<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 7, p. 129-148, m*r./*br. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.2.* </line>
<line> Um Olhar Crítico Sobre a Educaçã* d* Jovens e A*ul*os no B**sil: O Processo **aliativo </line>
<line> A C*itical Look *n Edu*a*ion of You*h and Adults i* *razi*: The Evalu*tio* Proce*s </line>
</par>
<par>
<line> *ntônio *arlos Dos Santos Cru* </line>
<line> Do*torado em Ciênc*** da Educaç*o da Universida*e Autônom* Asunciòn </line>
<line> Me*tre em Educação p*la *niversidade De* Norte </line>
<line> E-ma*l: a*tonio.cr**@ufes.br </line>
<line> *ui* Ortiz Jimen*s </line>
<line> **utor em P*icopedagogia pe*a *niversid*d de Granada </line>
<line> *rofessor na Unive*sid*de Almería. </line>
<line> ww*.luo*ji.*om. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Ant*ni* C*rlos Dos S*nto* Cruz </line>
<line> Editor-Ch*fe: Dr. Tonny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Ru* Mercúrio, n°12, ap*o. *0*, C*uz*iro d* Sul, </line>
<line> **drigues </line>
</par>
<par>
<line> Cariaci*a, (*S), CEP: *9144-161.Br*sil. </line>
<line> Arti** r*cebido em 17/11/2018. Últi*a </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: L**z *rti* Jimenes </line>
<line> *ecebida em **/12/2018. A*rovado *m 06/12/201*. </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsidade A*mería, CR*A. SACR*MENTO S/N, L* </line>
</par>
<par>
<line> *ARADA. 041*0 - ALMERÍA - Espa*ha. B*a*il. </line>
<line> Avaliado pelo sis*e*a Tripl* Review: **sk Rev*ew a) </line>
<line> pelo Editor-Chefe; * b) Doub** Blind Review </line>
<line> (avaliação c*ga por do*s avaliadores da área). </line>
<line> Rev*são: Gr*m*tical, Nor*ativa e de *orm*t*ção </line>
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<line> *. C. S. Cruz, L. O. Jim*nes </line>
<line> 130 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O proce*so avalia*ivo *o *ontex*o da educação de </line>
<line> jove*s e adultos - *JA - **sume um* </line>
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<line> relev*ncia s*g*ific*tiva; e reflexões a *esp*ito do mesmo são </line>
<line> *ecessárias, uma v*z </line>
<line> **e </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> *valiação * uma das mais *mpo*tantes etap*s do proces*o pedagógico. Diante disso, o p*es*nt* </line>
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<line> artigo, nascido de uma tese de </line>
<line> *outor*do a*nda em desenvolvimento, pr*tende apre*ent*r </line>
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<par>
<line> alguns d*s frutos que vêm sido colhidos *om a reali**ção dessa pesquisa, tendo os se*u**te* </line>
</par>
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<line> objetiv**: apr*se*t** a trajetó*ia do e*sino </line>
<line> de j*vens e adult*s *o Brasi*, descrevendo as </line>
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<line> razões de *e* s*rgimento e a *ondução que lhe *o* *a*a **lo poder públ*co </line>
<line> desde sua </line>
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<line> funda*ão, * anal*sar a imp*rtância d* avalia*ão para o processo educativo dos aluno* *o EJA, </line>
<line> com ênfase *a importância de uma prát*c* educati*o e libert*d*r*. A metodologia utilizada é </line>
</par>
<par>
<line> a pe*quisa bi*l*ográfica. As conclus*es apon*a* </line>
<line> para a importância da ava*iaç*o como um </line>
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<line> pr*ce*so vivo que *isa constr*ir o con*e*im**to, u* e </line>
<line> *h**am a ate*ção *a** pap*l o </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> p*ofes*or ne*se context*. </line>
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<line> P**avras-C*ave: Ed*cação. L**e*tação. Aval*ação. </line>
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<line> ABSTRACT </line>
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<line> The evalua*ion process in the context of youth *nd adult education (EJA) assu*es significant </line>
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<line> relevance and ref*ectio*s on it </line>
<line> are necessary s*nce evalu*tio* is one *f *he mo*t important </line>
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<line> stages of t** ped*gogical pr*cess. Therefo*e, the present article, born of a doctora* *hesis still </line>
</par>
<par>
<line> in dev*lopment, intends to p*esent *ome of the fruits t*at have </line>
<line> been collected with th* </line>
</par>
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<line> accomp*ish*ent of this research, wi*h the fo*lowing obj*ctives: to p*esen* the t*aject*ry of the </line>
</par>
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<line> teaching of yo*ng people and </line>
<line> adult* in *razil, descri*ing the reasons for i*s emergence *nd </line>
</par>
<par>
<line> the conduct *hat has been gi*en to it by the publi* *ower since it* foundation a*d to analyze </line>
</par>
<par>
<line> the impor*a*ce </line>
<line> of e*a*uation for the </line>
<line> educat*onal proc*ss of the students *f th* E**, with </line>
</par>
<par>
<line> emphasis o* the im*ortance o* a liber*ting educational prac*ic*. T*e me*hodology *sed is the </line>
<line> biblio*ra*hica* research. Th* co*clus*ons poin* to *he importance o* *valuati** as a living </line>
<line> pro*e*s that aims *o bu*ld **owledge, one and d*a* attention to the role of t*e teacher in *his </line>
<line> context. </line>
<line> K*ywords: E*ucation. Re*ea*e. Ev*luati*n. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. 2, art. 7, p. 129-148, mar./*br. 20*9 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/r*vista </line>
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<line> U* Olha* C*ítico Sobre * E*uc*ç*o de J*vens e Adu*tos no Bra*il: O Pro*esso Aval*ativo </line>
<line> 131 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> * qualidade *a educaç*o pública no Brasil é um **sunto inten*amente d*batido tanto </line>
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<line> no meio acadêmico quan*o </line>
<line> na própri* socie**de. *s questioname*tos </line>
<line> sob** *istem* de o </line>
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<line> ensi*o brasileiro, em to*os os *e*s </line>
<line> nívei*, </line>
<line> d* ed*caç*o inf*n*il ao ensino superior, sua </line>
</par>
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<line> organi*ação, história, *, *rincipalmente, o* rumos para o* qua*s o ref**i*o sistema c*nduz as </line>
</par>
<par>
<line> cr*anças e jovens d* pa*s, são de suma importância. T*is q*estion*mentos </line>
<line> prec*sam ser </line>
</par>
<par>
<line> emp**endido*, uma vez q*e a edu*ação é, sem dúvida um dos pilares *ue sus**ntam qualqu*r </line>
<line> naçã*, q***q*e* soci*d*de, poi* é através de*a qu* sã* *ormados os *uturos cidadãos, homens </line>
<line> e mulhe*es, *a n*ção. </line>
<line> Tal entendimento é funda*ental, pois a *ducação não é neutra, n*m *un*a o f*i, ela </line>
</par>
<par>
<line> sempr* co*duz * </line>
<line> u* *bjetivo, a um id*a* de homem que se desej* </line>
<line> alcançar, sendo, por </line>
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<line> c*ns*q*ente, po*iti*a, nas pala**as *e *aulo Freir* (1*96, p. 56) "a qualidade *e se* * ***ítica, </line>
<line> i*erente à sua natureza. É *mpossível, na verdade, a neutralidade d* *ducação. E é **p*ssível, </line>
<line> *ão porqu* pr*fes*o**s e pro*e*sores "b**erneiros e *ubversivos" o determi*em. A educaç** </line>
<line> nã* v*ra p*lítica por causa d* decisão d*ste o* daquele edu**dor. Ela é pol*tica". É com es*a </line>
<line> perspect*va c*ít*c* qu* o presente arti** s* propõe a discu*i* * tema da *duca*ão d* Jovens * </line>
<line> Adul**s *o Brasil, co* *m enfo**e para o processo ava*iativo *es*a modalid*de, como será </line>
<line> dem*nstrado ao *ongo desse e*t*do. *la p*ssui car*cter*sticas singu**r**. </line>
</par>
<par>
<line> Como fo* mencionado esta i*vesti*açã* deriva da t*se de d*u*or**o de s*u autor já </line>
</par>
<par>
<line> ainda em des*nvo*vimento de seu </line>
<line> *u*or, c*jo </line>
<line> pr**cipal obje*ivo é j**tame**e analis*r </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pr*c*sso de avaliação </line>
<line> da a*rendizagem na Ed**a*ão de *ov*ns e *du*tos nas esco*as </line>
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<line> *un*cipai* de V*** Velha - ES. *ste artigo *pre*enta, portanto, alguns frutos </line>
<line> que já foram </line>
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<line> obtid*s com * realização dessa pesquisa a*ravés de uma discussã* que enfoca processo o </line>
<line> *valiati*o dos alunos da Edu*aç** de Jove*s * Adult*s, EJA, ap*esentan*o u*a *e*spec*iva </line>
</par>
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<line> teór*ca q*e *isco*re sobre a presen*e situação </line>
<line> de f*rma r**list*, *a* sem **ixar de *p*ntar </line>
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<line> ca*inhos a serem tri*ha*os p*ra *elho*ar *al processo educacional. </line>
<line> A busca *or e**c*ção tem se inten*i*icado ent** jovens e adultos *as últimas d*cadas. </line>
<line> Milhares ** pessoa* qu* a*ando*aram os *st*d*s na inf*ncia e na adolescê*cia hoj* *rocura* </line>
<line> *or in*tituições *e *nsino pa*a completa*em sua for*aç*o e adquir*rem, ao me*os, o e*s*n* </line>
</par>
<par>
<line> médio. Qu*ndo se anal*sa ma*s </line>
<line> de perto essa questão </line>
<line> perceb*-se </line>
<line> qu e os m ot * vo* que </line>
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<line> *ome*tam essa p*ocura *e ass*ntam na necessidade de sobrevivên*i* em meio a uma </line>
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<line> s*ciedade </line>
<line> onde o de*empre** cres*e e a exigência d* qua*ifica**o, até mesmo para ex*rce* </line>
</par>
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<line> funçõe* *imples, como *erviços ge*ais, aumenta ex*o*encialment*. </line>
<line> Rev. *S*, *eresina *I, v. 16, n. 2, art. 7, p. 129-1*8, mar./abr. 20*9 www*.fs*net.*om.br/revista </line>
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<line> *. C. S. C**z, L. O. *imenes </line>
<line> 132 </line>
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<line> A EJA </line>
<line> *rata-se, </line>
<line> *orta*to, de u*a **dalidade de ensino </line>
<line> com características pr*prias, </line>
</par>
<par>
<line> poi* atende a *ndiv*duos adul*o*, os q*ais em sua *rande m*io*ia, ti**ram *ma vida de mu*tas </line>
<line> p*iv**ões ec*n*micas e so*ia*s, e agora estão em busca de recuperar ao menos u** p*rte do </line>
</par>
<par>
<line> tem*o *m que *ão foi possível est*darem. Trabal*ar </line>
<line> pe*a*ogi**m*nte com </line>
<line> alunos a**lt*s, </line>
</par>
<par>
<line> que m ui t * </line>
<line> *m*or* n*o tenham *ece*i*o in*truç*o escola*, já pos*uem um histórico de vi*a </line>
</par>
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<line> repleto de su*s própri*s experiênci*s e sabere* prático*, requer ** professor um tr*bal*o </line>
</par>
<par>
<line> metodoló*ico apropriado, q*e </line>
<line> valorize e*ses al**os sem deixar de transmitir a eles os </line>
</par>
<par>
<line> conteúdos necessá**os. </line>
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<line> O o*jet*vo c*ntral do presente artigo é di*cutir * importância do processo avaliativ* na </line>
<line> e*uc*ção *e jo*ens adul*os. Um processo av**iati** *oerent* e bem executa** pe*mite inferi* </line>
</par>
<par>
<line> como está o n*vel de aprendiz*do dos alunos be* como mensu*ar o g*au de eficiênc*a </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> proce*so m*todológico *dotado pel*s docentes, perm*tindo as*im c*nstatar o que precis* ser </line>
<line> mel*or**o e/*u alter*do *ara promover *ma m*lhor qualidade edu**cional. A avaliação n*o </line>
</par>
<par>
<line> p*de, portanto, ser </line>
<line> encarad* como u* mero pro*es*o de atribuiçã* de *otas e classificação </line>
</par>
<par>
<line> escolar; </line>
<line> é n*cessá*io d*s*nvol**r um ol*a* ma*s crítico e c**sciente quanto à tare*a </line>
</par>
<par>
<line> p*dagógica de avaliar. </line>
<line> A *v*liação tem despertad* *n*m*ras inqui**udes e* educadores de *od*s as etap*s </line>
</par>
<par>
<line> escolare*, </line>
<line> e a bu*ca por um processo avaliativo </line>
<line> que seja capaz de suprir a *em*nda </line>
</par>
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<line> q*antit*t*va por no*as *o sistema de ensin* vigent* *ue ao mesmo tempo *e *onsti*uía em </line>
</par>
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<line> ferram*nta de </line>
<line> apoi* à apre*dizagem. * um questionament* que *e*me*a a mente de m*i*os </line>
</par>
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<line> docen*es. E todos estes fator*s tornam discussões com* as *ue f*ra* aqui apres*ntadas. El*s </line>
</par>
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<line> são *mprescindíveis de </line>
<line> se*em </line>
<line> f*itas, e é necessário *tr*buir a EJA *ua *evida importância a </line>
</par>
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<line> educa*iva; </line>
<line> e, f*lar sobre relevância do processo a*aliativo, ness* c*nt*xto, é igualmente * </line>
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<par>
<line> es*encial. </line>
</par>
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<line> 2 R*FE*ENCIAL TEÓRIC* </line>
<line> 2.1 O P**c**so Histórico da EJA no Brasi* </line>
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<line> A história da ed*cação </line>
<line> brasileira é marcada por *ui*as lutas *m prol do direito ao </line>
</par>
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<line> ensino e pela *onstan*e pr*cura po* *elh*rias edu*a*ionais, *en*o co*o panorama *e fundo </line>
<line> *m *en*rio *ocioeconômico r*pleto de profun*as contradições, em que per*u*a um* distân*ia </line>
</par>
<par>
<line> s*cial *ignific*tiva ent*e *s classes mais abastadas e </line>
<line> as cla*se* </line>
<line> p*pul*res. Embora muit* </line>
</par>
<par>
<line> propagada na *on*e*po*ane*dad*, * ed*cação de j*ven* e adultos se inicio* ainda no período </line>
<line> Rev. FSA, **resina, v. 1*, n. 2, art. 7, p. 129-14*, mar./***. 2019 www*.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U* Olhar C*ítico Sobr* a Ed*caç*o d* Jovens * Adul*os no Brasil: O Proc*sso Avaliativo </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> c*lonial, *uando *s padres </line>
<line> jesuítas pre*isaram instruir minimament* a </line>
<line> populaç*o local, </line>
</par>
<par>
<line> ensinando-*hes os rudime*tos *as p*ime*ras letras, **ra que estes pu*essem ser catequizados; </line>
</par>
<par>
<line> * educação, p**tan*o, longe d* visar ao de*en*olvime*to inte*ral do </line>
<line> ser humano, </line>
<line> era </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> processo com f*nalid*d* *st*ita*ente **ligiosa nesse pe*íod* (*ORTUNATO, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> As reformas promovida* pelo Marquês de Pom*al, embora te*ham expuls*do </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> jesuíta*, n*o tinham u* obje**vo mui*o *ifere*te do pretendido pelos p*i*e****, pois *s </line>
<line> modificações int*oduzid*s p*r Pombal visavam el*bora* u* sistema de ensino que ser*is*e </line>
</par>
<par>
<line> aos </line>
<line> int*re**es c*merciais e, </line>
<line> especificam*nte n* q*e concernia à educaçã* da pop*laçã* </line>
</par>
<par>
<line> adulta, o pri*c*pa* *bjet*vo e*a formar pessoas aptas a servirem a eli*e do p*ís (LEDESMA, </line>
<line> 20*0). Pode-*e dizer, portan**, qu* a educação no p*ríodo colonial *eve três fases principais: </line>
</par>
<par>
<line> A *duca**o escolar no período colonia*, o* sej*, a educ*ção regular e mais </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> men*s institu*ional de tal época, t**e três fase*: a de predomínio dos jesuítas; a das </line>
<line> ref*rmas do Marquês de Pombal, p*incipalmente a partir d* expulsão dos jesuítas *o </line>
<line> Bras*l e de Portuga* e* 1***; e a d* per*odo em qu* D. João VI, então rei de </line>
<line> Portugal, trouxe a corte para * Br*sil (1808-1821) (GHIRALDE*LI *R., 2008, </line>
<line> p.24). </line>
<line> Em todos os casos, a p**ulação ****s *basta*a *ue d*sejava obter **a formaçã* </line>
</par>
<par>
<line> escola* difici*me*te conseguia i* além dos rudimentos da e*crita * le*tura, </line>
<line> porque a esc*la, </line>
</par>
<par>
<line> espec*a*mente * ensino superio*, </line>
<line> era algo destinado apenas a elite soc*al do *aís </line>
</par>
<par>
<line> (F*RTUNA*O, 20*5). Com a chega*a da famí*ia *eal portuguesa e o </line>
<line> in*cio do período </line>
</par>
<par>
<line> imperial b*asi**iro ocorreu *ria*ão de *iv*r*a* esc*l*s de ensino su*erior visand* * </line>
<line> atend*r </line>
</par>
<par>
<line> ao* *nteresses </line>
<line> d* elite mon*rquica e </line>
<line> embora * texto c*nstit*cional de 1827, publicado pa*a </line>
</par>
<par>
<line> **gulament*r a aut*nomia po*ític* d* Brasil, assegurasse a liberd*de * * *egurança individua*, </line>
<line> na prática isso não p*d*ria ser a*licado *m um pa*s ** es*ravos co* uma edu*ação exclusi*a </line>
<line> par* * *lasse s*cial mais abastada (*ANTANA; S*NTOS; SANTOS, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Naque*e **ríodo a educação *opula* p*aticamente não *xistia, * maioria d*s </line>
<line> pessoas </line>
</par>
<par>
<line> vivia so* o estigma da opressão socia*, </line>
<line> econômica e até mesmo polít*ca, às margens da </line>
</par>
<par>
<line> *ocieda*e, não im*ort*ndo a faixa etá*ia, fo*s*m crianç*s, jovens ou adultos. Os *i*eitos </line>
<line> p*líti*os *e igualdade e ace*so à educação gratu*ta par* todos pr*mu*gados na constituição *e </line>
</par>
<par>
<line> 1827 nã* se co*c*etizava. *s polí*ica* públicas </line>
<line> voltadas aos *o*en* e adultos </line>
<line> *este </line>
<line> *eríod* </line>
</par>
<par>
<line> eram negligentes e deixa*am *stas pessoa* s*m uma *erspec*iv* de e*colarização: </line>
<line> [...] no per*odo Imperial ano d* 1854 surge as e*colas noturnas p*ra adultos com </line>
<line> *u*ação de um ano, e e* 1876 eram 11* esc*las em todo * país. ** ano de 1824, </line>
<line> outorga (Pedro *) a primeira *onsti**ição *rasileira, e tr*z no seu art. 179 *esta lei </line>
<line> magna que dizia "instruçã* primária é grat*ita para todos os cidadãos", até a </line>
<line> Rev. FSA, Teresi** PI, v. **, n. 2, art. 7, p. 129-148, mar./abr. *01* *ww4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. S. Cruz, L. O. Jimenes </line>
<line> 134 </line>
<line> proclamação da república </line>
<line> *e 1*8* nad* foi feito de co*c*eto pela e*uca*ão </line>
</par>
<par>
<line> brasileira, porque mesmo sendo *ratuita para todos, ela não ben*ficia*a *s *lasses </line>
<line> pob*es * nem todos os sujeit*s, esses não t**ham aces*o. *o decorrer *este **ríodo </line>
<line> vieram inúmer*s *eformas (PAIVA, 1973, pag. 16*). </line>
<line> Ant*s de analisar o quê em maior *rofu*didade, *ode-se t*r a impressão de que estas </line>
</par>
<par>
<line> escolas sugiram para beneficiar a populaçã*, possibilitando ac*sso ao e*tu*o; no en*a**o, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *erd*de é que a crise escravocrata a e ne*essi*ade de asse*ura* mã* d* obra para uma nova </line>
<line> forma de pr*duç*o *st*o ent** as *rincipais ra*ões p**a a cria*ão desta* es*olas n*turnas, e a </line>
<line> grande taxa d* e**são ocorrida nel*s co*tribuiu pa*a o total fracasso deste s*st*ma (*AIVA, </line>
<line> 1973). Foi somente d*rante o pe*íodo pós Pr*meira Guerra Mundial que a educ*ção p*pular </line>
<line> *ome*ou a ser discu**da, quand* alg*ns políticos c*meçaram a se vol*ar para este p*oblema *, </line>
<line> a partir **s iniciat*vas deles foi possív*l ass*gu*a* a épo*a a *scola primária e o *nsino </line>
<line> g**asia* (LEDESM*, *010). </line>
</par>
<par>
<line> Pelos anos s*gu*nte*, a e*ucaç*o na*ion*l passou p*r in*meras transfo*maç*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pouco a pou*o o *nsino público f*i expandi*o. No entanto, a *r*meira iniciat*va pública </line>
</par>
<par>
<line> voltada *ara o e*sino de </line>
<line> jovens e *dultos no Brasil som**te teve *ua oc**rência no a*o de </line>
</par>
<par>
<line> 1*47, c*m a Pri*eira Campa*ha N*cio*al de Educação de Ado*e*cen*es e **ulto* (CE*A) a </line>
<line> q*al foi prom*lga*a pelo **nistr* Lourenço Fi*ho do M*nist*r** da Educação e Saú** </line>
<line> (*LMEI*A; CORSO, 20**). </line>
<line> Durante a S*gunda Guerra Mundi*l camp*nh*s *e alfab*t**ação surg*ram por to*o o </line>
</par>
<par>
<line> país, vis*ndo inclusive atender às pes*oas do *eio rural </line>
<line> **e aind* nã* haviam passado por </line>
</par>
<par>
<line> *m pro*esso *e alfabetiza*ão (*LMEIDA; CORSO, 2015). *stas campanhas, in**usive </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> primeira la*çada em 1*47, vis*vam atend*r às necessidad*s governamenta** por mão de obra: </line>
<line> * perí*d* *e 19*0 * m**cad* pel* **truturação do Br*sil urbano-industrial q**, </line>
<line> sobrepondo-se à* elites rurai*, firmou um* nova co*figuração d* acumulação </line>
<line> capitalista *o país. Esse pr**esso alterou, signific*tivamente, as exigências </line>
<line> *efe**ntes à f*rmação, qualificaçã* e diversificação da for*a de trabalho. Em </line>
<line> *spe*ial, ada*tou-a psíquica e *i**camente às t*cnicas e à disciplina *a fábrica, para </line>
<line> difundir uma concepção favorável * u*a concepção de m*ndo atrelada ** n*va* </line>
<line> exig**cias da acumulação do *ap*tal. Desse modo, cabia a elit* bras*leira permi*ir os </line>
<line> pa*a*ares mínimos de educação a tod*s, e*tretanto, sem *ol*c*r em risco * controle </line>
<line> ide**ógico * * n*vel de explor*ção exercido sobre a clas*e *rab*lhado** (ALMEIDA; </line>
<line> CORSO, 2015, p.1285). </line>
<line> Perce*e-se *ue alé* dos i*teres**s *overnamentais havia toda uma conject*r* social </line>
<line> po* trás d*s *oviment*s *ue impuls*onavam a edu*ação de jo*ens e adul*os, pois a sociedade </line>
</par>
<par>
<line> es*ava ****ando por *ransformaçõ*s ec*nô*icas, sociais e </line>
<line> cultur*is, que **aziam novas </line>
</par>
<par>
<line> necessidades a t*dos os indivíduos, princi**lmente *oncern**t*s *o trabalho e à *ducação: </line>
<line> *ev. FSA, *e*es*n*, v. 16, n. 2, ar*. *, p. 129-148, mar./abr. *01* www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Olhar Crí*ico *obre a *d*ca*ão de Jovens e Adu*t*s no Brasil: * Processo Ava**ativo </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> As dema***s de escolari*a**o e d* *lfa*etização foram c*es*endo não tan*o por </line>
<line> pressão d* classe trabalhadora, mas s** por nec*s*ida*e d* mantê-la sob controle da </line>
<line> clas*e dominante. O objetivo maior da e*c*larizaçã* era contro*ar a alfabetiz*ção, e </line>
<line> não a pr**over; controlar *anto as formas de *xp*essã* quanto ao comportamento </line>
</par>
<par>
<line> que a*o*panham a passagem </line>
<line> em direção à alfabet*zação. * desenvolvime*t* *a </line>
</par>
<par>
<line> escolarizaç*o p*blica **s*ou a basea*-se na nec*ssidade de *tingir-** uma </line>
<line> *o*a </line>
</par>
<par>
<line> forma de tre*nam*nt* social, para transf**mar os trabalhado*es domésticos ou *urais </line>
<line> em forç* de trab*lh* operário (CO*K-GUM*ERZ, 1991, p. 40). </line>
<line> Dura*te * governo ditatorial brasile*ro, duas *erspectivas concernentes à educação se </line>
<line> conf*on*ar*m: a primeira "[...] percebia como educação libert*dora, como c*nscien**zação, e </line>
<line> outra que a entendi* co*o educação fun*i*nal, c*mo *reinamen*o de mão *e obra para to*n*- </line>
<line> la mais pr**utiv* e útil ao pr*jeto de des*n*olvim*nto *acional depende*te" (ALMEIDA; </line>
<line> *ORSO, 2015, 12*9). O c*iador da Pedagogia Libertadora, Paulo Fr*ire, *oncebeu e colocou </line>
<line> em prática um plano de alfa*etização *e *ovens e a*u*tos o qua* não se baseav* em transmi**r </line>
<line> um sabe* p*onto * construído, p*is para ele pa*avras er*m criadas e não doadas. Seu mé*odo </line>
<line> não dispunha d* res*os*as prontas e estimul*va a ref*ex*o e * cr*ticidade, no entanto este </line>
<line> mét*d* er* totalme*te contrário à visão fu*cio*al e *é*nica do gover*o, q*e objeti*ava </line>
<line> uni**mente ca*a*itar a mão de *bra e fomentar a obedi**cia ao gover*o (DREYER, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> D*vido a*s se*s posicionamentos que ata*a*am o au*ori*arismo hierar*uia*, indo e </line>
<line> contra * ordem **bli*a ***ente, * def*n*endo *ma metodologia ed*cacio*al totalmente </line>
<line> contrária aos planos governa*enta*s, P*ulo Freire acab*u exila*o e some*te r*to*nou ao país </line>
<line> após a ani*tia (DR*YER, 2011). O Governo assumiu o controle do *JA através do </line>
<line> Movimento Brasil*iro d* *lfabetização (MOBRAL), totalmen*e em conformidade com os </line>
</par>
<par>
<line> interesses dos políticos d* classe domina*te do p*río*o, que **i e*tin** em 1985 e </line>
<line> *endo </line>
</par>
<par>
<line> subs*ituído pela Fundação Educar, que trabalhou </line>
<line> ao lado do Mini*tério da Educ**ão e d*s </line>
</par>
<par>
<line> municípios p*ra promover a aprendizagem de jov*ns e ad**tos (LAFIN, 2*11). </line>
</par>
<par>
<line> Em *996, co* * prom*lgação da nova Lei d* Diretrizes e *ases da </line>
<line> Educação </line>
</par>
<par>
<line> LDB/1996 e tam*** das Diretri**s Curriculares Nacionais, * E*A pass*u a ser ca*ac*erizado </line>
</par>
<par>
<line> como modalidad* da educação básica, destinada a at*nder jove*s e ad**tos </line>
<line> que não </line>
</par>
<par>
<line> ingr*ssaram ou não concluíram o ensin* fundament*l e médio. Tais docum*ntos trouxeram </line>
</par>
<par>
<line> *ud**ças e ampliaçõ*s conceituais elabor*das, de*de o f*nal </line>
<line> da *écada de 1980, para </line>
</par>
<par>
<line> assin*l*r ações até então conh*cidas como ensino supletivo (A*ME*DA; CORSO, 201*). Não </line>
</par>
<par>
<line> obs*ante, </line>
<line> durante década *e 1**0, com o gov*rn* de Fernand* Henri*ue Cardoso, a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adentrando o* a*os *e 2000 *ur*nte os manda*os de Luiz Inácio L**a da *i*va, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> inves*ime*tos educaci*nais não deram nenhum* pri*ridade ao EJA, *pesar *a *rande </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. *6, n. 2, art. 7, p. 129-148, mar./abr. 2019 w*w4.fs*ne*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. S. Cru*, L. O. Jimenes </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> *em*nda *os jovens e *du*t*s em b*sca de qualificação para ade*tr*rem *o mer*a*o de </line>
<line> tra*alho (FRIGOT*O, 2011). </line>
<line> As m*didas ed*c*cionais to**das durante os *nos 1990 e 2000: </line>
<line> [...] apro*undaram a o*ção **la modernização e depend*ncia med**nte um pro*e*o </line>
</par>
<par>
<line> o*todoxo *e *ará*er monetarista * financeiro rentista. Em </line>
<line> nome do ajuste, </line>
</par>
<par>
<line> *riv*tizaram a nação, desapr***iar*m o se* patrimônio (PET*A*, VE*TMEYER, </line>
<line> 2001), desmontaram a face social do Esta*o * ampliaram a sua face que se c*nstituía </line>
<line> co*o gar*nti* do capital. (...) A educação não * mais d*reit* social e *ubjet*vo, mas </line>
<line> um se*viç* *erca*til (FRI*O*TO, *0*1, p.240). </line>
</par>
<par>
<line> *uito* prog*amas de alfabetização **ram cr*a*os e colocado* em práti*a, durante </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> g*verno Lula, *omo Projovem (PBA) Programa *rasil A*fab*tizado, P*OEJA. O *ro*rama </line>
<line> Bras*l Alfabetizado* em 2003 financiado pe*o MEC, *oltado* para a escolari*ação do público </line>
</par>
<par>
<line> da EJA, </line>
<line> que *retend** </line>
<line> não a*ena* alfabetizar jov**s e adultos, mas capacitá-los par* que </line>
</par>
<par>
<line> pu*e*sem se inserir no mercad* *e trabalho, no *ntanto, a efetividade de tais medidas foi </line>
</par>
<par>
<line> su*erficial p**s tinham por ob*et**o minimizar as co*sequências da* </line>
<line> d*ci*õe* *om*das p*la </line>
</par>
<par>
<line> c*ass* domina*te (FR**OTTO, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> *u*an*e toda a histór*a d* EJA *o Brasil, nota-*e ainda outro aspecto pre*cupante: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> to*al </line>
<line> car*ncia de curs*s *e forma*ão voltados a prep*r*r </line>
<line> os educadores para *r*balhar *essa </line>
</par>
<par>
<line> moda*idade </line>
<line> de e*sino, * *s cu*so* de g*a**ação existentes p*ra professores, ra*amente </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> ref*ridas n*ssa temáti**. "O processo de escolarizaç*o dos *oven* e adul*os es*á relacionado </line>
<line> aos s*s*emas formati**s dos educa*or*s que, no enfoq*e es*e*ífi** da EJA, *stão cada vez </line>
<line> mais escassos no ce*ário educaci*nal" (AM*R*N; *UQUES, 2017, p.228). </line>
<line> *s pr**cu*ações governamentais no que tan*e a EJA giraram se*pre sobre inter**ses </line>
<line> po*íticos e eco*ôm*cos, sem mencio*ar o i*ício de*sa modalidade, qu* se *eu por necessi*ade </line>
<line> r**igi*sa de cat*quizar um* popu**ção *olonial analfa*eta. Em verdade, * *reocupaçã* com a </line>
<line> formação de professores *m solo *ra*ilei*o somente o*orr*u a partir do *éculo XIX, qu*ndo a </line>
<line> nação já tinh* séculos *e exis*ên**a colonial, imper*al * *ntra*a em seu períod* *epublicano: </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *istória da formação d* profe*sores em *ursos </line>
<line> espec*ficos no B*asil tem c*mo </line>
</par>
<par>
<line> marco os f*ns do *éc*lo XI*, que ass*nal** a as*e*sã* das Escol*s No*mais como </line>
<line> ins*ituições voltadas à formação de profess*res p*ra as primeiras letras. Nesse </line>
<line> p*río**, *oucos eram os *ontemplados com a oferta de escolarização, e essa oferta </line>
</par>
<par>
<line> fic*va restrita *os ní*eis p*i*ár*os. Com a chegad* do século X*, emerg* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> neces*idade *e se p*nsar na formação de profes*ores *ara o sec**dário. Surge </line>
</par>
<par>
<line> também a p*eocu*ação de ins*it*ir cursos específico*. Nesse sentid*, a ga*anti* da </line>
</par>
<par>
<line> formação de pro*e*sores para o secundár*o tra* consigo a im*erativa nece**idade da </line>
</par>
<par>
<line> instituição de ce**ros *specializ*dos *e formaç*o, </line>
<line> decorren*o, daí a criação *a* </line>
</par>
<par>
<line> univer*id*des (AMORIN; DUQ*ES, 2*17, *.2*0). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres*na, v. 16, n. 2, a*t. 7, *. 129-*48, mar./*br. *0*9 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Olhar C*ít**o So*r* a Educação de Jov*ns e Adult*s no Bra*il: O Processo Avaliativo </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, ten*o em vista o context* histórico, consta*a-se que a fo*m*ção *u*erior </line>
</par>
<par>
<line> e especia**zad* de *rof*ssores no Bra*il u*a reali**de rece**e, *om pouco mais de é </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> século de existência. Muitas muda**as no que ta*ge à l*gislaç*o educacional *oram efet*ad*s </line>
<line> a p**tir da dé*ada de 19**, inclusive no que concerne à f*rmação de profess*res (AMORIN; </line>
</par>
<par>
<line> DUQUES, 20*7). Ma* a *JA segui* sendo vista como uma forma de </line>
<line> e**c*ção </line>
</par>
<par>
<line> co*pens**ória, supl*tiva, *ujas práticas p***gó*icas er*m m*is pau*adas na filant*opia, </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> forma qu* bastava ter bo* von**de p*r* atu*r, uma marca permanente deixada na *JA q*e a*é </line>
</par>
<par>
<line> h*je refo**a ** p*oblemas educaci*nais dessa modal*d*** e *e*ve como *edra an*ular </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> críticas f*itas </line>
<line> quanto à *al*a de uma formação específica, ade*uada para atuar ness* campo </line>
</par>
<par>
<line> (MARIA; FON*O*RA, *017). </line>
<line> O que se po*e perceber de todo *ste quadro h*stóri*o delinea** é que a EJA nunc* </line>
</par>
<par>
<line> e*teve *ntr* as priorid**e* reais </line>
<line> dos go*ernos, mesm* qua*d* me*idas e </line>
<line> for** foment*das </line>
</par>
<par>
<line> em se* fa*or, por trás </line>
<line> da* polític*s pú*lic*s formul*das e dos investimentos e*preendido*, </line>
</par>
<par>
<line> estavam os in*er*sses da *lite dominant* do paí*, sempr* em *us*a de mã* de obra q**lificad* </line>
</par>
<par>
<line> e apta a mant*r os processos </line>
<line> produtiv*s </line>
<line> e* andamen*o e ass*m aque*er a *conomia. E* </line>
</par>
<par>
<line> con*rapartida, *bse*va-se *u* as p*s**as *ue pr*c**am c*ncluir se** es*udos quando adultas * </line>
</par>
<par>
<line> f*zem </line>
<line> pela </line>
<line> **cessi*ade po**, ao longo dos séculos, * mercado de *rabalho fo* ficando mais </line>
</par>
<par>
<line> ex*gen** fazendo com que os trabalhadores bu*ca**em qualificaçã* para p*derem ar*umar um </line>
<line> empr*go e suprirem suas necess**a*es básica*. </line>
<line> 2.2 A avaliaçã* na EJA: por uma e*ucaçã* democrática e liber*adora </line>
<line> T*d* o in*ivíduo, em algum momento *e su* vida, *caba ten*o de r*ali*ar al*uma </line>
<line> forma de aval*ação, isso porq*e tod*s nós já tivem*s *e ju*gar uma situa*ão, * real ocorrênci* </line>
<line> dos fa**s, **mparando-os com o es*erado para uma sit*ação *deal, *u seja, com aquilo a que </line>
<line> s* pret*ndia chegar; isso é iner*nte ao processo a*a*iativo e, co* a ed*cação, *ão é *iferent*. </line>
<line> "Avaliar s*gnifica dar valor * uma realidade com refer*ncia * uma expectativa *deal [...] É o </line>
</par>
<par>
<line> que fazemos q*ando consid*r*mos uma *úsic* bonita, u* objet* pesado, uma bo*sa </line>
<line> cara, </line>
</par>
<par>
<line> *ma roupa *pertada etc." (CLOCK, *013, p.*6). </line>
</par>
<par>
<line> Mas, m*ito embora seja u*a situação com** no cotidiano, </line>
<line> dent*o da sala </line>
<line> de aula </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> avali*ção a*sum* uma relevância muito maior, uma vez que as expectativas que estão s*ndo </line>
</par>
<par>
<line> ava*iadas di*e* </line>
<line> respeito à aprendizage* da* pessoa* e, </line>
<line> esta a*rendi*a*em, quan** não </line>
</par>
<par>
<line> ocorrer, f*rá falta d* a*gum modo *a vida desses i*divíduos: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a P*, v. 1*, n. 2, art. 7, p. 129-14*, *ar./abr. 2019 </line>
<line> www*.fsanet.*om.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. S. Cruz, L. O. Jimenes </line>
<line> 138 </line>
<line> A a*ali*ção </line>
<line> d* a*rend*z*ge* tem se revelado *m dos grandes problemas d* </line>
</par>
<par>
<line> *es*nvolvime*to do p*oce*so pedagógico *os </line>
<line> div*rsos ní*eis * moda*idades de </line>
</par>
<par>
<line> en*in*. Sendo ass*m, s*u proces*o exige r*flexõ*s so*re a importâ*cia *e se d*s*utir </line>
<line> a valorização de práticas *valiativas diversif*cad*s, que acompanh*m o aluno em </line>
<line> seus progresso* e d*ficuldades, fornecen*o indicadores para * aprimoramento do </line>
<line> *r*balho pedagó*ic*, na perspecti*a d* inclusão e em*n*ip*ção (*L**K, 2*13, </line>
<line> p.46). </line>
<line> D*ante *essa perspectiva é preciso qu*st*onar quai* ob*etivos se pretende ***a**ar co* </line>
<line> u* proces*o a*aliat*vo, po*s quando uma a**li*çã* * fe*ta de forma au*orit*ri* pode t*rnar-se </line>
<line> excludente e *onge de fa*orecer a apren*izagem, pode acaba* por mina* o in*ere*se do </line>
</par>
<par>
<line> educando pelo ensino. Os problema* do EJA, no entanto, não se restring*m </line>
<line> à fo*m* </line>
</par>
<par>
<line> avaliativa, *as esta *ão é se*ão um* consequên**a de um acumulado de fa*ores que torna* o </line>
<line> proces*o de ensino-aprendi*agem defasado nessa modalid*de: </line>
</par>
<par>
<line> [...] inúme*o* s*o </line>
<line> os proble*as d* moda*idade de ens*no de jove*s * adultos a </line>
</par>
<par>
<line> começar *elo currícul* que mu*tas vezes é uma a*aptaç*o d*s *on*eúd** d* *nsino </line>
</par>
<par>
<line> fundamen*al, a formação do* profes*ores res*o**áveis por essas turmas </line>
<line> qu* não </line>
</par>
<par>
<line> considera nem discu*e suas *sp*cificidades e convocação de voluntários que não a </line>
<line> tem a fo*m*ção adequ*da p*ra c*ntrib*i* co* a forma*ão desse alunado (CARMO, </line>
<line> 2*17, p.*5). </line>
<line> O co**exto que co*põe o *lun*do d* EJA é permeado *or pessoas de orige* h*milde </line>
<line> com inúmeros problem*s de ordem pe*soal e so*i**, usual*ente *m situação de </line>
<line> vulne*abil**ade econ***ca e que estã* ali *m busca de um* formação que lhes p*rmita </line>
<line> arrumar um melhor p*sto de trabalho; pod*m*s perceber que a realidad* do EJA é dura tan*o </line>
<line> par* alu*os quan*o para docentes. *valiar corretamente nest* *o*t*x*o se torna um *esaf**. * </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso aval*ativo n* EJA nã* pode *er fe*t* de f*rma *ecânica e </line>
<line> autoritária, visando </line>
</par>
<par>
<line> uni**mente às notas e quantifi**r o desempenho. Uma metodologia correta de avaliação para </line>
<line> e*s* púb*ico somente pode ser formulad* mediante o c*nhec*mento * do**nio de t*cnicas q*e </line>
</par>
<par>
<line> em*reg*em critéri*s c*aros </line>
<line> e objetiv** que visem a auto*omia desse educando, </line>
</par>
<par>
<line> principalm*nte para q*e se possa diminuir a ex*lusã* s***al (PELLOSO, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> O pa*el </line>
<line> do pro*essor do *JA é tão re*ev*nte quan*o o pa*el do docente qu* educa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criança no ensin* regul*r, pois o *oc*nt* que tr*balh* com jo*ens e adultos est* ali não </line>
</par>
<par>
<line> ape*a* para ensinar, mas </line>
<line> pa** recuperar um ser humano cativando a b**ca p*lo saber, pa*a </line>
</par>
<par>
<line> f**er com que aqu*le suje**o se perceba como construt*r ** próprio c*nhecimen*o, sendo </line>
</par>
<par>
<line> imp*e*cindível para tal que o educador tenha *m olhar mais sensível às n*cess*dades </line>
<line> de***s </line>
</par>
<par>
<line> pes*oas, buscando romper com a vis*o detu*pada de que este público procura uni*amente uma </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 16, *. *, art. 7, p. 129-148, mar./abr. *019 </line>
<line> www4.fs*ne*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Olhar Crítico Sobre a *d**ação de J*vens e A*u**os n* Brasil: O Pr*cess* Avaliativo </line>
<line> 139 </line>
</par>
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<line> cerificação; *im, eles p*ec**am *isso, m*s também estão ali para recup*rar o tempo **rd*do </line>
<line> em tod*s os anos que de*ejara* es*udar e não *h*s foi perm*t*d* (CARMO, 2017). </line>
<line> *este sentido, o process* *e en*ino aprendizagem no EJA *ss*me um carát** </line>
<line> l*ber**r*o, uma *ova *hance *a*a estas pessoas que não *uderam fre*uen*a* escola no *empo </line>
</par>
<par>
<line> *sual e se pau*arem </line>
<line> um pr*cesso avali*ti*o inadequado ou tratarem es*a modali**de </line>
</par>
<par>
<line> educaciona* c*mo mera capacitação pr*fission** </line>
<line> também é, em si, </line>
<line> um* forma velada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> violência, pois con*ribui par* perpe**ação da e*clusão *ocia* d**sas pessoas. Nas p*lavr*s de </line>
<line> *aul* Freire ress*l*a: </line>
</par>
<par>
<line> *e a marginalidade n*o é opç**, o *omem marginalizado tem sido excluído </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sistema so*ial e é mant*do f*ra dele, quer diz*r, * obj**o d* v*olênc*a. O homem </line>
</par>
<par>
<line> marginalizado nã* é "um ser </line>
<line> fora de". É, ao contrário, um "*er no i*terior de", </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> **a *st*u*u*a social em relação de de**ndê*cia pa*a com os q*e chamamos </line>
<line> *alsame*te de s*res autônomos. [...]. *a realidade, estes homens *nalfabe*os ou n*o </line>
<line> - não são marginal*zados. Repeti*os: não *s*ão "for* de", s** *eres "para o out*o". </line>
<line> Logo, a solu*ão de seu pr*blema não é converte*em-se em "s*res no in*erior de", </line>
<line> mas em hom*ns que se libertam, porqu* não *ão homens à ma*gem d* estrutur*, ma* </line>
</par>
<par>
<line> ho*en* oprimidos </line>
<line> no interior dest* mesma e*trutura qu* é respon*ável por est* </line>
</par>
<par>
<line> mesma depen*ência. Não há outro cami*ho para a humani*ação - * sua própri* e a </line>
</par>
<par>
<line> dos outros </line>
<line> -, * não se* uma a*têntica tr**sform*ção da estr*tura des*ma**zante </line>
</par>
<par>
<line> (F*EIRE, 198*, p. 74-75). </line>
<line> O pr*cesso educativ* *ue visa atender a int**esses escusos de terceiros, como *o cas* </line>
<line> do Bras*l, onde a e*ite dom*na**e semp*e esteve por t*á* do* di**mes governamentais n* </line>
<line> ed*cação e o*tros set*res, como e*onomia e p*lítica, não pode ser emancipador do ser </line>
<line> hum*no. O prof**sor que trabalha c*m o *nsino EJA d*ve adqui*ir prim*iram*nte sua própria </line>
</par>
<par>
<line> *ons**ênci* crí*ic*, prep**ando-se para atuar </line>
<line> dev**amente junto a essa dem*nda, somen*e </line>
</par>
<par>
<line> ass** pode*á enten**r a r*al importância de seu trab**ho e os rumos que p*eci*a da* aos *eus </line>
</par>
<par>
<line> objetivos enquanto educador. Ar*icular o co**ecimento já *propr**do </line>
<line> *el** *ovens e </line>
<line> adu*tos </line>
</par>
<par>
<line> *o </line>
<line> longo </line>
<line> de suas </line>
<line> vida* c*m o conteúdo que prec**a se* mini**rado </line>
<line> e* </line>
<line> aula, e c*n*iderar </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> processo avaliat**o cr*térios que contemplem </line>
<line> essa realid**e é *ma </line>
<line> *ecess*dade *a*a u* </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso e*uc*tiv* bem-su*ed*do no EJA (L*F*IN, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> "O com*rometimento c** a transfo*mação soci*l é a premis*a da </line>
<line> educação </line>
</par>
<par>
<line> *iberta*ora. Libertaçã* qu* não * só individual, mas prin*ipalmente c**etiva social e ***ítica" </line>
<line> (DREYER, 2011, p.*593). Ness* contexto, ente**emos que a *v*l*a*ão no EJ*: </line>
</par>
<par>
<line> A *valiaç*o *em com* funç*o primeira orient*r o t**balho *o (a) professor (*) e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> estudo dos alunos. Assim com*reendida, ela se faz pres*nt*, desde o início da </line>
<line> prá*ica educ**iva, q**ndo oferece e*ementos p*ra q*e o (a) pro*essor (a) possa *aze* </line>
<line> o seu **a*ejament*. Alé* diss*, a avaliação ac*mpanha todo o processo educa*ivo, </line>
<line> *rien*ando o d*cente e os aluno* na busca d*s obje*ivos plane*ados. [...] A aval**çã* </line>
<line> d* apre*dizagem t*m *e re*elad* um dos gr*n*es pro*lem*s do desenvolvimento d* </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 16, n. 2, art. *, p. 129-148, m*r./*br. 2019 www4.fsan**.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. S. Cr*z, L. O. *imene* </line>
<line> 140 </line>
<line> processo ped*gógico nos diversos níveis e mo*alidades de ensin*. Sendo assim, seu </line>
<line> processo exige reflexões sobre a *mpor*ância d* se discutir a *al*rização de prática* </line>
</par>
<par>
<line> avali*tivas diversificadas, **e aco*panhem o aluno e* seus progress*s </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dificu*dades, fornecendo *ndi*adores para o apri*oramen*o do trabalho pedagógico, </line>
<line> na perspe*tiva de inclu*** e emancip*ção (*LOCK, 2013, p.4*). </line>
<line> Durante o processo d* e**ino-apr*ndiza**m e, princ*palmente, *uran** a de*olutiva, o </line>
<line> *ec**sário feedback que a a*alia*ão propícia, o docente *eixa cla*o quais *ão s*us objetivos; e </line>
</par>
<par>
<line> consi**ra*do que os alunos do EJA possuem uma realidade de </line>
<line> vida difícil e mui*as vezes, </line>
</par>
<par>
<line> compl*tar os estudos é tanto u* sonho quan*o uma necessida*e, é p*ss*vel inferir *s estragos </line>
<line> que uma má avaliação pode realizar. A*sim, a reflexão sobre as práticas av**iativas leva u** </line>
<line> pro**çã* sobre q*ais os caminhos q*e a *duca**o i*á seguir e d* quais mu**nças *rec*s*m*s </line>
</par>
<par>
<line> pa*a </line>
<line> t*rnar e*se *u*uro ma*s humano e menos excludente, para q*e se possa re*peitar </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> tempos ind*viduais e * cultura de cada educando e co* is*o, o indivíduo p*ssa *er u* s*je**o </line>
<line> ativo e* su*s própria* relaçõ*s sociai* (PELLOSO, 2014). </line>
<line> *eve have* um inter*s*e genuíno por *arte de educado*es e de **da socieda*e para q*e </line>
</par>
<par>
<line> a aprendizagem verdadei*a *e *oncret*ze. </line>
<line> "É preci*o entender que aval**r é *uito m*is </line>
<line> *u* </line>
</par>
<par>
<line> aplicar teste, um* </line>
<line> pr*va, faz** uma o*se*vação. O *ssencial é f*zer ** avaliação um </line>
</par>
<par>
<line> inst*umento auxil*ador </line>
<line> *e um **ocesso de co*quista d* </line>
<line> c*nh*cimento" (*EL*O*O, 2014, </line>
</par>
<par>
<line> p.*). Neste se*tido, co*pre*ndemos *ue possibilitar ao </line>
<line> aluno do EJA a c*nqu*sta de sua </line>
</par>
<par>
<line> p*ópri* au*o*omia so*i*l e *ntel*ctual, *espeitando as particularidades de cada indivíduo, é um </line>
<line> obje*i*o tão i*portant* quanto tran*mitir os *onteúdos curriculares. É prec**o dar co*sciênc*a </line>
<line> as pessoa* ** q*e elas s*o os sujeito* de sua *rópria histór*a. </line>
<line> Os educa*ores que trabalham co* EJA també* t*m suas problemáticas, com* medo, </line>
</par>
<par>
<line> inseg*ranç* sobre como agir </line>
<line> perante e*se pú*lic*; pr*ocupação com frequência e evasão, </line>
</par>
<par>
<line> cansaço *o trabal** e o *esânimo que acom*te os p*ofissiona*s da ed*c*ção frente ao atual </line>
<line> *uadr* educaci*nal b*asi*eiro, onde o fut**o pa*ec* inc*rto no *ue ta*ge * car*eira, *alários e </line>
<line> valorizaçã* *a profissão docente (C*RMO, 20*7). Des*e modo, sali**ta-se que: </line>
</par>
<par>
<line> * imp*r**nte p*r em relev* q*e ** pesso*s apr**dem </line>
<line> *m te*pos diferentes, a </line>
</par>
<par>
<line> *tilizaçã* de prov*s *assifi*a o c*nhecime*t*, e não permit* *m resgate *i*l d* </line>
</par>
<par>
<line> apr*ndizado. A avaliação, no nosso </line>
<line> *n*en*er, </line>
<line> *eve ac*ntecer s*ste*aticamente, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> não *omente p*r meio da *ealização de *ma pr*va *imestral ou seme*tral </line>
<line> (CRUZ, </line>
</par>
<par>
<line> 2018, p.7). </line>
</par>
<par>
<line> H* *ue s* entender que as mudanças so*ia** dese*adas precisam iniciar po* alg** </line>
<line> caminho, e o profes*or, pelo seu conhe*imento e poder *e ensinar, e*tar em *ocal p**vilegiad* </line>
</par>
<par>
<line> para fomentar e*se p*ocesso. Fa*er </line>
<line> c** que ** jovens e adultos q*e frequ*nte* EJA o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*s*na, v. 16, n. *, ***. 7, p. 129-148, mar./a*r. 2019 </line>
<line> ww*4.fsa*e*.com.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U* Olhar Cr*tico Sobre a Educação de Jovens e Adultos n* Brasil: * Pro*es** A*aliativo </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> perce*a* sua própria realidade e entendam seu valor e poder como sujeitos da pró*ria v*d*, </line>
<line> h*stória, **l*ura e soc*ed*de; * u* p*sso releva*te, que não pode ser ignorado, um dos muitos </line>
<line> que prec*sa ser d*d* para que se possa ver as m*danças que de*eja**s *a educação *ras*leira </line>
<line> aconte**r. </line>
<line> 3 MÉ*O*OS </line>
<line> O presente tra**l*o * frut* de uma pesquisa qu* ainda *stá em desenv*lvi*ento e vi*a </line>
<line> apres*ntar as con*ideraç*es teóri*as até então levantadas refer*ntes *o trabalho em *n**mento </line>
<line> *ara a elaboração *e uma tese de d*utorado de autoria do aut*r de*se estudo. </line>
<line> A tese e* que*tã* pauta-se *a realização de *ma pesqui*a b*bli*gráfica a *es*ei*o da </line>
<line> educação e avaliaç*o no *JA, be* como em *m *studo de campo, através de q*estioná*io* </line>
<line> dire*i*nados a profess*res e alun*s que particip*m da E*ucação de Jovens e Ad*ltos, os quais </line>
</par>
<par>
<line> a*nda serão ap*icados. *o </line>
<line> presente traba*ho, apre*enta-*e o fruto *eó*ico d* investigaçã* **é </line>
</par>
<par>
<line> então dese*volvi*a. </line>
</par>
<par>
<line> Para o *resente tr*balho foi efetuada u*a pes*uisa **bliográf*ca a p*rtir de autores </line>
</par>
<par>
<line> selecio*ado* para o tex*o *rigin*l da *e*e, c*m o acr*scimo </line>
<line> de alguns a*t*res pesquisados </line>
</par>
<par>
<line> e*clusi*amente para esse artigo. * aná*ise foi em*reend*da de fo*ma conceit*al e quali*ativa, </line>
</par>
<par>
<line> vis*ndo levantar *s </line>
<line> postos-chave discutidos p*los auto*es *presentar um* síntese teóri*a e </line>
</par>
<par>
<line> referente ao tema. </line>
</par>
<par>
<line> Esse artigo, portanto, é uma p*évia de um trabalho maior a*nda em desenvolvimento, </line>
</par>
<par>
<line> m*s que já tem rendido seus m*ritos em conhe*i*ento a parti* d** leituras e </line>
<line> pesquisas </line>
</par>
<par>
<line> *esenvol*idas. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADO* E *ISC**SÕES </line>
</par>
<par>
<line> A ed*caç*o de jove*s e adultos no Brasi* existe desde * ép*ca d* *res*n*a *e***ta nos </line>
<line> anos do **mpo co*o*ial. Nessa époc*, a alfab*tiza*ão consist*a *m a**u*rir os rud*mentos da </line>
</par>
<par>
<line> *s*r*ta e d* leit*ra </line>
<line> *om úni*o objet*vo de **teq*izar, propagando a ** c*is**. Mesmo as </line>
</par>
<par>
<line> ref*rm*s pr**ov**as pelo Marquês *e Pombal expu*s*nd* os je*uí*as n*o promoveram um* </line>
<line> melh*ra na q*a*i*ad* da educação *fertada à população. Nesse pe*íod* o estudo, </line>
<line> princ*palm*nte o universitário, era reserva*o à eli*e e seus f*lh*s e continuou assim mes*o </line>
<line> a*ós a vinda da Família *eal Portugue*a ao Brasil, durante o pe*íodo Im*e*ial e adentrando a </line>
<line> Re*. FSA, Teresina *I, *. 16, n. 2, *rt. 7, p. 129-148, ma*./abr. 201* *ww4.f*an*t.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. S. *r*z, L. O. *im*nes </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> época da *e*úb**ca, como e**den**am Santana; San*os; Santo* (20**), Paiva (1*73) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Le*esma (2*10). </line>
</par>
<par>
<line> Conforme esclarecem Corso, Almeida (2015) e Cook-Gumperz (19*1), a *duc***o </line>
<line> bras*leira se expandiu p*r* *lcan*a* a *lasse p*pul*r durant* o final do século XIX e XX. </line>
</par>
<par>
<line> E*t*e*an*o, a grande m*ioria dos investimen**s fo*a* feit*s nas *tapas i*iciai* da </line>
<line> educação </line>
</par>
<par>
<line> básica, de form* </line>
<line> q*e a educ*ção </line>
<line> d* jovens e ad*lto* fic*u se*pre relegada * um *egu*do </line>
</par>
<par>
<line> plano, v*sta com* um *ecurso dispon*vel ao Estado pa*a qualificar * *ão de obra con*orme as </line>
<line> necessidades econômicas do país assim dema**assem. Esse fato é de grande r*levâ*ci*, pois </line>
</par>
<par>
<line> demo*stra de forma em*írica </line>
<line> como a *eutralidade *a educação não </line>
<line> passa de um mit*, em </line>
</par>
<par>
<line> verda*e, tod* educação é </line>
<line> perpassada *or </line>
<line> alguma </line>
<line> ideo**gia, que se *ela**ona direta**nte </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> tipo de pesso* que uma dete*mina*a soc*edad* quer formar. </line>
<line> A*s*m, * edu*açã*, segundo const*ta-se n*sse estudo, * igualmente m*ldada p*lo meio </line>
<line> no qual s* inser*, *nfluenciando a sociedade ** me*mo temp* em *ue é in*luenciada por ela: </line>
<line> O me*o (a educação incluída ne*e) nã* mold* o homem *penas enquanto agente na </line>
<line> *oc*e*a*e, mas também o homem enquanto ser-em-s*: Toda *d*ologia t*m uma *deia </line>
<line> do que deveria s*r o home* e tenta adequá-lo a iss*. A* du** ideolog*as do ser que </line>
</par>
<par>
<line> p*ssuem uma </line>
<line> maior r**evância na histór** d* filosofia são a essencialista, que </line>
</par>
<par>
<line> acr*dita num co*teúdo a priori *a existência, a e*is*encialist*, que acre*ita qu* e </line>
<line> somos f*r**dos * posteriori. Defor*a qu* também não pode**s considerar opções </line>
<line> à educ*ção ***al sem *m *deal humano a guiar *ssa me*odolo*ia. Qual deveria ser o </line>
</par>
<par>
<line> princípio a buscar? A consciência da </line>
<line> complexidade **s </line>
<line> f az </line>
<line> compreender *u* não </line>
</par>
<par>
<line> podere*os escapar da in*er*eza *es*o com firmez* de princí*ios (PRATA; </line>
<line> *ANTANA, 201*, p.04). </line>
<line> E*sa mútua relaçã* de influência entre ideologia e educação c*nt*nua * incidir </line>
</par>
<par>
<line> diretame*te s**re a *ducação brasi*eira; *udam os </line>
<line> governo*, mudam *s regimes e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> políticos ** suce*em </line>
<line> no p*der, e a edu*ação *ontinu* a ser um setor estratégi**, usado </line>
</par>
<par>
<line> *iretamente para </line>
<line> dar *orma às *olít*cas </line>
<line> da n*ção. O sistema de ensino assim cons*ituído </line>
</par>
<par>
<line> reflete em si as *art*cula*idades da s*cieda*e, perpetua suas estru*uras de dominaçã*, *az c** </line>
</par>
<par>
<line> *ue o opressor </line>
<line> continue a prevalecer s*bre o oprimido, </line>
<line> *ois "seria </line>
<line> u*a con*radição se </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> opres*ores, não *ó defendes*e*, mas *rati*assem uma educaçã* li*ertad*ra." (FREIRE, 2008, </line>
<line> p. 26). E ai*da, "a edu*ação l*be*tador* é incompatível *o* uma pe*agogia q*e, de ma*eira </line>
<line> conscien*e ou mist**ica*a, tem sido prática de d*minação." (FREIRE, 2*08, p. 6). </line>
<line> E ass** send*, na époc* *a Di*adu*a Militar B**sileir*, conform* *em exp*icam </line>
<line> C**so, Almeid* (2015), esta vis*o econômi*a da e**cação torno*-s* a*nda m*is e*idente com </line>
<line> a criaçã* do ensino médio té*nico e profissi*nalizante voltado especificamente para qu*l*ficar </line>
<line> a mão de obra dos a*u*os que estavam concluindo o ensino mé*io, ma* n** seg*i*i*m s*us </line>
<line> *ev. *SA, Teresina, v. 16, n. 2, art. *, p. *29-*48, ma*./abr. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um O*ha* Crítico Sobre a Educação de Jovens * Adultos ** Brasil: O Proc**so Avaliat*v* </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> est*dos na Univ*rsi*ade </line>
<line> por não t*rem cond*ções **nanceiras *e fazê-*o. O inter*sse </line>
</par>
<par>
<line> g*ve*name*tal e*a abertame*te volta** a aten*er as necess*dades *a *conomia brasileira *ue </line>
<line> *rescia *m ritm* acelerado e p*e*isava de mão de ob** ef*c*ente e o*ed*e*te para a* indústrias </line>
<line> e empresa* em ascensão. </line>
<line> Nes** é*oca **u*o Fr*ire, já *nvolvi** ativamente com as quest*es educacion*is </line>
</par>
<par>
<line> *cabou sendo exiliado </line>
<line> por p*omover um* vi*ão pedagógi*a a*ert*mente c*ntra </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> posicionamentos ofi*iai* do g*verno. D*eyer (*011) e Lafin (*011) r**atam c*mo Paul* Freir* </line>
<line> prog*e*iu em seus *sc*itos e m*todos d* ensino para a alfabetização no temp* e* qu* *s*eve </line>
<line> ex*lado. E a *ducação d* jovens e adultos somente voltou a progr*dir a partir *e *9*0, co* a </line>
</par>
<par>
<line> reabert*ra democ**tica do </line>
<line> país, mesmo assim as cond*ções de en*in* para toda* as </line>
<line> etapas </line>
</par>
<par>
<line> educaci*na*s, *nc*uso EJA, aind* er** m*ito precárias. A *riação do *OBRAL, sua *xtinção </line>
</par>
<par>
<line> e posterio* s*bstitui**o pe*a Funda*ão Edu*ar, *ã* *eve u* grande foco </line>
<line> em realmente </line>
</par>
<par>
<line> **omo*er a qualidade da edu*a*ão *fertada n* EJA, mas sim *o*seguir qualificar estas </line>
<line> *essoas *ara que pudessem adentrar no merca*o de tr*balho. </line>
<line> A luta e conflito q*e *nvo*veu Paulo Freir* não são um acaso na *istória, e *im uma </line>
<line> d**onstração d* como *s i*teresses de um p*vo que deseja se lib*r*ar do j*go das elites que o </line>
</par>
<par>
<line> domin*m, desde sua f*rmação inicial, p*d* e*trar em c**que de forma *iolenta contra </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> int*resses de um g*ver*o que, em*ora adot* outra rou*age*, con*i*ua a per*et*ar as mesm*s </line>
<line> práticas id*oló*icas de domi*aç*o que têm *o*to *m andament* desde os id*s *empos </line>
<line> coloniais; pois os t*mpos m*dam, * soci*dade se modifica em cos**m*s, hábitos e cultura, </line>
<line> m*s * in*er*sse das classes domi*ant*s em se manterem no poder c*n*inua constante, *p*nas </line>
<line> ad*pta-se com o passar do tempo. Em outras p*lavras: </line>
</par>
<par>
<line> *ife*entes teorias da socie**d* *es*nvolveram respostas d**erent*s par* </line>
<line> essa </line>
</par>
<par>
<line> qu*stão, *ostr*ndo o *onflito i*eológico exis*ente no ato "neutro" de ensin*r. *omo </line>
</par>
<par>
<line> a mesma está em c*nstante mudança, res*osta às *uestõ*s edu*ac*onais mu*a d* a </line>
<line> *cordo com o* in*e*esses da c*a*s* dominante, como uma forma de ma*utenç** do </line>
<line> statu* quo. A sociedade e c**a *m de seus a**n*es *e poder utilizam a educ*çã* </line>
</par>
<par>
<line> com *lgum objetiv* e* *e*te (determin** seu ide*l). *m períodos turbulent*s, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> educação acaba por *e t*rn*r campo d* ba*alh* ideol*g*co (PRATA; *ANTA*A, </line>
<line> 2010, p.03). </line>
</par>
<par>
<line> Em 1996 </line>
<line> c*m a </line>
<line> nova L*i d* Diretrizes e *as*s Educa*ionais LD*/1996 a E*A </line>
</par>
<par>
<line> final*ent* passou a ser caracteriz*do como mo*alidade da E*ucação Básica, ma* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> inve*t**entos q*e se seguiram ** *JA *or*m superficiai* e in*uf*cientes, e esta modali*ade </line>
<line> continuou em fun*ionamento de f*rm* precária. O *overno FHC fa*oreceu o neol*be*alismo </line>
<line> global*za*o e estr**u*ou o modelo educacion*l brasil*iro * f** de servir aos interesses dess* </line>
<line> Rev. *SA, *eresina PI, *. 16, n. 2, art. 7, p. 129-148, m*r./abr. 2019 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. S. Cru*, L. O. Jimenes </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> context* ec*nôm*co e social </line>
<line> específico. Dura*te os governos de Lula a situa*ão do EJA </line>
</par>
<par>
<line> melhoro* *uperficialmen**. *egundo Frigotto (2011) embora diverso* programas tenham sido </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvidos, *omo o PROEJA e o Pr*jovem, ao ana*is*r-se * questão </line>
<line> de fo*ma mais </line>
</par>
<par>
<line> profunda per*ebe-se que a int**ção or*g**al não mudou e * *d*ca**o de jovens contin*a </line>
<line> sendo direciona*a * qua*ifi*a* esta* pessoas para o merca*o *e tra*al*o at*al. </line>
<line> Do pont* de vista dos *lunos que i*tegram o EJA, perceb*-se q*e a necessi*ade de </line>
<line> s*brevivência *m uma *o*iedade capital*sta e *xtremamente competitiva é * q*e leva a grande </line>
</par>
<par>
<line> mai*ria </line>
<line> destas </line>
<line> pessoa* a busca* conclui* ***s e*tudos. **so é m*is um fa*o que chama </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *tenção para a re*li*a*e soci*l eco*ô*ica bra*ileira; *s *essoas *uscam te*mi*ar se*s e </line>
</par>
<par>
<line> *studos d* </line>
<line> nível b*sico em uma é*oca da vida, n* *u*l </line>
<line> dev*am estar traba*ha*d* ou se </line>
</par>
<par>
<line> *posen**ndo, por nec*ssidade *e s*breviver eco*o*ic*m*nte no a*ual c*nt*xto socia*. Todos </line>
</par>
<par>
<line> esses a**e***s prec*sam ser c*n***erados ao se pe*sar a avaliação. *elloso (2014) re*orda </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> impor*ante </line>
<line> pa*el da aval*a*ã*, em </line>
<line> q*a*quer **apa educ*cio*al, pois esta ta**o fornece *m </line>
</par>
<par>
<line> feedback </line>
<line> ao aluno </line>
<line> de seu próprio </line>
<line> d*sempenho </line>
<line> quanto </line>
<line> dá ao professo* </line>
<line> u*a clara </line>
<line> noção da </line>
</par>
<par>
<line> efetivi*ad* *e sua metodol*g*a. </line>
</par>
<par>
<line> Igualmente Carmo (2017) enfatiza a importância do papel </line>
<line> doc*nte no EJA </line>
</par>
<par>
<line> co*s*derando o co**exto av*liat*v*. * professor que tra*alha ne*sa modalida*e </line>
<line> *rec*sa ter </line>
</par>
<par>
<line> ci*nc*a das caracterís*ica* d* *ú*lic* ***ndido e entend*r *uas necessidade* sem ser </line>
<line> complace*te *om ela* e*quanto desculpa* para não apre*de*. *m papel complexo, p*rtanto, a </line>
<line> aval*ação não pode *er usada de form* taxativa ou mera*ente mecânic* para *t*ibuir *ma </line>
</par>
<par>
<line> nota, ela *recisa dar um real *etorno da situ**ão *o alu*o </line>
<line> de forma que ele </line>
<line> *ompreenda </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sinta-se mo**vado a ap*ender. </line>
</par>
<par>
<line> A* questõ*s trazidas a este ponto da d*scussão at*nt*m para fatos conc*etos *ue dizem </line>
<line> respeito à postur* d*ce*** em sala *e aul*. Como esse professo* at*ante no EJA s* c*locará </line>
<line> diante de seus alun*s, que meto*ol**ia* e*pregará e como a*a*ia*á * o centro da questão. A </line>
<line> diferença entr* um process* avaliat**o que massif*ca, e*clui e *romov* a perpetuação de um </line>
<line> ciclo d* explor*çã* da classe popular e * avaliação que de*perta o sujeito para sua r*alidade </line>
<line> histórica, é que o col*c* a frente como const*u*ão *o próp*io destino. </line>
</par>
<par>
<line> É aqui que </line>
<line> a Ped*gogia Libertadora *e *aulo *r*ire toma forma *oncreta * se </line>
</par>
<par>
<line> apre*enta e*q*anto concepçã* de *m* aval*ação que promov* uma *onscientiz*ção do s*j*ito </line>
<line> qua*to * su* própria re*l*dade, b*m *o*o a re*l sit*ação d* mund* que o cerca, faze*do co* </line>
</par>
<par>
<line> que *le </line>
<line> perce*a as *ausas *ue o l*var** a estar ali, * o *ue se esconde por trás de*sa </line>
</par>
<par>
<line> necessida** de </line>
<line> qualif*cação para *ob*eviver todo cu*t*. Em su*a, a r*alidade do qua*ro a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esina, *. 16, n. *, *rt. 7, *. 129-148, mar./abr. 2019 </line>
<line> www4.fs**et.com.br/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Olhar Crí*ico Sobre a E*uc*ç** de Jov*ns e A*ultos no Brasi*: O Processo Avaliativo </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> s*cioecon*mico brasileiro torna-se uma crit*cid*de de que uma educa*ão vol**da u**camente </line>
<line> para a qualificação p*ofis*ional não pode fornece*. </line>
<line> 5 *ONSIDERAÇ*ES FI*AI* </line>
</par>
<par>
<line> A realiz*ç*o desse art*go *emon*tra </line>
<line> d* f**ma bre**, mas enfática, a reali*ade *a </line>
</par>
<par>
<line> situação do EJ* no Brasil, e a relevânc*a do processo avali*tivo nessa *odal*dad*. No qu* </line>
<line> concern* à traj*tór*a hi*tórica da edu*ação ** jove*s e a*ultos, a pr*nci**l constatação </line>
<line> assenta-*e no fato de *ue t*l moda*ida*e *e e*sino sempre *oi neglige*ciada *elos g*vernos </line>
<line> brasileiros e *esm* quando campanhas foram f*it*s em s*u f*vor, por *rás de*as s* es**ndiam </line>
<line> intenções que visav*m aten*e* a*s objetivos *retendidos por uma *lite domi*ante na pol*tica e </line>
<line> **onomi* do pa*s. Esse qu*dr* perdura *té hoj* e m***as pess*as não *e dão conta d* que está </line>
<line> acontecendo, *u estã* tão imersas *m suas preoc*pações cotidianas que não o pe*ceb*m. </line>
<line> O EJA carrega em *i duas cara*terística* marcantes: pr*meiramente, as *esso*s que ali </line>
</par>
<par>
<line> *stão o fazem porque </line>
<line> nã* pud*ram ingr*ssar na escola ou completar os estudo* quando </line>
</par>
<par>
<line> deviam ter fei** is*o. E *or tr*s desse fato, encontra-se uma crue* realid*d* de quem tev* de </line>
</par>
<par>
<line> deixar </line>
<line> os estudos para t*a*alhar e atender às necessidades *ási*as d* sobrev*vência; em </line>
</par>
<par>
<line> s*gundo, e*sas p**soas, em sua grande *aioria, *oltam a es*udar pela *e*ma **zão, pre**sa* </line>
<line> adqu*rir conh*cimento para estar bem *u*lifica*os para um mercado d* trabalho em que as </line>
</par>
<par>
<line> exigências a*me*tam constantemente. Por tudo i*so, pode-se perc*ber a realid*de </line>
<line> *a clas*e </line>
</par>
<par>
<line> popular brasileira e sua c*nseq*ent* mar*inalização *ocial. </line>
</par>
<par>
<line> A realidade do quadro socia* brasi*eiro s*mpre fo* m*rcad* pelas contradiç*es e**re </line>
<line> c*asse*, e a educação *or *uit* tempo permaneceu *omo um direit* de *oucos. Em um p*ís </line>
<line> f*rma*o como colônia de explor*ção as*entada *a *rá*ica escravagista, as lacun*s ent*e *ico* </line>
<line> e p*bres se*pre f*ram muitas e, ne*te jogo de poder, a classe po**lar se**re *steve * mercê </line>
</par>
<par>
<line> dos interesses de uma pequena </line>
<line> par*ela ma*s a*astada da *opulação. A pe*spectiv* da </line>
</par>
<par>
<line> educa*ã* li*er*adora fomentad* por Pau** Freire dei*a cla** que a educação nu*c* foi ne**ra, </line>
</par>
<par>
<line> e mesmo hoje *m pleno séc*lo X*I ela não *. Entre idas e vindas de lutas pel* melhoria o </line>
<line> educac*onal *uito **nd* prec**a s*r feito e esclar*cido para que n*sso pa*s l*gre impla**ar *m </line>
<line> mode*o *e e*sin* menos excludente e investir na educação o* recursos * a vont*de q*e são </line>
<line> n*ce*sários para s*a qualid*de e acesso democrát*co. </line>
<line> Adema*s, a formaç*o do*ente enfr*nt* inúmeros problemas no *rasil. A preocupação </line>
<line> c*m a *ualifica*ão profissional do prof*ssor * histo*icam**te recente *uando consideramos *s </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 16, n. 2, a*t. 7, *. *29-148, mar./a*r. 2019 www4.fs*net.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. S. Cru*, L. O. Jimenes </line>
<line> *46 </line>
</par>
<par>
<line> séculos de existência da nação bra*ileira, * a forma como a educa*ão f*i tratad* no país desde </line>
<line> seus *rimór*ios. É esse*cial que os *u*sos de f*r*ação ** professores já exis*e*tes sejam </line>
</par>
<par>
<line> ref*rmulados para s* ade*u*rem a* atendimento *as demandas </line>
<line> *duca*ionais vigen*es. Ao </line>
</par>
<par>
<line> *asso qu* os cursos que porventura forem abe*t*s *á sejam i*plan*a*o* *ons*der**do es*a </line>
<line> perspec**va. Para os profe*sore* que já atuam e *ão tiveram a oportunid*de de contemplar sua </line>
</par>
<par>
<line> *raduação, e*ses n*vos conhecimentos neces*ár*os, a b*s** por uma *or**çã* </line>
<line> continuada </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> impresc*nd*vel. </line>
</par>
<par>
<line> A EJA dev* ser tratada como o que e*a *: *ma modalida*e ed*c*cional, não como </line>
</par>
<par>
<line> m*ra co*pensaç*o, filant*opia e ou ape*as </line>
<line> qualificaçã* p*o**ssi*n*l. A av*liação som*nte </line>
</par>
<par>
<line> *lçar* o </line>
<line> pata*ar de re*e*ância *m *ue *eve f*gurar no processo de en*ino </line>
<line> aprendiza*em se </line>
</par>
<par>
<line> este* conce*tos f*rem levado* em consi*er***o. Em tudo is*o rep*nsa* o *urrículo e*c**ar da </line>
</par>
<par>
<line> EJA é fund*men*al. Os professore* </line>
<line> precisam estar aptos a promover </line>
<line> a n*cessária </line>
</par>
<par>
<line> ***or*ulação, poi* é atra*és do currículo **e se estab*lece com* os *onteúdo* educ*ci*n*is </line>
</par>
<par>
<line> ser** apresen*ados e *r*tados </line>
<line> no *oti*iano da sala d* au*a, incluso a fo*m* c*mo se </line>
<line> dará o </line>
</par>
<par>
<line> processo avaliativ*. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> av*lia*ã* assume um caráter *undamental. </line>
<line> *endo </line>
<line> par*e imprescindí*e* d* tod* </line>
</par>
<par>
<line> pro*e*s* pedagógico, ela contem*la uma </line>
<line> **p*a *erspe***va: esta*elece os </line>
<line> critér**s que </line>
</par>
<par>
<line> permi**m </line>
<line> a**l*ar o quanto o alun* aprende*, *, portanto, e**ciência do en*ino tran*mitido, a </line>
</par>
<par>
<line> ao mesmo tempo </line>
<line> ofer*c* </line>
<line> ao </line>
<line> docente * noção da rea*idade *rática *e *uas me*odolo*ias; em </line>
</par>
<par>
<line> *uma, é um process* que tem *anta rel*v*n*ia para do**n*es q*a*t* *ara **unos. Em qualquer </line>
<line> e**pa d* educa*ão avaliar é *ec*ssá*io, * *eve ser feito de fo*ma cuidados*, consi*erando os </line>
</par>
<par>
<line> objetivos </line>
<line> pretendido*. No EJA * *roces*o av*liativo não *od* deixar de </line>
<line> considerar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> real*dade </line>
<line> dos alunos que ali *requ*nta*; são p*sso*s que, embo*a não </line>
<line> dispo*ham </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conheci*en*os acadêmicos, </line>
<line> possuem já </line>
<line> uma *agage* </line>
<line> de *aberes significati*os oriundos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sua própri* exp*riência *e vida. São, por**nto, pessoas plenament* *apazes d* apren*er, sobre </line>
<line> *s q*ais não de** pesar a pena, mas s*m o se**imento de que lhes de*e ser devolvido aqu*lo a </line>
<line> quem têm ***eito: uma educação c*í*ica, de qual*dade, e libertad*ra. </line>
</par>
<par>
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<line> 12/ 11/ **18. </line>
</par>
<par>
<line> Como Referenc*ar este Artig*, con*orme ABNT: </line>
<line> CR*Z, A. C. S; JI**NES, L. O. Um Olhar Crí*ico Sobre a Educaç*o de *ov*ns * **ultos no Brasil: </line>
<line> O Processo Avaliat*vo. Re*. FSA, T*resina, v.*6, *. 2, art. 7, p. 129-148, *ar/a*r. 20*9. </line>
</par>
<par>
<line> Con*r*bui*ã* **s Autores </line>
<line> A. *. S. Cruz </line>
<line> L. O. *im*nes </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e *l**ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* e i*terpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elaboração do rascu*ho ou *a rev**ão críti*a do *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *ar*icipação na apr*vação da ve***o final do manus*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres**a, v. 1*, n. 2, art. 7, p. 129-148, m**./abr. 2*19 </line>
<line> w*w*.fsane*.***.br/revista </line>
</par>
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