<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 5, art. 6, p. 106-120, s*t./*ut. *019
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.5.*
</line>
</par><par>
<line>
Amor, Ato Pedagógico e Performan*e: * Mulher Ti*or*nse em **quiem para o Na**gador
</line>
<line>
Solit*rio
</line>
<line>
Love, Ped*gogi*a* Act and Pe*formance: The **more*e Woman in "*equ*em Par* O *avegad*r
</line>
<line>
Solitário"
</line>
</par><par>
<line>
Alisson *re*o Souza
</line>
<line>
Mestrad* ** Letras pe*a Universidade *ederal do *io Grande do *ul
</line>
<line>
Graduado em Le*ra* Português-Ingl*s pela Uni*er*idade Fe**ral do R*o G*ande
</line>
<line>
E-mail: a*i**onsouza*rof@gmail.com
</line>
<line>
Dan*e* Conte
</line>
<line>
Dou*orado em Lit*ratura Brasileir*, Por*uguesa e Luso-*fri*an* pela *niversid*de *e*eral do Ri* Gra*de do Sul
</line>
<line>
Profe*sor Adjunto da Universidade Fe*vale
</line>
<line>
E-mail: dani*l*o*t*@fe*vale.*r
</line>
</par><par>
<line>
En**reço: Alisson Pre*o *ouza
</line>
<line>
*ditor-Chef*: Dr. Tonny **r*ey de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Av. Itália, s/* - Km 8 - Ca*r*iros, Rio G**n*e - RS
</line>
<line>
*odrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
Art**o recebi*o em 14/0*/2019. Últi*a
</line>
<line>
ver*ão
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Daniel *onte
</line>
<line>
r*cebida em **/03/2019. Ap*ovado em 27/03/2*19.
</line>
</par><par>
<line>
U*i*ersidade Feevale, IC*L* - Instit*to de Ci**cias
</line>
</par><par>
<line>
H*manas, Letras e Artes. R* 239, Vi** Nova 93352000 -
</line>
<line>
Avaliado p*lo siste*a Triple Review: Desk Revi*w a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Nov* H*mburgo, RS - *rasil.
</line>
<line>
pel* Edi*o*-Che*e; e b) Double Bl*nd Review
</line>
<line>
(avaliação c*ga por doi* ava*i*dores *a área).
</line>
<line>
Revisão: Grama*ical, Norma*iv* * de Form*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*mor, At* P*dagó*ico e Performance: * Mul*er Timorense em *equiem para o Nav*g**or *olitário
</line>
<line>
*07
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A p*rti* de recortes *a obra Requ*em para o Navegador Solitári*, de *uí* Cardoso,
</line>
</par><par>
<line>
compreendeu-se de qu* forma * voz *eminina de Catarina está r*lacionada * geo*rafia e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
h*stória de Timor-Leste. Conside*ando
</line>
<line>
este **és, foram estudadas algumas es*r**ég*as que
</line>
</par><par>
<line>
di**cul*am * p**ticipaçã* da mul*er timor*nse em práti*a* políti*as ou oprimem a mulher de
</line>
</par><par>
<line>
f*r*a *isógina. Em p*imeira instânc*a, *
</line>
<line>
*m*r **i explorado c*mo ficção alienad*ra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
disp*sitivo r*gulador a *erviço *o Estado. Em seguida, procurou-se reconh**er de que forma
</line>
<line>
a* práticas performativas * p*dagógic*s estão te*s*o*adas na narrativa e como influ*nciam a
</line>
<line>
v*d* da mulher timorense. *s noçõe* s*bre questões de gênero e o*tro* aspectos p*s-c*loniais
</line>
<line>
de *oris Somme*, Edward *a*d, H**i K. B*a*h* * Jane Tu*iki*n **ram *pro*r*ados *ara a
</line>
<line>
*nvestigaç*o **s tópic*s esco*hidos.
</line>
<line>
P**a*ras-chave: M*lher Timorense. Questões *e Gênero. Pós-Colonialismo. Luís Car*oso.
</line>
<line>
Timor-Leste.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Cu* outs from the literary work Requi*m para * Navegador Solitário
</line>
<line>
*y Luis Car*oso *ere
</line>
</par><par>
<line>
se*e*ted t* clarify how Catarina\s **min*ne voice is *elated to the *eography and history from
</line>
<line>
East-Timor. T**ing this perspect*ve into account, some *iscur*ive and cultural s*rategies were
</line>
</par><par>
<line>
studied, mainly *he ones *hic* either difficult or ha*m the
</line>
<line>
pa*ticipatio* of the Timo*ese
</line>
</par><par>
<line>
w*man i* polit*cal practices in a miso*ynic way. At first, lo*e w*s explored as *nalienating
</line>
<line>
fictio* and a regula*ing device in s*rvice of the St*te. Then, it was recog**zed in which w*ys
</line>
</par><par>
<line>
performat*ve and pedagogical pr*c*ices
</line>
<line>
a*e *ensioned in the narra*ive and ho* these forces
</line>
</par><par>
<line>
infl*enc* T**orese woman\s li*e. The n*tions rel*ted to q*estions of gender and o*he* p*st-
</line>
<line>
c*lonial pr*sms from Doris So*me*, Edwa*d Said, Homi K. *ha*ha an* Jane Tut*ki*n were
</line>
<line>
appropri**ed to inv**tigate the cho*e* themes.
</line>
<line>
Key*ord*: Ti**rese Woman. Quest*o*s of Gender. Post-Colonial*sm. Luís Card*so. East-
</line>
<line>
Timor.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina PI, v. 1*, n. 5, *rt. 6, *. 106-12*, set./out. 2019
</line>
<line>
w*w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. P. *ouza, *. Co*te
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
1 À GUISA DE *NTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
Na*c*do em Cailac*, u* vi*a*ejo n* interior *o Timor Le*te, o esc*itor Luís *ardoso
</line>
<line>
de Noronha, a par*ir de seu op*s magna R*quiem para o Navegador **litário, - e ún*co livro
</line>
<line>
*ublicado ainda hoje no Brasil - torna-*e uma figur* centr** en*re os intelect*ais ori***os da
</line>
<line>
g*ma terri*orial que fora col*nia p*r*uguesa. *m*or* o au*or te*h* desenvolvido e concluído
</line>
<line>
seus e*tudos em Portu**l, o foco e a preocu*ação de sua m*ter*alida** l*terária re*orna a seu
</line>
</par><par>
<line>
*ugar de
</line>
<line>
nascime*to, * Timor Leste. Ainda que cont* a hi*tória d*s
</line>
<line>
crenças da* tradições *
</line>
</par><par>
<line>
*imoren*es, Cardo*o vai m*is longe ao desnudar as estraté*ias de **ploração e a *erver*a
</line>
</par><par>
<line>
***c*o*alid*d* colon*al, ademais d*s má*ul**
</line>
<line>
traumátic*s que seu país sofrera
</line>
<line>
com as
</line>
</par><par>
<line>
inv*sõ*s e *pressões por um processo mon*lítico refe*ente à colonização. Re*s*lt*, sob*etudo,
</line>
</par><par>
<line>
em su*s p*odu*õ** as questões cu*t*rais e identitárias *ue interpelam o suje*to *i*orense
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
rev*lia de seu* *es*j*s.
</line>
</par><par>
<line>
De modo a d*m*rcar a subjetivid*de t*****nse, Car*oso sublinha os fatore*
</line>
<line>
geográficos, políticos e históricos e* *ua narrati**, c*m excer*os de fan*as*a e r*a**dade
</line>
<line>
c*í*ica, per**nentes à re*resentação das ident*dades cole**va* d* paí* recém liberto dos *rilhões
</line>
<line>
c*loni*is. Mesmo no e**lio, Cardoso *nvolveu-se c*m política* que *e o*u*ha* à ocupação
</line>
<line>
do Ti**r, *uando foi repr*s**tante d* Cons*lho *aciona* de Re**s*ência Maub**e,
</line>
<line>
trab**hando, também, como pr*fessor *e p*rtuguês p*ra timorenses e* diáspora. S*u diploma
</line>
<line>
de *i*vi*ult*rista ca*sa, ai*da hoje, algum** p**êmicas *or conta de sua fal*a de co*exã* com
</line>
<line>
a escri*a, cont*d*, o p**curs* de sua vida profissio*al é *evelador de su* i*ent*fica**o com
</line>
<line>
quest*es de m**raçã*; * a intrín*e*a r*l*ção biográfica expõ* sua proximidade **m * diás*or*
</line>
<line>
e co* os *ujeitos que *el* se *ovime*tam.
</line>
</par><par>
<line>
** *asso que *esenvolve *eus *studos
</line>
<line>
em Portugal, no momento da invasão
</line>
</par><par>
<line>
indon*sia, e*
</line>
<line>
1975, o autor ficou
</line>
<line>
exilado de *ua terra natal por qua*e 30 anos, produzindo,
</line>
</par><par>
<line>
d*sse modo, *ma literatura adv*nd* *e um ent*e-*spaço. *omo ens*na Said
</line>
<line>
O *ro*l*m* é que, *ara a mai*ria *o* exil*dos, a dificuldad* reside, não só n* fato
</line>
<line>
** sere* *o*çad** a viver *o*ge de ca*a, mas antes, e tend* em *ont* o m*ndo d*
</line>
<line>
ho*e, em viver com inúmeras evocaçõe* de q** e*tão no exílio, de *u* as suas ca**s
</line>
<line>
não estão, na rea*idade, tão di*tantes, e de que o **áfego h*bi*u*l do d*a a dia n* vi*a
</line>
<line>
*ontemp*rânea os mantêm em *ontato **rmanen**, embo*a totaliza*t* e vazio, c*m
</line>
<line>
o local an*igo, assim *en*o, o exilad* existe n*m est*d* i*termédi*, nem
</line>
<line>
comple*amen*e integrado do novo lugar, nem t*talmente li*er*o do *nti*o, rodeado
</line>
</par><par>
<line>
*e semi*nvol*imentos e semidistanciamentos, no*t*lgico sentim*ntalista, por um e
</line>
<line>
*ado, im**ador *ompetente ou pr*scr*to em s**redo, por outro. (SAI*, 199*, p. 52).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina, v. *6, n. 5, art. 6, p. 1*6-120, set./out. 20*9
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/*e**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Amor, *to Pedagógico e Pe*formance: A *ulhe* Ti*ore*se em Requiem *ara * *ave*ador Solitário
</line>
<line>
*09
</line>
</par><par>
<line>
A afi*maçã* de Sai* é **gnificante para que se pense o semienvolvi*ento e o
</line>
<line>
se*idistan*iame*to de Luís *a*dos*. Por um lad*, escrev*nd* fora ** cen*ro, a sua escr*ta
</line>
<line>
so*re **mor ad*n*ra conhec*me*tos que demonstram com materialidade os efei**s *as
</line>
<line>
interf*r*ncia* e imposições ocide*tais na cultu*a loc*l *e se* *a*s, como a fome, a es**ss*z de
</line>
<line>
recur**s * as *m*rgência* soc*a*s; as *cupa*ões de te*ra; a ex*loração das riquezas *imorenses
</line>
<line>
com* sândalo * ópio pelo est*angeiro; a *resença *o confl**o e a morte que ro*da o *otidiano.
</line>
</par><par>
<line>
P*r outro, o projeto *iterário de
</line>
<line>
*ardos* *xplora com profundidade os processos de
</line>
</par><par>
<line>
subjetivação **cio-a*tro*oló*ica dos sujeitos timorenses, *omo as *renças e o saber ancião de
</line>
</par><par>
<line>
suas tradi*ões; * ge*ero*ida*e femini*a; o paradoxo entr* * aban***o e o aco*himento;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
per**tu*ção dos sonh*s intangíve*s; a rica imagina*ão formada pelo* projetos d* nave*ação e
</line>
<line>
a espera*ça nos inf*rtú*ios.
</line>
<line>
A chave d* seu fazer l*terário, dessa f*rma, não d*z re*peito apenas à proce*ência
</line>
<line>
d*s d**os *ísicos * vi*íveis decorr*nte* da exploração e da g**rra do povo timorens*. Su*s
</line>
<line>
histórias trazem, sobr*tudo, o *ujeito q*e n*o tem espaço de *st*r no mundo; a interioridade
</line>
<line>
viole*tada e *rag*e*tada; * *stran*e*ro *entro de sua **ópria casa ou o nativo *ue *ão pode
</line>
</par><par>
<line>
voltar seu loc*l *e origem - como coloca E**a*d *aid. A preo**pação *a narrativa a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Ca*doso foc*liza perme*bili*ade do sujeito em seus mundos temporais a
</line>
<line>
descontínuos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
an*crôn*cos, de
</line>
<line>
*n*e emerge* re*resentações de id*ntidad** fragmentadas e d*
</line>
</par><par>
<line>
s*bjeti*idades desab*tadas, sobr* isso, o*serva Ja*e Tutikian que a hi*tór*a
</line>
<line>
*o T*mor está lá c*l*cada, a cr*tica ao colonialismo, *obretudo à política
</line>
<line>
des*gr*gad*ra *a Indonési*, está lá co*ocad*, mas está, também, uma hi*tór*a mais
</line>
<line>
ampla, a de um m*nd* e um sujei*o n* tempo do tempo presente de*contí*uo, o
</line>
<line>
tempo do trânsito, do reconheci*ento das difer*n*as, *o passado e do pre*en*e, da
</line>
<line>
migra*ão *ós-colonial, a h*stór** d* *star no exílio, que não é sua, m*s de todos
</line>
<line>
exila*os. (TUTIKIAN, 2007, p.180).
</line>
</par><par>
<line>
Sabe-se qu* de*tre as in*meras narrativas que marcam a
</line>
<line>
id*ntidad* tim*rense
</line>
</par><par>
<line>
e**ont*am-se a oc*r*ência d* co*fli*os
</line>
<line>
territo*iais e b*l*co*. Ess*s conflitos rela*ionados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ident*dade territorial estão, na *a*ori* dos cas*s, li*ados *o evento *oloniza*ó*io,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
interferência dos
</line>
<line>
interess*s p*l*tic*s marcados pela *egunda guerr* mu*d*al, *o
</line>
<line>
pe*íod*
</line>
</par><par>
<line>
*al*zarista e * ind*pendência tardia. O *rocesso de "homogeneida**" da
</line>
<line>
narrat*va nacional
</line>
</par><par>
<line>
ti*ore***, que cond*z a* controle e à explor*ção pos*ui
</line>
<line>
em sua
</line>
<line>
fe*ção *ite*ár*a um
</line>
</par><par>
<line>
pos*cion*mento sem
</line>
<line>
discern*mento temporal ou ei*o de
</line>
<line>
equ*líbri*; civilizações híbrid*s em
</line>
</par><par>
<line>
trânsito entre o
</line>
<line>
ontem, o
</line>
<line>
h*j e
</line>
<line>
e o aman*ã, revelando o trau*a e a resistên*ia c*mo
</line>
</par><par>
<line>
c*nse*uências de **rtes integran*es de
</line>
<line>
um processo de rest*tuição ide**itá*ia, o que f*gura,
</line>
</par><par>
</page><line>
histo*ic*mente, c*mo um co*tinuum da alteração *síquica do imag*nário *a **-co*ôni*.
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina PI, v. 16, n. *, art. *, *. 106-120, set./out. 2019 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. P. Souza, D. Co*te
</line>
<line>
110
</line>
</par><par>
<line>
Em ter*os geográf*cos e históri*o*, é importa*te de**acar q*e * Timor-*este
</line>
<line>
representa metade *a *l** ** Timo* e que, ao largo da his*ória, um *xe*plo significativo *a
</line>
<line>
fis*u*a que existe entre o estar *ul*er em rel*çã* *o es*ar homem, de cada sujeito *imor*n*e,
</line>
</par><par>
<line>
é percebido no afast*mento *a mul*er da vida po*í*ic* *
</line>
<line>
na pr*vaç*o
</line>
<line>
do uso de seu próprio
</line>
</par><par>
<line>
corpo devido à cu*tura *isogênica - es*e aspe*to histórico r**eb* um tratamento *iccional na
</line>
<line>
obr* de Cardoso. O desenvolvimen*o de u* *lhar discriminatório sobre * f*min*no tem *nício
</line>
<line>
na infância até à t*rceira id*de, perpassando as á**as polític*s, econômicas, sociais e culturais.
</line>
<line>
O ho*em detém o poder de tomada d* decisões, podendo gover*ar desde a tribo até mes*o o
</line>
<line>
pos*o administra*i*o.
</line>
<line>
** *ont*xto *olítico-*istórico que envolve as colônias portuguesas, a r*vo*ução dos
</line>
</par><par>
<line>
cravos, ocorri*a n* dia 25 de
</line>
<line>
abril de 1974,
</line>
<line>
pode se* *onside**** u*a data *r*nsf*rmadora
</line>
</par><par>
<line>
dess* *anorama s*cial ti*orense, *ma *ez que a mulher *anha um espaço maior e ma*s aber*o
</line>
<line>
e* relação à partic*pação da *i*a polí*ica e à construç*o de sua nova nação. Contudo, como
</line>
</par><par>
<line>
apont* José *anue* Leite *ieg*s e Sérgio Fa*ia, o "prob*em* da participação des*gual
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
homens mulheres n*s ce**ros e órgãos *e e
</line>
<line>
d*cisã* po*í*i*a te*
</line>
<line>
v* ndo a
</line>
<line>
ganhar r*levância
</line>
</par><par>
<line>
cre**ente, p*rti**larmente na* últimas d*as décadas. (VIEG*S; FARIA,
</line>
<line>
*001, p.1). *
</line>
</par><par>
<line>
trajetória de publicações *e **ís Cardos* possu* seu iníc*o mar*a*o pela trilogia Crônicas de
</line>
<line>
u*a T***essia (1997), Olhos de C*ruja, Olhos de Gato Br*v* (2001) e A ú*tima Mo*te do
</line>
<line>
C*r**el *antiago (*003); a ob*a Requiem Par* o Nav***dor Sol*tário (2007), O Ano em Q*e
</line>
<line>
Pigafe*ta Completou a C*rcum-N*v**ação (2013) e, por fi*, Para O*d* Vão os Gatos
</line>
<line>
Qua*do Morr*m? (2017). Ent*etanto, é a partir d* sua obra Olhos de Coruja, Olh*s de Gato
</line>
<line>
Bravo que Cardoso c*ncede destaque * voz fem*nina ti*ore*se.
</line>
<line>
Em entrevis*a, Car*o*o afirma *ue é sob a voz feminina *u* se sent* mais
</line>
<line>
*on*ortável em conta* a história de seu ca*to do m*ndo. E iss* fi*a evidente na obra Requ*em
</line>
</par><par>
<line>
para o *aveg*d*r Solitá*io, nar*ati*a em
</line>
<line>
que a vida de Catari*a *er*e de alego*ia às
</line>
</par><par>
<line>
*dvers*dades políticas, econômi*as * culturais q*e *ofre* as mulh*re* tim*renses. É na voz
</line>
<line>
da pr*tagonista que Tim*r será descrit* neste estilo "nav*o encalhado no *i* do mundo onde
</line>
</par><par>
<line>
na*a havia para *aze* e tudo esta*a por **zer, doce encanto dos terr*tórios
</line>
<line>
do a*ém-mar".
</line>
</par><par>
<line>
(**RDOS*, 2009, p.43). É
</line>
<line>
sobr* essa fragilid*de/invisibilidade que as narrati*as sociais
</line>
</par><par>
<line>
ofer*cem às mulheres timorenses, que Perrot, Conte e **nz a**rmam que Catarina,
</line>
<line>
Esco*di** no ba*co de Alain Gerbault durante a II Guerra Mundial, [...] redige seu
</line>
</par><par>
<line>
diário e s*us *u*ess*s em
</line>
<line>
Timor, insp*r*da por Ger*aul*, o qual escreveu também
</line>
</par><par>
</page><line>
L'Evangile*u Soleil, em que denuncia as des*lador*s *o*sequência* da *olonização
</line>
<line>
europe*a nos mares a**áticos. A*i*ada, talvez, *om ta* *erspectiva, Catarin* r*gistra
</line>
<line>
sua vida para denu*cia* os abusos sofridos pela na*ão ti*orense. * protag*nista, a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 5, art. 6, p. 106-120, set./out. 2019 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Amor, Ato *edagóg*co * Perfo*m**ce: * Mul*er Timorense em Requiem para o Nav*gado* Solitário
</line>
<line>
*11
</line>
</par><par>
<line>
g*ta *e *ade, com seu corpo violado, e a q*em a*o*ri*m tan**s h*mens, trazend*-lhe
</line>
<line>
u** infini*ade de ga*os, * a imag*m desse Timor, ao qual ac*r**ram tantos de tan*as
</line>
<line>
n*cionalida*es e que violaram a cultur*, as *ín*uas e a população. Uma na*ão cuja
</line>
<line>
hi*tória aind* carece de ser reconstruída, uma *ultu*a que a*nda *arece de ser
</line>
<line>
v**orizada * col*cada em discur*o. (PERROT; CONTE; K*NZ 2018, p. 288).
</line>
<line>
É *or meio *os reves** e infortú*ios de Catarina e de o*tras *ul*e*es da *br*, que o
</line>
<line>
leitor prese*cia não ** a mat*rialid**e da violência c*nt*a a m*lh*r, com*, tam*ém, a* formas
</line>
</par><par>
<line>
de *isc*rsos que objet*vam *eprimir essas *oz*s e afastá-las
</line>
<line>
de *ecisões e *ráticas polí*i*as,
</line>
</par><par>
<line>
distancian*o-as dos centros de p*der. De*sa forma, com sup*rte de alguns recort** o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tre*hos d* *bra, objeti*ou-se *xpl*rar a r*presentaç*o do *mor * o deslocamento das
</line>
<line>
p*r*ona*ens, **nsoa*te *óri* Sommer, Hom* K. Bh*bha e E**ard Sa*d.
</line>
<line>
2 REFERENC*AL TEÓ*ICO E *N**ISE DA OBRA
</line>
<line>
2.1 A Es***tégi* do amor ou **or como est*atégia?
</line>
<line>
Em seu estud*, Dóris *om*e* (1994) ex*l**a a função *e alegori* baseada no
</line>
</par><par>
<line>
*odelo de Walter Benjamin. Ben*amin o*servou co** roman*es *ão construídos
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
aleg*rias *acionais. Par* el*, a alegoria é traba*hada como uma figu** de linguagem utili*ada
</line>
<line>
para *alar s*bre outra *oisa em um plano *e expressão não-**notativo, mas d* sent*d* *utr*,
</line>
</par><par>
<line>
c*m**ova*do a ***stência de um des*nvolvimento nacional p**alelo à
</line>
<line>
concate*ação de um
</line>
</par><par>
<line>
rom*nce heter*ssexua*. Nesse texto, *ommer retoma as noções de *orpos sexuai*, *e Michel
</line>
</par><par>
<line>
Foucault, e de c*rpo nacional, de Benedict *nde**on,
</line>
<line>
ques*ionando o poder do am*r como
</line>
</par><par>
<line>
uma narrativa
</line>
<line>
de p*tência persuas*va e *omogen*izadora que est* a **rviço do Est*do
</line>
</par><par>
<line>
moderno. A autora co*oca em cheque até onde as nações não-latino-americ*n*s usam o amor
</line>
</par><par>
<line>
com* estratégia p**a*óg*ca de **rendizagem cultural
</line>
<line>
*ar* moldar os costumes e a cult*ra
</line>
</par><par>
<line>
lo*al.
</line>
</par><par>
</page><line>
É possíve*, por exe*p*o, que também fora da América La*in* a paixão polí*ic*
</line>
<line>
e*tivesse s*ndo fundamen**da no e**t*co? Teria o des*jo sexual como abreviatu*a
</line>
<line>
*ara * assoc**ção humana, se tornado "a explica*ão p*ra tud*", como *firma
</line>
<line>
**u*ault? (SOMMER, 1994, p.172).
</line>
<line>
Na obra Requiem p*r* o Navegad*r Soli*á*io, no iní*i* da narrat*va, Catarina *igura
</line>
<line>
com* uma menin* sonhadora que habita *om o* ***s e o irmã* em Batávia (at*al I*do*ésia) e
</line>
<line>
acredita no amo*. Carre** consigo o livro de Allan Gerb*ult e sonha um dia enamora*-*e de
</line>
<line>
um n*vegado* *o*i*ário. Desde a i*fância, C*tarin*, a*si* c*mo outra* *ulheres timore*se*
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 16, n. 5, art. 6, p. 106-120, *et./o*t. 2019 *w*4.f*anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. Souza, D. Co*te
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
que seg**m a narr*tiva tra***ional que
</line>
<line>
lhe* é **pos**, é pr*parada para
</line>
<line>
casa*-se *om um
</line>
</par><par>
<line>
homem, d*sde que seja de *om dote. Somente com sorte, a **lher es*a*á en*am*nhada à vida
</line>
<line>
próspera. As imag*ns constituintes do permanecer *e *atarina n* mundo são s*gnificativas *
</line>
<line>
evidenciam * *star à deriva de *eu corpo feminin* no *mbit* familiar. Ela é um ser estendid*
</line>
<line>
a* assédio, um corpo à deriva.
</line>
<line>
O primeiro ga*o trou*e-me o estrange*r* *ue julguei ser * me* prínc**e *ncantado -
</line>
<line>
*odas son*amos que os *ossos p**nci*e* encantados v*m de *ui*o longe. Foi esse o
</line>
<line>
en**do que os meus pais, *omerciantes de B*távia, me fize*am acre*it*r e com que
</line>
<line>
te*eram *inha vida. O fato d* me *repararem para fazer alguém *eliz ar*epiava-me,
</line>
</par><par>
<line>
dado que a felicidade é uma procura c*ns*an*e, como quando alguém me diz
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
nada é defini*ivo. (CARDOS*, 2007, p.1*).
</line>
</par><par>
<line>
*través da problematizaçã* do
</line>
<line>
*ermo de alegor*a, *óris *is*ute como t*xtos de
</line>
</par><par>
<line>
*spaços pós-in*e*endentes **erce* uma relaçã* interliga*a, *ão par*lel*, como supunha e
</line>
<line>
Wa*ter Benjam*n, entre o ero*ism* e a política. Diz ela que
</line>
<line>
Tramas de amor e tr*mas *olíticas estão o tempo todo se sobrepondo. Em *ugar do
</line>
<line>
pa*a*elismo m*t*fórico e*tre, por exemp*o, paixão e p**riotism*, q*e os l*itores
</line>
<line>
prova*elmente espe*am da ale*oria, vamos ver aqui uma asso*iação metonímica
</line>
<line>
*ntr* am*r romântico, que prec*sa das b*nç*os *o E*tado, e legitimidade polític*,
</line>
<line>
q*e p*ecisa se* fundada no amor. (SOMMER, *994, *. 59-6*).
</line>
</par><par>
<line>
A *bra possui, de *or*a geral, u* caráte* *e denúnc*a *as
</line>
<line>
forças co*oniais e das
</line>
</par><par>
<line>
narrativ** homogeneiz*ntes na cultur* não-oc*den*al local, uma vez que o roman*e *e e
</line>
</par><par>
<line>
Cat*rin* desconstrói h*stó*ia de amor a
</line>
<line>
tr*zida p**as n*r***ivas *anô*i*as. O a*or como
</line>
</par><par>
<line>
propósito *e vida *ão culmina em um final feliz, como, na maioria d*s vez*s, a*resentam os
</line>
<line>
con*os de fa*a. Essas *ist*ri*s que compõem o imagi*ário d* Catarina paralisam-na como
</line>
<line>
sujeito pol*tico, tornando-a cativa e passiv* em re**ção às agressões e às verdades d*quele
</line>
<line>
mundo misógino e cruel.
</line>
<line>
Lamentei que a minha pr*ceptora não me *ivess* dit* que o* *on*os d* *adas só
</line>
</par><par>
<line>
e*istem nos
</line>
<line>
*ivros. [...] no momento em que precisava
</line>
<line>
do conforto da minha mãe,
</line>
</par><par>
<line>
*stava só e ent**gue a *im mesma. Pior d* que tudo isso, fora atirada para bo*a do
</line>
<line>
cr**odilo pelo *eu pr*prio p**. Por f*m, recuperei a lucid*z, a melhor her*nça que
</line>
<line>
os meus pais me deixou. (C***OSO, 2009, p.52-**).
</line>
<line>
Ao largo da malha diegétic*, C*tarin* precisa *ut*r para que consiga se des*encilhar
</line>
<line>
dessas histórias que te*eram seu i*agin**io e que a estabi*izaram no espaço social como um
</line>
</par><par>
<line>
c*rpo femini*o sem outra função, s*lvo a da ocupaçã* do **cus doméstico. *ara poder
</line>
<line>
da r
</line>
</par><par>
</page><line>
conta do* negóc*os e c*idar d*s gatos e de Esmeralda, me*i*a de grande generosid*de e filha
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 5, a*t. 6, p. 106-120, s*t./out. 20*9 www4.fsanet.com.br/r*vi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Amor, Ato *ed*gógico e Pe*forma*ce: A Mulher Timorense em Re*u*em *ara o N*ve*ador Solitá*io
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
de Alberto (s** noi*o)
</line>
<line>
*om Madalen*, e, so*retudo, de su* sobrevivência, perso*age* a
</line>
</par><par>
<line>
empreende u*a marc*a *e resistência ao que é *atu*almente aceito e atribuído à m*lher
</line>
<line>
*aq*ele espa*o colonial. A *deia do amor na *br* de C*rdoso não e*er*e *ma re*ação direta
</line>
</par><par>
<line>
com o
</line>
<line>
desenvolvi*en*o na*iona*, m*s traba*ha a
</line>
<line>
serviço *e interes*es do Est*d*. O desejo
</line>
</par><par>
<line>
pe** amor expresso *or Catarina e a idei* de que a fel*cid**e estaria relacionada ao *asament*
</line>
</par><par>
<line>
*om um nave*a*or *olitár*o *stã*
</line>
<line>
ligados uma for*a a
</line>
<line>
pedagógica, que oprime e afasta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mul*er d*s práticas políticas e ** *eal*dade *o cotidiano.
</line>
</par><par>
<line>
Nos *s*ud*s de Homi K. Bhabha
</line>
<line>
constituintes d\O Local da Cu*t*ra, existem duas
</line>
</par><par>
<line>
noções impo*tantes que p*dem s*r ap*opriadas de modo a enfati*ar a ex*stên*ia
</line>
<line>
de for*as
</line>
</par><par>
<line>
reg*larizador*s do **mpo, d* espaço * d*s n*r*ativa* liga*as à n*ção. Em espaços híbrido*, *e
</line>
</par><par>
<line>
conf*g*rações cultu*ais dial*ticas e
</line>
<line>
ambi*alentes, é c*mum pensar
</line>
<line>
questões relac*onadas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
for*ação da i*entid*de *ultural i*dividuais e col*tivas. "O sujeito do dis*urso *ultura*,
</line>
</par><par>
<line>
agência de um po*o, se
</line>
<line>
encontra cingido na a*bivalê**ia di*cur*iva que emerge da **sputa
</line>
</par><par>
<line>
pela autoridade narrati*a
</line>
<line>
entr* p*dagógico e o performáti**." (BHABHA, o
</line>
<line>
1998,
</line>
<line>
*.210).
</line>
</par><par>
<line>
Para tanto, faz-se importante sublinhar *s componen**s performátic*s e **dagógicos que
</line>
<line>
co*põem as narrat*v*s t*nt* *o s*jeit* his*óri*o indiv*dual **anto da na*ã*. At*ntando-se às
</line>
<line>
qu*st*es q*e têm o objeti*o de regular e moldar a plu*alidade na c*nform*dade de uma n*ç*o
</line>
<line>
unifi*ada, pode-se pensar *o *ovimento dessas ide*t*dades, à *edida que *stão de ac*rdo o*
</line>
</par><par>
<line>
*ão c*m u*a
</line>
<line>
id*i* *elacionada aos in*eresses do Estado. *or um lado, o au*or apon*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
compone**e pedagógico como uma forç* narr*tiva *ue for*ata o* atos e artefatos cu*t*rais,
</line>
<line>
de acord* *om uma idei* be*-sucedida a qu* ele *e*omi** como "T*dos Em Um". Por
</line>
</par><par>
<line>
outro, componente o
</line>
<line>
p*rformático,
</line>
<line>
p*ra Bha*h*, é
</line>
<line>
*ma força de expr*ssã*
</line>
<line>
*u m*rca
</line>
<line>
que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
realizada por uma ident*dade que pode ser *onsiderada um d**vio do *adrão do des*ja*o para
</line>
<line>
a identi*ade n*cional, *omo aponta o auto*.
</line>
<line>
O p*dagógico fund* sua a**ori*ade narr*tiva em um* trad**ão d* povo como um
</line>
<line>
mov*mento a ser des**nado por si *róprio. O performativo lança u*a somb*a e*tre
</line>
</par><par>
<line>
p*vo
</line>
<line>
como
</line>
<line>
uma *mag*m de sua sign*ficação com* signo diferencia*or do Eu,
</line>
</par><par>
<line>
d*stint* do **tro [...] O performati*o i**rodu* a temporalida** do entre-luga*. A
</line>
<line>
fronteira que assin*la a in*ividual*dade da naçã* interrom*e o tempo a*togerador d*
</line>
<line>
prod*çã* naci*nal e de*est**ili*a * si*nificado *o po*o como homogê*eo.
</line>
<line>
(BHABHA, 1998, p.209).
</line>
</par><par>
<line>
Apesar de ser ambient*da no *spaço do imaginário
</line>
<line>
oriental, * cri***o de Catarina
</line>
</par><par>
<line>
*ora projetada em uma tessitura ambivalente. Por um lado, a imp*rtância do i*vest*ment* e*
</line>
<line>
um* educação euro*eia, para qu* fosse **nside*ada um* exce*ente carta de apresentaçã* para
</line>
</par><par>
<line>
* outra cu**ura; por outro lado, as l*mbra*ças da
</line>
<line>
sabe*or*a de sua mãe desvalori*adas
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resi*a PI, v. 16, n. 5, art. 6, p. 10*-1*0, set./out. 2019
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Souza, D. Conte
</line>
<line>
**4
</line>
</par><par>
<line>
tempo presente em prol da **ali*ação do son*o e d* casamen*o. Este pens*mento duplo qu*
</line>
<line>
e*tá debr*ça*o na estrutura *o im*gi*á*io *a coletivi*ade é apre*en*ado *a obra *e C*r*oso,
</line>
<line>
de forma que o componente pedagóg*co ** evi*e*cia sobreposto e* relação a* ato
</line>
</par><par>
<line>
per*ormático, de modo que a mulher continue frequ*ntando estáveis pa*éis tradicionais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
afastada d* v*da p*l*tica do local, po* *ons*qu*nci*, distante das *sfe*as do po**r. A voz d*
</line>
<line>
*a*arina acentua essa esquizofrenia cultural.
</line>
<line>
Os meus p**s esmerara*-se em *ormar-m* com uma educaç*o europei* [...] Sa*er
</line>
<line>
l**guas est*angeira*, *er os clássicos, tocar piano e *dmirar Debussy, um *ortido de
</line>
<line>
extravagâ*cia* p*ra ornam*ntar uma excelente carta de ap**s*ntaçã*. No fi* *eria a
</line>
<line>
per*eita *nião entre duas ***tu*as. A asi*ti*a repr*sentada pela m*nha p**e de seda,
</line>
<line>
*s olhos rasgad*s, os **bel*s *ret*s e a minha postura como uma deusa o* a de *ma
</line>
</par><par>
<line>
*at*, e a euro**i* *n*endida na forma s*dutora como poet*s, ***t*r*s, e músi*os
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rep*esentam, uma bailar*na dançando a* sa*or da cadência das palavras suss*rradas.
</line>
<line>
(CARDOSO, 2009, *.16-17).
</line>
<line>
Contudo es*a *en*ão do compone*te pedagógico enc*ntra-se, por v*zes, te*sionada
</line>
<line>
p**a lucidez e per*o*mati*ida*e da person**e* na obra. Quan*o se mostra *nco*f*rm*da com
</line>
<line>
sua **tuação, *eja por c*us* de injustiça, *iolênci* ou c*rru*ção, a pro*agonista enfrenta as
</line>
<line>
est*atégias pe*agógicas, afi* de *arcar s*a identidade c*nform* os des*jo* de *ua
</line>
</par><par>
<line>
sub*etivida**, destaca*do, dessa for*a, sua
</line>
<line>
individualidade n* co*dição de *ujeit*. Ao e
</line>
</par><par>
<line>
de*emb*rcar em Dí*i, Ca*arina se vê *ozi*ha em *m* cas* c** ga*os de*c**re q*e e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reali**de *ão é exatamente como *e* pai e sua **ucaçã* europ**a haviam desenhado. A*
</line>
<line>
visitar o H*tel Salaza*, através de uma c*nve**a com o português deportado Rodolfo *ar**es
</line>
</par><par>
<line>
da Costa, Cata*ina de*cobre qu*m é Alberto S*cramento. Além
</line>
<line>
do negócio ** c*fé servir
</line>
</par><par>
<line>
*omo cobertur* para transaçã* de ópi*, seu esposo, na verdad*, vive so*h* de t*r uma o
</line>
<line>
armada para coman*ar. A*ós es*e desvel* se dá * ree*cena*ento. Um exemplo d*ste
</line>
</par><par>
<line>
movimento *erfo*mático é o ree*c*ntr* de Catarina
</line>
<line>
c*m A*berto Sacramen*o em Dí**, e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*omento em que ela o q*estiona a respeit* de su* hier*rquia e cargo de poder e* Díli.
</line>
<line>
*erguntou-me acerca da m*nha chegada, ao qu* r*spondi apo*tan*o para *aía *nde
</line>
<line>
esta*a ancorad* um cargueiro hola*dês.
</line>
<line>
- Como capitão do port* devi* saber da chegada *e navios.
</line>
</par><par>
<line>
Uma
</line>
<line>
observa*ão que tocou *o *undo
</line>
<line>
de *ua ho*ra. Alber*o Sacr*mento Montei*o
</line>
</par><par>
</page><line>
nunca *e confor*ou com a forçada di*pens* dos se*s serviços em alt*-mar e, pelos
</line>
<line>
vis**s, também se desfiz*ra das suas obrigações *m ter*a.
</line>
<line>
Nã* parecia ter gostado, pela máscara desenhada no seu rosto que eu tiv*sse dit* o
</line>
<line>
que dis*e *aquela forma irônica, co*o s* o quise*se humi*har. Nã* e*tava di**osto a
</line>
<line>
engoli* ironias d* u*a boneca *e seda, que para *le devia ter continuad* *a p*se *e
</line>
<line>
estátua de Bu** ou de gata, muda * serena *omo *odos os *euses orientais, cheios d*
</line>
<line>
enf*ites, *e *umos * d* ar*mas, um consolo p*ra os sentidos.
</line>
<line>
- Nunca devi** te* vindo. (CAR*OSO, 20*9, p.4*).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 16, n. *, art. 6, p. 1*6-12*, set./o*t. 2019 www4.f*an*t.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Amor, At* Pedagóg*co e Pe*for*ance: A Mulhe* Tim*rens* e* Requiem para o Navegador Solit*rio
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
O fato de sua mã* ter *ido um casamen*o bem-sucedido com seu pai n*o r*gistrava
</line>
<line>
de alguma fo*ma a felicidade e a s*bjetividade ativ* d* sua mãe em rel*çã* às pedagogia*
</line>
</par><par>
<line>
vi*entes. O disce*n*me*to i*c**sc*ente de *atar*na materializa-se em
</line>
<line>
um nível
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
fi*cionalid*de *uperior, através do ***g**e de a*g*mas mem*ri*s. A voz *ater*a, em suas
</line>
<line>
lemb**nç*s, r**el* não só a perfo*mati*id*de da C*tarina em relação às *olíticas *pressoras e
</line>
</par><par>
<line>
co*ruptivas
</line>
<line>
do local, *omo tamb*m um* est*atégia para produção da espiritualid*de para
</line>
</par><par>
<line>
enfrentar a realidade de *iolê*c*a e injustiç*
</line>
<line>
do sist*ma vig*nte. A *rença, ness** ditados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
vozes passa*as, tenciona, de*sa forma, *s pedagogias de mis*ginia do local, caracterizan*o,
</line>
</par><par>
<line>
então, u* a*o *erformati*o de *atar*na além de ma*car um con*e*imento
</line>
<line>
profundo
</line>
</par><par>
<line>
i*dividual.
</line>
</par><par>
<line>
Apr*ndi co* minha mãe a doma* meus f*nt*s*as. *emb**i-** duma
</line>
<line>
recomenda*ão.
</line>
<line>
-Se não tens to*os os me*os para l*t** contra um dragão, não o enf*entes. Procura
</line>
<line>
antes dot*r-te co* os *eios necessários. (...)
</line>
<line>
Eu tinha consciência de que eram apenas *a*avras com* tan*as o*tras r*p*ti*as pelo*
</line>
<line>
devotos nos cantos, salm*s e o*açõe*, *as naquele *omen*o, er* um c*nforto
</line>
</par><par>
<line>
lembra*-me delas. Ensinaram-*e *ue as
</line>
<line>
palavras curam tanto c*mo os remédi*s.
</line>
</par><par>
<line>
(CARDOS*, 2**9, p.54).
</line>
</par><par>
<line>
A*esar
</line>
<line>
*esse jogo de tensõe* entr* *s forças ***agógicas e p*rfo*mativas, Cat*rina
</line>
</par><par>
<line>
vence de certa *orma as fantasias e jogos *o sistema. Após ter t*r*inado com a possibilidad*
</line>
</par><par>
<line>
de ir embora com * navi* o di*heiro q*e lhe restara. Ca*arina decide ficar em Díli ** e
</line>
<line>
*s*e*ança de recu*erar * **lho, D*ogo, que f*ra rapt*do, col*cand*-se, ma*s *ma v*z, co*o
</line>
<line>
uma mulher timorense, acima das na**ativas opressoras que es**o condicionadas à economia
</line>
<line>
espoliativa e à política corru*t*va d*s identidades locais.
</line>
<line>
Lembrei-*he que o vele*ro do *avega*or **ancês e*tava à su* dis*osi*ão. Eu já tin*a
</line>
<line>
r*alizado a minh* *olitária trave*sia durante a guerra. Registrei t*do no meu l*vro de
</line>
<line>
bordo. Tencionav* fica* e* **rra. Com o petromax n* mão, desc* para o bo*e
</line>
<line>
-Vai se en*re*ar a Lava*inho?
</line>
<line>
*epreendia-me po* esta decisão que o colhe* de sur*resa.
</line>
<line>
Nã* es*er*va ist* de mi* depoi* de tudo aquilo qu* me acontec*r*. Cesar Semedo
</line>
<line>
não sa**a que as guerras podem matar tudo, meno* * esp*rança de um* mã* *m ter
</line>
<line>
de volta * seu fil**. Havia uma voz que ecoava de*t** de mim, a vo* doce de Di*go.
</line>
<line>
-Estou aq*i, *ãe, estou aqui
</line>
<line>
Um grito de socorro, um ped*do de ajuda, como se ele fos*e um n*ufrago
</line>
<line>
E** * voz d* Diogo lá das montanhas de Man*mera, q*e me pedia para não me ir
</line>
<line>
embora. (CARDO*O, 2009, p.302).
</line>
<line>
O romance r*toma, ass**, parte da história do *imor por me*o d* uma narrativa rápida
</line>
<line>
e escapante, que, m*i* *o que diz*r a narr*t**a do *aís, dissim*la pe*as dobras da língua e da
</line>
</par><par>
<line>
histó*ia. Narra *em **ix*r
</line>
<line>
clar*, narra talvez mais para provo*ar do que pa** pr*cisar,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina P*, v. 16, n. 5, *rt. *, p. 106-120, s*t./*ut. 2019
</line>
<line>
ww*4.*s*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. P. Souza, D. Conte
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
ins*aurando um contradiscu*so, "*ma descons**u*ão. T**v*z par* dar *onta d* q*e a memória
</line>
<line>
é uma constr*ção também *ugi*i* e impreci*a, ent*emeada pela *iccional*zação própr*a d*
</line>
<line>
memorialista, uma quase-his*ória" (PER**T; CONTE; KUNZ, 20*8, * 288).
</line>
<line>
3 RESULTADOS E DISC*SSÕES
</line>
<line>
Em **quiem para o Nav*gador Solitário, o Timor-Leste é apr*sentado c*mo um
</line>
</par><par>
<line>
p**aço de te*ra sob o *omín*o ** estrangeiros e à *ercê *as e*ite*
</line>
<line>
locais. Assi* c*m*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
territorialidad* que se**e *e cenário, as mulheres aparecem
</line>
<line>
dominadas, abandona*as ou
</line>
</par><par>
<line>
presa* a id*ias de grandes h*s*óri** de *m*r, o que *ão condiz com a realidade. A* longo da
</line>
</par><par>
<line>
narrativa, para sobrev*ver ao* reveses d* v**a *im*r*n*e, precocemente, Catarin*
</line>
<line>
*orn*-se
</line>
</par><par>
<line>
mul*er. Deixa*do para trá* seus so*hos, ed*ficados sobre *arrativas europeias, rel*cionado* à
</line>
<line>
busc* do amor, de fato, e à c*ncatenação d* um gra*d* roman*e.
</line>
</par><par>
<line>
At***és do estudo
</line>
<line>
de *ommer, pode-s* perceber q*e o
</line>
<line>
amor, além de regul*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
imagi*ário fem*nino em prol do afa*tamento
</line>
<line>
da mulher dos ce*tro*
</line>
<line>
decisórios d* pode*; é
</line>
</par><par>
<line>
causado* de *ra*de* tragédias e violências con*ra a mul*er. O amor é u* artefat* ideológico *
</line>
</par><par>
<line>
cultural, re*ulado pelos interesse* do Estado colon*al po*tuguês, que *lém de nutrir
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
esque*imen*o do espaço ** confl*to e
</line>
<line>
guerra, *esenha o *mo* *omo uma *spécie
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
escravid*o e dependência ** mulher, esterilizan** a esperança de um devir constitu*dor d* um
</line>
<line>
corp* livre. De*abitad*s d* *m pres*nte, tornam-se *a*iv*s e **ssivas em frente às na*ra*ivas
</line>
</par><par>
<line>
tot*litária*. Nos termo*
</line>
<line>
de Sommer, *s artefatos culturais, como o matrimônio e * ideolog**
</line>
</par><par>
<line>
do amor trabalham *om* dispositi*os e agen*es de co*trol* para que os espa*os d* *onfl*tos
</line>
<line>
*ol*tico* * as guerras sejam apaz**uados e o povo, dessa for*a, seja uni*icad* (*ssim *omo,
</line>
<line>
ale**ric*mente, funcionam os matrim**ios). Luís Cardoso *amb*m ex*lor* o uso da alegoria,
</line>
</par><par>
<line>
desenhando
</line>
<line>
um conj*nto de imag**s referente* ao cor** fe*in*** que caminh* par* uma
</line>
</par><par>
<line>
mesma signific*ç*o. Pode-se sublinhar s** tra*alho **terár*o árduo, *o* exemplo, na
</line>
<line>
construção da im**em d* abandono e generosidade, caracter**ti*as *a traj*tóri* e *ro**gonista
</line>
</par><par>
<line>
C*ta*ina, *om a in*im*dade hist*r*ca
</line>
<line>
do T*mor-L*ste que passa p**o process*
</line>
<line>
de explora*ão
</line>
</par><par>
<line>
colonia* e é tratado co*o se fos*e restos
</line>
<line>
de alg*m "r*sto" *eixado para trás. Díli, n* obra,
</line>
</par><par>
<line>
nada ma** era do que um lu*** de esquecimento, de *igraçõe*, conflitos e re**gio cujas *u*s
</line>
<line>
*n*cas uti*i*ades se*i*m serv*r de e*ploração à colôni* e re**gio ao* marinheiros *ecém-
</line>
</par><par>
<line>
chegados. A primeira impr*ssão de Catarina,
</line>
<line>
no Hote* Sa*azar, de certa forma, d*reciona
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
*om da **rrativa e afi*ma a hibri*ez d* territ*rio timorens*.
</line>
<line>
Rev. *SA, Te**s*na, v. 16, n. 5, *rt. 6, *. 106-1*0, set./out. 2019 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Amor, *to P*dagó*ico e Pe*formance: A Mulh*r Timoren*e em Re*uiem para o *avegador S**it*r*o
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
*al confus*o *e lí*guas *arecia s*r *ma peq*ena *mostra do que seria uma *abel ou
</line>
<line>
t*lvez um bordel, como *ntros esc*r*s dos portos de um* *ran*e me*rópole ond* se
</line>
<line>
c*uzam m*rinheiros prove*ientes de vários continentes. M*s, o fato de acontec*r
</line>
</par><par>
<line>
numa pequena cidade do
</line>
<line>
fim do mundo, um lugar de ge*te co*denada * morrer de
</line>
</par><par>
<line>
téd*o o* de uma doença invul*ar, que *rovoca a morte lenta, ca**ou-me
</line>
<line>
*lguma
</line>
</par><par>
<line>
estranhe*a. (CARDOSO, 2009, *.2*).
</line>
</par><par>
<line>
Em term*s alegóricos, assi* con*titui-se também a i*entida*e
</line>
<line>
não só de Catarina,
</line>
</par><par>
<line>
como traços da v*da de uma típi** *ulher tim*ren*e, à mercê
</line>
<line>
da s*rte do encontro de um
</line>
</par><par>
<line>
*r**de amor *etent** de bons n*gócios e f*rtun*. *sse *escaso, su*er**o por Cardoso, dos
</line>
<line>
pode*es fr*nte a questões de gêne*o e à part*cipaçã* da m*lher na política em c**go* de poder,
</line>
<line>
ainda parece ser um dos grandes desafios da sociedade ti*orense. Apesar *e a ficção
</line>
<line>
preencher co* vazio e tri*teza a represen*açã* id*ntitária de *atarina, que agiu e sobreviveu a
</line>
<line>
um sistema de ex*loração, violência e desigualdade, **mbém traz ao le**or u* *lt* grau de
</line>
<line>
*eflexividade em *el*ção à* *ue*tões de gên*ro. A part** da le*tur* d* L*ís C*rd*so pas*a-s* a
</line>
<line>
*uesti*nar até que ponto, no contemporâne*, a mulher est* inseri*a em um espaç* destituí*o
</line>
<line>
de desigualdade, injustiça * pr*conceito. É o am*r um *íve* d* fi**ão super*do *u extingu*do
</line>
</par><par>
<line>
nas s*ciedade* pós-coloniai*? O que sig*ifica a a*s*ncia das mulh*res em
</line>
<line>
altos car*os de
</line>
</par><par>
<line>
p**er?
</line>
</par><par>
<line>
Em seu es*udo int*tulado A Participação das *u*h*res Tim*renses Na *ida Política
</line>
<line>
Depoi* *a I*depen*ên*i* (2002-2005), Vicent* da *ilva A**eida *eg*stra qu*
</line>
<line>
Depois da in*epe**ência, proclamada *m 2002, as mulh*res q*ise**m continuar *
</line>
</par><par>
<line>
dar as su*s *on*ribuiçõ*s p*r* a const*ução
</line>
<line>
da n*ção. No e*tan*o, apesa* de a
</line>
</par><par>
<line>
constituição da República De*ocr*tica de Tim*r-Les*e, n*s *eus art*g*s 1* e 17,
</line>
</par><par>
<line>
a*segur*r a participação das mulheres na vida
</line>
<line>
política, a nossa inves*i*ação
</line>
</par><par>
<line>
d*monstra *ue, na realid*de, elas a*nda são marginalizadas. Há um g**nde
</line>
<line>
des*quilíb*io na prese*** d* mulher*s e homens qu*r no po*er local, desde * aldeia
</line>
<line>
at* ao município, quer no p*der centr*l, *o nível do governo e do par*amento
</line>
</par><par>
<line>
nac*onal. * cultura patriarcal enra*zada *a so*ie*ade timorense
</line>
<line>
promove
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
submissão das mul*eres aos **me*s, sendo ainda hoj* basta*te difícil *riar
</line>
</par><par>
<line>
c*n*ições para elas
</line>
<line>
ter*m
</line>
<line>
ple*o acesso *o esp*ço p*blico. (SILVA AL**IDA,
</line>
</par><par>
<line>
*01*, p.93).
</line>
</par><par>
<line>
*s pala*ras d* Al*eid* leva* à importância de Bhab** na articulação das
</line>
<line>
re*resen*açõe* temporais. ** ideias d* aut*r **dian* são impre*c*n**veis p*ra os **tud*s da
</line>
<line>
*ultura, uma vez qu* estabele*em um ca*i*ho para * cri*ção de es*r*tégias cont**
</line>
</par><par>
<line>
determin*d*s f*rma* de
</line>
<line>
narrativas totalitárias *u* te*de* a cons*ruir o im*gin*rio social do
</line>
</par><par>
<line>
pov*-nação. Es*e método
</line>
<line>
*e análise é ne*essá*io, *ma vez que se obje*iva compreender
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**nci*namento de identidades cul*ur**s em u* espaço de relações de ide*tid**es híbridas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
ambi*alentes. Tais pre*supostos torn*m-se crucia*s, por e*emplo, ** processo *e análise de
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina PI, *. 16, n. *, *rt. 6, *. *06-120, set./out. 2019 *ww4.fsa*et.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. P. S*u*a, D. Cont*
</line>
<line>
***
</line>
</par><par>
<line>
uma cultura qu* é transp*anta*a * um novo **rritó*io de cul*ura distinta. Pode-se, a partir deste
</line>
</par><par>
<line>
ponto, a*aliar a *erf*rm**i*idade das identida*e*
</line>
<line>
coletivas, a constituição de ambas
</line>
</par><par>
<line>
subjetividades e a relação entre a i*eolo*i* e *s conce**o* de nação - *ov*me*t*n*o
</line>
</par><par>
<line>
circular*ente então a análise dos discursos no texto em uma *elação *o* a geografia,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
migração e * cultura nos d*scu**o* do tempo pr*sen*e.
</line>
</par><par>
<line>
Catarina, po* *sse o*h*r, é um sujeito pro**t* d* uma c*ltura híbrida. À pa*te dis*o, é
</line>
</par><par>
<line>
também a fi*ura *a mulher *imoren*e
</line>
<line>
que preci*a usar s*u conhec*mento e lucidez para
</line>
</par><par>
<line>
sobreviv*r a um *istema de vid* c**onial *isógino, o qual ap*isiona e subm*te o feminino ao
</line>
<line>
deleite d*s in*eresses polític*s, ec*nô*icos e se*uais do sujeito *olonizad*r. A *aio* luta da
</line>
<line>
pe*so*ag*m é, sobretudo, o ato de nã* se d*ixar *nular o* o*rimir pela violência do ho*em e
</line>
<line>
a pol*ti*a mis*g*na.
</line>
<line>
As noções de a*o perform*tivo e ato peda*ógic*, apropriadas de Bhab*a, servem, de
</line>
<line>
cer*a forma, para *onfirm*r a tensão dos mov*mentos *e ide*tidade n* es*aço t*morense
</line>
</par><par>
<line>
prop***o na ficção d* Cardo*o,
</line>
<line>
obra q*e tem como e*paço cênico o Timor-L*ste. A*
</line>
</par><par>
<line>
peda**gias
</line>
<line>
que c*rcul*m em Díli, afastam-na das p*áti*as políti*a* e cara*ter*z*m-n* como
</line>
</par><par>
<line>
s*jeito ocupante d* u* espaço marginal e *nferi*r ao estar masculino.
</line>
<line>
Con*udo, *s raízes
</line>
</par><par>
<line>
e*pirit*ais e os *nsinament*s materno* carregad*s pela indivi*ualidade de Catarina provo*am
</line>
<line>
mudan*as *onstantes na* tomadas de dec*sões e na materialidade política, econômica e so*ial
</line>
</par><par>
<line>
do espaço. Esse fato
</line>
<line>
tor*a a narrativa distinta, ca*acterizada por uma fuga d*
</line>
<line>
clichê
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
nar*a*ivas femini*t** de empoderamento, as q*ais apre*entam a mulher em *m *ená**o de
</line>
<line>
suce*so, p*rém não c*ncedem a elas qualq*er escolha de*tr* das **áti*a* d* m***nça social.
</line>
<line>
4 C**SIDER*Ç*ES FINAIS
</line>
<line>
De mo*o geral, *a obr* Requiem pa*a *m N**e*ador Soli*ário, o aut*r *u*s Car*oso
</line>
</par><par>
<line>
r*ve*a cica*rizes
</line>
<line>
e*palh**as p*lo Timor, marcadas **l* ex**oração e adm*ni*tra**o d*
</line>
</par><par>
<line>
*ortugal, as inva*ões da Indoné*i* e a* guer*as *ntr* Japão e Austrál*a no t*rritó*i* t*mo*ense.
</line>
</par><par>
<line>
Entret*nto, a preocupação de
</line>
<line>
escreve* "his*ória" da nação t*more*se está fora do projeto a
</line>
</par><par>
<line>
literár*o de Ca*doso. Ao c*nt*ário disso, sua contaçã* po*sui uma característ*ca subversiv*:
</line>
</par><par>
<line>
colocar em
</line>
<line>
cheque até o*de algu*a* pedagogias são polí*icas que func*o*am a s*rviço do
</line>
</par><par>
<line>
colon*zador, d* *stad*
</line>
<line>
e d* homogene*da*e em p*o* da d*st*uição dessas id*n*id**es
</line>
</par><par>
<line>
indiv**uai*, *ragilizadas
</line>
<line>
e *ominada*. Su*
</line>
<line>
*roduçã* busca *istur*r a realidade com as
</line>
</par><par>
<line>
referências
</line>
<line>
do imaginário nacional que *ra* o le***r, expl*rando as tradições * c**tume*
</line>
</par><par>
<line>
t*m*renses, *as, s*bretudo, *enunciando violência de *ê*e*o e *
</line>
<line>
explicita*do um espaço
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sin*, v. *6, n. 5, a*t. 6, p. 1*6-120, se*./out. 20*9
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*or, Ato P*dagó*ico e Perfo*man*e: A M*lhe* Timorense em *eq*iem *ara o Nave*ador So*it*rio
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
políti*o conquistado p*la mulher nas **timas
</line>
<line>
década*. Isso significa que, ao ser
</line>
</par><par>
<line>
profundamente marcada pe** história política de seu pa*s, lit*ra*ura timor*nse emerge a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*terminadas *ondições de p*odução em que as máculas dos a*usos
</line>
<line>
da e*pres* colonialista
</line>
</par><par>
<line>
são visí*eis e traumáti**s e por est*rem **ncadas na m**ória imagética da n*ção, têm de se*
</line>
</par><par>
<line>
reco*tada* para *ue haja uma re*s*g*ifi*açã* da consciênci* colet*va, uma
</line>
<line>
espé*ie de
</line>
</par><par>
<line>
negocia*ão de do*es latentes.
</line>
</par><par>
<line>
REF*RÊNCI**
</line>
</par><par>
<line>
ALMEIDA, V. S. A Participação **s M*lheres *im*rense* na Vida Política Depo*s da
</line>
<line>
Independência (2002-*015). *nive*sidade *e Lisboa - Faculdade de Let*as. (*i*s*rtação de
</line>
<line>
Mestrado). Disponível em: <<ht*p://hdl.*a*dle.net/1*451/2*695>>
</line>
<line>
BHABHA, H. K. Dissem*nação - O *empo, a Narrativa e as M*r*en* *a Nação M*derna. In:
</line>
</par><par>
<line>
O loc*l da
</line>
<line>
cultura. Trad. **riam Ávila; Eliana **u*enço de Lima
</line>
<line>
Reis; Gláucia Renate
</line>
</par><par>
<line>
Gonça*ves. Belo Ho*izonte: Ed. UFMG, *98-238, 1998.
</line>
<line>
CARD*SO, *. Requiem pa*a o naveg*dor so*itário. R*o ** Jan*iro: Língua Geral -
</line>
<line>
C*leç*o Ponta de Lança. **09.
</line>
</par><par>
<line>
PERROT, A. C.; CONTE, D.; KUNZ, M.
</line>
<line>
A. *ite***ura, hi*t*ria e catarina: a nar*ativa *o
</line>
</par><par>
<line>
desl*camento em Réquiem para o navegador solitário, de Luís Cardoso. In: Língu* &
</line>
<line>
*iteratura, v. 20, núm*r* 36, p. 277-291, *018.
</line>
<line>
SOMMER, D. Amo* e P*tri* na *mérica Lati*a: Uma espe*ulação Al*górica sob*e
</line>
</par><par>
<line>
Sex*alidade e Patri*tismo. In: Tendências e impasses - O feminismo *om* crí*ica
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cultura. Org. *elo**a Bu*rque de Hollan*a. Rio *e Janeiro: Rocco, *994.
</line>
</par><par>
<line>
SA*D, E. W. Cultura e imperiali**o. São *aulo: C*mpanhia d*s Let*as, 1999.
</line>
</par><par>
<line>
*UTIKIAN, J. Mar Horizonte: **terat*ras insulares lusóf*nas. Org. *ane T*tikian, *uiz
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Antônio Assis Brasil - Porto Al*gre: EDIPUCRS, 2007.
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VIEG*S, J. M. *.; FARI*, S. As Mulher*s na Po*ítica. Oeiras: Celta Ed*tora, 2001.
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Como Re**ren***r este Artigo, conforme ABNT:
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SOUZA, A. P; C*NTE, D. Amor, Ato P*dagógico e *erfo*mance: A Mulher Timo*ense em R*quiem
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para * N*veg*dor S*litário. Rev. FSA, Te*es*na, v.16, *. 5, art. 6, p. 106-120, set./out. *019.
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Rev. *SA, Ter*si*a PI, v. 1*, n. 5, art. 6, p. 106-120, *e*./out. 20*9
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www4.fs*net.co*.br/revista
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A. P. S*uza, D. Con**
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120
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*ontribuição dos Auto*es
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A. P. Souza
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D. Cont*
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1) concepç** e pla*ejamen**.
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X
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X
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2) *nál*se e interp**tação d*s dados.
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X
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*
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*) elabo*ação d* *ascunho o* na revisão cr*tica do co*teúd*.
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*
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X
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4) particip*ç*o *a apr*vaç*o da versão final do *anuscrito.
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X
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X
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Rev. F*A, Teresina, v. 16, n. *, art. 6, p. 106-120, set./out. 2019
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www4.fsanet.com.br/r*v*sta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)