<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 5, art. 12, p. 225-242, *e*./ou*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.12
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolvimento ou Subdesen*o*vimento B*as*leiro? **a Leitura Pós-C**onial de Cel*o
</line>
<line>
Furtado e s*a Rel*v*ncia para *s Estudos Org**izac*onais
</line>
<line>
Bra*ili*n Deve*o*ment or *nderweight? A Post-Co*on*al Reading of Ce*** Furtado a*d its
</line>
<line>
Relevance *o Organiz*tional Stud*es
</line>
<line>
Clayton Perei*a G*nçalves
</line>
<line>
Doutor*do em Admi*is*ração pe** Univer*id*de do Grande *i*
</line>
<line>
*estre em *dministração pe*a *niversid*de do Grande *io
</line>
<line>
Professor da Un*ver*idade Federa* Rur*l d* Rio d* Janeiro
</line>
<line>
E-*ai*: c*miax@gmai*.com
</line>
<line>
*inaldo Assis d* Silva
</line>
<line>
Mestre em Administração *ela Universida*e *o *r*nd* Rio
</line>
<line>
P*ofe**or da Faculdade S*o *osé
</line>
<line>
E-*ail: rinald*as23@hot**i*.com
</line>
<line>
Diego de Oliveira da *unha
</line>
<line>
M*s*rado em Ad**n*str*ção pela *niversida** do Grand* Rio
</line>
<line>
Gra*uação em P*oces*os Gerenc*ais pela *niver*idade Cas**lo Branco
</line>
<line>
*rofessor do Ce*tro *n*versitário Anhangu*r* Unider*
</line>
<line>
E-mail: a**.diego*livei@gmail.com
</line>
<line>
Edson *antos **o Júnior
</line>
<line>
Mestre em Admini*tração p*la Universidade do Grand* Rio
</line>
<line>
E-m*i*: edsonces*j@gmail.co*
</line>
<line>
Ser*i* Edu*rdo de Pinho V*lho Wanderley
</line>
<line>
Doutor *m Adminis*raç*o *ela Fu*dação Getúlio Varga*
</line>
<line>
Professor *o P**A da Uni*ranri*
</line>
<line>
E-mail: *e*gio.w*nderley@unigranr*o.ed*.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Cla*ton Pereira Gonç*l**s
</line>
</par><par>
<line>
U*iversida*e do Grande R*o - Ru* da Lapa, 86, Ce*tro,
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 200*1-180, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
</line>
<line>
*di*or-*hefe: Dr. Tonny Kerley de Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço:
</line>
<line>
*inaldo Assis da Silva
</line>
<line>
Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sid*de do Gran*e Rio - Rua da Lapa, 86, Centro,
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 2*021-180, Ri* *e Janeiro/RJ, Brasil.
</line>
<line>
Artigo rec*b**o e* 19/04/201*. *lti*a
</line>
<line>
v*r**o
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*:
</line>
<line>
Diego *e Olivei*a da Cunha
</line>
<line>
re*e*ida em 0*/05/2019. Aprovado em 03/05/2*1*.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
C. P. Gonçalves, R. A. Silva, D. O. Cunha, E. S. P*o Júnior, S. E. P. V. Wanderley
</line>
<line>
226
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A intenção deste trabalho é *nalis*r como as contribuiçõ*s de Celso *urt*do den*r* de um*
</line>
<line>
visão pós-colonial pod** con*ribuir par* os debates re*acionados aos Estudos
</line>
<line>
Organizaciona**. Para realizar iss*, dividimos o trabalh* em qua*ro etapas. Iniciam*s
</line>
</par><par>
<line>
apresentando
</line>
<line>
um breve histó*ico sob*e Ce*so Furtado e, então, apre*entamo* como seus
</line>
</par><par>
<line>
t*abalhos ti*ham i*tere*se
</line>
<line>
pel* crescimento social. Na *erceira
</line>
<line>
seção, apre*en*amos
</line>
</par><par>
<line>
concisa*ente um histórico
</line>
<line>
e a *elevância d* teoria pós-col*nial para os es*udos
</line>
</par><par>
<line>
organizacion**s. Por fim, demo*stra-se que a o*ra de Celso Furtado so*r* Desen*o*vimento e
</line>
<line>
Subdesenvo*vimento p*de ser interpreta*a de*t** da teoria pós-co*onial. *ortanto, c*ncluím*s
</line>
<line>
que da mesma maneira q*e o*t*os a*tores do B*asil, Celso Furta*o p*deri* ser interpr*ta*o
</line>
</par><par>
<line>
por
</line>
<line>
*m a
</line>
<line>
visão *ós-*olonial, pois os **nceitos **sta teoria era* i*erentes a s*us
</line>
<line>
t*ab**hos,
</line>
</par><par>
<line>
principalme*t* a obra intitulada Desenv*lvimento e S*bdesenvolvi*ento. Est* trabalho
</line>
</par><par>
<line>
p*et*nde *ontri*uir para os es*udos o*ganizacionais,
</line>
<line>
des*acan*o p*nsa*ento pós-col*nial o
</line>
</par><par>
<line>
c*mo sa*d* para enfren*a* a c*l*nial*dade e pri*cipalmen*e o colo*ialismo e*istêmico.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-cha*e:
</line>
<line>
Colonial*dade.
</line>
<line>
Org*nizacionais
</line>
<line>
Contempo**neas.
</line>
<line>
Teoria
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
Desenv*lvimento. Economia Brasileira. Pens*mento Furt*diano.
</line>
</par><par>
<line>
**ST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
The intent*on of th** *ork is *o analyz* how the contribut*ons
</line>
<line>
o* C*lso Fur*a*o w*thi*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pos*c*lonial vision can contribute to *he debates rel**ed to Organizati*nal Studies. *o
</line>
<line>
ac*ompli** t*is, we divid* the work i*to four stages. W* st*rted by presenting a brief *ist*ry
</line>
<line>
abou* Celso Furta*o and then, w* *resent *ow his wo*ks had *n interest in social growth. In
</line>
</par><par>
<line>
t*e thir* *ection, we
</line>
<line>
br*efly p*e***t *
</line>
<line>
h*stor* a*d rele*ance of post*olo*ia* *heory
</line>
<line>
to
</line>
</par><par>
<line>
or*anizational studies. Finally, i* is *em*nstrated that the work of Cel*o Furtado
</line>
<line>
on
</line>
</par><par>
<line>
*evelopment and Under*e*el*pme*t can be int*rp*ete* w**hin the postco*o*ial theory.
</line>
<line>
Therefor*, we conclude that, lik* ot*e* author* in B*azil, Cels* *ur*a*o could be i*t*rpreted
</line>
<line>
by a postc*lon*** **ew, sinc* the concepts of this th*ory were inherent in his works, especia**y
</line>
<line>
the work e**i*led Dev*lopment *nd *nde*d**elopm*n*. This pa**r aims to co*tribute to
</line>
</par><par>
<line>
organizat*onal studi**,
</line>
<line>
hi*h*igh*ing postcolonial *hought as
</line>
<line>
*n exi* to face colo**ality
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
es*ecially epi*temic colo*ial*sm.
</line>
<line>
*e*-wo*ds: Coloniality. **n*emporary Orga*i**tional. *evel*pme*t Theor*. Braz**i*n
</line>
<line>
Economy. F**tadia* *hought.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 16, n. *, ar*. 12, p. 225-24*, set./out. 2019
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
De*e*vo*vim*nto ou Su*dese*volvimento B**s**eiro? Um* Leitura Pós-Colon*al
</line>
<line>
227
</line>
</par><par>
<line>
* INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O su*desen*o*vi**nto é *empre um tema que deva *er
</line>
<line>
t*atado de forma *e*eva*te
</line>
</par><par>
<line>
qu**do se pensa *obre
</line>
<line>
q**stõe* *e formaç*o *ol*t*ca econômica brasil*ira. Celso Furtad*
</line>
</par><par>
<line>
*n*ende * qu*stã* do *ubdesenvol*im*nt*
</line>
<line>
como r*sul***o de uma e*trutura hi*tór*ca e não
</line>
</par><par>
<line>
uma etapa a ser superada para que se alca*ce o s*atus de
</line>
<line>
nação desenvolvida (F*RTADO,
</line>
</par><par>
<line>
1961).
</line>
</par><par>
<line>
Relaciona*do-se a questão dos
</line>
<line>
est*dos
</line>
<line>
pós-c*loniais
</line>
<line>
na Améric* La**na (AL),
</line>
</par><par>
<line>
ob*e*va-se u*a condi*ão de sub*is*ã* a* dese*volvime*to p*l* lado *ocial
</line>
<line>
da região,
</line>
</par><par>
<line>
q*estões desigu*is e a **orme **f*ren** entre p*r*feria e *entro (Ribeiro e d*s P*aze*es,
</line>
<line>
*016).
</line>
<line>
A *od*rnização necessária da AL no séc*lo X*, *m* série de situaç*e* que vinha*
</line>
</par><par>
<line>
*contecendo
</line>
<line>
conc*mitante
</line>
<line>
a es*a modernização, **mo aspe*to* d* naci*nalism*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*f*culdad*s da periferia, glo*alizaç**, aborda**m sob*e a colonia*i*ade, toda* estas ques*ões
</line>
<line>
passa* a s*r de extre*a relevâ*cia p*r* o* estudio*os das depe*dênc*as dos latino-
</line>
<line>
americanos, a par*ir daí torna*-se *ais *vid*ntes os pr*blema* da de*endência.
</line>
</par><par>
<line>
O conceito
</line>
<line>
de modernidad* s*rge partir de *m interesse da Eu*opa (QU**ANO, a
</line>
</par><par>
<line>
*000) de se coloca* com*
</line>
<line>
prota**nista e produtor d* mod*rnidad*, *ogo
</line>
<line>
toda mod*rnização
</line>
</par><par>
<line>
d* países não
</line>
<line>
eur*p*us
</line>
<line>
pode ser e*ten*i** como uma *uropeização. Além
</line>
<line>
*i s s o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mode*nida*e
</line>
<line>
e*tar*a relacionad* som**te à *acionalidade, à *iência * à
</line>
<line>
tec*ologi*, o **e
</line>
</par><par>
<line>
demonstra que o eurocentrismo continuar*a como uma *orma nor*eado*a das açõe*.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra Q*ijano (200*), as nova* na*ões d** Amé*icas
</line>
<line>
não dev*riam *er **nside*a*as
</line>
</par><par>
<line>
novas n*çõ*s pelo fato de que um pequeno grupo
</line>
<line>
de coloniza**r*s assumir*m *oder, *
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
seja, os países al*ançaram uma i*depe*d*nci*, *a* a população em s* *on*inuava co**n*za*a
</line>
<line>
* teórico* lat*n*s da* déca*as de 60 e *0, Casa*ova (1965), Stavenhagem (*965) e, inclusiv*
</line>
<line>
o própri* Quijano (2000), *omearam t*is ações *omo "col**ialismo intern*".
</line>
<line>
Not*-se clarame*te que é apresent*do um cenári* em que * *ontexto social e cultural é
</line>
</par><par>
<line>
absolutamente passivo ao
</line>
<line>
c**oniz*dor,
</line>
<line>
*s in*tituições frágeis, à predomi*ância *a cultura
</line>
</par><par>
</page><line>
formadora do Norte, impond* sem*re *o su* a co*dição de *ubalternidade.
</line>
<line>
N* *uest** *os Estu*os Organizac**na*s, a visão da p*s-coloniali*ade é abordada p*r
</line>
<line>
alguns autore* como forma* de se *roduzirem açõ*s idealiz*das, *m modelo de g*stão a ser
</line>
<line>
f*rmatada de acor*o com a cu*tur* americana. Ibarra-Co*ado (200*) pe**eb* o proce*so *e
</line>
<line>
americaniz*ção *a gestão como um tip* *e "colonialidade epi*tê*ica" e concluem os autore*
</line>
<line>
que a m*neira co*o a *rganização é r*pr*sentada e pensada na literatura *os paí*es c*n*rais
</line>
<line>
**v. FSA, T*r*si*a PI, v. 16, n. 5, ar*. *2, p. 225-242, set./out. 2019 *ww*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. *onçalves, R. A. Silva, D. O. C**h*, E. *. Pio Júnio*, *. E. P. V. Wa*derley
</line>
<line>
228
</line>
</par><par>
<line>
(pri*ci*almente *UA e Reino U*ido) t*m uma tendência a considerar as organizações do Sul
</line>
<line>
com* ex*ress*es imp*r*eitas da* or*anizações do Nort*, primei** e terceiro mundo.
</line>
<line>
*e*so Fur*ado se posici*na após a Se*unda G*erra, vol*ada a um mundo em cr*sce*t*
</line>
<line>
tr*nsformação, *m *ue havia * necessidade de recon*trução do progresso, de q*e i*eai*
</line>
</par><par>
<line>
fo*sem alcanç*dos atrav*s
</line>
<line>
de
</line>
<line>
u*a nova conjuntura pol*tic* e social. A visão de F*rt*do se
</line>
</par><par>
<line>
fazi* ne*essária para um novo desen*olvim*nto do Brasil, nesta concepção Furt*do dava vida
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
u*a *ov* teoria de desenv*lv*mento (FUR*AD*, 1961). Sendo ass*m, bar**i**s
</line>
</par><par>
<line>
colonizadoras
</line>
<line>
precisava* ser quebradas,
</line>
<line>
n*vas perspectivas econômicas f*gu*avam
</line>
<line>
naq*ele
</line>
</par><par>
<line>
momento, paradigmas quanto à *eoria e*onô*ica que **am c*mo desen*o*viment* a l*gaç*o
</line>
<line>
com o comé*cio int*r*ac*ona*.
</line>
</par><par>
<line>
Analisando bem, a *isão de Furtado *ós-colonização
</line>
<line>
é uma respo*t* à ex*rema
</line>
</par><par>
<line>
ne*ess*dade *e repens*r a histó*i* até então contada, a forma como se *pr*s*nta*a a divisão
</line>
</par><par>
<line>
dos l*dos, povos
</line>
<line>
des*nv*l*id*s e s*bde**nv*lvidos, co*oca*os e apresentados p*r uma
</line>
</par><par>
<line>
diferença colonia*.
</line>
</par><par>
<line>
*elso Furt*do apresenta u*a te***a do dese*vo*vimento, na qual a cu*tura te* papel
</line>
<line>
cent*al n* per*et*ação ou *uptu*a das estruturas e*onômicas de poder qu*, ora fac*litam, *ra
</line>
<line>
restringem à satis*ação das "múltiplas necessid*des de uma *oletividade orig*m do
</line>
</par><par>
<line>
dinamism* que *mpe*e um* sociedade **
</line>
<line>
desenvolvime*to" (FURTADO, 1969). O autor
</line>
</par><par>
<line>
p*rte, em algu** med*da,
</line>
<line>
do par*digma "cent*o-p*riferi*" e da "det*rioração dos termos *e
</line>
</par><par>
<line>
intercâmbio" i*fluen*i**o p*lo a*bien** intelectual da C*PAL **rante o período de 1950/60.
</line>
<line>
2 REFERENCI*L TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Celso M*nteiro Furt*do: breve hi*tórico
</line>
<line>
Consi*e*ado um dos *aior** pensa*o*es bra*ileiros, um intelectual *e *u***
</line>
</par><par>
<line>
*apac*dade e ação relevan*e no
</line>
<line>
pla*o p*lítico,
</line>
<line>
entendia qu* o mel*o* caminho para
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
entendim*nt* mais ace*ta** da s*ciedade seria através d* uma p*l*tica
</line>
<line>
econômica efici*nte
</line>
</par><par>
<line>
co* inte*ção de ajust*r * me**orar *s co*dições de vida, buscando o desenvolvim*nto a
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
nação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Tinha *omo me*a através de su** aç*es transforma* o país, entendia *ue os entraves do
</line>
<line>
subdesenv*lvim**to que impediam o desenvolvi*e*to e*tavam *elacionados a uma educa*ão
</line>
<line>
melhor *ondicionada.
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresina, v. 1*, n. 5, art. 12, p. 225-242, set./out. 2019 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desenvol*imento ou Subdesenvolv*mento Brasileiro? Uma L*itura *ós-Colonial
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
*a***u ao* 26 d* julho de *920 em Pombal, sertão da Paraíba, de família
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
prop*ie*ários de terra e de magi*tr*dos. Realizou seus estudos se**ndário* ** *i*eu Par*i*ano
</line>
<line>
* no Ginásio Pe**ambucano, *m Recif* (CENTRO *EL*O FURTADO, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
*m 1939, Furtado mudou-se p*ra o Ri* de *aneiro e, em 1940, i*icia os e*t*dos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ível superior i*gressando na Faculdade Nacional de D*reit* da en*ão Uni*ers*dade do Bras*l,
</line>
<line>
atual U*iv*rsidade Federal do R*o de Janeiro. Neste mesmo a*o co**ça a trabalh*r co*o
</line>
<line>
jor*al*s*a *ara * R*vista da Sema*a (CENTRO CELS* *URTAD*, 201*).
</line>
<line>
*o ano de 1943, *urtado é a*rovado em concu*so do DA*P (Depa*tamento
</line>
</par><par>
<line>
Administrativo do *e**iço Públi*o) para
</line>
<line>
*ssisten*e de o*g*nização, e
</line>
<line>
no de técnico
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
adm*ni***ação de Departament* do Serviço Público d* E*tado
</line>
<line>
do R*o de Jan*iro, en*ã*,
</line>
</par><par>
<line>
*om*ça a trab*lhar no *io de Janeiro * em Ni***ói. No an* seguinte cursa o CP*R (Corpo d*
</line>
<line>
Preparação de O*iciai* d* *eserva), é então co*vocad* p*ra a Força Exped*cionár*a Brasile*ra
</line>
</par><par>
<line>
e em 1945 segue p*ra Itália, servindo, na Tosca*a, como oficial de ligação ju*to ao V a
</line>
<line>
Exércit* norte-a*erican*, vin*o a sofrer um ac*dent* e* missão d*rante a ofensiva fina* d*s
</line>
<line>
aliad*s no N*rt* da Itália (SUDENE, *016).
</line>
<line>
Em junho de 1948, *urtad* obtém o t*tu*o de doutor em economia *ela Univ*rsid*d*
</line>
<line>
de Paris * já em a*ost* do mesmo ano retorna ao *r*si*, reassumi*do se* traba*ho no DASP,
</line>
</par><par>
<line>
além de juntar-s*
</line>
<line>
ao *uadro de eco*o*ista* da Fund*çã* Get*lio Vargas e colabo*ar
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
revista Conj*ntura Econômi*a (SUDENE, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Em f*vereiro de 194*, s*gue
</line>
<line>
para Santia*o no Chile, in*o tr*balhar no ó*gão r**ém-
</line>
</par><par>
<line>
criado das Nações Unid*s, a CEPAL (Co*issão **onôm*ca para a Améri*a Latina e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Car*be), que veio a tornar-se a única esco*a
</line>
<line>
de pensamento *conômico surgida no terceiro
</line>
</par><par>
<line>
mundo. Na CEPAL s* *edi**u às pesquisas e passav* a e**reve* seus primeiros trabalhos de
</line>
<line>
economia (SUDENE, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Em 1950, Furtado é n*me*d* dir*tor da
</line>
<line>
Divisão *e *esenvolv*men*o da CEPAL,
</line>
</par><par>
<line>
ficando a seu cargo miss*es em vários países na América *atina. *e*t* ano é publi*ad* pela
</line>
<line>
Revista Brasi*eira de Econ**ia, da Fun*a*ão Getúlio *arga*, *eu primeiro artigo d* a*álise
</line>
</par><par>
<line>
econômica intitul*do: C*racterísticas gerais da e*onom*a brasi*eira. Do*s anos depois
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mesma revista publica outro artigo: Formação de capita* e desenvolvimento *conômi*o, q*e
</line>
<line>
fica *o**ec*do i*ternacionalmente, sendo traduzi*o par* o Internat*ona* Ec*n*mic Papers da
</line>
<line>
Associação Int*rna*i*na* de Ec**om*a (SUDENE, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
*m 195*, *urtado *etorna a* Br*sil pa*a presidir o
</line>
<line>
grupo mist* C**AL-BNDE
</line>
</par><par>
<line>
(Banco Nac*ona* de Desenvo*vimento Econômico) forma*o
</line>
<line>
p*r e*onomistas destas duas
</line>
</par><par>
<line>
*nstituiç*es e
</line>
<line>
elabor* um estudo sobre a economia bras*leir*, enfat*zan*o as técnicas
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*na PI, v. 16, n. 5, art. *2, p. 225-242, set./ou*. 2019
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Gonçalve*, R. A. Silva, D. O. Cunha, E. S. P*o Jún*or, *. E. *. V. Wan*er*ey
</line>
<line>
230
</line>
</par><par>
<line>
planejamen*o. O docu**nto o*iundo d**te estudo servi* de *ase *ar* o Pla*o de *eta* do
</line>
<line>
govern* de J*scelino Kubit*che* (CENTRO CELSO F*RT*DO, 2016).
</line>
<line>
Em 1954, F*rtado se u*e a um grupo de *m*gos, criando no *io de Janeiro o Club* de
</line>
<line>
Eco*omistas, que ela*ora a Revista Econôm**a Brasi*eira * *ambém publ*ca se* pri*eiro
</line>
</par><par>
<line>
l*vro de econ*mia, * eco*omia brasileira (195*) s*bre * teo**a do d*se*vol*imento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
su*des*nvolv**ento. U*a prévia do s*u livr* que s* t**naria o mais conh***do,
</line>
<line>
mu*dialment*, *ormação Ec*nômica do Brasil (19*9), obra* na* q*ais ana*i** a composi*ão
</line>
</par><par>
<line>
econôm*ca brasile*ra, suas particularidades se* atras* de forma h**tóric* (IN*ÉRPRETES e
</line>
<line>
DO BRASI*, 2016).
</line>
<line>
*m 195*, Furtado reto*na * CEPAL, em 1957 afas*a-se da CEPAL e reto**a ao Rio de
</line>
<line>
Janeiro, o*de reali*a uma s*rie de dez *onferências no *SEB (Instituto S**erior de Estud*s
</line>
<line>
Bra*i**iro*), t*a**ndo *as p***pectivas da econ*mia brasileira. Em segui**, embarca com
</line>
</par><par>
<line>
des*ino à Inglate*ra para a U*iversi*ade de Cambr*dge, permanecendo
</line>
<line>
um ano n* King\s
</line>
</par><par>
<line>
Colleg* * efetua estudos de pós-g*aduação (Centro Celso Fur*ado, **16).
</line>
</par><par>
<line>
Ao re*ressar ao Brasil em 1*58, Furtado desliga-se de*initivamente d* CEP*L e pass*
</line>
<line>
a ocupar uma dir*t**ia no BNDE. Em *960, o Congresso Nacio*al autoriza lei que institui a
</line>
</par><par>
<line>
Superintendência *e *esenvolviment* do Nordeste (S**E*E), ó*gão
</line>
<line>
e* *ue Furtado
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
indicado *ar* exercer a superintendênc*a (CEN*RO CELSO FUR*ADO, 201*).
</line>
<line>
N* governo do presidente João Go*la*t em 1962, Furt*do * n*meado pri*eiro titular
</line>
</par><par>
<line>
** Minis**r*o do Planejam*nto, período em
</line>
<line>
que organi*a * Pla*o Trie**l, porém em 1963
</line>
</par><par>
<line>
deixa o Ministér*o e r*torna * supe*inten**n*ia da SUDENE. Entre 1961 e 1964, Furtado
</line>
</par><par>
<line>
p*b*ica obras *omo De*e*volvime*t* Subdesen*olvimento (1*61), estudo *o qual neg* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ideia de que o subde*env****mento se*ia uma fase pr*ced*nt* ao desenvolvimento (S*DENE,
</line>
<line>
2**6).
</line>
<line>
Com o golpe militar de 31 de m*rço de 1964 e a publicação ** Ato Ins*itucio**l *º *
</line>
</par><par>
<line>
em 04 de abril, *em seus
</line>
<line>
d*reito* p*lí*i*os cassa**s. É convidado pa*a o *nstitut* Latino-
</line>
</par><par>
<line>
Americano para Estud*s de *esenv*l*im*nto (ILPES), instit*i*ão ligada à *EPAL, segue
</line>
<line>
en**o para S*ntiago, n* **ile. Nos dez an*s **e co**em o *eríodo de 1968 a 1*78, *urtado
</line>
</par><par>
<line>
real*za viagens
</line>
<line>
a
</line>
<line>
di*ersos
</line>
<line>
países em missões
</line>
<line>
da* *ações U*i*as e *as*a por Universidades
</line>
</par><par>
<line>
Interna*ionais (CENTRO CELSO FURTADO, 201*).
</line>
<line>
A*ós a anist*a em 1979, re*orna ao Brasil *, desta forma, **sere-se novamen*e na vida
</line>
</par><par>
<line>
polític*. É c*nvid*do em janeiro de 1985 para part*c*par da Comissão
</line>
<line>
do Plano de Ação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Gove*no (COP*G). Em agosto des*e **smo ano é denom*na*o emba**a*or do Bras*l junto à
</line>
<line>
*omunidade *conômi** Eur*p*ia (SUDENE, 201*).
</line>
<line>
Rev. *SA, *eresina, v. 16, n. 5, art. 1*, *. 225-242, set./out. 201* www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Dese*volvim*nt* ou Subdesen*olvi*ento Brasileiro? *ma *eitura Pós-Colonial
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
Inte*ra, entr* 1993 e 1995, como membro, a Comissão Mundial par* a C*lt*ra e o
</line>
<line>
Desenvolvimento da ONU/UNESCO (Organi*ação das Na*ões Uni**s/ Organização das
</line>
<line>
Nações U*id*s Para a Educaç*o, * Ciên*ia * a Cultura) (*UDENE, 2*16).
</line>
<line>
No ano de 19*7, * Academia ** Ciên*ias do Terc*iro Mundo c*i* o Prêm*o Ce*so
</line>
<line>
Furtado, que se*á concedid* a cada dois a*os a* melhor trabalho de um cientista do Terce*ro
</line>
<line>
M*ndo no campo da economia política. Ainda nest* mesmo ano * e*eito par* a *cademia
</line>
</par><par>
<line>
*rasileira de *etras, ocup**do a cade*r*
</line>
<line>
de nº *1 até 2004,
</line>
<line>
ano
</line>
<line>
*e sua morte (SU*ENE,
</line>
</par><par>
<line>
2016).
</line>
</par><par>
<line>
*.2 Crescimento social na vis*o de Celso Furtado
</line>
<line>
*urt*do *estacava que seria f*ndamen*al *ar* al*vancar o avanço da economia
</line>
</par><par>
<line>
c*n*ec*r e enten*er as carências econôm*cas * soc*a*s do país, ele p*ns*va que te*ia
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
h**er um esf*r*o em prol de o*erecer boas condiçõe* *e uma forma m*is ampla, com o i*tuito
</line>
<line>
*e pr*porcionar resultados de e*o*ução e* nív*l de conhecime*to, s* posicionava *ontrá**o a
</line>
<line>
q*a***er fo*ma d* e*plor*ção para alcançar * tão so*hado desenvolvimento.
</line>
<line>
O estudioso já mencio*ava q*e e*a necessária um* mudanç* de pers*ect*va, *ois a
</line>
</par><par>
<line>
forma como vinh* se des*nhando o
</line>
<line>
possível crescimento dos país*s dependentes não
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conduziria* à for** de desenvolvimento que preten*iam.
</line>
</par><par>
<line>
Através de suas teorias, apresentava que o funda*ental
</line>
<line>
para que *uestõ*s so*iais
</line>
</par><par>
<line>
**ss*m be* *esenvol*idas e dir*cionadas seria necessária ação do Estado como elemento a
</line>
<line>
*ormador de id**as e a*ões que fossem *mplantadas, tais ações e ideias qu* compo**assem
</line>
<line>
rees*rutu*ação n* *olít*ca econômica do paí*, melhorando p*drões de distribuição de rend* *
</line>
</par><par>
<line>
*onsequente **minuição da desigualdade *o*ial, po*s Furtad*
</line>
<line>
en*endia que o fator da rend*
</line>
</par><par>
<line>
equilibradamente distribuída p*oporcion*ria u** reforma social.
</line>
<line>
*egundo Bielschowsky, o desenvol*imentismo * "... definido como a ide*logia de
</line>
</par><par>
<line>
supera*ão ** subdesenvolv*mento através de uma i*dustr*aliz*ção ca*italista, planejada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ap*i*da pelo Estado" (BIELSC*OWSKY, 1996, p. 431).
</line>
</par><par>
<line>
A proposta de F*rt*do (1997) na in*enção d* equilibrar as quest*es **netárias * de
</line>
</par><par>
<line>
*enda passa *ela es*ratégia de eliminação
</line>
<line>
da r*g*de* da ofe*ta, *través da re*lização de uma
</line>
</par><par>
<line>
pol**ica *e*envolvime*tis*a. A
</line>
<line>
atenção c*m as questões de estab*lid*de ficaria su*eita a*
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvimento econô*ico *ue seria alcançado por meio de
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
com*et*nte plan*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
programa*ão econômica.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Te*esina PI, v. 1*, n. 5, *r*. 12, p. 2*5-242, set./out. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. *onçalv*s, R. A. Silva, D. O. *unha, E. S. Pi* Júnior, S. *. P. *. Wanderley
</line>
<line>
**2
</line>
</par><par>
<line>
Furtado afir*ava que era necessá*io "desenvo*ver ** técnicas de planejament*
</line>
<line>
adaptad** às peculi*r*da*es das e*o*omi*s periféricas e *reparar as equipes que em cada país
</line>
<line>
se e*car*egariam de levá-las à pr***ca" (F*RTAD*, 1997, p.201). Para F*r*ad*, existiam
</line>
<line>
problemas estruturais na economia *r*sileira que deveriam ser so*ucionados p*r mei* de u*
</line>
<line>
método integrado de plan*jamen*o.
</line>
<line>
Con*orme Bie*schow*ky (2000), Fur*ado **nsid*rava qu* o *od* d* pensa*
</line>
<line>
cara*terí*tico do empresariado d* *aís er* o *a obtenção de *ucro fác*l, o que repre*entava um
</line>
</par><par>
<line>
e*trave ao desenvolvimento. *sta int*rpr*tação, qu*ndo di*ec*onada par* a questão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
aqu*sição de recursos de f*nanc*amento *o desenvolvime*to, apresentava como solu*ão
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aum**to da *rib*tação.
</line>
</par><par>
<line>
O Estado de**ria desempenhar, na compreensã* de Fur*a*o, a função de disseminar *
</line>
</par><par>
<line>
*rogresso téc*ico;
</line>
<line>
era entendido como tendo um papel deter*inante na d**ensão
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
inve*ti**ntos nos aparelh*s produtivos. E*a *am*ém **ri*uiçã* do E*tad* promov*r as
</line>
</par><par>
<line>
t**nsformaç*e*
</line>
<line>
es*ruturais nece*sá*ias * decidir os ca*pos de atividade dos empr*sários
</line>
</par><par>
<line>
priv*dos.
</line>
</par><par>
<line>
De *cordo com Bi*l*chowsk* (1996), a certeza de q*e *o Estado residia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*p*tência *ara promo*er o "desen*olvi**nto *ut*ssu*t**tado", sempre estev* presente no
</line>
<line>
traba*ho teórico de *urtado. *creditava ** planejamento como sendo o *étod* de se*uranç*
</line>
</par><par>
<line>
do su*esso no processo
</line>
<line>
de *n*ustrializaç** e também pa*a s*perar subdes*nvo*v*men** o
</line>
</par><par>
<line>
econ*mico.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Souza (2005), na visão *e Furtado o cr*scime*t* s*ria norteado pe*o
</line>
<line>
pl**ej*mento estatal, desfazendo as est*uturas atrasada* que travavam o d**envol*imento. A
</line>
<line>
ind*st*ialização dem*ndar*a inves*imentos contínu*s e* infraestrutu*a. Ao E**ado *ompetir*a
</line>
</par><par>
<line>
a promoç*o des**s in*estimentos,
</line>
<line>
poi* grandes
</line>
<line>
inves**mentos dei*ariam de ser realizados
</line>
</par><par>
<line>
devid* aos vu*to*os re*ursos exig*dos *, muitas veze*, a efetivaçã*
</line>
<line>
dos investimento* seria
</line>
</par><par>
<line>
im*edida *el* *scassez de poupa*ça **tern* e pela baixa ca**cidade de imp*rtar.
</line>
<line>
Para Furtado (199*), o aspe*to socia* devia ser ma*s signifi*ativo par* uma nação do
</line>
</par><par>
<line>
*ue a
</line>
<line>
l*gi*a dos *anhos d* cap**al, o *u*
</line>
<line>
po*e ser veri*ica*o com sua crít*ca à teoria
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
vantagens comparativas. R*prov* a
</line>
<line>
proposição de vocação rural *o pa**, *efendendo qu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
industrialização e modernização gerariam novas possibi*idades, que i*iam a*ém do* c*cl*s de
</line>
<line>
raízes col*niais da at*vidad* *rimár*o-expo*tado*a.
</line>
<line>
Em seu projeto de desenvo*vime*to, Furta** aponta o papel do Esta*o na f*scalizaçã*,
</line>
</par><par>
<line>
re*ulação no e
</line>
<line>
planejame*to das opções * obj*tivo* econômicos, sendo
</line>
<line>
*s*as características
</line>
</par><par>
<line>
i*trín*ecas ao Esta*o intervento*,
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
é entendido pelo autor c**o a m*is poderos*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 16, n. 5, ar*. 12, p. 225-242, set./*u*. 2019
</line>
<line>
ww*4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*es*n*ol*imento ou S*bdesenvo*vi*ent* Brasi*ei*o? *ma Leitura Pós-Colonial
</line>
<line>
233
</line>
</par><par>
<line>
organiza*ão **ntr* d* uma sociedade e, a*sim, seria *erfeit*mente natural que o Estado viesse
</line>
<line>
a desempen*ar em muitas oportu*idades um papel au*ônomo nos c*n*lit*s *ue caracteriza* *
</line>
<line>
des*nv*lvi*ento dessa so*ied*de. (FURT**O, 1964).
</line>
</par><par>
<line>
D**d* prosseguimento ao que ele afirmava ser de extrema im**rtância,
</line>
<line>
pa*a que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
socied*de tivesse uma *enda dign* se*iam **uciais t*ês proce**os distintos: o desenvolvime*to
</line>
<line>
econômico atra*és da acumulação do c*pit*l, *ue pudes*e financiar o desenvolviment* * f*i
</line>
<line>
poss*bili**do a parti* da cr*ação do BNDE, a ad***o d* proces*os *rodut*vos mais efici*ntes,
</line>
<line>
* *xploraç*o de recursos n*tur**s nã* r*nov*veis e realocação de recursos vis*ndo *ma
</line>
<line>
*sp*cializ**ã* *m *m sistema de divi*ão internaciona* d* **a*a*ho (FURT*DO, 1992).
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
projetos sociais *everiam esta*
</line>
<line>
de*tro deste pacote e
</line>
<line>
não apenas que*tões
</line>
</par><par>
<line>
econômicas. Ass*m sendo, as ações *e*er*am ser bem pla*ejadas, por isso Fu*tado sempre *e
</line>
<line>
posi*ionava co* *erta inquietu*e *o que *e re*eria às que**õ*s sociais.
</line>
</par><par>
<line>
A e*clusão soc*al s*r*a
</line>
<line>
c*nsequênc**
</line>
<line>
da má di*tribuiç*o d* renda;
</line>
<line>
por con*eguinte,
</line>
</par><par>
<line>
*eri* dec*rrente d* imposição da classe domi*ante, devid* ao fato de a
</line>
<line>
cl*ss* domina*te
</line>
</par><par>
<line>
desejar con*umir c*mo paí*es *es*nvolv*dos.
</line>
</par><par>
<line>
O cre**imento q*e se verific*va era acompanhado pela *ep*odução
</line>
<line>
d*s mode*os das
</line>
</par><par>
<line>
*con*mias cent*ais, * que levava *urt*do a a*i*mar *u* * pr*blem* d* *obr*za no Bras** nã*
</line>
<line>
reflete escassez de *e*ursos, e s** a fort* prope**ão ao consumo por par*e dos grupo* de alta
</line>
<line>
ren*a (FURTADO, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
D* aco**o com Guimarães (2000), o projeto
</line>
<line>
nacio*al ** Celso Furtado c*ntemp*ava
</line>
</par><par>
<line>
clar*mente a nece*sidade de tornar democrá**c*s as bases *conômicas e s*ciais do país a*ravés
</line>
<line>
*o interesse naciona* reform*d*r qu* reedificasse os método* das *nsti*uições d* demo*rac*a
</line>
<line>
da p*lítica brasilei*a. Para o autor, F*rtad* apontava uma *u*dam*ntação teóri*a l*gica, para
</line>
</par><par>
<line>
que s e
</line>
<line>
*btive**e
</line>
<line>
**a saída para a probl*mática nacional p*r int*rméd*o de um projeto que
</line>
</par><par>
<line>
cons*dera*a a transferência do pa*orama histórico *e *xclusão so*ial *ara um* sit*ação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
f*rtalecim*nto dos alicerces *a democracia política.
</line>
</par><par>
<line>
N* enta*to, ressaltava Fu*tado (1969), que operar *ransformaç*e* releva*tes
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
estrutu*a econ*mica de um paí*, em curt* prazo, nã* é tarefa simples, n*m mes*o quan*o o
</line>
</par><par>
<line>
poder polític* se encontra em **ndições de determ*nar o comportamento do*
</line>
<line>
ator*s so*iais
</line>
</par><par>
<line>
atingidos. A probabilidade de sucesso da política reformist* se torn* maior qu*n*o se atua em
</line>
<line>
campos varia*os, * quanto *ais abr*ngent* f*r a atua**o política, ma*or será a r*l*vância d*
</line>
<line>
suporte popul*r e de sua participação **iv* em *usca de seus pr**rios interess*s.
</line>
<line>
Segun*o Na*uco (200*), no entendimento de Furta*o, o d*senv*l*imen*o *co*ômico
</line>
</par><par>
<line>
se
</line>
<line>
aprese*tava como o caminho indis**ns*vel ao des*nvolv*men*o humano. Tanto
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresi*a PI, *. 16, n. 5, *rt. 12, p. 225-24*, se*./out. 2019
</line>
<line>
w*w4.*sanet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. P. Go*çal*es, R. A. Silva, D. *. Cun*a, E. S. P*o *únior, S. E. P. V. Wanderley
</line>
<line>
234
</line>
</par><par>
<line>
progr*sso técnico como o eco*ômi*o estão vincul*dos à efetivação das poten*ia*idades dos
</line>
<line>
indivíduo*, sendo que a elabora*ão e execução de um *r*jeto de desen*ol*imento nacio*al
</line>
<line>
*ão resultado* d*ss* pos*i**li*ade de e*etiv*r as capacidades dos indivídu*s d* produzir.
</line>
<line>
*ab*co (2000) afirma que o ***b**ho de *u*tado ap*es*nta um* gama *e
</line>
<line>
conhecimen**s d* mú**ip*as áreas, mas a *deia *en*ral de*ta multiplicidade d* saberes s*
</line>
<line>
concentra na p*omoção a todos os i*divíduo* das *elh*rias do progresso econômico e social,
</line>
</par><par>
<line>
c*m igualdade na construção do pro*eto d*
</line>
<line>
d*senvolvime*to,
</line>
<line>
proj*to est* que i*plica um
</line>
</par><par>
<line>
en**osamento entre os
</line>
<line>
con*untos sociais, *or meio d* um programa de ação *e políticas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvime*to.
</line>
</par><par>
<line>
Confo*m* B*aga (2005), Fu*tad* não a*mitia a conj*ntura de i*j*stiça e exclusão
</line>
<line>
s*cial da maior*a da po*ulação do país. P*r acre*it*r *m u* mod**o **ferente de soci*dade, e
</line>
</par><par>
<line>
por
</line>
<line>
sua at*tude co*prometi*a **m as modificações do
</line>
<line>
mund*, convocava a todos para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*dific*çã* de um novo projeto de sociedade. Enfatizava a reconstruçã* n*cional, po* mei* do
</line>
</par><par>
<line>
e*tabel*c*me*to de um* percepção
</line>
<line>
conjunta da n*ces*idad* *e romper
</line>
<line>
co* a men*ali*ade
</line>
</par><par>
<line>
*ependente. Bra*a concorda
</line>
<line>
com a des*r*ção
</line>
<line>
atribuída a Furtado de d*fensor de um *utro
</line>
</par><par>
<line>
Bra*i*, *evido * traj*tória intelectual * posi**onament* **ico de Furta*o.
</line>
<line>
3 R*SULTADOS E D*SCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 A visão *ós-colonial dentro dos es*udos organizacion*i*
</line>
<line>
Apresentam-se neste trab*lho algumas esp*cifi*ida*es do pe*samento pós-col*nial de
</line>
</par><par>
<line>
forma concisa, abor**n*o *o*ceitos do co*port***nto s*baltern*, a visão *o
</line>
<line>
pós -
</line>
</par><par>
<line>
c*loni*lism* e *uai* os e*ementos teóricos que nos dão base p**a explorar este olhar.
</line>
</par><par>
<line>
A te**ia pós-colonial surgiu de departamentos de estudos de lite*a*ura *omparativa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
crítica literár*a, principal*ente *or paí*es
</line>
<line>
** língua *nglo-sax*nic*. Ist* pode ser
</line>
<line>
ob*er*ado
</line>
</par><par>
<line>
pela orige* *a "Santíssima Tr*ndade" da teoria pós-colonial
</line>
<line>
que * formada p*los
</line>
<line>
autores
</line>
</par><par>
<line>
indianos S*ivak, *h***a e o palestino Said (*ACK et al., *011).
</line>
</par><par>
<line>
Para * teoria, os *on*eitos es*ão re*acionados a que*tões de relações
</line>
<line>
de pode*,
</line>
</par><par>
<line>
subal*ernida*e, a*ál*se das *esso*s e cos*umes com uma visã* crítica ao *o*onialismo
</line>
<line>
europeu. **indo com resistência a toda forma de c**oni*lismo gera*do **a resposta at*avés
</line>
<line>
de **as práxis social, política, *c**ômica e cu*tural (JAC* et al., 2011).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresina, v. 16, n. 5, art. 12, p. 225-242, set./ou*. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*esenvol***ento *u Subdesenvolvimento Brasi*eiro? U*a Leitura Pós-Colonial
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
No que tan*e aos estudos organiz*cionais, ** autores que aderem à *eoria pós-c*lo*ial
</line>
</par><par>
<line>
apresentam um conteúdo crítico
</line>
<line>
pe*a**e
</line>
<line>
os estu*os de ge*t** e or*anização q*e se m*stram
</line>
</par><par>
<line>
geralmente com noções *aroquia*s e **no*êntri*as (JACK et al, 2011).
</line>
<line>
Este paroqu*alismo oco**e p*r três fo*mas: contextua*, quali*at*vo e quant*t*tivo
</line>
<line>
(BOYA*I*I*LER; ALDER, 1*91). Tais situações ocor**m de*ido ao fato de os EUA após *
</line>
</par><par>
<line>
II *uerra Mund**l *ere* *e *orna*o um* super*o*ência, que
</line>
<line>
possibilito* expandir s*us
</line>
</par><par>
<line>
m*r*ados e dis*emin*r sobre os
</line>
<line>
ou*ros paíse* a sua educaç*o, c*nhecimentos de negócios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*ltura. O p**oquialismo co*t*xtual refere-se ao fato *os estud** organizaciona*s de uma
</line>
</par><par>
<line>
maneira geral pesquisarem *m sua gran*e maio**a intere*ses rel*cion*d** aos EUA,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
qualita*ivo e*tá a*rel*do aos conce*t*s, *étodos e teorias de*envol**d*s com base nos EUA. O
</line>
<line>
paroquialismo quantitativo ref*re-se ao peq*eno *úmero de países *u* são **en*i*os por *stas
</line>
<line>
pesquisas em relação *o todo (BOYACIGILLER; ALDER, 1991).
</line>
<line>
* pós-co*onial tem *o** o*je*i*o *uestionar a corrente de **bed*ria tr*diciona*, com
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
intui*o de exe*cer co*stante pressã* e reorientação à lógica e * trajetó*ia dos *iscursos
</line>
</par><par>
<line>
ocident*is (JACK et al., 2*11).
</line>
<line>
Bha*h* (1998, p. *32) d***ne a relação en*re o coloniz*do e os ex-co*onizadores, que
</line>
<line>
tamb*m pode se* expandi*a para as novas for*as de colonialidade atr*vés *a tentativa d* se
</line>
<line>
re*roduzir o *es*o q*e o *olonizador:
</line>
<line>
"O que emerge ent*e a mime*e e mímica é *ma escri*a, um modo de r*presentaçã*,
</line>
<line>
que marginaliza a monu*entalidade da H*stór*a, que muito *implesmente *rreme*a
</line>
<line>
seu *oder de ser **delo, p*der esse su*ostamen*e a **rnaria *mitável. "
</line>
</par><par>
<line>
*aulo Frei*e (1979)
</line>
<line>
destaca q** uma sociedade colon**ada sofre com "cultura do a
</line>
</par><par>
<line>
silênc*o", em q*e se tra*a de uma c*ltura q*e s**ge da r*lação do domi*a*o c*m o **minante,
</line>
</par><par>
<line>
mas não signi*ic* que o dom*nante
</line>
<line>
im*õe uma cul*ura ao dom*nado, mas sim
</line>
<line>
que esta
</line>
</par><par>
<line>
"cultura do silêncio" é *esultad* *e relações estrut*ra*s entre amb*s. Estas r*lações *ntre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
dominado e o dom*nad** refl*tem * co*text*
</line>
<line>
*ocial, de certa maneir*, *s dominados
</line>
</par><par>
<line>
absorvem o* mitos cul*urai* *o dom*nador, o* *alo*es o estilo de vida da socie**de e
</line>
</par><par>
<line>
dominante. Lo*o, so*ied*de d*minada torna-se dependente da domin*nte e deixa ** ter a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sua pr*pria c**tu*a e ***sa a buscar * cul*ura do dominante.
</line>
</par><par>
<line>
Ac*m* de tudo, Celso Furtad* *bse*vava ** reais *aracte*í*ticas que determinavam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
su**ese*volvimento econômico, a elucidaçã* *os *on*eitos *o des*n*ol**mento e be*-es*ar
</line>
</par><par>
<line>
s*cial, a *ar*icipação *o *stado *m ass*mir um projeto **m intuito *e desenvol*er
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
socied*de, a importân*ia das m*dificações es*ru*ura*s rumo ao progresso.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina **, v. 16, n. 5, art. 12, p. 2**-*42, set./out. 2019 www4.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. P. G**çalves, R. A. *i*v*, D. *. Cunha, E. *. P*o Júnio*, S. *. P. V. Wan*erle*
</line>
<line>
236
</line>
</par><par>
<line>
O trabalho de F*rta** direc*onava como ag*r para o desenvolvimento, o mod* de
</line>
<line>
estabelecer uma polí*ic* econômica para que s*us plano* *osse* *ealmente con*truídos,
</line>
</par><par>
<line>
o*ser*a-se que *urtado busca*a re*uzir **s*gualdad*s ec*nômi*as, tentando
</line>
<line>
pr*mover um
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento ec*nôm*co e s*cial su*tentado.
</line>
</par><par>
<line>
É impor*ante obse*var qu* apesar de g*ande parte **s r*f*rênc*as sobre a *e*ria *ós-
</line>
<line>
co*onial se* d* orige* ang*o-saxã, alguns trabalho* já apont*m que outros autore* brasilei*o*
</line>
<line>
também tinham um* *ers*ect*va pós-colo*ial *m seus *rabalhos, como Gu*rreiro Ramos
</line>
<line>
(CAVALCANTI; ALCAD*PANI, 2016; FILGUEI*AS, 2012), Paulo Freire (PENNA, 2014;
</line>
<line>
DE LIMA; GERMANO, 20*3), e Si*viano S*ntiago (RIBEI*O; D*S PRAZERES, 2016). Da
</line>
<line>
m*sma fo*ma, acredita-se que o pen**ment* furtadiano tam*ém possa ser in*e*pretad* a partir
</line>
<line>
desta vis*o.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 *ensamento Furtad*ano sob*e desenvolvimento e subdesenvolv*mento: uma
</line>
<line>
vi s **
</line>
</par><par>
<line>
*ós-coloni*l "tu*iniquim"
</line>
</par><par>
<line>
Par* Celso Furtado, o obje*i** de seu
</line>
<line>
p*nsame**o a respe*to
</line>
<line>
do
</line>
<line>
dese*volv**ent*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
subdese*vo**imento era "de explica*, numa
</line>
<line>
*erspectiva macroeco*ômica, as *ausas e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mec*nismo do aumento per**st*nte da produtividade do fator trabalho e suas repercussões na
</line>
<line>
or*anização da pr*dução e na forma como se *istribui e *tiliza o produt* soc*al" (*URTADO,
</line>
<line>
1961, *.19).
</line>
</par><par>
<line>
A reflexão
</line>
<line>
de Furtado sobre subdesenvolvim*nto parte da constatação de que as
</line>
</par><par>
<line>
p**missas histór**as q** vi*biliza* o desenvolvimen*o n*o est**
</line>
<line>
pr*sentes nas *conomia*
</line>
</par><par>
<line>
*ubde*env*l*i*as.
</line>
</par><par>
<line>
"N*s p*íses s*bd*s*nvolv*dos, nem a penetração do progresso *ecnológico *acilit* a
</line>
</par><par>
<line>
solução
</line>
<line>
do* conflito* sociais de natureza substan*iv*, nem as massas q*e se
</line>
</par><par>
<line>
*cum*l*m n**
</line>
<line>
grandes *id*des possu*m uma co*sciênci* de classe der*vada de
</line>
</par><par>
<line>
a*tagonis*o* econômicos a*s proprietário* dos me**s de produç*o. A inad*quação
</line>
<line>
desses esquemas id*o*ó*icos é p*rticular*ente grave, em razão ** pr*eminê*ci* d*s
</line>
<line>
problemas polí*ic*s. Um tr**alho *ri*dor nes*e plano é ess*nci** e urgente. E para
</line>
<line>
qu* tenha eficác*a dev*rá r**lizar-se nos *róprios *a*se* subdese*vo*v*dos"
</line>
<line>
(FUR*ADO, 2003, *.101).
</line>
<line>
A pa*tir *este pe*samento de Furtado sobre o desenv*lvi*ento e subd*senv*lv*m*nto
</line>
</par><par>
<line>
(FUR*A*O, 1*61), as*im com* a questão histórica
</line>
<line>
de como iniciou o processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
industria*i*ação n* país e de*envolveu su* economi* (FURTADO, [1959], 2005), observa-se
</line>
<line>
u* *ínculo *ntre o p*nsamento F***a*iano e a* teorias pós-*oloni*is. Furtado ana*isou e atu*u
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 5, art. 12, p. 2*5-*42, set./out. 2019 www4.fsane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
De*envolvimento ou Subdese*volv*men*o B*asileiro? Uma Leitura Pós-Colonial
</line>
<line>
237
</line>
</par><par>
<line>
com* agente e**cu*ivo e
</line>
<line>
político do *esenv*lvimento e*onômi*o, *olítico e acadêmic*
</line>
</par><par>
<line>
prin*ipalmen*e ent*e os *nos de 1950 e in**io d*s 1*60.
</line>
<line>
F*rtado *oi cr*ti*o ao *pont*r que muitos dos probl**as relacionados ao at*aso
</line>
<line>
br*sile*ro estava r**acionad* a gr*n**s het*rogeneid*d*s **ciais, *rodu**vas * reg*onais, assim
</line>
</par><par>
<line>
como * demora em *e conso*i*ar o mer*ado *nterno e *e*esa de que de**ria haver *
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
p*lít*ca verdadeiramente brasile*r* (FU*TA*O, [1959], *005).
</line>
</par><par>
<line>
A sit*açã* periférica e a re*rodução *e grande* assimetrias *ocia*s c*iam bloqueios à
</line>
</par><par>
<line>
i*ovação e
</line>
<line>
à difusão ** pro*resso técnico, que inviabil*za* * valo*ização de recursos
</line>
</par><par>
<line>
inter*os, o **bdesenvolviment* é o produto de uma *ituação histó*ica que div*de o mu*do em
</line>
</par><par>
<line>
u** estrutur* "centro-perifer*a", e d* uma opção *olí**ca q** subordina
</line>
<line>
o
</line>
<line>
proce*so de
</line>
</par><par>
<line>
in*orp*ração do *rogre*s* técnic* ** *bjetivo de cop*ar os est*los d* v*da
</line>
<line>
das e**nomia*
</line>
</par><par>
<line>
centrai*.
</line>
</par><par>
<line>
Em 1958, durante o
</line>
<line>
governo de Juscelino Kub*tschek, *urt*do **t*ve à frente, como
</line>
</par><par>
<line>
int*r*entor, do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste (GTDN), emb*ião d*
</line>
</par><par>
<line>
S*D*NE, foi q**n*o alcanç*u
</line>
<line>
t*xa* d*
</line>
<line>
c*escimento *ara a região nordeste acima das taxas
</line>
</par><par>
<line>
da região su*este af*r*ou que a sua e
</line>
<line>
estratégia *ara crescer n* nor**s*e mesmo com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pro*lema da seca n** era q*e*endo superá-la, ma* *i* c*esce* apesar dela, ou sej*, a seca *ra
</line>
<line>
um problem* que *ão dever*a ser o ú*ico objeti*o (FURTA*O, 2004).
</line>
<line>
No*a-se que apesar das dificuldad*s eco*ômicas, polít*c** e soci*is existentes à é*oca
</line>
</par><par>
<line>
que ating*am a região do Nordeste, Fu*tad* conseguiu reali*ar u* ót*mo traba*ho, em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
região *té então e*qu*cid*. Pode-se af*rm*r q*e a região nordeste do B*asi* vivi* até ent*o *m
</line>
<line>
Colonialismo Interno (CA*ANOVA, 19*5; S*AVEN*A*EN, 1965).
</line>
</par><par>
<line>
A Teoria *o Subdese*volvimento po*e ser *ista, portanto, como u*a crítica
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
irr*cionalidad* de um mo*imento de incorp*ração d*
</line>
<line>
prog*esso téc*ic* que r*produz
</line>
</par><par>
<line>
conti***mente a depe*dênci* extern* e a assimet*ia social interna.
</line>
<line>
Pa*a Fur*ado (1**2), o subdes*nvol*imento se originava de c*ndi*ões histó*i*as
</line>
</par><par>
<line>
dec*rre*t*s d* proce*so interno de exp*o*ação e
</line>
<line>
do processo *xtern* de
</line>
<line>
dependência. A
</line>
</par><par>
<line>
amplia*ão d* dependên*ia ext*rna oca*ionava de i*ual manei*a a amplia*ão da taxa int*rna de
</line>
<line>
exploração.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo
</line>
<line>
*om Cepêd* (20*3),
</line>
<line>
na visão fur*adiana,
</line>
<line>
não ser*a possível
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento sem a realização d* reformas políticas, sendo * democracia o principal
</line>
</par><par>
<line>
r*curso para a constituiçã* do
</line>
<line>
projeto soc*a* e para a supe*a**o dos empecilhos do
</line>
</par><par>
<line>
su*desenvo*vimento.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sin* *I, v. 16, n. 5, a*t. 12, *. 225-242, s*t./out. 2019
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. Gon**lve*, R. *. S*l**, *. O. Cunha, E. S. Pio **nior, S. *. P. *. Wanderley
</line>
<line>
238
</line>
</par><par>
<line>
*urtado *inha *m mente que * q*e e**i*ibraria a *conomia e, *o* c*nseq*ênci*,
</line>
</par><par>
<line>
qu*stões *ociais *eria **a di*tribuição de rend*
</line>
<line>
*e *or** igualitári*, pr*mov**do **sim
</line>
</par><par>
<line>
equilíbrio *ocial, desta f*r*a s*rgia
</line>
<line>
*om *mpo*tância a ação do *stad* com um *r*j*to *ue
</line>
</par><par>
<line>
realment* possibilitasse o crescimen*o ec*nômico e socia* atra*és de ações políticas voltadas
</line>
<line>
a *upera* questõe* do *ubdesenvolvimento.
</line>
<line>
No*a-s* que estes pontos est*o indo ao enco*tro de ideias pós-colon*ais, mai* r*centes
</line>
<line>
de que existe *m imperialis*o *conô*ico que é fruto *e um sis**ma ec*nô*ico e geop*lí*ico
</line>
<line>
e *u* se d*ve *iscutir a respe*t* de **áticas f**mul**as pelos própr*os paíse* pe**férico* para
</line>
</par><par>
<line>
q*e tenh*m suas necessidades atendidas (JACK et
</line>
<line>
al., 2011). Prasad (2003) de*ta*ou q**,
</line>
</par><par>
<line>
*om o fi* da colonização de o*d** polí*i*a, *riaram-*e
</line>
<line>
ou*ros meio* de se manterem as
</line>
</par><par>
<line>
antigas *o*ô*ia* sobre uma f*rma cultural, social e **ono*i*amen*e sub*lterna*.
</line>
<line>
Além d*sso, percebe-se que mesmo es*a*sos os e*tudo* relaciona*do C*lso *urt*do
</line>
<line>
com os Estu*os *rga*izacioan*is no Br*si* já começam a su*gir (WANDERLEY; F*RIA,
</line>
<line>
2012; WAND**LEY, 2015).
</line>
<line>
4 CON*IDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Neste trabalho demonstramos com* * pensamento furtadiano, pri*cipa*me*te sua ide*a
</line>
</par><par>
<line>
relacionada a* desenvolvi*ento e subdes*nvolvimento, está retratado
</line>
<line>
*os conce*tos t*oria
</line>
</par><par>
<line>
pós-colonial que e*ergiu como teo**a após as p*inc**ais obras d* *elso Furtado. Concl*ímos
</line>
<line>
que Cel*o Fur*ado n*o só c*itica a forma *o*o * paí* se d*senvolveu e re*lizou *uas políti*as
</line>
<line>
econômica* e socia*s, além de convid*r o lei**r e a comunidade acadêmica **mo *m todo a
</line>
<line>
*er *ma vis*o reflexiva sobre tai* assuntos, buscando a prá*is q*e pos*ibilit*rá a mudança.
</line>
<line>
Furtado apre*en*a*a *onceitos de países desenvolvidos e *ubde*e*volvido*, cuja
</line>
</par><par>
<line>
*órmula
</line>
<line>
do crescimen*o dos pa*ses desenvolvidos se*i*
</line>
<line>
at**vés de fa*ores relacio*ados
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
conhecime**o de novas concepç**s *écnicas, enquanto os países subdesenv*lvidos
</line>
<line>
inc*rporariam o qu* fosse permitid* pe*os países d*senvolv*dos, ge*almente *e**olo*ias
</line>
<line>
obsoletas.
</line>
<line>
Fur*ado *ez severas crít**as à forma como se deu o proc*sso ** *ndust*i*lização no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, o *resci*ento e*onômico
</line>
<line>
na s ua
</line>
<line>
visão deveria absorver razões de transformação
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
man**ras de se produzir, *e*sava em alg* intimamente re*ac*ona*o c*m aumento da *rodução
</line>
<line>
e *umento da *enda da pop*laçã*.
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, Teresin*, v. 16, n. 5, art. 12, p. 225-242, set./out. 2019
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Desenvolvi*ent* *u Su*desenvolvime*to Br*sileiro? Uma Lei*ura Pó*-Colonial
</line>
<line>
239
</line>
</par><par>
<line>
Furtado en**ndia *ue par* a constru*ão do *esenvo*vimento social seria ne**ssári*
</line>
<line>
estabelecer conjun*uras ec*nômi*as que p*dessem proporcionar novos camin*os de
</line>
<line>
crescimento, cami*hos *stes *ndependen*es de o*tras nações.
</line>
<line>
O Estado f*rte deveria ser o **tal***dor deste projeto de desenvolviment* social,
</line>
<line>
sendo e*e o element* prin*ipal dentro deste c*nário, Ce*so Furtado *b*rda *s que*tões daquilo
</line>
<line>
que s*o c*nside*adas necessidades bá*icas, ig*aldad* de *ireit*s e acessos a ben* e *erviç*s.
</line>
<line>
Da mesm* forma, * pós-coloniali*mo criti** a id*ia de se utilizar um de*envolvimento
</line>
<line>
ec*nômico, so**al e c*ltural **sea*o na *ependênci* *strang*ira. O dis**rso pó*-colon**l vai
</line>
<line>
de en*ontro às idei*s univers*list** e etnocêntr*c*s *mpel*das *elas nações ditas d*senvolvidas
</line>
</par><par>
<line>
com d*staque para as d* língua anglo-saxã que dominam o meio de produ*ã* intelectual
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conheci*e*to.
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, Furtado apresenta solu*ões a*t**nat*v*s, *ro*on*o d*bates, estratégias,
</line>
<line>
id*i*s, f*rmas *e fazer políticas e métodos que combat*m a* desigualdades e exclusão social,
</line>
<line>
s*mpre se p**tando em refo**as estrutu*a*s que po*sibilitem *edi*ecionar o de*envolvi*ento
</line>
<line>
** nação.
</line>
<line>
Por f*m, o pri*cipal ob*etiv* do *raba*ho é d*stacar que * pensame**o Furt*diano pode
</line>
<line>
s*r ente*d*do a partir de uma vis*o p*s-colon*al, alé* de agregar ao* e*tudos organizac**na*s
</line>
<line>
*ais um e*em*l* de intér*rete do Brasil que con*ribuiu para o de**n*olv**e*to d* país, a*ém
</line>
<line>
de da* *oz a este grande pensado* brasileiro e *on*idar o meio acadêmico a ref*etir sobr* as
</line>
<line>
*uas própria* pe*qui*as e a ma*eira c*mo as desenvolvem, sej*mos *efl*xivos.
</line>
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Como Refere**iar este A*tigo, confo*me *BNT:
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GONÇALVES, *. P; *ILVA, *. A; CU*HA, D. O; PIO JÚNIO*, E. S; WANDERL*Y, *. P. V.
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Des*nvo**ime*to ou Subdesenvolvimento **asileiro? *m* Le*tura Pós-Col*nial de Cels* Fu*t**o e
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sua *elev*ncia para os Es*udos Organizacionais. Rev. F*A, Teresi*a, v.16, n. 5, art. 12, p. 225-242,
</line>
<line>
set./out. 2019.
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*ont*ibuição dos Autor*s
</line>
<line>
C. P. Go**alv**
</line>
<line>
R. A. Silva
</line>
<line>
D. O. Cunha
</line>
<line>
E. S. Pio Júnior
</line>
<line>
. *. P. V. Wa*derley
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e pl*n*jamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*is* e interp*e*ação dos da*os.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elab*r**ão do r**cunho ou na revisão c*íti*a do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na ap*ovação da versão fi*al do manus*rito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresi*a, v. 16, n. *, art. *2, p. 2*5-242, set./out. 2*19
</line>
<line>
ww**.fsan*t.co*.br/revist*
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)