Gestão da Ead: Fatores Críticos de Sucesso na Visão dos Professores Tutores e Coordenadores / Ead Management: Critical Success Factors in The View of Teachers Tutors and Coordinators

Paulo Roberto Feitosa Alves, Deborah Moraes Zouain, André Luís Faria Duarte, Luiz Alexandre Valadão Souza

Resumo


A pesquisa tem o objetivo principal de identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) através meio do olhar de professores tutores e coordenadores dos cursos oferecidos a distância na gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, com a finalidade de refletir sobre os fatores que influenciam no sucesso do negócio. O crescimento na oferta de cursos a distância acirrou a concorrência. Em função disso, não se deve pensar apenas em educar os alunos, mas também em uma boa gestão do negócio. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: “Quais os fatores críticos de sucesso na gestão da educação a distância (EAD) nas Instituições Privadas de Ensino Superior sob a visão dos professores tutores e coordenadores? ” Para buscar respostas a esta pergunta optou-se pela abordagem quantitativa, utilizando como sujeito de pesquisa os professores e coordenadores em EAD de duas IES privadas, localizadas no Estado do Rio de Janeiro, no sentido de identificar os FCS na gestão da EAD, sob seus olhares e experiências no processo de ensino-aprendizagem e gestão. A relevância deste artigo está em traçar os principais FCS na gestão da EAD, não para que seja um padrão do negócio, mas, sim, um possível balizador para as demais instituições que atuam no negócio de EAD. Como resultado, foram identificados os seguintes FCS: O porte das IES; professores tutores; modelo pedagógico; tutores presenciais; e infraestrutura de apoio – instalações físicas (salas, laboratório de informática, auditório, biblioteca, outros).

 

Palavras-chave: Fatores Críticos de Sucesso. Educação a Distância. EAD. Professor Tutor.

 

ABSTRACT

 

The research has the main objective of identifying the Critical Success Factors (CSF) through the view of tutors and coordinators of distance courses in the management of private Higher Education Institutions (HEI), in order to reflect on the factors which influence the success of the business. The growth in the offer of distance courses has stimulated competition. Because of this, one should not only think about educating students, but also about good business management. The research sought to answer the following question: "What are the critical success factors in the management of distance education (DE) in private HEI under the vision of tutors and coordinators?" To search for answers to this question we opted for a quantitative approach, using as a subject of research the teachers and coordinators in the DE of two private HEIs located in Rio de Janeiro, in order to identify the CSF in the management of DE under their eyes and experiences in the teaching-learning process and management. The relevance of this article is to outline the main CSF in the management of the DE, not so that it is a business standard, but a possible marker for the other institutions that operate in the DE business. As a result, the following CSF were identified: The size of HEIs; teacher tutors; pedagogical model; face-to-face tutors; and supporting infrastructure - physical facilities (rooms, computer lab, auditorium, library, others).

 

Key words: Critical Success Factors. Distance Education. DE. Teacher Tutor.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ALHABEEB, A; ROWLEY, J. E-learning critical success factors: Comparing perspectives from academic staff and students. Computers & Education, v. 127, p. 1-12, 2018.

ALVES, C. Gestão em EAD: aspectos didático-pedagógicos e administrativos. Diretoria de Extensão e Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2012.

ALVES, L. Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Vol. 10. 2011.

AQUILANI, B et al. A systematic literature review on total quality management critical success factors and the identification of new avenues of research. The TQM Journal, v. 29, n. 1, p. 184-213, 2017.

ARAÚJO, L. C. G; GARCIA, A. A. Gestão de Pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.

BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 2006.

BELLONI, M. L. Educação à distância e mídia-educação: da modalidade ao método. ComCiência, Campinas, n. 141, set. 2012.

BHUASIRI, W et al. Critical success factors for e-learning in developing countries: A comparative analysis between ICT experts and faculty. Computers & Education, v. 58, n. 2, p. 843-855, 2012.

BOWMAN, E. H.; SINGH, H; THOMAS, H. The domain of strategic management: history and evolution. In: PETTIGREW, Andrew; THOMAS, Howard; WHITTINGTON, Richard. (Eds.). Handbook of Strategy and Management. London: Sage, p. 31-51, 2002.

CABRAL, P. M. B. A. Interação, autonomia e o papel das tecnologias no controle transacional: o que a educação a distância tem para nos oferecer na educação presencial. Revista Intersaberes, v. 12, n. 26, p. 228-240, 2017.

COSTA, C. J; COCHIA, C. B. R. A expansão do Ensino Superior no Brasil e a Educação a Distância: instituições públicas e privadas. Teoria e Prática da Educação, v. 16, n. 1, p. 21-32, 2013.

COSTA, F R; PELISSARI, A. S.; GONZALEZ, I. V. D. P. Corporate Image of Public Higher Education Institutions: Relevant Factors to Distance Learning Students. Turkish Online Journal of Distance Education, v. 19, n. 1, p. 117-135. 2018.

EOM, S. B.; ASHILL, N. The determinants of students’ perceived learning outcomes and satisfaction in university online education: An update. Decision Sciences Journal of Innovative Education, v. 14, n. 2, p. 185-215, 2016.

FARIA, J. G. Gestão e organização da educação a distância em universidade pública: um estudo sobre a Universidade Federal de Goiás. Tese de doutorado. Faculdade de Educação, UFG, 2011.

FIRAT, M. Measuring the e-learning autonomy of distance education students. Open Praxis, v. 8, n. 3, p. 191-201, 2016.

FORNARI, A. et al. Cálculo Diferencial e Integral e Geometria Analítica e Álgebra Linear na educação a distância. Ciência & Educação, v. 23, n. 2, p. 475-492, 2017.

GHEMAWAT, P. A estratégia e o cenário dos negócios: texto e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOSSENHEIMER, A. N et al. Impact of distance education on academic performance in a pharmaceutical care course. PloS one, v. 12, n. 4, 2017.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico: Censo da Educação Superior 2015. Brasília: INEP, 2018.

ISHIDA, J. S; STEFANO, S. R; ANDRADE, S. M. Avaliação da satisfação no ensino de pós à distância: a visão dos tutores e alunos do PNAP/UAB. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 18, n. 3, 2013.

KARPINSKI, J. A. et al. Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD: a percepção dos acadêmicos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 2, p. 440-457, 2017.

LEIDECKER, J. K.; BRUNO, Albert V. Identifying and using critical success factors. Long Range Planning. v. 17, n. 1, p. 23-32, 1984.

LEMGRUBER, M. S. Educação à Distância: expansão, regulamentação e mediação docente. Revista Educação em Foco. v. 14, n. 1, p. 145-159, mar/ago 2009.

LIMA, M. V. A. et al. Fatores críticos de sucesso na educação superior brasileira. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 5, n. 3, p. 245-263, 2012.

MACHADO-DA-SILVA, C. L.; FONSECA, V. S; FERNANDES, B. H. R. Mudança e estratégia nas organizações: perspectivas cognitivas e institucional. In: VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; OLIVEIRA, Lúcia Maria Barbosa de (Orgs.). Administração contemporânea: perspectivas estratégicas. São Paulo: Atlas, 1999.

MARCHISOTTI, G. G; OLIVEIRA, F. B; LUKOSEVICIUS, A. P. The social representation of distance education from a Brazilian perspective. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 96, p. 743-769, 2017.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12 ed. Campinas: Papirus, 2000.

MCKENNA, K. The Online Classroom: A Thorough Depiction of Distance Learning Spaces. The Journal of Continuing Higher Education, v. 66, n. 1, p. 13-21, 2018.

MINTZBERG, H. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MÜLBERT, A. L; PEREIRA, A. T. C. Implementação de mídias em dispositivos móveis: um framework de aplicação em grande escala na educação a distância. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 20, n. 2, p. 233-254, 2017.

NAHÓN, A. E. Aportaciones al proceso horizontal de transversalización de la Educación a Distancia en las instituciones de educación superior. Revista de la educación superior, v. 46, n. 182, p. 57-69, 2017.

PAPP, R. Critical Success Factors for Distance Learning. In: ASSOCIATION FOR INFORMATION SYSTEMS AMERICAS CONFERENCE, Anais…Long Beach, CA, USA, 2000.

PAULUCI, R. B. B; QUONIAM Luc Marie. Aplicação do método de fatores críticos de sucesso para levantamento de necessidades de informação em estudo prospectivo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 3, São Paulo, 2006, Anais... São Paulo: CONTECSI, 2006.

PRICE, Art. O que os livros de benchmarking não dizem. HSM Management, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 56, jul./ago.1997.

RAMOS, M. Fatores Críticos na Implantação da Gestão Estratégica de Processo: Estudo de Caso no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Dissertação. (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011.

REIS, F. L. Como elaborar uma dissertação de mestrado. Lisboa: Pactor, 2010.

RETAMAL, D. R. C; BEHAR, P. A; MAÇADA, A. C. G. Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão Baseada em Recursos. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n. 1, 2009.

RIBEIRO, L. O. M; TIMM, M. I; ZARO, M. A. Gestão de EAD: a importância da visão sistêmica e da estruturação dos CEADS para a escolha de modelos adequados. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n. 1, 2007.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. Ed. São Paulo: Altas, 1999.

ROCKART, J. F. Chief executives define their own data needs. Harvard business review, v. 57, n. 2, p. 81-93, 1979.

SAGGIOMO, L. S et al. Formação continuada em educação a distância: ação e reflexão sobre as competências do professor tutor. Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 1, 2017.

SANCHEZ, F. (Coord.). Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância. São Paulo: Monitor, 2008.

SALMON, G. Learning innovation for the twenty-first century. In: EHLERS, Ulf-Daniel; SCHNECKENBERG, Dirk (Ed.). Changing cultures in higher education: Moving ahead to future learning. New York, NY: Springer, 2010.

SILVA, E. R. G et. al. Gestão de polo de apoio presencial no sistema Universidade Aberta do Brasil: construindo referenciais de qualidade. Novas Tecnologias na Educação. v. 8, n. 3, 2010.

SILVA, M. P. D; MELO, M. C. O. L; MUYLDER, C. F. Educação a Distância em foco: um estudo sobre a produção científica brasileira. RAM - Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 4, p. 202-230, 2015.

STOESSEL, K et al. Sociodemographic diversity and distance education: Who drops out from academic programs and why? Research in Higher Education, v. 56, n. 3, p. 228-246, 2015.

STOLLENWERK, M. F. L. Fatores Críticos de Sucesso. In: TARAPANOFF, Kira (Org). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UNB, 2001. p. 189-207.

TACHIZAWA, T; ANDRADE, R. O. B. Gestão de instituições de ensino. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

TARAPANOFF, K (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora UNB, 2001.

TAVARES, M. A. Trabalho docente na universidade pública: uma reflexão sobre o produtivismo acadêmico na contemporaneidade. Argumentum, ano 3, n. 3, v. 1, p. 238-250, jan./jun. 2011

TEPERINO, A. S et al. Educação a Distância em Organizações Públicas: mesa-redonda de pesquisa-ação. Brasília: ENAP, 2006.

TORRES, P. L; RAMA, C. Distance Education Leaders in Latin America and the Caribbean. Journal of Learning for Development, v. 5, n. 1, p. 5-12, 2018.

URIBE, S. N.; VAUGHAN, M. Facilitating student learning in distance education: a case study on the development and implementation of a multifaceted feedback system. Distance Education, v. 38, n. 3, p. 288-301, 2017.

VALENTE, J. A. (Org). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 2003.

VIEIRA, K. M et al. Determinantes da Qualidade dos Cursos de Educação a Distância: uma análise multifatorial. Revista Estudo & Debate, v. 20, n. 1, p. 71-96, 2013.

WHITTINGTON, R. Practice perspectives on strategy: unifying and developing a field. Proceedings of Annual Meeting of Academy of Management. Denver, 2002.

ZAWACKI-RICHTER, O; BÄCKER, E. aria; VOGT, S. Review of distance education research (2000 to 2008): Analysis of research areas, methods, and authorship patterns. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 10, n. 6, p. 21-50, 2009.

ZHANG, Liang-Cheng; WORTHINGTON, A. C. Scale and scope economies of distance education in Australian universities. Studies in Higher Education, v. 42, n. 9, p. 1785-1799, 2016.

ZORMANOVÁ, L. The Comparison of Distance Learning Between the Czech Republic and Other European Countries. International Journal of Research in E-learning, v. 2, n. 1, p. 88-103, 2016.

ZUIN, A. A. S. Educação a distância ou educação distante? O programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação & Sociedade. Campinas, v. 27, n. 96 - Especial, p. 935-954, out. 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.3.1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)