<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 12, p. 219-237, *a*./ab*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.12 </line>
<line> Do Rude Rabecão à Barbearia do *i*ues: Disso*ân*ia e "Ne**tividade" na Po**ia Satírica *e </line>
<line> Bernardo G*imar*e* e Juó Bana*ére </line>
<line> From "Rude **becã*" to Piques\ *arb*r Shop: *i*sonanc* and "Negativity" in th* Sa*yric </line>
<line> Poetry of B***ardo Guim*rães and Juó Ban*nére </line>
</par>
<par>
<line> Fran*isco Cláudi* Alves Marques </line>
<line> Do*to* em Teoria Liter*ria e Lite*at*ra Compa**da pela *FL*H/USP </line>
<line> Profes*o* *a Univer*idade Estadual P*u*ista </line>
<line> Emai*: fransclau@g*ail.com </line>
<line> Gabriel da *ilv* Conessa </line>
<line> Grad*ado *m L*tras -*ortuguês/*sp*n*ol na Univ*rsi*ade Estadual P*ulista </line>
<line> Email: conessagabriel@g*ail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: F*a*c*sc* Cláu*io A**es Marques </line>
<line> Edito*-C*efe: D*. Tonny Kerl*y de Alen**r </line>
</par>
<par>
<line> *niversidade Estadual P*ulist* - A*. Dom Antôn**, </line>
<line> R*dri*ues </line>
</par>
<par>
<line> Parq*e Universi**rio, 2.100, *EP: 1980*-900, Assis/*P, </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il. </line>
<line> Artigo *ecebido *m 11/12/*018. Últim* </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Gabriel d* Sil*a *onessa </line>
<line> recebida em 0*/0*/2019. Ap*ovado e* *3/01/20*9. </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Estad*al Pau**sta - Av. Dom Antônio, </line>
</par>
<par>
<line> Parque *niversi*ário, 2.100, CEP: 19806-900, As*is/SP, </line>
<line> A*a*iado pelo *istema Tr*ple *e*iew: *esk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> B*asil. </line>
<line> pelo Editor-Chef*; e b) Double *lin* R*view </line>
<line> (a*aliação cega por doi* avaliador*s d* *rea). </line>
<line> Rev*são: Gr*matic*l, *orma*iva e de Formataçã* </line>
</par>
<par>
<line> Agê*cias de fomento: *undação de Ampar* à **sq*isa do Est*do de São Pau*o - Fa*esp. </line>
</par>
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<par>
<line> F. C. A. Marq*es, G. S. Cones*a </line>
<line> 220 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Neste artigo pre*en*em*s investigar como o conceito *e "nega*ivi*ade" se inscreve nos </line>
</par>
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<line> proced*mentos poé*ico-*atíricos *mpregados por Bernardo Guima*ães </line>
<line> no reb**xamento dos </line>
</par>
<par>
<line> temas cultivados *e**s p*etas rom**tic*s, e *o* *uó Banané*e para *esbanca* </line>
<line> os valores </line>
</par>
<par>
<line> f*r*ais em q*e repousava a literatura </line>
<line> *r*s*leira no iní*io </line>
<line> do século XX. O *s**d* s**á </line>
</par>
<par>
<line> realizado à *uz das consideraç*es *labo*adas por *ntônio Ca*dido (19*8, 2004, 2006b) </line>
</par>
<par>
<line> relativamente à "negativi**de" na literatur* brasileira, segundo o crí*i*o, "um </line>
<line> dos t*aços </line>
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<par>
<line> româ*t*c*s mais interessantes" que cara*terizar*m * corrente romântica, *onceit* q*e </line>
<line> ultrapassou a referida *sco*a literári* e s* instalou d*finitivam*nte na l*t*ra**ra b*a*i**ira, </line>
<line> esp*cia*m**te n*s pr*d*ções *a Bel*e Époque e d* M**ernism*. </line>
<line> Palav*as-chav*: *e*nardo Guim*rães. Juó Bananére. Sátira. *egatividade. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> In this arti*le we intend to investigate *ow the concept of "negativity" is in*cribe* in the </line>
<line> poetic-satiric*l procedu*es e*ploye* b* Bern*rdo Guimarães in the re**gat*on of the th*mes </line>
<line> cultivat*d by the romantic poets, and by Juó Banan**e to displace the f*rmal values in which </line>
<line> *razil*an literature res*ed in the early twentieth cent*ry. The s*udy *ill be carried out in th* </line>
<line> light o* the consid*rations ma*e by A*toni* Candi*o (1988, 2004, 2006b) regar*ing </line>
<line> "negativity" in B*az*lian literat*re, which is, accordin* to the criti*, "one of the most </line>
<line> *nteresting ro*antic traits" that c**racterized t*e romantic cu*rent, a concept that su*p*ssed </line>
<line> t*e *entioned literary sc*ool and se*tled permanently *n Br*z**ian literature, *speci*lly in the </line>
<line> *roduct*ons of Belle Époque and *od*r*ism. </line>
<line> *eywords: B*rnardo Guimarãe*. Ju* Bana*ére. Satire. N*ga*ivit*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 16, n. 2, art. 12, *. *19-237, ma*./*br. 2019 </line>
<line> www4.fs*n*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> *o R**e Rabecão à Barbe*r*a do Piques: Dissonância e "*egatividad*" na Poesia </line>
<line> 221 </line>
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<line> * INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> O ato de r*r o* tro*ar do q*e quer que sej* não </line>
<line> se *imita apenas a </line>
<line> apon*ar </line>
</par>
<par>
<line> gr*tu*tam*nte para o ob*eto sat*riza*o, * gatilho da i*r*sã*; a*tes, s*naliza pa*a uma toma*a de </line>
<line> pos*ção revel*dora de uma inquietaçã*, de um desej* latente *e operar mudanças e evi**nciar </line>
</par>
<par>
<line> os pon*os falso* de uma dada situação. Desbancar post*ras anquil*sadas * </line>
<line> *ue *ão davam </line>
</par>
<par>
<line> mais c*nta de e***essar *ma reali*ade que se configu*ava o*t*a parec* t*r s*do a *onta*e *os </line>
</par>
<par>
<line> estudantes da Faculdade de Di*eito do Largo d* *ão Francisco no </line>
<line> f*nal do sécul* XIX, *les </line>
</par>
<par>
<line> me**o* autores de *omances </line>
<line> e *oemas que davam *s </line>
<line> p*imeiros sinais de desgast* </line>
</par>
<par>
<line> rel*tivame*te à represe*tação de um **asil ét*ica e cul*uralm*nte diversificado até então fe*ta </line>
<line> à lu* *e uma perspe*tiva p*r***n*e *uroc*n*rica. </line>
<line> I*screvem-se n*sse *on**xto autore* românticos como Álvares de Aze*ed*, Ca*doso </line>
<line> de Menezes, José Bonifác*o, o moço, e esp*cialmente, Bernardo G*i*ar*es, e*te último p*r </line>
<line> t*r de*x**o, esparsos, poe*a* que, em muitos aspect*s, destoavam da estét*ca *o*ântica *al </line>
<line> c*mo pratic**a p*r *oetas como *o*çalves Dias, Casim*ro d* ****u e tant*s outros. Mas, </line>
<line> apesar de d*stoar do esteticamente estabelecido, **pecialmen** p*r seu ca*áter tra*sg*ess*r, * </line>
<line> *oesia *a*írica d* *ernardo Gu*marães, praticada no a*ge de sua ju**nt*d*, qua*do ainda era </line>
</par>
<par>
<line> um est*dante </line>
<line> de r*públ*ca, não fica à **rgem das </line>
<line> pro*uções român*icas quant* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> "ne*at*v*da*e" </line>
<line> que caracteri**u *ma densa parce*a **s produ*ões l*ter*rias </line>
<line> qu* lhe f**a* </line>
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<par>
<line> coetâneas. </line>
</par>
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<line> *. *EFERE**IAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Antôn*o Candi*o: A "*egativid*de" na Sátira Bra*ileira </line>
<line> Ant*nio Candido *f*rm* que * Romanti*mo ta*vez tenha sid* *e**uardad*s as devidas </line>
<line> propo*ções, "u*a da* fontes pri*cipai* d* mo**rnid*de na literatura", sobr*tud* porque essa </line>
</par>
<par>
<line> co*r*nte, * part** do fim do sé*ulo </line>
<line> XV**I, "lib**tou a </line>
<line> pro*u*ão *i*erária das normas </line>
</par>
<par>
<line> pr*estabelecidas e **p*siti*as, *sti*ul*ndo a experi*en*aç*o ao ro*per * **rania da* regras. </line>
</par>
<par>
<line> " (CAN*IDO, *006b, p. 137). Segundo o crítico, o Romantismo foi "o c*meço *e </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> literatura aberta às mu*anças, ao aderir ao pre*ente, não ao passado, nu* momento *e rápidas </line>
<line> mudança* té**icas e s*c*ais", al*o que fo* se acent*an*o *t* as va*guardas *o sé*u*o XX, a* </line>
<line> quais "privilegi*ram a mudança i*cess**te, or**n*ada **r um inc*n*ormism* permanente que </line>
</par>
<par>
<line> s* ma*ife*to* pela *eg*ção de conceitos, </line>
<line> valores </line>
<line> e proce*ime**o*. " (idem) Essa </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina PI, *. *6, n. 2, art. 12, p. 219-23*, mar./abr. 2019 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.b*/*evista </line>
</par>
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<line> *. C. A. *a*ques, *. S. Cones*a </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
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<line> "*egativ*dade", na </line>
<line> acepção de *andido, </line>
<line> **nstitu**-se "um *os traços r*m*nticos m*is </line>
</par>
<par>
<line> interes*antes." (ibi*em) *ssim, o gos*o românt*co se *a*a*teriza p*lo gosto qu* se op*e, pelo </line>
<line> ato que se impõe contra a *orrente, de m*do *ue, s*gun*o Candido, *stes s*o os t*pos de </line>
<line> negatividade cultivados pe*o* autores do Ro*antismo como opç*es pre**renc*ais: </line>
<line> [...] o túmulo que *e op*e a cas*; * ruína que se opõe à *ons*rução; a **cadência qu* </line>
<line> se apõe ao a*ogeu; a noite qu* s* opõe ao dia; o *ono *u* *e opõe à v*gília; a </line>
<line> normalida*e que se opõ* à ano*ma*ida*e; o mal que se o*õe a* *em; o *exto </line>
<line> fragmentá*io que s* opõe *o text* c**pleto; o poema sem sentido que se opõe ao </line>
<line> poem* com senti*o. No fina*, a mor*e que se op*e * vid*. (CANDIDO, 2*06b, p. </line>
<line> 1 3 * ). </line>
<line> De*tre o* *rin*ipais temas * proc*di**ntos f*r*ais que po*em *er considerados </line>
<line> manifestações da negativid**e *omântica, *a*dido *estaca o "satanismo", *egundo ele, </line>
</par>
<par>
<line> "ne*ação *e*olt**a *ontra os padrõe* *oc*ais", </line>
<line> carac**r*za*a *ela </line>
<line> "vont*de d* a*irm*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> co*trário d* que é p*econizado"; manifesta*ão fundada no "g*sto pela *ida irregula*, fora da </line>
</par>
<par>
<line> no*ma, chega*do ao go**o pela </line>
<line> crueldad*." (CAN*IDO, 2006b, p. *39). Essa manifest*ção </line>
</par>
<par>
<line> da negat*vidad* *omântica é patente em algumas obras de Álvares </line>
<line> de Azeve**, mais </line>
</par>
<par>
<line> *spe*ifi*amente em A noite na taverna, e* que </line>
<line> se *hega ao extremismo temático com </line>
</par>
<par>
<line> hom*cíd*os *or e*gan*, incesto, *ecrofilia e cani**lism*. (**em); e ain*a em Macário, "n* </line>
<line> *ua* a presença d* demônio sim*oliza as regiõe* tenebrosas da p*rsonalida*e com* avesso da </line>
<line> cons*iência cl*ra." (i*idem). </line>
<line> Mas a ne*atividade *omântica não se *anifest* ape*as no campo temático. *andido </line>
</par>
<par>
<line> *bs**va </line>
<line> *ue no ca*po *xpressional *emo* manifestações esq**cidas de negativida*e: "a </line>
</par>
<par>
<line> *oesia anfigúrica, a poes*a malu*a, o nonse*se, *ue é a destruiç*o d* sentido. " (CANDIDO, </line>
</par>
<par>
<line> 1988, p. 4). O </line>
<line> crític* se ref*re à* c*iaçõ** liter*r*as *e </line>
<line> gosto rabe**isiano, idealizadas p*lo* </line>
</par>
<par>
<line> estudantes de São Pau*o. *essas produções, a pal**r* r*age </line>
<line> "contr* *eu sen*imento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> infe*io*idade, [...] pa*sa por um ta* sens* de orgulho e soberania que ela despreza o sentido" </line>
</par>
<par>
<line> (idem), c*ra*terí*tica </line>
<line> q*e *ode ser e*co*trada na poesia ro*ântica </line>
<line> **agmentária, na po*s*a </line>
</par>
<par>
<line> pant*gruélica de Á*vares de Az*vedo, B*rnardo G*imarães e de tanto* </line>
<line> out*o* es*udantes da </line>
</par>
<par>
<line> c*a*ada Soci*dade Epicureia. </line>
</par>
<par>
<line> Candi*o explica que a poesia do *bs*rdo, *ra*icada no in*erior de a*guma* repúblicas </line>
</par>
<par>
<line> estudant*s, fo* batizada de "pantag*ué*ica" pelos *st*dantes de São Paulo no sécu*o </line>
<line> XX, </line>
</par>
<par>
<line> "na*uralmente para evocar a desmedida *o personagem d* R*be*ais, marcado pelo *ro*esco, a </line>
</par>
<par>
<line> far*a, a *bscenidade". </line>
<line> (CA*DIDO, **0*, *. 199) Embora as produções des*e tipo tenham </line>
</par>
<par>
<line> si*o classificadas como "bestialó*ic*", o crític* defende que tal designação é amp*a demai* e </line>
<line> nã* faz jus**ça a* cunho, po* a*sim diz*r, o*gân*co da poesi* pantag*u*li*a. Ca*dido associa </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 16, *. 2, art. 12, p. 219-237, mar./abr. 201* w*w4.f*anet.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Do Rude R*becão à B*r*earia do Piques: Dissonância e "Ne*at*v*dad*" na Poesia </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> ta*s produções a* de*e*o d* lib*rta*-*e d* sentimen*o de *onfinamento propi*iado pela </line>
<line> sensação de vi**r em uma Sã* Paulo ainda ma*cad***nte prov*nc*ana e convencional: </line>
<line> * que con*ecemos da p*esi* pan*ag*uélica *az de*a, essencialmente, *m fenômeno </line>
<line> da Faculd*de de Di*eito d* São Paulo, entre os dec*nios de 1840 e 1860. Pertence, </line>
<line> p*r consegu*nte, ao Romantismo *aulistano, ma*cad* pel* sat*nismo, o hum** e a </line>
<line> obscenidad*, exprimindo a sociabili*ade especi** dum *rupo de r*pazes conf*na*os </line>
<line> no li*ite est*eito da cidadezinha *rovinciana e co*venci*n**, pr*cur*ndo l**ertar-se </line>
<line> por atit*des ** negação. (CANDIDO, 2004, p. 199-200). </line>
</par>
<par>
<line> É fato q*e nesse período a </line>
<line> ci*ade de São Pa*lo ainda nã* tinha recebi*o * grande </line>
</par>
<par>
<line> ma*sa de **igran*e* desti*ada a </line>
<line> substituir a mão-de-*b*a ****ava e *ropiciar o vertigi*oso </line>
</par>
<par>
<line> cre*ci*ento urbano e econô*ico d* c*dade de que seria testemu*ho *ais tard* o j**nal*sta </line>
<line> Alexandre Ribeiro M*rcon*e* Machado, o Juó Bananér*. Mas ou*ras q*estões pode* t*mb** </line>
<line> nos l*var * entender as motivações da negativida*e pre*ente na poesi* dos re*eridos </line>
<line> estuda**es, *obretudo na de *ernardo, basta p*nsarmos que é no interior da *rópr** escola </line>
<line> romântica que suas pr*d*çõe* "maluc*s" acontecem, quando uma p*esia indi*nista descrevia </line>
<line> o í**io brasile*ro com caracteres emprestados do cav*leiro medieval; quando se i*vocava </line>
<line> ainda a libérrim* musa europeia, e bosque* medit*rrâneos se mi*t*r***m à v*get*ção trop*cal </line>
<line> e agreste na descrição poética da paisagem br*si*eira. A poesia dos rapaz*s d* São Paulo, </line>
<line> praticada em termo* *ransgr****v*s no in*e*ior *a própria esc**a românti*a, repre*entava *ma </line>
</par>
<par>
<line> *mplosão das no*mas temas cultivados at* então *el*s e </line>
<line> nossos autore*, direcio*a*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> li*eratura brasil*ira rumo à modernidade. As lendas </line>
<line> indí*enas, *uand* apare*iam *a nossa </line>
</par>
<par>
<line> lite*atura er*m, m*itas vezes, ajustada* aos arquétipos europeus, *nqu**to a voz afri*ana </line>
</par>
<par>
<line> *onti*ua*a *e*do o*v*da </line>
<line> apenas nos *eclames das q**tutei*as o* *o interiore* das casas *e </line>
</par>
<par>
<line> candomblé. </line>
</par>
<par>
<line> A po*sia obs*ena, em *special a de Bernardo, para s*g**rmos a mes*a linh* de </line>
</par>
<par>
<line> pensa*ento *e *andido, é a negação da ordem mo*al, ** *ntanto, subversão pr*sente a </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> seus escri*o* não se li*ita ape*as a es*e **mp*, pois tod* essa </line>
<line> ne*atividade, se*undo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **ítico, "v*i tão longe que se ch*ga a uma t*tal subversão d* objet*. " (C**DIDO, 1958, p. </line>
</par>
<par>
<line> 7). Apes*r de te* s*do cultivada qu*se </line>
<line> que e*clusivam*nte pelos poetas r*mânticos de São </line>
</par>
<par>
<line> Paulo, a poes*a anfigúrica não é uma inven*ão destes, pois e*sa poes*a irrev*ren*e, de caráter </line>
<line> ma*s pop*l*r, já era c*ltivada na Europa, no e*t*nto, no B*asil, *or *olta do século XI*, </line>
</par>
<par>
<line> começa a ganhar cor </line>
<line> *ocal e *otivaçõ*s n*cionais. Candido lembr* que essa *oesi* </line>
</par>
<par>
<line> a*figúric*, já com *eit* brasileiro, com ares de *r*ti*a social e *om in*entos *ebaixadores dos </line>
<line> modelos *it*rários vige*t*s, sur*e no Rio *e J*nei*o com a obra satíric* de Joaquim José da </line>
<line> *ilva, o Sapatei*o Silva, seguida d*pois de um pequ*n* lapso de tempo, p*la poesia </line>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, *. 16, n. 2, **t. 12, p. 219-237, mar./abr. 2019 w*w4.fsanet.c*m.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. A. Marques, G. S. Co*essa </line>
<line> 224 </line>
</par>
<par>
<line> besti*lógica e, daí, para o nonsense, para a *oesia obscena e *ara o sadismo. Nesse intervalo, </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> crítico menci**a a p**sia satírica de Luiz Ga*a, c**o poe*a "A bodarrada", "de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> negatividade social extraordinária", desmistif*ca * p*eco*ceito de cor, e a *o*sia vangu*rdi*ta </line>
<line> de Sousândrade, alinhada com o n*nsense. (CANDIDO, 1958, p. 7). Mas o qu* mais i*t*r*ssa </line>
<line> para o n*ss* recorte, é a afirmaç*o final de Ca**ido (idem): "*a* toda essa n*gati**dade tem </line>
<line> como avesso *m* positividade: destruímo* par* reconstruir, negamos para *firm*r - a cois* é </line>
</par>
<par>
<line> dialé*ica. Veremos, então, como diante da literatura europeia, a literatura ro*ântica e </line>
<line> pós - </line>
</par>
<par>
<line> românt*ca bras*le*ra enc*n**ou *olu*ões próprias. " </line>
</par>
<par>
<line> Talvez Antônio Cand*do te*ha sido o pr*mei*o c*í*ico literário a assinalar a p*ová*e* </line>
<line> in*luên**a d*s décimas de J*aqui* *osé da S*lva sobr* a p*esia p*ntagruélica dos estud*n**s </line>
<line> de São Paulo, em e*pec*al na de Ber*ardo Guimarães. O crítico *ê u*a f*agrante semelhança, </line>
</par>
<par>
<line> po* </line>
<line> exemplo, e*tre alguns *oemas de Silva com alguns de Ber*ardo *uimar*es, c*mo o </line>
</par>
<par>
<line> "Mote </line>
<line> estr**bótico", q*e co*eça assim: "Das c*stelas de Sansã*/ Fez Ferrabrá* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> pont*iro,/ Só pa** coser um c*eiro/ Do filho de Salo*ão." (GU*MA*Ã*S, 199*, p. 1*8). </line>
<line> Vagner Camilo ap*nta nes** mesm* direçã*: "[...] *e tivéssemos de *al*r em *on*e </line>
</par>
<par>
<line> dir*ta o*de o* romântic*s fo*am buscar insp*raç*o para seus </line>
<line> alo*is*os poéticos, tal*ez </line>
</par>
<par>
<line> devêss*mos recorrer, [...] * </line>
<line> t*adição </line>
<line> local, m*is especificament* ao que *estou da obra de </line>
</par>
<par>
<line> *oaquim José da Silva." (**MILO, 19*7, p. 19*). *ssas obser*açõe* nos *evam a *ntender </line>
<line> qu*, na v*rda*e, as sementes da nega*i*ida*e qu* *assa*ia * car*cterizar a *ite*atura </line>
</par>
<par>
<line> **ulist*na, mais marc*damen*e as p*o**ções </line>
<line> da Belle Épo*** do Mo*ernismo, j* * </line>
<line> vinham </line>
</par>
<par>
<line> sen*o plantadas no Rio d* Janei*o, v*a*ilizan*o * *oncepção *e que uma </line>
<line> r*de de conex*es </line>
</par>
<par>
<line> satíricas foi se estabele*endo n* eixo Rio/S** Paulo, *nt*e uma estética e out*a. </line>
<line> 2.2 A* nota* demolidoras *o "r*de rabecão" de Bern*rdo Guimarães </line>
<line> Se e* *etrarca, clássico i*spirado* de mui*os poetas *omânticos, Laur* figurava como a </line>
<line> **sa inatingíve* e eté*e*, (*ETR*R*A, **06, p. *81, t***. nossa), </line>
<line> Quando vej* no céu surgir a Aurora </line>
<line> co* * fronte de rosas * as crinas de o*ro, </line>
<line> o Amor m* assalt*, empalideço </line>
<line> * digo suspirando: "Lá está L*ura agora". </line>
<line> no R**antismo o motivo da mus* inspiradora sofre uma su*ver**o, e a mul*er amada já não </line>
<line> é mais * musa fugaz de louro ador*ada. No poema "É el*! É el*! É ela! É e*a! ", de Álvares de </line>
<line> R*v. **A, Teresina, v. *6, n. 2, art. 12, p. 219-237, mar./*br. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Do Rude Rabecão * B*rbearia do Piqu*s: Dissonânci* * "N*ga*ivid**e" na Poesia </line>
<line> 225 </line>
</par>
<par>
<line> Azeved*, o e*acerbado alumbramento pe*rarq*esco diante *a apari*ã* de Laura ao surgir da </line>
<line> Aurora tr*ns*orma-se ironi*am*n*e numa sar*ástica admir**ão em q** f*gura como mus* </line>
<line> inspiradora uma simples *a*ade*ra, obs**vada pelo poeta enquanto esten*e se*s pobr*s </line>
<line> ves*idos d* *h*ta, à distância de um telhado: </line>
<line> É ela! é ela! - m*r*urei trem*ndo, </line>
<line> e o *c* ao longe *u*murou - é el*! </line>
<line> Eu a vi... minha *ada aérea * pura - </line>
<line> a min*a lavadeira na janela. </line>
<line> *ess** **uas furt*das onde eu mo*o </line>
<line> eu * ve*o estendendo no telha*o </line>
<line> os ve**idos de chita, as saias branca*; </line>
<line> eu a vejo e suspiro enamor**o! (AZEVE*O, 2000, p. **5). </line>
<line> *e*undo Vagner C*milo (199*), no âmb*t* da *s*ola româ**ica a poesia sat*ri*a </line>
<line> produz*da por Bernardo Guimarães já *ão é *ão sua*e * di*creta quanto aqu*l* praticada *or </line>
<line> Álvares de **evedo, s*ndo este ** *os motivos qu* a**dar** o po*ta a se firmar na l*te*atura </line>
<line> satír*ca brasileira *omo um dos mais autênticos **ricos d* g*ote*co, *specialmente por ter </line>
</par>
<par>
<line> ideali*ado uma poesia, cujas sonoridade* </line>
<line> e*oavam sat*nica e fant*sticamente de </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> metafóric* "*ude rabecão" que *ão se calava dian*e d*s inc*nsistências literárias e ide*l*gicas </line>
<line> do antigo e do moderno: </line>
</par>
<par>
<line> Comparado </line>
<line> *o riso *ênue de Álvare* d* *zevedo, o de Ber*ar*o Guim**ã*s surge </line>
</par>
<par>
<line> co*o polo op*sto, quer pe*a inten**dad*, q*er pela varie*ade *e n*tas que extrai de </line>
</par>
<par>
<line> se* "*ude rabecão". O fort* traço de </line>
<line> persona*ismo e intimi*mo que d*sp*nta na </line>
</par>
<par>
<line> poesi* </line>
<line> do pr*meiro contrasta *iv*mente com certa tendência à i*pessoa*idade </line>
</par>
<par>
<line> presente na do segundo. A margem da grada*ão *á n*o caminha aqui do humor </line>
<line> ligeiro em direção à *ronia mesc*ada de p**ético, mas cobre um outro es*ec*ro, que </line>
<line> vai da sá*i*a e do *um*r ligeiro *té o ris* extremo de pe*v*rsão e sad**mo: o "g*an </line>
<line> rire inf*rnal" de que *a*a Hugo *ó ch*ga mesmo a ecoar e*tre nós com *ernardo </line>
</par>
<par>
<line> Gui*arã*s. Com ele, a poesia </line>
<line> romântica alcançaria, e*tre *ós, aquela dimensão do </line>
</par>
<par>
<line> grotesco como pura cri*ção, que Ba*d*laire ta*b*m denomi*ou de "cômico </line>
<line> a*soluto", cap** de provo*a* um ri*o que traria e* si "qualquer c*isa de pr*fundo, </line>
</par>
<par>
<line> de axiomático, </line>
<line> de prim*tivo", por oposição *o "cô*ic* significativo" ou "de </line>
</par>
<par>
<line> *ostume*", fu*da*o n* referencialidade, na imitaç*o - *o q*al, todav*a, também não </line>
</par>
<par>
<line> se furtari* o pr*pri* B*rnardo em alg*ns *omentos </line>
<line> *e sua pr**ução lír*c*. </line>
</par>
<par>
<line> (CAMILO, 1997, *. 99-100). </line>
</par>
<par>
<line> A clássica "Musa ** Grécia", que h* muito vinha in*piran*o ta*tos poetas, agora, no </line>
<line> poema "C*n*o da mu*a re*itativo", de Ber*ard*, vê suas cançõ*s fada**s ao *s***cime*to: </line>
<line> P*r*grin* gentil, de que te se*ve </line>
<line> And*r vagando aqui nestes retiros, </line>
<line> Na solidão dos *osqu*s e*alando </line>
<line> Melódic*s suspi*os?... </line>
<line> Rev. F*A, Te*es*na PI, v. 16, n. 2, art. 12, p. 21*-237, ma*./abr. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. A. M*rques, G. S. Conessa </line>
<line> 226 </line>
</par>
<par>
<line> Não vês que * temp* *ssim perdes embalde, </line>
<line> Que tuas im*rtais nobres canções </line>
<line> Entre os rugidos, abafadas mor*em, </line>
<line> Dos rápidos *agões?... </line>
<line> *est* país ** ou*o e p**rarias </line>
<line> O *rvoredo d* Dáfnis não medra; </line>
<line> E só vale o café, a cana, o fumo </line>
<line> E o carvão de pe*ra. (GUIMARÃES, **92, p. 1*5-106). </line>
<line> A libérri*a musa inspiradora dos clássicos *ão bas**va para exp*essa* o Bras** de </line>
<line> Be*nardo, às voltas com * exploração d* ouro, dos minerais e com a monoc***ura do café, d* </line>
<line> *ana e do fumo, práticas econ*m*cas qu* vinham e*pr*gando o mesmo braço afri*ano que </line>
</par>
<par>
<line> naqueles dias serviria de *otivação * poes** de Luiz Gama, o qu*l passava a se inspirar </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> "Musa da *uiné, cor de *zeviche", postura qu* revela uma clar* ne**tividade soci*l, como </line>
<line> bem observou Ca*dido. </line>
<line> O *rqué*ipo do *avaleiro medieval, empr*g*do tanto por Alencar, p*ra exaltar Peri, </line>
</par>
<par>
<line> como por Gonça*ve* Dias, em "I- Juc* Pirama" * "O Canto </line>
<line> do Guerreiro", *ar* *lustrar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ig*r e os feito* do índ*o guerreiro, é negativamen*e *ev*sitad* no *ontexto da </line>
<line> s*tira </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Bernardo, o **al, a* c*mpor </line>
<line> "O Elix*r do *ajé", coloca e* cena um índio velho e </line>
</par>
<par>
<line> d*svi*orado por mei* de met*f*ras fálicas que, no fun*o, re*ratam a verdadeira condição d* </line>
<line> elem*nt* indígen* no interior *a sociedade br*si*eir*: sem terra, s*m s*ú*e e se* voz: </line>
<line> Um pajé sem tesão, um nigro*an*e </line>
<line> da* mata* d* Goiás, </line>
<line> s*ntindo-se in*apaz </line>
<line> de be* cumprir * l*i do matrim**io, </line>
<line> foi ter com o *emônio, </line>
<line> a lhe pedir c*nselho </line>
<line> par* dar-**e vigor ao aparelho, </line>
<line> que já *e encarq**lhado, </line>
<line> de v*l*o e *e cansa*o, </line>
<line> *uas* lhe sumia entre * pentelho. (GUIMARÃES, 1992, p. 52). </line>
<line> Mas, se por *m la*o se renovam as esperan*** do v*lho p*jé, que ao ingeri* u* </line>
<line> mi*agroso elixir feito de "plantas cabalísticas" *e*te de novo "renascer os brios/ *e seu velho </line>
</par>
<par>
<line> c*ouri*o!", po* outro parece não haver re*édio p*ra o d*sencant* </line>
<line> do poe*a que, em </line>
</par>
<par>
<line> "Lem*ran**s do N*sso Amo*", r*co*r* ao dis*arat* para *e referir </line>
<line> a </line>
<line> uma antiga a**da, </line>
</par>
<par>
<line> ina*i*gível não por *er etére*, como a Laura *e Petrarca, *as por ter ficado geografi*amente </line>
<line> *ist*nte, "Lá na *stala*em *o Meira". O l*mento sarcásti*o do poeta satiriza, em *ons q*ase </line>
<line> gro*escos, o sentime*to amoroso da saudade, mar*a de mui**s poe*as r*mânticos: </line>
<line> Rev. FSA, **resina, v. 16, n. 2, art. 12, p. 219-237, mar./*br. 201* w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> ** Rude Rabecão * Barbearia do Piques: Dissonância e "Negativ*dade" na Poe**a </row>
<row> Qual berra a v*ca ** mar </row>
<row> Dentro da cas* do Fraga, </row>
<row> Assim *o *ef*ux* * pr*ga </row>
<row> Em *eu p*ito *em chia*. </row>
<row> É min** vida rufa*, </row>
<row> I*gr*to, neste tambo*! </row>
<row> Vê *ue c*ntraste do ho*ror: </row>
<row> Tu comendo marmelada, </row>
<row> * eu cantando, *qui, na *scada, </row>
<row> Lembr*n*as do no*so amor! </row>
<row> [ ...] </row>
<row> O anjo da mo*t* já pousa </row>
<row> Lá na estala*e* do Meir*, </row>
<row> E lá passa * noite int*ira </row>
<row> S**re o *ei*o em *u* *epousa. </row>
<row> Com um peda*o de lousa, </row>
<row> Ele abaf* toda a dor, </row>
<row> E, po* um gran*e favor, </row>
<row> Man** ao diabo a saudade, </row>
<row> E afoga, p*r ami*ade, </row>
<row> L*mbran*as do *osso amor! (GUIMARÃE*, 1*92, p. 140-141). </row>
</column>
<column>
<row> 22* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> * presença d* el*mentos satân*cos, *a*act**izado*es da escrita "bestialógica" de </line>
</par>
<par>
<line> Be*nardo, se faz s*ntir c*m *a*or intensidade *o po**a </line>
<line> "A *rgia dos Duendes", em que o </line>
</par>
<par>
<line> poeta em*resta fantoches *as lendas brasi**iras p*ra caracter*zá-*os com cores de*onía*as, </line>
</par>
<par>
<line> numa *isão muito simil*r à*uela </line>
<line> elaborad* pelo* *olo*izadore* europeus *elat**ame*te às </line>
</par>
<par>
<line> práticas, c*enças, rituais * *ivindades *os nativos brasileiros à époc* da Col*ni*. Nest* </line>
<line> poema, a des*riç*o carnavali*ada dos ritu*is primitivos, no i*terior d* flore*ta **opical, </line>
</par>
<par>
<line> lembra, em *ui**s asp*ctos, a orgia do* *omensais da </line>
<line> c*ia menipeica, está tam*ém uma </line>
</par>
<par>
<line> *spécie d* quebra, pelo *xagero, da* convençõ*s sociais, co*o fiz*ra *etrô*io no Sa*iri**n: </line>
<line> Me*a-*oi*e soou na f*ore*ta </line>
<line> No relógio *e sino de pau; </line>
<line> E a velhinha, rainha da festa, </line>
<line> S* asse*tou sobre o grande jirau. </line>
<line> Lobis*me a***hava os grave*os </line>
<line> E a fogueira no chão acendia, </line>
<line> Revirando os compridos espet*s, </line>
<line> Para a ceia *a gra*de fo*i*. </line>
<line> Ju*to dele um verm*lho diabo </line>
<line> Q*e saír* *o antr* das fo*as, </line>
<line> Pe*durado num pau pelo rabo, </line>
<line> No *orra*ho torra** pipocas. </line>
<line> Taturana, uma *ruxa *marela, </line>
<line> Res*un*ando com ar carrancud*, </line>
<line> Se ocupava em *rig*r na p*nela </line>
<line> Um menino com *r*pas e tudo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 16, n. 2, art. 12, *. 219-237, mar./ab*. *019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. *. Marques, G. S. *one*sa </line>
<line> 228 </line>
</par>
<par>
<line> Ge*irana com t*do o sossego </line>
<line> A c*l*eira da *op* adubava </line>
<line> Com o s*ngu* de *m *el*o morcego, </line>
<line> Q*e ali mesm* co\*s un*as san*ra*a. </line>
<line> *amangava frigia nas banhas </line>
<line> Que tirou *o c**haç* d* um frade </line>
<line> Adubado *om pernas *e aranh*, </line>
<line> Fresco lombo de um frei dom abade. (GUIMARÃES, 1*92, p. 31). </line>
<line> Algumas veze* a negatividade te*ática em Be*n*rdo *o*figura-se també* *omo </line>
<line> *eg*tiv*dade social, s*tir* dos cos**mes, com* *m *uiz Gama. Enquanto na poesia romântica </line>
</par>
<par>
<line> as vestes sina**zam para a </line>
<line> c*stid*de da do*zela cantada e* versos, co*o f*zer* *ante com </line>
</par>
<par>
<line> *eatriz e **trarca com Laura, cujos vesti*os alegorizam a be*titude de ambas, no po*ma "À </line>
<line> *a*a Balão" (1*65), de Bernardo, as inúmeras ren**s * fitas *ue aj**avam a ado*nar a* saias </line>
<line> francesa*, **ad*s sem pa*ci*ônia p*las mulheres b*asil**ras, serv*m para ocultar * bel**a e a </line>
<line> *s*ênc*a das que nelas se escondem: </line>
<line> De que s*rve *nf*it*r da vas** r**a </line>
<line> *s estufados flan*os ilusórios </line>
<line> Com *s*** i*f*nitos a*essóri*s, </line>
<line> Que vai criando a i*esgotável mo*a, </line>
<line> D* babados, de gregas, fitas, rendas, </line>
<line> D* franjas, de vidrilho*, </line>
<line> E outros mil bad*l*qu*s e fazendas, </line>
<line> Q*e os olhos enchem d* importunos *rilho*, </line>
<line> Se no seio ** tão tofuda mou*a </line>
<line> *al se *ode *aber que en** s* acouta?! (GUIM*RÃES, 1992, p. *1-82). </line>
<line> * p*ov*vel que Be**ardo te*ha se ins*ir*do no poema "Ba*ão", sátir* fei*a à m*sma </line>
<line> vest*menta por Luiz Gama, em 185*: </line>
<line> Rengas moç*ilas, </line>
<line> De perna* fi*as, </line>
<line> Têm l*mparinas, </line>
<line> Óleo * carvã*; </line>
<line> Para e*pi*ar*m </line>
<line> O boj* enorme, </line>
<line> D* *esconfo*me, </line>
<line> Monstro b*lão. </line>
<line> [ ...] </line>
<line> Silêncio! É ela! </line>
<line> Tão va*or*sa </line>
<line> Vem, e f*rmosa, </line>
<line> - *ue tre*e o c*ão! </line>
<line> Gordo c*tác*o, </line>
<line> Deixando *s ma*es, </line>
<line> Qu* a*ron*a ** la*es </line>
<line> So*r* *m ba*ão! (GAMA, 20**, p. 5*). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 2, *rt. 12, p. 21*-*37, mar./*br. 201* *ww4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Do Rude *abecão à Ba*bearia do Pique*: Dis**nância e "Negatividade" na Poesia </line>
<line> 229 </line>
</par>
<par>
<line> *om* *em salientou An*ônio C*ndido, a n*gatividade *a literatura brasileira </line>
<line> **o </line>
</par>
<par>
<line> *asce com o* românticos n*m morre com </line>
<line> ele*. Ela ad*ntraria a Belle Époq*e e se </line>
<line> al*s*rar*a </line>
</par>
<par>
<line> pelos bastidores da in*eli*ênci* por trás *a Sem*na d* Arte *oderna de 1922. Ma* não se </line>
<line> pode neg*r a co*tribuição do* i*úme*os atores que, *nt*s de Bananére, de *ário e ** O**ald </line>
<line> de Andrade, entr*ram em cena, passan*o por *regó*io, pelo Sapateiro Silv*, por B*rnardo, </line>
<line> por Sousândrad* e Q corpo Santo, os *u*is, de boca d* em b*ca, de v*rso *m verso, a*udaram </line>
<line> a t*cer o fio da meada d* sátira dessacralizado*a do c*none. </line>
<line> 2 .3 Os acorde* dissonantes de Juó B*nanére nos f*e*entes a*os da *elle Épo*ue </line>
<line> pau*istana </line>
<line> Nesta *eção, fa*aremos a *espeito da poesia *acar*ônica *raticada por Juó *ananére, </line>
<line> prolí**co jornalista sat*rico da Belle Époque pa*list*na. A*tes, vale ressaltar que, </line>
<line> relativamente aos recursos poético-satír*cos típ*cos do Ro*a*tismo, e à negatividade q*e l*e </line>
</par>
<par>
<line> são in*rentes, *ntoni* C*ndido (2**6b, p. </line>
<line> 140) obser*a que tais *r*cedimen*os se </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*eram também em tendênc**s p*st*riores à refer**a escola, e são f*equent*s no </line>
<line> *imboli*mo, chegando inclusive a a*sum*r pos*ç*o dom*n*do*a nas vanguarda* do século XX. </line>
</par>
<par>
<line> Isto </line>
<line> posto, co**ém </line>
<line> *embrar qu* a poes*a ma*arrônica prat*cada p*r Banan*re e*tá </line>
<line> tã* </line>
</par>
<par>
<line> assentada n* ne*atividad* qu*nto àque*a românt*ca, no e*tan*o, assevera C*ndi*o (200*, p. </line>
<line> *97), "É preciso distinguir do anfi*uri a poesia que se pod* cha*ar macarrônic*, consistente </line>
<line> em deformar o*tr* língua de maneira joc*sa, a exemplo do que s* fazia nos séculos *l*ssicos </line>
</par>
<par>
<line> com o l*ti*." Referindo-se *o e*tilo macarrô*i*o d*s es*r**or*s </line>
<line> de São *aulo, *o tempo da </line>
</par>
<par>
<line> Belle Époque, Candid* ob*erva: </line>
</par>
<par>
<line> Num p*ís *e imigração como o B***i*, *ssa p*e*ia de cu*ho *acarr*nico *oi </line>
<line> cultivada ** no*so* *ia* a partir da fa*a err*da *os est*angeiros, italianos, </line>
<line> *ortugues*s, sírios, alemã*s. [...] Um de seus mais fa*osos pra*ica*tes *oi o </line>
<line> engenheiro Alexandre Ribeiro Mar*ondes Machado, que sob o pseudôni*o de J*ó </line>
<line> *ananére ela*orou um* curio*a lín*ua ítalo-br**ileira. (CANDIDO, 2004, p. *97). </line>
</par>
<par>
<line> Bananére al*ga que as *ovidades sobre pol*tica, economia e literatura, </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> alimen*a*a* suas crôni*as e* </line>
<line> dial*to ítalo-cai*ira, ele as *u*ia </line>
<line> enquanto fazia * barba de </line>
</par>
<par>
<line> seus *lient*s em sua fictíci* barbe*ri* s*tu*da n* *a**o do Piques, hoje *raça da Bandeir* em </line>
<line> São P*ulo. A est*l**ação da fala do imigrante *taliano, fabricada pelo *ornal*st*, desempenha </line>
</par>
<par>
<line> papel crucial </line>
<line> no conjunto de mudanças que com*ç*m a ocorre* nos *ast*dores *a *ul*ura </line>
</par>
<par>
<line> ofi*ial no início do século X*, vis*o sua* </line>
<line> *átiras, na v*são d* Bri*o Br*ca (1975, p. 240), </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 16, *. 2, *rt. 12, p. 219-237, mar./abr. 2019 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. *. Marqu*s, G. S. C*nessa </line>
<line> 230 </line>
</par>
<par>
<line> preparav*m pau**tinamen** "*erreno para * Mod*rnismo, ridi*ularizando muitos *os valores </line>
</par>
<par>
<line> formais em que *epousava então a no*s* </line>
<line> literatura. " Essa contrib*ição surte efei*os </line>
</par>
<par>
<line> de*oli*ores qu* </line>
<line> podem ser verif*cados nas paródias que o es**i*o* m*carrônico f*z de </line>
</par>
<par>
<line> p***as co*sagrado* da lite*atura *rudi*a. Bas*a *ita*mos *lguns para que se tenha uma ideia </line>
<line> do **ocesso de desconstrução ** cânone iniciado por Bananére. Em "Migna Terra", por </line>
<line> exemplo, Ba*a*ére *atiriza o saudosismo naciona*ista presen*e na "C*nção d* ex**io", de </line>
<line> Go*çalves D*as: </line>
<line> M*gna *erra tê par*er*s, </line>
<line> Che ganta inz**a o sabiá, </line>
<line> As aves *he stó aqui, </line>
<line> Tambê tuttos sabi gor*eá. </line>
<line> [ ...] </line>
<line> Os rios *á sô maise grandi </line>
<line> Dus ri*s di t*t*** naçó; </line>
<line> I os matto si pe*di di vis*a, </line>
<line> Nu meio *a imensid*. (BA*ANÉRE, 20*1, p. 8). </line>
<line> O *oema "As Pombign*" parodia "As pombas", de Rai*undo C*rreia: </line>
<line> V*i a *ri*iéra p*mbig*a disp*rtada, </line>
<line> I maise otr* vai dispos* d* primiéra; </line>
<line> I otra mai**, i maise otra, i assi dista maniéra, </line>
<line> Vai s´**bor* tutta pomb*ra**. </line>
<line> Pássano fora * dí i a ta**i intêra, </line>
<line> Catáno as formigu*g** ingoppa a *trada; </line>
<line> Ma q*ano vê a not*e *ndisgraziada, </line>
<line> Vorta tuttos in bandos, i* filêra. (BANANÉRE, 2001, p. 24). </line>
<line> *m "Os m*us otto a***" Bana*ére parodia "Meus oito anos", de *asimi*o de Abreu: </line>
<line> O chi sodades che io tegno </line>
<line> D´*quillo gustoso tempi*no, </line>
<line> Ch´io s**va o tempo intirigno </line>
<line> *ringando c´*as *ulecada. </line>
<line> Che brutta insgugliambaçó, </line>
<line> Ch* t**ça, che br*ngadêr*, </line>
<line> I**axo *as bananêr*, </line>
<line> Na so*bra dus bambuzá. </line>
<line> [ ...] </line>
<line> Che sbornia, c*e padodê*a, </line>
<line> C** pa*diga, c*e arrelia, </line>
<line> A genti sempre afaz*a </line>
<line> Nu largo d´**ax* o Piques. </line>
<line> *assava os dia i *s nott* </line>
<line> Br*ncando di *c*ndi-scond* </line>
<line> I *t*epáno nus b*ndi, </line>
<line> Bulino cos condutt**e. (BA*ANÉRE, 2001, p. 33). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es*na, v. 16, n. 2, ar*. *2, *. 219-**7, *ar./ab*. 201* </line>
<line> www4.f*a*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Do Rud* Rabecão à B*rbe*r*a do Pique*: Diss*nância e "Neg*tividade" *a Poesia </row>
<row> "Via *ác*ea", de Bilac, transforma-se em "*vi Strel**": </row>
<row> Che scuitá str*l*a, né meia strella! </row>
<row> Vucê t* maluco! e ** ti diró intanto, </row>
<row> *hi p´ra iscuitalas moltas veiz liva*to, </row>
<row> I vô dá u*a spia** na giane*la. </row>
<row> I pas*o as n*t** acunversáno c´oe*la, </row>
<row> In*uan*o ch* as otra lá d´u* c*n*o </row>
<row> Stó mi spiano. I o so* come u* *r*glianto </row>
<row> Naçe. Oglio p´ru çéu: - Cadê strella!? (BANANÉRE, 20*1, p. 25). </row>
</column>
<column>
<row> 231 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> En*uan*o na paródia aos *o*tas **mâ*t*cos Ba*anére satiriza o saudosis*o </line>
<line> nacionalista de Gonçalves Di*s e a id*alização *a **f*nc*a *m *asimiro de Abreu, na paró**a </line>
</par>
<par>
<line> ao* verso* de Raimu*do Correia * Olavo B*lac a c*ítica recai so*re a retórica </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> parnasia*ismo, pro*ovend* uma verdadeira ca*navalização *os rec*r*os art*fic***s aos quais </line>
<line> os p*etas recorr*m - a formali*ade e o truque teatra*. </line>
<line> De acord* com Otto *aria Carpeaux, o "in*ubordinável senso crít*co" d* Bananére, </line>
</par>
<par>
<line> lat*nte e* seus </line>
<line> text*s p*ró*ic*s, além de oferecer resistên*ia à ret*rica do par*asianis*o, </line>
</par>
<par>
<line> colaborav* potencialm*nte </line>
<line> para sua desconstr*ção. Após defini* a par*dia como um* forma </line>
</par>
<par>
<line> de crít*ca lit*rári*, revelador* *as fra*uezas da ob*a parodi*da, **rpeaux *bserva q*e </line>
<line> Bananér* "Só precisa ouvi* *s expressões nobre d* *ilac - \Ora (direis), ouvir estrelas! C*rto/ </line>
<line> P*rdeste * senso!\ -, pa*a senti* a f**sidad* dessa nobrez* e *ra*uz** para seu idioma de </line>
</par>
<par>
<line> ple*eu*: </line>
<line> \Che scui*á strell*, né meia st*ella!/ Vucê *á maluco!\". (CARPEAUX apud </line>
</par>
<par>
<line> BANANÉRE, 2001, p. x-xi). </line>
<line> * dialeto **lado pelos imigra*te* italianos *e São Pau*o era ut*liza*o pelo jornalis*a </line>
</par>
<par>
<line> nã* </line>
<line> *ó </line>
<line> par* est*gm*tiza* * "eloquência balofa e r**agante" (ANDRADE, 1978, p. 6*) </line>
</par>
<par>
<line> ostentad* pelo* *epre*entant** da c*ltura letrada. As primeira* *valiações das cr*nic*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ana*ére, geralmente anônimas, </line>
<line> considera* que o escri**r se apropri*u dess* "*ol*ri** </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> grotesco f*lar *os bairros cosmopo*i*as" para </line>
<line> "dizer coisas **e, mu*tas v**es, era* vedada* </line>
</par>
<par>
<line> a*s que se exprimiam no vernác**o" (MA*TINS, 1933, p. 2) de modo que, </line>
<line> ao utilizar **sa </line>
</par>
<par>
<line> *al* híbri*a, "fug*a *o p**igo de ser *ra*do p*lo lin*ua*ar corret*, q*e está *icia*o em contar </line>
<line> pre**xtos". (MART*NS, 1978, p. 17*). </line>
<line> A fala maca*rônica de Ban*nére é p*oduto de uma Sã* Pa*lo c*ótica e em vertiginosa </line>
<line> *xpansão urb**a, embora a cida** *presentasse ainda *raços ru*ais que subsis**am em meio *s </line>
<line> *r*m*iras pr*m*ssas de *o*ernid*de. Al* se revezavam caip*ras **cém-ch*gados à metró*ole, </line>
<line> imigrantes das mais varia*as nacionalidades e ex-e*cr*vos em busca de estab*lidade. V**tido </line>
<line> ** imigrante it*liano e mu*tas *ezes al*ando sua band*ira, *anan**e *apta, com *eu e*tilo, "* </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 16, n. 2, art. 12, p. 219-237, mar./a*r. 20*9 www*.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. *. Marques, G. *. Cones*a </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> circu*stância </line>
<line> do **sl*c*ment* e inadapt*ç*o, nã* apen*s de sua f*g*ra, mas *e al*o mais </line>
</par>
<par>
<line> amplo, represent*do pelo u*iverso que logra cr*ar". </line>
<line> (ANTUNE*, 1*98, p. 16) O princípi* </line>
</par>
<par>
<line> *era*or d*ssa lingua*em m*carrô*ica funda-se na "te*tativa de explicar esse </line>
<line> univer*o", </line>
</par>
<par>
<line> caótico, inconsi*tente, fragmentário e, acima de tudo, quase impossí*el de *e repre*entar, </line>
<line> dado se* ca*áter de indefiniçã*. E é nes*e universo que passeia* *s des*nraizados no te*po e </line>
<line> no espaço, e *u* vêm à lu* através da pena sa*íri*a de Bananére. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> co*texto d* O Pirralho coexistem </line>
<line> cronistas em *íngua macarr***ca </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> repre*ent*ntes da lite*atura oficial. Além d* p**ódia li*guíst**a ítalo-p*rtuguesa *e Ann**ale </line>
<line> *cipione (O*wa** de Andrade) e Juó Banan*re, se *obressaem a teuto-por*uguesa n*s págin*s </line>
</par>
<par>
<line> de * Biralha: "xornal </line>
<line> alle**ng", *irigido por Franz Kenniperlein, a franco-portuguesa de </line>
</par>
<par>
<line> Victor Hu*o, Lettres Poli*iques, e a </line>
<line> caipira de Cor*élio Pires, *orrespondênci* de X*ri*ica. </line>
</par>
<par>
<line> Essa lit*ratura dialetal, no entanto, era muitas vezes co*batida e considerada uma ameaça </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> l**gua </line>
<line> nacional, </line>
<line> é * *ue </line>
<line> p**em*s depre*nder das palavra* de *láud** So*za ao ser </line>
</par>
<par>
<line> in*errogad* *obre * inf*u*n*ia d* di*leto n* li*e*atura, *nquérito realizado por O Pirralh*, no </line>
<line> dia 29 de n*vembro *e 1913: </line>
<line> Abomi*o toda a li*eratura dialetal, seja donde *or. * dialeto é uma d*tur*açã* </line>
</par>
<par>
<line> i*nó**l da líng*a, </line>
<line> c*strando o* vocábu*os por me*a indolência, *om afére*es, </line>
</par>
<par>
<line> sínco*e* e apócopes, de*ormando outros *or ine**licável ve*biagem *om próteses </line>
<line> quísticas, apê*t*s*s herni*nas e para*oges caudais... [...] Ora, vi**ar * nossa </line>
<line> *it*r*tura com tons dia*et*is de r**roce*so *ão nos p*rece obra de *cor**oar. Antes, </line>
<line> para rir, *s espirituos*s cha*ges ** Juó Bananér*, sobre a d*a*et*ção que s* va* </line>
<line> o*erando *ntre os i*aliano* res*dentes *m S. Paulo e contra a qual o governo s* dev* </line>
<line> precaver, f*scal*za*d* e obrig*n*o o *nsin* do por*uguês aos filhos dos nossos </line>
<line> colonos. (SOUZA, 1913, p. 9, grifo noss*). </line>
</par>
<par>
<line> V*le res*altar qu* </line>
<line> esses embat*s se dão n* contexto do próprio jornal </line>
<line> em </line>
<line> **e parte </line>
</par>
<par>
<line> *essa ab*minada lit***t*ra dial*tal era prat*cada. O *ntrevistado r*duz a impo*tância </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> literatura *ialetal à *i*ples capacidade de fazer *ir - "Antes, pa*a rir, *s espirituosas charges </line>
<line> d* Juó B*nan*re" - *, por extensão, rir do processo de "dialetaçã* que se va* *pe*ando entre </line>
</par>
<par>
<line> os ita*ianos *esidentes *m S. Pau*o", *alvez como </line>
<line> uma form* de mi*ar o reco*heci*ent* </line>
</par>
<par>
<line> dessa nova rea**dad* </line>
<line> qu* com*çava a *e </line>
<line> del*ne*r na *etró*ole, e que, na verdade, ia </line>
</par>
<par>
<line> **definindo os postos d* poder * deci*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Na contr**ão, essa l*ter*t**a que *e queria b*m </line>
<line> *o**ortad* e que **sis*ia </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> manutenção do pu*ismo da lí*gua por*u*uesa, er* con*estada n*s *oldes da sát**a </line>
</par>
<par>
<line> bananer*a*a. A*sim *e expressava Bananére, em 191*, t*nt*nd* </line>
<line> defin*r anarqu*cam*nte </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> língua maca*rônica: "[...] a </line>
<line> *rtugraf*a muderna é </line>
<line> un* mani*ra *i scrivê, chi a gen*i scrive </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sin*, v. 16, n. 2, art. 12, p. 219-237, mar./abr. *01* </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Do Rud* Rab**ão à Barbearia do P*ques: Dissonânci* e "Negatividad*" na Poesia </line>
<line> 2*3 </line>
</par>
<par>
<line> ugua*i come **ce. Per ins*mpio: - si a genti d*ce C*pitó, scri*e Ka**tó; s* *i dice Alengaro, si </line>
<line> *crive L*nka*o; si si di*e dice, *o* si dice ****, ma si dice ditc*e. (BANANÉ*E, 191*, p. *) </line>
<line> Em 1913, ** respo*der a um i*quérito de O Pirralho, Bananére faz questã* de </line>
<line> sati*iza* os **e*as e os gêneros lite*á*ios parodiados por sua "paraliteratura": </line>
<line> Quale só us migliore poete? </line>
<line> Os mi*lior* p*e*e só io c* *i*lio Pign*ro, *´oa *i*f*renza che i* só futuriste e o </line>
<line> Giglio pernasiano. </line>
<line> Illo iscrivê a *toria d* B*asile in verso, poema hyp*ico in quattr*s ca**o. * una </line>
<line> indisc*içó *unita p´ra bur** di tu*t* a storia du Brasi**, d*s*e o Pi*tro Caporale té a </line>
<line> i*leçó d* Hermeze. Io in*eiz *accio o s*netto f*turiste is*ugliam*agno con </line>
<line> *ermeze... </line>
<line> Que influenza podi tê a *adem*a Baolista di *e**eras i*zima a litteratu*a baolista? </line>
<line> Uh! *orca miséria! una influen*a in*isgraziata, pur c*usa *he *aiz una d*visó intro o </line>
<line> pis*oalo chi s*be *ê i s*rivê, cioé, *s a*ar*eto. Na Gademia só entra *s an*rfab*to. </line>
<line> (BANA*É*E, 1913, p. 4). </line>
<line> Por um lado, O Pirra*ho congr*ga*a a pr*d*ção de escritor*s consagr*dos, por outro, </line>
<line> a *e rep*esentantes da liter*tura dialetal, *umorística, *mbora m*itos destes tenh*m sido, e* </line>
</par>
<par>
<line> pouc* tempo, co*oc*dos à *argem e releg***s </line>
<line> ao esqueci*ento. D* acordo *om Saliba </line>
</par>
<par>
<line> (2*02, p. 155), </line>
<line> "o humorismo d* Bell* Époq** confundi*-se co* aqueles </line>
<line> escritores que *e </line>
</par>
<par>
<line> es*orçaram </line>
<line> p*r *azer c*ôni*a *a c*dade d* São Paulo num mom*n*o de transição e a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> rápid*s </line>
<line> transformações </line>
<line> socia*s". </line>
<line> M u* t os </line>
<line> desse* </line>
<line> escri*ores </line>
<line> ac*baram </line>
<line> esqu*cidos, </line>
</par>
<par>
<line> pri*eirament*, "pela própria *femeridade da produção hum*rística, *od* </line>
<line> ela associad* </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> periodismo *e jornais </line>
<line> e revistas. Mas esquecidos, </line>
<line> sobretudo, p*la dificuldade do seu </line>
</par>
<par>
<line> enqu*dramento nos cânones lit*rários". (SALIBA, 2002, p. 156). </line>
<line> A* representaçõ*s *umorística* d* *elle Époque, e mais esp*cificam*nte a sátira </line>
<line> bana*e*ian*, *judavam, *m co*junto, a d*linear um quadro cu*as especific*da*es i** alé* d* </line>
</par>
<par>
<line> t*n***iva de desban**r os po*í*icos </line>
<line> e os costu*es </line>
<line> anqu*losa*os; acima de *u*o, t**s </line>
</par>
<par>
<line> *epresent*ções não s* r*n*vava* com v*st*s à des*onstru*ão da* </line>
<line> *elh*s mentalidades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e**r*tu**s, mas procur*va* tra**r u* *erfil da experi*ncia de desen*a*za*ento *o h*mem </line>
</par>
<par>
<line> *oderno, do itali*no em </line>
<line> *erras *l*e*as, *o </line>
<line> caipira fo*a </line>
<line> do seu contexto, </line>
<line> enfim, de tod* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> so*iedade paulis*ana, d*í a ideia de um humor "necessário" e *undad* na negat*vi*ade. </line>
<line> De acordo com Sevce*ko (*992, p. 39), a cidade de Sã* Paulo era, ent*o, subproduto </line>
<line> imprevis*o e até i*o*ortuno da expansão i*ternacional *a *cono*ia cafeiculto*a, apare**ndo </line>
</par>
<par>
<line> a*s a*entes des*ar*ados * i*ine*an*es enredados ne*a, *om* * possíve* *oia **lva-vidas </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> de*comunal *au**ágio qu* os fla*elara. *ssim, imigrados, negros recém-egressos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> escravidão, caipir*s e*c., en***ssava* as </line>
<line> fileiras dos "des*n**nado* d*s *alácia* </line>
<line> do \o*ro </line>
</par>
<par>
<line> verde\, *a \sociedade livre\, da \econ*m*a *om*etitiva\, pe*a realidade restrita ** mon*c*ltur* </line>
<line> Rev. F*A, Teres*na PI, v. *6, n. 2, art. 12, p. 219-237, mar./abr. 2*1* www4.fs*net.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. A. *arq*es, G. *. Conessa </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> e*te*siv*, [...] homens e m*lheres, *as *ais variadas c*lturas e extraç*es sociais". To** esse </line>
<line> conting*nte humano procurava se adaptar à nova realidade, ao* *ovos tempos, ajustar-se aos </line>
</par>
<par>
<line> d*senr*iz*dos já exi*tentes na metró*ole. Todos "bu*cavam </line>
<line> em São P*ulo uma válvula </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> escape, um a*rigo tem*orár*o ou, no melhor dos casos, *ma segunda cha**e, na indús*ria ** </line>
<line> nos serviç**". (idem). </line>
</par>
<par>
<line> Deliberadame*te ou não, Ban*nére *epro*uz e r*presenta ess* </line>
<line> c*n*ext* </line>
<line> no q*al </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> sobressa* o elem*nto italia*o - não só porqu* este co*stitui a maiori* -, e o rep**duz pelo viés </line>
<line> do humor, humo* *ai* que "nec*ss*rio", "co*veniente". Ao adotar a f*la do imigrante </line>
<line> italian*, e "tr*nscr*vê-la", co*o assinala Aurora Bernar*in* (1*9*, p. 29), Bananére conduz o </line>
<line> leitor a obser*ar a r*a*idade de *utro *ngulo, realidade da q*al ele t*mbém participa: trata-*e </line>
</par>
<par>
<line> *e u** realida*e política, ec*nômica, social e c**tural que </line>
<line> passa a s** v*sta pela ótica </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> imigrante. O escritor *acarrônic* cria, a partir d*í e pela linguag*m, u* universo a*tônomo, </line>
<line> e*bora f*ccional, *a* *om o *ual muitos se iden*ifi*am pela contemp**aneidade dos fatos </line>
</par>
<par>
<line> satiri*ado* * *orque *s*e universo é </line>
<line> também *esult*do </line>
<line> do </line>
<line> p*ocesso de interiorização dos </line>
</par>
<par>
<line> elementos dessa realidade da qual todos **o protagonistas. D*s*e modo, a sát*ra bananeriana </line>
<line> *xe*ce, n*ss* contexto, um* força cen*rípeta, at*aindo para *i a at*nção de toda aqu*la massa </line>
<line> de desenraizados e inadaptados qu* se *nco*tra boiando na sup*rfí**e in*tável dos </line>
<line> acon*ecim*ntos; força que e*curta *s distâncias, arrefece o* *reco*ceito* e instiga * repe*sar </line>
<line> os v*lhos conceitos. </line>
<line> 3. RESULT**OS E DI*CUSSÕES </line>
<line> 3.1 A especif*cidade *a sát*ra de Be*nardo e Bananére </line>
</par>
<par>
<line> O apelo ao baixo </line>
<line> c*rporal, comum na litera*ura *arna*alizada e o*scena, * com </line>
</par>
<par>
<line> intenções rebaix*doras do mito e da* *onv***ões literárias, torna-se um recurso mu*to comum </line>
<line> na poe*ia pantagr*élic* de Bernardo Guimar*es. Em "O el*xir do pajé", *o* exe*plo, </line>
</par>
<par>
<line> B*rnardo constrói u*a </line>
<line> s*tira r*baixadora da figura i*ealiza*a do ín*io *resen*e em </line>
<line> poemas </line>
</par>
<par>
<line> como "*-J*ca Pir*ma" e "Os Ti*biras", *e Gonçalves </line>
<line> Di*s: "Um </line>
<line> pajé **m te*ão, </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> nigromante/das m*tas de Goiás,/sent*ndo-se inc**az/de *em cump**r a l*i do *atrimônio,/**i </line>
</par>
<par>
<line> ter co* o demôni*,/* lhe pe*ir con**lho/para d*r-lhe vigor ao *parelho,/q*e já </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *ncarquilha*o,/*e </line>
<line> *elho * de </line>
<line> c*nsado,/quase se lhe s*mia entre o pentel*o".(GUIMARÃES, </line>
</par>
<par>
<line> 199*, p. 52) Juó Bananére, por sua vez, introduz o riso d*s*ronador na literatura *o* meio de </line>
</par>
<par>
<line> sua produção poético-satíric*, ridi*u**riz*n*o *s p*et*s p*rnasianos </line>
<line> e desmoral*z*nd* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 16, n. 2, art. 12, p. 219-237, mar./ab*. 20*9 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Do Rude *abecão à **rbearia do Pi**es: Dissonâ*c*a e "Nega*ividade" na *oes*a </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> expres*ão liter*ria d* *lasse </line>
<line> domi*ante, </line>
<line> d* velha ol*garq*ia *os "ca*tola*", preparand*, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> certa **rma, a r*cepção do Mo*ernis*o. * poema "Amore co amore *i </line>
<line> p*ga" paro*ia </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> so*eto "Nel Mezzo *e* Camin", </line>
<line> de Olavo Bi**c, s*t*rizand* os </line>
<line> *s*ilemas c*dificados </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> escola p*rnasiana: "Xingu*, *i*ast*!/ *i*na a*atiga*a i tris**/ I triste i afatigada io v*gna;/ Tu </line>
<line> tigna a *rm* povolada di sogno,/ I a arma p*volada di *og*o io tigna". (BA*AN*RE, 2*01, </line>
<line> p. 11). </line>
</par>
<par>
<line> A *ncipi*nte produção satíric* de B*rna*do Guim*rães *irculava n* form* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> manu*critos </line>
<line> *u de fo*heto*, n* entanto, s*us *ersos </line>
<line> p*ntagru*licos representam um elo </line>
</par>
<par>
<line> significa*i*o n* *e*situr* de voze* dissonan*es que tem início com o Sapateiro Silva, n* Rio de </line>
</par>
<par>
<line> Janei*o *o *écu*o XIX </line>
<line> e, "de f*z em foz", d**emboca na literatura do Modern*smo. A </line>
</par>
<par>
<line> prod*çã* de Banané*e, por ser mais prol*fi*a, *ti*giu </line>
<line> um públi*o m**s *mplo, e </line>
<line> parece </line>
<line> te* </line>
</par>
<par>
<line> contribu*do defini*ivamente, às vésper*s *o Modern**mo, p*ra a neg*ção do* va*o**s for*ais </line>
</par>
<par>
<line> em que repousava a nos** lit*ratura fazendo-o, inc*u*iv*, ao introd*zir </line>
<line> em sua p*e*ia </line>
</par>
<par>
<column>
<row> macarrônica a voz desc*ntente *as ruas, a fala do imigrante estrang*iro, a c*ítica aos políticos </row>
<row> da e*a *epu*licana. </row>
</column>
<par>
<line> 4 </line>
<line> CONSID*RAÇÕES FINAIS </line>
<line> Dep*is de Greg*rio de M**os poucos ou*aram *on*rariar as conve*ções e a hipocrisia </line>
</par>
<column>
<row> *o*ial e, a*ós um longo intervalo, er* necessário *ue um poeta ousad* r*t*masse o "g**to" do </row>
<row> "Boca" e o *epassasse a outros po*tas, reinicia*do, a*sim, a te*situra d* rede cômi*o-po*tic* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> q*e havia *om*çado na Ba*ia seiscenti*ta. E*bora não sej* re*onhecid* </line>
<line> p*la *esma </line>
</par>
<par>
<line> grand*osidade e p*r*picácia poética de Gregó*io, Joa*uim *osé d* Silva, o Sapateiro Silv*, *o* </line>
</par>
<par>
<line> um desses poetas que *a*ça*am *ão </line>
<line> da palavra arguta *ara *etirar dos eixos </line>
<line> uma prod*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> poética que vi*h* sendo </line>
<line> *ultivada por doutos e apreciada por u*a socie*ade, *ujos gostos e </line>
</par>
<par>
<line> horizont* *e **pe*tativas vinham sendo p**smado* por u*a liter*tura *ue ai*da re*etia </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> est*lo e adotava vá*ios motivos europeus. </line>
</par>
<par>
<line> Embo*a *enhamos Sousa Andr*de e Q Corpo Santo </line>
<line> no s*culo XI*, e nos s*culo* </line>
</par>
<par>
<line> an*eriores *lg*n* poetas </line>
<line> sat*ri*o* de menor e*p*e*são, a rede de relações poético-*atíri**s </line>
</par>
<par>
<line> parece *er recomeçado a se* *e*ida a part** d* le*tura, pelos estudantes *a F*cul*ade de Direit* </line>
<line> d* *ã* Paulo, cujas **ras, men*s *onvencionais, circul*vam clandestinament* ou *sp*rsas em </line>
<line> a*to*ogi*s. Um po*c* mais tar*e, na B*lle époque, Juó Ban*nére dar*a c*ntinuidade a *ss* </line>
<line> lastro *oético, ao *roduzi* uma sér*e de *rônicas jornalísticas * poemas nu*a fala nova q*e </line>
<line> misturava o por*uguês, o *t**iano e o *ialeto caipi** *ar* ne*ar parte das co*ven*õe* literárias </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. 2, art. 12, *. 219-237, mar./abr. *01* www4.fsane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. A. Marques, G. *. Co*essa </line>
<line> 236 </line>
</par>
<par>
<line> vigen*es, *esesta**l*zar os costumes anqui*osados e *enu*c**r as mazelas da política </line>
<line> repub*ica*a. </line>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
<line> *NDRADE, O. Poesias re*nidas. 5. ed. Rio de Jan*iro: Civilização Brasi*eira, 1978. </line>
<line> ANTUNES, B. Juó *an*nér*: As Cartas d´Abax´o Pigues. São *aulo: Ed. da Unesp, 1998. </line>
<line> AZEVEDO, *. Lira dosa vinte a**s. Cotia, SP: Ateli*, **00. </line>
<line> BANANÉRE, J. La divina increnca. São P*ulo: Ed. 34, 2001. </line>
<line> ________. As cartas d´Abax´o Piques, O *irralho, São Paul*, 1910 a 1915, S*to* de </line>
<line> D*cumentos da B*blioteca Municipal. </line>
<line> *ERNARDINI, A. F. V**tolin* e **nanére: due in**r*re** dell´italianità n*lla San Paolo degl* </line>
<line> a*ni 2*. Lib*i * Rivi*te d´Italia - La Traduz*o*e: Sag*i e *ocu*enti (II) - Su*plemento al </line>
<line> *. 535-538, Rom*, p. 69-82, 1995. </line>
<line> BROCA, B. A *ida *iterária n* Brasil *m 1900. 3. ed. Rio *e Jan*i*o: José Olympio, 1*75 </line>
<line> (Do*umentos Brasileiros). </line>
<line> CAMIL*, V. *isos entre pares: p*esia e humor român*icos. Sã* Paulo: Ed***/*mp*ensa </line>
<line> O**cial/*apesp, 1*97 (Ensaios d* Cultura, 13). </line>
<line> CAND*DO, *. L*terat*ra e s*c*edade. 9. *d. Rio de *a*eiro: Ou*o sobre A*ul, *006a. </line>
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<line> **as Cid*des; Rio d* J***iro: Ouro sobre *zul, 2004, p. 195-21*. </line>
<line> _______. Aspectos Soci*is da *itera*ura em S. *aulo. In: En*a*o* Pau*i*tas. (C**tribuiç*o de </line>
<line> "* Estado de São P**lo" às Come*orações do IV Centenário da Cidade). *ão Paulo: </line>
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<line> _______. R*m*ntismo, negatividade, mo*er**dade. Anuario *e* Colegio de Estudios </line>
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<line> w**4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
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<line> Do Rude Ra*ecão à Barbea*ia do Piques: Dis*onância e "Negati*idade" na Poes*a </line>
<line> 237 </line>
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<line> PET*ARCA, F. Canzonier*. Milão: Acquaviva, 2006. </line>
<line> SAL*BA, E. T. Raízes do riso: a represe*t*ção humorística na *i*tó*ia bra*ileira - da Belle </line>
<line> Époque ao* primeiros tempos d* r*dio. S*o *aulo: Companhi* das Letr*s, 2002. </line>
<line> S*NTIAG*, S. * entre-lugar do *is*u*so la*ino-americano. I*: ______. Uma *iteratura n*s </line>
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<line> SEVCENKO, N. O*feu e*tát*co na met*ópo*e: São P*ulo - s*cie**de e cultur* n*s </line>
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<line> *omo Referen*iar este Art*go, *o**orme A*NT: </line>
<line> MA*QUES, F. C. A; CONES*A, G. S. Do Rude Rabecão à Barbea*ia do Piq*es: Dissonância e </line>
<line> "Negatividade" na *oes*a Satírica de Bern*rdo Gu**arã** e Juó Bananére. Rev. FSA, Teresin*, v.16, </line>
<line> n.*, art. 12, p. 219-237, mar/abr. 2*1*. </line>
</par>
<par>
<line> Contribui*ão do* Au*ores </line>
<line> F. C. A. *a*ques </line>
<line> G. S. Con*ss* </line>
</par>
<par>
<line> 1) con*epçã* e **aneja**nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e int*rpr*tação dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rasc*nho ou na revisão cr*tica do con*eúdo. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*tici*ação na a*rovaç*o da *ers*o final do man*scri**. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina PI, *. 16, n. *, *rt. 12, p. 219-237, mar./abr. 20*9 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/rev*sta </line>
</par>
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