<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 12, p. 219-237, *a*./ab*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.12
</line>
<line>
Do Rude Rabecão à Barbearia do *i*ues: Disso*ân*ia e "Ne**tividade" na Po**ia Satírica *e
</line>
<line>
Bernardo G*imar*e* e Juó Bana*ére
</line>
<line>
From "Rude **becã*" to Piques\ *arb*r Shop: *i*sonanc* and "Negativity" in th* Sa*yric
</line>
<line>
Poetry of B***ardo Guim*rães and Juó Ban*nére
</line>
</par><par>
<line>
Fran*isco Cláudi* Alves Marques
</line>
<line>
Do*to* em Teoria Liter*ria e Lite*at*ra Compa**da pela *FL*H/USP
</line>
<line>
Profes*o* *a Univer*idade Estadual P*u*ista
</line>
<line>
Emai*: fransclau@g*ail.com
</line>
<line>
Gabriel da *ilv* Conessa
</line>
<line>
Grad*ado *m L*tras -*ortuguês/*sp*n*ol na Univ*rsi*ade Estadual P*ulista
</line>
<line>
Email: conessagabriel@g*ail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: F*a*c*sc* Cláu*io A**es Marques
</line>
<line>
Edito*-C*efe: D*. Tonny Kerl*y de Alen**r
</line>
</par><par>
<line>
*niversidade Estadual P*ulist* - A*. Dom Antôn**,
</line>
<line>
R*dri*ues
</line>
</par><par>
<line>
Parq*e Universi**rio, 2.100, *EP: 1980*-900, Assis/*P,
</line>
</par><par>
<line>
Bra*il.
</line>
<line>
Artigo *ecebido *m 11/12/*018. Últim*
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Gabriel d* Sil*a *onessa
</line>
<line>
recebida em 0*/0*/2019. Ap*ovado e* *3/01/20*9.
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Estad*al Pau**sta - Av. Dom Antônio,
</line>
</par><par>
<line>
Parque *niversi*ário, 2.100, CEP: 19806-900, As*is/SP,
</line>
<line>
A*a*iado pelo *istema Tr*ple *e*iew: *esk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
B*asil.
</line>
<line>
pelo Editor-Chef*; e b) Double *lin* R*view
</line>
<line>
(a*aliação cega por doi* avaliador*s d* *rea).
</line>
<line>
Rev*são: Gr*matic*l, *orma*iva e de Formataçã*
</line>
</par><par>
</page><line>
Agê*cias de fomento: *undação de Ampar* à **sq*isa do Est*do de São Pau*o - Fa*esp.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. A. Marq*es, G. S. Cones*a
</line>
<line>
220
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Neste artigo pre*en*em*s investigar como o conceito *e "nega*ivi*ade" se inscreve nos
</line>
</par><par>
<line>
proced*mentos poé*ico-*atíricos *mpregados por Bernardo Guima*ães
</line>
<line>
no reb**xamento dos
</line>
</par><par>
<line>
temas cultivados *e**s p*etas rom**tic*s, e *o* *uó Banané*e para *esbanca*
</line>
<line>
os valores
</line>
</par><par>
<line>
f*r*ais em q*e repousava a literatura
</line>
<line>
*r*s*leira no iní*io
</line>
<line>
do século XX. O *s**d* s**á
</line>
</par><par>
<line>
realizado à *uz das consideraç*es *labo*adas por *ntônio Ca*dido (19*8, 2004, 2006b)
</line>
</par><par>
<line>
relativamente à "negativi**de" na literatur* brasileira, segundo o crí*i*o, "um
</line>
<line>
dos t*aços
</line>
</par><par>
<line>
româ*t*c*s mais interessantes" que cara*terizar*m * corrente romântica, *onceit* q*e
</line>
<line>
ultrapassou a referida *sco*a literári* e s* instalou d*finitivam*nte na l*t*ra**ra b*a*i**ira,
</line>
<line>
esp*cia*m**te n*s pr*d*ções *a Bel*e Époque e d* M**ernism*.
</line>
<line>
Palav*as-chav*: *e*nardo Guim*rães. Juó Bananére. Sátira. *egatividade.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
In this arti*le we intend to investigate *ow the concept of "negativity" is in*cribe* in the
</line>
<line>
poetic-satiric*l procedu*es e*ploye* b* Bern*rdo Guimarães in the re**gat*on of the th*mes
</line>
<line>
cultivat*d by the romantic poets, and by Juó Banan**e to displace the f*rmal values in which
</line>
<line>
*razil*an literature res*ed in the early twentieth cent*ry. The s*udy *ill be carried out in th*
</line>
<line>
light o* the consid*rations ma*e by A*toni* Candi*o (1988, 2004, 2006b) regar*ing
</line>
<line>
"negativity" in B*az*lian literat*re, which is, accordin* to the criti*, "one of the most
</line>
<line>
*nteresting ro*antic traits" that c**racterized t*e romantic cu*rent, a concept that su*p*ssed
</line>
<line>
t*e *entioned literary sc*ool and se*tled permanently *n Br*z**ian literature, *speci*lly in the
</line>
<line>
*roduct*ons of Belle Époque and *od*r*ism.
</line>
<line>
*eywords: B*rnardo Guimarãe*. Ju* Bana*ére. Satire. N*ga*ivit*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina, v. 16, n. 2, art. 12, *. *19-237, ma*./*br. 2019
</line>
<line>
www4.fs*n*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*o R**e Rabecão à Barbe*r*a do Piques: Dissonância e "*egatividad*" na Poesia
</line>
<line>
221
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
O ato de r*r o* tro*ar do q*e quer que sej* não
</line>
<line>
se *imita apenas a
</line>
<line>
apon*ar
</line>
</par><par>
<line>
gr*tu*tam*nte para o ob*eto sat*riza*o, * gatilho da i*r*sã*; a*tes, s*naliza pa*a uma toma*a de
</line>
<line>
pos*ção revel*dora de uma inquietaçã*, de um desej* latente *e operar mudanças e evi**nciar
</line>
</par><par>
<line>
os pon*os falso* de uma dada situação. Desbancar post*ras anquil*sadas *
</line>
<line>
*ue *ão davam
</line>
</par><par>
<line>
mais c*nta de e***essar *ma reali*ade que se configu*ava o*t*a parec* t*r s*do a *onta*e *os
</line>
</par><par>
<line>
estudantes da Faculdade de Di*eito do Largo d* *ão Francisco no
</line>
<line>
f*nal do sécul* XIX, *les
</line>
</par><par>
<line>
me**o* autores de *omances
</line>
<line>
e *oemas que davam *s
</line>
<line>
p*imeiros sinais de desgast*
</line>
</par><par>
<line>
rel*tivame*te à represe*tação de um **asil ét*ica e cul*uralm*nte diversificado até então fe*ta
</line>
<line>
à lu* *e uma perspe*tiva p*r***n*e *uroc*n*rica.
</line>
<line>
I*screvem-se n*sse *on**xto autore* românticos como Álvares de Aze*ed*, Ca*doso
</line>
<line>
de Menezes, José Bonifác*o, o moço, e esp*cialmente, Bernardo G*i*ar*es, e*te último p*r
</line>
<line>
t*r de*x**o, esparsos, poe*a* que, em muitos aspect*s, destoavam da estét*ca *o*ântica *al
</line>
<line>
c*mo pratic**a p*r *oetas como *o*çalves Dias, Casim*ro d* ****u e tant*s outros. Mas,
</line>
<line>
apesar de d*stoar do esteticamente estabelecido, **pecialmen** p*r seu ca*áter tra*sg*ess*r, *
</line>
<line>
*oesia *a*írica d* *ernardo Gu*marães, praticada no a*ge de sua ju**nt*d*, qua*do ainda era
</line>
</par><par>
<line>
um est*dante
</line>
<line>
de r*públ*ca, não fica à **rgem das
</line>
<line>
pro*uções român*icas quant*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
"ne*at*v*da*e"
</line>
<line>
que caracteri**u *ma densa parce*a **s produ*ões l*ter*rias
</line>
<line>
qu* lhe f**a*
</line>
</par><par>
<line>
coetâneas.
</line>
</par><par>
<line>
*. *EFERE**IAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Antôn*o Candi*o: A "*egativid*de" na Sátira Bra*ileira
</line>
<line>
Ant*nio Candido *f*rm* que * Romanti*mo ta*vez tenha sid* *e**uardad*s as devidas
</line>
<line>
propo*ções, "u*a da* fontes pri*cipai* d* mo**rnid*de na literatura", sobr*tud* porque essa
</line>
</par><par>
<line>
co*r*nte, * part** do fim do sé*ulo
</line>
<line>
XV**I, "lib**tou a
</line>
<line>
pro*u*ão *i*erária das normas
</line>
</par><par>
<line>
pr*estabelecidas e **p*siti*as, *sti*ul*ndo a experi*en*aç*o ao ro*per * **rania da* regras.
</line>
</par><par>
<line>
" (CAN*IDO, *006b, p. 137). Segundo o crítico, o Romantismo foi "o c*meço *e
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
literatura aberta às mu*anças, ao aderir ao pre*ente, não ao passado, nu* momento *e rápidas
</line>
<line>
mudança* té**icas e s*c*ais", al*o que fo* se acent*an*o *t* as va*guardas *o sé*u*o XX, a*
</line>
<line>
quais "privilegi*ram a mudança i*cess**te, or**n*ada **r um inc*n*ormism* permanente que
</line>
</par><par>
<line>
s* ma*ife*to* pela *eg*ção de conceitos,
</line>
<line>
valores
</line>
<line>
e proce*ime**o*. " (idem) Essa
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina PI, *. *6, n. 2, art. 12, p. 219-23*, mar./abr. 2019
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. A. *a*ques, *. S. Cones*a
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
"*egativ*dade", na
</line>
<line>
acepção de *andido,
</line>
<line>
**nstitu**-se "um *os traços r*m*nticos m*is
</line>
</par><par>
<line>
interes*antes." (ibi*em) *ssim, o gos*o românt*co se *a*a*teriza p*lo gosto qu* se op*e, pelo
</line>
<line>
ato que se impõe contra a *orrente, de m*do *ue, s*gun*o Candido, *stes s*o os t*pos de
</line>
<line>
negatividade cultivados pe*o* autores do Ro*antismo como opç*es pre**renc*ais:
</line>
<line>
[...] o túmulo que *e op*e a cas*; * ruína que se opõe à *ons*rução; a **cadência qu*
</line>
<line>
se apõe ao a*ogeu; a noite qu* s* opõe ao dia; o *ono *u* *e opõe à v*gília; a
</line>
<line>
normalida*e que se opõ* à ano*ma*ida*e; o mal que se o*õe a* *em; o *exto
</line>
<line>
fragmentá*io que s* opõe *o text* c**pleto; o poema sem sentido que se opõe ao
</line>
<line>
poem* com senti*o. No fina*, a mor*e que se op*e * vid*. (CANDIDO, 2*06b, p.
</line>
<line>
1 3 * ).
</line>
<line>
De*tre o* *rin*ipais temas * proc*di**ntos f*r*ais que po*em *er considerados
</line>
<line>
manifestações da negativid**e *omântica, *a*dido *estaca o "satanismo", *egundo ele,
</line>
</par><par>
<line>
"ne*ação *e*olt**a *ontra os padrõe* *oc*ais",
</line>
<line>
carac**r*za*a *ela
</line>
<line>
"vont*de d* a*irm*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
co*trário d* que é p*econizado"; manifesta*ão fundada no "g*sto pela *ida irregula*, fora da
</line>
</par><par>
<line>
no*ma, chega*do ao go**o pela
</line>
<line>
crueldad*." (CAN*IDO, 2006b, p. *39). Essa manifest*ção
</line>
</par><par>
<line>
da negat*vidad* *omântica é patente em algumas obras de Álvares
</line>
<line>
de Azeve**, mais
</line>
</par><par>
<line>
*spe*ifi*amente em A noite na taverna, e* que
</line>
<line>
se *hega ao extremismo temático com
</line>
</par><par>
<line>
hom*cíd*os *or e*gan*, incesto, *ecrofilia e cani**lism*. (**em); e ain*a em Macário, "n*
</line>
<line>
*ua* a presença d* demônio sim*oliza as regiõe* tenebrosas da p*rsonalida*e com* avesso da
</line>
<line>
cons*iência cl*ra." (i*idem).
</line>
<line>
Mas a ne*atividade *omântica não se *anifest* ape*as no campo temático. *andido
</line>
</par><par>
<line>
*bs**va
</line>
<line>
*ue no ca*po *xpressional *emo* manifestações esq**cidas de negativida*e: "a
</line>
</par><par>
<line>
*oesia anfigúrica, a poes*a malu*a, o nonse*se, *ue é a destruiç*o d* sentido. " (CANDIDO,
</line>
</par><par>
<line>
1988, p. 4). O
</line>
<line>
crític* se ref*re à* c*iaçõ** liter*r*as *e
</line>
<line>
gosto rabe**isiano, idealizadas p*lo*
</line>
</par><par>
<line>
estudantes de São Pau*o. *essas produções, a pal**r* r*age
</line>
<line>
"contr* *eu sen*imento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
infe*io*idade, [...] pa*sa por um ta* sens* de orgulho e soberania que ela despreza o sentido"
</line>
</par><par>
<line>
(idem), c*ra*terí*tica
</line>
<line>
q*e *ode ser e*co*trada na poesia ro*ântica
</line>
<line>
**agmentária, na po*s*a
</line>
</par><par>
<line>
pant*gruélica de Á*vares de Az*vedo, B*rnardo G*imarães e de tanto*
</line>
<line>
out*o* es*udantes da
</line>
</par><par>
<line>
c*a*ada Soci*dade Epicureia.
</line>
</par><par>
<line>
Candi*o explica que a poesia do *bs*rdo, *ra*icada no in*erior de a*guma* repúblicas
</line>
</par><par>
<line>
estudant*s, fo* batizada de "pantag*ué*ica" pelos *st*dantes de São Paulo no sécu*o
</line>
<line>
XX,
</line>
</par><par>
<line>
"na*uralmente para evocar a desmedida *o personagem d* R*be*ais, marcado pelo *ro*esco, a
</line>
</par><par>
<line>
far*a, a *bscenidade".
</line>
<line>
(CA*DIDO, **0*, *. 199) Embora as produções des*e tipo tenham
</line>
</par><par>
</page><line>
si*o classificadas como "bestialó*ic*", o crític* defende que tal designação é amp*a demai* e
</line>
<line>
nã* faz jus**ça a* cunho, po* a*sim diz*r, o*gân*co da poesi* pantag*u*li*a. Ca*dido associa
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 16, *. 2, art. 12, p. 219-237, mar./abr. 201* w*w4.f*anet.co*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Rude R*becão à B*r*earia do Piques: Dissonância e "Ne*at*v*dad*" na Poesia
</line>
<line>
223
</line>
</par><par>
<line>
ta*s produções a* de*e*o d* lib*rta*-*e d* sentimen*o de *onfinamento propi*iado pela
</line>
<line>
sensação de vi**r em uma Sã* Paulo ainda ma*cad***nte prov*nc*ana e convencional:
</line>
<line>
* que con*ecemos da p*esi* pan*ag*uélica *az de*a, essencialmente, *m fenômeno
</line>
<line>
da Faculd*de de Di*eito d* São Paulo, entre os dec*nios de 1840 e 1860. Pertence,
</line>
<line>
p*r consegu*nte, ao Romantismo *aulistano, ma*cad* pel* sat*nismo, o hum** e a
</line>
<line>
obscenidad*, exprimindo a sociabili*ade especi** dum *rupo de r*pazes conf*na*os
</line>
<line>
no li*ite est*eito da cidadezinha *rovinciana e co*venci*n**, pr*cur*ndo l**ertar-se
</line>
<line>
por atit*des ** negação. (CANDIDO, 2004, p. 199-200).
</line>
</par><par>
<line>
É fato q*e nesse período a
</line>
<line>
ci*ade de São Pa*lo ainda nã* tinha recebi*o * grande
</line>
</par><par>
<line>
ma*sa de **igran*e* desti*ada a
</line>
<line>
substituir a mão-de-*b*a ****ava e *ropiciar o vertigi*oso
</line>
</par><par>
<line>
cre*ci*ento urbano e econô*ico d* c*dade de que seria testemu*ho *ais tard* o j**nal*sta
</line>
<line>
Alexandre Ribeiro M*rcon*e* Machado, o Juó Bananér*. Mas ou*ras q*estões pode* t*mb**
</line>
<line>
nos l*var * entender as motivações da negativida*e pre*ente na poesi* dos re*eridos
</line>
<line>
estuda**es, *obretudo na de *ernardo, basta p*nsarmos que é no interior da *rópr** escola
</line>
<line>
romântica que suas pr*d*çõe* "maluc*s" acontecem, quando uma p*esia indi*nista descrevia
</line>
<line>
o í**io brasile*ro com caracteres emprestados do cav*leiro medieval; quando se i*vocava
</line>
<line>
ainda a libérrim* musa europeia, e bosque* medit*rrâneos se mi*t*r***m à v*get*ção trop*cal
</line>
<line>
e agreste na descrição poética da paisagem br*si*eira. A poesia dos rapaz*s d* São Paulo,
</line>
<line>
praticada em termo* *ransgr****v*s no in*e*ior *a própria esc**a românti*a, repre*entava *ma
</line>
</par><par>
<line>
*mplosão das no*mas temas cultivados at* então *el*s e
</line>
<line>
nossos autore*, direcio*a*do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
li*eratura brasil*ira rumo à modernidade. As lendas
</line>
<line>
indí*enas, *uand* apare*iam *a nossa
</line>
</par><par>
<line>
lite*atura er*m, m*itas vezes, ajustada* aos arquétipos europeus, *nqu**to a voz afri*ana
</line>
</par><par>
<line>
*onti*ua*a *e*do o*v*da
</line>
<line>
apenas nos *eclames das q**tutei*as o* *o interiore* das casas *e
</line>
</par><par>
<line>
candomblé.
</line>
</par><par>
<line>
A po*sia obs*ena, em *special a de Bernardo, para s*g**rmos a mes*a linh* de
</line>
</par><par>
<line>
pensa*ento *e *andido, é a negação da ordem mo*al, ** *ntanto, subversão pr*sente a
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
seus escri*o* não se li*ita ape*as a es*e **mp*, pois tod* essa
</line>
<line>
ne*atividade, se*undo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**ítico, "v*i tão longe que se ch*ga a uma t*tal subversão d* objet*. " (C**DIDO, 1958, p.
</line>
</par><par>
<line>
7). Apes*r de te* s*do cultivada qu*se
</line>
<line>
que e*clusivam*nte pelos poetas r*mânticos de São
</line>
</par><par>
<line>
Paulo, a poes*a anfigúrica não é uma inven*ão destes, pois e*sa poes*a irrev*ren*e, de caráter
</line>
<line>
ma*s pop*l*r, já era c*ltivada na Europa, no e*t*nto, no B*asil, *or *olta do século XI*,
</line>
</par><par>
<line>
começa a ganhar cor
</line>
<line>
*ocal e *otivaçõ*s n*cionais. Candido lembr* que essa *oesi*
</line>
</par><par>
</page><line>
a*figúric*, já com *eit* brasileiro, com ares de *r*ti*a social e *om in*entos *ebaixadores dos
</line>
<line>
modelos *it*rários vige*t*s, sur*e no Rio *e J*nei*o com a obra satíric* de Joaquim José da
</line>
<line>
*ilva, o Sapatei*o Silva, seguida d*pois de um pequ*n* lapso de tempo, p*la poesia
</line>
<line>
Re*. FSA, *eresina PI, *. 16, n. 2, **t. 12, p. 219-237, mar./abr. 2019 w*w4.fsanet.c*m.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. A. Marques, G. S. Co*essa
</line>
<line>
224
</line>
</par><par>
<line>
besti*lógica e, daí, para o nonsense, para a *oesia obscena e *ara o sadismo. Nesse intervalo,
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
crítico menci**a a p**sia satírica de Luiz Ga*a, c**o poe*a "A bodarrada", "de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
negatividade social extraordinária", desmistif*ca * p*eco*ceito de cor, e a *o*sia vangu*rdi*ta
</line>
<line>
de Sousândrade, alinhada com o n*nsense. (CANDIDO, 1958, p. 7). Mas o qu* mais i*t*r*ssa
</line>
<line>
para o n*ss* recorte, é a afirmaç*o final de Ca**ido (idem): "*a* toda essa n*gati**dade tem
</line>
<line>
como avesso *m* positividade: destruímo* par* reconstruir, negamos para *firm*r - a cois* é
</line>
</par><par>
<line>
dialé*ica. Veremos, então, como diante da literatura europeia, a literatura ro*ântica e
</line>
<line>
pós -
</line>
</par><par>
<line>
românt*ca bras*le*ra enc*n**ou *olu*ões próprias. "
</line>
</par><par>
<line>
Talvez Antônio Cand*do te*ha sido o pr*mei*o c*í*ico literário a assinalar a p*ová*e*
</line>
<line>
in*luên**a d*s décimas de J*aqui* *osé da S*lva sobr* a p*esia p*ntagruélica dos estud*n**s
</line>
<line>
de São Paulo, em e*pec*al na de Ber*ardo Guimarães. O crítico *ê u*a f*agrante semelhança,
</line>
</par><par>
<line>
po*
</line>
<line>
exemplo, e*tre alguns *oemas de Silva com alguns de Ber*ardo *uimar*es, c*mo o
</line>
</par><par>
<line>
"Mote
</line>
<line>
estr**bótico", q*e co*eça assim: "Das c*stelas de Sansã*/ Fez Ferrabrá*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
pont*iro,/ Só pa** coser um c*eiro/ Do filho de Salo*ão." (GU*MA*Ã*S, 199*, p. 1*8).
</line>
<line>
Vagner Camilo ap*nta nes** mesm* direçã*: "[...] *e tivéssemos de *al*r em *on*e
</line>
</par><par>
<line>
dir*ta o*de o* romântic*s fo*am buscar insp*raç*o para seus
</line>
<line>
alo*is*os poéticos, tal*ez
</line>
</par><par>
<line>
devêss*mos recorrer, [...] *
</line>
<line>
t*adição
</line>
<line>
local, m*is especificament* ao que *estou da obra de
</line>
</par><par>
<line>
*oaquim José da Silva." (**MILO, 19*7, p. 19*). *ssas obser*açõe* nos *evam a *ntender
</line>
<line>
qu*, na v*rda*e, as sementes da nega*i*ida*e qu* *assa*ia * car*cterizar a *ite*atura
</line>
</par><par>
<line>
**ulist*na, mais marc*damen*e as p*o**ções
</line>
<line>
da Belle Épo*** do Mo*ernismo, j* *
</line>
<line>
vinham
</line>
</par><par>
<line>
sen*o plantadas no Rio d* Janei*o, v*a*ilizan*o * *oncepção *e que uma
</line>
<line>
r*de de conex*es
</line>
</par><par>
</page><line>
satíricas foi se estabele*endo n* eixo Rio/S** Paulo, *nt*e uma estética e out*a.
</line>
<line>
2.2 A* nota* demolidoras *o "r*de rabecão" de Bern*rdo Guimarães
</line>
<line>
Se e* *etrarca, clássico i*spirado* de mui*os poetas *omânticos, Laur* figurava como a
</line>
<line>
**sa inatingíve* e eté*e*, (*ETR*R*A, **06, p. *81, t***. nossa),
</line>
<line>
Quando vej* no céu surgir a Aurora
</line>
<line>
co* * fronte de rosas * as crinas de o*ro,
</line>
<line>
o Amor m* assalt*, empalideço
</line>
<line>
* digo suspirando: "Lá está L*ura agora".
</line>
<line>
no R**antismo o motivo da mus* inspiradora sofre uma su*ver**o, e a mul*er amada já não
</line>
<line>
é mais * musa fugaz de louro ador*ada. No poema "É el*! É el*! É ela! É e*a! ", de Álvares de
</line>
<line>
R*v. **A, Teresina, v. *6, n. 2, art. 12, p. 219-237, mar./*br. 2019 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Rude Rabecão * B*rbearia do Piqu*s: Dissonânci* * "N*ga*ivid**e" na Poesia
</line>
<line>
225
</line>
</par><par>
<line>
Azeved*, o e*acerbado alumbramento pe*rarq*esco diante *a apari*ã* de Laura ao surgir da
</line>
<line>
Aurora tr*ns*orma-se ironi*am*n*e numa sar*ástica admir**ão em q** f*gura como mus*
</line>
<line>
inspiradora uma simples *a*ade*ra, obs**vada pelo poeta enquanto esten*e se*s pobr*s
</line>
<line>
ves*idos d* *h*ta, à distância de um telhado:
</line>
<line>
É ela! é ela! - m*r*urei trem*ndo,
</line>
<line>
e o *c* ao longe *u*murou - é el*!
</line>
<line>
Eu a vi... minha *ada aérea * pura -
</line>
<line>
a min*a lavadeira na janela.
</line>
<line>
*ess** **uas furt*das onde eu mo*o
</line>
<line>
eu * ve*o estendendo no telha*o
</line>
<line>
os ve**idos de chita, as saias branca*;
</line>
<line>
eu a vejo e suspiro enamor**o! (AZEVE*O, 2000, p. **5).
</line>
<line>
*e*undo Vagner C*milo (199*), no âmb*t* da *s*ola româ**ica a poesia sat*ri*a
</line>
<line>
produz*da por Bernardo Guimarães já *ão é *ão sua*e * di*creta quanto aqu*l* praticada *or
</line>
<line>
Álvares de **evedo, s*ndo este ** *os motivos qu* a**dar** o po*ta a se firmar na l*te*atura
</line>
<line>
satír*ca brasileira *omo um dos mais autênticos **ricos d* g*ote*co, *specialmente por ter
</line>
</par><par>
<line>
ideali*ado uma poesia, cujas sonoridade*
</line>
<line>
e*oavam sat*nica e fant*sticamente de
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
metafóric* "*ude rabecão" que *ão se calava dian*e d*s inc*nsistências literárias e ide*l*gicas
</line>
<line>
do antigo e do moderno:
</line>
</par><par>
<line>
Comparado
</line>
<line>
*o riso *ênue de Álvare* d* *zevedo, o de Ber*ar*o Guim**ã*s surge
</line>
</par><par>
<line>
co*o polo op*sto, quer pe*a inten**dad*, q*er pela varie*ade *e n*tas que extrai de
</line>
</par><par>
<line>
se* "*ude rabecão". O fort* traço de
</line>
<line>
persona*ismo e intimi*mo que d*sp*nta na
</line>
</par><par>
<line>
poesi*
</line>
<line>
do pr*meiro contrasta *iv*mente com certa tendência à i*pessoa*idade
</line>
</par><par>
<line>
presente na do segundo. A margem da grada*ão *á n*o caminha aqui do humor
</line>
<line>
ligeiro em direção à *ronia mesc*ada de p**ético, mas cobre um outro es*ec*ro, que
</line>
<line>
vai da sá*i*a e do *um*r ligeiro *té o ris* extremo de pe*v*rsão e sad**mo: o "g*an
</line>
<line>
rire inf*rnal" de que *a*a Hugo *ó ch*ga mesmo a ecoar e*tre nós com *ernardo
</line>
</par><par>
<line>
Gui*arã*s. Com ele, a poesia
</line>
<line>
romântica alcançaria, e*tre *ós, aquela dimensão do
</line>
</par><par>
<line>
grotesco como pura cri*ção, que Ba*d*laire ta*b*m denomi*ou de "cômico
</line>
<line>
a*soluto", cap** de provo*a* um ri*o que traria e* si "qualquer c*isa de pr*fundo,
</line>
</par><par>
<line>
de axiomático,
</line>
<line>
de prim*tivo", por oposição *o "cô*ic* significativo" ou "de
</line>
</par><par>
<line>
*ostume*", fu*da*o n* referencialidade, na imitaç*o - *o q*al, todav*a, também não
</line>
</par><par>
<line>
se furtari* o pr*pri* B*rnardo em alg*ns *omentos
</line>
<line>
*e sua pr**ução lír*c*.
</line>
</par><par>
<line>
(CAMILO, 1997, *. 99-100).
</line>
</par><par>
</page><line>
A clássica "Musa ** Grécia", que h* muito vinha in*piran*o ta*tos poetas, agora, no
</line>
<line>
poema "C*n*o da mu*a re*itativo", de Ber*ard*, vê suas cançõ*s fada**s ao *s***cime*to:
</line>
<line>
P*r*grin* gentil, de que te se*ve
</line>
<line>
And*r vagando aqui nestes retiros,
</line>
<line>
Na solidão dos *osqu*s e*alando
</line>
<line>
Melódic*s suspi*os?...
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*es*na PI, v. 16, n. 2, art. 12, p. 21*-237, ma*./abr. 2019 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. A. M*rques, G. S. Conessa
</line>
<line>
226
</line>
</par><par>
<line>
Não vês que * temp* *ssim perdes embalde,
</line>
<line>
Que tuas im*rtais nobres canções
</line>
<line>
Entre os rugidos, abafadas mor*em,
</line>
<line>
Dos rápidos *agões?...
</line>
<line>
*est* país ** ou*o e p**rarias
</line>
<line>
O *rvoredo d* Dáfnis não medra;
</line>
<line>
E só vale o café, a cana, o fumo
</line>
<line>
E o carvão de pe*ra. (GUIMARÃES, **92, p. 1*5-106).
</line>
<line>
A libérri*a musa inspiradora dos clássicos *ão bas**va para exp*essa* o Bras** de
</line>
<line>
Be*nardo, às voltas com * exploração d* ouro, dos minerais e com a monoc***ura do café, d*
</line>
<line>
*ana e do fumo, práticas econ*m*cas qu* vinham e*pr*gando o mesmo braço afri*ano que
</line>
</par><par>
<line>
naqueles dias serviria de *otivação * poes** de Luiz Gama, o qu*l passava a se inspirar
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
"Musa da *uiné, cor de *zeviche", postura qu* revela uma clar* ne**tividade soci*l, como
</line>
<line>
bem observou Ca*dido.
</line>
<line>
O *rqué*ipo do *avaleiro medieval, empr*g*do tanto por Alencar, p*ra exaltar Peri,
</line>
</par><par>
<line>
como por Gonça*ve* Dias, em "I- Juc* Pirama" * "O Canto
</line>
<line>
do Guerreiro", *ar* *lustrar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ig*r e os feito* do índ*o guerreiro, é negativamen*e *ev*sitad* no *ontexto da
</line>
<line>
s*tira
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Bernardo, o **al, a* c*mpor
</line>
<line>
"O Elix*r do *ajé", coloca e* cena um índio velho e
</line>
</par><par>
<line>
d*svi*orado por mei* de met*f*ras fálicas que, no fun*o, re*ratam a verdadeira condição d*
</line>
<line>
elem*nt* indígen* no interior *a sociedade br*si*eir*: sem terra, s*m s*ú*e e se* voz:
</line>
<line>
Um pajé sem tesão, um nigro*an*e
</line>
<line>
da* mata* d* Goiás,
</line>
<line>
s*ntindo-se in*apaz
</line>
<line>
de be* cumprir * l*i do matrim**io,
</line>
<line>
foi ter com o *emônio,
</line>
<line>
a lhe pedir c*nselho
</line>
<line>
par* dar-**e vigor ao aparelho,
</line>
<line>
que já *e encarq**lhado,
</line>
<line>
de v*l*o e *e cansa*o,
</line>
<line>
*uas* lhe sumia entre * pentelho. (GUIMARÃES, 1992, p. 52).
</line>
<line>
Mas, se por *m la*o se renovam as esperan*** do v*lho p*jé, que ao ingeri* u*
</line>
<line>
mi*agroso elixir feito de "plantas cabalísticas" *e*te de novo "renascer os brios/ *e seu velho
</line>
</par><par>
<line>
c*ouri*o!", po* outro parece não haver re*édio p*ra o d*sencant*
</line>
<line>
do poe*a que, em
</line>
</par><par>
<line>
"Lem*ran**s do N*sso Amo*", r*co*r* ao dis*arat* para *e referir
</line>
<line>
a
</line>
<line>
uma antiga a**da,
</line>
</par><par>
</page><line>
ina*i*gível não por *er etére*, como a Laura *e Petrarca, *as por ter ficado geografi*amente
</line>
<line>
*ist*nte, "Lá na *stala*em *o Meira". O l*mento sarcásti*o do poeta satiriza, em *ons q*ase
</line>
<line>
gro*escos, o sentime*to amoroso da saudade, mar*a de mui**s poe*as r*mânticos:
</line>
<line>
Rev. FSA, **resina, v. 16, n. 2, art. 12, p. 219-237, mar./*br. 201* w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
* presença d* el*mentos satân*cos, *a*act**izado*es da escrita "bestialógica" de
</line>
</par><par>
<line>
Be*nardo, se faz s*ntir c*m *a*or intensidade *o po**a
</line>
<line>
"A *rgia dos Duendes", em que o
</line>
</par><par>
<line>
poeta em*resta fantoches *as lendas brasi**iras p*ra caracter*zá-*os com cores de*onía*as,
</line>
</par><par>
<line>
numa *isão muito simil*r à*uela
</line>
<line>
elaborad* pelo* *olo*izadore* europeus *elat**ame*te às
</line>
</par><par>
<line>
práticas, c*enças, rituais * *ivindades *os nativos brasileiros à époc* da Col*ni*. Nest*
</line>
<line>
poema, a des*riç*o carnavali*ada dos ritu*is primitivos, no i*terior d* flore*ta **opical,
</line>
</par><par>
<line>
lembra, em *ui**s asp*ctos, a orgia do* *omensais da
</line>
<line>
c*ia menipeica, está tam*ém uma
</line>
</par><par>
<line>
*spécie d* quebra, pelo *xagero, da* convençõ*s sociais, co*o fiz*ra *etrô*io no Sa*iri**n:
</line>
<line>
Me*a-*oi*e soou na f*ore*ta
</line>
<line>
No relógio *e sino de pau;
</line>
<line>
E a velhinha, rainha da festa,
</line>
<line>
S* asse*tou sobre o grande jirau.
</line>
<line>
Lobis*me a***hava os grave*os
</line>
<line>
E a fogueira no chão acendia,
</line>
<line>
Revirando os compridos espet*s,
</line>
<line>
Para a ceia *a gra*de fo*i*.
</line>
<line>
Ju*to dele um verm*lho diabo
</line>
<line>
Q*e saír* *o antr* das fo*as,
</line>
<line>
Pe*durado num pau pelo rabo,
</line>
<line>
No *orra*ho torra** pipocas.
</line>
<line>
Taturana, uma *ruxa *marela,
</line>
<line>
Res*un*ando com ar carrancud*,
</line>
<line>
Se ocupava em *rig*r na p*nela
</line>
<line>
Um menino com *r*pas e tudo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 16, n. 2, art. 12, *. 219-237, mar./ab*. *019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. *. Marques, G. S. *one*sa
</line>
<line>
228
</line>
</par><par>
<line>
Ge*irana com t*do o sossego
</line>
<line>
A c*l*eira da *op* adubava
</line>
<line>
Com o s*ngu* de *m *el*o morcego,
</line>
<line>
Q*e ali mesm* co\*s un*as san*ra*a.
</line>
<line>
*amangava frigia nas banhas
</line>
<line>
Que tirou *o c**haç* d* um frade
</line>
<line>
Adubado *om pernas *e aranh*,
</line>
<line>
Fresco lombo de um frei dom abade. (GUIMARÃES, 1*92, p. 31).
</line>
<line>
Algumas veze* a negatividade te*ática em Be*n*rdo *o*figura-se també* *omo
</line>
<line>
*eg*tiv*dade social, s*tir* dos cos**mes, com* *m *uiz Gama. Enquanto na poesia romântica
</line>
</par><par>
<line>
as vestes sina**zam para a
</line>
<line>
c*stid*de da do*zela cantada e* versos, co*o f*zer* *ante com
</line>
</par><par>
</page><line>
*eatriz e **trarca com Laura, cujos vesti*os alegorizam a be*titude de ambas, no po*ma "À
</line>
<line>
*a*a Balão" (1*65), de Bernardo, as inúmeras ren**s * fitas *ue aj**avam a ado*nar a* saias
</line>
<line>
francesa*, **ad*s sem pa*ci*ônia p*las mulheres b*asil**ras, serv*m para ocultar * bel**a e a
</line>
<line>
*s*ênc*a das que nelas se escondem:
</line>
<line>
De que s*rve *nf*it*r da vas** r**a
</line>
<line>
*s estufados flan*os ilusórios
</line>
<line>
Com *s*** i*f*nitos a*essóri*s,
</line>
<line>
Que vai criando a i*esgotável mo*a,
</line>
<line>
D* babados, de gregas, fitas, rendas,
</line>
<line>
D* franjas, de vidrilho*,
</line>
<line>
E outros mil bad*l*qu*s e fazendas,
</line>
<line>
Q*e os olhos enchem d* importunos *rilho*,
</line>
<line>
Se no seio ** tão tofuda mou*a
</line>
<line>
*al se *ode *aber que en** s* acouta?! (GUIM*RÃES, 1992, p. *1-82).
</line>
<line>
* p*ov*vel que Be**ardo te*ha se ins*ir*do no poema "Ba*ão", sátir* fei*a à m*sma
</line>
<line>
vest*menta por Luiz Gama, em 185*:
</line>
<line>
Rengas moç*ilas,
</line>
<line>
De perna* fi*as,
</line>
<line>
Têm l*mparinas,
</line>
<line>
Óleo * carvã*;
</line>
<line>
Para e*pi*ar*m
</line>
<line>
O boj* enorme,
</line>
<line>
D* *esconfo*me,
</line>
<line>
Monstro b*lão.
</line>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
Silêncio! É ela!
</line>
<line>
Tão va*or*sa
</line>
<line>
Vem, e f*rmosa,
</line>
<line>
- *ue tre*e o c*ão!
</line>
<line>
Gordo c*tác*o,
</line>
<line>
Deixando *s ma*es,
</line>
<line>
Qu* a*ron*a ** la*es
</line>
<line>
So*r* *m ba*ão! (GAMA, 20**, p. 5*).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 2, *rt. 12, p. 21*-*37, mar./*br. 201* *ww4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Rude *abecão à Ba*bearia do Pique*: Dis**nância e "Negatividade" na Poesia
</line>
<line>
229
</line>
</par><par>
<line>
*om* *em salientou An*ônio C*ndido, a n*gatividade *a literatura brasileira
</line>
<line>
**o
</line>
</par><par>
<line>
*asce com o* românticos n*m morre com
</line>
<line>
ele*. Ela ad*ntraria a Belle Époq*e e se
</line>
<line>
al*s*rar*a
</line>
</par><par>
<line>
pelos bastidores da in*eli*ênci* por trás *a Sem*na d* Arte *oderna de 1922. Ma* não se
</line>
<line>
pode neg*r a co*tribuição do* i*úme*os atores que, *nt*s de Bananére, de *ário e ** O**ald
</line>
<line>
de Andrade, entr*ram em cena, passan*o por *regó*io, pelo Sapateiro Silv*, por B*rnardo,
</line>
<line>
por Sousândrad* e Q corpo Santo, os *u*is, de boca d* em b*ca, de v*rso *m verso, a*udaram
</line>
<line>
a t*cer o fio da meada d* sátira dessacralizado*a do c*none.
</line>
<line>
2 .3 Os acorde* dissonantes de Juó B*nanére nos f*e*entes a*os da *elle Épo*ue
</line>
<line>
pau*istana
</line>
<line>
Nesta *eção, fa*aremos a *espeito da poesia *acar*ônica *raticada por Juó *ananére,
</line>
<line>
prolí**co jornalista sat*rico da Belle Époque pa*list*na. A*tes, vale ressaltar que,
</line>
<line>
relativamente aos recursos poético-satír*cos típ*cos do Ro*a*tismo, e à negatividade q*e l*e
</line>
</par><par>
<line>
são in*rentes, *ntoni* C*ndido (2**6b, p.
</line>
<line>
140) obser*a que tais *r*cedimen*os se
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*eram também em tendênc**s p*st*riores à refer**a escola, e são f*equent*s no
</line>
<line>
*imboli*mo, chegando inclusive a a*sum*r pos*ç*o dom*n*do*a nas vanguarda* do século XX.
</line>
</par><par>
<line>
Isto
</line>
<line>
posto, co**ém
</line>
<line>
*embrar qu* a poes*a ma*arrônica prat*cada p*r Banan*re e*tá
</line>
<line>
tã*
</line>
</par><par>
<line>
assentada n* ne*atividad* qu*nto àque*a românt*ca, no e*tan*o, assevera C*ndi*o (200*, p.
</line>
<line>
*97), "É preciso distinguir do anfi*uri a poesia que se pod* cha*ar macarrônic*, consistente
</line>
<line>
em deformar o*tr* língua de maneira joc*sa, a exemplo do que s* fazia nos séculos *l*ssicos
</line>
</par><par>
<line>
com o l*ti*." Referindo-se *o e*tilo macarrô*i*o d*s es*r**or*s
</line>
<line>
de São *aulo, *o tempo da
</line>
</par><par>
<line>
Belle Époque, Candid* ob*erva:
</line>
</par><par>
<line>
Num p*ís *e imigração como o B***i*, *ssa p*e*ia de cu*ho *acarr*nico *oi
</line>
<line>
cultivada ** no*so* *ia* a partir da fa*a err*da *os est*angeiros, italianos,
</line>
<line>
*ortugues*s, sírios, alemã*s. [...] Um de seus mais fa*osos pra*ica*tes *oi o
</line>
<line>
engenheiro Alexandre Ribeiro Mar*ondes Machado, que sob o pseudôni*o de J*ó
</line>
<line>
*ananére ela*orou um* curio*a lín*ua ítalo-br**ileira. (CANDIDO, 2004, p. *97).
</line>
</par><par>
<line>
Bananére al*ga que as *ovidades sobre pol*tica, economia e literatura,
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
alimen*a*a* suas crôni*as e*
</line>
<line>
dial*to ítalo-cai*ira, ele as *u*ia
</line>
<line>
enquanto fazia * barba de
</line>
</par><par>
<line>
seus *lient*s em sua fictíci* barbe*ri* s*tu*da n* *a**o do Piques, hoje *raça da Bandeir* em
</line>
<line>
São P*ulo. A est*l**ação da fala do imigrante *taliano, fabricada pelo *ornal*st*, desempenha
</line>
</par><par>
<line>
papel crucial
</line>
<line>
no conjunto de mudanças que com*ç*m a ocorre* nos *ast*dores *a *ul*ura
</line>
</par><par>
<line>
ofi*ial no início do século X*, vis*o sua*
</line>
<line>
*átiras, na v*são d* Bri*o Br*ca (1975, p. 240),
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 16, *. 2, *rt. 12, p. 219-237, mar./abr. 2019
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. *. Marqu*s, G. S. C*nessa
</line>
<line>
230
</line>
</par><par>
<line>
preparav*m pau**tinamen** "*erreno para * Mod*rnismo, ridi*ularizando muitos *os valores
</line>
</par><par>
<line>
formais em que *epousava então a no*s*
</line>
<line>
literatura. " Essa contrib*ição surte efei*os
</line>
</par><par>
<line>
de*oli*ores qu*
</line>
<line>
podem ser verif*cados nas paródias que o es**i*o* m*carrônico f*z de
</line>
</par><par>
<line>
p***as co*sagrado* da lite*atura *rudi*a. Bas*a *ita*mos *lguns para que se tenha uma ideia
</line>
<line>
do **ocesso de desconstrução ** cânone iniciado por Bananére. Em "Migna Terra", por
</line>
<line>
exemplo, Ba*a*ére *atiriza o saudosismo naciona*ista presen*e na "C*nção d* ex**io", de
</line>
<line>
Go*çalves D*as:
</line>
<line>
M*gna *erra tê par*er*s,
</line>
<line>
Che ganta inz**a o sabiá,
</line>
<line>
As aves *he stó aqui,
</line>
<line>
Tambê tuttos sabi gor*eá.
</line>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
Os rios *á sô maise grandi
</line>
<line>
Dus ri*s di t*t*** naçó;
</line>
<line>
I os matto si pe*di di vis*a,
</line>
<line>
Nu meio *a imensid*. (BA*ANÉRE, 20*1, p. 8).
</line>
<line>
O *oema "As Pombign*" parodia "As pombas", de Rai*undo C*rreia:
</line>
<line>
V*i a *ri*iéra p*mbig*a disp*rtada,
</line>
<line>
I maise otr* vai dispos* d* primiéra;
</line>
<line>
I otra mai**, i maise otra, i assi dista maniéra,
</line>
<line>
Vai s´**bor* tutta pomb*ra**.
</line>
<line>
Pássano fora * dí i a ta**i intêra,
</line>
<line>
Catáno as formigu*g** ingoppa a *trada;
</line>
<line>
Ma q*ano vê a not*e *ndisgraziada,
</line>
<line>
Vorta tuttos in bandos, i* filêra. (BANANÉRE, 2001, p. 24).
</line>
<line>
*m "Os m*us otto a***" Bana*ére parodia "Meus oito anos", de *asimi*o de Abreu:
</line>
<line>
O chi sodades che io tegno
</line>
<line>
D´*quillo gustoso tempi*no,
</line>
<line>
Ch´io s**va o tempo intirigno
</line>
<line>
*ringando c´*as *ulecada.
</line>
<line>
Che brutta insgugliambaçó,
</line>
<line>
Ch* t**ça, che br*ngadêr*,
</line>
<line>
I**axo *as bananêr*,
</line>
<line>
Na so*bra dus bambuzá.
</line>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
Che sbornia, c*e padodê*a,
</line>
<line>
C** pa*diga, c*e arrelia,
</line>
<line>
A genti sempre afaz*a
</line>
<line>
Nu largo d´**ax* o Piques.
</line>
<line>
*assava os dia i *s nott*
</line>
<line>
Br*ncando di *c*ndi-scond*
</line>
<line>
I *t*epáno nus b*ndi,
</line>
<line>
Bulino cos condutt**e. (BA*ANÉRE, 2001, p. 33).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es*na, v. 16, n. 2, ar*. *2, *. 219-**7, *ar./ab*. 201*
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
En*uan*o na paródia aos *o*tas **mâ*t*cos Ba*anére satiriza o saudosis*o
</line>
<line>
nacionalista de Gonçalves Di*s e a id*alização *a **f*nc*a *m *asimiro de Abreu, na paró**a
</line>
</par><par>
<line>
ao* verso* de Raimu*do Correia * Olavo B*lac a c*ítica recai so*re a retórica
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
parnasia*ismo, pro*ovend* uma verdadeira ca*navalização *os rec*r*os art*fic***s aos quais
</line>
<line>
os p*etas recorr*m - a formali*ade e o truque teatra*.
</line>
<line>
De acord* com Otto *aria Carpeaux, o "in*ubordinável senso crít*co" d* Bananére,
</line>
</par><par>
<line>
lat*nte e* seus
</line>
<line>
text*s p*ró*ic*s, além de oferecer resistên*ia à ret*rica do par*asianis*o,
</line>
</par><par>
<line>
colaborav* potencialm*nte
</line>
<line>
para sua desconstr*ção. Após defini* a par*dia como um* forma
</line>
</par><par>
<line>
de crít*ca lit*rári*, revelador* *as fra*uezas da ob*a parodi*da, **rpeaux *bserva q*e
</line>
<line>
Bananér* "Só precisa ouvi* *s expressões nobre d* *ilac - \Ora (direis), ouvir estrelas! C*rto/
</line>
<line>
P*rdeste * senso!\ -, pa*a senti* a f**sidad* dessa nobrez* e *ra*uz** para seu idioma de
</line>
</par><par>
<line>
ple*eu*:
</line>
<line>
\Che scui*á strell*, né meia st*ella!/ Vucê *á maluco!\". (CARPEAUX apud
</line>
</par><par>
<line>
BANANÉRE, 2001, p. x-xi).
</line>
<line>
* dialeto **lado pelos imigra*te* italianos *e São Pau*o era ut*liza*o pelo jornalis*a
</line>
</par><par>
<line>
nã*
</line>
<line>
*ó
</line>
<line>
par* est*gm*tiza* * "eloquência balofa e r**agante" (ANDRADE, 1978, p. 6*)
</line>
</par><par>
<line>
ostentad* pelo* *epre*entant** da c*ltura letrada. As primeira* *valiações das cr*nic*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ana*ére, geralmente anônimas,
</line>
<line>
considera* que o escri**r se apropri*u dess* "*ol*ri**
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
grotesco f*lar *os bairros cosmopo*i*as" para
</line>
<line>
"dizer coisas **e, mu*tas v**es, era* vedada*
</line>
</par><par>
<line>
a*s que se exprimiam no vernác**o" (MA*TINS, 1933, p. 2) de modo que,
</line>
<line>
ao utilizar **sa
</line>
</par><par>
</page><line>
*al* híbri*a, "fug*a *o p**igo de ser *ra*do p*lo lin*ua*ar corret*, q*e está *icia*o em contar
</line>
<line>
pre**xtos". (MART*NS, 1978, p. 17*).
</line>
<line>
A fala maca*rônica de Ban*nére é p*oduto de uma Sã* Pa*lo c*ótica e em vertiginosa
</line>
<line>
*xpansão urb**a, embora a cida** *presentasse ainda *raços ru*ais que subsis**am em meio *s
</line>
<line>
*r*m*iras pr*m*ssas de *o*ernid*de. Al* se revezavam caip*ras **cém-ch*gados à metró*ole,
</line>
<line>
imigrantes das mais varia*as nacionalidades e ex-e*cr*vos em busca de estab*lidade. V**tido
</line>
<line>
** imigrante it*liano e mu*tas *ezes al*ando sua band*ira, *anan**e *apta, com *eu e*tilo, "*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 16, n. 2, art. 12, p. 219-237, mar./a*r. 20*9 www*.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. *. Marques, G. *. Cones*a
</line>
<line>
232
</line>
</par><par>
<line>
circu*stância
</line>
<line>
do **sl*c*ment* e inadapt*ç*o, nã* apen*s de sua f*g*ra, mas *e al*o mais
</line>
</par><par>
<line>
amplo, represent*do pelo u*iverso que logra cr*ar".
</line>
<line>
(ANTUNE*, 1*98, p. 16) O princípi*
</line>
</par><par>
<line>
*era*or d*ssa lingua*em m*carrô*ica funda-se na "te*tativa de explicar esse
</line>
<line>
univer*o",
</line>
</par><par>
<line>
caótico, inconsi*tente, fragmentário e, acima de tudo, quase impossí*el de *e repre*entar,
</line>
<line>
dado se* ca*áter de indefiniçã*. E é nes*e universo que passeia* *s des*nraizados no te*po e
</line>
<line>
no espaço, e *u* vêm à lu* através da pena sa*íri*a de Bananére.
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
co*texto d* O Pirralho coexistem
</line>
<line>
cronistas em *íngua macarr***ca
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
repre*ent*ntes da lite*atura oficial. Além d* p**ódia li*guíst**a ítalo-p*rtuguesa *e Ann**ale
</line>
<line>
*cipione (O*wa** de Andrade) e Juó Banan*re, se *obressaem a teuto-por*uguesa n*s págin*s
</line>
</par><par>
<line>
de * Biralha: "xornal
</line>
<line>
alle**ng", *irigido por Franz Kenniperlein, a franco-portuguesa de
</line>
</par><par>
<line>
Victor Hu*o, Lettres Poli*iques, e a
</line>
<line>
caipira de Cor*élio Pires, *orrespondênci* de X*ri*ica.
</line>
</par><par>
<line>
Essa lit*ratura dialetal, no entanto, era muitas vezes co*batida e considerada uma ameaça
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
l**gua
</line>
<line>
nacional,
</line>
<line>
é * *ue
</line>
<line>
p**em*s depre*nder das palavra* de *láud** So*za ao ser
</line>
</par><par>
<line>
in*errogad* *obre * inf*u*n*ia d* di*leto n* li*e*atura, *nquérito realizado por O Pirralh*, no
</line>
<line>
dia 29 de n*vembro *e 1913:
</line>
<line>
Abomi*o toda a li*eratura dialetal, seja donde *or. * dialeto é uma d*tur*açã*
</line>
</par><par>
<line>
i*nó**l da líng*a,
</line>
<line>
c*strando o* vocábu*os por me*a indolência, *om afére*es,
</line>
</par><par>
<line>
sínco*e* e apócopes, de*ormando outros *or ine**licável ve*biagem *om próteses
</line>
<line>
quísticas, apê*t*s*s herni*nas e para*oges caudais... [...] Ora, vi**ar * nossa
</line>
<line>
*it*r*tura com tons dia*et*is de r**roce*so *ão nos p*rece obra de *cor**oar. Antes,
</line>
<line>
para rir, *s espirituos*s cha*ges ** Juó Bananér*, sobre a d*a*et*ção que s* va*
</line>
<line>
o*erando *ntre os i*aliano* res*dentes *m S. Paulo e contra a qual o governo s* dev*
</line>
<line>
precaver, f*scal*za*d* e obrig*n*o o *nsin* do por*uguês aos filhos dos nossos
</line>
<line>
colonos. (SOUZA, 1913, p. 9, grifo noss*).
</line>
</par><par>
<line>
V*le res*altar qu*
</line>
<line>
esses embat*s se dão n* contexto do próprio jornal
</line>
<line>
em
</line>
<line>
**e parte
</line>
</par><par>
<line>
*essa ab*minada lit***t*ra dial*tal era prat*cada. O *ntrevistado r*duz a impo*tância
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
literatura *ialetal à *i*ples capacidade de fazer *ir - "Antes, pa*a rir, *s espirituosas charges
</line>
<line>
d* Juó B*nan*re" - *, por extensão, rir do processo de "dialetaçã* que se va* *pe*ando entre
</line>
</par><par>
<line>
os ita*ianos *esidentes *m S. Pau*o", *alvez como
</line>
<line>
uma form* de mi*ar o reco*heci*ent*
</line>
</par><par>
<line>
dessa nova rea**dad*
</line>
<line>
qu* com*çava a *e
</line>
<line>
del*ne*r na *etró*ole, e que, na verdade, ia
</line>
</par><par>
<line>
**definindo os postos d* poder * deci*ão.
</line>
</par><par>
<line>
Na contr**ão, essa l*ter*t**a que *e queria b*m
</line>
<line>
*o**ortad* e que **sis*ia
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
manutenção do pu*ismo da lí*gua por*u*uesa, er* con*estada n*s *oldes da sát**a
</line>
</par><par>
<line>
bananer*a*a. A*sim *e expressava Bananére, em 191*, t*nt*nd*
</line>
<line>
defin*r anarqu*cam*nte
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
língua maca*rônica: "[...] a
</line>
<line>
*rtugraf*a muderna é
</line>
<line>
un* mani*ra *i scrivê, chi a gen*i scrive
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sin*, v. 16, n. 2, art. 12, p. 219-237, mar./abr. *01*
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Rud* Rab**ão à Barbearia do P*ques: Dissonânci* e "Negatividad*" na Poesia
</line>
<line>
2*3
</line>
</par><par>
<line>
ugua*i come **ce. Per ins*mpio: - si a genti d*ce C*pitó, scri*e Ka**tó; s* *i dice Alengaro, si
</line>
<line>
*crive L*nka*o; si si di*e dice, *o* si dice ****, ma si dice ditc*e. (BANANÉ*E, 191*, p. *)
</line>
<line>
Em 1913, ** respo*der a um i*quérito de O Pirralho, Bananére faz questã* de
</line>
<line>
sati*iza* os **e*as e os gêneros lite*á*ios parodiados por sua "paraliteratura":
</line>
<line>
Quale só us migliore poete?
</line>
<line>
Os mi*lior* p*e*e só io c* *i*lio Pign*ro, *´oa *i*f*renza che i* só futuriste e o
</line>
<line>
Giglio pernasiano.
</line>
<line>
Illo iscrivê a *toria d* B*asile in verso, poema hyp*ico in quattr*s ca**o. * una
</line>
<line>
indisc*içó *unita p´ra bur** di tu*t* a storia du Brasi**, d*s*e o Pi*tro Caporale té a
</line>
<line>
i*leçó d* Hermeze. Io in*eiz *accio o s*netto f*turiste is*ugliam*agno con
</line>
<line>
*ermeze...
</line>
<line>
Que influenza podi tê a *adem*a Baolista di *e**eras i*zima a litteratu*a baolista?
</line>
<line>
Uh! *orca miséria! una influen*a in*isgraziata, pur c*usa *he *aiz una d*visó intro o
</line>
<line>
pis*oalo chi s*be *ê i s*rivê, cioé, *s a*ar*eto. Na Gademia só entra *s an*rfab*to.
</line>
<line>
(BANA*É*E, 1913, p. 4).
</line>
<line>
Por um lado, O Pirra*ho congr*ga*a a pr*d*ção de escritor*s consagr*dos, por outro,
</line>
<line>
a *e rep*esentantes da liter*tura dialetal, *umorística, *mbora m*itos destes tenh*m sido, e*
</line>
</par><par>
<line>
pouc* tempo, co*oc*dos à *argem e releg***s
</line>
<line>
ao esqueci*ento. D* acordo *om Saliba
</line>
</par><par>
<line>
(2*02, p. 155),
</line>
<line>
"o humorismo d* Bell* Époq** confundi*-se co* aqueles
</line>
<line>
escritores que *e
</line>
</par><par>
<line>
es*orçaram
</line>
<line>
p*r *azer c*ôni*a *a c*dade d* São Paulo num mom*n*o de transição e a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
rápid*s
</line>
<line>
transformações
</line>
<line>
socia*s".
</line>
<line>
M u* t os
</line>
<line>
desse*
</line>
<line>
escri*ores
</line>
<line>
ac*baram
</line>
<line>
esqu*cidos,
</line>
</par><par>
<line>
pri*eirament*, "pela própria *femeridade da produção hum*rística, *od*
</line>
<line>
ela associad*
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
periodismo *e jornais
</line>
<line>
e revistas. Mas esquecidos,
</line>
<line>
sobretudo, p*la dificuldade do seu
</line>
</par><par>
<line>
enqu*dramento nos cânones lit*rários". (SALIBA, 2002, p. 156).
</line>
<line>
A* representaçõ*s *umorística* d* *elle Époque, e mais esp*cificam*nte a sátira
</line>
<line>
bana*e*ian*, *judavam, *m co*junto, a d*linear um quadro cu*as especific*da*es i** alé* d*
</line>
</par><par>
<line>
t*n***iva de desban**r os po*í*icos
</line>
<line>
e os costu*es
</line>
<line>
anqu*losa*os; acima de *u*o, t**s
</line>
</par><par>
<line>
*epresent*ções não s* r*n*vava* com v*st*s à des*onstru*ão da*
</line>
<line>
*elh*s mentalidades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e**r*tu**s, mas procur*va* tra**r u* *erfil da experi*ncia de desen*a*za*ento *o h*mem
</line>
</par><par>
<line>
*oderno, do itali*no em
</line>
<line>
*erras *l*e*as, *o
</line>
<line>
caipira fo*a
</line>
<line>
do seu contexto,
</line>
<line>
enfim, de tod*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
so*iedade paulis*ana, d*í a ideia de um humor "necessário" e *undad* na negat*vi*ade.
</line>
<line>
De acordo com Sevce*ko (*992, p. 39), a cidade de Sã* Paulo era, ent*o, subproduto
</line>
<line>
imprevis*o e até i*o*ortuno da expansão i*ternacional *a *cono*ia cafeiculto*a, apare**ndo
</line>
</par><par>
<line>
a*s a*entes des*ar*ados * i*ine*an*es enredados ne*a, *om* * possíve* *oia **lva-vidas
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
de*comunal *au**ágio qu* os fla*elara. *ssim, imigrados, negros recém-egressos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
escravidão, caipir*s e*c., en***ssava* as
</line>
<line>
fileiras dos "des*n**nado* d*s *alácia*
</line>
<line>
do \o*ro
</line>
</par><par>
</page><line>
verde\, *a \sociedade livre\, da \econ*m*a *om*etitiva\, pe*a realidade restrita ** mon*c*ltur*
</line>
<line>
Rev. F*A, Teres*na PI, v. *6, n. 2, art. 12, p. 219-237, mar./abr. 2*1* www4.fs*net.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. A. *arq*es, G. *. Conessa
</line>
<line>
234
</line>
</par><par>
<line>
e*te*siv*, [...] homens e m*lheres, *as *ais variadas c*lturas e extraç*es sociais". To** esse
</line>
<line>
conting*nte humano procurava se adaptar à nova realidade, ao* *ovos tempos, ajustar-se aos
</line>
</par><par>
<line>
d*senr*iz*dos já exi*tentes na metró*ole. Todos "bu*cavam
</line>
<line>
em São P*ulo uma válvula
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
escape, um a*rigo tem*orár*o ou, no melhor dos casos, *ma segunda cha**e, na indús*ria **
</line>
<line>
nos serviç**". (idem).
</line>
</par><par>
<line>
Deliberadame*te ou não, Ban*nére *epro*uz e r*presenta ess*
</line>
<line>
c*n*ext*
</line>
<line>
no q*al
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
sobressa* o elem*nto italia*o - não só porqu* este co*stitui a maiori* -, e o rep**duz pelo viés
</line>
<line>
do humor, humo* *ai* que "nec*ss*rio", "co*veniente". Ao adotar a f*la do imigrante
</line>
<line>
italian*, e "tr*nscr*vê-la", co*o assinala Aurora Bernar*in* (1*9*, p. 29), Bananére conduz o
</line>
<line>
leitor a obser*ar a r*a*idade de *utro *ngulo, realidade da q*al ele t*mbém participa: trata-*e
</line>
</par><par>
<line>
*e u** realida*e política, ec*nômica, social e c**tural que
</line>
<line>
passa a s** v*sta pela ótica
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
imigrante. O escritor *acarrônic* cria, a partir d*í e pela linguag*m, u* universo a*tônomo,
</line>
<line>
e*bora f*ccional, *a* *om o *ual muitos se iden*ifi*am pela contemp**aneidade dos fatos
</line>
</par><par>
<line>
satiri*ado* * *orque *s*e universo é
</line>
<line>
também *esult*do
</line>
<line>
do
</line>
<line>
p*ocesso de interiorização dos
</line>
</par><par>
<line>
elementos dessa realidade da qual todos **o protagonistas. D*s*e modo, a sát*ra bananeriana
</line>
<line>
*xe*ce, n*ss* contexto, um* força cen*rípeta, at*aindo para *i a at*nção de toda aqu*la massa
</line>
<line>
de desenraizados e inadaptados qu* se *nco*tra boiando na sup*rfí**e in*tável dos
</line>
<line>
acon*ecim*ntos; força que e*curta *s distâncias, arrefece o* *reco*ceito* e instiga * repe*sar
</line>
<line>
os v*lhos conceitos.
</line>
<line>
3. RESULT**OS E DI*CUSSÕES
</line>
<line>
3.1 A especif*cidade *a sát*ra de Be*nardo e Bananére
</line>
</par><par>
<line>
O apelo ao baixo
</line>
<line>
c*rporal, comum na litera*ura *arna*alizada e o*scena, * com
</line>
</par><par>
<line>
intenções rebaix*doras do mito e da* *onv***ões literárias, torna-se um recurso mu*to comum
</line>
<line>
na poe*ia pantagr*élic* de Bernardo Guimar*es. Em "O el*xir do pajé", *o* exe*plo,
</line>
</par><par>
<line>
B*rnardo constrói u*a
</line>
<line>
s*tira r*baixadora da figura i*ealiza*a do ín*io *resen*e em
</line>
<line>
poemas
</line>
</par><par>
<line>
como "*-J*ca Pir*ma" e "Os Ti*biras", *e Gonçalves
</line>
<line>
Di*s: "Um
</line>
<line>
pajé **m te*ão,
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
nigromante/das m*tas de Goiás,/sent*ndo-se inc**az/de *em cump**r a l*i do *atrimônio,/**i
</line>
</par><par>
<line>
ter co* o demôni*,/* lhe pe*ir con**lho/para d*r-lhe vigor ao *parelho,/q*e já
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*ncarquilha*o,/*e
</line>
<line>
*elho * de
</line>
<line>
c*nsado,/quase se lhe s*mia entre o pentel*o".(GUIMARÃES,
</line>
</par><par>
<line>
199*, p. 52) Juó Bananére, por sua vez, introduz o riso d*s*ronador na literatura *o* meio de
</line>
</par><par>
<line>
sua produção poético-satíric*, ridi*u**riz*n*o *s p*et*s p*rnasianos
</line>
<line>
e desmoral*z*nd*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 16, n. 2, art. 12, p. 219-237, mar./ab*. 20*9
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Rude *abecão à **rbearia do Pi**es: Dissonâ*c*a e "Nega*ividade" na *oes*a
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
expres*ão liter*ria d* *lasse
</line>
<line>
domi*ante,
</line>
<line>
d* velha ol*garq*ia *os "ca*tola*", preparand*,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
certa **rma, a r*cepção do Mo*ernis*o. * poema "Amore co amore *i
</line>
<line>
p*ga" paro*ia
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
so*eto "Nel Mezzo *e* Camin",
</line>
<line>
de Olavo Bi**c, s*t*rizand* os
</line>
<line>
*s*ilemas c*dificados
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
escola p*rnasiana: "Xingu*, *i*ast*!/ *i*na a*atiga*a i tris**/ I triste i afatigada io v*gna;/ Tu
</line>
<line>
tigna a *rm* povolada di sogno,/ I a arma p*volada di *og*o io tigna". (BA*AN*RE, 2*01,
</line>
<line>
p. 11).
</line>
</par><par>
<line>
A *ncipi*nte produção satíric* de B*rna*do Guim*rães *irculava n* form*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
manu*critos
</line>
<line>
*u de fo*heto*, n* entanto, s*us *ersos
</line>
<line>
p*ntagru*licos representam um elo
</line>
</par><par>
<line>
significa*i*o n* *e*situr* de voze* dissonan*es que tem início com o Sapateiro Silva, n* Rio de
</line>
</par><par>
<line>
Janei*o *o *écu*o XIX
</line>
<line>
e, "de f*z em foz", d**emboca na literatura do Modern*smo. A
</line>
</par><par>
<line>
prod*çã* de Banané*e, por ser mais prol*fi*a, *ti*giu
</line>
<line>
um públi*o m**s *mplo, e
</line>
<line>
parece
</line>
<line>
te*
</line>
</par><par>
<line>
contribu*do defini*ivamente, às vésper*s *o Modern**mo, p*ra a neg*ção do* va*o**s for*ais
</line>
</par><par>
<line>
em que repousava a nos** lit*ratura fazendo-o, inc*u*iv*, ao introd*zir
</line>
<line>
em sua p*e*ia
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
q*e havia *om*çado na Ba*ia seiscenti*ta. E*bora não sej* re*onhecid*
</line>
<line>
p*la *esma
</line>
</par><par>
<line>
grand*osidade e p*r*picácia poética de Gregó*io, Joa*uim *osé d* Silva, o Sapateiro Silv*, *o*
</line>
</par><par>
<line>
um desses poetas que *a*ça*am *ão
</line>
<line>
da palavra arguta *ara *etirar dos eixos
</line>
<line>
uma prod*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
poética que vi*h* sendo
</line>
<line>
*ultivada por doutos e apreciada por u*a socie*ade, *ujos gostos e
</line>
</par><par>
<line>
horizont* *e **pe*tativas vinham sendo p**smado* por u*a liter*tura *ue ai*da re*etia
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
est*lo e adotava vá*ios motivos europeus.
</line>
</par><par>
<line>
Embo*a *enhamos Sousa Andr*de e Q Corpo Santo
</line>
<line>
no s*culo XI*, e nos s*culo*
</line>
</par><par>
<line>
an*eriores *lg*n* poetas
</line>
<line>
sat*ri*o* de menor e*p*e*são, a rede de relações poético-*atíri**s
</line>
</par><par>
</page><line>
parece *er recomeçado a se* *e*ida a part** d* le*tura, pelos estudantes *a F*cul*ade de Direit*
</line>
<line>
d* *ã* Paulo, cujas **ras, men*s *onvencionais, circul*vam clandestinament* ou *sp*rsas em
</line>
<line>
a*to*ogi*s. Um po*c* mais tar*e, na B*lle époque, Juó Ban*nére dar*a c*ntinuidade a *ss*
</line>
<line>
lastro *oético, ao *roduzi* uma sér*e de *rônicas jornalísticas * poemas nu*a fala nova q*e
</line>
<line>
misturava o por*uguês, o *t**iano e o *ialeto caipi** *ar* ne*ar parte das co*ven*õe* literárias
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. 2, art. 12, *. 219-237, mar./abr. *01* www4.fsane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. A. Marques, G. *. Co*essa
</line>
<line>
236
</line>
</par><par>
<line>
vigen*es, *esesta**l*zar os costumes anqui*osados e *enu*c**r as mazelas da política
</line>
<line>
repub*ica*a.
</line>
<line>
R*FERÊNCIAS
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Do Rude Ra*ecão à Barbea*ia do Piques: Dis*onância e "Negati*idade" na Poes*a
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</line>
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"Negatividade" na *oes*a Satírica de Bern*rdo Gu**arã** e Juó Bananére. Rev. FSA, Teresin*, v.16,
</line>
<line>
n.*, art. 12, p. 219-237, mar/abr. 2*1*.
</line>
</par><par>
<line>
Contribui*ão do* Au*ores
</line>
<line>
F. C. A. *a*ques
</line>
<line>
G. S. Con*ss*
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epçã* e **aneja**nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e int*rpr*tação dos dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rasc*nho ou na revisão cr*tica do con*eúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*tici*ação na a*rovaç*o da *ers*o final do man*scri**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina PI, *. 16, n. *, *rt. 12, p. 219-237, mar./abr. 20*9
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/rev*sta
</line>
</par>Apontamentos
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