A Comunicação Integrada Reinventada: Linguagem, Irreverência e Causas Sociais em Instituições Públicas / The Reinvented Integrated Communication: Language, Irreverence and Social Causes in Public Institutions

Lívia Nogueira Pellizzoni, Janayna Souto Leal, Bruna Lourena de Lima Dantas, Nelsio Rodrigues de Abreu, Renata Francisco Baldanza

Resumo


O uso das redes sociais online, especialmente o Facebook para a comunicação entre organizações e seu público-alvo, vem sendo desenvolvido de maneira mais interativa com o passar do tempo, tendo em vista que para conquistar tal público é necessário que se faça uso da criatividade (JIMENEZ, 2011). Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral analisar as características, a condução e os impactos no uso da irreverência na linguagem da comunicação integrada, via redes online, nas causas sociais de instituições públicas. Para tal, foram analisadas as páginas do Ministério da Educação, da Universidade Federal do Cariri e da Prefeitura Municipal de Salvador por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando análise de conteúdo e entrevistas com os gestores dos sites. Nos resultados, percebeu-se que o uso de linguagem irreverente na comunicação integrada é eficaz dentro dessa rede social e há uma certa tendência para o alcance do engajamento dos internautas em causas sociais através da publicação contendo elementos culturais e humorísticos. Logo, a linguagem irreverente pode ser uma boa alternativa para a comunicação integrada utilizada pelas páginas das instituições públicas no Facebook.

 

Palavras-chave: Comunicação Integrada. Linguagem Irreverente. Instituições Públicas.

 

 

ABSTRACT

 

The use of online social networks, especially Facebook for communication between organizations and their target audience, has been developed in a more interactive way over time, given that to win such a public is necessary to make use of creativity (JIMENEZ, 2011). In this way, this work has as general objective to analyze the characteristics, the conduction and the impacts in the use of irreverence in the language of the integrated communication, through online networks, in the social causes of public institutions. To do so, the pages of the Ministry of Education, the Federal University of Cariri and the City Hall of Salvador were analyzed through a qualitative approach, using content analysis and interviews with site managers. In the results, it was noticed that the use of irreverent language in the integrated communication is effective within this social network and there is a certain tendency for the reach of the engagement of the netizens in social causes through the publication containing cultural and humoristic elements. Therefore, irreverent language can be a good alternative to the integrated communication used by the pages of public institutions on Facebook.

 

Key words: Integrated Communication. Irreverent Language. Public Institutions.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. Disponível em: https://www.ama.org/resources/Pages/Dictionary.aspx?dLetter=I. Acesso em 18 de abril de 2018.

ANDREASEN, A. R. Social marketing: its definition and domain. Journal of Public Policy & Marketing, v.13, n.1, p.108-114, 1994.

ANTUNES, A. M. F. A utilização das redes sociais como estratégia de marketing nas instituições de ensino superior público: estudo de caso. (Dissertação de Mestrado) Universidade de Coimbra. Coimbra – Portugal, 2011.

BARICHELLO, E. M. M. R.; OLIVEIRA, C. C. O marketing viral como estratégia publicitária nas novas ambiências midiáticas. Em Questão, v. 16, n. 1, 2011.

BRASIL. Secretaria Especial de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2016. Brasília: Secom, 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 jan. 2017.

CAERS, R. et al. Facebook: A literature review. New Media & Society, v. 15, n. 6, p. 982-1002, 2013.

CAPPELARI, M. S. V. História em quadrinhos e cinema: meios cada vez mais próximos no ambiente digital. Sessões do Imaginário, n. 21. PUCRS, P.51-56, 2009.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais (8a ed.). São Paulo: Cortez, 2006.

CRESCITELLI, E; SHIMP, T. Comunicação de Marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning. 2012.

CARDOSO, G. Os Media na sociedade em rede, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2006.

CASTELLS, M. A sociedade em rede, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2006.

CHIELENS, K.; HEYLIGHEN, F. Operationalization of meme selection criteria: procedures to empirically test memetic hypotheses. In: Proceedings AISB. 2005.

DAWKINS, R. The selfish gene. Oxford university press. 2006.

EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 14, n. 4, p. 532-550. 1989.

ERICKSON, C. How Tumblr rekindled the art of animated GIFs. (2012). Disponível em < http://mashable.com/2012/02/29/tumblr-animated-gifs/ > Acesso em 05 de julho de 2016.

FACEBOOK. Newsroom - key facts: Statistics. Disponível em: < https://investor.fb.com/home/default.aspx> Acesso em 28 de julho de 2016.

FERREIRA, A. B. H. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2222 p. ISBN 978-85-385-4198-1. 2010.

GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, São Paulo: Alínea. 2001.

HEYLIGHEN, F; CHIELENS, K. Cultural evolution and memetics. In B. Meyers (Ed.), Encyclopedia of complexity and system science. 2009.

JIMENEZ, G. G. Comunicação integrada de marketing: contexto de instituição de ensino superior do interior paulista. (2011). INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Inter- disciplinares da Comunicação. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Anais… São Paulo-SP – 12 a 14 de maio de 2011.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2013.

KOTLER, P; ROBERTO, E. L. Social marketing: strategies for changing public behavior. New York: Free Press. 1989.

KOZINETS, R. V., KRISTINE, D.V.; ANDREA, C.W.; SRAH, J. S. Networked narratives: understanding word-of-mouth marketing in online communities. Journal of Marketing, n. 74, p. 71-89. Wilner. 2010.

LIMEIRA, T. M. V. E-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. 2. ed. São Paulo: Saraiva. 2010.

LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. A. Marketing de serviços: pessoas, comunicação e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2011.

MARTINS, G. A; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas. 2007.

MARWICK, A. Memes. Contexts, v. 12, n. 4, p. 12-13, 2013.

MIGLIOLI, S.; BARROS, M. Novas tecnologias da imagem e da visualidade: GIF animado como videoarte. Revista Sessões do Imaginário n. 29, p. 68-75, 2013.

MONKEN, S. F.; SARQUIS, A. B.; TONDOLO, V. A. G.; LIMA, M. A. (2015). Influência do marketing social na imagem corporativa. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 14, n. 4, p. 119-134.

MONÇALE, A. M., GOMES, W; EDU Neto, A. Blogueiro como ferramenta de marketing. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Anais... junho. 2015.

RECUERO. R. A Rede é a Mensagem: efeitos da Difusão de Informações nos Sites de Rede Social. In: VIZER, Eduardo. (Org.). Lo que Mcluhan no previó. 1.ed. Buenos Aires: Editorial La Crujía, v. 1, p. 205-223, 2012.

REZENDE, L. B. O; SOUSA, C. V; PEREIRA, J. R.; REZENDE, L. O. Doação de órgãos no Brasil: uma análise das campanhas governamentais sob a perspectiva do marketing social. Revista Brasileira de Marketing-ReMark, v. 14, n. 3, p.362-376, 2015.

RISHIKA, R. et al. The effect of customers' social media participation on customer visit frequency and profitability: An empirical investigation. Information Systems Research, 24(1), 108-127, 2013.

SCHULTZ, D. E; TANNENBAUM, S. F; LAUTERBORN, R. F. O novo paradigma do marketing: como obter resultados mensuráveis através do uso do database e das comunicações integradas de marketing. São Paulo: Makron Books. 1994.

SILVA, A. et al. Comunicação integrada de marketing: estudo de caso da campanha “O Maior Prazer do Mundo” da marca de sorvetes Magnum da Kibon. In: 2011. In: SEMINÁRIO EM R. Liceu On-line, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 202-221, 2011.

SHIFMAN, L. Memes in a Digital World: reconciling with a conceptual troublemaker. Journal of Computer - Mediated Communication, v.18, n. 3, p. 362–377, 2013.

SHIMP, T; ANDREWS, J. C. Advertising promotion and other aspects of integrated marketing communications. Mason USA: Cengage Learning, 2013.

UHLIN, F. Playing in the GIF(t) Economy. Games and Culture. v. 9, n. 6, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman. 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.4.5

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)