<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 9, p. 164-184, m*i./*un. *019
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.3.*
</line>
<line>
Inovação Organizacional: Estud* d* Caso em um* Em*resa M**alúrgica
</line>
<line>
Orga**zational In*ovation: Cas* Stud* i* a Metallu*gical Compan*
</line>
</par><par>
<line>
*arco* de Olivei*a Mo*ais
</line>
<line>
Do*t*r em Eng*nharia de Produção p*la *niversidade Pa***sta
</line>
<line>
marco*tecnologia@ig.c*m.br
</line>
<line>
Antôn*o Sérgio Bre*ão
</line>
<line>
Doutorado em E*ge*haria de Produç*o pela Uni*er*idade Pa**ista
</line>
<line>
pr*f.s*rgiobrejao@*o*.*om.br
</line>
<line>
Ped*o Luís de Oliveir* C*sta Neto
</line>
<line>
D*utor em Enge*haria de Produção *ela *niversidade *e Sã* Pa*lo
</line>
<line>
pe*roluiz@pl*cn.*o*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Endereço: Pedro Luí* d* Olivei*a Costa **to
</line>
<line>
Ava*iado pelo sistema Tri*le Rev**w: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Av. Prof. Luc*ano Gual*erto, 380 - Butantã, São Paul* -
</line>
<line>
pelo E*i*or-Chefe; e *) Double Bl*nd R*v*ew
</line>
</par><par>
</page><line>
S*, 05508-010, Bra*il.
</line>
<line>
(avaliação cega por *ois avali*dor*s *a área).
</line>
<line>
*evisão: Gramatical, N*rmativa e d* Fo**atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*novaç*o Orga*i*acio*al: Estudo de Caso e* uma *mpresa Metalúr*ica
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O p*e**nt* artigo te*e como objet*vo p*incipal
</line>
<line>
ana*isar a inov*ção organizacional em uma
</line>
</par><par>
<line>
em*re*a d* segmento metalúrgico e quai* as alt*rna*ivas encontradas para a ob*enção de
</line>
</par><par>
<line>
va*tag*m competi*iva frente aos seus concorren*es e
</line>
<line>
como f** realizada esta mudança
</line>
</par><par>
<line>
inter*a**nt* e quais o* *ene*íc*o* *btidos pa*a a org*nização * para os seus *o*aborad*res. A
</line>
</par><par>
<line>
análise dos
</line>
<line>
dados fo* r*a*izada por me*o
</line>
<line>
de pesquisa bi*l**g*á**ca e análise d*scritiva
</line>
</par><par>
<line>
emprega*do *m est*do de cas*. Foram rea*izadas *ntrevistas com responsáveis envolvi**s no
</line>
<line>
processo de *novação. Observou-se tamb*m *ue todo o *rocesso f*i *e*lizado de forma
</line>
</par><par>
<line>
positiva, poss*bilitan*o *anhos para a organiz*ção e pa*a *eus colaboradores, promo*end*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
troca de c*nh*cimento e m*turidade d*s gesto*e* qu**to à *o*a** de deci*ão, q*a**o as
</line>
<line>
*eta* e*tipu*adas * quais as es*r**égias a *erem u*ilizad** n* organizaç*o.
</line>
<line>
Palavras-chave: Planeja*ento estratégico. Inovação. Cultur* da inovação. Mudança
</line>
<line>
organi*acional.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The main object*ve of t*is article was to anal*ze organi*ati*nal in*o*atio* in a metallurgical
</line>
</par><par>
<line>
com**ny a*d what alte*natives were *ound
</line>
<line>
to obtain a competitive advantag* *ver its
</line>
</par><par>
<line>
competito*s and how this change *as car*ied out internall* and what benefits were obtain*d
</line>
<line>
for th* org*nization and its emplo*ees. Dat* analysis w*s performe* thro*gh bi*liogr*phic
</line>
</par><par>
<line>
research and desc*iptive analysis us*ng * case study. In*erviews were
</line>
<line>
conduc*ed with peop*e
</line>
</par><par>
<line>
involved in t*e innovation p*ocess. It was also ob**rved that the *hole process *as carried
</line>
</par><par>
<line>
out
</line>
<line>
in a pos*t*ve way *l*owing gains for the or*anizatio* and its employees, *rom*t**g an
</line>
</par><par>
<line>
exchange of *nowle*ge and a ma*urity o* the managers as to the d*ci*i*n ma*ing regar*ing
</line>
<line>
the stipulat*d g*als a*d which stra*eg*es to *e used in *he *rganization.
</line>
<line>
Ke* *ords: Str**egic planning. *n*ovation. Cu*tur* of **novation. Organi*a*ional change.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 16, n. 3, *rt. 9, p. 164-184, m*i./jun. 201*
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. Morais, A. S. Br*jão, P. L. *. Costa Neto
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
A *usc* pela inovaç*o nas or*aniz*ç*es permite d*s*nv*l*er té*nicas de g*stão com o
</line>
<line>
*ntuito *e promove* e aumentar a produtivi*ade, bem com* a eficiê*cia e eficácia
</line>
<line>
organiz**ional, objet*vando um *elhor posicionamento no mercado em *ue a empres* atua,
</line>
<line>
t**na*do-a mais compe*itiva e ***rativ*.
</line>
<line>
Por meio *as metodologias a*lica*a* para a o*t*nç*o do *roce*s* de inovação, torna-
</line>
</par><par>
<line>
se possível im*actar positiv**ente o capital hu*ano envolve*do,
</line>
<line>
c*nsequ**t*mente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
org*nização, m*diante estraté*ia* definidas pela alta direç*o qu* determ*na os rumos e *s
</line>
</par><par>
<line>
metas a se**m alcan*adas, bem *omo as *iretrizes da organização, seja* elas d* *urto, médio
</line>
<line>
o* longo *r***.
</line>
<line>
A *n*vaçã* a*iada a* conhecimen*o to*no*-*e um fator v*tal para a sobrevivência das
</line>
</par><par>
<line>
or*an*za*ões, atribuindo-se a
</line>
<line>
ela o suce*so organiza*ional e o crescimento
</line>
<line>
* i *a
</line>
<line>
c*mo
</line>
</par><par>
<line>
c*ndutor pri*ci*al d* d**envolvimento
</line>
<line>
*c*nômico possibilita*do, também, favorecer *o
</line>
</par><par>
<line>
c*e*ciment* eco*ômico do p**s (L*W; *ALAFUT, 200*; S*NTOS et al, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
São *neg***** as tran*formações por que as
</line>
<line>
em*resas
</line>
<line>
estão passando e as que irão
</line>
</par><par>
<line>
pass**, independe**e *o setor, *orte ou r*mo *e at*a**o. Adeq*a*-se a
</line>
<line>
est** mudanças
</line>
</par><par>
<line>
p*rmite o fortalecimen*o e o cresci**nt* o*gan*zacional e a valor*zação do c*pita* humano
</line>
<line>
envo**ido.
</line>
</par><par>
<line>
A inovaç*o, por menor q*e se aprese*te, t*rn*-s* re*evante frente à
</line>
<line>
**m*etitividade
</line>
</par><par>
<line>
e*i**ente. Co*robo*and* com ist*, Carv**h* et al., (2013), r**orça s** necessário direcio*ar
</line>
<line>
recu*so* à inovaçã*, sejam eles fina*ceiros e pr*ncipalment* d* ca*ita* humano m*is do *ue
</line>
<line>
seus conco**e**es, poss*bilitando assim a*regar *alo* à marca.
</line>
</par><par>
<line>
As i*ovaçõ*s
</line>
<line>
*er**tem m*danças na organizaçã*, int*ração entre de*a*tam*ntos
</line>
</par><par>
<line>
**imizando e *otenc**liza**o os resu*t*do*. S*gundo Moreira e Quei*oz (2007), as inovaç**s
</line>
<line>
*nvol*em *éto*os *ue modifica* a e*tr*tura o*gan***cional e *s processo* adm*nistrativos.
</line>
</par><par>
<line>
São relacionados indiretamente *s ati*idades operacionais mais di*etamente às ligadas e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
gerência da organiza*ão.
</line>
</par><par>
<line>
O obje*ivo do presente tr*ba**o é anal*s*r se a i*ovação *ossibil*ta *
</line>
<line>
a*t*raçã*
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
estr*tég*a* da or*anização e quais *s fatores para *sta m**ança, **m *ase ** concei*u*ção
</line>
<line>
teó*ica e prática ver*fi*and*, ta*bém, o* im*actos provocados por tais fator*s de**r* da
</line>
<line>
organização.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teres**a, v. 16, n. 3, art. 9, p. 164-*84, mai./jun. 20*9
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*o*ação *rganiz*ci*n*l: Estud* de Caso em uma Empr*sa Meta**rgica
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
2 REF*RENCIAL TE*R*CO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Ino*ação
</line>
</par><par>
<line>
O tema *novação é *is*utido fre*uenteme*te po* e*p*esas que *uscam alte*nati*as
</line>
<line>
para a sobrevivência das at*vidades e de*ta*ue d* neg*cio diant* da com*etit*vidade imposta
</line>
</par><par>
<line>
pelo mercado. Pode-s* d*zer, ainda, que *novação atua em r*de, ati**indo * interação a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
e*pre*a inov**ora com outros sis*ema* inovad**es, sendo ele* universid*des, fornecedo*e*,
</line>
<line>
clientes e c*nsu*i**res (OCDE, *005).
</line>
<line>
Um dos pioneir*s a dissemi*ar a c*nc*itu*ção de inovaç*o fo* *hum*eter (1982), que
</line>
<line>
a p*rcebia *omo u* proce*s* *e destruição criativa em que antigos eleme*tos são de*truídos
</line>
<line>
* novo* elemento* s*o or*ginados. C*m o pass*r d*s ano* *ovo* adeptos sur*iram,
</line>
<line>
*es**ltand* a *ecessida*e d* criação da inovação como algo novo que gera va**r (*REEMAN
</line>
</par><par>
<line>
19*9; *OGER* 1995; COSTA NETO; CAN*TO 2010). Permi*ir um* d*fus** p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aceitação e **ns*quente in**r*ão *e*te conce*to n* m*rca*o tor*ou-se de e*trema *elevância.
</line>
</par><par>
<line>
O impulso f*ndamental que *õe e mant*m em funciona*ento a eco*omia cap*talist*
</line>
</par><par>
<line>
*rocede dos novo* ben* de consumo, *os novos
</line>
<line>
métodos *e produção o* trans**rte, dos
</line>
</par><par>
<line>
novos mercados e das novas formas de organizaçã* *ndus*ria* cri*das pelas empresas
</line>
<line>
(SCHUMPET*R, 1982).
</line>
</par><par>
<line>
* inovação tecnológica é, via de regra, *esu*ta*o
</line>
<line>
de *m pr*cesso am*lo, conforme
</line>
</par><par>
<line>
ilus**ada n* **gura 1.
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 1 - O proce**o d* inovação.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Costa Net* e Canuto, 2010.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, *. 16, n. 3, art. 9, p. *64-18*, mai./jun. 2019
</line>
<line>
ww*4.fsanet.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Mo*ais, A. S. Brej*o, P. L. O. Costa Neto
</line>
<line>
*68
</line>
</par><par>
<line>
VISÃO *E FU*URO relaciona-se à an*ecipaç*o d* *ec*ssidad* de *eus clientes, *eja* eles
</line>
<line>
internos ou ex**rnos.
</line>
</par><par>
<line>
PESQUISA PURA (o* bá*ica, ou fundamental) é a pe*quisa *ealizad*
</line>
<line>
co* o objetivo de
</line>
</par><par>
<line>
a*me*tar os conhecimentos científic*s, sem s* pre*c*par c** a poss*b*li*ade de aplic**ões
</line>
<line>
práticas.
</line>
<line>
CIÊNCIA * o c*njunto organizado do* c*nhecimentos relativ** a* u*iverso ob**tivo,
</line>
<line>
e*volvendo seus *en*menos na*urais, ambi*ntai* e comportamentais.
</line>
<line>
PESQUISA APLICADA é a busca de novos *on*ecim*ntos c*e*tíficos *u n*o, que ofereçam
</line>
<line>
sol*ções a p**blemas objetivo*, p*eviam*nte definido*.
</line>
<line>
TECNOLOGI* é o con*unto ord*nado de todos os co*hec*m*nt*s científic*s, *mpírico* ou
</line>
<line>
intuitivos, empreg*dos na produção e comerc*al*zaç*o d* bens ou ser*iços.
</line>
<line>
ENGE*HARI* é responsável pela or*ani*ação estrutural e a *iv*são de tar*fa* relacionado
</line>
<line>
ao processo d* inova*ão na organização.
</line>
<line>
INOVAÇÃO propõe-*e desenvolver *a*ta*ens competitiva* pa*a a organi*aç*o bem como o
</line>
</par><par>
<line>
cre*cime**o **ofissional dos envolvidos; *ermite, ainda, no*os conhecimentos aliados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
tec*ol*gia.
</line>
</par><par>
<line>
MERC*DO busca por crescimento organi*aciona* por *eio de p**-ati*idade
</line>
<line>
ju*t* aos
</line>
</par><par>
<line>
cli*nt*s e a*s seus stak*holder*.
</line>
</par><par>
<line>
U*IL*ZAÇ*O é a aplicação do* conhecimentos *dquiridos na busca pelo pr*c*sso *e
</line>
<line>
desen*olv*ment* e viabil*zação na *r*anização.
</line>
<line>
A inovação nas organiz*çõ*s *ão é *ruto do acaso (SA*TOS; BASSO; KIM*RA,
</line>
<line>
*0*2), t*ata-*e de **a c*ndição pr*duz*da em um ambiente de*iberadamente gerado pa** esse
</line>
<line>
fim. N*sse sentido, a i*ova*** tem uma d*me*são de resultado e o*tra de p*ocesso
</line>
</par><par>
<line>
(CRO*SAN; *PAY*IN,
</line>
<line>
*010); ao m*smo t*mpo, para identifi*á-la
</line>
<line>
e reconhecer sua*
</line>
</par><par>
<line>
especi*icida*es, é preciso compreen*er e assimilar os fatores que *nfluenci*m ou contribuem
</line>
<line>
pa*a sua promoçã* nas *mpr*sas.
</line>
<line>
*ompreende*, *ntender e assi*ilar o modo como a inovaç*o se config**a no *mbiente
</line>
</par><par>
<line>
*rganizaci*na* partir *
</line>
<line>
de fato*es objetivos, estrut*rais e também su*jetiv*s **i, e*tão,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
prim**ro
</line>
<line>
passo para a id*nti**cação do caráter multifacetado do fe*ômeno (SANTOS;
</line>
</par><par>
<line>
BASSO; *IMURA, 2012).
</line>
<line>
C*locar os re*ultados em ev*d*ncia cham* a ate**ão par* o *ato de *ue, por um lado
</line>
</par><par>
<line>
para uma or*a*i****o ser *novadora
</line>
<line>
deve obte* ganhos *e i*ovação e, por outro, a*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresina, v. 16, n. 3, art. 9, p. 164-1*4, m*i./jun. 201*
</line>
<line>
ww**.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovaç*o Org*n*zacional: Estudo de Ca*o em um* Empr*sa Metalúrg*c*
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
*rgan*zaç*es possuem dificuldades em transform*r ent*adas de inova*ão em r*sultados
</line>
<line>
(QUAN** et *l., 2014; RAMOS; ZI*BER, 2015).
</line>
<line>
É impor*ante destacar que os result*dos d* *novação devem ser positivos *a*a ge*ar
</line>
<line>
van*agem competitiva (WOERT*R; ROPER, 20*0). Em decorrência di**o, é importa*te
</line>
</par><par>
<line>
compreender as peculiaridades de
</line>
<line>
*ada organização, como tais *stratégias se articula*,
</line>
<line>
bem
</line>
</par><par>
<line>
como o tipo de merca*o em qu* empresa atua * q*a** *s su*s pe*spectiv*s, levando em a
</line>
<line>
consideração o ambiente externo re*ac*onado à sociedade como *m t*do.
</line>
<line>
Inovar tem sido a questão p**ncipal *** *r*aniza*õ*s qu* buscam se man**r
</line>
<line>
competi*ivas no *tual me*ca*o dinâmico e tu*bulento. A inovação pode *er
</line>
<line>
con*id*rada a fonte da ju*entude d*s *mpres*s, uma vez que ela *ossibilita a
</line>
<line>
manutenção e renovação *o púb*ico c*nsumi*or, g*nho de espaç* no merca*o e*
</line>
<line>
que a organização at*a, produção de conhecimen*o, o r**onheciment* com*
</line>
<line>
refe*ên*i* a*vin*o *e seus client*s, fornecedor** e conc*rre**es e a maximi*ação do
</line>
<line>
po*er competitivo *omo um t*do, tor*ando a organização atrativ* t**bém para o*
</line>
<line>
seus a*ionista* (ARAÚ*O; *ILVA; VARVAKIS, 2017, p. 99).
</line>
<line>
2.2 Est*at***as para inovação
</line>
<line>
Os r*cursos descritos co*o *ásicos p*ra a est*atégi* d* *no*ação são * capita* humano
</line>
<line>
e o con*ecim***o (SILVA; *EIS, 2015). As organiz*ções ino*adoras permite* mapea*
</line>
<line>
m**odos rotineiros *ara av*l*ar os riscos dec*rrente* das inova*ões realizadas pe*as empresas
</line>
<line>
(BORCHARDT; SANT*S, 2017).
</line>
<line>
O conhecimento passa * ser a matéria pr*ma para * inovaç*o. Es*a matéria-prim*
</line>
<line>
torn*-s* extrema*ente relevante para e*t* proces*o, sen*o a *have para a produ*ão contínua
</line>
</par><par>
<line>
de inov*ções n*s empres*s (B*O et al.,
</line>
<line>
2012; CHESBROUGH, *012; SALU*KE et *l.,
</line>
</par><par>
<line>
*011). O con*ecime*to t*mbém pode ser adquirid* d* fo*a da organ*zaçã*, media*te alianças
</line>
<line>
estratégica* (FL*TCHER; HARRI*, 2*12).
</line>
<line>
O c*pital h*ma*o se *em aplicado e quali*icado, permite pro*orcionar ganh*s na
</line>
</par><par>
<line>
produtivida*e das organiza*õ*s. Os colaborado*es
</line>
<line>
são porta*ore* de competê*cias,
</line>
</par><par>
<line>
**bilidades e comportamen*os que, junt*s,
</line>
<line>
poss**ilit*m realizar suc*sso das organi*ações, o
</line>
</par><par>
<line>
favorecendo realizar nov*s desafios (CORA*, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
No entendimento de Martins e Siedenberg (**13), p**a
</line>
<line>
que as organizações p*ss**
</line>
</par><par>
<line>
ser c*da vez mais competitivas, torna-se fundamental a criação de uma estra*ég*a *e in*vação
</line>
</par><par>
<line>
voltada *a*a
</line>
<line>
o desenv*lvi*ento do empreendedorismo nas pes*oas pois quando os
</line>
</par><par>
<line>
colaborado*es têm *a*o* autonomia * ad*uirem espaço para
</line>
<line>
c*mpartilhar **eias e su*e*ir
</line>
</par><par>
</page><line>
soluçõe* para **oblemas cria-se um am*i*nte favorável à inovação.
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresina PI, v. 16, n. 3, art. 9, p. 1*4-184, *ai./jun. 2*19 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, A. S. Brejão, P. L. O. Costa Neto
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
As estratég*as e planos necessá*ios à im*la*tação * d**in*ção
</line>
<line>
*o planejamento
</line>
</par><par>
<line>
estratégico da
</line>
<line>
in*vaçã* para que as *rga*iz*ç*es se posicionem estão entre *s ob*e*iv*s
</line>
</par><par>
<line>
est**el*cidos pelo
</line>
<line>
pl*neja**nto est*atégico *rg*nizac*onal (CORAL, 2011). Sendo a*s**,
</line>
</par><par>
<line>
torna-se necessá*io d*finir o gra* de importância da inovaç*o p*ra * organização, analisan*o
</line>
<line>
o planej*mento orga*izacional e definindo qual a su* plat*forma *ecn*lógica, possi**litando
</line>
<line>
*ma m*ior inserção n* mercado em que a*ua. A Figura 2 d*mostra *s fatore* *e interaç*o
</line>
<line>
para a obtenção da e*trat*gi* p*ra in*va*ão.
</line>
<line>
Figura 2 - Fatore* para a e**raté*ia para **ovação.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os *ut*res
</line>
<line>
*lg*ns fa*ore* tor*am-se prim*rdi*is à obtenção d* est*atégia para a i*ov*ção:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Capital hum*no: respon*abiliza-se po* p*las interaçõe* pelos treinamento* e real*zação
</line>
<line>
das taref*s;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Conhecimento: agre**r valor * orga**zação, dese*volv*men*o de kn*w-how adqui*ido,
</line>
<line>
*eja *le tácito ou explíci*o;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*lan*jam**to:
</line>
<line>
fa*or*ce a*cançar os p*opó*itos e**abele*idos pelos e*volvi*os no
</line>
</par><par>
<line>
*r**esso, independen***ente *o nível hi**árquico;
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, *rt. 9, p. 1*4-1*4, *ai./jun. 2*1*
</line>
<line>
*ww4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovaç*o Organizacional: Estudo de C*so em u*a Empresa **talúr*ic*
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
Ideias: busca po* nova* cria*ões, novos des*nv*lvimentos;
</line>
</par><par>
<line>
Proces*os: desenvolver a o**mização, ganhos com * produti*idade * redução d* custos
</line>
<line>
e possív*is retrabalhos;
</line>
<line>
**rcado: oferece *port*n**ade *a*a **ali*açã* ** novo ou melhoria* do já existente.
</line>
</par><par>
<line>
Na
</line>
<line>
persp**tiva
</line>
<line>
da estraté*ia para a inov*ção, a inte*ração
</line>
<line>
e*tre pessoas, *rocessos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento *ossibilita o**anização destacar-se b*neficiando a sua marca pe*ant* *eus à
</line>
<line>
cl*entes e concorrente*, bem como se projetando p*ra novos mercad*s. Os *olabor*dores "são
</line>
<line>
os cér*b**s que operam *s máquinas, é o conheci*ento que traz inovação, são as relações e as
</line>
<line>
trocas *n*re elas que vão r*sultar em int**i*ên*ia co**tiva" (OLIVEIRA; SALUM; R*NN*,
</line>
<line>
2012).
</line>
<line>
Melhorar a produtivi*ade, a*ender às nec*ssidad*s *os clientes sejam eles intern*s o*
</line>
</par><par>
<line>
externos e re*uz*r *ustos pas*a a ser o objet**o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
um* *r*anização atu*lizada e
</line>
<line>
di s pos t a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
enfre*t*r
</line>
<line>
as *ovas t**nologias que estão por vir, cuja* gra*des tr*nsfo*maçõe* *e*ão
</line>
</par><par>
<line>
preponderantes e irreversíveis. Va*c*ncelos (20*2) corr*b*ra, ao acr*s*entar que *novação é a
</line>
<line>
u*ião da ide*a com a açã* que gera resultado; e q*e es** **ve agreg*r valor ao ind*víd*o, p*ra
</line>
<line>
organização ou soc*edade.
</line>
<line>
*.* Cultura da Inovação
</line>
<line>
.
</line>
<line>
A cultur* da inovação é vista como u** ferram*nta est**t*g*ca para a prod*tividad* e
</line>
</par><par>
<line>
para * s*ce*s* das empr**as, comunidades * me*mo de
</line>
<line>
um p*ís. Como um conceito,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cultura *a in*vação *, c*da
</line>
<line>
*ez mais, consider*d* um fenômen* multidimens**nal (não
</line>
</par><par>
<line>
*inear), qu* **volve gestão, *r**ess** e me*cado, permitindo * ge*ação de valo* tangível
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
int*ngível (GREEN, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
A cultur* *rganiz*c*ona* é g*ralmente definida
</line>
<line>
como a col* social ou
</line>
<line>
normativa que
</line>
</par><par>
<line>
mantém u*a *rganizaç*o unida. Ela *eflete os valo*es ou ideais **ciais e as crenç*s que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
membros d* or*aniz*ção passam a compartilhar (SMI*C*CH, 1983).
</line>
</par><par>
<line>
A fim de produzir os resultados *eseja*os pela cultur* d* *novação, a sua a*en*ão dev*
</line>
</par><par>
<line>
*s*ar
</line>
<line>
centra*a
</line>
<line>
na gest*o
</line>
<line>
do
</line>
<line>
aspect*
</line>
<line>
humano
</line>
<line>
**
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
*r*anização, ide*tif*ca*do
</line>
</par><par>
<line>
completamente f**ores que influenc*am as atitudes do* indivíduos n*
</line>
<line>
sentid* da *udança
</line>
</par><par>
<line>
(SIMO*; ANDR*, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
A cultura pa*a a *novação permite à empresa se* mais fl*xível e a se reorganizar com
</line>
</par><par>
<line>
mais agilidade ca*o h*ja *ma adversidade, uma vez que
</line>
<line>
as pessoas estão *nvolvidas *os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina PI, v. 16, n. 3, art. 9, p. 16*-18*, mai./jun. 2019
</line>
<line>
ww*4.*sane*.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Mora*s, A. S. Brejão, P. L. *. C*sta Neto
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
proc*ssos indep*ndentemen*e *e sua p*siç*o hierárquica na *rganizaçã*. Segundo Ter*a
</line>
</par><par>
<line>
(20*2), existe uma busca
</line>
<line>
veloz por diferenciaç*o no *ercado mundial, em que se fazem
</line>
</par><par>
<line>
necessárias e*truturas *l*xíveis q*e *avoreça* as competênc*as globais * *primore* a*
</line>
<line>
cria*ões de forma p*rsonalizada *s necess*dades dos clientes.
</line>
<line>
A Figura * exemplifica os fa*ore* qu* envolvem a cultura d* inovaç*o r*la*io*ados ao
</line>
<line>
processo organizaci*n*l.
</line>
<line>
F*gura 3 - Cu*tura da Inovação.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *s au*ore*.
</line>
<line>
E*ses elemento* im*ortante* que com**em a cult*r* da inovação, *ais como
</line>
</par><par>
<line>
Flexibilida**, integração, *ficiência, pro*utivi*ade, *eração
</line>
<line>
de valor, gestão e ga*h*s de
</line>
</par><par>
<line>
me*cad* promovem uma s*ner*ia, potencial*zando * *rga*i***ão, pe*mit*n*o um c*escimento
</line>
</par><par>
<line>
e fomen*ando u* ambiente favorável
</line>
<line>
ao processo de inovação, *limi*an*o
</line>
<line>
alguns possív*is
</line>
</par><par>
<line>
entr*ves com *s en*ol*idos.
</line>
</par><par>
</page><line>
As iniciativas *mpres*riais de ponta registradas na literatu*a em torno da
</line>
<line>
sistematização da *ultu** da inovação ainda são recentes, *assam por mudanças constantes e
</line>
<line>
não é possível iden*ificar elemen*os que *ara*teri**m o*jet**amente u* estágio d*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 9, p. 164-184, mai./jun. 2019 www4.fsan*t.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inov*ção Organizac*onal: Estudo de Caso em uma Empresa *etalú**ica
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
mat*rida*e, por e**es as*ectos a cultura da i*ovação está e* constante transformação
</line>
<line>
(BAG** *t al. 2016).
</line>
<line>
2.4 M**ilização para inovação
</line>
</par><par>
<line>
Um* d*s mais *mportan*es *stratégias das
</line>
<line>
organiz*ções bem-sucedidas está em saber
</line>
</par><par>
<line>
a*regar val*res a** seus
</line>
<line>
colaborad*res, permitindo que estes se mobi*izem para a *novação,
</line>
</par><par>
<line>
integrand*-o em suas ativid*de*. *o entanto, para *ue este processo ocor*a é nec*ssár*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pro*isão de talentos e recur*o* humanos capazes de fo*mar o cérebro da organização m*de*na
</line>
<line>
(CHIAVENA*O, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
A* organizações conec*ad** com a atua*id*de estão, ca*a vez m*is, incentivando
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
seus co*a*or*dores * de*cobrir o nov*, deste modo, permit* *ue o *o*aborador s* sin*a parte
</line>
<line>
efet*va da empresa. Segundo *erg*mini (2013) inf*rma, "na *e*dade, talvez não exist* mai*
</line>
<line>
poderosa tática de motivação *o que *ar *iberdad* para que as p*ssoas compete*te* faç*m seu
</line>
<line>
traba*ho *a *anei*a que acharem melhor".
</line>
<line>
Agregar *al*r às *esso*s, *assa a s*r fator de ex*rema rele*ância qu*n*o se trata d*
</line>
<line>
*antagens para * organização, tais c*mo: vantage* com**titiva, redução de custos, *umento
</line>
<line>
d* *rodutivi*a*e, s*tisfaç*o *o cl*ente. Para Chiav*nato (2014), os indivíduos estão dispost*s
</line>
<line>
a c*operar sempre que as su** *tiv*dade* contribuírem d*r*ta*ente com seus próprios
</line>
<line>
objetivos pessoais; de*t* forma, surgem os conceitos d* incentivo e *ontr*bui*ão.
</line>
</par><par>
<line>
As organizações
</line>
<line>
que
</line>
<line>
pe*mitem *riar, *novar e d*senvo*ver concei*os e **delo* de
</line>
</par><par>
<line>
mode*n*za*ã* e o apr*mora*ento *a gestão da mobilizaçã* *ara a i*o*ação obtêm me*hores
</line>
<line>
re*ultados. A in*vação é o re*ultado desta gestão empre*ada na c*ndu*ão e no ge*encia*en*o
</line>
</par><par>
<line>
de todos *s seus
</line>
<line>
processo*, reduzindo as possibi*idad*s de oco*rência de insuc*ssos
</line>
</par><par>
<line>
(ARAUJO; LOPES, 2017).
</line>
<line>
A F*gura 4 a**nta o* ele*entos que permit** a criação de um modelo para gera*ão da
</line>
<line>
m*b*lização para inovação n** organizaçõe*.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 4 - Mobilização para inovação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, *. *6, n. 3, art. 9, p. 164-1*4, m**./jun. 2019
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. M*ra**, A. S. *rejã*, P. L. O. *ost* Neto
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
Font*: *s autores
</line>
</par><par>
<line>
* m*bi*ização para in*va*ão p*de impactar d* várias maneiras
</line>
<line>
no ambie*te
</line>
</par><par>
<line>
coorpora*ivo, po*endo altera* o *eu fatu*amento, seus produ*o*; pode manter ou aumen*a*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
parti*ipação no *ercado em *ue es** ins*ri*a, de*e**olver novos proce*sos e, principalme*te,
</line>
<line>
quebrar pa*adigma* que possam **ver na organização, tornan*o as m*danç*s mais *usce*íveis
</line>
</par><par>
<line>
ao sucesso. Ai*d*, segundo Oliv**ra et al. (201*) a m*nsuração da i*ova*ã* e
</line>
<line>
do* *eus
</line>
</par><par>
<line>
re*ultados é de
</line>
<line>
extrema importânci* para que empr*sas e i*s*i*uições como for*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**ie*tação ao seu processo de gestão e *valiação das est*atégias utiliz**as.
</line>
<line>
Os a*bientes org*ni*acionais que f*vore*em a int*ração e mobiliza*ão *ara inovação
</line>
<line>
e*tre o* *ndi*íduos e g*upos depa*tame**ais *ão mais propíci*s a contribuir **m
</line>
</par><par>
<line>
comporta*entos inovadores. Portanto,
</line>
<line>
co*porta*en*os in*vadores ne*ess*tam de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
amb*ente físico * social que podem a*oiar o de*envol*im**to e a implementa*ão ** nova*
</line>
<line>
ideias, produt**, processos, se*viços, estratégias e s*stema* (HOGAN; CO*TE, 2014).
</line>
<line>
3 PRO*EDIMENTO* METODOLÓ*ICOS
</line>
<line>
O métod* util*za*o na p*squisa * de n**ure*a *xp*oratória, *ujo *bjetivo é de e*volver
</line>
<line>
o desenvolvimento dos conceitos *, segu*do Prodanov e Freitas (2013), é us*alm***e
</line>
<line>
utilizada n* fase inicial da pesquisa para proporcionar uma maior famil*aridade com *
</line>
<line>
prob*ema p*o*os*o a ser resolvi*o.
</line>
<line>
Foi então *plica** o méto*o de Ba*din (2*11), que propõe a divisão da p*squi*a em
</line>
</par><par>
<line>
três
</line>
<line>
**apas: a primeira etapa * a aná*ise e organ*za*ão do conteúdo levant*do em
</line>
<line>
pesquis*
</line>
</par><par>
<line>
bib*iogr*fica para elabora*ã* das perguntas para as *ntre*istas. Os res*ltados das en**evistas
</line>
</par><par>
<line>
foram organizado* *m gr*ficos sepa*ado*
</line>
<line>
de acord* com o tema
</line>
<line>
d*scutido em ent*e*ista;
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*eg*nda etapa, real*zou-*e a *x*lo*ação dos re*ultados d*s e*tre*istas, *uj*s *emas correlatos
</line>
</par><par>
<line>
são descritos; a terc*ir*
</line>
<line>
*tap* é * análise de conte*do, que com*reende * tratamento dos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 9, p. *64-184, mai./jun. 2019
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inova*ã* Org*n*zacional: Estud* *e Ca*o e* uma *mpresa Metal*rgi*a
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
re**ltados, **m
</line>
<line>
*nterpretações
</line>
<line>
dos gráficos utilizados segundo tem**ica, para qu*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
re*ultado* se tornem váli*os e signi*ic*tiv** para a pe*quisa. Ta**o as entrevistas analisadas,
</line>
</par><par>
<line>
*omo o referencial *eórico respondem, ao *ina*
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
pesquis*, ao problema proposto, além de
</line>
</par><par>
<line>
t**t*r as pr*posi**es de pesq*isa.
</line>
</par><par>
<line>
A*sim, define-se ta***m e*ta pesq*is* como e*ploratória de *arát** qualita*ivo, uma
</line>
</par><par>
<line>
vez
</line>
<line>
que *isa **ent*f*ca e *sclarecer
</line>
<line>
a influência direta, um*
</line>
<line>
vez
</line>
<line>
*u e *os * i bi l i t *
</line>
<line>
*a**r
</line>
</par><par>
<line>
*proximação com o *otidiano e as exp*r***c*a* vivida* pelos p*óprios sujeitos (GI*, 2011).
</line>
<line>
O proced*me*to utilizado é o estudo de caso qu* consiste na coleta e *nálise de dados
</line>
</par><par>
<line>
*b*id*s através de u*a metodologia
</line>
<line>
apl*cada,
</line>
<line>
que vis* à solu*ão dos pro**emas específi*o*
</line>
</par><par>
<line>
apre*ent*dos. Esse ti** d* pesquisa se*ve para apl*caç*o *m u*a realida** relati*a,
</line>
<line>
eviden*ia*do a construç*o de teor*as (P*ODA*OV; FREIT*S, 2013).
</line>
<line>
Além disso, foi real*zada uma en*revista com s*pe*visore*, gerentes e com * diret*r da
</line>
</par><par>
<line>
or*an*za*ão, bus*ando
</line>
<line>
lig** os conhe*imentos adq*iridos durante a pesqui*a, a*ém da
</line>
</par><par>
<line>
obs*rvaçã* do
</line>
<line>
con*ext* da organi*açã*, onde foi re*liz*da um*
</line>
<line>
v*rda*e**a i*ersã*
</line>
<line>
n* * ua
</line>
</par><par>
<line>
c*ltura par* *nt*ndimento das ações r*a*izadas. P**tanto, * princ**al fonte de dados des*a
</line>
<line>
pesquisa *eio da obse*vação e análise *as r**postas de acordo com seus fluxos de t*ab**ho e
</line>
<line>
contexto.
</line>
<line>
4 R*SULTA*OS E DISC*SSÕES
</line>
</par><par>
<line>
O trab*lho foi desenvolvido em u** i*dústria m*talúrgica, si*uada
</line>
<line>
na grande *ão
</line>
</par><par>
<line>
Pau*o, na
</line>
<line>
região de São Ber*ardo. Fu*d*da e* 1992, a empresa "H" desenvo*ve p*odut*s
</line>
</par><par>
<line>
própri*s par* o se*ment* de linha branca, b*m
</line>
<line>
como presta s*rviç* de injeção de *e*mo
</line>
</par><par>
<line>
p*ásticos para *ut*as empresas do s*tor au**m**ivo e eletroeletrô*icos.
</line>
<line>
A empresa tam*ém at*a no m*rcado de luminárias re*iden*iais e industriais em
</line>
</par><par>
<line>
p*rceria
</line>
<line>
com a empr*s* "M" situada n* Rio *rande
</line>
<line>
*o Su*, realiza*do a
</line>
<line>
distr*buição destes
</line>
</par><par>
<line>
ite*s para todo o país, atende*do po* demanda no prazo *áximo de cinco dias ú*eis
</line>
<line>
garanti*d*, assim, p*eços *ompetit*vos e a*ilidade nas e*tregas *ara os se*s clientes.
</line>
</par><par>
<line>
Por mei* de se* depar*amento de engenh*ria de produto* * know-how adquirid*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empresa "H" desenvolve* uma l*nha *e produtos exclusivos, com tecnologia de ponta para a
</line>
<line>
utilização d* resist*ncias co* m*nor custo de produção, to*na*do este *roduto *novad*r *ara
</line>
<line>
a or**nização, e per*itindo as*i* elevar o* lucros, bem com* atingir uma faixa maio* *e s*us
</line>
</par><par>
<line>
*lientes agreg**do valor à marc*, uma vez *ue a *ualida*e
</line>
<line>
de seu produto permanec*
</line>
</par><par>
<line>
ina*tera*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, T*re*ina PI, v. 16, n. 3, art. *, p. 164-184, mai./jun. 2019
</line>
<line>
www4.**an*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. Mor*is, A. S. Brejão, P. L. *. Costa *eto
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
*ora* entr*vistados co*ab*radores d* ní*eis oper*cional, g*renci*l e d* diretoria p*ra
</line>
<line>
q*e se o*t*vesse uma melhor amostragem e m*ior realidade dos fat*s e p*ssíveis dific*ldades
</line>
<line>
com as ações tomada* du*ante a fusão das empre*as.
</line>
<line>
O Quadro 1 identi*ica o perfil dos co*a*oradores env*lv*dos no proces*o d* entrevista
</line>
<line>
r*a*iz*do n* o**an*zação.
</line>
<line>
Q*adro * - Perfil dos entrevistados.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: O* autores.
</line>
</par><par>
<line>
A* en*revistas foram rea***a**s ent*e *s meses *e a*osto e *etem*ro de
</line>
<line>
2018 com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*in*li**de *e entendimen*o das *çõ*s toma*as e da visão dos envo*vidos nas *omadas de
</line>
<line>
deci*ões.
</line>
<line>
4.1 Abordagem I*ovação
</line>
<line>
A *usc* pel* inovação em produtos se deu pela neces*idade de mercado e uma lacuna
</line>
<line>
apo*tada *e*o departame*to de ma*ketin* da or*anização, q** direcionou a atenção *ara este
</line>
</par><par>
<line>
nicho *e mercad*, proporcionando no*os rumos
</line>
<line>
para a organização, p*incipal*e*t*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
tempos d* alt* comp*titividade *o mercado. *o*os processos fora* elaborados p*ra que *s
</line>
<line>
resultados fo*sem ma*s e*i*ie*tes * *f**azes.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 16, n. 3, art. 9, *. 164-184, *ai./jun. 20*9 **w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*ovação Organizacional: *studo *e C*so em uma Empresa Metalúrgica
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
As respostas obtidas fo*a* dadas usa*do o
</line>
<line>
*rit*rio de *l*o, m*dio e ba*xo impacto
</line>
</par><par>
<line>
para a organi*açã*, segu**o os seus en*revi*tad*s.
</line>
</par><par>
<line>
1) C*mo você consid*ra o nível de impact* r*ferente a inovação na organ*zação e o ref*exo em se*s
</line>
<line>
**labor*dore*.
</line>
<line>
Gráfico 1 - Impacto d*s ino**ções.
</line>
</par><par>
<line>
Fon**: *s autores.
</line>
<line>
De *cor*o com as entr*vistas realizadas, *bservou-se que, dos respon*entes, 89%
</line>
<line>
declarara* u* grande impacto positivo *erado pelas ino*açõe* tec*ológic*s obtidas pela
</line>
<line>
o*ganização, sejam elas inte**a* o* e*ternas, elev*ndo o ***enci*l da empr*sa, priv*legia*do
</line>
<line>
ai*da o c*p*tal *uma*o envolvido no processo. Apenas 11% d** entrevistados apontam q** a
</line>
<line>
inovação causa um médio impacto na organização.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda par* o* ent*evistados, a inovação tecnoló*ica está rel*cion*da
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
d*se**olvime*to fabri* de
</line>
<line>
p*odu*os, process*s e *e seus colabor**ores, uma vez que *stas
</line>
</par><par>
<line>
mudanças ocorreram também *m outros d*partamentos, tornando *elev*n** * atuação
</line>
<line>
profissio*al para a *ntrada e* um novo pr*du*o ao merc*do po* parte da empres*.
</line>
</par><par>
<line>
4.2 Abordagem Estratégi*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresi*a P*, v. 1*, n. 3, art. *, p. 164-*84, mai./*un. 2019
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, A. S. Brejã*, *. L. O. Costa Neto
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
Os impactos das nova* *ecn*logias sob*e o **abalho reali*ado nas **presas podem ser
</line>
</par><par>
<line>
percebid*s
</line>
<line>
**mo mudanç*s e nem sem*re
</line>
<line>
estas mu*a*ças têm fácil
</line>
<line>
absorção pelos
</line>
</par><par>
<line>
colabora*ores na organização, send* nece*sárias e*
</line>
<line>
**guns *asos alterações fragmentad*s
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
*elhor absorção das estratégias org*nizacionais. É nesse p*ocesso q** se valoriza
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trabal*o intelect*al *m detrimento do trabalho manual (HIPOL*T*; *RISHCKE, *016).
</line>
<line>
2) A t*c**log*a aplicada, *anto *a fusão das empresas quanto n*s novos m*qu**ár*os e
</line>
<line>
pr*cessos adquiridos pela orga*ização tra** al*uma barr*ira para os col*borad*re*.
</line>
<line>
Gráfico 2 - *b*orção tec*o*ó*ica.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: O* autores.
</line>
<line>
Para 44% dos ent**vis*ados, o fator absorção te*no*ógica na or**n*zaç** é *onsi*era*a
</line>
</par><par>
<line>
de al*o *mpacto, uma
</line>
<line>
vez que a emp*esa já
</line>
<line>
util*za m*q*inas com
</line>
<line>
c*mand* numérico
</line>
</par><par>
<line>
co*putadori*ado (CNC) outr*s m*delos de máquinas dedicada* que util**am e
</line>
<line>
programas
</line>
</par><par>
<line>
*u* permitem alta produti*idade. Já ** % afirmam que hav*rá um médio impacto devido ao
</line>
<line>
aumen*o das máqu*nas (CN*\*) e ao maio* volume *e peç*s **oduzido na organ*zaçã*. E 22
</line>
<line>
% *fir*am ter baixo *m*a*to na organização.
</line>
</par><par>
<line>
P*rém, é d* *o*hecimento e entendimento dos
</line>
<line>
entrevistados que
</line>
<line>
ne* toda
</line>
</par><par>
</page><line>
trans*orm*ção tecnológic* p*rmi** se* b*néfic*, pois ela pode reduzir post*s de trabalhos por
</line>
<line>
meio das auto*ações *e alguns p*o**s*os *r*d*tivos dentro das organi**çõe*.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresin*, v. 16, n. 3, art. 9, *. 164-184, *ai./jun. *019 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovação O*ganizac*onal: E*tudo de Caso em uma *mpresa Metal*rgica
</line>
<line>
*7*
</line>
</par><par>
<line>
Exist* tam*** a consciência *e que sem a in*vação e as n*vas tecnologias a
</line>
<line>
or*anizaçã* não se ma*tém no mercado, e qu* se deve trabalhar os con*eci*entos adquir*dos
</line>
<line>
c*m o know-ho* da *rg*ni*ação bem como o conheciment* de seus *olaborado*es.
</line>
<line>
4.3 Abo*dagem Cultu*a
</line>
</par><par>
<line>
A cultura o*ganizacional baseada *a inovação
</line>
<line>
pass*u a se* um dos pont*s relevantes
</line>
</par><par>
<line>
*a orga*izaç*o, permitin** que os *olaborado*es assim*la**em as no*as mudan*as, bem com*
</line>
</par><par>
<line>
o novo
</line>
<line>
direcion**ento que a organizaç**
</line>
<line>
estava tomando
</line>
<line>
e, com isso, buscan*o nov*s
</line>
</par><par>
<line>
merca*os e novo* produt*s a**ndend* às expectati*a* de *eu* *takeholders e de seus *li*ntes.
</line>
<line>
3) A c*ltura or*anizacio*al utiliz*da na empresa possibilitou facilitar o pr*cesso de **dança
</line>
<line>
entre os col*bo*adores ben*ficiand* as açõe*.
</line>
<line>
Gráf*co 3 - Cultura org*niz**iona*.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: O* auto**s.
</line>
<line>
Foi possível identi**car nas entrevistas qu* todos os e*trev**tado* afirma**m qu* a
</line>
</par><par>
<line>
cultura
</line>
<line>
organizacional **vorece o desenvo*vim*nto *ara * organização e permite melhorias
</line>
</par><par>
<line>
em *odos os pro**ssos envolv*dos, se**m e*es ***ernos ou ex*ern*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. *6, n. 3, art. 9, p. 164-184, mai./**n. 20*9
</line>
<line>
www*.*sanet.*om.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, A. S. Brejão, P. L. O. Co**a Ne*o
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
4.4 Abordagem Mobilização
</line>
</par><par>
<line>
Fom**ta* in*vação *or me*o *a u**lização d* ge*tão *o conh*ci*ento ampl*a * a
</line>
</par><par>
<line>
prob*bili*ade de sucesso
</line>
<line>
** organiza*ão, servind* até mesmo c*mo estímulo p*ssoal,
</line>
</par><par>
<line>
e*tabelecendo u*a s*ner*ia entre os colaborado*es, os gestor** e a empresa com* ** todo,
</line>
<line>
representand* oportun*dades satisfa**rias para *m*a* a* partes.
</line>
</par><par>
<line>
*) A* ações e*e*uadas *a org*nização para a dis*emi**ção da* informações *eferentes
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
elementos de ge*tão do conhecimento e da *no*ação foram eficient*s para ag**izar *
</line>
<line>
*rocesso de mu*ança junt* aos *olabor*dores.
</line>
<line>
Gráfic* 4 - Mo*iliz**ã* para ino*açã*.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: os autores.
</line>
<line>
Par* 78% dos entrevistados o proce*so d* mobi*ização *oi extremament* relevant*
</line>
<line>
para o *ucesso das *ções na org**iz*ç*o. Já p*ra 22% o pro*e*so d* mobi*ização t*v* um bom
</line>
<line>
*mpa*to favorecendo assim o *rocesso *e mudança e de inova*ão que a or*a*ização resolveu
</line>
<line>
**ota*, cri*ndo, assim, n*vas *ossib*lidades frente a* mercado e até mesmo quanto aos s*us
</line>
<line>
colaboradores.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 9, p. 164-184, mai./jun. 2019
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inov*çã* Organizacional: Es*udo de *aso em uma Empresa Meta**rgic*
</line>
<line>
181
</line>
</par><par>
<line>
No que diz re*peito à aborda*e* que def*nde a mobilização *as o*ganizações, tem-se
</line>
<line>
*ue, o que *istingue uma organização é o modo p*lo qual ela co***be proced*men*os para
</line>
<line>
toma* decisões (MEIRELES; P*I**O, 2003).
</line>
<line>
5 *ONSID**AÇÕES FI*AIS
</line>
<line>
Foi po*síve* *onc*uir que, al*m d* *rocesso de reestrutu*ação *a organização
</line>
</par><par>
<line>
decorr*nte das i*ovaçõe* tec*ológicas e organiza**on*is implementadas pela empresa,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interação entre os departament*s também se mos*rou relevante, e o proce*so de mudan*a foi
</line>
</par><par>
<line>
absorvido *osi*iv*mente pelos *olaboradores da organização o que permitiu ma*or
</line>
<line>
agilidade
</line>
</par><par>
<line>
no processo e a garant** de sucesso.
</line>
</par><par>
<line>
As e**luç**s o*orrida* no ambiente empr*sa*ial, c**o a *lobalizaç*o, impact**am de
</line>
<line>
*ane*r* s*gni*ic*tiva n*s o*g*nizaç*es em todo o Mundo. Tal é a consequên*ia da
</line>
</par><par>
<line>
compet*tivida*e acirrada
</line>
<line>
n*s organiz*ções e da consolidação de nov*s t*cnologias
</line>
</par><par>
<line>
pot*nci*liz*n*o a* *omadas d* de*isões (CAL*ANOVIC*, 2011).
</line>
<line>
Mes*o com todo êxi*o obtido *ela empr*s* neste proces*o, toda mudança o*erece **
</line>
</par><par>
<line>
desconfor*o uma
</line>
<line>
ve* que a zona de conforto afet*d*; p*rém, per*ebe-se que, *e bem é
</line>
</par><par>
<line>
conduzida e o**en*ado o c*pi*a* humano possibil*ta *bsorv** tal i*pa*to, reve*tendo em nov*s
</line>
<line>
op**tunidades e estra*égias.
</line>
</par><par>
<line>
O prese*te ar*igo **nda demonst*a que a de*i*ão *e reestr*tu*a*ão
</line>
<line>
foi p*sitiva,
</line>
</par><par>
<line>
p*rmitin*o um* maior l*cratividade para a empresa, e a abe*tur* de novos me*cado* ge*a*do
</line>
<line>
nova* p*ss*bili*ades d* expansão, permitindo elevar o patamar da empresa e de seus
</line>
<line>
co*a*orado*es.
</line>
</par><par>
<line>
Por fi*, notou-se que *ntegrar *s pessoas aos processos torna-** releva*te para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
obtenção d* **i*o na org*nização. Dis*emina* o conheciment* mobiliza*do para uma gestão
</line>
</par><par>
<line>
da i*ovação pa*s* gerar uma sincronia depa*tamental, p*tenc*alizando os
</line>
<line>
resultados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*inim*zan*o o* possíveis entreves que possam existir.
</line>
</par><par>
<line>
RE*ERÊNCIA*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. *, p. 164-184, ma*./jun. 20*9
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. Morais, *. S. Bre*ão, P. *. O. Costa Neto
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
*RAÚ*O, J. *; LOP*S, L. M. Es*raté*ia* de f*rtal*cimento de marca base**as em ações de
</line>
<line>
respons*bilid*de só*io-ambient**. Estudo d* cas* d* *eças *ublicitá*i*s **s empr*sas: F**er-
</line>
<line>
C*ste*l, Chamex e Ypê. HÓR*S, v. 5, n. 1, p. 58-*8, 2017.
</line>
<line>
A*A*JO, W. C. O; D* SIL*A, E. L; RADO*, G. *. V. Inovação, C**petitivi*a*e E
</line>
<line>
*nfo*mação: Breves Reflexões. Pers*e*ti*as *m Gest*o & Conhec*men*o, v. 7, n. 2, p. 98-
</line>
<line>
121, 201*.
</line>
</par><par>
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ARRUDA, C; *ALUM, F; RE*NÓ, L. Caso de In*vaçã* Fi*t Automóveis-Est*atégia
</line>
<line>
de
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2017.
</line>
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A. S. Brejão
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P. *. O. Costa N*to
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1) c**cepção e pl*nejam*nto.
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X
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X
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X
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2) *náli*e e *nter*reta*ão dos dado*.
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X
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X
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X
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<line>
3) ela**ração *o rascunho o* na rev*s*o crítica do conteúd*.
</line>
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X
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<line>
X
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<line>
*
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<line>
4) parti*ipaçã* na aprovação *a *ersão final do ma**sc*i*o.
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X
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X
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<line>
X
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Re*. FS*, T*resina, v. *6, n. 3, art. 9, p. 164-184, mai./j*n. 2019
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www4.fsan**.c*m.br/**v*sta
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