<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 13, p. 249-264, *a*./ju*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.13 </line>
</par>
<par>
<line> Orientação Profissional com *o*ens em Vul*er*bilid**e Social: Uma Re**são Teórica </line>
<line> *rofessiona* Orie*t*tion with *oung People i* *ocia* Vulnerab*lit*: A Theo*e*ical Re*ision </line>
</par>
<par>
<line> Natalia Ferna*de* Teixeira Alves </line>
<line> ***trado em p*icologia pela U*iversida*e de Fortale*a </line>
<line> Graduação em Ps*co*ogia pela Unive*sidade de *or*aleza </line>
<line> E-m**l: natal*af*a_@hotmail.co* </line>
<line> R**aelly Na*ra da Silva </line>
<line> Mestr*d* em Psicol*gia pela Uni*ersidade de Forta*eza </line>
<line> *raduação em P*ico*og*a pel* Universi*ad* d* Fortalez* </line>
<line> E-ma*l: rafaellynai*a@hotmail.com </line>
<line> Marília Maia Linc*ln Barreira </line>
<line> Dou*o*a*o *m P*icol*gia **la Universidade *e *orta*eza </line>
<line> Mestra *m Psicol**i* pela Universidade de Fo*talez* </line>
<line> P*ofessora: **i*olo*ia Unina*sau Fortal**a </line>
<line> E-mail: m*riliam*barreira@*mail.*om </line>
<line> Terezi*ha Teixe*ra Joc* </line>
<line> Doutora e* *sicologi* Social pela Un*ver*i*ade Autónoma de Lisb*a </line>
<line> *rofess*ra e Coo**enado*a do Programa de Apoio *sicop**agógico da Universidade *e Fortal*za </line>
<line> E-mail: terezinhajoca@u*ifor.b* </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Na*alia Fern*nde* T*ixe*ra Alves Av. </line>
</par>
<par>
<line> Vi*conde do Rio Branco, 35*5. Fortale*a/CE *r*sil. </line>
<line> Ed*tor-Chefe: Dr. Tonny Ke*ley de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> **dereço: *afael*y Nair* d* Silv* </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Av. Pomp*lio *omes, 127 - Passar*. Fortaleza/CE, </line>
</par>
<par>
<line> Bra*i*. </line>
<line> *rt*go recebi*o em 22/11/201*. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Marí*ia Maia Lincoln Barreira </line>
<line> rec*bi*a e* 11/12/2018. Aprovado em 12/12/20*8. </line>
</par>
<par>
<line> Rua M*nse*hor Catão 1170 ap 1300. Fort*leza/CE </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Bra*il. </row>
<row> E*dereço: Te*ezinha Teixeira Joca </row>
<row> Univers*dade de Fo**aleza - Av. Washigton Soares,132* </row>
<row> - S**a N *2 - Edson Q**iro* - CE*: 6**11-905, </row>
<row> For*aleza/*E </row>
</column>
<column>
<row> Avalia*o pelo siste*a *riple R*view: Desk Review a) </row>
<row> pelo Ed*t*r-*hefe; e b) Doub*e Blind Review </row>
<row> (a*a**a*ã* *ega por dois a*aliadores da área). </row>
<row> *ev*são: G*amatica*, Normativ* e de For*atação </row>
</column>
</par>
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<page>
<par>
<line> N. F. T. Alves, R. N. Silva, M. M. L. Barreira, *. *. Joca </line>
<line> 250 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> * presente pesquisa apres*n*a uma rev*são teóri*a *o*re a </line>
<line> orientação profissional (*P), </line>
</par>
<par>
<line> tendo e* v*sta sua aplicabilid*de em ad*l*scentes e jovens em situa*ão d* vulnerabi*id*de </line>
</par>
<par>
<line> social, a *artir da an*lise de *s*ud** </line>
<line> em p*r*u**ês e esp*nho*. O **jet*vo é </line>
<line> *o*pree*der </line>
</par>
<par>
<line> c*mo a OP tem a*u**o com </line>
<line> ad*lesce*tes e jo**n* de classes *ociais minoritárias. Nes*e </line>
</par>
<par>
<line> sentido, </line>
<line> essa prática foi analisa*a mediante </line>
<line> três categorias: *onflitos de interesse - </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importân*ia da O* com </line>
<line> grupos minoritár*os; O papel *o </line>
<line> pr*jeto d* v*da na *scolha </line>
</par>
<par>
<line> profissional; A **col* pública co*o espaço </line>
<line> de at*ação de orientadores profissionais. A </line>
</par>
<par>
<line> **álise dos dados fo* orientada seguindo * ideia *e que a teoria que f*ndamenta este artigo </line>
</par>
<par>
<line> tem evid*nciado * imp*rtância e </line>
<line> a necessidad* da OP co* estes jove*s e adolesc*ntes, *e </line>
</par>
<par>
<line> m od* </line>
<line> a cons*derar, </line>
<line> de forma abrange*te, as </line>
<line> condições soc*ai* que são impor*antes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> influenciam *uas escolha*. Nesse cenário, * preciso ter co*sciência o movimen** social e os </line>
</par>
<par>
<line> se*tidos </line>
<line> que per*eiam as </line>
<line> condições sub*e*ivas d*s </line>
<line> *ujeitos envolvidos. F*nalmente, </line>
</par>
<par>
<line> *onclui-se que há um* nec*s**dade de investi*ento, c*nstrução *eórica * metodológica para </line>
<line> o de*en*o*vim*nto e prát*ca da orientação *ro*issi*nal nesse âm*it*. </line>
<line> Pala*ras-chav*: Or*entação Profis**onal. Pro**to de Vida. Vuln*r*bilidade S*cia*. </line>
<line> Ad**escentes e Joven*. </line>
<line> A*STRACT </line>
</par>
<par>
<line> The present resea*ch presents * </line>
<line> theoretical *eview on *rofession*l o*ien*ation (*P), </line>
</par>
<par>
<line> considerin* its ap*licability in adol*scen*s a*d yo*ng people in *ituati*ns of *o*ial </line>
<line> vulnera*i*it*. T*is an*lysis was *ased on st*dies in *ortugues* and Spanish. The object*ve is </line>
</par>
<par>
<line> to und*rstand h*w OP has worked with </line>
<line> ado**scents and y*ung peop*e from lower </line>
<line> social </line>
</par>
<par>
<line> classes. In this s*nse, this pr*ctice **s a*alyzed throug* three c***gorie*: Conflic* of interests </line>
<line> - the i*port*n*e of OP i* m*no*ity *roup*; T*e role of life goals in choosing a *rofessional </line>
<line> c**eer; Public schoo* as a space fo* pro*essio**l *rientatio*. The analy*is of the data wa* </line>
<line> gu*ded by the idea that the the*ry b*hind th*s article ha* evidenced **e impor*ance and </line>
</par>
<par>
<line> *ecess*ty of OP for these young people a*d adol**cents, takin* into </line>
<line> c*n***e*a*ion t*e *ocial </line>
</par>
<par>
<line> *onditions t*at i*fl**nce their c*oices. In </line>
<line> this scenario, it is </line>
<line> nec*ss*ry *o be aware of the </line>
</par>
<par>
<line> social movem*nts and the s*nses that permeate th* s*bj*cti*e conditio*s i* whi*h **e subjects </line>
</par>
<par>
<line> are *n*olved. Finally, </line>
<line> it was *oncluded that there *s a *e*d for in*est*ent in the**et*c*l </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> metho*o*ogical construct*on f** *** develo*ment </line>
<line> and practice of pr*fessional orientation in </line>
</par>
<par>
<line> this field. </line>
</par>
<par>
<line> K**word: Profe**i*nal Ori*ntation. *if* Pro*e**. Socia* V*lnerab**ity. Adoles*ents </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> Young People. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere**na, *. 1*, n. 3, a*t. 13, p. 249-264, mai./ju*. 2019 </line>
<line> www4.*sane*.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Orientação *rofissiona* com Jovens *m Vu*ne*a*il*dade Social: Uma **v*são Teórica </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> 1 **TRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> Ent*nde-*e que Or*enta**o *rofission** (OP) é o p**cesso em </line>
<line> que o sujeit* tem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> po*si*ilidade d* aprofundar-se e* questões r*ferentes à c*n*tr*ção *e sua ide*tida*e </line>
</par>
<par>
<line> profission**. P**tanto, p*ssa ser um auxílio *m rela*ão à *ua escolha *rofis*i*na*, *ue a </line>
</par>
<par>
<line> a*range conhecimento d*s </line>
<line> pr*fissões, </line>
<line> orien*a*ão s*bre m**cado de tra*alho, b** como </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *onstruç*o *e s*u *rojeto de vida, envol*endo, ainda, aspec**s *efer*nt*s à a*os*ntadoria </line>
<line> (LE*EN*US; *010; SO*RES, ***9; SILVA; L*SSANCE; SOA*ES, 2*04). Assim, </line>
<line> Noronha, Santos e Sisto (2010) corrobora* traz*ndo que a OP oferece condiçõe* e estratégias </line>
<line> de refl*xão que almejam facil*tar a bus*a e a construção da *de**idade p*o*issio*al. </line>
<line> Dest*rte, desd* o e*t*s*asmo *or algum* pro*i*são a*é o momento da esc*lha </line>
<line> profissio*al, di**rent** h*bil**ades pa*s*m a ser t*abalhadas no dec*rr*r do *ro*esso *e O*. </line>
</par>
<par>
<line> Isso porque as orientações dada* per**t*am a possibilid*d* para que e**olha de a </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> prof*ssão se real*ze da melhor for** possív*l, t*n*o </line>
<line> em v*sta a </line>
<line> de*is*o *ais ade*uada </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> aquele s*jeito, n**uele mo**nto. </line>
</par>
<par>
<line> C*m isto, a lit*r*tura dem*nstra que f*i no iníci* do* anos 80 qu* os profi*sion*i* </line>
<line> c*meçaram * perceber a *eces*idade de ampliação de estudos * atuação de a*or*age*s em </line>
<line> *rientaçã* profi*sion*l. Para tanto, orientadores profiss*o*ais foram con*ocados a uma prát*ca </line>
<line> que **ende*se às necessida*es d* difer**tes grupos da popu*açã*, que não **enas jovens </line>
<line> *indos de co*dições sociai* p*ivilegiada* (IVA*I**; YOSHIDA, *010; SOARES, 1999). De </line>
<line> *odo a abran*er a a*ua*ão d*ssa área, com v*sta * *ive*sidade social e*istent*. Ness* âmbit*, </line>
</par>
<par>
<line> t**na-se imprescindível </line>
<line> que o orientador prof*ssional s* apropri* de te*rias e </line>
<line> téc*i*as q*e </line>
</par>
<par>
<line> possibi*item es*e t*abal** com *ovens de dif*rent*s g**pos so*i*is, consid*ra*do o </line>
<line> contexto </line>
</par>
<par>
<line> em que estes estão inseridos. </line>
</par>
<par>
<line> Ass**, n*ta-se, a par*i* da li*eratura, que o traba*ho de orienta*ão pr*f*ssi**a*, com o </line>
<line> decorrer d** an*s, passou a **n*ar *s*aço de te*ria * p*áti*a em o*tros vie*es. O co*texto da </line>
<line> reorientaçã* profissional *om pesso*s que se encon*ram exerc*ndo ativ*dade pr**issional </line>
</par>
<par>
<line> insat*sfa*ória, ou que *ão conseguirem s* colocar no m*rcado, * *m exemplo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> possibilidades de atuação para além da ori**taçã* no c*nte*to pré-vestibular (ARAÚJO; </line>
<line> SAR*IERA, 2*04). Outras possibilidades que têm ti*o de*ta*ue s*o pr*ticas vo*tadas para a </line>
<line> orie**ação ** *rocess* de aposentad**ia, *onsiderand* a adaptação * esta condição, e * quem </line>
<line> deseja vol*ar ao merca*o de t*abalho (IVATIU*; YOSHIDA, 2*10). </line>
<line> A *tuação em OP *ambém tem s*do importante n* percurs* de a*xiliar profissiona*s na </line>
<line> esc*lh* *e o*tra pro*is*ão sem necess*ria*ente ter que passar **r um processo de inse*çã* de </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. *3, p. 249-26*, ma*./jun. 2019 www4.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. F. T. Alves, R. N. Silv*, M. M. L. Ba*rei*a, *. T. Joc* </line>
<line> *52 </line>
</par>
<par>
<line> nív*l *ni*ersitário (I**TIUK; AMARAL, 2007). Ness* ín*erim, pesquisas també* e*tão </line>
<line> sendo desenvolvi**s *o* o objeto d* *uxili*r na inserção p*of*ssional *e pessoas c*m </line>
<line> def*ciência ou com doenças crônicas (CLEMENTE, 2008). </line>
<line> De tal mo*o, s*o evi*entes, *a *tualida*e, a* distintas áreas e *ossibi**dades de </line>
<line> atuação *o *ue con*erne à prátic* da orienta*ão pro*issiona*, contudo, ainda hoj*, pre*a*ec* </line>
</par>
<par>
<line> um a </line>
<line> prática *a*s voltad* para pessoas </line>
<line> que estã* em processo de primeira *sc*lha *e </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissão. O o*jetivo pr*meir* é ingressar no ensino *upe*ior, onde se tem jove*s d* classe </line>
</par>
<par>
<line> mé*ia * alta constituindo de form* major*tária, o </line>
<line> público alvo desta prática (*VATIUK; </line>
</par>
<par>
<line> YOSHID*, 2*10). </line>
</par>
<par>
<line> *unhados em tais c*nj*nturas so*ia*s, adolescente* e jov**s **e fazem parte de </line>
<line> grupos mino*itários, excluí*os e/ou estigmatizado pela soci*da*e, acabam *or não acessarem </line>
</par>
<par>
<line> processos de OP. *abe-se q*e ne*se cont**to, a *aixa e pr*c*ria </line>
<line> esc*la*ida*e, </line>
<line> bem como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *alta de *i*ec*ona*ento </line>
<line> de política* públicas (CASTR*, 2004; MANDELLI, SOARES; </line>
</par>
<par>
<line> LISB*A, *011), *ontrib*em p*ra li*itações *m suas tr*j*tórias em relação à </line>
<line> escolha </line>
</par>
<par>
<line> prof*ss*o*al, b*m como a inserçã* no mercado de *ra*a*ho (*POS*TO; C**RA*O, 2003). </line>
<line> Bas*ado *o que foi exposto, o o*jetivo deste artigo, é co**reender e *dentificar co*o </line>
</par>
<par>
<line> a o***ntação p*of*ssional tem atuado *om adol*scentes e j*ven* em s*tu*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> v*lner*bilidade social. </line>
</par>
<par>
<line> 2 *ETODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O estudo *onsist* em uma *evisão Teórica. Para a *ealização desse tipo de pesq*isa, o </line>
<line> pesq*isador se concent*a nas teorias *ue e*ist*m so*re o assunt* *roposto, a fim d* "trazer e </line>
</par>
<par>
<line> relacionar est*dos ao diál**o ma*or e cont*nuo do que s* </line>
<line> pr*põe a di*cutir" (C*ESWELL, </line>
</par>
<par>
<line> 2010, p. 51). A par*ir disso, as busc*s e aná*i**s f*ram *eita* *m portais de peri*dic**, como o </line>
</par>
<par>
<line> Google Acadêmico, e o banco da CA*ES, de dissertação e *ese, </line>
<line> além de b*scas diret*s nas </line>
</par>
<par>
<line> princip*i* revistas *e pub**cação *a *rea da *rientação profissiona*, c*m* * **vist* Brasileira </line>
<line> de Orie*tação P*of*ssional (RBOP). A pesq*isa s* d*u a partir de estudos em po*tu*uês e em </line>
<line> e*pa**ol, c*jas palavras chaves uti*izad*s *oram: "orientação prof*ssion*l"; "esc*lha </line>
<line> profiss*o*al"; "**ojet* de v*da"; "orientación profesional"; "elección *rofe*ional". Os livr*s, </line>
<line> arti*os, teses e diss**ta*ões, encontrad*s com base em tai* palavras chave, foram selec*onad** </line>
</par>
<par>
<line> e lidos, mas, primeiramente, er*m *ido* somen*e os resumos para verifi*ar se aten*iam </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a, v. 16, n. 3, art. *3, p. 249-264, mai./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Orientação Prof*ssional com Jovens em Vu*nerabilidade Social: U*a Revi*ão Teórica </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> o*j***vo d*ste *studo. Aq*eles que se encaixavam ao objetivo exposto foram *id*s </line>
<line> detalhadamente. </line>
</par>
<par>
<line> Após * le*tura, observou-se a existênci* *e três c****o*ias </line>
<line> de *n*lis*, </line>
<line> que serão </line>
</par>
<par>
<line> apr**undadas n* decorr*r deste *rt*go. São elas: 1) Co*flito de Interesses - A Pr*tica d* OP </line>
<line> *om grupos minori*ários; 2) O *a*el do P*ojeto de Vida na *scolha Profissional; 3) A Escola </line>
<line> Públi*a com* Espa*o de At*açã* de Orientad*res Prof*ss*onais. </line>
<line> 3 RESULTADOS E *ISCUSSÃO </line>
<line> 3.1 Conflitos de *nte**sse - A import*nci* da OP *om *r*p*s mi*o*itários </line>
</par>
<par>
<line> A Ori*ntação Profi**ional *or m**to tempo fic*u restrit* ao atendimento </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> popul*ções d* renda mais alta, auxiliando *q**les que po*em pag*r por ser*iços *r*vados na </line>
<line> área (AGUIAR; BOCK; OZE*LA, ***0). Há tempos, Lisboa (20*2) relatou que, quando *e </line>
</par>
<par>
<line> *ferece a *P como p*ssibi*i**de *iante de *scolha*, esta </line>
<line> é, </line>
<line> quase s*mpre, ***esenta*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sujeitos das cla*ses médi* e alta, aqueles s*cialm*n** mais privilegia*os. </line>
</par>
<par>
<line> Ao s* </line>
<line> a*alisar essa sit*ação, é p*ssível pe*ceber que a prátic* elitista e excludente </line>
</par>
<par>
<line> acab* por ser introjetada e reafi*mada por muitos *rofiss*onais. L*go s*as vivências </line>
</par>
<par>
<line> p*ofis*i*nais, mui*as vezes, sua atuação </line>
<line> e*t* </line>
<line> mais vo*tada *ar* adolescentes e j*vens, </line>
</par>
<par>
<line> provenientes *e clas*es socia*me*te mais favorecidas, qu* buscam </line>
<line> a*xili* p*ra ingre*sa em </line>
</par>
<par>
<line> c*rso* de graduação logo que s*e* </line>
<line> do *nsino méd*o (COS*A, </line>
<line> 2007; *ISBOA, 2002). Isto </line>
</par>
<par>
<line> pode ser o*se*vado partir *e *náli*es de a </line>
<line> t*ab*lho* apresentados (BONF*M; ESBROGEO; </line>
</par>
<par>
<line> SOARES, *003; RIBEIRO, </line>
<line> 20*3; SOUZA, MENANDRO, *ERTOLLO; ROLKE, *0*9) </line>
</par>
<par>
<line> sobre a produç*o científic* na á*ea. Sob essa *ersp**tiva, Teixeira, Lassance, S*lva e Barda*i, </line>
</par>
<par>
<line> (2007), **aliz*ram um mapeame*to de pesquisa* </line>
<line> publicadas na Revista da Associa*ão </line>
</par>
<par>
<line> Brasileira d* Orientação Profissional (ABOP) e Revista Bras**eir* *e Orientação Profissi*na*, </line>
<line> *ntre *s períodos de 1997 a 2006. </line>
<line> Nesse percurso, foram analisados 85 artigos *e f*r*a qu*litativa e qua*t*tativa. Os </line>
<line> *rin*ipais resultados revelaram que, c*m o tempo, a proporção de estudo* empír*c*s *resceu </line>
</par>
<par>
<line> em r*la*ão aos teóricos. Enc*ntraram tam**m dados q*e </line>
<line> *omprovam a*nda é **cassas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> parceria e a *o*aboração </line>
<line> entre pesquisa*ore* </line>
<line> de diferentes centros de p*squi*as, tend* </line>
</par>
<par>
<line> conver*ência de publicações com predominância nas </line>
<line> regiões Sul e Sudeste (São *aulo, Rio </line>
</par>
<par>
<line> Grande do S*l e Sant* Ca*arina). *a** os *uto*es há uma predominância de trabal*os </line>
<line> co* </line>
</par>
<par>
<line> estudante* </line>
<line> de e*si*o *édio que visam auxílio na tra*etó*i* qu* marc* * in*resso </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> univ*rsid**e. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin* PI, *. 16, n. 3, a*t. 13, p. 249-264, mai./jun. 201* </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. F. T. Alves, R. *. Silva, M. M. L. Barreira, T. T. Joc* </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> Ne*ta pesquisa ainda foi p*ssível id*ntificar u* crescimento de estudos que ana*isam </line>
<line> * desen*olv*mento de carr**ra de uni*ers*tários e de adu*tos na Revista B*asileira de </line>
<line> O*ientaç*o Profis**onal. Além *isso, público divers*s com* pe*s*as co* ne*essidades </line>
<line> educat*vas esp**iais * adoles**ntes em situaçã* de *uln*ra*ilid*de, p*r ex*mplo, têm s*do </line>
</par>
<par>
<line> c*ntemplados na* pub*icações, </line>
<line> espec*al*ente nas mais at*ais. Concl*em, portanto, "q*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> orientação pr*fissional no Brasi* parec* estar fazendo u* esforço para amplia* *eus foc*s de </line>
</par>
<par>
<line> i**ervenção c*ntri*uir *ara o e </line>
<line> *ntendimen*o da* rel*ções homem-trabalho *m *ife*ent** </line>
</par>
<par>
<line> etap*s e *ont*xtos de vid*" (TEI*EIRA e* *l., 2007. *.34). </line>
<line> Mais tard*, Noron*a et a*. (2**4) apresentaram u** *esqu*sa que obj**ivava anal*sar e </line>
</par>
<par>
<line> sistematizar *s prod*çõ*s *ientíf*c** realizad*s no perío*o de 2007 a </line>
<line> 2*11 na Revista </line>
</par>
<par>
<line> Brasileira de O*ienta*ão Profis**onal. F*ra* encontrados 68 art*gos a*rupa*os em empíric*s </line>
<line> e *eóricos. Os princi*ais resultados co**oboram os estudos d* Teixeir* e cola*oradores (*007), </line>
<line> em que há uma *oncentração de **tores da regiã* Sul e *u**ste *o *r**il; a*ém d* **a maior </line>
<line> concentr*ção de publicações de na**reza empírica. O* adolescente* são ainda * públic* mais </line>
<line> pesqui*ado. </line>
<line> Para Bock (2010) a práti*a de Orientaç** Profissional tem atin*ido com mais </line>
</par>
<par>
<line> intensidade *s ca**das méd*as e </line>
<line> altas da populaç*o brasileira </line>
<line> porque, tra*icionalmente, s*o </line>
</par>
<par>
<line> es*as </line>
<line> as cl*sses que chegam *o **sino </line>
<line> univer*itário. A questão é que *overnos Federal, </line>
</par>
<par>
<line> Estaduais e Municipais ainda nã* a*entaram para a i*portância do **m* co*o uma **rma de </line>
<line> melhorar a educ*çã* de adolescentes e jovens e* situ*ção de vulne*abilid*d* (SOUZA et al., </line>
<line> 2009). Portanto, há um *ra*de estímulo p*ra * a*mento de e*colaridade c** a aber**r* de </line>
</par>
<par>
<line> novas esco*as técnicas de nível médi* e *poi* para a **tenção de títulos </line>
<line> de nível supe*ior, </line>
</par>
<par>
<line> *as não *e pen*ou com* *s *dolescentes e jovens de baixa renda es*o*hem seus c*minho* e </line>
<line> *omo é pos*í*el auxili*-los nessa em*reitada. (S*BROSA et a*., 2015). </line>
<line> Nesse sentido, po*e-se ****rvar, seg*ndo Melo-Silv* e Ja*qu*min (2001) que a partir </line>
</par>
<par>
<line> d* contr**uição de Silvio Bock (1986), esp*cificamente, com enfoque ** teoria *ócio- o </line>
</par>
<par>
<line> H**t*r*ca, iniciou-se </line>
<line> *studos e *rabal*o* so*r* a </line>
<line> escolh* </line>
<line> *rofissional co*o u* process* que </line>
</par>
<par>
<line> deve acontecer pelo posi*ion*mento *r*ti*o sobre o context* s*cial. Nesse *ercurso </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ori**tador p*ofissio*** facilita ess* p**ces**, mos*rando informaçõ*s e *stimulando *eflexões </line>
<line> para *ue o orientando esteja cie**e das in*l*ênc*as *o contexto social, e, diante di*so, o sujeito </line>
</par>
<par>
<line> possa transformar a *i * a realida*e social em *ue vive (BOCK, </line>
<line> 20*2; BOCK, </line>
<line> 2010; </line>
</par>
<par>
<line> P**SINI, 2008; NUNES, *009). </line>
</par>
<par>
<line> Isso é comple*en*ado m*is tarde </line>
<line> por Abade (2005) que </line>
<line> esc*e*eu </line>
<line> uma revisão </line>
</par>
<par>
<line> histórica </line>
<line> de artigos ci*ntífi*os sobre OP, e co*c**iu que escrito*es *omo, Si**i* Bock, Ana </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 16, n. 3, *rt. 13, p. 2**-264, *a*./jun. 2019 </line>
<line> www4.*san*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Orient**ão Profissional c*m Jovens em Vulne*abilidade So*ial: Uma *ev*são Teórica </line>
<line> *55 </line>
</par>
<par>
<line> Bo*k, bem como Jorge S*rr*eira configuraram </line>
<line> uma modal*dade de </line>
<line> *rientação profissional </line>
</par>
<par>
<line> baseada na Psicolog*a S*ci*l. Nesse momento, foi possível </line>
<line> constar que, a p*rtir desse* </line>
</par>
<par>
<line> teóric**, tecnicidade desta prátic* pa*sou a ser quest*o*ada e *ep*nsada. Ass*m sendo, *sses </line>
<line> teórico* d*fendiam u** disc*ssão na per*pectiva da *b*rdage* Sóc*o-Histórica, na qu*l o ser </line>
</par>
<par>
<line> huma*o </line>
<line> e sua subje*ivi*ade são considerados como históricos. Is*o te*do em vista o </line>
</par>
<par>
<line> movimento </line>
<line> apresentado pela soc*edade e pe*o *róprio </line>
<line> h*m*no </line>
<line> em sua* interações, p*rque </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rela**o sujeit*/s*cied*de é </line>
<line> entendid* de forma dial*tica, em q*e o sujeito se constrói ao </line>
</par>
<par>
<line> co*struir a sua reali*ade * vi*e e versa (VERIGUINE, B*SSO; SOA*ES, *01*; </line>
<line> OZ*LLA, </line>
</par>
<par>
<line> 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse percurso, Bock (*0*0) a*resenta *m capítulo sobre algun* est*dos *o*re OP </line>
</par>
<par>
<line> com popu*aç*o de baix* </line>
<line> renda, e* *ue apres*n*a </line>
<line> um panoram* geral de artigos publ**ados </line>
</par>
<par>
<line> nos últ*mos 7 anos, da da*a da pu*lic*ção do livro referente ao c*m*o da or*ent*ção </line>
<line> profissio*al p*ra classes me*os fav**eci*a* **cial * eco*o*icam*nte. A partir de ent*o, </line>
</par>
<par>
<line> perc*beu-se que </line>
<line> houve um fortalecimento da </line>
<line> área e </line>
<line> t*rnou-*e m*is robusta na te*ria e na </line>
</par>
<par>
<line> *rática. *oré*, ai*da são "escassos </line>
<line> os tr*balho* que investigam a escolha profissional *e </line>
</par>
<par>
<line> pessoas com baixa renda" (BOCK, 2*10 p.6*). </line>
<line> *ortanto, para que a relação do su*eito com o trabalho e suas distintas possibilidade* se </line>
<line> desenvolva *e form* ati*a e co**ci*nte, * *P, com um o*har socia* histórico e crítico, passa a </line>
</par>
<par>
<line> ser um elemento a mais nesse mo*ento de escol**. Toda*ia, o </line>
<line> discernim*nto de que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diversidade inclui di*erenç** de ordem so*ial, r*giona*, *tnic*, educacional e de gê*ero, cria a </line>
<line> pos*ibilidade de entender as repr***ntações e as**rações dos jovens em difer*n*es con*extos </line>
<line> (MA*DE*LI; SOARES; LISBOA, 2011). Pa*tindo-se desse cenário é possível *m </line>
<line> entendi*ento **erca das as dive*sas possibilidades que a orient*ção profis*ional tem de </line>
</par>
<par>
<line> auxili*r </line>
<line> na </line>
<line> elaboração, *o d**envolvimento * na escolha profissio*al de u*a pes*oa. Des*a </line>
</par>
<par>
<line> maneira, realizar um pr*j*to de vida tendo um </line>
<line> vié* de orientação profissional c*m </line>
</par>
<par>
<line> a*olescentes * jovens *e baixa renda, parece *er **a forma </line>
<line> de </line>
<line> *va*çar </line>
<line> e traba*har </line>
</par>
<par>
<line> po*sibilidades de escolhas c*m *ss* públi*o, p*ra além de su*s impossibilidad** soc*a*s. </line>
<line> 3.2 O papel *o pr*jeto de vida *a escolha profission*l </line>
<line> A i*eia de projet* de vid* t*m sido o foco de estudo *e mu*to pesquisadores, tanto no </line>
<line> Bra*il qu*nt* no exter*or, e este não * tema recente n* ps*col*gia (ABREU; A*EN*A*, </line>
</par>
<par>
<line> 2012; *ELLAZZANA-ZANON; FREITAS, 201*). Co* iss*, têm-s* d*stinta* definições </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> que é pro*eto de vi*a *ue, em sua ma**ria, acabam ent*elaçando-se comple*entando-se. * </line>
<line> Rev. **A, Teresina PI, v. 16, n. 3, art. 13, *. 249-264, m**./jun. 2019 w*w*.fs*net.com.*r/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. F. T. Alves, R. N. S*lva, M. M. L. Barreira, T. T. Joca </line>
<line> 256 </line>
</par>
<par>
<line> Cabe aqui r*ssa*tar algumas delas para *** </line>
<line> fiq*e cla*a a definição </line>
<line> qu* é *bo*dada nesse </line>
</par>
<par>
<line> estudo. </line>
</par>
<par>
<line> Para Catão (2001) o projeto de *i*a pode ser definido como a in*enção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tra*sfor*açã* da realidade, orientada p*r uma r*pres*ntação d* senti*o da mudanç*, em q** </line>
</par>
<par>
<line> são c*nsider*d*s a* c*ndiçõ*s rea*s na r*lação entre passado e p**sente *a *erspectiva </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> futuro. S*gundo Soare* (2002) o proj*to de vida, além de ser um pro*esso qu* int*gra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> int*rior d* su*eito, sua s*bjetividade e o*jetividade é, também, o *omen*o que fu*de o futuro </line>
<line> prev*sto e o passado relembrad*. "Pelo Pr**eto, s* con*trói para si um fu**ro desejado, </line>
<line> esperado" (p.76). </line>
<line> Manad*lli, So*r*s e Lisboa (2011) entendem **e projeto de v*da é uma categoria que </line>
</par>
<par>
<line> contempla a </line>
<line> dinâmica *ócio-Histó**ca e o moviment* de **nstrução das ide*tidades. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> *e*ti*o, f**ar </line>
<line> *ele é </line>
<line> *ize* das *árias p*ssib**idades </line>
<line> de *i* a s*r, portanto, ao t*rn*r-se </line>
</par>
<par>
<line> *uestionador * crítico, o jovem torna-se c*paz </line>
<line> de const*uir, de *orma </line>
<line> ativa e *e*lista, s*u </line>
</par>
<par>
<line> projeto de vida. S*n*o possível, a partir d* p*nto em q*e o adoles*ente e o jo*em to**am-s* </line>
</par>
<par>
<line> um *tor *o**al, criador de sua </line>
<line> p*ópria história e t*mbém </line>
<line> da histó*ia </line>
<line> cole*iva, tecend* *ua </line>
</par>
<par>
<line> identidade por meio de p*oces*os de *ubjet*vaçã*, consideração o soc*a* (GONÇALVES; </line>
<line> VI**RA-SILVA; MA*HA*O, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Deste m*do, e*t*nde-** que o p*ojeto de vida está associado a um* possibilida*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fu*u*o, *mplicando um mo*ime**o a*ravés da temporalidade (MANADEL*I; SOARES; </line>
</par>
<par>
<line> LISBOA, 2*11). Sobre esse as**cto, au*ores contem*or*neos entendem *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*tabele*imento de um proj*to *e vida é uma tar*fa da **ven*ude (DELL*ZZANA-ZAN*N; </line>
<line> FRE**AS, 2*16). Isso porque e*tá relacionad* *om o projet* de futuro do sujeito, perpassa*o </line>
<line> por c*nf*itos, *stereótip*s, pr*conceitos e *iscriminaç*es que foram se con*truindo *edian*e </line>
</par>
<par>
<line> a* *elações sociais * qu* *evem *er </line>
<line> trabalhado* *urante o proc*sso de escolha profis*ional </line>
</par>
<par>
<line> (*ERIGUIN*, BASSO; SOARE*, 2014; BOCK; *GUIAR, 199*). </line>
<line> Conforme Da*on, Me*on * Bron* (2003), pr*jet* *e vi*a *ão * uma fanta*ia o* </line>
<line> sonho de adol*scente; ele realmente existe e pode ser in*esti*ado. No entanto, construí-lo na </line>
</par>
<par>
<line> a*ual***de não é uma em*reitada simples, pois implica, </line>
<line> além de tudo, ter uma intenção, u* </line>
</par>
<par>
<line> alvo a alcan*ar e u* obje*i*o d* realizar algo (*ELLAZZANA-*ANON; F**ITAS, 2*16). </line>
<line> Man*elli, *oares e Lisboa (2011) escrev*ram u* artigo d* *evisão teórica sobre * </line>
<line> cate*oria proje*o d* vida aplicada à orien*ação profiss*ona* de jo*ens de classes soc*a*s menos </line>
</par>
<par>
<line> favorecidas a *arti* das concepç*es </line>
<line> da </line>
<line> psicolo**a Sócio-Histórica e da soci**ogi* voltadas </line>
</par>
<par>
<line> p*ra e*se públi*o. Partindo *a análise dess*s *studos, *oi *ossível concl*ir q*e p*o*et* o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vida au*ilia o jov*m </line>
<line> n* con*truçã* de *u* </line>
<line> escolha profissional, pois este, tend* </line>
<line> um* *aio* </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 13, p. *49-264, m*i./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Orienta*ão Profissional co* Jovens em Vulnera*ilidade So*i*l: Um* R*visão Teórica </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> aut*no*ia e *onsciência, s* con*tituir* *omo pro**g*nista de seu </line>
<line> processo de inserção </line>
</par>
<par>
<line> profissional, para * *onstrução *e seu *uturo. </line>
</par>
<par>
<line> O *rojeto de vida *trelado c*m a *sco**a profis*ional tr**a-se de um processo </line>
</par>
<par>
<line> continuo, c*mposto por uma sér*e de decisões feitas *o de*o*rer da vi*a (SOBROSA et </line>
<line> al., </line>
</par>
<par>
<line> 2015; FILOMENO, 2**2). * escol*a da f**ura profi*são a*ontece, geralme***, qu*ndo os </line>
</par>
<par>
<line> j*ve*s freq*entam ensino m*dio, o**e são des*fiados a defin*r, em **ena* u*a es*olha, o </line>
</par>
<par>
<line> uma opção </line>
<line> que integre ident*dad*, </line>
<line> pr*fi*são, for**ç** e *mpregabilidade (*OUTRIM; </line>
</par>
<par>
<line> CUNHA, 201*; B***O; *O*BELLO, 2*08; OLIV*IRA, PINTO; SOUZA, 200*; SOUZA, </line>
<line> 1997). To*av*a, ao refletir, o jovem começa a pen*ar seu projeto de vid* concomitantem*n*e </line>
</par>
<par>
<line> a* projeto </line>
<line> prof*ssional, </line>
<line> tendo em v*sta seus son*os, des*jos e idei**, </line>
<line> em conexão com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> r*alid*de p*ssível par* * m*mento e com a* perspecti*as d* f*tu*o (MANDELL*; *OARES; </line>
<line> L*SBOA, 201*). De*se modo, sua es*olha pas*a a s*r ca*acteriz*da pela busca de realizaç*o </line>
<line> pessoal e *ocial em cons*nâ*cia com * realidade na q*al est*r inse*id* (BO*K, 2010). </line>
<line> *ortanto, * *rojeto d* vida junto c*m a orientação profissi*na* torna-se *ma prá*ica </line>
<line> so*ial *apaz de es*imu*ar o jovem a *ens*r na c*n*tru*ã* *e s*u fut*r*, *or p*omover a b**ca </line>
<line> *obre si e de sua histó*i*, dando-se **nta de *ua con**ção presente, das opo*tunidades *uturas </line>
<line> e ex*gências do mund* do t**balho, relacionando-as com suas nece*si**des de, subsistê*cia, </line>
<line> co*sumo e oc*pações, é um p*ocesso de desenvolvimen** p*ssoal/soc*al. (MANDELLI, </line>
<line> S*ARES; LISBOA, 20*1; MARC*LINO, CATÃO; LIMA, 2009). *este se*t*do, a *rática </line>
<line> de orientação pr*fis*iona* junto ao *roje*o de *ida, c*m adolescentes e *ovens em situa*ão de </line>
</par>
<par>
<line> *ulnerabilid*d*, é vi*to mais </line>
<line> no </line>
<line> âmb*to *a </line>
<line> escola públic*, bem co** e* *NGs que têm </line>
</par>
<par>
<line> jovens c*mo público alvo e e* </line>
<line> curs*s pro*issionalizantes. Esse* espa*os, segundo essas </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sas, ganharam rel*v*ncia no âmb*to d* orien*açã* profiss*onal por d*versos </line>
<line> profissio*ais e estudantes (MELO-SI*VA, LE*L; FRACALOZZI, 201*; NORONHA, </line>
<line> SANTOS; SIST*, 2010). </line>
<line> 3.3 A esc*l* públic* como *spaço de *tuaçã* dos orientad*res pro*issiona*s </line>
<line> Sem desconsider*r as q*estõe* desafiadoras de *rabalhar com a**lescentes e joven* </line>
</par>
<par>
<line> em vulnerabilidade so*ial, a *sco*a é um agente importante no </line>
<line> processo de escolha </line>
</par>
<par>
<line> profissional, pois *la atua *omo uma </line>
<line> j*n*la pela qual esses sujei*os </line>
<line> *islumb*am o fut*ro </line>
</par>
<par>
<line> (COS*A, *007). Con**do, a escola pr*cisa ir al*m *essas co*dições, se </line>
<line> faz n*cessário que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**si*a P*, v. 16, n. 3, art. 13, p. 2**-264, mai./jun. 201* </line>
<line> www4.fs*net.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. F. T. Alves, R. N. Silva, M. M. *. Bar*eira, *. T. *oca </line>
<line> 2*8 </line>
</par>
<par>
<line> *es*nvolva a capaci*ade de compreender cada s**ei*o na sua si*gular*dad*, dialogando co* o </line>
<line> seu c*ntexto. </line>
<line> *est* modo, *ntende-se qu* a e*cola repr*se*ta um imp*rtante e*paço p*ra a*pliar as </line>
<line> pos*ibi*idad*s *e aprendizagem, oferecendo amb*entes positivos de en*ino-*prendizagem. </line>
</par>
<par>
<line> E*tes devem contribuir com c*ns*rução de relações a </line>
<line> af*tivas, solidárias e *ue acolham as </line>
</par>
<par>
<line> dife*e*ças. A escola p*ec*sa reconhece* su* potencialid*d* co*o ag*n** tr*nsform*dor </line>
<line> (C*STA, 2007). Por sua vez, Contini (20*2) e*emplific* es*e lugar como um espa** *i**l </line>
</par>
<par>
<line> par* </line>
<line> a *romoçã* de *aúde, d*stac*ndo que essa é **a f*nç** qu* deve ser dese*volv*da *e </line>
</par>
<par>
<line> form* conjunta com a socie*ade e inst*tuições. </line>
<line> Sendo *ssim, a orientação *rofissi*nal *unt* com os pressupostos de projeto de vida </line>
</par>
<par>
<line> *assa a ser vista como uma interve*ção p*i*ossocial. Po*tanto, a*range *e for*a integral </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *elação entre </line>
<line> homem, ed*cação e trabal*o (SOUZA e* al., 2009). Desse modo, e*sa prática </line>
</par>
<par>
<line> visa abrir espaço *o dia a di* d* e*cola para a*olh*r a cu*tura e reper*órios de a*r*ndizagens </line>
</par>
<par>
<line> inform*is dos adoles*entes. *sso com o objeti*o </line>
<line> de re*ga*a* a h*stó**a **ssoal e familia* de </line>
</par>
<par>
<line> cada sujeito, *ara que *ossa con*t**ir outros caminhos de des*nvolvimento, além daque*es já </line>
</par>
<par>
<line> c*nh*cidos ou que estão mais perto do seu cotidiano. Assim, acaba* p*r ampliar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aut*nom*a, a ide*t*fi*ação e r*sponsabilidade dos ado*esc*ntes * *ovens com a *onst*uçã* a </line>
<line> do *eu conhecimen*o pessoal e/ou do gru*o. </line>
<line> *odavia, entende-se que essa é *ma tarefa co*plexa qu* e**ge uma *onst*ução de </line>
</par>
<par>
<line> muitos sabe*es, in** além do c***ecimento de </line>
<line> *ma c*tegoria pro*issional específi*a. É </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir </line>
<line> desse aspecto *ue se nota a necessi*a*e de </line>
<line> um trabalho multidis*iplinar pleno </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> aten*ão a *sses al*nos. Pesquisas a*ontam que </line>
<line> há influência </line>
<line> do **o*e*s* de orientaç*o </line>
</par>
<par>
<line> pro***sion*l </line>
<line> no </line>
<line> dese*volvim*nto </line>
<line> da *atur*dade *a*a a e*col*a </line>
<line> profissional </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes/jo**ns e que, aqueles </line>
<line> que parti**pam deste processo </line>
<line> têm uma maior segurança </line>
</par>
<par>
<line> de sua escolha (M*L*-SIL*A; OLIVEIRA; COELHO, 2002; SILVA; J*CQUEMIN, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Poré*, ressa*ta-** </line>
<line> que nas *ltimas d*cad*s, é o *sicólogo q*em *stá atuando ma** em O.P </line>
</par>
<par>
<line> mas, por ess* profissional ser raramente con*ratado pa*a atuar em escolas públ*cas, a*r***ta-se </line>
<line> ser essa uma da* dificul*ades par* a impleme*ta*ão dessa *ráti*a na rede educac*onal pública </line>
<line> (MELO-SILVA; *ASSAN*E; SOARE*, 20*4). </line>
<line> S*arta e *omes (*005) re*lizaram um estud* em que veri*i*aram a importância </line>
</par>
<par>
<line> **ribuída </line>
<line> ao ingresso de </line>
<line> alunos conclu**nte* do ensino m*di* *a educação su*erior, t**do </line>
</par>
<par>
<line> como base de comparação * s**o, o tipo de *scola </line>
<line> (púb*ica e parti*u*ar) e o nível </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> escolaridade parental (e*sino fundamental, médio e *uper*or) dos es***ante*. Os resultados </line>
</par>
<par>
<line> mostraram que </line>
<line> *ão </line>
<line> hou*e diferenças significativas entre *exos dos participant*s, mas for** </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 3, art. 13, p. 24*-26*, mai./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *r**ntação P*ofissi*n** com *ovens em Vu*nera*ilidade Social: Uma Revisão T*órica </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> en**nt*adas d*ferenças significativas en*re tipos de **co*a (públic* e particular) e *ível d* </line>
<line> es*olaridad* p*rental (fu*d*m*ntal, médio * superior). Deste modo, é p**sív*l considerar que </line>
</par>
<par>
<line> os alun*s d* escolas </line>
<line> pa**i*ula**s *arca*am m*ciçam*n*e o item "vestibular"; já o* </line>
</par>
<par>
<line> participa*tes *u* se diziam *e esc*la pública m*rcaram co* maior conce*tr*ção o item </line>
</par>
<par>
<line> "curso </line>
<line> para pré-ves*ibular", "c**so profission*l*zante" e "ingresso no mer*ado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t r **al ho" . </line>
</par>
<par>
<line> Os autores *cima concluíram que os resultados *ncontrad*s corr**oram a id*ia de qu* </line>
</par>
<par>
<line> o ing*e**o na educação sup*rior *em s*do v*lorizado pe*o* j*vens que chegam ao </line>
<line> f*m do </line>
</par>
<par>
<line> en**n* médio, porém houve diferença entre os dados informa*os pelo tip* de e*cola e o nível </line>
<line> de *s*ola**da*e *arent*l. Pois, para jovens de escol* particular há uma rapidez e nec*ssida*e </line>
<line> de ter ac*s** a* en*i*o *uperior; para os de escol* *úbl*ca há o*tros cam*nhos a perc*rrer </line>
<line> an*es de i*gressar no ens*no superior. </line>
<line> Deste modo, no*a-se que e*trar n* mercado de trabal*o é, além de tud*, uma </line>
<line> po*s*bilid*de d* **der ingressar *m uma faculd*de pois, mui*as vezes, os jovens pr*cisam </line>
<line> ga*har e jun*ar dinheiro para c*stear o estudo superior. *oda*ia, conciliar *raba*ho e estud* é </line>
<line> u*a d*fi*uldade e, por isso, o abandono *os estu*os para tra*alhar é u*a prática co*um entre </line>
<line> os j*vens de baixa renda (LIS*OA, 2010). Assim, es*a pop*lação vê su*s possibilid*des de </line>
</par>
<par>
<line> *esen*olvimento ** carre*ra limitad*s </line>
<line> diante *e t**tas </line>
<line> exi*ências e *emandas p*r </line>
</par>
<par>
<line> qualificação. **ntudo, Sarriera et al (**06) disponibilizam diretrizes p*ra qu* o orien*ador </line>
</par>
<par>
<line> pro*ission*l p**sa tra*alhar, como po* e*em*lo, * *ompromisso ético de c*ns*ientiza* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> jovem d* importân*ia de ele s* tornar um ator social, transformador de si * da socie**de para, </line>
<line> com isso, se *ec*nhecer com* membro a*ivo des*as co*unidades. </line>
<line> Essas *tua**es co*jun*as (*rien**dor profissional - esc**a - aluno - família) amplia*ão </line>
<line> as poss*bili**des d*s joven* *ian*e de suas escolhas visto qu*, *o tornarem-se que*tio*ado*es </line>
<line> e *ríticos, tornem-se capazes de constr*ir, ativa e r**listicamen*e, seu p**je*o d* **da. Deste </line>
</par>
<par>
<line> mo*o, pr*moverão a </line>
<line> apropria*ã* consciente de seu </line>
<line> lu**r no *undo ** traba*ho </line>
</par>
<par>
<line> (MAND*L*I; SOARES; LISBOA, 2011). É parti* *iss* que se entende que a escola a </line>
<line> públic* * um *os *aiore* espa*o* de **uação de o*ie*tad*res pr*fi*sionais q*e *isa a c*asse </line>
</par>
<par>
<line> *obre, porém a at**ção que ap*recem em pe*quisas são *e relato de ca*o de </line>
<line> est*dantes </line>
</par>
<par>
<line> (VERIGU*NE; *ASS*; SOARES, 2014; SOUZA et al., *009; MELO-SIL**, LASSANCE; </line>
<line> SOAR**, *004) que fazem algun* trabalh*s nesse espaço * *om esse pú*l*c* a*vo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eresin* P*, v. 16, n. 3, *rt. 13, *. 249-264, mai./jun. 201* </line>
<line> www*.*sanet.*om.br/revista </line>
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<line> *. F. T. Alves, R. N. Silva, M. M. L. Barreira, *. T. Joca </line>
<line> 260 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇÕ*S F*NAIS </line>
</par>
<par>
<line> Neste trabalho, *iscutim** o pap** da orientaçã* profissi*nal *trelad* ao projeto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ida *omo f**o* de possi*ili*ade d* atuação de pro*issionais na classe pobre. Is*o, sa*ient*ndo </line>
</par>
<par>
<line> que * preciso </line>
<line> promov*r ampliaç*o de co*sciência d*s sujeitos * *ra*a*har, c*m estes, su*s </line>
</par>
<par>
<line> *ela*ões s*ciais, te*d* em vis*a o m*io da qual fazem parte. E, *ão impor*ante como ampliar a </line>
</par>
<par>
<line> *onsciênc*a *o sujeito, é </line>
<line> utili**r os *nst*umentos e a* med*ações *esenvolvidas du*ante o </line>
</par>
<par>
<line> processo de OP/projeto de *ida para que se pos*a transformar a realidade social que os cerca. </line>
<line> Log*, é nec*ssário *ompreender q*e e*se processo de esco*ha pro*issional faz parte de </line>
</par>
<par>
<line> u* *roce*so de mudança na *ida </line>
<line> de </line>
<line> cada suj*i*o; porta*to, cabe ao profiss*ona*, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> psicologia, por *xemplo, *ue trabalha neste âmbito, auxiliar *ssas pessoas *** OP a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> enfr*nta* e elaborar s*as dúvidas, medos, ins*g**anças e *nsied**es que em*rgem ness* </line>
<line> mome**o. Ne*te sentid*, mu**as vezes, o trabalho do *sicó*ogo no espaço da escol* pública, </line>
<line> *erá de i*for*ação, informá-los sob** co*o o processo de inserção no ensino superior </line>
<line> funciona e, consequen*emente, sobre a* ações afirmativas, com* as cotas, qu* os amparam e </line>
<line> aju*am-n*s n*sse process* de inserção a um curso de graduação. </line>
<line> Assim, ainda *ue possamos identificar nas abord**ens teóricas a **eia ** </line>
<line> po*sibili*ades de OP/projet* de *ida p**a c*m pessoas d* baixa re**a, é ba*tan*e *e*afi*do* </line>
<line> propo*ci*n*r, junt* com o grupo alvo, uma escolha profi*sional cons*iente e *undamentad* na </line>
</par>
<par>
<line> realid*de psicossocial destes suje*to*. Tendo em vista, *ue, a*ém d* h*ve* *scassez </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> p*ofission*l neste *mbito, há *ma necessida*e </line>
<line> de </line>
<line> um ma*or ampar* t*órico e metod*lógico </line>
</par>
<par>
<line> para amp*rar ta** questões t*o atuai*. </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, afirma-se que o jov*m *u* passa p*r um proce*so de OP/projeto de v**a t*m </line>
<line> mais *on*i*ões de fazer uma e*co*ha com **alid*de * de sent*r-se mais seg*ro p**a lutar pelo </line>
</par>
<par>
<line> que qu*r, pois, OP, junt* a </line>
<line> com </line>
<line> *roj**o de vida, alé* de colab*r*r </line>
<line> c*m questi*na*e*tos </line>
</par>
<par>
<line> sob*e inform*ções es*ere*tipada* de muitas profissões, fornece, tam*ém, </line>
<line> d*dos mais re*is </line>
</par>
<par>
<line> so*re *s *iverso* c*nt*xtos *e trab*lho e os ajudar a refletir sobre os determinantes concretos </line>
</par>
<par>
<line> *a* escol*as. E isto, *uitas </line>
<line> vezes, * necessá*io para a construção da </line>
<line> subjet**idade </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> adoles*entes e jov*** e* situaç*o de vulnera*ilida*e social. </line>
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<line> N. F. T. Alves </line>
<line> R. N. Silva </line>
<line> M. *. L. *arrei*a </line>
<line> T. T. Joca </line>
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<line> 1) concepção e pl*nejamento. </line>
<line> X </line>
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<line> </line>
<line> </line>
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<line> *) análise e interp*e*a*ão dos da**s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<par>
<line> 3) elabor*ção do rascunho ou na r*visão crític* do c*nteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 4) par*icipação *a ap*ova*ã* da vers*o f*nal do man*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> R*v. FS*, Teresina, v. 1*, n. 3, *rt. 13, p. 24*-2*4, m*i./jun. 2019 </line>
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