Amor, Ato Pedagógico e Performance: A Mulher Timorense em Requiem para o Navegador Solitário / Love, Pedagogical Act and Performance: The Timorese Woman in “Requiem para o Navegador Solitário”

Alisson Preto Souza, Daniel Conte

Resumo


A partir de recortes da obra Requiem para o Navegador Solitário, de Luís Cardoso, compreendeu-se de que forma a voz feminina de Catarina está relacionada à geografia e à história de Timor-Leste. Considerando este viés, foram estudadas algumas estratégias que dificultam a participação da mulher timorense em práticas políticas ou oprimem a mulher de forma misógina. Em primeira instância, o amor foi explorado como ficção alienadora e dispositivo regulador a serviço do Estado. Em seguida, procurou-se reconhecer de que forma as práticas performativas e pedagógicas estão tensionadas na narrativa e como influenciam a vida da mulher timorense. As noções sobre questões de gênero e outros aspectos pós-coloniais de Doris Sommer, Edward Said, Homi K. Bhabha e Jane Tutikian foram apropriados para a investigação dos tópicos escolhidos.

 

Palavras-chave: Mulher Timorense. Questões de Gênero. Pós-Colonialismo. Luís Cardoso. Timor-Leste.

 

ABSTRACT

 

Cut outs from the literary work Requiem para o Navegador Solitário by Luis Cardoso were selected to clarify how Catarina’s feminine voice is related to the geography and history from East-Timor. Taking this perspective into account, some discursive and cultural strategies were studied, mainly the ones which either difficult or harm the participation of the Timorese woman in political practices in a misogynic way. At first, love was explored as analienating fiction and a regulating device in service of the State. Then, it was recognized in which ways performative and pedagogical practices are tensioned in the narrative and how these forces influence Timorese woman’s life. The notions related to questions of gender and other post-colonial prisms from Doris Sommer, Edward Said, Homi K. Bhabha and Jane Tutikian were appropriated to investigate the chosen themes.

 

Keywords: Timorese Woman. Questions of Gender. Post-Colonialism. Luís Cardoso. East-Timor.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ALMEIDA, V. S. A Participação das Mulheres Timorenses na Vida Política Depois da Independência (2002-2015). Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras. (Dissertação de Mestrado). Disponível em: <>

BHABHA, H. K. Disseminação – O Tempo, a Narrativa e as Margens da Nação Moderna. In: O local da cultura. Trad. Myriam Ávila; Eliana Lourenço de Lima Reis; Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 198-238, 1998.

CARDOSO, L. Requiem para o navegador solitário. Rio de Janeiro: Língua Geral – Coleção Ponta de Lança. 2009.

PERROT, A. C.; CONTE, D.; KUNZ, M. A. Literatura, história e catarina: a narrativa do deslocamento em Réquiem para o navegador solitário, de Luís Cardoso. In: Língua & Literatura, v. 20, número 36, p. 277-291, 2018.

SOMMER, D. Amor e Pátria na América Latina: Uma especulação Alegórica sobre Sexualidade e Patriotismo. In: Tendências e impasses – O feminismo como crítica da cultura. Org. Heloísa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

SAID, E. W. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

TUTIKIAN, J. Mar Horizonte: literaturas insulares lusófonas. Org. Jane Tutikian, Luiz Antônio Assis Brasil – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

VIEGAS, J. M. L.; FARIA, S. As Mulheres na Política. Oeiras: Celta Editora, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.5.6

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)