Práticas de Gestão Organizacional em Serviços de Saúde: Um Estudo no Programa Preventt / Organizational Management Practices Applied to Health: A Study on the Preventt Program

Ádria Danielle Silva Caroba, Luíza Zambalde de Castro, Karine Araujo Ferreira, Gustavo Pereira Benevides

Resumo


O Programa extensionista PREVENTT da Universidade Federal de Ouro Preto foi desenvolvido no ano de 2011, por professores e alunos de áreas da saúde, com objetivo de atuar diretamente na prevenção e tratamento de Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho. Devido ao crescimento do núcleo, aumento do número de pacientes e da complexidade da organização, o desenvolvimento de uma gestão interna tornou-se necessário. Devido a isto, criou-se o Projeto Gestão PREVENTT, que visa identificar, selecionar e aplicar práticas gerenciais e organizacionais que auxiliem na eficiência e eficácia do programa. O público-alvo do Programa PREVENTT foram os servidores da UFOP e IFMG, além dos próprios extensionistas. Foram aplicadas práticas da gestão organizacional da saúde, tais como a pesquisa clima e satisfação da equipe; pesquisa de satisfação do cliente e medição de desempenho de processos. Os resultados evidenciaram a importância do programa para alunos, professores e comunidade.

 

Palavras-Chave: Gestão Organizacional. Gestão da Saúde. Pesquisa Clima. Serviço ao Cliente.

 

ABSTRACT

 

The PREVENTT extension program of the Federal University of Ouro Preto was developed in 2011 by professors and students of health areas, aiming to act directly in the prevention and treatment of occupational diseases related to work. Due to the growth of the core, the increase of the number of patients and of the complexity of the organization, the development of an internal management become necessary. Because of this, the PREVENTT Management Project was created, aiming to identify, select and apply managerial and organizational practices that aid in the efficiency and effectiveness of the program. The target audience of the PREVENTT Program were the servers of UFOP and IFMG, in addition to the extension agents themselves. Practices of organizational health management were applied, such as climate research and team satisfaction; customer satisfaction survey and of process performance. The results showed the importance of the program for students, professors and community.

 

Keywords: Organizational Management. Health Management. Research Climate. Customer Service.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.4.9

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