<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 8, p. 149-165, m*r./*br. *019
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.2.*
</line>
<line>
A Escola como Dispositivo Socia* d* Promoção *a S*úde
</line>
<line>
Sc**ol as a Social D**ice for the P*omotion of H*alth
</line>
</par><par>
<line>
*ú*ia De Fáti*a da Silva San**s
</line>
<line>
Mes*ra em Saúd* e Co*unida*e *ela Uni*ersidade Federal do *ia*í
</line>
<line>
E-mail: lucia35**@*otmail.co*
</line>
<line>
Tauani Zampier* Cardoso
</line>
<line>
D*utora em Saú*e Pública da Esco*a d* Enfermagem de R*beirão Pr*to *a Univer**dade de *ão *aulo
</line>
<line>
E-mail: t*u**izampi@g*ail.com
</line>
<line>
Mayane Ca*n*iro Alves *ereira
</line>
<line>
Mest*a em Ciências e Saú*e pe*a Universida*e Fe*er*l do P*auí
</line>
<line>
Profe*so*a *a Univers*dad* Federal do Pia*í
</line>
<line>
E-mail: mayanealves@hotmail.co*
</line>
<line>
Osmar de Olivei*a *a*d*so
</line>
<line>
*outo* em E**ermagem em Saúde *ú*lica *ela Univer*idade de **o *aulo
</line>
<line>
Professor da Unive*sidad* F*deral do P**u*
</line>
<line>
E-ma*l: osmar.c*rdoso@gmai*.*om
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
L. F. S. Sant*s, *. Z. Cardo*o, M. C. A. Pereira, O. O. Cardoso
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
*E*UMO
</line>
</par><par>
<line>
Este tra*alho tem como ob*e**v* d**crever como a *scola se consolid*u e* disp*sitivo s*cial
</line>
</par><par>
<line>
de pr*moção
</line>
<line>
d* saúde. Método: Para tanto, foi realizado ** levantamento b*bliográfico na
</line>
</par><par>
<line>
literatu*a *inzenta * em bases d* d*d*s
</line>
<line>
eletrônicas,
</line>
<line>
segundo critér*os metod*l*gicos pré-
</line>
</par><par>
<line>
estabelec*dos. Res*l*ados: A literatura analis*da a*ordou a
</line>
<line>
saú*e n* escola em a*pectos
</line>
</par><par>
<line>
com* a orige*, c*rá**r e d*s*n**lvimen*o da* a**es d* saú*e, *odel*s de s*úde na esco*a, *
</line>
<line>
*aúde na *scola *ara a pr**o*ão da saúde * os seus principais desaf*os. Conclusão: As ações
</line>
<line>
de saúde assi*tenciais e pontuais, bem com* as dificuldades que envolvem a ar*icula*ão
</line>
<line>
intersetorial ain*a são os pr*nci*ais de*a*ios p*ra a promoção de saúde n* *sco*a.
</line>
<line>
Palavras-*have: Saúde Es*olar. Atenção Básica à Saúde. Promoção d* *aúde.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Obj*ctive: This study aim* to des*ribe how the schoo* was consolidated in a social d*vice fo*
</line>
<line>
hea*th promotion. Method: A b*bliogr*phic surve* was carrie* out i* the g*ay lit*rature and
</line>
<line>
in electron*c databases, accord*ng *o pre-establi*hed methodological *riteria. Res*lts: The
</line>
<line>
litera*ure analyzed t*e health in the scho** in aspects su*h as the origi*, character and
</line>
</par><par>
<line>
develo*m*nt
</line>
<line>
of h*a*th actions, health mod*ls in the s*hool, health in the *cho*l
</line>
<line>
**r the
</line>
</par><par>
<line>
promotion *f heal*h and its m*in chal*enges. Conclusion: Assi*ta*c* and *unctual h*alth
</line>
<line>
actions, as w*ll *s the *ifficultie* in*olve* in inter*ec*oral articulat**n, are sti** the main
</line>
<line>
chall*n*es for heal*h pr*mo**on in school.
</line>
<line>
Key w*r*s: School Health. Basic Hea*th Care. Heal*h Promotion.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. 16, n. 2, *rt. *, p. 14*-165, ma*./abr. 2019
</line>
<line>
www4.*sanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Esco*a com* Di*pos*tivo Social *e Promo*ão da *a*de
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*D*ÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A *aúde *dvém de mú*tiplas aç*es arti*uladas e c*ordenadas entre os dif*rentes
</line>
<line>
set*res soci*is, ações do estado, da so**edade civil * do siste*a de saúde. Deste modo, não é
</line>
<line>
garantida *penas pelo *ndiví**o, t*mpouco pelo se*or da sa***, no seu *entido l*teral
</line>
</par><par>
<line>
(MOYSÉS; MOYS*S; KRE*P*L, 2004). E*s* de*ate *anha *o*ça e reconhecimento
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil e r*afirma a escol* *omo espaço relev*nte para con*tru*ão de c**á*ios mais fa*oráveis
</line>
<line>
à *ida com qualida*e (S*LVA; BODSTEIN, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
A escola *ssu*e papel *e importânc*a relevant*, *ma vez q*e
</line>
<line>
consti*ui par*eira
</line>
</par><par>
<line>
intersetorial para essas *ções e **vela-se, há mu*to tem*o, ***o *m *spaç* e*traté*ico para
</line>
<line>
exe*uçã* de **ões de prom*ção da saúde. Por ser um disposit*vo *oc*al que pode ser utilizado
</line>
<line>
com* cenário e in*trumento da educação *m *aú*e, co*tribui par* a f*rma*ã* *e opiniões de
</line>
<line>
c*i*nças, adolescentes e *e suas famílias e, con*eq*e*tement*, col*bora para **rm*r *idadãos
</line>
<line>
co*s*ientes e responsá*eis *** **as esco*has e comportamentos (B*ASIL, 2009).
</line>
<line>
A promoção da saúde está rela**onada à pre**n*ão prim*ria e se r*fe*e a u* p**cesso
</line>
<line>
*u*tifato**al e de resp*nsabilidade multidi*ciplinar (D**A e* a*., 201*). Portanto, as ações
</line>
<line>
*e Promoçã* da Sa*de constitu** uma estraté*ia da saúde c*letiva, ten*o em *is*a *ue *e
</line>
</par><par>
<line>
opõem à medica**z*ção da socieda*e, **clusiv* no in*eri*r do pró*rio s**t*ma
</line>
<line>
de saúde. **r
</line>
</par><par>
<line>
isso, **sas medidas são ente*didas c*mo *m campo co*ceitual, políti*o e metodol*gico para
</line>
</par><par>
<line>
an*l*sa* e at*ar sobre *s det*rminantes e c**d**ionant*s de saúde, visando *elhor*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*tuação de s*úde e a *u*li**de de *ida das pessoas (BÓGUS, *002; *OYSÉS, MOYSÉS,
</line>
<line>
K*E*PEL,*004).
</line>
<line>
N**se context*, o seto* *duca**onal, em v*r*ud* d* sua capilaridade e a*rangência,
</line>
<line>
carac**r*za-se *om* um a*ia*o important* na *on*olida*ão d* **a políti*a interset*ria*
</line>
</par><par>
<line>
voltada para a
</line>
<line>
concretização de ações de promo*ão
</line>
<line>
da *aúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE,
</line>
</par><par>
<line>
200*). Em observância a essa* características as p*líticas *úblicas de saúde r*co**ecem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*c*la com*
</line>
<line>
um
</line>
<line>
espa*o privil*gi*d* p*ra
</line>
<line>
o d*senvolv*men*o *e açõ*s promotoras,
</line>
</par><par>
<line>
pre*entivas e de ed*caçã* *ara s**d* (BRA**L, 2009).
</line>
<line>
D*a*te dist*, este estudo tem c*mo *bje*iv* real*za* uma retrospectiva histórica da
</line>
</par><par>
<line>
*aúd* *a
</line>
<line>
*scola e, deste mo*o, *escrever **mo a escola se con*olidou em di*positivo socia*
</line>
</par><par>
<line>
*e promo*ão *a *aúde.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*re*i*a PI, v. 16, *. 2, art. 8, p. 149-165, mar./*br. 2019
</line>
<line>
**w4.fsan**.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. *. S*ntos, T. Z. C*rdoso, M. C. A. P*reira, O. O. C*rd*so
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
2 MÉ*ODO
</line>
</par><par>
<line>
Este *raba*h* c*nsiste n*ma revisão *a lit*ratura baseada na consulta à l*teratura
</line>
<line>
ci*ze*ta e *s ba*es de dado* eletr*nica*, Literatura Latino-Americana e do C*r*be em
</line>
</par><par>
<line>
Ciência* da Saúde (LILACS) e *cient**ic El*ctronic Librar* Onl*ne (Sci**O) durante
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
meses *e Ma*ço de 20** a Dezembro d* 2017. Foram *tilizados par* a *esquisa nas *ase*
</line>
</par><par>
<line>
e**trônica* de dados
</line>
<line>
os termos *ECs (Descri*ores *m C*ênc*as
</line>
<line>
da Saúde) "sc*ool **alt*",
</line>
</par><par>
<line>
"health
</line>
<line>
promoti*n" e
</line>
<line>
"publ*c hea*th", iso*a**s e juntos de
</line>
<line>
suas combinações, utilizando o*
</line>
</par><par>
<line>
operador*s boolea*os.
</line>
<line>
Fo*am critér*o* de i*clusão pa*a este e*tu*o art**os o*iginais, rel*tos d*
</line>
</par><par>
<line>
ex**riênc*a/*aso, livro*, te*es, dissertações, manuais e cartilhas do Minis**r*o da Saúde
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Ó*gãos *acionais e Interna*ionais de Saú*e, bem *o*o
</line>
<line>
do**m*ntos oficiais n**io*ais,
</line>
</par><par>
<line>
publi**d*s e* p*rtuguês *u in*l*s, qu* docu*entasse* como a *scola se consolidou e*
</line>
<line>
dispositivo s*cial de p*omoção da saú*e, desde a o*igem da s*úde na e**ola até os dias a*uai*.
</line>
<line>
Foram excl*ídos estudos epi*emiológico* reali**dos nas escolas.
</line>
<line>
A pesquisa e a seleção de artigos foram r**liza*as p*r do*s autores, de forma
</line>
<line>
independe*te e ce*a, obedecendo aos critérios de inclu*ão e *xc*usã* pre*iamente *efinidos e
</line>
<line>
aqui a**esen***os.
</line>
<line>
3 RES*LTADOS E DISC**SÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
Após a supr*ssão
</line>
<line>
das dup*icatas, dos arti*os que não
</line>
<line>
obede*iam aos cri*ério* de
</line>
</par><par>
<line>
inclusão e d*quela, cuj* tem*tica não con*emplavam a *bordagem
</line>
<line>
desse *studo, os
</line>
<line>
*rti*os
</line>
</par><par>
<line>
selecionados for*m avali*do* *or *ois pes*ui*adores, parti*do d* leitura dos título* * resumos
</line>
<line>
e, posterior*en*e, da leitura do artigo na *ntegr*. As infor*aç*es pertinente* fo*am coletadas
</line>
</par><par>
<line>
através
</line>
<line>
de fichame*tos qu* pos*i*ilit**am ide*t*fi*ar
</line>
<line>
convergê**ias, permitindo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
apre*en*ação dos resultados e * a*rupamento da discuss** e* e*xos temát**os.
</line>
<line>
For*m analisadas 2* pu*licaçõe*, entre elas *rtig*s, dissertações, teses, livros e
</line>
<line>
documentos oficiais. A li*er*tura *xplor*d* para est* es*udo abordou a saúd* na esco** em
</line>
<line>
aspectos como * o*igem, c*ráter e desen*olvimento *as açõ*s de saúd*, modelos de saúde n*
</line>
<line>
esc*l* e a *aúde na esco*a *os dias a*uais, explicando as re*ações entre a saúde e a es*ol* e a
</line>
<line>
i*po*tância da s*úde na esc*la pa*a a promoção da saúde. A*sim, *s informações obti*as
</line>
<line>
*oram cate*or*zadas e discutidas nos tóp*cos qu* seguem.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, art. 8, *. 149-165, mar./abr. *0*9 w*w4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Escol* co*o Dispositivo *ocia* *e **omoção da Saúde
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Saúde *scolar e Saúde n* Escola
</line>
</par><par>
<line>
No campo da saúde na esco*a a*gumas ex*ressões, tais como "saúde
</line>
<line>
escolar" *
</line>
</par><par>
<line>
"saúde d* esc*lar" se l**iti*aram, gan*a*do sent*nd* gen*rico para p*lítica* e *ro*ram*s de
</line>
<line>
saúde que se r*alizam no espaç* da escola. Todavia, nas ques*õ*s li*adas a p*sso*s na f*ixa
</line>
</par><par>
<line>
etár*a conven*i*nada para educação fundamental (* a 1* a*os), t*mbém comum o uso *
</line>
</par><par>
<line>
dessas denom*na*õ*s,
</line>
<line>
g*ran*o um* *mp*ecisão qu*nto *o sujeito de quem se *ala, além do
</line>
</par><par>
<line>
restringir e**es termos * um grupo popul*cio***. Nas refe*ên*ias anteriores ao S*stema Ú*ico
</line>
</par><par>
<line>
de Saúd* (SUS), * exp*es*ão "saúd*
</line>
<line>
esco*ar" foi
</line>
<line>
amplamente *tilizada em decorrê*cia
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*epres*ntações adquiridas e* décadas de práticas, princip*lmente as*istenciais e norm*tivas
</line>
<line>
(VALADÃ*, 200*).
</line>
<line>
A ex*res*ão "saúde na **cola" compreen*e programas, ações, conce*ções e proj**os
</line>
<line>
d* saúde qu* acontecem *o c*nário d* escola, *ejam eles de naturez* educativa, prev*ntiva *u
</line>
</par><par>
<line>
**si*ten*ial. N**se aspecto, a
</line>
<line>
"prom*ção ** saúde na escola"
</line>
<line>
corresponde a estrat*gias que
</line>
</par><par>
<line>
visam
</line>
<line>
gera* resultados *ositivos s*bre a qualida*e *e vida os d*term**antes *a *aúde d*s e
</line>
</par><par>
<line>
membros da comunidad* e*c**** (VALA*ÃO, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Uma Breve *etrosp*ct*va Histórica da Saú*e na E*c*la
</line>
</par><par>
<line>
O vínculo entre educaç*o e *aúde é re*on**cid* desde a antiguidade
</line>
<line>
gre*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
es*e*deu-se ao longo da hist*ria, nã* send* uma
</line>
<line>
criação *a *on**mpor*nei*ade. Relatos
</line>
</par><par>
<line>
demonstram que na Grécia a*tiga *ssa relação j* era co*siderada por p**qu*sadores, como
</line>
<line>
H*pócrates, Sócra*es, Platão e Aristóteles (ANT*NES e* *l., 2009). No entanto, somente no
</line>
</par><par>
<line>
f*n*l do *éculo *VIII e início do século X*X
</line>
<line>
nasce a p*lítica de atenção à **úde escola*
</line>
</par><par>
<line>
(FIGUEIREDO; MACHADO; ABREU, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
A polí*ica de atenção à saúde esco*ar teve início
</line>
<line>
na Aleman*a com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
institucionali*ação d* "Polícia Médi*a" * a ***bor*ção *o Sistem* Frank, criado pelo médico
</line>
<line>
alemão Johann Peter Fra*k (1*45-1821). O Sistema Frank *u S*stem einer Vollständigen
</line>
<line>
Me**cinisc*** *o*itize* (S*ste*a de Política **dica Inte*ral) foi *m guia p*bl*cado, a partir
</line>
</par><par>
<line>
d* 1779, na Alemanha, em
</line>
<line>
nove *olume* (se*do os dois último* póstumo*) q*e abor*ava,
</line>
</par><par>
<line>
além da saúd* escolar e supervisão de instituiçõe* educ*cion*is, out*os a
</line>
<line>
*spectos da s*úde
</line>
</par><par>
<line>
públ*ca * individual, caracte*izando-se como um manual d* saú** com
</line>
<line>
caráter
</line>
<line>
*bra*gent*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ê*f*s*
</line>
<line>
na e*u*ação. As ideia* do "Sistema Fr**k" logo *e di**ndiram por t*do o conti*ente
</line>
</par><par>
</page><line>
europeu e o* Estado* Unido* da América, contribuindo pa*a * *issemina*ão dos *deais da
</line>
<line>
*ev. FS*, T*resina PI, v. 16, n. 2, art. 8, p. 149-165, *ar./***. 2019 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. S. Santos, *. Z. *ardoso, M. *. A. Perei*a, O. O. Ca*d**o
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
"Políci* Médica" *ue influenci*ram n* **úde esc*lar (FIGUEIREDO; MAC*ADO; ABRE*,
</line>
<line>
2010).
</line>
</par><par>
<line>
O Sistema F*ank di*p**ha detalhadamen*e sobr* o *tendimento ao e*colar e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
supervis*o de instituições
</line>
<line>
*ducacionais particulariz*ndo, a partir da
</line>
<line>
prevenção de *cidentes
</line>
</par><par>
<line>
até
</line>
<line>
a h*giene m*ntal; de*de a *laboração de p*ogra*a* de atlet*smo até a iluminação,
</line>
</par><par>
<line>
a*u*ciment* e ven*il*ção das salas de a*la. Essa obra confer*u a Joh*n Peter F*an* o
</line>
<line>
reconhecimento como *ai da saú*e esc*l*r e inspi*ou Fra*z An*on Mai na elaboração de *m
</line>
<line>
*ód*go que enf*tiza*a o pro*lema da educação. Em uma de *ua* leis, Mai pro*u*ha a a*uação
</line>
<line>
d* um *fic*al de saúde nos colé*ios instruindo al*nos e professo*es a respeito da m*nutenção
</line>
<line>
e pro*o*ão da saúde. Toda*ia, o código p*opo*to por Mai n*o che**u a vigorar plenamente
</line>
<line>
em *ecorrênci* de que**ões d* ordem econômi*a e política (RO*EN, 1979).
</line>
<line>
Marcado pela revolução in*ustrial, esse pe*íodo trouxe consigo desenvolvimento do
</line>
</par><par>
<line>
prol**ari**o
</line>
<line>
alemão e francês dent*o d** prec*rias condições de vida e saúde da classe
</line>
</par><par>
<line>
operária desse tempo. Isso
</line>
<line>
im*li*o* o su*gimento de dou*r*nas médic*s
</line>
<line>
qu* atribuíam às
</line>
</par><par>
<line>
condições de vida as *nfermidades, e propunham a med*cina c*m* i*strumento *e r*forma
</line>
<line>
social. Essas *outrinas fi**ram conh*c*das como hi*iene **cial e medicina soci*l * vigoraram
</line>
</par><par>
<line>
até
</line>
<line>
os
</line>
<line>
anos 184*, qua*do o
</line>
<line>
sanitarismo e a
</line>
<line>
assist*ncia *o pobre *assara* a constituir os
</line>
</par><par>
<line>
principais elementos do processo de medicalização (L*MA, 1985).
</line>
</par><par>
<line>
A preocupaç*o com a h*gi*ne
</line>
<line>
das *e**oa* e da* cidades tornou-se
</line>
<line>
um meio para
</line>
</par><par>
<line>
con*rola* doenças e m*lho*ar * v*da em sociedade, uma vez que a h*gie*e *ra *nten**da *omo
</line>
</par><par>
<line>
um mecani*mo pa**
</line>
<line>
diminu*r o despe*dí*io de
</line>
<line>
r*cursos humanos causad* p**as
</line>
<line>
doenças
</line>
</par><par>
<line>
(LAROC*A; MA*QUES, 2010). A*icerçada na hipótese que * do*nç* surgia e se mantinha
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
*onsequên*ia da ignor*ncia, a solução seria, então, a pre*criç*o
</line>
<line>
de no*mas * regras
</line>
</par><par>
<line>
(CASEM**O; FONSEC*; SEC*O, 2014). Nesse co*texto, escola fo* reconhecida *
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
um *spaço es**atégico e *rivilegiado dessas *resc*iç*e* e dis*em*nação de ideais de *igiene,
</line>
</par><par>
<line>
**ndo
</line>
<line>
e* vista q**
</line>
<line>
agrupava num me*mo *spa*o c*ianç*s qu*, sen*o conside*ada* "massa
</line>
</par><par>
<line>
modeláv*l", se*iam capazes de *e t*rnar multiplic*dores
</line>
<line>
das *rescrições
</line>
<line>
r*c*bidas na escol*
</line>
</par><par>
<line>
(LAROCCA; MARQUES, 20*0) e ass*m contribuir na
</line>
<line>
*uperação do "atraso" d** países
</line>
</par><par>
<line>
*ubde**nvolvidos (*ASEM*RO; F*NSECA; *ECCO, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
I*spi*ada *essas experiências, * s*úde *a es**la
</line>
<line>
pr*ti*ada *as
</line>
<line>
décadas *e 19*0 e
</line>
</par><par>
<line>
199* *assou * ser reconhe*ida
</line>
<line>
co*o
</line>
<line>
um m*d**o de "higiene esco***", que s* restring**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
programa* escolares caracte*izado* po* r*unir es*o**os para me*horar as c*ndições de *igiene
</line>
</par><par>
<line>
e saneamento por meio *e
</line>
<line>
camp*nhas mass**as de v*ci*ação,
</line>
<line>
prevenção de
</line>
<line>
d*ença*
</line>
</par><par>
</page><line>
tran*missíveis, tr*ta*ento de doenças es*ecíficas, temas de **ucação para a saúde, *ealizaç*o
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresin*, v. 16, n. 2, art. 8, p. 149-*65, mar./abr. 2019 w**4.fsanet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* *sco*a *o** Dis*osi***o Social de Promo*ão da Saúde
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
de exames **dicos e provas
</line>
<line>
d* triagem. Essa* ações rep*esenta*am um modelo *e saúde
</line>
</par><par>
<line>
vertical, "medical*zado" e assist**cialista (ORGANIZACIÓ* PANAMERICANA DE LA
</line>
<line>
SALUD, *003; **SEMIRO; *ONSECA; SECCO, 2014; CA*TRO, 2008).
</line>
<line>
Deste modo a saú*e escolar ou, mai* pro*riamen*e a higiene esco*a* *a época, se de*
</line>
<line>
na intersecção de trê* doutrinas: a da polícia médica, o sanitarismo e a pu*r*cultura, que
</line>
<line>
est*mulava a difu**o *e u*a ped**ogia mais "fisiológic*", is*o é, mais adequada aos corpo*
</line>
<line>
esco*ares ao qual *e desti*a*a (LIMA, 1985).
</line>
<line>
Neste modelo "medic*li*ado", com ênfas* na* a*ões de car*ter preventi** e
</line>
<line>
assi**e*cial, a saúde d* população escolar era co*p*een*ida em **rmos de ausência de doença
</line>
<line>
e não *omo * resul*ado d* um pro**s*o de transformação dos fatores determ*n*ntes soci*is ao
</line>
<line>
q*a* os profi*s*onais da s*úde e todos o* membros d* comunida*e escolar pudessem
</line>
<line>
co*ver***-*e em ator*s ativos (ORGA*IZA*IÓ* PANAMERICANA DE LA SA*UD,
</line>
<line>
200*).
</line>
<line>
*m 1954, a Comissão de Especial*stas em Educação em Saúde ** Organi*ação
</line>
<line>
Mu**i*l *a Saúde (OMS) ap*ntou a ne*essid*d* de *e *ealizar, **ntro do espaço e*co*ar,
</line>
</par><par>
<line>
ativi*ades
</line>
<line>
que favorecessem a prom*ção *a saúd* e *ão *omente
</line>
<line>
a transmi*s*o de
</line>
</par><par>
<line>
conhec*mentos sobre **pectos *elacion***s à saúde. Apre*e**ou-s*, *ntã*, uma abordagem
</line>
<line>
in*ci*l do conceit* de Escola Prom*tora de Saúde (OMS, 1954).
</line>
</par><par>
<line>
Assi*,
</line>
<line>
*o final
</line>
<line>
*o *écu*o X*, as práticas de saúde na escol* ganharam novos
</line>
</par><par>
<line>
desenhos em cons*q*ência da a*pliação da* concepções te*ricas da saú** e da educação. A
</line>
<line>
s*úde passou a ser e*te*dida * partir da complexidade de seu* d*terminantes e condicionantes
</line>
<line>
sociai*, e a esc*la apresentou-*e **o mais como um l*ca* de tra**m*ssão de in*ormaçõe*, mas
</line>
</par><par>
<line>
como um *spaço i**al p*r* processos de *nsi*o/a*rendizagem
</line>
<line>
com par**cipação ativa dos *
</line>
</par><par>
<line>
estudantes e apr*priação cult*ral, car*ct*rizando Ini*iati*a das Escolas Pro*ot*ras a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Saúde (BRASIL, 2007b).
</line>
</par><par>
<line>
De*se modo, * desenvolvimento histórico da saúde escolar *as*ou *or distintas fases
</line>
<line>
e definições que susten*aram teori*amente ** práticas de saúde na escol*. Is*o significa qu*,
</line>
</par><par>
<line>
a*
</line>
<line>
long* do *empo, dive*sos mod*los de saúde n* e*cola fora* *endo *lanejados
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
implantad*s, *elos c*nce*tos de saúde e edu*ação elabo*ados para ca*a ép*ca.
</line>
<line>
3.3 A Saúde na Escola no Brasil
</line>
<line>
No Brasil, * dis*urso patológico e higienista na escola tem s*a emergên*i* históri*a
</line>
</par><par>
<line>
* partir d* século XIX co* o estabele**mento e
</line>
<line>
c*n*olid*ção da prátic* médica na esc*la
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 16, n. 2, art. 8, p. 149-*65, mar./abr. 2019
</line>
<line>
www*.fsa*et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. S. San*os, T. Z. Ca*do*o, M. *. A. P*reira, O. O. Cardoso
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
(TEIVE; AB*D, *01*). Moncorv* Filho relata que os pri*eir*s es*u*os sobre saúd* es*olar
</line>
</par><par>
<line>
no B*asil se
</line>
<line>
**ram a par*i* de 1850 e con*istiam em teses sobre **giene
</line>
<line>
escol*r
</line>
</par><par>
<line>
(MONCORVO FIL*O, 1917 *pud *IMA, 1985). Também foi nesse p*r*odo qu* a qu*stão da
</line>
</par><par>
<line>
saúde n*
</line>
<line>
esc*la ganhou evi*ência **m a
</line>
<line>
i*t***ençã* do e*t*do br*sileiro na saúde. E*sa
</line>
</par><par>
<line>
int*rvenção se deu pela necessidade de tentar co*trol*r f*equentes
</line>
<line>
epide*ias de f*bre
</line>
</par><par>
<line>
ama*ela, *ól*ra e varíola que asso*avam a *idade do Rio de Janeiro. Ainda que a escol* não
</line>
</par><par>
<line>
tivesse nenhum destaque
</line>
<line>
es*ecia*, *ra mais um dos locais que reunia* uma quantidade
</line>
</par><par>
<line>
considerável de pessoas (LIMA, 1985). N*sse período, pr*oriza*a-se * dese**ol*ime**o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
hábi*os, atitud*s e valores, levando-se em consideração a dimensão assiste*cial e atitud**al, a
</line>
<line>
p*rtir do entend*mento de indivíduo saudável difu*dido à **oca. Deste m*do, pr*tendi**-se
</line>
<line>
ev*tar a transmissão d* doenças infe*to- contagiosas na escola (FERR***E, 1997).
</line>
<line>
Segun** Mohr e Schall (1992), a implem*n*ação d* saúde na* es*olas se tornou
</line>
</par><par>
<line>
obrigató*ia através do artigo
</line>
<line>
7º da lei Nº 5.6*2 de 1971, q*e det**minava a realiz*ção de
</line>
</par><par>
<line>
ações de saúde nas escolas *e primeiro * segundo
</line>
<line>
graus, com o *bjetivo de esti*ul**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conheciment* e a prática da saúde bá*ica e d* higi*ne.
</line>
</par><par>
<line>
As c*njecturas desta época p*e*onizavam uma nação ci*ilizada, regenerada e
</line>
<line>
educada, *ia *edicalizaç*o da soc*edade. Desde então, os *éd**os foram i*se*idos nas
</line>
<line>
es*olas p*ra capacitar os professor*s *om *oções *e h*giene, pueri*ultura e outros te**s qu*
</line>
</par><par>
<line>
o*jetivavam *vit*r
</line>
<line>
qualquer
</line>
<line>
d*svio, seja
</line>
<line>
corporal ou *omp*rtamental na *scola (*E*VE,
</line>
</par><par>
<line>
ABUD, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, a *ues*ão da higiene escolar só ganho* impu*so * partir d* 1900, época e*
</line>
<line>
que o país vive*ci*va u*a crítica s*tu*ç*o de s*úde pública, embora nesse per*od* um d*cret*
</line>
</par><par>
<line>
j* tratas*e
</line>
<line>
de regulam*ntar
</line>
<line>
a ins*etoria d*s *scolas púb**cas e
</line>
<line>
privadas *a Corte
</line>
</par><par>
<line>
(FIGUEIREDO; *ACHADO; ABR*U, 20**).
</line>
<line>
A concepção higienista-e*genista **rcou o iní*i* do *éculo X* n* Bra*il e se
</line>
</par><par>
<line>
estabele*eu durante
</line>
<line>
os primeiros trinta anos de*se s*culo. Essa concepção ti***
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
pres*upostos a educa*ã* pa*a o desenvolvimento de uma "raça" sadia e produt*v*, obtida por
</line>
</par><par>
<line>
meio de um conjun*o de ações ca*azes *e in*roduzir
</line>
<line>
hábitos higiêni*os e eu*ênic*s na
</line>
</par><par>
<line>
popu*ação e *eestrutur*r o
</line>
<line>
"t**o nac*onal" (LA*O*CA; *A*QUES, 2*10; VA*ADÃO,
</line>
</par><par>
<line>
*004; GONÇALVES et al., 200*). *s prát*c*s pedagógica* desse mo*elo de saúde
</line>
<line>
*scolar
</line>
</par><par>
<line>
era* concentradas em ações pon*uais e i*div*duais qu* visav*m à *udança
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*omportamentos *titudes, sem consider*r na m*ioria e
</line>
<line>
*as
</line>
<line>
vezes, a reali*ade dos escolares
</line>
</par><par>
<line>
(VALADÃ*, 2004; GO**ALVE* et a*., 2008).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na, v. 16, n. 2, art. 8, p. 149-165, mar./abr. 20*9
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Esco** como Disposi*ivo Social de Promoção da Saúde
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
No trans*orrer do sé**lo XX, a década d* 19** constituiu um ma*co na história *a
</line>
<line>
*aú*e e**ol*r no B*asi*, pos*o que ne*se pe**odo a esco*a *e t*rnou reconhec*da *omo *spaço
</line>
<line>
ideal p*ra iniciativas e abordag*ns em saúde, a *artir */ou dentro de *m* perspe*tiva sanitária
</line>
<line>
(OR*A*IZACIÓN PANAMERICA*A *E LA SAL*D, 2003; BRA*IL, 2009). Es*e
</line>
<line>
mod**o pe*du*ou a*é **ício dos anos 2000 * se caracterizava *or múltiplas *nterve*ções
</line>
<line>
desar**culadas com ênfase na tran*miss*o did*tica d* info*mações sobre temas *s*lados, como
</line>
</par><par>
<line>
cu**ados de hig*en* e primeiros
</line>
<line>
s*cor*o*, alé* *a assi*tência médica e/ou odontológica. *s
</line>
</par><par>
<line>
ações de saú*e cent*a*a*-se na apropriaç*o do* *or*os dos estudantes que, sob o parad*gma
</line>
</par><par>
<line>
biológico e q*aisquer paradi**as, dev*riam ser
</line>
<line>
sau*áv*is. Nessa época, *inda *e obser*ava
</line>
</par><par>
<line>
uma forte omi*sã* quanto a inser*ão de **ogr*mas de ed*cação em s*úde, a**rda*do temas
</line>
</par><par>
<line>
como se*ualidade huma** ou saúde me*tal,
</line>
<line>
pois não eram considerado* assun*os *e saú*e
</line>
</par><par>
<line>
pública (O*GAN*ZACIÓN PANA*ERICANA DE L* SALUD, 2003; BRASIL, *009).
</line>
<line>
Em ou*ra per*pe**iva, instaurou-se * me**cali*ação da educaç** influenciad* pela
</line>
<line>
nova abordagem q*e era d*da a saúd*, cujo a prior*dade de pr*gramas e p*líticas de s*úde e*a
</line>
</par><par>
<line>
a*ende* faixas *tár**s es*e*if*cas, sendo *alo*izadas
</line>
<line>
ações *omo vacinação, crescimento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi*ento *a criança, amamentação, contro*e de ***rreias e de do*nças respiratórias, e
</line>
<line>
ainda ações voltadas para a concepção, *ré-natal, par*o e pu*rpér*o, *om * propósito de
</line>
<line>
p*evenir e ev*tar os **ravos *esses *rupo* (SILVA, 2010). Nesse momento, o* prob*emas
</line>
</par><par>
<line>
rel**ionados ao fracasso e*cola* também
</line>
<line>
for*m a*ribuídos questões re*acionadas à s*úde *
</line>
</par><par>
<line>
que, p*r sua vez, precisar*a *esponder também a ess*s dem*ndas (ZUCOLO*O, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
A conce**ão de
</line>
<line>
saúde escolar no Bras** foi *nicialmen*e ex*ressa
</line>
<line>
na *egislação
</line>
</par><par>
<line>
*ducacional so* d*signaç*o g*nérica de Prog*ama* de *a*de. *ssa concep*ão partia *
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*ógi*a higi*ni*t*, biologicista, biomédica e assistenc*al**ta (V*E*RA, 2013). Porém dur*nte o
</line>
<line>
sécu*o XX, a sa*de escolar no Brasil experimentou avanços a* lado da evolução té*nico-
</line>
</par><par>
<line>
científica, s*bstituind* d*scu*s* tradicional - de **gic* bi*méd*ca -, o
</line>
<line>
para a con*epç*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
est**tégia I**c*ativa Regional Escolas Promotoras de Saúde (IREPS), um **scurso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m*ltip*os olha*es e centrado e* uma perce*çã* de s**de que in*orpora o **nceito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
promoção
</line>
<line>
de saúde n* saúde pública, est*ndendo- o ao entorno e*col*r (*IGUEIRE*O;
</line>
</par><par>
<line>
MACHADO; ABREU, 2010).
</line>
<line>
Segundo H**a*a (2015), * Esco** Promotor* da Sa*de define-se com* **po*tante
</line>
<line>
e*tr*tégia *e promoção da s*úde n* *ontexto *scolar, caract*riz**a po* u*a vi*ão integral e
</line>
</par><par>
<line>
interdisciplinar d* ser *um*no *ue cons**e** o
</line>
<line>
*mbiente familia*, comunitário,
</line>
<line>
amb*e***l,
</line>
</par><par>
</page><line>
*o*ítico e *ocial n* concepção de saúde *scolar. O mode*o d* escola promotora de saúde está
</line>
<line>
b*seado no desenvolvi*ento de conheci*e*to*, habilidades * destrezas para o a*tocuidado d*
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina **, v. 16, n. 2, art. 8, p. 14*-1*5, mar./*br. 2*19 www4.fsa**t.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. S. Santos, *. Z. Ca*d*so, *. C. A. Pereir*, *. O. Cardo*o
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
saú*e e * prevenção da* conduta* de r*sco *m todas a* oportunidades educativ*s, ou seja, te*
</line>
<line>
seus pilares *a p*rticip*ção e corespon*abili*ação d* su*ei*o na to*ada de de**sões, por *eio
</line>
</par><par>
<line>
do estím*lo a uma análise crítica * re*lexiva s*bre os *alore*, con*utas, cond*çõe* sociais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*til*s de v*d*.
</line>
</par><par>
<line>
Par*l**am*nte a* d**env*lvimento ** IR*PS, a publicação da Le* d* Diretri**s e
</line>
</par><par>
<line>
Bas*s da Ed**ação Nacional (LDBEN) *394/96 e a co*strução
</line>
<line>
do* Parâmetros Cur*icu**res
</line>
</par><par>
<line>
Nacionais (PCN)
</line>
<line>
apresentaram a sa*de
</line>
<line>
**mo tema transve*sal da* discipl*nas e ações n*
</line>
</par><par>
<line>
contexto escolar, prezan** p*la incorp*ração das trê* dimensões da s*úde: pr*moção,
</line>
<line>
assistência à *aúde e p*e*enç*o de agravo e doença (BRAS*L, 19*6; BRA*IL, 1997).
</line>
<line>
A *arti* de e*tão, a *esponsabilidad* de promover a s*úde n* escola deixo* d* ser
</line>
<line>
*ompetência e*cl*siva do setor sa*de e pa**o* * ser tratada como pr*cesso de conscien*izaç*o
</line>
</par><par>
<line>
da c*munidade, tornando-se p*rtic*pante ativa no process*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
promoção da sa*d* e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
melhor*a da *ualid*de d* vida. Des*e modo, a sa*de na escola tinha *omo objetivo contar
</line>
<line>
com * seto* educação como al*ado importante no pr*cesso saúde * d*ença pe*a da c*pacitaç*o
</line>
<line>
do in*ivíduo para s*r agent* multipl*cador de educação *m saú*e.
</line>
<line>
Inco*porando esse nov* modelo de saúd* *a escola, foi insti*uído em todo o territór*o
</line>
<line>
nac*ona* o Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, que cria o Programa Saúde n* Escola
</line>
<line>
(*SE). O PSE é *e*ultado de uma política i*te*setori*l do Min*stéri* d* Saúde e ** Ministério
</line>
</par><par>
<line>
d* Educação. *o *ntanto, o*tros órgãos go*ernamentais estão
</line>
<line>
env**vi*os *iretamente
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
**ncretização d*sta pro*ost*, a saber, *s Secretarias de Saúde e d* Edu*ação, *o*unid*d*
</line>
</par><par>
<line>
es*olar e as instân*ias representativas da s**ie*ade que at*am no
</line>
<line>
â*bit* da saúde
</line>
<line>
e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ed*cação. * trabal*o co*junt* desses seto*es *isa ao enf*en*amento d*s vulner*bilid*des *ue
</line>
</par><par>
<line>
comprome*em o *leno *e*envolvimento
</line>
<line>
de crianças, adol*scentes, jovens e adul*os
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
educação públ*ca brasileira por
</line>
<line>
meio de a*õe* de promoção, prevençã* e atenção à saúde
</line>
</par><par>
<line>
(BR*SIL, 2007a).
</line>
</par><par>
<line>
3.4 O Prog*a*a Saúde na Esc*la
</line>
<line>
*or serem base*da* na universal*z*çã* de d*r**to*, não é de *oje q*e se reconhecem,
</line>
<line>
no campo das po*ít*cas públi*as, *s vínculos entre os ***o**s saú*e * educaç*o. V*nculo *ue,
</line>
</par><par>
<line>
hi*toricamente, ** fo* un**ad* mas, em 1950, o
</line>
<line>
e*tão M*ni*tério *a Educação e Saúde se
</line>
</par><par>
<line>
*esdobrou *m
</line>
<line>
Ministério d* Saúde e Ministéri* da Educa*ão
</line>
<line>
e *ult*ra, cada um com
</line>
</par><par>
</page><line>
autonomia para elaboraç*o e implantação de políticas em s*a áre* (B*ASIL, 2009).
</line>
<line>
Re*. FSA, Ter*sina, v. *6, n. 2, a*t. 8, p. 149-165, **r./abr. 2019 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *scola co*o Dispositivo Soci*l de Promoção da Saúde
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
Em 2*07, o mome*t* p*lítico viv*nci*do no *aís e a preoc*pação com * s*úde dos
</line>
</par><par>
<line>
jovens aco*etidos pela
</line>
<line>
d*snutr*ção, geralmente *m idad*
</line>
<line>
es*o*ar, *nfl**n**aram no cenário
</line>
</par><par>
<line>
*as políticas pú*licas b*asileir*s ** propostas de trabalho in*ersetorial entre saúde * educa*ão
</line>
</par><par>
<line>
(*IAS et al., 2014). Nesta ocasião foi instituído, por meio do Dec*e*o nº 6.286
</line>
<line>
d* de 5
</line>
</par><par>
<line>
*eze*bro de *0*7 o *SE, resu*tante do trabalho integ*ado *ntre ** Ministéri*s da S*úde
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Edu*ação, com o intu*to de contribuir pa*a * formação integral dos estu*antes da red* pública
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
**ucaçã* bási*a, por meio de ações d*
</line>
<line>
prev**ção, prom***o e atenção à *aúd*, e na
</line>
</par><par>
<line>
tentati*a de estabelecer a i*tersetorialidade entre *aúde educação (DIAS *t *
</line>
<line>
a l ., 2 0 1 4 ;
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL, 2009; BRASI*, 2007a).
</line>
</par><par>
<line>
Esse prog*ama p*evê *ções em *aúde que devem s*r articuladas entre as equ**e* d*
</line>
</par><par>
<line>
S*úde da Famíl*a (eSF) * * *ede p*blica de *ducaçã* básic* em co*form*d*de c*m
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*rincípios e
</line>
<line>
diretrizes do SUS. Essa* *ções organizam-se em comp**entes
</line>
<line>
que incluem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Avaliação Clínica e Psicossocial; Açõe* d* Pro*oção da Saúde e Prevenção de Do*nças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Agrav*s; Edu*ação P*rm**ente e C*pacitaç*o de *rof*ssionais d* Ed*cação,
</line>
<line>
da Saúde * *e
</line>
</par><par>
<line>
Jovens para o P*ograma Saúde
</line>
<line>
na Escola; Monitora*ento
</line>
<line>
e Ava*iação
</line>
<line>
da Saúde
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
Estu*ante* (B***IL, 2007b; GOMES, 2012; *IAS et al., *014).
</line>
<line>
A art*culação d*s s*tores sa*de e e*ucação, propost* pelo PSE, visa ao alcance *os
</line>
<line>
seg*intes o*je*iv*s: prom*ver a *aúde e * cultura da paz, re*orçando a p*e*enção de agravos à
</line>
<line>
s**de, bem como fortalecer a relação entr* *s re*es pública* de **úde e de educa*ão; arti**lar
</line>
<line>
as ações do SUS às ações *a* *edes de ed*cação bás*ca pública, *e *orma a ampliar o alcance
</line>
<line>
e o impacto de s*as ações relativas aos es*udan*es e suas ***ília*, otimizando a utilização dos
</line>
</par><par>
<line>
*spaço*, equipamentos e recursos
</line>
<line>
disponíve*s; contribuir para a co*stituiç** de condições
</line>
</par><par>
<line>
para a f*rmação int*gr*l de
</line>
<line>
educandos; contribuir para constr*ç** de siste*a de ate*ç** a
</line>
</par><par>
<line>
so*ial, com foc* na pr*moção da cidadania
</line>
<line>
e nos dire*tos huma*os; **rt*lecer
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
enfrentamento das vulnerab*lidades, no **mp* da saúde, *ue possam comp*omete* o p*eno
</line>
</par><par>
<line>
desen*o*vimento e*c*l*r, promover * comunicação entre esc**as e *nidades
</line>
<line>
de saúde,
</line>
</par><par>
<line>
assegu*an*o a troca de **f*rma**e* sobr* as c*ndiçõ*s *e saúde dos estudantes; * fortalece* a
</line>
<line>
pa*t*cipação c*muni*ária nas pol*ticas de e*ucação bási*a e *aúde, nos três níveis de gove*no
</line>
<line>
(BRASI*, *007a).
</line>
<line>
Para o alc*n*e desses objetivos, o PS* propõe u** atuação que rom*e com o caráter
</line>
<line>
puramente assisten*ialista d*s açõe*, *través d* propos*as de *r**alho orientadas *ela
</line>
<line>
i*ter*eto*ialidade e d*r*c*onadas à promoção d* saúde. ** e*tanto, algumas fragilidades são
</line>
</par><par>
<line>
apontadas para a co*solidação *o
</line>
<line>
pr*grama, entre ela* a *nco**re*n*ão da c*ncepção de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 16, n. 2, art. 8, p. 149-165, mar./abr. 20*9
</line>
<line>
www4.*sanet.com.*r/**v*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. S. *antos, T. Z. Cardoso, M. C. A. Per**ra, O. *. Cardo*o
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
pro*oção à saúd* adotad* na con*trução do PSE e *os profissionais envolv*dos no pr*grama
</line>
<line>
(*OUTO et al., 2016).
</line>
<line>
No â*bito da Vigil*ncia e* S*úde, e c*mo s***itos que compa*tilham
</line>
<line>
resp*nsabilida*es pela saúde e quali*ade de vi*a das pop*lações onde estão *nseridas, as eSF
</line>
<line>
devem ar*icu*ar-se com a esc*la e c*nstituir-*e a*en*es *mportantes no desenvolvim*nto das
</line>
</par><par>
<line>
*niciativa* de
</line>
<line>
promo*ão da saúde e*colar em tod*s os ambientes e espaço*. As eSF, no
</line>
</par><par>
<line>
contex*o do P*E, podem gar*ntir e melhor*r o ace*so da* escolas à U**dade
</line>
<line>
d* Saúde da
</line>
</par><par>
<line>
Fa*ília, con*uz**do açõe*, contínu*s e longit*dinais que prom**am a integralidade d** ações
</line>
</par><par>
<line>
e serviços em saúde relati*a às
</line>
<line>
d*mandas
</line>
<line>
*a escola (*ILVEIR*; PE**IRA, 20*4). Da
</line>
</par><par>
<line>
mesma for*a, *s e*F p**em contar com a parcer*a d*s profis*ionais d* educação, *a tentati*a
</line>
<line>
de orientar sobre o uso de instrumentos p*dagógic** e educacionais po*sí*eis de ser i*seridos
</line>
<line>
*m sua ab*rdag*m de educação e c*mun**ação *m sa*de (*RASI*, *009).
</line>
</par><par>
<line>
O P S E é um a
</line>
<line>
propost* *ue procura expressar
</line>
<line>
u*a nova con*epçã* *a pol*tica de
</line>
</par><par>
<line>
**úde *a escola, indo além dos mode**s biomédicos e in*orp*ran*o no *eu contexto aspectos
</line>
<line>
determinante* da qualida** de vida (GOME*, 2012). P**a s*a o***acionaliz*ção *fetiva,
</line>
<line>
cumpriment* d* metas e alcance dos o**eti*os o P** se fun*amenta *m *ocumentos oficiais
</line>
<line>
que ori**tam, *ormatizam e capacitam os atores en**lv*do* no pro*rama (*I*S e* *l., 2014).
</line>
</par><par>
<line>
De u*a f*rma *eral, o* do*umentos d*s*revem *SE co*o uma estratég** o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
forma*ão integra* dos estuda*tes da educaç*o básic*, atuando com
</line>
<line>
ba*e n* int*gração
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
articulação i*tersetoria*. *ontudo, atualm***e a proposta de trab*lho inte*setorial é o pr**cipal
</line>
</par><par>
<line>
des*f*o *o *rogram* q*e visa r*c*nstru*r e so*idificar a relaçã* ent** a saúd* a educação e
</line>
<line>
(D*AS et al., 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Nos
</line>
<line>
dias atuais, me*mo diante do reconhecim*nt* da escola como
</line>
<line>
um esp*ço ideal
</line>
</par><par>
<line>
**ra pr**oção da saúde, * modelo de *aúd* escola* vigente aind* pre*erva **s*uícios
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
out*os mo*elos, agregand* uma mistura de contribuiçõe* de m*delo* novos e *ntigos. Diante
</line>
<line>
d*sso, desta*am-se i*portantes *esafios pa** a c*n*reti*ação da sa*d* esc*lar n* Brasil, t*i*
</line>
</par><par>
<line>
como: o *roc*sso político instituc*onal, o ca*áter
</line>
<line>
prescritivo, d*sarticul*d* e focalizado
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
**ões *ese*volvidas, a *til*zação *e metodologias e *écnicas pedagógicas tradicio*ais, bem
</line>
<line>
como as dif*culdades que envolvem a articulação intersetor*al, a p*rticip*ção da comuni*ad* e
</line>
</par><par>
<line>
da gestão
</line>
<line>
do SUS (BR*SIL, 20*7b). Na implementação do **E pod*mos destacar
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
dificuldade* a *iversi*ade de concepções *obr* intersetorialid*de entr*
</line>
<line>
gestores locais que
</line>
</par><par>
<line>
compõem os
</line>
<line>
gru*os de trabalh**, *
</line>
<line>
predomin*nci* do setor Saú*e nas tomadas de deci*ã* *
</line>
</par><par>
</page><line>
na emis*ão de p**tarias e *ormas (SOU*A; ESP**IDI*O; MEDINA, 2*17).
</line>
<line>
**v. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, a*t. 8, p. 1*9-165, mar./abr. 2019 www4.*sanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *scola como Disposit**o S*cial de Promoção da Saúde
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
3 .5 O Desafio da Intersetorialidade
</line>
</par><par>
<line>
* efetivação da *romoção da saúde deman*a a articul*ção do conjunto *as p*lí*icas
</line>
</par><par>
<line>
públic*s e
</line>
<line>
dos diferentes setores
</line>
<line>
da sociedade visand* à melhoria da qualidade de
</line>
<line>
vi da
</line>
</par><par>
<line>
(MAL** et al., 2014). Nest* *ent**o, a*resent* claras evidenci*s d* que e**a é *iretament*
</line>
<line>
depende**e de u*a sé*i* d* nec*ss*dades *, po* i*so, req*er uma ação intersetorial (SOUSA,
</line>
<line>
2*14).
</line>
<line>
A interse*oriali*ade consist* no proces*o em que objetivos, estratégi*s, a*ividades e
</line>
</par><par>
<line>
rec*rso* de c*d* se**r são con*id*rados seg*ndo sua* repercu*sões e
</line>
<line>
efeito* nos obje*ivos,
</line>
</par><par>
<line>
est*a*égias, ativid*des e recursos d*s dema** setores (OP*S, 1992 a*ud BUSS, 2000),
</line>
</par><par>
<line>
procurando, de*s* m*do, supe*ar a visão *solada e fragmenta** na *ormul*çã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*mplementação de
</line>
<line>
*ol*ticas **blic*s. N* setor s*úde isso sig*ifi** a adoção de uma aná*ise
</line>
</par><par>
<line>
global da *uest*o sa**e, incorpora*do o maio* n*me*o possív*l d* c*nhecim*ntos sob*e
</line>
<line>
outra* áre*s de pol*ticas públicas como, por exemplo, e*uca*ão, trabalh* e ren*a, m*i*
</line>
</par><par>
<line>
ambien*e, *ab*taçã*,
</line>
<line>
trans*orte, energia, agricultura, o contexto social, econômico, polí*i*o,
</line>
</par><par>
<line>
geog*áfico e c*ltural onde *tua a pol*tica (BUSS, 2000).
</line>
<line>
Assim, a interse**rialid*de pode *epresenta* ** m*canism* de reorgani*ação d*s
</line>
<line>
respostas ao* problema*, necessidades e deman*as sociai* d*s diversos grupos da popu*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Diant* diss*, estimular e valorizar a i*corp*raç*o d* práticas intersetoriais implica
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
impa*to signi**ca*ivo na priorizaç*o de aç*es que visa* à cons*l*dação da integrali*ade d*
</line>
<line>
atenção * saúd* (TEI*EIRA, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
art**ula*ão *nte*setor*al, no *mb*to d* Prom*ção
</line>
<line>
da Saúde,
</line>
<line>
tem como o**etivo
</line>
</par><par>
<line>
promover a gest*o comp*rtil*ada entre u**ários, mo*ime*t** soci*is, trabal*a*o**s do se*or
</line>
</par><par>
<line>
sa**tár*o de *utros setores, pr*duzindo a*tonomi* c*rrespo*sab*lidades (*A*TA et
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
20**). Contudo, é *e*so *omu* que a superação do modelo set*r*al *ar* o inte*setoria* não *
</line>
</par><par>
<line>
tarefa fácil, poi* represe*ta uma ló*ica de trabal*o
</line>
<line>
que *ec*ssita da aceitaç*o das partes
</line>
</par><par>
<line>
envol**das, *ma releitura da realidade e *em** para *er atingida (TUSSET, 2012). N* cam**
</line>
</par><par>
<line>
da saúde e da educa*ão, promover a art*culação de dif*rentes set*res e a *ntera**o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mobili*ação de distint*s sa*eres, com v*sta * *upe**r seus desafios e e*pandir *uas *ronteir*s
</line>
<line>
de aç*o, *ambém s* ***stitui um desa*io (SOUSA, *014).
</line>
</par><par>
<line>
O* e*traves
</line>
<line>
**ra mat*rializa*ão a
</line>
<line>
da intersetorialidade vão desde os pr*blemas
</line>
</par><par>
<line>
*str*tu**i* até a qualificação *o *ebate sobre a mesma, que
</line>
<line>
ainda se mostra incipiente,
</line>
</par><par>
</page><line>
carecendo de mais ap*ofun*a*e*to, embo** a *iteratu*a t*nh* s*d* profícua n*s últimos anos,
</line>
<line>
sinalizando um aumento substanci*l sobre * t*ma. Quando nos reportamo* particularm*nte **
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na P*, v. 16, n. 2, art. 8, p. 1**-165, m*r./*br. 2019 www4.fsan**.c*m.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. S. Santos, T. Z. C*rdoso, *. C. A. Pereira, O. O. *ard*so
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
aç*es inte*setoriais *ntre a s*úde e a ed*cação na
</line>
<line>
perspectiva da promo*ão da *aúde,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
gar*nti*o pelos do*u*entos *fic*a*s à *rátic* de ações de saúde *o *enário
</line>
<line>
da escola,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*mplem*ntação de ações menos as*ist*nciais, ma*s
</line>
<line>
reso*utivas * interseto*iais aind*
</line>
</par><par>
<line>
constitu*m um desafio p*ra a consolidação da promoç*o de saúd* na *scola nos dia* atuais.
</line>
<line>
REFERÊ*CIAS
</line>
</par><par>
<line>
ANTUNES, M. A. M. Políticas públicas em Educaçã* e saúde. Das
</line>
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______. *inistério da S*úde. Org**izaç*o P*n-America*a d* Saúd*. E*col*s p*omotoras da
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Saú*e: *xp**iências ** Bra**l. Brasília: MS; 2*07b. (Séri* B. T**tos Bás*cos de *aúde, S*rie
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Promoção da Saúde; n. 6).
</line>
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______. Ministério da Saúde (MS). Secretaria d* At*nçã* * *aúde. D*partamento de Aten*ã*
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Atenção Básica; n. 24).
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R**. FSA, *e*esin*, v. 16, n. *, art. 8, p. 1*9-165, m*r./abr. 2019 www4.fsanet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
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</line>
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CASEMIRO, J. P.; FONSECA, A. B. C.; SECCO, F. V. M. Promover saúde n* *scola:
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reflexões a partir de *ma re*is*o sobre sa*de escolar na Am*rica Latina. *iência & saúde
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C*STRO, M. L. S. *. A edu*ação na América Latina: *ntigos dilema* *m novo con*ext*.
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CAVALCANTI. P. *.; LUCENA, C. M. F.; L*CENA, *. L. C. Pr*gram* Saúde na Esco*a:
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*n*erp*laç*es sobre ações *e educ*ção e saúde *o Brasil. Text*s & Conte*tos, v.14, n.2, p.
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*e Professore* para Promoção da **úde e Prevenção de **e*ças
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FERRIAN*, M. G. C. A inserção d* en*ermeiro na *aúde esc*lar: an*lise crí*i** de u*a
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Co*trib*i*ão dos Autores
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L. *. S. San*os
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T. Z. Cardoso
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<line>
M. C. A. Pereira
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<line>
O. O. *a*doso
</line>
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<line>
1) concepção e *lanejamento.
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<line>
X
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) anális* e interp****çã* dos da**s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elabo*ação do rasc*nho ou na revisã* cr*t*ca do c*nteú*o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ticipa*ã* na apro*ação da v*rs*o fin*l d* manuscr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na PI, v. 16, n. 2, a**. 8, *. 149-1*5, mar./abr. 2019
</line>
<line>
w*w4.*s*net.c*m.br/re**sta
</line>
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