EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS
Resumo
A interculturalidade se faz presente na sociedade e no campo educacional. Essa afirmativa pode ser constatada por meio dos constantes debates suscitados que abordam essa temática. Tal realidade provoca questionamentos que corroboram para reconhecimento de problemáticas relacionadas à diversidade cultural presente no mundo e, em especial, no território brasileiro, considerando a grande concentração de povos etnicamente diferenciados. Fato esse que fomenta a necessidade de se aproximar, compreender e refletir os conceitos basilares para uma educação intercultural. É nesta intenção que o texto destaca os conceitos: cultura, identidade, diversidade, diferença, interculturalidade. Para essa abordagem foram utilizadas as perspectivas de autores do campo dos estudos culturais. Considerando que as questões relacionadas aos movimentos culturais se encontram em processo de transformações, torna-se relevante constatar conceitos para situar mais adequadamente esses processos, o que implica um estudo que contribua com o esforço de compreender as diferenças, viabilizando a preservação dos direitos humanos, superando estigmas, estereótipos, preconceitos e discriminações, respeitando a diversidade encontrada no cenário social e escolar.
Palavras-chave
conceitos; identidades culturais; interculturalidade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)