<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 9, p. 164-184, m*i./*un. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.3.* </line>
<line> Inovação Organizacional: Estud* d* Caso em um* Em*resa M**alúrgica </line>
<line> Orga**zational In*ovation: Cas* Stud* i* a Metallu*gical Compan* </line>
</par>
<par>
<line> *arco* de Olivei*a Mo*ais </line>
<line> Do*t*r em Eng*nharia de Produção p*la *niversidade Pa***sta </line>
<line> marco*tecnologia@ig.c*m.br </line>
<line> Antôn*o Sérgio Bre*ão </line>
<line> Doutorado em E*ge*haria de Produç*o pela Uni*er*idade Pa**ista </line>
<line> pr*f.s*rgiobrejao@*o*.*om.br </line>
<line> Ped*o Luís de Oliveir* C*sta Neto </line>
<line> D*utor em Enge*haria de Produção *ela *niversidade *e Sã* Pa*lo </line>
<line> pe*roluiz@pl*cn.*o* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: *arc*s de Oliveira M*rais </row>
<row> Av. Prof. Luciano Gualberto, *80 - Butantã, São P*u*o - </row>
<row> *P, *55*8-010, *ras**. </row>
<row> Endereço: Antôni* S*rgio *rejão </row>
<row> Av. Pr*f. Lucian* *u*lberto, 380 - Butantã, São P*ulo - </row>
<row> SP, *5*08-010, Bra**l. </row>
</column>
<column>
<row> *dit*r-Chefe: D*. Tonny Kerl** de Alenc*r </row>
<row> Rodri*ues </row>
<row> Artig* rece*ido em 19/0*/20189Úl*ima ve*são </row>
<row> receb**a em 18/02/2*19. Aprovado em *9/02/*0*9. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Endereço: Pedro Luí* d* Olivei*a Costa **to </line>
<line> Ava*iado pelo sistema Tri*le Rev**w: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Av. Prof. Luc*ano Gual*erto, 380 - Butantã, São Paul* - </line>
<line> pelo E*i*or-Chefe; e *) Double Bl*nd R*v*ew </line>
</par>
<par>
<line> S*, 05508-010, Bra*il. </line>
<line> (avaliação cega por *ois avali*dor*s *a área). </line>
<line> *evisão: Gramatical, N*rmativa e d* Fo**atação </line>
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<line> *novaç*o Orga*i*acio*al: Estudo de Caso e* uma *mpresa Metalúr*ica </line>
<line> 165 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O p*e**nt* artigo te*e como objet*vo p*incipal </line>
<line> ana*isar a inov*ção organizacional em uma </line>
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<line> em*re*a d* segmento metalúrgico e quai* as alt*rna*ivas encontradas para a ob*enção de </line>
</par>
<par>
<line> va*tag*m competi*iva frente aos seus concorren*es e </line>
<line> como f** realizada esta mudança </line>
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<line> inter*a**nt* e quais o* *ene*íc*o* *btidos pa*a a org*nização * para os seus *o*aborad*res. A </line>
</par>
<par>
<line> análise dos </line>
<line> dados fo* r*a*izada por me*o </line>
<line> de pesquisa bi*l**g*á**ca e análise d*scritiva </line>
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<line> emprega*do *m est*do de cas*. Foram rea*izadas *ntrevistas com responsáveis envolvi**s no </line>
<line> processo de *novação. Observou-se tamb*m *ue todo o *rocesso f*i *e*lizado de forma </line>
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<par>
<line> positiva, poss*bilitan*o *anhos para a organiz*ção e pa*a *eus colaboradores, promo*end* </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> troca de c*nh*cimento e m*turidade d*s gesto*e* qu**to à *o*a** de deci*ão, q*a**o as </line>
<line> *eta* e*tipu*adas * quais as es*r**égias a *erem u*ilizad** n* organizaç*o. </line>
<line> Palavras-chave: Planeja*ento estratégico. Inovação. Cultur* da inovação. Mudança </line>
<line> organi*acional. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The main object*ve of t*is article was to anal*ze organi*ati*nal in*o*atio* in a metallurgical </line>
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<line> com**ny a*d what alte*natives were *ound </line>
<line> to obtain a competitive advantag* *ver its </line>
</par>
<par>
<line> competito*s and how this change *as car*ied out internall* and what benefits were obtain*d </line>
<line> for th* org*nization and its emplo*ees. Dat* analysis w*s performe* thro*gh bi*liogr*phic </line>
</par>
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<line> research and desc*iptive analysis us*ng * case study. In*erviews were </line>
<line> conduc*ed with peop*e </line>
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<line> involved in t*e innovation p*ocess. It was also ob**rved that the *hole process *as carried </line>
</par>
<par>
<line> out </line>
<line> in a pos*t*ve way *l*owing gains for the or*anizatio* and its employees, *rom*t**g an </line>
</par>
<par>
<line> exchange of *nowle*ge and a ma*urity o* the managers as to the d*ci*i*n ma*ing regar*ing </line>
<line> the stipulat*d g*als a*d which stra*eg*es to *e used in *he *rganization. </line>
<line> Ke* *ords: Str**egic planning. *n*ovation. Cu*tur* of **novation. Organi*a*ional change. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 16, n. 3, *rt. 9, p. 164-184, m*i./jun. 201* </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/r*vista </line>
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<line> *. O. Morais, A. S. Br*jão, P. L. *. Costa Neto </line>
<line> 166 </line>
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<line> 1 INT*ODUÇ*O </line>
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<line> A *usc* pela inovaç*o nas or*aniz*ç*es permite d*s*nv*l*er té*nicas de g*stão com o </line>
<line> *ntuito *e promove* e aumentar a produtivi*ade, bem com* a eficiê*cia e eficácia </line>
<line> organiz**ional, objet*vando um *elhor posicionamento no mercado em *ue a empres* atua, </line>
<line> t**na*do-a mais compe*itiva e ***rativ*. </line>
<line> Por meio *as metodologias a*lica*a* para a o*t*nç*o do *roce*s* de inovação, torna- </line>
</par>
<par>
<line> se possível im*actar positiv**ente o capital hu*ano envolve*do, </line>
<line> c*nsequ**t*mente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> org*nização, m*diante estraté*ia* definidas pela alta direç*o qu* determ*na os rumos e *s </line>
</par>
<par>
<line> metas a se**m alcan*adas, bem *omo as *iretrizes da organização, seja* elas d* *urto, médio </line>
<line> o* longo *r***. </line>
<line> A *n*vaçã* a*iada a* conhecimen*o to*no*-*e um fator v*tal para a sobrevivência das </line>
</par>
<par>
<line> or*an*za*ões, atribuindo-se a </line>
<line> ela o suce*so organiza*ional e o crescimento </line>
<line> * i *a </line>
<line> c*mo </line>
</par>
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<line> c*ndutor pri*ci*al d* d**envolvimento </line>
<line> *c*nômico possibilita*do, também, favorecer *o </line>
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<line> c*e*ciment* eco*ômico do p**s (L*W; *ALAFUT, 200*; S*NTOS et al, 2014). </line>
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<line> São *neg***** as tran*formações por que as </line>
<line> em*resas </line>
<line> estão passando e as que irão </line>
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<line> pass**, independe**e *o setor, *orte ou r*mo *e at*a**o. Adeq*a*-se a </line>
<line> est** mudanças </line>
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<line> p*rmite o fortalecimen*o e o cresci**nt* o*gan*zacional e a valor*zação do c*pita* humano </line>
<line> envo**ido. </line>
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<line> A inovaç*o, por menor q*e se aprese*te, t*rn*-s* re*evante frente à </line>
<line> **m*etitividade </line>
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<line> e*i**ente. Co*robo*and* com ist*, Carv**h* et al., (2013), r**orça s** necessário direcio*ar </line>
<line> recu*so* à inovaçã*, sejam eles fina*ceiros e pr*ncipalment* d* ca*ita* humano m*is do *ue </line>
<line> seus conco**e**es, poss*bilitando assim a*regar *alo* à marca. </line>
</par>
<par>
<line> As i*ovaçõ*s </line>
<line> *er**tem m*danças na organizaçã*, int*ração entre de*a*tam*ntos </line>
</par>
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<line> **imizando e *otenc**liza**o os resu*t*do*. S*gundo Moreira e Quei*oz (2007), as inovaç**s </line>
<line> *nvol*em *éto*os *ue modifica* a e*tr*tura o*gan***cional e *s processo* adm*nistrativos. </line>
</par>
<par>
<line> São relacionados indiretamente *s ati*idades operacionais mais di*etamente às ligadas e </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> gerência da organiza*ão. </line>
</par>
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<line> O obje*ivo do presente tr*ba**o é anal*s*r se a i*ovação *ossibil*ta * </line>
<line> a*t*raçã* </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> estr*tég*a* da or*anização e quais *s fatores para *sta m**ança, **m *ase ** concei*u*ção </line>
<line> teó*ica e prática ver*fi*and*, ta*bém, o* im*actos provocados por tais fator*s de**r* da </line>
<line> organização. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teres**a, v. 16, n. 3, art. 9, p. 164-*84, mai./jun. 20*9 </line>
<line> www4.fsanet.co*.*r/revis*a </line>
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<line> I*o*ação *rganiz*ci*n*l: Estud* de Caso em uma Empr*sa Meta**rgica </line>
<line> 1** </line>
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<line> 2 REF*RENCIAL TE*R*CO </line>
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<line> 2.1 Ino*ação </line>
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<line> O tema *novação é *is*utido fre*uenteme*te po* e*p*esas que *uscam alte*nati*as </line>
<line> para a sobrevivência das at*vidades e de*ta*ue d* neg*cio diant* da com*etit*vidade imposta </line>
</par>
<par>
<line> pelo mercado. Pode-s* d*zer, ainda, que *novação atua em r*de, ati**indo * interação a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> e*pre*a inov**ora com outros sis*ema* inovad**es, sendo ele* universid*des, fornecedo*e*, </line>
<line> clientes e c*nsu*i**res (OCDE, *005). </line>
<line> Um dos pioneir*s a dissemi*ar a c*nc*itu*ção de inovaç*o fo* *hum*eter (1982), que </line>
<line> a p*rcebia *omo u* proce*s* *e destruição criativa em que antigos eleme*tos são de*truídos </line>
<line> * novo* elemento* s*o or*ginados. C*m o pass*r d*s ano* *ovo* adeptos sur*iram, </line>
<line> *es**ltand* a *ecessida*e d* criação da inovação como algo novo que gera va**r (*REEMAN </line>
</par>
<par>
<line> 19*9; *OGER* 1995; COSTA NETO; CAN*TO 2010). Permi*ir um* d*fus** p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aceitação e **ns*quente in**r*ão *e*te conce*to n* m*rca*o tor*ou-se de e*trema *elevância. </line>
</par>
<par>
<line> O impulso f*ndamental que *õe e mant*m em funciona*ento a eco*omia cap*talist* </line>
</par>
<par>
<line> *rocede dos novo* ben* de consumo, *os novos </line>
<line> métodos *e produção o* trans**rte, dos </line>
</par>
<par>
<line> novos mercados e das novas formas de organizaçã* *ndus*ria* cri*das pelas empresas </line>
<line> (SCHUMPET*R, 1982). </line>
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<line> * inovação tecnológica é, via de regra, *esu*ta*o </line>
<line> de *m pr*cesso am*lo, conforme </line>
</par>
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<line> ilus**ada n* **gura 1. </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 1 - O proce**o d* inovação. </line>
</par>
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<line> Fo*te: Costa Net* e Canuto, 2010. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, *. 16, n. 3, art. 9, p. *64-18*, mai./jun. 2019 </line>
<line> ww*4.fsanet.c*m.br/*evista </line>
</par>
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<line> M. O. Mo*ais, A. S. Brej*o, P. L. O. Costa Neto </line>
<line> *68 </line>
</par>
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<line> VISÃO *E FU*URO relaciona-se à an*ecipaç*o d* *ec*ssidad* de *eus clientes, *eja* eles </line>
<line> internos ou ex**rnos. </line>
</par>
<par>
<line> PESQUISA PURA (o* bá*ica, ou fundamental) é a pe*quisa *ealizad* </line>
<line> co* o objetivo de </line>
</par>
<par>
<line> a*me*tar os conhecimentos científic*s, sem s* pre*c*par c** a poss*b*li*ade de aplic**ões </line>
<line> práticas. </line>
<line> CIÊNCIA * o c*njunto organizado do* c*nhecimentos relativ** a* u*iverso ob**tivo, </line>
<line> e*volvendo seus *en*menos na*urais, ambi*ntai* e comportamentais. </line>
<line> PESQUISA APLICADA é a busca de novos *on*ecim*ntos c*e*tíficos *u n*o, que ofereçam </line>
<line> sol*ções a p**blemas objetivo*, p*eviam*nte definido*. </line>
<line> TECNOLOGI* é o con*unto ord*nado de todos os co*hec*m*nt*s científic*s, *mpírico* ou </line>
<line> intuitivos, empreg*dos na produção e comerc*al*zaç*o d* bens ou ser*iços. </line>
<line> ENGE*HARI* é responsável pela or*ani*ação estrutural e a *iv*são de tar*fa* relacionado </line>
<line> ao processo d* inova*ão na organização. </line>
<line> INOVAÇÃO propõe-*e desenvolver *a*ta*ens competitiva* pa*a a organi*aç*o bem como o </line>
</par>
<par>
<line> cre*cime**o **ofissional dos envolvidos; *ermite, ainda, no*os conhecimentos aliados </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> tec*ol*gia. </line>
</par>
<par>
<line> MERC*DO busca por crescimento organi*aciona* por *eio de p**-ati*idade </line>
<line> ju*t* aos </line>
</par>
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<line> cli*nt*s e a*s seus stak*holder*. </line>
</par>
<par>
<line> U*IL*ZAÇ*O é a aplicação do* conhecimentos *dquiridos na busca pelo pr*c*sso *e </line>
<line> desen*olv*ment* e viabil*zação na *r*anização. </line>
<line> A inovação nas organiz*çõ*s *ão é *ruto do acaso (SA*TOS; BASSO; KIM*RA, </line>
<line> *0*2), t*ata-*e de **a c*ndição pr*duz*da em um ambiente de*iberadamente gerado pa** esse </line>
<line> fim. N*sse sentido, a i*ova*** tem uma d*me*são de resultado e o*tra de p*ocesso </line>
</par>
<par>
<line> (CRO*SAN; *PAY*IN, </line>
<line> *010); ao m*smo t*mpo, para identifi*á-la </line>
<line> e reconhecer sua* </line>
</par>
<par>
<line> especi*icida*es, é preciso compreen*er e assimilar os fatores que *nfluenci*m ou contribuem </line>
<line> pa*a sua promoçã* nas *mpr*sas. </line>
<line> *ompreende*, *ntender e assi*ilar o modo como a inovaç*o se config**a no *mbiente </line>
</par>
<par>
<line> *rganizaci*na* partir * </line>
<line> de fato*es objetivos, estrut*rais e também su*jetiv*s **i, e*tão, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> prim**ro </line>
<line> passo para a id*nti**cação do caráter multifacetado do fe*ômeno (SANTOS; </line>
</par>
<par>
<line> BASSO; *IMURA, 2012). </line>
<line> C*locar os re*ultados em ev*d*ncia cham* a ate**ão par* o *ato de *ue, por um lado </line>
</par>
<par>
<line> para uma or*a*i****o ser *novadora </line>
<line> deve obte* ganhos *e i*ovação e, por outro, a* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eresina, v. 16, n. 3, art. 9, p. 164-1*4, m*i./jun. 201* </line>
<line> ww**.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inovaç*o Org*n*zacional: Estudo de Ca*o em um* Empr*sa Metalúrg*c* </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> *rgan*zaç*es possuem dificuldades em transform*r ent*adas de inova*ão em r*sultados </line>
<line> (QUAN** et *l., 2014; RAMOS; ZI*BER, 2015). </line>
<line> É impor*ante destacar que os result*dos d* *novação devem ser positivos *a*a ge*ar </line>
<line> van*agem competitiva (WOERT*R; ROPER, 20*0). Em decorrência di**o, é importa*te </line>
</par>
<par>
<line> compreender as peculiaridades de </line>
<line> *ada organização, como tais *stratégias se articula*, </line>
<line> bem </line>
</par>
<par>
<line> como o tipo de merca*o em qu* empresa atua * q*a** *s su*s pe*spectiv*s, levando em a </line>
<line> consideração o ambiente externo re*ac*onado à sociedade como *m t*do. </line>
<line> Inovar tem sido a questão p**ncipal *** *r*aniza*õ*s qu* buscam se man**r </line>
<line> competi*ivas no *tual me*ca*o dinâmico e tu*bulento. A inovação pode *er </line>
<line> con*id*rada a fonte da ju*entude d*s *mpres*s, uma vez que ela *ossibilita a </line>
<line> manutenção e renovação *o púb*ico c*nsumi*or, g*nho de espaç* no merca*o e* </line>
<line> que a organização at*a, produção de conhecimen*o, o r**onheciment* com* </line>
<line> refe*ên*i* a*vin*o *e seus client*s, fornecedor** e conc*rre**es e a maximi*ação do </line>
<line> po*er competitivo *omo um t*do, tor*ando a organização atrativ* t**bém para o* </line>
<line> seus a*ionista* (ARAÚ*O; *ILVA; VARVAKIS, 2017, p. 99). </line>
<line> 2.2 Est*at***as para inovação </line>
<line> Os r*cursos descritos co*o *ásicos p*ra a est*atégi* d* *no*ação são * capita* humano </line>
<line> e o con*ecim***o (SILVA; *EIS, 2015). As organiz*ções ino*adoras permite* mapea* </line>
<line> m**odos rotineiros *ara av*l*ar os riscos dec*rrente* das inova*ões realizadas pe*as empresas </line>
<line> (BORCHARDT; SANT*S, 2017). </line>
<line> O conhecimento passa * ser a matéria pr*ma para * inovaç*o. Es*a matéria-prim* </line>
<line> torn*-s* extrema*ente relevante para e*t* proces*o, sen*o a *have para a produ*ão contínua </line>
</par>
<par>
<line> de inov*ções n*s empres*s (B*O et al., </line>
<line> 2012; CHESBROUGH, *012; SALU*KE et *l., </line>
</par>
<par>
<line> *011). O con*ecime*to t*mbém pode ser adquirid* d* fo*a da organ*zaçã*, media*te alianças </line>
<line> estratégica* (FL*TCHER; HARRI*, 2*12). </line>
<line> O c*pital h*ma*o se *em aplicado e quali*icado, permite pro*orcionar ganh*s na </line>
</par>
<par>
<line> produtivida*e das organiza*õ*s. Os colaborado*es </line>
<line> são porta*ore* de competê*cias, </line>
</par>
<par>
<line> **bilidades e comportamen*os que, junt*s, </line>
<line> poss**ilit*m realizar suc*sso das organi*ações, o </line>
</par>
<par>
<line> favorecendo realizar nov*s desafios (CORA*, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> No entendimento de Martins e Siedenberg (**13), p**a </line>
<line> que as organizações p*ss** </line>
</par>
<par>
<line> ser c*da vez mais competitivas, torna-se fundamental a criação de uma estra*ég*a *e in*vação </line>
</par>
<par>
<line> voltada *a*a </line>
<line> o desenv*lvi*ento do empreendedorismo nas pes*oas pois quando os </line>
</par>
<par>
<line> colaborado*es têm *a*o* autonomia * ad*uirem espaço para </line>
<line> c*mpartilhar **eias e su*e*ir </line>
</par>
<par>
<line> soluçõe* para **oblemas cria-se um am*i*nte favorável à inovação. </line>
<line> *ev. F*A, Teresina PI, v. 16, n. 3, art. 9, p. 1*4-184, *ai./jun. 2*19 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, A. S. Brejão, P. L. O. Costa Neto </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> As estratég*as e planos necessá*ios à im*la*tação * d**in*ção </line>
<line> *o planejamento </line>
</par>
<par>
<line> estratégico da </line>
<line> in*vaçã* para que as *rga*iz*ç*es se posicionem estão entre *s ob*e*iv*s </line>
</par>
<par>
<line> est**el*cidos pelo </line>
<line> pl*neja**nto est*atégico *rg*nizac*onal (CORAL, 2011). Sendo a*s**, </line>
</par>
<par>
<line> torna-se necessá*io d*finir o gra* de importância da inovaç*o p*ra * organização, analisan*o </line>
<line> o planej*mento orga*izacional e definindo qual a su* plat*forma *ecn*lógica, possi**litando </line>
<line> *ma m*ior inserção n* mercado em que a*ua. A Figura 2 d*mostra *s fatore* *e interaç*o </line>
<line> para a obtenção da e*trat*gi* p*ra in*va*ão. </line>
<line> Figura 2 - Fatore* para a e**raté*ia para **ovação. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os *ut*res </line>
<line> *lg*ns fa*ore* tor*am-se prim*rdi*is à obtenção d* est*atégia para a i*ov*ção: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Capital hum*no: respon*abiliza-se po* p*las interaçõe* pelos treinamento* e real*zação </line>
<line> das taref*s; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Conhecimento: agre**r valor * orga**zação, dese*volv*men*o de kn*w-how adqui*ido, </line>
<line> *eja *le tácito ou explíci*o; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *lan*jam**to: </line>
<line> fa*or*ce a*cançar os p*opó*itos e**abele*idos pelos e*volvi*os no </line>
</par>
<par>
<line> *r**esso, independen***ente *o nível hi**árquico; </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, *rt. 9, p. 1*4-1*4, *ai./jun. 2*1* </line>
<line> *ww4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inovaç*o Organizacional: Estudo de C*so em u*a Empresa **talúr*ic* </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> Ideias: busca po* nova* cria*ões, novos des*nv*lvimentos; </line>
</par>
<par>
<line> Proces*os: desenvolver a o**mização, ganhos com * produti*idade * redução d* custos </line>
<line> e possív*is retrabalhos; </line>
<line> **rcado: oferece *port*n**ade *a*a **ali*açã* ** novo ou melhoria* do já existente. </line>
</par>
<par>
<line> Na </line>
<line> persp**tiva </line>
<line> da estraté*ia para a inov*ção, a inte*ração </line>
<line> e*tre pessoas, *rocessos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento *ossibilita o**anização destacar-se b*neficiando a sua marca pe*ant* *eus à </line>
<line> cl*entes e concorrente*, bem como se projetando p*ra novos mercad*s. Os *olabor*dores "são </line>
<line> os cér*b**s que operam *s máquinas, é o conheci*ento que traz inovação, são as relações e as </line>
<line> trocas *n*re elas que vão r*sultar em int**i*ên*ia co**tiva" (OLIVEIRA; SALUM; R*NN*, </line>
<line> 2012). </line>
<line> Melhorar a produtivi*ade, a*ender às nec*ssidad*s *os clientes sejam eles intern*s o* </line>
</par>
<par>
<line> externos e re*uz*r *ustos pas*a a ser o objet**o </line>
<line> de </line>
<line> um* *r*anização atu*lizada e </line>
<line> di s pos t a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> enfre*t*r </line>
<line> as *ovas t**nologias que estão por vir, cuja* gra*des tr*nsfo*maçõe* *e*ão </line>
</par>
<par>
<line> preponderantes e irreversíveis. Va*c*ncelos (20*2) corr*b*ra, ao acr*s*entar que *novação é a </line>
<line> u*ião da ide*a com a açã* que gera resultado; e q*e es** **ve agreg*r valor ao ind*víd*o, p*ra </line>
<line> organização ou soc*edade. </line>
<line> *.* Cultura da Inovação </line>
<line> . </line>
<line> A cultur* da inovação é vista como u** ferram*nta est**t*g*ca para a prod*tividad* e </line>
</par>
<par>
<line> para * s*ce*s* das empr**as, comunidades * me*mo de </line>
<line> um p*ís. Como um conceito, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cultura *a in*vação *, c*da </line>
<line> *ez mais, consider*d* um fenômen* multidimens**nal (não </line>
</par>
<par>
<line> *inear), qu* **volve gestão, *r**ess** e me*cado, permitindo * ge*ação de valo* tangível </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> int*ngível (GREEN, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> A cultur* *rganiz*c*ona* é g*ralmente definida </line>
<line> como a col* social ou </line>
<line> normativa que </line>
</par>
<par>
<line> mantém u*a *rganizaç*o unida. Ela *eflete os valo*es ou ideais **ciais e as crenç*s que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> membros d* or*aniz*ção passam a compartilhar (SMI*C*CH, 1983). </line>
</par>
<par>
<line> A fim de produzir os resultados *eseja*os pela cultur* d* *novação, a sua a*en*ão dev* </line>
</par>
<par>
<line> *s*ar </line>
<line> centra*a </line>
<line> na gest*o </line>
<line> do </line>
<line> aspect* </line>
<line> humano </line>
<line> ** </line>
<line> um a </line>
<line> *r*anização, ide*tif*ca*do </line>
</par>
<par>
<line> completamente f**ores que influenc*am as atitudes do* indivíduos n* </line>
<line> sentid* da *udança </line>
</par>
<par>
<line> (SIMO*; ANDR*, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> A cultura pa*a a *novação permite à empresa se* mais fl*xível e a se reorganizar com </line>
</par>
<par>
<line> mais agilidade ca*o h*ja *ma adversidade, uma vez que </line>
<line> as pessoas estão *nvolvidas *os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresina PI, v. 16, n. 3, art. 9, p. 16*-18*, mai./jun. 2019 </line>
<line> ww*4.*sane*.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Mora*s, A. S. Brejão, P. L. *. C*sta Neto </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> proc*ssos indep*ndentemen*e *e sua p*siç*o hierárquica na *rganizaçã*. Segundo Ter*a </line>
</par>
<par>
<line> (20*2), existe uma busca </line>
<line> veloz por diferenciaç*o no *ercado mundial, em que se fazem </line>
</par>
<par>
<line> necessárias e*truturas *l*xíveis q*e *avoreça* as competênc*as globais * *primore* a* </line>
<line> cria*ões de forma p*rsonalizada *s necess*dades dos clientes. </line>
<line> A Figura * exemplifica os fa*ore* qu* envolvem a cultura d* inovaç*o r*la*io*ados ao </line>
<line> processo organizaci*n*l. </line>
<line> F*gura 3 - Cu*tura da Inovação. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *s au*ore*. </line>
<line> E*ses elemento* im*ortante* que com**em a cult*r* da inovação, *ais como </line>
</par>
<par>
<line> Flexibilida**, integração, *ficiência, pro*utivi*ade, *eração </line>
<line> de valor, gestão e ga*h*s de </line>
</par>
<par>
<line> me*cad* promovem uma s*ner*ia, potencial*zando * *rga*i***ão, pe*mit*n*o um c*escimento </line>
</par>
<par>
<line> e fomen*ando u* ambiente favorável </line>
<line> ao processo de inovação, *limi*an*o </line>
<line> alguns possív*is </line>
</par>
<par>
<line> entr*ves com *s en*ol*idos. </line>
</par>
<par>
<line> As iniciativas *mpres*riais de ponta registradas na literatu*a em torno da </line>
<line> sistematização da *ultu** da inovação ainda são recentes, *assam por mudanças constantes e </line>
<line> não é possível iden*ificar elemen*os que *ara*teri**m o*jet**amente u* estágio d* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 9, p. 164-184, mai./jun. 2019 www4.fsan*t.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inov*ção Organizac*onal: Estudo de Caso em uma Empresa *etalú**ica </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> mat*rida*e, por e**es as*ectos a cultura da i*ovação está e* constante transformação </line>
<line> (BAG** *t al. 2016). </line>
<line> 2.4 M**ilização para inovação </line>
</par>
<par>
<line> Um* d*s mais *mportan*es *stratégias das </line>
<line> organiz*ções bem-sucedidas está em saber </line>
</par>
<par>
<line> a*regar val*res a** seus </line>
<line> colaborad*res, permitindo que estes se mobi*izem para a *novação, </line>
</par>
<par>
<line> integrand*-o em suas ativid*de*. *o entanto, para *ue este processo ocor*a é nec*ssár*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pro*isão de talentos e recur*o* humanos capazes de fo*mar o cérebro da organização m*de*na </line>
<line> (CHIAVENA*O, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> A* organizações conec*ad** com a atua*id*de estão, ca*a vez m*is, incentivando </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> seus co*a*or*dores * de*cobrir o nov*, deste modo, permit* *ue o *o*aborador s* sin*a parte </line>
<line> efet*va da empresa. Segundo *erg*mini (2013) inf*rma, "na *e*dade, talvez não exist* mai* </line>
<line> poderosa tática de motivação *o que *ar *iberdad* para que as p*ssoas compete*te* faç*m seu </line>
<line> traba*ho *a *anei*a que acharem melhor". </line>
<line> Agregar *al*r às *esso*s, *assa a s*r fator de ex*rema rele*ância qu*n*o se trata d* </line>
<line> *antagens para * organização, tais c*mo: vantage* com**titiva, redução de custos, *umento </line>
<line> d* *rodutivi*a*e, s*tisfaç*o *o cl*ente. Para Chiav*nato (2014), os indivíduos estão dispost*s </line>
<line> a c*operar sempre que as su** *tiv*dade* contribuírem d*r*ta*ente com seus próprios </line>
<line> objetivos pessoais; de*t* forma, surgem os conceitos d* incentivo e *ontr*bui*ão. </line>
</par>
<par>
<line> As organizações </line>
<line> que </line>
<line> pe*mitem *riar, *novar e d*senvo*ver concei*os e **delo* de </line>
</par>
<par>
<line> mode*n*za*ã* e o apr*mora*ento *a gestão da mobilizaçã* *ara a i*o*ação obtêm me*hores </line>
<line> re*ultados. A in*vação é o re*ultado desta gestão empre*ada na c*ndu*ão e no ge*encia*en*o </line>
</par>
<par>
<line> de todos *s seus </line>
<line> processo*, reduzindo as possibi*idad*s de oco*rência de insuc*ssos </line>
</par>
<par>
<line> (ARAUJO; LOPES, 2017). </line>
<line> A F*gura 4 a**nta o* ele*entos que permit** a criação de um modelo para gera*ão da </line>
<line> m*b*lização para inovação n** organizaçõe*. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 4 - Mobilização para inovação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, *. *6, n. 3, art. 9, p. 164-1*4, m**./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. M*ra**, A. S. *rejã*, P. L. O. *ost* Neto </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> Font*: *s autores </line>
</par>
<par>
<line> * m*bi*ização para in*va*ão p*de impactar d* várias maneiras </line>
<line> no ambie*te </line>
</par>
<par>
<line> coorpora*ivo, po*endo altera* o *eu fatu*amento, seus produ*o*; pode manter ou aumen*a* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> parti*ipação no *ercado em *ue es** ins*ri*a, de*e**olver novos proce*sos e, principalme*te, </line>
<line> quebrar pa*adigma* que possam **ver na organização, tornan*o as m*danç*s mais *usce*íveis </line>
</par>
<par>
<line> ao sucesso. Ai*d*, segundo Oliv**ra et al. (201*) a m*nsuração da i*ova*ã* e </line>
<line> do* *eus </line>
</par>
<par>
<line> re*ultados é de </line>
<line> extrema importânci* para que empr*sas e i*s*i*uições como for*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **ie*tação ao seu processo de gestão e *valiação das est*atégias utiliz**as. </line>
<line> Os a*bientes org*ni*acionais que f*vore*em a int*ração e mobiliza*ão *ara inovação </line>
<line> e*tre o* *ndi*íduos e g*upos depa*tame**ais *ão mais propíci*s a contribuir **m </line>
</par>
<par>
<line> comporta*entos inovadores. Portanto, </line>
<line> co*porta*en*os in*vadores ne*ess*tam de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> amb*ente físico * social que podem a*oiar o de*envol*im**to e a implementa*ão ** nova* </line>
<line> ideias, produt**, processos, se*viços, estratégias e s*stema* (HOGAN; CO*TE, 2014). </line>
<line> 3 PRO*EDIMENTO* METODOLÓ*ICOS </line>
<line> O métod* util*za*o na p*squisa * de n**ure*a *xp*oratória, *ujo *bjetivo é de e*volver </line>
<line> o desenvolvimento dos conceitos *, segu*do Prodanov e Freitas (2013), é us*alm***e </line>
<line> utilizada n* fase inicial da pesquisa para proporcionar uma maior famil*aridade com * </line>
<line> prob*ema p*o*os*o a ser resolvi*o. </line>
<line> Foi então *plica** o méto*o de Ba*din (2*11), que propõe a divisão da p*squi*a em </line>
</par>
<par>
<line> três </line>
<line> **apas: a primeira etapa * a aná*ise e organ*za*ão do conteúdo levant*do em </line>
<line> pesquis* </line>
</par>
<par>
<line> bib*iogr*fica para elabora*ã* das perguntas para as *ntre*istas. Os res*ltados das en**evistas </line>
</par>
<par>
<line> foram organizado* *m gr*ficos sepa*ado* </line>
<line> de acord* com o tema </line>
<line> d*scutido em ent*e*ista; </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *eg*nda etapa, real*zou-*e a *x*lo*ação dos re*ultados d*s e*tre*istas, *uj*s *emas correlatos </line>
</par>
<par>
<line> são descritos; a terc*ir* </line>
<line> *tap* é * análise de conte*do, que com*reende * tratamento dos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 9, p. *64-184, mai./jun. 2019 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inova*ã* Org*n*zacional: Estud* *e Ca*o e* uma *mpresa Metal*rgi*a </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> re**ltados, **m </line>
<line> *nterpretações </line>
<line> dos gráficos utilizados segundo tem**ica, para qu* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> re*ultado* se tornem váli*os e signi*ic*tiv** para a pe*quisa. Ta**o as entrevistas analisadas, </line>
</par>
<par>
<line> *omo o referencial *eórico respondem, ao *ina* </line>
<line> d* </line>
<line> pesquis*, ao problema proposto, além de </line>
</par>
<par>
<line> t**t*r as pr*posi**es de pesq*isa. </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, define-se ta***m e*ta pesq*is* como e*ploratória de *arát** qualita*ivo, uma </line>
</par>
<par>
<line> vez </line>
<line> que *isa **ent*f*ca e *sclarecer </line>
<line> a influência direta, um* </line>
<line> vez </line>
<line> *u e *os * i bi l i t * </line>
<line> *a**r </line>
</par>
<par>
<line> *proximação com o *otidiano e as exp*r***c*a* vivida* pelos p*óprios sujeitos (GI*, 2011). </line>
<line> O proced*me*to utilizado é o estudo de caso qu* consiste na coleta e *nálise de dados </line>
</par>
<par>
<line> *b*id*s através de u*a metodologia </line>
<line> apl*cada, </line>
<line> que vis* à solu*ão dos pro**emas específi*o* </line>
</par>
<par>
<line> apre*ent*dos. Esse ti** d* pesquisa se*ve para apl*caç*o *m u*a realida** relati*a, </line>
<line> eviden*ia*do a construç*o de teor*as (P*ODA*OV; FREIT*S, 2013). </line>
<line> Além disso, foi real*zada uma en*revista com s*pe*visore*, gerentes e com * diret*r da </line>
</par>
<par>
<line> or*an*za*ão, bus*ando </line>
<line> lig** os conhe*imentos adq*iridos durante a pesqui*a, a*ém da </line>
</par>
<par>
<line> obs*rvaçã* do </line>
<line> con*ext* da organi*açã*, onde foi re*liz*da um* </line>
<line> v*rda*e**a i*ersã* </line>
<line> n* * ua </line>
</par>
<par>
<line> c*ltura par* *nt*ndimento das ações r*a*izadas. P**tanto, * princ**al fonte de dados des*a </line>
<line> pesquisa *eio da obse*vação e análise *as r**postas de acordo com seus fluxos de t*ab**ho e </line>
<line> contexto. </line>
<line> 4 R*SULTA*OS E DISC*SSÕES </line>
</par>
<par>
<line> O trab*lho foi desenvolvido em u** i*dústria m*talúrgica, si*uada </line>
<line> na grande *ão </line>
</par>
<par>
<line> Pau*o, na </line>
<line> região de São Ber*ardo. Fu*d*da e* 1992, a empresa "H" desenvo*ve p*odut*s </line>
</par>
<par>
<line> própri*s par* o se*ment* de linha branca, b*m </line>
<line> como presta s*rviç* de injeção de *e*mo </line>
</par>
<par>
<line> p*ásticos para *ut*as empresas do s*tor au**m**ivo e eletroeletrô*icos. </line>
<line> A empresa tam*ém at*a no m*rcado de luminárias re*iden*iais e industriais em </line>
</par>
<par>
<line> p*rceria </line>
<line> com a empr*s* "M" situada n* Rio *rande </line>
<line> *o Su*, realiza*do a </line>
<line> distr*buição destes </line>
</par>
<par>
<line> ite*s para todo o país, atende*do po* demanda no prazo *áximo de cinco dias ú*eis </line>
<line> garanti*d*, assim, p*eços *ompetit*vos e a*ilidade nas e*tregas *ara os se*s clientes. </line>
</par>
<par>
<line> Por mei* de se* depar*amento de engenh*ria de produto* * know-how adquirid*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> empresa "H" desenvolve* uma l*nha *e produtos exclusivos, com tecnologia de ponta para a </line>
<line> utilização d* resist*ncias co* m*nor custo de produção, to*na*do este *roduto *novad*r *ara </line>
<line> a or**nização, e per*itindo as*i* elevar o* lucros, bem com* atingir uma faixa maio* *e s*us </line>
</par>
<par>
<line> *lientes agreg**do valor à marc*, uma vez *ue a *ualida*e </line>
<line> de seu produto permanec* </line>
</par>
<par>
<line> ina*tera*a. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, T*re*ina PI, v. 16, n. 3, art. *, p. 164-184, mai./jun. 2019 </line>
<line> www4.**an*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. Mor*is, A. S. Brejão, P. L. *. Costa *eto </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> *ora* entr*vistados co*ab*radores d* ní*eis oper*cional, g*renci*l e d* diretoria p*ra </line>
<line> q*e se o*t*vesse uma melhor amostragem e m*ior realidade dos fat*s e p*ssíveis dific*ldades </line>
<line> com as ações tomada* du*ante a fusão das empre*as. </line>
<line> O Quadro 1 identi*ica o perfil dos co*a*oradores env*lv*dos no proces*o d* entrevista </line>
<line> r*a*iz*do n* o**an*zação. </line>
<line> Q*adro * - Perfil dos entrevistados. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: O* autores. </line>
</par>
<par>
<line> A* en*revistas foram rea***a**s ent*e *s meses *e a*osto e *etem*ro de </line>
<line> 2018 com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *in*li**de *e entendimen*o das *çõ*s toma*as e da visão dos envo*vidos nas *omadas de </line>
<line> deci*ões. </line>
<line> 4.1 Abordagem I*ovação </line>
<line> A *usc* pel* inovação em produtos se deu pela neces*idade de mercado e uma lacuna </line>
<line> apo*tada *e*o departame*to de ma*ketin* da or*anização, q** direcionou a atenção *ara este </line>
</par>
<par>
<line> nicho *e mercad*, proporcionando no*os rumos </line>
<line> para a organização, p*incipal*e*t* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> tempos d* alt* comp*titividade *o mercado. *o*os processos fora* elaborados p*ra que *s </line>
<line> resultados fo*sem ma*s e*i*ie*tes * *f**azes. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 16, n. 3, art. 9, *. 164-184, *ai./jun. 20*9 **w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*ovação Organizacional: *studo *e C*so em uma Empresa Metalúrgica </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> As respostas obtidas fo*a* dadas usa*do o </line>
<line> *rit*rio de *l*o, m*dio e ba*xo impacto </line>
</par>
<par>
<line> para a organi*açã*, segu**o os seus en*revi*tad*s. </line>
</par>
<par>
<line> 1) C*mo você consid*ra o nível de impact* r*ferente a inovação na organ*zação e o ref*exo em se*s </line>
<line> **labor*dore*. </line>
<line> Gráfico 1 - Impacto d*s ino**ções. </line>
</par>
<par>
<line> Fon**: *s autores. </line>
<line> De *cor*o com as entr*vistas realizadas, *bservou-se que, dos respon*entes, 89% </line>
<line> declarara* u* grande impacto positivo *erado pelas ino*açõe* tec*ológic*s obtidas pela </line>
<line> o*ganização, sejam elas inte**a* o* e*ternas, elev*ndo o ***enci*l da empr*sa, priv*legia*do </line>
<line> ai*da o c*p*tal *uma*o envolvido no processo. Apenas 11% d** entrevistados apontam q** a </line>
<line> inovação causa um médio impacto na organização. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda par* o* ent*evistados, a inovação tecnoló*ica está rel*cion*da </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> d*se**olvime*to fabri* de </line>
<line> p*odu*os, process*s e *e seus colabor**ores, uma vez que *stas </line>
</par>
<par>
<line> mudanças ocorreram também *m outros d*partamentos, tornando *elev*n** * atuação </line>
<line> profissio*al para a *ntrada e* um novo pr*du*o ao merc*do po* parte da empres*. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 Abordagem Estratégi* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresi*a P*, v. 1*, n. 3, art. *, p. 164-*84, mai./*un. 2019 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, A. S. Brejã*, *. L. O. Costa Neto </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> Os impactos das nova* *ecn*logias sob*e o **abalho reali*ado nas **presas podem ser </line>
</par>
<par>
<line> percebid*s </line>
<line> **mo mudanç*s e nem sem*re </line>
<line> estas mu*a*ças têm fácil </line>
<line> absorção pelos </line>
</par>
<par>
<line> colabora*ores na organização, send* nece*sárias e* </line>
<line> **guns *asos alterações fragmentad*s </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> *elhor absorção das estratégias org*nizacionais. É nesse p*ocesso q** se valoriza </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o intelect*al *m detrimento do trabalho manual (HIPOL*T*; *RISHCKE, *016). </line>
<line> 2) A t*c**log*a aplicada, *anto *a fusão das empresas quanto n*s novos m*qu**ár*os e </line>
<line> pr*cessos adquiridos pela orga*ização tra** al*uma barr*ira para os col*borad*re*. </line>
<line> Gráfico 2 - *b*orção tec*o*ó*ica. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: O* autores. </line>
<line> Para 44% dos ent**vis*ados, o fator absorção te*no*ógica na or**n*zaç** é *onsi*era*a </line>
</par>
<par>
<line> de al*o *mpacto, uma </line>
<line> vez que a emp*esa já </line>
<line> util*za m*q*inas com </line>
<line> c*mand* numérico </line>
</par>
<par>
<line> co*putadori*ado (CNC) outr*s m*delos de máquinas dedicada* que util**am e </line>
<line> programas </line>
</par>
<par>
<line> *u* permitem alta produti*idade. Já ** % afirmam que hav*rá um médio impacto devido ao </line>
<line> aumen*o das máqu*nas (CN*\*) e ao maio* volume *e peç*s **oduzido na organ*zaçã*. E 22 </line>
<line> % *fir*am ter baixo *m*a*to na organização. </line>
</par>
<par>
<line> P*rém, é d* *o*hecimento e entendimento dos </line>
<line> entrevistados que </line>
<line> ne* toda </line>
</par>
<par>
<line> trans*orm*ção tecnológic* p*rmi** se* b*néfic*, pois ela pode reduzir post*s de trabalhos por </line>
<line> meio das auto*ações *e alguns p*o**s*os *r*d*tivos dentro das organi**çõe*. </line>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. 16, n. 3, art. 9, *. 164-184, *ai./jun. *019 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inovação O*ganizac*onal: E*tudo de Caso em uma *mpresa Metal*rgica </line>
<line> *7* </line>
</par>
<par>
<line> Exist* tam*** a consciência *e que sem a in*vação e as n*vas tecnologias a </line>
<line> or*anizaçã* não se ma*tém no mercado, e qu* se deve trabalhar os con*eci*entos adquir*dos </line>
<line> c*m o know-ho* da *rg*ni*ação bem como o conheciment* de seus *olaborado*es. </line>
<line> 4.3 Abo*dagem Cultu*a </line>
</par>
<par>
<line> A cultura o*ganizacional baseada *a inovação </line>
<line> pass*u a se* um dos pont*s relevantes </line>
</par>
<par>
<line> *a orga*izaç*o, permitin** que os *olaborado*es assim*la**em as no*as mudan*as, bem com* </line>
</par>
<par>
<line> o novo </line>
<line> direcion**ento que a organizaç** </line>
<line> estava tomando </line>
<line> e, com isso, buscan*o nov*s </line>
</par>
<par>
<line> merca*os e novo* produt*s a**ndend* às expectati*a* de *eu* *takeholders e de seus *li*ntes. </line>
<line> 3) A c*ltura or*anizacio*al utiliz*da na empresa possibilitou facilitar o pr*cesso de **dança </line>
<line> entre os col*bo*adores ben*ficiand* as açõe*. </line>
<line> Gráf*co 3 - Cultura org*niz**iona*. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: O* auto**s. </line>
<line> Foi possível identi**car nas entrevistas qu* todos os e*trev**tado* afirma**m qu* a </line>
</par>
<par>
<line> cultura </line>
<line> organizacional **vorece o desenvo*vim*nto *ara * organização e permite melhorias </line>
</par>
<par>
<line> em *odos os pro**ssos envolv*dos, se**m e*es ***ernos ou ex*ern*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. *6, n. 3, art. 9, p. 164-184, mai./**n. 20*9 </line>
<line> www*.*sanet.*om.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, A. S. Brejão, P. L. O. Co**a Ne*o </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> 4.4 Abordagem Mobilização </line>
</par>
<par>
<line> Fom**ta* in*vação *or me*o *a u**lização d* ge*tão *o conh*ci*ento ampl*a * a </line>
</par>
<par>
<line> prob*bili*ade de sucesso </line>
<line> ** organiza*ão, servind* até mesmo c*mo estímulo p*ssoal, </line>
</par>
<par>
<line> e*tabelecendo u*a s*ner*ia entre os colaborado*es, os gestor** e a empresa com* ** todo, </line>
<line> representand* oportun*dades satisfa**rias para *m*a* a* partes. </line>
</par>
<par>
<line> *) A* ações e*e*uadas *a org*nização para a dis*emi**ção da* informações *eferentes </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> elementos de ge*tão do conhecimento e da *no*ação foram eficient*s para ag**izar * </line>
<line> *rocesso de mu*ança junt* aos *olabor*dores. </line>
<line> Gráfic* 4 - Mo*iliz**ã* para ino*açã*. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: os autores. </line>
<line> Par* 78% dos entrevistados o proce*so d* mobi*ização *oi extremament* relevant* </line>
<line> para o *ucesso das *ções na org**iz*ç*o. Já p*ra 22% o pro*e*so d* mobi*ização t*v* um bom </line>
<line> *mpa*to favorecendo assim o *rocesso *e mudança e de inova*ão que a or*a*ização resolveu </line>
<line> **ota*, cri*ndo, assim, n*vas *ossib*lidades frente a* mercado e até mesmo quanto aos s*us </line>
<line> colaboradores. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 9, p. 164-184, mai./jun. 2019 </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inov*çã* Organizacional: Es*udo de *aso em uma Empresa Meta**rgic* </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> No que diz re*peito à aborda*e* que def*nde a mobilização *as o*ganizações, tem-se </line>
<line> *ue, o que *istingue uma organização é o modo p*lo qual ela co***be proced*men*os para </line>
<line> toma* decisões (MEIRELES; P*I**O, 2003). </line>
<line> 5 *ONSID**AÇÕES FI*AIS </line>
<line> Foi po*síve* *onc*uir que, al*m d* *rocesso de reestrutu*ação *a organização </line>
</par>
<par>
<line> decorr*nte das i*ovaçõe* tec*ológicas e organiza**on*is implementadas pela empresa, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> interação entre os departament*s também se mos*rou relevante, e o proce*so de mudan*a foi </line>
</par>
<par>
<line> absorvido *osi*iv*mente pelos *olaboradores da organização o que permitiu ma*or </line>
<line> agilidade </line>
</par>
<par>
<line> no processo e a garant** de sucesso. </line>
</par>
<par>
<line> As e**luç**s o*orrida* no ambiente empr*sa*ial, c**o a *lobalizaç*o, impact**am de </line>
<line> *ane*r* s*gni*ic*tiva n*s o*g*nizaç*es em todo o Mundo. Tal é a consequên*ia da </line>
</par>
<par>
<line> compet*tivida*e acirrada </line>
<line> n*s organiz*ções e da consolidação de nov*s t*cnologias </line>
</par>
<par>
<line> pot*nci*liz*n*o a* *omadas d* de*isões (CAL*ANOVIC*, 2011). </line>
<line> Mes*o com todo êxi*o obtido *ela empr*s* neste proces*o, toda mudança o*erece ** </line>
</par>
<par>
<line> desconfor*o uma </line>
<line> ve* que a zona de conforto afet*d*; p*rém, per*ebe-se que, *e bem é </line>
</par>
<par>
<line> conduzida e o**en*ado o c*pi*a* humano possibil*ta *bsorv** tal i*pa*to, reve*tendo em nov*s </line>
<line> op**tunidades e estra*égias. </line>
</par>
<par>
<line> O prese*te ar*igo **nda demonst*a que a de*i*ão *e reestr*tu*a*ão </line>
<line> foi p*sitiva, </line>
</par>
<par>
<line> p*rmitin*o um* maior l*cratividade para a empresa, e a abe*tur* de novos me*cado* ge*a*do </line>
<line> nova* p*ss*bili*ades d* expansão, permitindo elevar o patamar da empresa e de seus </line>
<line> co*a*orado*es. </line>
</par>
<par>
<line> Por fi*, notou-se que *ntegrar *s pessoas aos processos torna-** releva*te para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> obtenção d* **i*o na org*nização. Dis*emina* o conheciment* mobiliza*do para uma gestão </line>
</par>
<par>
<line> da i*ovação pa*s* gerar uma sincronia depa*tamental, p*tenc*alizando os </line>
<line> resultados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *inim*zan*o o* possíveis entreves que possam existir. </line>
</par>
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<line> RE*ERÊNCIA* </line>
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<line> *ev. *SA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. *, p. 164-184, ma*./jun. 20*9 </line>
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<line> M. O. *ora*s </line>
<line> A. S. Brejão </line>
<line> P. *. O. Costa N*to </line>
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<line> 1) c**cepção e pl*nejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) *náli*e e *nter*reta*ão dos dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 3) ela**ração *o rascunho o* na rev*s*o crítica do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipaçã* na aprovação *a *ersão final do ma**sc*i*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Re*. FS*, T*resina, v. *6, n. 3, art. 9, p. 164-184, mai./j*n. 2019 </line>
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