<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 14, p. 256-271, *a*./ab*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.14 </line>
<line> Revisão Sistemática de Liter*t*ra Sobre a *ue*tão Mo**vacional no Es**rte </line>
<line> Systema*ic Review of *iter*t*re on a Mot*vational Que**ion o* Sports </line>
</par>
<par>
<line> An* Cla*a Prad* F*rreira </line>
<line> *raduanda em Psicolo*ia *ela Fundação Ed***cional de *avras </line>
<line> E-mail: ana*pfpsi@gma*l.com </line>
<line> Renato *erreira de Souza </line>
<line> *ou*or em Psicologi* Social pe*a P*ntifíci* *nivers*da*e Católica d* S** Paulo </line>
<line> Pr*fessor na Univer*i*ade Feder*l de Lavras </line>
<line> E-*ail: renatosouza@d*h.uf*a.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *na C*ar* Prad* Ferreira </line>
<line> *di*o*-Chefe: Dr. T*nny *erley de Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Rua Padre José Poggel, 506 - Cent*nário, CEP: 37200- </line>
<line> *o*r*g*es </line>
</par>
<par>
<line> *00, La*ras/**, Brasil. </line>
<line> Artigo re*e*ido e* 10/10/2018. Ú*tima </line>
<line> ver**o </line>
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<line> *ndereço: </line>
<line> Renato Ferreir* de Sou*a </line>
<line> *ecebida e* *5/*1/20*8. Aprova*o em 06/11/20**. </line>
</par>
<par>
<line> Aquenta *ol, CEP: 3*200-000, La*ras/M*, Brasil. </line>
<line> Av*liado pe*o sist*ma Triple **view: Desk *eview a) </line>
<line> pelo Ed*tor-*h*fe; e b) Double Blind Re*i*w </line>
<line> (avali*ção ceg* *or doi* avaliadores da área). </line>
<line> R*visão: **amatical, Normativa e de F*rmataçã* </line>
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<line> Apoio e financiamento: Fu*dação *e *mparo à Pe*quisa do E*tad* d* Min*s Gerais. </line>
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<line> Revi*ão Sistemática de Lit*ratura So*re a *u*stão M*tivacional no Espor*e </line>
<line> 257 </line>
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<line> RESUM* </line>
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<line> Es** estudo *bjeti*a comp*e*nder *onceitualmente a *mpo*tância da motiv*ção, enquanto </line>
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<line> hab*l**ad* psicológ*ca para a prá*ica *sportiva. Ac*edita-se qu* há ganhos efetivos </line>
<line> de </line>
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<line> perfor*an*e e *esempenho para os atletas e e*uipes *ue t*abalhem motivados. Assim, p*la </line>
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<line> pesquis* bib*iográfic* e de revisão sistemática de </line>
<line> li*eratura b**cou-se identificar </line>
<line> a </line>
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<line> importân*i* *o p*pel do ps**ólo*o </line>
<line> d* e**orte na ef*tivaç*o e condu*ão desse tra*a*ho </line>
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<line> moti*acional, além de compreen*e* a* diferenças *ropositivas da* </line>
<line> t**s *r**des </line>
<line> abordage*s </line>
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<line> psicológicas, e a *or*a pel* qual as m*smas indi*am </line>
<line> prát*cas e entendimentos teóricos em </line>
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<line> relaç** à utilização da *otivação como aporte par* a *sicolog*a do espor*e. </line>
<line> *a*avras-chave: Motivação no Espo*te. Psico*o*ia e Motivação. Behav*orismo * M*tivação. </line>
<line> Psicanálise e Mo*iva*ão. Psicolo*ia *umanista e *otivação. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> *h*s s**dy a*m* t* *oncept*all* u**ers*and *h* impo*tanc* of motivat*o* *s a psyc*ologi*al </line>
<line> abil**y *o practice *ports. It is believed that *here are effective performance an* performance </line>
<line> gains for athl*tes and motivated staff. Thus, the b*bliog*aphical research and *ystemati* </line>
<line> lit*ratur* r*view *ill seek to identify th* *mpo*tance of th* role of the sp*rts psychologist in </line>
</par>
<par>
<line> t he </line>
<line> effectivenes* </line>
<line> *nd conduct of this *otivational work, in *dditi*n to understandin* the </line>
</par>
<par>
<line> propositional differenc*s of the *hre* major psychological a*proach*s, and the wa* in which </line>
</par>
<par>
<line> t h* y </line>
<line> ind*cate *heore*ical practices and und*rstandings regard*ng *he use of moti*ation as </line>
<line> a </line>
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<line> contribut*on to the psy*hology of spor*s. </line>
</par>
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<line> Keywords: Mot*vation in Sports. Ps**hology and Mo*ivation. Beha*iorism </line>
<line> and Motivatio*. </line>
</par>
<par>
<line> P*ychoa*a*ysis and Motivation. H*manistic *sychology and Mot*vat*o*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. *, art. 14, p. 25*-271, mar./*br. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r*v*sta </line>
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<line> *. C. P. Ferrei*a, R. F. Souza </line>
<line> 258 </line>
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<line> 1 IN*RO*UÇÃO </line>
</par>
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<line> * Psicologia *o E*port* é uma áre* es*ecífica da ciên**a psicol**ica em franca </line>
<line> a*c*ndência e e*pan*ão **órica e prática p*i*, de certa forma, o "mundo do e*porte" (clube*, </line>
</par>
<par>
<line> comissões té*nicas, </line>
<line> em*resários, p*tr*cin*dores, *tc.), já percebe* que as *abilidades </line>
</par>
<par>
<line> psicol*gica* po*em s*r treinadas, *ulmina*do, co*s*quentement*, e* me*h*rias *os </line>
<line> result*dos e nas p*rforma*ces de equ*pes e atletas. </line>
<line> De acordo *om Gould e W*inberg (2*08), a indústria do espor** é a terceira *aior do </line>
<line> m*ndo em movimentação financeira, per*endo somen*e para * *ut*mobilística e * do petr***o </line>
<line> e seu* derivad*s. Se somarmos os in*esti*e*tos fei*o* na *ont*ataç*o * manutenção de atletas </line>
<line> e comissõ*s técnicas os g**tos e investimen*os com as mar*as e *quipa**n*os esporti*os, as </line>
</par>
<par>
<line> prop*gandas e anúnci*s </line>
<line> p*blicitários, os contratos *ili*nários </line>
<line> *e direitos d* imagens </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> t**nsmiss*o, esses s*mados *o interesse dos consumidores, f*s, torc**ores e teles*ectad*r**, </line>
<line> *h*g*remo* a *ifras *nimagináve*s. </line>
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<line> No *ra**l, especifi*amente três </line>
<line> grandes eventos es*or*iv*s de destaque global, </line>
<line> C op a </line>
</par>
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<line> do M*ndo FIFA de F*tebol, 2014 e Olimpíad*s * Pa*aol*mpíadas 20*6, a*uda*a* *a difusão e </line>
<line> dis*u*são científica de vá*ias áreas correlata* às *i*ncias d* esp*rte, dentr* *la*, a *sicologia </line>
<line> *s*ortiva que, corriq*eir*****e, foi e v*m sendo chamada não som*nte para o auxílio direto </line>
</par>
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<line> aos atletas e **missões té**i*as, mas t*mbém par* co*por </line>
<line> *e**s em pr*g*amas de </line>
<line> **bates </line>
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<line> espo*tivos, fundamentar re*ortagens e **og*a*as m*diáticos que ress*ltam a imp*rtân*ia das </line>
<line> quest**s psicológi*as/emociona*s atrelada* ao e*po*t*. </line>
<line> Ne*se sentido, Samu**k* (2009), psicólog* q** coorde*ou os *rab*lhos de *repa**ç*o </line>
<line> psicológ**a da eq**pe olímpica brasile*ra nas O*ím*iadas de A*lanta, nos Estad*s Unidos, em </line>
<line> *996, mostrou *u* aq*ela *inha sid* a mel*or campanha b**s**eira at* as Olímpiadas do R*o- </line>
<line> 2016. *ess* maneira, is*o reve*a *ue * *sico*ogia, como ciência dev* sem*re se preocupa* </line>
<line> c*m as *uest**s éticas e c*entíf**as de **a atuaçã* n* mu*d* esportivo, pois a ade*ão </line>
<line> irrefletida a** i*tere*se* do m*rc*do (empresár*os * pa*rocin*dor**, *or exemp*o), não pode, </line>
<line> e* hip*tese alguma, sobrepor-se ao interesse particul*r sub*etivo, psicológico e emocion*l de </line>
<line> cada atleta. </line>
</par>
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<line> A Psic*logia do Esporte </line>
<line> está *endo cad* vez mais requisit*da ** cenári* e*porti*o </line>
</par>
<par>
<line> nacio*al, seja p*lo *u*d* do es*orte, em s*as d*v*rsas *reas práticas de *reparação de e </line>
<line> *tlet** e com**s*es t**nicas, o* m*smo pel* crônica esporti*a e*pec*al*zada *om *eu anseio </line>
</par>
<par>
<line> por respostas às dúvid*s su**i*adas pelo fenôm*n* </line>
<line> esportiv* *orrelacionado à *sicologia </line>
</par>
<par>
<line> h*mana. Dessa mane**a, </line>
<line> decid*u-s* </line>
<line> n*sta p*squisa *e i*i*iação </line>
<line> c*entífica, fomenta*a pela </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Ter**ina, v. *6, n. 2, art. 14, p. *5*-271, mar./a*r. 2019 </line>
<line> www4.*sanet.com.*r/r*vista </line>
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<line> Rev*são Sist*máti*a *e *iteratu*a Sobre a Qu*stão *otivacional no Esporte </line>
<line> 259 </line>
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<line> Fa*emig, compre*nd*r qu*stõ*s caracte*ístic*s que *empre chamaram atenção dos </line>
<line> autore*: </line>
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<line> q*al o poder da m*tivação humana d* inter**rir/m*dar a performan*e e o *esult**o esportivo? </line>
<line> As esc*las *lássic** da psicolog*a discutem * "origem" da moti*a*ão? Há na lite*atu*a ** área </line>
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<line> des*rição de trabalho* científic*s e pr*ti*as d* </line>
<line> psicologia d* esp**te q*e correlaciona*, </line>
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<line> motiva*ão-es*orte-p*i**logia? </line>
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<line> Percebe-se, há tempos, que o papel do psi*ólogo den*ro das pr*tica* esportiv*s * </line>
<line> de </line>
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<line> e*trema imp*rtânci* pa*a o re**ime*to saudável *os at*et**. A ques*ã* da motiva*ão * crucial </line>
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<line> nesse sentido, pois permite maior ade**o *s prática* e*port*vas e cumprimento </line>
<line> d*s metas </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> obje*ivos *s*abe**c*dos por equipes * *om*ssões téc**c*s d* f*rma expe*ien*i*l co*grue*te. </line>
<line> Assim, *rê-se q*e a pesquisa de revisã* sistemática s*bre a atu*ção da psicol*gia do esp*rte, </line>
<line> corr*lata às **estões motivac*ona*s que orien*am os sujeitos en*olvidos nas *rátic** </line>
</par>
<par>
<line> desportivas, trazem </line>
<line> consigo uma relevância </line>
<line> social e ci**tífi*a, po*s au*iliam na reflexão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aprimora*ento d* área de forma ética e científica. </line>
</par>
<par>
<line> Lem*rem*s q*e, se*und* Salmuls*i (1989 apud NITSC*, *009, p.*), </line>
<line> **ra anal*sar </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> bases e **ei*os psíquico* de ações esp*rtivas, deve-se c*nsiderar a anál*se de proce*sos </line>
</par>
<par>
<line> b*sicos (cogniçã*, motivaçã*, emo*ão), mas també* deve-se lev*r em consideraç*o </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> reali*açã* de tarefas práticas *o diagn*st**o e *a inter*en*ão, ou seja, </line>
</par>
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<line> "À fu*ção *a psicologia do esp**te consiste na descr*çã*, na explicação e no </line>
</par>
<par>
<line> progn*stico *e ações </line>
<line> e*po*tivas, com o fim *e d*senvolver e aplicar </line>
</par>
<par>
<line> programas, c*entif*cam*n*e fun**menta*o*, de *ntervenção, **vando </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> consideraçã* os *rincípios éticos" (NIT*C*, 1986, apud SALMULSKI, </line>
<line> 2**9, *.3). </line>
</par>
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<line> * REFERENC**L TEÓR*CO </line>
<line> Como bem se s*be, * Psicolo*ia como um t*do te* o objetivo de estudar a </line>
<line> subjetividade do homem, seja lá q*al *or a a*ordag*m * a fundam*nt*ção filosófica qu* será </line>
</par>
<par>
<line> us**a para ver essa su*j*tivid*de. Casal (2007) *xplica que *s estu*os cient*ficos </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> Psicolog*a nã* t*m u*a </line>
<line> data espec*f*ca sobre *e início já </line>
<line> que, desde o* mais antigos </line>
</par>
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<line> pensadore* e a*tor*s, h*via </line>
<line> a preoc*pação em r*flet*r sobre a vida psíquic* hum*na, </line>
</par>
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<line> acrescentando a*nd*, que, prova*el*ente, </line>
<line> essas reflexões e obs*rvaçõ*s sempre </line>
</par>
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<line> acompanharam o ser humano. *orém, pela nece*s*da*e de datar o iníci* da *sicologi* co*o </line>
<line> uma ciência, e*tend*-*e **e se dá início em 1879, com o la*oratório de Wil*em Wundt, em </line>
<line> Leipzig, na Alemanha. *es*as pesqu*sas, havia um rigor muito grande n* relaçã* das *deias </line>
<line> R**. FSA, *eresina *I, *. 16, n. 2, ar*. 14, *. 256-*71, mar./abr. 2*19 www4.*s*ne*.com.*r/revista </line>
</par>
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<line> A. C. P. Fer*eira, R. F. Souza </line>
<line> 26* </line>
</par>
<par>
<line> psicológicas e suas exper*m*nta*ões, est*dan*o as r*spostas *o organi*m* a partir de </line>
<line> estímulos. Assim, Wund* é t*d* com* o fundador da ps*cologia cien*íf*c*. </line>
<line> Ne*se v*és, R**io (*999) consi*era *ue a psicologia do e*porte compõe as Ciência* *o </line>
<line> Esporte, *ssim como a ant*opo***ia, filos*fi*, e sociologia do esp*rte (faz*ndo parte d* áre* </line>
</par>
<par>
<line> sóc*o c*ltural), *omad*s às outras áreas, t*is como fisiologia, m*dicina, * biome*ânica do a </line>
<line> esporte. De a*ordo com o mesmo autor (1997 ap*d Machado, *999), houve duas imp*rtantes </line>
</par>
<par>
<line> publ*caç*es d* Sch*lte e Griff**h, sendo </line>
<line> que a se*unda abriu o primeiro la*oratório </line>
<line> p**a </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisas a*licadas à P*ic*logia d* esport* nos EUA, sendo esse um *arco important* para o </line>
<line> *r**ci*ent* e des**volvimento da Ps*col**ia do Esporte. </line>
<line> Nesta perspectiva, Rubi* ainda aponta que na *écada de 196*, houve um gr*nde </line>
</par>
<par>
<line> crescime*t* de </line>
<line> produç*o vol**da par* a *sicol*gia social na </line>
<line> atividade *í*i** * </line>
<line> *o esp*rte, </line>
</par>
<par>
<line> sendo que neste *esmo pe*ío*o foi criada a Inter*atio*a* Society of Sport Psycolo*y (I*SP) </line>
<line> com o o*je**vo d* reunir pessoas interes*adas *o* tal atuação psicosso*ial. </line>
<line> Al*m dis*o, alguns est*d*os** da Ps*col*gia do Esporte afirmam que seu início o*icia* </line>
<line> foi entre o fi*al do s*culo XIX e iníc** do *éculo XX, dentr* eles foram sele*ionados William </line>
<line> e Straub (19*1), Sal**la (1984), Wiggins (1995), Weinber* e *oul* (2000). Q*ando Norman </line>
<line> Triplett (18*8) começou * estudar o motivo qu* *evava os ci*listas que trabalhavam em grupo </line>
<line> a ter*m um melhor desempenho do q*e os ciclistas individu*is. Porém, ainda assim o e*porte </line>
</par>
<par>
<line> *ão era ainda u*a *r** *spe*ífi*a do conh*cimento. Segundo Oliveira al. (2010), Triplett et </line>
</par>
<par>
<line> est*do* o rendimento do atleta </line>
<line> *a p*esença do adversário e acred**ava que * </line>
<line> ***s*nça </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *o*pet*dor era estim**adora </line>
<line> par* </line>
<line> a liber*ção de u*a e*ergia latente *em o ritmo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> competição. </line>
</par>
<par>
<line> *e acor*o c*m Kanto e Ryzonki* (1993, cit*d*s por R*BIO, 2000), nos últ*mos anos </line>
<line> tem havido um enfoque maior n* comp*eens*o da mo*iva*ão competit*va e enfr*nt*mento da </line>
</par>
<par>
<line> ansiedade a*tes e durante a competiçã*. Des** modo, as prep*raç*es </line>
<line> ps*co*ó*i*as </line>
<line> p*s*oais </line>
</par>
<par>
<line> têm um en*oque na pront**ão psí*uic* *om o objetiv* de desenv*lver a </line>
<line> personal*dade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*bjeti*idade do atleta ao ponto de e*e **der carre*ar ess* base par* o fut*r*. </line>
</par>
<par>
<line> Constata-se, também, que a inte*ve***o governamental é </line>
<line> de*erminista na qualid*d* </line>
</par>
<par>
<line> dos estu*os e apl*cação *a **ic*logia do *sporte. *essa forma, Ru*io (19** *pud WIL*IAM; </line>
</par>
<par>
<line> STRAUB, </line>
<line> 2000, p.22) *ponta qu* as pesquisas ps*cológ*c** sofisticadas fi*ancia*a* </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> governo so*adas ao </line>
<line> *reparo fí*ico, colocou o Lest* Europeu à frente </line>
<line> dos Estado* Unidos, </line>
</par>
<par>
<line> acrescentando, aind*, que demandará m*ito tem*o para o* pes*uisadores nor*e-ame*i*anos se </line>
<line> a*roximarem das conqui*t*s das pr*tica* do* pesquisadores d* Leste Europeu. </line>
<line> Rev. F*A, Tere*ina, v. 16, n. *, ar*. 14, p. 256-271, mar./abr. 2019 *ww4.fsan*t.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R*visão *ist*mática de Literatura S*b*e a *uestão Mo*ivac*onal n* Esporte </line>
<line> 261 </line>
</par>
<par>
<line> Discorrendo *ob*e essa temát*c*, Bran*ão e Mac*ad* (200*) ressaltam que, </line>
</par>
<par>
<line> dife*entemente dos out*os países da Am*rica Latina, Bras*l tem um dos fun*a*ores da o </line>
<line> Psicol*gia do Espor*e e E*ercício, se*do es** um privilégio raro. Em 195*, João Carva*haes </line>
<line> t**e sua* primeiras ati*idades no São P*ulo Futebol Clube e na Seleção Bra*ileira no mesmo </line>
<line> *no. </line>
</par>
<par>
<line> Como comumente conhecido, o Brasil tem traç** for**s pelo futebol, sendo as*im, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *atur*l que a Psicologia tenha começado em tal modalidade, aponta Brandão e *ac*a*o </line>
<line> (20*7). Porém, na déca*a *e 1980 com*çou-*e a trabalhar nas demais modalida*es esportivas, </line>
<line> em especial, no C*ube Pi*h*i*os, em São Pa*lo. </line>
<line> *ale ressaltar que n* Brasil a nos** históri* n* psicologi* do es**rte ainda é curta e de </line>
<line> *o*co conhecimento popular. *ian*e disso, Brandão e Machado (2*07, p. 2*) aponta* que: </line>
<line> Par* poder fazer Psicologia do Esporte e não Psicologia no esporte, deve-se </line>
</par>
<par>
<line> *onhecer o esporte c*m relat*va *rofun*i**de: </line>
<line> *s ca*acterísticas do esporte, </line>
</par>
<par>
<line> os siste*as </line>
<line> de *reinament* uti*iz*d*s, a dosagem das cargas, as exig*nci*s </line>
</par>
<par>
<line> *si*ológ**as *anto da compe*ição **mo do tr*inament*. (BR*NDÃO; </line>
<line> M*CHADO, 2007, p. 27). </line>
</par>
<par>
<line> 3 MÉTODO*O**A </line>
<line> Base de dados pa*a a R*visão Sist*mática da Literatura: Sci*lo, *ep*ic e Bireme. </line>
<line> Procedimen*os: </line>
</par>
<par>
<line> Lembra*do </line>
<line> que a rev*são sistemática de literatura * meto*ologi* ref*rendada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> uti**zada lar*ame*te nas ciência* humanas e socia*s, pois muitos *bjetos *e pesqui**, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> princíp*o, não são acessíveis *iret*me*t* nos v*ri*dos campos e áreas *as vivê**ias h*manas </line>
<line> e **ciais, optou-se p*r e*tab*le*er a p*ocu*a em *anco de da*os c*rroboradamen*e ci*ntífico e </line>
</par>
<par>
<line> de cr*di*ilidade na pesq*isa </line>
<line> psico*ógica. Nesse s*n*ido, ficou </line>
<line> deci*ido pela revisão </line>
</par>
<par>
<line> si*temát*ca de literatur* </line>
<line> qualitativa, onde nã* *á combi*açõe* *statístic*s, poi* o ob*eto </line>
</par>
<par>
<line> pr*posto à inv*sti*açã* clama por entendime*t* int*gra**vo pr*má*io e *intetizad*. Nes*e </line>
</par>
<par>
<line> sent**o, </line>
<line> atra*és </line>
<line> dos </line>
<line> index*dores </line>
<line> *ciel*, </line>
<line> P**sic </line>
<line> e </line>
<line> Bireme, </line>
<line> util***am-se-*e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> descr**ores/palav*as-chave: motivação *o espo*te; *s*cologi* e **tivação; b*havioris*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> motivaç*o; psicanálise e motivação; ps*colog*a humanis** e moti*aç*o, para proceder com * </line>
<line> revi*ão de *iteratura so*re * temática. </line>
<line> Após a bu*ca destes materia**, foram aplicados os *ritério* de inc*usão e exc*usão. A </line>
<line> primeira *ase de exclusão * *nclusão dos ma*eria*s **tid*s, *o* *pli*ar o* **itérios que são d* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, *rt. 14, p. 256-271, ma*./abr. 2019 www4.*sanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. P. Ferrei*a, R. F. Souza </line>
<line> 262 </line>
</par>
<par>
<line> fácil leitu*a, como: ano de p**licação, título, palavr*-chave e área de aplicação. *á a s**unda </line>
<line> fa*e foi concluir a leit*ra dos resumos dos artig*s restantes par* ava*iar se e*e se encaixava n* </line>
<line> p**fil da pesqu*sa e nos seus critério*. </line>
<line> Critérios de inclusão e exclusão: </line>
<line> Após a leitura d*s *rtigos encontr*dos com as pal**r*s u*adas **mo descritores, foram </line>
<line> *nc*uídos nesta pesquisa os es*udos *ue não fugis*em ao co*t*údo programado e que </line>
<line> tratasse* es*ecificament* da *u*stão moti*acional no es**rte pa** a*letas e equip*s. </line>
<line> Trabalhos publicados n*s *lti*os dez **os, que não fugisse do conteúdo, e *ue d*scorr*ssem </line>
<line> *obre a **e*tão da motivação no esporte para atlet*s * equipes. O* mater*a*s encont*a*os são </line>
<line> de l*ngua portug*esa, produ*idos por p*squisadores da área d* Psi****gia e da E*ucação </line>
<line> Físic*. Tod*s a*ueles os quais não se r*lacio**vam com o tema da pesquisa, com* por </line>
<line> exemplo, motivação no **abalho, *as empr**a* e *orporações, f*ram desc*rtado*, a*si* c*mo </line>
<line> mater**is e textos não c*en*íficos e *ôsteres. </line>
<line> Para a realização da *evi*ão sis*e*át*ca de literatura, *o*am realiza*os três proce**os: </line>
</par>
<par>
<line> Plan*jamento </line>
<line> ** *evisão; </line>
<line> reali*a**o da **vis*o e análise do mat*ri*l obtido (Fig*ra 1). Na </line>
</par>
<par>
<line> fase de p*anejamento, foram discuti**s e deli*i*ado* os *ritérios de materiais que se*iam </line>
<line> aceitos em nessa pesquisa. Na *e*unda fase, *oram procu*ados os artigo* nos indexad**es com </line>
</par>
<par>
<line> os descri*ores. Após ter </line>
<line> obt*do *odos *s artigos, foi feita </line>
<line> a </line>
<line> primeira *n*lise, descartando os </line>
</par>
<par>
<line> artigos que não se *nquad*avam nos nosso* c**térios, tais co*o d*ta de p**l*cação, tem* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> área de *esquisa. Fe*to isso, **i co*s*ruída uma seg*nda *ná*ise mais apurada de **do material </line>
</par>
<par>
<line> resta*te, analisando os *esumos e títu*os </line>
<line> de ca*a a*tigo. Ao fina*, fora* selecionados </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> *rt*gos de 148 artigos inicialme*te enco*trados. </line>
<line> Figura 1 - Fases da revisão sistemática *e l*te*atura </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, art. 14, p. 256-271, *ar./abr. 2019 </line>
<line> *ww4.fsa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Revisão Si*te*ática de Liter*t*ra So*re * Questão M*tivaci*nal no Esport* </line>
<line> 2*3 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULT**OS E D*SCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Ap*s fazer as b*s*as dos *esc*itores, foram enc*ntrados 14* artigos, dos *uai*, após </line>
<line> análise e uso dos critérios de exclu*ão, s*braram apenas 18 artigos. Vale ressaltar que *stes </line>
</par>
<par>
<line> núme*o* não se re*e*em aos ar*igos encontr*dos </line>
<line> em sua t**alidade, *á *ue di*erentes </line>
</par>
<par>
<column>
<row> desc*itores ou ind*xadores *btiveram os mesmos artigos. * Quadro 1 aponta qu*nto* ar*igos </row>
<row> foram encontra*os na bu*ca *e c*da *escritor. </row>
<row> Quadro 1 - Relação nu*é*ic* de artig* incluídos e excluídos *or d*scr*t*res </row>
</column>
<par>
<line> DESCRITO*ES </line>
<line> *NCLUÍDO* </line>
<line> EXCLUÍ**S </line>
<line> TOTAL </line>
</par>
<par>
<line> P*I*OLOGIA E MOT*VAÇÃO </line>
<line> 5 </line>
<line> 119 </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> MOTIVA**O NO ESPORTE </line>
<line> *0 </line>
<line> 16 </line>
<line> 26 </line>
</par>
<par>
<line> BEHAVIO*ISMO E *OTI*AÇÃO </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> PSICANÁLISE E MOT*V*ÇÃO </line>
<line> 2 </line>
<line> 1* </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> P*ICOLOGIA HUMA*IST* E MOTIVAÇÃO </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Tota* </line>
<line> *8 </line>
<line> 14* </line>
<line> 1** </line>
</par>
<column>
<row> **onté* art*g*s rep*tidos devido ao us* de des*ritores e indexadores que obtinham os mesmo* arti*os </row>
</column>
</par>
<par>
<line> * partir da análi*e dos co*teúdos *usc*do* e aprovados, notou-se *ue </line>
<line> não *oi </line>
</par>
<par>
<line> encontrado nenhum material com </line>
<line> o des*ritor "Psicologia Humanista e M*tiva**o". Já </line>
</par>
<par>
<line> produções correlacionand* a questão motivacional com as outras abordagens cl*ssicas da </line>
<line> psic*logia, *sic*náli** e b*hav**rismo, fo*am escass*s; sendo apenas treze em "Psicanálise e </line>
<line> Motivação" e duas em "B*haviorismo e **tiva*ão. Contudo, hou*e um número considerável </line>
<line> de publi*ações ** "Motivação *o Esp*rte" (vi**e e se*s publicações) e, pri*cipalmente, e* </line>
<line> "Psicologia e Motivação" (cento * **nte e sete pu**icações). </line>
<line> É interessante no*a* como o *ermo "Psi*ol*gia e Motivação" se desta*a </line>
</par>
<par>
<line> numericamente. Isso aponta a </line>
<line> exi*tência de *m int**esse da psicolo*ia, como ciência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> profissão, na qu*stão da mot*vação; contudo, </line>
<line> nã o s * </line>
<line> explicita "abor*ag**" usada para se a </line>
</par>
<par>
<line> *studar e referendar a *otiva*ão ep*stemo*ogicamente dentro da pr*p*ia Psicologia ou mesm* </line>
</par>
<par>
<line> na Psicologia do Esporte. </line>
<line> Um fa*or *ecorrente, f*i </line>
<line> que, </line>
<line> ao *azer as buscas, a maio*ia </line>
<line> **s </line>
</par>
<par>
<line> resulta*os *ratavam da *otiva*ão apenas citando-a no deco*r*r d* artig*, e n*o a definind* ou </line>
<line> explorando-a ci**tif*c*mente. Outr* fat*r relevante *oi que a maioria das pu*lic*ções que se </line>
</par>
<par>
<line> re*eriam * m*tivação estavam insc*ita* no contexto escolar ou organi*acio*al; *endo que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> maioria dis*orria sobre a a*te*caç*o clássica *e m*t*vaçã* extrínseca e intrínseca. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *ere*ina P*, v. *6, n. 2, art. *4, p. 256-271, ma*./abr. 2019 w*w4.fsane*.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. P. Ferreira, R. F. *ouza </line>
<line> 264 </line>
</par>
<par>
<line> Esta pesqu*sa foi real*zad* *om a intenção de buscar fu*damento* *eóricos e </line>
<line> *o*pr*ensão d*s *oss*veis práticas d* psicologia do esporte, que correlacio*ass*m as </line>
<line> principais aborda***s ps*coló*icas, enquanto s*p*rt* referencial (psicanálise, behaviorismo e </line>
</par>
<par>
<line> psi*o*ogia </line>
<line> humanista), embasando-a *ientificam*nte à *ues*ão da motivação ligada ao </line>
</par>
<par>
<line> *sport*. </line>
</par>
<par>
<line> De ac*rdo com M*reira * Todorov (20*5), o c**ceit* de moti*a*ão * a*plame*te </line>
</par>
<par>
<line> us*do de </line>
<line> *iversas formas </line>
<line> e </line>
<line> senti**s. Para </line>
<line> *s *studiosos (20*5 apud VE*NON, 1973) </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mo*ivação é co*o uma força interna que eme*ge, regu*a e s*stenta n*ssas a*õe*; contudo, p*r </line>
<line> ser uma ação in*erna, não poderia ser e*tuda*a de mod* direto. </line>
</par>
<par>
<line> Por outr* lado, Samulski (1995) acred*ta que a **tiva*ão é </line>
<line> *aracterizada </line>
<line> co** um </line>
</par>
<par>
<line> processo ativo, intencional * dirig*d* a uma meta, a qual depende </line>
<line> ** interação de *atores </line>
</par>
<par>
<line> pessoais (intrínseco) e ambientais (e*trínseco). A**almente, tem-se * pe**amento que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> moti*ação (extrínse*a * a i*tr**se*a) é um *ont*nuu*, havend* aind* *iferente* t*po* de </line>
</par>
<par>
<line> motivações *xt*íns*cas e intríns*cas. Os </line>
<line> norte-americanos, p*icólogos do *sport*, Gould </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Wein*e*g (2008), t*mbém compartilha* d*ssa opinião. </line>
<line> - Motivaç*o *ntríns*ca: </line>
<line> · Conhec*mento: o in*ivíd** tem *ra*er n* a**vidade que exerce, *ssim experimenta*do </line>
<line> da aprendi*agem; </line>
</par>
<par>
<line> · </line>
<line> Re*lização: o i**ivíduo sente prazer e sati*façã* ao ef*tuar, c*iar o* dominar alguma </line>
</par>
<par>
<line> hab*l*dade de grand* *rau de difi*ul*ade; </line>
<line> · Estímulo: * pes*o* par**cipa d* uma atividade para ter alguma bo* sensação, com* </line>
<line> alegr*a *u *razer. </line>
<line> - Motivaçã* Ext**ns*ca: </line>
<line> · Regulação integrada: é a valor*zação do resulta*o, mas não da ativ**ade em *i própria; </line>
<line> · Re*ul*ção identific*da: o c*mporta*ento é valorizad* e a*eito, mesmo que *le nã* </line>
<line> *rag* prazer; </line>
</par>
<par>
<line> · R*gulação i*troj**ada: * motivação </line>
<line> vem </line>
<line> d* estímulos e pr**sões, contu*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comportamento </line>
<line> não pode ser *utode*er*inad*, pois o que m*tiv* o indivíduo *ão fatores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ontingências ext*rnas; </line>
<line> · Fal*a de mo*iv**ão: não há motivaç*o i**ríns*ca e nem extrín**ca, havendo se*timentos </line>
<line> difusos de i*compe*ência e d* falta de con*role. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresin*, v. 16, n. 2, art. 14, *. 256-2*1, m*r./abr. *019 </line>
<line> www*.fsa**t.co*.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Revi*ão S*stemática de *iteratura Sobre a Questão Motivacional *o Esp*rte </line>
<line> 265 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - Continuum de m*tiv***o intrínseca * extrínseca </line>
</par>
<par>
<line> Nessa perspectiva, Chagas e Samulsky (1992) reali*aram estudo* para *aber*m *ua*s </line>
</par>
<par>
<line> são os aspect*s motivado*es que **vam pe*soas a *requ*ntar </line>
<line> academias em Belo Hor*zont*. </line>
</par>
<par>
<line> Estes as**ctos motivadores são: *ante*-se em boa fo*ma, *elhorar o condiciona*ento físico, </line>
<line> a*men*ar o b*m-estar corporal e *s*cológico, melhorar o e*tado *e saúde e pra*er em realiza* </line>
<line> * atividade física. </line>
<line> Vários p**qui*adores tam*ém p*squisam *obre quais *ão os motivos q*e *azem </line>
<line> cr*an*as se envolver*m em *ro*r*ma* esportivo* (BECKER, 20*0; S*MUL*KI, 199*; </line>
<line> GO*L*; PETLICHOFF, 1988). Destacam-se, ter aleg*ia, **erf*i*oar/aprender nov*s </line>
<line> habilid*des, pra*icar atividades com os amigos e fazer novas a*izades, adquirir fo*ma física e </line>
<line> sentir *moção posi*i*a. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*s* sentido, </line>
<line> nota-se **e na *ab*la 2 * maioria das p*squ*sas fei**s na </line>
<line> áre* *ã* </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas de campo. 2 pesquisas usaram entrevistas a** participa*tes; 6 *esquis*s aplicam </line>
<line> ques*ionário, t*st* e/ou **cala; 1 pe*quisa fe* *nálise de instrumentos exis*entes; 3 pesquisas </line>
<line> *izeram validação, tr*duç*o */ou adapt*ção de questionários; 1 pesqui** f*z aval*ação </line>
<line> **mográfic*; 2 pes*uisas fizeram u** *e i*ventár*o; 2 *estes *izeram revisã* de li**ratura; 1 </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa fez us* de a**um m*d*lo e*tatístico; 1 pesquisa fez </line>
<line> estudo e/*u an*li*e d* caso; </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> p**q**s* fez consulta em p*ontuário médico; * 1 </line>
<line> ***q*i*a fez us* de um qu*stionário </line>
</par>
<par>
<line> biossoc*odemográfic*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 2, art. 14, p. 256-*71, mar./abr. 2019 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. *. Ferreira, R. F. S*uza </line>
<line> 266 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 2 - Re*ação entre a*tigos, *bjetivos * *ateriais usad*s *a res*ect*va pesquis* </line>
</par>
<par>
<line> *R*IGO </line>
<line> ANO </line>
<line> REVI*TA </line>
<line> OBJETIV* </line>
<line> MAT*R*AI* USADOS </line>
</par>
<par>
<line> Co**etênci* Percebi*a e *tribuição de *ausalid*de e* Jog*dores Ju*iores de Futebol </line>
<line> 2011 </line>
<line> Teo*ia e Pesqui*a </line>
<line> Buscar as ca*sa* dos jog*dores de futeb*l acre*itare* qu* sã* respo*sáveis p** maior ou *enor compet*ncia no jogo. </line>
<line> - Entrevista *st*uturada *e Wein*r - Apli*açã* de questi*nár*o </line>
</par>
<par>
<line> Instrume*tos *plic*d*s em *s**do* bras*l**ros *m psicolo**a d* esporte </line>
<line> 2014 </line>
<line> Estudo* I*terdisc**linar*s em Ps**ologia </line>
<line> Buscar citaç*o de instru*entos psic*lógicos, em arti*os, d**sertações e teses, com adaptação par* a p**ulação brasile*ra, ou e*idência *e validade p*ra a população brasileir*. </line>
<line> - *n*lise de in*trumentos va*idados </line>
</par>
<par>
<line> Aplica*ão de i*strumento de motiva*ão em pa*a-*tle*as da bocha adaptada: um e*tud* pilo*o </line>
<line> ? </line>
<line> ? </line>
<line> Testar * vali*ade *nter*a do teste de esca*a de motivação *EOSQ *m para- atleta* q*e pr*ticam Bocha a*ap*ada. </line>
<line> - Teste de esc*la </line>
</par>
<par>
<line> Val**a**o da escala de motiv*ção no esporte (SMS) *o fut*bol p*ra a língua portuguesa *rasi*eira </line>
<line> 2009 </line>
<line> Jornal de Psi*análise </line>
<line> Submete* o *MS (questio*ári*s Spor* Mot*vation S*ale) ao pro*esso de validação * aplicação em atletas jo*ens d* futebol brasile*ros </line>
<line> - Validação de tes*e - T r a duç ã o e *d*ptação *e que*tionári* </line>
</par>
<par>
<line> Parti*ipation Moti*ation Q*estionn*ire: tradução e val*daçã* para u*o em atletas-jove*s brasileiros </line>
<line> **13 </line>
<line> Revista Brasil*ira de Educação Física * Espo*te </line>
<line> T*aduzir e adaptar para a realidade brasileira, para atletas-jovens *rasile*ros do Pa*t*cipation Motivation Qu*st*onnair* (PMQ). </line>
<line> - T r a *uç ã o e *d*ptação ** questionári* </line>
</par>
<par>
<line> Motivaçã* c*mpetiti*a de "squashist*s" juvenis federados </line>
<line> 20** </line>
<line> Re*is*a Brasileira d* *ducação Físic* e Espor*e </line>
<line> Ex*loraçã* e comparação dos perfis m*tiv*cion*i* comp*t*ti*o de 35 "squashis*as" juvenis federados </line>
<line> - Apl**aç*o a do Ques*ionár*o de *dentificação *e Vari*veis de *ont*ole (Q*VC) - Aplicaçã* da *scala Bal*bi*otti de M*tivos à c*mpeti*ivi*ade no Espor*e </line>
</par>
<par>
<line> O f*uxo n* v*leibol: relação com a motivação, </line>
<line> *012 </line>
<line> Revista Brasilei*a de *ducação Físic* e Esporte </line>
<line> Verificação da r*la*ão entre o fluxo e as fo*mas de </line>
<line> - Uso de avalia*ão demográfica - Es*a*a de Motivaçã* </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, *. 16, *. 2, art. 14, p. 256-2*1, *ar./*br. 2*1* </line>
<line> *ww*.fsanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Revisão Sistemática d* Li*eratura S*br* a Questão Motivaci***l ** Espo*t* </line>
<line> 267 </line>
</par>
<par>
<line> aut* ef*cácia, *abil*dade percebi** e o*ie**aç*o às metas </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> mot*vaçã* es*abele*idas pela teoria da a*todeterm*nação, auto efi*ácia, a habilidade *ercebid* e a o*ien*ação às metas de jogadores de vôlei mas*ulino. </line>
<line> Esportiva - Orientação Tar*fa- Eg* n* esporte - Esc*la auto *ficác*a Ind*vidual par* *oleibol - Escala de Hab*lidade Perceb*da Escal* de Percepção do Flu*o </line>
</par>
<par>
<line> Qual é o perfil motivaciona* caracte*í*t*co de tenis*as i*fant*- juvenis bra*ileiros? </line>
<line> 2*1* </line>
<line> Motriz </line>
<line> Descrição *o perfil moti*acion*l característi*o de te*is*a* in*ant*- *u**nil brasileiro, *xplorando poss*veis di*erenças *a* *édias das dimensões que i* </line>
<line> - Uso do inventário de Mot*vação * Pr*tica Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas (IMPRA*E-*26) </line>
</par>
<par>
<line> Motiva*ão e *ers*ectiv* f*tu*a no tên*s infanto- juvenil </line>
<line> 2008 </line>
<line>-</line>
<line> A*res*ntar * *iscutir a T*oria *a Mo*iva*ão Humana de Nu*tin as contribuiçõ*s *e Lens, e de Ruel. Explorou-se c*nstrutos de *otivaçã*, p**ncipa*ment* em uma perspectiva *utur*. </line>
<line> - *evisão d* **oria da Moti*açã* Humana dos 3 *utores </line>
</par>
<par>
<line> Suporte par*ntal percebido, motivaçã* autodeterminada e *a*ilidades de enfrentamen*o: validação de u* mode*o de *quaçõe* estruturais </line>
<line> 20*3 </line>
<line> Educação Física </line>
<line> Investi**ç*o *a *elação de pr*diçã* **tre o *uporte P*rental (*P) e as e*trat*gias *e *nfr*nta*ento (ICE), sendo mediadas pela motiv**ão autodeterminada. </line>
<line> - Uso d* *scala de motivação para esporte - Inventário de habilidade* a*lét*cas de c opi ng - Escala de suport* parental - us* do Mo*elo de *qu**ão para * análise *sta*íst*ca </line>
</par>
<par>
<line> Estilo p*re*tal, motivação * *atisfação de at*etas de beisebol: um estudo corre*acional </line>
<line> 2*13 </line>
<line> Educação Física </line>
<line> Aná*ise d* r***ção entre o estilo p*rental, a *atisfaç*o e a motiv*çã* atlétic* de jo*adores de Beise*ol Juvenil. </line>
<line> - Questionári* SMS - EM*U-p - QSA - T*st* Ko*mogor*v- Smi*ov par* análise dos dado* descritos - * M*nn-Whintney para co**aração de grupos - Spearman para corre**ção *as variáve*s </line>
</par>
<par>
<line> E**olha </line>
<line> 2009 </line>
<line> Jor*al de Ps**análise </line>
<line> Compreender como * p**que os ana*isados </line>
<line> - An*lise e estu*o *e cas o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 2, art. 14, p. *56-271, mar./abr. 2019 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/revi*** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. P. F*rreira, R. F. Souza </line>
<line> 268 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> fazem as e*colha* que fazem, fazendo uso de análise de c*s o </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Mudança de estilo d* vida em s**uações de risco card*ovascular </line>
<line> *01* </line>
<line> Estudos de Psicanálise </line>
<line> Investiga o qu* m**iva a mud*nça de e*t**o de *ida em paci*ntes *om doenças cardiovasculare* </line>
<line> - Consult* em **on*uário *édico - Uso de entrevista semi*struturad* </line>
</par>
<par>
<line> *st*los de Ap*go como Possív*is Pre*it*res de Est*d*s Motivac*o*a*s em Ativid*des Esportivas de Rend**ent*: Uma Exploração Teórica </line>
<line> *01* </line>
<line> Psicologi* *m *esq**s* </line>
<line> Comp*een*er o co*p*rtamento motivaciona* por meio da *eor*a *o apego </line>
<line> - Re*isão *e literatur* sobre a te*ria do apego - *ev*são de literatura sobre asp*ctos rel**ionados à moti*a*ão </line>
</par>
<par>
<line> Perfis motivaciona*s de corr**ores de rua com d*ferentes tempos de prática </line>
<line> 2015 </line>
<line> Re*ista Bras*leira ** Ciência* do Espo*te </line>
<line> Te*t** a diferença de po*síve* exi*tên*ia de difere*ç* d* perfil de motivaçã* </line>
<line> - Inven**r*o de Motivos para a Prática Regular de Atividades Fí*icas ou Esp*rti*as - Questionári* b*oss**io*e*ográf*co </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> *ste trabalho buscou responder * algum*s questõe* q** a*xi*i*m *o entendimento </line>
</par>
<par>
<line> teórico * *onc*itual *a correl*ção existe*te entr* o conc*ito </line>
<line> de Motivaç*o, o Esporte, e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia. *ara a con*ecuçã* da pesquisa propo*ta foram esco*hidas *s *rês ab*rda***s </line>
<line> clássicas ps*cológicas: p*icanálise; *ehaviorismo e a psic*logia hu*anista p*ra buscar tal </line>
<line> corr*lação de forma científi*a e d*recionada. </line>
<line> Es*a bus*a mostrou *om* a m*ti*ação na prática esportiva, i*depend*ntemente d* </line>
</par>
<par>
<line> abordag*m psicológi*a que embase *eu entendimento, é um as*ecto fundament*l par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ampliaçã* do rendiment* e o aum*nto d* performan**, tanto *o atleta, qu*nto de to*a e**ipe </line>
</par>
<par>
<line> esp*rtiva, po*s ela seri* a base para o com**ometimento, determi**ção e foco dos atletas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> equipes e* busc* de suas *etas tra*adas pe*as **missõ*s técnicas. Em *u*ra* pa**vras, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> motivação está *ir*tamente *igada po*sibilida*e de êxito *o manejo de outras habilidades à </line>
<line> emociona*s, psicol**icas e cognitivas *ar*s aos atlet*s e comis*ões téc*icas. </line>
<line> *ontudo, pôde-se c*nst**ar, qu* por *ai* que s* *firme a importância d* *otivação </line>
<line> nas práticas *sportiva*, a psi**logi* do espo**e ai*da carece de sistematizar **entificamente o </line>
<line> *nte*dim*nto *obre a questão motivacional no espo*te, e a forma **la qual a áre* poder** </line>
<line> Re*. FS*, **resina, v. 16, *. 2, ar*. 14, p. 256-271, mar./abr. 2*1* www4.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *evis** Siste*ática d* L*teratura Sobre a Questão Mo**vac*onal no Esporte </line>
<line> 269 </line>
</par>
<par>
<line> propor interve**õe* mo*ivaci*nais *m *ua* *ráticas. P*ov* dis*o é a es*as*ez de mate*i*l </line>
<line> teór*co qu* correlacione **etivamen*e os estudo* da motivaç*o na prática p*ofissi*nal dos </line>
<line> psicól*go* do e*porte brasileiros. </line>
<line> Ent*etanto, outr* *ado que merece ***taque, percebido na *esquisa, *oi a pequena </line>
<line> co**elação en*r* a *r*a da psi*o*ogia es*o*tiva, n* que d*z respeito à quest*o mo**vacio*al, às </line>
</par>
<par>
<line> contrib*ições </line>
<line> das escolas psicológic*s clássicas, como a psica*ál*se, o behaviorismo e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *sicolog** huma**sta. Crê-se </line>
<line> nec*ssário e p*rti*ente no*os estudos qu* </line>
<line> cor*elac**n*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quest*o mo*ivac*onal no esport* tendo como escopo as contrib*içõ*s teó*icas e c*nceituais </line>
<line> das r*feridas a*ordag*ns, pois con*agradas na **ic*l*gia c*ínica e de *r*icu*ação *romisso*a </line>
<line> *om a ps*col*gia do esporte. </line>
<line> Entende-*e que est* revisão sistemáti*a de liter*t*ra possibilitou **rce*er q*e a área </line>
<line> de p*ico*ogia d* esporte correla*ionada à temática da motivação *inda carece de pes*uisas e </line>
<line> trabalhos científicos mais direcionado* que c*rrobor*m e tragam cla*ez* sobre a importânci* </line>
<line> irref*tável e factual da cone**o ent*e motivação-esp*rte-psicologi*. </line>
<line> P*r fim, de*taca-se que a motiv*ção *raria benefícios *ão some*te para a prática </line>
</par>
<par>
<line> desportiva com o c*rrelato aume*** de perfor*anc*, mas também </line>
<line> p*ra cada sujeito que, </line>
</par>
<par>
<line> i*d**idualm*nte mo**vado, se s*ntiria co*grue**e em *uas ativi*ad**, trazendo ganhos dire*os </line>
<line> pa*a sua saúde mental e qu*lidade d* vida no *rab*lho. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> BAL**NO*TI, M. A. A.; BALBINOTTI, C. A. A. Motivação E Perspectiva Futura No </line>
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<line> Tênis </line>
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<line> D*sponível </line>
<line> e m: </line>
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<line> Acesso em 23 jun. 2017. </line>
<line> BALB*NOTTI, M. A. A. et al. Perfis motivaciona** de corredores ** rua **m d*ferent*s </line>
<line> tempos de práti*a. R*vist* *ra*ileira de C*ências d* *spor*e, [s.l.], *. 3*, n. *, p.65-*3, j*n. </line>
<line> 2015. </line>
<line> *AL*I*OTTI, M. *. A. et al. Qual é o perfil motivaciona* caracterís*ico de t*nistas infa*to- </line>
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<line> ac**em*as de g*ná*t*cas de Belo Horiz*nt*. Proje** prem*ad* de Inic*ação Cientí*ica ** </line>
<line> UFMG em 1992. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. *6, n. 2, a*t. 14, *. *56-271, mar./ab*. 2019 www*.f*an*t.com.br/r*vi*t* </line>
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<line> A. C. P. Fer*eira, R. F. S*uza </line>
<line> 270 </line>
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<line> valida*ão p*r* *so em *tletas-jo*e*s **asile*ros. R** Bra* Edu* Fís Esporte, São P*ulo, Jan- </line>
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<line> Rev. *SA, Teresina, v. *6, n. 2, art. 14, p. 256-271, mar./abr. *019 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
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<line> *evisão S*stemática de Li*eratura S*br* a Qu*stão Moti*ac*on*l no Esporte </line>
<line> 271 </line>
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<line> SILVA, M. *. Est*los d* apego c*m* possíveis preditores de e*tados mo*iv*cion*i* em </line>
<line> atividades e*portivas *e rendimento: u*a exp*oração teórica. Psic*logia em Pesqu*sa, Juiz </line>
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<line> 272, 2*10. </line>
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<line> C*mo Refere*ciar e*te Arti*o, conforme *BNT: </line>
<line> FERRE*RA, A. C. P; SOU*A, R. F. Revisão S*stemática de Literatura So*re a Ques*ão *otivacional </line>
<line> *o Esporte. Rev. F*A, Teresina, v.16, n.2, art. 14, p. 256-271, mar/abr. 2019. </line>
</par>
<par>
<line> Cont*ibuição dos Autores </line>
<line> A. C. P. Fe*reira </line>
<line> R. F. Souza </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepçã* e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e interpreta*ã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) e**boração do rascunho o* na revis*o crítica do cont*ú*o. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) **rticipa*ão n* aprovaç*o da versão final do *anuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, T**esi*a *I, *. 1*, *. *, art. 14, p. 256-27*, *ar./abr. *0*9 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
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