Engajamento no Trabalho: Uma Aplicação da Análise de Agrupamentos Entre Trabalhadores de um Banco Privado / Labor Engagement: Application of Cluster Analysis to Employees of Private Banks

Carlos André Corrêa de Mattos, Lorena Tayse Leao Andrade

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar o engajamento no trabalho de um banco privado em Belém-Pa. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva, com amostragem não probabilística por acessibilidade com 92 bancários. Os dados foram tratados com estatística descritiva, inferencial e multivariada. A análise descritiva mostrou elevado engajamento, com destaque para a dedicação ao trabalho. A análise multivariada (análise de agrupamentos) revelou   presença de quatro grupos, significativamente diferentes entre si,  entrevistados com intensidades de engajamento baixa (9,78%), intermediária (21,74%), alta (39,13%) e muito alta (29,35%). Esses resultados indicam que os entrevistados estão envolvidos e percebem sentido no trabalho que realizam, o que permite concluir que as estratégias de gestão de pessoas têm sido exitosas ao equilibrar as demandas das tarefas e os recursos organizacionais e pessoais dos trabalhadores. Entretanto, merece atenção os entrevistados com baixo engajamento, para identificar aspectos limitadores do engajamento nesse grupo.  

   

Palavras-chave: Bancos. Condições De Trabalho. Psicologia Positiva. Estudos Organizacionais. Análise de Agrupamentos.

 

 

ABSTRACT

 

This study aimed to analyze labor engagement in a private bank in Belém City, Pará State (PA), Brazil. For this purpose, an exploratory, and a descriptive field survey with non-probabilistic sampling by accessibility was carried out with ninety-two bank employees. The data were processed with descriptive, inferential, and multivariate statistics. The descriptive analysis showed a high commitment focusing on dedication to work. The multivariate analysis (cluster analysis) showed four groups, significantly different from each other, and the interviewees showing low (9.78%), intermediate (21.74%), high (39.13%), and very high (29.35%) engagement intensities. These results have identified that the interviewees are involved and realizing meaning in their work, which allows to conclude that people management strategies have been successful in balancing the task demands and the organizational and personal resources related to the workers. However, the interviewees who showed low engagement need attention to identify their limiting factors for engagement in this group.

    

Keywords: Banks. Work Conditions. Positive Psychology. Organizational Studies. Cluster Analysis.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.1.3

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