<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 8, p. 149-165, m*r./*br. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.2.* </line>
<line> A Escola como Dispositivo Socia* d* Promoção *a S*úde </line>
<line> Sc**ol as a Social D**ice for the P*omotion of H*alth </line>
</par>
<par>
<line> *ú*ia De Fáti*a da Silva San**s </line>
<line> Mes*ra em Saúd* e Co*unida*e *ela Uni*ersidade Federal do *ia*í </line>
<line> E-mail: lucia35**@*otmail.co* </line>
<line> Tauani Zampier* Cardoso </line>
<line> D*utora em Saú*e Pública da Esco*a d* Enfermagem de R*beirão Pr*to *a Univer**dade de *ão *aulo </line>
<line> E-mail: t*u**izampi@g*ail.com </line>
<line> Mayane Ca*n*iro Alves *ereira </line>
<line> Mest*a em Ciências e Saú*e pe*a Universida*e Fe*er*l do P*auí </line>
<line> Profe*so*a *a Univers*dad* Federal do Pia*í </line>
<line> E-mail: mayanealves@hotmail.co* </line>
<line> Osmar de Olivei*a *a*d*so </line>
<line> *outo* em E**ermagem em Saúde *ú*lica *ela Univer*idade de **o *aulo </line>
<line> Professor da Unive*sidad* F*deral do P**u* </line>
<line> E-ma*l: osmar.c*rdoso@gmai*.*om </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ender*ço: Lúci* de Fátima *a Sil*a Santos </row>
<row> U*iversid*de Fed*ral do Pia** - Av. Univer*itária - </row>
<row> Ininga, *ere*i*a - PI, 64049-550. Brasil. </row>
<row> *n*ereço: T*uani Za**ieri C*rdoso </row>
<row> Universidade F*deral ** Piauí - Av. Universitária - </row>
<row> I*inga, Ter*sina - PI, 64049-550. Brasil. </row>
<row> E*dereç*: M*yane Carn*iro Alves *ere*r* </row>
<row> Uni*ersidade Fed*ral do Piauí - Av. Univer*itária - </row>
<row> In*nga, *e*esina - *I, 64049-550. Brasil. </row>
<row> En*ereço: Osma* de **iveira *ardos* </row>
<row> Unive*s*dade *ederal do Piauí - Av. *niv*rsitária - </row>
<row> Ining*, Teresina - PI, 6404*-5**. Br*sil. </row>
</column>
<column>
<row> Edito*-Chefe: Dr. Ton*y Ke*ley de Alenc*r </row>
<row> Rodrigue* </row>
<row> Artigo recebido em 06/12/2018. *lt*ma *ersão </row>
<row> recebida em 21/012/2018. *prova*o em *1/12/2018. </row>
<row> Avaliado pelo sis*ema Triple *evi*w: a) Desk Re*iew </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Doubl* Blind Rev**w </row>
<row> (avaliação cega por dois aval*a**re* da área). </row>
<row> R**isã*: Gr*m**ical, Norm*tiva e *e Format*ção </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. S. Sant*s, *. Z. Cardo*o, M. C. A. Pereira, O. O. Cardoso </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> *E*UMO </line>
</par>
<par>
<line> Este tra*alho tem como ob*e**v* d**crever como a *scola se consolid*u e* disp*sitivo s*cial </line>
</par>
<par>
<line> de pr*moção </line>
<line> d* saúde. Método: Para tanto, foi realizado ** levantamento b*bliográfico na </line>
</par>
<par>
<line> literatu*a *inzenta * em bases d* d*d*s </line>
<line> eletrônicas, </line>
<line> segundo critér*os metod*l*gicos pré- </line>
</par>
<par>
<line> estabelec*dos. Res*l*ados: A literatura analis*da a*ordou a </line>
<line> saú*e n* escola em a*pectos </line>
</par>
<par>
<line> com* a orige*, c*rá**r e d*s*n**lvimen*o da* a**es d* saú*e, *odel*s de s*úde na esco*a, * </line>
<line> *aúde na *scola *ara a pr**o*ão da saúde * os seus principais desaf*os. Conclusão: As ações </line>
<line> de saúde assi*tenciais e pontuais, bem com* as dificuldades que envolvem a ar*icula*ão </line>
<line> intersetorial ain*a são os pr*nci*ais de*a*ios p*ra a promoção de saúde n* *sco*a. </line>
<line> Palavras-*have: Saúde Es*olar. Atenção Básica à Saúde. Promoção d* *aúde. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Obj*ctive: This study aim* to des*ribe how the schoo* was consolidated in a social d*vice fo* </line>
<line> hea*th promotion. Method: A b*bliogr*phic surve* was carrie* out i* the g*ay lit*rature and </line>
<line> in electron*c databases, accord*ng *o pre-establi*hed methodological *riteria. Res*lts: The </line>
<line> litera*ure analyzed t*e health in the scho** in aspects su*h as the origi*, character and </line>
</par>
<par>
<line> develo*m*nt </line>
<line> of h*a*th actions, health mod*ls in the s*hool, health in the *cho*l </line>
<line> **r the </line>
</par>
<par>
<line> promotion *f heal*h and its m*in chal*enges. Conclusion: Assi*ta*c* and *unctual h*alth </line>
<line> actions, as w*ll *s the *ifficultie* in*olve* in inter*ec*oral articulat**n, are sti** the main </line>
<line> chall*n*es for heal*h pr*mo**on in school. </line>
<line> Key w*r*s: School Health. Basic Hea*th Care. Heal*h Promotion. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 16, n. 2, *rt. *, p. 14*-165, ma*./abr. 2019 </line>
<line> www4.*sanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Esco*a com* Di*pos*tivo Social *e Promo*ão da *a*de </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*D*ÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A *aúde *dvém de mú*tiplas aç*es arti*uladas e c*ordenadas entre os dif*rentes </line>
<line> set*res soci*is, ações do estado, da so**edade civil * do siste*a de saúde. Deste modo, não é </line>
<line> garantida *penas pelo *ndiví**o, t*mpouco pelo se*or da sa***, no seu *entido l*teral </line>
</par>
<par>
<line> (MOYSÉS; MOYS*S; KRE*P*L, 2004). E*s* de*ate *anha *o*ça e reconhecimento </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil e r*afirma a escol* *omo espaço relev*nte para con*tru*ão de c**á*ios mais fa*oráveis </line>
<line> à *ida com qualida*e (S*LVA; BODSTEIN, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A escola *ssu*e papel *e importânc*a relevant*, *ma vez q*e </line>
<line> consti*ui par*eira </line>
</par>
<par>
<line> intersetorial para essas *ções e **vela-se, há mu*to tem*o, ***o *m *spaç* e*traté*ico para </line>
<line> exe*uçã* de **ões de prom*ção da saúde. Por ser um disposit*vo *oc*al que pode ser utilizado </line>
<line> com* cenário e in*trumento da educação *m *aú*e, co*tribui par* a f*rma*ã* *e opiniões de </line>
<line> c*i*nças, adolescentes e *e suas famílias e, con*eq*e*tement*, col*bora para **rm*r *idadãos </line>
<line> co*s*ientes e responsá*eis *** **as esco*has e comportamentos (B*ASIL, 2009). </line>
<line> A promoção da saúde está rela**onada à pre**n*ão prim*ria e se r*fe*e a u* p**cesso </line>
<line> *u*tifato**al e de resp*nsabilidade multidi*ciplinar (D**A e* a*., 201*). Portanto, as ações </line>
<line> *e Promoçã* da Sa*de constitu** uma estraté*ia da saúde c*letiva, ten*o em *is*a *ue *e </line>
</par>
<par>
<line> opõem à medica**z*ção da socieda*e, **clusiv* no in*eri*r do pró*rio s**t*ma </line>
<line> de saúde. **r </line>
</par>
<par>
<line> isso, **sas medidas são ente*didas c*mo *m campo co*ceitual, políti*o e metodol*gico para </line>
</par>
<par>
<line> an*l*sa* e at*ar sobre *s det*rminantes e c**d**ionant*s de saúde, visando *elhor*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*tuação de s*úde e a *u*li**de de *ida das pessoas (BÓGUS, *002; *OYSÉS, MOYSÉS, </line>
<line> K*E*PEL,*004). </line>
<line> N**se context*, o seto* *duca**onal, em v*r*ud* d* sua capilaridade e a*rangência, </line>
<line> carac**r*za-se *om* um a*ia*o important* na *on*olida*ão d* **a políti*a interset*ria* </line>
</par>
<par>
<line> voltada para a </line>
<line> concretização de ações de promo*ão </line>
<line> da *aúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, </line>
</par>
<par>
<line> 200*). Em observância a essa* características as p*líticas *úblicas de saúde r*co**ecem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*c*la com* </line>
<line> um </line>
<line> espa*o privil*gi*d* p*ra </line>
<line> o d*senvolv*men*o *e açõ*s promotoras, </line>
</par>
<par>
<line> pre*entivas e de ed*caçã* *ara s**d* (BRA**L, 2009). </line>
<line> D*a*te dist*, este estudo tem c*mo *bje*iv* real*za* uma retrospectiva histórica da </line>
</par>
<par>
<line> *aúd* *a </line>
<line> *scola e, deste mo*o, *escrever **mo a escola se con*olidou em di*positivo socia* </line>
</par>
<par>
<line> *e promo*ão *a *aúde. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*re*i*a PI, v. 16, *. 2, art. 8, p. 149-165, mar./*br. 2019 </line>
<line> **w4.fsan**.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. *. S*ntos, T. Z. C*rdoso, M. C. A. P*reira, O. O. C*rd*so </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> 2 MÉ*ODO </line>
</par>
<par>
<line> Este *raba*h* c*nsiste n*ma revisão *a lit*ratura baseada na consulta à l*teratura </line>
<line> ci*ze*ta e *s ba*es de dado* eletr*nica*, Literatura Latino-Americana e do C*r*be em </line>
</par>
<par>
<line> Ciência* da Saúde (LILACS) e *cient**ic El*ctronic Librar* Onl*ne (Sci**O) durante </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> meses *e Ma*ço de 20** a Dezembro d* 2017. Foram *tilizados par* a *esquisa nas *ase* </line>
</par>
<par>
<line> e**trônica* de dados </line>
<line> os termos *ECs (Descri*ores *m C*ênc*as </line>
<line> da Saúde) "sc*ool **alt*", </line>
</par>
<par>
<line> "health </line>
<line> promoti*n" e </line>
<line> "publ*c hea*th", iso*a**s e juntos de </line>
<line> suas combinações, utilizando o* </line>
</par>
<par>
<line> operador*s boolea*os. </line>
<line> Fo*am critér*o* de i*clusão pa*a este e*tu*o art**os o*iginais, rel*tos d* </line>
</par>
<par>
<line> ex**riênc*a/*aso, livro*, te*es, dissertações, manuais e cartilhas do Minis**r*o da Saúde </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Ó*gãos *acionais e Interna*ionais de Saú*e, bem *o*o </line>
<line> do**m*ntos oficiais n**io*ais, </line>
</par>
<par>
<line> publi**d*s e* p*rtuguês *u in*l*s, qu* docu*entasse* como a *scola se consolidou e* </line>
<line> dispositivo s*cial de p*omoção da saú*e, desde a o*igem da s*úde na e**ola até os dias a*uai*. </line>
<line> Foram excl*ídos estudos epi*emiológico* reali**dos nas escolas. </line>
<line> A pesquisa e a seleção de artigos foram r**liza*as p*r do*s autores, de forma </line>
<line> independe*te e ce*a, obedecendo aos critérios de inclu*ão e *xc*usã* pre*iamente *efinidos e </line>
<line> aqui a**esen***os. </line>
<line> 3 RES*LTADOS E DISC**SÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> Após a supr*ssão </line>
<line> das dup*icatas, dos arti*os que não </line>
<line> obede*iam aos cri*ério* de </line>
</par>
<par>
<line> inclusão e d*quela, cuj* tem*tica não con*emplavam a *bordagem </line>
<line> desse *studo, os </line>
<line> *rti*os </line>
</par>
<par>
<line> selecionados for*m avali*do* *or *ois pes*ui*adores, parti*do d* leitura dos título* * resumos </line>
<line> e, posterior*en*e, da leitura do artigo na *ntegr*. As infor*aç*es pertinente* fo*am coletadas </line>
</par>
<par>
<line> através </line>
<line> de fichame*tos qu* pos*i*ilit**am ide*t*fi*ar </line>
<line> convergê**ias, permitindo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apre*en*ação dos resultados e * a*rupamento da discuss** e* e*xos temát**os. </line>
<line> For*m analisadas 2* pu*licaçõe*, entre elas *rtig*s, dissertações, teses, livros e </line>
<line> documentos oficiais. A li*er*tura *xplor*d* para est* es*udo abordou a saúd* na esco** em </line>
<line> aspectos como * o*igem, c*ráter e desen*olvimento *as açõ*s de saúd*, modelos de saúde n* </line>
<line> esc*l* e a *aúde na esco*a *os dias a*uais, explicando as re*ações entre a saúde e a es*ol* e a </line>
<line> i*po*tância da s*úde na esc*la pa*a a promoção da saúde. A*sim, *s informações obti*as </line>
<line> *oram cate*or*zadas e discutidas nos tóp*cos qu* seguem. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, art. 8, *. 149-165, mar./abr. *0*9 w*w4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Escol* co*o Dispositivo *ocia* *e **omoção da Saúde </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Saúde *scolar e Saúde n* Escola </line>
</par>
<par>
<line> No campo da saúde na esco*a a*gumas ex*ressões, tais como "saúde </line>
<line> escolar" * </line>
</par>
<par>
<line> "saúde d* esc*lar" se l**iti*aram, gan*a*do sent*nd* gen*rico para p*lítica* e *ro*ram*s de </line>
<line> saúde que se r*alizam no espaç* da escola. Todavia, nas ques*õ*s li*adas a p*sso*s na f*ixa </line>
</par>
<par>
<line> etár*a conven*i*nada para educação fundamental (* a 1* a*os), t*mbém comum o uso * </line>
</par>
<par>
<line> dessas denom*na*õ*s, </line>
<line> g*ran*o um* *mp*ecisão qu*nto *o sujeito de quem se *ala, além do </line>
</par>
<par>
<line> restringir e**es termos * um grupo popul*cio***. Nas refe*ên*ias anteriores ao S*stema Ú*ico </line>
</par>
<par>
<line> de Saúd* (SUS), * exp*es*ão "saúd* </line>
<line> esco*ar" foi </line>
<line> amplamente *tilizada em decorrê*cia </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> *epres*ntações adquiridas e* décadas de práticas, princip*lmente as*istenciais e norm*tivas </line>
<line> (VALADÃ*, 200*). </line>
<line> A ex*res*ão "saúde na **cola" compreen*e programas, ações, conce*ções e proj**os </line>
<line> d* saúde qu* acontecem *o c*nário d* escola, *ejam eles de naturez* educativa, prev*ntiva *u </line>
</par>
<par>
<line> **si*ten*ial. N**se aspecto, a </line>
<line> "prom*ção ** saúde na escola" </line>
<line> corresponde a estrat*gias que </line>
</par>
<par>
<line> visam </line>
<line> gera* resultados *ositivos s*bre a qualida*e *e vida os d*term**antes *a *aúde d*s e </line>
</par>
<par>
<line> membros da comunidad* e*c**** (VALA*ÃO, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Uma Breve *etrosp*ct*va Histórica da Saú*e na E*c*la </line>
</par>
<par>
<line> O vínculo entre educaç*o e *aúde é re*on**cid* desde a antiguidade </line>
<line> gre*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> es*e*deu-se ao longo da hist*ria, nã* send* uma </line>
<line> criação *a *on**mpor*nei*ade. Relatos </line>
</par>
<par>
<line> demonstram que na Grécia a*tiga *ssa relação j* era co*siderada por p**qu*sadores, como </line>
<line> H*pócrates, Sócra*es, Platão e Aristóteles (ANT*NES e* *l., 2009). No entanto, somente no </line>
</par>
<par>
<line> f*n*l do *éculo *VIII e início do século X*X </line>
<line> nasce a p*lítica de atenção à **úde escola* </line>
</par>
<par>
<line> (FIGUEIREDO; MACHADO; ABREU, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> A polí*ica de atenção à saúde esco*ar teve início </line>
<line> na Aleman*a com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> institucionali*ação d* "Polícia Médi*a" * a ***bor*ção *o Sistem* Frank, criado pelo médico </line>
<line> alemão Johann Peter Fra*k (1*45-1821). O Sistema Frank *u S*stem einer Vollständigen </line>
<line> Me**cinisc*** *o*itize* (S*ste*a de Política **dica Inte*ral) foi *m guia p*bl*cado, a partir </line>
</par>
<par>
<line> d* 1779, na Alemanha, em </line>
<line> nove *olume* (se*do os dois último* póstumo*) q*e abor*ava, </line>
</par>
<par>
<line> além da saúd* escolar e supervisão de instituiçõe* educ*cion*is, out*os a </line>
<line> *spectos da s*úde </line>
</par>
<par>
<line> públ*ca * individual, caracte*izando-se como um manual d* saú** com </line>
<line> caráter </line>
<line> *bra*gent* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ê*f*s* </line>
<line> na e*u*ação. As ideia* do "Sistema Fr**k" logo *e di**ndiram por t*do o conti*ente </line>
</par>
<par>
<line> europeu e o* Estado* Unido* da América, contribuindo pa*a * *issemina*ão dos *deais da </line>
<line> *ev. FS*, T*resina PI, v. 16, n. 2, art. 8, p. 149-165, *ar./***. 2019 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. S. Santos, *. Z. *ardoso, M. *. A. Perei*a, O. O. Ca*d**o </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> "Políci* Médica" *ue influenci*ram n* **úde esc*lar (FIGUEIREDO; MAC*ADO; ABRE*, </line>
<line> 2010). </line>
</par>
<par>
<line> O Sistema F*ank di*p**ha detalhadamen*e sobr* o *tendimento ao e*colar e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> supervis*o de instituições </line>
<line> *ducacionais particulariz*ndo, a partir da </line>
<line> prevenção de *cidentes </line>
</par>
<par>
<line> até </line>
<line> a h*giene m*ntal; de*de a *laboração de p*ogra*a* de atlet*smo até a iluminação, </line>
</par>
<par>
<line> a*u*ciment* e ven*il*ção das salas de a*la. Essa obra confer*u a Joh*n Peter F*an* o </line>
<line> reconhecimento como *ai da saú*e esc*l*r e inspi*ou Fra*z An*on Mai na elaboração de *m </line>
<line> *ód*go que enf*tiza*a o pro*lema da educação. Em uma de *ua* leis, Mai pro*u*ha a a*uação </line>
<line> d* um *fic*al de saúde nos colé*ios instruindo al*nos e professo*es a respeito da m*nutenção </line>
<line> e pro*o*ão da saúde. Toda*ia, o código p*opo*to por Mai n*o che**u a vigorar plenamente </line>
<line> em *ecorrênci* de que**ões d* ordem econômi*a e política (RO*EN, 1979). </line>
<line> Marcado pela revolução in*ustrial, esse pe*íodo trouxe consigo desenvolvimento do </line>
</par>
<par>
<line> prol**ari**o </line>
<line> alemão e francês dent*o d** prec*rias condições de vida e saúde da classe </line>
</par>
<par>
<line> operária desse tempo. Isso </line>
<line> im*li*o* o su*gimento de dou*r*nas médic*s </line>
<line> qu* atribuíam às </line>
</par>
<par>
<line> condições de vida as *nfermidades, e propunham a med*cina c*m* i*strumento *e r*forma </line>
<line> social. Essas *outrinas fi**ram conh*c*das como hi*iene **cial e medicina soci*l * vigoraram </line>
</par>
<par>
<line> até </line>
<line> os </line>
<line> anos 184*, qua*do o </line>
<line> sanitarismo e a </line>
<line> assist*ncia *o pobre *assara* a constituir os </line>
</par>
<par>
<line> principais elementos do processo de medicalização (L*MA, 1985). </line>
</par>
<par>
<line> A preocupaç*o com a h*gi*ne </line>
<line> das *e**oa* e da* cidades tornou-se </line>
<line> um meio para </line>
</par>
<par>
<line> con*rola* doenças e m*lho*ar * v*da em sociedade, uma vez que a h*gie*e *ra *nten**da *omo </line>
</par>
<par>
<line> um mecani*mo pa** </line>
<line> diminu*r o despe*dí*io de </line>
<line> r*cursos humanos causad* p**as </line>
<line> doenças </line>
</par>
<par>
<line> (LAROC*A; MA*QUES, 2010). A*icerçada na hipótese que * do*nç* surgia e se mantinha </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> *onsequên*ia da ignor*ncia, a solução seria, então, a pre*criç*o </line>
<line> de no*mas * regras </line>
</par>
<par>
<line> (CASEM**O; FONSEC*; SEC*O, 2014). Nesse co*texto, escola fo* reconhecida * </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> um *spaço es**atégico e *rivilegiado dessas *resc*iç*e* e dis*em*nação de ideais de *igiene, </line>
</par>
<par>
<line> **ndo </line>
<line> e* vista q** </line>
<line> agrupava num me*mo *spa*o c*ianç*s qu*, sen*o conside*ada* "massa </line>
</par>
<par>
<line> modeláv*l", se*iam capazes de *e t*rnar multiplic*dores </line>
<line> das *rescrições </line>
<line> r*c*bidas na escol* </line>
</par>
<par>
<line> (LAROCCA; MARQUES, 20*0) e ass*m contribuir na </line>
<line> *uperação do "atraso" d** países </line>
</par>
<par>
<line> *ubde**nvolvidos (*ASEM*RO; F*NSECA; *ECCO, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> I*spi*ada *essas experiências, * s*úde *a es**la </line>
<line> pr*ti*ada *as </line>
<line> décadas *e 19*0 e </line>
</par>
<par>
<line> 199* *assou * ser reconhe*ida </line>
<line> co*o </line>
<line> um m*d**o de "higiene esco***", que s* restring** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> programa* escolares caracte*izado* po* r*unir es*o**os para me*horar as c*ndições de *igiene </line>
</par>
<par>
<line> e saneamento por meio *e </line>
<line> camp*nhas mass**as de v*ci*ação, </line>
<line> prevenção de </line>
<line> d*ença* </line>
</par>
<par>
<line> tran*missíveis, tr*ta*ento de doenças es*ecíficas, temas de **ucação para a saúde, *ealizaç*o </line>
<line> Rev. F*A, Teresin*, v. 16, n. 2, art. 8, p. 149-*65, mar./abr. 2019 w**4.fsanet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * *sco*a *o** Dis*osi***o Social de Promo*ão da Saúde </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> de exames **dicos e provas </line>
<line> d* triagem. Essa* ações rep*esenta*am um modelo *e saúde </line>
</par>
<par>
<line> vertical, "medical*zado" e assist**cialista (ORGANIZACIÓ* PANAMERICANA DE LA </line>
<line> SALUD, *003; **SEMIRO; *ONSECA; SECCO, 2014; CA*TRO, 2008). </line>
<line> Deste modo a saú*e escolar ou, mai* pro*riamen*e a higiene esco*a* *a época, se de* </line>
<line> na intersecção de trê* doutrinas: a da polícia médica, o sanitarismo e a pu*r*cultura, que </line>
<line> est*mulava a difu**o *e u*a ped**ogia mais "fisiológic*", is*o é, mais adequada aos corpo* </line>
<line> esco*ares ao qual *e desti*a*a (LIMA, 1985). </line>
<line> Neste modelo "medic*li*ado", com ênfas* na* a*ões de car*ter preventi** e </line>
<line> assi**e*cial, a saúde d* população escolar era co*p*een*ida em **rmos de ausência de doença </line>
<line> e não *omo * resul*ado d* um pro**s*o de transformação dos fatores determ*n*ntes soci*is ao </line>
<line> q*a* os profi*s*onais da s*úde e todos o* membros d* comunida*e escolar pudessem </line>
<line> co*ver***-*e em ator*s ativos (ORGA*IZA*IÓ* PANAMERICANA DE LA SA*UD, </line>
<line> 200*). </line>
<line> *m 1954, a Comissão de Especial*stas em Educação em Saúde ** Organi*ação </line>
<line> Mu**i*l *a Saúde (OMS) ap*ntou a ne*essid*d* de *e *ealizar, **ntro do espaço e*co*ar, </line>
</par>
<par>
<line> ativi*ades </line>
<line> que favorecessem a prom*ção *a saúd* e *ão *omente </line>
<line> a transmi*s*o de </line>
</par>
<par>
<line> conhec*mentos sobre **pectos *elacion***s à saúde. Apre*e**ou-s*, *ntã*, uma abordagem </line>
<line> in*ci*l do conceit* de Escola Prom*tora de Saúde (OMS, 1954). </line>
</par>
<par>
<line> Assi*, </line>
<line> *o final </line>
<line> *o *écu*o X*, as práticas de saúde na escol* ganharam novos </line>
</par>
<par>
<line> desenhos em cons*q*ência da a*pliação da* concepções te*ricas da saú** e da educação. A </line>
<line> s*úde passou a ser e*te*dida * partir da complexidade de seu* d*terminantes e condicionantes </line>
<line> sociai*, e a esc*la apresentou-*e **o mais como um l*ca* de tra**m*ssão de in*ormaçõe*, mas </line>
</par>
<par>
<line> como um *spaço i**al p*r* processos de *nsi*o/a*rendizagem </line>
<line> com par**cipação ativa dos * </line>
</par>
<par>
<line> estudantes e apr*priação cult*ral, car*ct*rizando Ini*iati*a das Escolas Pro*ot*ras a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Saúde (BRASIL, 2007b). </line>
</par>
<par>
<line> De*se modo, * desenvolvimento histórico da saúde escolar *as*ou *or distintas fases </line>
<line> e definições que susten*aram teori*amente ** práticas de saúde na escol*. Is*o significa qu*, </line>
</par>
<par>
<line> a* </line>
<line> long* do *empo, dive*sos mod*los de saúde n* e*cola fora* *endo *lanejados </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> implantad*s, *elos c*nce*tos de saúde e edu*ação elabo*ados para ca*a ép*ca. </line>
<line> 3.3 A Saúde na Escola no Brasil </line>
<line> No Brasil, * dis*urso patológico e higienista na escola tem s*a emergên*i* históri*a </line>
</par>
<par>
<line> * partir d* século XIX co* o estabele**mento e </line>
<line> c*n*olid*ção da prátic* médica na esc*la </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 16, n. 2, art. 8, p. 149-*65, mar./abr. 2019 </line>
<line> www*.fsa*et.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. S. San*os, T. Z. Ca*do*o, M. *. A. P*reira, O. O. Cardoso </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> (TEIVE; AB*D, *01*). Moncorv* Filho relata que os pri*eir*s es*u*os sobre saúd* es*olar </line>
</par>
<par>
<line> no B*asil se </line>
<line> **ram a par*i* de 1850 e con*istiam em teses sobre **giene </line>
<line> escol*r </line>
</par>
<par>
<line> (MONCORVO FIL*O, 1917 *pud *IMA, 1985). Também foi nesse p*r*odo qu* a qu*stão da </line>
</par>
<par>
<line> saúde n* </line>
<line> esc*la ganhou evi*ência **m a </line>
<line> i*t***ençã* do e*t*do br*sileiro na saúde. E*sa </line>
</par>
<par>
<line> int*rvenção se deu pela necessidade de tentar co*trol*r f*equentes </line>
<line> epide*ias de f*bre </line>
</par>
<par>
<line> ama*ela, *ól*ra e varíola que asso*avam a *idade do Rio de Janeiro. Ainda que a escol* não </line>
</par>
<par>
<line> tivesse nenhum destaque </line>
<line> es*ecia*, *ra mais um dos locais que reunia* uma quantidade </line>
</par>
<par>
<line> considerável de pessoas (LIMA, 1985). N*sse período, pr*oriza*a-se * dese**ol*ime**o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> hábi*os, atitud*s e valores, levando-se em consideração a dimensão assiste*cial e atitud**al, a </line>
<line> p*rtir do entend*mento de indivíduo saudável difu*dido à **oca. Deste m*do, pr*tendi**-se </line>
<line> ev*tar a transmissão d* doenças infe*to- contagiosas na escola (FERR***E, 1997). </line>
<line> Segun** Mohr e Schall (1992), a implem*n*ação d* saúde na* es*olas se tornou </line>
</par>
<par>
<line> obrigató*ia através do artigo </line>
<line> 7º da lei Nº 5.6*2 de 1971, q*e det**minava a realiz*ção de </line>
</par>
<par>
<line> ações de saúde nas escolas *e primeiro * segundo </line>
<line> graus, com o *bjetivo de esti*ul** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conheciment* e a prática da saúde bá*ica e d* higi*ne. </line>
</par>
<par>
<line> As c*njecturas desta época p*e*onizavam uma nação ci*ilizada, regenerada e </line>
<line> educada, *ia *edicalizaç*o da soc*edade. Desde então, os *éd**os foram i*se*idos nas </line>
<line> es*olas p*ra capacitar os professor*s *om *oções *e h*giene, pueri*ultura e outros te**s qu* </line>
</par>
<par>
<line> o*jetivavam *vit*r </line>
<line> qualquer </line>
<line> d*svio, seja </line>
<line> corporal ou *omp*rtamental na *scola (*E*VE, </line>
</par>
<par>
<line> ABUD, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, a *ues*ão da higiene escolar só ganho* impu*so * partir d* 1900, época e* </line>
<line> que o país vive*ci*va u*a crítica s*tu*ç*o de s*úde pública, embora nesse per*od* um d*cret* </line>
</par>
<par>
<line> j* tratas*e </line>
<line> de regulam*ntar </line>
<line> a ins*etoria d*s *scolas púb**cas e </line>
<line> privadas *a Corte </line>
</par>
<par>
<line> (FIGUEIREDO; *ACHADO; ABR*U, 20**). </line>
<line> A concepção higienista-e*genista **rcou o iní*i* do *éculo X* n* Bra*il e se </line>
</par>
<par>
<line> estabele*eu durante </line>
<line> os primeiros trinta anos de*se s*culo. Essa concepção ti*** </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> pres*upostos a educa*ã* pa*a o desenvolvimento de uma "raça" sadia e produt*v*, obtida por </line>
</par>
<par>
<line> meio de um conjun*o de ações ca*azes *e in*roduzir </line>
<line> hábitos higiêni*os e eu*ênic*s na </line>
</par>
<par>
<line> popu*ação e *eestrutur*r o </line>
<line> "t**o nac*onal" (LA*O*CA; *A*QUES, 2*10; VA*ADÃO, </line>
</par>
<par>
<line> *004; GONÇALVES et al., 200*). *s prát*c*s pedagógica* desse mo*elo de saúde </line>
<line> *scolar </line>
</par>
<par>
<line> era* concentradas em ações pon*uais e i*div*duais qu* visav*m à *udança </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *omportamentos *titudes, sem consider*r na m*ioria e </line>
<line> *as </line>
<line> vezes, a reali*ade dos escolares </line>
</par>
<par>
<line> (VALADÃ*, 2004; GO**ALVE* et a*., 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 16, n. 2, art. 8, p. 149-165, mar./abr. 20*9 </line>
<line> www4.*s*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Esco** como Disposi*ivo Social de Promoção da Saúde </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> No trans*orrer do sé**lo XX, a década d* 19** constituiu um ma*co na história *a </line>
<line> *aú*e e**ol*r no B*asi*, pos*o que ne*se pe**odo a esco*a *e t*rnou reconhec*da *omo *spaço </line>
<line> ideal p*ra iniciativas e abordag*ns em saúde, a *artir */ou dentro de *m* perspe*tiva sanitária </line>
<line> (OR*A*IZACIÓN PANAMERICA*A *E LA SAL*D, 2003; BRA*IL, 2009). Es*e </line>
<line> mod**o pe*du*ou a*é **ício dos anos 2000 * se caracterizava *or múltiplas *nterve*ções </line>
<line> desar**culadas com ênfase na tran*miss*o did*tica d* info*mações sobre temas *s*lados, como </line>
</par>
<par>
<line> cu**ados de hig*en* e primeiros </line>
<line> s*cor*o*, alé* *a assi*tência médica e/ou odontológica. *s </line>
</par>
<par>
<line> ações de saú*e cent*a*a*-se na apropriaç*o do* *or*os dos estudantes que, sob o parad*gma </line>
</par>
<par>
<line> biológico e q*aisquer paradi**as, dev*riam ser </line>
<line> sau*áv*is. Nessa época, *inda *e obser*ava </line>
</par>
<par>
<line> uma forte omi*sã* quanto a inser*ão de **ogr*mas de ed*cação em s*úde, a**rda*do temas </line>
</par>
<par>
<line> como se*ualidade huma** ou saúde me*tal, </line>
<line> pois não eram considerado* assun*os *e saú*e </line>
</par>
<par>
<line> pública (O*GAN*ZACIÓN PANA*ERICANA DE L* SALUD, 2003; BRASIL, *009). </line>
<line> Em ou*ra per*pe**iva, instaurou-se * me**cali*ação da educaç** influenciad* pela </line>
<line> nova abordagem q*e era d*da a saúd*, cujo a prior*dade de pr*gramas e p*líticas de s*úde e*a </line>
</par>
<par>
<line> a*ende* faixas *tár**s es*e*if*cas, sendo *alo*izadas </line>
<line> ações *omo vacinação, crescimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*ento *a criança, amamentação, contro*e de ***rreias e de do*nças respiratórias, e </line>
<line> ainda ações voltadas para a concepção, *ré-natal, par*o e pu*rpér*o, *om * propósito de </line>
<line> p*evenir e ev*tar os **ravos *esses *rupo* (SILVA, 2010). Nesse momento, o* prob*emas </line>
</par>
<par>
<line> rel**ionados ao fracasso e*cola* também </line>
<line> for*m a*ribuídos questões re*acionadas à s*úde * </line>
</par>
<par>
<line> que, p*r sua vez, precisar*a *esponder também a ess*s dem*ndas (ZUCOLO*O, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> A conce**ão de </line>
<line> saúde escolar no Bras** foi *nicialmen*e ex*ressa </line>
<line> na *egislação </line>
</par>
<par>
<line> *ducacional so* d*signaç*o g*nérica de Prog*ama* de *a*de. *ssa concep*ão partia * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ógi*a higi*ni*t*, biologicista, biomédica e assistenc*al**ta (V*E*RA, 2013). Porém dur*nte o </line>
<line> sécu*o XX, a sa*de escolar no Brasil experimentou avanços a* lado da evolução té*nico- </line>
</par>
<par>
<line> científica, s*bstituind* d*scu*s* tradicional - de **gic* bi*méd*ca -, o </line>
<line> para a con*epç*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> est**tégia I**c*ativa Regional Escolas Promotoras de Saúde (IREPS), um **scurso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*ltip*os olha*es e centrado e* uma perce*çã* de s**de que in*orpora o **nceito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> promoção </line>
<line> de saúde n* saúde pública, est*ndendo- o ao entorno e*col*r (*IGUEIRE*O; </line>
</par>
<par>
<line> MACHADO; ABREU, 2010). </line>
<line> Segundo H**a*a (2015), * Esco** Promotor* da Sa*de define-se com* **po*tante </line>
<line> e*tr*tégia *e promoção da s*úde n* *ontexto *scolar, caract*riz**a po* u*a vi*ão integral e </line>
</par>
<par>
<line> interdisciplinar d* ser *um*no *ue cons**e** o </line>
<line> *mbiente familia*, comunitário, </line>
<line> amb*e***l, </line>
</par>
<par>
<line> *o*ítico e *ocial n* concepção de saúde *scolar. O mode*o d* escola promotora de saúde está </line>
<line> b*seado no desenvolvi*ento de conheci*e*to*, habilidades * destrezas para o a*tocuidado d* </line>
<line> Rev. FS*, Teresina **, v. 16, n. 2, art. 8, p. 14*-1*5, mar./*br. 2*19 www4.fsa**t.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. S. Santos, *. Z. Ca*d*so, *. C. A. Pereir*, *. O. Cardo*o </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> saú*e e * prevenção da* conduta* de r*sco *m todas a* oportunidades educativ*s, ou seja, te* </line>
<line> seus pilares *a p*rticip*ção e corespon*abili*ação d* su*ei*o na to*ada de de**sões, por *eio </line>
</par>
<par>
<line> do estím*lo a uma análise crítica * re*lexiva s*bre os *alore*, con*utas, cond*çõe* sociais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*til*s de v*d*. </line>
</par>
<par>
<line> Par*l**am*nte a* d**env*lvimento ** IR*PS, a publicação da Le* d* Diretri**s e </line>
</par>
<par>
<line> Bas*s da Ed**ação Nacional (LDBEN) *394/96 e a co*strução </line>
<line> do* Parâmetros Cur*icu**res </line>
</par>
<par>
<line> Nacionais (PCN) </line>
<line> apresentaram a sa*de </line>
<line> **mo tema transve*sal da* discipl*nas e ações n* </line>
</par>
<par>
<line> contexto escolar, prezan** p*la incorp*ração das trê* dimensões da s*úde: pr*moção, </line>
<line> assistência à *aúde e p*e*enç*o de agravo e doença (BRAS*L, 19*6; BRA*IL, 1997). </line>
<line> A *arti* de e*tão, a *esponsabilidad* de promover a s*úde n* escola deixo* d* ser </line>
<line> *ompetência e*cl*siva do setor sa*de e pa**o* * ser tratada como pr*cesso de conscien*izaç*o </line>
</par>
<par>
<line> da c*munidade, tornando-se p*rtic*pante ativa no process* </line>
<line> de </line>
<line> promoção da sa*d* e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> melhor*a da *ualid*de d* vida. Des*e modo, a sa*de na escola tinha *omo objetivo contar </line>
<line> com * seto* educação como al*ado importante no pr*cesso saúde * d*ença pe*a da c*pacitaç*o </line>
<line> do in*ivíduo para s*r agent* multipl*cador de educação *m saú*e. </line>
<line> Inco*porando esse nov* modelo de saúd* *a escola, foi insti*uído em todo o territór*o </line>
<line> nac*ona* o Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, que cria o Programa Saúde n* Escola </line>
<line> (*SE). O PSE é *e*ultado de uma política i*te*setori*l do Min*stéri* d* Saúde e ** Ministério </line>
</par>
<par>
<line> d* Educação. *o *ntanto, o*tros órgãos go*ernamentais estão </line>
<line> env**vi*os *iretamente </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> **ncretização d*sta pro*ost*, a saber, *s Secretarias de Saúde e d* Edu*ação, *o*unid*d* </line>
</par>
<par>
<line> es*olar e as instân*ias representativas da s**ie*ade que at*am no </line>
<line> â*bit* da saúde </line>
<line> e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ed*cação. * trabal*o co*junt* desses seto*es *isa ao enf*en*amento d*s vulner*bilid*des *ue </line>
</par>
<par>
<line> comprome*em o *leno *e*envolvimento </line>
<line> de crianças, adol*scentes, jovens e adul*os </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> educação públ*ca brasileira por </line>
<line> meio de a*õe* de promoção, prevençã* e atenção à saúde </line>
</par>
<par>
<line> (BR*SIL, 2007a). </line>
</par>
<par>
<line> 3.4 O Prog*a*a Saúde na Esc*la </line>
<line> *or serem base*da* na universal*z*çã* de d*r**to*, não é de *oje q*e se reconhecem, </line>
<line> no campo das po*ít*cas públi*as, *s vínculos entre os ***o**s saú*e * educaç*o. V*nculo *ue, </line>
</par>
<par>
<line> hi*toricamente, ** fo* un**ad* mas, em 1950, o </line>
<line> e*tão M*ni*tério *a Educação e Saúde se </line>
</par>
<par>
<line> *esdobrou *m </line>
<line> Ministério d* Saúde e Ministéri* da Educa*ão </line>
<line> e *ult*ra, cada um com </line>
</par>
<par>
<line> autonomia para elaboraç*o e implantação de políticas em s*a áre* (B*ASIL, 2009). </line>
<line> Re*. FSA, Ter*sina, v. *6, n. 2, a*t. 8, p. 149-165, **r./abr. 2019 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *scola co*o Dispositivo Soci*l de Promoção da Saúde </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> Em 2*07, o mome*t* p*lítico viv*nci*do no *aís e a preoc*pação com * s*úde dos </line>
</par>
<par>
<line> jovens aco*etidos pela </line>
<line> d*snutr*ção, geralmente *m idad* </line>
<line> es*o*ar, *nfl**n**aram no cenário </line>
</par>
<par>
<line> *as políticas pú*licas b*asileir*s ** propostas de trabalho in*ersetorial entre saúde * educa*ão </line>
</par>
<par>
<line> (*IAS et al., 2014). Nesta ocasião foi instituído, por meio do Dec*e*o nº 6.286 </line>
<line> d* de 5 </line>
</par>
<par>
<line> *eze*bro de *0*7 o *SE, resu*tante do trabalho integ*ado *ntre ** Ministéri*s da S*úde </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Edu*ação, com o intu*to de contribuir pa*a * formação integral dos estu*antes da red* pública </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> **ucaçã* bási*a, por meio de ações d* </line>
<line> prev**ção, prom***o e atenção à *aúd*, e na </line>
</par>
<par>
<line> tentati*a de estabelecer a i*tersetorialidade entre *aúde educação (DIAS *t * </line>
<line> a l ., 2 0 1 4 ; </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL, 2009; BRASI*, 2007a). </line>
</par>
<par>
<line> Esse prog*ama p*evê *ções em *aúde que devem s*r articuladas entre as equ**e* d* </line>
</par>
<par>
<line> S*úde da Famíl*a (eSF) * * *ede p*blica de *ducaçã* básic* em co*form*d*de c*m </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *rincípios e </line>
<line> diretrizes do SUS. Essa* *ções organizam-se em comp**entes </line>
<line> que incluem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Avaliação Clínica e Psicossocial; Açõe* d* Pro*oção da Saúde e Prevenção de Do*nças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Agrav*s; Edu*ação P*rm**ente e C*pacitaç*o de *rof*ssionais d* Ed*cação, </line>
<line> da Saúde * *e </line>
</par>
<par>
<line> Jovens para o P*ograma Saúde </line>
<line> na Escola; Monitora*ento </line>
<line> e Ava*iação </line>
<line> da Saúde </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> Estu*ante* (B***IL, 2007b; GOMES, 2012; *IAS et al., *014). </line>
<line> A art*culação d*s s*tores sa*de e e*ucação, propost* pelo PSE, visa ao alcance *os </line>
<line> seg*intes o*je*iv*s: prom*ver a *aúde e * cultura da paz, re*orçando a p*e*enção de agravos à </line>
<line> s**de, bem como fortalecer a relação entr* *s re*es pública* de **úde e de educa*ão; arti**lar </line>
<line> as ações do SUS às ações *a* *edes de ed*cação bás*ca pública, *e *orma a ampliar o alcance </line>
<line> e o impacto de s*as ações relativas aos es*udan*es e suas ***ília*, otimizando a utilização dos </line>
</par>
<par>
<line> *spaço*, equipamentos e recursos </line>
<line> disponíve*s; contribuir para a co*stituiç** de condições </line>
</par>
<par>
<line> para a f*rmação int*gr*l de </line>
<line> educandos; contribuir para constr*ç** de siste*a de ate*ç** a </line>
</par>
<par>
<line> so*ial, com foc* na pr*moção da cidadania </line>
<line> e nos dire*tos huma*os; **rt*lecer </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> enfrentamento das vulnerab*lidades, no **mp* da saúde, *ue possam comp*omete* o p*eno </line>
</par>
<par>
<line> desen*o*vimento e*c*l*r, promover * comunicação entre esc**as e *nidades </line>
<line> de saúde, </line>
</par>
<par>
<line> assegu*an*o a troca de **f*rma**e* sobr* as c*ndiçõ*s *e saúde dos estudantes; * fortalece* a </line>
<line> pa*t*cipação c*muni*ária nas pol*ticas de e*ucação bási*a e *aúde, nos três níveis de gove*no </line>
<line> (BRASI*, *007a). </line>
<line> Para o alc*n*e desses objetivos, o PS* propõe u** atuação que rom*e com o caráter </line>
<line> puramente assisten*ialista d*s açõe*, *través d* propos*as de *r**alho orientadas *ela </line>
<line> i*ter*eto*ialidade e d*r*c*onadas à promoção d* saúde. ** e*tanto, algumas fragilidades são </line>
</par>
<par>
<line> apontadas para a co*solidação *o </line>
<line> pr*grama, entre ela* a *nco**re*n*ão da c*ncepção de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 16, n. 2, art. 8, p. 149-165, mar./abr. 20*9 </line>
<line> www4.*sanet.com.*r/**v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. S. *antos, T. Z. Cardoso, M. C. A. Per**ra, O. *. Cardo*o </line>
<line> 160 </line>
</par>
<par>
<line> pro*oção à saúd* adotad* na con*trução do PSE e *os profissionais envolv*dos no pr*grama </line>
<line> (*OUTO et al., 2016). </line>
<line> No â*bito da Vigil*ncia e* S*úde, e c*mo s***itos que compa*tilham </line>
<line> resp*nsabilida*es pela saúde e quali*ade de vi*a das pop*lações onde estão *nseridas, as eSF </line>
<line> devem ar*icu*ar-se com a esc*la e c*nstituir-*e a*en*es *mportantes no desenvolvim*nto das </line>
</par>
<par>
<line> *niciativa* de </line>
<line> promo*ão da saúde e*colar em tod*s os ambientes e espaço*. As eSF, no </line>
</par>
<par>
<line> contex*o do P*E, podem gar*ntir e melhor*r o ace*so da* escolas à U**dade </line>
<line> d* Saúde da </line>
</par>
<par>
<line> Fa*ília, con*uz**do açõe*, contínu*s e longit*dinais que prom**am a integralidade d** ações </line>
</par>
<par>
<line> e serviços em saúde relati*a às </line>
<line> d*mandas </line>
<line> *a escola (*ILVEIR*; PE**IRA, 20*4). Da </line>
</par>
<par>
<line> mesma for*a, *s e*F p**em contar com a parcer*a d*s profis*ionais d* educação, *a tentati*a </line>
<line> de orientar sobre o uso de instrumentos p*dagógic** e educacionais po*sí*eis de ser i*seridos </line>
<line> *m sua ab*rdag*m de educação e c*mun**ação *m sa*de (*RASI*, *009). </line>
</par>
<par>
<line> O P S E é um a </line>
<line> propost* *ue procura expressar </line>
<line> u*a nova con*epçã* *a pol*tica de </line>
</par>
<par>
<line> **úde *a escola, indo além dos mode**s biomédicos e in*orp*ran*o no *eu contexto aspectos </line>
<line> determinante* da qualida** de vida (GOME*, 2012). P**a s*a o***acionaliz*ção *fetiva, </line>
<line> cumpriment* d* metas e alcance dos o**eti*os o P** se fun*amenta *m *ocumentos oficiais </line>
<line> que ori**tam, *ormatizam e capacitam os atores en**lv*do* no pro*rama (*I*S e* *l., 2014). </line>
</par>
<par>
<line> De u*a f*rma *eral, o* do*umentos d*s*revem *SE co*o uma estratég** o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma*ão integra* dos estuda*tes da educaç*o básic*, atuando com </line>
<line> ba*e n* int*gração </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> articulação i*tersetoria*. *ontudo, atualm***e a proposta de trab*lho inte*setorial é o pr**cipal </line>
</par>
<par>
<line> des*f*o *o *rogram* q*e visa r*c*nstru*r e so*idificar a relaçã* ent** a saúd* a educação e </line>
<line> (D*AS et al., 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Nos </line>
<line> dias atuais, me*mo diante do reconhecim*nt* da escola como </line>
<line> um esp*ço ideal </line>
</par>
<par>
<line> **ra pr**oção da saúde, * modelo de *aúd* escola* vigente aind* pre*erva **s*uícios </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> out*os mo*elos, agregand* uma mistura de contribuiçõe* de m*delo* novos e *ntigos. Diante </line>
<line> d*sso, desta*am-se i*portantes *esafios pa** a c*n*reti*ação da sa*d* esc*lar n* Brasil, t*i* </line>
</par>
<par>
<line> como: o *roc*sso político instituc*onal, o ca*áter </line>
<line> prescritivo, d*sarticul*d* e focalizado </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> **ões *ese*volvidas, a *til*zação *e metodologias e *écnicas pedagógicas tradicio*ais, bem </line>
<line> como as dif*culdades que envolvem a articulação intersetor*al, a p*rticip*ção da comuni*ad* e </line>
</par>
<par>
<line> da gestão </line>
<line> do SUS (BR*SIL, 20*7b). Na implementação do **E pod*mos destacar </line>
<line> co*o </line>
</par>
<par>
<line> dificuldade* a *iversi*ade de concepções *obr* intersetorialid*de entr* </line>
<line> gestores locais que </line>
</par>
<par>
<line> compõem os </line>
<line> gru*os de trabalh**, * </line>
<line> predomin*nci* do setor Saú*e nas tomadas de deci*ã* * </line>
</par>
<par>
<line> na emis*ão de p**tarias e *ormas (SOU*A; ESP**IDI*O; MEDINA, 2*17). </line>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, a*t. 8, p. 1*9-165, mar./abr. 2019 www4.*sanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *scola como Disposit**o S*cial de Promoção da Saúde </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> 3 .5 O Desafio da Intersetorialidade </line>
</par>
<par>
<line> * efetivação da *romoção da saúde deman*a a articul*ção do conjunto *as p*lí*icas </line>
</par>
<par>
<line> públic*s e </line>
<line> dos diferentes setores </line>
<line> da sociedade visand* à melhoria da qualidade de </line>
<line> vi da </line>
</par>
<par>
<line> (MAL** et al., 2014). Nest* *ent**o, a*resent* claras evidenci*s d* que e**a é *iretament* </line>
<line> depende**e de u*a sé*i* d* nec*ss*dades *, po* i*so, req*er uma ação intersetorial (SOUSA, </line>
<line> 2*14). </line>
<line> A interse*oriali*ade consist* no proces*o em que objetivos, estratégi*s, a*ividades e </line>
</par>
<par>
<line> rec*rso* de c*d* se**r são con*id*rados seg*ndo sua* repercu*sões e </line>
<line> efeito* nos obje*ivos, </line>
</par>
<par>
<line> est*a*égias, ativid*des e recursos d*s dema** setores (OP*S, 1992 a*ud BUSS, 2000), </line>
</par>
<par>
<line> procurando, de*s* m*do, supe*ar a visão *solada e fragmenta** na *ormul*çã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *mplementação de </line>
<line> *ol*ticas **blic*s. N* setor s*úde isso sig*ifi** a adoção de uma aná*ise </line>
</par>
<par>
<line> global da *uest*o sa**e, incorpora*do o maio* n*me*o possív*l d* c*nhecim*ntos sob*e </line>
<line> outra* áre*s de pol*ticas públicas como, por exemplo, e*uca*ão, trabalh* e ren*a, m*i* </line>
</par>
<par>
<line> ambien*e, *ab*taçã*, </line>
<line> trans*orte, energia, agricultura, o contexto social, econômico, polí*i*o, </line>
</par>
<par>
<line> geog*áfico e c*ltural onde *tua a pol*tica (BUSS, 2000). </line>
<line> Assim, a interse**rialid*de pode *epresenta* ** m*canism* de reorgani*ação d*s </line>
<line> respostas ao* problema*, necessidades e deman*as sociai* d*s diversos grupos da popu*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Diant* diss*, estimular e valorizar a i*corp*raç*o d* práticas intersetoriais implica </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> impa*to signi**ca*ivo na priorizaç*o de aç*es que visa* à cons*l*dação da integrali*ade d* </line>
<line> atenção * saúd* (TEI*EIRA, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> art**ula*ão *nte*setor*al, no *mb*to d* Prom*ção </line>
<line> da Saúde, </line>
<line> tem como o**etivo </line>
</par>
<par>
<line> promover a gest*o comp*rtil*ada entre u**ários, mo*ime*t** soci*is, trabal*a*o**s do se*or </line>
</par>
<par>
<line> sa**tár*o de *utros setores, pr*duzindo a*tonomi* c*rrespo*sab*lidades (*A*TA et </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> e </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 20**). Contudo, é *e*so *omu* que a superação do modelo set*r*al *ar* o inte*setoria* não * </line>
</par>
<par>
<line> tarefa fácil, poi* represe*ta uma ló*ica de trabal*o </line>
<line> que *ec*ssita da aceitaç*o das partes </line>
</par>
<par>
<line> envol**das, *ma releitura da realidade e *em** para *er atingida (TUSSET, 2012). N* cam** </line>
</par>
<par>
<line> da saúde e da educa*ão, promover a art*culação de dif*rentes set*res e a *ntera**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mobili*ação de distint*s sa*eres, com v*sta * *upe**r seus desafios e e*pandir *uas *ronteir*s </line>
<line> de aç*o, *ambém s* ***stitui um desa*io (SOUSA, *014). </line>
</par>
<par>
<line> O* e*traves </line>
<line> **ra mat*rializa*ão a </line>
<line> da intersetorialidade vão desde os pr*blemas </line>
</par>
<par>
<line> *str*tu**i* até a qualificação *o *ebate sobre a mesma, que </line>
<line> ainda se mostra incipiente, </line>
</par>
<par>
<line> carecendo de mais ap*ofun*a*e*to, embo** a *iteratu*a t*nh* s*d* profícua n*s últimos anos, </line>
<line> sinalizando um aumento substanci*l sobre * t*ma. Quando nos reportamo* particularm*nte ** </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na P*, v. 16, n. 2, art. 8, p. 1**-165, m*r./*br. 2019 www4.fsan**.c*m.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. S. Santos, T. Z. C*rdoso, *. C. A. Pereira, O. O. *ard*so </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> aç*es inte*setoriais *ntre a s*úde e a ed*cação na </line>
<line> perspectiva da promo*ão da *aúde, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> observa*o* *ue a di*iculdade que per*iste no desen*olvimento de ações inter*eto*iais </row>
<row> encontra-se *m de*en*olver aç*es que sejam con*ergentes *om * con*eito ampl*ad* de *aúde </row>
<row> e, consequentemen*e, a p*rsis*ência d* p*áticas do modelo biomédic* (CAVALCA*TI; </row>
<row> *UCEN*; L*CENA 2015). </row>
</column>
<par>
<line> 4 </line>
<line> CONS*DERAÇÕES *INAIS </line>
<line> A atençã* à saú*e na escola, inicialm*nte designada *omo uma prát*ca resu*tante da </line>
</par>
<column>
<row> interce*são da p*líci* médica, p*er*cult*ra e higienis** *voluiu ao lo*go dos *nos de a*ordo </row>
<row> com o c*nceito de promoção d* saúd*. Toda**a, apesar d*ssa e*olução e do respaldo </row>
</column>
</par>
<par>
<line> gar*nti*o pelos do*u*entos *fic*a*s à *rátic* de ações de saúde *o *enário </line>
<line> da escola, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *mplem*ntação de ações menos as*ist*nciais, ma*s </line>
<line> reso*utivas * interseto*iais aind* </line>
</par>
<par>
<line> constitu*m um desafio p*ra a consolidação da promoç*o de saúd* na *scola nos dia* atuais. </line>
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<line> L. *. S. San*os </line>
<line> T. Z. Cardoso </line>
<line> M. C. A. Pereira </line>
<line> O. O. *a*doso </line>
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<line> *) anális* e interp****çã* dos da**s. </line>
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<line> X </line>
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<line> * </line>
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<line> 3) elabo*ação do rasc*nho ou na revisã* cr*t*ca do c*nteú*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) pa*ticipa*ã* na apro*ação da v*rs*o fin*l d* manuscr*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *ev. FSA, Teres*na PI, v. 16, n. 2, a**. 8, *. 149-1*5, mar./abr. 2019 </line>
<line> w*w4.*s*net.c*m.br/re**sta </line>
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