<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 5, p. 48-64, mai./*u*. 20*9
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.3.5
</line>
<line>
A *quisição de Experiência em Meio* d* Comunica*ão
</line>
<line>
*he Acq**sition Media E**erience
</line>
</par><par>
<line>
Joa*uim Fonseca *anto* F*lho
</line>
<line>
Mestr*do em Comunic**ão pe*a Univers*dad* Feder*l *o Piauí
</line>
<line>
*raduação em Comunic*çã* Social pelo Cen*** Universi*ário Santo Agos*inho
</line>
<line>
joca*ilho_3_3@hotm*il.com
</line>
<line>
Jacquelin* Li*a Dourado
</line>
<line>
Douto*ado em Ciê*ci*s da Comu**cação p*la *niversidad* d* *ale do Ri* dos Sinos
</line>
<line>
Profes*o*a da Unive*sidade Fede*al do Piauí
</line>
<line>
jacdou*ado@*ol.com
</line>
<line>
Julian* Fer*an*es Te*xeira
</line>
<line>
Dou*or* e* Comunica*ão e *ultura Contem*orânea pela Universidade Fede*al da Bahia
</line>
<line>
Prof*s*o*a *a U*iver*ida** Federal do Piauí
</line>
<line>
*e*xeir*.juliana.rj@*mail.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
E**ereço:
</line>
<line>
Jacqueline Lima Do*rado
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade Federal do Piau*, Centr* d* Ciências *a
</line>
<line>
Artigo r*ceb*d* em 1*/03/2019. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Educação. Rua I*inga, s/n - Ca*pus *i*istro *etrônio
</line>
<line>
recebida em *8/03/2019. Ap*ov**o em 29/0*/2019.
</line>
</par><par>
<line>
P*rtela - *e*arta*ento de Comunicaç*o. In*nga
</line>
</par><par>
<line>
64000-000 - Te*esina, PI - Brasil.
</line>
<line>
A*a**ad* pelo sist*ma Triple Re*iew: *) Desk Review
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço:
</line>
<line>
Ju*iana Fernandes Teixeira
</line>
<line>
pel* Ed*to*-Chefe; e b) Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
*niver*ida*e Federal do Piauí, Centro d* Ciências d*
</line>
<line>
(ava*iação ceg* por dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
E*ucação. Ru* *ninga, s/n - Campus Ministro Petr*n**
</line>
</par><par>
<line>
Po*tela - Dep**tam*nt* d* *omunicaç*o. Inin*a
</line>
<line>
Revisã*: Gramatical, *o*mativa * de Formatação
</line>
</par><par>
</page><line>
64000-000 - T*r*s*na, PI - Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Aquisição de Ex*e**ê*c** em Meios de Co*unicação
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Da *écad* de 80 aos *ias atuai*, o capit*lismo contemporâneo impõe aos países **didas para
</line>
</par><par>
<line>
a lib*ralização do comércio mu*d*al que de*regulam a* l*i* trabalhistas e enfraquecem
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
sindica*o*, acarretando o aumen*o do des*m*rego. Na área da comunicaç*o, as *mpresas
</line>
<line>
pa*sa* a produzir *ais conteú*o, e a con*o*rê**ia e*t*e **as se in*ens*f**am. O *bje*i*o do
</line>
</par><par>
<line>
t*abal*o é compree*d** como se
</line>
<line>
*á o pro*esso de **u*sição de ex*eriência em meios de
</line>
</par><par>
<line>
comu*icação após as transformações soc*oeconômicas e culturais in*roduzidas pelos governos
</line>
</par><par>
<line>
no mund* capit*lista. O trabalho util*za como re*ere*cial t*ó*ico p*ra embasar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
investig**ões *s autores A*sina (2009), Bau*an (2011), Castells (2018), Hartog (2015),
</line>
<line>
Sant** (2017), Silverstone (*002), Moraes (2010), Mour* e Rêgo (*012). Assim, o estudo *az
</line>
<line>
uso da pesquisa teórica par* compre*nde* as definições e o aport* teóric* usado nas a*álises.
</line>
</par><par>
<line>
O es*udo c*nclu*
</line>
<line>
que as
</line>
<line>
*istórias abordadas e p*blicadas pelos mei*s d* comunicação
</line>
</par><par>
<line>
*etratam versões de
</line>
<line>
u*
</line>
<line>
acontecime*to ou experiên*ia defendida
</line>
<line>
p*la política editor**l do
</line>
</par><par>
<line>
grupo mid*ático naquel* período histórico.
</line>
<line>
Pa*a*ras-ch*v*: Presentismo. Experiê*cia. Acont*cimento. Memória.
</line>
<line>
A*STR*C*
</line>
</par><par>
<line>
*rom
</line>
<line>
the 1980s to *he pre*ent day, co*tempor*ry capitalism imposes *n c*u*tri*s measure*
</line>
</par><par>
<line>
for the liberali*at*on of *orld trade t*at *ereg*late lab*r l*ws and weaken un**ns, leadi** to
</line>
</par><par>
<line>
increased
</line>
<line>
u*e*ployment. I* the
</line>
<line>
*re* *f communication, *o*panies start to produce m*re
</line>
</par><par>
<line>
content a*d competitio* between *hem intens*fy. *he o*jecti*e of this work *s to un*erstand
</line>
</par><par>
<line>
how the pro*ess o* ac*uir*ng experien*e in med*a aft*r *he
</line>
<line>
socioeco*o*ic *n* cult*ral
</line>
</par><par>
<line>
trans*ormation* introd*ced by gov*rnments in the capital*st world ta*es place. *he work uses
</line>
<line>
as a theore**cal referen*e to supp*rt the investigations, authors Alsi*a (2009), Baum*n (2011),
</line>
</par><par>
<line>
**st*lls (2018), Harto*
</line>
<line>
(2015), Sa***s (2017), *ilverst*ne (2002), Moraes (201*), Mour*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*êgo (201*). T*us, *he s*udy m*k*s use of theoretical research to *nderstand the **finitions
</line>
</par><par>
<line>
and th* theoretica*
</line>
<line>
con*ribut**n *sed in the a*alyzes. Th*
</line>
<line>
s t ud y
</line>
<line>
conclude* th*t the stories
</line>
</par><par>
<line>
covered and p*bli*hed by t*e media port*ay version* *f an eve*t or expe*ience *dvocated by
</line>
<line>
the editorial poli*y of th* *edia group i* that h*s***i*a* peri*d.
</line>
<line>
*ey wor*s: Presentis*. Exp*ri**ce. Event. Me*ory.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 3, ar*. 5, p. *8-6*, mai./jun. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. F. S*ntos Filho, J. L. Dourado, *. F. *ei*eir*
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Com *s **ises econômic*s *as décadas de 60 e 70 a* estabelecimento do
</line>
<line>
*eo*i*eralis*o, o c*pitalism* *on*e*porâneo im*ô* aos países medida* que *****am o mod*
</line>
<line>
de vida e as experiênci*s das pessoas. Os diferentes modos de ex**riências h**a*as
</line>
</par><par>
<line>
(sing*lares, ge*ac*ona*s **umula*i*as) pass** a ser trans*ormadas em produtos c*lturais, e
</line>
<line>
a**im *o*o as *emórias coletiva* são regis*rada* pelos meios ** comunicaçã* conforme se*s
</line>
<line>
interess*s co*er*i*is.
</line>
</par><par>
<line>
* presente traba**o *rocura compre*n**r como s*
</line>
<line>
dá o p*oce*so de aq*isiç**
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
experiênc** em mei** de comunicação depo*s
</line>
<line>
das mu*an*as econôm*cas, sociais e cu*turais
</line>
</par><par>
<line>
pas*adas nas últ*m*s d*cad*s do sécu*o XXI. * problema de p**q**sa é: "Com* os meios de
</line>
<line>
comuni*ação t*ans*ormam as ex*eriên*i*s h**anas *m bens simbólicos? "
</line>
<line>
A pe*qui*a pretende dei*a* com* lega** a compreen*ão de m**o os m**os de
</line>
</par><par>
<line>
com*n*ca*ã* convertem as experi*ncias humanas em
</line>
<line>
**t*cia e
</line>
<line>
*m o*tro* be*s simbólico*,
</line>
</par><par>
<line>
um* ve* que as *mpr***s jornal*sticas, a pa*tir *a década de 90, intensificaram a produção de
</line>
</par><par>
<line>
con*eúdo *ara o consumo de seus cliente*, visando se posiciona* no mercado
</line>
<line>
de conteúd*.
</line>
</par><par>
<line>
Depois d* acirrada concorr*nc** empres*r*al
</line>
<line>
ent*e os div*rsos set*re* d* c*muni*ação, os
</line>
</par><par>
<line>
m*ios *n*orma*ivos passam a foc*r na elevação s*u por**ólio ** c*ien**s e na ob*e*ção de m*is
</line>
<line>
lucros.
</line>
</par><par>
<line>
A inves*ig*ção *o t*abal*o u*a
</line>
<line>
a pesquisa teórica acerca do as*unt* *a*a
</line>
</par><par>
<line>
compreender o* c*nceitos e * *rcabouço teóric* utilizado p*ra alicerçar as **álises. * ar*i*o é
</line>
<line>
di*idido e* qu*t*o tópic*s: o primeiro, descr*ve a tra**ição do **delo *conômico d* E*tado
</line>
</par><par>
<line>
de B*m-Estar Soc*al para de *st*do neolib*ral e, con*eque*t*m*nte, da pa*sagem
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
fu*uris*o para o presentismo. O segundo *iscorre sob*e o* mod*s de *quisição *a expe*iênc*a
</line>
</par><par>
<line>
humana; o terceiro explica como o
</line>
<line>
a*o*tecimento, a e*periência e a mem*ria sã*
</line>
</par><par>
<line>
*rans*ormados em prod*tos *ultur**s, e o último a análi*e te*rica ex**anada ao lon*o do é
</line>
<line>
texto.
</line>
<line>
* REFERENCIAL T*Ó*ICO
</line>
<line>
2.1 Do fut*ris*o ** present*smo: a crise bate à p*rta
</line>
<line>
Após a S*gund* Gr*nde *uerra, muitos *aís** des*nvolvidos e sub*esenvo*vido*
</line>
</par><par>
<line>
passa* a **otar o Estado de Bem-Estar Social em respost* ao libera*ismo
</line>
<line>
eco*ômic*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina, *. 16, n. 3, art. 5, *. 48-64, ma*./ju*. 2019 **w4.f*anet.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A A**isiçã* d* Experiên*ia *m Meios de Comunicação
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
responsável pela cr**e *e 1929 e a m*s*a de t*abalhadores desem*regados e sob*eviv*n*es d*
</line>
<line>
*o*flito mundial p**-19*5. Então, es**s *aí*e* buscam m*ios *e *eco*stru*r a suas
</line>
</par><par>
<line>
i*fraes*ruturas
</line>
<line>
básicas e, ao m*smo tempo, gara*tir bene*ícios sociai* à populaç*o
</line>
</par><par>
<line>
desass*stida.
</line>
</par><par>
<line>
N**te caso, o Estado *eve *ntervir na *conomia e na soci*dade apenas *uando **r
</line>
<line>
necessário, no entanto, ele atua em relação íntima entr* *s cor*ora*ões *mpresariais e os
</line>
</par><par>
<line>
sindicatos *e trab*lhadores. Essa
</line>
<line>
interferência do Est*do d* ma*s ga*ant*as traba*histas e
</line>
</par><par>
<line>
sociais * *lass* ** operár*os por meio de **gu*amentações, *ssim como, há *m fortalecimen*o
</line>
<line>
de sindicatos *ando mais p*der a*s acordos cole*ivos e per*iti*do aos mesmo* cobrar tax*s
</line>
<line>
de sindicaliz*ção de se*s fi*iados e poder repres*ntá-los *m p**ce*sos jud*ci*is.
</line>
<line>
Ainda, ness* épo*a, o cidadão comum ap**senta esperança de u* fu*uro melhor, fato
</line>
<line>
este con*ecido *omo \futu*is*o\. Este fenômen* de*osita a sua fé no progresso pois,
</line>
<line>
r*prese*ta u* a*anhã **m poss*b*li*ades de ser m**s afortunado que o dia *iv*nciado pelo
</line>
<line>
indivídu* n*quele período histór**o.
</line>
<line>
* s*ntido mai* *rofun*o, talvez único, *o p*ogresso * feito de du*s cre*ças inter-
</line>
</par><par>
<line>
relacionadas - de que "o
</line>
<line>
tempo está do nosso lado", * de *ue "so*os nós *u*
</line>
</par><par>
<line>
fazemos *co*tecer". As duas cren*as vive* *untas e morrem ju*t*s - e con*inuarão
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
viv*r enquanto * poder *e fazer c*m que as coisas aco*teç*m *nc*ntrar sua
</line>
</par><par>
<line>
co*r*boração * viver feitos das pess*as que as professam. (BAUM*N, 2*11, p. *6).
</line>
<line>
P*ra Hartog (2*15), o futur*smo p*ecisa ser compreendi*o co*o o predomínio da
</line>
</par><par>
<line>
vi*ão *e futuro. "E*te * sentido imperativo da ord*m do te*po: uma ordem que continua o
</line>
<line>
acelera*do ou se aprese*t*nd* como tal. A histór*a é *eita entã* em *ome do futuro e *eve s**
</line>
<line>
e**rita do mesmo modo" (2015, p. 141).
</line>
<line>
*o entanto, nas dé*adas de 60 e 70, o mundo capitalis*a v*veu em co*stantes crises
</line>
<line>
econômicas, dand* fim ao p*río*o de trê* *éca*as de cre*c*mento i*pl*nta*o pelo Esta*o de
</line>
<line>
Bem-*s*ar *oci*l. Dessa forma, a ma*oria dos países *om economia de mercado int*o*uz o*
</line>
</par><par>
<line>
fundam*nto* do ne*liberal*smo defe*d*do por Friedrich Hayek para faze* fr*n*e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
i*stabilidade e a *nflação pass*da* p*r e*sas *açõ**.
</line>
</par><par>
<line>
Es*a passage* de E*tado
</line>
<line>
intervencion*sta a Estado mínimo faz a* *ações ado*arem
</line>
</par><par>
<line>
medidas q*e tr***formam o *en*rio global na época. *á modif*cações pol*tic*s, cu*tu*ais,
</line>
</par><par>
<line>
soc*ais e *conômicas
</line>
<line>
desenc*deadoras de um acele*ado pro*esso d* globalização e,
</line>
</par><par>
</page><line>
conse*uentemente, de regionalizaç*o. Esses fe*ômenos produzem a*gumas altera*ões *ost*s
</line>
<line>
em *rática pel* *apitalismo co*temporâneo no intuito d* se reestru**rar*m.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, *. 16, *. 3, art. 5, p. *8-64, mai./*un. 2019 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. F. S*ntos F*l**, J. L. *our*do, J. F. **ixeira
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
Segund* Cas**lls (2018), as medidas tomadas, tanto pel*s governos naciona*s como
</line>
<line>
pelas *mpresas mu*tinacionais *ã*: menos rig*dez n* *estão; *e*centr*lização das corporaçõe*
</line>
<line>
e *u* ***rgan*zação em redes no âm*ito int*rn* e no âmbito externo *as co*e*ões com outras
</line>
</par><par>
<line>
corporaçõ*s; r*dução
</line>
<line>
da *or** dos *ovimentos sindicais; re*açõe* l*borais mais dispersa*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
indi*idua*izadas; intr*d*çã* *m mas*a da *ulher no mercado de trabalho; flexibil*zaçã* das
</line>
<line>
regulame*taçõe* trabalhistas * *er*adológicas; el*vação da concor*ência entre os países e as
</line>
</par><par>
<line>
em*resa*
</line>
<line>
*o âmbito econômico internac*o*al c*m o obj*tivo de obter mais lucro*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adminis*ração do capital in**stido (CAST*LLS, 2018, p. 61-62).
</line>
</par><par>
<line>
Com a reorganização da* economias mundiais do mod*
</line>
<line>
de produção capitalist*
</line>
</par><par>
<line>
devido à implementaçã* dos id*ais neoliber*i*, o ***uri*mo e*tra em de*adência e cede lugar
</line>
<line>
ao \presentismo\, que procura c*ns*guir o lucro instantân*o. O* seja, "o presente único: o da
</line>
<line>
tir**ia do in****t* e da es*a*naç*o de um presen** perpétuo" (*ARTOG, 2*15, p. 11).
</line>
<line>
N* ve*dade, o futuris*o torna-se o presentismo *u equi*ar*-se a ele à medida q*e a
</line>
<line>
socie*a*e de co*sumo se multipl*ca e solidifica-se, bem como as tecnolo*ias d* comu*icaçã*
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
de *nformação f*zem
</line>
<line>
part* do *otidiano
</line>
<line>
das pessoa* e progridem constanteme*te,
</line>
</par><par>
<line>
a**lerando o ri*mo d*s mud*nç*s *o*iai* e *conômicas.
</line>
</par><par>
<line>
Al*m das múltipl** forma*
</line>
<line>
com **e, no período *istórico *tual, o
</line>
<line>
discurso *a
</line>
</par><par>
<line>
globa*izaçã* serve de alicerce às ações h*g**ônicas do* Estad*s, das emp*esas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
d*s instituições internacion*is, * **pel da ideologia na p*odução das coisas e o *a*el
</line>
<line>
ideol*gico do* objet*s **e n*s rodeia* contri*uem, juntos, pa*a agr***r essa
</line>
<line>
s*nsação de que agora *ão há out*o futuro senão a*uele q*e **s virá como um
</line>
<line>
pre*ente a*p*iado e não como o*tra coi*a. (SANTOS, 2*17, p. 159).
</line>
<line>
O traço mai* visível do presentismo é a c*ise da fé no progresso e, ao me*mo tempo,
</line>
</par><par>
<line>
na auto*onfian*a do pre*ent*. Isso se
</line>
<line>
dá d e du* s
</line>
<line>
raz*e*: a primei*a, a inexistência de um*
</line>
</par><par>
<line>
i*stitui*ão (ag*nc*a) hábil de "mover o *undo para frente". As*im, a pe*gunta a s*r
</line>
<line>
r*spondida não é "o que faz*r? ", mas "que* vai f*z*-lo? " E, a seg*nda ra*ão, é * falta de
</line>
</par><par>
<line>
clareza
</line>
<line>
em sab*r *ue *nstituiç*o
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
<line>
(a*ência) *recisa fazer
</line>
<line>
para aperfe*ço*r o
</line>
<line>
globo, no
</line>
</par><par>
<line>
d*v*doso *aso de q*e t*nha *nergia e determina*ão para tanto. (BAUM*N, 2011).
</line>
<line>
Conform* Pierre Bourdieu, *ara planejar o *u* está por vir, é ne*essário est*r
</line>
<line>
en*aizado no p*esen**. O indivíduo precisa esta* ancorado e* seu pr**rio p*esente. O grand*
</line>
<line>
problema é que *alvez a maior parte das pessoas nã* se encontra anc*rada no presente e vive
</line>
<line>
solta na instabilidad* * na c**pleta ausência do Esta*o. (B**MAN, 2*11, p.98).
</line>
<line>
Neste tópico, é abordada a passagem do Estado de Bem-Estar Socia* ao
</line>
</par><par>
<line>
*e*lib*ralismo e tamb*m *o futuris*o ao *resentismo, além das
</line>
<line>
principais c*racterísticas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 16, n. *, a*t. *, p. 48-64, mai./j*n. 2*19
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Aq**sição de *x*eriência e* Meio* *e Comunicação
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
des*e* períodos históricos. Em s*gui*a, vão ser tratadas as princ*pais *ormas d* aquisi*ão de
</line>
<line>
experiências pelo ser humano, acompanhadas de exemplos para o me*hor entendimento d*
</line>
<line>
leitor.
</line>
<line>
* RE*ULTAD*S * *IS*USS*ES
</line>
<line>
3.1 Modos de aquisição de experi*ncia
</line>
<line>
*o longo da v*da, c*da *e*soa apresenta suas próprias *xpe*i*nc*as co**di*nas.
</line>
</par><par>
<line>
Mesmo que *sse i**ivíduo *enha um i*mã* gêmeo *orando na mesma
</line>
<line>
casa. As
</line>
</par><par>
<line>
*x**rimentações
</line>
<line>
do d*a a d*a vão ser se*pre diferentes, porque el*s n*o v*o dividir
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
mesmos
</line>
<line>
gos*os, prátic*s e escolha*.
</line>
<line>
P or
</line>
<line>
isso, a experiência vivenci*da po* uma pe*soa
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
única, não pod**do ser co*iad* por outro indi*íduo.
</line>
<line>
Mas, então, o *ue é experiên*ia? Segu*do Caste**s (2018, p. 72), *la é "ação dos a
</line>
<line>
sujeit*s hum*no* s*bre s* me*mos, determinada p*la inte**ção e*tre as i**ntidades bioló*ic*s
</line>
<line>
e c*lt*rais *ess*s su*eitos em r*laç*o a seus ambien*es s*ciais e natura*s".
</line>
<line>
D*ssa forma, todo r*gistro hi*tórico abord* a*toexperiment*s ou vivências de ou*ras
</line>
<line>
pe*soas, seja diret*mente, seja indireta**nte. A ma*eira ** transmiti* estó*ias *u fabr*cá-las
</line>
<line>
apre*ent* con*xões com a forma de ca*t*r, de *unt** ou de *ud*r os *odos de viv*r. En*ão,
</line>
<line>
cad* *quisi*ão ou transf*rmaçã* de ex*e**ência se desagua ** *empo, *ando iníc** a uma
</line>
<line>
histó*ia. (KOSELLECK, 2014, p. *3) De ac*rd* c*m Silve*s**ne (2002, p. 3*), não impor*a
</line>
</par><par>
<line>
se a exper*ência é mediada ou da mídia, el* "surge *a interfa** do cor*o e *a
</line>
<line>
psique. Ela,
</line>
</par><par>
<line>
claro, s* expr*me no *ocial e nos di*cu*sos, na fala e nas hi*tórias da vida cot**iana, em que o
</line>
<line>
social *stá send* const*ntemente *eproduzido".
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m, caso se deseje **xar o início
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*ada a*u**içã*
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
m**anç*,
</line>
<line>
con***me
</line>
</par><par>
<line>
Koselleck (201*), surgem às três maneiras ** experiência. Sã* elas: singula*, geracion*l e de
</line>
<line>
lo*go prazo.
</line>
</par><par>
<line>
A pr*meira maneira é sempre ún*ca
</line>
<line>
e
</line>
<line>
irreplic**el, ou seja, singular.
</line>
<line>
Aqu*, o
</line>
</par><par>
<line>
experimento emerge com* oca**onal. As *essoas
</line>
<line>
não planejam *u preveem o que vai
</line>
</par><par>
<line>
acont*cer, esse modo de *xpe*iência * importante par* a **rmulação de *iografia e de históri*.
</line>
</par><par>
<line>
"Somente quem é
</line>
<line>
pego de surpresa pode ter uma exper*ê*cia. Quando ocor*e ou se impõe,
</line>
</par><par>
<line>
e**e *ip* de ex**riência mantém seu ca*át*r
</line>
<line>
singular". Por exemplo, um t*abal*ador pode ir
</line>
</par><par>
</page><line>
*o empre*o *e carro e, no meio do caminho, col*di* com o carro em *ma *r*ore. O indi*íduo
</line>
<line>
Rev. FSA, T**esina **, v. *6, n. 3, art. 5, p. 48-6*, mai./jun. 2019 www4.fsanet.c*m.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. *antos Filho, J. L. Dourado, J. F. Teixe*ra
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
não te* como *atici**r * que irá acontecer a cinco ou dez minuto* d*pois de te* saído *e
</line>
<line>
*asa. Por i*s*, essa expe*iência é sin*ular.
</line>
<line>
O seg*ndo modo é *elacionada ao conhec*men** **quirido *ela geração a*ter*or *
</line>
</par><par>
<line>
repassada a seguir pa*a a
</line>
<line>
ger**ão posterior através
</line>
<line>
dos avó* ou
</line>
<line>
de pessoas idosas. "Uma
</line>
</par><par>
<line>
p**soa exp*riente **o *e *urpreende co* tanta fa*ilida*e, *oi* s*be com an**cedência,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
ex*er*ência pr*pria, o que a espera ou, pelo men*s, o q*e
</line>
<line>
pode *s*er*r" (KOSELLECK,
</line>
</par><par>
<line>
2014, *. 3*) No entanto, *ssas experiê**ias
</line>
<line>
de
</line>
<line>
v*da trans***idas pelas pe*s**s ma**
</line>
</par><par>
<line>
exp*rientes podem pe*si*tir durante
</line>
<line>
*m tempo, mas log* devem ter mudanças para se
</line>
</par><par>
<line>
**equare* a *ovo* ex*erimentos realizados em
</line>
<line>
um
</line>
<line>
p*ríodo recente. Exemplo: quando um*
</line>
</par><par>
<line>
p*ssoa está *ripada, a mã* dela receita u* chá de alho c** limão. Ela recom*nda a um filho
</line>
</par><par>
<line>
ou
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*ut*a pes*oa, algo que, no passado, não muit* d*stante, a mãe dela havia indicado já
</line>
</par><par>
<line>
qua*do a me*ma
</line>
<line>
estivesse c*m ** sintomas da gr*pe. *ssim,
</line>
<line>
e**a *xperiênc*a repeti*a
</line>
</par><par>
<line>
algumas v*zes, dur**te u* p*ríodo
</line>
<line>
tempor*l, as*im*lada pela geração a**al, uma vez que, é
</line>
</par><par>
<line>
ess*s conhecimentos *ão são transm*tidos p*r o*mose.
</line>
<line>
Por últ*mo, po*e-se falar do modo *e e*periência acumulativa. Esta *corre a* longo
</line>
<line>
de um espaço de tempo em que as experiênc*as *ão-*e reunindo e agrupando, indo além das
</line>
<line>
surpre*as situaci*nais ou **asionais e desfazendo exp*ri*ncias geracio*a*s cri*ta*izadas.
</line>
</par><par>
<line>
En*ão, os
</line>
<line>
ex*erimentos
</line>
<line>
sã* m*tamorfos**dos e* uma unidad*
</line>
<line>
temporal r*l*tivam*nte
</line>
</par><par>
<line>
*esumida. Como, por *xemplo,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
pr*visão se a Ch*na v*i ou não
</line>
<line>
vai ser a maior economia
</line>
</par><par>
<line>
mundial n* pró*ima década. Há uma grande possibilidade de ac*ntecer em *o*cos anos, *a*
</line>
<line>
é algo ai*da incerto, po*s existem v**ias vari*v*is co* influência s*bre o mercado *hinês,
</line>
<line>
in*lusive a atual guerra comer*ial entre Estados *nid*s e *hina. Dessa forma, é di*ícil cr*va*
</line>
</par><par>
<line>
um *ia*nóstico exato, porque o caso e*v*lv* variáve*s que vão
</line>
<line>
além das pesso*s e d*s
</line>
</par><par>
<line>
ge*a*ões anterior*s, e *penas
</line>
<line>
se*á enten**da no fut*r*
</line>
<line>
próximo atr*vés de uma observação
</line>
</par><par>
<line>
**stórica.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*do antigas nar*ativa* his*óricas pagãs são incorpor*d*s por p*rsp*ctivas cristã*,
</line>
<line>
qua*do histórias *ristã* *ão r*i***rpre*ada* à *uz da *acionalidade ilu*inist*, quando
</line>
<line>
experiências alheias do passado são *ntro*uz*das na compreen*ão de si *esmo ou
</line>
<line>
*uan*o t*da a história é inter*retad* a partir da experiência do condicionam*nto
</line>
<line>
econômico - em todos esses ca*os a p**ticipação da ciência históric* é indispensável
</line>
</par><par>
<line>
para incorporar a mudança de exper*ência de longo
</line>
<line>
*razo à *xpe*iênc** pr*pri*.
</line>
</par><par>
<line>
(*OSELLEC*, 2014, p. 38).
</line>
</par><par>
<line>
É *mportante esclarecer
</line>
<line>
que o
</line>
<line>
historiador
</line>
<line>
utiliza
</line>
<line>
os três m*delos de expe**ênci*
</line>
</par><par>
<line>
acima para pas*ar as experiências históricas
</line>
<line>
pa*a âmbi** da narrati*a de a*ordo c** os o
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 16, n. *, art. 5, p. 48-64, ma*./jun. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev***a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Aquisiçã* *e Experiência em Meios de C*m*nicaç*o
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
expe*im*ntos da atualidade em qu* deve ser ratificada a sua veracid*de por mei* de da**s ou
</line>
<line>
de objetos u*ilizados no período histórico r*tratado.
</line>
</par><par>
<line>
Si*verstone (2002) apon*a dois itens a se*em **scutidas sobr* a textura geral
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
exp*riênc*a. São *les: a i*portância de reconhece* a *ealidade da experiên*ia e a admissão
</line>
<line>
que a experiênc*a é *ormada. A pri*eira re*salta que as experiê*ci** são verda*ei*as, mesmo
</line>
<line>
aq*elas e*periências midiáticas. Já * s*gu*da abo*da *s acontecim*ntos, os signos e as
</line>
<line>
**rce*ç*es sensori*is e *mocionais c*mo significativas, po*que *odem se inter-*elaci*n*r
</line>
<line>
dentro de um sistema, *eja *ocial seja individual. (2002, p. 2*-27) Pa*a S*lversto*e (2002, p.
</line>
<line>
28), a e*periência é mo*da*a, or*enada e int*rr*m*ida.
</line>
<line>
É *oldada por atividades e expe*iê*cia* prév*a*. É orden*da de acordo *om normas
</line>
<line>
* classif*c*ções que re**stem à prova do *empo e do social. É in*errompida *elo
</line>
<line>
**esperado, pelo não prepar*do, pelo i**idente, pe*a *at*strofe, *o* sua *rópria
</line>
</par><par>
<line>
vulnera*ilidade, por sua inevitável e trágica f*lta *e
</line>
<line>
coerência. Expressam** *
</line>
</par><par>
<line>
exp*riên*ia em ações e agi*o* so*re ela. Nesse sentido, ela é física, baseada no
</line>
<line>
co*p* e seus sentidos. (SILVERSTON*, 2002, p. 28).
</line>
<line>
Ass*m, Kos*lle*k (2014) cataloga três mane*ras de *arra*ão, confi*uraçã* da escrita
</line>
</par><par>
<line>
* con**cção *etodol*g*ca: * r*gistr*, a con*inua*ão e a reformulação his**rica. P*r* ele,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
registr* é uma açã* originária; * continuaç*o armazena os períodos tem*orais; a *efo*mulação
</line>
</par><par>
<line>
*etifi*a o*
</line>
<line>
dois ante*iores, reescrev*ndo outra história a p*rtir *e novos *ados ou pontos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
vista.
</line>
</par><par>
<line>
No presente trabal*o cient**ico, v*i se* explorado apena* * registro, pois ele é
</line>
</par><par>
<line>
importante *ara pr*s*rvar
</line>
<line>
informações desti**das à escrita *e livros, de revistas e outros
</line>
</par><par>
<line>
suportes físi*os e eletrô**cos por histor*ad**es e jornalistas, *specialmente * d* da*os *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
in*esti*ati*o. De*sa form*, a açã* *e registr*r * um *ecanismo prim*ri* rea*izado por tex*o
</line>
<line>
escrito ou narrado, form*ndo uma peça *istór*ca sob o pont* d* vista d* historiador daqu*l*
</line>
</par><par>
<line>
momento da história. *s*im, uma n*rração so*re um dete*mina**
</line>
<line>
per*od* gua*d* *ma
</line>
</par><par>
<line>
singularidade *m relação às demai*.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com *oselle*k (2014, p. 42), o **gistro de um dado aconteci*ento *ode
</line>
<line>
s*r feit* atra*és de entrevista di*e*a de testemun**s oculares * de *estemunhas i*ter*e*iár**s.
</line>
<line>
Lage (*004, p. 66-67) acrescenta que,
</line>
</par><par>
<line>
(...) pode-se *estemunhar u*a guer*a *e* presenciar uma
</line>
<line>
*ata**a, a*sistindo a um
</line>
</par><par>
<line>
pedaço de uma (dific*lmente se terá ac*sso ao todo) ou ve**o vári*s; do lado do
</line>
<line>
v*nc*dor ou do venci*o; ide*tifica*do-se com as vítim*s o* com os agresso*es.
</line>
</par><par>
<line>
Ha**rá
</line>
<line>
d*ferença* cruciais *ntre * *ela*o de conflitos n* Palestina fei**s por um
</line>
</par><par>
</page><line>
jud*u ortodoxo e por um militante m*çulma*o, p*r mai* honestos q*e am*os sejam.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina *I, v. 16, n. 3, art. 5, p. 48-64, *ai./jun. 20*9 www4.*sa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Sa**os Fi*ho, J. L. Dourado, J. *. *eixeira
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
Es*es relatos realizado* por te*temunha* tanto ocula*es como in*ermediár*as de um
</line>
<line>
temp* hist*ri*o são *mporta*tes **mpo*e*te* para a con*tru*ão de produto* culturais, como
</line>
<line>
as notícias de um portal d* info*mações ou uma matéria a ser vei*ula** *m um telejorn*l. Ou
</line>
<line>
seja, elas são fontes decisivas para a transformação de u* acontecime*to ou *xper*ê*ci*
</line>
<line>
humana em notí*ia posteri*rment*.
</line>
<line>
*o próx*mo ite*, o aco*tecimento midiático, a aqu*siçã* de exper**ncia e de
</line>
<line>
memória indi*idua* e coletiva *er*o temas. Só, assim, depoi*, procederá a a*áli*e do
</line>
<line>
a*cabouço teórico.
</line>
<line>
3.* A *quisição da experiên*ia
</line>
<line>
Aq*i, inicia-se d*scorrendo so**e o que vem a ser, as suas cara**erí*ticas e o qu* é
</line>
</par><par>
<line>
ne*essário *ara um
</line>
<line>
even*o se tornar em u* a*onteci*en*o midiático, po*s to*os *s *ia*
</line>
</par><par>
<line>
ocorrem mi*hares de o*or*ênc*as que *ão *e*essariamente se transformam em notí*ia* *elo*
</line>
</par><par>
<line>
m*ios de comunicaç*es, tanto
</line>
<line>
t*adicio*ais como digitais. Por isso, é importante a def*nição
</line>
</par><par>
<line>
desses conce*tos preliminares *o estudo co*r*nte.
</line>
</par><par>
<line>
*.3 * transformação ** aco*te*ime*to em notícia
</line>
</par><par>
<line>
*ntã*, o que é a**ntecim**t*? Pode dizer-se que conceituar acontecimento
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
comple** pelo fato d* a sua *efiniç*o ser polissêm*ca e envol*er *lgu**s conexõ*s variáv**s
</line>
<line>
como demandas sociais, temp*rais, epistemológ*cas, culturais e outr*s.
</line>
<line>
Pa*a *lsina (20*9, p. 115), "o acontecimento é um fen**e*o soci*l (...), est*
</line>
<line>
*etermina*o his*órica e cultura***nt*". Já Traq*in* (1993 a*ud ARAÚJO; SOUZ*, p. 207)
</line>
<line>
**fine \aco*tecimentos jo*nal**tic*s\ *omo "*ão de natureza especial e disting*em-s* do*
</line>
<line>
ou*ros em f**ç** d* uma classificaç*o dada pelas leis *a ***b*b*lidade". *eneses (*010, p.
</line>
<line>
61) diz acredit*r que falar so*re *contecimento é:
</line>
<line>
Referir-se àquil* que instaura, no coti*iano, eclosão e r*m*im*nto, que pode a*ingir
</line>
<line>
a ordem esta*elecida, des*ncade*ndo deman** de sentidos ca*a* de tr*nsf*rmá-la.
</line>
<line>
Sua p**p*gação não oc*rre aleato*iam*n*e, a*tecedend*-*he vari*dades de
</line>
<line>
*or*ulações que i*fluenci*m a s*a co*strução *omo artefato da comunica*ão ou da
</line>
<line>
His*ória.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina, v. 16, *. 3, art. 5, p. 48-64, ma*./jun. 20*9
</line>
<line>
www4.*sa*et.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A A**isição d* Experiênci* em Meios de Comunicação
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
P*de-se est*belec*r três *lem*ntos como *end* fundament*is
</line>
<line>
p*ra se *e*ini*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**on*ecim*n** mid*ático, seg**do *lsina (2009, p. 140): a) a va*i*ção do ec**siste*a; b)
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co**nicabilidade do fat* c) a implica*ão dos suje*tos. A primeira, e
</line>
<line>
*iz r**peito ao fato
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
um acontecimento es*ar **lacionado a seu *cossi*tema par* ser conside*ado um acontecimento
</line>
<line>
jor**l*stico. Ass*m, as normas de*inidas no âmbi*o do ec*ssistema são essenc*ais par*
</line>
</par><par>
<line>
d*ter*inar um acontecimento. A *egu*da, re*aciona-s* ao ca*áte* de
</line>
<line>
pe*ceptibilidade d*
</line>
</par><par>
<line>
aconteciment*
</line>
<line>
na me*ida em que tod* f*to j*rnalístico s*ci*l e apresenta-se *omo é
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*o**ecimento público. A *ltima, fala que o ac*ntec*ment* midiático ao ser deter*inad* pelos
</line>
</par><par>
<line>
jornalistas de
</line>
<line>
u* dado veículo de c*m*nicação de*e le*ar em c*nta *
</line>
<line>
público * ser
</line>
</par><par>
<line>
alcan*ado. (ALSINA, 2009).
</line>
<line>
É i*portante destacar o fat* de o a*ontecimento mid*ático mudar de acord* com o
</line>
<line>
períod* h*stóric* vive*ciado pe*os rec*ptores e meio* de info*mação. Al*m disso, os meios de
</line>
</par><par>
<line>
*omun*cação *azem parte dos ap*relhos ideoló**cos de hegemonia n* intuito de perpetuar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*tatu* quo *or meio dos conteúdos veiculados seus destinatários. De acordo co* Moraes *
</line>
</par><par>
<line>
(2010, p. 82), *s*es atores
</line>
<line>
hegemônicos, p*ss*idores *ateria*s das i*e*logias **sponsáveis
</line>
</par><par>
<line>
p*r promove* a*oios na s*ciedade civil, *ra para preservar os se** do*ín*os, ora para opo*-*e
</line>
</par><par>
<line>
a seus discur*os. Dess* for*a, as ide*logias servem como uma es*éci* de \ca*x*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
r*s*on*ncia\ de posiçõe* vigentes nos embates cul**ra*s e ideoló*icos.
</line>
</par><par>
<line>
N* ent*nto, é necessár*o escl*recer q*e ex*stem *orças contr*-he*emônicas
</line>
<line>
*es*onsávei* por riva*izar c*ntr* os atores do*ina*tes. O *o*trapoder, dessa forma, pretende
</line>
<line>
*ontrapor e reclamar à* aut*ridades do Est*do constituído as condiçõ*s d* exclusão da classe
</line>
</par><par>
<line>
su*alterna em relação * classe dominante *o *mbito
</line>
<line>
do capi*al*smo contempo*ân*o. Logo,
</line>
</par><par>
<line>
confor*e *as*ell* (2**5, p. *5), "a domi*ação * a resistência à dominação mud*m d* caráter
</line>
<line>
d* ac*rdo com a estrutura ***i** espe*í*ica da q*al *las or*gina* e que elas mod**ic*m p**
</line>
<line>
me*o de sua ação. O *oder *ov*rna, os *ontrapoderes lutam".
</line>
</par><par>
<line>
*a parte se*uinte, observa-*e o conceito de mem*ria, como *s me*os
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
comunicação se relacionam com os espa*os de memória e como é formada a me*ória
</line>
<line>
*i*iática na ár*a de com*nicaç*o.
</line>
<line>
3.4 M*mória como **io de registro histór*co
</line>
<line>
A memória re*rata um a*ontecimento do tem*o passado por meio de inflexõ*s do
</line>
<line>
pres*n*e. (*OUCHOU, 201*, p. 80*) Para *ilverstone (*002, p. 231), e*a * "o lugar, agora, de
</line>
<line>
lu*as por identi*ade e p*la posse de um pa*sado". J* Ha*t*g (2*15, p. **) f**a que a memória
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina P*, v. 16, n. 3, a*t. 5, p. 48-64, *a*./*un. 2019 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. F. Santos Filho, J. *. Doura*o, J. *. Teixeira
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
se transforma em uma expressão abrangente: "um* c*tegoria m*ta-h*stó*ica, po* v*ze*,
</line>
<line>
teológ*ca".
</line>
<line>
De acordo com Lévy (199*, p.78), *á doi* *ipos de mem*ria: a *e cu*to p*azo e a de
</line>
</par><par>
<line>
longo *razo. A de curto praz*
</line>
<line>
o* memória de trabalho atua so*re a atenção. * mesma
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
u*i**zada q*ando *m usuário lê uma not*cia e* *m portal ** *nformação,
</line>
<line>
o* qua*do um
</line>
</par><par>
<line>
motori*ta procura a chave d* um carro esquecido em alg*m lugar de sua casa, p*r *xemplo. Já
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
memória de lon*o prazo é usada t*das a* vez*s que um *liente de um ban*o vai ao caixa
</line>
</par><par>
<line>
eletrônico s**a* d*n*eiro e utili*a a se*** para *sse fim, p*is sem m*moriz*-la em *m ped*ç*
</line>
<line>
de p*pel, * pessoa não terá como tirar as cédul** de dentro da máquina.
</line>
<line>
É nec**sário conhecer também a memória individual e memória cole*i*a. A
</line>
</par><par>
<line>
i*dividual é formada por aconte*imentos
</line>
<line>
ou e*peri*ncias *iv**as por u* dado suj*ito. *á
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*letiva é co*st*tuída
</line>
<line>
por conc**tos, acontecime*tos e
</line>
<line>
experiências determinada* que uma
</line>
</par><par>
<line>
da*a população arquiva du*ante *m ***po histórico.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa *orma, a me*ória col*tiva é uma *mp*rtante f*rram*nta para reaviv*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
identidade e o sentim*nto de *ertenc*me*to *e um po*o, mes*o que a *istória relembr*da por
</line>
</par><par>
<line>
este *ã* seja conhecida e
</line>
<line>
re**nhecida em um território nacional. Se**ndo
</line>
<line>
*artog (2015, *.
</line>
</par><par>
<line>
17*), "*ara escrever *ssa nov* *istória, a dos cidadãos, dos *u**itos, em re*umo, do pov*, que
</line>
</par><par>
<line>
está \ai*d* esquecido
</line>
<line>
na poeira das crônicas\ da ép*ca, é preciso, de fato,
</line>
<line>
pôr-se * ler o*
</line>
</par><par>
<line>
documen*** orig*nais e, muito rapidamente, ser* preci*o ir aos arquivos".
</line>
</par><par>
<line>
Outro relevante in*trumento para
</line>
<line>
guarda* a memóri*, *lém da história, é a mí*ia.
</line>
</par><par>
<line>
Atualme*te, *la tem servido de cimento entre a memór*a * * históri*. Fato ne*e**ári*, pois,
</line>
<line>
atrav*s dos *eículos de comunicação, sabe-*e um pouc* do **ss*do his*órico de um grupo ou
</line>
<line>
de uma com*nidade soc**l, t*azendo à *ona, fatos hist*ricos *ua*e esqueci*o*. Para
</line>
<line>
Silv*r*t*ne (2002, p. 24*), "a mídia nos oferece sua* *ers*es do passado, que são, cla*o,
</line>
<line>
v*rsões de no**o* pas**d*s tor*ado* visív*i*".
</line>
<line>
Os meios de comunicaçã*, como dito, p*ssa*a* a ter pape* de de*taque nesse
</line>
</par><par>
<line>
*anorama, u*a vez que são *mi*sores de discursos que reaf*rmam pos**ões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
poder, pa*t*ndo o público, formando *piniões * *nfluenciando n* imaginário
</line>
<line>
simbólico coletivo. Co*stituind*-se, poi*, *a contem*oranei*ade, c*m* *ortes
</line>
<line>
instrumen*os de *ons*lid*ção das iden*i*a*es coletivas, para a* quais **n*ergem os
</line>
</par><par>
<line>
indivíduos a partir dos processos de ident*ficação e d* pro*agado senso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*r*enc**en*o. (*OURA; R*GO, 2012, p. 51-52).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 16, n. 3, art. 5, p. 48-64, mai./jun. 2019
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/*e**s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *q*i*ição de Experiência em M**os d* Comun*cação
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
*osteriorm*nte, vai-*e faze* a análise prop*iamente dita do referenc*al teóri*o
</line>
<line>
inve*tigado ao longo de*se estudo sob*e a aqu*s*ção de *xpe***ncia pelos mei*s de
</line>
<line>
comunic*ção para de*ois edificar as cons*deraçõe* finais.
</line>
<line>
3.* A aquisição de exp*riências em meios de com*nic*ção
</line>
<line>
O trabalh* inve*tigativo *us*a c*mp*eender como se dá o processo *e aquis*ção de
</line>
</par><par>
<line>
expe*iência e* meios de com*nicação, dev*do às modificações soc*ais, culturais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*conô*icas
</line>
<line>
viven*iadas nas últ*mas dé*adas *pós a propa**ção de *ções pelos *overnos
</line>
</par><par>
<line>
*ns**tuídos *ara intr*duzir med*das defendidas **r pensadores e econo**stas favoráveis ao
</line>
<line>
neoliberali*mo. Pa*a isso, o *studo vi*a utili*ar **a pesq*isa teórica s*b*e a *em**ica citada
</line>
<line>
acima, no in*ui*o de exam*nar os co*ceitos e o *rcabouço *eórico utilizado para fundamentar
</line>
<line>
as aná*ises e a c**clusão desta inve*ti*ação.
</line>
<line>
Nas an*lises de*te arti*o cie*tífico vão ser a*lic**os co*o re*er*ncia* *eórico para
</line>
<line>
embasar o* *studos, os autores Alsi*a (2009), Bau*an (20**), Cast*lls (201*), *art*g (2015),
</line>
<line>
Santos (2017), Silvers**ne (2002), Moraes (20*0), Mo*ra e *êgo (*012). As categorias de
</line>
</par><par>
<line>
estudo
</line>
<line>
estabel*cidas são: o **esentismo, o *conte**me*to ***iático e a m*mór*a na mídia.
</line>
</par><par>
<line>
Agora, vam*s *niciar as análises.
</line>
<line>
A **rti* dos a**s 70, o m*ndo cap*t*lista presencia uma série d* *uda*ças sociais,
</line>
</par><par>
<line>
culturais e econômica* *mp*em*ntada* pelo *a*it**ismo cont*mp*rân*o com a *in*lidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*a*er fre*te às *onstantes cri**s econômi*as vivenci*das neste p*ríodo histór*co. Entã*,
</line>
</par><par>
<line>
Estados
</line>
<line>
nacio*ai* ado*am medidas neoliberai* em
</line>
<line>
busca de f**ilitar o ambie*** de
</line>
<line>
negócios
</line>
</par><par>
<line>
para at*air capi*al estrangeir* *a economi* l*c*l.
</line>
<line>
* proble*a *e essas *ç*es tom*das p*los governos é a co*seq**ncia. U*a vez que,
</line>
<line>
elas *ausam o enfraquecimento dos m*vimentos sindicais, o au*en*o do desemprego devi*o
</line>
</par><par>
<line>
o inves**ment* *celerado em
</line>
<line>
t*cnologia*, a el*vação
</line>
<line>
d*s índices de d*sig*alda** s*cial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ou*ros. *sse
</line>
<line>
c*nário em que os
</line>
<line>
*gentes públicos se omitem di*nte *os pr*blemas *ociais
</line>
</par><par>
<line>
advindo* pela impl*menta*ão de um
</line>
<line>
mod*lo neolibe**l é *x*lica*o e descri*o *or B*uman
</line>
</par><par>
<line>
(*011, p. 97) a *e*uir.
</line>
</par><par>
<line>
A f*dig* do Estado moderno é tal*ez senti*a de modo mais agudo, *ois signi*i*a que
</line>
<line>
o poder de es**mul*r as *essoas ao t*aba*ho - o po*er de fazer coisa* - é tirado da
</line>
</par><par>
<line>
política, que costum*va decidir que tip*s de coisas deveriam ser feitas e quem
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
deveria f*zer.
</line>
<line>
E*bora to*as as agência* da *ida política perma*eçam o*de a
</line>
</par><par>
</page><line>
"modernidade líqui**" as en*ontrou, presas c*mo antes a suas *e*pectiv*s
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 1*, n. 3, art. 5, p. 48-64, mai./j*n. 2019 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. F. Santos F*lho, J. L. Dourad*, *. *. Teixeira
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
lo*alidades, o p*der flui bem além de s*u **cance. A *ossa e**eriênci* é semelha*te
</line>
<line>
à d** pas*ageiros q*e d**cobrem, bem alto no céu, *ue a c*bine do piloto está va*ia.
</line>
<line>
Neste *ontext*, a ma*oria das pessoas per** a e*perança de um futuro melhor e passa
</line>
</par><par>
<line>
a viver numa eterna incerteza *obre o que vai o*orrer no dia seguinte. D*ssa forma,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ociedade fica d*scr*nt* no progress* e inaugura-se o \presentismo\ em que as modificaç*es
</line>
<line>
tecnológicas são uma constante * * mídia torna-se **ipr**en*e. Harto* (2015) consegue
</line>
<line>
re*um*r est* *er*odo histór*co.
</line>
</par><par>
<line>
Se o te**o é, há *uit*, u*a *erc*do*ia, o co*su*o *tual v*loriza efêmero. A o
</line>
<line>
mídia, cujo extr*ordinário d*senvol*imento acom*anhou ess* movimento que é, em
</line>
</par><par>
<line>
sentido pr*pr*o, sua razão de s*r,
</line>
<line>
fa* a me*m* co**a. Na corr*da *ada vez ma*s
</line>
</par><par>
<line>
acele*ada para * ao vivo, ela pr*duz, cons*me, recic*a *ada vez mais p*lavras
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
imagen* e comp**me o tempo: u* assunt*, ou seja, um minuto e meio par* t*i*ta
</line>
<line>
anos *e históri*. (HARTOG, 2015, p. 148).
</line>
</par><par>
<line>
Pa** Ca*tells (*01*), o \*empo intemporal\ *ha*ado po*
</line>
<line>
*le ou \*re*entism*\ por
</line>
</par><par>
<line>
Hartog (2*15) é * *esultado da "liber*lização do ca*ital *m re**ção ao tempo * a fuga
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*u*tu*a do reló*io" (*0*8, p. 516) d*vido ao a*anço da* tec*ologia* digitais incorporadas na
</line>
</par><par>
<line>
"estrut*ra d* sociedade *m
</line>
<line>
red*". Em *e*uida, el* a*re*cent*: "Compr*mir o tempo até
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
limite equivale
</line>
<line>
a fazer com que a sequência t*m*oral,
</line>
<line>
e, *or
</line>
<line>
conse*uinte, o temp*,
</line>
</par><par>
<line>
desapar*ça". (CASTELLS, 2018, p. 516).
</line>
<line>
O aconte**mento m*diátic* é um episód** *c*rrido e* um determin*do loc*l em um
</line>
<line>
tempo hi*tórico es*ecífico e selecionad* entre vár*a* ocorrências. Ele é respon*ável por da*
</line>
<line>
iníc*o ao processo de produção *a not*cia. *or *sso, o acontecimento midiático é consider*do
</line>
<line>
um ato **ci*l, porque ele apre*enta-s* como um eve*to de c*n*ecimento público.
</line>
</par><par>
<line>
N* proc*sso prod*tivo, *ura*te transforma**o de *co*tec*mento* em a
</line>
<line>
n*tí*ia, o
</line>
</par><par>
<line>
*orna*ista deve levar
</line>
<line>
em con**deração o público do
</line>
<line>
v*ículo *e com*nicação pa** o qual el*
</line>
</par><par>
<line>
pre*e**e red*gir a maté*i* j**nalís*ica, p**s um *eit*r só compra
</line>
<line>
um exe*plar de jo*nal
</line>
</par><par>
<line>
imp*e*so quan*o el* se sente *n*olvido com a* *nformaçõ*s *on*ida* naquele periódico. Ou
</line>
<line>
seja, as *o*íc*as *recis*m ser imp*rta*tes e fazer senti*o para o s*u públic*. Alsina (2009, p.
</line>
<line>
*49) ac*es*enta: "o público cr*a seu próprio temá**o do* assuntos que ele considera *el**ante*
</line>
<line>
a partir, em grande parte d*s ca**s, do temário que a m*dia veiculou".
</line>
<line>
Ao d*vulgar as maté*ias inform*tivas *ais \re**vantes\ na*uele momento, a m*dia
</line>
</par><par>
<line>
*juda a pau*ar a **cie**de civil
</line>
<line>
sobre aqu*lo que e*a de*e debate* refle*i* durant* *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*otidiano, às ve*es, ocult*ndo f*t*s em and**ento d*sfavorá*eis a população e contribuindo,
</line>
</par><par>
<line>
dessa form*, para as*ent*r a **a*se dominante no pod*r. *oraes (2010, p. 83) explica que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 5, p. 48-64, mai./jun. 20*9 www*.f*a*et.com.b*/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Aq*is*çã* d* E*periência *m Meios de Comunicação
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
ideologia dominante é d*finida *o *rocesso de produção. Em s*guida, Milton *ant**
</line>
</par><par>
<line>
e*clarece qu*m sã* os
</line>
<line>
grupos pri**legi*d*s: "A história é com**d*d*
</line>
<line>
pelo* grandes atores
</line>
</par><par>
<line>
de*se tem*o real, que são, *o me*mo tempo, *s donos *a velocida*e e os au*ores do d*scurso
</line>
<line>
ideológico". (SANTOS, 201*, p. 28).
</line>
<line>
A *emória é a rec*r**ção de *ma experiência h*mana ocorrid* no tempo passado.
</line>
</par><par>
<line>
Ela pode *er d* curto
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
de longo *raz* e i*dividua* ou coletiva. Est* última é u*a
</line>
</par><par>
<line>
f*rra*enta cruc*al *ar*
</line>
<line>
os habitantes de comun*dad*s tra*iciona*s *u de localidades em que
</line>
</par><par>
<line>
sua *istória * ig*orad* o* desprezada pel* historio*rafia oficial. *ara M*ura e Rêgo (2012, p.
</line>
</par><par>
<line>
51), "en*re
</line>
<line>
os processo* de memória e *squeci*ento
</line>
<line>
existe uma l*nha tên*e, mui*as vezes
</line>
</par><par>
<line>
*nd*zida, *uja margem
</line>
<line>
po***i fissuras e *e mold* ao gost* de quem des*ja, por algum
</line>
</par><par>
<line>
interes*e esp*cífi**, ressalta* valo*es ou encobrir eventos".
</line>
</par><par>
<line>
P*rta*to, a memór*a *oleti*a
</line>
<line>
au*i*ia *s mora*ores desses luga*e* a preservarem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pr*pria h*stória e as experiência* adq*iridas ao *ongo
</line>
<line>
d* vida, as*im como esf*rça-se par*
</line>
</par><par>
<line>
manter a i*entidade e o e*raizamento deles.
</line>
</par><par>
<line>
Hartog (20*5, p.186) di* ac*editar que o c*escimento do i*teresse de memória
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
certamente o reflexo da cri*e da relação do homem
</line>
<line>
com o t*mpo uma tentativa do ser e
</line>
</par><par>
<line>
*umano de encontrar respo*tas para este m*m*nto crítico. "*e**o tendo se compreendi*o
</line>
<line>
que a me*ória reclamada e *r*cla**da seja m*nos * produto *a transmissão do qu* da
</line>
<line>
reconstru*ão *e um **ssa*o *g*o***o, esquecido, f**sific*d* às vezes, ela de*eria pe*miti* a
</line>
<line>
reapropr*a*ão ** t*ansparên*ia", conclu* H*r*og.
</line>
</par><par>
<line>
Co* avan*o d*s nova* tecnol*gias *
</line>
<line>
*e co*unicação e de info**a*ão, * *emória
</line>
</par><par>
<line>
gara*te *m im**rt**te
</line>
<line>
aliada para r*gistrar suas *i*tó*ias. P*rt*nto, *ma
</line>
<line>
parte da soci*dade
</line>
</par><par>
<line>
*assa
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*d*n*if*car-se
</line>
<line>
com a s*a própria história e experiê*cia *ivida, depois q*e ela
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
retratada e veiculada pelos mei*s de co*unicaçã*. Si*verstone (2002) esclare*e q*e toda
</line>
<line>
narrativa ass*me um ponto de *ista de uma história.
</line>
<line>
To*a memór*a * parcial. E, na retóric* da mídia, o que *e *stá o*erecendo é uma
</line>
<line>
*isão do **ssad* qu* inclui, ma* ta*bém e*c*uí. É *or *sso que as batal*a* pe**
</line>
<line>
memória **o tr**adas com tanta *eemênci*; po**ue outr*s reiv*ndica* passados
</line>
<line>
diferentes e recusam os limites de uma interpreta*ão *e ev***os. (200*, p. 243-244).
</line>
<line>
A produção *e **ns si*b*l*cos de u* pov* ajuda a g*avar a memória desse loca* p*r
</line>
<line>
*ei* de filmes é*icos, de músicas, de rep**tag*n* tele*isiv*s e radi*fônic*s e de matérias
</line>
<line>
jornalísti*a* public*das e* portais de *otí*ias * jor*ais, entre out*os.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresin* PI, v. 16, n. *, ar*. 5, p. 48-64, mai./jun. *019
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Santos Filho, *. L. Dourado, J. F. Teixeira
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O pr**ente artigo científico tem *omo o*je*ivo compr*ender como se dá * processo
</line>
</par><par>
<line>
de *quisição de e*periência em meios
</line>
<line>
de comuni*ação com *s mod*ficações econômicas,
</line>
</par><par>
<line>
s*ciais e cultur**s sofrida* pel** países cap**alistas depois da c*ise do model* de Be*-Esta*
</line>
<line>
Soci*l e, consequen*e, *n*tau*açã* do neoliberal*smo.
</line>
</par><par>
<line>
É u*ada a pesqu*sa teórica co* a final*dade
</line>
<line>
de investi*ar
</line>
<line>
os c**ceitos e o aporte
</line>
</par><par>
<line>
teórico p**a d*scutir * va*idade *, posteriormente, comp*eender fenômeno comuni*aci*nal o
</line>
<line>
*studad*. Por isso, decide-se estabe*ec*r *o*o categorias a serem analisadas: o pr*sent*s*o, o
</line>
</par><par>
<line>
acont*cime*to midiático e memór*a na míd*a. A seguir, descrevem-s* a* a
</line>
<line>
c**clusões
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
análise do c*nteúdo teórico u**lizado no texto.
</line>
</par><par>
<line>
De**i* da década de 70,
</line>
<line>
com a consolidação
</line>
<line>
do mo*elo neolib*ral, os Estados-
</line>
</par><par>
<line>
*ações passam a a*ot*r medidas p*ra corta* despe*as corre*t**
</line>
<line>
e at*air investimento*
</line>
</par><par>
<line>
est*angeiros a suas **onomias. No entanto, essas a*ões ***am deb*l*tar o movimento sin*ical,
</line>
<line>
a*rouxa* as regulamentações trabalhistas, reduzir os gastos com proteção soci** e estimular a
</line>
</par><par>
<line>
vind* d* empresas
</line>
<line>
t*ansnacionais c*m
</line>
<line>
a *sen*ão
</line>
<line>
*e impostos e *nvestime*tos em
</line>
</par><par>
<line>
inf*aestrutur*s par* facilitar o esc*amento da produção dessas corporações. As c*ns*quê*cias
</line>
</par><par>
<line>
dessas medid*s sã*, *rin*ipalmente, o au*ento *o desemprego es*rutur*l e a elevação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
desigua**ade s*cial e*tre as cla*ses s*ciais d* baixa renda e média.
</line>
</par><par>
<line>
Os ef**tos co*aterais desse panor*ma gera* são a *erda da *onfiança nas instituições
</line>
</par><par>
<line>
públi*as e a descrença cresce*te n* fé
</line>
<line>
de *m progress* econô*ico e
</line>
<line>
social
</line>
<line>
num futur*
</line>
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<line>
próximo (futuris**), que ***e o seu lugar para o
</line>
<line>
presentismo.
</line>
<line>
Assim, *s
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<line>
experiência*
</line>
</par><par>
<line>
humanas sã* real*zadas para não dura*, como, por *xemplo, tra*a*ho, o *asam*nto, o
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
mercadori*s e *utras. *s produtos, as pessoas * até mes*o o tem*o s*o prec*ficados. Virand*
</line>
<line>
m*rcado*ias com d*ração *ínima de valid*de.
</line>
</par><par>
<line>
Os aco**eci*entos e as experiênci*s midiáticas vei*uladas pe**s veí*ulos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**mun*caç*o servem pa** direci*nar e ori**tar os *eus pú**icos a res*eito dos assu*tos que
</line>
</par><par>
<line>
el*s dev** discutir ou *e*l*tir c*tid*anamente. Sempre, de *cordo com o ponto d* vista
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
mídia v*sta ou lida no momento da transmissão da info*m*ção. Além disso, frequen*e*ente,
</line>
</par><par>
<line>
os meios de comunicação omitem
</line>
<line>
o* acon*e**men*o* o*
</line>
<line>
pa*te *el*s
</line>
<line>
para ocultar os próp*i*s
</line>
</par><par>
</page><line>
i*tere*ses e também de seus anunciantes.
</line>
<line>
Dessa *or*a, a mídia apresenta-se como instrum*nto para **nter a situaç** presente
</line>
<line>
e *t*rnizar * classe dom*nan*e de um país. N* entanto, * nece**ário ressa*tar a s*a import*ncia
</line>
<line>
*ev. *SA, Te*esin*, v. 16, n. 3, art. 5, *. 48-64, mai./**n. 2019 *ww4.fsanet.c*m.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Aquisição de Exp*ri*ncia em *eios d* Comunicação
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
*ara guardar a mem**ia *o*etiva o* de *o*go prazo *e um povo, como as dança*, os costumes
</line>
<line>
e a c**i*ári* *e *ma c*munid*de quil**bola, por exemplo.
</line>
<line>
Deve-se *ecordar que a* hi*tórias retratadas e veicu*adas pela *íd*a abordam ap*na* a
</line>
<line>
ve*são daq*ele ac*ntecimento ou experi*nci* hum*na defe*dida *ela linha e*itor**l da em*resa
</line>
<line>
jo*nalís*ica n*q*ele tempo *is*órico. E *ssa ver*ão pode mudar com o passar dos anos. Po* ú*ti**, é
</line>
<line>
*mport*nte esc*arecer qu*, quando uma mídia adota uma versão de um f*to históric*, n* v*rda*e, ela
</line>
<line>
está *xcluind* *odos os outros pontos de vista s*bre aquel* hi*tória e, de *erta forma, está
</line>
<line>
po*ic*o*an*o-se sobre el*.
</line>
<line>
RE**R*NCIAS
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*ww4.*sanet.com.br/r*v**t*
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J. F. Santos Fi**o, J. L. Dou*a*o, J. F. Teixeira
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Como Referenciar es*e Artigo, confo*me *BNT:
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<line>
Comunicação. Rev. *SA, Teres*na, v.*6, *.*, art. 5, p. 48-64, mai/jun. 2019.
</line>
</par><par>
<line>
Contri*uiç*o d*s Autores
</line>
<line>
J. *. Santos Filho
</line>
<line>
J. L. Dou*ado
</line>
<line>
J . F. Teixeira
</line>
</par><par>
<line>
1) co*cepção e planejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpre*aç*o do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rasc*nho ou na revisão crítica do c*nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) part**ipação na aprov***o da versão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 5, p. 48-64, mai./jun. 20*9
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
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