A Postura dos Ethé: Uma Análise Discursiva de Comentários Virtuais a Partir de Redação do Enem / The Posture of the Ethé: A Discursive Analysis of Virtual Comments From the Writing of the Enem
Resumo
Pretendeu-se mapear/delinear se há um ethos discursivo nos portais de notícias – G1 e Uol, elucidando a importância desse conceito para compreendermos e interpretarmos os fenômenos discursivos, os modos de dizer e de ser. Para isso, analisamos os comentários postados nos dois portais de notícias citados sobre o tema do Enem de 2015 “A violência contra a mulher”. Como recorte, selecionamos os comentários sobre a temática de redação do Enem 2015, em decorrência da importância do exame no cenário brasileiro, sua trajetória e representatividade, sendo reconhecidamente um dos principais meios para os discentes ingressarem em universidades, e o que possibilita falar na e da sociedade. Para tanto, selecionamos 21 conversas realizadas, no período compreendido de cinco meses, após a data 25/10/2015, último dia de prova do Enem, e data em que foi aplicada a prova de redação. Acionamos como referenciais metodológicos o ethos discursivo de Maingueneau, com intuito de analisar se de fato há uma construção de ethos dos portais. Também foi analisado o pathos e os papeis enunciativos engendrados pelos internautas, por meio do quadro comunicativo de Patrick Charaudeau e Ghiglione (1997, p.55-68). O resultado deste trabalho, a partir do arcabouço teórico-metodológico, mostrou-se profícuo na medida em que nos permitiu reconhecer a postura dos ethé distinta entre os dois portais selecionados, assim como os papeis enunciativos gerados e também o pathos.
Palavras-chave: Ethos. Pathos. Papeis Enunciativos. Comentários Virtuais.
ABSTRACT
It was intended to map / delineate if there is a discursive ethos in the news portals - G1 and Uol, elucidating the importance of this concept to understand and interpret the discursive phenomena, the ways of saying and being. For this, we analyze the comments posted in the two news portals quoted on the theme of the 2015 Enem "Violence against women". As a clipping, we selected the comments on the writing theme of Enem 2015, due to the importance of the exam in the Brazilian scenario, its trajectory and representativeness, being recognized as one of the main means for students to enter universities, and what makes it possible to speak in the of society. To do so, we selected 21 conversations carried out in the period of five months, after the date 25/10/2015, the last day of the Enem's test, and the date on which the essay was applied. We have as a methodological reference the Maingueneau discursive ethos, in order to analyze if there is in fact an ethos construction of the portals. The pathos and enunciative roles engendered by netizens were also analyzed through the communicative framework of Patrick Charaudeau and Ghiglione (1997, p.55-68). The result of this work, from the theoretical-methodological framework, proved to be fruitful inasmuch as it allowed us to recognize the posture of the ethé distinct between the two selected portals, as well as the generated enunciative roles and also the pathos.
Keywords: Ethos. Pathos. Enunciative Roles. Virtual Comments.
Referências
AMOSSY, R. (org). Imagens de Si no Discurso: a Construção do Ethos. São Paulo: Contexto, 2005.
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior; Paulo Farmhouse Alberto; Abel do Nascimento Pena. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998.
_____________. Retórica das paixões. Tradução do grego de Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARTHES, R. L’ancienne rhétorique. Aide-mémoire. In: Communications, n. 16, 1970, pp. 172-223.
CHARAUDEAU, P; GHIGLIONE, R. A palavra confiscada: um gênero televisivo: o talk show. Instituto Piaget, Lisboa. Tradução Susana Farias Azevedo. 1997.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
CHARAUDEAU, P. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: Mendes E. & Machado I.L. (org.). As emoções no discurso, Mercado Letras, Campinas (SP), 2007. Consulté le 14 février 2019 sur le site de Patrick Charaudeau- Livres, articles, publications. URL: http://www.patrick-charaudeau.com/A-patemizacao-na-televisao-como.html
DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas, São Paulo: Pontes, 1987.
ENEM 2015: "Violência contra a mulher" é o tema da redação. São Paulo: UOL, 2015. Disponível em: Acesso em: 04 maio 2018.
ENEM 2015: “Traz violência contra a amulher no tema da redação. São Paulo: G1, 2015. Disponível em: Acesso em: 04 maio 2018.
LYSARDO-DIAS, D. Estereótipos e emoção: empatia no gênero proverbial. In: MENDES, Emília & MACHADO, Ida Lúcia (orgs.). As emoções no discurso. Campinas: Mercado das Letras, 2010, v. 2.
MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. Tradução de Freda Indursky. 3. ed. Campinas: Pontes, 1997.
______________________. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2004.
______________________. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz; Fabiana Komesu; Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2005. p. 69-92.
______________________. A noção de ethos discursivo. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Org.). Ethos Discursivo. São Paulo, Contexto. 2008.
______________________. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008b.
_____________________. Argumentação e Análise do Discurso: reflexões a partir da segunda Provincial. Tradução de Eduardo Lopes Piris; Moisés Olímpio Ferreira. In: BARONAS, R. L; MIOTELLO, Valdemir (Orgs.). Análise de Discurso: teorizações e métodos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. p. 69-86.
ORLANDI, E. 2007. As formas de silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp.
PLANTIN, C. L’argumentation. Paris: Seuil, 1996.
_________________. Structures verbales de l'émotion parlée et de la parole émue. In: COLLETTA, Jean-Marc; TCHERKASSOF, Anna (dir.). Les émotions. Cognition, langage et développement. Liège: Mardaga, 2003, p. 97-130.
_________________. A argumentação: história, teorias, perspectivas. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2008b.
TERMOS de uso. São Paulo :2017. Disponível em : < https://social.api.uol.com.br/u/termos-de-uso.html.> Acesso em 10 nov 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.3.12
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)