<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 6, art. 10, p. 181-194, *o*./de*. 2018 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.10 </line>
</par>
<par>
<line> A Imaginação de Descartes em "A *e*metria" </line>
<line> De*ca*tes' Im**ination in The "**ometry" </line>
</par>
<par>
<line> Raqu*l Anna Sapun*ru </line>
<line> Do*t*ra em Filo*ofia pela Pon**fíci* Universi*ade *atóli*a *o Rio de *aneiro </line>
<line> Professora I*st*tuto de Ciência * **cnologia *a Universidade *ederal do* Vales do Jeq*itinhonha e Mucu*i </line>
<line> E-*ail: raquel.sapu*aru@ict.uf*jm.*du.br </line>
</par>
<par>
<line> End**eço: Raq*el *nna Sapunar* </line>
<line> E**tor-Chef*: Dr. Tonny Kerley d* A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Cen*ro Universi*ário Santo Agosti*ho - A*. Valter </line>
<line> Rodri*ues </line>
</par>
<par>
<line> *le*car, 6*6, São Pedr*, Zi* c*de: 64.019-6*5, </line>
</par>
<par>
<line> Te*esina/PI, Brasi*. </line>
<line> Artigo recebido em 23/08/2018. Úl*ima </line>
<line> versão </line>
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<line> rece*i*a *m *5/0*/2018. *pro**do em 16/09/2018. </line>
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<line> Av*l*ado p*lo sistema *riple Re**e*: Desk Review a) </line>
<line> pelo Edito*-Chefe; * b) *ouble Bli** R*vie* </line>
<line> (avaliaç*o cega por d**s avalia*ores da *rea). </line>
<line> Revis*o: Gra*atical, No*mativa e *e Form*tação </line>
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<line> R. A. S**unaru </line>
<line> 182 </line>
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<line> *ESUMO </line>
<line> A imagin*ção * u*a das mais fascinant*s *apacid*des da m**te hum*na. Por essa razão, ao </line>
<line> lo*go da h**tória da humanidade, vári*s filóso*os se empenharam em explo*á-la, de *á*ias </line>
<line> manei*as. Um dele* foi *e*car*es. O objetivo *o presente artigo é di*cutir um a*pec*o </line>
<line> *artic*lar do pensamento de *escartes, r*la**vo à ima*inaçã*, que ap*r*ce em * Geometria. </line>
<line> O métod* uti*izado aqui é a pe*quisa bibliográ*i**. </line>
<line> Pa*avras-cha*e: Descartes. *mag*nação. Matem*tica. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
<line> Imagination is one of the m*st *as*inating capacities of the hu*an spi*it. F*r this reason, </line>
</par>
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<line> throughout t*e history </line>
<line> o* hum*nity, seve*al philosophers have endeavo*ed to expl**t it in </line>
</par>
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<line> many ways. One of them was *e**ar*es. The ai* *f th* pr*s**t article *s </line>
<line> to di*cuss a </line>
</par>
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<line> pa*ticular asp*c* of Desc*rtes' thinking concernin* i*a*ination whi*h appears in The </line>
<line> *e**e*r*. *he method use* here is the biblio*ra*hic r*search. </line>
<line> K*ywords: De*cartes. *magination. Mathematics. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a, v. 15, n. 6, art. 10, p. 1*1-194, nov./dez. 2018 </line>
<line> www4.fsa*e*.com.br/re*ista </line>
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<line> A Ima*i*a*ão de Descartes em "A Geometria" </line>
<line> *83 </line>
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<line> 1 INTR*D*ÇÃO </line>
<line> A imaginação per*ence à v*d* interior, e para Descarte* não *oderia ser *ui*o </line>
<line> diferent*. Segundo o D*cionár*o *e F**oso*i* d* *bbagna*o, o v*r**te "i*agi*a*ão" </line>
<line> as*ocia*o à Filosof*a ** Descar*es ide*tifica ** i*aginação i*úmeras atividades espir*tuais. </line>
</par>
<par>
<line> Aqui interessa somente imag*nação ligada ao estudo de no*as a </line>
<line> figuras ou curvas, que </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> filóso*o tamb*m denominou de repres*ntação (AB*AGN*NO, 200*). N* Regr* XII, da obra </line>
<line> Regras para * *ire*ão do espír*to, de 1628, Des*artes afirma: </line>
<line> Finalmente, há que utiliz** todos os recursos *o entendimento, da im*ginaç*o, dos </line>
<line> sentidos e da *emória, quer pare termos uma in*uição d*sti*ta das proposições </line>
<line> sim*les, que* para estab*lecermos, e*tre a* cois*s que s* procuram e as conhecid*s, </line>
</par>
<par>
<line> uma ligação </line>
<line> adequ*da *ue as permita *econhecer, quer aind* para encont*ar as </line>
</par>
<par>
<line> coisas qu* entre si se dev*m comparar, a fim de s* *ão omitir nen*um recurso da </line>
<line> *ndústria humana. (DESC*R*ES, 201*, p.*5). </line>
</par>
<par>
<line> Pode-se até mesmo diz*r que a ima*inação compõe uma *spé*i* </line>
<line> *e um segundo </line>
</par>
<par>
<line> uni*erso o* de um univ*rso par*lelo dentro da cabeça h*ma*a *ue t*mbém proc*ssa sua vida </line>
</par>
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<line> exte*io*. É pos*ível invent*r t*do: </line>
<line> de *nimais m*to*ógicos a evento* *ue não oc**reram; </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> utopi*s *ociais a ar*e de *an**arda, só para exem*l*ficar. (DORTIER, 2014). Sim... em *e </line>
<line> tratando d* imaginação, v*le tudo! </line>
<line> H*storicame*te *ala*do, a im*ginação é uma *as hab*lidades humanas ma*s ant*ga*. O </line>
<line> pe*samento e su* exteri*riza*ã* vêm sendo am*l*me*t* melh*rados pel* linguage* </line>
</par>
<par>
<line> argume*tativa de*critiva. Porém, o pensam*nto adquir*do pelos *inco sentidos precede* * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> linguagem *rgument*tiva e descritiva por centenas de mi*hares de an*s. Entã*, *ó h*via uma </line>
<line> lingua*em comu***ativa *o que se p*rcebia pelos cinc* sent*d*s, (DORTI*R, *01*). </line>
</par>
<par>
<line> La G*otte *e *ascaux é um ótimo exemplo dessa l*nguagem rudim**tar. Segundo </line>
<line> o </line>
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<line> si t * </line>
<line> oficial de L* Gro*te de L**c*ux, http://arc*eologie.c*lture.fr/lascau*/fr, *ua descoberta, </line>
</par>
<par>
<line> em 1940, não s* abr*u uma no*a página no c*nheciment* *a arte p*é-histór*ca e da* origens </line>
</par>
<par>
<line> do homem, mas </line>
<line> também pos*ibili**u uma nova fo*ma de p*n*** a *e*ação *n*re a ar*e e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> imagina*ão. C*mo **stra a Figu*a 1, trata-se de uma obra incomum q*e c*nt*nua a alimentar </line>
</par>
<par>
<line> o imaginário *oletivo poi*, além de uma maravilho*a *au*a pr*-histórica, </line>
<line> *á v*rio* s**ais </line>
</par>
<par>
<line> enigmátic*s *nscritos nas parede*: pontos, linhas ponti*ha*a*, flecha*, tri*ngulos, en**e o*t*os </line>
<line> motivos *e*métricos. Talvez e*ses ***** os prim*iros rudimentos de uma *inguagem </line>
<line> matemática, já argumentativ* * descritiv*, *u* utiliz* a imagin*çã*. </line>
<line> Rev. *S*, *eresi*a *I, v. 15, n. 6, **t. 10, p. 181-19*, nov./dez. 2018 www4.fsan*t.com.br/rev**ta </line>
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<line> *. A. *apu*aru </line>
<line> 184 </line>
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<line> Figura 1- A G*uta de Las*aux </line>
</par>
<par>
<line> F*nte - http://arc**ologie.cult*re.fr/lascau*/fr </line>
<line> Para os p*ime*ro* s*re* humanos, uma esp**i* de intervalo c*g**tivo ab*iu-se *ntr* o </line>
</par>
<par>
<line> estím*lo a r**p*sta. Essa la**na cri** a possibilidade de m*ltipla* re*postas pa*a uma e </line>
</par>
<par>
<line> mesma per*epção, pois *udo nela cab*r*a. I*so f*i crucia* para * desenvolvim**t* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> capac*dade de imaginar a* coisa*. Def*nitivamen*e, cria-*e *m e**aço i*terior apropriado pa*a </line>
</par>
<par>
<line> o d*senvolviment* d*s me*tes </line>
<line> h**anas. Em seg*ida, os **rebr** humanos *n*ci*i* </line>
</par>
<par>
<line> começaram a gerar in*ormações, ao invé* *e *pena* gr*vá-l*s e *rocessá-las. *eu-*e, e*tão, o </line>
<line> i*íci* ** criação *e represen*açõ*s de coisas que nunca existiram, ou seja, das cois*s </line>
<line> ima*inadas. (DORTIER, 2014). </line>
<line> Dando um *alto de La Grotte de La*caux diretamente par* o século *VII de Descartes, </line>
</par>
<par>
<line> q*es**ona-se: P*d*ria a i*aginaç*o desemp*nh*r *m *apel *elevant* </line>
<line> no </line>
<line> c*n*ecim*nto </line>
</par>
<par>
<line> matemático? S* sim, como isso s* deu n* *bra d* *e*car**s? </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFE*E*CIAL TE*RICO </line>
</par>
<par>
<line> Após o ápice *a g*ome*ri* dos a*ti*os, o estudo das linhas </line>
<line> curvas sof*eu u* *r*nde </line>
</par>
<par>
<line> processo de *e*aceleraç**, com alguns pouco* trabalhos </line>
<line> i*olados como, por **emplo, o* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *r*sme n* século *IV. *s*o durou *té o século XVII co* o surgi**nto dos **abal*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Viète, *e*mat e Des*artes. Poré*, somente a*ra*és dos esc*itos de D*scar*e* é *ue os mét*dos </line>
<line> foram i*trod*zidos na geometria. Graças a es*e filósofo, f*i p*ssí*el c*nstruir u* siste*a de </line>
<line> c*assificação de curvas planas que s* o*denava como g*aus de uma equaçã* ou, com* </line>
<line> *esca*tes preferiu en*nci*r, como **neros. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. 15, n. 6, ar*. *0, p. 181-194, no*./dez. 2018 ww*4.fsanet.com.br/*e*ista </line>
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<line> A Imagi*açã* d* *escarte* em "A Geometria" </line>
<line> 185 </line>
</par>
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<line> *esse modo, D*scar*es *ons*guiu estabel*cer **a no*ável conexão qu* aliava </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> geom*tria à *l**bra, possibilitando o estudo das linhas ret*s e curvas *ssociad*s a um *istema </line>
<line> de *o*rde*adas. Tal c*nexão c*am*-se ge**etr*a analítica * foi a*re**ntada *e*a primeir* ve* </line>
<line> em A Geometria, em 1637. Segundo o matemático Mo**a, "* Geometri* A*alít*ca, como a </line>
</par>
<par>
<line> conhecemo*, foi desenvol*ida g*a*ual**n*e sob a influênc** do *ivro de De**a*te*. </line>
<line> " </line>
</par>
<par>
<line> (M*NNA, 1977, </line>
<line> *.14) e, *o *esm* sécu*o XVII, gr*ças a e*ta obra, os progressos </line>
</par>
<par>
<line> *atemáticos po*sibilit*ram o desenvo*vimento d*s Cálcul*s Difer**cial e Integral * da F*sica. </line>
</par>
<par>
<line> Sobre </line>
<line> *sse desenvolvim*nto, Hawking *firma **e "Isaac Newton </line>
<line> não poderia nunca ter </line>
</par>
<par>
<line> formulado suas lei* *em a G*ome*ria *nalítica de René Descartes e *em sua *rópria a </line>
<line> invenção do cálculo" (HAWKIN*, 200*, p.1*). </line>
<line> Dit* iss*, analisa-*e, primeiramente, * *étod* ** Descar*es, conforme d**cr*to em O </line>
<line> Discu*so do Método, *e 1637. Na primei*a edição desse l*vro, A Geome*ria a*arece como um </line>
<line> a*êndice e c*ncl*i-se que ela s*rviu de tes*e para os método* de Desca*tes, *elo menos para </line>
<line> um del*s. A segu*r, e**bo*a-se um b*ev* resumo dos qu*tro *étodos, a saber: a) o pr**eiro é </line>
<line> o da "evidência", *oi* não se deve admitir nenh*m conh*cimento *om* verdadeiro, ca*o n*o </line>
<line> se tenha evidências indiscutí*eis pa*a ta*. E* outr** palav*a*, ne*hum conheci**nto deve ser </line>
<line> julgado p*ec*pitadamente, nem prec*n*eitos de qualquer ord** d*v*m ser alim**tados * só se </line>
<line> deve admi*ir *omo verd*deiro o con*ecim*nto "claro e distinto", isto é, aquele do qual não se </line>
</par>
<par>
<line> pode duv*da*. Assi*, antes *e *udo, temo* qu* </line>
<line> duvidar para cheg*rmos à v**dade; b) o </line>
</par>
<par>
<line> segundo é * d* "análi*e", que nos ensi*a dividir u* a </line>
<line> prob*ema em ta*tas partes quanta* </line>
</par>
<par>
<line> for*m *os*íveis, até qu* s*as dific*ldades se tornem faci*idades; c) o terceiro é o da "*ín*ese", </line>
</par>
<par>
<line> *ue *raça um cam*nho contr*rio a* </line>
<line> da "análise", partindo d* pro*lema mais simples m*is * </line>
</par>
<par>
<line> fácil, par* o m*is composto e mais </line>
<line> difícil, *or ord*m. No fim, deve-se examinar </line>
</par>
<par>
<line> cuidadosa*ente as conclu*õ*s d* composto para im*ed*r descuid*s q*e levem ao erro; *; d) o </line>
<line> úl**m* * o da "enumeração", ou método do "*esmembramento". </line>
</par>
<par>
<line> *sse método fundamenta-se em des*em*rar e enu*erar exaustiva ordenadamente e </line>
</par>
<par>
<line> *m probl*ma c*mposto, **pos*ibilita*d* a supre*sã* de q*alquer </line>
<line> par*e dele. A*r*vé* del*, </line>
</par>
<par>
<line> garante-se </line>
<line> que na*a será esquecid* ou perdido no </line>
<line> processo de s*l*ção *o probl*ma. </line>
</par>
<par>
<line> (D*SCAR*ES, 1950-1*56, p.16). </line>
<line> Ob*e*va-se que a proposta de Descartes * si*p*es: d*ve-se fazer uma e *ó uma coisa </line>
<line> de *ad* v*z, p*ra a*can**r a *olução ve*dad*ira de qualquer pro*lema; e é o próprio Descar**s </line>
<line> que just*fica suas regr*s: </line>
<line> Es*** longas c*de*as de razões, tão sim*les e fá*eis das qua*s os *eôm*tr*s têm </line>
<line> co*tume *e se servir para ch*gar as suas mais difí*eis dem*nstra*ões, levaram-me a imagi*ar </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 6, a*t. 10, p. 181-1*4, nov./dez. 2018 www4.*sanet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. *apu*aru </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> que **das as coisas q*e podem cair sob o conhec*mento dos h**ens *ncadeia*-se do mesmo </line>
<line> *od* e que, co* a única *ondição de nos abste*mos de aceitar p*r verd*d**ra *lgu*a que **o </line>
<line> o seja e de obser*arm** sempre a ordem necessária para deduz*-las umas das outras, *ão pode </line>
<line> exis*ir nenhuma *ão afastada q*e *ão possam*s enf** chega* a *la e ne* tão escondida que </line>
<line> não a d*s*u****os (DE*CARTES, 2017, p.17). (gri*o meu) </line>
<line> No *nt*nto, em um determina*o mom*n*o de A Geometria Descarte* ob*erva-se c*m </line>
</par>
<par>
<line> a**omb*o e angústia que, mesmo ut*liza*d* seu poderoso método, a*gumas </line>
<line> *urva* </line>
</par>
<par>
<line> encontrava*-s* so**nte n* âmb*to da imaginação, pore le renegade pere*ptor*amnete. </line>
</par>
<par>
<line> Algun* anos d*pois, </line>
<line> com o filó**fo *inda vivo, cons*atou-se </line>
<line> que tudo *ão passava de um </line>
</par>
<par>
<line> engano, isto *, era p**sível trabalhar matemática * m*tod*camen*e com essas curvas. </line>
<line> 3 METO*OLOGIA </line>
<line> Co*forme informado an**riormente, *oi feita uma ampla pesquisa bibliogr*fica, devido </line>
<line> à natureza do a*sunto, mas, infelizmente, *iscorrer sobre essa me*odolo*ia é um pouco d*f*c**, </line>
<line> *ist* que *sse tipo *e pesquisa é a raiz de todas as outras. Grosso modo, q*al*uer que seja o </line>
<line> assunto p*sq*isado, será feita uma pesquis* *ibliog****c*. </line>
</par>
<par>
<line> Assim </line>
<line> *e*do, o*jetivando se**rar a pesq*isa bib*iográf*ca *tilizada em qu*lquer tipo </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> pesquisa d*quela *qu* utilizada, esta s*rá denom*n*da "pes*uisa bibliográ*ica pura", pois </line>
</par>
<par>
<line> fundamenta-se só soment* só em *onte* bibli*grá*icas. Os dado* foram ob*id*s a partir e </line>
<line> conhecim*ntos escritos em livros, r*vis**s e na World W*de W*b (www), *or*v*n*e ch*m*da </line>
<line> de interne*. Ressalta-se q** não há *esq**sa que, em alg*m momento, *ão recorrerá a s*mente </line>
<line> e*sas fo*tes, conforme Lakatos e Marc*n* (*005). </line>
<line> Neste *rtigo *ntitula*o "A Im*g*nação de Descartes em A Geome*ri*" **contram-se </line>
</par>
<par>
<line> também al*uns traços das </line>
<line> pesqu*s*s descri*iva doc*menta*. A **im*ira é rea*izada c*m e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> intuito d* desc***er as ca*acterísticas do fe*ômeno </line>
<line> qu*, no caso, é o uso ou * mau us* d* </line>
</par>
<par>
<line> *maginação por De*carte*. É *reciso esclare*er que a *xploraçã* do fenômeno, neste *aso, </line>
</par>
<par>
<line> tem como objetivos dese*volver ou esclarecer </line>
<line> conce*tos e ideias. Ess* tipo de *esquis* foi </line>
</par>
<par>
<line> *qui </line>
<line> utilizada, *e for*a *ais mode*ta, pois havia </line>
<line> poucas i*f*rmaçõe* disp*ní*eis sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tema. A *scassez </line>
<line> de informa*ões to*nou difí*il * formulação de hipótes*s sobre o *orqu* </line>
</par>
<par>
<line> D*scartes *ejeit*va c*m tanta veemência o uso *a *ma*inação na *atem*tica. </line>
</par>
<par>
<line> A *egunda, trilha os mesmos c*mi*hos da "pesqu*s* bibl*ográfi*a p*ra" </line>
<line> a*ui </line>
</par>
<par>
<line> apresentada, poi* a pesquisa docume*tal recorre a f*ntes mais divers*ficadas e disp*r*as, sem </line>
</par>
<par>
<line> tratamen*o analítico. *pes*r de a pesqu*sa do**mental ter um amplo </line>
<line> espec*ro, este tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, T*resina, v. 15, n. 6, a*t. 10, p. 181-194, no*./dez. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Imaginação de *escartes em "A Geometria" </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> restringiu-se a do**men**s retrospectivos, cons*de**dos c*entificamente autênticos, os quais </line>
<line> se encontram sob a responsabili*ad* d* Bib*iothèque Nati*n*le de Fran*e (Bn*), a Gallica. </line>
<line> Mesmo que nem toda infor*ação disponibilizada em meio* eletr*n*c*s deva ser </line>
<line> c*ns*derada de caráter h*stórico-fil**ófico-ci*n*ífico, em se *rata**o dos arquivos da Gal*i*a, </line>
<line> estes têm sua importânc*a ma*s do que comprovada no que t*nge a *ste tip* de cont*ibuição. </line>
</par>
<par>
<line> Retornando à "pesquisa bibliográfica pura", para </line>
<line> dissecá-la um *ouco mais, por </line>
</par>
<par>
<line> "bibli*gráfic*" en*ende-s* u** mo*ali*ade específica de documentos, a sa*er: ob*as escrita*, </line>
<line> imp*es*a* em editoras, classificadas e* bib*i*te*as, ma* *am*ém bases de da*os na **ternet, </line>
</par>
<par>
<line> *m sites c*nf*áveis, *u seja, assinados e inst*t**ionais. Nesta mod*lid*de </line>
<line> específ*ca, os </line>
</par>
<par>
<line> "blogs" foram descart*do*, po*que se tratam de </line>
<line> opiniõ*s pessoai*. Além disso, * "pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> bibliográfica pura" f*i fei*a a par*ir d* levantament* *e referê*cia* teóricas anal*sadas </line>
</par>
<par>
<line> previame*te </line>
<line> em outros t*abalho* já publi**dos e, a par*ir daí, foi feita uma s*ntes* do </line>
</par>
<par>
<line> *e*same*to *os autores consul*ados. </line>
</par>
<par>
<line> A p**para*ão </line>
<line> cuid**osa </line>
<line> da "pesquisa *ib*iog*áf*ca pu*a" aq*i ap*esentada *oi </line>
</par>
<par>
<line> c*ndição essenc*al p*ra a construçã* e f*nalização do pr*sente art*go. Na busca da* </line>
<line> i*formações, for*m levados em conta a*guns a*pectos, entre os *uais destacam-se: </line>
<line> 1) a d**inição *o con**xto da busc*; </line>
<line> 2) a se*eçã* dos re*ursos disp*nív*is n* internet: índices, ca*á*ogo*, met* *esqu*sa*, ent*e </line>
<line> outros. </line>
<line> Pa*tic*larme**e, a pes*uisa de arti*os de p*riód*c** se deu por meio de ***ices </line>
<line> *speciali**dos que man*êm, para uma determi*ada ár*a d* c*nhecim*n**, no caso a f*losofia </line>
<line> d* Descartes * a questão da imaginação, um le*antam*nto de art**os de u* gr*nde número de </line>
<line> perió*icos *ue po*em ser "baixad*s" p*ra o computador ou *mpressos diretam**te. O Portal </line>
<line> de Perió*icos da C*orden*ção de Ape*feiçoamento de *essoal de Nível **perior (CAPES) </line>
</par>
<par>
<line> d*spon*b**iza *c*s** ime*iat* * *rodução científ*ca </line>
<line> nacional </line>
<line> e internaci**al, e aqui </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> amp*amente utili*ado, bem co*o </line>
<line> os por*ais disponi*ilizados pela Bibliotec* da UFVJM. O </line>
</par>
<par>
<line> uso **sses Portais é livre e g*atuito para os usuários d*s in**ituiçõ*s participantes. </line>
<line> 3.1 A *maginação em A Geometri* de Descartes </line>
</par>
<par>
<line> Os *iló*ofos em *eral têm um rela*i**amento </line>
<line> de am*r e ódio com a imaginaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Descartes não fugiu à </line>
<line> regra. Por um lado, desprezo*-a, *ratando-a como u* </line>
<line> obstáculo, po* </line>
</par>
<par>
<line> *u*ro, </line>
<line> *eu-lh* *m </line>
<line> pouco </line>
<line> de crédito, mas </line>
<line> *ão *uito. De </line>
<line> qualquer modo, para *le, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*aginação pa*ecia at*a*alhar mais do que auxiliar. Não *ra *om a imaginaç*o q*e *escartes </line>
<line> *ev. FSA, Teresi** PI, v. 15, *. *, a*t. 10, p. 181-194, n*v./dez. 2018 www4.fsanet.com.*r/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. S**unaru </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> pretendia chegar à ve*dad*, às res*osta* para a* *u*stões mais profundas sobre a natureza *a </line>
<line> *xistênci* human*, t*mpouco s*b*e as verda*es matemáti*as. Tentan*o imagina* o caminho </line>
</par>
<par>
<line> para a verda*e Me****sica, </line>
<line> ele *screveu, em </line>
<line> 16*1, Le* Mé*itations Métaphysiq*es. </line>
</par>
<par>
<line> (DOR**ER, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Logo na primeira das s*is meditações, Descarte a**rma ser *ma toli** e*p*rar obter </line>
</par>
<par>
<line> uma *magem ma*s clar* d* mu*d* através **s sonhos, ou seja, </line>
<line> *ua*do se ado*mece. </line>
</par>
<par>
<line> (DESCARTES, 2005; DORTIER, *014). *a segu*d*, De*cartes descreve * i*aginação c*mo </line>
</par>
<par>
<line> uma das man**ras de c*nceber a ***ia de uma cois*. T**a ve* *ue a*guém se concentr* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *ualquer coi*a que deseja sa*er, ou seja, quando pensa em a**o, estar*a "*onc*be*do" essa </line>
<line> coisa na mente. Logo, im*ginar algo é simplesmente conce*ê-*a por meio *o tipo de id*ias </line>
</par>
<par>
<line> que se atri*uí aos senti**s: </line>
<line> qualidades es*aciais e tempora*s, q*alid*des físicas de todos os </line>
</par>
<par>
<line> tipos, a*a*ência. A concepção e a imaginação não sã* meios *ntagônicos do *o**ecimento, </line>
<line> mas d*fe*em em s** g*neralida*e. A imagi*ação é apen*s o nome ** um t*p* de concepção. </line>
<line> *lgu*as *oisas podem ser ima**nadas e também pod*m ser pensadas, is*o é, concebida* sem </line>
<line> ser *ma*inadas: um tr*ângu*o, por exemplo, que *im*lesmente pode ser pensado em *ermos d* </line>
</par>
<par>
<line> sua definição como uma </line>
<line> figura que contém três *ng*lo*, ou pode ser imaginada como </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> coisa física. (*ESCARTES, 2*05). </line>
<line> Cont**o, não são Les Méditations M*ta*hysiques que s*r*irão *e b*se para a </line>
<line> d*scussã* sobre a imagi*a*ão que aqu* *e pre*endesse fa*er. Descart*s *ambém *eve </line>
<line> *roblemas com a im*ginação an*eriormente, *os s*us ensaios científicos e matemáticos, co*o </line>
<line> em *e Monde, de 1633, e em 1637, no Discurso do Método: *our bien c*n*uire sa r*i*on, et </line>
<line> che*cher la vérit* dans les sc**nces. </line>
<line> No a*ê*dice *o Discurso do *étodo, cujo tí*ulo é A Ge*metria, Livro II, Descartes </line>
</par>
<par>
<line> d*scute um método ut*liz*do *m </line>
<line> outro apêndice des*e </line>
<line> mesmo *iv*o, L* Di*ptrique, </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> explicar as côn*c*s, q*e são os c*rculos, as parábolas, as *ipé*bol*s * as elipses. Em *eg*ida, </line>
<line> mesm* obtend* *ucesso c*m *ssas curvas, *escartes afirmou que **o poderia tr*tar nenhum </line>
</par>
<par>
<line> out*o tipo *e cu*va que, às vezes, se comporta*s* como l*nha </line>
<line> *eta às vezes, co*o li*ha e, </line>
</par>
<par>
<line> curva. Por *xempl*, * cic*o***, as fu*çõe* t*igon*métricas, as funçõ*s loga*ítmicas, as </line>
</par>
<par>
<line> funções exponenciais, a </line>
<line> espiral d* Arqu*me*es, o logaritmo e*piral, e*tre out*as, c*nf*rme </line>
</par>
<par>
<line> Figuras 2, 3, 4, 5 e 6. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina, v. 15, n. 6, art. 10, p. 181-194, nov./dez. 2018 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Imag*naçã* *e Descartes em "A Geometria" </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 1 - Ciclóide </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - Funções trigonométricas </line>
<line> F*gura 3 - Funções *ogarí*mic*s </line>
</par>
<par>
<line> Fig**a 4 - </line>
<line> *unç**s expone*ciais </line>
<line> Fig*ra 5 - Espiral de Arquimedes </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 6, art. 10, *. 181-194, nov./de*. *018 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Sapunaru </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> Na letra d* Desca**es: </line>
<line> [] pois, ain*a que *ão pos**mos t*atar que se assemel*e a essas cord*s, ou seja </line>
<line> que se tornem às vezes ***as e às vezes **nhas curvas, devido à propo*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> desc*nhecida *ue *á entre as linhas retas e </line>
<line> *s linhas curvas, acredito que elas *ão </line>
</par>
<par>
<line> possam *er co**ecidas pelos ho*ens. (DESCARTES, 2017, p.51). </line>
<line> Figura 8 - G*áfico do li*ro A Geometria de De*cartes represe*ta**o curvas que </line>
<line> po*em ser desenhadas / cal*ulada* sem o *so da i*aginação. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adaptaç*o *e Bruna Fernandes Bar*osa para o GEOGEBRA. </line>
<line> Cabe, agora, *nt*nder os limi*es de De*cartes para tratar d*te**inadas cu*va* através </line>
</par>
<par>
<line> do *ntend*mento da Figura 8, que trata </line>
<line> *a* Cô*icas d* Ap*lônio. A Figu*a 8 é o retrato da </line>
</par>
<par>
<line> tr**sfo*m*ção das côn*cas *a álgebra ru*imentar nascente do s*cul* XVII, com o aux*lio </line>
<line> da*u*lo que iria ser chamad* mod*rnamente de plano cartesiano. *esca*te *nicia su* análise </line>
<line> est*belecendo que *s l*nha* procurada* sã* A*, IH, ED, *F e GA. Em seguida ele toma um </line>
<line> po*to *, de m*do qu* d*senhan*o as linhas C*, CF, CD, CH e C* em ângul*s *etos sobre ** </line>
</par>
<par>
<line> linhas dadas a*teriormente, forma-*e o </line>
<line> paralel*píp**o com as linhas CF, CD, CH, igu*l </line>
</par>
<par>
<line> àquele **rmado pel*s *ua* linhas *e*as C* e CM e uma tercei*a AI. Destaca-se a importância </line>
<line> desse pon*o pa*a todo o raciocínio do f***sof*, sem o *ual ele andaria *m *ír*ulos. </line>
<line> (DESCARTES, 2017). </line>
<line> Então, Descartes fez CB=y, C*=x, *I ou AE ou GE=a, de modo que o pon*o C </line>
</par>
<par>
<line> estivess* posi*ion*do entre as </line>
<line> linhas AB e DE, C*=2a-y, CD=*-y e CH=*+a. Depois, </line>
</par>
<par>
<line> *ultip*icou conju*tam**te os *rês e ob*e*e C*·C*·CH=y^3-2*y^2-a^2 *+2a^3, q*e é igual ao </line>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 15, *. 6, *rt. 10, p. 181-194, *ov./dez. 20*8 www4.fsane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Imaginação de Descart*s em "A Ge*met*ia" </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> pr*duto a*y. N* sequênci*, Descartes cons*dera a linha curva, CEG *ue el* afirma *maginar </line>
<line> ser des*rita pela intersecção da *arábol* *KN, cu*o di*metro KL sempre s* *ncontra ao longo </line>
<line> da linha reta A* e da ré*u* GL. No entanto, essa régua **ra sobre o pon*o G de tal maneira </line>
<line> que ela sempre recai no pla*o da parábo** e passa pelo po*to *. *escartes contin*a fazendo, </line>
<line> KL=a e * p*in*ip** la*us re*tum, *sto *, o segme*to de **ta que pas*a *or *m dos focos da </line>
</par>
<par>
<line> c*ni*a cu*o compriment* é mínimo, aquele que se rel*ciona com o e*xo da p*rábola dada, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> t*mbém </line>
<line> ig*al a a </line>
<line> e </line>
<line> GA=2a e CB=MA=y * C*=AB=x. Logo, devido </line>
<line> aos t*i*ngulos </line>
</par>
<par>
<line> *emelhant*s GMC e CBL, *M/MC=2*-*/x, as*im *omo *B/**=y/xy/2a-y; e visto que </line>
<line> *L=a, BK=a-xy/2a-y=2a2-ay-*y/2a-y. Finalme*te, Desc*rtes concl** que, assim como esse </line>
<line> mesmo B*, send* um se*mento *o diâ*etro da parábola es*á *ara BC, este es** para a, que é </line>
<line> * la*us rectum. O cá*cul* m*str* *ue y3-2*y2-a2y+2a3=axy. Portanto, C é o ponto *olicitado </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> p*de ser *o*a*o sobre qualque* par** da *inha curva CEG que se queira, ou no *eu </line>
</par>
<par>
<line> complemento c*Gc, descrito da m**ma for*a que o anter*or, *xceto que o vér*ice d* parábo*a </line>
<line> estará virado n* di*eção oposta ou, *nfim, ** sua* contrap*sições NI*e nIO, **e sã* descritas </line>
<line> pela *ntersecção qu* * linha GL fa* no outro lado da parábola com K*. (DESCA*TE*, </line>
<line> 2017). </line>
<line> *escartes c*nti*ua sua análi*e reafirman*o seu método de enc*ntrar um *onto p*lo </line>
<line> **al seja possível *ra**r lin*as retas e curv**. No entanto, o f*lósofo chama a atençã* de seu* </line>
</par>
<par>
<line> leitore* para uma que*tão cruci*l: a difere*ça entre ess* méto*o d* enco*trar mu*tos </line>
<line> **nt o* </line>
</par>
<par>
<line> p*ra *raçar uma *inh* curva outro p*ra e </line>
<line> as </line>
<line> curvas transcendentes. Para essas *urva*, </line>
<line> nem </line>
</par>
<par>
<line> todos os pontos podem ser </line>
<line> e*con***dos facilmen*e. Portanto, para Descartes, não se pode </line>
</par>
<par>
<line> encontrar um desses po*tos, como o po*to C. C*nseq*e*te*ente, a solução *e determin*dos </line>
<line> pr**lemas *stari* comp*ometida, conforme suas pró*rias *alavras. **sim, Descartes </line>
</par>
<par>
<line> acredi*ava q*e a Matemát*ca *ue envolvia essas lin*as </line>
<line> não poderi* ser *onhe*ida pelos </line>
</par>
<par>
<line> homens, p*i* iria além sua capacid*de de *onheciment*, ou estariam l**itadas ao âmbito da </line>
<line> imagin**ão. (D*SCARTES, 20*7). </line>
<line> Pa*a melhor *ompreende* A Geometria, é p*e*iso sem*re *er em mente que *sta *br* </line>
<line> f*i e*crita para *emonstra* os *éto*os do r*ci*c*nio correto discutidos no Discurso d* </line>
</par>
<par>
<line> Mé**do. A*s*m, como dito anter*ormente, n*o </line>
<line> f oi po* </line>
<line> acaso que A Geometria surgiu pela </line>
</par>
<par>
<line> primeira v*z como um apêndice d* Discurso do Métod*. Além disso, *e*car*e*, no Discurso </line>
<line> do M**odo, *al*u re*etidamente s*bre * "claro e **stinto", **s *m A Geometria essa clareza e </line>
</par>
<par>
<line> distinção deixou um pouc* * desejar, po*que o *ilósof* </line>
<line> exagerou nos d*talhes </line>
<line> de *lg*mas </line>
</par>
<par>
<line> **plicaçõ*s e omiti* *s de outras, tornando a obra "es*ura e baralhada". Es*a falta de "clareza </line>
<line> e d*sti*ç*o" pode es*ar associada a um desconforto ** t*abalh*r com ** curvas qu* Leib*iz, </line>
<line> Rev. FSA, Teres*** PI, *. 15, n. 6, ar*. 10, *. 181-19*, nov./dez. 2018 ww*4.fsa**t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Sapun*ru </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> ent*e *utr*s matemáticos, chamaria anos depo*s de "*ra*sc*ndente*", *á **s*radas </line>
<line> anteriorm*nte. Essas curvas *e***d*a* do conh*ciment* da quadratura do cí*culo para ser*m </line>
<line> c*nstruídas e equacionadas algeb*icamente. Infelizme*te, Descartes po* n*o t*r explorado s*a </line>
</par>
<par>
<line> imaginação mate*ática, temen*o cont*ariar alg** princípio rac*o*al, </line>
<line> nã* lev*u suas </line>
</par>
<par>
<line> cons**u*ões a diante, *eixando es*apa* a *es*oberta do* *álculo* Diferen*ia* e Integral. </line>
<line> (BO*TROUX, 19*0, 19*5; GO*DIM; SAPU*ARU, 2015). </line>
<line> Nos trabalhos ci*ntíficos d* Descartes, ob*er*ava-se u*a preocupação *m elim*nar a </line>
</par>
<par>
<line> i*ag*na*ão: </line>
<line> "Des*artes ti**a como me*a principal *iminuir o papel da </line>
<line> imagi*aç*o." </line>
</par>
<par>
<line> (BOUTRO*X, 1900, *.21). Par* que *sso acont*ces*e, era preci*o co*stit*i* uma *i**ci* de </line>
</par>
<par>
<line> gr*n**zas *erais que **du*iria a esta todas as o*t*as ciênc**s: trat*va-se d* </line>
<line> *riar uma </line>
</par>
<par>
<line> Matemática *niversal. E*sa nova ciê*cia traria para *i a g**ndeza </line>
<line> abstrata, mas não aquela </line>
</par>
<par>
<line> adqui*id* *ela intelectua*izaçã* ou const*ução de uma i*agem, suscetível de torna*-*e *m </line>
<line> receptá*ulo de determ*nações partic*lares. *s ideias de quantida*es desp*o*ida* de toda </line>
<line> imagem que permi*iss*m rep*esentar * imag*naç*o ser*am os objetos des*a nova ciência. *o </line>
<line> fim *as contas, Des*a*tes *ão criou essa *at*mática Univers*l porq** j**gou não ser possíve* </line>
<line> operacionalizá-l* e, qua*do af*rmou que não poderia ex*lica* determinadas curvas, e*tende-se </line>
<line> que ele t*m*ém não cons*gui*ia imp*imi*-lhes, mes*o que imag*nariamente, o movi*ento </line>
<line> necessário de form* a enc*ixá-las em sua gra*de máquina universa*. (BOUTROUX, 19*0, </line>
<line> *955; GON*IM; SA*UNARU, 20*6). </line>
<line> 4 CON*LUSÃO </line>
<line> Um aspe*to do pe*samento *e Descartes menos *iscu*ido do *ue seu ceticismo * seu </line>
<line> dualismo é * *eu reconheciment* de que há característi*as hu*ana* que não são referentes </line>
</par>
<par>
<line> apenas </line>
<line> ao corpo ou à mente, mas que envolvem a*bos, com* a </line>
<line> imagin*ç*o. Descartes </line>
</par>
<par>
<line> estabelece* um* Filoso*ia, na qu*l o mun*o *onsist* *m dois tipos d* substânc*a* distint*s: a </line>
</par>
<par>
<line> res cogitan* e a res extensa, </line>
<line> pensame**o m*té*ia, respectiva**nte. O mundo fís*co e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ma*éri*; Deus e a*jos são mente. Os seres </line>
<line> hum*nos *ão um* c*mpos*ç*o d*s dois, mente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ma*éria. Assim como a matéria **m s*as propri*dades, *omo *amanho, forma, p*so, a me*te </line>
<line> tem a* sua*, ou se*a, pensar, duv*da*, entender, *fi*mar, nega* e arrazo*r. (DORT*ER, 2*14). </line>
<line> O problem* enc*ntra-*e *as sensações e emoções que envo*vem tanto o corpo quan*o </line>
<line> a m*nte em uma uniã* corpo-mente indissociáve*. De*se modo, enquanto a sen*ação requer </line>
</par>
<par>
<line> órgãos *ensoriais, que são *a*eriais, a emoç*o i*clui inúmera* al*erações corp*r*is. *ra, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *m**in*ção pod*ria t*mbém estar inclusa nessa dual*da*e corpo-me*te, *ois seria consider*** </line>
<line> R**. FSA, T*r*sina, v. 1*, n. 6, *rt. 10, p. *81-19*, nov./dez. 2018 w**4.f*an**.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A I*agin*çã* de Des*artes em "A Geometria" </line>
<line> *93 </line>
</par>
<par>
<line> como a c*mbinação de um* imagem mental e um* sensaçã*. Con*udo, * imagem não é de </line>
<line> algo que se revela diant* de nossos olhos, mas algo que evoc*mos e* n*ssos olhos. </line>
<line> (D*RTIER, 2*14). </line>
<line> Por*anto, *moção, sens**ão e imaginação não se *ncaixariam na *strutur* filosófica </line>
<line> dualis*a de Descartes, visto que exig*m um corp*. S*n*o assim, de a*ord* com D*scartes, a </line>
<line> in*elecção p*r* deve ser superior * imaginação, g*ranti*do sempre que De*s tenh* um* </line>
</par>
<par>
<line> c*mp*een**o **perior à nossa. I*so nos permite o *ntendi*ento de </line>
<line> c*i**s que imaginamos, </line>
</par>
<par>
<line> como fig*ras geométricas de muit*s lado* </line>
<line> ou *esmo linhas que se comportam ora como </line>
</par>
<par>
<line> retas, ora </line>
<line> como curva*. E*se fato pa*ece *ue p*rturb* D*sc*rtes em *m nível quase </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> insupo*táv*l. (DOR**ER, 2014; DES*ARTE*, 201*). </line>
<line> Em v*rias ocasiões, *o longo de A Geometr*a, *escartes, afirmou que só se p*de </line>
<line> entender *quilo qu* s* *ode im*gina*, implicando, portan*o, que * *maginaç** *eria um modo </line>
<line> *omu* de pensar. El* completa seu pensa*ento dizendo que imagina* seria um mau caminh* </line>
</par>
<par>
<line> p*ra o pensamento verdadei*o, racional, uma i*atur*dad* mental, </line>
<line> *ípica do senso c*mum </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> não dos filósofos, poi* *m*l*c*va no uso dos *enti*** </line>
<line> enga*adores. C*nclui-s* então </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> De*cart*s *ra, p*r um *ado, um oponente feroz da imaginaçã* * tentou, a todo custo, empur**- </line>
<line> la para a margem de sua Filosofia, mas por outro, sentia-se obr*g*do a *ecorrer a ela quando </line>
<line> se depara*a com polinô*ios d* graus *lt** e com o i*stinto d* tra*sfo*mar a geome*ri* em </line>
<line> álgebra. Dev**o a essa dualida*e, ele deixou escorrer entre os de*os os Cálc*los Diferencial e </line>
<line> Inte*ral, q*e ***s tarde foram consa*rados po* Newton e *eibniz. (BO*TR*UX, 1900, </line>
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