se perceber que ambos os modelos sã* significati**s est*tisticamente, *ois o </line>
</par>
<par>
<line> valor p de ambos é menor </line>
<line> que 0,0*1. No mo**lo 1, a variá*el de*enden** Y (Vol*me de </line>
</par>
<par>
<line> exportações) t*m potencial d* explicação de 85,9% das variáve** *ndependent** X1 (SELIC) e </line>
</par>
<par>
<line> X2 (PIB). No modelo 2, *m *ue a va*iável X3, *do*ão da ISO 9001 pelas </line>
<line> empr*sas, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> adicionada, tem potencial de *xplicaçã* de 89%. **te incremento t*mbém é considerado </line>
<line> significati*o (p-valor=0.0*4). </line>
<line> Ao analisar os coe*icientes dos mo*el**, em ambos, a Taxa *e Juros SELIC tem sina* </line>
<line> negat*vo, ou *eja, qu*nto menor a taxa de juros, *a*or será o volume de exp*rtações. Já para o </line>
</par>
<par>
<line> PIB, em ambos o* mo*elos, e para a *doção d* </line>
<line> ISO no modelo 2, a cont*ib**ção é posi*iv*. </line>
</par>
<par>
<line> Desta form*, quand* maior o valor do PIB e maior * n*me*o de em*re*as com a ISO 9*01 </line>
<line> implementada, m**or o *o*ume de expo*taç*es. </line>
</par>
<par>
<line> A Tabela 2 *presenta análise dos *esí*uos a </line>
<line> do model* 2. Veri*i*a-se que a média dos </line>
</par>
<par>
<line> res*duo* é aproximadamente igual à zer*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. *5, n. 6, art. 9, p. 16*-180, nov./dez. 201* </line>
<line> ww*4.fs*net.com.br/r*vi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efei*o da Adesão das Certificaçõe* Is* 900* No Vo*u*e de Exp*rtações Bra*ileiras </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela * - A*álise dos r**íduos </line>
</par>
<par>
<line> Resíduo* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> M í ni m o </row>
<row> Máximo </row>
<row> Médi* </row>
<row> Desvio Pad*ão </row>
<row> F**te: Autores </row>
</column>
<column>
<row> -37,99591 </row>
<row> 5 1 ,1 8 0 * 0 </row>
<row> 0 ,0 0 0 0 0 </row>
<row> * * ,0 3 3 6 4 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A Ta*e*a 3 *presen*a *s va*ores de VIF de ca*a variável para a verificação da </line>
<line> multi*oli*earidade. Como nenhum d** *alo*es de *IF encontrados * m*io* que 10, conclui-se </line>
</par>
<par>
<line> que os modelos </line>
<line> não apresenta* p*oblemas de multicolineari*ade. Em relaç*o ao t*ste </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> independência, verific*-se que *s res*duos são *ndepe*dentes por *eio ** p-val*r encon*r*do </line>
<line> *o *este d* Durb*n-Wat*on, onde os valores são d* *<0,0001. </line>
<line> *a*ela 3 - VIF </line>
</par>
<par>
<line> S E L I* </line>
<line> PIB </line>
<line> IS O </line>
</par>
<par>
<line> V*F Modelo 1 2,2*2 </line>
<line> 2 ,2 9 2 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> VIF M*delo 2 3,318 </line>
<line> 3 ,4 9 2 </line>
<line> 4 ,8 9 2 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *utores. </line>
</par>
<par>
<line> *odo* os valor*s moni*or*dos são at*ndidos; logo, pod*-se afirmar que modelo * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> re*ressão * aceito estatis*icamente. Desta forma, not*-se uma r**ação *ntr* volume o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> expor**ções, os </line>
<line> indicadores econômico* e a imp*e*entação da certificaçã*, *SO </line>
<line> 9001 nas </line>
</par>
<par>
<line> em*resas brasileiras. </line>
<line> À medida em que as empres*s buscam po* *sta certifica*ão **gumas providenc*as </line>
<line> devem ser to*a*as *a o**an*zaçã* par* que *e adequ*m às e**gências d* I*O. I*so faz com </line>
<line> que a *ns*itu*ção tenha mai*r controle das suas ativi*ades e, em con*equên*ia, consiga v*r </line>
</par>
<par>
<line> *nde é ne*essário </line>
<line> tomar dec*s*es com maior urgênci*, e *m que ár*a da empre*a elas </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> f*zem n**ess*ri*s. O p*o**sso de melhoria co*tínua é facilitad* devido a esse *aior co*trole. </line>
</par>
<par>
<line> Dest* *orma a empresa </line>
<line> consegue op*rar </line>
<line> c*m mai*r </line>
<line> efic*ênci* e eficácia, melhora*d* seus </line>
</par>
<par>
<line> indicad**es econômi*os. </line>
</par>
<par>
<line> *egundo os res*lta*o*, à me**da em o *úmero de empresas com a certific*ção ISO </line>
<line> 9001 c*esce, o *I* t*mbém cresce. Iss* se d**e a* fato de que, ao implementar a cert*ficação </line>
<line> a empres* fica mais organ**ada e c*m maior cont*ol* das suas opera*ões, o *ue perm*te </line>
</par>
<par>
<line> identificar </line>
<line> p*ej*ízos e áreas qu* pode* *er m*lhorada*. O fato de m*lhor** os i*dicadores </line>
</par>
<par>
<line> econ*micos da empre** reflete no* indicadores econômicos do pa*s. Isso </line>
<line> *xp*ica a* relações </line>
</par>
<par>
<line> e*con*radas estat*sticamente *os modelos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina *I, v. 15, n. *, ar*. *, p. 168-180, nov./dez. 2*18 </line>
<line> **w4.fs*net.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. Hammes, E. D. S*uza, D. C. Fattermann, C. M. T. *odrig*ez </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> De*ta forma, con*orme a emp*esa vai se *esenvolven*o, a in*en*ão de *nvesti*ent* </line>
</par>
<par>
<line> *ume*t*, o q*e explica * fat* da implement*ção da ISO ter correlação negativa com a </line>
<line> t*xa </line>
</par>
<par>
<line> SE*IC. Ou seja, quando o número de im*lem***ações aument*, a taxa SELIC tende a </line>
</par>
<par>
<line> diminuir. A relação positiva </line>
<line> com as </line>
<line> expor*ações já era *sper*da, po*s * im*lementação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *SO auxilia * empre** a aten*er às e*igên*ias internacionais para a *xpor*ação, o qu* *esulta </line>
<line> em um aumento d* mesm*. </line>
<line> 5 CONCLUSÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> A *resente pesquisa apr*sentou a rela*ão e*tre a </line>
<line> *mplementação da </line>
<line> c*r*ificação ISO </line>
</par>
<par>
<line> 9001 e o v*lume *xportações *rasileiras p** meio da análise de correla**o e r*gressão li*ear. </line>
<line> *ercebeu-*e que, confo*me a adoção da I*O *umenta, * vo*ume de exporta*ões *am*é* </line>
<line> au*enta e isso *eflete no* in*ica*ores e*on*m*cos do país, os quais apresentam uma me*ho** </line>
<line> ao l*n*o dos anos. </line>
<line> O volum* de export*ções te* relação positiva com a ISO, assim como o PIB. Já * taxa </line>
</par>
<par>
<line> SELIC possui r*lação negativa co* a ISO, ou sej*, a </line>
<line> *edi*a *m que o </line>
<line> número </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **rti*ic*çõe* no país aumen*a a t*xa SELI* *ai. </line>
</par>
<par>
<line> Essa **l*ção pode ser explicada, devido à organização e maior c**trole da </line>
<line> em*resa </line>
</par>
<par>
<line> *ue ocor*e após a implan*ação da ce*ti*ica**o ISO 900*, deixand* * empresa dentro de uma </line>
<line> normal*zação internacio*al. Isso contribui pa*a o c*e*cimento * desenvolvimento da empresa </line>
<line> e **f*ete na *cono**a do país. </line>
<line> S*gere-*e, para pesquisa* **tu*as, o uso *as *emais *ertificações *SO co** variáve*s </line>
<line> do modelo, par* sab** o ef*i*o qu* cada uma delas tem nos indicadore* eco*ôm*co* do país, * </line>
<line> *u* *o*sibilita uma com*aração entre ele*. E*** e*t*do tamb*m pode s*r reaplicado em out*os </line>
<line> países, com* a C*ina, por exemplo, que é o país com ma*or número de empresa* certificadas. </line>
<line> R*F*RÊ*CIAS </line>
<line> ABNT. ASS*CIAÇÃO BRASILEIR* DE NORMAS TÉ*NICAS. *BR ISO 900*:*015 - </line>
<line> Sistemas d* G*stão *a Qu*lidade - Req**s*tos. 2015. Dis*onível em: </line>
<line> <h*tp://a*n*.or*.br/pagina**e/notic*as/217-ab*t-n*r-iso-9001-201*-sistema*-de- </line>
<line> g*st%c*%a3o-da-qu*lidade>. Acesso em: 16 fev. 20*8. </line>
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<line> e*: </line>
<line> <ht*ps://br.ad*fn.com/indicad*res/ba*anca-c*me*ci*l>. </line>
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<line> Rev. F*A, Teresina, v. *5, n. 6, art. 9, p. 168-180, nov./dez. *01* </line>
<line> www4.fsa*et.com.*r/revi*ta </line>
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<line> E*eito da Ad*são *as Certifi*açõ*s Iso *0*1 No *o**me *e Exp*r**çõe* Brasilei**s </line>
<line> 1*9 </line>
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<line> 168-180, nov./dez. *018. </line>
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<line> Contr*buição dos Autores </line>
<line> G. Ha*mes </line>
<line> E. *. S***a </line>
<line> D. C. Fattermann </line>
<line> C. M. T. *odrigue* </line>
</par>
<par>
<line> 1) concep*ão e plane*am*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) anál*se e interpreta*ão dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*ção do *ascunh* ou *a r*visão *ríti*a do co*teúdo. </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*ação na apr*v*ção da versão final ** manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, *. *, art. *, p. 168-180, no*./de*. *018 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/**vista </line>
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