Fatores de Influência na Intenção Empreendedora à Luz da Teoria Visionária de Filion / Factors of Influence in Entrepreneurship Intention in the Light of Visionary Theory of Filion

Thiago Rodrigo de Oliveira Araújo, Daniel Felipe Victor Martins, Alexandre Rodrigues Santos

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo identificar variáveis da Teoria Visionária de Filion que exercem maior influência na intenção empreendedora de discentes dos cursos de Administração e Engenharia Civil, de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas da cidade de Teresina, estado do Piauí, Brasil. A abordagem metodológica, de natureza quantitativa, utiliza técnicas estatísticas de análise descritiva e multivariada de dados a partir da aplicação da regressão logística, com auxílio do Software Statitical Package for Social (SPSS) para o processamento dos dados coletados através de questionários online enviados para o universo de 1.664 alunos de instituições do ensino superior pública e privada da cidade de Teresina, estado do Piauí. Após a pesquisa, diagnosticou-se que as dimensões da teoria de Filion que exercem maiores influências na intenção empreendedora são a percepção individual e a energia.

 

Palavras-chave: Empreendedorismo. Teoria visionária de Filion. Fatores de influência na intenção empreendedora. Perfil empreendedor.

 

ABSTRACT

This research aims to identify variables of the Visionary Theory of Filion that further a greater influence on the entrepreneurial intention of students of the Administration and Civil Engineering courses of Public and Private Higher Education Institutions (IES) of the city of Teresina, state of Piauí, Brazil. The methodological approach used was quantitative, using statistical techniques of descriptive and multivariate analysis of the data from the application of logistic regression, with the aid of the Software Statistical Package for Social (SPSS) for the processing of data collected through online questionnaires sent to the universe of 1,664 students from public and private higher education institutions in the city of Teresina, state of Piauí. After the research, It has been diagnosed that the dimensions of the Filion theory that exert major influences on entrepreneurial intent are individual perception and energy.

 

Key-words: Entrepreneurship. Visionary theory of Filion. Factors influencing entrepreneurial intent. Entrepreneurial profile.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.6.2

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