<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 5, p. 48-64, mai./*u*. 20*9 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.3.5 </line>
<line> A *quisição de Experiência em Meio* d* Comunica*ão </line>
<line> *he Acq**sition Media E**erience </line>
</par>
<par>
<line> Joa*uim Fonseca *anto* F*lho </line>
<line> Mestr*do em Comunic**ão pe*a Univers*dad* Feder*l *o Piauí </line>
<line> *raduação em Comunic*çã* Social pelo Cen*** Universi*ário Santo Agos*inho </line>
<line> joca*ilho_3_3@hotm*il.com </line>
<line> Jacquelin* Li*a Dourado </line>
<line> Douto*ado em Ciê*ci*s da Comu**cação p*la *niversidad* d* *ale do Ri* dos Sinos </line>
<line> Profes*o*a da Unive*sidade Fede*al do Piauí </line>
<line> jacdou*ado@*ol.com </line>
<line> Julian* Fer*an*es Te*xeira </line>
<line> Dou*or* e* Comunica*ão e *ultura Contem*orânea pela Universidade Fede*al da Bahia </line>
<line> Prof*s*o*a *a U*iver*ida** Federal do Piauí </line>
<line> *e*xeir*.juliana.rj@*mail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> **d*reço: Joaquim Fonseca Sa*tos Fi*h* </row>
<row> Universi**d* Fed*ral do Pi*uí, Centro d* *iências *a </row>
<row> Educa*ão. Rua Ini*ga, s/n - *ampus Min*stro Pet*ônio </row>
<row> P*rtela - Dep**tamento d* Comunicação. I*ing* </row>
<row> 6*000-000 - Teresina, PI - B*a*il. </row>
</column>
<column>
<row> Edit*r-Chefe: **. Tonny *erley de Alencar </row>
<row> Rodr*gues </row>
</column>
</par>
<par>
<line> E**ereço: </line>
<line> Jacqueline Lima Do*rado </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade Federal do Piau*, Centr* d* Ciências *a </line>
<line> Artigo r*ceb*d* em 1*/03/2019. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Educação. Rua I*inga, s/n - Ca*pus *i*istro *etrônio </line>
<line> recebida em *8/03/2019. Ap*ov**o em 29/0*/2019. </line>
</par>
<par>
<line> P*rtela - *e*arta*ento de Comunicaç*o. In*nga </line>
</par>
<par>
<line> 64000-000 - Te*esina, PI - Brasil. </line>
<line> A*a**ad* pelo sist*ma Triple Re*iew: *) Desk Review </line>
</par>
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<line> *ndereço: </line>
<line> Ju*iana Fernandes Teixeira </line>
<line> pel* Ed*to*-Chefe; e b) Double Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> *niver*ida*e Federal do Piauí, Centro d* Ciências d* </line>
<line> (ava*iação ceg* por dois avaliadores da área). </line>
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<par>
<line> E*ucação. Ru* *ninga, s/n - Campus Ministro Petr*n** </line>
</par>
<par>
<line> Po*tela - Dep**tam*nt* d* *omunicaç*o. Inin*a </line>
<line> Revisã*: Gramatical, *o*mativa * de Formatação </line>
</par>
<par>
<line> 64000-000 - T*r*s*na, PI - Brasil. </line>
</par>
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<line> * Aquisição de Ex*e**ê*c** em Meios de Co*unicação </line>
<line> 49 </line>
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<line> RESUM* </line>
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<line> Da *écad* de 80 aos *ias atuai*, o capit*lismo contemporâneo impõe aos países **didas para </line>
</par>
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<line> a lib*ralização do comércio mu*d*al que de*regulam a* l*i* trabalhistas e enfraquecem </line>
<line> o* </line>
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<line> sindica*o*, acarretando o aumen*o do des*m*rego. Na área da comunicaç*o, as *mpresas </line>
<line> pa*sa* a produzir *ais conteú*o, e a con*o*rê**ia e*t*e **as se in*ens*f**am. O *bje*i*o do </line>
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<par>
<line> t*abal*o é compree*d** como se </line>
<line> *á o pro*esso de **u*sição de ex*eriência em meios de </line>
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<line> comu*icação após as transformações soc*oeconômicas e culturais in*roduzidas pelos governos </line>
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<line> no mund* capit*lista. O trabalho util*za como re*ere*cial t*ó*ico p*ra embasar </line>
<line> as </line>
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<line> investig**ões *s autores A*sina (2009), Bau*an (2011), Castells (2018), Hartog (2015), </line>
<line> Sant** (2017), Silverstone (*002), Moraes (2010), Mour* e Rêgo (*012). Assim, o estudo *az </line>
<line> uso da pesquisa teórica par* compre*nde* as definições e o aport* teóric* usado nas a*álises. </line>
</par>
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<line> O es*udo c*nclu* </line>
<line> que as </line>
<line> *istórias abordadas e p*blicadas pelos mei*s d* comunicação </line>
</par>
<par>
<line> *etratam versões de </line>
<line> u* </line>
<line> acontecime*to ou experiên*ia defendida </line>
<line> p*la política editor**l do </line>
</par>
<par>
<line> grupo mid*ático naquel* período histórico. </line>
<line> Pa*a*ras-ch*v*: Presentismo. Experiê*cia. Acont*cimento. Memória. </line>
<line> A*STR*C* </line>
</par>
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<line> *rom </line>
<line> the 1980s to *he pre*ent day, co*tempor*ry capitalism imposes *n c*u*tri*s measure* </line>
</par>
<par>
<line> for the liberali*at*on of *orld trade t*at *ereg*late lab*r l*ws and weaken un**ns, leadi** to </line>
</par>
<par>
<line> increased </line>
<line> u*e*ployment. I* the </line>
<line> *re* *f communication, *o*panies start to produce m*re </line>
</par>
<par>
<line> content a*d competitio* between *hem intens*fy. *he o*jecti*e of this work *s to un*erstand </line>
</par>
<par>
<line> how the pro*ess o* ac*uir*ng experien*e in med*a aft*r *he </line>
<line> socioeco*o*ic *n* cult*ral </line>
</par>
<par>
<line> trans*ormation* introd*ced by gov*rnments in the capital*st world ta*es place. *he work uses </line>
<line> as a theore**cal referen*e to supp*rt the investigations, authors Alsi*a (2009), Baum*n (2011), </line>
</par>
<par>
<line> **st*lls (2018), Harto* </line>
<line> (2015), Sa***s (2017), *ilverst*ne (2002), Moraes (201*), Mour* </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> *êgo (201*). T*us, *he s*udy m*k*s use of theoretical research to *nderstand the **finitions </line>
</par>
<par>
<line> and th* theoretica* </line>
<line> con*ribut**n *sed in the a*alyzes. Th* </line>
<line> s t ud y </line>
<line> conclude* th*t the stories </line>
</par>
<par>
<line> covered and p*bli*hed by t*e media port*ay version* *f an eve*t or expe*ience *dvocated by </line>
<line> the editorial poli*y of th* *edia group i* that h*s***i*a* peri*d. </line>
<line> *ey wor*s: Presentis*. Exp*ri**ce. Event. Me*ory. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 3, ar*. 5, p. *8-6*, mai./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
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<line> J. F. S*ntos Filho, J. L. Dourado, *. F. *ei*eir* </line>
<line> 50 </line>
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<line> 1 INTROD*ÇÃ* </line>
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<line> Com *s **ises econômic*s *as décadas de 60 e 70 a* estabelecimento do </line>
<line> *eo*i*eralis*o, o c*pitalism* *on*e*porâneo im*ô* aos países medida* que *****am o mod* </line>
<line> de vida e as experiênci*s das pessoas. Os diferentes modos de ex**riências h**a*as </line>
</par>
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<line> (sing*lares, ge*ac*ona*s **umula*i*as) pass** a ser trans*ormadas em produtos c*lturais, e </line>
<line> a**im *o*o as *emórias coletiva* são regis*rada* pelos meios ** comunicaçã* conforme se*s </line>
<line> interess*s co*er*i*is. </line>
</par>
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<line> * presente traba**o *rocura compre*n**r como s* </line>
<line> dá o p*oce*so de aq*isiç** </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> experiênc** em mei** de comunicação depo*s </line>
<line> das mu*an*as econôm*cas, sociais e cu*turais </line>
</par>
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<line> pas*adas nas últ*m*s d*cad*s do sécu*o XXI. * problema de p**q**sa é: "Com* os meios de </line>
<line> comuni*ação t*ans*ormam as ex*eriên*i*s h**anas *m bens simbólicos? " </line>
<line> A pe*qui*a pretende dei*a* com* lega** a compreen*ão de m**o os m**os de </line>
</par>
<par>
<line> com*n*ca*ã* convertem as experi*ncias humanas em </line>
<line> **t*cia e </line>
<line> *m o*tro* be*s simbólico*, </line>
</par>
<par>
<line> um* ve* que as *mpr***s jornal*sticas, a pa*tir *a década de 90, intensificaram a produção de </line>
</par>
<par>
<line> con*eúdo *ara o consumo de seus cliente*, visando se posiciona* no mercado </line>
<line> de conteúd*. </line>
</par>
<par>
<line> Depois d* acirrada concorr*nc** empres*r*al </line>
<line> ent*e os div*rsos set*re* d* c*muni*ação, os </line>
</par>
<par>
<line> m*ios *n*orma*ivos passam a foc*r na elevação s*u por**ólio ** c*ien**s e na ob*e*ção de m*is </line>
<line> lucros. </line>
</par>
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<line> A inves*ig*ção *o t*abal*o u*a </line>
<line> a pesquisa teórica acerca do as*unt* *a*a </line>
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<line> compreender o* c*nceitos e * *rcabouço teóric* utilizado p*ra alicerçar as **álises. * ar*i*o é </line>
<line> di*idido e* qu*t*o tópic*s: o primeiro, descr*ve a tra**ição do **delo *conômico d* E*tado </line>
</par>
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<line> de B*m-Estar Soc*al para de *st*do neolib*ral e, con*eque*t*m*nte, da pa*sagem </line>
<line> do </line>
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<line> fu*uris*o para o presentismo. O segundo *iscorre sob*e o* mod*s de *quisição *a expe*iênc*a </line>
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<line> humana; o terceiro explica como o </line>
<line> a*o*tecimento, a e*periência e a mem*ria sã* </line>
</par>
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<line> *rans*ormados em prod*tos *ultur**s, e o último a análi*e te*rica ex**anada ao lon*o do é </line>
<line> texto. </line>
<line> * REFERENCIAL T*Ó*ICO </line>
<line> 2.1 Do fut*ris*o ** present*smo: a crise bate à p*rta </line>
<line> Após a S*gund* Gr*nde *uerra, muitos *aís** des*nvolvidos e sub*esenvo*vido* </line>
</par>
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<line> passa* a **otar o Estado de Bem-Estar Social em respost* ao libera*ismo </line>
<line> eco*ômic* </line>
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<line> Rev. FSA, Te*e*ina, *. 16, n. 3, art. 5, *. 48-64, ma*./ju*. 2019 **w4.f*anet.com.br/r*vist* </line>
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<line> A A**isiçã* d* Experiên*ia *m Meios de Comunicação </line>
<line> 51 </line>
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<line> responsável pela cr**e *e 1929 e a m*s*a de t*abalhadores desem*regados e sob*eviv*n*es d* </line>
<line> *o*flito mundial p**-19*5. Então, es**s *aí*e* buscam m*ios *e *eco*stru*r a suas </line>
</par>
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<line> i*fraes*ruturas </line>
<line> básicas e, ao m*smo tempo, gara*tir bene*ícios sociai* à populaç*o </line>
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<line> desass*stida. </line>
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<line> N**te caso, o Estado *eve *ntervir na *conomia e na soci*dade apenas *uando **r </line>
<line> necessário, no entanto, ele atua em relação íntima entr* *s cor*ora*ões *mpresariais e os </line>
</par>
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<line> sindicatos *e trab*lhadores. Essa </line>
<line> interferência do Est*do d* ma*s ga*ant*as traba*histas e </line>
</par>
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<line> sociais * *lass* ** operár*os por meio de **gu*amentações, *ssim como, há *m fortalecimen*o </line>
<line> de sindicatos *ando mais p*der a*s acordos cole*ivos e per*iti*do aos mesmo* cobrar tax*s </line>
<line> de sindicaliz*ção de se*s fi*iados e poder repres*ntá-los *m p**ce*sos jud*ci*is. </line>
<line> Ainda, ness* épo*a, o cidadão comum ap**senta esperança de u* fu*uro melhor, fato </line>
<line> este con*ecido *omo \futu*is*o\. Este fenômen* de*osita a sua fé no progresso pois, </line>
<line> r*prese*ta u* a*anhã **m poss*b*li*ades de ser m**s afortunado que o dia *iv*nciado pelo </line>
<line> indivídu* n*quele período histór**o. </line>
<line> * s*ntido mai* *rofun*o, talvez único, *o p*ogresso * feito de du*s cre*ças inter- </line>
</par>
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<line> relacionadas - de que "o </line>
<line> tempo está do nosso lado", * de *ue "so*os nós *u* </line>
</par>
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<line> fazemos *co*tecer". As duas cren*as vive* *untas e morrem ju*t*s - e con*inuarão </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> viv*r enquanto * poder *e fazer c*m que as coisas aco*teç*m *nc*ntrar sua </line>
</par>
<par>
<line> co*r*boração * viver feitos das pess*as que as professam. (BAUM*N, 2*11, p. *6). </line>
<line> P*ra Hartog (2*15), o futur*smo p*ecisa ser compreendi*o co*o o predomínio da </line>
</par>
<par>
<line> vi*ão *e futuro. "E*te * sentido imperativo da ord*m do te*po: uma ordem que continua o </line>
<line> acelera*do ou se aprese*t*nd* como tal. A histór*a é *eita entã* em *ome do futuro e *eve s** </line>
<line> e**rita do mesmo modo" (2015, p. 141). </line>
<line> *o entanto, nas dé*adas de 60 e 70, o mundo capitalis*a v*veu em co*stantes crises </line>
<line> econômicas, dand* fim ao p*río*o de trê* *éca*as de cre*c*mento i*pl*nta*o pelo Esta*o de </line>
<line> Bem-*s*ar *oci*l. Dessa forma, a ma*oria dos países *om economia de mercado int*o*uz o* </line>
</par>
<par>
<line> fundam*nto* do ne*liberal*smo defe*d*do por Friedrich Hayek para faze* fr*n*e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> i*stabilidade e a *nflação pass*da* p*r e*sas *açõ**. </line>
</par>
<par>
<line> Es*a passage* de E*tado </line>
<line> intervencion*sta a Estado mínimo faz a* *ações ado*arem </line>
</par>
<par>
<line> medidas q*e tr***formam o *en*rio global na época. *á modif*cações pol*tic*s, cu*tu*ais, </line>
</par>
<par>
<line> soc*ais e *conômicas </line>
<line> desenc*deadoras de um acele*ado pro*esso d* globalização e, </line>
</par>
<par>
<line> conse*uentemente, de regionalizaç*o. Esses fe*ômenos produzem a*gumas altera*ões *ost*s </line>
<line> em *rática pel* *apitalismo co*temporâneo no intuito d* se reestru**rar*m. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, *. 16, *. 3, art. 5, p. *8-64, mai./*un. 2019 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. F. S*ntos F*l**, J. L. *our*do, J. F. **ixeira </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> Segund* Cas**lls (2018), as medidas tomadas, tanto pel*s governos naciona*s como </line>
<line> pelas *mpresas mu*tinacionais *ã*: menos rig*dez n* *estão; *e*centr*lização das corporaçõe* </line>
<line> e *u* ***rgan*zação em redes no âm*ito int*rn* e no âmbito externo *as co*e*ões com outras </line>
</par>
<par>
<line> corporaçõ*s; r*dução </line>
<line> da *or** dos *ovimentos sindicais; re*açõe* l*borais mais dispersa* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> indi*idua*izadas; intr*d*çã* *m mas*a da *ulher no mercado de trabalho; flexibil*zaçã* das </line>
<line> regulame*taçõe* trabalhistas * *er*adológicas; el*vação da concor*ência entre os países e as </line>
</par>
<par>
<line> em*resa* </line>
<line> *o âmbito econômico internac*o*al c*m o obj*tivo de obter mais lucro* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adminis*ração do capital in**stido (CAST*LLS, 2018, p. 61-62). </line>
</par>
<par>
<line> Com a reorganização da* economias mundiais do mod* </line>
<line> de produção capitalist* </line>
</par>
<par>
<line> devido à implementaçã* dos id*ais neoliber*i*, o ***uri*mo e*tra em de*adência e cede lugar </line>
<line> ao \presentismo\, que procura c*ns*guir o lucro instantân*o. O* seja, "o presente único: o da </line>
<line> tir**ia do in****t* e da es*a*naç*o de um presen** perpétuo" (*ARTOG, 2*15, p. 11). </line>
<line> N* ve*dade, o futuris*o torna-se o presentismo *u equi*ar*-se a ele à medida q*e a </line>
<line> socie*a*e de co*sumo se multipl*ca e solidifica-se, bem como as tecnolo*ias d* comu*icaçã* </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> de *nformação f*zem </line>
<line> part* do *otidiano </line>
<line> das pessoa* e progridem constanteme*te, </line>
</par>
<par>
<line> a**lerando o ri*mo d*s mud*nç*s *o*iai* e *conômicas. </line>
</par>
<par>
<line> Al*m das múltipl** forma* </line>
<line> com **e, no período *istórico *tual, o </line>
<line> discurso *a </line>
</par>
<par>
<line> globa*izaçã* serve de alicerce às ações h*g**ônicas do* Estad*s, das emp*esas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d*s instituições internacion*is, * **pel da ideologia na p*odução das coisas e o *a*el </line>
<line> ideol*gico do* objet*s **e n*s rodeia* contri*uem, juntos, pa*a agr***r essa </line>
<line> s*nsação de que agora *ão há out*o futuro senão a*uele q*e **s virá como um </line>
<line> pre*ente a*p*iado e não como o*tra coi*a. (SANTOS, 2*17, p. 159). </line>
<line> O traço mai* visível do presentismo é a c*ise da fé no progresso e, ao me*mo tempo, </line>
</par>
<par>
<line> na auto*onfian*a do pre*ent*. Isso se </line>
<line> dá d e du* s </line>
<line> raz*e*: a primei*a, a inexistência de um* </line>
</par>
<par>
<line> i*stitui*ão (ag*nc*a) hábil de "mover o *undo para frente". As*im, a pe*gunta a s*r </line>
<line> r*spondida não é "o que faz*r? ", mas "que* vai f*z*-lo? " E, a seg*nda ra*ão, é * falta de </line>
</par>
<par>
<line> clareza </line>
<line> em sab*r *ue *nstituiç*o </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> a </line>
<line> (a*ência) *recisa fazer </line>
<line> para aperfe*ço*r o </line>
<line> globo, no </line>
</par>
<par>
<line> d*v*doso *aso de q*e t*nha *nergia e determina*ão para tanto. (BAUM*N, 2011). </line>
<line> Conform* Pierre Bourdieu, *ara planejar o *u* está por vir, é ne*essário est*r </line>
<line> en*aizado no p*esen**. O indivíduo precisa esta* ancorado e* seu pr**rio p*esente. O grand* </line>
<line> problema é que *alvez a maior parte das pessoas nã* se encontra anc*rada no presente e vive </line>
<line> solta na instabilidad* * na c**pleta ausência do Esta*o. (B**MAN, 2*11, p.98). </line>
<line> Neste tópico, é abordada a passagem do Estado de Bem-Estar Socia* ao </line>
</par>
<par>
<line> *e*lib*ralismo e tamb*m *o futuris*o ao *resentismo, além das </line>
<line> principais c*racterísticas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 16, n. *, a*t. *, p. 48-64, mai./j*n. 2*19 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Aq**sição de *x*eriência e* Meio* *e Comunicação </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> des*e* períodos históricos. Em s*gui*a, vão ser tratadas as princ*pais *ormas d* aquisi*ão de </line>
<line> experiências pelo ser humano, acompanhadas de exemplos para o me*hor entendimento d* </line>
<line> leitor. </line>
<line> * RE*ULTAD*S * *IS*USS*ES </line>
<line> 3.1 Modos de aquisição de experi*ncia </line>
<line> *o longo da v*da, c*da *e*soa apresenta suas próprias *xpe*i*nc*as co**di*nas. </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo que *sse i**ivíduo *enha um i*mã* gêmeo *orando na mesma </line>
<line> casa. As </line>
</par>
<par>
<line> *x**rimentações </line>
<line> do d*a a d*a vão ser se*pre diferentes, porque el*s n*o v*o dividir </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> mesmos </line>
<line> gos*os, prátic*s e escolha*. </line>
<line> P or </line>
<line> isso, a experiência vivenci*da po* uma pe*soa </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> única, não pod**do ser co*iad* por outro indi*íduo. </line>
<line> Mas, então, o *ue é experiên*ia? Segu*do Caste**s (2018, p. 72), *la é "ação dos a </line>
<line> sujeit*s hum*no* s*bre s* me*mos, determinada p*la inte**ção e*tre as i**ntidades bioló*ic*s </line>
<line> e c*lt*rais *ess*s su*eitos em r*laç*o a seus ambien*es s*ciais e natura*s". </line>
<line> D*ssa forma, todo r*gistro hi*tórico abord* a*toexperiment*s ou vivências de ou*ras </line>
<line> pe*soas, seja diret*mente, seja indireta**nte. A ma*eira ** transmiti* estó*ias *u fabr*cá-las </line>
<line> apre*ent* con*xões com a forma de ca*t*r, de *unt** ou de *ud*r os *odos de viv*r. En*ão, </line>
<line> cad* *quisi*ão ou transf*rmaçã* de ex*e**ência se desagua ** *empo, *ando iníc** a uma </line>
<line> histó*ia. (KOSELLECK, 2014, p. *3) De ac*rd* c*m Silve*s**ne (2002, p. 3*), não impor*a </line>
</par>
<par>
<line> se a exper*ência é mediada ou da mídia, el* "surge *a interfa** do cor*o e *a </line>
<line> psique. Ela, </line>
</par>
<par>
<line> claro, s* expr*me no *ocial e nos di*cu*sos, na fala e nas hi*tórias da vida cot**iana, em que o </line>
<line> social *stá send* const*ntemente *eproduzido". </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, caso se deseje **xar o início </line>
<line> de </line>
<line> *ada a*u**içã* </line>
<line> o* </line>
<line> m**anç*, </line>
<line> con***me </line>
</par>
<par>
<line> Koselleck (201*), surgem às três maneiras ** experiência. Sã* elas: singula*, geracion*l e de </line>
<line> lo*go prazo. </line>
</par>
<par>
<line> A pr*meira maneira é sempre ún*ca </line>
<line> e </line>
<line> irreplic**el, ou seja, singular. </line>
<line> Aqu*, o </line>
</par>
<par>
<line> experimento emerge com* oca**onal. As *essoas </line>
<line> não planejam *u preveem o que vai </line>
</par>
<par>
<line> acont*cer, esse modo de *xpe*iência * importante par* a **rmulação de *iografia e de históri*. </line>
</par>
<par>
<line> "Somente quem é </line>
<line> pego de surpresa pode ter uma exper*ê*cia. Quando ocor*e ou se impõe, </line>
</par>
<par>
<line> e**e *ip* de ex**riência mantém seu ca*át*r </line>
<line> singular". Por exemplo, um t*abal*ador pode ir </line>
</par>
<par>
<line> *o empre*o *e carro e, no meio do caminho, col*di* com o carro em *ma *r*ore. O indi*íduo </line>
<line> Rev. FSA, T**esina **, v. *6, n. 3, art. 5, p. 48-6*, mai./jun. 2019 www4.fsanet.c*m.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. *antos Filho, J. L. Dourado, J. F. Teixe*ra </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> não te* como *atici**r * que irá acontecer a cinco ou dez minuto* d*pois de te* saído *e </line>
<line> *asa. Por i*s*, essa expe*iência é sin*ular. </line>
<line> O seg*ndo modo é *elacionada ao conhec*men** **quirido *ela geração a*ter*or * </line>
</par>
<par>
<line> repassada a seguir pa*a a </line>
<line> ger**ão posterior através </line>
<line> dos avó* ou </line>
<line> de pessoas idosas. "Uma </line>
</par>
<par>
<line> p**soa exp*riente **o *e *urpreende co* tanta fa*ilida*e, *oi* s*be com an**cedência, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> ex*er*ência pr*pria, o que a espera ou, pelo men*s, o q*e </line>
<line> pode *s*er*r" (KOSELLECK, </line>
</par>
<par>
<line> 2014, *. 3*) No entanto, *ssas experiê**ias </line>
<line> de </line>
<line> v*da trans***idas pelas pe*s**s ma** </line>
</par>
<par>
<line> exp*rientes podem pe*si*tir durante </line>
<line> *m tempo, mas log* devem ter mudanças para se </line>
</par>
<par>
<line> **equare* a *ovo* ex*erimentos realizados em </line>
<line> um </line>
<line> p*ríodo recente. Exemplo: quando um* </line>
</par>
<par>
<line> p*ssoa está *ripada, a mã* dela receita u* chá de alho c** limão. Ela recom*nda a um filho </line>
</par>
<par>
<line> ou </line>
<line> a </line>
<line> *ut*a pes*oa, algo que, no passado, não muit* d*stante, a mãe dela havia indicado já </line>
</par>
<par>
<line> qua*do a me*ma </line>
<line> estivesse c*m ** sintomas da gr*pe. *ssim, </line>
<line> e**a *xperiênc*a repeti*a </line>
</par>
<par>
<line> algumas v*zes, dur**te u* p*ríodo </line>
<line> tempor*l, as*im*lada pela geração a**al, uma vez que, é </line>
</par>
<par>
<line> ess*s conhecimentos *ão são transm*tidos p*r o*mose. </line>
<line> Por últ*mo, po*e-se falar do modo *e e*periência acumulativa. Esta *corre a* longo </line>
<line> de um espaço de tempo em que as experiênc*as *ão-*e reunindo e agrupando, indo além das </line>
<line> surpre*as situaci*nais ou **asionais e desfazendo exp*ri*ncias geracio*a*s cri*ta*izadas. </line>
</par>
<par>
<line> En*ão, os </line>
<line> ex*erimentos </line>
<line> sã* m*tamorfos**dos e* uma unidad* </line>
<line> temporal r*l*tivam*nte </line>
</par>
<par>
<line> *esumida. Como, por *xemplo, </line>
<line> a </line>
<line> pr*visão se a Ch*na v*i ou não </line>
<line> vai ser a maior economia </line>
</par>
<par>
<line> mundial n* pró*ima década. Há uma grande possibilidade de ac*ntecer em *o*cos anos, *a* </line>
<line> é algo ai*da incerto, po*s existem v**ias vari*v*is co* influência s*bre o mercado *hinês, </line>
<line> in*lusive a atual guerra comer*ial entre Estados *nid*s e *hina. Dessa forma, é di*ícil cr*va* </line>
</par>
<par>
<line> um *ia*nóstico exato, porque o caso e*v*lv* variáve*s que vão </line>
<line> além das pesso*s e d*s </line>
</par>
<par>
<line> ge*a*ões anterior*s, e *penas </line>
<line> se*á enten**da no fut*r* </line>
<line> próximo atr*vés de uma observação </line>
</par>
<par>
<line> **stórica. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*do antigas nar*ativa* his*óricas pagãs são incorpor*d*s por p*rsp*ctivas cristã*, </line>
<line> qua*do histórias *ristã* *ão r*i***rpre*ada* à *uz da *acionalidade ilu*inist*, quando </line>
<line> experiências alheias do passado são *ntro*uz*das na compreen*ão de si *esmo ou </line>
<line> *uan*o t*da a história é inter*retad* a partir da experiência do condicionam*nto </line>
<line> econômico - em todos esses ca*os a p**ticipação da ciência históric* é indispensável </line>
</par>
<par>
<line> para incorporar a mudança de exper*ência de longo </line>
<line> *razo à *xpe*iênc** pr*pri*. </line>
</par>
<par>
<line> (*OSELLEC*, 2014, p. 38). </line>
</par>
<par>
<line> É *mportante esclarecer </line>
<line> que o </line>
<line> historiador </line>
<line> utiliza </line>
<line> os três m*delos de expe**ênci* </line>
</par>
<par>
<line> acima para pas*ar as experiências históricas </line>
<line> pa*a âmbi** da narrati*a de a*ordo c** os o </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 16, n. *, art. 5, p. 48-64, ma*./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev***a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Aquisiçã* *e Experiência em Meios de C*m*nicaç*o </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> expe*im*ntos da atualidade em qu* deve ser ratificada a sua veracid*de por mei* de da**s ou </line>
<line> de objetos u*ilizados no período histórico r*tratado. </line>
</par>
<par>
<line> Si*verstone (2002) apon*a dois itens a se*em **scutidas sobr* a textura geral </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> exp*riênc*a. São *les: a i*portância de reconhece* a *ealidade da experiên*ia e a admissão </line>
<line> que a experiênc*a é *ormada. A pri*eira re*salta que as experiê*ci** são verda*ei*as, mesmo </line>
<line> aq*elas e*periências midiáticas. Já * s*gu*da abo*da *s acontecim*ntos, os signos e as </line>
<line> **rce*ç*es sensori*is e *mocionais c*mo significativas, po*que *odem se inter-*elaci*n*r </line>
<line> dentro de um sistema, *eja *ocial seja individual. (2002, p. 2*-27) Pa*a S*lversto*e (2002, p. </line>
<line> 28), a e*periência é mo*da*a, or*enada e int*rr*m*ida. </line>
<line> É *oldada por atividades e expe*iê*cia* prév*a*. É orden*da de acordo *om normas </line>
<line> * classif*c*ções que re**stem à prova do *empo e do social. É in*errompida *elo </line>
<line> **esperado, pelo não prepar*do, pelo i**idente, pe*a *at*strofe, *o* sua *rópria </line>
</par>
<par>
<line> vulnera*ilidade, por sua inevitável e trágica f*lta *e </line>
<line> coerência. Expressam** * </line>
</par>
<par>
<line> exp*riên*ia em ações e agi*o* so*re ela. Nesse sentido, ela é física, baseada no </line>
<line> co*p* e seus sentidos. (SILVERSTON*, 2002, p. 28). </line>
<line> Ass*m, Kos*lle*k (2014) cataloga três mane*ras de *arra*ão, confi*uraçã* da escrita </line>
</par>
<par>
<line> * con**cção *etodol*g*ca: * r*gistr*, a con*inua*ão e a reformulação his**rica. P*r* ele, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> registr* é uma açã* originária; * continuaç*o armazena os períodos tem*orais; a *efo*mulação </line>
</par>
<par>
<line> *etifi*a o* </line>
<line> dois ante*iores, reescrev*ndo outra história a p*rtir *e novos *ados ou pontos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> vista. </line>
</par>
<par>
<line> No presente trabal*o cient**ico, v*i se* explorado apena* * registro, pois ele é </line>
</par>
<par>
<line> importante *ara pr*s*rvar </line>
<line> informações desti**das à escrita *e livros, de revistas e outros </line>
</par>
<par>
<line> suportes físi*os e eletrô**cos por histor*ad**es e jornalistas, *specialmente * d* da*os * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> in*esti*ati*o. De*sa form*, a açã* *e registr*r * um *ecanismo prim*ri* rea*izado por tex*o </line>
<line> escrito ou narrado, form*ndo uma peça *istór*ca sob o pont* d* vista d* historiador daqu*l* </line>
</par>
<par>
<line> momento da história. *s*im, uma n*rração so*re um dete*mina** </line>
<line> per*od* gua*d* *ma </line>
</par>
<par>
<line> singularidade *m relação às demai*. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com *oselle*k (2014, p. 42), o **gistro de um dado aconteci*ento *ode </line>
<line> s*r feit* atra*és de entrevista di*e*a de testemun**s oculares * de *estemunhas i*ter*e*iár**s. </line>
<line> Lage (*004, p. 66-67) acrescenta que, </line>
</par>
<par>
<line> (...) pode-se *estemunhar u*a guer*a *e* presenciar uma </line>
<line> *ata**a, a*sistindo a um </line>
</par>
<par>
<line> pedaço de uma (dific*lmente se terá ac*sso ao todo) ou ve**o vári*s; do lado do </line>
<line> v*nc*dor ou do venci*o; ide*tifica*do-se com as vítim*s o* com os agresso*es. </line>
</par>
<par>
<line> Ha**rá </line>
<line> d*ferença* cruciais *ntre * *ela*o de conflitos n* Palestina fei**s por um </line>
</par>
<par>
<line> jud*u ortodoxo e por um militante m*çulma*o, p*r mai* honestos q*e am*os sejam. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina *I, v. 16, n. 3, art. 5, p. 48-64, *ai./jun. 20*9 www4.*sa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Sa**os Fi*ho, J. L. Dourado, J. *. *eixeira </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> Es*es relatos realizado* por te*temunha* tanto ocula*es como in*ermediár*as de um </line>
<line> temp* hist*ri*o são *mporta*tes **mpo*e*te* para a con*tru*ão de produto* culturais, como </line>
<line> as notícias de um portal d* info*mações ou uma matéria a ser vei*ula** *m um telejorn*l. Ou </line>
<line> seja, elas são fontes decisivas para a transformação de u* acontecime*to ou *xper*ê*ci* </line>
<line> humana em notí*ia posteri*rment*. </line>
<line> *o próx*mo ite*, o aco*tecimento midiático, a aqu*siçã* de exper**ncia e de </line>
<line> memória indi*idua* e coletiva *er*o temas. Só, assim, depoi*, procederá a a*áli*e do </line>
<line> a*cabouço teórico. </line>
<line> 3.* A *quisição da experiên*ia </line>
<line> Aq*i, inicia-se d*scorrendo so**e o que vem a ser, as suas cara**erí*ticas e o qu* é </line>
</par>
<par>
<line> ne*essário *ara um </line>
<line> even*o se tornar em u* a*onteci*en*o midiático, po*s to*os *s *ia* </line>
</par>
<par>
<line> ocorrem mi*hares de o*or*ênc*as que *ão *e*essariamente se transformam em notí*ia* *elo* </line>
</par>
<par>
<line> m*ios de comunicaç*es, tanto </line>
<line> t*adicio*ais como digitais. Por isso, é importante a def*nição </line>
</par>
<par>
<line> desses conce*tos preliminares *o estudo co*r*nte. </line>
</par>
<par>
<line> *.3 * transformação ** aco*te*ime*to em notícia </line>
</par>
<par>
<line> *ntã*, o que é a**ntecim**t*? Pode dizer-se que conceituar acontecimento </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> comple** pelo fato d* a sua *efiniç*o ser polissêm*ca e envol*er *lgu**s conexõ*s variáv**s </line>
<line> como demandas sociais, temp*rais, epistemológ*cas, culturais e outr*s. </line>
<line> Pa*a *lsina (20*9, p. 115), "o acontecimento é um fen**e*o soci*l (...), est* </line>
<line> *etermina*o his*órica e cultura***nt*". Já Traq*in* (1993 a*ud ARAÚJO; SOUZ*, p. 207) </line>
<line> **fine \aco*tecimentos jo*nal**tic*s\ *omo "*ão de natureza especial e disting*em-s* do* </line>
<line> ou*ros em f**ç** d* uma classificaç*o dada pelas leis *a ***b*b*lidade". *eneses (*010, p. </line>
<line> 61) diz acredit*r que falar so*re *contecimento é: </line>
<line> Referir-se àquil* que instaura, no coti*iano, eclosão e r*m*im*nto, que pode a*ingir </line>
<line> a ordem esta*elecida, des*ncade*ndo deman** de sentidos ca*a* de tr*nsf*rmá-la. </line>
<line> Sua p**p*gação não oc*rre aleato*iam*n*e, a*tecedend*-*he vari*dades de </line>
<line> *or*ulações que i*fluenci*m a s*a co*strução *omo artefato da comunica*ão ou da </line>
<line> His*ória. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 16, *. 3, art. 5, p. 48-64, ma*./jun. 20*9 </line>
<line> www4.*sa*et.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A A**isição d* Experiênci* em Meios de Comunicação </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> P*de-se est*belec*r três *lem*ntos como *end* fundament*is </line>
<line> p*ra se *e*ini* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **on*ecim*n** mid*ático, seg**do *lsina (2009, p. 140): a) a va*i*ção do ec**siste*a; b) </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co**nicabilidade do fat* c) a implica*ão dos suje*tos. A primeira, e </line>
<line> *iz r**peito ao fato </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> um acontecimento es*ar **lacionado a seu *cossi*tema par* ser conside*ado um acontecimento </line>
<line> jor**l*stico. Ass*m, as normas de*inidas no âmbi*o do ec*ssistema são essenc*ais par* </line>
</par>
<par>
<line> d*ter*inar um acontecimento. A *egu*da, re*aciona-s* ao ca*áte* de </line>
<line> pe*ceptibilidade d* </line>
</par>
<par>
<line> aconteciment* </line>
<line> na me*ida em que tod* f*to j*rnalístico s*ci*l e apresenta-se *omo é </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *o**ecimento público. A *ltima, fala que o ac*ntec*ment* midiático ao ser deter*inad* pelos </line>
</par>
<par>
<line> jornalistas de </line>
<line> u* dado veículo de c*m*nicação de*e le*ar em c*nta * </line>
<line> público * ser </line>
</par>
<par>
<line> alcan*ado. (ALSINA, 2009). </line>
<line> É i*portante destacar o fat* de o a*ontecimento mid*ático mudar de acord* com o </line>
<line> períod* h*stóric* vive*ciado pe*os rec*ptores e meio* de info*mação. Al*m disso, os meios de </line>
</par>
<par>
<line> *omun*cação *azem parte dos ap*relhos ideoló**cos de hegemonia n* intuito de perpetuar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *tatu* quo *or meio dos conteúdos veiculados seus destinatários. De acordo co* Moraes * </line>
</par>
<par>
<line> (2010, p. 82), *s*es atores </line>
<line> hegemônicos, p*ss*idores *ateria*s das i*e*logias **sponsáveis </line>
</par>
<par>
<line> p*r promove* a*oios na s*ciedade civil, *ra para preservar os se** do*ín*os, ora para opo*-*e </line>
</par>
<par>
<line> a seus discur*os. Dess* for*a, as ide*logias servem como uma es*éci* de \ca*x*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> r*s*on*ncia\ de posiçõe* vigentes nos embates cul**ra*s e ideoló*icos. </line>
</par>
<par>
<line> N* ent*nto, é necessár*o escl*recer q*e ex*stem *orças contr*-he*emônicas </line>
<line> *es*onsávei* por riva*izar c*ntr* os atores do*ina*tes. O *o*trapoder, dessa forma, pretende </line>
<line> *ontrapor e reclamar à* aut*ridades do Est*do constituído as condiçõ*s d* exclusão da classe </line>
</par>
<par>
<line> su*alterna em relação * classe dominante *o *mbito </line>
<line> do capi*al*smo contempo*ân*o. Logo, </line>
</par>
<par>
<line> confor*e *as*ell* (2**5, p. *5), "a domi*ação * a resistência à dominação mud*m d* caráter </line>
<line> d* ac*rdo com a estrutura ***i** espe*í*ica da q*al *las or*gina* e que elas mod**ic*m p** </line>
<line> me*o de sua ação. O *oder *ov*rna, os *ontrapoderes lutam". </line>
</par>
<par>
<line> *a parte se*uinte, observa-*e o conceito de mem*ria, como *s me*os </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> comunicação se relacionam com os espa*os de memória e como é formada a me*ória </line>
<line> *i*iática na ár*a de com*nicaç*o. </line>
<line> 3.4 M*mória como **io de registro histór*co </line>
<line> A memória re*rata um a*ontecimento do tem*o passado por meio de inflexõ*s do </line>
<line> pres*n*e. (*OUCHOU, 201*, p. 80*) Para *ilverstone (*002, p. 231), e*a * "o lugar, agora, de </line>
<line> lu*as por identi*ade e p*la posse de um pa*sado". J* Ha*t*g (2*15, p. **) f**a que a memória </line>
<line> R*v. FSA, Teresina P*, v. 16, n. 3, a*t. 5, p. 48-64, *a*./*un. 2019 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. F. Santos Filho, J. *. Doura*o, J. *. Teixeira </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> se transforma em uma expressão abrangente: "um* c*tegoria m*ta-h*stó*ica, po* v*ze*, </line>
<line> teológ*ca". </line>
<line> De acordo com Lévy (199*, p.78), *á doi* *ipos de mem*ria: a *e cu*to p*azo e a de </line>
</par>
<par>
<line> longo *razo. A de curto praz* </line>
<line> o* memória de trabalho atua so*re a atenção. * mesma </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> u*i**zada q*ando *m usuário lê uma not*cia e* *m portal ** *nformação, </line>
<line> o* qua*do um </line>
</par>
<par>
<line> motori*ta procura a chave d* um carro esquecido em alg*m lugar de sua casa, p*r *xemplo. Já </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> memória de lon*o prazo é usada t*das a* vez*s que um *liente de um ban*o vai ao caixa </line>
</par>
<par>
<line> eletrônico s**a* d*n*eiro e utili*a a se*** para *sse fim, p*is sem m*moriz*-la em *m ped*ç* </line>
<line> de p*pel, * pessoa não terá como tirar as cédul** de dentro da máquina. </line>
<line> É nec**sário conhecer também a memória individual e memória cole*i*a. A </line>
</par>
<par>
<line> i*dividual é formada por aconte*imentos </line>
<line> ou e*peri*ncias *iv**as por u* dado suj*ito. *á </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*letiva é co*st*tuída </line>
<line> por conc**tos, acontecime*tos e </line>
<line> experiências determinada* que uma </line>
</par>
<par>
<line> da*a população arquiva du*ante *m ***po histórico. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa *orma, a me*ória col*tiva é uma *mp*rtante f*rram*nta para reaviv*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> identidade e o sentim*nto de *ertenc*me*to *e um po*o, mes*o que a *istória relembr*da por </line>
</par>
<par>
<line> este *ã* seja conhecida e </line>
<line> re**nhecida em um território nacional. Se**ndo </line>
<line> *artog (2015, *. </line>
</par>
<par>
<line> 17*), "*ara escrever *ssa nov* *istória, a dos cidadãos, dos *u**itos, em re*umo, do pov*, que </line>
</par>
<par>
<line> está \ai*d* esquecido </line>
<line> na poeira das crônicas\ da ép*ca, é preciso, de fato, </line>
<line> pôr-se * ler o* </line>
</par>
<par>
<line> documen*** orig*nais e, muito rapidamente, ser* preci*o ir aos arquivos". </line>
</par>
<par>
<line> Outro relevante in*trumento para </line>
<line> guarda* a memóri*, *lém da história, é a mí*ia. </line>
</par>
<par>
<line> Atualme*te, *la tem servido de cimento entre a memór*a * * históri*. Fato ne*e**ári*, pois, </line>
<line> atrav*s dos *eículos de comunicação, sabe-*e um pouc* do **ss*do his*órico de um grupo ou </line>
<line> de uma com*nidade soc**l, t*azendo à *ona, fatos hist*ricos *ua*e esqueci*o*. Para </line>
<line> Silv*r*t*ne (2002, p. 24*), "a mídia nos oferece sua* *ers*es do passado, que são, cla*o, </line>
<line> v*rsões de no**o* pas**d*s tor*ado* visív*i*". </line>
<line> Os meios de comunicaçã*, como dito, p*ssa*a* a ter pape* de de*taque nesse </line>
</par>
<par>
<line> *anorama, u*a vez que são *mi*sores de discursos que reaf*rmam pos**ões </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> poder, pa*t*ndo o público, formando *piniões * *nfluenciando n* imaginário </line>
<line> simbólico coletivo. Co*stituind*-se, poi*, *a contem*oranei*ade, c*m* *ortes </line>
<line> instrumen*os de *ons*lid*ção das iden*i*a*es coletivas, para a* quais **n*ergem os </line>
</par>
<par>
<line> indivíduos a partir dos processos de ident*ficação e d* pro*agado senso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*r*enc**en*o. (*OURA; R*GO, 2012, p. 51-52). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 16, n. 3, art. 5, p. 48-64, mai./jun. 2019 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.br/*e**s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *q*i*ição de Experiência em M**os d* Comun*cação </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> *osteriorm*nte, vai-*e faze* a análise prop*iamente dita do referenc*al teóri*o </line>
<line> inve*tigado ao longo de*se estudo sob*e a aqu*s*ção de *xpe***ncia pelos mei*s de </line>
<line> comunic*ção para de*ois edificar as cons*deraçõe* finais. </line>
<line> 3.* A aquisição de exp*riências em meios de com*nic*ção </line>
<line> O trabalh* inve*tigativo *us*a c*mp*eender como se dá o processo *e aquis*ção de </line>
</par>
<par>
<line> expe*iência e* meios de com*nicação, dev*do às modificações soc*ais, culturais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *conô*icas </line>
<line> viven*iadas nas últ*mas dé*adas *pós a propa**ção de *ções pelos *overnos </line>
</par>
<par>
<line> *ns**tuídos *ara intr*duzir med*das defendidas **r pensadores e econo**stas favoráveis ao </line>
<line> neoliberali*mo. Pa*a isso, o *studo vi*a utili*ar **a pesq*isa teórica s*b*e a *em**ica citada </line>
<line> acima, no in*ui*o de exam*nar os co*ceitos e o *rcabouço *eórico utilizado para fundamentar </line>
<line> as aná*ises e a c**clusão desta inve*ti*ação. </line>
<line> Nas an*lises de*te arti*o cie*tífico vão ser a*lic**os co*o re*er*ncia* *eórico para </line>
<line> embasar o* *studos, os autores Alsi*a (2009), Bau*an (20**), Cast*lls (201*), *art*g (2015), </line>
<line> Santos (2017), Silvers**ne (2002), Moraes (20*0), Mo*ra e *êgo (*012). As categorias de </line>
</par>
<par>
<line> estudo </line>
<line> estabel*cidas são: o **esentismo, o *conte**me*to ***iático e a m*mór*a na mídia. </line>
</par>
<par>
<line> Agora, vam*s *niciar as análises. </line>
<line> A **rti* dos a**s 70, o m*ndo cap*t*lista presencia uma série d* *uda*ças sociais, </line>
</par>
<par>
<line> culturais e econômica* *mp*em*ntada* pelo *a*it**ismo cont*mp*rân*o com a *in*lidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *a*er fre*te às *onstantes cri**s econômi*as vivenci*das neste p*ríodo histór*co. Entã*, </line>
</par>
<par>
<line> Estados </line>
<line> nacio*ai* ado*am medidas neoliberai* em </line>
<line> busca de f**ilitar o ambie*** de </line>
<line> negócios </line>
</par>
<par>
<line> para at*air capi*al estrangeir* *a economi* l*c*l. </line>
<line> * proble*a *e essas *ç*es tom*das p*los governos é a co*seq**ncia. U*a vez que, </line>
<line> elas *ausam o enfraquecimento dos m*vimentos sindicais, o au*en*o do desemprego devi*o </line>
</par>
<par>
<line> o inves**ment* *celerado em </line>
<line> t*cnologia*, a el*vação </line>
<line> d*s índices de d*sig*alda** s*cial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ou*ros. *sse </line>
<line> c*nário em que os </line>
<line> *gentes públicos se omitem di*nte *os pr*blemas *ociais </line>
</par>
<par>
<line> advindo* pela impl*menta*ão de um </line>
<line> mod*lo neolibe**l é *x*lica*o e descri*o *or B*uman </line>
</par>
<par>
<line> (*011, p. 97) a *e*uir. </line>
</par>
<par>
<line> A f*dig* do Estado moderno é tal*ez senti*a de modo mais agudo, *ois signi*i*a que </line>
<line> o poder de es**mul*r as *essoas ao t*aba*ho - o po*er de fazer coisa* - é tirado da </line>
</par>
<par>
<line> política, que costum*va decidir que tip*s de coisas deveriam ser feitas e quem </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> deveria f*zer. </line>
<line> E*bora to*as as agência* da *ida política perma*eçam o*de a </line>
</par>
<par>
<line> "modernidade líqui**" as en*ontrou, presas c*mo antes a suas *e*pectiv*s </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 1*, n. 3, art. 5, p. 48-64, mai./j*n. 2019 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. F. Santos F*lho, J. L. Dourad*, *. *. Teixeira </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> lo*alidades, o p*der flui bem além de s*u **cance. A *ossa e**eriênci* é semelha*te </line>
<line> à d** pas*ageiros q*e d**cobrem, bem alto no céu, *ue a c*bine do piloto está va*ia. </line>
<line> Neste *ontext*, a ma*oria das pessoas per** a e*perança de um futuro melhor e passa </line>
</par>
<par>
<line> a viver numa eterna incerteza *obre o que vai o*orrer no dia seguinte. D*ssa forma, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ociedade fica d*scr*nt* no progress* e inaugura-se o \presentismo\ em que as modificaç*es </line>
<line> tecnológicas são uma constante * * mídia torna-se **ipr**en*e. Harto* (2015) consegue </line>
<line> re*um*r est* *er*odo histór*co. </line>
</par>
<par>
<line> Se o te**o é, há *uit*, u*a *erc*do*ia, o co*su*o *tual v*loriza efêmero. A o </line>
<line> mídia, cujo extr*ordinário d*senvol*imento acom*anhou ess* movimento que é, em </line>
</par>
<par>
<line> sentido pr*pr*o, sua razão de s*r, </line>
<line> fa* a me*m* co**a. Na corr*da *ada vez ma*s </line>
</par>
<par>
<line> acele*ada para * ao vivo, ela pr*duz, cons*me, recic*a *ada vez mais p*lavras </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> imagen* e comp**me o tempo: u* assunt*, ou seja, um minuto e meio par* t*i*ta </line>
<line> anos *e históri*. (HARTOG, 2015, p. 148). </line>
</par>
<par>
<line> Pa** Ca*tells (*01*), o \*empo intemporal\ *ha*ado po* </line>
<line> *le ou \*re*entism*\ por </line>
</par>
<par>
<line> Hartog (2*15) é * *esultado da "liber*lização do ca*ital *m re**ção ao tempo * a fuga </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *u*tu*a do reló*io" (*0*8, p. 516) d*vido ao a*anço da* tec*ologia* digitais incorporadas na </line>
</par>
<par>
<line> "estrut*ra d* sociedade *m </line>
<line> red*". Em *e*uida, el* a*re*cent*: "Compr*mir o tempo até </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> limite equivale </line>
<line> a fazer com que a sequência t*m*oral, </line>
<line> e, *or </line>
<line> conse*uinte, o temp*, </line>
</par>
<par>
<line> desapar*ça". (CASTELLS, 2018, p. 516). </line>
<line> O aconte**mento m*diátic* é um episód** *c*rrido e* um determin*do loc*l em um </line>
<line> tempo hi*tórico es*ecífico e selecionad* entre vár*a* ocorrências. Ele é respon*ável por da* </line>
<line> iníc*o ao processo de produção *a not*cia. *or *sso, o acontecimento midiático é consider*do </line>
<line> um ato **ci*l, porque ele apre*enta-s* como um eve*to de c*n*ecimento público. </line>
</par>
<par>
<line> N* proc*sso prod*tivo, *ura*te transforma**o de *co*tec*mento* em a </line>
<line> n*tí*ia, o </line>
</par>
<par>
<line> *orna*ista deve levar </line>
<line> em con**deração o público do </line>
<line> v*ículo *e com*nicação pa** o qual el* </line>
</par>
<par>
<line> pre*e**e red*gir a maté*i* j**nalís*ica, p**s um *eit*r só compra </line>
<line> um exe*plar de jo*nal </line>
</par>
<par>
<line> imp*e*so quan*o el* se sente *n*olvido com a* *nformaçõ*s *on*ida* naquele periódico. Ou </line>
<line> seja, as *o*íc*as *recis*m ser imp*rta*tes e fazer senti*o para o s*u públic*. Alsina (2009, p. </line>
<line> *49) ac*es*enta: "o público cr*a seu próprio temá**o do* assuntos que ele considera *el**ante* </line>
<line> a partir, em grande parte d*s ca**s, do temário que a m*dia veiculou". </line>
<line> Ao d*vulgar as maté*ias inform*tivas *ais \re**vantes\ na*uele momento, a m*dia </line>
</par>
<par>
<line> *juda a pau*ar a **cie**de civil </line>
<line> sobre aqu*lo que e*a de*e debate* refle*i* durant* * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *otidiano, às ve*es, ocult*ndo f*t*s em and**ento d*sfavorá*eis a população e contribuindo, </line>
</par>
<par>
<line> dessa form*, para as*ent*r a **a*se dominante no pod*r. *oraes (2010, p. 83) explica que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 5, p. 48-64, mai./jun. 20*9 www*.f*a*et.com.b*/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Aq*is*çã* d* E*periência *m Meios de Comunicação </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> ideologia dominante é d*finida *o *rocesso de produção. Em s*guida, Milton *ant** </line>
</par>
<par>
<line> e*clarece qu*m sã* os </line>
<line> grupos pri**legi*d*s: "A história é com**d*d* </line>
<line> pelo* grandes atores </line>
</par>
<par>
<line> de*se tem*o real, que são, *o me*mo tempo, *s donos *a velocida*e e os au*ores do d*scurso </line>
<line> ideológico". (SANTOS, 201*, p. 28). </line>
<line> A *emória é a rec*r**ção de *ma experiência h*mana ocorrid* no tempo passado. </line>
</par>
<par>
<line> Ela pode *er d* curto </line>
<line> ou </line>
<line> de longo *raz* e i*dividua* ou coletiva. Est* última é u*a </line>
</par>
<par>
<line> f*rra*enta cruc*al *ar* </line>
<line> os habitantes de comun*dad*s tra*iciona*s *u de localidades em que </line>
</par>
<par>
<line> sua *istória * ig*orad* o* desprezada pel* historio*rafia oficial. *ara M*ura e Rêgo (2012, p. </line>
</par>
<par>
<line> 51), "en*re </line>
<line> os processo* de memória e *squeci*ento </line>
<line> existe uma l*nha tên*e, mui*as vezes </line>
</par>
<par>
<line> *nd*zida, *uja margem </line>
<line> po***i fissuras e *e mold* ao gost* de quem des*ja, por algum </line>
</par>
<par>
<line> interes*e esp*cífi**, ressalta* valo*es ou encobrir eventos". </line>
</par>
<par>
<line> P*rta*to, a memór*a *oleti*a </line>
<line> au*i*ia *s mora*ores desses luga*e* a preservarem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*pria h*stória e as experiência* adq*iridas ao *ongo </line>
<line> d* vida, as*im como esf*rça-se par* </line>
</par>
<par>
<line> manter a i*entidade e o e*raizamento deles. </line>
</par>
<par>
<line> Hartog (20*5, p.186) di* ac*editar que o c*escimento do i*teresse de memória </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> certamente o reflexo da cri*e da relação do homem </line>
<line> com o t*mpo uma tentativa do ser e </line>
</par>
<par>
<line> *umano de encontrar respo*tas para este m*m*nto crítico. "*e**o tendo se compreendi*o </line>
<line> que a me*ória reclamada e *r*cla**da seja m*nos * produto *a transmissão do qu* da </line>
<line> reconstru*ão *e um **ssa*o *g*o***o, esquecido, f**sific*d* às vezes, ela de*eria pe*miti* a </line>
<line> reapropr*a*ão ** t*ansparên*ia", conclu* H*r*og. </line>
</par>
<par>
<line> Co* avan*o d*s nova* tecnol*gias * </line>
<line> *e co*unicação e de info**a*ão, * *emória </line>
</par>
<par>
<line> gara*te *m im**rt**te </line>
<line> aliada para r*gistrar suas *i*tó*ias. P*rt*nto, *ma </line>
<line> parte da soci*dade </line>
</par>
<par>
<line> *assa </line>
<line> a </line>
<line> *d*n*if*car-se </line>
<line> com a s*a própria história e experiê*cia *ivida, depois q*e ela </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> retratada e veiculada pelos mei*s de co*unicaçã*. Si*verstone (2002) esclare*e q*e toda </line>
<line> narrativa ass*me um ponto de *ista de uma história. </line>
<line> To*a memór*a * parcial. E, na retóric* da mídia, o que *e *stá o*erecendo é uma </line>
<line> *isão do **ssad* qu* inclui, ma* ta*bém e*c*uí. É *or *sso que as batal*a* pe** </line>
<line> memória **o tr**adas com tanta *eemênci*; po**ue outr*s reiv*ndica* passados </line>
<line> diferentes e recusam os limites de uma interpreta*ão *e ev***os. (200*, p. 243-244). </line>
<line> A produção *e **ns si*b*l*cos de u* pov* ajuda a g*avar a memória desse loca* p*r </line>
<line> *ei* de filmes é*icos, de músicas, de rep**tag*n* tele*isiv*s e radi*fônic*s e de matérias </line>
<line> jornalísti*a* public*das e* portais de *otí*ias * jor*ais, entre out*os. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresin* PI, v. 16, n. *, ar*. 5, p. 48-64, mai./jun. *019 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Santos Filho, *. L. Dourado, J. F. Teixeira </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O pr**ente artigo científico tem *omo o*je*ivo compr*ender como se dá * processo </line>
</par>
<par>
<line> de *quisição de e*periência em meios </line>
<line> de comuni*ação com *s mod*ficações econômicas, </line>
</par>
<par>
<line> s*ciais e cultur**s sofrida* pel** países cap**alistas depois da c*ise do model* de Be*-Esta* </line>
<line> Soci*l e, consequen*e, *n*tau*açã* do neoliberal*smo. </line>
</par>
<par>
<line> É u*ada a pesqu*sa teórica co* a final*dade </line>
<line> de investi*ar </line>
<line> os c**ceitos e o aporte </line>
</par>
<par>
<line> teórico p**a d*scutir * va*idade *, posteriormente, comp*eender fenômeno comuni*aci*nal o </line>
<line> *studad*. Por isso, decide-se estabe*ec*r *o*o categorias a serem analisadas: o pr*sent*s*o, o </line>
</par>
<par>
<line> acont*cime*to midiático e memór*a na míd*a. A seguir, descrevem-s* a* a </line>
<line> c**clusões </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> análise do c*nteúdo teórico u**lizado no texto. </line>
</par>
<par>
<line> De**i* da década de 70, </line>
<line> com a consolidação </line>
<line> do mo*elo neolib*ral, os Estados- </line>
</par>
<par>
<line> *ações passam a a*ot*r medidas p*ra corta* despe*as corre*t** </line>
<line> e at*air investimento* </line>
</par>
<par>
<line> est*angeiros a suas **onomias. No entanto, essas a*ões ***am deb*l*tar o movimento sin*ical, </line>
<line> a*rouxa* as regulamentações trabalhistas, reduzir os gastos com proteção soci** e estimular a </line>
</par>
<par>
<line> vind* d* empresas </line>
<line> t*ansnacionais c*m </line>
<line> a *sen*ão </line>
<line> *e impostos e *nvestime*tos em </line>
</par>
<par>
<line> inf*aestrutur*s par* facilitar o esc*amento da produção dessas corporações. As c*ns*quê*cias </line>
</par>
<par>
<line> dessas medid*s sã*, *rin*ipalmente, o au*ento *o desemprego es*rutur*l e a elevação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> desigua**ade s*cial e*tre as cla*ses s*ciais d* baixa renda e média. </line>
</par>
<par>
<line> Os ef**tos co*aterais desse panor*ma gera* são a *erda da *onfiança nas instituições </line>
</par>
<par>
<line> públi*as e a descrença cresce*te n* fé </line>
<line> de *m progress* econô*ico e </line>
<line> social </line>
<line> num futur* </line>
</par>
<par>
<line> próximo (futuris**), que ***e o seu lugar para o </line>
<line> presentismo. </line>
<line> Assim, *s </line>
<line> experiência* </line>
</par>
<par>
<line> humanas sã* real*zadas para não dura*, como, por *xemplo, tra*a*ho, o *asam*nto, o </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> mercadori*s e *utras. *s produtos, as pessoas * até mes*o o tem*o s*o prec*ficados. Virand* </line>
<line> m*rcado*ias com d*ração *ínima de valid*de. </line>
</par>
<par>
<line> Os aco**eci*entos e as experiênci*s midiáticas vei*uladas pe**s veí*ulos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **mun*caç*o servem pa** direci*nar e ori**tar os *eus pú**icos a res*eito dos assu*tos que </line>
</par>
<par>
<line> el*s dev** discutir ou *e*l*tir c*tid*anamente. Sempre, de *cordo com o ponto d* vista </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> mídia v*sta ou lida no momento da transmissão da info*m*ção. Além disso, frequen*e*ente, </line>
</par>
<par>
<line> os meios de comunicação omitem </line>
<line> o* acon*e**men*o* o* </line>
<line> pa*te *el*s </line>
<line> para ocultar os próp*i*s </line>
</par>
<par>
<line> i*tere*ses e também de seus anunciantes. </line>
<line> Dessa *or*a, a mídia apresenta-se como instrum*nto para **nter a situaç** presente </line>
<line> e *t*rnizar * classe dom*nan*e de um país. N* entanto, * nece**ário ressa*tar a s*a import*ncia </line>
<line> *ev. *SA, Te*esin*, v. 16, n. 3, art. 5, *. 48-64, mai./**n. 2019 *ww4.fsanet.c*m.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Aquisição de Exp*ri*ncia em *eios d* Comunicação </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> *ara guardar a mem**ia *o*etiva o* de *o*go prazo *e um povo, como as dança*, os costumes </line>
<line> e a c**i*ári* *e *ma c*munid*de quil**bola, por exemplo. </line>
<line> Deve-se *ecordar que a* hi*tórias retratadas e veicu*adas pela *íd*a abordam ap*na* a </line>
<line> ve*são daq*ele ac*ntecimento ou experi*nci* hum*na defe*dida *ela linha e*itor**l da em*resa </line>
<line> jo*nalís*ica n*q*ele tempo *is*órico. E *ssa ver*ão pode mudar com o passar dos anos. Po* ú*ti**, é </line>
<line> *mport*nte esc*arecer qu*, quando uma mídia adota uma versão de um f*to históric*, n* v*rda*e, ela </line>
<line> está *xcluind* *odos os outros pontos de vista s*bre aquel* hi*tória e, de *erta forma, está </line>
<line> po*ic*o*an*o-se sobre el*. </line>
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<line> J. L. Dou*ado </line>
<line> J . F. Teixeira </line>
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<line> 1) co*cepção e planejamento. </line>
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<line> X </line>
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<line> 2) análise e interpre*aç*o do* dados. </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do rasc*nho ou na revisão crítica do c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) part**ipação na aprov***o da versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. *SA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 5, p. 48-64, mai./jun. 20*9 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
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