Sistema de Informação Gerencial Aplicado à Área de Vendas de uma Empresa de E-Commerce / Management Information System Applied to the Sales Area of an E-Commerce Company

Joao Vicente da Silva Sarmento, Douglas Westrupp Schmitt, Irineu Manoel de Souza, Renata Pizoni, Edson Pacheco Paladini

Resumo


O presente trabalho analisou o processo decisório da área de vendas de uma empresa do ramo de e-commerce. Tratou-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, por meio observações in loco, análise documental e de entrevistas semiestruturadas. Com base nos dados levantados, pôde-se propor um sistema de informação gerencial extra, que se sobrepõe ao sistema atual e que, juntos geram relatórios com informações pertinentes às tomadas de decisão. Desta forma, identificaram-se as decisões estratégicas para a área comercial da empresa e que dados são relevantes para este processo decisório. Também foi possível compreender como acontece o atual fluxo de informação, levantando suas falhas e limitações. Em resumo, o presente estudo trouxe à tona a importância dos sistemas de informação para os dias de hoje, em especial para as empresas pertencentes ao ramo do comércio eletrônico. Concluiu-se, com o trabalho, que a criação e implantação de sistemas de informação não necessariamente demandam grande investimento financeiro ou de recursos humanos e que são imprescindíveis, atualmente, no que tange ao planejamento estratégico das organizações.

 

Palavras-chave: Sistema de Informação Gerencial. Gestão Estratégica de Vendas. Processo Decisório. Dados Informação e Conhecimento.

 

ABSTRACT

The present work analyzed the decision-making process of the sales area of an e-commerce company. It was a case study, with a qualitative approach, through in situ observations, documentary analysis and semi-structured interviews. Based on the data collected, it was possible to propose an extra managerial information system, which overlaps the current system and together generate reports with information pertinent to decision making. In this way, it was identified which are the strategic decisions for the commercial area of the company and what data are relevant for this decision making process. It was also possible to understand how the current flow of information happens, raising its flaws and limitations. In summary, the present study has brought to the fore the importance of information systems for today, especially for companies belonging to the e-commerce business. It was concluded with the work that the creation and implantation of information systems do not necessarily demand great financial investment or human resources and that are essential in the strategic planning of organizations.

 

Keywords: Management Information System. Strategic Sales Management. Decisional process. Data Information and Knowledge.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.6.3

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