<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 10, p. 183-198, *a*./ab*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.10 </line>
<line> Atenção à Saúde do Servidor Pú*l*co: Uma Aná*is* do Sis**ma Integrado n* *erspectiva *e </line>
<line> Escolhas d* Adoç*o * de uso e su* Relação na Mu**nça O*ganizaci*nal </line>
<line> *ublic *e*vant He*lth Care: An Analysis *f t*e Integrated Sy***m from the *erspective of </line>
<line> A*option an* use Choices *nd its Relation i* Or*anizational Ch*nge </line>
</par>
<par>
<line> Aurea *ar*a Resend* *e Freit*s </line>
<line> M*stra em Admi*i**ração pe*a Universidade F*d*ral de Viç*sa </line>
<line> E-mail: aur*a@ufv.br </line>
<line> Amélia Car*a So*rinho Bifano </line>
<line> *out*ra *m Eng*nharia de *ro*u*ão pela Un*ver*idade de São Pa*lo </line>
<line> Professora da Universidade *ederal de Viços* </line>
<line> E-*a*l: *bi*ano@u*v.br </line>
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<line> **dereço: Aurea Mar*a *esen*e de Freita* </line>
<line> Editor-C**f*: Dr. Tonny Kerley de Alenc*r </line>
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<line> Pró-R*i*oria de Ge**ã* de P*ssoas, Un*versidade **deral </line>
<line> Ro*rigues </line>
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<line> *e Viçosa - A*. P. H. Ro*fs, s/n, Camp*s Univer*itári*, </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 36570-**7, Viçosa-M*, Brasil. </line>
<line> Artigo *ece*i*o em 12/09/2018. Última </line>
<line> *e*são </line>
</par>
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<line> End*reço: Am**ia Car*a Sobrinho Bifano </line>
<line> rec*bida e* *1/10/2018. Aprovado em 02/10/*018. </line>
</par>
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<line> Depa*tamento de Economia Domé*tica, U*i*ersidade </line>
</par>
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<line> *ederal de *iço*a - *v. P. H. *olfs, s/n, Campu* </line>
<line> Avaliado pelo sistem* Triple Re*iew: *e*k Revi*w a) </line>
</par>
<par>
<line> Universitário, CE*: 36570-087, V*ço**-MG, Bras*l. </line>
<line> pelo *ditor-*h*fe; e b) *ouble Blind Revie* </line>
</par>
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<line> . </line>
<line> (ava*iação cega por d*is avaliadores d* á**a). </line>
</par>
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<line> R*visão: Gra*atical, Norm*tiv* </line>
<line> e de Formata*ão </line>
</par>
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<line> A. M. R. Frei*as, A. C. S. Bifano </line>
<line> 184 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Esta *es*ui*a teve como objetivo compree*der o i*pac*o do artefato tecnológico *istema </line>
<line> Int*gra*o de Atenç*o Saúde do Servidor (SIASS) na at*vidade e n* *egulação dos processos </line>
<line> de tra*a**o e *dentifi**r co*o u* s**tema inte*rado d* informa*ão pode modi*i*ar dime*sões </line>
</par>
<par>
<line> coletivas, cognitiv*s *r*anizaciona*s do trabalho em *m* *n*d**e do SIASS. Com *ma e </line>
</par>
<par>
<line> abordagem qua*it*tiva, *tilizou-*e como mar*o teóri*o a orientação epistemológica </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> pers**ctiva da Teoria </line>
<line> *o Agir Organizacional, cu*o *so da tec*ologia é u*a *s*olha </line>
</par>
<par>
<line> organizacional, onde </line>
<line> as a*ões e dec*s*es dependem da inter*ção ent*e *iferentes níveis, dos </line>
</par>
<par>
<line> div*rso* agentes so*ia*s envolvid*s </line>
<line> no </line>
<line> proces*o. A estr*t*gi* *e pe*q*i** adotad* foi *m </line>
</par>
<par>
<line> **tud* de c*s*, empr*gand*-se da metod*l**ia da an*lise e*gonômi** d* atividade * dos </line>
</par>
<par>
<line> conjuntos </line>
<line> analítico* da combinação </line>
<line> de escolhas relacio*adas à concepção, adoção e us* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> artefatos de tecnologia. Foi po*sível </line>
<line> *erceber que tais arte*atos são c*nce*idos p*r *eio </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> conjuntos de regras </line>
<line> ne**cia*as </line>
<line> e </line>
<line> podem m*dificar as di*ensões coletivas, cognitivas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> organi**cionais </line>
<line> do trabal*o, encorajar os sujei*os alt*rarem processo de *egulação </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> acordo com o aum*nto ou d*min*ição da heteronomia e p*oduzir *ovas regra* de regulaç*o. </line>
<line> Pal*vras *have: T*cnologia. Teoria do Agi* Organizacional. Pr*ce*so de Ação e De*isões. </line>
<line> Mudança Organ*zacional. </line>
<line> AB*TRACT </line>
</par>
<par>
<line> The obje*tive </line>
<line> of this re*earch was to unders**nd the impact *f the technol*gical artifact </line>
</par>
<par>
<line> Integ*a*ed Ser*a*t Health Care System (S*ASS) on the *ctivity and regul*tio* o* *ork </line>
</par>
<par>
<line> processes </line>
<line> a*d </line>
<line> to id*ntify </line>
<line> how *n integ*ated system of informa*io* c*n mo*ify </line>
<line> colle*tive, </line>
</par>
<par>
<line> cognitive a*d </line>
<line> o*gani*ational dim*ns*ons o* work in u*it *f SIASS. Through * *ualitat**e a </line>
</par>
<par>
<line> approach, th* e*istemolog*cal *ri**tation was used a* t*eoretical mark in the per*pective of </line>
<line> t*e Theory of Or*anizati*nal Act, who*e u*e of *echno*ogy is an orga*izati*nal choice, where </line>
<line> ac*ions *nd *eci*ions depend *n the in*erac*i*n between di*f*re*t *evel* of the var*ous socia* </line>
</par>
<par>
<line> agents *nvolved i* the process. The resear*h strategy </line>
<line> *dopted w*s case study, using the a </line>
</par>
<par>
<line> **thodology o* the ergo*omic analysis of the activity and </line>
<line> th* analytica* sets o* *he </line>
</par>
<par>
<line> *ombination of *hoices ***ated t* the desi*n, adoption and use *f tec*n*logy ar*i*ac*s. It *as </line>
</par>
<par>
<line> po* s * bl e </line>
<line> to realize that such artifac*s are designed **rough negotiate* sets of rule* and *an </line>
</par>
<par>
<line> mod**y *he collect*ve, cognit*ve and organiza*io*al dimensions of work, enco*rag* subjec*s to </line>
<line> change t*e regulati** proces* accordi*g to th* increase or decrease of hetero*omy an* </line>
<line> *roduce new r*les of *e***a*i*n. </line>
<line> Key *o*ds: Tec*nology. Theo*y of *rg**izational *ct. Action Process and Decision*. </line>
<line> Or*an*zational Change </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 16, n. 2, ar*. 10, p. 183-198, mar./abr. 201* </line>
<line> w*w4.*san*t.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> Ate*ç** à Saúde do Serv*d*r Público: Uma Anális* do Sistema Integrad* </line>
<line> 18* </line>
</par>
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<line> 1 *NTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> E* 2006, </line>
<line> a ate**ão </line>
<line> * s*úde do serv*d*r público, </line>
<line> com a ins*itu**** *o Siste*a </line>
</par>
<par>
<line> Integrado de Saúde Oc*pacional do Servidor Público </line>
<line> Federal (**SOSP), passa * *e* uma </line>
</par>
<par>
<line> atr*buição d* ár*a de *e**ão de p*s*oas. </line>
</par>
<par>
<line> Par* *arneiro (20*6), nas organizações, a á*ea de gestã* *e p*s*oas *ncontra </line>
</par>
<par>
<line> dificuld*des para g*renc*ar os assunt** relacionad*s à saúde do t*abalhador, *ist* qu*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *es*a, assume contex**s *elativos ao fu*c**nament* admi*ist*ativo-f*nanc**r*, e </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> exigê**ias e o**entação voltadas pa*a resul*ad*s. Assim, o g*stor opta por co*siderar a s*úde </line>
<line> do traba*h*do* com* questão * ser r*solvida e con**o**da pela *edicina. </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, *té a Co*sti*uição Fede*al (CF) d* 1*88, ** meca*ismos de proteção </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> sa*de d* trabalhador e*t*vam *imit**os às norma* regul**oras ** CLT, </line>
<line> paut*d*s </line>
<line> p*l* </line>
</par>
<par>
<line> conceito de saúde oc*pacional, com foc* *a *rese*va*ão d* fo*ça de trabal*o e *es*rito à* </line>
</par>
<par>
<line> ati***ades de a*sistência * fis*alização. </line>
</par>
<par>
<line> As conquistas sociais alcançadas po* meio *a CF de 1988, universalizou o d*reito </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> saúde estabel*cido na Lei 8080/1990 q*e criou o *istema Único de Sa*de (**S), </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> esta*e*eceu a *ei 8112/*1, que </line>
<line> cri*u o *e*i*e Jur*dico Úni*o (RJ*), n* </line>
<line> qual *oram </line>
</par>
<par>
<line> regulament*das as licença* médi**s e ap**e*tad**ias por *n*alidez, *orém sem abordar *s </line>
</par>
<par>
<line> q*est*es *a pro*oç*o e da manutenção da saúde do serv*dor. </line>
</par>
<par>
<line> ** 2*06, foi criado do *i*tema Inte**ado de Saúde Ocup*cional do Se*vidor Público </line>
<line> F**eral (SI*OS*), q*e tev* como ob*et*v* coorde*ar e integrar açõe* e progr**as nas á**as </line>
<line> de *ssistênci* à *aúde, per*cia oficia*, acompanh*me*to, promoç*o e preve*ção d* s*ú*e dos </line>
<line> ser*idores da a*mini*tração pública federal. Em 200*, este sistem* fo* sub*tit*ído pelo </line>
<line> S*bsist*ma In*egrado de Atenção à Saúde do Servid*r *ederal (SIASS), (*RASIL, 2009). </line>
<line> Em 201*, a Secr**aria *e Gestão Públic* (SEG*P) do MP** institui diretri*es g*rais </line>
<line> de **omoção à saú*e do servid*r público fede*a*, a serem impl*nta*a* *elas áre*s de gestão </line>
<line> de pess*as de forma *esce*tr*liz*da e transver*al. T**s di*etrizes aponta* como pr*orid*de a </line>
<line> ed*c**ão em saúde, a prevenção dos riscos, agravos e *anos à saú*e do serv*dor, a *elhoria </line>
</par>
<par>
<line> d*s *mbi*ntes, e a or*anizaç*o d*s pro**sso* de trabalho, *e mod* a a**liar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *o*scientiz*çã*, a responsabilidade e autonomia dos servidor** p*ra a const*u*ão de *ma a </line>
</par>
<par>
<line> cultura </line>
<line> de valo*ização da saú*e por *e*o de </line>
<line> **b*tos saudáveis d* *id* e de traba**o </line>
</par>
<par>
<line> (*RA*I*, 2013). </line>
<line> Ram*ing*r * Nar*i (200*) apontam * vulne*abilidade das ações v*ltadas à atenç*o da </line>
</par>
<par>
<line> saúd* do servidor p*blico que, *ão integ*am uma p**ítica pública, f*can*o à mercê </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. 2, art. 1*, p. 183-1**, mar./abr. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. R. Freitas, A. C. S. B**ano </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> di*ere*tes governos, cujos os enunci*dos da *aúde do trabalhador </line>
<line> parecem ter </line>
<line> uma *rág*l </line>
</par>
<par>
<line> p*net*açã* em uma ár*a ainda hegemôni** </line>
<line> da Me***ina do T*abalho. Os aut**es *ssinalam </line>
</par>
<par>
<line> qu* o servidor p*blico, como trab*lhador, não tem m*recido inv*stim*nto, apenas con*role, </line>
<line> em co*son*ncia com um l*ngo histór*co de desvalori*ação de s*a at*vidade. </line>
<line> Entendemos q*e a util*za**o d* tecnol*gi*, através de Su*sis*ema Integrado de </line>
</par>
<par>
<line> At**ção à Saúde do Servid*r (S*ASS), assim como os </line>
<line> proced*mento* de organ*za*ão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, *or *eio de diretrizes contidas em no*matiz*ção *o*re at**ção e s*ú*e d* servidor </line>
<line> pú**ico, o estabeleciment* de *equisitos a serem cum*r*dos pelos sujeitos ag**t*s, *ão muito </line>
</par>
<par>
<line> r**entes </line>
<line> *o serviço públ*co * requere* decisões e *osic*onamentos desses sujeitos, em </line>
</par>
<par>
<line> situações ainda pouco es*ud*das. </line>
<line> N*ste es*u*o utiliz*mo* os conjuntos anal*ticos d* *ções e decisões p*o*ostos *or </line>
</par>
<par>
<line> (MASINO; ZAM*RIAN, 2003; Z*MARIA*; MAGGI, 20*6; MASINO, 2011) </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> pe*spe*t*va *e escolha or*a*izacion*l quanto à concepção, a*oção e uso </line>
<line> de artefatos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> te*nol*gi*. Em particu*ar, em </line>
<line> rela*ão à u*ilização do SIASS, </line>
<line> pro*ura*os compreender </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> im*ac*o desta te*no*ogia na atividade e a regul*ção do* processos de trabalho. Uma reflexã* </line>
<line> sobre as relaç*e* en*re os agentes soc*ai* envolvid*s n* utilização do *IASS, **d**á ajudar a </line>
<line> compreender até q*e ponto os siste*as de informação podem modific*r d*mensões *oletivas, </line>
</par>
<par>
<line> cognitivas e organiza*ionais *o tr*balho; </line>
<line> e**ora*ar os suj*i*os alte*ar*m o p*ocesso a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *egulaç*o *e a*ord* com o aumento/dim*nuição da heter*nomia; </line>
<line> produzir novas regr*s </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> re*ulação (*uto*omia). </line>
</par>
<par>
<line> *ontribu*ções par* o *ntendimento do tema no âmbito da* ci*n*ias *ociais, poderá s*r </line>
</par>
<par>
<line> percebidos *ti*i*an*o a </line>
<line> o*ien**çã* epistemo*ógi*a na perspectiva da *eoria do Agir </line>
</par>
<par>
<line> Organizac**nal (TAO), na *ual as organiz*çõe* **o vistas *om* um processo dinâmi*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> açõ*s e de decis*es e *om p*ss*bilida*es ef*tivas de interven*ão por parte </line>
<line> dos i ndi *í duos </line>
</par>
<par>
<line> (M*GGI, 20*6). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Além disso, este estu*o poderá constituir-se um apo*te teóric* relevante ao estu*o da </row>
<row> atividad* de t*aba*ho e* situações **lativamente n*vas, na administração pú*lica. </row>
<row> No ite* *egu*nte será *presentad* o a*orte te*rico e p*ocedimentos metodo*ógicos </row>
<row> utiliza*os par* o **se*vol*imen** do estudo e para a *ons**ução dos objetivos. </row>
</column>
<par>
<line> 2 </line>
<line> FUNDAMENTAÇÃO T*ÓRICA </line>
<line> Entendendo, c*nforme assi*alado por M*sino e Zamari*n (*003), o uso d* um si**ema </line>
</par>
<column>
<row> in*o*matiz*do como um artefato da te*n*l**** da in*ormação e, em partic*lar, os b*se*dos em </row>
<row> Rev. FSA, Teres*na, v. 1*, n. *, art. 10, p. 183-198, mar./abr. 201* ww*4.fsanet.*om.**/rev*sta </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Atenção à Saúde do Se*vido* P*blico: Uma Análise do S*stema *nteg*ado </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> soft*a*e, o* *eja, u* ins*rumento, com um conjunto de regras, que s*o exe*utadas por um* </line>
<line> máqui*a e, por outro la**, ca*sa um impacto r*gulador nas ati*idades de trabalho. </line>
<line> Os artef*tos d* *ecnologia da informação, ao p*r*iti* o gere*ciamento de dados, têm o </line>
<line> p*tencial d* intervir diretame**e e permear *odos os principais processos organi*acionais. Por </line>
<line> isso, desempe*ham um papel especial pa*a as organizações, dife*encia*o do papel </line>
<line> des*m*e***do p*r ou*ras tecn*logias e outros artefatos (MASINO; ZAMARIAN, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> N* in*cio da década de 1990, as *mp*esas, em suas </line>
<line> diversas áreas d* *estão </line>
</par>
<par>
<line> a****i*trati*a, *uma*a e financeir*, *e comunic*ção e tr*inamen*o, b*m como nas </line>
<line> área* de </line>
</par>
<par>
<line> organização do traba*ho e de *qu*pes de trabalho f*ram leva*a* a pens*r na implementa*ão de </line>
</par>
<par>
<line> soluções técnicas inovadoras </line>
<line> p*ra at*nder *uas ne*ess*dades mais e*pecific*s, g*nhar </line>
</par>
<par>
<line> produtividade * aproveitar vantagem com*eti**va (BOBILLIE* CHA*MON, 2*03). </line>
</par>
<par>
<line> *r*e*an e* a*. (2004, p.1), assin*lam que o dese**olvim*nto ** tecnologia* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inform*ção e </line>
<line> comunicaç*o, muda a *rgani*ação do trabalho dos gestor*s *, *o serem </line>
</par>
<par>
<line> di*undid*s dentro *e out*o* grupos socioprofissionais, *ev* * </line>
<line> *ma "homogeneização </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> relação com o trabal*o, * que requ*r mais a*tonom*a, **is *omunica*ão, mais *euniões, mais </line>
<line> *aref** *ndiret*s". </line>
</par>
<par>
<line> As escolhas organ*zaciona*s se processam n*s dife*e**es níveis de ação * decis*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> têm impacto na e*trutur*ção </line>
<line> do tra*alho. O ritmo e sofi*ticação do desenvolviment* </line>
</par>
<par>
<line> tecnológico </line>
<line> têm produzido *onsequências v*síveis *o traba*ho. A *ecnologia, enq*anto </line>
</par>
<par>
<line> *a*ionalid*de técnica do process* d* ação, é c*nceb*da *omo escolha orga*izacional, na qual </line>
</par>
<par>
<line> i*terag*m ações e *ec*sões de diferentes nív*is na con*truç*o *a regula*ão do p*oce*so </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, e não com* u*a v*riável ex*erna *u deco*rente exclusivamente da *on*trução soci*l </line>
<line> (*ASIN*, 2005; MA*GI, *007; *ILVA; VASCONCELOS, 2*17). </line>
<line> A administraçã* pública tem ut*lizado artefato* da tecnologia *e *istemas integr*dos e </line>
<line> inform*tiz*dos para ge*ir o s** quadro financeiro de mat*rias e recu*sos hu**nos, c*mo por </line>
<line> exemplo: * Sistema Integ*ado de Administração Financeira (*IAFI); o Sistema I*tegrado de </line>
<line> Administração de Recursos Humano* (*IAP*); *istema de Cadastramen*o U**fica*o de </line>
<line> Fornecedores (SICAF); Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG) e *ub*i*tem* Integrado </line>
<line> de A*e*ção à Saúd* do S*rvidor (SIASS), dentre vários outro*. </line>
<line> Bobillier Chaumon (2003), assin*lou o p*r*d*xo dos sist*ma* informatizados qu*, </line>
<line> além dos ser**ços que p*d*m prestar n* gest** de atividades human*s * profissionais, podem </line>
<line> mud*r as *imensões coletiva, cognit*va e o*ganiza*ional d* trabalho. Para este autor, ao </line>
</par>
<par>
<line> modificar </line>
<line> as formas de organização do tra*alho, as tecnologia* afetam *eu* modos *e </line>
</par>
<par>
<line> **pr*ssã* e transformam seu conteúdo. Além d*sso, m*dam a relaç*o en*re * i*divíduo e seu </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. *6, *. 2, a*t. 10, p. **3-1*8, mar./abr. 2019 *ww4.f**net.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. *. Freit*s, A. C. S. Bifano </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> objeto *e **abalho e podem, em </line>
<line> *ete*minadas si*uações, induzir uma carga *e t*ab*lho </line>
</par>
<par>
<line> adicional pela det*rioração *as condiçõ*s de trabalho. </line>
<line> Masino e Zamarian (*003) a*sinal*m qu* regras, restr**ões e opo*tun*dades derivam </line>
<line> *as escolhas de d*sign, adoção e *so do ar*efato. As **colhas re*resentam o resultad* de </line>
<line> pr*ce*s*s de d*ci*ão que interagem d*namica**nte e*tre si. </line>
</par>
<par>
<line> C** uma adaptação </line>
<line> d* es*uem* gr*fico *rop*sto *or Masino *ama*ian (2003), e </line>
</par>
<par>
<line> proc*ram*s representar *ra*icamente, na Fig*ra 1, as pri*cipais relaç*e* dinâmicas de </line>
<line> i*teração entre os pr*cesso* de ação e decisã* do artefato SIASS. </line>
<line> Fi**ra 1 - Qua*ro an**ítico do pr*cess* de d*cisão </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Adapt*do d* Mas*no e Zamarian (2003). </line>
</par>
<par>
<line> (A1)- *e*isõ*s de **sign, * nú*leo *o artefato, *e ac*rdo </line>
<line> co* *onhec*mento o </line>
</par>
<par>
<line> técn*co, obj*tivo*, n**essidades </line>
<line> e soli***açõe*. Refere-se **s elemento* que não estão </line>
</par>
<par>
<line> diret*mente *on*c*ados às *s**lhas dos u*uários, po*que eles nã* têm acesso a tais elementos </line>
</par>
<par>
<line> d* artef*to e </line>
<line> não po**m alte*á-l*s. Não há opções envo*vida*, eles *êm que aceita* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *lementos como ele* são. Por exemplo, se **nsiderarmos o SIAS* seu núcl*o, incl*i todos os </line>
<line> *lgoritmos e rot*nas codificado*. </line>
<line> (*2)- Decisões de d*sign, *n**rfa*e *o **tef*to, q** *stão conectados *s opções de uso. </line>
</par>
<par>
<line> As escolh** feitas pelo des*gn de interfa*e do artef*to têm u*a grande inf*uência </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> comportamento *eal dos usuár**s. A interface represen*a os 'meios' pelos quais os u*uár**s </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 16, n. 2, art. 1*, p. 183-198, mar./abr. 2019 www*.fsanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Atençã* à Saúde do Servi*o* *úblico: Uma A*álise do Sistema Inte*rado </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> podem 'apropriar' o artefato. No SIASS, refe*e-*e aos comandos e *enus que pode* *e* </line>
<line> ac*ssad** e usados pelo operado*, o a*ranjo visual dos campos, o t*po de *nformação q*e pode </line>
<line> s*r *nserida os menus, listas de opç*es, *otões, dentre *ut*o*. </line>
</par>
<par>
<line> O núcleo e * interface do **tefat* *ã* o resultado d*s interpretações dos des*g*ers </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> refle**m suas habilidades, objetivos, v*lor*s, perc*pçõe*, dentr* *u*ros, sobre o ambiente </line>
<line> organizacional e* q*e o mesmo s*rá usa*o. *ão um con*u*to de deci*ão importan*es, assim, </line>
<line> a* escolhas *ecnológicas são,esco*has ****nizacio*ais (MASINO; ZA*ARI*N, 2*03) </line>
</par>
<par>
<line> (B)- É por meio das deci*ões de **o que os </line>
<line> usuários se apropria* do artefato nos </line>
</par>
<par>
<line> processo* *e traba*ho. O art**a*o *m uso refere-s* às inter*retaç*e* do* u*uários e ** filtros </line>
<line> cognit*vo* que defi*em o que realmente é o artefat* par* os usu*r*os. *s regras autônom*s *o </line>
<line> processo *e trabalho sã* *ntrodu*idas por ***o das decisõe* d* *so. M**gi e *asino (1999) </line>
<line> fazem *is*inção entre *spectos autôn*mos (autorregulados) e aspe**os hete*ô*omo* </line>
</par>
<par>
<line> (he*erorregulados) nos processo* de trabalho, onde é possível dist*n*uir entre *egras </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pro*edimentos (for*ais e inform**s) que são gerado* pelos atores. </line>
</par>
<par>
<line> (C1)- A* de*isõe* de adoção influenciam a inter*a*e do artefato em uso, empurrando </line>
</par>
<par>
<line> ou impo*do os u*uários a certa* m**alidades e int*rp*etaçõ** e*pecífica* de </line>
<line> uso (C2). *or </line>
</par>
<par>
<line> exemplo, *s geren**s po*e* encorajar ce*tas </line>
<line> *ab*lidades desencora**r outras; selecion*r e </line>
</par>
<par>
<line> usuários com c*rtos </line>
<line> tipos de *onheci*en*o, pedir </line>
<line> aos u*uári*s que insiram cer*os *ipos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> informação, e assim po* </line>
<line> diante. *les também podem influenciar </line>
<line> diretamente a i*te*fa*e do </line>
</par>
<par>
<line> artefato ao não </line>
<line> permitir </line>
<line> que os usuário* (formal ou i*formal**nte) acessem determinadas </line>
</par>
<par>
<line> *ar*es ou interfac* d* arte*at*. As decisõ*s de ado*ão podem ser v*s*as como um* *orma *e </line>
</par>
<par>
<line> obter con*role sobre * </line>
<line> p*ocess* de t*abalho, controla*do as escol*as de uso; têm *bje*ivo </line>
</par>
<par>
<line> implícito </line>
<line> de introduzir regras hete*ôno*as no processo de trabalho. Os artefatos são, </line>
<line> n*sse </line>
</par>
<par>
<line> aspec*o, *s princi*a*s veícul*s de controle *or meio de r**trições * r*gras *e ação (MASINO; </line>
<line> *AMARIAN, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> *s decisõ*s de design (A), de </line>
<line> adoção (C) e de u*o (B) podem divergir *e ma*ei*as </line>
</par>
<par>
<line> significativas. A* regras *et*rô*om*s, vindas do processo de adoçã* (C) * re*ras autô*omas, </line>
</par>
<par>
<line> auto gerenciadas *elo* ope*a*ores (B) intera*em *m um proc*sso de </line>
<line> n**ociação (*), </line>
</par>
<par>
<line> r*sultando em *rranjos estruturais **ais, locais e *ransitórios (R*YNAUD, *988). * processo </line>
</par>
<par>
<line> de negociação po*e *er vár*os r*cursos, pode se* mui*o explícito e *onsci**te (q*a*** </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> us*ári*s * os ad*tantes percebem c*arame*te que </line>
<line> o artefato em uso é o objeto de tal </line>
</par>
<par>
<line> negoc*ação) * ta*bém pode ser bas*ante im*lícito * não *ot*lmente consciente e, *ode, ai*da, </line>
</par>
<par>
<line> levar à cooperação ou a conflitos lut*s dentro da organização (MASINO; *AMAR**N, e </line>
<line> 2003). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, art. 10, p. 183-198, mar./abr. 2019 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. R. Freitas, A. C. *. Bifan* </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> *s reg**s s*o o r**ultado d* uma negoc*ação; seu uso pode ser contestado. Eles são </line>
<line> objeto de luta e s*o transforma**s dur*nte a produção * reprodução da vida social </line>
<line> (GIDDEN*, 1987). </line>
<line> 3 **TODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> *ste a*tigo é **rte </line>
<line> d*s estudos de uma tes* de doutorado *ue está em andamento, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> visa apr***der a constr**ão e desenvolvimento do ag*r *rgani*acional, *ue *e dá nos </line>
<line> processos de reg*lação de ações e decisões dos suje*tos envol*idos (**stores, equipe d* saúde </line>
<line> e servidores) frente à impl*ntação da p*lítica de atenção à *aúde do servido* pú**ico federal e </line>
<line> c*mo esta política tem i*pacta*o no t*abalh*. A pesquisa foi submetid* a* Comitê de Ética </line>
<line> em Pes*uisa da Universidade Federal *e V*çosa (CEP/UFV), *precia*o e aprovado de acord* </line>
<line> co* * Parecer C*ns*bstanciad* do CEP, *úmero 2.058.233/2017, estand* d* ac*rdo co* as </line>
<line> *esoluções n* 466/2012 e 510/2016, ** Con*e*ho Naciona* de S*úde. </line>
</par>
<par>
<line> A pesqui*a é de abordagem quali*ati*a, gerando con*ições *b*angentes holísticas, * </line>
<line> em c*ntextos organizacionais e so*iais (*OD*Y, 2010). Pr*ocupa-se com * significado d*s </line>
</par>
<par>
<line> f*nôm*nos e proce*so* s*ciai*, levando em consideração as m*ti*açõ*s, cre*ç*s, valor*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> represen*ações soc*ais que p*r*eiam a rede ** relações soci*is (PADUA, 2012). A estr*tégia </line>
<line> de pe*qui** adotada foi de um estudo d* caso. Esp**ificamen*e, *is* à compr*e*são *e como </line>
<line> se dá a uti*ização do SIASS, numa unidade, localiza*o em *ma Instituição Federa* ** Ens*no. </line>
</par>
<par>
<line> Os *rocedimentos e *s*ra*égias, com a fundamentação teórica e </line>
<line> construç*o *as </line>
</par>
<par>
<line> informações coletadas n* trabalho de *ampo, *era*-se por meio de diário de ca*po, pes*uisa </line>
<line> *ibliogr*fica e *ocumental, *nál**e erg*nômica *a *ti*i*ade, en*revi*tas e* profundidade e de </line>
<line> auto **nfron*a*ão. </line>
<line> O estudo es*á sendo r*alizado no S*rviço de Sa*de Ocupacional e Qualidad* de Vida </line>
<line> (*SQ), q*e perten*e à Pró-*ei*oria de Ge*tão de Pessoas (P*P), da Universidade Fed*ral d* </line>
<line> Viçosa (*FV). Ao Serviço de *aúde Ocupacional e Quali*ade de V**a (SSQ), *lém *a </line>
<line> competência re**mentar de desenvolver e implem*ntar p*l*ticas de prevenção e a me**oria da </line>
</par>
<par>
<line> quali*ade </line>
<line> de vida do servidor, </line>
<line> dentre outras atrib*ições, comp**e gerir o Subsi*te** </line>
</par>
<par>
<line> Integrado de Ate*ção à Saúde do S*r*id*r (S**SS). </line>
</par>
<par>
<line> * SIAS*, vin*ula*o ao SIA*E, é de **o obrigat*r*o. F*i concebido pa*a a *est*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> controle d*s ações da </line>
<line> s a úde e </line>
<line> seguran*a no trabalh* dos se*vidores, na f*r*a de pro*tuário </line>
</par>
<par>
<line> eletrônic* d* saúde, tendo como esp*c*ficida*e o acompa*hamento d* Polí**ca d* At*nçã* à </line>
<line> **úde e Segurança do *rabalho do Servid*r (PASS). Foi des*nvolvi*o para aces** via </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, *rt. 10, *. 183-1*8, mar./a*r. 201* www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Atenção à **úde do Serv*do* Público: Uma A*áli*e *o Si**ema In*egrado </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> internet, permite dif*rentes nívei* de ace*s*, d*finidos de acor*o co* *s p*rfis envolvidos em </line>
<line> cada submódu*o. A coleta, a siste*atização e a aná**se de i*formações c*le*ivas do sistem* </line>
</par>
<par>
<line> têm o*jetivo *e </line>
<line> constituir bas* pa*a a formação do *erfi* *pid*miológi*o dos serv*dore*, * </line>
</par>
<par>
<line> par* a gestão qualif*cada das quest**s relativa* à saúde do servidor. Contempla *nform*çõ*s </line>
<line> sob*e a saúde do *erv*dor público *o Poder Exec*tivo Federal, incl*indo os a*pecto* re**tivos </line>
<line> às perícia* em **úde, e*ames médicos p**iódicos, prom*ção à saúde, vigilânci* dos am*ientes </line>
</par>
<par>
<line> e *rocessos de *rabalho, </line>
<line> c*ncessões </line>
<line> *e adicionai* ocup*ci*nais, *xames d* saú** par* </line>
</par>
<par>
<line> i*ve*tidura em *arg* público, além *e informações gerenciais (BRASIL, 2014, p.1*). </line>
<line> Para * construção do presente estud*, foi ***lizado obser*ação em atividade, </line>
</par>
<par>
<line> abordagens em conversas e entrevista </line>
<line> de a*to confront*ção c*m ope*a*or*s do sistema no </line>
</par>
<par>
<line> *eríodo de m*io/201* * março/*017. Fo*am es*olhidas situações de trab*lho q*e envolv**am </line>
<line> o agendamento de pe*ícia *ingular e j*nt* oficial, bem como e reg*stro de atest*do m*dico *o </line>
<line> SIASS. </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> RESULTAD*S </line>
<line> *s resultados foram ap*esen*ados consid*rando as açõe* * decisões de uso do SIASS e </line>
</par>
<par>
<line> a **pli*itação de a*ões * decisõe* de uso do SI*SS. </line>
<line> 4.1 As ações e *e*isões d* us* do SIASS </line>
<line> A equi*e ad*in*s*ra*iva do SIAS* é compost* po* ser*idore* co* c*mpetência para </line>
<line> apoiar o desenvolvim*nt* *e aç*e* de atenção à saúd*, seguranç* do trab*lho e perícia oficial </line>
<line> em saúde. É constituída *or dois perfis de ac*sso ao sistema: o ge*tor e o oper*d*r </line>
<line> ad*i*istrativo. </line>
</par>
<par>
<line> As at**ida*es * atr*buições dess* equ*pe repr**entam u* *a*or importante para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> correto funcionamento de todas ** etapas do s*stem*. A equip* é responsável * atua na li*ha </line>
<line> *e fr**te do sis*ema faze**o o primeiro atendimento ao s*rvidor usuário do *istema. Recebe </line>
<line> todas *s de*a*das de pe*ícias médicas ou odontológic** s*ngula*es, ou **r junta of*cial * de </line>
</par>
<par>
<line> registros de ***st*dos. É re*po*sável *ela utilizaçã* das f**ramenta* </line>
<line> do sistema no q*e di* </line>
</par>
<par>
<line> *esp*i*o a c*ntrole de agenda do perito, à marca*ão d* pe*íc*a, ao reg**t** d* atestado médico, </line>
<line> * criação e montag*m ** *u*t* Médica *ficial. </line>
<line> * uma atividade que r*quer uma aten*ão *o servidor usuário e, ao mesmo tem*o, uma </line>
</par>
<par>
<line> sequência rápi*a de </line>
<line> ações e deci*õ*s. P*r exemplo, no c*so de um usuário ap*esentar um </line>
</par>
<par>
<line> a*estad* médico re**er: conferênci* d* info*maç*es no docum**t* apresentad*, como nome, </line>
<line> R*v. FS*, T*re*ina PI, v. 16, *. *, art. 10, p. *83-198, ma*./ab*. 2019 www4.fsa*et.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. R. Freita*, A. C. S. Bifano </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> número de d*as de afast*mento, CID, </line>
<line> dat* do *testad*, carimbo e </line>
<line> regi*tro no *onsel*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pr*fissi*nal emit**te; consu*ta no SIASS s* existe registro </line>
<line> de afas*am*nto ante*ior; de*isão </line>
</par>
<par>
<line> c*nfo*me for o ca*o, po* registro d* ate*tado, </line>
<line> *g*nda*e**o </line>
<line> d* perí*i* *ing*lar, </line>
<line> ou j un* * </line>
</par>
<par>
<line> of*cial de saúde. </line>
</par>
<par>
<line> O softw*r* foi conc**ido pa*a perm**ir que o operador, num* </line>
<line> sequência *ógica </line>
</par>
<par>
<line> pree*cha os </line>
<line> campos ne*ess**io de cada etapa, apresentando todas *s o**ões possíveis d* </line>
</par>
<par>
<line> forma *lara e se*uencial. Ess* concepção representa um **e*plo de um a*tefato cogni*ivo </line>
<line> deliberad*mente *rojetado para apoia* o opera*o*, eco*omizando recursos cogn*tiv*s. </line>
</par>
<par>
<line> Ele *ermite a* oper*dor *onit*rar registros an*eriores do ser*idor, *eduzindo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*b*bil*dade de ações * de*isões que gerem *egist**s **corretos. </line>
</par>
<par>
<line> Entretan*o, existem outras c*ract*ríst*cas neste campo e na tra*sfor*ação </line>
</par>
<par>
<line> organizacional. A *ntrodução deste *u*sistema pa*a ge*encia* os a*pectos r*lacionad*s </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> atenção à </line>
<line> saúde *o servidor representa, t*mbém, *ma forma de contr*le e de imposição de </line>
</par>
<par>
<line> r*gras para a t*m*da de de*isão *or parte </line>
<line> *o gest*r de pessoas e *o gover*o centra* </line>
</par>
<par>
<line> (Ministério do Pla*ejam*nto). Pa*a ter acesso ao si*tema, cada oper**or deve ter seu nív*l de </line>
<line> acesso (anteriorme*te) de*ini*o pelo gestor de pessoas da instituição. Deve fazer o login com </line>
<line> o CPF * a senha, *ue remet* a* nível de acesso previam*nt* autori*ado. Os o*erado*e* têm </line>
</par>
<par>
<line> ace**o aos procedi*entos e as *u*ções atu*lmente ativas </line>
<line> *o sistema para o seu nív** de </line>
</par>
<par>
<line> *ce*so. </line>
</par>
<par>
<line> A decisão de **oção do artefa*o por pa*te d* govern* central, representa uma </line>
<line> i*pos*ção d* r*gras *e*er*nomas no proces*o de trabalho através da m**ia*ão do arte*ato. Ao </line>
<line> *eci*ir pela adoção *nflue*ciaram * int*rfac* do artefato * as *ecisões d* us*: os opera*ores </line>
<line> pod*m aces*ar a* funções do s*ste*a ape*a* de forma limitada (as funções ne* sempre estão </line>
<line> todas di*pon*veis) e de manei*a controlada (por meio de lo*in * senha). </line>
<line> Por outro lado, a* incorporar as regr*s em artefatos, per*i*e uma redução *o n*mero </line>
</par>
<par>
<line> de regra* qu* os operadore* d*ve* lem*r** e r*cordar </line>
<line> *tiva*ente. Dessa forma, eles </line>
</par>
<par>
<line> percebe* qu* há menos r*gr*s definindo a taref*. </line>
</par>
<par>
<line> **l**ivo à *e*isão do *es*gn, o so*twar* certamente é * *es*lt**o d* muitos fator*s </line>
<line> com* a i*corpo*ação de muitas presc*ições leg*is necessária* para gestão da ate*ção à saú*e </line>
<line> do *erv*dor, o que permite evitar problemas leg*is, gerados por erros formais com*tido* p*los </line>
</par>
<par>
<line> operado*es. O sis*ema es*á em u*o desde 201* * ao longo </line>
<line> dos anos, fora* adicionadas a* </line>
</par>
<par>
<line> núcleo </line>
<line> i*icial algumas </line>
<line> nova* regras </line>
<line> por alteração da legi*lação e t*m*é* relativas </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> co*port*mento e expe*iência de *u*tos indivíduos qu* operam o sist*ma. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 16, *. 2, art. 1*, p. 1*3-*98, *ar./a**. 2**9 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aten*ão à Saú*e do Serv*d** Público: Uma Análise do Si*tema Integrado </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> Em re*ação à *el*oria do software, pode-se verificar dois processos: o setor </line>
<line> *n*arregado *os p*oce*iment*s * in*ormaçõ*s internas transmite, po* com*nica**, através de </line>
<line> *m sis*ema *ire*o para todos os *peradores que, ao ac*s*ar o sistema têm a informaçã* sobre </line>
</par>
<par>
<line> o novo </line>
<line> *rocedim*n**. Por ou*ro la*o, simultaneamente, * nova **rsão </line>
<line> do s***ware </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> atual*zad*. </line>
</par>
<par>
<line> Masino e Zam*rian (2003) assinala* que o artefato em uso é um d*spositivo </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> med*a*ão entre as regras impost*s pela gestão e a* regr*s re*is de tr*balho estabele*idas pelos </line>
</par>
<par>
<line> próprios opera**r*s. *o*e haver um </line>
<line> co*flit* **tre e*ses dois *ipos de *egras. * conf*ito </line>
</par>
<par>
<line> p*t*nci*l di* respeito ao artefato em uso, que é a f**ma como o artefato é inter**etado pelos </line>
</par>
<par>
<line> usuários nos processos de trabalho. Diz respei*o *s in*ormações que os </line>
<line> usuários inse*em no </line>
</par>
<par>
<line> sistem*, o con*ecime*to **s opera*ores de c*mo o *ist*ma funcion*. </line>
</par>
<par>
<line> O r*conhecimento ** que a gestão dá à* competências dos operadores, in*titucion*liza </line>
</par>
<par>
<line> a codificação das </line>
<line> *ráti*a* </line>
<line> **etivas nos procedi*entos em*utidos </line>
<line> n* artefato. *ss* pode ser </line>
</par>
<par>
<line> *nter*retado como uma </line>
<line> *egociação </line>
<line> implícita en*re as r*gras, pr*ve*ie*te </line>
<line> de d*cisõ*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ad*ção e design, e as r*gras autôn*m*s, provenientes de d**isões de uso. </line>
<line> 4.2 Explicitação de ações * *eci*ões de uso d* SI**S </line>
<line> Neste item, s*rão exp**citados duas situações de *ç**s e decisõ*s de uso do *IASS </line>
<line> evide*c*ando, nos termos da Teoria do Agir Organ*zacional (Maggi, 2006), a aut*nomi*, </line>
<line> heteron***a e di*cricionariedade na ativida*e e com* as decisões de concepção influenci*m a </line>
<line> estruturação do pr*cesso de **abalho. </line>
<line> Situação 1: O o*erador do S*AS*, ao constatar que o período do atestado *é**co </line>
</par>
<par>
<line> apres*ntado p*l* *erv*dor </line>
<line> coinci*e com *érias agendadas (no SAIPE), con*ata o set*r </line>
</par>
<par>
<line> r**po*sável *elo controle de férias na ins*ituição; es**, po* sua vez, r*lata que, para a*terar *o </line>
<line> s*stema, dep*n*e da unida*e *e *otação do s*rvidor. O operador come**a qu* tem um prazo </line>
</par>
<par>
<line> (estabeleci*o e* legislaçã*) </line>
<line> *a*a re**s*rar a *ema*da </line>
<line> do a*e*tado. Tanto o operador </line>
</par>
<par>
<line> a*ministrat*vo, c*m* o operado* </line>
<line> peri*o, ao efetiva* o lançame*to do períod* da *icença </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> SIASS emite uma men*agem de c**flito. E eles (op*r*dores) têm a possiblida*e de igno**r </line>
</par>
<par>
<line> essa mensagem </line>
<line> * </line>
<line> concluir o </line>
<line> lançamento do registro *o atestad*, conce**ndo a lic*nça, que </line>
</par>
<par>
<line> *obre*õ* *s férias agendad*s no S*ASS. *ntr*tanto, o conf*i*o *e afastamento (lice*ça méd**a </line>
<line> * férias) gera inconsistência no cadastro do servido*. O operador (*dmi*istrativo ou pe*i*o) </line>
</par>
<par>
<line> es**ar*c* </line>
<line> ao ser*idor usuário que o lançame*to da licença médica será efetu*do sob*epondo </line>
</par>
<par>
<line> as *é**a*; e, s* o *e*vidor não </line>
<line> procurar sua c**fia *ara mo*ificar a *nformação, *ai fica* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 1*, n. 2, art. 10, p. 183-198, mar./abr. 2*19 </line>
<line> www4.f*anet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. R. Fr*itas, A. C. S. Bifa*o </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> r*g*strad* na u***ade, como féria*. Assim, dá ao s*rvidor a re*ponsabilidade de mo*ificar s*a </line>
<line> altera*ão cadastral. Nest* momento, o operador admi*ist*ativo assina*a que, *nteriorm*nt*, o </line>
</par>
<par>
<line> g*st*r do setor de cadastro </line>
<line> de fér*as ente*dia </line>
<line> que a re*ponsabi*idade pela a*teração ser*a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> operador do SIASS. E*tretanto, essa f*rma n*o foi aceit* pela equipe a*minis*rati*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> operad**es, poi* responsab*lidade d* ta* *odific*ção cabe * </line>
<line> ao servid*r, juntamente co* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sua chefia imediata. </line>
</par>
<par>
<line> * *xemplo dessa situação de confli*o, tam*ém se ap*ica ao af*stamen*o p** </line>
<line> trein*mento (capaci*a*ão) * ou **tro tipo de licença an*er*ormente *egistra*a no cadas*ro do </line>
<line> serv*dor, que coincida, posteriormente, com afas*amento p** licença médica. </line>
<line> Ne*sa *ituação fi*a clara a *uestão *a aut*nomia, heterono*ia e **scri*ion*ri*dade ** </line>
<line> atividade. Evidencio*-*e o que foi sinalizado p*r Masino e *amar**n (200*) sobre c**o as </line>
</par>
<par>
<line> *ecisões de concepção infl**nciam diretamen*e a e*tru*ura*ão do processo </line>
<line> de trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> sobretud* quando con**gadas com as *ecisõ** de *do***. Além disso, *ico* evidenciado que </line>
<line> o s*s*ema oportuniza uma m**or u*ifor**dade d*s ações *e *ontrole por parte dos opera**res, </line>
<line> *ma vez que o mesmo pode "guiar" por mei* *e m*ns*gens d* inco*s*st**cia, as opç*es *ue </line>
<line> o* opera*or*s poderia* e*ecuta*, redu*indo a margem p**a a variab*lidade. </line>
</par>
<par>
<line> As r*gras mater*alizadas nas *aracte*ísticas </line>
<line> e func*on*lid*des da ferramenta </line>
</par>
<par>
<line> tecn*lógica por m**iação das deci***s de concepção. Send* evidenc*ado que os resp**sáveis </line>
<line> pe*a *e*i*ição ma*e*ial da t*c*ologi* opta*am, naturalmente, p*la c**ifica*ão da emissão *e </line>
<line> alerta no momento que se veri*icasse um conflito com o*tr* afastamento do serv*dor (féri**, </line>
<line> lice**a para capaci*ação, dent*e ou*ras). Ass*m, as ações e de*isõ*s de c**c*pção aca*ara* </line>
<line> por t*r influência n*s ações de uso dos operadores *a in*eraç*o com a t*cnologia. </line>
</par>
<par>
<line> Na </line>
<line> aná*ise foram *bserv*dos elemen*os em nível ** </line>
<line> ap*o*riaç*o e uso da t*c*olo*ia </line>
</par>
<par>
<line> po* parte do *p*rador: *a si*uação de </line>
<line> uma mensagem d* </line>
<line> alerta d* </line>
<line> conflito de motivo* de </line>
</par>
<par>
<line> afasta*e*to (férias/licenç* *édi*a), o o*erador per*to o*tou po* ignorar a mensag*m de alerta </line>
</par>
<par>
<line> e continuar o lançam*nto da perícia méd*ca. Em um momento seguinte, </line>
<line> o operador </line>
</par>
<par>
<line> (administrat*vo) sa*ia de qu* antemão que t*ri* que proceder a uma a*ão cor*etiva. O saber </line>
</par>
<par>
<line> profissi**al pe*mite poupar tem*o, relativamen*e *s ações *eguintes </line>
<line> de relev*nci*, para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> correto reg*stro de *nformações. Ilustra tal afirmação *s situações e* **e o operad*r (pe*ito) </line>
</par>
<par>
<line> optava p*r ignorar mensagem d* i**onsist*ncia e </line>
<line> **ntinuav* o registr* da </line>
<line> pe**cia </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> conseque*te**nte a emissão do laudo *eric*al, pois, legalmente a l*cença mé*ica se s*bre*õe </line>
<line> às férias, se o even** oc*rrer antes do início das férias. A situação era constrangedora pa*a os </line>
</par>
<par>
<line> operadore* administrativos, pois *sso restri*ge cadastro do p*río*o o </line>
<line> *e afastamen*o nos </line>
</par>
<par>
<line> subsistemas </line>
<line> correlatos. Para conseguir o *egistro cadastral correto, o opera**r </line>
<line> depende </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, T**es*na, v. 16, n. *, art. 10, p. 183-198, ma*./ab*. 2019 </line>
<line> **w4.*sanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **ençã* à Sa*d* d* Ser*id*r Públ*co: *m* Análi*e do Sistema Integrado </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> contat*r outros set*res (uni*ade de cadas*ro e </line>
<line> unida*e de lotação do servidor), ação </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> *ermite não dec*rre* em i*c*ns**tência d* re*istro, apó* a mensa*em de inc*nsistência t*r o </line>
<line> "aceit*" do opera*o*. </line>
<line> Apesar de o SI*SS dispor de reg*as de f**cionament* vincul*das ao SIAPE que, </line>
<line> supostame*t*, l*bertar*am os oper*dores dos demais ac**to* cadas*ra*s *o assentamento </line>
<line> f*nc*onal d* *ervi*or, *a práti*a, os operado*es r**atam que as incons*stências com *s dad*s </line>
<line> re**strados pre*isam ser *c*rt*das nos d*is *i*temas. </line>
<line> S*tuação 2: *o caso d* pro*lema de *cesso à internet, o operador admin*str*tivo não </line>
</par>
<par>
<line> co*segu* li*e*ar a age*d* </line>
<line> do *erit* que, po* sua vez, não consegue acessar o sistema </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> consequentemente, a *e*ícia n*o é reali*ada, revelan*o-se inco*rente com aquelas </line>
<line> ações/decis**s que os *perado*es assumia* **t*s da int*odução da te*nolog*a. Esta </line>
<line> "apropri*ção inesp*rada", a dependência do *cesso ao a*t*fato tecnológico (Masino; </line>
</par>
<par>
<line> *amarian, 20*3), </line>
<line> pos*ível através da produção *e reg*as a*tó*omas, não contribuiu </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> eficiência glo*al do sis**ma, *erando um gasto d* tempo *o usuário q*e é obr*g*do a retornar </line>
<line> para a *feti*ação da p*ríci*, qua*do a unidade di**use* de *one*ão com * inte*ne*. </line>
<line> Por *eio d*s observações de anál**e de trabalho foi poss*vel pe*cebe* os </line>
<line> constra**imentos *nte*p**tos d*ariament* n* a**vidad* de tr**alh*. As p*incipais questõ*s </line>
</par>
<par>
<line> observa*as refe*e*-se à </line>
<line> int*rat*vidade c*m* o sistema; fa**a de funci*n*li*ade *e alguns </line>
</par>
<par>
<line> mecanismos (por exem*l*, pa*ec*r </line>
<line> da eq*ipe mult*pro*issional); proble*as de ace*so </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> inte*net; cumprime*to, po* pa*te do usuário, dos *razos para regist** de a*estado; dependência </line>
<line> de outr*s s**ores, *o caso de licença médica c*nfl**ar com férias já ag*ndadas; relatóri*s </line>
<line> inconsisten*es; falta fl*xibil*dade d* *scolha de *ados no relatór*o qu* se necess*ta g**ar;o </line>
</par>
<par>
<line> **to de instituição *ão ter a*ess* integra* ao ban*o *e dados * </line>
<line> ** *aúde de seus pr*prios </line>
</par>
<par>
<line> se*vido*e*. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSI**RAÇÕE* FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O *esenvolvimento </line>
<line> da tecnologia é um proces*o socia* e </line>
<line> di*âm**o, * artefato </line>
</par>
<par>
<line> tecnológ*c* </line>
<line> é um objeto interno à regulação sobre o </line>
<line> qual recaem reinterpretações e* </line>
</par>
<par>
<line> conf*r*i*ade </line>
<line> com * *o*binação *e a*õe* e *e*isões </line>
<line> de co*cepção, de adoção e de uso. A </line>
</par>
<par>
<line> interação do homem com a *ecnolo*i* produz uma história din*mica entre as *ife**n*es </line>
</par>
<par>
<line> ações/de*isõ*s que </line>
<line> são proc**sada*. A* </line>
<line> escolhas de conc**ç*o, *doçã* e uso são </line>
</par>
<par>
<line> determin*ntes p*ra a maior ou m*nor *nfluênc*a dos ar*efatos na e*trutur*ção do tr*balho. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, art. 1*, p. 183-198, mar./a*r. **19 www*.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. R. Freit*s, A. C. S. Bifano </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> O debate e*ist*mológico produz*do p*la *AO, uma te*ceira via para o *ntendime*to </line>
<line> *a te*nologia n* or*an*zação, ganha espaço na a*áli*e, e a r*gulaçã* d*ste processo deve ser </line>
<line> vist* em const*nt* modi*i*ação ao longo do *empo. Dest* modo, no caso do *IASS, *uscamos </line>
<line> mostrar com* esta tecnolog*a se materia*iza na i*stituição. </line>
<line> A anál*se ergo*ómic* do traba*ho *eali*ada ao longo p***uisa, bem com* a vivê*cia </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> p*squisador* </line>
<line> que faz parte da equi*e de t*abal** da unidad* pesq*isada, possibilitaram </line>
</par>
<par>
<line> e*plo*ar o grau d* a*inham*nto *n*re *s apro*riações da ferra*e*ta tecnológica po* parte *os </line>
</par>
<par>
<line> operadores do sistem* e co*preender *s deci*ões </line>
<line> de c*ncepção, ad*ção e uso. P*ssibilit*u </line>
</par>
<par>
<line> elencar os c*nstrangimentos na interfa*e com a te*no*ogia, e alguma* apropriações </line>
<line> *nesperadas de algumas das suas funcionalidade*. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de a Política (PASS) e*tar amparada legalmente, *erificou-se que </line>
<line> dos eixos: </line>
</par>
<par>
<line> *ssistência à </line>
<line> s*ú*e, perícia of*c**l, </line>
<line> promoção, prevenção * acompan*amento da saúde d* </line>
</par>
<par>
<line> s*rvi**r, possue* nor*atizaçã* para </line>
<line> implementaçã* de ações de pr*ve*ção * *rom*ç*o </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> ***de, normatiza** por me*o *a Norma Operac*onal de *aúde *o Servidor (*O*S) e * *e*ícia </line>
<line> em sa*de, estabe*e*i*a no M*nual *e P*rícia *ficial *m Saú**. </line>
</par>
<par>
<line> Com * implantação do SI**S, *ou** a </line>
<line> expectati*a d* mel**ri* *a concepção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*dicina do tra*a*ho * saúd* oc*pac*onal para a </line>
<line> conc*pção *e saúd* d* t*ab*lhador. </line>
</par>
<par>
<line> Entr*tanto, </line>
<line> o sistema que foi conce*ido *ara a gestão e c*ntro*e das </line>
<line> ações da saúde </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> segurança </line>
<line> n* </line>
<line> traba*ho dos se*vi*ores, visando a impleme*ta*ão da Política de Ate*ção </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Saúde e S*gurança do Trabalho do *ervido* (P*SS), não se estabelece* em nível da un*d*de </line>
<line> pe*quisada para a *ormaçã* *o per*il *pidemiol*gi*o dos *e*vid*re*. </line>
</par>
<par>
<line> Observa-se, no ca*o </line>
<line> *m a**lise, que * *oco </line>
<line> **incipal do SIA*S tem sid* as **rícias </line>
</par>
<par>
<line> *m saúd* e nos e*ames de saúde para investidura em cargo público, ficando </line>
<line> rel*ga*o </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> ***so, e po* vezes não executad*s, **r exe*p*o, *s exame* méd*cos peri*dicos, as ações mais </line>
<line> efeti*a* d* pr*moção à saú*e. </line>
</par>
<par>
<line> Na busca de integrar ** açõ*s *e ate*ção à *aúde do *ervid*r, o governo </line>
<line> federal está </line>
</par>
<par>
<line> mi*r*ndo os r*gist*os para um s*ste*a qu* obj*tiva integra* as *nfo*mações vi*ilânci* </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> ambientes e do* </line>
<line> processos de tr*balho e conce**ões </line>
<line> de adicio*ais ocupacionais </line>
<line> para </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> submódulo denominado "Méd**o ou Engenheiro do Trabalho". </line>
<line> * unid*de* SIASS est*dada é reconhec*da pelos usu*rios como uni*ade de Perícia </line>
<line> Médica. Apesar *o caminh* já pe*corrido pela saúde e se*urança do serv**or públic* exi**e </line>
<line> uma lacun* * ser preenchida por *ções e decis*es do* ator*s env*lvidos e um va*t* c*mpo *e </line>
<line> pe*quisa nas ciên*ias so*iais. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 16, *. 2, art. 10, *. 183-198, mar./abr. 2*19 www*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> 197 </line>
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<line> BRASIL. Minis*ério *o Planejamento, *rçame*to e Gestão. Manual de per**ia of*cial e* </line>
<line> saúde do s*rvid*r públi*o federal. 2. ed. Brasília, 2**4. </line>
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<line> 1) concepção e **aneja*ento. </line>
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<line> 2) anál*se e i*terp*etaç*o dos dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboraçã* do rascunho ou na revisão c*í*ica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) *articipação na apro*ação da *ersão *inal *o m*nuscrit*. </line>
<line> X </line>
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