Proposta de Sistematização dos Custos Incorridos na Oferta de Cursos por um Instituto Federal de Educação / Proposal for Systematization of Costs Incurred in the Course Offering by a Federal Institute of Education

Bianca dos Santos Costa, Fabiano Maury Raupp

Resumo


O estudo teve como objetivo propor a sistematização dos custos incorridos na oferta de cursos por um Instituto Federal de Educação. O câmpus Palhoça Bilíngue, objeto empírico, é um câmpus de ensino diferenciado do IFSC, devido às especificidades de cursos que são oferecidos em diferentes níveis e modalidades de ensino bilíngue. Primeiramente, realizou-se uma análise da estrutura organizacional do câmpus, por meio de pesquisa documental nos relatórios, organogramas, regimentos, estatutos e demais documentos, buscando identificar a relação entre as atividades que são desempenhadas na Direção e nos Departamentos de Ensino e Administração com os cursos ofertados, com o propósito de estabelecer os centros de custos principais e os centros de custos de apoio envolvidos na análise. Na sequência, e ainda sob a forma de pesquisa documental, fez-se um levantamento dos custos do Câmpus Palhoça Bilíngue e da Reitoria no ano de 2017, a partir dos relatórios gerados pelos sistemas informatizados do Governo Federal. Por fim, realizou-se a separação dos custos em diretos e indiretos, a fim de promover a alocação desses custos em cada centro de custos, efetuando os rateios com base na aplicação da metodologia de custeio por absorção operacionalizada por meio de departamentalização. A mensuração do custo por aluno de cada tipo de curso ofertado no câmpus Palhoça Bilingue, identificado neste estudo, contribuirá com a gestão, no sentido de fornecer informações específicas deste câmpus, necessárias para a utilização eficiente dos recursos públicos, subsidiando a avaliação de desempenho deste câmpus e servindo de orientação para o planejamento orçamentário dos próximos anos.

 

Palavras-chave: Custos. Cursos. Instituto Federal de Educação.

 

ABSTRACT

 

The study aimed to propose the systematization of costs incurred in the provision of courses by a Federal Institute of Education. The Câmpus Palhoça Bilíngue, an empirical object, is a differentiated teaching campus of the IFSC, due to the specificities of courses that are offered in different levels and modalities of bilingual education. Firstly, an analysis of the organizational structure of the campus was carried out, through documentary research in reports, organizational charts, regiments, statutes and other documents, seeking to identify the relationship between the activities carried out in the Direction and Departments of Education and Administration with the courses, in order to establish the main cost centers and the support cost centers involved in the analysis. Following, and still in the form of documentary research, a survey of the costs of Câmpus Palhoça Bilíngue and the Rectory was carried out in 2017, based on the reports generated by the Federal Government's computerized systems. Finally, cost separation was made in direct and indirect costs, in order to promote the allocation of these costs in each cost center, making the apportionments based on the application of the absorption costing methodology operationalized through departmentalization. The measurement of the cost per student of each type of course offered in the Câmpus Palhoça Bilíngue, identified in this study, will contribute to the management in order to provide specific information of this campus, necessary for the efficient use of public resources, subsidizing the performance evaluation of this campus and serving as a guide to the budget planning of the coming years.

 

Keywords: Costs. Course. Federal Institute of Education.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.6.2

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