Revisão Sistemática de Literatura Sobre a Questão Motivacional no Esporte / Systematic Review of Literature on a Motivational Question of Sports

Ana Clara Prado Ferreira, Renato Ferreira de Souza

Resumo


Este estudo objetiva compreender conceitualmente a importância da motivação, enquanto habilidade psicológica para a prática esportiva. Acredita-se que há ganhos efetivos de performance e desempenho para os atletas e equipes que trabalhem motivados. Assim, pela pesquisa bibliográfica e de revisão sistemática de literatura buscou-se identificar a importância do papel do psicólogo do esporte na efetivação e condução desse trabalho motivacional, além de compreender as diferenças propositivas das três grandes abordagens psicológicas, e a forma pela qual as mesmas indicam práticas e entendimentos teóricos em relação à utilização da motivação como aporte para a psicologia do esporte.

 

Palavras-chave: Motivação no Esporte. Psicologia e Motivação. Behaviorismo e Motivação. Psicanálise e Motivação. Psicologia Humanista e Motivação.

 

ABSTRACT

 

This study aims to conceptually understand the importance of motivation as a psychological ability to practice sports. It is believed that there are effective performance and performance gains for athletes and motivated staff. Thus, the bibliographical research and systematic literature review will seek to identify the importance of the role of the sports psychologist in the effectiveness and conduct of this motivational work, in addition to understanding the propositional differences of the three major psychological approaches, and the way in which they indicate theoretical practices and understandings regarding the use of motivation as a contribution to the psychology of sports.

 

 

Keywords: Motivation in Sports. Psychology and Motivation. Behaviorism and Motivation. Psychoanalysis and Motivation. Humanistic Psychology and Motivation.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


BALBINOTTI, M. A. A.; BALBINOTTI, C. A. A. Motivação E Perspectiva Futura No Tênis Infanto-Juvenil. Disponível em: . Acesso em 23 jun. 2017.

BALBINOTTI, M. A. A. et al. Perfis motivacionais de corredores de rua com diferentes tempos de prática. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [s.l.], v. 37, n. 1, p.65-73, jan. 2015.

BALBINOTTI, M. A. A. et al. Qual é o perfil motivacional característico de tenistas infanto-juvenis brasileiros? Motriz, Rio Claro, v. 18, n. 4, p.728-734, out./dez. 2012.

CECHIN, F. M. et al. Motivação competitiva de “squashistas” juvenis federados. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, [s.l.], v. 28, n. 3, p.469-480, set. 2014.

CHAGAS, M; SAMULSKI, D. Análise da motivação para atividades físicas em academias de ginásticas de Belo Horizonte. Projeto premiado de Iniciação Científica da UFMG em 1992.

COSTA, V.T. et al. Validação da escala de motivação no esporte (SMS) no futebol para a língua portuguesa brasileira. v.25, n.3, p.537-46, jul./set. 2011.

GREENBERG, J. Escolhas. Jornal de Psicanálise, São Paulo, São Paulo, v. 42, n. 77, p. 215-232, dez. 2009.

GOIS, R. B. S. M.; FILHO, J. A. S. B.; BARRETO, R. A. Mudança de estilo de vida em situações de risco cardiovascular. Estudos de Psicanálise, Belo Horizonte, n. 45, p. 129 – 138, jul. 2016.

GOMES, S. S. et al. O fluxo no voleibol: relação com a motivação, autoeficácia, habilidade percebida e orientação às metas. Revista da Educação Física/uem, [s.l.], v. 23, n. 3, p.379-387, 30 set. 2012.

GOULD, D.; WEINBERG, R. S. Fundamentos da Psicologia do Esporte e Exercício. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, p. 70, 157, 158, 2008.

GUEDES, D. P.; NETTO, J. E. S. Participation Motivation Questionnaire: tradução e validação para uso em atletas-jovens brasileiros. Rev Bras Educ Fís Esporte, São Paulo, Jan-Mar, p. 137-148, 2013.

HIROTA, V. B. et al. Instrument motivation application in disabled boccia athletes: a pilot study. Cadernos de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, [s.l.], v. 16, n. 2, p.8-15, 2016.

MIZOGUCHI, M. V.; BALBIM, G. M.; VIEIRA, L. F. Estilo parental, motivação e satisfação de atletas de beisebol: um estudo correlacional. Educação Fisica, Goiania, v. 2, n. 24, p. 215-223, abr. 2013.

MOREIRA, M. B.; TODOREV, J, C. O conceito de motivação na psicologia. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. v. 7. n. 1. p. 2, 3, 5, 6. São Paulo. Jun. p. 2 – 6, 2005.

RUBIO, K. A; A psicologia do esporte: histórico e áreas de atuação e pesquisa, Brasília, v. 19, n. 3, p. 1, 2, 1999.

RUBIO, K.; Psicologia do esporte: Interface, pesquisa e intervenção, 2ª ed, São Paulo, Casa do Psicólogo, p. 18-22, 2000.

SÁ, L. G. C; COLETA, M. F. D.; COLETA, J. A. D. Competência percebida e atribuição de causalidade em jogadores juniores de futebol. Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 27, p.65-72, jan./mar. 2011.

SAMULSKI, D.; Psicologia do Esporte: conceitos e novas perspectivas. 2ª ed. Barueri, SP. Manole, p. 1 - 3, 168, 2009.

SILVA, A. M. B. et al. Instrumentos aplicados em estudos brasileiros em psicologia do esporte. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, [s.l.], v. 5, n. 2, p.77-95, 26 fev. 2014.

SILVA, M. Â. Estilos de apego como possíveis preditores de estados motivacionais em atividades esportivas de rendimento: uma exploração teórica. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 6, n. 2, p.160-170, 31 dez. 2012.

VISSOCI, J. R. N. et al. Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: Validação de um modelo de equações estruturais. Educação Física, Maringá, v. 24, n. 2, p.215-223, jul. 2013.

WEITEN, W. Psicologia: temas e variações. 7ª ed. São Paulo, Cengage Learning, p. 271, 272, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.2.14

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)