O Brincar na Educação Infantil com Base em Atividades Sociais: Por um Currículo Não Encapsulado / Playing in Childhood Education Based on Social Activities: By a Non-Encapsulated Curriculum
Resumo
Este artigo, de modo geral, apresenta recorte de uma pesquisa de doutorado que discute, centralmente, o brincar no desenvolvimento de um projeto de intervenção organizado com base em Atividades Sociais (LIBERALI, 2009). O texto está fundamento no quadro da Teoria da Atividade Sócio Histórico cultural, sobretudo, está apoiado no significado de brincar na perspectiva de Vigotski (2007), Elkonin (2009), Newman e Holzman (2014), Stetsenko (2015, 2016), dentre outros. Os dados da investigação foram produzidos em uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Parnaíba-PI. Para serem apresentados neste trabalho, selecionou-se fotografias dos momentos de performance/brincadeira, analisados com base na perspectiva argumentativa da linguagem (LIBERALI, 2013) articulada à multimodalidade (KRESS, 2010). O entrelaçamento das Atividades Sociais e as brincadeiras na Educação Infantil valoriza e respeita o direito de brincar das crianças, favorece conhecimentos necessários para a vida que se vive fora da escola, e, ainda, propicia o desenvolvimento de saberes escolares, portanto, uma alternativa de Currículo para Educação Infantil não encapsulado.
Palavras-chave: Currículo da Educação Infantil. Brincar. Atividades Sociais
ABSTRACT
This article, in general, presents a cut of a doctoral research that discusses, centrally, the play in the development of an intervention project organized based on Social Activities (LIBERALI, 2009). The text is grounded in the framework of Socio-Cultural Activity Theory, and above all, it is supported by the meaning of playing in the perspective of Vigotski (2007), Elkonin (2009), Newman and Holzman (2014), Stetsenko 2016), among others. The research data were produced at a kindergarten school located in the city of Parnaíba-PI. To be presented in this work, we selected photographs of performance / play moments, analyzed based on the argumentative perspective of language (LIBERALI, 2013) articulated to multimodality (KRESS, 2010). The intertwining of social activities and games in early childhood education values and respects children's right to play, favors the knowledge necessary for life that is lived outside of school, and also fosters the development of school knowledge, therefore, an alternative Curriculum for Infant Education not encapsulated.
Key words:. Child Education Curriculum. Play. Social Activities.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.3.7
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