<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 5, art. 6, p. 106-120, s*t./*ut. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.5.* </line>
</par>
<par>
<line> Amor, Ato Pedagógico e Performan*e: * Mulher Ti*or*nse em **quiem para o Na**gador </line>
<line> Solit*rio </line>
<line> Love, Ped*gogi*a* Act and Pe*formance: The **more*e Woman in "*equ*em Par* O *avegad*r </line>
<line> Solitário" </line>
</par>
<par>
<line> Alisson *re*o Souza </line>
<line> Mestrad* ** Letras pe*a Universidade *ederal do *io Grande do *ul </line>
<line> Graduado em Le*ra* Português-Ingl*s pela Uni*er*idade Fe**ral do R*o G*ande </line>
<line> E-mail: a*i**onsouza*rof@gmail.com </line>
<line> Dan*e* Conte </line>
<line> Dou*orado em Lit*ratura Brasileir*, Por*uguesa e Luso-*fri*an* pela *niversid*de *e*eral do Ri* Gra*de do Sul </line>
<line> Profe*sor Adjunto da Universidade Fe*vale </line>
<line> E-mail: dani*l*o*t*@fe*vale.*r </line>
</par>
<par>
<line> En**reço: Alisson Pre*o *ouza </line>
<line> *ditor-Chef*: Dr. Tonny **r*ey de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Av. Itália, s/* - Km 8 - Ca*r*iros, Rio G**n*e - RS </line>
<line> *odrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> Art**o recebi*o em 14/0*/2019. Últi*a </line>
<line> ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Daniel *onte </line>
<line> r*cebida em **/03/2019. Ap*ovado em 27/03/2*19. </line>
</par>
<par>
<line> U*i*ersidade Feevale, IC*L* - Instit*to de Ci**cias </line>
</par>
<par>
<line> H*manas, Letras e Artes. R* 239, Vi** Nova 93352000 - </line>
<line> Avaliado p*lo siste*a Triple Review: Desk Revi*w a) </line>
</par>
<par>
<line> Nov* H*mburgo, RS - *rasil. </line>
<line> pel* Edi*o*-Che*e; e b) Double Bl*nd Review </line>
<line> (avaliação c*ga por doi* ava*i*dores *a área). </line>
<line> Revisão: Grama*ical, Norma*iv* * de Form*tação </line>
</par>
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<line> *mor, At* P*dagó*ico e Performance: * Mul*er Timorense em *equiem para o Nav*g**or *olitário </line>
<line> *07 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A p*rti* de recortes *a obra Requ*em para o Navegador Solitári*, de *uí* Cardoso, </line>
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<line> compreendeu-se de qu* forma * voz *eminina de Catarina está r*lacionada * geo*rafia e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> h*stória de Timor-Leste. Conside*ando </line>
<line> este **és, foram estudadas algumas es*r**ég*as que </line>
</par>
<par>
<line> di**cul*am * p**ticipaçã* da mul*er timor*nse em práti*a* políti*as ou oprimem a mulher de </line>
</par>
<par>
<line> f*r*a *isógina. Em p*imeira instânc*a, * </line>
<line> *m*r **i explorado c*mo ficção alienad*ra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> disp*sitivo r*gulador a *erviço *o Estado. Em seguida, procurou-se reconh**er de que forma </line>
<line> a* práticas performativas * p*dagógic*s estão te*s*o*adas na narrativa e como influ*nciam a </line>
<line> v*d* da mulher timorense. *s noçõe* s*bre questões de gênero e o*tro* aspectos p*s-c*loniais </line>
<line> de *oris Somme*, Edward *a*d, H**i K. B*a*h* * Jane Tu*iki*n **ram *pro*r*ados *ara a </line>
<line> *nvestigaç*o **s tópic*s esco*hidos. </line>
<line> P**a*ras-chave: M*lher Timorense. Questões *e Gênero. Pós-Colonialismo. Luís Car*oso. </line>
<line> Timor-Leste. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
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<line> Cu* outs from the literary work Requi*m para * Navegador Solitário </line>
<line> *y Luis Car*oso *ere </line>
</par>
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<line> se*e*ted t* clarify how Catarina\s **min*ne voice is *elated to the *eography and history from </line>
<line> East-Timor. T**ing this perspect*ve into account, some *iscur*ive and cultural s*rategies were </line>
</par>
<par>
<line> studied, mainly *he ones *hic* either difficult or ha*m the </line>
<line> pa*ticipatio* of the Timo*ese </line>
</par>
<par>
<line> w*man i* polit*cal practices in a miso*ynic way. At first, lo*e w*s explored as *nalienating </line>
<line> fictio* and a regula*ing device in s*rvice of the St*te. Then, it was recog**zed in which w*ys </line>
</par>
<par>
<line> performat*ve and pedagogical pr*c*ices </line>
<line> a*e *ensioned in the narra*ive and ho* these forces </line>
</par>
<par>
<line> infl*enc* T**orese woman\s li*e. The n*tions rel*ted to q*estions of gender and o*he* p*st- </line>
<line> c*lonial pr*sms from Doris So*me*, Edwa*d Said, Homi K. *ha*ha an* Jane Tut*ki*n were </line>
<line> appropri**ed to inv**tigate the cho*e* themes. </line>
<line> Key*ord*: Ti**rese Woman. Quest*o*s of Gender. Post-Colonial*sm. Luís Card*so. East- </line>
<line> Timor. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esina PI, v. 1*, n. 5, *rt. 6, *. 106-12*, set./out. 2019 </line>
<line> w*w4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. *ouza, *. Co*te </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> 1 À GUISA DE *NTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> Na*c*do em Cailac*, u* vi*a*ejo n* interior *o Timor Le*te, o esc*itor Luís *ardoso </line>
<line> de Noronha, a par*ir de seu op*s magna R*quiem para o Navegador **litário, - e ún*co livro </line>
<line> *ublicado ainda hoje no Brasil - torna-*e uma figur* centr** en*re os intelect*ais ori***os da </line>
<line> g*ma terri*orial que fora col*nia p*r*uguesa. *m*or* o au*or te*h* desenvolvido e concluído </line>
<line> seus e*tudos em Portu**l, o foco e a preocu*ação de sua m*ter*alida** l*terária re*orna a seu </line>
</par>
<par>
<line> *ugar de </line>
<line> nascime*to, * Timor Leste. Ainda que cont* a hi*tória d*s </line>
<line> crenças da* tradições * </line>
</par>
<par>
<line> *imoren*es, Cardo*o vai m*is longe ao desnudar as estraté*ias de **ploração e a *erver*a </line>
</par>
<par>
<line> ***c*o*alid*d* colon*al, ademais d*s má*ul** </line>
<line> traumátic*s que seu país sofrera </line>
<line> com as </line>
</par>
<par>
<line> inv*sõ*s e *pressões por um processo mon*lítico refe*ente à colonização. Re*s*lt*, sob*etudo, </line>
</par>
<par>
<line> em su*s p*odu*õ** as questões cu*t*rais e identitárias *ue interpelam o suje*to *i*orense </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> rev*lia de seu* *es*j*s. </line>
</par>
<par>
<line> De modo a d*m*rcar a subjetivid*de t*****nse, Car*oso sublinha os fatore* </line>
<line> geográficos, políticos e históricos e* *ua narrati**, c*m excer*os de fan*as*a e r*a**dade </line>
<line> c*í*ica, per**nentes à re*resentação das ident*dades cole**va* d* paí* recém liberto dos *rilhões </line>
<line> c*loni*is. Mesmo no e**lio, Cardoso *nvolveu-se c*m política* que *e o*u*ha* à ocupação </line>
<line> do Ti**r, *uando foi repr*s**tante d* Cons*lho *aciona* de Re**s*ência Maub**e, </line>
<line> trab**hando, também, como pr*fessor *e p*rtuguês p*ra timorenses e* diáspora. S*u diploma </line>
<line> de *i*vi*ult*rista ca*sa, ai*da hoje, algum** p**êmicas *or conta de sua fal*a de co*exã* com </line>
<line> a escri*a, cont*d*, o p**curs* de sua vida profissio*al é *evelador de su* i*ent*fica**o com </line>
<line> quest*es de m**raçã*; * a intrín*e*a r*l*ção biográfica expõ* sua proximidade **m * diás*or* </line>
<line> e co* os *ujeitos que *el* se *ovime*tam. </line>
</par>
<par>
<line> ** *asso que *esenvolve *eus *studos </line>
<line> em Portugal, no momento da invasão </line>
</par>
<par>
<line> indon*sia, e* </line>
<line> 1975, o autor ficou </line>
<line> exilado de *ua terra natal por qua*e 30 anos, produzindo, </line>
</par>
<par>
<line> d*sse modo, *ma literatura adv*nd* *e um ent*e-*spaço. *omo ens*na Said </line>
<line> O *ro*l*m* é que, *ara a mai*ria *o* exil*dos, a dificuldad* reside, não só n* fato </line>
<line> ** sere* *o*çad** a viver *o*ge de ca*a, mas antes, e tend* em *ont* o m*ndo d* </line>
<line> ho*e, em viver com inúmeras evocaçõe* de q** e*tão no exílio, de *u* as suas ca**s </line>
<line> não estão, na rea*idade, tão di*tantes, e de que o **áfego h*bi*u*l do d*a a dia n* vi*a </line>
<line> *ontemp*rânea os mantêm em *ontato **rmanen**, embo*a totaliza*t* e vazio, c*m </line>
<line> o local an*igo, assim *en*o, o exilad* existe n*m est*d* i*termédi*, nem </line>
<line> comple*amen*e integrado do novo lugar, nem t*talmente li*er*o do *nti*o, rodeado </line>
</par>
<par>
<line> *e semi*nvol*imentos e semidistanciamentos, no*t*lgico sentim*ntalista, por um e </line>
<line> *ado, im**ador *ompetente ou pr*scr*to em s**redo, por outro. (SAI*, 199*, p. 52). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina, v. *6, n. 5, art. 6, p. 1*6-120, set./out. 20*9 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/*e**sta </line>
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<line> Amor, *to Pedagógico e Pe*formance: A *ulhe* Ti*ore*se em Requiem *ara * *ave*ador Solitário </line>
<line> *09 </line>
</par>
<par>
<line> A afi*maçã* de Sai* é **gnificante para que se pense o semienvolvi*ento e o </line>
<line> se*idistan*iame*to de Luís *a*dos*. Por um lad*, escrev*nd* fora ** cen*ro, a sua escr*ta </line>
<line> so*re **mor ad*n*ra conhec*me*tos que demonstram com materialidade os efei**s *as </line>
<line> interf*r*ncia* e imposições ocide*tais na cultu*a loc*l *e se* *a*s, como a fome, a es**ss*z de </line>
<line> recur**s * as *m*rgência* soc*a*s; as *cupa*ões de te*ra; a ex*loração das riquezas *imorenses </line>
<line> com* sândalo * ópio pelo est*angeiro; a *resença *o confl**o e a morte que ro*da o *otidiano. </line>
</par>
<par>
<line> P*r outro, o projeto *iterário de </line>
<line> *ardos* *xplora com profundidade os processos de </line>
</par>
<par>
<line> subjetivação **cio-a*tro*oló*ica dos sujeitos timorenses, *omo as *renças e o saber ancião de </line>
</par>
<par>
<line> suas tradi*ões; * ge*ero*ida*e femini*a; o paradoxo entr* * aban***o e o aco*himento; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> per**tu*ção dos sonh*s intangíve*s; a rica imagina*ão formada pelo* projetos d* nave*ação e </line>
<line> a espera*ça nos inf*rtú*ios. </line>
<line> A chave d* seu fazer l*terário, dessa f*rma, não d*z re*peito apenas à proce*ência </line>
<line> d*s d**os *ísicos * vi*íveis decorr*nte* da exploração e da g**rra do povo timorens*. Su*s </line>
<line> histórias trazem, sobr*tudo, o *ujeito q*e n*o tem espaço de *st*r no mundo; a interioridade </line>
<line> viole*tada e *rag*e*tada; * *stran*e*ro *entro de sua **ópria casa ou o nativo *ue *ão pode </line>
</par>
<par>
<line> voltar seu loc*l *e origem - como coloca E**a*d *aid. A preo**pação *a narrativa a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Ca*doso foc*liza perme*bili*ade do sujeito em seus mundos temporais a </line>
<line> descontínuos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> an*crôn*cos, de </line>
<line> *n*e emerge* re*resentações de id*ntidad** fragmentadas e d* </line>
</par>
<par>
<line> s*bjeti*idades desab*tadas, sobr* isso, o*serva Ja*e Tutikian que a hi*tór*a </line>
<line> *o T*mor está lá c*l*cada, a cr*tica ao colonialismo, *obretudo à política </line>
<line> des*gr*gad*ra *a Indonési*, está lá co*ocad*, mas está, também, uma hi*tór*a mais </line>
<line> ampla, a de um m*nd* e um sujei*o n* tempo do tempo presente de*contí*uo, o </line>
<line> tempo do trânsito, do reconheci*ento das difer*n*as, *o passado e do pre*en*e, da </line>
<line> migra*ão *ós-colonial, a h*stór** d* *star no exílio, que não é sua, m*s de todos </line>
<line> exila*os. (TUTIKIAN, 2007, p.180). </line>
</par>
<par>
<line> Sabe-se qu* de*tre as in*meras narrativas que marcam a </line>
<line> id*ntidad* tim*rense </line>
</par>
<par>
<line> e**ont*am-se a oc*r*ência d* co*fli*os </line>
<line> territo*iais e b*l*co*. Ess*s conflitos rela*ionados </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ident*dade territorial estão, na *a*ori* dos cas*s, li*ados *o evento *oloniza*ó*io, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> interferência dos </line>
<line> interess*s p*l*tic*s marcados pela *egunda guerr* mu*d*al, *o </line>
<line> pe*íod* </line>
</par>
<par>
<line> *al*zarista e * ind*pendência tardia. O *rocesso de "homogeneida**" da </line>
<line> narrat*va nacional </line>
</par>
<par>
<line> ti*ore***, que cond*z a* controle e à explor*ção pos*ui </line>
<line> em sua </line>
<line> fe*ção *ite*ár*a um </line>
</par>
<par>
<line> pos*cion*mento sem </line>
<line> discern*mento temporal ou ei*o de </line>
<line> equ*líbri*; civilizações híbrid*s em </line>
</par>
<par>
<line> trânsito entre o </line>
<line> ontem, o </line>
<line> h*j e </line>
<line> e o aman*ã, revelando o trau*a e a resistên*ia c*mo </line>
</par>
<par>
<line> c*nse*uências de **rtes integran*es de </line>
<line> um processo de rest*tuição ide**itá*ia, o que f*gura, </line>
</par>
<par>
<line> histo*ic*mente, c*mo um co*tinuum da alteração *síquica do imag*nário *a **-co*ôni*. </line>
<line> Rev. F**, Teresina PI, v. 16, n. *, art. *, *. 106-120, set./out. 2019 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. Souza, D. Co*te </line>
<line> 110 </line>
</par>
<par>
<line> Em ter*os geográf*cos e históri*o*, é importa*te de**acar q*e * Timor-*este </line>
<line> representa metade *a *l** ** Timo* e que, ao largo da his*ória, um *xe*plo significativo *a </line>
<line> fis*u*a que existe entre o estar *ul*er em rel*çã* *o es*ar homem, de cada sujeito *imor*n*e, </line>
</par>
<par>
<line> é percebido no afast*mento *a mul*er da vida po*í*ic* * </line>
<line> na pr*vaç*o </line>
<line> do uso de seu próprio </line>
</par>
<par>
<line> corpo devido à cu*tura *isogênica - es*e aspe*to histórico r**eb* um tratamento *iccional na </line>
<line> obr* de Cardoso. O desenvolvimen*o de u* *lhar discriminatório sobre * f*min*no tem *nício </line>
<line> na infância até à t*rceira id*de, perpassando as á**as polític*s, econômicas, sociais e culturais. </line>
<line> O ho*em detém o poder de tomada d* decisões, podendo gover*ar desde a tribo até mes*o o </line>
<line> pos*o administra*i*o. </line>
<line> ** *ont*xto *olítico-*istórico que envolve as colônias portuguesas, a r*vo*ução dos </line>
</par>
<par>
<line> cravos, ocorri*a n* dia 25 de </line>
<line> abril de 1974, </line>
<line> pode se* *onside**** u*a data *r*nsf*rmadora </line>
</par>
<par>
<line> dess* *anorama s*cial ti*orense, *ma *ez que a mulher *anha um espaço maior e ma*s aber*o </line>
<line> e* relação à partic*pação da *i*a polí*ica e à construç*o de sua nova nação. Contudo, como </line>
</par>
<par>
<line> apont* José *anue* Leite *ieg*s e Sérgio Fa*ia, o "prob*em* da participação des*gual </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> homens mulheres n*s ce**ros e órgãos *e e </line>
<line> d*cisã* po*í*i*a te* </line>
<line> v* ndo a </line>
<line> ganhar r*levância </line>
</par>
<par>
<line> cre**ente, p*rti**larmente na* últimas d*as décadas. (VIEG*S; FARIA, </line>
<line> *001, p.1). * </line>
</par>
<par>
<line> trajetória de publicações *e **ís Cardos* possu* seu iníc*o mar*a*o pela trilogia Crônicas de </line>
<line> u*a T***essia (1997), Olhos de C*ruja, Olhos de Gato Br*v* (2001) e A ú*tima Mo*te do </line>
<line> C*r**el *antiago (*003); a ob*a Requiem Par* o Nav***dor Sol*tário (2007), O Ano em Q*e </line>
<line> Pigafe*ta Completou a C*rcum-N*v**ação (2013) e, por fi*, Para O*d* Vão os Gatos </line>
<line> Qua*do Morr*m? (2017). Ent*etanto, é a partir d* sua obra Olhos de Coruja, Olh*s de Gato </line>
<line> Bravo que Cardoso c*ncede destaque * voz fem*nina ti*ore*se. </line>
<line> Em entrevis*a, Car*o*o afirma *ue é sob a voz feminina *u* se sent* mais </line>
<line> *on*ortável em conta* a história de seu ca*to do m*ndo. E iss* fi*a evidente na obra Requ*em </line>
</par>
<par>
<line> para o *aveg*d*r Solitá*io, nar*ati*a em </line>
<line> que a vida de Catari*a *er*e de alego*ia às </line>
</par>
<par>
<line> *dvers*dades políticas, econômi*as * culturais q*e *ofre* as mulh*re* tim*renses. É na voz </line>
<line> da pr*tagonista que Tim*r será descrit* neste estilo "nav*o encalhado no *i* do mundo onde </line>
</par>
<par>
<line> na*a havia para *aze* e tudo esta*a por **zer, doce encanto dos terr*tórios </line>
<line> do a*ém-mar". </line>
</par>
<par>
<line> (**RDOS*, 2009, p.43). É </line>
<line> sobr* essa fragilid*de/invisibilidade que as narrati*as sociais </line>
</par>
<par>
<line> ofer*cem às mulheres timorenses, que Perrot, Conte e **nz a**rmam que Catarina, </line>
<line> Esco*di** no ba*co de Alain Gerbault durante a II Guerra Mundial, [...] redige seu </line>
</par>
<par>
<line> diário e s*us *u*ess*s em </line>
<line> Timor, insp*r*da por Ger*aul*, o qual escreveu também </line>
</par>
<par>
<line> L'Evangile*u Soleil, em que denuncia as des*lador*s *o*sequência* da *olonização </line>
<line> europe*a nos mares a**áticos. A*i*ada, talvez, *om ta* *erspectiva, Catarin* r*gistra </line>
<line> sua vida para denu*cia* os abusos sofridos pela na*ão ti*orense. * protag*nista, a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 5, art. 6, p. 106-120, set./out. 2019 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Amor, Ato *edagóg*co * Perfo*m**ce: * Mul*er Timorense em Requiem para o Nav*gado* Solitário </line>
<line> *11 </line>
</par>
<par>
<line> g*ta *e *ade, com seu corpo violado, e a q*em a*o*ri*m tan**s h*mens, trazend*-lhe </line>
<line> u** infini*ade de ga*os, * a imag*m desse Timor, ao qual ac*r**ram tantos de tan*as </line>
<line> n*cionalida*es e que violaram a cultur*, as *ín*uas e a população. Uma na*ão cuja </line>
<line> hi*tória aind* carece de ser reconstruída, uma *ultu*a que a*nda *arece de ser </line>
<line> v**orizada * col*cada em discur*o. (PERROT; CONTE; K*NZ 2018, p. 288). </line>
<line> É *or meio *os reves** e infortú*ios de Catarina e de o*tras *ul*e*es da *br*, que o </line>
<line> leitor prese*cia não ** a mat*rialid**e da violência c*nt*a a m*lh*r, com*, tam*ém, a* formas </line>
</par>
<par>
<line> de *isc*rsos que objet*vam *eprimir essas *oz*s e afastá-las </line>
<line> de *ecisões e *ráticas polí*i*as, </line>
</par>
<par>
<line> distancian*o-as dos centros de p*der. De*sa forma, com sup*rte de alguns recort** o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tre*hos d* *bra, objeti*ou-se *xpl*rar a r*presentaç*o do *mor * o deslocamento das </line>
<line> p*r*ona*ens, **nsoa*te *óri* Sommer, Hom* K. Bh*bha e E**ard Sa*d. </line>
<line> 2 REFERENC*AL TEÓ*ICO E *N**ISE DA OBRA </line>
<line> 2.1 A Es***tégi* do amor ou **or como est*atégia? </line>
<line> Em seu estud*, Dóris *om*e* (1994) ex*l**a a função *e alegori* baseada no </line>
</par>
<par>
<line> *odelo de Walter Benjamin. Ben*amin o*servou co** roman*es *ão construídos </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> aleg*rias *acionais. Par* el*, a alegoria é traba*hada como uma figu** de linguagem utili*ada </line>
<line> para *alar s*bre outra *oisa em um plano *e expressão não-**notativo, mas d* sent*d* *utr*, </line>
</par>
<par>
<line> c*m**ova*do a ***stência de um des*nvolvimento nacional p**alelo à </line>
<line> concate*ação de um </line>
</par>
<par>
<line> rom*nce heter*ssexua*. Nesse texto, *ommer retoma as noções de *orpos sexuai*, *e Michel </line>
</par>
<par>
<line> Foucault, e de c*rpo nacional, de Benedict *nde**on, </line>
<line> ques*ionando o poder do am*r como </line>
</par>
<par>
<line> uma narrativa </line>
<line> de p*tência persuas*va e *omogen*izadora que est* a **rviço do Est*do </line>
</par>
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<line> moderno. A autora co*oca em cheque até onde as nações não-latino-americ*n*s usam o amor </line>
</par>
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<line> com* estratégia p**a*óg*ca de **rendizagem cultural </line>
<line> *ar* moldar os costumes e a cult*ra </line>
</par>
<par>
<line> lo*al. </line>
</par>
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<line> É possíve*, por exe*p*o, que também fora da América La*in* a paixão polí*ic* </line>
<line> e*tivesse s*ndo fundamen**da no e**t*co? Teria o des*jo sexual como abreviatu*a </line>
<line> *ara * assoc**ção humana, se tornado "a explica*ão p*ra tud*", como *firma </line>
<line> **u*ault? (SOMMER, 1994, p.172). </line>
<line> Na obra Requiem p*r* o Navegad*r Soli*á*io, no iní*i* da narrat*va, Catarina *igura </line>
<line> com* uma menin* sonhadora que habita *om o* ***s e o irmã* em Batávia (at*al I*do*ésia) e </line>
<line> acredita no amo*. Carre** consigo o livro de Allan Gerb*ult e sonha um dia enamora*-*e de </line>
<line> um n*vegado* *o*i*ário. Desde a i*fância, C*tarin*, a*si* c*mo outra* *ulheres timore*se* </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 16, n. 5, art. 6, p. 106-120, *et./o*t. 2019 *w*4.f*anet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. Souza, D. Co*te </line>
<line> 112 </line>
</par>
<par>
<line> que seg**m a narr*tiva tra***ional que </line>
<line> lhe* é **pos**, é pr*parada para </line>
<line> casa*-se *om um </line>
</par>
<par>
<line> homem, d*sde que seja de *om dote. Somente com sorte, a **lher es*a*á en*am*nhada à vida </line>
<line> próspera. As imag*ns constituintes do permanecer *e *atarina n* mundo são s*gnificativas * </line>
<line> evidenciam * *star à deriva de *eu corpo feminin* no *mbit* familiar. Ela é um ser estendid* </line>
<line> a* assédio, um corpo à deriva. </line>
<line> O primeiro ga*o trou*e-me o estrange*r* *ue julguei ser * me* prínc**e *ncantado - </line>
<line> *odas son*amos que os *ossos p**nci*e* encantados v*m de *ui*o longe. Foi esse o </line>
<line> en**do que os meus pais, *omerciantes de B*távia, me fize*am acre*it*r e com que </line>
<line> te*eram *inha vida. O fato d* me *repararem para fazer alguém *eliz ar*epiava-me, </line>
</par>
<par>
<line> dado que a felicidade é uma procura c*ns*an*e, como quando alguém me diz </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> nada é defini*ivo. (CARDOS*, 2007, p.1*). </line>
</par>
<par>
<line> *través da problematizaçã* do </line>
<line> *ermo de alegor*a, *óris *is*ute como t*xtos de </line>
</par>
<par>
<line> *spaços pós-in*e*endentes **erce* uma relaçã* interliga*a, *ão par*lel*, como supunha e </line>
<line> Wa*ter Benjam*n, entre o ero*ism* e a política. Diz ela que </line>
<line> Tramas de amor e tr*mas *olíticas estão o tempo todo se sobrepondo. Em *ugar do </line>
<line> pa*a*elismo m*t*fórico e*tre, por exemp*o, paixão e p**riotism*, q*e os l*itores </line>
<line> prova*elmente espe*am da ale*oria, vamos ver aqui uma asso*iação metonímica </line>
<line> *ntr* am*r romântico, que prec*sa das b*nç*os *o E*tado, e legitimidade polític*, </line>
<line> q*e p*ecisa se* fundada no amor. (SOMMER, *994, *. 59-6*). </line>
</par>
<par>
<line> A *bra possui, de *or*a geral, u* caráte* *e denúnc*a *as </line>
<line> forças co*oniais e das </line>
</par>
<par>
<line> narrativ** homogeneiz*ntes na cultur* não-oc*den*al local, uma vez que o roman*e *e e </line>
</par>
<par>
<line> Cat*rin* desconstrói h*stó*ia de amor a </line>
<line> tr*zida p**as n*r***ivas *anô*i*as. O a*or como </line>
</par>
<par>
<line> propósito *e vida *ão culmina em um final feliz, como, na maioria d*s vez*s, a*resentam os </line>
<line> con*os de fa*a. Essas *ist*ri*s que compõem o imagi*ário d* Catarina paralisam-na como </line>
<line> sujeito pol*tico, tornando-a cativa e passiv* em re**ção às agressões e às verdades d*quele </line>
<line> mundo misógino e cruel. </line>
<line> Lamentei que a minha pr*ceptora não me *ivess* dit* que o* *on*os d* *adas só </line>
</par>
<par>
<line> e*istem nos </line>
<line> *ivros. [...] no momento em que precisava </line>
<line> do conforto da minha mãe, </line>
</par>
<par>
<line> *stava só e ent**gue a *im mesma. Pior d* que tudo isso, fora atirada para bo*a do </line>
<line> cr**odilo pelo *eu pr*prio p**. Por f*m, recuperei a lucid*z, a melhor her*nça que </line>
<line> os meus pais me deixou. (C***OSO, 2009, p.52-**). </line>
<line> Ao largo da malha diegétic*, C*tarin* precisa *ut*r para que consiga se des*encilhar </line>
<line> dessas histórias que te*eram seu i*agin**io e que a estabi*izaram no espaço social como um </line>
</par>
<par>
<line> c*rpo femini*o sem outra função, s*lvo a da ocupaçã* do **cus doméstico. *ara poder </line>
<line> da r </line>
</par>
<par>
<line> conta do* negóc*os e c*idar d*s gatos e de Esmeralda, me*i*a de grande generosid*de e filha </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 5, a*t. 6, p. 106-120, s*t./out. 20*9 www4.fsanet.com.br/r*vi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Amor, Ato *ed*gógico e Pe*forma*ce: A Mulher Timorense em Re*u*em *ara o N*ve*ador Solitá*io </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<line> de Alberto (s** noi*o) </line>
<line> *om Madalen*, e, so*retudo, de su* sobrevivência, perso*age* a </line>
</par>
<par>
<line> empreende u*a marc*a *e resistência ao que é *atu*almente aceito e atribuído à m*lher </line>
<line> *aq*ele espa*o colonial. A *deia do amor na *br* de C*rdoso não e*er*e *ma re*ação direta </line>
</par>
<par>
<line> com o </line>
<line> desenvolvi*en*o na*iona*, m*s traba*ha a </line>
<line> serviço *e interes*es do Est*d*. O desejo </line>
</par>
<par>
<line> pe** amor expresso *or Catarina e a idei* de que a fel*cid**e estaria relacionada ao *asament* </line>
</par>
<par>
<line> *om um nave*a*or *olitár*o *stã* </line>
<line> ligados uma for*a a </line>
<line> pedagógica, que oprime e afasta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mul*er d*s práticas políticas e ** *eal*dade *o cotidiano. </line>
</par>
<par>
<line> Nos *s*ud*s de Homi K. Bhabha </line>
<line> constituintes d\O Local da Cu*t*ra, existem duas </line>
</par>
<par>
<line> noções impo*tantes que p*dem s*r ap*opriadas de modo a enfati*ar a ex*stên*ia </line>
<line> de for*as </line>
</par>
<par>
<line> reg*larizador*s do **mpo, d* espaço * d*s n*r*ativa* liga*as à n*ção. Em espaços híbrido*, *e </line>
</par>
<par>
<line> conf*g*rações cultu*ais dial*ticas e </line>
<line> ambi*alentes, é c*mum pensar </line>
<line> questões relac*onadas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> for*ação da i*entid*de *ultural i*dividuais e col*tivas. "O sujeito do dis*urso *ultura*, </line>
</par>
<par>
<line> agência de um po*o, se </line>
<line> encontra cingido na a*bivalê**ia di*cur*iva que emerge da **sputa </line>
</par>
<par>
<line> pela autoridade narrati*a </line>
<line> entr* p*dagógico e o performáti**." (BHABHA, o </line>
<line> 1998, </line>
<line> *.210). </line>
</par>
<par>
<line> Para tanto, faz-se importante sublinhar *s componen**s performátic*s e **dagógicos que </line>
<line> co*põem as narrat*v*s t*nt* *o s*jeit* his*óri*o indiv*dual **anto da na*ã*. At*ntando-se às </line>
<line> qu*st*es q*e têm o objeti*o de regular e moldar a plu*alidade na c*nform*dade de uma n*ç*o </line>
<line> unifi*ada, pode-se pensar *o *ovimento dessas ide*t*dades, à *edida que *stão de ac*rdo o* </line>
</par>
<par>
<line> *ão c*m u*a </line>
<line> id*i* *elacionada aos in*eresses do Estado. *or um lado, o au*or apon*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> compone**e pedagógico como uma forç* narr*tiva *ue for*ata o* atos e artefatos cu*t*rais, </line>
<line> de acord* *om uma idei* be*-sucedida a qu* ele *e*omi** como "T*dos Em Um". Por </line>
</par>
<par>
<line> outro, componente o </line>
<line> p*rformático, </line>
<line> p*ra Bha*h*, é </line>
<line> *ma força de expr*ssã* </line>
<line> *u m*rca </line>
<line> que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> realizada por uma ident*dade que pode ser *onsiderada um d**vio do *adrão do des*ja*o para </line>
<line> a identi*ade n*cional, *omo aponta o auto*. </line>
<line> O p*dagógico fund* sua a**ori*ade narr*tiva em um* trad**ão d* povo como um </line>
<line> mov*mento a ser des**nado por si *róprio. O performativo lança u*a somb*a e*tre </line>
</par>
<par>
<line> p*vo </line>
<line> como </line>
<line> uma *mag*m de sua sign*ficação com* signo diferencia*or do Eu, </line>
</par>
<par>
<line> d*stint* do **tro [...] O performati*o i**rodu* a temporalida** do entre-luga*. A </line>
<line> fronteira que assin*la a in*ividual*dade da naçã* interrom*e o tempo a*togerador d* </line>
<line> prod*çã* naci*nal e de*est**ili*a * si*nificado *o po*o como homogê*eo. </line>
<line> (BHABHA, 1998, p.209). </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de ser ambient*da no *spaço do imaginário </line>
<line> oriental, * cri***o de Catarina </line>
</par>
<par>
<line> *ora projetada em uma tessitura ambivalente. Por um lado, a imp*rtância do i*vest*ment* e* </line>
<line> um* educação euro*eia, para qu* fosse **nside*ada um* exce*ente carta de apresentaçã* para </line>
</par>
<par>
<line> * outra cu**ura; por outro lado, as l*mbra*ças da </line>
<line> sabe*or*a de sua mãe desvalori*adas </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resi*a PI, v. 16, n. 5, art. 6, p. 10*-1*0, set./out. 2019 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Souza, D. Conte </line>
<line> **4 </line>
</par>
<par>
<line> tempo presente em prol da **ali*ação do son*o e d* casamen*o. Este pens*mento duplo qu* </line>
<line> e*tá debr*ça*o na estrutura *o im*gi*á*io *a coletivi*ade é apre*en*ado *a obra *e C*r*oso, </line>
<line> de forma que o componente pedagóg*co ** evi*e*cia sobreposto e* relação a* ato </line>
</par>
<par>
<line> per*ormático, de modo que a mulher continue frequ*ntando estáveis pa*éis tradicionais </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> afastada d* v*da p*l*tica do local, po* *ons*qu*nci*, distante das *sfe*as do po**r. A voz d* </line>
<line> *a*arina acentua essa esquizofrenia cultural. </line>
<line> Os meus p**s esmerara*-se em *ormar-m* com uma educaç*o europei* [...] Sa*er </line>
<line> l**guas est*angeira*, *er os clássicos, tocar piano e *dmirar Debussy, um *ortido de </line>
<line> extravagâ*cia* p*ra ornam*ntar uma excelente carta de ap**s*ntaçã*. No fi* *eria a </line>
<line> per*eita *nião entre duas ***tu*as. A asi*ti*a repr*sentada pela m*nha p**e de seda, </line>
<line> *s olhos rasgad*s, os **bel*s *ret*s e a minha postura como uma deusa o* a de *ma </line>
</par>
<par>
<line> *at*, e a euro**i* *n*endida na forma s*dutora como poet*s, ***t*r*s, e músi*os </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rep*esentam, uma bailar*na dançando a* sa*or da cadência das palavras suss*rradas. </line>
<line> (CARDOSO, 2009, *.16-17). </line>
<line> Contudo es*a *en*ão do compone*te pedagógico enc*ntra-se, por v*zes, te*sionada </line>
<line> p**a lucidez e per*o*mati*ida*e da person**e* na obra. Quan*o se mostra *nco*f*rm*da com </line>
<line> sua **tuação, *eja por c*us* de injustiça, *iolênci* ou c*rru*ção, a pro*agonista enfrenta as </line>
<line> est*atégias pe*agógicas, afi* de *arcar s*a identidade c*nform* os des*jo* de *ua </line>
</par>
<par>
<line> sub*etivida**, destaca*do, dessa for*a, sua </line>
<line> individualidade n* co*dição de *ujeit*. Ao e </line>
</par>
<par>
<line> de*emb*rcar em Dí*i, Ca*arina se vê *ozi*ha em *m* cas* c** ga*os de*c**re q*e e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reali**de *ão é exatamente como *e* pai e sua **ucaçã* europ**a haviam desenhado. A* </line>
<line> visitar o H*tel Salaza*, através de uma c*nve**a com o português deportado Rodolfo *ar**es </line>
</par>
<par>
<line> da Costa, Cata*ina de*cobre qu*m é Alberto S*cramento. Além </line>
<line> do negócio ** c*fé servir </line>
</par>
<par>
<line> *omo cobertur* para transaçã* de ópi*, seu esposo, na verdad*, vive so*h* de t*r uma o </line>
<line> armada para coman*ar. A*ós es*e desvel* se dá * ree*cena*ento. Um exemplo d*ste </line>
</par>
<par>
<line> movimento *erfo*mático é o ree*c*ntr* de Catarina </line>
<line> c*m A*berto Sacramen*o em Dí**, e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *omento em que ela o q*estiona a respeit* de su* hier*rquia e cargo de poder e* Díli. </line>
<line> *erguntou-me acerca da m*nha chegada, ao qu* r*spondi apo*tan*o para *aía *nde </line>
<line> esta*a ancorad* um cargueiro hola*dês. </line>
<line> - Como capitão do port* devi* saber da chegada *e navios. </line>
</par>
<par>
<line> Uma </line>
<line> observa*ão que tocou *o *undo </line>
<line> de *ua ho*ra. Alber*o Sacr*mento Montei*o </line>
</par>
<par>
<line> nunca *e confor*ou com a forçada di*pens* dos se*s serviços em alt*-mar e, pelos </line>
<line> vis**s, também se desfiz*ra das suas obrigações *m ter*a. </line>
<line> Nã* parecia ter gostado, pela máscara desenhada no seu rosto que eu tiv*sse dit* o </line>
<line> que dis*e *aquela forma irônica, co*o s* o quise*se humi*har. Nã* e*tava di**osto a </line>
<line> engoli* ironias d* u*a boneca *e seda, que para *le devia ter continuad* *a p*se *e </line>
<line> estátua de Bu** ou de gata, muda * serena *omo *odos os *euses orientais, cheios d* </line>
<line> enf*ites, *e *umos * d* ar*mas, um consolo p*ra os sentidos. </line>
<line> - Nunca devi** te* vindo. (CAR*OSO, 20*9, p.4*). </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 16, n. *, art. 6, p. 1*6-12*, set./o*t. 2019 www4.f*an*t.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Amor, At* Pedagóg*co e Pe*for*ance: A Mulhe* Tim*rens* e* Requiem para o Navegador Solit*rio </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> O fato de sua mã* ter *ido um casamen*o bem-sucedido com seu pai n*o r*gistrava </line>
<line> de alguma fo*ma a felicidade e a s*bjetividade ativ* d* sua mãe em rel*çã* às pedagogia* </line>
</par>
<par>
<line> vi*entes. O disce*n*me*to i*c**sc*ente de *atar*na materializa-se em </line>
<line> um nível </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> fi*cionalid*de *uperior, através do ***g**e de a*g*mas mem*ri*s. A voz *ater*a, em suas </line>
<line> lemb**nç*s, r**el* não só a perfo*mati*id*de da C*tarina em relação às *olíticas *pressoras e </line>
</par>
<par>
<line> co*ruptivas </line>
<line> do local, *omo tamb*m um* est*atégia para produção da espiritualid*de para </line>
</par>
<par>
<line> enfrentar a realidade de *iolê*c*a e injustiç* </line>
<line> do sist*ma vig*nte. A *rença, ness** ditados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> vozes passa*as, tenciona, de*sa forma, *s pedagogias de mis*ginia do local, caracterizan*o, </line>
</par>
<par>
<line> então, u* a*o *erformati*o de *atar*na além de ma*car um con*e*imento </line>
<line> profundo </line>
</par>
<par>
<line> i*dividual. </line>
</par>
<par>
<line> Apr*ndi co* minha mãe a doma* meus f*nt*s*as. *emb**i-** duma </line>
<line> recomenda*ão. </line>
<line> -Se não tens to*os os me*os para l*t** contra um dragão, não o enf*entes. Procura </line>
<line> antes dot*r-te co* os *eios necessários. (...) </line>
<line> Eu tinha consciência de que eram apenas *a*avras com* tan*as o*tras r*p*ti*as pelo* </line>
<line> devotos nos cantos, salm*s e o*açõe*, *as naquele *omen*o, er* um c*nforto </line>
</par>
<par>
<line> lembra*-me delas. Ensinaram-*e *ue as </line>
<line> palavras curam tanto c*mo os remédi*s. </line>
</par>
<par>
<line> (CARDOS*, 2**9, p.54). </line>
</par>
<par>
<line> A*esar </line>
<line> *esse jogo de tensõe* entr* *s forças ***agógicas e p*rfo*mativas, Cat*rina </line>
</par>
<par>
<line> vence de certa *orma as fantasias e jogos *o sistema. Após ter t*r*inado com a possibilidad* </line>
</par>
<par>
<line> de ir embora com * navi* o di*heiro q*e lhe restara. Ca*arina decide ficar em Díli ** e </line>
<line> *s*e*ança de recu*erar * **lho, D*ogo, que f*ra rapt*do, col*cand*-se, ma*s *ma v*z, co*o </line>
<line> uma mulher timorense, acima das na**ativas opressoras que es**o condicionadas à economia </line>
<line> espoliativa e à política corru*t*va d*s identidades locais. </line>
<line> Lembrei-*he que o vele*ro do *avega*or **ancês e*tava à su* dis*osi*ão. Eu já tin*a </line>
<line> r*alizado a minh* *olitária trave*sia durante a guerra. Registrei t*do no meu l*vro de </line>
<line> bordo. Tencionav* fica* e* **rra. Com o petromax n* mão, desc* para o bo*e </line>
<line> -Vai se en*re*ar a Lava*inho? </line>
<line> *epreendia-me po* esta decisão que o colhe* de sur*resa. </line>
<line> Nã* es*er*va ist* de mi* depoi* de tudo aquilo qu* me acontec*r*. Cesar Semedo </line>
<line> não sa**a que as guerras podem matar tudo, meno* * esp*rança de um* mã* *m ter </line>
<line> de volta * seu fil**. Havia uma voz que ecoava de*t** de mim, a vo* doce de Di*go. </line>
<line> -Estou aq*i, *ãe, estou aqui </line>
<line> Um grito de socorro, um ped*do de ajuda, como se ele fos*e um n*ufrago </line>
<line> E** * voz d* Diogo lá das montanhas de Man*mera, q*e me pedia para não me ir </line>
<line> embora. (CARDO*O, 2009, p.302). </line>
<line> O romance r*toma, ass**, parte da história do *imor por me*o d* uma narrativa rápida </line>
<line> e escapante, que, m*i* *o que diz*r a narr*t**a do *aís, dissim*la pe*as dobras da língua e da </line>
</par>
<par>
<line> histó*ia. Narra *em **ix*r </line>
<line> clar*, narra talvez mais para provo*ar do que pa** pr*cisar, </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina P*, v. 16, n. 5, *rt. *, p. 106-120, s*t./*ut. 2019 </line>
<line> ww*4.*s*net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. Souza, D. Conte </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> ins*aurando um contradiscu*so, "*ma descons**u*ão. T**v*z par* dar *onta d* q*e a memória </line>
<line> é uma constr*ção também *ugi*i* e impreci*a, ent*emeada pela *iccional*zação própr*a d* </line>
<line> memorialista, uma quase-his*ória" (PER**T; CONTE; KUNZ, 20*8, * 288). </line>
<line> 3 RESULTADOS E DISC*SSÕES </line>
<line> Em **quiem para o Nav*gador Solitário, o Timor-Leste é apr*sentado c*mo um </line>
</par>
<par>
<line> p**aço de te*ra sob o *omín*o ** estrangeiros e à *ercê *as e*ite* </line>
<line> locais. Assi* c*m* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> territorialidad* que se**e *e cenário, as mulheres aparecem </line>
<line> dominadas, abandona*as ou </line>
</par>
<par>
<line> presa* a id*ias de grandes h*s*óri** de *m*r, o que *ão condiz com a realidade. A* longo da </line>
</par>
<par>
<line> narrativa, para sobrev*ver ao* reveses d* v**a *im*r*n*e, precocemente, Catarin* </line>
<line> *orn*-se </line>
</par>
<par>
<line> mul*er. Deixa*do para trá* seus so*hos, ed*ficados sobre *arrativas europeias, rel*cionado* à </line>
<line> busc* do amor, de fato, e à c*ncatenação d* um gra*d* roman*e. </line>
</par>
<par>
<line> At***és do estudo </line>
<line> de *ommer, pode-s* perceber q*e o </line>
<line> amor, além de regul*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> imagi*ário fem*nino em prol do afa*tamento </line>
<line> da mulher dos ce*tro* </line>
<line> decisórios d* pode*; é </line>
</par>
<par>
<line> causado* de *ra*de* tragédias e violências con*ra a mul*er. O amor é u* artefat* ideológico * </line>
</par>
<par>
<line> cultural, re*ulado pelos interesse* do Estado colon*al po*tuguês, que *lém de nutrir </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> esque*imen*o do espaço ** confl*to e </line>
<line> guerra, *esenha o *mo* *omo uma *spécie </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> escravid*o e dependência ** mulher, esterilizan** a esperança de um devir constitu*dor d* um </line>
<line> corp* livre. De*abitad*s d* *m pres*nte, tornam-se *a*iv*s e **ssivas em frente às na*ra*ivas </line>
</par>
<par>
<line> tot*litária*. Nos termo* </line>
<line> de Sommer, *s artefatos culturais, como o matrimônio e * ideolog** </line>
</par>
<par>
<line> do amor trabalham *om* dispositi*os e agen*es de co*trol* para que os espa*os d* *onfl*tos </line>
<line> *ol*tico* * as guerras sejam apaz**uados e o povo, dessa for*a, seja uni*icad* (*ssim *omo, </line>
<line> ale**ric*mente, funcionam os matrim**ios). Luís Cardoso *amb*m ex*lor* o uso da alegoria, </line>
</par>
<par>
<line> desenhando </line>
<line> um conj*nto de imag**s referente* ao cor** fe*in*** que caminh* par* uma </line>
</par>
<par>
<line> mesma signific*ç*o. Pode-se sublinhar s** tra*alho **terár*o árduo, *o* exemplo, na </line>
<line> construção da im**em d* abandono e generosidade, caracter**ti*as *a traj*tóri* e *ro**gonista </line>
</par>
<par>
<line> C*ta*ina, *om a in*im*dade hist*r*ca </line>
<line> do T*mor-L*ste que passa p**o process* </line>
<line> de explora*ão </line>
</par>
<par>
<line> colonia* e é tratado co*o se fos*e restos </line>
<line> de alg*m "r*sto" *eixado para trás. Díli, n* obra, </line>
</par>
<par>
<line> nada ma** era do que um lu*** de esquecimento, de *igraçõe*, conflitos e re**gio cujas *u*s </line>
<line> *n*cas uti*i*ades se*i*m serv*r de e*ploração à colôni* e re**gio ao* marinheiros *ecém- </line>
</par>
<par>
<line> chegados. A primeira impr*ssão de Catarina, </line>
<line> no Hote* Sa*azar, de certa forma, d*reciona </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *om da **rrativa e afi*ma a hibri*ez d* territ*rio timorens*. </line>
<line> Rev. *SA, Te**s*na, v. 16, n. 5, *rt. 6, *. 106-1*0, set./out. 2019 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Amor, *to P*dagó*ico e Pe*formance: A Mulh*r Timoren*e em Re*uiem para o *avegador S**it*r*o </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> *al confus*o *e lí*guas *arecia s*r *ma peq*ena *mostra do que seria uma *abel ou </line>
<line> t*lvez um bordel, como *ntros esc*r*s dos portos de um* *ran*e me*rópole ond* se </line>
<line> c*uzam m*rinheiros prove*ientes de vários continentes. M*s, o fato de acontec*r </line>
</par>
<par>
<line> numa pequena cidade do </line>
<line> fim do mundo, um lugar de ge*te co*denada * morrer de </line>
</par>
<par>
<line> téd*o o* de uma doença invul*ar, que *rovoca a morte lenta, ca**ou-me </line>
<line> *lguma </line>
</par>
<par>
<line> estranhe*a. (CARDOSO, 2009, *.2*). </line>
</par>
<par>
<line> Em term*s alegóricos, assi* con*titui-se também a i*entida*e </line>
<line> não só de Catarina, </line>
</par>
<par>
<line> como traços da v*da de uma típi** *ulher tim*ren*e, à mercê </line>
<line> da s*rte do encontro de um </line>
</par>
<par>
<line> *r**de amor *etent** de bons n*gócios e f*rtun*. *sse *escaso, su*er**o por Cardoso, dos </line>
<line> pode*es fr*nte a questões de gêne*o e à part*cipaçã* da m*lher na política em c**go* de poder, </line>
<line> ainda parece ser um dos grandes desafios da sociedade ti*orense. Apesar *e a ficção </line>
<line> preencher co* vazio e tri*teza a represen*açã* id*ntitária de *atarina, que agiu e sobreviveu a </line>
<line> um sistema de ex*loração, violência e desigualdade, **mbém traz ao le**or u* *lt* grau de </line>
<line> *eflexividade em *el*ção à* *ue*tões de gên*ro. A part** da le*tur* d* L*ís C*rd*so pas*a-s* a </line>
<line> *uesti*nar até que ponto, no contemporâne*, a mulher est* inseri*a em um espaç* destituí*o </line>
<line> de desigualdade, injustiça * pr*conceito. É o am*r um *íve* d* fi**ão super*do *u extingu*do </line>
</par>
<par>
<line> nas s*ciedade* pós-coloniai*? O que sig*ifica a a*s*ncia das mulh*res em </line>
<line> altos car*os de </line>
</par>
<par>
<line> p**er? </line>
</par>
<par>
<line> Em seu es*udo int*tulado A Participação das *u*h*res Tim*renses Na *ida Política </line>
<line> Depoi* *a I*depen*ên*i* (2002-2005), Vicent* da *ilva A**eida *eg*stra qu* </line>
<line> Depois da in*epe**ência, proclamada *m 2002, as mulh*res q*ise**m continuar * </line>
</par>
<par>
<line> dar as su*s *on*ribuiçõ*s p*r* a const*ução </line>
<line> da n*ção. No e*tan*o, apesa* de a </line>
</par>
<par>
<line> constituição da República De*ocr*tica de Tim*r-Les*e, n*s *eus art*g*s 1* e 17, </line>
</par>
<par>
<line> a*segur*r a participação das mulheres na vida </line>
<line> política, a nossa inves*i*ação </line>
</par>
<par>
<line> d*monstra *ue, na realid*de, elas a*nda são marginalizadas. Há um g**nde </line>
<line> des*quilíb*io na prese*** d* mulher*s e homens qu*r no po*er local, desde * aldeia </line>
<line> at* ao município, quer no p*der centr*l, *o nível do governo e do par*amento </line>
</par>
<par>
<line> nac*onal. * cultura patriarcal enra*zada *a so*ie*ade timorense </line>
<line> promove </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> submissão das mul*eres aos **me*s, sendo ainda hoj* basta*te difícil *riar </line>
</par>
<par>
<line> c*n*ições para elas </line>
<line> ter*m </line>
<line> ple*o acesso *o esp*ço p*blico. (SILVA AL**IDA, </line>
</par>
<par>
<line> *01*, p.93). </line>
</par>
<par>
<line> *s pala*ras d* Al*eid* leva* à importância de Bhab** na articulação das </line>
<line> re*resen*açõe* temporais. ** ideias d* aut*r **dian* são impre*c*n**veis p*ra os **tud*s da </line>
<line> *ultura, uma vez qu* estabele*em um ca*i*ho para * cri*ção de es*r*tégias cont** </line>
</par>
<par>
<line> determin*d*s f*rma* de </line>
<line> narrativas totalitárias *u* te*de* a cons*ruir o im*gin*rio social do </line>
</par>
<par>
<line> pov*-nação. Es*e método </line>
<line> *e análise é ne*essá*io, *ma vez que se obje*iva compreender </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **nci*namento de identidades cul*ur**s em u* espaço de relações de ide*tid**es híbridas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ambi*alentes. Tais pre*supostos torn*m-se crucia*s, por e*emplo, ** processo *e análise de </line>
<line> Rev. *SA, T*resina PI, *. 16, n. *, *rt. 6, *. *06-120, set./out. 2019 *ww4.fsa*et.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. S*u*a, D. Cont* </line>
<line> *** </line>
</par>
<par>
<line> uma cultura qu* é transp*anta*a * um novo **rritó*io de cul*ura distinta. Pode-se, a partir deste </line>
</par>
<par>
<line> ponto, a*aliar a *erf*rm**i*idade das identida*e* </line>
<line> coletivas, a constituição de ambas </line>
</par>
<par>
<line> subjetividades e a relação entre a i*eolo*i* e *s conce**o* de nação - *ov*me*t*n*o </line>
</par>
<par>
<line> circular*ente então a análise dos discursos no texto em uma *elação *o* a geografia, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> migração e * cultura nos d*scu**o* do tempo pr*sen*e. </line>
</par>
<par>
<line> Catarina, po* *sse o*h*r, é um sujeito pro**t* d* uma c*ltura híbrida. À pa*te dis*o, é </line>
</par>
<par>
<line> também a fi*ura *a mulher *imoren*e </line>
<line> que preci*a usar s*u conhec*mento e lucidez para </line>
</par>
<par>
<line> sobreviv*r a um *istema de vid* c**onial *isógino, o qual ap*isiona e subm*te o feminino ao </line>
<line> deleite d*s in*eresses polític*s, ec*nô*icos e se*uais do sujeito *olonizad*r. A *aio* luta da </line>
<line> pe*so*ag*m é, sobretudo, o ato de nã* se d*ixar *nular o* o*rimir pela violência do ho*em e </line>
<line> a pol*ti*a mis*g*na. </line>
<line> As noções de a*o perform*tivo e ato peda*ógic*, apropriadas de Bhab*a, servem, de </line>
<line> cer*a forma, para *onfirm*r a tensão dos mov*mentos *e ide*tidade n* es*aço t*morense </line>
</par>
<par>
<line> prop***o na ficção d* Cardo*o, </line>
<line> obra q*e tem como e*paço cênico o Timor-L*ste. A* </line>
</par>
<par>
<line> peda**gias </line>
<line> que c*rcul*m em Díli, afastam-na das p*áti*as políti*a* e cara*ter*z*m-n* como </line>
</par>
<par>
<line> s*jeito ocupante d* u* espaço marginal e *nferi*r ao estar masculino. </line>
<line> Con*udo, *s raízes </line>
</par>
<par>
<line> e*pirit*ais e os *nsinament*s materno* carregad*s pela indivi*ualidade de Catarina provo*am </line>
<line> mudan*as *onstantes na* tomadas de dec*sões e na materialidade política, econômica e so*ial </line>
</par>
<par>
<line> do espaço. Esse fato </line>
<line> tor*a a narrativa distinta, ca*acterizada por uma fuga d* </line>
<line> clichê </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> nar*a*ivas femini*t** de empoderamento, as q*ais apre*entam a mulher em *m *ená**o de </line>
<line> suce*so, p*rém não c*ncedem a elas qualq*er escolha de*tr* das **áti*a* d* m***nça social. </line>
<line> 4 C**SIDER*Ç*ES FINAIS </line>
<line> De mo*o geral, *a obr* Requiem pa*a *m N**e*ador Soli*ário, o aut*r *u*s Car*oso </line>
</par>
<par>
<line> r*ve*a cica*rizes </line>
<line> e*palh**as p*lo Timor, marcadas **l* ex**oração e adm*ni*tra**o d* </line>
</par>
<par>
<line> *ortugal, as inva*ões da Indoné*i* e a* guer*as *ntr* Japão e Austrál*a no t*rritó*i* t*mo*ense. </line>
</par>
<par>
<line> Entret*nto, a preocupação de </line>
<line> escreve* "his*ória" da nação t*more*se está fora do projeto a </line>
</par>
<par>
<line> literár*o de Ca*doso. Ao c*nt*ário disso, sua contaçã* po*sui uma característ*ca subversiv*: </line>
</par>
<par>
<line> colocar em </line>
<line> cheque até o*de algu*a* pedagogias são polí*icas que func*o*am a s*rviço do </line>
</par>
<par>
<line> colon*zador, d* *stad* </line>
<line> e d* homogene*da*e em p*o* da d*st*uição dessas id*n*id**es </line>
</par>
<par>
<line> indiv**uai*, *ragilizadas </line>
<line> e *ominada*. Su* </line>
<line> *roduçã* busca *istur*r a realidade com as </line>
</par>
<par>
<line> referências </line>
<line> do imaginário nacional que *ra* o le***r, expl*rando as tradições * c**tume* </line>
</par>
<par>
<line> t*m*renses, *as, s*bretudo, *enunciando violência de *ê*e*o e * </line>
<line> explicita*do um espaço </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sin*, v. *6, n. 5, a*t. 6, p. 1*6-120, se*./out. 20*9 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*or, Ato P*dagó*ico e Perfo*man*e: A M*lhe* Timorense em *eq*iem *ara o Nave*ador So*it*rio </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> políti*o conquistado p*la mulher nas **timas </line>
<line> década*. Isso significa que, ao ser </line>
</par>
<par>
<line> profundamente marcada pe** história política de seu pa*s, lit*ra*ura timor*nse emerge a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*terminadas *ondições de p*odução em que as máculas dos a*usos </line>
<line> da e*pres* colonialista </line>
</par>
<par>
<line> são visí*eis e traumáti**s e por est*rem **ncadas na m**ória imagética da n*ção, têm de se* </line>
</par>
<par>
<line> reco*tada* para *ue haja uma re*s*g*ifi*açã* da consciênci* colet*va, uma </line>
<line> espé*ie de </line>
</par>
<par>
<line> negocia*ão de do*es latentes. </line>
</par>
<par>
<line> REF*RÊNCI** </line>
</par>
<par>
<line> ALMEIDA, V. S. A Participação **s M*lheres *im*rense* na Vida Política Depo*s da </line>
<line> Independência (2002-*015). *nive*sidade *e Lisboa - Faculdade de Let*as. (*i*s*rtação de </line>
<line> Mestrado). Disponível em: <<ht*p://hdl.*a*dle.net/1*451/2*695>> </line>
<line> BHABHA, H. K. Dissem*nação - O *empo, a Narrativa e as M*r*en* *a Nação M*derna. In: </line>
</par>
<par>
<line> O loc*l da </line>
<line> cultura. Trad. **riam Ávila; Eliana **u*enço de Lima </line>
<line> Reis; Gláucia Renate </line>
</par>
<par>
<line> Gonça*ves. Belo Ho*izonte: Ed. UFMG, *98-238, 1998. </line>
<line> CARD*SO, *. Requiem pa*a o naveg*dor so*itário. R*o ** Jan*iro: Língua Geral - </line>
<line> C*leç*o Ponta de Lança. **09. </line>
</par>
<par>
<line> PERROT, A. C.; CONTE, D.; KUNZ, M. </line>
<line> A. *ite***ura, hi*t*ria e catarina: a nar*ativa *o </line>
</par>
<par>
<line> desl*camento em Réquiem para o navegador solitário, de Luís Cardoso. In: Língu* & </line>
<line> *iteratura, v. 20, núm*r* 36, p. 277-291, *018. </line>
<line> SOMMER, D. Amo* e P*tri* na *mérica Lati*a: Uma espe*ulação Al*górica sob*e </line>
</par>
<par>
<line> Sex*alidade e Patri*tismo. In: Tendências e impasses - O feminismo *om* crí*ica </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> cultura. Org. *elo**a Bu*rque de Hollan*a. Rio *e Janeiro: Rocco, *994. </line>
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<line> SA*D, E. W. Cultura e imperiali**o. São *aulo: C*mpanhia d*s Let*as, 1999. </line>
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<line> *UTIKIAN, J. Mar Horizonte: **terat*ras insulares lusóf*nas. Org. *ane T*tikian, *uiz </line>
<line> Antônio Assis Brasil - Porto Al*gre: EDIPUCRS, 2007. </line>
<line> VIEG*S, J. M. *.; FARI*, S. As Mulher*s na Po*ítica. Oeiras: Celta Ed*tora, 2001. </line>
</par>
<par>
<line> Como Re**ren***r este Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> SOUZA, A. P; C*NTE, D. Amor, Ato P*dagógico e *erfo*mance: A Mulher Timo*ense em R*quiem </line>
<line> para * N*veg*dor S*litário. Rev. FSA, Te*es*na, v.16, *. 5, art. 6, p. 106-120, set./out. *019. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*si*a PI, v. 1*, n. 5, art. 6, p. 106-120, *e*./out. 20*9 </line>
<line> www4.fs*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. S*uza, D. Con** </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> *ontribuição dos Auto*es </line>
<line> A. P. Souza </line>
<line> D. Cont* </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepç** e pla*ejamen**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *nál*se e interp**tação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *) elabo*ação d* *ascunho o* na revisão cr*tica do co*teúd*. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) particip*ç*o *a apr*vaç*o da versão final do *anuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 16, n. *, art. 6, p. 106-120, set./out. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
</document>

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