<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 1, art. 3, p. 54-74, jan./*e*. 20*9 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.1.3 </line>
</par>
<par>
<line> E*gajamento no Trabalho: Uma Aplic*ç*o da Análi*e d* Agrup**entos Entre </line>
<line> Tr**alhadores d* um Banco Pri*ado </line>
<line> L*b*r Engagem*nt: Applicati** of Cl*ster Anal*sis *o Empl*y*es of Pr*vate Banks </line>
</par>
<par>
<line> Carlos An*ré *orrêa de Mattos </line>
<line> ***tor em Ciê*cias Agrárias p*la Univer*idade Feder*l Rural da Amazôn*a </line>
<line> P*ofessor da Univ*rsidade F*de*al do Par* </line>
<line> *-mail: ca*lo*acmattos@ho*m**l.com </line>
<line> Lor*na Tayse Leão And*a*e </line>
<line> Bachare* em Administ*ação pela Univers*dad* Federal do Pa*á </line>
<line> E-m*il: *ndra*elorena2*@ho*m*il.com </line>
</par>
<par>
<line> End*reç*: Carlos André C*rrêa de Mattos </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. T*nny Kerley de Al*n*a* </line>
</par>
<par>
<line> A*. Se*zede*o Co**êa, 15/2005 - Nazaré, *e*ém - Pa </line>
<line> *odrigues </line>
</par>
<par>
<line> C*P 66.035-4** - B*asil. </line>
<line> Artigo recebido em *2/09/20*8. *ltima </line>
<line> ver**o </line>
</par>
<par>
<line> *nde*eço: Lore*a Tayse Leã* *ndrade </line>
<line> r*cebida *m 20/09/201*. Apro*ado em 21/0*/2018. </line>
</par>
<par>
<line> Rua *ntôni* Everdosa, **51/1061 - Pe*reira, Belém-Pa </line>
</par>
<par>
<line> *EP 6*.0*5-754 - Brasil. </line>
<line> Avaliad* p*lo sist*ma Trip** Revie*: Desk Review a) </line>
<line> pelo Edi*or-Che**; e b) Double Blind Review </line>
<line> (av*liação c*ga por dois avaliadores d* área). </line>
</par>
<par>
<line> R*v*são: Grama*ical, Norm*tiv* </line>
<line> e *e Fo*matação </line>
</par>
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<line> Enga*amento no Trabalho: Um* Aplicaçã* da A*á*ise de *grupamentos Privad* </line>
<line> 55 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O *bj**ivo des*e estu*o foi a*a*isar * engajamento no tr*bal*o de um </line>
<line> banco </line>
<line> pri*ado em </line>
</par>
<par>
<line> Belém-Pa. Pa*a **nt*, foi feita *ma </line>
<line> pesquisa *e ca*po, explorat*ria e descr*tiva, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> amostragem não prob*bi*ís*ica por acessibilidade com 9* bancá*ios. *s dados foram tratados </line>
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<par>
<line> com *statístic* des*ritiva, in*erencial e multivariada. A aná*ise descr**iva mostrou </line>
<line> elevado </line>
</par>
<par>
<line> engajame*t*, *om *estaque **ra a *ed*c**ão ao </line>
<line> trab*lho. A a*álise mu*tivariada (a*á*ise de </line>
</par>
<par>
<line> a*rupamentos) revelou pres*n*a *e quatro gru*os, significati*a**n*e **ferentes ent*e si, </line>
</par>
<par>
<line> entrevistado* </line>
<line> co* inte*sidades *e engajam*nto bai*a </line>
<line> (9,78%), intermediária </line>
<line> (21,74%), alta </line>
</par>
<par>
<line> (39,13%) e mu**o alta (29,35%). Esse* resultados indicam que o* e*trevist*dos estão </line>
</par>
<par>
<line> *n*o*vidos e percebem sentido no tr*balho qu* r*alizam, o que </line>
<line> permite *onclui* q*e as </line>
</par>
<par>
<line> estratégias de gestã* de p*ssoas têm s*do *xitosas ao *quilibrar *s deman*a* da* *are*a* e ** </line>
</par>
<par>
<line> recurs*s or*a**zac*ona*s * pess*ais d*s </line>
<line> trabalha*o**s. Entre*anto, m*rece at**ç*o </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> entrev*stados </line>
<line> com </line>
<line> baixo engajam*nto, </line>
<line> para </line>
<line> identificar aspectos lim*tadores do engajamento </line>
</par>
<par>
<line> nes*e grupo. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: Bancos. Con*ições *e </line>
<line> Trabalho. </line>
<line> Psicologi* </line>
<line> Positiva. </line>
<line> *stu*os </line>
</par>
<par>
<line> Org*n*zaci*nais. Análise de Agrupa**nto*. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> T*is </line>
<line> study aime* to analyze labor engagement in a priva** bank in Belém City, *ará State </line>
</par>
<par>
<line> (PA), Brazil. F*r this *urpose, </line>
<line> an explora*ory, and a descriptive field su*vey wit* non- </line>
</par>
<par>
<line> *robabilistic samplin* by acce*sibility w*s carried o*t wit* nine*y-two b*nk employees. The </line>
<line> data w*re processed with d*sc*iptive, infer*ntial, and multivari*te statisti*s. The descript*ve </line>
<line> analysis sh*wed a high commitme** focusing on d*dication to w*rk. The multivariate </line>
<line> a*a*ysis (c*u*ter analysis) showed f*ur groups, *ignificantly dif*ere*t **om each other, an* the </line>
<line> in*erviewee* showin* low (9.78%), intermediate (2*.74%), *i*h (39.*3%), and very *igh </line>
</par>
<par>
<line> (29.35%) engagem*nt *nten*ities. These *es*lts </line>
<line> h*ve ident*fi*d that the inter**ewees </line>
<line> ar* </line>
</par>
<par>
<line> *nvolved and </line>
<line> re*l*zing meani*g in *he** work, which allow* t* conclude that </line>
<line> people </line>
</par>
<par>
<line> man*gement stra*egies have be*n succes*ful in bala*ci*g th* task </line>
<line> d*mands and </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> *rgani*ational and person*l res*ur*es r*lated to the *orkers. *owev*r, *he intervie*e*s w*o </line>
<line> *howe* low engag*ment need *ttenti*n to ident*fy their limiting fact*rs for enga*ement in </line>
<line> *his group. </line>
<line> Keywords: Ban**. Work Condit*ons. Posi*ive Psychology. Organizational Stu*ies. Cluste* </line>
<line> Analy**s. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina *I, v. 16, n. 1, ***. 3, p. 54-7*, jan./fev. 2*19 www4.fsanet.com.*r/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. C. Ma*t*s, L. *. L. An*rade </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Ao reunir estudos re*ativos ao ambi**te de trabalho de *ancários no* últ*mos de* *n*s </line>
<line> no Brasil, *arques e G*ongo (2016) ident*fi*aram que as inovações, as mu*anç*s </line>
</par>
<par>
<line> tecno*ógicas nos p*ocessos de **stão, co*binadas *om </line>
<line> a fl*xibilização nas relações </line>
</par>
<par>
<line> trab*lhist**, a globaliza*ão da </line>
<line> e*o***i*, a* priv*t*zaçõe*, a intesific*ção *a c**corrência, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> terceirização, entre outras, im*ac*ar*m fortemente nas organizaçõ*s bancárias * contribuíram </line>
<line> para o a*o*ci*ent* dos trabal*ad*res. *e**a forma, os aspe*t*s contemporâneos da* relações </line>
</par>
<par>
<line> trabalhis*as *c*baram p*r tr*zer malef**io* q*e, sob muita* p*rspectivas, repre*ent**** </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> retro*esso nas condições de t*abalho desses profissionais. </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, ** por um lado, **t*res com* Silva e N*va*ro (2*1*), *arque* e *iongo </line>
</par>
<par>
<line> (2**6) e Jaques e *ilotto (2017) denuncia* a precariz**ão </line>
<line> *a* con*ições de trabalho *os </line>
</par>
<par>
<line> bancár*os ma*erializada*, *rincipalme*te, pela inte*sificação *o as*éd*o *or*l, pela excessiv* </line>
<line> *r*ssão dos super*o**s hierá*quic*s, pe*a inseg*ranç* *a* relações d* *mpreg* * pelas lesões </line>
<line> física*, conseq*ên*ias de lon*as jornadas de e*forços rep*titivos; out*o* es*udo*, como os d* </line>
</par>
<par>
<line> Paix*o Barbosa (201*) * C**rêa, Cam*lo e Leal e </line>
<line> (2017), ide*tific*ram *o segmento *e </line>
</par>
<par>
<line> banc*s *at**façã* no trabalho, ao consta*are* que, apesar do a*b*ent* prop**io ao estre*se e </line>
<line> do **duzi** número d* t*ab*l*adores, a profissão t*nha aspectos pos**i*os co*o l*der*nç* </line>
</par>
<par>
<line> participat*va, </line>
<line> *po*tunid*des ** *prendiz*gem e trein*men*o, ambiente de trabalho saudável, </line>
</par>
<par>
<line> comprometime*to or*anizacional, bom relacionam*nto com os colegas, ent*e outros. </line>
<line> Desta forma, o*serva-se *ue, mesmo consider*nd* *s esfor*o* dos pe*quisad*res, os </line>
</par>
<par>
<line> es*ud*s *e*ente* sobre as *ond*ç*es de *rabalho </line>
<line> de bancá*ios </line>
<line> ainda são </line>
<line> u* camp* </line>
</par>
<par>
<line> *elat**a*ent* *ontrov*r*o. Assim, *nserida nesses e*tu*os, a *re*ente *es*uisa concentrou-se </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> compreend*r o e**a*amento do traba*h* na perspe**iva dos trabalha*ores dessas </line>
</par>
<par>
<line> *nstituições. Ma**ado, Por*o-M*r*ins e *morim (2*12) *e*tacam q*e a conceituação m*is </line>
</par>
<par>
<line> freq**nte e ac**ta </line>
<line> pa*a o engajam*n*o no trab*lho é </line>
<line> de um e*tado ment*l p*sitivo, </line>
</par>
<par>
<line> ca*acteriz*do pe*a </line>
<line> *r*sença de *igor, dedic*ção e *bsorção: (1) o </line>
<line> vigor relaciona-se *om </line>
</par>
<par>
<line> elevados *ív*is d* ene*gia e resi*tênci* ment*l para a realização das atividades *n*rentes </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho; (2) dedicação, *onsti**i-se p*lo envolviment* pes*oal co* *s tarefas; e (3) a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abs*rçã*, se refe** à concentra*ão durante * trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Oliv*i*a e Ferreira (*016) *f**mam que a* pesquisas com foc* no engajam*nto a*nd* </line>
<line> são *ecentes no ex*eri** e pr*ticamente inex*stente* no Br*sil, o q*e **vela um amplo campo </line>
</par>
<par>
<line> de estudos, com grandes p*ssibilid*des de </line>
<line> av*nços *ientífic*s. *ess* contexto, * pesqui*a </line>
</par>
<par>
<line> c*ncen**ou-s* em responde* </line>
<line> ao qu*st**namen*o: *uais as ca*ac*erísticas do engajamento </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. *6, *. 1, art. 3, p. 54-*4, *an./fe*. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> En*ajam*n*o no **a*alho: Uma Aplica**o d* Análise d* *g*up*m*ntos Pri*ado </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> *rab*lho </line>
<line> e*tre banc*rios d* um banco múltiplo pri*ado com filias *a cidade *e Belém do </line>
</par>
<par>
<line> Par*? O estudo </line>
<line> t*ve como o*jetivo </line>
<line> **alisar aspecto* do e*gajamento *o trabalho, tendo </line>
</par>
<par>
<line> *tilizado, pa*a tant*, * escala Utrecht Work Engagement (UWES-17) que, segundo Bak**r et </line>
<line> a*. (200*), Sal*nova e Schaufeli (2009) e Bakke* e Leit*r (2010), é o instrumento de pesquisa </line>
<line> ma*s ut*li*ado *ara *ensurar * engajamento no t**balh*. ** achado* identificar** el*vada </line>
<line> intens*dade de enga*amento para a ma*oria dos entrev*stados, ali*hand*-se, assim, aos es*udos </line>
<line> que p*rce*em aspectos *ositivos n*ssa atividade l*boral. </line>
<line> O e*gaj*mento no trabalho su*giu sob * pe**pe*tiva da *si*ologia Posit*va e *e </line>
</par>
<par>
<line> sustenta no model* *ob Demand Resources *nd *ork Engagement (JDR-WE), se*undo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ual deve *av*r um equilibri* di*âmico entre os recursos da organ*zação * dos *r*balh**ores </line>
</par>
<par>
<line> e *s *em*ndas </line>
<line> do trab**ho. Assim, quando esses *sp*ctos encontram um fun*i*namento </line>
</par>
<par>
<line> ótimo, ocorre * *n*a*amento no **abalh*, constituindo *m a*biente d* trabalho s*udáv*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> produtivo (SCHAUFELI; DIJKSTRA; VAZQUEZ, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Deste mo*o, a *ssoc*ação e*u*librada *nt*e recursos pessoa*s e orga**zacionais e as </line>
</par>
<par>
<line> de*a*das do *rabalho ince*tiva os tra*alhad*res a </line>
<line> se e*gajar e a oferecer *áxi*o *e o </line>
</par>
<par>
<line> *escursos pe*s*ais para * realização das taref*s, sendo o resultado expr*ss* em m*io* prazer </line>
<line> pes*oal e prop*nsão *ara enfrentar maiore* des*fios profissionai* no *rabalho. P*r o*tro lado, </line>
<line> quando ocorre esc*ssez d* recursos pessoais, ou quando as dem*ndas das taref*s *up*ram de </line>
<line> maneira de*pr*porciona* os *ecursos dispo*ívei*, *u**em os riscos psicossociais *o trabalho, </line>
<line> o des*aste excessivo e o adoecimento *os *rabalha*ores (BAKKER; DEMEROUTI, 2008). </line>
<line> Ferr*ira et a*. (201*), Klasse* *t al. (*012) e Shi*a*u et al. (2*08) *est*cam que </line>
<line> nív*is elev*d*s d* eng*jamento contrib*em fortemente p*ra uma postura favorável p*r*nte * </line>
<line> trabal*o, es*ecia*mente na *erspect*v* afetivo-construtiva (SCHAUFELI, *01*). A*sim, * </line>
<line> engajamento re*ela-se um indi*at*v* de *ati*faç** co* o trabalh* (VOR*NA; SIMONI; </line>
<line> VLASOVA, 2*17), de inovação (HAKANEN; P**HONIEMI; T*PPINEN-TANNER, </line>
</par>
<par>
<line> *008), </line>
<line> ** *utoefic*ci* (OUWENEEL; LEBLANC; S*HAUFEL*, 2013), entre *utr*s </line>
</par>
<par>
<line> as*ec*os do co*port*mento organizaci*nal, </line>
<line> essencialmente *enéfic*s ao am*iente de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 16, n. 1, art. 3, p. 54-*4, jan./fev. 2*19 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. C. *att*s, L. T. *. And*ade </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REV**ÃO DA LITERATU*A </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Engajamento no Trab*lho: Origem * *vol*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Os es*udos semin*is *obre en*ajamen*o no trabalho são atr*buídos a Kanh (19*0), que </line>
</par>
<par>
<line> c*n**it*ou o *ngaj**ento como um esta*o de **esença. Nesse sentido, Simpson </line>
<line> (2009) </line>
</par>
<par>
<line> co*plementa, ao destac*r que o engaj*mento leva * um envolvime*t* físico, co*niti**mente </line>
<line> *i*ilant* e emocionalmente conec*a*o ** **abal*o. Magnan et al. (2016), q*ando se *ef*rem </line>
</par>
<par>
<line> ao comportamen*o de </line>
<line> t*a*alhadores engajados, des*ac*m que ess*s t**bal*adores constroem </line>
</par>
<par>
<line> laços *orte* c*m a atividade laboral * são ca*acte*izados por s*n*im**tos p*sit*vos, intensos, </line>
<line> com elevada inspiração, m*is vo*tados para co*o eles *esenvolvem se* *ra*alho do que </line>
</par>
<par>
<line> obr*gatoriamente </line>
<line> a*ender às metas da organizaç*o, rea**zar as tarefas que lhe são atr*b*ída*, </line>
</par>
<par>
<line> ou ao t*po de organização em que *rabalham. </line>
<line> *akker e Leiter (2010), ** explicare* o engajamento, ressalvam que, mesmo no* </line>
<line> casos em que ocorrem conce*tuações diferentes, ela* convergem para a prese*ça de e*ergia e </line>
</par>
<par>
<line> ident*f*c***o pe*soa* </line>
<line> do traba*hador com o trabalho, ambas carcaterísticas fort*me*te </line>
</par>
<par>
<line> presentes no compor*am*nto </line>
<line> engajado. Schaufeli e Tar** (2014) ch**** a *tençã* p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ustentação d* *ngajamen*o ao lon*o do tem*o; </line>
<line> a*sim, mesmo que o *ngajamento seja um </line>
</par>
<par>
<line> comp*rtame*to *otencialmente d* longo pr*z*, </line>
<line> ele re*resenta um proc*sso dinâmico, </line>
</par>
<par>
<line> influenciado por condi*ões o*gani*acion*is. D*sta forma, qu*ndo as co*di*ões de trabalho </line>
<line> exer*em influência negativa, m*ter**lizam-se con*içõ*s pre*ud*c*a*s à s*ú*e dos </line>
<line> trabalh*dores, que lev** ao ado*cim**to e ao desen*ajamento. *ssa caracterís*ica jus*ifica *s </line>
<line> esforços em compreender o *n**jamento, e*pecia*mente no *ue co*c*rne às variáveis capazes </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> a*et*-**. </line>
<line> Salanova e Schaufel* (2009) destacam que os *r*balhado*es enga*ados s*o **is *em </line>
</par>
<par>
<line> avali*dos pel*s superiores </line>
<line> *ierá***icos e p*los colegas de trab*lho e ten*em a apresentar </line>
</par>
<par>
<line> *enor f*e**ência de absente*smo e d* r*tatividade, são *enos pr*pensos a d*senvolver </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> síndr*me de burnout e se mostram ma*s resistentes na oposição a *ondutas contra*roduti*as </line>
<line> no tr*bal*o. Os trabalhad*res e*g*jados te*dem a concentrar seus *s*orços n*s tar*fa* mais </line>
</par>
<par>
<line> prazerosas * com mais significa*o pess*al, que lh*s c*nfere relativa proteç*o contra * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ado*c*mento (BA*KER; DE*ERO*TI, 2008). Assim, o engajam*n*o r*vela-se co*o uma </line>
</par>
<par>
<line> *onte d* vantagens </line>
<line> competitivas *ar* a organizaç*o, *ma ve* que </line>
<line> tra*al*ado*es mais </line>
</par>
<par>
<line> dedicados t*azem melhores res*ltados em rela*ão à produtivida*e (SALANOVA; </line>
<line> SCH*U*ELI, 2009; BAKKER; *EITER, 2010). </line>
<line> R*v. FS*, Teresina, v. *6, n. 1, a**. 3, p. 54-74, jan./fev. 2019 www4.f*anet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ngaj*mento no Traba*ho: Uma Aplicaç*o da Análise de Agrupamentos Priv*do </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> Bakker et a*. (2007) e Bakker e Leiter (2010) destacam que compr**nde* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> engajamento no trabal*o é **a for*a preditiva para avaliar o bom desempenho </line>
</par>
<par>
<line> organizacional pois, como * en*a*ame*to é modulado p*l* </line>
<line> relação e*tre *s exigências do </line>
</par>
<par>
<line> trabalho e os recu*sos organizacionais e dos tra*alhad*r*s, *mbos são ne*es*ários para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realiz*ção das tare**s. Salano*a * Schaufeli (*009) r**orçam essa compreen*ã* e afirmam que </line>
</par>
<par>
<line> trabalhado*es </line>
<line> e*gajados influenciam no en*ajam*nto de o*tros </line>
<line> tr*balhadores com </line>
<line> os quais </line>
</par>
<par>
<line> convívem. Assim, atuam para a promoção do engaj*mento entre os cole*as de tr*ba*ho. Nes*a </line>
<line> **rs*ect*va, o engajamento assume um caráte* esse*cialmente *ole*iv*. </line>
</par>
<par>
<line> D*versos estudos identificar*m os *r*di*ores </line>
<line> ** </line>
<line> en*ajamento (GAR*ÍA-RE**DO </line>
</par>
<par>
<line> et al., *006; BAKK*R e* al. 200*; SALANOVA; SCHAUFELI, 20*9; **KKER; LEITER, </line>
<line> 2010), *ntr* eles, desta*am-se o apoio social, recur*os *es*oais como autoestima, </line>
</par>
<par>
<line> a*toeficác*a, capital p*icológico, crenças, </line>
<line> otimismo, re*iliê*cia, </line>
<line> en*re o*tros. Assim, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> **rtalece* alg*ns desses pred*tores, outros ta*bém são afeta*os, refo*çando-se **tuamente * </line>
</par>
<par>
<line> promovendo um aumen*o no e*ga*e*ento *e f*rma contínua. Dest*ca-se ta**ém qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> crenç* *e eficácia cons*rv* rel*çã* próx*ma c*m em*ções posi*iva*, o que pode ser p*edi*or </line>
<line> de engajame*to *o futuro. </line>
</par>
<par>
<line> Salano*a e Schauf*li (2009) desta*a* que a palavra e*gajamento tem orig*m </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ex*ressão inglesa *ngagement, que se ref**e a um es*ado d* *nimo posit*vo qu* oco*re nos </line>
</par>
<par>
<line> *rabalhado*es e *ue p*tencializa a </line>
<line> utiliz*ç*o de *ecu**os. Ap*sa* de a* traduções *ara </line>
</par>
<par>
<line> *ifere**es lín*uas </line>
<line> prejudi*arem o *eal s*n**do da expressão i***esa, o *ngajamen** </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> relacion*do a aspectos favor*veis a* de*e*volvim*n** organiza*ional. Os m*smos autor*s </line>
<line> destacam que o trabalho pod* traze* para os tr**alhad*re* tanto malefícios, q*anto *enef*cios, </line>
</par>
<par>
<line> exempli*ic*ndo essa dicotomi* na </line>
<line> perspectiva da* *xpressões latinas *abor e op*s. Dest* </line>
</par>
<par>
<line> forma, ao e*tender o trabal*o como uma ativi**de que demanda *uito *s**rço *í*i** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> me*tal, *** consome toda ene*gia humana, tem-se a persp**tiva do labor, po* outro lado, ao </line>
</par>
<par>
<line> *ntender o *rabalh* como uma ati*idade essencialmente cr*ativa e desaf**dora, emerge </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compreen*ão do opus. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse contexto, *m do* *rincip*is desafios contemp*râneos do trabalho é enc*ntrar </line>
</par>
<par>
<line> alternat*vas </line>
<line> *apazes *e </line>
<line> promover a dim*n**o saudável e *ositiva do trabalho c*m essa e </line>
</par>
<par>
<line> proposta, inserem-se os estudos sobre enga*a*ento no trabalh*. Na dimensão o**a*iz*cion**, </line>
<line> pesquisas de Xathopo*lo* et at. (2009), com trabalhador*s de f*st-food na Gr*cia, rev*l*ram </line>
</par>
<par>
<line> que: (1) o clima organizacion*l, (2) *utonomia par* a r*a*ização da* tarefas e a </line>
<line> (3) </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **einam**t* recebido fav*recerem a autoeficácia, a *u*oes*ima e o </line>
<line> **imismo das equipes de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. 1*, n. 1, ar*. 3, p. 54-7*, *a*./fev. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. C. *a*tos, L. T. L. An*rade </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho o *u*, por sua ve*, resulta em m*ior engaj*mento e co*tribui para maiores r*tor*** </line>
<line> *inancei*os para a orga*iza*ão. </line>
</par>
<par>
<line> *omplementarmente, ap*sar do* *chados que associam engajam*nto a construtos o </line>
<line> como sa**sfação *om o tra**l*o (*REITAS; CHARÃ*-BRITO, 20*6; VORI*A; *IM*N*; </line>
<line> VLASOVA, **17), aprendizage* (SO*NENTAG, 2*03), proatividade (SALANOVA et *l., </line>
</par>
<par>
<line> 20*3), cida*a*ia </line>
<line> *rganizacional (R*C*; LEPINE; CRA*FORD, 2010; CHR**TIAN; </line>
</par>
<par>
<line> GA*ZA; SALAU***ER, 2011) entre *u**os, o **gaj*mento exprime um *on*ruto único d* </line>
<line> comportament* organizacional e diferen** dos dem*i*, com* af*rmam Bakker et al. (2008) e </line>
</par>
<par>
<line> Salan*va e Schaufeli (2009). Schaufeli (20*2) *eforça es*a compreen*ão, ao destacar *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> engajam**to é um construt* novo com grandes *os*ibil*dades, tanto no âmbito dos negó*i*s, </line>
<line> quanto no acadêmico. </line>
</par>
<par>
<line> No engajamento, </line>
<line> s*o </line>
<line> obse*vadas, essenci*l**nte, duas dimen*õe* </line>
<line> que in**u*nciam </line>
</par>
<par>
<line> par* sua form*ção: (1) </line>
<line> as car*aterís**cas </line>
<line> *o </line>
<line> *rabalhador (O*WEN*EL; *E BLANC; </line>
</par>
<par>
<line> SCHAUFELI, 2**2) e (2) o ambiente de t*abalho (STROM; SEA*S; KELLY, 2014). E, *a </line>
<line> combi*aç*o dessas dim*nsõe*, é constituído o e*ga*amento no trabalho. Salanova * Schauf*li </line>
<line> (2009) criticam a tradução da expressão orig*na* en*agement para outros idiomas por </line>
<line> considera*em que nenh*ma expr**são até o momento consegui*, de *ato, exprimir o *u* ela </line>
</par>
<par>
<line> r*pr*senta no i*ioma or*ginal, advert*n*o que as </line>
<line> tr**uçõe* acabam por *esultar </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *i*plism*s, re*etições ou erros. </line>
</par>
<par>
<line> *alanova e S*haufeli (200*) evi*enciam ainda que a expressão engagement *á er* </line>
</par>
<par>
<line> utilizada no </line>
<line> final da década de 1990 por impo*tantes co*s*ltorias *r*anizaci*nais, ao </line>
</par>
<par>
<line> perce*erem que al**ns traba*h*dore*, durante a rea*ização das ta*efas, enc*ntravam tamanhas </line>
</par>
<par>
<line> concentr*ção e dedicação ao *rab*lh* que levavam a um esta*o de flu*o, n* qu*l </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *rabalhador mobilizava mais *e*ur*os físic*s e psicológicos para o *rab*lho *l*ançando, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> c*ns*guinte, m*lhor de**mpenho n* t*abalho real*zado. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 O Engajamento ** Trabalho e a *sicologia Pos*tiva </line>
</par>
<par>
<line> O *nga*amento no trabalho susten*a-*e teor*cam*nte na perspec*iva *a Psicologia </line>
<line> *ositi** que, *a** *acic* e Ba*t*anel*o (2014, p.2), é a "psicol*gia da* forças e virtudes". Os </line>
<line> mesmos autores reforça* que e*sa *ompreensão foi *uito in*luenci*da p*la *egunda Guerra </line>
<line> Mundi*l, pois *oi observado que, em muitas situações, pe*soas que perdiam tudo ainda tin*am </line>
<line> en**gia para continuar e, mais que is*o, conseguiam ajudar os outros a superar suas perdas. </line>
</par>
<par>
<line> *endo assim, a Ps*colog*a Po*itiv* *od* ser **mpreend*da, segund* Salanova e </line>
<line> Schaufeli </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 1, art. 3, p. 54-74, ja*./fev. 2019 www4.**anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*gajamento no Trabalho: Uma Aplica*ão da A**lise de Agr*pame*tos Pr**ado </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> (2009, p. 74), como "el est*dio científi*o del funcionamiento humano ó***mo" ou, nas </line>
<line> pal**ras de Paludo e Koller (2007, *.1*), como s*ndo uma n*va *roposta científica "que </line>
<line> *romete melhorar a qualidade de vi*a dos indi*íduo* * prevenir doenç*s". </line>
<line> A psicologia, por muitos anos, co*centrou-se *uase que, exclusiva*ente, em tratar </line>
<line> p*ob**mas e transtor*os humanos. Esse aspec*o, que a*nda f*z part* do cotidiano dessa </line>
<line> ciên*i*, fez com que ocorresse* grandes avanços nos tratamen*os *as doenças, q*e acaba*am </line>
</par>
<par>
<line> por contribuir pa*a o </line>
<line> **m-estar da* pe*soas (SALAN*VA; SCH*UFELI; 2009). Contudo, </line>
</par>
<par>
<line> como de*t*ca* Salan*va * Schaufeli (2*09), ao se concentra* *uit* f*rtemente n*s as*ectos </line>
</par>
<par>
<line> negat*vos da conduta </line>
<line> humana, * psi*ologia pauto*-se qua*e *ue, unicamente, no para*igm* </line>
</par>
<par>
<line> dos 4Ds, ou seja, diseases, disor*ers, d*ma*es e disa*ilities (doe*ças, distúrbio*, da*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *eficiênci*s). </line>
</par>
<par>
<line> A* c*nseq*ências desse paradigma pode* se* per*ebid*s *o deseq*ilíbrio </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> *esquisas *ientífi*a*, que </line>
<line> produz**am muito mais r*sultados sobre os e*eitos nega*ivo* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> natureza humana do que </line>
<line> p*sitivos (**KKER et al., *0*8; S*LANOVA; *C*AUF*LI; </line>
</par>
<par>
<line> 2009; PALUDO; K*LLER, 2007). Esse aspecto confirma os res*lta*os encontrados por </line>
</par>
<par>
<line> Mac***o e P*rto-M*rtins (2013), que a*i*ma* persistir até hoje a prevalência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> investig*ç*es concentradas nos malefí*ios, especia*ment* qua*do </line>
<line> se trata da psicologia </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> trab*lho. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse cont*xto, Sa*anova e Sch*ufe** (2009) *estaca* q*e, e* 1*98, for*m lan*adas </line>
<line> *s bases para um novo par**igma p*r* a psicologia, *ue ocorr*u pelo resga*e dos princ*pios </line>
</par>
<par>
<line> mostrados no último c*pítulo *a ob*a Motiva*ão e Pe*so*alidade, d* Maslow (1954), </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *iscutia que a psicolo*ia mo*trava m*is sobre as defi*iências, doenças e fraque*as do ho**m </line>
</par>
<par>
<line> do q*e so*re sua potencial**ade, </line>
<line> virtude e aspirações, surgi*do, ass*m, *ovimento o </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> originou * *sicologia Po*itiva (PACICO; BASTIANELLO, 2014). </line>
<line> A compreens*o da Psicol**ia Positiva fo* su**entada original*ente por psicó*o*os *a </line>
<line> l**ha *uman*sta, *omo *aslow (1*54) e R**ers (1959), m*s, *om* destacam Palu*o e *oll*r </line>
<line> (2007), apesar *e as investigações revel*rem diversa* teori*s baseadas n* f*licida*e humana, </line>
</par>
<par>
<line> elas não a*a*çaram naquele momen*o, *eja por </line>
<line> *erem cons*deradas c*m fal** de r*go* </line>
</par>
<par>
<line> met*d**ógico, ou pelo fato *e os psicólogos hu*anistas esta*em fren*e de seu tem** à </line>
</par>
<par>
<line> (PALUDO; KOLLER, 2007). Desta *orma, </line>
<line> *s </line>
<line> est*dos se*inai* foram resgatados, </line>
</par>
<par>
<line> a*r*ximadamente, ** </line>
<line> anos mais t*rd* e fundamenta*am n*v*s pe**uisas, *riando as </line>
</par>
<par>
<line> condições para que as i*vestigações *vança*s*m. </line>
</par>
<par>
<line> *esta forma, em 19*9, (re) **rg*u a Psicologia Positiva, </line>
<line> baseada *ssencialmente e* </line>
</par>
<par>
<line> três aspectos: (1) **s crít*cas pautada* na* insuficiênci*s dos *odelos *édicos da época; (2) </line>
<line> *ev. *SA, Teresina PI, *. 16, n. 1, **t. 3, p. *4-74, jan./f*v. 2019 www*.fsan**.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. C. Ma*tos, L. T. L. Andrad* </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> na aproxi*ação das investigações de est*dos co* re*ulta*os positiv*s; e (3) *a convicção *e </line>
</par>
<par>
<line> que, no long* prazo, os resultad*s positi*os pod*ri** ser mais eficien*es **ra a r*dução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> patol**ias (SALANOVA; *CHAUFELI, </line>
<line> 2009). Assim, n*s anos *ue se suc*deram, as </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisas fun*amentada* na perspect*va da *si*olog*a Posit*va a**nça*a* co* grande </line>
<line> am*lit*de e rapidame*te em todo o mundo (PALUDO; KOLLER, 2007). </line>
<line> Paci*o e Ba*tianello (2014) destacam que a P*ico***ia Positiva e*contra aplicações </line>
</par>
<par>
<line> tanto no campo clínico, quanto escolar e o*ganizacion*l bus*a for*a*ec*r elementos qu* e </line>
</par>
<par>
<line> promovam * bem-es**r, ao au*iliar *s ind*víduos a alcançar </line>
<line> uma vida *ais p*azerosa, **m </line>
</par>
<par>
<line> sentido e </line>
<line> engajada. A *ção d* Psicologi* Po*itiva fundamenta-se n* prevenção e </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> for*alec*mento se sustenta *m *tuar antes e </line>
<line> do </line>
<line> proble*a, poi* busca ident*ficar previa**nte </line>
</par>
<par>
<line> aspectos prejudiciai* * se p*eparar par* enf*entá-los *u evitá-los. *ssim, no </line>
<line> campo </line>
</par>
<par>
<line> o*g*nizaci*na*, a Psicologia P*sit*va *o*si*ilita ante*er proble*as *os t*abalh*do*e* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> corrigi-los antes que seus reflexos *e e**alh*m *ela organização (*ACICO; BAS*IANELL*, </line>
<line> 2014). </line>
<line> Por outro lado, Salanova e Schaufeli (200*) destacam que a Psic*logia Positiva, ap*sar </line>
<line> de sua a*e*tab*l*dade e do intere**e ac*dê*ico *ue despertou *os ú*timos a**s, não fi**u *ivre </line>
</par>
<par>
<line> de críticas, entre </line>
<line> as quais se sobressaem duas: a p**meira é que * abor*agem po*itiva </line>
</par>
<par>
<line> conceit*almente n*o é *ufi**ente par* possibi**tar que as pessoas enfrentem *s problemas da </line>
</par>
<par>
<line> vid* e a outra consiste </line>
<line> no *nte*d*mento de *ue a Psicologia Positiva repr**e*taria *pena* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> resgate d* conc*itos antigos. En***ta*to, os av*nç*s nas p*squisas e seus *esul**dos têm p*sto </line>
<line> essas crít*cas ** xeq*e (*ALA*OVA; SCHAUFELI, 2009). </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> * mét*do *ti*izado n**t* *s*udo é classifica*o, quanto ao nível *o** *x*l*ratóri* e </line>
</par>
<par>
<line> descr*tivo e quanto ao del*neamento, com* </line>
<line> um *evantamento transversal com tr*tamento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dados qua*titativo (GIL, 20*4). * po*ulação da pes*uisa foi formada p*r bancários </line>
<line> *e </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> ba*co múltip** </line>
<line> privado e o lev*n*amen*o oc*rreu em trê* *g*ncias na cid*de de Belém </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Pa*á, *ra*il. A colet* </line>
<line> *e dados *oi feita </line>
<line> *a f*rma de amostr*gem não p*oba*ilí*tica por </line>
</par>
<par>
<line> *cessibilidade e envolve* trabalhad*res da instit*iç*o. Ao fin*l do trabalho d* campo, *oram </line>
<line> o*ti*as *2 entr*vistas c** bancári*s que, após co*vidados, aceitaram livr*me*te respo*der </line>
<line> ao* quest*oná*ios. </line>
<line> O inst*ume*to de colet* de d*dos f*i * que*t**ná*io, id*n**fic*do como Ut**ch* Work </line>
<line> Engagement Sca*e (*WES-17). O U**S foi d*senvo**ido por Schaufeli et *l. (2002), send* </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 16, n. 1, art. 3, *. 54-7*, *an./fev. 2019 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> En**jamento no Trab*lho: Um* Aplicaç*o da Análise *e Agrupamentos Privado </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> *o*siderado * principal in*trumento para *esqui*ar engajamento no tr*balho. O *W*S já *oi </line>
<line> traduzido e validado *m ma*s de 1* idiomas (*ACHA*O; PO*TO-MA*TINS; AMORIM, </line>
</par>
<par>
<line> 2012), *endo </line>
<line> traduzid* no Br*sil </line>
<line> por </line>
<line> Angst, *e*evi*es-Pereira e P*rt*-Martins (2009) </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> p*steri**m**te, validado por Vaz*uez </line>
<line> et al. (2015). O UWE* é for*ado p*r 17 questões, </line>
</par>
<par>
<line> todas ela*orad*s </line>
<line> na forma </line>
<line> afirmativa e *om respostas na e*c*la de Liker*, com *ete it*ns, </line>
</par>
<par>
<line> s*ndo: 0 (zer*) para "nunc*"; 1 (um) para "algumas v*zes no ano"; 2 (dois) para "uma *ez ao </line>
</par>
<par>
<line> *ês ou </line>
<line> menos"; 3 (três) *ara "algumas </line>
<line> vezes po* mês"; 4 (quatro) *a*a "uma ve* por </line>
</par>
<par>
<line> s*mana"; 5 (ci*co) par* "algumas veze* por sem*na"; e 6 (sei*) para "todos os dias". </line>
</par>
<par>
<line> *este *studo, * UWES-17 foi </line>
<line> utili*ado na sua form* *riginal, portanto, *presentado </line>
</par>
<par>
<line> aos entrev*stad*s co*o foi traduzido. O UWES reúne as três dimensões </line>
<line> do engajamento: </line>
</par>
<par>
<line> vigo*, dedica*ão e abso*ç*o e a distribuição das va*iá*eis ent*e as dim*nsões * d* seis, ci**o e </line>
</par>
<par>
<line> seis, respe*tivament*. O *uestion*rio foi comple*entado com uma seção </line>
<line> pa** id*nt*ficar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> perfil **cioeconômico *os entr*vis*ados e r*unir informações sobre c*rgo, *exo, e*c*lari*a*e, </line>
<line> e*tado civil, inte*sidade de contato com o pú**ic*, entre out*as. Apó* o le*antamento, os </line>
<line> q*estio*ários f*ram *odif*cados e tabu*ad*s para pos*ib*litar o t*atament*, a inte*pre*ação e a </line>
<line> apre*ent*ção d*s *esultados. </line>
<line> O tratamento de dado* utilizou técnicas ma*emá*icas e estatís*icas, caracterizando uma </line>
</par>
<par>
<line> i*ve*tigação </line>
<line> quantitativ*. As principais técn*cas utilizadas fo*a*: (1) a </line>
<line> estatísti*a d*scritiva, </line>
</par>
<par>
<line> na f*rm* de distribui*ã* de *req*ê**ia*, medida* de di*persão e tendência central; (2) a </line>
</par>
<par>
<line> *st*tística n*o p*ramétrica, com o tes** *r**kal-W*l*is com p*st *oc de B*nfer*oni; e (3) </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> análi** mu*ti**ri*da, expressa p*la an*li*e de ag*upamentos. As dimens*es do enga*amento </line>
</par>
<par>
<line> foram v*rificadas quanto * consist*nci* int*rna, com a utilização do coeficiente </line>
<line> al*ha de </line>
</par>
<par>
<line> Cronbach, para auferir a fid*dign*d*de das respo*tas. Ess* coefi*ient* pode ser ca**ulado </line>
<line> conforme a Equa*ão 1, apresenta*a em Cost* (2011). </line>
<line> (1) </line>
<line> Em que k é o núm*ro de itens do questionário; *2 é a vari*n*i* do item i; e *2 é a </line>
<line> *ariâ*cia da escal* total som*d*. </line>
<line> Para reunir os ent*evistados, qu*nto às *aracterística* do eng*ja*e*to, *oi u**l**ada a </line>
<line> análise de *grupamentos ou *nálise *e cluste*s. **sa técnica de análise de d*dos é classificada </line>
<line> entr* as téc*ic*s multivariadas de interdependência e tem como especial*d*de reunir </line>
<line> *ntr*vis*ados, o*j*to* ou obse*vações com base em um alg*rit*o de a**upamento e *egun*o </line>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, v. 16, *. 1, art. 3, p. 54-74, jan./fev. *0*9 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. C. Mattos, L. T. *. Andrade </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> **a medi*a de d*stância geométric* entr* *s observ***es. Assim, ao i*ent*ficar os gru*os, a </line>
</par>
<par>
<line> técnica possib*lita a </line>
<line> criação de uma taxo*omia que contribui*á *ara uma compreensão mais </line>
</par>
<par>
<line> *arcimoniosa do* resu*tad*s (HAIR e* al., 2009; FÁVERO e* al., 2009). </line>
<line> A análise de agrupa**n*o* f*i feita na fo*ma hi***rqui*a aglome*ativa, n* qual c*da </line>
<line> en*revi*t*do c*meç* sozinho, sendo agrupado ao mais sem**hante, isso se repetirá at* *ue </line>
</par>
<par>
<line> todos entrevistados estejam agrupados. Assim, a técnica </line>
<line> *o*sib*lita formar grupos com </line>
</par>
<par>
<line> elevad* semelhança *nter*a e dis*em**hança e*tre os gr*pos. *sso *osto, o algo*it*o utilizado </line>
<line> pa** reunir os entre*istados em grupos foi o algoritm* de Ward e, p*ra o cálculo da distânc*a </line>
<line> ent*e ** *bservações, foi sel*cionada * distânc*a Euclidi*na *uadráti*a. O al*oritmo de Ward </line>
<line> t*m como característica p*incip*l forma* ag*up*mento* muit* semel*antes quanto ao n*mero </line>
</par>
<par>
<line> de int*g*antes, e a distância **clidiana </line>
<line> quadrática pode ser expres** pel* Equação </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> (F*VE** et al., 2009). </line>
</par>
<par>
<line> (2) </line>
</par>
<par>
<line> Em *ue d2ij * * j-ésima característica do *-é**mo indiví*uo; xik é a j-*sima </line>
<line> carac*e*ística do i-ésimo indivíduo; e xjk' é a j-és*ma característica do i-és*mo in*ivíduo. </line>
<line> C***luíd* a análise de agrupamentos, fo* utili*ado o teste não paramétrico de Krusk*l- </line>
</par>
<par>
<line> Wallis, combinado co* o teste </line>
<line> d* *omparação múltipla *e Boferron*, pa*a verificar se os </line>
</par>
<par>
<line> grupos eram signific*t**amente d*ferent*s **tre *i e, </line>
<line> portant*, se es*ariam corretamente </line>
</par>
<par>
<line> classif*cados. O c*it**io *e deci*ão para aceitação ou rejeiçã* da ausênci* *e d*ferença *a </line>
<line> formação dos *rupos, *oi * p-valor, e o *í*el de sign*f*c*ncia estat*stica adotado na pesqu**a </line>
<line> fo* de 10%. </line>
<line> 4 APRESENTAÇÃO DE R*SU*TADOS </line>
<line> 4.1 Pe**i* dos **t*evis*ado* </line>
<line> O perf*l *os entrevistados foi f*rmado pred*min*n*emente po* prof*ssionais do *exo </line>
<line> mascu*ino (56,52%). Qua*to *os cargos, participaram da p*squisa p**fissionais qu* a*uavam </line>
</par>
<par>
<line> em 20 cargos dife*entes in**uindo, desde </line>
<line> ger*nte geral, até escriturário, analis*as, caixas, </line>
</par>
<par>
<line> *ssist**tes da ge*ência, s*perv*s**es, entre outros. P*r oca*ião *as e*trevistas, 2*,3*% (2*) </line>
<line> dos entrevistados *xerci** a*gum cargo de direção. A idade média dos entrevistado* foi de 32 </line>
<line> Re*. FSA, *eresina, v. 16, n. 1, a*t. *, p. 54-**, ja*./f*v. 2019 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*gajamento no Trabalho: Uma Apli*ação d* Análise d* A**u*am*n*o* Privado </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> anos (±9 anos), se**o qu*, o part*cipante *ais novo ti*ha 18 an*s e o ma*s velho, 55. Quan*o </line>
<line> ao estado civil, os solte*ros fora* predo*inantes (53,26%). </line>
<line> Os en*revistados m*strar*m *scola*ida** *levada, uma vez *ue 81,52% (51,08) *inham </line>
<line> curs* superior e 30,43% (28) ha*iam curs*do pós-gr*duação em nível la*o sensu. Quanto ao </line>
<line> tempo d* tra*alho na organ*zaçã*, a média fo* de * an*s (±8 *nos). Satisfeitos com o traba*ho, </line>
<line> 90% (83) *eclararam *ue recom*ndariam a or*anização pa*a outros profissionai* trabalharem. </line>
</par>
<par>
<line> O c*ntat* com o públi*o foi conside*ado in*enso *or 63,04% (58) d** </line>
<line> entre*istados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*derado p*r 1*,*8% (17). Ess* aspecto *eforça a c*mpreensão de Má**mo et al. (2011) ao </line>
</par>
<par>
<line> coloc** em evidência a necessidade </line>
<line> de os *rofi*sionai* do segme*to banc*ri* *abere* lidar </line>
</par>
<par>
<line> com os c*i*nt*s. </line>
</par>
<par>
<line> 4.* *nálise do Engajament* </line>
</par>
<par>
<line> A T*bela 1 mo*tra que o* escores d* engajame*to foram elevados entre os </line>
<line> entrevistados, *ma vez qu* *odos foram superi*re* ao centro d* escala (3,*0) e aos p*râme*ros </line>
<line> estabeleci*os e* *stud*s in*er*acio**is apresentados em An**t, Benevides-Pereira e P*rto- </line>
</par>
<par>
<line> Marti*s (200*). *esta *orma, es**res *o intervalo entre 4,81 e 5,56 **ra vigor, entre 4,9* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> 5,7* par* ded*cação, entre 4,41 e 5,53 para absorção e *ntre 4,57 e 5,** para o engaj*mento </line>
</par>
<par>
<line> **ta* in***am presenç* de e*gajamento no traba*h* </line>
<line> com alta intensidad* (*NGS*; </line>
</par>
<par>
<line> BENE**DES-PE*EIRA; PO*T*-MARTINS, 2009). Complementar**nte, * baixo desvio </line>
</par>
<par>
<line> padrão (0,93 e 1,06) e valo**s n*s e*trato* elev*d*s p**a mediana * mo*a co*firma* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*esença do *n*ajame*to en*re os bancário* *ntrevist*dos. Altos n*veis de eng*jamento </line>
<line> tamb*m foram *ncontrados em *ut*as c*tegorias profissiona*s como profe**ores </line>
<line> (MACHADO; P***O-MARTINS; AMORIM, 20*2; ARAÚJO; *STEVES, 2016; </line>
<line> MA**AN et al., 20*6), *r*b*lhador*s *ue ocup*m *argos *e ger*ncia e aqueles que *xer**m </line>
<line> ativ*dades volunt*rias (MAGNAN et al., 2016). </line>
<line> Tabela 1 - *nálise descritiva, cons*st*ncia interna e corre*ações en**e os e**ores do </line>
<line> engaj*mento </line>
</par>
<par>
<line> Cor*ela*ão </line>
<line> e </line>
<line> Alp*a </line>
<line> de </line>
<line> Nº </line>
<line> Desvio </line>
<line> *edi*n </line>
</par>
<par>
<line> Dim**s*es </line>
<line> de Méd*a </line>
<line> Mo*a Cro*bach </line>
</par>
<par>
<line> Variávei* </line>
<line> Padrão </line>
<line> a </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
<line> 3 </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> 1 - Vigor </line>
<line> 6 </line>
<line> 4 ,8 2 </line>
<line> 1 ,0 5 </line>
<line> * ,1 7 </line>
<line> 5 ,* 3 </line>
<line> (0,84*) </line>
</par>
<par>
<line> 2 - Dedic*ção </line>
<line> 5 </line>
<line> 5 ,0 4 </line>
<line> 1 ,0 6 </line>
<line> 5 ,4 0 </line>
<line> * ,0 0 </line>
<line> 0 ,8 5 * </line>
<line> (0,85*) </line>
</par>
<par>
<line> 3 - Abso*ção </line>
<line> 6 </line>
<line> 4 ,6 3 </line>
<line> 0 ,9 * </line>
<line> 4 ,8 3 </line>
<line> 5 ,3 3 </line>
<line> 0 ,7 1 * </line>
<line> * ,* 0 * </line>
<line> (0,*1*) </line>
</par>
<par>
<line> 4 - Eng*jamento </line>
<line> 1* </line>
<line> 4 ,* 2 </line>
<line> 0 ,9 * </line>
<line> 5 ,1 2 </line>
<line> 5 ,* 9 </line>
<line> 0 ,9 4 * </line>
<line> 0 ,9 3 * </line>
<line> *,8** (0,907) </line>
</par>
<par>
<line> T*tal </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, art. 3, p. 54-*4, jan./fev. 2019 www4.f*anet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. C. Mattos, *. *. L. An*rad* </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> Nota: Alp*a de *ronba*h na diagonal; *=sig*ificativo a 1%. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Pesquisa de *ampo (2018). </line>
</par>
<par>
<line> Llorens *t al. (2007) destacam que, na </line>
<line> perspectiva pessoal, tra*alha*ores co* altos </line>
</par>
<par>
<line> niveis </line>
<line> *e e*gajamento declara* maior *em-estar no trabalho e e**erim*ntam níveis mai* </line>
</par>
<par>
<line> elevados de qu*l*dade de *ida, aspectos valo*iza*os em organizaçõe* que com*reendem o real </line>
</par>
<par>
<line> significado </line>
<line> do trab*lho, seja na </line>
<line> di***são pesso*l, se*a na dimensã* social. Assim, a </line>
</par>
<par>
<line> promo*ã* *e ações *ue inc**tivem o e*gajament* é ben**ica *ara os tra*al**dores, </line>
</par>
<par>
<line> organizações e *ara a *ociedade (BAKKER et </line>
<line> al., *008). Ness* contex*o, o e*gajamento </line>
</par>
<par>
<line> contribu* *ar* melhores resultados financeiros para a organização (XANTHOPOU*O et </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 2009) e al*ança os clientes por me*o de melhor*as nos produtos * ser*iç*s, que acabam *or </line>
<line> proporcionar maior satisfação aos consumi*ores (SALANOVA; AGUT; PEIRÓ, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> Para **rificar se as d**ens**s e*am fide*ignas, portanto, v*li*as pa** an*lisar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*truto, fo* *tili*ado * c*e*ici*nt* alpha *e C*o*bach. O *lpha é um índice que varia entre </line>
</par>
<par>
<line> 0,0* e 1,00 (COSTA, 2*11), sua u*ilização mo*trou valo*es adequados para todas as </line>
</par>
<par>
<line> di*en*ões do engajam*nto, *om d*s*aq** para vig*r, d*dicação e *ngajam*nto tota*. Essas </line>
</par>
<par>
<line> dimens*es tiver*m alfas e*e*ados de 0,841, 0,*50 </line>
<line> e 0,907, respec*ivame**e. Quanto </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> d*mensão *bsorção, mesmo consideran*o *u* o alpha *oi menor q*e os demais (=0,612), </line>
</par>
<par>
<line> ain** as*im o </line>
<line> ín*ic* s* posicionou acim* </line>
<line> do *ecome**ado p*r H*ir et al. (*009) como </line>
</par>
<par>
<line> ade*uad* *ara investigaçõe* de caráter ex*lora*óri* (>*,600). Esses re*ultados *o*si*ilitam </line>
</par>
<par>
<line> c*ns*a*ar que o* resulta*os </line>
<line> da </line>
<line> pe*qui*a mostr*m </line>
<line> validade convergente, são confi*vei* e não </line>
</par>
<par>
<line> apres*ntam *ie*e*. </line>
</par>
<par>
<line> A análi*e *a c*rrel*ção de *earson, quando aplicada aos dados, teve resultados </line>
</par>
<par>
<line> signific*t*vos a 1% *ara toda* as dimensõe* do engaj*mento. Os sinais positivos e as </line>
</par>
<par>
<line> **tensid*des sup*riores a 0,7*, **n*orme pa*âmetros de M*rôco (2*14), permitem af*rmar que </line>
</par>
<par>
<line> h* associação muito for*e entre vi*o* e </line>
<line> dedicação (r=85) e </line>
<line> entre to*as as </line>
<line> dimen*ões e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> engajamento total. Quant* à ass*cia*ão *ntre vigor e dedicação (r=0,71) e entre dedica*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> abso**ão (*=0,70), a associação *oi cla*sificada c*mo for*e, </line>
<line> *inda segundo os cri*ério* de </line>
</par>
<par>
<line> Marôc* (2014). *orr*lações fortes **tre *s d*men*ões do *ngaj*me*to t*mbém *oram </line>
</par>
<par>
<line> encontradas em M**nan et al. (2016), que obti*eram c*rrel*ções muito **rtes ent*e vi*o* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> abso*ção (r=0,82), a*s*r**o e ded*caçã* (*=0,82) * ent*e vigor e dedicaç*o (r=0,81). </line>
</par>
<par>
<line> Ao d*scorre*e* sobre o *nga*amento, S*h*ufeli e Bakk** (2004) dest*c*m q*e o v*gor </line>
</par>
<par>
<line> e a dedicação são o </line>
<line> "coraçã* d* en*aj*mento", *ortanto, *uas *imensões centra*s. Por out*o </line>
</par>
<par>
<line> lado, a a*sorção é cons*quên*ia *e um comportamen*o engajado. Nesse c**tex*o, quanto </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 1, **t. 3, p. 5*-74, jan./fev. 2019 www4.fsane*.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engajame*to no Trabalho: Um* Aplicação da A*álise de Ag*upame*tos Pr**ado </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> mai*r o engajamento *elh*r será a pr*dut**ida** e os resultados or*anizac*ona*s </line>
<line> (DEMERO*TI; CRO*A*ZATO, 20**). **sta forma, os ga*hos prop*rcio*a*os pelo </line>
</par>
<par>
<line> **gajam*nto just*ficam o crescente interesse acadêmico em*resari*l pe*o t**a (*HUCK, e </line>
</par>
<par>
<line> 2013; WELCH, 20*1; *OLLAND; SCHUK, 2011), inclusive </line>
<line> na perspectiva dos riscos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabalhador*s não *n*a*ados na **g*nização (*OL*AR*, 2*1*). </line>
<line> Para inves*igar como o engajamento ocorria entre os entrevi*tados, f*i *tilizada a </line>
<line> análise de ag*upamentos. Es*a té**i*a de anális* de d*dos está entr* *s téc*i*as multivariada* </line>
<line> *a*s *mpre*adas em pesquisas *ientí*icas (HAIR et a*., 200*) por perm*tir reu*ir os </line>
<line> entre*istado* com base *m suas semelhanças. A aplicaçã* da té*nica resulto* n* *ormaç*o de </line>
<line> quatro grupo* que se difere*ciaram pela intensidade *o en*ajamento. Após fo*mad*s, o* </line>
</par>
<par>
<line> grupos f*ram comparados *ara verif*ca* se e*tavam cor*et*me*te </line>
<line> classifcados e </line>
<line> quai* </line>
</par>
<par>
<line> dim*nsõe* do enga*a*ento teriam exercido maio* influên*ia *a sua *o*mação. Na anális* de </line>
<line> agrupa*entos, os teste *e com*aração entre os grup*s são necessár*os para veri*icar se *s </line>
</par>
<par>
<line> grupos são sign*ficati*amen*e difere*te* </line>
<line> entr* si e, quando is** *e confirma, a*redit*-se que </line>
</par>
<par>
<line> e*es estejam *orretamnente class*fica*os. Pa** tanto, foi *tili*ado o teste não paramétr*co d* </line>
<line> Kruskal-W*l*is (KW) c*m po*t-*oc *e Bonf*rroni. </line>
<line> Desta form*, c*nforme a Tabela 2, c*nform* o teste de Kruskal-Walli*, obs*rva-se </line>
</par>
<par>
<line> que, *elo me*os, um do* grupos for*ados foi s*gificati*amente difer*nte dos </line>
<line> demais (p- </line>
</par>
<par>
<line> valor<0,01). Is*o ocorre* em </line>
<line> *odas as dimen*ões do engajam*nto. Quanto às dimenões que </line>
</par>
<par>
<line> mais diferenciaram o* grupos, destacaram-se, em or*em decrescente: o engajam*nto total </line>
<line> (KW=82,25, p-valor=0,*00), a absorção (K*=7*,01, p-valor=0,0*0), * *igor (KW=68,27; p- </line>
<line> valor=0,0*0) e a dedi*ação (KW=63,62; p-val*r=*,000). **o foram e*con*radas di*erenças </line>
<line> significa*ivas quanto a* pe*fil **cie*o*ô*i** *os entrevist**os int*g*antes dos grup*s. </line>
<line> Tabel* 2 - Com*aração dos *r*po* *r*skal-Wall*s com post *o* B*nfer*oni </line>
<line> E*ga*ament* </line>
</par>
<par>
<line> Vigor </line>
<line> D*dica**o </line>
<line> Ab*orção </line>
<line> Total </line>
</par>
<par>
<line> Krusk**-W*ll** qui-quadrad* </line>
<line> 6 8 ,* 7 </line>
<line> 6 3 ,* * </line>
<line> 7 4 ,* * </line>
<line> 8 2 ,2 5 </line>
</par>
<par>
<line> P-valor </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < * ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
</par>
<par>
<line> Gru*o * vs. *rupo * </line>
<line> P-v*lor </line>
<line> < * ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
</par>
<par>
<line> Gr*po 1 v*. Grupo * </line>
<line> P-*a*or </line>
<line> < * ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 * </line>
</par>
<par>
<line> Grupo 1 vs. Grupo 4 </line>
<line> P-valor </line>
<line> < 0 ,0 5 </line>
<line> < 0 ,* 5 </line>
<line> < 0 ,1 * </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
</par>
<par>
<line> Grupo 2 vs. G*upo 3 </line>
<line> *-valor </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
</par>
<par>
<line> Grupo 2 vs. Gr*po 4 </line>
<line> P-v*lor </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < 0 ,* 1 </line>
<line> < 0 ,* 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
</par>
<par>
<line> Grupo 3 vs. Grupo 4 </line>
<line> P-*al*r </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
<line> < 0 ,0 1 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Pesquisa de c*mpo (2018). </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 16, *. 1, *rt. 3, p. 54-74, jan./fev. 201* www4.fsanet.c*m.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. C. Mattos, *. T. L. Andr**e </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> U*a v*z constat*do *ue, pe*o *eno*, um *rupo era signif*c*ti**mente di**ren** </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> demais, foi *tilizad* o p**t-hoc de *onfer*oni pa*a a comparação grupo a grupo. Esse teste de </line>
<line> comparação múltip*a p*ssi***ita id*ntificar a probabi*i**de de *s *r*pos div*rgi*em. Os </line>
<line> res*ltados mostraram que os g*u*o* es*avam corre*amente classificado* *om 9*% o* mais *e </line>
<line> pro*abilid*de de a*erto. A Figura 1 mostra as ca*a*teríst*cas d*s grupos co* bas* no e*cor* </line>
</par>
<par>
<line> médio e o núme*o d* int*grantes d* cada um *os *uatro grupos </line>
<line> i*entificados </line>
<line> en*re os </line>
</par>
<par>
<line> entrevi**ados. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - *aracterísticas dos agrupamentos </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Pesquisa d* *ampo (2018). </line>
</par>
<par>
<line> Desta forma, o grup* mais *um*roso foi o *rupo 2, com 39,13% (3*) </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> entrevi*tados. Esse </line>
<line> gr*po apresentou alta intensid*de no eng*jame*to. Contudo, o maior </line>
</par>
<par>
<line> enga*amento ocorre* </line>
<line> *o Grupo </line>
<line> 3, f*rma** por </line>
<line> 29,35% (27) **s entrevistados, qu* </line>
</par>
<par>
<line> alcançaram *scor*s cla*sifi*ados como mui*o *l*os, n* esc*la de Angst, Ben*vides-*ereira </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Po*to-Martins (20*9). A soma </line>
<line> *os integrantes *o Grup* * 3 (alto e muito alto) permite * </line>
</par>
<par>
<line> *on*tatar q*e 6*,48% (63) d*s entrevistados se po*icionam nos estratos el*vad*s do </line>
</par>
<par>
<line> e*gajame*to. Já nas faixas intermed*ár*a * b*ixa, ficaram o Grupo 1, com </line>
<line> 21,74% (20) dos </line>
</par>
<par>
<line> e*trev*s*ados, e o G*upo 4, *om 9,78% (9) dos entrevis*ados. </line>
</par>
<par>
<line> Si*va e Navarro (2012) e Zaq*e* e Z**ioto (201*) destacam que * mercado de traba**o </line>
<line> dos bancários te* *o*rido com diferentes tipos de interven*ão de ordem *rodutiva, </line>
<line> prin*ipalmente pela *ed*ção do quad*o de pess*al, ter*eirizaç*o * *aio* proximidade com o* </line>
<line> cli*ntes para encon**ar soluções financeiras s*b me***a, entr* o*tros. Associado a is*o, a </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina, v. 16, n. 1, art. 3, p. 54-74, jan./fev. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> Engajamen** no Trabalho: Uma Ap*i*ação da Aná*ise de Agrupame*to* Pri*ad* </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> profissã* perdeu pr*stígio co* o passar do* anos (*ORRÊA; CAMELO; LE*L, 2017) e </line>
<line> passou a conviver com um intenso ava*ço *ecn*lógico, que exigiu *ess** pro*issionais gra*de </line>
<line> ca*acidade de adap*ação (S*LVA; NAVARRO, 2012) </line>
</par>
<par>
<line> Assim, o **rcad* de tra*alho dos b*ncár*os pass*u a </line>
<line> demandar </line>
<line> novos recur**s </line>
</par>
<par>
<line> pess*ais como </line>
<line> conhecimen*os mais *prof*ndados *o mercado financeiro, maior habil*dade </line>
</par>
<par>
<line> para lidar com os c*ien*es, ca*acidade de *oorde*ar equipes de vendas, d* tomar decisões e* </line>
<line> *mbi***es incertos (MÁXIMO et al., 2011), além de t*abalhar sob pr*ssão em dec*rrên*ia da </line>
<line> necessidade d* lidar co* metas de pr*d*tiv*dade (*ILVA; NAVARRO, 2012). *ss* proce*so </line>
<line> ocorreu, em grande p*rte, com* conse*uê*cia da *ntensificação *a *oncor*ência e d*s </line>
</par>
<par>
<line> muda*ças ocorridas *a socied**e co*temporânea e refleti*-se diretamente n* gestão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **ssoa* (SILVA; N**ARR*, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, como * *ngajam*nto é ass**iado à *atisf**ão com o tr*balho e receb* </line>
<line> influênc*a do a**iente organ*z*c*onal, *spe*ialmente quanto ao* recursos da organ*zação e às </line>
<line> exigê*cias das tarefas, a presença de engajamento e* i*tensidade alta e muito *l*a sugere que </line>
</par>
<par>
<line> as estratégias </line>
<line> de gestão </line>
<line> *e pes*o** são *x*t*sa* </line>
<line> na *rg*nização e capazes de p*o*ov*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> eq*ilíbrio </line>
<line> entre as exigências </line>
<line> do trabal*o e *s </line>
<line> recursos </line>
<line> pessoais e organizacio*ais, </line>
</par>
<par>
<line> cont**buindo para u* *mbiente de *r*balho s*udável. </line>
<line> 5 CO*SID*RAÇÕES FINA*S </line>
<line> O objet*vo de**a pesquisa *oi ana*isar asp*ctos *o e*gaja*ento *o trabalho *ntre </line>
<line> ban**rios d* um banco múl*iplo e* B*lém do Pará. Desta for*a, o*servou-*e que, d* maneira </line>
<line> gera*, e*tre as dimensões **ve*t*gadas d* en*a*amento, v*gor, dedicação e engaj*mento total </line>
</par>
<par>
<line> for** a* que **s*rar*m maio* intens**ade entre os entrevista*os, mas todas </line>
<line> a* di*ensões </line>
</par>
<par>
<line> foram avaliadas sa*isfatori*me*te. Esse aspe*to *eve*a prese*ça de e*gajamento no trabalh*, </line>
<line> loc*l da *esquis*. A for*e correlaç*o obs**vada e*tre as d*mensõ*s do e*g*jamento i*di*a que </line>
<line> os *sforço* organizacionais direcionados par* a*me**a* algum*s das di*ensões do </line>
<line> *ngajamento, seja o vigor, a dedicação ou a *bsorção, pro*a*a*-se p*las demai*, </line>
</par>
<par>
<line> promove**o um ciclo virtuoso que benefic*a, além da o*ga*ização, os *rabalhadores </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*óp*i* so*iedade. </line>
</par>
<par>
<line> Ao cl*ss**i*ar os entrevist*dos quant* à intensi*ade do engajamento, *o*am </line>
<line> ident**ica*os quat*o grup*s: d*i* *om en*ajamento alto e muito alt*, *m in*ermediário e um </line>
<line> grup* c*m b*ixo engaj*mento. Entr* e*ses grupos, observou-se qu* a maior*a dos </line>
</par>
<par>
<line> entrevistados se posicionou *os gru*os com maior engajament*. E*se r*sultado reforç* </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> *0 </line>
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<line> *ompre*nsão de que, pelo menos na *rganização *studada, os traba*h*d*res estã* *nvolvidos </line>
<line> c*m o trabalho, buscam su*erar desafio* e se *ostram *onfiant*s para enf*ent*r no*a* tarefa*. </line>
</par>
<par>
<line> Um* parcela m*nor de trabal*ado*es se posici*no* no estra*o *ai*o, demandan*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atenção *a *rganização para </line>
<line> identif*car qu*is a*pect*s </line>
<line> estão </line>
<line> limitando seu e**a*amento. O </line>
</par>
<par>
<line> resultado d* c*mp*ra*ão </line>
<line> entre os quatro gr*pos </line>
<line> *onfirmou que </line>
<line> eles eram si*n*ficativamente </line>
</par>
<par>
<line> *i*erent*s entre si possibilitando, portanto, a*aliá-lo* com* corretamente classif**a**s. C*mo </line>
<line> sugestão para futur** pesqu*sas, a *mostra *oder*a ser *mpli*da, envolv*r outras insti*uições </line>
</par>
<par>
<line> bancárias possibi*i*ar um diagnóstico e </line>
<line> *ais amplo do setor. Ou*ras inv*stiga*ões p*de* </line>
</par>
<par>
<line> buscar c*mp*e*nder aspec*os *r*judiciai* e *e*éficos ao engajamento, </line>
<line> especi*icame**e no </line>
</par>
<par>
<line> trab*lho bancário, dema** i*stituiçõ** f*na*ceiras e, com isso, direc*on*r es*ratégias de g*s**o </line>
<line> *e pessoas, al** de reve*a* experiências de suce*so no setor. </line>
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<line> 2) análise * interpretação dos dado*. </line>
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<line> 3) e*aboração do rascunho ou na revi*ã* crítica do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) p*rti*i*açã* na aprovação da versão f*na* do ma*uscri*o. </line>
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