Orientação Profissional com Jovens em Vulnerabilidade Social: Uma Revisão Teórica / Professional Orientation with Young People in Social Vulnerability: A Theoretical Revision

Natalia Fernandes Teixeira Alves, Rafaelly Naira da Silva, Marília Maia Lincoln Barreira, Terezinha Teixeira Joca

Resumo


A presente pesquisa apresenta uma revisão teórica sobre a orientação profissional (OP), tendo em vista sua aplicabilidade em adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, a partir da análise de estudos em português e espanhol.  O objetivo é compreender como a OP tem atuado com adolescentes e jovens de classes sociais minoritárias. Neste sentido, essa prática foi analisada mediante três categorias: Conflitos de interesse – a importância da OP com grupos minoritários; O papel do projeto de vida na escolha profissional; A escola pública como espaço de atuação de orientadores profissionais. A análise dos dados foi orientada seguindo a ideia de que a teoria que fundamenta este artigo tem evidenciado a importância e a necessidade da OP com estes jovens e adolescentes, de modo a considerar, de forma abrangente, as condições sociais que são importantes e influenciam suas escolhas. Nesse cenário, é preciso ter consciência o movimento social e os sentidos que permeiam as condições subjetivas dos sujeitos envolvidos. Finalmente, conclui-se que há uma necessidade de investimento, construção teórica e metodológica para o desenvolvimento e prática da orientação profissional nesse âmbito.

 

Palavras-chave: Orientação Profissional. Projeto de Vida. Vulnerabilidade Social. Adolescentes e Jovens.

 

ABSTRACT

The present research presents a theoretical review on professional orientation (OP), considering its applicability in adolescents and young people in situations of social vulnerability. This analysis was based on studies in Portuguese and Spanish. The objective is to understand how OP has worked with adolescents and young people from lower social classes. In this sense, this practice was analyzed through three categories: Conflict of interests - the importance of OP in minority groups; The role of life goals in choosing a professional career; Public school as a space for professional orientation. The analysis of the data was guided by the idea that the theory behind this article has evidenced the importance and necessity of OP for these young people and adolescents, taking into consideration the social conditions that influence their choices. In this scenario, it is necessary to be aware of the social movements and the senses that permeate the subjective conditions in which the subjects are involved. Finally, it was concluded that there is a need for investment in theoretical and methodological construction for the development and practice of professional orientation in this field.

 

Keyword: Professional Orientation. Life Project. Social Vulnerability. Adolescents and Young People.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.3.13

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