<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 10, p. 183-198, *a*./ab*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.10
</line>
<line>
Atenção à Saúde do Servidor Pú*l*co: Uma Aná*is* do Sis**ma Integrado n* *erspectiva *e
</line>
<line>
Escolhas d* Adoç*o * de uso e su* Relação na Mu**nça O*ganizaci*nal
</line>
<line>
*ublic *e*vant He*lth Care: An Analysis *f t*e Integrated Sy***m from the *erspective of
</line>
<line>
A*option an* use Choices *nd its Relation i* Or*anizational Ch*nge
</line>
</par><par>
<line>
Aurea *ar*a Resend* *e Freit*s
</line>
<line>
M*stra em Admi*i**ração pe*a Universidade F*d*ral de Viç*sa
</line>
<line>
E-mail: aur*a@ufv.br
</line>
<line>
Amélia Car*a So*rinho Bifano
</line>
<line>
*out*ra *m Eng*nharia de *ro*u*ão pela Un*ver*idade de São Pa*lo
</line>
<line>
Professora da Universidade *ederal de Viços*
</line>
<line>
E-*a*l: *bi*ano@u*v.br
</line>
</par><par>
<line>
**dereço: Aurea Mar*a *esen*e de Freita*
</line>
<line>
Editor-C**f*: Dr. Tonny Kerley de Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Pró-R*i*oria de Ge**ã* de P*ssoas, Un*versidade **deral
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
*e Viçosa - A*. P. H. Ro*fs, s/n, Camp*s Univer*itári*,
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 36570-**7, Viçosa-M*, Brasil.
</line>
<line>
Artigo *ece*i*o em 12/09/2018. Última
</line>
<line>
*e*são
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Am**ia Car*a Sobrinho Bifano
</line>
<line>
rec*bida e* *1/10/2018. Aprovado em 02/10/*018.
</line>
</par><par>
<line>
Depa*tamento de Economia Domé*tica, U*i*ersidade
</line>
</par><par>
<line>
*ederal de *iço*a - *v. P. H. *olfs, s/n, Campu*
</line>
<line>
Avaliado pelo sistem* Triple Re*iew: *e*k Revi*w a)
</line>
</par><par>
<line>
Universitário, CE*: 36570-087, V*ço**-MG, Bras*l.
</line>
<line>
pelo *ditor-*h*fe; e b) *ouble Blind Revie*
</line>
</par><par>
<line>
.
</line>
<line>
(ava*iação cega por d*is avaliadores d* á**a).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*visão: Gra*atical, Norm*tiv*
</line>
<line>
e de Formata*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. R. Frei*as, A. C. S. Bifano
</line>
<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Esta *es*ui*a teve como objetivo compree*der o i*pac*o do artefato tecnológico *istema
</line>
<line>
Int*gra*o de Atenç*o Saúde do Servidor (SIASS) na at*vidade e n* *egulação dos processos
</line>
<line>
de tra*a**o e *dentifi**r co*o u* s**tema inte*rado d* informa*ão pode modi*i*ar dime*sões
</line>
</par><par>
<line>
coletivas, cognitiv*s *r*anizaciona*s do trabalho em *m* *n*d**e do SIASS. Com *ma e
</line>
</par><par>
<line>
abordagem qua*it*tiva, *tilizou-*e como mar*o teóri*o a orientação epistemológica
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
pers**ctiva da Teoria
</line>
<line>
*o Agir Organizacional, cu*o *so da tec*ologia é u*a *s*olha
</line>
</par><par>
<line>
organizacional, onde
</line>
<line>
as a*ões e dec*s*es dependem da inter*ção ent*e *iferentes níveis, dos
</line>
</par><par>
<line>
div*rso* agentes so*ia*s envolvid*s
</line>
<line>
no
</line>
<line>
proces*o. A estr*t*gi* *e pe*q*i** adotad* foi *m
</line>
</par><par>
<line>
**tud* de c*s*, empr*gand*-se da metod*l**ia da an*lise e*gonômi** d* atividade * dos
</line>
</par><par>
<line>
conjuntos
</line>
<line>
analítico* da combinação
</line>
<line>
de escolhas relacio*adas à concepção, adoção e us*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
artefatos de tecnologia. Foi po*sível
</line>
<line>
*erceber que tais arte*atos são c*nce*idos p*r *eio
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
conjuntos de regras
</line>
<line>
ne**cia*as
</line>
<line>
e
</line>
<line>
podem m*dificar as di*ensões coletivas, cognitivas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
organi**cionais
</line>
<line>
do trabal*o, encorajar os sujei*os alt*rarem processo de *egulação
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
acordo com o aum*nto ou d*min*ição da heteronomia e p*oduzir *ovas regra* de regulaç*o.
</line>
<line>
Pal*vras *have: T*cnologia. Teoria do Agi* Organizacional. Pr*ce*so de Ação e De*isões.
</line>
<line>
Mudança Organ*zacional.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
</par><par>
<line>
The obje*tive
</line>
<line>
of this re*earch was to unders**nd the impact *f the technol*gical artifact
</line>
</par><par>
<line>
Integ*a*ed Ser*a*t Health Care System (S*ASS) on the *ctivity and regul*tio* o* *ork
</line>
</par><par>
<line>
processes
</line>
<line>
a*d
</line>
<line>
to id*ntify
</line>
<line>
how *n integ*ated system of informa*io* c*n mo*ify
</line>
<line>
colle*tive,
</line>
</par><par>
<line>
cognitive a*d
</line>
<line>
o*gani*ational dim*ns*ons o* work in u*it *f SIASS. Through * *ualitat**e a
</line>
</par><par>
<line>
approach, th* e*istemolog*cal *ri**tation was used a* t*eoretical mark in the per*pective of
</line>
<line>
t*e Theory of Or*anizati*nal Act, who*e u*e of *echno*ogy is an orga*izati*nal choice, where
</line>
<line>
ac*ions *nd *eci*ions depend *n the in*erac*i*n between di*f*re*t *evel* of the var*ous socia*
</line>
</par><par>
<line>
agents *nvolved i* the process. The resear*h strategy
</line>
<line>
*dopted w*s case study, using the a
</line>
</par><par>
<line>
**thodology o* the ergo*omic analysis of the activity and
</line>
<line>
th* analytica* sets o* *he
</line>
</par><par>
<line>
*ombination of *hoices ***ated t* the desi*n, adoption and use *f tec*n*logy ar*i*ac*s. It *as
</line>
</par><par>
<line>
po* s * bl e
</line>
<line>
to realize that such artifac*s are designed **rough negotiate* sets of rule* and *an
</line>
</par><par>
<line>
mod**y *he collect*ve, cognit*ve and organiza*io*al dimensions of work, enco*rag* subjec*s to
</line>
<line>
change t*e regulati** proces* accordi*g to th* increase or decrease of hetero*omy an*
</line>
<line>
*roduce new r*les of *e***a*i*n.
</line>
<line>
Key *o*ds: Tec*nology. Theo*y of *rg**izational *ct. Action Process and Decision*.
</line>
<line>
Or*an*zational Change
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 16, n. 2, ar*. 10, p. 183-198, mar./abr. 201*
</line>
<line>
w*w4.*san*t.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ate*ç** à Saúde do Serv*d*r Público: Uma Anális* do Sistema Integrad*
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
E* 2006,
</line>
<line>
a ate**ão
</line>
<line>
* s*úde do serv*d*r público,
</line>
<line>
com a ins*itu**** *o Siste*a
</line>
</par><par>
<line>
Integrado de Saúde Oc*pacional do Servidor Público
</line>
<line>
Federal (**SOSP), passa * *e* uma
</line>
</par><par>
<line>
atr*buição d* ár*a de *e**ão de p*s*oas.
</line>
</par><par>
<line>
Par* *arneiro (20*6), nas organizações, a á*ea de gestã* *e p*s*oas *ncontra
</line>
</par><par>
<line>
dificuld*des para g*renc*ar os assunt** relacionad*s à saúde do t*abalhador, *ist* qu*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*es*a, assume contex**s *elativos ao fu*c**nament* admi*ist*ativo-f*nanc**r*, e
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
exigê**ias e o**entação voltadas pa*a resul*ad*s. Assim, o g*stor opta por co*siderar a s*úde
</line>
<line>
do traba*h*do* com* questão * ser r*solvida e con**o**da pela *edicina.
</line>
</par><par>
<line>
No Brasil, *té a Co*sti*uição Fede*al (CF) d* 1*88, ** meca*ismos de proteção
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
sa*de d* trabalhador e*t*vam *imit**os às norma* regul**oras ** CLT,
</line>
<line>
paut*d*s
</line>
<line>
p*l*
</line>
</par><par>
<line>
conceito de saúde oc*pacional, com foc* *a *rese*va*ão d* fo*ça de trabal*o e *es*rito à*
</line>
</par><par>
<line>
ati***ades de a*sistência * fis*alização.
</line>
</par><par>
<line>
As conquistas sociais alcançadas po* meio *a CF de 1988, universalizou o d*reito
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
saúde estabel*cido na Lei 8080/1990 q*e criou o *istema Único de Sa*de (**S),
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
esta*e*eceu a *ei 8112/*1, que
</line>
<line>
cri*u o *e*i*e Jur*dico Úni*o (RJ*), n*
</line>
<line>
qual *oram
</line>
</par><par>
<line>
regulament*das as licença* médi**s e ap**e*tad**ias por *n*alidez, *orém sem abordar *s
</line>
</par><par>
<line>
q*est*es *a pro*oç*o e da manutenção da saúde do serv*dor.
</line>
</par><par>
<line>
** 2*06, foi criado do *i*tema Inte**ado de Saúde Ocup*cional do Se*vidor Público
</line>
<line>
F**eral (SI*OS*), q*e tev* como ob*et*v* coorde*ar e integrar açõe* e progr**as nas á**as
</line>
<line>
de *ssistênci* à *aúde, per*cia oficia*, acompanh*me*to, promoç*o e preve*ção d* s*ú*e dos
</line>
<line>
ser*idores da a*mini*tração pública federal. Em 200*, este sistem* fo* sub*tit*ído pelo
</line>
<line>
S*bsist*ma In*egrado de Atenção à Saúde do Servid*r *ederal (SIASS), (*RASIL, 2009).
</line>
<line>
Em 201*, a Secr**aria *e Gestão Públic* (SEG*P) do MP** institui diretri*es g*rais
</line>
<line>
de **omoção à saú*e do servid*r público fede*a*, a serem impl*nta*a* *elas áre*s de gestão
</line>
<line>
de pess*as de forma *esce*tr*liz*da e transver*al. T**s di*etrizes aponta* como pr*orid*de a
</line>
<line>
ed*c**ão em saúde, a prevenção dos riscos, agravos e *anos à saú*e do serv*dor, a *elhoria
</line>
</par><par>
<line>
d*s *mbi*ntes, e a or*anizaç*o d*s pro**sso* de trabalho, *e mod* a a**liar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*o*scientiz*çã*, a responsabilidade e autonomia dos servidor** p*ra a const*u*ão de *ma a
</line>
</par><par>
<line>
cultura
</line>
<line>
de valo*ização da saú*e por *e*o de
</line>
<line>
**b*tos saudáveis d* *id* e de traba**o
</line>
</par><par>
<line>
(*RA*I*, 2013).
</line>
<line>
Ram*ing*r * Nar*i (200*) apontam * vulne*abilidade das ações v*ltadas à atenç*o da
</line>
</par><par>
<line>
saúd* do servidor p*blico que, *ão integ*am uma p**ítica pública, f*can*o à mercê
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. 2, art. 1*, p. 183-1**, mar./abr. 2019 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. R. Freitas, A. C. S. B**ano
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
di*ere*tes governos, cujos os enunci*dos da *aúde do trabalhador
</line>
<line>
parecem ter
</line>
<line>
uma *rág*l
</line>
</par><par>
<line>
p*net*açã* em uma ár*a ainda hegemôni**
</line>
<line>
da Me***ina do T*abalho. Os aut**es *ssinalam
</line>
</par><par>
<line>
qu* o servidor p*blico, como trab*lhador, não tem m*recido inv*stim*nto, apenas con*role,
</line>
<line>
em co*son*ncia com um l*ngo histór*co de desvalori*ação de s*a at*vidade.
</line>
<line>
Entendemos q*e a util*za**o d* tecnol*gi*, através de Su*sis*ema Integrado de
</line>
</par><par>
<line>
At**ção à Saúde do Servid*r (S*ASS), assim como os
</line>
<line>
proced*mento* de organ*za*ão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
trabalho, *or *eio de diretrizes contidas em no*matiz*ção *o*re at**ção e s*ú*e d* servidor
</line>
<line>
pú**ico, o estabeleciment* de *equisitos a serem cum*r*dos pelos sujeitos ag**t*s, *ão muito
</line>
</par><par>
<line>
r**entes
</line>
<line>
*o serviço públ*co * requere* decisões e *osic*onamentos desses sujeitos, em
</line>
</par><par>
<line>
situações ainda pouco es*ud*das.
</line>
<line>
N*ste es*u*o utiliz*mo* os conjuntos anal*ticos d* *ções e decisões p*o*ostos *or
</line>
</par><par>
<line>
(MASINO; ZAM*RIAN, 2003; Z*MARIA*; MAGGI, 20*6; MASINO, 2011)
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
pe*spe*t*va *e escolha or*a*izacion*l quanto à concepção, a*oção e uso
</line>
<line>
de artefatos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
te*nol*gi*. Em particu*ar, em
</line>
<line>
rela*ão à u*ilização do SIASS,
</line>
<line>
pro*ura*os compreender
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
im*ac*o desta te*no*ogia na atividade e a regul*ção do* processos de trabalho. Uma reflexã*
</line>
<line>
sobre as relaç*e* en*re os agentes soc*ai* envolvid*s n* utilização do *IASS, **d**á ajudar a
</line>
<line>
compreender até q*e ponto os siste*as de informação podem modific*r d*mensões *oletivas,
</line>
</par><par>
<line>
cognitivas e organiza*ionais *o tr*balho;
</line>
<line>
e**ora*ar os suj*i*os alte*ar*m o p*ocesso a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*egulaç*o *e a*ord* com o aumento/dim*nuição da heter*nomia;
</line>
<line>
produzir novas regr*s
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
re*ulação (*uto*omia).
</line>
</par><par>
<line>
*ontribu*ções par* o *ntendimento do tema no âmbito da* ci*n*ias *ociais, poderá s*r
</line>
</par><par>
<line>
percebidos *ti*i*an*o a
</line>
<line>
o*ien**çã* epistemo*ógi*a na perspectiva da *eoria do Agir
</line>
</par><par>
<line>
Organizac**nal (TAO), na *ual as organiz*çõe* **o vistas *om* um processo dinâmi*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
açõ*s e de decis*es e *om p*ss*bilida*es ef*tivas de interven*ão por parte
</line>
<line>
dos i ndi *í duos
</line>
</par><par>
<line>
(M*GGI, 20*6).
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Atenção à Saúde do Se*vido* P*blico: Uma Análise do S*stema *nteg*ado
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
soft*a*e, o* *eja, u* ins*rumento, com um conjunto de regras, que s*o exe*utadas por um*
</line>
<line>
máqui*a e, por outro la**, ca*sa um impacto r*gulador nas ati*idades de trabalho.
</line>
<line>
Os artef*tos d* *ecnologia da informação, ao p*r*iti* o gere*ciamento de dados, têm o
</line>
<line>
p*tencial d* intervir diretame**e e permear *odos os principais processos organi*acionais. Por
</line>
<line>
isso, desempe*ham um papel especial pa*a as organizações, dife*encia*o do papel
</line>
<line>
des*m*e***do p*r ou*ras tecn*logias e outros artefatos (MASINO; ZAMARIAN, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
N* in*cio da década de 1990, as *mp*esas, em suas
</line>
<line>
diversas áreas d* *estão
</line>
</par><par>
<line>
a****i*trati*a, *uma*a e financeir*, *e comunic*ção e tr*inamen*o, b*m como nas
</line>
<line>
área* de
</line>
</par><par>
<line>
organização do traba*ho e de *qu*pes de trabalho f*ram leva*a* a pens*r na implementa*ão de
</line>
</par><par>
<line>
soluções técnicas inovadoras
</line>
<line>
p*ra at*nder *uas ne*ess*dades mais e*pecific*s, g*nhar
</line>
</par><par>
<line>
produtividade * aproveitar vantagem com*eti**va (BOBILLIE* CHA*MON, 2*03).
</line>
</par><par>
<line>
*r*e*an e* a*. (2004, p.1), assin*lam que o dese**olvim*nto ** tecnologia*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inform*ção e
</line>
<line>
comunicaç*o, muda a *rgani*ação do trabalho dos gestor*s *, *o serem
</line>
</par><par>
<line>
di*undid*s dentro *e out*o* grupos socioprofissionais, *ev* *
</line>
<line>
*ma "homogeneização
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
relação com o trabal*o, * que requ*r mais a*tonom*a, **is *omunica*ão, mais *euniões, mais
</line>
<line>
*aref** *ndiret*s".
</line>
</par><par>
<line>
As escolhas organ*zaciona*s se processam n*s dife*e**es níveis de ação * decis*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
têm impacto na e*trutur*ção
</line>
<line>
do tra*alho. O ritmo e sofi*ticação do desenvolviment*
</line>
</par><par>
<line>
tecnológico
</line>
<line>
têm produzido *onsequências v*síveis *o traba*ho. A *ecnologia, enq*anto
</line>
</par><par>
<line>
*a*ionalid*de técnica do process* d* ação, é c*nceb*da *omo escolha orga*izacional, na qual
</line>
</par><par>
<line>
i*terag*m ações e *ec*sões de diferentes nív*is na con*truç*o *a regula*ão do p*oce*so
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho, e não com* u*a v*riável ex*erna *u deco*rente exclusivamente da *on*trução soci*l
</line>
<line>
(*ASIN*, 2005; MA*GI, *007; *ILVA; VASCONCELOS, 2*17).
</line>
<line>
A administraçã* pública tem ut*lizado artefato* da tecnologia *e *istemas integr*dos e
</line>
<line>
inform*tiz*dos para ge*ir o s** quadro financeiro de mat*rias e recu*sos hu**nos, c*mo por
</line>
<line>
exemplo: * Sistema Integ*ado de Administração Financeira (*IAFI); o Sistema I*tegrado de
</line>
<line>
Administração de Recursos Humano* (*IAP*); *istema de Cadastramen*o U**fica*o de
</line>
<line>
Fornecedores (SICAF); Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG) e *ub*i*tem* Integrado
</line>
<line>
de A*e*ção à Saúd* do S*rvidor (SIASS), dentre vários outro*.
</line>
<line>
Bobillier Chaumon (2003), assin*lou o p*r*d*xo dos sist*ma* informatizados qu*,
</line>
<line>
além dos ser**ços que p*d*m prestar n* gest** de atividades human*s * profissionais, podem
</line>
<line>
mud*r as *imensões coletiva, cognit*va e o*ganiza*ional d* trabalho. Para este autor, ao
</line>
</par><par>
<line>
modificar
</line>
<line>
as formas de organização do tra*alho, as tecnologia* afetam *eu* modos *e
</line>
</par><par>
</page><line>
**pr*ssã* e transformam seu conteúdo. Além d*sso, m*dam a relaç*o en*re * i*divíduo e seu
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. *6, *. 2, a*t. 10, p. **3-1*8, mar./abr. 2019 *ww4.f**net.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. *. Freit*s, A. C. S. Bifano
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
objeto *e **abalho e podem, em
</line>
<line>
*ete*minadas si*uações, induzir uma carga *e t*ab*lho
</line>
</par><par>
<line>
adicional pela det*rioração *as condiçõ*s de trabalho.
</line>
<line>
Masino e Zamarian (*003) a*sinal*m qu* regras, restr**ões e opo*tun*dades derivam
</line>
<line>
*as escolhas de d*sign, adoção e *so do ar*efato. As **colhas re*resentam o resultad* de
</line>
<line>
pr*ce*s*s de d*ci*ão que interagem d*namica**nte e*tre si.
</line>
</par><par>
<line>
C** uma adaptação
</line>
<line>
d* es*uem* gr*fico *rop*sto *or Masino *ama*ian (2003), e
</line>
</par><par>
<line>
proc*ram*s representar *ra*icamente, na Fig*ra 1, as pri*cipais relaç*e* dinâmicas de
</line>
<line>
i*teração entre os pr*cesso* de ação e decisã* do artefato SIASS.
</line>
<line>
Fi**ra 1 - Qua*ro an**ítico do pr*cess* de d*cisão
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Adapt*do d* Mas*no e Zamarian (2003).
</line>
</par><par>
<line>
(A1)- *e*isõ*s de **sign, * nú*leo *o artefato, *e ac*rdo
</line>
<line>
co* *onhec*mento o
</line>
</par><par>
<line>
técn*co, obj*tivo*, n**essidades
</line>
<line>
e soli***açõe*. Refere-se **s elemento* que não estão
</line>
</par><par>
<line>
diret*mente *on*c*ados às *s**lhas dos u*uários, po*que eles nã* têm acesso a tais elementos
</line>
</par><par>
<line>
d* artef*to e
</line>
<line>
não po**m alte*á-l*s. Não há opções envo*vida*, eles *êm que aceita*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*lementos como ele* são. Por exemplo, se **nsiderarmos o SIAS* seu núcl*o, incl*i todos os
</line>
<line>
*lgoritmos e rot*nas codificado*.
</line>
<line>
(*2)- Decisões de d*sign, *n**rfa*e *o **tef*to, q** *stão conectados *s opções de uso.
</line>
</par><par>
<line>
As escolh** feitas pelo des*gn de interfa*e do artef*to têm u*a grande inf*uência
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
comportamento *eal dos usuár**s. A interface represen*a os 'meios' pelos quais os u*uár**s
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 16, n. 2, art. 1*, p. 183-198, mar./abr. 2019 www*.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Atençã* à Saúde do Servi*o* *úblico: Uma A*álise do Sistema Inte*rado
</line>
<line>
189
</line>
</par><par>
<line>
podem 'apropriar' o artefato. No SIASS, refe*e-*e aos comandos e *enus que pode* *e*
</line>
<line>
ac*ssad** e usados pelo operado*, o a*ranjo visual dos campos, o t*po de *nformação q*e pode
</line>
<line>
s*r *nserida os menus, listas de opç*es, *otões, dentre *ut*o*.
</line>
</par><par>
<line>
O núcleo e * interface do **tefat* *ã* o resultado d*s interpretações dos des*g*ers
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
refle**m suas habilidades, objetivos, v*lor*s, perc*pçõe*, dentr* *u*ros, sobre o ambiente
</line>
<line>
organizacional e* q*e o mesmo s*rá usa*o. *ão um con*u*to de deci*ão importan*es, assim,
</line>
<line>
a* escolhas *ecnológicas são,esco*has ****nizacio*ais (MASINO; ZA*ARI*N, 2*03)
</line>
</par><par>
<line>
(B)- É por meio das deci*ões de **o que os
</line>
<line>
usuários se apropria* do artefato nos
</line>
</par><par>
<line>
processo* *e traba*ho. O art**a*o *m uso refere-s* às inter*retaç*e* do* u*uários e ** filtros
</line>
<line>
cognit*vo* que defi*em o que realmente é o artefat* par* os usu*r*os. *s regras autônom*s *o
</line>
<line>
processo *e trabalho sã* *ntrodu*idas por ***o das decisõe* d* *so. M**gi e *asino (1999)
</line>
<line>
fazem *is*inção entre *spectos autôn*mos (autorregulados) e aspe**os hete*ô*omo*
</line>
</par><par>
<line>
(he*erorregulados) nos processo* de trabalho, onde é possível dist*n*uir entre *egras
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pro*edimentos (for*ais e inform**s) que são gerado* pelos atores.
</line>
</par><par>
<line>
(C1)- A* de*isõe* de adoção influenciam a inter*a*e do artefato em uso, empurrando
</line>
</par><par>
<line>
ou impo*do os u*uários a certa* m**alidades e int*rp*etaçõ** e*pecífica* de
</line>
<line>
uso (C2). *or
</line>
</par><par>
<line>
exemplo, *s geren**s po*e* encorajar ce*tas
</line>
<line>
*ab*lidades desencora**r outras; selecion*r e
</line>
</par><par>
<line>
usuários com c*rtos
</line>
<line>
tipos de *onheci*en*o, pedir
</line>
<line>
aos u*uári*s que insiram cer*os *ipos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
informação, e assim po*
</line>
<line>
diante. *les também podem influenciar
</line>
<line>
diretamente a i*te*fa*e do
</line>
</par><par>
<line>
artefato ao não
</line>
<line>
permitir
</line>
<line>
que os usuário* (formal ou i*formal**nte) acessem determinadas
</line>
</par><par>
<line>
*ar*es ou interfac* d* arte*at*. As decisõ*s de ado*ão podem ser v*s*as como um* *orma *e
</line>
</par><par>
<line>
obter con*role sobre *
</line>
<line>
p*ocess* de t*abalho, controla*do as escol*as de uso; têm *bje*ivo
</line>
</par><par>
<line>
implícito
</line>
<line>
de introduzir regras hete*ôno*as no processo de trabalho. Os artefatos são,
</line>
<line>
n*sse
</line>
</par><par>
<line>
aspec*o, *s princi*a*s veícul*s de controle *or meio de r**trições * r*gras *e ação (MASINO;
</line>
<line>
*AMARIAN, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
*s decisõ*s de design (A), de
</line>
<line>
adoção (C) e de u*o (B) podem divergir *e ma*ei*as
</line>
</par><par>
<line>
significativas. A* regras *et*rô*om*s, vindas do processo de adoçã* (C) * re*ras autô*omas,
</line>
</par><par>
<line>
auto gerenciadas *elo* ope*a*ores (B) intera*em *m um proc*sso de
</line>
<line>
n**ociação (*),
</line>
</par><par>
<line>
r*sultando em *rranjos estruturais **ais, locais e *ransitórios (R*YNAUD, *988). * processo
</line>
</par><par>
<line>
de negociação po*e *er vár*os r*cursos, pode se* mui*o explícito e *onsci**te (q*a***
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
us*ári*s * os ad*tantes percebem c*arame*te que
</line>
<line>
o artefato em uso é o objeto de tal
</line>
</par><par>
<line>
negoc*ação) * ta*bém pode ser bas*ante im*lícito * não *ot*lmente consciente e, *ode, ai*da,
</line>
</par><par>
</page><line>
levar à cooperação ou a conflitos lut*s dentro da organização (MASINO; *AMAR**N, e
</line>
<line>
2003).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, art. 10, p. 183-198, mar./abr. 2019 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. R. Freitas, A. C. *. Bifan*
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
*s reg**s s*o o r**ultado d* uma negoc*ação; seu uso pode ser contestado. Eles são
</line>
<line>
objeto de luta e s*o transforma**s dur*nte a produção * reprodução da vida social
</line>
<line>
(GIDDEN*, 1987).
</line>
<line>
3 **TODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
*ste a*tigo é **rte
</line>
<line>
d*s estudos de uma tes* de doutorado *ue está em andamento,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
visa apr***der a constr**ão e desenvolvimento do ag*r *rgani*acional, *ue *e dá nos
</line>
<line>
processos de reg*lação de ações e decisões dos suje*tos envol*idos (**stores, equipe d* saúde
</line>
<line>
e servidores) frente à impl*ntação da p*lítica de atenção à *aúde do servido* pú**ico federal e
</line>
<line>
c*mo esta política tem i*pacta*o no t*abalh*. A pesquisa foi submetid* a* Comitê de Ética
</line>
<line>
em Pes*uisa da Universidade Federal *e V*çosa (CEP/UFV), *precia*o e aprovado de acord*
</line>
<line>
co* * Parecer C*ns*bstanciad* do CEP, *úmero 2.058.233/2017, estand* d* ac*rdo co* as
</line>
<line>
*esoluções n* 466/2012 e 510/2016, ** Con*e*ho Naciona* de S*úde.
</line>
</par><par>
<line>
A pesqui*a é de abordagem quali*ati*a, gerando con*ições *b*angentes holísticas, *
</line>
<line>
em c*ntextos organizacionais e so*iais (*OD*Y, 2010). Pr*ocupa-se com * significado d*s
</line>
</par><par>
<line>
f*nôm*nos e proce*so* s*ciai*, levando em consideração as m*ti*açõ*s, cre*ç*s, valor*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
represen*ações soc*ais que p*r*eiam a rede ** relações soci*is (PADUA, 2012). A estr*tégia
</line>
<line>
de pe*qui** adotada foi de um estudo d* caso. Esp**ificamen*e, *is* à compr*e*são *e como
</line>
<line>
se dá a uti*ização do SIASS, numa unidade, localiza*o em *ma Instituição Federa* ** Ens*no.
</line>
</par><par>
<line>
Os *rocedimentos e *s*ra*égias, com a fundamentação teórica e
</line>
<line>
construç*o *as
</line>
</par><par>
<line>
informações coletadas n* trabalho de *ampo, *era*-se por meio de diário de ca*po, pes*uisa
</line>
<line>
*ibliogr*fica e *ocumental, *nál**e erg*nômica *a *ti*i*ade, en*revi*tas e* profundidade e de
</line>
<line>
auto **nfron*a*ão.
</line>
<line>
O estudo es*á sendo r*alizado no S*rviço de Sa*de Ocupacional e Qualidad* de Vida
</line>
<line>
(*SQ), q*e perten*e à Pró-*ei*oria de Ge*tão de Pessoas (P*P), da Universidade Fed*ral d*
</line>
<line>
Viçosa (*FV). Ao Serviço de *aúde Ocupacional e Quali*ade de V**a (SSQ), *lém *a
</line>
<line>
competência re**mentar de desenvolver e implem*ntar p*l*ticas de prevenção e a me**oria da
</line>
</par><par>
<line>
quali*ade
</line>
<line>
de vida do servidor,
</line>
<line>
dentre outras atrib*ições, comp**e gerir o Subsi*te**
</line>
</par><par>
<line>
Integrado de Ate*ção à Saúde do S*r*id*r (S**SS).
</line>
</par><par>
<line>
* SIAS*, vin*ula*o ao SIA*E, é de **o obrigat*r*o. F*i concebido pa*a a *est*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
controle d*s ações da
</line>
<line>
s a úde e
</line>
<line>
seguran*a no trabalh* dos se*vidores, na f*r*a de pro*tuário
</line>
</par><par>
</page><line>
eletrônic* d* saúde, tendo como esp*c*ficida*e o acompa*hamento d* Polí**ca d* At*nçã* à
</line>
<line>
**úde e Segurança do *rabalho do Servid*r (PASS). Foi des*nvolvi*o para aces** via
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, *rt. 10, *. 183-1*8, mar./a*r. 201* www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Atenção à **úde do Serv*do* Público: Uma A*áli*e *o Si**ema In*egrado
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
internet, permite dif*rentes nívei* de ace*s*, d*finidos de acor*o co* *s p*rfis envolvidos em
</line>
<line>
cada submódu*o. A coleta, a siste*atização e a aná**se de i*formações c*le*ivas do sistem*
</line>
</par><par>
<line>
têm o*jetivo *e
</line>
<line>
constituir bas* pa*a a formação do *erfi* *pid*miológi*o dos serv*dore*, *
</line>
</par><par>
<line>
par* a gestão qualif*cada das quest**s relativa* à saúde do servidor. Contempla *nform*çõ*s
</line>
<line>
sob*e a saúde do *erv*dor público *o Poder Exec*tivo Federal, incl*indo os a*pecto* re**tivos
</line>
<line>
às perícia* em **úde, e*ames médicos p**iódicos, prom*ção à saúde, vigilânci* dos am*ientes
</line>
</par><par>
<line>
e *rocessos de *rabalho,
</line>
<line>
c*ncessões
</line>
<line>
*e adicionai* ocup*ci*nais, *xames d* saú** par*
</line>
</par><par>
<line>
i*ve*tidura em *arg* público, além *e informações gerenciais (BRASIL, 2014, p.1*).
</line>
<line>
Para * construção do presente estud*, foi ***lizado obser*ação em atividade,
</line>
</par><par>
<line>
abordagens em conversas e entrevista
</line>
<line>
de a*to confront*ção c*m ope*a*or*s do sistema no
</line>
</par><par>
<line>
*eríodo de m*io/201* * março/*017. Fo*am es*olhidas situações de trab*lho q*e envolv**am
</line>
<line>
o agendamento de pe*ícia *ingular e j*nt* oficial, bem como e reg*stro de atest*do m*dico *o
</line>
<line>
SIASS.
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
RESULTAD*S
</line>
<line>
*s resultados foram ap*esen*ados consid*rando as açõe* * decisões de uso do SIASS e
</line>
</par><par>
<line>
a **pli*itação de a*ões * decisõe* de uso do SI*SS.
</line>
<line>
4.1 As ações e *e*isões d* us* do SIASS
</line>
<line>
A equi*e ad*in*s*ra*iva do SIAS* é compost* po* ser*idore* co* c*mpetência para
</line>
<line>
apoiar o desenvolvim*nt* *e aç*e* de atenção à saúd*, seguranç* do trab*lho e perícia oficial
</line>
<line>
em saúde. É constituída *or dois perfis de ac*sso ao sistema: o ge*tor e o oper*d*r
</line>
<line>
ad*i*istrativo.
</line>
</par><par>
<line>
As at**ida*es * atr*buições dess* equ*pe repr**entam u* *a*or importante para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
correto funcionamento de todas ** etapas do s*stem*. A equip* é responsável * atua na li*ha
</line>
<line>
*e fr**te do sis*ema faze**o o primeiro atendimento ao s*rvidor usuário do *istema. Recebe
</line>
<line>
todas *s de*a*das de pe*ícias médicas ou odontológic** s*ngula*es, ou **r junta of*cial * de
</line>
</par><par>
<line>
registros de ***st*dos. É re*po*sável *ela utilizaçã* das f**ramenta*
</line>
<line>
do sistema no q*e di*
</line>
</par><par>
<line>
*esp*i*o a c*ntrole de agenda do perito, à marca*ão d* pe*íc*a, ao reg**t** d* atestado médico,
</line>
<line>
* criação e montag*m ** *u*t* Médica *ficial.
</line>
<line>
* uma atividade que r*quer uma aten*ão *o servidor usuário e, ao mesmo tem*o, uma
</line>
</par><par>
<line>
sequência rápi*a de
</line>
<line>
ações e deci*õ*s. P*r exemplo, no c*so de um usuário ap*esentar um
</line>
</par><par>
</page><line>
a*estad* médico re**er: conferênci* d* info*maç*es no docum**t* apresentad*, como nome,
</line>
<line>
R*v. FS*, T*re*ina PI, v. 16, *. *, art. 10, p. *83-198, ma*./ab*. 2019 www4.fsa*et.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. R. Freita*, A. C. S. Bifano
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
número de d*as de afast*mento, CID,
</line>
<line>
dat* do *testad*, carimbo e
</line>
<line>
regi*tro no *onsel*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pr*fissi*nal emit**te; consu*ta no SIASS s* existe registro
</line>
<line>
de afas*am*nto ante*ior; de*isão
</line>
</par><par>
<line>
c*nfo*me for o ca*o, po* registro d* ate*tado,
</line>
<line>
*g*nda*e**o
</line>
<line>
d* perí*i* *ing*lar,
</line>
<line>
ou j un* *
</line>
</par><par>
<line>
of*cial de saúde.
</line>
</par><par>
<line>
O softw*r* foi conc**ido pa*a perm**ir que o operador, num*
</line>
<line>
sequência *ógica
</line>
</par><par>
<line>
pree*cha os
</line>
<line>
campos ne*ess**io de cada etapa, apresentando todas *s o**ões possíveis d*
</line>
</par><par>
<line>
forma *lara e se*uencial. Ess* concepção representa um **e*plo de um a*tefato cogni*ivo
</line>
<line>
deliberad*mente *rojetado para apoia* o opera*o*, eco*omizando recursos cogn*tiv*s.
</line>
</par><par>
<line>
Ele *ermite a* oper*dor *onit*rar registros an*eriores do ser*idor, *eduzindo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pr*b*bil*dade de ações * de*isões que gerem *egist**s **corretos.
</line>
</par><par>
<line>
Entretan*o, existem outras c*ract*ríst*cas neste campo e na tra*sfor*ação
</line>
</par><par>
<line>
organizacional. A *ntrodução deste *u*sistema pa*a ge*encia* os a*pectos r*lacionad*s
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
atenção à
</line>
<line>
saúde *o servidor representa, t*mbém, *ma forma de contr*le e de imposição de
</line>
</par><par>
<line>
r*gras para a t*m*da de de*isão *or parte
</line>
<line>
*o gest*r de pessoas e *o gover*o centra*
</line>
</par><par>
<line>
(Ministério do Pla*ejam*nto). Pa*a ter acesso ao si*tema, cada oper**or deve ter seu nív*l de
</line>
<line>
acesso (anteriorme*te) de*ini*o pelo gestor de pessoas da instituição. Deve fazer o login com
</line>
<line>
o CPF * a senha, *ue remet* a* nível de acesso previam*nt* autori*ado. Os o*erado*e* têm
</line>
</par><par>
<line>
ace**o aos procedi*entos e as *u*ções atu*lmente ativas
</line>
<line>
*o sistema para o seu nív** de
</line>
</par><par>
<line>
*ce*so.
</line>
</par><par>
<line>
A decisão de **oção do artefa*o por pa*te d* govern* central, representa uma
</line>
<line>
i*pos*ção d* r*gras *e*er*nomas no proces*o de trabalho através da m**ia*ão do arte*ato. Ao
</line>
<line>
*eci*ir pela adoção *nflue*ciaram * int*rfac* do artefato * as *ecisões d* us*: os opera*ores
</line>
<line>
pod*m aces*ar a* funções do s*ste*a ape*a* de forma limitada (as funções ne* sempre estão
</line>
<line>
todas di*pon*veis) e de manei*a controlada (por meio de lo*in * senha).
</line>
<line>
Por outro lado, a* incorporar as regr*s em artefatos, per*i*e uma redução *o n*mero
</line>
</par><par>
<line>
de regra* qu* os operadore* d*ve* lem*r** e r*cordar
</line>
<line>
*tiva*ente. Dessa forma, eles
</line>
</par><par>
<line>
percebe* qu* há menos r*gr*s definindo a taref*.
</line>
</par><par>
<line>
**l**ivo à *e*isão do *es*gn, o so*twar* certamente é * *es*lt**o d* muitos fator*s
</line>
<line>
com* a i*corpo*ação de muitas presc*ições leg*is necessária* para gestão da ate*ção à saú*e
</line>
<line>
do *erv*dor, o que permite evitar problemas leg*is, gerados por erros formais com*tido* p*los
</line>
</par><par>
<line>
operado*es. O sis*ema es*á em u*o desde 201* * ao longo
</line>
<line>
dos anos, fora* adicionadas a*
</line>
</par><par>
<line>
núcleo
</line>
<line>
i*icial algumas
</line>
<line>
nova* regras
</line>
<line>
por alteração da legi*lação e t*m*é* relativas
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
</page><line>
co*port*mento e expe*iência de *u*tos indivíduos qu* operam o sist*ma.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 16, *. 2, art. 1*, p. 1*3-*98, *ar./a**. 2**9 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aten*ão à Saú*e do Serv*d** Público: Uma Análise do Si*tema Integrado
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
Em re*ação à *el*oria do software, pode-se verificar dois processos: o setor
</line>
<line>
*n*arregado *os p*oce*iment*s * in*ormaçõ*s internas transmite, po* com*nica**, através de
</line>
<line>
*m sis*ema *ire*o para todos os *peradores que, ao ac*s*ar o sistema têm a informaçã* sobre
</line>
</par><par>
<line>
o novo
</line>
<line>
*rocedim*n**. Por ou*ro la*o, simultaneamente, * nova **rsão
</line>
<line>
do s***ware
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
atual*zad*.
</line>
</par><par>
<line>
Masino e Zam*rian (2003) assinala* que o artefato em uso é um d*spositivo
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
med*a*ão entre as regras impost*s pela gestão e a* regr*s re*is de tr*balho estabele*idas pelos
</line>
</par><par>
<line>
próprios opera**r*s. *o*e haver um
</line>
<line>
co*flit* **tre e*ses dois *ipos de *egras. * conf*ito
</line>
</par><par>
<line>
p*t*nci*l di* respeito ao artefato em uso, que é a f**ma como o artefato é inter**etado pelos
</line>
</par><par>
<line>
usuários nos processos de trabalho. Diz respei*o *s in*ormações que os
</line>
<line>
usuários inse*em no
</line>
</par><par>
<line>
sistem*, o con*ecime*to **s opera*ores de c*mo o *ist*ma funcion*.
</line>
</par><par>
<line>
O r*conhecimento ** que a gestão dá à* competências dos operadores, in*titucion*liza
</line>
</par><par>
<line>
a codificação das
</line>
<line>
*ráti*a*
</line>
<line>
**etivas nos procedi*entos em*utidos
</line>
<line>
n* artefato. *ss* pode ser
</line>
</par><par>
<line>
*nter*retado como uma
</line>
<line>
*egociação
</line>
<line>
implícita en*re as r*gras, pr*ve*ie*te
</line>
<line>
de d*cisõ*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ad*ção e design, e as r*gras autôn*m*s, provenientes de d**isões de uso.
</line>
<line>
4.2 Explicitação de ações * *eci*ões de uso d* SI**S
</line>
<line>
Neste item, s*rão exp**citados duas situações de *ç**s e decisõ*s de uso do *IASS
</line>
<line>
evide*c*ando, nos termos da Teoria do Agir Organ*zacional (Maggi, 2006), a aut*nomi*,
</line>
<line>
heteron***a e di*cricionariedade na ativida*e e com* as decisões de concepção influenci*m a
</line>
<line>
estruturação do pr*cesso de **abalho.
</line>
<line>
Situação 1: O o*erador do S*AS*, ao constatar que o período do atestado *é**co
</line>
</par><par>
<line>
apres*ntado p*l* *erv*dor
</line>
<line>
coinci*e com *érias agendadas (no SAIPE), con*ata o set*r
</line>
</par><par>
<line>
r**po*sável *elo controle de férias na ins*ituição; es**, po* sua vez, r*lata que, para a*terar *o
</line>
<line>
s*stema, dep*n*e da unida*e *e *otação do s*rvidor. O operador come**a qu* tem um prazo
</line>
</par><par>
<line>
(estabeleci*o e* legislaçã*)
</line>
<line>
*a*a re**s*rar a *ema*da
</line>
<line>
do a*e*tado. Tanto o operador
</line>
</par><par>
<line>
a*ministrat*vo, c*m* o operado*
</line>
<line>
peri*o, ao efetiva* o lançame*to do períod* da *icença
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
SIASS emite uma men*agem de c**flito. E eles (op*r*dores) têm a possiblida*e de igno**r
</line>
</par><par>
<line>
essa mensagem
</line>
<line>
*
</line>
<line>
concluir o
</line>
<line>
lançamento do registro *o atestad*, conce**ndo a lic*nça, que
</line>
</par><par>
<line>
*obre*õ* *s férias agendad*s no S*ASS. *ntr*tanto, o conf*i*o *e afastamento (lice*ça méd**a
</line>
<line>
* férias) gera inconsistência no cadastro do servido*. O operador (*dmi*istrativo ou pe*i*o)
</line>
</par><par>
<line>
es**ar*c*
</line>
<line>
ao ser*idor usuário que o lançame*to da licença médica será efetu*do sob*epondo
</line>
</par><par>
<line>
as *é**a*; e, s* o *e*vidor não
</line>
<line>
procurar sua c**fia *ara mo*ificar a *nformação, *ai fica*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 1*, n. 2, art. 10, p. 183-198, mar./abr. 2*19
</line>
<line>
www4.f*anet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. R. Fr*itas, A. C. S. Bifa*o
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
r*g*strad* na u***ade, como féria*. Assim, dá ao s*rvidor a re*ponsabilidade de mo*ificar s*a
</line>
<line>
altera*ão cadastral. Nest* momento, o operador admi*ist*ativo assina*a que, *nteriorm*nt*, o
</line>
</par><par>
<line>
g*st*r do setor de cadastro
</line>
<line>
de fér*as ente*dia
</line>
<line>
que a re*ponsabi*idade pela a*teração ser*a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
operador do SIASS. E*tretanto, essa f*rma n*o foi aceit* pela equipe a*minis*rati*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
operad**es, poi* responsab*lidade d* ta* *odific*ção cabe *
</line>
<line>
ao servid*r, juntamente co*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sua chefia imediata.
</line>
</par><par>
<line>
* *xemplo dessa situação de confli*o, tam*ém se ap*ica ao af*stamen*o p**
</line>
<line>
trein*mento (capaci*a*ão) * ou **tro tipo de licença an*er*ormente *egistra*a no cadas*ro do
</line>
<line>
serv*dor, que coincida, posteriormente, com afas*amento p** licença médica.
</line>
<line>
Ne*sa *ituação fi*a clara a *uestão *a aut*nomia, heterono*ia e **scri*ion*ri*dade **
</line>
<line>
atividade. Evidencio*-*e o que foi sinalizado p*r Masino e *amar**n (200*) sobre c**o as
</line>
</par><par>
<line>
*ecisões de concepção infl**nciam diretamen*e a e*tru*ura*ão do processo
</line>
<line>
de trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
sobretud* quando con**gadas com as *ecisõ** de *do***. Além disso, *ico* evidenciado que
</line>
<line>
o s*s*ema oportuniza uma m**or u*ifor**dade d*s ações *e *ontrole por parte dos opera**res,
</line>
<line>
*ma vez que o mesmo pode "guiar" por mei* *e m*ns*gens d* inco*s*st**cia, as opç*es *ue
</line>
<line>
o* opera*or*s poderia* e*ecuta*, redu*indo a margem p**a a variab*lidade.
</line>
</par><par>
<line>
As r*gras mater*alizadas nas *aracte*ísticas
</line>
<line>
e func*on*lid*des da ferramenta
</line>
</par><par>
<line>
tecn*lógica por m**iação das deci***s de concepção. Send* evidenc*ado que os resp**sáveis
</line>
<line>
pe*a *e*i*ição ma*e*ial da t*c*ologi* opta*am, naturalmente, p*la c**ifica*ão da emissão *e
</line>
<line>
alerta no momento que se veri*icasse um conflito com o*tr* afastamento do serv*dor (féri**,
</line>
<line>
lice**a para capaci*ação, dent*e ou*ras). Ass*m, as ações e de*isõ*s de c**c*pção aca*ara*
</line>
<line>
por t*r influência n*s ações de uso dos operadores *a in*eraç*o com a t*cnologia.
</line>
</par><par>
<line>
Na
</line>
<line>
aná*ise foram *bserv*dos elemen*os em nível **
</line>
<line>
ap*o*riaç*o e uso da t*c*olo*ia
</line>
</par><par>
<line>
po* parte do *p*rador: *a si*uação de
</line>
<line>
uma mensagem d*
</line>
<line>
alerta d*
</line>
<line>
conflito de motivo* de
</line>
</par><par>
<line>
afasta*e*to (férias/licenç* *édi*a), o o*erador per*to o*tou po* ignorar a mensag*m de alerta
</line>
</par><par>
<line>
e continuar o lançam*nto da perícia méd*ca. Em um momento seguinte,
</line>
<line>
o operador
</line>
</par><par>
<line>
(administrat*vo) sa*ia de qu* antemão que t*ri* que proceder a uma a*ão cor*etiva. O saber
</line>
</par><par>
<line>
profissi**al pe*mite poupar tem*o, relativamen*e *s ações *eguintes
</line>
<line>
de relev*nci*, para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
correto reg*stro de *nformações. Ilustra tal afirmação *s situações e* **e o operad*r (pe*ito)
</line>
</par><par>
<line>
optava p*r ignorar mensagem d* i**onsist*ncia e
</line>
<line>
**ntinuav* o registr* da
</line>
<line>
pe**cia
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
conseque*te**nte a emissão do laudo *eric*al, pois, legalmente a l*cença mé*ica se s*bre*õe
</line>
<line>
às férias, se o even** oc*rrer antes do início das férias. A situação era constrangedora pa*a os
</line>
</par><par>
<line>
operadore* administrativos, pois *sso restri*ge cadastro do p*río*o o
</line>
<line>
*e afastamen*o nos
</line>
</par><par>
<line>
subsistemas
</line>
<line>
correlatos. Para conseguir o *egistro cadastral correto, o opera**r
</line>
<line>
depende
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, T**es*na, v. 16, n. *, art. 10, p. 183-198, ma*./ab*. 2019
</line>
<line>
**w4.*sanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**ençã* à Sa*d* d* Ser*id*r Públ*co: *m* Análi*e do Sistema Integrado
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
contat*r outros set*res (uni*ade de cadas*ro e
</line>
<line>
unida*e de lotação do servidor), ação
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
*ermite não dec*rre* em i*c*ns**tência d* re*istro, apó* a mensa*em de inc*nsistência t*r o
</line>
<line>
"aceit*" do opera*o*.
</line>
<line>
Apesar de o SI*SS dispor de reg*as de f**cionament* vincul*das ao SIAPE que,
</line>
<line>
supostame*t*, l*bertar*am os oper*dores dos demais ac**to* cadas*ra*s *o assentamento
</line>
<line>
f*nc*onal d* *ervi*or, *a práti*a, os operado*es r**atam que as incons*stências com *s dad*s
</line>
<line>
re**strados pre*isam ser *c*rt*das nos d*is *i*temas.
</line>
<line>
S*tuação 2: *o caso d* pro*lema de *cesso à internet, o operador admin*str*tivo não
</line>
</par><par>
<line>
co*segu* li*e*ar a age*d*
</line>
<line>
do *erit* que, po* sua vez, não consegue acessar o sistema
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
consequentemente, a *e*ícia n*o é reali*ada, revelan*o-se inco*rente com aquelas
</line>
<line>
ações/decis**s que os *perado*es assumia* **t*s da int*odução da te*nolog*a. Esta
</line>
<line>
"apropri*ção inesp*rada", a dependência do *cesso ao a*t*fato tecnológico (Masino;
</line>
</par><par>
<line>
*amarian, 20*3),
</line>
<line>
pos*ível através da produção *e reg*as a*tó*omas, não contribuiu
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
eficiência glo*al do sis**ma, *erando um gasto d* tempo *o usuário q*e é obr*g*do a retornar
</line>
<line>
para a *feti*ação da p*ríci*, qua*do a unidade di**use* de *one*ão com * inte*ne*.
</line>
<line>
Por *eio d*s observações de anál**e de trabalho foi poss*vel pe*cebe* os
</line>
<line>
constra**imentos *nte*p**tos d*ariament* n* a**vidad* de tr**alh*. As p*incipais questõ*s
</line>
</par><par>
<line>
observa*as refe*e*-se à
</line>
<line>
int*rat*vidade c*m* o sistema; fa**a de funci*n*li*ade *e alguns
</line>
</par><par>
<line>
mecanismos (por exem*l*, pa*ec*r
</line>
<line>
da eq*ipe mult*pro*issional); proble*as de ace*so
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
inte*net; cumprime*to, po* pa*te do usuário, dos *razos para regist** de a*estado; dependência
</line>
<line>
de outr*s s**ores, *o caso de licença médica c*nfl**ar com férias já ag*ndadas; relatóri*s
</line>
<line>
inconsisten*es; falta fl*xibil*dade d* *scolha de *ados no relatór*o qu* se necess*ta g**ar;o
</line>
</par><par>
<line>
**to de instituição *ão ter a*ess* integra* ao ban*o *e dados *
</line>
<line>
** *aúde de seus pr*prios
</line>
</par><par>
<line>
se*vido*e*.
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSI**RAÇÕE* FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O *esenvolvimento
</line>
<line>
da tecnologia é um proces*o socia* e
</line>
<line>
di*âm**o, * artefato
</line>
</par><par>
<line>
tecnológ*c*
</line>
<line>
é um objeto interno à regulação sobre o
</line>
<line>
qual recaem reinterpretações e*
</line>
</par><par>
<line>
conf*r*i*ade
</line>
<line>
com * *o*binação *e a*õe* e *e*isões
</line>
<line>
de co*cepção, de adoção e de uso. A
</line>
</par><par>
<line>
interação do homem com a *ecnolo*i* produz uma história din*mica entre as *ife**n*es
</line>
</par><par>
<line>
ações/de*isõ*s que
</line>
<line>
são proc**sada*. A*
</line>
<line>
escolhas de conc**ç*o, *doçã* e uso são
</line>
</par><par>
</page><line>
determin*ntes p*ra a maior ou m*nor *nfluênc*a dos ar*efatos na e*trutur*ção do tr*balho.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, art. 1*, p. 183-198, mar./a*r. **19 www*.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. R. Freit*s, A. C. S. Bifano
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
O debate e*ist*mológico produz*do p*la *AO, uma te*ceira via para o *ntendime*to
</line>
<line>
*a te*nologia n* or*an*zação, ganha espaço na a*áli*e, e a r*gulaçã* d*ste processo deve ser
</line>
<line>
vist* em const*nt* modi*i*ação ao longo do *empo. Dest* modo, no caso do *IASS, *uscamos
</line>
<line>
mostrar com* esta tecnolog*a se materia*iza na i*stituição.
</line>
<line>
A anál*se ergo*ómic* do traba*ho *eali*ada ao longo p***uisa, bem com* a vivê*cia
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
p*squisador*
</line>
<line>
que faz parte da equi*e de t*abal** da unidad* pesq*isada, possibilitaram
</line>
</par><par>
<line>
e*plo*ar o grau d* a*inham*nto *n*re *s apro*riações da ferra*e*ta tecnológica po* parte *os
</line>
</par><par>
<line>
operadores do sistem* e co*preender *s deci*ões
</line>
<line>
de c*ncepção, ad*ção e uso. P*ssibilit*u
</line>
</par><par>
<line>
elencar os c*nstrangimentos na interfa*e com a te*no*ogia, e alguma* apropriações
</line>
<line>
*nesperadas de algumas das suas funcionalidade*.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar de a Política (PASS) e*tar amparada legalmente, *erificou-se que
</line>
<line>
dos eixos:
</line>
</par><par>
<line>
*ssistência à
</line>
<line>
s*ú*e, perícia of*c**l,
</line>
<line>
promoção, prevenção * acompan*amento da saúde d*
</line>
</par><par>
<line>
s*rvi**r, possue* nor*atizaçã* para
</line>
<line>
implementaçã* de ações de pr*ve*ção * *rom*ç*o
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
***de, normatiza** por me*o *a Norma Operac*onal de *aúde *o Servidor (*O*S) e * *e*ícia
</line>
<line>
em sa*de, estabe*e*i*a no M*nual *e P*rícia *ficial *m Saú**.
</line>
</par><par>
<line>
Com * implantação do SI**S, *ou** a
</line>
<line>
expectati*a d* mel**ri* *a concepção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m*dicina do tra*a*ho * saúd* oc*pac*onal para a
</line>
<line>
conc*pção *e saúd* d* t*ab*lhador.
</line>
</par><par>
<line>
Entr*tanto,
</line>
<line>
o sistema que foi conce*ido *ara a gestão e c*ntro*e das
</line>
<line>
ações da saúde
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
segurança
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
traba*ho dos se*vi*ores, visando a impleme*ta*ão da Política de Ate*ção
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Saúde e S*gurança do Trabalho do *ervido* (P*SS), não se estabelece* em nível da un*d*de
</line>
<line>
pe*quisada para a *ormaçã* *o per*il *pidemiol*gi*o dos *e*vid*re*.
</line>
</par><par>
<line>
Observa-se, no ca*o
</line>
<line>
*m a**lise, que * *oco
</line>
<line>
**incipal do SIA*S tem sid* as **rícias
</line>
</par><par>
<line>
*m saúd* e nos e*ames de saúde para investidura em cargo público, ficando
</line>
<line>
rel*ga*o
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
***so, e po* vezes não executad*s, **r exe*p*o, *s exame* méd*cos peri*dicos, as ações mais
</line>
<line>
efeti*a* d* pr*moção à saú*e.
</line>
</par><par>
<line>
Na busca de integrar ** açõ*s *e ate*ção à *aúde do *ervid*r, o governo
</line>
<line>
federal está
</line>
</par><par>
<line>
mi*r*ndo os r*gist*os para um s*ste*a qu* obj*tiva integra* as *nfo*mações vi*ilânci*
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
ambientes e do*
</line>
<line>
processos de tr*balho e conce**ões
</line>
<line>
de adicio*ais ocupacionais
</line>
<line>
para
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
</page><line>
submódulo denominado "Méd**o ou Engenheiro do Trabalho".
</line>
<line>
* unid*de* SIASS est*dada é reconhec*da pelos usu*rios como uni*ade de Perícia
</line>
<line>
Médica. Apesar *o caminh* já pe*corrido pela saúde e se*urança do serv**or públic* exi**e
</line>
<line>
uma lacun* * ser preenchida por *ções e decis*es do* ator*s env*lvidos e um va*t* c*mpo *e
</line>
<line>
pe*quisa nas ciên*ias so*iais.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 16, *. 2, art. 10, *. 183-198, mar./abr. 2*19 www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Atenç** à S*úde do S*rv*dor Pú*lico: Uma Análise do Si*tema Integrado
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
REFE*ÊNC*AS
</line>
</par><par>
<line>
BO*ILLIER *HAUMON, M. Evolutions tech*iq*e* e* mutations du travail: émergence
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
n*uvea*x *odèles d\*ctiv*té. Le Travail Humain, *. 66 n. 2, p. 6*-194, 2003. Disponível
</line>
<line>
e*: <h*tp*://*ww.cairn.*nfo/revue-le-t*avail-humain-200*-*-page-161.htm>. Acess* *m: *2
</line>
<line>
abr. 2018.
</line>
<line>
BRASIL. Decreto nº 6.833, de 29 d* abril de 20*9. Dispõe da imp*ementação do Su*si*tema
</line>
</par><par>
<line>
Integ*ado
</line>
<line>
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Como Ref*r*nc*ar este Art*go, conform* A*NT:
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FREITAS, A. M. R; BIFANO, A. C. S. *tençã* à Sa*de do *ervidor Público: Uma An**i*e do
</line>
<line>
Sistema Integra*o *a P*rs*ectiva de Escolhas d* Ado*ão e de uso e sua Relação na *u*ança
</line>
<line>
Organizac*o*al. Rev. *SA, Teresina, v.16, n.2, art. 10, p. 183-198, mar/a*r. 2019.
</line>
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<line>
C*ntr*buição dos Autores
</line>
<line>
A. M. R. **e**as
</line>
<line>
*. C. S. Bifano
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e **aneja*ento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e i*terp*etaç*o dos dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraçã* do rascunho ou na revisão c*í*ica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *articipação na apro*ação da *ersão *inal *o m*nuscrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresi*a, v. *6, *. 2, art. 10, p. 1*3-*9*, mar./abr. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
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