<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 6, art. 14, p. 241-259, *o*./de*. 2018 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.14 </line>
</par>
<par>
<line> A Construção do Índice de Efet*v*dade da Ge*tã* Munic**al (Iegm) </line>
<line> The Con**ruction of t*e Municipal *anag*m*nt Effect*veness Index (**gm) </line>
</par>
<par>
<line> Gu*omar de Ol*vei*a Pass*s </line>
<line> *outora *m Sociologia pela Un*ve*sidade de Brasí*** </line>
<line> Professo*a da Universida*e Federal *o Piauí </line>
<line> E-mai*: guiomar@ufpi.edu.*r </line>
<line> A*dré de Carvalho *morim </line>
<line> Mes*ra*do em Pol**icas Pú*li*as pela Univ*r**dade Fed*ral do Piauí </line>
<line> Bach*r*l em Direi*o pela Unive*sidade Estadual d* Pia*í </line>
<line> E-mail: andre*arv*lh*89@ho*mail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> E*de*e*o: Guiomar *e Ol*veira Passos </row>
<row> R*a Tersandro Paz, 2616, Apt. 102, bai*ro Piçarra, CEP </row>
<row> 6*.0*5-*1* - Br*sil. </row>
<row> E*der**o: André de Carval*o *mori* </row>
<row> Rua Profes*or Alceu **a*dão, 3080, Bairro Monte </row>
</column>
<column>
<row> Ed*tor-Ch*f*: Dr. Tonny K**l*y de *lencar </row>
<row> R*drigues </row>
<row> Ar**go receb*do em 03/*7/2018. Últ*ma ve*são </row>
<row> receb*da em 22/0*/2018. A*rovado em **/07/2018. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Ca*telo, CEP: 64016-*40, T*r*sina/PI, Brasil. </line>
<line> Avali*d* pelo si*tema Tr**le Rev*ew: Desk Review a) </line>
<line> pelo E*itor-C**fe; e b) Double Blind Review </line>
<line> (*valiaçã* cega por dois avaliadore* da áre*). </line>
<line> R*visão: Gra*atical, No*mat*v* e de *ormatação </line>
</par>
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<line> G. O. *assos, A. C. Amorim </line>
<line> 242 </line>
</par>
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<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> Este t*aba*h* exami*a a construção do Índ*ce de Efeti*id**e da Ges*ão Mun*cipal, * f*m </line>
</par>
<par>
<line> com*reender conceito* e te*rias sobre indi*adores sociais e </line>
<line> *s**mu*ar debate * </line>
<line> acerca dos </line>
</par>
<par>
<line> m*can*smos de cont*ole do gast* público e da atuação governa*en*al, *or meio de pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> bibliogr*fica e *ocu*ental. Constata que </line>
<line> esse é u* índice sin*éti*o constru*do para aferir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> responsivida*e dos Gove**os municipais aos reclamos do* c**ad*os nas ár**s </line>
<line> de </line>
<line> *du*a**o, </line>
</par>
<par>
<line> saúde, pl*nejam*nto, gest*o fiscal, mei* a*biente, *roteção </line>
<line> das cidades e gov*r*a*ça de </line>
</par>
<par>
<line> tecnol*gia da informaç*o, **r*s**tando tanto p*opriedades essen*ia*s par* qualque* indicado* </line>
</par>
<par>
<line> (utilid*de, validade, confiabilidade, disponib**idade), como as re*ativas aos </line>
<line> que medem </line>
</par>
<par>
<line> dese*p*nho (mens*rabilida*e; *p*racionalidade; inteligibili*ade; homo*e*eidade; permissão </line>
<line> pa*a disti*g*ir o que falta para melhor*r e r*speito às p*op*iedades da* escalas). Co*clui qu* </line>
</par>
<par>
<line> o *EG* *oi c*n*t**ído con*orm* i**ica* as </line>
<line> t*o*ias, c*nsti*uindo-se um *e**nismo d* </line>
</par>
<par>
<line> contr*le do ga**o *úblico que *ermite aferir, com relati*a simplicidade e inteligibilidad*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> satisfação das necessida*es dos cidadãos. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: In*icado*es Sociais. Efetivida*e. Gestão M*nic*pal. </line>
</par>
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<line> AB*T*ACT </line>
</par>
<par>
<line> T*is work exams the const**cti*n of the Mun*cipal Manage*ent's Effectivity Index in order </line>
<line> to com**ehend concepts an* theorys of public ex*endit*re control and gov*rnment action, by </line>
<line> the means of b*bliogr*phi*al and documental rese*rches. I* verifies t*is is one sh*ntet*c ind*x </line>
<line> buil* to gauge the municipal *overnments respon*iv*ness in order *o the citizen's deman*s on </line>
</par>
<par>
<line> educati*n, helthy, plann*ng, fiscal mana*ement, environment, **otection of t*e cities </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> i*formation technolog* g*verna*c*, showing both the esse*tials pro*erties to any inde* </line>
<line> (uti*i**, viability, reli*bilit*, availabi*ity), as t*e relative properties *ss*c*ate* with whic* ones </line>
<line> that measur* th* perf*rmance (meas*ra*ilit*, operabi*it*, intelligibili**, homogen**ty, </line>
</par>
<par>
<line> permission *o *istinguis* wha*'s m**sing to </line>
<line> get bette* a*d respect to the properti*s of the </line>
</par>
<par>
<line> scho*ls). It conclud*s that th* Index was b*il* acc*rding *o the theorie*, const*tuting a </line>
</par>
<par>
<line> mechanism *f con*ro* of t*e </line>
<line> public exp*nditur* that *l*ows to verif*, w*th *e*ativ*ly </line>
</par>
<par>
<line> simpli*ity and in*elligi*ility, the *ontentment of citizen'* needs. </line>
<line> Keyw*rds: Soci*l Indicators. Effectiv**ess. Municip*l Manage*ent. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, art. 14, p. 24*-259, nov./dez. *018 </line>
<line> ww**.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Con***ução d* Índice d* Efetividade da Ge*tão M*n*cipal (I*g*) </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RODU*Ã* </line>
</par>
<par>
<line> Os governos enfrentam muitos de*afios na atual**ade. A limitação d*s recursos </line>
</par>
<par>
<line> p*bli*os e ex**ê*cia cresce*te de mais *ualidade de vid* a </line>
<line> p*la população, aliados ao at*al </line>
</par>
<par>
<line> c*nário d* crise fisca* financeir* *ue o Est*do enfre*ta, exi*em da Administração e </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gest*o dos r**ursos públi*os sej* f***a *e *anei*a *ficie*te e objetiv*, com *is**s à aplicaç*o </line>
<line> de ferramentas que possibili*em * av*liação da direção dos gastos *úblicos. </line>
</par>
<par>
<line> Par* tanto, o Estado tem se v*l*do *e vá*ios proced*me*tos, *e**nismos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> instr*m*ntos, dentre os quais </line>
<line> *e destacam os esforç*s </line>
<line> p*r* a impla*taç*o de </line>
<line> siste**s </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> m*nitoramen*o * de avaliação e, nes*e co*****o, evide*cia-se a construção de i*dicadores </line>
<line> para o acompanhamento, não a**nas de ativ**a*es e pro*essos, ma* ta*bém *e **sulta*o* e </line>
<line> desem**nhos. Este t*xto aborda a construç*o do Índice ** Ef*t*vid*de da Gestão Munic*pal </line>
<line> (IEGM) c*iado, *m 2014, pelo T**bunal de Con*as do Estado *e São Paulo * pel* In*t*tu*o Rui </line>
</par>
<par>
<line> Barbosa (IR*) * a*otado, partir d* 2**6, pelos * </line>
<line> dema*s Tr*bunais, * fim d*, *o*o diz o </line>
</par>
<par>
<line> próp**o Inst**uto, no Anuário Estat*stico d* 20*5, "[...] avaliar *fetividade das * </line>
<line> políticas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> atividades *ú*li*as d*senvolv*das p*los seus gest**e*". *ara iss*, diz a mesma fonte, a*xilia </line>
</par>
<par>
<line> *s an*lises </line>
<line> das c*ntas p*b*ic**, forn*ce informações </line>
<line> que su*sid*am ação fiscal*z*tór*a a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m**e "[...] a qualida*e dos g**tos m**icipais, *l*ci*a*do, ao longo do tempo, s* a visão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> objetiv** e*trat*gi*os d*s m*nicípios es*ão *en*o alca*çad** *e forma e*etiva" (INST*TUT* </line>
<line> RUI BARBOSA, 2015, p. 7). </line>
<line> Desse modo, o IEGM oferece el*ment*s para que os governos munici*ais enfrentem </line>
</par>
<par>
<line> proble*as que, segundo Leite F*lho e Fia*ho (2015, p. 278), </line>
<line> vão de*de "**flação *l*vada, </line>
</par>
<par>
<line> r*cessão </line>
<line> *conômic*, ca*ê*c*a de r*cursos p*ra i*v*stim*ntos" até, no que in*eressa </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> pres*nte e**udo, a "**s*nci* *e instr*m*ntos ef*cazes de planeja*en*o e </line>
<line> c*nt*ole d*s g*stos </line>
</par>
<par>
<line> públicos municipais". Esses *ato**s, *inda de </line>
<line> acordo c*m *s autores, **m o </line>
<line> condão de </line>
</par>
<par>
<line> impa*tar "negativ*mente na gestão * *o desem*en*o *conô*ico e so*ia* d*s munic*pios" </line>
<line> (LEITE FILHO; F*ALHO, 20**). </line>
</par>
<par>
<line> O que se **amin* como o Índi*e *oi const*uído, valen*o-se dos co*ce*tos e dos é </line>
<line> *lemento* teór*c*s *ue funda*entam o pro*esso * que, por um lado, contribui para * melhor </line>
<line> comp*ee*são *ess*s element*s teór*cos e, *or outro, estimula o debate em torno *o* </line>
<line> mecanismos d* controle do gast* públi** e da a*uação dos gover*os. </line>
</par>
<par>
<line> A*ota-se **mo procedimento t*cni*o-metod**ógico a pesq*isa biblio*ráfica e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> docu*e*tal. A </line>
<line> primei*a co*s**stancia*a em obras referen*iais </line>
<line> da </line>
<line> áre*, </line>
<line> em qu* se *est*ca </line>
</par>
<par>
<line> Jannuzzi (2*04). A **gun*a constituída p*lo Manu*l do Í*dice d* E**tividade da Gestão </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. *, art. 14, p. 24*-259, nov./d*z. 201* www4.fsan*t.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. Passos, *. C. A*orim </line>
<line> **4 </line>
</par>
<par>
<line> Mu*icipal, elab*rado *el* *ribun*l *e Contas d* Es*ado de São Paulo/SP (SÃO PAULO, </line>
<line> 2014) e pelo Anuári* *s*atístico *o *EGM r*ferente ao ano de 20*5, elaborado p*lo In*t*tut* </line>
<line> *u* Barbosa (INSTIT**O R*I BARBOSA, **1*). </line>
<line> Os *e*ultados *stã* e*pos*os em *uas seçõ*s, além *esta introdução que é * primeira. </line>
</par>
<par>
<line> A seg*nda expõ* conceito de i*dicadore*, a o </line>
<line> expan*ão do us* *e indicadores s*cia*s no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil </line>
<line> * </line>
<line> o seu processo de *onstrução, b*m como **lineia a construção </line>
<line> do IEGM, sua </line>
</par>
<par>
<line> estrutura e dimensões, a**esen*and*, ao f*nal da seção, as propriedades *esejá*eis do IEGM. </line>
<line> A terceira seção, a conclu*ão, s*ma*iza * con*trução d* IEGM. </line>
<line> 2 REFERENCI** TEÓR*** </line>
<line> 2.1 Indi*adores: conce**ua*ão e constru*ão </line>
<line> Um indica*or, segundo Ferr*ira, Cassiolato * Gonzalez (2*09, p. 2*), "[...] é uma </line>
<line> medida, de *rdem quan*ita*iva ou quali*ativa, dota*a de significad* particu*ar e *tilizada para </line>
</par>
<par>
<line> organ*zar e ca*ta* *nf*rmaçõe* re*evantes dos e*eme*tos que compõem o ob**to </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> observação". Con*ti*uem, segundo Jannuzzi (20*6, p. 626), </line>
<line> "[...] *nstrume*to*-síntese de </line>
</par>
<par>
<line> asp*ct*s da realidade social, de process*s exec*tad*s *u de r**ultad*s *lc*nçados [...]", </line>
</par>
<par>
<line> cons**uentemente, permitem, *lé* do monitoramento e da *v*liação, a identificaç** e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> m*nsuração ** fenôm*nos decorrent*s "[...] d* ação ou </line>
<line> d* omissão </line>
<line> do *stad*" (BRASIL, </line>
</par>
<par>
<line> 2012, p. 16). </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, possibilitam o controle soc*al, *avor*cendo * t*ansparê*ci* na alocação </line>
<line> dos re*ursos p**licos, sobretudo *o*que, se*undo Bellen (2*06, p. 42), "[...] eles *impli*icam </line>
</par>
<par>
<line> as i*formações sobre </line>
<line> f*nôm*n*s </line>
<line> c*mplexos, [...] de m*d* que sua s*gnificância fique ma*s </line>
</par>
<par>
<line> aparente". Essa função a*ro*ima * so*iedade do E*tado, melh*rand* "[...] o processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comunic*ção [...]" (*ELLEN, 2006, p. 42) entr* el*s. </line>
</par>
<par>
<line> Por isso, *s i*dicadores mais desejados, *egund* Gallopín (2006, p. 13, tradução </line>
<line> nossa), s*o aqueles "que r*s*me* ou, de alguma mane*ra, *implific*m i*formações, tor*am </line>
</par>
<par>
<line> vi**v**s </line>
<line> ou perceptíveis fenômeno*, quantificam, me*em e comunicam informações </line>
</par>
<par>
<line> rel*va*tes". Isso *assou a ser particularmente imp*rtante * par*ir da Co**tit*ição Fed*r*l de </line>
</par>
<par>
<line> 198* po* s , </line>
<line> co* a ampliaçã* </line>
<line> dos dir*i*os *oci*is e, consequente*ente, dos requer*mentos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> intervenção do E*t*do, d*mandar*m-se </line>
<line> *nfor*ações e, e*pecialm*n*e, medidas adequadas </line>
</par>
<par>
<line> para as mais *iv*r*as s*tuações, alguma*, inclusive, ab*tr*t*s o* de d*fíc** me*suração. </line>
<line> R*v. FS*, Teresina, v. 15, n. 6, art. *4, p. 241-259, nov./dez. 2018 ww**.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Co*str***o do Índi*e d* Efetividade da Ges*ão Muni*ipal (Iegm) </line>
<line> 2*5 </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se c*ná*io, os in*icad*res econômicos, at* então hegemônicos, </line>
<line> n*o </line>
<line> conse*uiam </line>
</par>
<par>
<line> r*presentar a multipli*idade de demandas sociais ab*indo espa*o para a expansão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> indicadores *oci*is, d*tad*s </line>
<line> de critér**s de construçã* próprios, </line>
<line> capazes de </line>
<line> qua*tificar </line>
</par>
<par>
<line> as**cto* importa*tes </line>
<line> da real*da*e socia*. Esses, s*gundo Atkinson (2005, *. 1, tradução </line>
</par>
<par>
<line> noss*), "const*t**m-s* uma *mpor**nte ferramenta p*ra a**liar o nível de desenvolvimento </line>
<line> soci*l de um país, bem como *ara avaliar * impacto de *ma política, e*c*ntrando-s* em us* </line>
<line> *m vári*s *aíses *a União Europeia, onde de*e*p****m um p*pel significativo *o avanç* da </line>
<line> *imensão social". </line>
<line> Par* Jann*z*i (2004, p. 15), os indicadores *oc*ais poss*em, **ém d* capacidade de </line>
</par>
<par>
<line> medir, </line>
<line> "[...] </line>
<line> sig*ific*d* </line>
<line> social </line>
<line> substantivo </line>
<line> [...]", </line>
<line> s *bs t i t *i ndo, </line>
<line> *uantifican*o </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> o**raci*nal*zando "[...] um conceito social abstrato de i*tere*se </line>
<line> teórico (pa*a pesq*isa </line>
</par>
<par>
<line> acadêmica) ** pr*gramático (par* formulação de p*líticas) ". Destarte, diz ainda * auto*, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> "[...] um recurso metodológico, emp*r*cam*nte re*erido, que informa sobre *m aspecto </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> realidade social ** sobre muda*ças que estão se processando na mesma". </line>
</par>
<par>
<line> *s mecanismos de controle i*stituídos pela Carta Ma*na, a participação de us*ários * </line>
<line> da sociedade *i*i* ** adm*nis*ração pú*lica e na formulação e acompanhamento das políti*as </line>
</par>
<par>
<line> *úblicas, </line>
<line> sobremaneira *mp*iados com a Reforma Gerencia* </line>
<line> *o Estad* * **r*ir dos *n*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *990, em especi** Lei a </line>
<line> de Re*ponsab*lidade *is*al (Lei Complem*ntar n. 101/2000) e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> instit*ição </line>
<line> d*s c*nselhos de contr*le socia*, e*sejar*m "[...] o aprimoramen*o conceitual </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> metodológico de instr*ment*s mai* espec*fic*s de quantif*cação e q*al*ficação das condiçõ*s </line>
<line> de vida, da pobreza estru*ura* * outras dime*sõe* da re*li*a*e *oci*l [...]" (*ANNUZZI, 2004, </line>
<line> *. 14). </line>
<line> Com isso, a q**lidad* dos **stos públic*s passava * ser questão cen*ral na a*enda d*s </line>
</par>
<par>
<line> órgãos de controle, </line>
<line> sobret*d* *m relação *os mun*cípios, p*r ser*m *ntes políticos </line>
<line> que, no </line>
</par>
<par>
<line> modelo *on***tucional de reparti*ão de competências t*i*utárias, *ão os me*os fav*r**id*s, </line>
<line> acarre*ando de*endência eco*ômic* **s demai* entes e, principalm*nte, carê*cia de recursos </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> inve*t**entos em áreas </line>
<line> de *ntere*s* social. Some-se a *sso, o hi*tórico de *á </line>
<line> gestão que </line>
</par>
<par>
<line> assol* tais entes o qual, </line>
<line> agravado p*la falta de responsabilida*e e de compromis*o socia* de </line>
</par>
<par>
<line> algu*s ge*tores </line>
<line> público*, acar*e*a altos í*dices de corrupção e e*d*vidame*to qu*, se*undo </line>
</par>
<par>
<line> Leite Filho * Fialho (2015, </line>
<line> p. 278), sã* "[...] devid*[s], </line>
<line> princi*al*ente, à ausência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> regu*ação mai* seve*a *e contro*e na ge*tão *ública municipal bras*l*ir*" (LEITE FIL*O; </line>
<line> FIA*HO, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> A implantação de um siste*a d* avaliação m*n*tora*ento e </line>
<line> d* qu*lid*de da gestão </line>
</par>
<par>
<line> públic* municipal a parti* de indicadore* pode melhorar o d*sempenho </line>
<line> dos m*n*cípios </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 6, a*t. 14, p. 241-25*, nov./d**. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. O. Pas*os, A. C. A**rim </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
<par>
<line> brasileiros *a garantia de d*reitos sociais constitucionalm*nte assegurado* e, ao mesmo </line>
<line> tempo, oferecer ao Poder Público ins**ume**os capazes de nortear a *om**a de d*cisões e de </line>
<line> reorganizar a gestão pública, aperfeiçoando o planejame*to *s*rat*gico. </line>
<line> A constru*ã* de um indi*ado*, segundo Jannuzzi (2004), envolve um* série de </line>
<line> decisões metodológi*as, agr*p*d*s nas segui*te* etapas: a) "[...] a definiçã* operaciona* *o </line>
</par>
<par>
<line> concei*o *bstrato ou *emát**a a que se </line>
<line> refere o sis*e*a </line>
<line> em questão, elaborada a p*rti* do </line>
</par>
<par>
<line> interesse teórico </line>
<line> ou pr*gram*tico re*erido"; b) "[...] *specificação das suas dimensões, das </line>
</par>
<par>
<line> diferentes formas de interpret*ção ou abordagem do *esmo, to*na*do-o, de *a**, um *bje*o </line>
</par>
<par>
<line> específico, claro e passível de s*r \ind*cado\ de for*a qu*nt*t*tiva"; </line>
<line> c) "[...] obtenção </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> estatíst*cas *ú*li*as pe**in*ntes, proveni*ntes ** Censos *emográf*co*, pesqu*sas amostrais, </line>
<line> cadastr*s **blicos;" e, por fim, d) "[...] *omb*nação orie*tada das estatísticas di*po*ív*is [...] </line>
</par>
<par>
<line> compondo </line>
<line> um Sistema *e Indicad*res Sociai*, que traduz em termos mais tangí*eis </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *oncei*o ab*trato inicia**ente ide*liz*do" (JANNUZZI, 20*4, p. 17). </line>
<line> A seguir, ex*õe-se a criaçã*, a estru*uração e ** dimensõe* do IEGM. </line>
<line> 2.2 IEGM: criaç*o, est*ut*r* e dim*ns*es </line>
</par>
<par>
<line> A passagem </line>
<line> da ad*inistr**ão bu*ocráti** para o modelo </line>
<line> ge*en*ial *oi *comp*nha*a </line>
</par>
<par>
<line> pe*os órgãos *e co*trole, notadam*nte *s Tribunais de *on*as. Pouco a pouco, *s métodos </line>
<line> *radicionais *e *ontrole forma*ista da gestão fora* super*dos e substituí*os por instrumentos </line>
<line> ** aferiç*o de r**ultados, ta*s com* as a*ditor*as operaci*nai*. Iss* porque, como diz Ferr*i*a </line>
</par>
<par>
<line> Jú*ior (**15, p. 1*8), "[...] é *rec*so que as Co*tes *e Cont** assum*m o bom contr*le </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> *onta* p**licas [...]", o que só é po***vel s* adotarem **rmas de fis*alização que se coa*unem </line>
</par>
<par>
<line> c*m a* n*vas prá*i**s </line>
<line> de gestã* pública v*ltadas à ob*enção de resultados. A criaçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ind*cadores f**alíst*co* reflete essa postu*a, est*bele*endo "[...] uma muda*ça *ignificativa </line>
<line> nas *uturas fiscaliza**es do Tribunal" (SÃO P*ULO, 2014, *. 12). </line>
<line> O IE*M insere-s* nesse processo. *om ele, o conceit* *bstrato de efe*ivid*d* *ass* a </line>
<line> *i**or d* ref***ncias objetivas, *endo entendido como "[...] a co**espondência da* ações dos </line>
<line> gov*rnos às ex*gência* das comunid*des, inicialmente em sete *specialidad**: Educação, </line>
<line> Saúde, Planej*mento, Gestão Fiscal, Meio *mbi**te, Prot*ção dos Cidadãos, Gov*rnança da </line>
<line> Tecnologia da *nformação" (SÃO P*ULO, *014, p. 4). E*sas são aglutin*d** em um índice </line>
<line> *intético, diferencia*do-o dos indicadores simples, como o Produto Inter*o *ruto (PIB), que é </line>
</par>
<par>
<line> co*struído part** d* um* únic* *statística social es*ec*fica. Como indicador sinté*ico, a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 15, *. 6, *rt. 14, p. 241-259, nov./dez. 2018 www4.*sa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * C*nstrução *o Índice de Ef**ivida** d* Gestão Munic*pal (Iegm) </line>
<line> 247 </line>
</par>
<par>
<line> IEGM express*, e* uma *ó medi**, diversos aspectos da vida soci*l, pe*mitin*o uma </line>
<line> *valia**o *eral da efetividade da gestão municip*l *ob múltip*as var*á*eis. </line>
</par>
<par>
<line> As se*e *reas que o *ompõem fora* selecion*das a part*r </line>
<line> da posição estratég*ca d* </line>
</par>
<par>
<line> ***a uma no c*ntexto das fi*anç*s p*blicas (INSTITUTO RUI *ARBOS*, </line>
<line> *015), sem, </line>
</par>
<par>
<line> contudo, advertem os e*aboradores (SÃO PAULO, 201*, *. 68) "[...] esti*ular a e**l*s*va </line>
<line> atenção do *estor pú*lico p*r* ap*n*s uma ou a**umas das dimens*es *nalisad*s [...]", ainda </line>
</par>
<par>
<line> que demonstre </line>
<line> "[...] as área* que *emand*m *ai*r qualidade nos g*s*os público*" (SÃO </line>
</par>
<par>
<line> PAULO, [201*], *. [68]) por m*io de ind***dores especí*i**s: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O i-**UC (Í*dice Municipal d* Ed*cação) "[...] mede o *esultado das a*ões </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> gestão pública muni**pal [...]" na e*u*açã* in*antil e no ensino fundamenta*, "[...] </line>
</par>
<par>
<line> com foco </line>
<line> em aspectos relacionad*s * infraest*utura esco*ar [...]", sobretudo "[...] </line>
</par>
<par>
<line> a*aliação esc**ar, planejament* de vagas, atuação *o C*nsel*o Municipal </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Educação, probl*m*s de infraestrutura, merenda escolar, s*tuaçã* e qualificaçã* d* </line>
</par>
<par>
<line> *rofessores, qu*nt*tativ* *e *agas, mate*ial unif*rme escola*es" (INST**UTO * </line>
<line> R*I BARBOSA, 201*, p. 9); </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O *-SA*DE (Índice Municipa* *a Saúde) mede a gest*o pública munici*al no que </line>
<line> se re*ere: </line>
</par>
<par>
<line> [...] ate*çã* básica, cobe*tura * ação do programa *aú*e da família, atuação do à </line>
</par>
<par>
<line> cons*lho mun*cipal da saúde, assiduidade dos médicos, atend*me*to *opulação à </line>
<line> para tratamento de doenças como * tuberculo*e e prev**ção de doenças como a </line>
<line> dengu*, co*trole de estoq*e *e ins*mo*, cobertur* das cam*anhas de vaci*a*ão e de </line>
<line> ori**taçã* à populaçã*. (INSTITUTO *U* BARBO*A, 20*5, p. 9). </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O i-PLANEJAME*TO (Índice M*nicipal </line>
<line> do P*ane*amento) </line>
<line> "[...] verifica </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> consistência entre o q*e fo* planejado e o efetivamente executado" (INSTI*UTO RUI </line>
<line> BA*B*SA, 2015, p. *); </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O *-FISCAL (Í*dice Municip*l </line>
<line> da Gestão **scal) med* a *imen*ão </line>
<line> da gestão </line>
</par>
<par>
<line> m*nicipal, a par*ir da "[...] aná*ise da execução financeira * orçamentária, das *eci*õe* </line>
</par>
<par>
<line> em relação à aplicaç*o de rec*rs*s v*nc*lados, </line>
<line> da transparência da </line>
<line> ad*i*is*ração </line>
</par>
<par>
<line> mu*icipal e da obediência *os l*mit*s *stabelecido* pe*a Lei de R*sponsa**lidade </line>
<line> F*s*al" (INSTITUT* RUI BARBOSA, 2015, p. 10); </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O *-*MB (Índice Mu*icipal do Meio *mbien*e) "[...] me*e o resultado das ações </line>
</par>
<par>
<line> rel*c*onada* ao m*io </line>
<line> ambiente qu* imp*ctam a qualid*de </line>
<line> dos **rvi*o* * * vida *as </line>
</par>
<par>
<line> p*s*oas [...]", a*ém de apresentar "[...] i*forma*ões sobre resíduos sólidos, saneamento </line>
<line> Rev. F*A, Ter*si*a PI, v. 15, n. 6, art. 14, *. 241-259, *ov./dez. 2*18 w*w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. Pass*s, A. C. Amorim </line>
<line> 248 </line>
</par>
<par>
<line> básico, educação, estrutu*a e conselho ambiental" (INSTITU*O RUI **RBOSA, </line>
<line> 2015, p. 10); </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O i-CIDADE (Índice *unicipal de Cidades </line>
<line> Protegidas) "[...] mede o grau </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> envol*imento do plan*jamen*o mu*icip** na *rot**ão dos ci*adãos fre*te a possíveis </line>
<line> eventos de sinistros e desastres [...]"; além diss*, "[...] reúne inform**ões s*bre plano </line>
</par>
<par>
<line> de co*tingência, identificação de risc*s para **tervenção *o pod*r públ**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> in*raestrutura da def*sa civil" (INST*TUTO RUI BARBOSA, 2015, p. 10); </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O i-GO* ** (Índice Muni**pal de Governança de Tecno*o*ia da I*formaçã*) "[...] </line>
<line> me*e o conhecimento e o uso d*s recursos de tecnologia da infor*ação em fa*or da </line>
</par>
<par>
<line> **ciedade [...]", sobret*do </line>
<line> "[...] políticas de uso de informáti*a, seguranç* da </line>
</par>
<par>
<line> informação, capa*itação do </line>
<line> quadr* de **ssoal transpa*ência" (INSTITUTO RUI e </line>
</par>
<par>
<line> *ARBOS*, 2015, *. 10). </line>
</par>
<par>
<line> O IE*M observa, ainda, economi*, a </line>
<line> *ompreendida </line>
<line> como os m*ios utilizados pelo </line>
</par>
<par>
<line> municípi* pa*a que os serv*ços pre*tados aos cidadãos s*ja* "[...] *isponibi*iz*dos em temp* </line>
<line> útil, n*s quantidades e qualidade* a*eq*adas e *o m*lhor preço [...]"; a *ficiência, expres**da </line>
<line> n* "[...] m*lhor relaç*o en*re os meios u*ilizados e os resulta*os o*tidos [...]"; e a efic*cia, </line>
</par>
<par>
<line> en*e*dida como o "[...] alcance do* obj*tivos específicos fixados no *lane*am*nto </line>
<line> públ*co" </line>
</par>
<par>
<line> (SÃO PAULO, *014, p. 13). </line>
</par>
<par>
<line> As info*ma*ões *e que se val* sã* d*dos: "g*vernamentais e outras fonte* of*cia*s de </line>
<line> i*f*rmação", *ais como o po*tal da tra*sparênc*a, *s publicaç**s no Diário Ofi*ial, relatórios </line>
</par>
<par>
<line> de g*stão fisca*, etc.; **s "[...] sistemas automatizado* </line>
<line> de apoio * *iscaliza*ã* (TA*C </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Técni*a* </line>
<line> de A*ditoria Assist*das por Computador) [...]", que congregam as in*orm*ções </line>
</par>
<par>
<line> relativas às audi***ias *e </line>
<line> pre*tação de contas *e*li*adas </line>
<line> ordinariamente pelos Tribunais de </line>
</par>
<par>
<line> Cont*s </line>
<line> * </line>
<line> aqueles provenientes das "i*formações </line>
<line> l*vant*das * partir de questionários </line>
</par>
<par>
<line> *reenc*idos *elas Pre*eitur*s Municipa*s" (IN**ITUT* RUI BAR*O*A, 2*1*, p. 8). </line>
<line> Os q*esti*nári*s são compostos por 226 **estõe*, s*ndo 59 relati*as à educ*ção, 58 à </line>
</par>
<par>
<line> saúd*, </line>
<line> 48 ao plane*amento, 7 à dimensão fiscal, </line>
<line> *1 ao mei* amb*ente, 12 à *roteç*o </line>
<line> d* s </line>
</par>
<par>
<line> cidades * 21 à governança *e tecnologia da infor*ação. *ratam d*sde a infraestr*tura </line>
<line> necessária para sat*sfazer ** nece*sid*des do cidadão, in**uindo os recursos humanos </line>
<line> envo*vidos * o *úmero de pessoas atendi**s, até os meios *tilizados na prestação de serviços, </line>
</par>
<par>
<line> para qu* sejam </line>
<line> exer**dos controle e * av**iação pelos usuá*ios e pela cole*i*id*de. **ss* o </line>
</par>
<par>
<line> mod*, são *ons*derado* todo* *s aspecto* </line>
<line> d* be*-estar social, i*cl*siv* a possibilid*de </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> participação ou, nos *ermos de Dah* (1987), d* o Governo se* r*sponsi*o aos seus cidadão*. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, *r*. 14, p. 241-*59, nov./dez. *018 www4.f*anet.**m.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * C**strução do Índice *e Efetividade da G*stão Municip*l (Iegm) </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> Após a apu**ção isolada de cada um dos c*mpon*ntes *o índi*e, faz-*e, a </line>
<line> partir do </line>
</par>
<par>
<line> "[...] volume *e *espesas real**adas nos ex*rc*cios de 2011, 2*12 e *0*3, po* *unção *e </line>
</par>
<par>
<line> governo [...]" (SÃO PAULO, 2014, p. 11), a </line>
<line> com*inação ponde*ada co* a *t*ibuição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> peso* a ca** di*ensão: i-EDUC x 20 + i-SAÚDE x 20 + i-PLAN*JAMENTO x 20 + i- </line>
<line> FIS*AL x 20 + i-AMB x 10 + i-**DADE x * + i-GOV TI x 5. As*im, *omo demonstra*o na </line>
<line> F*gura 1, t*m-se um índice com*os*o por aquelas á*eas q** não *ó envolv*m maior ga*to </line>
<line> pú**ico, *omo encerram as *rincipais nec**sidades do* cidadãos. </line>
<line> Figura 1 - Ponderação *os índ*ce* comp*nentes do I*GM, a*uário do IEG* Brasil </line>
<line> (2015) </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Retirado de I*stituto *ui Bar*os* (*015). </line>
<line> O IEGM, portan*o, a**lia "[...] a *fetividade da **stão municip*l como um todo [...]" </line>
<line> (SÃO PAUL*, 2014, p. *8), aprese*tando os res*ltados em *aixas, "[...] evi*ando-se assi* a </line>
<line> exp*si*ão nu*érica d* ran**ng" (S*O *AU*O, 2014, p. 66). *ada *aixa é repres*ntada por </line>
<line> uma nota, caracterizando a gest*o com* Altamente Efetiva - nota A, Muit* Efe***a - nota B+, </line>
<line> Efeti*a - nota B, Em Fase De Adequação - nota C+ e Baixo Nível De Adequação - *ota C, </line>
<line> confor*e exp*sto n* f*gu*a 2. </line>
<line> Figura 2 - Fai*as de resul*ados d* *EGM, an*ário d* IEGM *rasil (2015) </line>
</par>
<par>
<line> Nota </line>
<line> Faixa </line>
<line> Crit*rio </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *ltament* *fetiva </line>
<line> IEGM com pelo m*nos 9*% da nota máx*ma *, no mínimo, 5 índices co*ponentes com *ota * </line>
</par>
<par>
<line> B+ </line>
<line> Mui*o efetiva </line>
<line> IEGM ent*e *5,0% e 89,9% da nota máxima </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> Efet*va </line>
<line> IEGM entr* 60,0% e 74,9% da no** máxima </line>
</par>
<par>
<line> C+ </line>
<line> Em fase de adequaç** </line>
<line> IEG* entre 50,0% e *9,9% d* nota máx*ma </line>
</par>
<par>
<line> C </line>
<line> Baixo n*vel de adequaç*o </line>
<line> *EGM men*r q*e 50% </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab*rad* a p*r*ir *e Institut* Rui Barbo*a (2*15). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*re*i*a PI, v. 15, n. 6, art. 14, p. 241-259, nov./dez. 2018 </line>
<line> w*w4.**ane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. O. Pa*sos, A. C. Amo*im </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> O *bjetivo do IEGM é "[...] demonstrar, naturalmente, a* áreas que demandam *aior </line>
</par>
<par>
<line> qualidade no* gastos púb*i*os", c*n*luindo como alt**ent* ef*tiv* </line>
<line> a gestão "[...] que </line>
</par>
<par>
<line> c*nsi*era </line>
<line> t od** </line>
<line> os aspe**o* do bem-estar social [...]" (SÃO PAULO, 2014, p. </line>
<line> 68), </line>
<line> contudo, </line>
</par>
<par>
<line> não des**ida daquel*s que *emanda* maior gasto pú*lico (saúd*, ed*caç**) ou que sã* </line>
<line> meios im**escindíveis para que as nece*sidades dos cidad*os sejam satisfeita* (pla*e*amento </line>
<line> e *estão fiscal). </line>
<line> Examina-se, a segu**, s* o IEGM *pres**ta as prop*ieda*es que caracter***m u*a boa </line>
<line> me*id* de afe*ição de result*dos. </line>
<line> 3 **SULTADO* E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.* As p**pri*d*des *o IEGM </line>
<line> A escolha de um indicador de*e se* gu*ad* pela ad**ã* * u* conjunto de prop*iedades </line>
<line> que cara*t***z*m *ma boa m*dida de *esempenho (BRASIL, 2*12), entendida* co*o tais na </line>
</par>
<par>
<line> proporção </line>
<line> em que a sua au*ência diminui "[...] a qual*dade esperada d* i*di*ador ou </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmação produzida" (*TEYTLER, 201*, p. 14). Al*umas, segu**o o Manual sobr* </line>
<line> O*ient*çõe* aplicadas * *e*tão Pública (*RASIL, 2012, *. 18), s*o *ss*nciais, a s**er: </line>
</par>
<par>
<line> util*dade, val*da*e, </line>
<line> confiabili*ade e dis*oni*ili*ade, outr*s são específicas para a e*apa </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> cicl* da política, o* co*forme a *rea de aplicaç*o. </line>
<line> As pr*pried*de* es*encia*s são aqu**as que de*em estar pre*entes em todos os </line>
</par>
<par>
<line> indica*or*s, podend* "[...] ser co*sider*das *omo crité*ios *e escolha" (B*ASI*, </line>
<line> 2012, *. </line>
</par>
<par>
<line> 1*) na s*l**ão *e qua*s**er d*les. Desse **do, * não atendimento a </line>
<line> al*u*a propri**ade </line>
</par>
<par>
<line> es*encia* *oderia </line>
<line> implicar em d*storções </line>
<line> n* indicador, *omprometendo a *ual**ade da </line>
</par>
<par>
<line> informação e ocasionando equ*vo**s nos resultado* gerad*s. Portan*o, analisa-se * IEGM, </line>
<line> inicialmente, a part** d*s proprie*ades essenci*is apresentad*s acim*. </line>
</par>
<par>
<line> A utilidade está rel*cionad* à *apa*idade do </line>
<line> indicador de "[...] su*ort*r dec*sões, </line>
</par>
<par>
<line> sej*m no n*vel *pera*ional, tático ou e*tratégico [...]", bas*ando-*e "[...] nas necessi*a*es d*s </line>
<line> decisores" (B*AS*L, 2012, p. 18). Os res*ltado* *o **GM, segundo seu manu*l (SÃO </line>
<line> PAULO, 2014, p. 4) "[...] *ompo*ão de*onstrativos de eficiê*cia e *ficácia que servirão t*nto </line>
<line> para os muníc*p*s quanto pa*a Pr*feito* e Ve*eadores, *omo valio*o instrumento de a*erição </line>
</par>
<par>
<line> de resultados, co*reçã* de rumos, reavali*ção de prioridades e *onsolidaçã* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> planej*ment*". Além do q*e, comp*eta a mesma fo*te, "[...] serv* para o ap*rfeiçoamento da </line>
<line> R*v. FSA, *eresi*a, v. 15, n. 6, art. 14, p. 24*-259, nov./dez. 201* *ww4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Construção do Í*dice *e Ef*tividade da Gestão Municipal (Iegm) </line>
<line> 251 </line>
</par>
<par>
<line> atividade fiscalizatória *o indic*r os seto*e* que mereçam maior vigil*nc*a e apro*undame*to" </line>
<line> (SÃO *A*LO, 2014, *. *). </line>
</par>
<par>
<line> A validade, po* sua vez, é a *p*idão par* medir o </line>
<line> que s e </line>
<line> p*etende, ou seja, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sensib**id*de *o indicador pa** captar o fenôm*no anal*sad* com a ma*or proximidade </line>
<line> possível *a re*lida*e (*RASI*, 2*12). *as palavras de J*nnuzzi (2004): "[...] a validade de </line>
<line> ** in*icador co*respo*de a* grau de proxim*dade e*tre o co*cei*o e a m*dida, isto é, a *ua </line>
<line> *apacidad* de *efletir, *e fato, o c*nceit* abs*rato a que o i*dic*dor s* p*opõe a \substituir\ ou </line>
<line> \operacion*lizar\" (JANNUZZI, 2004, p. *6). </line>
</par>
<par>
<line> A p*esença </line>
<line> dessa </line>
<line> p*opriedade está diretamen*e r*lacionada ao grau de e*celência </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> indica*or sendo, pois, "fund*m*ntal para jus*if*car o emprego * a d*nominação </line>
<line> de </line>
<line> *m * </line>
</par>
<par>
<line> me*ida *u**ti*ativa q*alqu*r como um Indicador Social" (JAN*UZ*I, 2004, p. 27). * IE*M </line>
</par>
<par>
<line> 2016 expôs um pano***a **ral d* g*stão </line>
<line> pú*li*a muni*ipal </line>
<line> *o Brasil e cor**sp*nd** às </line>
</par>
<par>
<line> *xpectativas, *rime*ro, *o evid*nciar que a efetivid*de dos mun*cípios brasil*iros é 0,53, isto </line>
<line> é, al*ançou No*a C+, e*tan*o, portanto, ainda em fase de adequação; s*gundo, ao constatar </line>
<line> que a efetivi*ade é *a*or no Sul (0,59), *o Centr*-Oeste (*,54) e n* Sudeste (0,5*) *o que no </line>
<line> Norte (0,49) e no N*rdeste (0,48); ter*eiro, ao v*rificar que as únic*s duas dimensões em que </line>
<line> o IEGM *lcançou *e*u*tado B (gest*o ef*tiva) *a média naci*nal foram * d*mensão da saúde e </line>
</par>
<par>
<line> a *imensão Fisc*l; a pri*eira, </line>
<line> por contar *om dis*os*t*vo *ons**t**ional que deter*ina </line>
</par>
<par>
<line> aplicação m*nima de *ecursos *ú**icos nessa área (art. 198, § 2º, *a Constituição Federal) * a </line>
</par>
<par>
<line> segu*da, *m razão da permanente fiscalização </line>
<line> dos órgãos de control*, n*tadament* </line>
<line> apó* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*mulga*ã* da *ei de Re*ponsabilidade Fiscal. </line>
</par>
<par>
<line> D*sse *odo, o* *esultados *btid*s de*ons*ram que o IEGM p*ssui aptidão para m*d*r </line>
<line> a efetividade da gestão mu*icipal, reve*ando a co*r**pondê*cia d*s notas com a situaç*o que </line>
<line> ** espera d** *unicípios f*sca*izados, seja *m âmbito nacional (m*dia 0,59), regional </line>
</par>
<par>
<line> (prepond*rância dos estados *o *entro-sul), ou </line>
<line> em relação ca*a dimensão (prep*nder*nci* a </line>
</par>
<par>
<line> das ár*as de saúde e fis*al). </line>
</par>
<par>
<line> A confiabilidade tem a m**m* r*l*vância da va*idad*, **ndo u*a propri*dade </line>
<line> qu * </line>
</par>
<par>
<line> revel* a cap*cida*e *o in*ica*or de produzir </line>
<line> os mesmos resultado* *uando aplicado </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> condiç**s similares. Essa </line>
<line> propriedade está relacionada, portanto, "[...] à *u*lid*de do </line>
</par>
<par>
<line> levantamento dos dados u*ados </line>
<line> no seu c*mput* [...]" (JANNU*ZI, **04, p. 27), o* seja, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> id*nei*ade *as fontes d* co*eta, as metodol**ias utilizadas * transparência na coleta, a </line>
<line> proce*samento e *ivulgação dos dados (BR*SIL, 2*1*). </line>
</par>
<par>
<line> ** exemplo </line>
<line> pode ser ci*ado para *lustrar *ssa </line>
<line> propr*ed*de. Basta *magi*ar que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> indicad*r é uma balança: se cada ve* que um* mesma p*ss*a s*bir na *alan*a ela m*strar </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 15, *. 6, *rt. 14, p. 241-259, nov./de*. *018 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. O. Pass**, A. C. A*orim </line>
<line> 252 </line>
</par>
<par>
<line> re*ul**dos diferent*s, concl**-se que o indicador não é </line>
<line> con*i**el </line>
<line> (FIGUEI*EDO FILHO *t </line>
</par>
<par>
<line> al., 2013; JA*N*ZZI, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Um indicador é mais confiável, *egundo Jannuzzi (2004), na m*dida *m que: </line>
<line> Os d***s das *esquisas são coletados de fo*ma pad*onizada, por corpos técnicos </line>
<line> qualif*cados e relativament* estávei*, *eguindo um protocol* previamen*e </line>
<line> e*tabelecido de como obter, registrar e c*n**rir as in*ormaçõ*s [...] **imi*ar toda </line>
<line> fon*e de v*riação não aleatória na cole*a e proce*sa**nt* dos da*os dessas </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas amostra*s, padroniz**do-*e o trein*mento dos entr*vista*or*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> realiz*n*o-se contr*l* d* qualidade *a coleta de dados para v**ifi*ar se não há </line>
<line> nenhuma tend*nc*osidade ou **s*orç** n* proc*sso. (*ANNUZ*I, *004, p. 27). </line>
<line> No IEGM, todas as *ontes de da*os s*o *assíveis *e val*dação, inclu*ive aquel*s </line>
<line> oriundas d* qu*stionários que, dada sua mai*r suscet**ilidade de man*p*lação, são validadas </line>
</par>
<par>
<line> co* visitas/**rificações </line>
<line> in l*co das informações prestadas. Dess* modo, </line>
<line> gara*te-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **dedigni*ade dos *ados *t**izados na constr*ção d* índ*ce, c*ntribuindo *a*a *ma maior </line>
</par>
<par>
<line> correspon*ência **t*e os resultados alcançados a situação real dos muni*ípios, conh*cid* e </line>
</par>
<par>
<line> através dos da*o* col**do* e </line>
<line> *alida*os, o que demonstra a confia*ilidade </line>
<line> do IEGM para </line>
</par>
<par>
<line> refletir o *oncei*o avaliad*. </line>
</par>
<par>
<line> A**m*is, *s*a *onfiabilidade é reforç**a, po*que os *ados são *oletados d* acordo </line>
<line> *om met*dologias espe*íficas para cada dimensã* por audi*ores i*tegrantes do corp* técnico </line>
<line> do Tr*bunal, *e*uindo *m pr***colo estabele*ido de proce*samento do* resultados, conform* </line>
<line> previst* no Manua* do IEGM (2014), elabo*ado pelo TCE/SP. </line>
</par>
<par>
<line> Essa meto*olo*ia de coleta e *roce*samento d*s </line>
<line> d*do* fo* desenvolvida pela </line>
</par>
<par>
<line> AUDESP, D*visão d* Corte de Co*tas paul*sta, respons*vel pela cri*ção do IEGM, seguindo </line>
<line> o s*guinte padrão p*ra ca*a dimensão: * i-EDUC, i-SAÚDE, *-AMBIE*TAL, i-*IDADE e o </line>
<line> i-G** TI; com *ases multi*alorada*, po** são con*truídos * partir do *istema de audit**ia de </line>
<line> cada Tribunal, b** como de uma série de quesitos esp*cífi*os rela*ivos à ed*cação, à *aú**, </line>
<line> ao mei* ambiente, à pr*t*çã* da **dade e à tecnologia da *nf*rmação, r*spectiv*mente (SÃO </line>
<line> *AULO, [2014]). * i-PLANEJAMENTO e o i-FISCAL são elaborados *om base e* *lguns </line>
<line> indicadore*, de*tre os quai* se desta*am, resp*ctiv*mente, o "[...] percent*al d* *lter*ção *o </line>
</par>
<par>
<line> p*anej**ento inicial [...]" e a "[...] apura**o </line>
<line> do resultado finance*ro [...]" (SÃO PAU*O, </line>
</par>
<par>
<line> 201*, *. 18). </line>
</par>
<par>
<line> A ú*tima pr**rie*ade essencial apontada no **nual sobre orien*açõ*s ap*ica*as </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Gestão Pública (2012) é a disponib*lidade, que **tá relacion*da à fa**li*ad* ** obtenção d*s </line>
</par>
<par>
<line> da*os para construção *o *ndicador (BRASIL, 201*). *s </line>
<line> tr*s fon**s de in*ormaçõ*s *ue </line>
</par>
<par>
<line> compõem o IEGM são de fáci* *bte*ção para as Cortes de Contas, dado </line>
<line> qu* </line>
<line> * </line>
<line> pr*me*ra </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*e*in*, *. 15, n. 6, art. 1*, p. 2*1-25*, nov./de*. 20*8 </line>
<line> www4.fsa*e*.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Construção ** Índice de *fetividad* da Gestão M*nicipal (Iegm) </line>
<line> *53 </line>
</par>
<par>
<line> prov*m de informaçõ*s p*bli*as disponibilizadas, </line>
<line> e* regra, na Int**net; a segunda e*** </line>
</par>
<par>
<line> contida nos bancos *e dados d*s próprios Tri**nais de Co*t*s, * a *erceir* é *btida p*r *eio </line>
<line> da* info*mações referente* aos **estio*ários que os m*nicípios têm a obrigação de re*ponder </line>
<line> anualmente. </line>
</par>
<par>
<line> Para *lé* das </line>
<line> propriedades es*enciais **stas **ima, a depende* da classi*ica*ão do </line>
</par>
<par>
<line> in*icador, outra* pod*m ter **p*rtância *ucl*ar na *onstrução da m*dida. O IEGM, dado que </line>
</par>
<par>
<line> mede a efe*ivi*ade é, *onform* o Manual </line>
<line> sobre O*ientaçõe* aplic*das Gestão *ública à </line>
</par>
<par>
<line> (BR**IL, *0*2, p. </line>
<line> 22), </line>
<line> *m indicad*r *e de*empe*ho e, como *a*, deve </line>
<line> a*eri* também às </line>
</par>
<par>
<line> propriedade* que lhes *ão característica*: "[...] mensurab*l*dade; operaciona**dad*; </line>
</par>
<par>
<line> int*ligibilid*de; h*mogen*idade; permissão *ara distinguir </line>
<line> o que falta para *elhorar; </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> respeit* às propriedades das escalas" (ENSSLIN; ENSSLIN 200* apud *ASCIME*TO et </line>
</par>
<par>
<line> a l ., 2 0 1 1 , </line>
<line> p. *76). *ssas propriedades </line>
<line> "[...] *ontri*uem </line>
<line> para </line>
<line> que o modelo </line>
<line> de **alia*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desempenh* seja bem-suced*d*" (NASCIM*NTO et al., 2011, p. 376). </line>
</par>
<par>
<line> * men*urabilidade rela*iona-se *o conceito abstrato representado </line>
<line> *ela medida, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ***o que um in*ica*or é conside*ado mensurável "[...] quan*o **presen*a a </line>
<line> per**pção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> v*lor do que * deci**r de*eja monit*ra*" (*ASCIMENTO et </line>
<line> al., 2011, p. *76). O I*GM </line>
</par>
<par>
<line> apresenta um valor *ara efet*vidade *uni*ipal e estabelece fa**as </line>
<line> *ara os </line>
<line> resultados, </line>
</par>
<par>
<line> oferecendo uma visão geral </line>
<line> da situação, compar*ção entre regi*es, estados e município* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> possibil*tando uma lista*em c*m o *anking das c*dades, conforme o desempenho, que é "[...] </line>
<line> apresentada *xclusivamente à alta administraç** da Corte de Con**s [...] e à **cr*taria- </line>
</par>
<par>
<line> D*retoria Geral [...]" no *nt*ito d* *ub*idiar "[...] o pla*ejament* </line>
<line> *as aç*es f*s*a*iza*ór*as" </line>
</par>
<par>
<line> (SÃO *AU*O, *014, p. 6*). </line>
</par>
<par>
<line> Um indicador de desempenho, por su* vez, "[...] operaci*nal qua*do, fisicame*te é </line>
<line> passí*el de mensurar a propriedade * el* associada [...]" (NAS*IME*TO e* a*., 20**, p. </line>
</par>
<par>
<line> 376), rel*ci*nando os b*nefíci*s dele </line>
<line> de*orrentes com *s custos *e tempo, p*s*oal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> equipam*ntos envolvido* na med**ão (STEYTLE*, 2010). No </line>
<line> *aso do IEGM, os </line>
<line> custos </line>
</par>
<par>
<line> diret*m*n*e relac*onados à o*eracionalização d* *nd*cador *á e*t*o inseridos no pr*ce*so </line>
</par>
<par>
<line> ord**ário *e </line>
<line> f*scaliz*ção das cont*s pú**icas; vale dizer, </line>
<line> nã* há uma assunç*o esp*cíf**a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> custos, n* âmbito d*s *ri*unais de *on*a*, para a m*dição da *fetivi*ade *a gestã* </line>
</par>
<par>
<line> municipal, visto que os dados atin*nte* a </line>
<line> essa ativ*dade </line>
<line> *u j* s*o ordin*r*am*nte c*letad*s </line>
</par>
<par>
<line> durante o desempenho do mister constitucional desses órg*o* (dados *overnam*ntais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sist*mas info*matizados de auditoria), ou são **rigato*iament* respondid** *e*os muni*ípios </line>
</par>
<par>
<line> fisca*izado* (questionário*), de modo qu* a operacionalização </line>
<line> *o resulta*o *inal alcançado </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 1*, n. 6, ar*. 14, p. 241-259, nov./dez. 2018 </line>
<line> ww*4.fsa*et.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. O. Passos, A. C. Amorim </line>
<line> 254 </line>
</par>
<par>
<line> com o proce*samento **s i*formações não se *fasta </line>
<line> *o escopo de *iscal*z*ção normalmente </line>
</par>
<par>
<line> de*empe*hada pel*s Tri*una*s. </line>
</par>
<par>
<line> De seu turno, a **tel*gi*ili*ade, co*o pro*ri*dad* dese*ável, refere-se à capac**ade do </line>
<line> indicador de se* "[...] \facil*ente *omunicáve*\, *ompreen*íve* a** dema*s" (JANNUZZ*, </line>
<line> 2*0*, *. 29). Des*e mod*, * ind*cad*r é considerado i*teligíve* "[...] quando *o*os tive*em o </line>
<line> *esmo ent*n*imento de se** níveis" (NA*C*ME*TO e* al., 2011, p. 376). Essa propriedad* </line>
<line> e*ti*ul* a demo*ratizaç*o do *ndice, garantind* o seu ent*ndiment* a todos que tê* inte*es*e </line>
<line> no processo de a*aliação da gestão **bli*a. </line>
<line> Os resultados do IEGM são e*pr**sos e* Notas alfabéticas: A = Alta*ent* *fetiva </line>
<line> (mais de 90% d* nota máxima e, no m*nimo cinco índ*ces dos com*onent*s com n**a A); B+ </line>
<line> = Muito *fetiva (IEGM ent*e 75% * 89,9% da not* máx**a); B = E**tiva (IEGM entre 60% * </line>
</par>
<par>
<line> 74,9% da n*ta m*xima); C+ = Em *ase de *d*quação </line>
<line> (**** entre 50% e 59,9% d* </line>
<line> not a </line>
</par>
<par>
<line> máx*ma); C = B*i*o nível ** adequ*ção (IEGM *enor de 50%). </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, garante-se a inteligi*ilidad* dos </line>
<line> *es**t*dos a todos os inter*s*ados, </line>
</par>
<par>
<line> possibilitando qualquer a </line>
<line> pessoa entender o que é </line>
<line> um município co* </line>
<line> efet*v*d*de A ou C </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *u*is os cri*ér*os *t*l*zados para *e chegar a essas faixas. </line>
</par>
<par>
<line> A homogeneidade, por sua ve*, encont*a-*e </line>
<line> presente </line>
<line> quando, </line>
<line> em um i*dicador, "[...] </line>
</par>
<par>
<line> todo* os s**s *íveis anal*sar*m as </line>
<line> possívei* *corr*n*ias das mesmas pr**r*e*ades </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> contexto" (NASCIM*NTO et *l., 2011, p. 376). Es*a ca*acterís*ica "[...] é re*uisito ess*ncial </line>
<line> d* compara*ilidade [...]" (BITTENCOURT, 2006, p. 16) *o ind*cador, seja co* o**ras </line>
<line> re*erências, seja po* meio de uma sé*ie histórica. O IEGM mede a* mes*as variáveis em </line>
</par>
<par>
<line> t*dos *s m*nicípio*, vale-se das mesm*s fontes m*to*olo*ia de cole*a, p*oc*ssamento e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cálculo do* res*ltad*s, apres*n*ando, como produto derivad*, um site i*fo*ráfi*o *ujo intuito </line>
<line> é ap*ntar os in*icadores quan*o à re*lização dos gastos, o *ue permite aná*ises compar*tivas e </line>
<line> *ubsidia "[...] a tomada *e decis*es pa*a melhor*a d* apli*ação dos recu***s públicos n*s seus </line>
<line> *rocess*s" (SÃO PAULO, *014, p. 15). </line>
</par>
<par>
<line> Outra propri*dade *esta**da dos ind*cado*es de desempenho é a perm*ssã* </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> dist*n*uir o q*e fa*t* pa*a melh*rar. De acordo com *a*cimento </line>
<line> e </line>
<line> outros (2*11), a pa*tir </line>
</par>
<par>
<line> dessa propriedade é *oss*vel, em tod*s os se*s </line>
<line> nívei*, "[...] visualiza*, nas </line>
<line> propr*edades </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *ontexto que m*nsura, qual o </line>
<line> desempenho pio* e qual me*ho*" (NASCIMENTO o </line>
<line> *t al., </line>
</par>
<par>
<line> 2011, p. 376). V*rifica-se essa propriedade no IEGM a partir de su* ampla desagregabilidade </line>
</par>
<par>
<line> *m índices mais específic*s, o </line>
<line> que favorece a análise *ndividualiza*a *e cada dimen*ã* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> longo de uma série hi*tórica, a* mesmo tempo em qu* p*rmi** a "repres*nta*ão regio*alizada </line>
</par>
<par>
<line> de grupos s*ciodemográf*co* [...]" (BRA**L, 20*2, *. 1*) e***cíficos, cons**erand* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 6, a*t. 14, p. *41-259, nov./d*z. *01* *w*4.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * C*nstr*ção d* Ín*ice de *fetivi*ade d* *est*o Municipal (Iegm) </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> d*me**ão territor*al *u a p**ul**ão de cada munic*pio analisad*. A*em*is, um *os *rod*tos </line>
<line> derivados d* IEGM, * Matri* d* R*sc*, proporcion* o "[...] diagnóstico dos pontos sen*íve*s a </line>
</par>
<par>
<line> serem apres*ntad*s à fiscalização", atenuando os </line>
<line> "po*sívei* erros de *ud*toria, pois </line>
</par>
<par>
<line> apresentar* os *ontos relevantes e </line>
<line> p*rtinentes su*cetíveis de fiscaliza*ão" (SÃO P*U*O, </line>
</par>
<par>
<line> 2014, p. 14). </line>
</par>
<par>
<line> A última ca*acterística *p*ntad* é o respeito às *roprie**des d*s e*calas. Pre*en*e ess* </line>
</par>
<par>
<line> c*rac*er*stica, é possíve* a*ir**r </line>
<line> que o in**cad** é capaz de "[...] evid*ncia[r] de *or** </line>
</par>
<par>
<line> exaust*va qua*s seus *ossíveis níveis, a ordenação desses níveis e a diferença de a*ra*ivi***e </line>
<line> entr* eles" (NASCIMENTO et *l., **11, p. 3*6). *s*a propr*eda*e é parti*ularmente </line>
<line> importante na *t*l*za*ão de indic*dores sintéticos, com* * IEG*, p*is es*á dir*tament* </line>
<line> relac*onada ao grau de associaçã* e*istent* entr* as diversa* dim*nsõ*s us*das em sua </line>
<line> con*tr*ção. *as palavr*s de Jan*uz*i (2004): "[...] se os ind*cadores consti*utivos têm ba**a </line>
</par>
<par>
<line> associação *ntre si, indicador o </line>
<line> composto pode não ser específic* * suficiente para mostrar </line>
</par>
<par>
<line> va*iaçõ*s n* direção e*perada, comprom*tendo a sua v*lidade" (JANNU*ZI, 2004, p. 29). </line>
<line> A apresentação do *EGM em no*as (A, B+, *, C+ e C), representando as f*ixas de </line>
<line> result**o, evidenc*a os **veis de efe**vidade dos municíp*os, bem como a *rden*ção d*sses * </line>
<line> a diferença e*t*e *les. *lém *isso, a associa*ão ent*e as divers*s dimensões c*mponen*es do </line>
<line> IEGM é orie*tada p**a métrica de ponderação, de **do * expres*ar * influ*ncia de cada uma </line>
<line> no res*ltado final, garantindo *ue a* muda*ças rel*cionadas a cada dimensão *ó r*p*r*utirão </line>
<line> no índice final na medida de s*a pro*o*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Port*ndo, o *EGM apresenta as pro*riedad*s essenciais a qualqu*r *nd**ador, </line>
<line> sen*o </line>
</par>
<par>
<line> dotado de ut*lidade, validade, **nfiabilidade e di**o*ibilidade, bem como aquelas específic*s </line>
</par>
<par>
<line> dos </line>
<line> indic*dores </line>
<line> de </line>
<line> desem*enho, </line>
<line> tais </line>
<line> como </line>
<line> m*ns*rabilidad*, </line>
<line> operaci*nalid*de, </line>
</par>
<par>
<line> intel*g**ili*ade, homogeneidad*, per*issão para dist**guir o que falta para melho*ar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ***peito *s *ropriedades das es*alas. </line>
</par>
<par>
<line> E*se rol *e propriedades não é definitivo. Há a necessidade de permanente </line>
<line> aprimo**mento dos critéri*s *e adequaçã* a cada um desses *tr*but*s, o *ue só será po*sível </line>
<line> com * natural e*olução e ap*rfei*oamento desse i*dicador ao longo dos anos. </line>
<line> 4 CONCLUSÃO </line>
<line> Este t*xt* exa*inou a construção *o IE** tom*ndo por base os *efer*nciais teórico* </line>
<line> da áre*. O índice emergiu no cont**to da* trans*ormações *a adm*nistra*ão pública brasileira </line>
<line> a **rtir d* Constituição de 198*, a fim de *onte*plar os *equerimentos de eficiência, cont*ole </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 15, n. *, art. 1*, p. 241-259, no*./dez. 20*8 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. O. Passos, A. C. **ori* </line>
<line> **6 </line>
</par>
<par>
<line> e transparência promovidos pelos m*canismos que a *arta Magna * a Ref*rma do Estado, a </line>
<line> part*r dos ano* de 1990, ins*i*uír*m. </line>
</par>
<par>
<line> Sua *riação, uma inicia*iv* do Tri*unal de Contas do Esta*o de São *aulo, </line>
<line> c*mo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> const*ução de qualque* i*dicad*r, envolv*u desd* a definição op*raciona* *o co*ceito </line>
</par>
<par>
<line> abstrato </line>
<line> que se *efere até à seleç*o dos dado* *stat*sticos * *ere* obt*dos o modo e </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> combin*-los, sem e**uecer-*e das d**ensões e f*rmas de inter*retar ou a*orda*, * fim </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> torná-*o *o*pree*sív*l e quantificável. N* construção do IEG*, a efetividade, d*finida como </line>
</par>
<par>
<line> a correspondência </line>
<line> das ações gov*r*amentais aos requerim*n*os dos munícipes nas áreas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> educaçã*, saúd*, </line>
<line> p**nej*m*n*o, g*st*o f*scal, meio ambiente, pr*t*çã* dos c*dadãos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> governança da tecnologia </line>
<line> da i*fo*mação, é </line>
<line> aferida com base </line>
<line> em fontes d* dados </line>
</par>
<par>
<line> mu**ivariados go**rnamentai* e *utras f*ntes ofici*is d* informação, *istemas </line>
<line> *utom**izados de a*oio à f*scaliza*ão e q*es*ioná*ios. </line>
<line> E*ses dados, c*mbinado* *onfor*e a ponderaç*o defi*i*a por cada peso, ofere*em *m </line>
<line> índic* sinté*ico que permi*e *ferir a responsi**da*e *os gove*no* m*nicipai* aos reclames dos </line>
<line> seus *idadãos, bem com* *s *eio* *t*liz*dos na *restaç** de serviços, para que sej*m </line>
</par>
<par>
<line> exercidos o *on*role e a avaliação pelos us*ários e co*et*vidade. Com i*so, *val*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> efet*vidad* da gestão municipal c*mo u* tod*, conclu*ndo c*mo altamen*e efe**va aqu*la que </line>
</par>
<par>
<line> c*ntemp*a tod*s *s aspecto* do *em-esta* social *o mesmo tempo, evidencia aquelas que *, </line>
</par>
<par>
<line> d*ma**a* maior </line>
<line> *asto pú*lico (saúd* e educação) e as que são imprescindíveis *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> satisf*ç*o *ess*s necessi*ades, com* *lanejamento e gestão fiscal. </line>
<line> O r*sultado é *xp*esso em No*as Alfabéticas qu* re*r*se*tam os nívei* de **e*ividade </line>
<line> dos mun*cípios, se*do A = Altam*nte Efetiva (mais de *0% *a nota má**ma e, *o mínim* </line>
<line> cinco *nd*c** dos c*mponentes com nota A); B+ = Mui** Efe*iva (IEGM entre 75% e 89,*% </line>
<line> d* no*a máxima); B = *fetiva (IEG* e*tre 60% e 74,9% da nota máxima); *+ = Em fase *e </line>
<line> adequação (IEGM entre 50% e 59,9% da no*a máxi*a); C = Baixo nível de adequa*ã* </line>
<line> (IEG* menor de 50%). </line>
<line> Os re*ultados são divul*ados nos s*tios do* *ribunais de *onta* ou *or meio de outra* </line>
</par>
<par>
<line> ferramentas de div*l*ação, c*mo o aplicativo IEGM Mob*le criado pe*o TCE/SP, que o </line>
<line> poss*b*l*ta aos ci**dãos acesso * "[...] uma poderosa ferrame*ta de fiscali*açã* e parti*ipação </line>
<line> s*cial [...]" (SÃO P*ULO, *016, *. 6). </line>
</par>
<par>
<line> *om isso, *em-*e que o IEG* apresenta ta*to a* propriedad*s </line>
<line> e*senciai* p*ra </line>
</par>
<par>
<line> *ualquer in*icador, com* a* relativas aos que medem o </line>
<line> *esemp*nho. *m rel*ção às </line>
</par>
<par>
<line> primeiras, const**o*-se que é: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 1*, n. 6, *rt. 14, p. 241-259, nov./dez. *018 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * C*nstrução do Índ*c* de Efe*ividade da Gestão Municipal (Iegm) </line>
<line> 257 </line>
</par>
<par>
<line> *til, por*ue s*rve para demonstrar ao* *i**dã*s e aos agentes público* </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> resu*tado* das açõ*s, ofe*ecen*o ele*entos tan*o </line>
<line> para a correç*o de rumos, </line>
</par>
<par>
<line> reavaliação de p*i*ridades e consolid*ção do planejamento, *em como *ara o </line>
<line> a*erfe*ço*mento da *ti*i*ade fiscal*za*ó*ia, inclus*v*, i*dicando os setores que </line>
<line> mereça* maior **gilânci* e aprofundamento; </line>
</par>
<par>
<line> **l*do, por </line>
<line> pos**i* ap*idão para medir o conce*to *bst*ato que se pro*õ* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s*bstituir, re**lando c*r*espondência dos resu*tados com a situação c*nc*et* </line>
<line> dos muni*íp*os f*scali*a*os; </line>
</par>
<par>
<line> Confi*vel, p*rque todos os dado* que </line>
<line> comp*em * índice são co*et*dos de </line>
</par>
<par>
<line> a*ordo com m*todolo*ias esp*cíf*cas para cada dimensão, p*r </line>
<line> auditor*s </line>
</par>
<par>
<line> integrant*s do corpo técnic* do Trib*n**, seguin*o um protocol* **ta*el*cido </line>
</par>
<par>
<line> de proces*ame*to </line>
<line> *os resultados, além di*so, todas as fontes de *ados são </line>
</par>
<par>
<line> passí*ei* de validaç*o; </line>
</par>
<par>
<line> Disponível, *orque todas a* in*ormações são d* fá*il obte**ã* para </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Tribunais de C*ntas. </line>
</par>
<par>
<line> Em r*laç*o ** propriedades característic*s do* in*icadores d* desempenho, consta*ou- </line>
</par>
<par>
<line> se que é: </line>
<line> Mensuráv*l, por </line>
<line> apresentar um val*r para efetividade mun*ci*al e *stabelecer </line>
</par>
<par>
<line> faixas para os r*sultados; </line>
<line> Operacional, porqu* sua implantação **o se constitui e* **sunção específica </line>
</par>
<par>
<line> de custos para os T*ibunais de Contas, visto que a coleta e p*ocessamento o </line>
<line> da* informaçõe* já *aze* parte das ati*idades ordinariame*te desempenha**s </line>
<line> pelo* T**bunais; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Intel**í*el, </line>
<line> **rque os resultado* são facilmente co*p*een*ido* p*r </line>
<line> qua*squer </line>
</par>
<par>
<line> interessados; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *o*ogên*o, </line>
<line> p*rqu* mede as me*mas variáve*s em todos </line>
<line> o* municípios, </line>
</par>
<par>
<line> valend*-se </line>
<line> d*s mesmas fo*tes e me*odologia de c*leta, </line>
<line> *r*cessamento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cá*culo *os resultados. </line>
<line> O IEGM ainda a*r*senta mais duas pr*priedades especí*icas do* indicad**** de </line>
</par>
<par>
<line> *esemp**ho: vi*ualiza*ão do que fal*a para melhorar * a d* r*speit* às </line>
<line> pr*p*iedade* das </line>
</par>
<par>
<line> esc*l*s. A </line>
<line> prim*ira porq*e, s*ndo a*pl*mente de*agregá*el em </line>
<line> índice* mais especí**c*s, </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibilita a anál*se *n*ivid*aliza** de cada dim*nsão ao l*ng* </line>
<line> de uma série </line>
<line> h*s*ór*c*. A </line>
</par>
<par>
<line> segun*a, por*ue * apresent*do em faixas d* *e***tados, * que evid*n*** os níveis de </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, *. 15, n. 6, art. 14, p. 24*-259, n*v./dez. 2*18 www4.*sanet.com.*r/*e*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. Pass**, A. C. Amori* </line>
<line> 258 </line>
</par>
<par>
<line> *fetividade do* *unicípio*, bem como a ordenação e a diferença e*tre eles, associando cada </line>
<line> dimen*ã* pela métrica da pondera*ão. </line>
<line> **sim, conclui-s* q*e o IEGM foi construído conforme orientam as teorias, </line>
<line> consti*uindo-se um m*c*nismo de con**ole do g*sto p*b**co que permite afe*ir, com r*lativa </line>
<line> simp*i*ida*e e intel*gi*ilidade, quanto o* mun*c**i*s sa****azem as necess*d*des dos cidadãos. </line>
<line> *EFERÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> ATKI*SO*, T. et al. *o*ial </line>
<line> indicators: t*e EU and socia* </line>
<line> in**usion. Oxford: Oxfo*d </line>
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<line> University, *005. </line>
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<line> BELLEN, H. M. *. Indicadores de *ustentabilidad*: uma análise c*mpar*t*va. 2. ed. *io de </line>
<line> Janei*o: Ed. FGV, 2006. </line>
<line> BITTE*COURT, C. M. A. A inf**ma*ão e o* indicadores de s*stentabilidade: um est**o </line>
</par>
<par>
<line> de caso *o obser*atório </line>
<line> *egional base de indicador*s </line>
<line> da susten*ab*lidade metropol*tana </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Curitiba - </line>
<line> ORBIS MC. 2006. 23*f. *es* (**utorad* em En*enharia de Produçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> S*stemas) - Univ*r*idade Federal de Santa Cat*rina, Flor*an**ol*s, *006. </line>
<line> BRASIL. Mini*t*ri* d* Planejamento, Orçamento e Gestão. Or*entações b*sicas ap**cadas à </line>
</par>
<par>
<line> gest*o </line>
<line> pú*lica: </line>
<line> I*dicad*res. </line>
<line> Brasília: </line>
<line> MP , </line>
<line> 2012. </line>
<line> Dispo*ível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> <*tt*://www.gespublica.gov.*r/sites/default/f*les/documentos/indicado*es_orientacoes_basica </line>
<line> s_apli*a*as_a_gestao_publica.*d*>. Ac*sso em: *7 dez. 2017. </line>
<line> DAHL, R. A. Poliarq*ia: participação e o*o*ição. *r*d. Celso Mauro P*ciornik. *ão Paul*: </line>
<line> EDUSP, *9*7. </line>
<line> FERREIRA, H.; CA*SI*L*TO, M.; G*NZALEZ, R. Uma exp*riê*cia de </line>
<line> desen*olvime*t* metodo*óg*co *ara avalia*ã* de pro*r*m*s: o mo*elo l*gico d* </line>
</par>
<par>
<line> prog*ama segundo tem*o. Bra*íli*: </line>
<line> IPEA, 200*. Tex*o para *iscu*são </line>
<line> **69. Disponí*e* em: </line>
</par>
<par>
<line> <http://www.ipea.gov.br/po*tal/images/st**ies/PDFs/T*s/td_1369.pd*>. Ac*sso em: </line>
<line> 18 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dez. *0*7. </line>
</par>
<par>
<line> FER*EIR* JÚNIOR, A. M. O bom </line>
<line> *ontrole pú*l*co </line>
<line> e </line>
<line> as *ort** de C*ntas como </line>
</par>
<par>
<line> tribunais da boa **vernança. *0*5. 2*7f. Disserta*ão (Mestrado *m D*r**to) - Uni*ersi*ade </line>
</par>
<par>
<line> Federal </line>
<line> de </line>
<line> *anta </line>
<line> Catarina, </line>
<line> Florianópol*s, </line>
<line> SC, </line>
<line> 2015. </line>
<line> *isponível </line>
<line> em </line>
</par>
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<line> <https://repositorio.u*sc.b*/xmlui/handle/1234*6789/1**784>. **esso em: 18 dez. 2017. </line>
</par>
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<line> FIGUEIREDO *ILHO, *. B. et al. Análise </line>
<line> de </line>
<line> compo*e*tes princi*ais p*ra *onstruç*o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> indicado*es *ocia*s. Rev*s** brasi**ira de biometria, Lav*as, M*, v. 31, n. 1, p. </line>
<line> 61-78, </line>
</par>
<par>
<line> mar./*ul. 2013. </line>
</par>
<par>
<line> GALLOPÍN, </line>
<line> G. C. Lo* indicadores de des*rrollo sos*enib*e: as*ecto* concept*ales y </line>
</par>
<par>
<line> *eto*oló*icos. Ponenci* real**ada </line>
<line> p*ra e* Seminari* de e**ertos sobre Indicador*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Sosten*bil*dad en *a fo*m*la*ión seguimi*nto de polí*icas. B*bliot*ca Virtual. Ponencias * </line>
<line> FOD*PAL. Santiago de Chile, 200*. </line>
<line> Re*. FSA, T*re*ina, v. 15, *. 6, art. 1*, p. 24*-25*, *ov./dez. 2018 www4.fsanet.com.*r/revi*t* </line>
</par>
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<par>
<line> A *onstrução d* Índice de Efetivid*de da Gest*o Municipa* (Iegm) </line>
<line> 2** </line>
</par>
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<line> INSTI*UTO R*I BARBOS*. An*ário </line>
<line> do I*GM Bra*il ***5. Belo H*rizon*e, 2015. </line>
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<line> pr**ramas de go*erno. **10. 45fl. Trabalho *e *onclu**o </line>
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<line> *ese*penho-de-programas-de-governo.htm>. Acesso e*: 13 jan. 201*. </line>
<line> Como R*fer*nciar *st* Artigo, confo*me ABNT: </line>
<line> P*SSOS, G. O. AMORIM, A. C. A Co*strução *o Índice d* Efe*ividade d* Ge*tão Municipal (Iegm). </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v.15, n.6, art. *4, p. *41-259, nov./*ez. 2018. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição do* Auto*es </line>
<line> G. O. P*ssos </line>
<line> *. *. Amorim </line>
</par>
<par>
<line> 1) co*cepção e planejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise e interpretaç*o d** dados. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*boração do ra*cunho ou na rev**ão críti*a do conteú*o. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprovação da ver*ão fina* do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina *I, v. 15, n. 6, art. 14, p. 241-*59, nov./*ez. 2018 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.b*/revist* </line>
</par>
</page>
</document>

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