<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 1, art. 12, p. 230-251, *a*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.1.12
</line>
</par><par>
<line>
*o Caipira Apaixonado ao Sertane*o *niversit*ri*: Uma An**ise do Discurs*
</line>
<line>
*rom Passion*te Hick to Un*vers*t* Country: A *iscourse Ana**sis
</line>
</par><par>
<line>
C*ssiano de *ndr*de Fer*e*ra
</line>
<line>
Dout*rado em Administraç*o p*la Universidad* **deral de L*vras
</line>
<line>
Mestre em A*ministra*ão pela Univ*rsidade Federal *e L*vras
</line>
<line>
Professor *o Institu*o F*deral do **l de Min*s G*rais, Campus *o**s de Cald*s
</line>
<line>
E-mail: cassiano*e*reira99@h*tmail.com
</line>
<line>
Lu*as Notini
</line>
<line>
Mestre e* Adm*nistração pe*a Un*ve*sida*e Federal *e L*v*as
</line>
<line>
E-mail: l*cas*otini@posgrad.*fla.br
</line>
<line>
Rafaella Cristina Campo*
</line>
<line>
Doutorado e em A*m*n*s*ra*ão pe*a Un**ersidade Federa* d* Lavr*s
</line>
<line>
Mestra em *dminist**ç*o pela Universidade Fed*ral de *a*ras
</line>
<line>
Profe**o*a da *aculdad* Presbiter**na Gammo*
</line>
<line>
E-mail: r*faella_cc*mpos@*otmail.co*
</line>
<line>
Marco An*ônio V*llarta-Ne**r
</line>
<line>
Doutor e* Linguística e *íng*a *ortuguesa pela Univ*r*idade E*tadual **ulist* Júlio de Mesquita Fil*o
</line>
<line>
Prof**sor da Universidade Fede*al de Lav*as
</line>
<line>
E-mail: villarta@ufla.br
</line>
</par><par>
<line>
*ndere*o: *assiano d* Andrade F*rre*r*
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade Fed*ral de Lavras, Pró Reit*ria de Ges*ão
</line>
<line>
E*i*or-Che*e:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley de
</line>
<line>
A*encar
</line>
</par><par>
<line>
de Pe*so**. Campus *niver*itári*. 3*200-0*0 - Lavras,
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
MG - B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: L*cas Notini
</line>
<line>
Artig* r**eb*do em 15/04/*019. Última
</line>
<line>
v*rsã*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Endere*o: M*rco A*tônio Vi*larta-Ned*r
</line>
<line>
Revis*o: Gramatical, Normativa e de
</line>
<line>
Formataçã*
</line>
</par><par>
<line>
*niversidade Fe*eral de Lavras, Departame*t* de
</line>
</par><par>
<line>
Admin*stração e *c*n*mia. Campus Universitário.
</line>
</par><par>
</page><line>
372*0-000 - Lav*a*, MG - Brasil
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Caipira *paixon*d* ao Sertanejo Universitá*io: U*a Análise d* Di*curso
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O pres*nte
</line>
<line>
art*g* an**isa *s *r**sforma*ões *o **scu*so u*i*izad* nas
</line>
<line>
l*tras das mú*i**s
</line>
</par><par>
<line>
serta*ejas a* longo d** ú*timas déca*as. De modo geral, faz-se
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
*omparação entre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
discurso observ*do nas músicas sertanejas
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
décadas de
</line>
<line>
1960, 1970,
</line>
<line>
1980 e 1990 e *s
</line>
</par><par>
<line>
músi*as sertanejas do fina* dos
</line>
<line>
anos 2*00 e *010. A m*t*dolo*ia do trabalho está
</line>
</par><par>
<line>
fun**men*ada na Anál*se Crítica do *iscurso (ACD) contida nas letras das can**es sertanejas
</line>
<line>
esc*itas nos dois períod*s de te*po pré-estabeleci*os. Observou-se uma mudança col*ssal
</line>
<line>
na* com*osições musicais do gê*ero ser*anejo nas ú*timas déca*as. En*uant* as can*ões dos
</line>
<line>
anos 1960, 1970, 1*80 e 1990 se referia* ao *omem do campo *omo um ser apaixonad*, pela
</line>
<line>
sua ter*a e por sua famí*ia, especialme*te a sua "amada", e que, a**sar de ter se m*dado para
</line>
<line>
a ci*ade, nunca esqueceu a s*a *ida no *a*po, da qual sente sauda*es; o homem *o campo
</line>
</par><par>
<line>
retratado *as m*s**as dos anos 2000 * 2010
</line>
<line>
p*ssou de si*iante d*spojado a fazendeiro
</line>
</par><par>
<line>
a*or*u*ado, *requenta*or de
</line>
<line>
baladas. A zo*a r*ral
</line>
<line>
s* tornou um
</line>
<line>
lu*ar *em
</line>
<line>
di*erente
</line>
<line>
d* qu*
</line>
</par><par>
<line>
era retratado n** músicas **rtanejas das d*c*das anteri*res. *go** a roça tem intern*t, *icapes
</line>
<line>
e carro importado.
</line>
<line>
*alavras cha*e: Música Sert*neja. Êxo*o Rural. Aná*is* Crí*ica do *iscurso.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
Th*s article analyzes *he tr*ns*orm*tion of spee*h used i* the l*r*cs of countr* s*ng* o*er th*
</line>
<line>
past deca*es. In gene*al, it is * comparis*n between the speech ob*erved in co*ntry son*s
</line>
<line>
from the 1960s, 1970s, 1**0s and 1990s *nd the co*ntry songs of the years 2000 and 2010.
</line>
<line>
*he methodo*ogy of **rk *s based on the c*itical ***cours* analysi* contained in the l*rics *f
</line>
</par><par>
<line>
*ongs se*t*ne*as
</line>
<line>
w*itte* i*
</line>
<line>
both periods of pre-set time.
</line>
<line>
Ther* was a colossal **ange in
</line>
</par><par>
<line>
musical c*mpositions *f ba*kcoun**y *enre in rec*nt decade*. While the songs *f t*e
</line>
<line>
1960s,1970s, 1980s and 199*s re*erred t* the man of th* field as a b**ng in lo*e for his *and
</line>
</par><par>
<line>
an* his family, especially
</line>
<line>
his "belo*ed", and **at, despite h*ving m*v** *o *h* city, *e*er
</line>
</par><par>
<line>
for*otten of his *ife *n t** field, whic* misses; the farmer portrayed in *he *on*s of the 2000s
</line>
<line>
and 2010 went fr*m employee s*ripped the farmer goe* b*ll*ds. T*e countrys*de *as b*c**e a
</line>
</par><par>
<line>
very differ*n*
</line>
<line>
place than it was por*rayed in country son*s f*o* previo*s de*ades. Now t**
</line>
</par><par>
<line>
fa*m *as interne*, p*ckup trucks and im*ort** ***.
</line>
<line>
Keywor*s: Country Music. Rural E*odus. Critical Discourse Analysis.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina **, v. *7, n. 1, art. *2, p. 230-25*, ja*. 202*
</line>
<line>
w**4.fsan*t.*om.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. Ferr*ira, L. Notini, R. C. Campos, *. A. Vllarta-N**er
</line>
<line>
*3*
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Segundo A*coverde (2*15, p. 1), "* Brasil é um p**s que tem uma *elação muit* forte
</line>
</par><par>
<line>
com a *úsi*a, e*p*ci*lmente quando e**s *ão
</line>
<line>
produzidas *o* *rtista* loca*s". A p*pulaçã*
</line>
</par><par>
<line>
bras**e*ra, se compa**da a ou**as nações pelo mundo, *stá ent*e a* que mais v*lorizam a
</line>
</par><par>
<line>
produ*ão musical. *sso pode ser *b*er*ado *os shows, *empr* lotados, e nos **l**es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ac*sso aos vídeos mus*cais d* You*ube ou das t*melin*s *as **des s*ciais.
</line>
</par><par>
<line>
O povo brasilei*o te* um gosto music*l *ast*nte e**ético e as
</line>
<line>
p*ssoas **rmal**nte
</line>
</par><par>
<line>
apre*i*m m*i* de um gênero musical *u, em alguns casos, **d*s ele*. Ap*sar *is*o, a música
</line>
<line>
se*ta*ej* tem as*umi** *m papel d* referênci* ent*e os gêneros musicais mais populares do
</line>
<line>
país no* últi*os anos. Esta análise se faz im*ortante porque, de aco*do com PIMENTEL
</line>
<line>
(2008, p. *99), "difer*ntes preferência* mu**cais te*d*m a aca*retar d*ferença* no *o*o *omo
</line>
<line>
o* indivíd*os p*r*ebem * são percebidos p*los demais".
</line>
</par><par>
<line>
De a*ordo **m o le**n*ame**o reali*a*o pelo I*OPE,
</line>
<line>
em 2013, grifo *e A*cov*rd*
</line>
</par><par>
<line>
(2015), *8% d*s brasileiros escutam sertanej* ao m**o* uma vez por sema*a. * o gênero
</line>
<line>
m**ical mais apreci*do, liderand* as pesquisas em **aticam*nt* t*das a* capita*s, s*g*ido por
</line>
<line>
*PB, samba (ou pagode), *orró, ro** e músic* *letr*nica.
</line>
<line>
Diant* d* tamanha *mportânci* e represe*ta*ividade d* sertane*o com* g*n*ro music*l
</line>
<line>
no Brasil, * pres*nte artigo tem o intuito de ava*iar, à luz da A*ál*se C*íti*a do Discu*so
</line>
</par><par>
<line>
(ACD), *s tra*sformações observadas
</line>
<line>
nas letras
</line>
<line>
*a* músicas sert*nejas com o passa* das
</line>
</par><par>
<line>
dé**das.
</line>
</par><par>
<line>
S*gundo Ilari (200*), o se*tanej*, *omo estilo musica*, é co*stante**nte relacio*ado a
</line>
<line>
adjet*vos como senti*e*tal, interio*ano * s**ples. Mas *erá que isso sempr* foi assim? S*rá
</line>
</par><par>
<line>
qu* es*a é a *ealidade obs*rva** nas *etras das músic*s serta*ejas *tuais? *i**te
</line>
<line>
destas
</line>
</par><par>
<line>
inquietações, este artigo preten*e respond*r ao segu*nte p*oblema de *e*qui*a: Quais fo*am as
</line>
</par><par>
<line>
pr*nc*pais **dan*as
</line>
<line>
observad*s
</line>
<line>
no d*sc**so das *e*ras das mú*ic*s sertanejas
</line>
<line>
escritas nos
</line>
</par><par>
<line>
anos 1960, 1970, 1980 * *9*0 em compa*a*ão ao *iscurso utilizado *elas letras d*s mús*c*s
</line>
<line>
se**a*ejas escritas n** an*s 2000 e 20**?
</line>
<line>
A *re*s*posição *nic*a* des*a pes*uisa é de *ue o di*curso trazido pelas l*tras das
</line>
<line>
músic*s sertan*jas das décad*s de 1960, 1*70, 1980 e *990 rem**e ao homem do cam*o qu*,
</line>
</par><par>
<line>
por necess*dade ou em busca d* uma oportun*dade/a**ernativa de
</line>
<line>
"melhorar de vida",
</line>
</par><par>
</page><line>
participou do êxodo rural, **s que *ma a *ua t*rra natal e lembra com saudos*smo os *empos
</line>
<line>
lá vividos, com a esperança de u* dia *ol*ar à* sua* origens.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. **, n. 1, ar*. **, p. 230-25*, jan. 2020 www4.**an*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Caipir* Apaixonado ao S*rtanejo Univer*itário: Uma *náli*e do Discurso
</line>
<line>
2*3
</line>
</par><par>
<line>
Acredit*-se t*mbém que as m*sicas sert*nejas do final d*s anos 20*0 e 2*10, por sua
</line>
</par><par>
<line>
vez, estão s* referi*do ** ho*em do ca*po *omo fazendei*o, pr*prietário de camio**tes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
carros importa*os, *onectado à internet e fr*quent*dor de ba*ad*s na cidade. Foi *us*amente
</line>
</par><par>
<line>
para corroborar as
</line>
<line>
press*posiç*es s*p*acit**as, ou p*r* re*utá-las, caso **as não se
</line>
</par><par>
<line>
confirmem, qu* se *ealiza o presente tra*a*ho.
</line>
<line>
Este artigo foi div**i*o *m cinco se**es pri*cipais. Na intr*du*ão foram *razidas as
</line>
</par><par>
<line>
*otiv*ções e justificativas
</line>
<line>
para a realização da pesquisa, a c*nt*xtua*izaçã* d* tema,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pr*bl*ma e os objetivos d* pesqui**. A segunda seção f*i *estin*da à construç*o do alicer*e
</line>
</par><par>
<line>
teór*co que su*tenta o trabalho, o*de s* a*or*ou, principa*m*nte, o
</line>
<line>
his*órico da
</line>
<line>
música
</line>
</par><par>
<line>
serta*eja no Brasil. Na terceir* se*ão f*ra* apresenta*os os proc*dime*tos metodológicos
</line>
<line>
ut*liz*dos na realização d*st* estudo. A q*ar*a seção foi destinada à apr*senta*ão e discussão
</line>
<line>
dos resultados. Na qu*nta e última se*ã* sã* realizadas as co*si*erações f*na*s. Ao final, são
</line>
<line>
t*azid** a* *eferências bibliográfica*, completas, util*zadas na construção deste trab*lh*.
</line>
<line>
2 REFERE*CIAL TEÓRICO
</line>
<line>
Esta seção foi dest*nada à c*nst*ução do **bas*mento te*r*co que s*po*ta e*te estudo.
</line>
</par><par>
<line>
E*a foi di*i*id* em t*ês subtópicos qu* irão abordar, de *odo geral, a origem da
</line>
<line>
músic*
</line>
</par><par>
<line>
s*rta*eja no B*asi* e a su* evoluçã* ao longo *a* décadas.
</line>
</par><par>
<line>
2.1 A primeira onda do ser*an*j*: a mú*ica sertaneja d* raiz e o serta*ej* r*mâ*tic* no
</line>
<line>
B**si* durante o* ano* 60, 70, 80 e 90
</line>
</par><par>
<line>
A música *ertaneja surgiu no cont**to brasil*iro a partir de
</line>
<line>
*910, *** composi*or*s
</line>
</par><par>
<line>
rurais e urbanos, c*m uma so*oridade ma*cad* pel* to* da viol* e a id*alização da vida n*
</line>
<line>
campo em suas letras. *nicial*ente, e*a típica do estilo a fo*mação em dupla por seus artis*as,
</line>
<line>
com a ut*lização de violas * duetos vocai* (ROD*IGU*S; LA*GNIER; BARB**A, 2012).
</line>
<line>
Ao longo *os anos 60, 70 e 80 o estilo *e populari**u no *rasil e l*go surgira* vá*ias
</line>
<line>
dup*as e gru*os musicais sertane*os resultando e* um con*r**te *a ce*a mus**al nacional com
</line>
</par><par>
<line>
r*laç** aos estilos mais populares da
</line>
<line>
época,
</line>
<line>
q*e eram em sua maiori* advindos de *utros
</line>
</par><par>
<line>
país*s, sendo um dos *a*s proemin*ntes * *stilo *O* ameri*ano (ZAN, 2001).
</line>
<line>
Logo no iníc*o *a ****da de *980, grandes nomes d*sse cen*ri* musical se lançara*
</line>
<line>
no me*c*do. Almir Eduardo Melke Sa*er, *m violei*o s**ist*cado e dos maiores exemp*os de
</line>
</par><par>
<line>
*u*esso desta vertente m*sical, *ue
</line>
<line>
em *eu estilo ex*l*ra** as mo*as d* viola e os blues,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 1, art. *2, p. 230-251, jan. *020
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/**vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. Ferreira, *. Notini, R. C. Campo*, M. A. Vllarta-Neder
</line>
<line>
234
</line>
</par><par>
<line>
gravou *eu pr**eiro disco com a participaçã* d* gra*des no*es da época, como Tetê
</line>
<line>
Esp*ndola e Pa*lo Simões. O músico u**lizava de u*a sonoridade tipicamente caipira, co*o a
</line>
</par><par>
<line>
da vi ol a
</line>
<line>
de 10 cordas, e tr*zia
</line>
<line>
em
</line>
<line>
suas letras a pres*nça constante da vida n* campo
</line>
</par><par>
<line>
(*ODRIGUES; LAI*N*E*; **RBO*A, 20*2).
</line>
<line>
As temá*icas abordadas nas letras compostas pelos músic*s d* cena sertaneja
</line>
</par><par>
<line>
possuí*m, e* tal
</line>
<line>
época, caráter simplório *
</line>
<line>
*omânti**. **t*atava-*e * vid* do homem do
</line>
</par><par>
<line>
ca**o, as dific*ldades * especi*ic*dades deste co*texto de vida. A maioria d*s comp*si*ões
</line>
<line>
eram elabora*as por mú*i*os de c*asses econômic*s menos favorecidas. Como a maioria do*
</line>
</par><par>
<line>
gêne*os mu*icais
</line>
<line>
*ras*leiros, a mús*ca serta*ej*
</line>
<line>
de raiz foi constitu*da a partir da fusão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ele*ent** da cultura i*díg*na, eu*op*i* e *fri*a*a. Os cantos re*igiosos dos j**uítas *
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
m**inhas trazi*as
</line>
<line>
pelos p*rtugueses colo*izador*s mist*raram-se à música e à dança do*
</line>
</par><par>
<line>
í**ios e orig*naram * música c*ipir*. E *ambém foi dessas três
</line>
<line>
raças
</line>
<line>
q*e s***iu o caipira
</line>
</par><par>
<line>
(MENDES, 2*09).
</line>
</par><par>
<line>
Quanto ao context* d* consumo *e músic* da épo*a, **se*vado por *aldas (1*87),
</line>
</par><par>
<line>
que pesqui*ou o p***ico con*umidor da música ca*pira em m*ados da década d* seten*a,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*aior parte do púb*ico co*s*midor da música *ertane*a não comp*ava efetivamente *s discos
</line>
<line>
produzidos pela in*ústria. Seu consumo era indi*eto, por assim di*er, atra*és de pr*gra*as de
</line>
<line>
rádios e d*s apr*s*ntações *m eventos de entreten*m*nto, com* os ci*co*, por exemplo. Na
</line>
<line>
ép*ca o "caipira" partic*pava n*o só como *úb*ico ouvinte, mas, também, *omo inte*rant* e
</line>
<line>
*té compo*itor d* mús*ca caipira (FAUSTINO, 20*1).
</line>
<line>
*or *utro lado, *á con*rovér*ias quanto às tipologias "*ús*ca sertanej*" e "*úsic*
</line>
</par><par>
<line>
caipir*",
</line>
<line>
ai*da q*e se perceba que, con*tantemente,
</line>
<line>
os doi* termos são uti*izados para se
</line>
</par><par>
<line>
re*erir a um mesmo
</line>
<line>
*s*ilo musical. Com*
</line>
<line>
não
</line>
<line>
existe
</line>
<line>
u*a li*ha divisór*a def**itiva que
</line>
</par><par>
<line>
diferencie a mú*ica sertan*ja da m**ica c*ipira de raiz, d*scaracteriza-*e, por
</line>
<line>
vezes, esta
</line>
</par><par>
<line>
última. Isso ocorr* em função
</line>
<line>
das in*luências tecnológicas e musicais que o serta**jo
</line>
</par><par>
<line>
a**orveu ao longo do tempo, *nd* *ste g*nero musical acabou passando por transformações
</line>
</par><par>
<line>
quanto à sua sonor*da*e * dis*urso. Até então, * m*sica caip*ra
</line>
<line>
t*nha como característica
</line>
</par><par>
<line>
marcant* a viola a sua relação com as exp*riênc*a* r*rais, carac*er*zada como fonte de e
</line>
</par><par>
<line>
*embranças p**o homem d* c*mpo, que rec*nhec**
</line>
<line>
a
</line>
<line>
sua história na poé*i*a das músicas
</line>
</par><par>
<line>
(GUTEMBERG, 2*11).
</line>
</par><par>
<line>
M*ndes (2009) sugere que ocorr*ram
</line>
<line>
r*pidas t*ansfor*ações no contexto sertanejo
</line>
</par><par>
</page><line>
brasileiro. Segundo a autora, o caipira, qu* até então se mantin*a "mal ve*ti*o", pass*u * *e
</line>
<line>
u*ili*ar de roupas de grife e a cuidar de s*a ima*em pessoal. * uti*iz*ç*o da viola, que era o
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin*, v. *7, n. *, art. 1*, *. 23*-251, jan. 2020 w*w4.fs**et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*o C*ipira *paixonado ao Sertanej* U**versitário: Uma A*áli*e do Discur*o
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
instrumento mais pr*em*ne*te do estilo, foi aos pou*os substi*uída por in*trumentos
</line>
<line>
eletrônicos como gu*tarr*, contr*bai*o elétrico, te**ados e ba*eri*.
</line>
<line>
Ao longo da déc*da de 1990 as tra*sformações n* música *ertanej* *centuara*-se
</line>
</par><par>
<line>
ainda mais. Como ex*mplo, *ra*-s* a tra*si*ão
</line>
<line>
de estilos ocor*ida nas **mpos*ções
</line>
<line>
de
</line>
<line>
** a
</line>
</par><par>
<line>
das duplas mai* fa*osa* da *poca, *ezé *i Ca*argo e Luc*ano. *o contrário de *eu
</line>
<line>
a*tecessor, Almi* Sa*er, que permanec*u compond* canções seme*h*ntes às do iníc*o de sua
</line>
</par><par>
<line>
carreira, o e*tilo d*s
</line>
<line>
músicas da dup*a passou por
</line>
<line>
inúmera* *ransfo*maçõ** ao longo da*
</line>
</par><par>
<line>
déca*as. S* no iní*io da carre*ra a *upl* espelhava a cultura *a *úsi*a de **iz, co* o p*ssa*
</line>
<line>
dos anos, e o *atu*al env**hecim*nto dos cant*res e d* seu p*b**co, as músicas se t***aram
</line>
<line>
*ais séria* * as toadas m*is românticas (RODR*GUES; L*IG*I*R; BARBO*A, **12).
</line>
<line>
Mais à f*ente, aind* na década d* 90, inicia-se o processo de arr*fecim*nto da "vel**
</line>
<line>
músic* se*taneja", conforme ob*erva*o por *an (2001, p. 118):
</line>
</par><par>
<line>
E* me*dos da década de
</line>
<line>
90, * segmento sertane** começou a dar sinai* de
</line>
</par><par>
<line>
esgot*mento, *urgindo n* mercado uma nov* modalidade de s**ba, identifica*a
</line>
<line>
com* \p**ode\ *u \*e*-*ago*e\, qu* **corpora element*s das baladas romântica* *a
</line>
<line>
Jovem Guarda, d* sertanejo ro*ântico e a*é mesmo *a música neg*a norte-americana.
</line>
<line>
2.2 A seg*nda onda do se**anejo no Brasil: o final *os anos 1990 e início dos a*os 2**0
</line>
<line>
Com a c*egada dos anos 2000, o *ertanejo veio a se apres*ntar com uma rou*age*
</line>
<line>
difere*te, bem distinta *o **e se observa*a até então. Um marco de*ta mudança de panorama
</line>
</par><par>
<line>
foi o lançamento,
</line>
<line>
em 2005, do *D * DVD da dupla de i*mãos César Me**t*i e *abia**. O
</line>
</par><par>
<line>
álbum se chamava "Pal*vr*s de Amor" e, assim como o próp*io no*e sugeria, o r*mantis*o,
</line>
<line>
*resente nas músicas do final d* dé*ada de 1980 e 1*90, *r* caracter*stica marcan** das
</line>
<line>
co**o*ições (RODRIG*ES; LAIGNIER; BARBOSA, 2012).
</line>
<line>
*s*a no*a fase **sical era constituída por uma m*sce*ânea d* gêne*os mus**a*s. Entre
</line>
<line>
eles, as modas de viola, o sertane*o "*lássico" e * músic* p*pular (PO*). E*te novo ce*ário de
</line>
<line>
muda*ças fica e*idente na* afirmações de Rodrig*es, L****ier e Bar*osa (2012, p. 7),
</line>
</par><par>
<line>
[...] o e*til* ac*ba adquirindo um tom m*is sób**o e sofisticado que facilita
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
popularização dentre um* *uventu*e habit**d* à *onsagração d* rock. A du*la (Cés*r
</line>
<line>
*en*t*i e Fabia**) surge como um "ab*e-a*as" do que *irá a ser o sertanejo
</line>
<line>
univers*tár*o.
</line>
</par><par>
<line>
Assi* c*mo *corre em alguns o*t*os estilos *usicais, perc**e-se
</line>
<line>
que, * medida q**
</line>
</par><par>
</page><line>
*s anos passam, *u**nta-** a vo*atilidade do mer*ad* da música se*taneja no Bras*l. Se antes
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina **, v. 17, n. 1, a*t. *2, p. 2*0-2*1, jan. 2020 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. Ferreira, L. Notini, R. C. Cam*o*, M. A. Vllart*-Neder
</line>
<line>
236
</line>
</par><par>
<line>
o *stilo se perpe*uou de manei** sólida e com alt*rações mais suti*, ao *ongo *e três ou quatro
</line>
</par><par>
<line>
décadas, agora *s*a vertente da música
</line>
<line>
popular tem sua ro*pagem *onstantement*
</line>
<line>
a**erada.
</line>
</par><par>
<line>
Desta fo*ma, *ode-se **z*r que a dup*a César M*notti e Fab*ano pos**iu
</line>
<line>
p*p*l fundamenta*
</line>
</par><par>
<line>
no i*íc*o das mudanças do es**lo. Para Rodrigues, *aignier e Barbos* (2012), a dupla s*rgiu
</line>
<line>
co*o u* "abre-alas" do *ue vi*ia a ser o sertane*o u*iversitário.
</line>
<line>
2.3 A terceira on*a do ser*anejo e o surgimento do sertanejo universitá*io: *o f*nal dos
</line>
<line>
anos 2000 até os dias de hoje
</line>
<line>
Surge en*ão, no fim do* anos 20**, o "sertanejo universitári*", as*im conhecido p*r
</line>
<line>
*bord*r, n* maioria d* suas co*posições, tem*s *elaciona**s à vi*ência de jo*ens estuda*t*s.
</line>
</par><par>
<line>
O rit*o é a*ualmente um dos m*is famosos *o Brasil e at*nge
</line>
<line>
*s mais variados
</line>
<line>
públicos,
</line>
</par><par>
<line>
alcançando as m*is d*versas classes socioeconômicas (VIOLASHOW, *013). O sert*n*jo
</line>
<line>
unive*s*tário é t*o diferente d* sertanejo **adicion*l, *anto *o de raiz quan*o do romântic*,
</line>
<line>
que algu*as pessoas até se referem a e*es como sendo gêne*os m*si*ais distintos.
</line>
</par><par>
<line>
De aco*do com u*a r*po*ta*em do site viola show, do
</line>
<line>
dia 01/*8/*01*, sertane*o o
</line>
</par><par>
<line>
universitário nasc*u no *sta*o *e Goiás, em mea*os *os anos 2*00. É um e**ilo que n*o *onta
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
let*as tão regionais e
</line>
<line>
nem
</line>
<line>
**tuações viv*das por caipir*s (VIOL*SHO*,
</line>
<line>
2013). As
</line>
</par><par>
<line>
melodias são bem an*m*das e a* let*as repetitiva*, que *rudam na cabe*a e tra**mit*m
</line>
</par><par>
<line>
***gria, *req*e*teme*te remetendo a fes*as.
</line>
<line>
"As m*sicas pertencentes ao estilo musical
</line>
</par><par>
<line>
denom*nado *er*anejo universi*ário ca*acteri*am-s* po* letras de fácil assi*ilaçã* e com
</line>
<line>
estruturas simples" (SENA; GOMES, 201*, p. 216).
</line>
<line>
Segundo Sena e Gomes (2013), o *ermo **iversitário está associado ao *ue se chama
</line>
<line>
hoje de terceira geração do sertanejo, qu* surgiu após a e*a do se*tan*jo de **iz * do s**tanejo
</line>
<line>
r*mântico. U*a explicação possível para o nascimento desse gênero foi * migração de j**ens
</line>
<line>
u*iversitários, *ue possuíam sua origem em regiões *nteri**anas do paí*, para *s ambi**tes
</line>
<line>
u*iversitários dos c*mpi e repúbli*as.
</line>
<line>
Por outro lado, ainda que a or***m da vertent* *niversitária do sertanej* p*ssa te* sua
</line>
</par><par>
<line>
orig*m n*s influências que
</line>
<line>
os jov*ns sofriam
</line>
<line>
diante das lembranças *os
</line>
<line>
tempos *m que
</line>
</par><par>
</page><line>
**ravam na roça, ou *m cidades do interior, sua sonori*ade e compo*ições distanciara*-se
</line>
<line>
ainda mais do *am**. Sena e Gomes (20*3, p. 217) destacam que:
</line>
<line>
As *etras *onti*uaram *bordando os mesmos tema* c*mo amor e sexo, mas fora*
</line>
<line>
adaptadas para como esse novo *ov*m via esses a*suntos. * pesquisador da
</line>
<line>
Univ*rs**ade Feder*l F*uminense, G*stavo *lonso, em entrevista conce*i*a a* jorna*
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 17, n. 1, art. 12, p. 230-2**, jan. *0*0 www4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D* Caipira Apaixonado a* Ser*anejo Univer*itári*: U*a Análise do Discurso
</line>
<line>
*37
</line>
</par><par>
<line>
G*zeta do Povo, afirma que os tema* das c*nç*es conti*uam a aborda* o amor e sexo,
</line>
<line>
ma*, ao *ont*ário das dé*ad*s *e 80 e *0, o sertanejo universitário * ot*mis*a. Os
</line>
<line>
p*o*agonis*as são verda*eiros gal*s rurais *i*oriosos em **io urbano. A poé*ica muda,
</line>
<line>
as letras a*sumem o tom "*amo* *er felizes".
</line>
<line>
Alonso (2011) de*creve qu* *o retorna* a* Br*sil apó* a*os e*tudando fora, no *im dos
</line>
<line>
anos 2000, o autor chegou aqui e se *epa*ou com essa nova "onda" se***nej*. O aut*r diz que
</line>
<line>
era evi*e*te *ue o estilo parecia ter tomado o país. As cançõe* d*s artistas do sertanejo
</line>
<line>
uni*ersitários *stav*m em *odas as listas de músicas *ais to*adas *a época.
</line>
<line>
E*tre os *rtistas qu* mar**ram o *nício d*s*e m*v*mento, *stão *omes *omo: Jorge e
</line>
<line>
Mateus, João **sco & Vi*í*ius; Victor & Lé*; Maria Ce*ília & Rodolf* e Cesar Men*tti &
</line>
<line>
Fabiano. Atenta-se para * fato de *ue e*tes últi*os cit*do* eram comp*sitores de reno*e na
</line>
</par><par>
<line>
geração anterior *a mús*ca sert*neja, permitind* inferir
</line>
<line>
que músicos de ou*ras ver**ntes
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
mú*ica sertaneja re**equaram sua sonoridade para at*nder a *s*as novas
</line>
<line>
demandas
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ind**tria da músic*.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Santos (2012), que é estudante de *ma univers**ade goiana, as a*ti**s
</line>
<line>
duplas sertane*as originária* d* es*ad* *e G*iás e *ue p*ssu*am reco*heci**nto em tod* o
</line>
<line>
*ra*il, optaram por *ba*don*r as baladas r*mânticas e aderirem aos n*vos moldes d*
</line>
<line>
serta*ejo, os quais *e *aracte*izam por músicas m*i* agitadas e com temas *c*rca do c*tidiano
</line>
<line>
d* pessoas m*is jo**ns, c*rr*bor*n** o que foi menciona*o no parágrafo ant*rior.
</line>
<line>
Ao se ana*isar o q*anto este n**o estilo musical é aprecia*o pel*s jov*ns, os m*sico*
</line>
<line>
de sucesso da "velha *u*rda" do sertan**o nem sempr* se *entem confor*áve*s *u ma**festa*
</line>
</par><par>
<line>
aprovação a esta "evolução" do ser*anejo, como se *ode ob*e*v*r
</line>
<line>
no trecho abai*o, re**ra*o
</line>
</par><par>
<line>
de uma entrevista
</line>
<line>
com o músico
</line>
<line>
Z*zé di Camargo, da d*pla sertaneja Z**é di Ca*argo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Lucia*o, s*cesso desde os "*olde* antigo*" do sertanejo:
</line>
<line>
Ago*a, a*uela turma que *egra** suc*sso noss* de oito an*s atr** e ch*ma de
</line>
<line>
sertanejo *niversitário * *ma ofensa. A*ho um desrespeito. Enquanto el*s são
</line>
<line>
s*rt*nejo* universit*rio*, eu sou mestr*. E se eles não *onseguiram fazer *ucesso
</line>
<line>
d*pois d* la**ar três discos, el*s s** repe*entes, não pass**am de ano.
</line>
<line>
De ac*rdo com o exposto no tr*balho *e Diniz e *oares (2012), o "*i Se Eu te P*go",
</line>
<line>
um dos m*iores suces*os re*en*es do *ertane*o un**ers*t*ri*, é o novo "Ma*ãe E* Quero" do
</line>
</par><par>
<line>
Bras*l.
</line>
<line>
Uma reportagem da revista norte-americ*na de *conomia e finanças, a Forbes,
</line>
</par><par>
<line>
co*par** * cantor de ser*anejo "universitário" Michel Teló à cantora e atriz brasilei*a
</line>
<line>
Carmen Mir*nda, c*mo "ci*e*on*s" da identidad* brasileir*. A part** desta *ompar*ção,
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1, art. *2, p. 23*-251, jan. 2**0
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Ferreira, *. No*ini, R. C. Campos, M. A. Vllar*a-Neder
</line>
<line>
238
</line>
</par><par>
<line>
pe*ceb*-se qu* o sertanejo atual *o*ou grandes proporçõe* e rom*eu as fronte*ras do Brasil
</line>
<line>
**mo à internacionalização.
</line>
</par><par>
<line>
**niz * Soares (201*), ao t*ntar com*reender os *atores
</line>
<line>
que pod*m *er leva*o a*
</line>
</par><par>
<line>
sucesso
</line>
<line>
do ser*ane*o u*i*er*itário no e*terior, in*ic*m qu* um dos *at*r*s que norteia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formação da identidad* cu**ura* d* população
</line>
<line>
brasi*eira são a* teleno*elas e, à
</line>
<line>
medida que
</line>
</par><par>
<line>
estas passaram a ser exibi*as em outros países, * Brasil passou a oc*par um espa*o *idi*t*co
</line>
</par><par>
<line>
ligado també* * cul*ur* aud*ovisual. Essa
</line>
<line>
*rop*sição p**tiu do f**o *e as
</line>
<line>
músicas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sertanejo universitário passarem a f**er parte da* tril*as sono*as das novelas *ais famos*s d*
</line>
<line>
paí*.
</line>
<line>
*odrigue*, Laignie* * Barbosa (2012) realizaram uma *nálise reflexiva * partir de um
</line>
<line>
videocl*pe d* m*sica "Ai s* eu te pego", do cantor Michel Tel*. *s *utore* come**am que,
</line>
</par><par>
<line>
qua*to ao *itmo e à dança, a c***ão, *ada pel* ca*tor e
</line>
<line>
p*los seus ouvin*es co** sendo do
</line>
</par><par>
<line>
*ênero sertane*o un**ers*t*rio, *ais se assemelha ao ritmo present* nas *ús*ca* de axé.
</line>
<line>
C**e**a-*e também acerca d* estilo visual ad*t*** p*l* cantor, *ue se as*emelha aos
</line>
</par><par>
<line>
estilos *e outros músi*os *o sertanejo universitário
</line>
<line>
atua*. Nas
</line>
<line>
palavras dos aut*res, o estilo
</line>
</par><par>
<line>
vis*a* de *ichel Teló é "p*aticamente um ref*exo exato do *e Luan *antana" (RO**IGUES;
</line>
<line>
LAIGNIE*; B*RBOS*, 201* p. 9).
</line>
<line>
As carac**r*sticas musi*ais e refer*nci*s * vi*a no campo **tão em i*inente p*oc*sso
</line>
</par><par>
<line>
de extinç*o, a
</line>
<line>
parti* da c*ega*a
</line>
<line>
do sert*nejo universitário. Além *isso, os eve*tos musicais
</line>
</par><par>
<line>
*es*e estil* utilizam exce*sivam*nte eq*ip*me*tos co*o holofo**s, que ant*s eram utili*ados
</line>
<line>
nos eventos de pop-r*ck (*INIZ; SOA*ES, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Quant* à in*iltração *o es*ilo sertan*jo u*iver*i*ári*
</line>
<line>
n* *on*exto *o**al b*asileiro,
</line>
</par><par>
<line>
**nt*s (2012) se utiliza de d*d*s de uma i**estig*ção re**izada por Seren (2012) *ara
</line>
<line>
demons*rar a relaç*o desta vertent* da m**ica sertaneja com os jovens do Brasi*:
</line>
<line>
O s**tanejo univers*tário, *m dos gên*ros mais esc*tados por nossos entrevi**a*os,
</line>
</par><par>
<line>
mostra-*e como uma ond* capaz de arras*ar leg*ões de jovens a casas
</line>
<line>
*e shows
</line>
</par><par>
<line>
*e*áti*as. É importante ouvir do* est*dant*s frases *omo: "D* ser*anej* mesmo eu
</line>
<line>
nem gost*, só gosto de ser*anej* universitár*o" [...] (*ERE*, 2009 p.118; gri*ad* por
</line>
<line>
SANTOS, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
despe**o **s discussões quant* à legitimação ou n*o do n*vo es*ilo musical como
</line>
</par><par>
<line>
sendo *erta*ejo, percebe-se que o est*lo impactou de fo*m* ativa o con*ext* brasi*eir*. Diniz e
</line>
</par><par>
<line>
S*ares (2012), *o
</line>
<line>
realizar sua inv*stigação, concluíram qu* no an* de 2012 os rankin*s
</line>
</par><par>
</page><line>
musicais de escolh* aberta à pop*l*ção mos*rara* que dent*e as 10 *anções mais t*cadas, 9
</line>
<line>
*ram iden*ificadas como per*ence*do ao n*vo estilo musica* chamado serta**jo universitário.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, a*t. 12, p. *30-2*1, jan. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Caipira Apaixonado ao Sert*nejo Un*versitá*i*: Uma Análise do Discurso
</line>
<line>
*39
</line>
</par><par>
<line>
* METODO*OGIA
</line>
</par><par>
<line>
Es*a seçã* t*az a cla**ificação teó*ica da pes*u*sa e os pr*cedimentos me*odológicos
</line>
<line>
utilizado* *o d*se*volvimento do **abalho.
</line>
<line>
3.1 Tipo *e pesqu*sa
</line>
</par><par>
<line>
A *resent* pesquisa foi caracteriz*da c*mo de *a*urez* q*al*tativa e
</line>
<line>
teve co*o
</line>
</par><par>
<line>
principal objetivo a co**ar*ção entre
</line>
<line>
* discu*so o*servado nas mú*icas s*rtanej*s da*
</line>
</par><par>
<line>
déca*as de 1960, 19*0, 1*80 e 1990 e *s m*sicas se*tanejas *o fina* dos *nos 2000 e 20*0.
</line>
<line>
Es*olhe*-s* a abordagem qualitativa porqu* ela prioriza uma visã* int*rpretativa da *ealidade
</line>
</par><par>
<line>
do contexto pesq*is*do (SILVA et al.,
</line>
<line>
2005). Est* tipo de pesquisa é m*ito utilizado no
</line>
</par><par>
<line>
e*t*do de fenômen*s c*mplexos ou de *at*reza social (L*M*, 20*5).
</line>
<line>
Tr*t*-*e d* uma pes*uisa *escritiva. A pesquisa descrit*va, *omo o próp*io *ome
</line>
</par><par>
<line>
sugere, tem o int***o ** desc*e*er
</line>
<line>
cara*te*ístic*s de u*a população, c**te*to, **nô*eno ou
</line>
</par><par>
<line>
realid*de e f*ze* relaç*es entre elas. Uma de s*as propri*dades mais com*ns é a padronizaçã*
</line>
<line>
das técn*cas *e co*etas de dados (GIL, 1999).
</line>
<line>
A orientação met*dológica adotada por este traba*ho fo* f*ndamentada *a análi*e
</line>
</par><par>
<line>
crít*ca do *iscurso (AC*) *e Fairclough; e de Melo (*012). O corpus da *nvestig*ção
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
composto por l*tras, ou trechos,
</line>
<line>
de diversas c*nções da* d*f*rentes épo*as e *erte*tes
</line>
</par><par>
<line>
sertane*as do Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
*.2 Procedimentos m*todológicos
</line>
</par><par>
<line>
*ara an*lise dos result*dos, fo*am *s*ol*ida* *ú**cas presentes e* diferentes fas*s e
</line>
<line>
vert*ntes do s*r**nejo no Brasil. As canções *scolhidas foram gravad*s em pe*ío*os
</line>
<line>
compreendidos desde as décadas de 1960 até os anos 2010. *s *nálises c*nte*pla*am
</line>
<line>
dif*r*nt*s conte*tos, movimentos, épocas e *úbl*cos.
</line>
<line>
E**as análise* fora* rea*iza*as a partir da A*D e embasadas no qua*r* de "Modos de
</line>
</par><par>
<line>
Operação
</line>
<line>
da Ideo*ogia", encont*ado
</line>
<line>
no li*r* *e
</line>
<line>
De Me*o Res*nde e Ramalho (2006), e
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Tho**son (1995, *.**-9). A partir da* let*as das músic*s, buscaram-se eleme*tos que
</line>
</par><par>
<line>
permitissem
</line>
<line>
sua c*assificação de aco*d* com as premissas de Thomp*on, observadas n*
</line>
</par><par>
<line>
quad*o ab*ixo (Fig*ra 1):
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 17, n. 1, art. 12, p. 230-251, **n. *0*0
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/r***sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. Ferreir*, L. Notin*, R. C. Cam*os, M. A. *llar*a-*ede*
</line>
<line>
240
</line>
</par><par>
<line>
*igura 1 - Modos de operação da ideolo**a
</line>
</par><par>
<line>
TIPOS DE IDEOLOGIAS
</line>
<line>
MOD** GERAIS DE OPERAÇÃO DA IDEOLOGIA
</line>
<line>
TRECHOS EMBLEMÁTICOS
</line>
</par><par>
<line>
LEG*T*MAÇ*O
</line>
<line>
Relações de dominação são ap*esentadas c*mo le*ítima*
</line>
<line>
"Qu**idade d* Vida... Faz *art* de u*a cadeia en*re*açada da qual a **ganização faz p*rte".
</line>
</par><par>
<line>
DISSIMULAÇÃO
</line>
<line>
Relações de do*inação sã* ocultadas, negadas ou o*scur*c***s
</line>
<line>
"A equipe de coorde*ação do p*ograma c*iou o Comi*ê E*ecutivo *ara d*r forma àquele p*ano de ação, e juntos elen*aram q*atro pi*ar*s"
</line>
</par><par>
<line>
U*IFICA*ÃO
</line>
<line>
Co*struç*o simbólica de id*ntidade co*e*iva
</line>
<line>
"Comitê Executi** foi estruturando uma linha de pensam**to c*paz de conf*gu**r o desejo col*tivo da**eles que se fizeram repres*n**r"
</line>
</par><par>
<line>
FRAGMEN*AÇÃO
</line>
<line>
Segm*ntação dos *n*ivíduos e grupos que possam represent*r ameaça ao grupo dominan*e
</line>
<line>
"Mot*vada pel* **ença *e que a realidade que molda o c*mport*mento do homem também pode ser modif*cada a partir do compo*tamento **queles que assumem o *apel de esc*ev*r uma história diferente"
</line>
</par><par>
<line>
REIFICAÇÃO
</line>
<line>
R*t**tação de *ma situ*ç** tra*sitória co*o per*anente e natural
</line>
<line>
"Manter sua c*ntempor*ne**ad*" [do pro*rama]
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: adaptado de Thomp*on (1995) por **se*de e Rama*ho (2006, p. 52).
</line>
<line>
Na p*óxima *eç*o são traz*d*s os resul*a*o* e discussã* do trabalho.
</line>
<line>
4 RESULTAD** E DI*CUSSÕES
</line>
<line>
Esta seção é des*in*da à aprese**a*ão d** r*sult*dos *esta p*s*uisa e das suas
</line>
<line>
implica*ões junto a* nos*o *bjeto de e*tudo. *este caso es*ecífico, s*rão trazido* tr*chos de
</line>
<line>
músicas sertanejas *onsagra**s de ambos os pe*í*dos de estudo e, posteri*rmente, s**ão
</line>
<line>
analisadas d* forma crítica as mensagens sublim*nares pre*entes **s letras. * partir *a aná*i**
</line>
<line>
das canções, é pos*ível *bse*var *ue algumas d*l*s *razem mensagens ma*s clar**, d*retas, e
</line>
<line>
em outros casos o eu lírico se expressa de man*ira tácita, *omo *e estivesse cam*f*and* *m
</line>
<line>
s*n*iment*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, art. *2, p. 230-251, jan. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Ca*p**a *pa*x*n*do ao Sertanejo Univers**ári*: Uma An*lise do D*scurso
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
*.1 A popu*ariza*ão da música se*taneja: o início de uma épo*a (anos 19*0 a 199*)
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Piunti (20*1), com o golpe m*litar, *o *no
</line>
<line>
de 1*64, o ***erno deu iníci*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
uma campan*a de massa q*e falava das oportun*dades de *ons empr*gos nos grandes ce*tros,
</line>
<line>
conforme brevemen*e fo* relatado no r*fere*cial teór*co *es*e a*tigo. No entanto, apesar das
</line>
</par><par>
<line>
o*ortuni*ades realm*nte exis*irem,
</line>
<line>
o gover*o era extrem*mente
</line>
<line>
otimista ao rela*ar essa
</line>
</par><par>
<line>
realida*e. Foi *este conte*to que muitas *amíli*s mig*aram do cam** para a *idade em
</line>
<line>
me*dos das d*ca**s de 196* (PIUNTI, 2*11).
</line>
<line>
Ainda c*nforme este mes** autor, esse período f** marcado pelo que os historiador*s
</line>
</par><par>
<line>
cha*aram de "*xodo rur*l" e
</line>
<line>
teve *ma **fluên*ia fortíssim* n*s c*mp**ições sertanejas da
</line>
</par><par>
<line>
é*oc*. "Quem con*eguiu me*hor tradu*ir o senti*ento de frustração foi Goiá, compositor de
</line>
<line>
\*audade d* *inha Terra', gravad* em *966 por Bel*onte e Am*raí" (PIU*TI, 20*1 p. 1).
</line>
</par><par>
<line>
Esta canção *arc** o iní*io
</line>
<line>
d* um* époc* *e popularização da mú**ca sertaneja,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir d* vinda dos *erta**jos p*ra os gr**des *entros. "Enquanto ainda se c**tava as belezas
</line>
<line>
o* dif*cul*ade* da vida no campo, e os lamentos amoros*s começava* * ganhar dest*que, o
</line>
<line>
c**po*it** *postou na s*nsa*ão de arrependimen*o *ue se abatia sobre gr**de p*rte d** ex-
</line>
<line>
fam*lias ru*a*s" (PIUNTI, 2011 p. 1).
</line>
<line>
Para se ter u** ide*a, o eu lírico inicia a sua música com * *eg*in*e perg*nta/r*f*ex**:
</line>
</par><par>
<line>
"De que me a*ia*ta v*ver na
</line>
<line>
*id*de / se a fel*c*dade n*o me a*ompanhar"? E ter**na a
</line>
</par><par>
<line>
cançã* com o mesmo *audosismo * tom de melanc*lia: "Eu p*eciso ir, para v*r t*do a*i / Foi
</line>
</par><par>
<line>
lá que nasci e lá qu*ro morrer". A s**uir, traz-se a le*** na íntegra,
</line>
<line>
uma vez q*e ela
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fu*damental para **r norte à n*s*a *i*cussão * é *eça fun*a*ental *a aná*ise deste trabalh*:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Tere*ina PI, v. 17, n. 1, a*t. 12, p. 230-251, jan. 2020
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. Ferre*ra, *. Notini, R. C. Campos, M. A. V*larta-Ne**r
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
**m relação aos *odos de op*raç*o da ide*logia, propos*os p*r Tho**s*n e expos*os
</line>
<line>
n* quad*o trazido na se*ão de metodologia deste arti*o, pr*sent*s em "Sau*ades da minha
</line>
</par><par>
<line>
te*ra", perceb*m-se as *deologias *e legitima**o e *i*simu*ação no co*t*xto *razi*o pelo
</line>
<line>
eu
</line>
</par><par>
<line>
*í*ico. As *ela*ões de dominação estão *resente* em vários trechos d* canção, me*m* que de
</line>
<line>
forma impl**ita.
</line>
<line>
* ser*anejo foi d*min*do pel* conjuntura soci*econômica imposta pela situaç*o
</line>
</par><par>
<line>
enfrentada pelo
</line>
<line>
*aís naquela época. A situação do trabalhador rura* era p*ecária,
</line>
</par><par>
<line>
*inanceirame*te *alando, e o governo, a*rovei*ando da terceira fase d* *evol*ção industrial
</line>
<line>
*rasileira, faz*a *ropaga*das exageradas so*re a* oportunidades di*poníve*s aos operários que
</line>
<line>
fossem para a ci*ade trabalha* **s indústr*as. C*mo se pode no*ar, o sertanejo não er* f**iz na
</line>
<line>
ci*ade, le**rava-se d* sua vida n* camp* *om s*udosismo * so**ava com o dia de voltar
</line>
<line>
*ara l*.
</line>
<line>
Outro clássico da mús*ca serta*eja da é*oca *oi "Caboclo na cidade", ** Di*o Franco
</line>
<line>
(1982), que vai retratar uma história muito parecida a da mú*ica "Saudades d* minha terra".
</line>
</par><par>
<line>
Em "Caboclo *a
</line>
<line>
cidade", o e* lírico também r*sol*e a*andonar seu *ítio, que ficava no
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, art. 12, *. 230-251, jan. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Caipir* *pai**na*o ao Ser*anejo Universit*ri*: Uma A**li*e do Discur*o
</line>
<line>
243
</line>
</par><par>
<line>
int**ior d* tri*n*u*o mi*ei*o, para *r m*r*r na ci*ade. Os traços de saudosismo, amor à *ida
</line>
<line>
no campo * à famíl*a também são *raços mar*antes dessa canção.
</line>
<line>
As mesmas *de*logias de legi*ima*ão e *i*si**lação, pr*se*tes em sau*ades da *inha
</line>
</par><par>
<line>
ter*a, podem ser ob*ervadas *a letra d*s*a música. Apes*r de ter sido
</line>
<line>
gra*ada em **82,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
música *e refer* ao mesmo contexto socioec*n*m*co do pa*s, como se p*de observar no
</line>
<line>
trec** "[...] já *az mai* de *2 *nos que aqui eu \tô\ *or*ndo [...]", ou **ja, o c*nt*xto ref*rido
</line>
<line>
no iníc*o da **sica é, aproximada*ente, do final *a déc*da d* *960 e início *a década *e
</line>
<line>
*97*. Segue ab*ix* a *anção, d*vidida e* trecho*, e al*umas re*lexões sobre eles:
</line>
<line>
Seu moço eu já fu* roc*iro no triâ*gulo *in*i*o onde e* t*nh* meu r*nchin*o. Eu
</line>
<line>
tinha uma vida boa com a Isabel minha patroa e quatro barr*g*dinho*. Eu tinha *ois
</line>
<line>
bois car*eiros, mu*to porco no chiqueiro e um cava** bom, arr*ado. Esp*ngarda
</line>
<line>
car***h*ira, qua*orze vacas l*iteir*s e um arrozal n* banhado. N* cidade eu só ia a
</line>
<line>
cada q*inze ou vi*t* dias pra vender queijo na *eira. E no ma*s est*va folgado, todo
</line>
</par><par>
<line>
dia era fe*iado, *esc*va * semana inteira. Muita gente assim
</line>
<line>
me diz qu* não tem
</line>
</par><par>
<line>
m**mo *aiz essa tal feli*idade. *ntão acont*ceu is*o *esolvi vender o sít*o e vi*
</line>
<line>
morar na *idad*.
</line>
<line>
Com* se observa nes** tre*ho *a mú*ica, o a*tor e*ta*a sa*isfe*to com a sua vida no
</line>
<line>
cam**. Ele vivia mito bem com * sua es*osa, s*us filhos e, **esar de n*o vi*e* *o lux*, tinha
</line>
<line>
far*u*a ** mesa, c*iaçõ** e um *ert* patrimônio que l*e dava seg*rança e *u*tento a* lad* de
</line>
</par><par>
<line>
sua fa*í*ia. Sem falar ** paz que er* a *ua *ida *o tempo que ele tinha e
</line>
<line>
para o l*z*r. N*
</line>
</par><par>
<line>
en*anto, t*das as pe*soa* no mundo buscam
</line>
<line>
p*r felici*ade
</line>
<line>
(FISC*ER, 2010) e, como
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
feli*id*de é algo inconst*nte (HOBES, 1983), o se**ane*o decidiu vender o sítio e ir *or** na
</line>
<line>
ci*ade, para experimentar a v*da p** lá.
</line>
<line>
Observe o que ac*ntece com o minei*o do interior a*ós tomar su* decis*o:
</line>
</par><par>
<line>
Já fa* *ais
</line>
<line>
de doz* anos que eu aqui *á "tô" *orando co*o eu "**"
</line>
</par><par>
<line>
arr**endido. Aqui tudo é *iferen*e nã* me dou co* essa g*n*e vivo m****
</line>
</par><par>
<line>
aborrecido. Nã* ganho ne*
</line>
<line>
pra c*m*r, já não **i o que *azer "tô" f*cando quase
</line>
</par><par>
<line>
louco. É só luxo e vaidade
</line>
<line>
penso *té que a *ida*e n** é *ugar de caboclo. Min*a
</line>
</par><par>
<line>
*ilha Sebastiana que sempre foi tão bacana me dá pena da coitada. Namorou *m
</line>
</par><par>
<line>
cab*l*d* que
</line>
<line>
diz** T*r de tudo, *as *ui *e* n*o tinha nad*. Se mandou pra outras
</line>
</par><par>
<line>
bandas ninguém sabe onde ele *nda e a f*l*a tá abandonada. Como dói *eu coração
</line>
<line>
ve* a su* *i*uação nem s*lte*ra e nem casad*.
</line>
<line>
*o que *e *ode notar, o arrep**d*m*nto j* tomou conta deste *omem. E*e não se adapt*u be*
</line>
</par><par>
<line>
à vida na *idade e *em aos
</line>
<line>
cost*mes do p*vo que lá *eside. A dificuldade financei*a já s*
</line>
</par><par>
<line>
tornou um pro*l**a a ser *dministrado. Ele
</line>
<line>
*inda lamenta *ela felicidade de
</line>
<line>
sua fil*a qu*,
</line>
</par><par>
<line>
segundo ele, foi i*udi*a p*r
</line>
<line>
um "vaga*undo" da
</line>
<line>
cidade q*e aprovei*ou *a su* falta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*pe*iê*cia para enganá-la.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esin* PI, v. 17, n. *, a*t. 12, p. 230-251, jan. 2020
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. Ferreira, L. Noti*i, R. C. Campo*, M. A. Vllarta-Ned*r
</line>
<line>
244
</line>
</par><par>
<line>
*ara piorar a situaçã*, devido às suas *rigens e os c*stumes *o povo do interio*, ele
</line>
<line>
com*çou a *er probl*ma* conj*gais. Ele não a***tou bem a mud*nça de *ábitos *a sua espos*
</line>
<line>
após ela mudar para a *idad*, conf**me se obse*va no *recho a seguir:
</line>
<line>
Até mesmo * min*a veia já t* m*dando *e id*i* te* que ve* como passeia. Vai
</line>
<line>
*o*ar banho de praia t* usand* mini-saia e arrancando a *obr*ncelha. Ne* comig*
</line>
<line>
se inco*oda quer sa*er de anda* na moda co* as unhas toda* vermelhas. Depois
</line>
<line>
que ficou *adura co*eç*u a usar pintu*a credo em cruz *ue coisa feia.
</line>
<line>
Por fim, ele percebe que tomou a deci*ão mais errada de sua vida q*ando vendeu o seu
</line>
<line>
sítio e f*i morar na cidade. Perdeu t*do o seu dinhei*o, * paz da sua vi*a ** campo, e parte do
</line>
<line>
amor e *o respei*o que a sua famíli* t*nha **r ele:
</line>
<line>
Vol*ar "p*a" Minas G*rais sei que agora n*o dá mais, acab*u o *eu d**hei*o. *u*
</line>
<line>
s***ade da palhoç* *u sonh* c*m a minha roça n* triâng*lo mi*eiro. Nem se* c*mo
</line>
<line>
** d*u isso, qua*do eu vend* o *í*io pa*a vir *or*r na ci*ade. Seu *oço n**uel* dia
</line>
<line>
eu vendi minha **m*li* * a minha feli*id*de!
</line>
</par><par>
<line>
E**a c**ção traz a refle*ão para o fato *e *ue * real*da*e tr*zida por sua let*a não
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
um fat* i*o*ad* e pode ser ge*eralizado para centenas ou m*lha*es de famílias *a mes*a
</line>
<line>
época que deixaram o campo e for*m "tent*r a sorte" *a c*dade e passaram pela me*ma
</line>
<line>
*ituação.
</line>
<line>
"Meu reino en*antado", compo*ição de Valdemar Reis e *icente *. M*chado, sucesso
</line>
</par><par>
<line>
nas vo*es de Lourenç* & L*uriv*l e, mais recent*mente, n* *oz de *an*el, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pa*ti*ipaç*o *spe*ia* de seu pai, Sr. Joã* C*mi**, é mais um **áss**o sertanejo qu* vai fala*
</line>
<line>
do **ssego e *a paz d* campo, *ue precisou ser interrompido pela mudança do dono de um
</line>
<line>
pequ*no *íti* **e, por n*cessidades financ*i**s e pr*s*ã* de lati*und*ários, te*e que ir para
</line>
</par><par>
<line>
cidade. Assim *o*o *as *utras músi*as, as boas lembranças ** tem*o *ivid* na ro*a e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sau*osism* marcaram presença. Segue a*a*xo a let*a da m*sica:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sin*, v. 17, *. 1, art. 12, p. 230-2*1, j*n. 20*0
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Caipir* Apaixonado ao S*rtanejo Univ**sitário: Uma A*álise do Discurso
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
Com relação aos modos de opera**o da ideologia de Thompson, p*esen*es *m "Meu
</line>
<line>
rein* encantado", perc*bem-se as ide*logias de leg*timação e dissimulação, assi* como nas
</line>
</par><par>
<line>
*ançõ*s
</line>
<line>
anteriores. Nesta mús*ca, elas estão e**ostas atr*vés ** dominação **idente dos
</line>
</par><par>
<line>
latifun*iários sobr* os pe*ueno* siti*ntes, que vivi*m *e *gri*ult*ra familiar no *istem*
</line>
<line>
socioecon*mico rural, on*e preva*ece o poder polí*ico e a**isitivo dos "coronéis". Nest*
</line>
<line>
*on*exto, as *om*naçõe* são tanto legítimas q*anto podem estar dissim*lad*s nas *elaçõe* e
</line>
<line>
estruturas sociais loc*is.
</line>
<line>
*m* o*tra ideologia relacionada aos modo* de op*r*ção de Th*mpso* foi identificada
</line>
</par><par>
<line>
ne*ta canç*o, a reificação. A reifi*a*ão **de ser
</line>
<line>
ob*ervada quand* a mudança do sert**ejo
</line>
</par><par>
<line>
para a cidade a**s * venda
</line>
<line>
do seu sítio, marcando um período
</line>
<line>
*e transiçã*, foi na verdade
</line>
</par><par>
<line>
*ntendida como a*go *atural e qu* ocorria *om rel*tiva fre*u**cia *aquela região ond*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
f*zendeiros exer**am domínio sobre os pequen*s pr***ietár*o*, que frequentement* vendi*m
</line>
<line>
os se*s sítios para os fazendeiros.
</line>
<line>
Como se pode notar, o sertanejo dessa época * *eliz vivendo no ca*p*, gosta da pa* e
</line>
<line>
das coisas sim*le* do s*rt*o. Por mais qu* a vida na c*dade seja *romissora, *le só * trocaria
</line>
</par><par>
<line>
pela v*da no
</line>
<line>
campo se não houvesse
</line>
<line>
opção, ou seja, som*nt* em ú*timo caso, em caso d*
</line>
</par><par>
<line>
nec**sid*de. Isso é corro*orad*
</line>
<line>
pelo trecho da c*nção "C*itãozinho e Xororó", de Se**inha
</line>
</par><par>
<line>
(*nteno* Serra) e At*os Ca*pos, imo*talizada nas vozes de ca**ores c*mo Tonico & Tinoco,
</line>
<line>
Sér*io Reis * Chit*ozinho & *ororó, onde o eu lírico afirma com v*emência: "Eu não troco o
</line>
<line>
m*u ra*chin*o amarradi*ho de c*pó por uma casa na cida*e, nem que seja ban**lô".
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. *SA, Teresina PI, v. 17, n. 1, art. 12, p. 230-251, ja*. 2020
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. Ferreira, L. Notini, R. *. Campos, M. *. Vllarta-Ne*e*
</line>
<line>
246
</line>
</par><par>
<line>
*.2 Os s*rtanejos não são m*is *s mesm*s, nem o caipira e nem o g*nero mu*ical (f*na*
</line>
<line>
d os an *s 2000 e 2010)
</line>
<line>
Ass*m *omo a m*ioria da* coisa* da vida, a músic* sertane** sof*eu mudanças ao
</line>
<line>
longo d*s décadas. Dentre *s princip**s tra*sforma**es o*ser*adas nas le**as e no d*scurso
</line>
</par><par>
<line>
u**lizad* nas ca**ões, desta*a-se a descriç*o
</line>
<line>
do homem *o
</line>
<line>
cam** e do ambient* o*d* ele
</line>
</par><par>
<line>
v*ve. N*ste cenário, o caipi*a deixa de ser siti*nte, de vida simp*es, apaixonado pela família e
</line>
<line>
pelo sertão, e pa*s* a ser descrito como faz*n*eiro, rico, conectado e frequentador d* bala*a*.
</line>
</par><par>
<line>
* mar*o *r*nc*pa* de*sa mudança
</line>
<line>
está no sur*i*en*o do q*e ficou conhecido
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
"sertanejo univ*rs*tário". Como exemplos de músicas des*e novo es**lo musical po**mos
</line>
</par><par>
<line>
citar: "A* s*
</line>
<line>
eu te pe*o", cantada p*r Mi*hel Teló, "Bal*da boa" e "A* mina **ra", do
</line>
</par><par>
<line>
Gustt*vo Lim*, "Camaro a*arel*", de *unho* e Mar*ano, entre o*tras.
</line>
</par><par>
<line>
Uma **sica d*
</line>
<line>
início dos
</line>
<line>
a*os 200*,
</line>
<line>
q*e traz característi*as *arcant*s de um* fase
</line>
</par><par>
<line>
de trans*ç*o da música serta**ja, *o*o uma es*éc*e *e
</line>
<line>
"prepar*ção" para o sertanejo
</line>
</par><par>
<line>
u*iversitário, é a **s*ca "N**s * cau*ói", com*osta po* *ino e Geno e que virou suc*sso nas
</line>
<line>
vozes *e C*zar e Paulinho.
</line>
<line>
Nesta músic* se identi*ic* a ideologia *e u*ifi*ação, pr*posta *or Thompson, quando
</line>
</par><par>
<line>
se *bse*va q*e exist* uma i*entidade c*leti** que fo* constr*ída a
</line>
<line>
p*rtir *a *magem do
</line>
</par><par>
<line>
f*ze*deiro. O *u líric* representa uma classe e a todo momen*o *le ** p*eocup* em enfa*izar
</line>
<line>
isso *m seu discurso utilizando o "nóis". A legit*mação é outr* i*e*log*a present* através **
</line>
</par><par>
<line>
representação da
</line>
<line>
classe de faz*ndeiros, q*e é *ica, domin*nte ostenta seus b*ns * e
</line>
<line>
*ue*
</line>
</par><par>
<line>
interessar. *eg** a*aixo a letra da c*nção:
</line>
</par><par>
<line>
A pri*eira cois* que chama a atenção *e*sa letra * * lin*uajar
</line>
<line>
c*loqui*l, i*f**mal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*té mesmo alguns erros de p**tug*ês. Isso remete justa*e*te *o linguaj*r típico de *e*tanejos
</line>
</par><par>
<line>
do interior, os ch*mados
</line>
<line>
c*ipiras. Analisando a letra da músic*, perce*e-se que o eu lírico
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*res*na, v. 17, n. 1, art. 12, p. *30-251, jan. 2020
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Caipira *paix*na*o ao Sertanejo U*iversitário: Uma An*l*se do D*scurso
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
vive no campo, *ria vaca, por*o, galinha e tem or*u*h* de ter na**ido ali. Até a*ui,
</line>
<line>
praticamente nenh*ma mudança no *sti*o de com*osição.
</line>
<line>
N* entanto, e* alg*ns t*e*hos da m*si*a observa-*e também, com n*tid*z, que ele
</line>
</par><par>
<line>
"ost*nt*" os seus
</line>
<line>
b*n*. Ap*sar de mora* na roça, ele *n*a de
</line>
<line>
carro importado, se
</line>
<line>
di* rico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*hiq*e. Ele *ão se considera caipir* * f*z questão de afirmar *u* nã* te* bicho de pé. A roça
</line>
<line>
ond* ele *ora permite que ele faça u*o *e celular, bip e i*t*rnet. N*ste momento se começa a
</line>
</par><par>
<line>
observar
</line>
<line>
as mu*anças d* com*ortamento do homem do
</line>
<line>
c**p* * do *mbiente em que ele
</line>
</par><par>
<line>
vive. *
</line>
<line>
*impli*idad*,
</line>
<line>
o saudo*ismo * aque*e
</line>
<line>
ape*o à famíli* vão deixando d* ser
</line>
</par><par>
<line>
características marc*n*es das canções.
</line>
</par><par>
<line>
A par*ir de então as letras *ssumem *m disc*rso d* os*entação *ai* e*idente. O
</line>
</par><par>
<line>
ho*em *o *ampo já nã* é *a*s tão "do campo" assim. Ele utiliz* a sua f**enda ape*as como
</line>
<line>
fonte de re**a * espaço de **z*r p*ra os fins de semana. Ess* "no*o ca*pira", apesar d* g**t*r
</line>
</par><par>
<line>
da roça, é fr**uentad*r *e baladas na cidade, co*quistador, mas só quer *ab*r d*
</line>
<line>
farra. A
</line>
</par><par>
<line>
m*si*a "pl*yboy f*z*ndeiro", d* Mano *alter, torna isso c*aro:
</line>
</par><par>
<line>
Nest* ca*ção está evid*nt* a ideol*gia de leg*timaçã*
</line>
<line>
da clas*e do* fazendeiros, que
</line>
</par><par>
<line>
aparec*u novamen*e, e a ideolog*a de dissimulaçã*, em meno*
</line>
<line>
g**u. Apesa*
</line>
<line>
de não parece*
</line>
</par><par>
<line>
**o e*id*nte quanto
</line>
<line>
a me*ção *o s*atus de fazendeiro do *u lírico, o fato de ele *er
</line>
</par><par>
<line>
frequentad*r d* baladas e e*tar sempre ro*eado de mulhe*es *he confere a re*re*entaçã*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*m bon vivant conquist*dor, um au*ênt*c* *on Juan.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
sertanejo trocou a ca*haç* tr*dicional p*r Whisky, cerveja, vo*ka, energético, etc.
</line>
</par><par>
<line>
E*e também trocou o sosse*o do campo pelo som alto *as *oat*s e a companhia da sua esposa
</line>
</par><par>
<line>
* filhos
</line>
<line>
por encontros casuai* com mulheres que, **sim como ele,
</line>
<line>
fre***ntam balada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gostam de festas regada* a bebidas. O fazendeiro não é mais caipi*a, é "playboy", confo*me
</line>
<line>
se observ* na *etr* da música.
</line>
</par><par>
<line>
Ess* realidade é produzi*a e pode ser ide**ifica*a **
</line>
<line>
várias outra* *ú*ic** do
</line>
</par><par>
<line>
sertanejo univ*rsitário que esto*r*ram *ece*t*ment*, como é o caso de: "Camar*t*", do
</line>
</par><par>
<line>
We*le* Saf*dão, "Balad* boa" "As mina p*ra", do Gustt*vo Lima, "Mete tequil*", e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*onrado e Al*csandr*, etc.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin* P*, v. 17, n. 1, art. 12, p. 23*-251, j*n. 2020 www4.fsanet.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. Ferreira, L. Not*ni, R. C. Campos, M. A. Vll*rta-Ned*r
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
A ur****za*ão é um* *arac*erísti*a evidente d*ste estilo musi*al. *o*forme
</line>
<line>
*enci*n*u Sena e *omes (20*3), * sertan*jo unive*si*ário *ec*beu este *ome por*ue marcou
</line>
<line>
a i*a de jovens d* *a*po pa*a as universid*de*, l*cali*adas n** cidades. Fo* a partir *aí *ue
</line>
<line>
este "novo e*t*lo" *u*ical fo* se po*ul*rizando n*s repúblicas * *e***s univ*rsitári*s, ***ndo
</line>
<line>
foi batiza*o então como ser*anejo univers*tári*, uma ve* que pos*uía carac*e*í*tic*s *em
</line>
<line>
di**intas da* do s*rtanejo român**co ou de ra*z (SENA; GOMES, 2013).
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES F*NAIS
</line>
</par><par>
<line>
Ao final deste trabalho, pô*e-*e inferir que um dos aspe*to* *undamentais *a*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
popularização da música sertaneja no Brasil foi o fato de *la relatar e* s*u discurso u*
</line>
<line>
*enômen* soci*l **e afetou dezenas d* milhar*s de pessoas *m *m mo*ento soc*oe*onômico
</line>
</par><par>
<line>
conturb*do p*l* *u*l o p*** *stava passand*: o *xodo rural. Essas *essoas, ao
</line>
<line>
ouvir a*
</line>
</par><par>
<line>
ca*ções s*r*anejas da época, s* identificav*m c** a realidade descr*ta, que muitas *ezes até
</line>
<line>
se co*fundia com as su*s histórias de vi*a.
</line>
<line>
Observou-se *ambé* q*e a mús*ca sertane*a, de uma maneira ge*al, sofreu muit**
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsfo*mações signific*tivas no que diz respei**
</line>
<line>
às suas c*mposiç*es. As pr*ncipais
</line>
</par><par>
<line>
mudanças estão re*acionadas * fi*ura do homem do ca*po, se*s costumes e o ambiente ond*
</line>
<line>
e*e v***. O novo e*tilo *usical, o sertanejo *ni*ersitário, g*n*ou o país e o mundo. Hoje ele
</line>
<line>
e*tá presen*e e* *od*s *s regiões do Bra*i* e e*t* em primeiro lugar nos rankings de mú*icas
</line>
<line>
mais t*cadas.
</line>
</par><par>
<line>
Va** ressaltar q*e o a*tigo a*endeu *o que propôs. A partir da ACD *as letr*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*deologias de opera*ão do discurso pr*sentes nas músicas das di*erentes épocas e vertentes d*
</line>
</par><par>
<line>
g*nero, foi possível i*e*ti*icar a* principais mudanças, car*cterísticas e tend*n*ias q*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
música sertan*ja assum*u ao lon*o das ú*t*mas décadas no *ra*i*.
</line>
</par><par>
<line>
Como *ugestões de est*dos *uturos, fica * possib*l*dade de *ep*ic*ção da meto*o*ogia
</line>
</par><par>
<line>
u*i*i*ada n*ste e*tudo
</line>
<line>
p*ra o e*tendimento das *rans*orm*ções e te*dên*ias as*umid*s
</line>
<line>
po*
</line>
</par><par>
<line>
*utros gêne*o* musicais do Brasil nas ú*timas década*.
</line>
</par><par>
<line>
*or fim, com* limitação *es*a pesquisa, se r*c*nhec* que, *pesar
</line>
<line>
do cuida*o
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
escolh*
</line>
<line>
d*s músi*as, n**ion*lmente conhecidas e que re**esentass*m *ma *poca e
</line>
<line>
suas
</line>
</par><par>
</page><line>
c*racterísti*as *s**cífic*s, o nú*ero de canções *nalisadas neste estudo não * suficie*te para
</line>
<line>
generalizar seus resulta*os. P*de-se dizer que est* traba**o dá **a ideia do histórico recente
</line>
<line>
d* gêne*o musical observado.
</line>
<line>
Re*. F*A, Teresina, *. 17, n. 1, *rt. *2, p. 230-25*, j*n. 2020 www4.*sa*et.co*.br/re*i**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do Ca**ira Apaixonado ao Se*tan*jo Universitár*o: Uma Análise do Discu*so
</line>
<line>
249
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*ANTOS, D. O. "A Música Serta*eja é que eu mai* gosto! ": Um e*tudo s*bre a
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*
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construçã* do gosto * pa***r das relaç*es en*re j*v*ns estudan*e* *e Itumbiara - GO *
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o
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Se*tanejo Universi*ário. UFU, Uberlândia, 2012.
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SENA, M. F. G; G*MES, N.S. ANÁ***E E*TILÍSTICA *O" SERT*NEJO
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SERE*, L. G. Gos*o, *úsica e J*ven*ude: Uma pesqu*sa *xploratória *o* g*upos
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de
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alunos da rede pública e *riv*da d* e*sino de Araraquar*. Dissertaçã* (Mestrad*) - UNESP,
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<line>
Program* d* P*s-Gr*dua*ã* e* Educação Escolar da Fa*uldad* *e *i*ncias * **tras
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da
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*NESP, Araraquar*, *009.
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SERRA, A.; **MP**, A. *hitãozinho e Xor*ró. Disco: **trato do me* *ertão. Sérgio
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*eis, 1976.
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*ILVA, C. R.; GOBBI, B. C.; SIMÃO, A. A. O us* d* análise
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de *onteúdo
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com* uma
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fe*rament* p*ra a pe*quisa *ualit*tiva: descrição * aplica*ão do mét*d*. O*ganizaçõ** R*rai* &
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A*r**ndu**riais, Lavras, v. 7, n. 1, *. *0-81, *005.
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SI*VA, G. C. Saudad*s
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d* min*a t**ra. Disco: Saudades *a minha terr*. Belmo*te &
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Amaraí, 1967.
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VIOLA SHOW. O serta*ejo un**ersit*rio * a sua histór*a. D*sponível em: <
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http://www.violas*ow.com.br/noticias/cult*ra/20*3/08/*1/o-se*tan*jo-univer*itario-e-su*-
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*ev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. 12, p. 230-251, jan. 2020
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ww*4.fs*net.com.b*/revista
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Do Ca**ira Apaixonado ao Sert**ejo Univ*rsitá*io: Uma An*li*e do Discu**o
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251
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ZAN, JOSÉ ROB*RTO. M**ica popular brasile*ra, indústria cultu*al e identid***. EccoS
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Revista Cien*í*ica, vol. 3, Un*versidade Nove *e Julh* - São Paulo, Bra*il, pp. 105-122, 1,
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j unh* 20*1.
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Co*o Referencia* este Ar**go, conforme ABNT:
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FERREIRA, C. A; NOTINI, L; CAMP*S, R. C; VLLAR*A-N**ER, M. A. Do Caipira Apai*onado
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ao Se*tanej* Univ*rsitário: U*a Anál*se do *iscurso. Rev. FSA, Teresina, v.17, n. *, art. *2, *. 230-
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251, j*n. 2020.
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Contribuição dos Aut*res
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C. A. Ferreir*
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<line>
L. Notini
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<line>
R. C. Ca*pos
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<line>
M. A. *llarta- *ed**
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*) concepção e planejamento.
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X
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X
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X
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X
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2) análise e *nterp*eta*ão dos *ados.
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X
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*
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X
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X
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3) elabora*ão do rascunho ou na revisão crítica do c*nteúdo.
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X
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*
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X
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X
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<line>
4) p*rticipaç*o ** aprovação da versão *inal do manu*crito.
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X
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X
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X
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<line>
X
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R*v. F**, Te*esin* *I, v. *7, n. 1, ar*. 12, p. 230-251, ja*. 2020
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.br/revi*ta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)