<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 6, art. 10, p. 181-194, *o*./de*. 2018
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.10
</line>
</par><par>
<line>
A Imaginação de Descartes em "A *e*metria"
</line>
<line>
De*ca*tes' Im**ination in The "**ometry"
</line>
</par><par>
<line>
Raqu*l Anna Sapun*ru
</line>
<line>
Do*t*ra em Filo*ofia pela Pon**fíci* Universi*ade *atóli*a *o Rio de *aneiro
</line>
<line>
Professora I*st*tuto de Ciência * **cnologia *a Universidade *ederal do* Vales do Jeq*itinhonha e Mucu*i
</line>
<line>
E-*ail: raquel.sapu*aru@ict.uf*jm.*du.br
</line>
</par><par>
<line>
End**eço: Raq*el *nna Sapunar*
</line>
<line>
E**tor-Chef*: Dr. Tonny Kerley d* A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Cen*ro Universi*ário Santo Agosti*ho - A*. Valter
</line>
<line>
Rodri*ues
</line>
</par><par>
<line>
*le*car, 6*6, São Pedr*, Zi* c*de: 64.019-6*5,
</line>
</par><par>
<line>
Te*esina/PI, Brasi*.
</line>
<line>
Artigo recebido em 23/08/2018. Úl*ima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
rece*i*a *m *5/0*/2018. *pro**do em 16/09/2018.
</line>
</par><par>
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Av*l*ado p*lo sistema *riple Re**e*: Desk Review a)
</line>
<line>
pelo Edito*-Chefe; * b) *ouble Bli** R*vie*
</line>
<line>
(avaliaç*o cega por d**s avalia*ores da *rea).
</line>
<line>
Revis*o: Gra*atical, No*mativa e *e Form*tação
</line>
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<par>
<line>
R. A. S**unaru
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
<line>
A imagin*ção * u*a das mais fascinant*s *apacid*des da m**te hum*na. Por essa razão, ao
</line>
<line>
lo*go da h**tória da humanidade, vári*s filóso*os se empenharam em explo*á-la, de *á*ias
</line>
<line>
manei*as. Um dele* foi *e*car*es. O objetivo *o presente artigo é di*cutir um a*pec*o
</line>
<line>
*artic*lar do pensamento de *escartes, r*la**vo à ima*inaçã*, que ap*r*ce em * Geometria.
</line>
<line>
O métod* uti*izado aqui é a pe*quisa bibliográ*i**.
</line>
<line>
Pa*avras-cha*e: Descartes. *mag*nação. Matem*tica.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
<line>
Imagination is one of the m*st *as*inating capacities of the hu*an spi*it. F*r this reason,
</line>
</par><par>
<line>
throughout t*e history
</line>
<line>
o* hum*nity, seve*al philosophers have endeavo*ed to expl**t it in
</line>
</par><par>
<line>
many ways. One of them was *e**ar*es. The ai* *f th* pr*s**t article *s
</line>
<line>
to di*cuss a
</line>
</par><par>
<line>
pa*ticular asp*c* of Desc*rtes' thinking concernin* i*a*ination whi*h appears in The
</line>
<line>
*e**e*r*. *he method use* here is the biblio*ra*hic r*search.
</line>
<line>
K*ywords: De*cartes. *magination. Mathematics.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres**a, v. 15, n. 6, art. 10, p. 1*1-194, nov./dez. 2018
</line>
<line>
www4.fsa*e*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ima*i*a*ão de Descartes em "A Geometria"
</line>
<line>
*83
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*D*ÇÃO
</line>
<line>
A imaginação per*ence à v*d* interior, e para Descarte* não *oderia ser *ui*o
</line>
<line>
diferent*. Segundo o D*cionár*o *e F**oso*i* d* *bbagna*o, o v*r**te "i*agi*a*ão"
</line>
<line>
as*ocia*o à Filosof*a ** Descar*es ide*tifica ** i*aginação i*úmeras atividades espir*tuais.
</line>
</par><par>
<line>
Aqui interessa somente imag*nação ligada ao estudo de no*as a
</line>
<line>
figuras ou curvas, que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
filóso*o tamb*m denominou de repres*ntação (AB*AGN*NO, 200*). N* Regr* XII, da obra
</line>
<line>
Regras para * *ire*ão do espír*to, de 1628, Des*artes afirma:
</line>
<line>
Finalmente, há que utiliz** todos os recursos *o entendimento, da im*ginaç*o, dos
</line>
<line>
sentidos e da *emória, quer pare termos uma in*uição d*sti*ta das proposições
</line>
<line>
sim*les, que* para estab*lecermos, e*tre a* cois*s que s* procuram e as conhecid*s,
</line>
</par><par>
<line>
uma ligação
</line>
<line>
adequ*da *ue as permita *econhecer, quer aind* para encont*ar as
</line>
</par><par>
<line>
coisas qu* entre si se dev*m comparar, a fim de s* *ão omitir nen*um recurso da
</line>
<line>
*ndústria humana. (DESC*R*ES, 201*, p.*5).
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se até mesmo diz*r que a ima*inação compõe uma *spé*i*
</line>
<line>
*e um segundo
</line>
</par><par>
<line>
uni*erso o* de um univ*rso par*lelo dentro da cabeça h*ma*a *ue t*mbém proc*ssa sua vida
</line>
</par><par>
<line>
exte*io*. É pos*ível invent*r t*do:
</line>
<line>
de *nimais m*to*ógicos a evento* *ue não oc**reram;
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
utopi*s *ociais a ar*e de *an**arda, só para exem*l*ficar. (DORTIER, 2014). Sim... em *e
</line>
<line>
tratando d* imaginação, v*le tudo!
</line>
<line>
H*storicame*te *ala*do, a im*ginação é uma *as hab*lidades humanas ma*s ant*ga*. O
</line>
<line>
pe*samento e su* exteri*riza*ã* vêm sendo am*l*me*t* melh*rados pel* linguage*
</line>
</par><par>
<line>
argume*tativa de*critiva. Porém, o pensam*nto adquir*do pelos *inco sentidos precede* *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
linguagem *rgument*tiva e descritiva por centenas de mi*hares de an*s. Entã*, *ó h*via uma
</line>
<line>
lingua*em comu***ativa *o que se p*rcebia pelos cinc* sent*d*s, (DORTI*R, *01*).
</line>
</par><par>
<line>
La G*otte *e *ascaux é um ótimo exemplo dessa l*nguagem rudim**tar. Segundo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
si t *
</line>
<line>
oficial de L* Gro*te de L**c*ux, http://arc*eologie.c*lture.fr/lascau*/fr, *ua descoberta,
</line>
</par><par>
<line>
em 1940, não s* abr*u uma no*a página no c*nheciment* *a arte p*é-histór*ca e da* origens
</line>
</par><par>
<line>
do homem, mas
</line>
<line>
também pos*ibili**u uma nova fo*ma de p*n*** a *e*ação *n*re a ar*e e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
imagina*ão. C*mo **stra a Figu*a 1, trata-se de uma obra incomum q*e c*nt*nua a alimentar
</line>
</par><par>
<line>
o imaginário *oletivo poi*, além de uma maravilho*a *au*a pr*-histórica,
</line>
<line>
*á v*rio* s**ais
</line>
</par><par>
</page><line>
enigmátic*s *nscritos nas parede*: pontos, linhas ponti*ha*a*, flecha*, tri*ngulos, en**e o*t*os
</line>
<line>
motivos *e*métricos. Talvez e*ses ***** os prim*iros rudimentos de uma *inguagem
</line>
<line>
matemática, já argumentativ* * descritiv*, *u* utiliz* a imagin*çã*.
</line>
<line>
Rev. *S*, *eresi*a *I, v. 15, n. 6, **t. 10, p. 181-19*, nov./dez. 2018 www4.fsan*t.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. *apu*aru
</line>
<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1- A G*uta de Las*aux
</line>
</par><par>
<line>
F*nte - http://arc**ologie.cult*re.fr/lascau*/fr
</line>
<line>
Para os p*ime*ro* s*re* humanos, uma esp**i* de intervalo c*g**tivo ab*iu-se *ntr* o
</line>
</par><par>
<line>
estím*lo a r**p*sta. Essa la**na cri** a possibilidade de m*ltipla* re*postas pa*a uma e
</line>
</par><par>
<line>
mesma per*epção, pois *udo nela cab*r*a. I*so f*i crucia* para * desenvolvim**t*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
capac*dade de imaginar a* coisa*. Def*nitivamen*e, cria-*e *m e**aço i*terior apropriado pa*a
</line>
</par><par>
<line>
o d*senvolviment* d*s me*tes
</line>
<line>
h**anas. Em seg*ida, os **rebr** humanos *n*ci*i*
</line>
</par><par>
<line>
começaram a gerar in*ormações, ao invé* *e *pena* gr*vá-l*s e *rocessá-las. *eu-*e, e*tão, o
</line>
<line>
i*íci* ** criação *e represen*açõ*s de coisas que nunca existiram, ou seja, das cois*s
</line>
<line>
ima*inadas. (DORTIER, 2014).
</line>
<line>
Dando um *alto de La Grotte de La*caux diretamente par* o século *VII de Descartes,
</line>
</par><par>
<line>
q*es**ona-se: P*d*ria a i*aginaç*o desemp*nh*r *m *apel *elevant*
</line>
<line>
no
</line>
<line>
c*n*ecim*nto
</line>
</par><par>
<line>
matemático? S* sim, como isso s* deu n* *bra d* *e*car**s?
</line>
</par><par>
<line>
2 REFE*E*CIAL TE*RICO
</line>
</par><par>
<line>
Após o ápice *a g*ome*ri* dos a*ti*os, o estudo das linhas
</line>
<line>
curvas sof*eu u* *r*nde
</line>
</par><par>
<line>
processo de *e*aceleraç**, com alguns pouco* trabalhos
</line>
<line>
i*olados como, por **emplo, o*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*r*sme n* século *IV. *s*o durou *té o século XVII co* o surgi**nto dos **abal*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Viète, *e*mat e Des*artes. Poré*, somente a*ra*és dos esc*itos de D*scar*e* é *ue os mét*dos
</line>
<line>
foram i*trod*zidos na geometria. Graças a es*e filósofo, f*i p*ssí*el c*nstruir u* siste*a de
</line>
<line>
c*assificação de curvas planas que s* o*denava como g*aus de uma equaçã* ou, com*
</line>
<line>
*esca*tes preferiu en*nci*r, como **neros.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, *. 15, n. 6, ar*. *0, p. 181-194, no*./dez. 2018 ww*4.fsanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Imagi*açã* d* *escarte* em "A Geometria"
</line>
<line>
185
</line>
</par><par>
<line>
*esse modo, D*scar*es *ons*guiu estabel*cer **a no*ável conexão qu* aliava
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
geom*tria à *l**bra, possibilitando o estudo das linhas ret*s e curvas *ssociad*s a um *istema
</line>
<line>
de *o*rde*adas. Tal c*nexão c*am*-se ge**etr*a analítica * foi a*re**ntada *e*a primeir* ve*
</line>
<line>
em A Geometria, em 1637. Segundo o matemático Mo**a, "* Geometri* A*alít*ca, como a
</line>
</par><par>
<line>
conhecemo*, foi desenvol*ida g*a*ual**n*e sob a influênc** do *ivro de De**a*te*.
</line>
<line>
"
</line>
</par><par>
<line>
(M*NNA, 1977,
</line>
<line>
*.14) e, *o *esm* sécu*o XVII, gr*ças a e*ta obra, os progressos
</line>
</par><par>
<line>
*atemáticos po*sibilit*ram o desenvo*vimento d*s Cálcul*s Difer**cial e Integral * da F*sica.
</line>
</par><par>
<line>
Sobre
</line>
<line>
*sse desenvolvim*nto, Hawking *firma **e "Isaac Newton
</line>
<line>
não poderia nunca ter
</line>
</par><par>
<line>
formulado suas lei* *em a G*ome*ria *nalítica de René Descartes e *em sua *rópria a
</line>
<line>
invenção do cálculo" (HAWKIN*, 200*, p.1*).
</line>
<line>
Dit* iss*, analisa-*e, primeiramente, * *étod* ** Descar*es, conforme d**cr*to em O
</line>
<line>
Discu*so do Método, *e 1637. Na primei*a edição desse l*vro, A Geome*ria a*arece como um
</line>
<line>
a*êndice e c*ncl*i-se que ela s*rviu de tes*e para os método* de Desca*tes, *elo menos para
</line>
<line>
um del*s. A segu*r, e**bo*a-se um b*ev* resumo dos qu*tro *étodos, a saber: a) o pr**eiro é
</line>
<line>
o da "evidência", *oi* não se deve admitir nenh*m conh*cimento *om* verdadeiro, ca*o n*o
</line>
<line>
se tenha evidências indiscutí*eis pa*a ta*. E* outr** palav*a*, ne*hum conheci**nto deve ser
</line>
<line>
julgado p*ec*pitadamente, nem prec*n*eitos de qualquer ord** d*v*m ser alim**tados * só se
</line>
<line>
deve admi*ir *omo verd*deiro o con*ecim*nto "claro e distinto", isto é, aquele do qual não se
</line>
</par><par>
<line>
pode duv*da*. Assi*, antes *e *udo, temo* qu*
</line>
<line>
duvidar para cheg*rmos à v**dade; b) o
</line>
</par><par>
<line>
segundo é * d* "análi*e", que nos ensi*a dividir u* a
</line>
<line>
prob*ema em ta*tas partes quanta*
</line>
</par><par>
<line>
for*m *os*íveis, até qu* s*as dific*ldades se tornem faci*idades; c) o terceiro é o da "*ín*ese",
</line>
</par><par>
<line>
*ue *raça um cam*nho contr*rio a*
</line>
<line>
da "análise", partindo d* pro*lema mais simples m*is *
</line>
</par><par>
<line>
fácil, par* o m*is composto e mais
</line>
<line>
difícil, *or ord*m. No fim, deve-se examinar
</line>
</par><par>
<line>
cuidadosa*ente as conclu*õ*s d* composto para im*ed*r descuid*s q*e levem ao erro; *; d) o
</line>
<line>
úl**m* * o da "enumeração", ou método do "*esmembramento".
</line>
</par><par>
<line>
*sse método fundamenta-se em des*em*rar e enu*erar exaustiva ordenadamente e
</line>
</par><par>
<line>
*m probl*ma c*mposto, **pos*ibilita*d* a supre*sã* de q*alquer
</line>
<line>
par*e dele. A*r*vé* del*,
</line>
</par><par>
<line>
garante-se
</line>
<line>
que na*a será esquecid* ou perdido no
</line>
<line>
processo de s*l*ção *o probl*ma.
</line>
</par><par>
</page><line>
(D*SCAR*ES, 1950-1*56, p.16).
</line>
<line>
Ob*e*va-se que a proposta de Descartes * si*p*es: d*ve-se fazer uma e *ó uma coisa
</line>
<line>
de *ad* v*z, p*ra a*can**r a *olução ve*dad*ira de qualquer pro*lema; e é o próprio Descar**s
</line>
<line>
que just*fica suas regr*s:
</line>
<line>
Es*** longas c*de*as de razões, tão sim*les e fá*eis das qua*s os *eôm*tr*s têm
</line>
<line>
co*tume *e se servir para ch*gar as suas mais difí*eis dem*nstra*ões, levaram-me a imagi*ar
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 6, a*t. 10, p. 181-1*4, nov./dez. 2018 www4.*sanet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. *apu*aru
</line>
<line>
186
</line>
</par><par>
<line>
que **das as coisas q*e podem cair sob o conhec*mento dos h**ens *ncadeia*-se do mesmo
</line>
<line>
*od* e que, co* a única *ondição de nos abste*mos de aceitar p*r verd*d**ra *lgu*a que **o
</line>
<line>
o seja e de obser*arm** sempre a ordem necessária para deduz*-las umas das outras, *ão pode
</line>
<line>
exis*ir nenhuma *ão afastada q*e *ão possam*s enf** chega* a *la e ne* tão escondida que
</line>
<line>
não a d*s*u****os (DE*CARTES, 2017, p.17). (gri*o meu)
</line>
<line>
No *nt*nto, em um determina*o mom*n*o de A Geometria Descarte* ob*erva-se c*m
</line>
</par><par>
<line>
a**omb*o e angústia que, mesmo ut*liza*d* seu poderoso método, a*gumas
</line>
<line>
*urva*
</line>
</par><par>
<line>
encontrava*-s* so**nte n* âmb*to da imaginação, pore le renegade pere*ptor*amnete.
</line>
</par><par>
<line>
Algun* anos d*pois,
</line>
<line>
com o filó**fo *inda vivo, cons*atou-se
</line>
<line>
que tudo *ão passava de um
</line>
</par><par>
<line>
engano, isto *, era p**sível trabalhar matemática * m*tod*camen*e com essas curvas.
</line>
<line>
3 METO*OLOGIA
</line>
<line>
Co*forme informado an**riormente, *oi feita uma ampla pesquisa bibliogr*fica, devido
</line>
<line>
à natureza do a*sunto, mas, infelizmente, *iscorrer sobre essa me*odolo*ia é um pouco d*f*c**,
</line>
<line>
*ist* que *sse tipo *e pesquisa é a raiz de todas as outras. Grosso modo, q*al*uer que seja o
</line>
<line>
assunto p*sq*isado, será feita uma pesquis* *ibliog****c*.
</line>
</par><par>
<line>
Assim
</line>
<line>
*e*do, o*jetivando se**rar a pesq*isa bib*iográf*ca *tilizada em qu*lquer tipo
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
pesquisa d*quela *qu* utilizada, esta s*rá denom*n*da "pes*uisa bibliográ*ica pura", pois
</line>
</par><par>
<line>
fundamenta-se só soment* só em *onte* bibli*grá*icas. Os dado* foram ob*id*s a partir e
</line>
<line>
conhecim*ntos escritos em livros, r*vis**s e na World W*de W*b (www), *or*v*n*e ch*m*da
</line>
<line>
de interne*. Ressalta-se q** não há *esq**sa que, em alg*m momento, *ão recorrerá a s*mente
</line>
<line>
e*sas fo*tes, conforme Lakatos e Marc*n* (*005).
</line>
<line>
Neste *rtigo *ntitula*o "A Im*g*nação de Descartes em A Geome*ri*" **contram-se
</line>
</par><par>
<line>
também al*uns traços das
</line>
<line>
pesqu*s*s descri*iva doc*menta*. A **im*ira é rea*izada c*m e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
intuito d* desc***er as ca*acterísticas do fe*ômeno
</line>
<line>
qu*, no caso, é o uso ou * mau us* d*
</line>
</par><par>
<line>
*maginação por De*carte*. É *reciso esclare*er que a *xploraçã* do fenômeno, neste *aso,
</line>
</par><par>
<line>
tem como objetivos dese*volver ou esclarecer
</line>
<line>
conce*tos e ideias. Ess* tipo de *esquis* foi
</line>
</par><par>
<line>
*qui
</line>
<line>
utilizada, *e for*a *ais mode*ta, pois havia
</line>
<line>
poucas i*f*rmaçõe* disp*ní*eis sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tema. A *scassez
</line>
<line>
de informa*ões to*nou difí*il * formulação de hipótes*s sobre o *orqu*
</line>
</par><par>
<line>
D*scartes *ejeit*va c*m tanta veemência o uso *a *ma*inação na *atem*tica.
</line>
</par><par>
<line>
A *egunda, trilha os mesmos c*mi*hos da "pesqu*s* bibl*ográfi*a p*ra"
</line>
<line>
a*ui
</line>
</par><par>
<line>
apresentada, poi* a pesquisa docume*tal recorre a f*ntes mais divers*ficadas e disp*r*as, sem
</line>
</par><par>
<line>
tratamen*o analítico. *pes*r de a pesqu*sa do**mental ter um amplo
</line>
<line>
espec*ro, este tra*alho
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, T*resina, v. 15, n. 6, a*t. 10, p. 181-194, no*./dez. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Imaginação de *escartes em "A Geometria"
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
restringiu-se a do**men**s retrospectivos, cons*de**dos c*entificamente autênticos, os quais
</line>
<line>
se encontram sob a responsabili*ad* d* Bib*iothèque Nati*n*le de Fran*e (Bn*), a Gallica.
</line>
<line>
Mesmo que nem toda infor*ação disponibilizada em meio* eletr*n*c*s deva ser
</line>
<line>
c*ns*derada de caráter h*stórico-fil**ófico-ci*n*ífico, em se *rata**o dos arquivos da Gal*i*a,
</line>
<line>
estes têm sua importânc*a ma*s do que comprovada no que t*nge a *ste tip* de cont*ibuição.
</line>
</par><par>
<line>
Retornando à "pesquisa bibliográfica pura", para
</line>
<line>
dissecá-la um *ouco mais, por
</line>
</par><par>
<line>
"bibli*gráfic*" en*ende-s* u** mo*ali*ade específica de documentos, a sa*er: ob*as escrita*,
</line>
<line>
imp*es*a* em editoras, classificadas e* bib*i*te*as, ma* *am*ém bases de da*os na **ternet,
</line>
</par><par>
<line>
*m sites c*nf*áveis, *u seja, assinados e inst*t**ionais. Nesta mod*lid*de
</line>
<line>
específ*ca, os
</line>
</par><par>
<line>
"blogs" foram descart*do*, po*que se tratam de
</line>
<line>
opiniõ*s pessoai*. Além disso, * "pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
bibliográfica pura" f*i fei*a a par*ir d* levantament* *e referê*cia* teóricas anal*sadas
</line>
</par><par>
<line>
previame*te
</line>
<line>
em outros t*abalho* já publi**dos e, a par*ir daí, foi feita uma s*ntes* do
</line>
</par><par>
<line>
*e*same*to *os autores consul*ados.
</line>
</par><par>
<line>
A p**para*ão
</line>
<line>
cuid**osa
</line>
<line>
da "pesquisa *ib*iog*áf*ca pu*a" aq*i ap*esentada *oi
</line>
</par><par>
<line>
c*ndição essenc*al p*ra a construçã* e f*nalização do pr*sente art*go. Na busca da*
</line>
<line>
i*formações, for*m levados em conta a*guns a*pectos, entre os *uais destacam-se:
</line>
<line>
1) a d**inição *o con**xto da busc*;
</line>
<line>
2) a se*eçã* dos re*ursos disp*nív*is n* internet: índices, ca*á*ogo*, met* *esqu*sa*, ent*e
</line>
<line>
outros.
</line>
<line>
Pa*tic*larme**e, a pes*uisa de arti*os de p*riód*c** se deu por meio de ***ices
</line>
<line>
*speciali**dos que man*êm, para uma determi*ada ár*a d* c*nhecim*n**, no caso a f*losofia
</line>
<line>
d* Descartes * a questão da imaginação, um le*antam*nto de art**os de u* gr*nde número de
</line>
<line>
perió*icos *ue po*em ser "baixad*s" p*ra o computador ou *mpressos diretam**te. O Portal
</line>
<line>
de Perió*icos da C*orden*ção de Ape*feiçoamento de *essoal de Nível **perior (CAPES)
</line>
</par><par>
<line>
d*spon*b**iza *c*s** ime*iat* * *rodução científ*ca
</line>
<line>
nacional
</line>
<line>
e internaci**al, e aqui
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
amp*amente utili*ado, bem co*o
</line>
<line>
os por*ais disponi*ilizados pela Bibliotec* da UFVJM. O
</line>
</par><par>
<line>
uso **sses Portais é livre e g*atuito para os usuários d*s in**ituiçõ*s participantes.
</line>
<line>
3.1 A *maginação em A Geometri* de Descartes
</line>
</par><par>
<line>
Os *iló*ofos em *eral têm um rela*i**amento
</line>
<line>
de am*r e ódio com a imaginaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Descartes não fugiu à
</line>
<line>
regra. Por um lado, desprezo*-a, *ratando-a como u*
</line>
<line>
obstáculo, po*
</line>
</par><par>
<line>
*u*ro,
</line>
<line>
*eu-lh* *m
</line>
<line>
pouco
</line>
<line>
de crédito, mas
</line>
<line>
*ão *uito. De
</line>
<line>
qualquer modo, para *le,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
i*aginação pa*ecia at*a*alhar mais do que auxiliar. Não *ra *om a imaginaç*o q*e *escartes
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresi** PI, v. 15, *. *, a*t. 10, p. 181-194, n*v./dez. 2018 www4.fsanet.com.*r/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. S**unaru
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
pretendia chegar à ve*dad*, às res*osta* para a* *u*stões mais profundas sobre a natureza *a
</line>
<line>
*xistênci* human*, t*mpouco s*b*e as verda*es matemáti*as. Tentan*o imagina* o caminho
</line>
</par><par>
<line>
para a verda*e Me****sica,
</line>
<line>
ele *screveu, em
</line>
<line>
16*1, Le* Mé*itations Métaphysiq*es.
</line>
</par><par>
<line>
(DOR**ER, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Logo na primeira das s*is meditações, Descarte a**rma ser *ma toli** e*p*rar obter
</line>
</par><par>
<line>
uma *magem ma*s clar* d* mu*d* através **s sonhos, ou seja,
</line>
<line>
*ua*do se ado*mece.
</line>
</par><par>
<line>
(DESCARTES, 2005; DORTIER, *014). *a segu*d*, De*cartes descreve * i*aginação c*mo
</line>
</par><par>
<line>
uma das man**ras de c*nceber a ***ia de uma cois*. T**a ve* *ue a*guém se concentr*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*ualquer coi*a que deseja sa*er, ou seja, quando pensa em a**o, estar*a "*onc*be*do" essa
</line>
<line>
coisa na mente. Logo, im*ginar algo é simplesmente conce*ê-*a por meio *o tipo de id*ias
</line>
</par><par>
<line>
que se atri*uí aos senti**s:
</line>
<line>
qualidades es*aciais e tempora*s, q*alid*des físicas de todos os
</line>
</par><par>
<line>
tipos, a*a*ência. A concepção e a imaginação não sã* meios *ntagônicos do *o**ecimento,
</line>
<line>
mas d*fe*em em s** g*neralida*e. A imagi*ação é apen*s o nome ** um t*p* de concepção.
</line>
<line>
*lgu*as *oisas podem ser ima**nadas e também pod*m ser pensadas, is*o é, concebida* sem
</line>
<line>
ser *ma*inadas: um tr*ângu*o, por exemplo, que *im*lesmente pode ser pensado em *ermos d*
</line>
</par><par>
<line>
sua definição como uma
</line>
<line>
figura que contém três *ng*lo*, ou pode ser imaginada como
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
coisa física. (*ESCARTES, 2*05).
</line>
<line>
Cont**o, não são Les Méditations M*ta*hysiques que s*r*irão *e b*se para a
</line>
<line>
d*scussã* sobre a imagi*a*ão que aqu* *e pre*endesse fa*er. Descart*s *ambém *eve
</line>
<line>
*roblemas com a im*ginação an*eriormente, *os s*us ensaios científicos e matemáticos, co*o
</line>
<line>
em *e Monde, de 1633, e em 1637, no Discurso do Método: *our bien c*n*uire sa r*i*on, et
</line>
<line>
che*cher la vérit* dans les sc**nces.
</line>
<line>
No a*ê*dice *o Discurso do *étodo, cujo tí*ulo é A Ge*metria, Livro II, Descartes
</line>
</par><par>
<line>
d*scute um método ut*liz*do *m
</line>
<line>
outro apêndice des*e
</line>
<line>
mesmo *iv*o, L* Di*ptrique,
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
explicar as côn*c*s, q*e são os c*rculos, as parábolas, as *ipé*bol*s * as elipses. Em *eg*ida,
</line>
<line>
mesm* obtend* *ucesso c*m *ssas curvas, *escartes afirmou que **o poderia tr*tar nenhum
</line>
</par><par>
<line>
out*o tipo *e cu*va que, às vezes, se comporta*s* como l*nha
</line>
<line>
*eta às vezes, co*o li*ha e,
</line>
</par><par>
<line>
curva. Por *xempl*, * cic*o***, as fu*çõe* t*igon*métricas, as funçõ*s loga*ítmicas, as
</line>
</par><par>
<line>
funções exponenciais, a
</line>
<line>
espiral d* Arqu*me*es, o logaritmo e*piral, e*tre out*as, c*nf*rme
</line>
</par><par>
<line>
Figuras 2, 3, 4, 5 e 6.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resina, v. 15, n. 6, art. 10, p. 181-194, nov./dez. 2018
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Imag*naçã* *e Descartes em "A Geometria"
</line>
<line>
189
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 1 - Ciclóide
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - Funções trigonométricas
</line>
<line>
F*gura 3 - Funções *ogarí*mic*s
</line>
</par><par>
<line>
Fig**a 4 -
</line>
<line>
*unç**s expone*ciais
</line>
<line>
Fig*ra 5 - Espiral de Arquimedes
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 6, art. 10, *. 181-194, nov./de*. *018
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Sapunaru
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
Na letra d* Desca**es:
</line>
<line>
[] pois, ain*a que *ão pos**mos t*atar que se assemel*e a essas cord*s, ou seja
</line>
<line>
que se tornem às vezes ***as e às vezes **nhas curvas, devido à propo*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
desc*nhecida *ue *á entre as linhas retas e
</line>
<line>
*s linhas curvas, acredito que elas *ão
</line>
</par><par>
<line>
possam *er co**ecidas pelos ho*ens. (DESCARTES, 2017, p.51).
</line>
<line>
Figura 8 - G*áfico do li*ro A Geometria de De*cartes represe*ta**o curvas que
</line>
<line>
po*em ser desenhadas / cal*ulada* sem o *so da i*aginação.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adaptaç*o *e Bruna Fernandes Bar*osa para o GEOGEBRA.
</line>
<line>
Cabe, agora, *nt*nder os limi*es de De*cartes para tratar d*te**inadas cu*va* através
</line>
</par><par>
<line>
do *ntend*mento da Figura 8, que trata
</line>
<line>
*a* Cô*icas d* Ap*lônio. A Figu*a 8 é o retrato da
</line>
</par><par>
<line>
tr**sfo*m*ção das côn*cas *a álgebra ru*imentar nascente do s*cul* XVII, com o aux*lio
</line>
<line>
da*u*lo que iria ser chamad* mod*rnamente de plano cartesiano. *esca*te *nicia su* análise
</line>
<line>
est*belecendo que *s l*nha* procurada* sã* A*, IH, ED, *F e GA. Em seguida ele toma um
</line>
<line>
po*to *, de m*do qu* d*senhan*o as linhas C*, CF, CD, CH e C* em ângul*s *etos sobre **
</line>
</par><par>
<line>
linhas dadas a*teriormente, forma-*e o
</line>
<line>
paralel*píp**o com as linhas CF, CD, CH, igu*l
</line>
</par><par>
<line>
àquele **rmado pel*s *ua* linhas *e*as C* e CM e uma tercei*a AI. Destaca-se a importância
</line>
<line>
desse pon*o pa*a todo o raciocínio do f***sof*, sem o *ual ele andaria *m *ír*ulos.
</line>
<line>
(DESCARTES, 2017).
</line>
<line>
Então, Descartes fez CB=y, C*=x, *I ou AE ou GE=a, de modo que o pon*o C
</line>
</par><par>
<line>
estivess* posi*ion*do entre as
</line>
<line>
linhas AB e DE, C*=2a-y, CD=*-y e CH=*+a. Depois,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ultip*icou conju*tam**te os *rês e ob*e*e C*·C*·CH=y^3-2*y^2-a^2 *+2a^3, q*e é igual ao
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere**na, v. 15, *. 6, *rt. 10, p. 181-194, *ov./dez. 20*8 www4.fsane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Imaginação de Descart*s em "A Ge*met*ia"
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
pr*duto a*y. N* sequênci*, Descartes cons*dera a linha curva, CEG *ue el* afirma *maginar
</line>
<line>
ser des*rita pela intersecção da *arábol* *KN, cu*o di*metro KL sempre s* *ncontra ao longo
</line>
<line>
da linha reta A* e da ré*u* GL. No entanto, essa régua **ra sobre o pon*o G de tal maneira
</line>
<line>
que ela sempre recai no pla*o da parábo** e passa pelo po*to *. *escartes contin*a fazendo,
</line>
<line>
KL=a e * p*in*ip** la*us re*tum, *sto *, o segme*to de **ta que pas*a *or *m dos focos da
</line>
</par><par>
<line>
c*ni*a cu*o compriment* é mínimo, aquele que se rel*ciona com o e*xo da p*rábola dada,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
t*mbém
</line>
<line>
ig*al a a
</line>
<line>
e
</line>
<line>
GA=2a e CB=MA=y * C*=AB=x. Logo, devido
</line>
<line>
aos t*i*ngulos
</line>
</par><par>
<line>
*emelhant*s GMC e CBL, *M/MC=2*-*/x, as*im *omo *B/**=y/xy/2a-y; e visto que
</line>
<line>
*L=a, BK=a-xy/2a-y=2a2-ay-*y/2a-y. Finalme*te, Desc*rtes concl** que, assim como esse
</line>
<line>
mesmo B*, send* um se*mento *o diâ*etro da parábola es*á *ara BC, este es** para a, que é
</line>
<line>
* la*us rectum. O cá*cul* m*str* *ue y3-2*y2-a2y+2a3=axy. Portanto, C é o ponto *olicitado
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
p*de ser *o*a*o sobre qualque* par** da *inha curva CEG que se queira, ou no *eu
</line>
</par><par>
<line>
complemento c*Gc, descrito da m**ma for*a que o anter*or, *xceto que o vér*ice d* parábo*a
</line>
<line>
estará virado n* di*eção oposta ou, *nfim, ** sua* contrap*sições NI*e nIO, **e sã* descritas
</line>
<line>
pela *ntersecção qu* * linha GL fa* no outro lado da parábola com K*. (DESCA*TE*,
</line>
<line>
2017).
</line>
<line>
*escartes c*nti*ua sua análi*e reafirman*o seu método de enc*ntrar um *onto p*lo
</line>
<line>
**al seja possível *ra**r lin*as retas e curv**. No entanto, o f*lósofo chama a atençã* de seu*
</line>
</par><par>
<line>
leitore* para uma que*tão cruci*l: a difere*ça entre ess* méto*o d* enco*trar mu*tos
</line>
<line>
**nt o*
</line>
</par><par>
<line>
p*ra *raçar uma *inh* curva outro p*ra e
</line>
<line>
as
</line>
<line>
curvas transcendentes. Para essas *urva*,
</line>
<line>
nem
</line>
</par><par>
<line>
todos os pontos podem ser
</line>
<line>
e*con***dos facilmen*e. Portanto, para Descartes, não se pode
</line>
</par><par>
<line>
encontrar um desses po*tos, como o po*to C. C*nseq*e*te*ente, a solução *e determin*dos
</line>
<line>
pr**lemas *stari* comp*ometida, conforme suas pró*rias *alavras. **sim, Descartes
</line>
</par><par>
<line>
acredi*ava q*e a Matemát*ca *ue envolvia essas lin*as
</line>
<line>
não poderi* ser *onhe*ida pelos
</line>
</par><par>
<line>
homens, p*i* iria além sua capacid*de de *onheciment*, ou estariam l**itadas ao âmbito da
</line>
<line>
imagin**ão. (D*SCARTES, 20*7).
</line>
<line>
Pa*a melhor *ompreende* A Geometria, é p*e*iso sem*re *er em mente que *sta *br*
</line>
<line>
f*i e*crita para *emonstra* os *éto*os do r*ci*c*nio correto discutidos no Discurso d*
</line>
</par><par>
<line>
Mé**do. A*s*m, como dito anter*ormente, n*o
</line>
<line>
f oi po*
</line>
<line>
acaso que A Geometria surgiu pela
</line>
</par><par>
<line>
primeira v*z como um apêndice d* Discurso do Métod*. Além disso, *e*car*e*, no Discurso
</line>
<line>
do M**odo, *al*u re*etidamente s*bre * "claro e **stinto", **s *m A Geometria essa clareza e
</line>
</par><par>
<line>
distinção deixou um pouc* * desejar, po*que o *ilósof*
</line>
<line>
exagerou nos d*talhes
</line>
<line>
de *lg*mas
</line>
</par><par>
</page><line>
**plicaçõ*s e omiti* *s de outras, tornando a obra "es*ura e baralhada". Es*a falta de "clareza
</line>
<line>
e d*sti*ç*o" pode es*ar associada a um desconforto ** t*abalh*r com ** curvas qu* Leib*iz,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*** PI, *. 15, n. 6, ar*. 10, *. 181-19*, nov./dez. 2018 ww*4.fsa**t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Sapun*ru
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
ent*e *utr*s matemáticos, chamaria anos depo*s de "*ra*sc*ndente*", *á **s*radas
</line>
<line>
anteriorm*nte. Essas curvas *e***d*a* do conh*ciment* da quadratura do cí*culo para ser*m
</line>
<line>
c*nstruídas e equacionadas algeb*icamente. Infelizme*te, Descartes po* n*o t*r explorado s*a
</line>
</par><par>
<line>
imaginação mate*ática, temen*o cont*ariar alg** princípio rac*o*al,
</line>
<line>
nã* lev*u suas
</line>
</par><par>
<line>
cons**u*ões a diante, *eixando es*apa* a *es*oberta do* *álculo* Diferen*ia* e Integral.
</line>
<line>
(BO*TROUX, 19*0, 19*5; GO*DIM; SAPU*ARU, 2015).
</line>
<line>
Nos trabalhos ci*ntíficos d* Descartes, ob*er*ava-se u*a preocupação *m elim*nar a
</line>
</par><par>
<line>
i*ag*na*ão:
</line>
<line>
"Des*artes ti**a como me*a principal *iminuir o papel da
</line>
<line>
imagi*aç*o."
</line>
</par><par>
<line>
(BOUTRO*X, 1900, *.21). Par* que *sso acont*ces*e, era preci*o co*stit*i* uma *i**ci* de
</line>
</par><par>
<line>
gr*n**zas *erais que **du*iria a esta todas as o*t*as ciênc**s: trat*va-se d*
</line>
<line>
*riar uma
</line>
</par><par>
<line>
Matemática *niversal. E*sa nova ciê*cia traria para *i a g**ndeza
</line>
<line>
abstrata, mas não aquela
</line>
</par><par>
<line>
adqui*id* *ela intelectua*izaçã* ou const*ução de uma i*agem, suscetível de torna*-*e *m
</line>
<line>
receptá*ulo de determ*nações partic*lares. *s ideias de quantida*es desp*o*ida* de toda
</line>
<line>
imagem que permi*iss*m rep*esentar * imag*naç*o ser*am os objetos des*a nova ciência. *o
</line>
<line>
fim *as contas, Des*a*tes *ão criou essa *at*mática Univers*l porq** j**gou não ser possíve*
</line>
<line>
operacionalizá-l* e, qua*do af*rmou que não poderia ex*lica* determinadas curvas, e*tende-se
</line>
<line>
que ele t*m*ém não cons*gui*ia imp*imi*-lhes, mes*o que imag*nariamente, o movi*ento
</line>
<line>
necessário de form* a enc*ixá-las em sua gra*de máquina universa*. (BOUTROUX, 19*0,
</line>
<line>
*955; GON*IM; SA*UNARU, 20*6).
</line>
<line>
4 CON*LUSÃO
</line>
<line>
Um aspe*to do pe*samento *e Descartes menos *iscu*ido do *ue seu ceticismo * seu
</line>
<line>
dualismo é * *eu reconheciment* de que há característi*as hu*ana* que não são referentes
</line>
</par><par>
<line>
apenas
</line>
<line>
ao corpo ou à mente, mas que envolvem a*bos, com* a
</line>
<line>
imagin*ç*o. Descartes
</line>
</par><par>
<line>
estabelece* um* Filoso*ia, na qu*l o mun*o *onsist* *m dois tipos d* substânc*a* distint*s: a
</line>
</par><par>
<line>
res cogitan* e a res extensa,
</line>
<line>
pensame**o m*té*ia, respectiva**nte. O mundo fís*co e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ma*éri*; Deus e a*jos são mente. Os seres
</line>
<line>
hum*nos *ão um* c*mpos*ç*o d*s dois, mente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ma*éria. Assim como a matéria **m s*as propri*dades, *omo *amanho, forma, p*so, a me*te
</line>
<line>
tem a* sua*, ou se*a, pensar, duv*da*, entender, *fi*mar, nega* e arrazo*r. (DORT*ER, 2*14).
</line>
<line>
O problem* enc*ntra-*e *as sensações e emoções que envo*vem tanto o corpo quan*o
</line>
<line>
a m*nte em uma uniã* corpo-mente indissociáve*. De*se modo, enquanto a sen*ação requer
</line>
</par><par>
<line>
órgãos *ensoriais, que são *a*eriais, a emoç*o i*clui inúmera* al*erações corp*r*is. *ra,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*m**in*ção pod*ria t*mbém estar inclusa nessa dual*da*e corpo-me*te, *ois seria consider***
</line>
<line>
R**. FSA, T*r*sina, v. 1*, n. 6, *rt. 10, p. *81-19*, nov./dez. 2018 w**4.f*an**.co*.br/revista
</line>
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<line>
A I*agin*çã* de Des*artes em "A Geometria"
</line>
<line>
*93
</line>
</par><par>
<line>
como a c*mbinação de um* imagem mental e um* sensaçã*. Con*udo, * imagem não é de
</line>
<line>
algo que se revela diant* de nossos olhos, mas algo que evoc*mos e* n*ssos olhos.
</line>
<line>
(D*RTIER, 2*14).
</line>
<line>
Por*anto, *moção, sens**ão e imaginação não se *ncaixariam na *strutur* filosófica
</line>
<line>
dualis*a de Descartes, visto que exig*m um corp*. S*n*o assim, de a*ord* com D*scartes, a
</line>
<line>
in*elecção p*r* deve ser superior * imaginação, g*ranti*do sempre que De*s tenh* um*
</line>
</par><par>
<line>
c*mp*een**o **perior à nossa. I*so nos permite o *ntendi*ento de
</line>
<line>
c*i**s que imaginamos,
</line>
</par><par>
<line>
como fig*ras geométricas de muit*s lado*
</line>
<line>
ou *esmo linhas que se comportam ora como
</line>
</par><par>
<line>
retas, ora
</line>
<line>
como curva*. E*se fato pa*ece *ue p*rturb* D*sc*rtes em *m nível quase
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
insupo*táv*l. (DOR**ER, 2014; DES*ARTE*, 201*).
</line>
<line>
Em v*rias ocasiões, *o longo de A Geometr*a, *escartes, afirmou que só se p*de
</line>
<line>
entender *quilo qu* s* *ode im*gina*, implicando, portan*o, que * *maginaç** *eria um modo
</line>
<line>
*omu* de pensar. El* completa seu pensa*ento dizendo que imagina* seria um mau caminh*
</line>
</par><par>
<line>
p*ra o pensamento verdadei*o, racional, uma i*atur*dad* mental,
</line>
<line>
*ípica do senso c*mum
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
não dos filósofos, poi* *m*l*c*va no uso dos *enti***
</line>
<line>
enga*adores. C*nclui-s* então
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
De*cart*s *ra, p*r um *ado, um oponente feroz da imaginaçã* * tentou, a todo custo, empur**-
</line>
<line>
la para a margem de sua Filosofia, mas por outro, sentia-se obr*g*do a *ecorrer a ela quando
</line>
<line>
se depara*a com polinô*ios d* graus *lt** e com o i*stinto d* tra*sfo*mar a geome*ri* em
</line>
<line>
álgebra. Dev**o a essa dualida*e, ele deixou escorrer entre os de*os os Cálc*los Diferencial e
</line>
<line>
Inte*ral, q*e ***s tarde foram consa*rados po* Newton e *eibniz. (BO*TR*UX, 1900,
</line>
<line>
1*55; GO*DIM; SAPUNARU, 20*6; DORTIER, 2014).
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métaphysiques *ouchant l'*pérat**n de Dieu *ans l'or*re de *a **ture, où l'on expli*ue d'u*e
</line>
<line>
ma*ièr* claire et mé*h*d*que les plus import*ntes v**i*és de la métaphysique. Comment Dieu
</line>
<line>
opère dans les es*rits et dan* les *orps, et quelles *o*t le* *oi*s *u'il em*loie pour éxécuter
</line>
<line>
les des*eins éternels de sa divine prov*dence *ur tous le* e**e*s q*'o* a *outume d'attribuer à la
</line>
</par><par>
<line>
n**ure
</line>
<line>
*t
</line>
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au
</line>
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mi*acle
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pa r
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Descar*es.
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*) co***pção e plan*jam*nto.
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2) análise e int*r*retação dos dados.
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X
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3) **abo*ação ** rascu*ho ou na *e*isão crítica do conteúdo.
</line>
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X
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4) **rti*ipação na aprovação da versão fina* *o m*nu*crito.
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