<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 6, art. 7, p. 140-153, n*v./*ez. *019
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.6.*
</line>
</par><par>
<line>
Temas Centrais nas Confissões d* S*nto Agost*nh*
</line>
<line>
Centr** Themes in the C**fessions of *aint August*ne
</line>
</par><par>
<line>
Jo*é *rancisco *e Assis Dias
</line>
<line>
D**tor e* Filosofi* pel* Ponti*í*ia Univ*rsidade Urbaniana
</line>
<line>
p*of*ssor Adjunto da ***versidad* Estadual do Oes*e do Paran*
</line>
<line>
E-mail: prof.d*as.br@gmail.com
</line>
<line>
Jú*io* Luiz Ferreira d* Cunha
</line>
<line>
Gra*ua*do em Fil**ofia pe*a U*iversidade *s**dual do O*ste do Paraná
</line>
<line>
E-ma*l: *uniorlcu*ha@hotmail.c*m
</line>
<line>
Antônio Rangel d*s Re*s
</line>
<line>
Graduação e* Fil*so*ia pe*a Univers*da*e *stadual d* Oes*e do Paraná
</line>
<line>
E-ma*l: arangelreis@hotmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Jose Franci*c* d* A*si* Dias
</line>
</par><par>
<line>
*niv**sidade Estadual *o *este *o Paraná, Ca*pus
</line>
<line>
Edit**-C*efe: Dr. Tonny Kerley de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
T*l*do. Rua da F**u*dad*, Jardim L* Salle 8590**00 -
</line>
<line>
Rodri*ues
</line>
</par><par>
<line>
Tol*do, PR - Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Júni*r Luiz Fe*reira *a Cunha
</line>
<line>
Ar**go recebi*o em 07/05/2019. Ú*tim*
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
Universidade E*t*dual do *este do **raná, C*mpus
</line>
<line>
recebida em 23/05/*019. Ap**vado em 24/05/2019.
</line>
</par><par>
<line>
Univers*tário de *oledo. Rua da Faculdade, Ja*dim La
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Temas Cen*rais n*s Co*fissões de Santo Agostinh*
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
*nal*sam-se os t*mas centrais nas Confissões d* Santo Ago**inho,
</line>
<line>
a saber: tempo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
eternidad*, C**at*o ex nihi**, lib*rd*d* * graça, bem * mal, po* serem os *emas princi*a*s no
</line>
<line>
pon*o de vista filosófico de A*o*t*nho. De fato, q*ando se indaga (p*e**n*e) **bre algo
</line>
</par><par>
<line>
rela*ionado ao tempo, o p*ns*ment* leva aos *contecim*ntos
</line>
<line>
qu* se presenciou
</line>
<line>
(passado)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tem-se a impres**o de que algo vai *contecer (futuro), mas não s* s*be exata*ente quan*o *
</line>
</par><par>
<line>
t*mpo iniciou e se vai acabar. Ago*tinho ap*e*enta conceito de tem*o, bem co*o *e o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tempo é eterno
</line>
<line>
com bas* nas *ersões bíb*ic*s, para ele e*istiu um in*cio e ha*e*á u* *im,
</line>
</par><par>
<line>
p*i*, a **ernida*e é a*e**s at*ibu*o *e Deu*. A lib*rdade e a Gr*ç* *ão
</line>
<line>
pres*ntes d* Deus
</line>
</par><par>
<line>
da**s *o Homem; atr*vés da liberdade o Homem a*e como sujeito do seu arbítrio, port*nto,
</line>
</par><par>
<line>
responsável; através
</line>
<line>
da *raça o Homem tem a "força" espiritua* para a*ir. Por fim,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
problema d* mal, ou sej*, a di*erenç* e*tre o *em e o mal, quando questi**ou a *xistência *o
</line>
</par><par>
<line>
mal, afirman*o que,
</line>
<line>
na
</line>
<line>
verdade, seria a ausência do
</line>
<line>
bem,
</line>
<line>
**sinuando que
</line>
<line>
se tu*o foi criado
</line>
</par><par>
<line>
por Deus, *oi cri*do de forma perfei*a, ou seja, apenas o bem foi criad*, sendo o *al p*oduto
</line>
<line>
da liberdade que *eva o Ho*em a pecar, o* seja, o mal é * próp*io pe*ado.
</line>
<line>
Pa*avras-Chave: Tempo e Ete*nidade. Bem e Mal. San*o A*ostinho.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
We analyze the ce*tral themes *n the Confessi*ns of Saint Aug*stine, namely: time a**
</line>
<line>
eternity, cre*tio ex nihilo, *reedom and grace, good *n* evil, f*r *eing the main themes i* the
</line>
<line>
philo*ophical point of v*ew o* A**ustine. In fact, w*en one *nquires i*to some*hing related to
</line>
<line>
time, th*ug*t *ead* to events *hat have been wit*es*ed (pa*t) and one has *he *mpre*sion tha*
</line>
</par><par>
<line>
so*ething will hap**n (future), **t one does not
</line>
<line>
k*o*
</line>
<line>
exactly
</line>
<line>
wh*n ti*e s**rted and will
</line>
</par><par>
<line>
end. *u*ustine presents the conc*pt of time, as *ell as whethe* time is e*ernal base* on *he
</line>
</par><par>
<line>
b*blica* versions, for *t ther* was a beginning and *here *il* be
</line>
<line>
a* end, for eter*ity is o*ly
</line>
</par><par>
<line>
Go*'s *ttribute. Fr*e*om *n* Grac* are gifts *f God give* to man; t*rough fre*dom man acts
</line>
<line>
as the subj*ct of his ag*ncy, ther*fore responsible; thro**h grace man h*s the spi*itual
</line>
<line>
"strength" to act. Finally, the pr*blem of evi*, that i*, *he *ifference bet*een goo* **d evil,
</line>
</par><par>
<line>
*hen he qu*stioned the
</line>
<line>
exist*nce o* e*il, affi*m*ng *hat, *n fac*, i* would be
</line>
<line>
the absence of
</line>
</par><par>
<line>
good, impl*ing that if eve**thing was create* by God, it was *rea*ed in a **r*ect way, tha* is,
</line>
<line>
only go*d was created be*ng *vil, a product of freedom th*t le*ds man t* sin, that is, e*il is
</line>
<line>
sin it**lf.
</line>
<line>
Keyw*rds: Time *nd Ete*nity. Creatio ex Nihilo. Good and *ad. Sai** Augustine.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*r***n* P*, v. 16, n. *, a*t. 7, p. 14*-153, nov./dez. 2*19
</line>
<line>
w*w4.**anet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. F. A. Dias, J. L. F. Cunha, A. R. Rei*
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O texto que ora se ap*esenta se de*ruçará sobre
</line>
<line>
a obra Co*f*ss*es1 *e Santo
</line>
</par><par>
<line>
Ago*ti*ho b*s**ndo, mesmo de fo*m* superficial, mostra* o
</line>
<line>
pensamento Agosti*ia*o, *ais
</line>
</par><par>
<line>
esp*cif*camente, à **z d* q*atro quest*e*: (I) Tempo e Eternida*e; (II) *****io ex ni*ilo
</line>
<line>
(Criação a partir do *ada); (III) Liberdade e Graça; (IV) Bem e Mal. Lo**e de estarm**
</line>
<line>
t*ntando *stabele*er *ma r*l**ão cla*a * concre** entre os te*as há pouco mencionad*s, isto
</line>
</par><par>
<line>
é, for**la* u*a
</line>
<line>
es*rutura conceitua* digna de r*flex*es profunda* * elucidativ*s,
</line>
</par><par>
<line>
caminhare*os rumo a um* com*re*n*ão *rimária de um au**r *ão importante * h**tória d*
</line>
<line>
Filo*ofi*.
</line>
<line>
Nosso p*opós**o, *ntão, visto **e Sant* *gostinho viveu entr* os anos *54 * 430, é
</line>
<line>
depr*ender acerca de *ua contrib*ição signif*c*ti*a pa*a a Filos*fia e * sociedade Oc**e**al,
</line>
</par><par>
<line>
cont*ibuição essa que s* perpe*ua a*é os dias de *oje, já *a *eg**da
</line>
<line>
dé*ada do século XXI.
</line>
</par><par>
<line>
Além *e su* importante ex*r*ssã* no ca**o filosófi*o, não p**emos **ixar de m*n*io*a*
</line>
</par><par>
<line>
sua forte presença
</line>
<line>
n* campo teológico. ** e*tant*, bu*car*mo*, já compreen*en*o n*o
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
a*ena* **mplexo, c*mo também i*pos*ível uma total cisão em seu pensamento, voltar-n*s
</line>
<line>
com *aior intensidade ao que se te* por filosofia.
</line>
<line>
Logo, o t*rmo "Santo" que anteced* e, com a in*luência da doutri*a c**stã, se a*r*gou
</line>
</par><par>
<line>
a s*u nome, a*ui não se*á
</line>
<line>
e*c*r*do co* o simbol*smo *a*o pel*
</line>
<line>
movimento ecumê*ico.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, se* pens**ento **e *arr**a em si o *a*áter te*lógico não abarc*re*os c*m r*gor
</line>
</par><par>
<line>
t*ol*gico. Portanto, levaremos
</line>
<line>
a cabo o
</line>
<line>
*ue e**e*dermos por filo*o*ia e busca**mos
</line>
</par><par>
<line>
compreender *través de um* perspectiva fi**sófica *eu *e*same*to teol*gi*o. * que ent*o,
</line>
<line>
doravante, parec*r engan** episte**lógi*os será a fa*t* de exati*ão em disti*guir a Fil*so*ia
</line>
<line>
da Teol*gia no pe*same*t* d* Santo Ag*stinho, não *or de*érito de quem vos escreve, mas
</line>
<line>
p*la forma com* o p*nsa*ent* Agostini*no tan*enci* esses dois campos.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TE*R*CO
</line>
<line>
2.1 Tempo e e*ernidade
</line>
<line>
É prová*el que ** nos t*nhamos pergunt*do: "O *ue é o t**po?", "O tempo existe?",
</line>
</par><par>
<line>
"C*mo p*rcebem** o tempo?", outr* e
</line>
<line>
infinida*e de
</line>
<line>
perguntas * t*o enigmátic* tem*;
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Ab*il Cult*ral, 1*80. (Os p*n**dores)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 7, p. 140-153, n*v./dez. 2019
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*e*as C*ntrais na* Confis*õe* de Sa**o Ag*stinho
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
m*smo o*or** com o f*l*sofo de Hi*on*, digo, Agostinho, que em sua obra Confissões, mai*
</line>
<line>
*s*ecificam*n*e no L*vro XI, faz uma refle*ão tanto do te*po, co*o, *amb**, d* eternidade,
</line>
<line>
out** te*a enigmát**o *ar* t*dos nós. V*sto *u* con*ição *entro do *eio cr*stão, o filósofo
</line>
<line>
defen*e em sua obra su* fé no bom *eus, e faz sua r*flexão ac*rca dos t*mas há p**co
</line>
<line>
citados sob a *ers*ectiva das *agradas Escritu*as, para ser m*is exa**, no livro de Gênesis,
</line>
<line>
em que a autoria é atribuída a Moisés.
</line>
<line>
**sso f*lós*fo e* questão, para sua reflexão, pa*te do t*echo de Gn 1:1, "No princípio
</line>
</par><par>
<line>
criou Deus *s cé*s e * ter*a"2, e*tendemo* que esse "princíp**" é a et***idade, i*to é,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
próprio **us, *ois, para o fi*ósofo, o temp* só veio a
</line>
<line>
existi* no momento em qu*
</line>
<line>
"céus e
</line>
</par><par>
<line>
terr*" fora* criados, de mod* que Deus, o *ria*or do tempo, e*tá para alé* dele, ou seja, o
</line>
<line>
te*po não an*ece*e sua existência (a de *eus), mas *ó e**st* após Tê-*o c*iado. Diante d*sso,
</line>
<line>
*ara a compreensão d* *odo como se dá a criaç*o d*s "céus e terra" e simultan*ament* do
</line>
<line>
Tempo, * Sa*to Filósofo no* gu*a por um caminho que tem por objet*vo mos*rar *o*o se d**
</line>
<line>
esse p*o*es*o de criação.
</line>
<line>
**iado pelos versículo* se*uintes ao que foi retr*c*tado, Agostinho concl** q*e *udo
</line>
</par><par>
<line>
foi cr**do atr*vés da Palavra *e D*us, o que e*pressa o ca*áter *riador que somente
</line>
<line>
pode
</line>
</par><par>
<line>
advir Dele, isto é, um escultor ao *ri*r uma *bra ut*l*za o que j* ex*ste, seja madeira, p*dra,
</line>
</par><par>
<line>
our*, *tc., Deus, no entant*, e* sua cr*ação não usa q*e já existe, *ois ai*da não ha*ia o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que existia a*tes *e*e t*r criado o
</line>
<line>
qu* v*io a exis*ir. Logo, Deus, ao criar "c*us e terra"
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
simultaneam*nt* o Te*po, *tilizou so*ente o que *le po*ia, sua Palavra Criado*a.
</line>
<line>
Co*o então a Palavra Cr*ad*ra pode se* pr*ferida se ainda não havia e* que el* se
</line>
<line>
propagar? E mais, se não havia o que *u quem pudesse *u*i-l*? E ainda, todo disc*rs* inicia
</line>
<line>
e a*ab*, e se inicia e ac*ba nã* * e**rno, logo tem um tempo, ou melh*r, sua constânci* está
</line>
<line>
no tempo, e se o tempo ainda n*o h*via ante* de Deus tê-lo criado, sua Palavra C*iadora *ão
</line>
<line>
p*de ecoa* *o qu* não há.
</line>
<line>
A P*l*vra Cri*do*a de *eus, então, p*ra o fil*s*fo *e Hi*ona, é coeterna co* Deus, e
</line>
<line>
ecoa por t*da a eternidade. Diante dis*o * que * possív*l, me*mo nã* havendo * que exis*i*,
</line>
</par><par>
<line>
Deus fazer existir, isto é,
</line>
<line>
criar "c*us * t*rra", *través de sua Pa*avra Criador*. Ma*
</line>
<line>
e*tã*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
qu* faz** De*s e sua Pal*vra *riadora antes de tu*o
</line>
<line>
criar? Se Deus já
</line>
<line>
era, por **e
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
cont*nuou sendo sem *ada ***ar? E de on*e p*oveio sua vontade d* criar?
</line>
</par><par>
</page><line>
2 *ÍBLIA A. T. Gê*esi*. In: A *ÍB*IA ANOT*DA = Th* Ryrie Study Bible / *exto bíblico: Versão *lmeida,
</line>
<line>
*evist* e anotada e atualizad*, com introdução, esboço, refer*ncias lat*rais e notas por Ch*rles Caldwel* Ryr*e;
</line>
<line>
Tr*d. Ca*los Oswald* *ardoso Pinto, - S*o Paulo: Mundo Cristão, 19*4.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**sin* PI, v. 16, n. 6, *rt. 7, p. 140-15*, no*./dez. 201* www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. F. *. Dias, J. L. F. Cunha, A. *. Reis
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
**os*inh* resp**de às perguntas h* pou** colocadas fazendo a distinção entre * que é
</line>
</par><par>
<line>
Eterno e o que n*o é, ou seja, qu* está no Tem*o. Deus, como mo*t*amos, e sua *alav** já
</line>
</par><par>
<line>
Cri*d*ra são *ternos e, desse modo,
</line>
<line>
não
</line>
<line>
s* p*d* ***icar
</line>
<line>
*obre eles conjugaç*es de ve*bo*
</line>
</par><par>
<line>
tanto no passado, co*o no f*t*ro. Assim, Deus não "fazia", el* é o *azer e só *od* *aze*, pois
</line>
<line>
se tivesse feito se*ia no *a*sado, se fosse fazer no *uturo, * como * eterno não l*e *á p**sado
</line>
<line>
*em f*turo. Agostinho3 nos confirma isso diz*ndo q*e "Na eternida*e [...] nada *assa, tudo é
</line>
</par><par>
<line>
pre**nt*, ao passo que o t*mpo nunca é todo
</line>
<line>
*resente". A vontade, então, de c*iar "c**s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
terra" não pode ter surgido, *o*s pr*ssupõ* a ideia de tempo, e nos diz *gostinho* sobre Deus,
</line>
<line>
"Criaste* *odos os tem*os e existis antes de todos os tempos. N*o é concebível um tempo em
</line>
</par><par>
<line>
q*e possa dizer-se que não
</line>
<line>
h*via tempo". Logo, se o temp* só é te*po após ser cr*a*o ***
</line>
</par><par>
<line>
Deu*, Deu*
</line>
<line>
anteced* o tempo e, portando, está fora dele, o que se conclui q*e a *ontade de
</line>
</par><par>
<line>
criar não sur*iu *m determinado tempo, mas
</line>
<line>
que e**eve sem*** *e*e, e mai*, n*o se *ode
</line>
</par><par>
<line>
dizer que **e manifes*ou sua v*ntade e* de*erminado temp*, pois o tempo só veio a ser
</line>
</par><par>
<line>
*empo a*ós *le criá-lo. Diante *isso, tem*o *
</line>
<line>
assim *omo "céus e terra" *ão frutos da sua
</line>
</par><par>
<line>
vontade.
</line>
</par><par>
<line>
Mas, de fato,
</line>
<line>
"O q*e é [...] o t*mpo? S*
</line>
<line>
ningu*m mo *erguntar, eu *ei; se o qu*se*
</line>
</par><par>
<line>
explicar a quem me fi*er a pergunta, já não sei".5 Q*ase **dos nós nos c*nve*cemo* de *u*
</line>
<line>
s*bem*s * que é o tempo e, *demais, o divi**mos em *ass**o, presente, f*turo e, se n*o
</line>
</par><par>
<line>
bastasse, o med*mos
</line>
<line>
com *oras, d*as, anos, etc., e, mesmo assim, não *o**eguimos a*irmar
</line>
</par><par>
<line>
*om certe*a o qu* é * tempo. Sobre isso diz Agostin*o:
</line>
<line>
D* **e modo existem aquel*s dois tempos o passa*o * o futuro , *e o pass*do
</line>
<line>
já n*o **is*e e o futu*o ainda *ão veio? Quant* ao pr***nte, se f*sse sempre
</line>
<line>
present*, e não pas*asse para o pret*rito, j* n** seria tempo, mas e*ernid*d*. Mas se
</line>
<line>
o present*, para se* tempo, tem *ecessariamente d* passar para o pretérito, com*
</line>
</par><par>
<line>
podemos afirmar que ele exi*te, se a causa da
</line>
<line>
s*a exist*ncia é a *esm* pela qual
</line>
</par><par>
<line>
deix*rá de *x*stir? Par*
</line>
<line>
que digamos que o temp* v*rdadei*amen*e e*iste, por que
</line>
</par><par>
<line>
tend* a não ser?6
</line>
</par><par>
<line>
No excert* podem*s verifi*ar * quando é aporético afi*mar a val*dade *a* três gra*des
</line>
<line>
di*isõ*s que fazemos do tempo. V*s*o q*e o passad* é alg* que só *ode existir não existind*
</line>
<line>
e o *uturo do mes*o *odo. O* seja, se *em*s o t*mpo como algo contí*uo e que tem um
</line>
<line>
iníc*o e um fim, já que *ão é eterno, ele nã* pode ser estát*c* na medida em que * perceptíve*
</line>
<line>
a nó*. Logo, o temp* que p**sa não pode mais ser prese*te pois pas*ou, des** modo *stá
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 7, p. 140-153, no*./*ez. 2**9
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*emas *entrais nas Confissões de Santo Agostinho
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
deixando de ser, como e*tã* d*zer *ue o passado é s* e*e já não é. E *uan*o ao futuro, se
</line>
<line>
compreendermos que *ossa realidade se dá através d* uma co*t*n*idade, como *á c*locamos
</line>
<line>
antes, é pre*umível que o **turo só p*d* ser quando * pres**te já não for, e se o pre*e*te já
</line>
<line>
for, conclui-se que o q*e te*os é o passado.
</line>
<line>
Descartamos, *ssim, * possib*lidade *e haver tanto o passado, como também o futuro,
</line>
<line>
resta-nos somente o presen*e. Entretanto, o temp* não pod* se* apena* p**se*te, p*is presente
</line>
</par><par>
<line>
que é apenas presente *ão é t*mpo, é
</line>
<line>
etern*dad*, e e*e*nidade não pode ser tempo, poi*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
De*s, * De*s cri** o t*mpo e, portant*, está **ra dele. *e modo
</line>
<line>
qu* o t*mpo nã* é eterno.
</line>
</par><par>
<line>
Logo:
</line>
</par><par>
<line>
Se puderm*s **nceber um espaço *e te*po que não s*ja suscetível de ser
</line>
<line>
subd*vi*id* em mais partes, por mais *equenina* que sejam, s* a esse podemos
</line>
<line>
chamar tempo pre*ente. *as est* voa *ão rapidamen** do futur* ao p*ssado, que não
</line>
<line>
t*m nenhuma duraç*o. Se a tivesse, *ividir-*e-ia em pa**ado e futu*o. Logo, o tempo
</line>
<line>
presen*e não *em *e*hum e*pa*o.7
</line>
</par><par>
<line>
Não tendo tempo *resent* *spaç* algum, c**o então o
</line>
<line>
pode no* se* per*eb*vel
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ovi*ent* do que foi *ria*o por Deus senã* no t*mpo?
</line>
</par><par>
<line>
Quando obs*rv*mos algo, por exe*plo, o pont*iro maior do r*l*gio, que demora *erto
</line>
<line>
tempo para dar *ma vol*a para que então *ossamos dizer que pa**ou uma h*ra, o q** é que se
</line>
</par><par>
<line>
pas*ou, se *ão o *empo? S*ria apenas *ovi*ent*? Ou
</line>
<line>
o movimento é o tem*o? *e
</line>
</par><par>
<line>
mo*ime**o é te*po, *ntã*, cada objet* que *e movi**nta te* seu próprio *empo, m*s com*
</line>
</par><par>
<line>
e**ão podemos utili*** o mov*mento de
</line>
<line>
u* *bjeto para *alcular tempo de mo*iment* o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
o*tro obj*t*? * mais, quan*o um objet* está imóve*, conseguimos dizer que ele es*á imóv*l
</line>
<line>
há deter**nado t*mp*, no entanto, se tempo * movi*ento, * objeto não po*e e*tar parado há
</line>
</par><par>
<line>
cert* tempo. Logo, tempo n** movimento. E, se temp* não é mov*mento, * que é entã*? é
</line>
<line>
Agostinho nos *esponde dizend*:
</line>
<line>
* que agora clar*ment* t**nsp*r*c* * que *em h* **mpos futuros nem *retéritos. É
</line>
<line>
impróprio a**rmar que os temp*s são três: pre*érito, pre*ente e f*turo. Mas tal*ez
</line>
</par><par>
<line>
fosse próprio dizer qu* os tempos
</line>
<line>
são **ês: presente das coisas *assadas, presente
</line>
</par><par>
<line>
das pre*ent**, presen*e das futuras. Existe*, pois, estes três tempos n* minha mente
</line>
<line>
que *ão v*jo em ou*ra parte: lembra*ç* *resente das *oisas passadas, visão *resente
</line>
<line>
das coisas presentes e esperança presen*e *as coisas futur*s. Se me é lícit* *m*re*ar
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*in* PI, v. 16, n. 6, art. 7, *. 14*-1*3, nov./dez. 2*19
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.br/r**i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. F. A. Dias, J. L. *. Cunha, A. R. Reis
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULT*D*S E D*SCUSS**S
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Creatio ex nihilo
</line>
</par><par>
<line>
Creatio e* nih*lo, ou c*iaçã* a part** d* nada, é um problema que se mostra com mai*
</line>
<line>
f*rça dentr* do cam*o *a filoso*i*, pois, no ca*po teológic* se tem a fé *omo uma es*écie de
</line>
<line>
solucionador*, ist* *, "**o compre*ndo, mas tenho *é". Po* ou*ro lado, na filosofia, "n*o
</line>
</par><par>
<line>
comp**endo, mas
</line>
<line>
pretendo compreend*r", logo, Creatio ex nihilo d**e ser mo*trada d**t*o
</line>
</par><par>
<line>
*os padrões fi*osófico* para q*e *e d* s*a valida**. Nosso filósofo *az *sso com b*se, mesmo
</line>
</par><par>
<line>
que tomando outros r*mos,
</line>
<line>
*o mode*o *la*ônico e nas Santa* E*crituras, G* 1:1-2, "No
</line>
</par><par>
<line>
princí**o
</line>
<line>
criou *eus os
</line>
<line>
cé** * a terra. A terr*, p**ém, e** sem *orma e vazia (invi*ív*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desorgan*zada); havia tre*as sobre a face do abismo, e o **pírito *e *eus *ai*ava por sobre as
</line>
<line>
águas"9.
</line>
<line>
"Deus c*iou no princípio", isto é, anterior * t*do tempor*lmente, poi* o tempo ainda
</line>
<line>
n*o havia, e se n** há tempo, há a ete*nidade, e Deus é ab*ol*to e e*erno, portanto não há o
</line>
<line>
que lhe é *n*erior, nem o que lhe suceda. A criação, ent*o, de De*s dos "céus e ter*a" ** pode
</line>
</par><par>
<line>
ser a part*r d* nada. N**a *ue não é, e n*m podia
</line>
<line>
s*r sem antes *eus tê-l* *ria*o. *ada,
</line>
</par><par>
<line>
então, não *eve *er *ncarado como ausên**a de ser, mas como nã* ser absoluto, e se *ão é, o
</line>
<line>
único mo*o de Deu* cr*ar a partir d* nada * criando o nada. O q*e é, *ntão, este nada?
</line>
<line>
Para compreen*ermos c*mo se dá a criação, precisaremos colocar um eve*to *e c*da
</line>
</par><par>
<line>
vez, isto é, precisaremos estabelecer
</line>
<line>
cer*a ordem sob*e eles, n* *ntanto, isso não ocorreu de
</line>
</par><par>
<line>
*at*, pois Deus é ete*n*, e se é *te*no, logo tu*o o que f*z, fez ao mesmo *n*tante, poi* *ão
</line>
<line>
ha*ia tempo pa*a que um eve*t* possa *er a*tes ou depois de o*tro. Entret*nto, nós que n*o
</line>
<line>
co*preendemos a plenitude da eternidade, e n*m De*s em absoluto, e que estamos colocados
</line>
</par><par>
<line>
no temp*, só compre*n*emos
</line>
<line>
os
</line>
<line>
e*e*tos um em *ucessão ao ou*ro. Partind*
</line>
<line>
*i s s o,
</line>
</par><par>
</page><line>
col*c*remo* a criação de D*us como uma su*essão de *ventos, sucessão esta não no *empo,
</line>
<line>
mas em ordem l*gic*.
</line>
<line>
"No *rincípio criou Deus *éus e te*ra", *éu* po*e ser compreendido como a pri*e*ra
</line>
<line>
*riação d* Deus, ou seja, o que é invi*íve* ao h*m*m, sua mansão c*le*tial, e to*os os se**s
</line>
<line>
que ali *a*itam, anjos, a*canjos, serafins, quer**ins, etc., tudo *ue não é eterno, *as que *stá
</line>
<line>
*iante da face Deus e, por iss*, p*rtici*a da *ternidade. Mas *e pa*ticipa da ete*nidad*, *or
</line>
<line>
9 *Í***A A. T. G*nes*s. *n: A BÍ*LIA ANOTADA = The Ry*ie Stu*y Bible / Texto bíblico: Versão Almeida,
</line>
<line>
Revist* e ano*ad* e Atualizada, co* introd*ção, esb*ço, r*fe*ências laterais e no*as por *harles Caldwell Ryrie;
</line>
<line>
Trad. Carlos Oswa*do Cardoso Pinto, - São Paulo: Mund* Cris**o, 1994. (Parênteses meu).
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 16, n. 6, art. 7, p. 140-153, nov./dez. 2019 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tem*s Cent*ais *as Co**is*ões ** Santo Ag*stinho
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
que não é eterno? Porque Deus os criou, os céus então, mantido*
</line>
<line>
pelo Divino,
</line>
<line>
n** têm u*
</line>
</par><par>
<line>
fim, mas têm um i*ício, logo o céu foi criado e se é cri*ção nã* * eterno.
</line>
</par><par>
<line>
A te*ra qu* descr**a com* "sem forma e vazia", Ag*stinho lhe da*á o é
</line>
<line>
nom e de
</line>
</par><par>
<line>
matéria informe, "En***, por que
</line>
<line>
não h** de admitir esta matéria
</line>
<line>
in*o*me com*damente
</line>
</par><par>
<line>
*an*festada aos homens
</line>
<line>
pelo *ome de \terra invisível e (des)orden*da\ que cri*stes
</line>
<line>
**m
</line>
</par><par>
<line>
beleza, para de*a fazerdes um mundo belo?"10. A part*r dessa mat*ria informe,
</line>
<line>
podemo*
</line>
</par><par>
<line>
atribuir
</line>
<line>
as dem*is **iações que são *arradas no Gênesis, po*emos e*tão c*nclui* que seria
</line>
</par><par>
<line>
esta matéria i*f*rme o nada? "Chamava inf*rme a essa matéria não porque n*o t*vesse forma,
</line>
</par><par>
<line>
*as por s*r tal que, se me aparec*ss* *ssim tão i*só*ita e impró*ria,
</line>
<line>
el* afastaria os meus
</line>
</par><par>
<line>
sentido* e *er*urbar*a a *inha fraque*a de homem"11. Adema**, a ma*é*ia informe *ão p*de
</line>
<line>
ser o nada, *ois antes dela já temo* os c*us, e se o nada f*r a mat*r*a informe, do que então
</line>
<line>
*ora* criados os céus?
</line>
<line>
O nada então an*eced*, lo*icament*, os "céus e ter*a" e dele Deus cr*ou *ant* o que é
</line>
</par><par>
<line>
visí*el, *o*o o qu* é
</line>
<line>
invisível, pois todas essas *ri*tur*s não *o*em prov*r
</line>
<line>
da
</line>
<line>
naturez*
</line>
</par><par>
<line>
Divina, po*s seriam *a*bém Deus, ou **tensão Dele, ou *eja, todas essas cri*turas são
</line>
<line>
m*táv**s, por estarem inseridas n* tempo qu* *oi criado *m *im*ltanei*a*e ao "*éus e terra",
</line>
<line>
Deus, *or sua vez é eterno, o tempo, então, não lhe *fet*, logo, se nas criaturas q** *or E*e
</line>
<line>
for*m criadas "a muta*i*id*de existia, donde provinha senão de Vós, de quem *o*as as coisas
</line>
<line>
recebem o ser, de *ualquer mod* que e*as s*jam? Tanto mais longe estã* de Vós *uant* mais
</line>
<line>
dif*rente* são de Vós. P*rém, **l dis*ância n*o * es*a*ial"12, *u sej*, toda* as criaturas se
</line>
<line>
distan**am de D*u* ao que se refe*e a sua na*ureza, pois a *atureza Di*ina pertence a Deus.
</line>
<line>
3.2 Libe*dade e g*aça
</line>
<line>
*m tema de *rande *om*lexidade *a obra do Santo d* Hipona, e que não se tem *m
</line>
<line>
con*enso da *alidade de seus *rgumentos. Agostinho def*nde em s**s obr*s qu* o homem é
</line>
</par><par>
<line>
livre e q** também é influenciado pela Gra*a Divi*a, * que para alguns
</line>
<line>
represe**a algo
</line>
</par><par>
<line>
contra*itório. Entretanto, não entraremos
</line>
<line>
nessa di*cussão. Ade**is, o conjunto d* es**itos
</line>
</par><par>
<line>
que tangenc*a o tema do subt*t*lo * am**o, n*s, por *utr* lad*, nos fix*remo*, *omo já dit*,
</line>
<line>
n* ob*a Confissões, a*ui, *spe*ificamente, n* Livro VIII.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
12 AGOSTINHO, 1*8*, XII, 7.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* P*, v. 16, n. 6, a*t. 7, p. 140-15*, nov./dez. 20*9
</line>
<line>
www*.*san*t.c*m.br/*e**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. F. A. Dias, J. L. F. Cu*ha, A. R. Reis
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
Ante*, porém, de ater*os ao tr*cho há pouc* *itado, cabe aqui uma introd*ção
</line>
<line>
s*cint*, mas qu* sem e*a torna-se difícil a *o*preensão do p**posto. Port*nt*, seguiremos
</line>
<line>
u*a ce*t* ord** de rac*ocínio, buscando sempre a maior p*oximidade po*sível *o* o *e
</line>
<line>
Santo Agostin*o.
</line>
<line>
A L**er*ade e a Graça interferem diretam*nte nas ações hum*nas, sobretudo n*
</line>
</par><par>
<line>
*ecado; *sse último, p*ra *
</line>
<line>
nosso filósof* em qu*stão, é a*go que está, de cer*a f*rma,
</line>
</par><par>
<line>
impregnad* no ho**m de*de o peca*o origina*, isto *, *om A*ão e Eva no paraí*o. E ambos
</line>
<line>
só pec**am porque j*stamente lhes é estendido o li*re-arb*tr*o, ou s*ja, a Liberd*de. O *ue é
</line>
</par><par>
<line>
conflit*nte, não pelo *ato de serem livre*, mas por t*rem di*ec**nado sua liberda*e r**o
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
p*cado, isso porq** tanto Adão qu*nto Eva são, e só poderi*m ser, c*iaturas *riadas por D*us,
</line>
</par><par>
<line>
que é bo* em sua nat*reza, o que ac*ba di*ic*ltan*o a comp*een**o de *o*o a*go que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ab*olu*amente bom, cr*ar algo que se direciona ao mal, ou melhor, a* peca*o?
</line>
</par><par>
<line>
Como resposta à questão13, Ag*sti***, em seus escri*os, faz uma contestação ao mal e
</line>
</par><par>
<line>
o coloca apenas como
</line>
<line>
ausência *o bem, nisso A*ão e E*a era* b*ns, *ua liberdade o* e
</line>
</par><par>
<line>
direcion*va rum* *o bem, e*treta*to, e
</line>
<line>
j*stamente por serem livres,
</line>
<line>
*ptar*m
</line>
<line>
não pel* *al,
</line>
</par><par>
<line>
mas pelo distancia*ento *o bem. Como e*tã* Deus, que é o sumo bem, pô*e ter concedi*o
</line>
<line>
ao *omem *lgo que lhe permit*s*e pecar?
</line>
<line>
O livre-arbítr*o, def*nde Agostin*o, foi dado ao h**em não para que ele pecasse, **s
</line>
<line>
pa*a que cumpr*sse * palavra *e Deus, a sab*r, Gn 1:28, "[...] domina* s*bre os p*ix*s do mar,
</line>
<line>
sobre a* ave* do* c*us * sobre todo *nimal que *as*eje *obre a *er*a."*4. O homem, então, é o
</line>
<line>
único ser portador d* vo**ade *r*pria, e que, origin*lmente, o g*iaria p*ra o bem.
</line>
<line>
O pecado original, então, está não só no *escumprimento da o*dem divina de não
</line>
</par><par>
<line>
c*mer dos fru*o* das *r*ores proibidas, **s se *gr*va p*la subversão *o
</line>
<line>
do*ínio da** ao
</line>
</par><par>
<line>
home*, *u*nto este escuta e acata a serpente. A partir daqui, devi** ao pecado c*meti*o pelo
</line>
</par><par>
<line>
h*mem, há também u*a mudança *e n*rte**ento do l*vre-arbí**io, este antes tendia para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
be*, agora pela desobe*iência do homem o lev* par* l*nge do be*. O pecado original marca,
</line>
<line>
porta**o, * homem:
</line>
<line>
*uand* *u deliber*va se*vir já o Senhor m** *eu*, como há *ui*o temp* tinha
</line>
<line>
propost*, era e* * que quer*a e era eu o que n*o qu**ia; e*a *u me*mo. Nem queria,
</line>
</par><par>
<line>
nem deixava
</line>
<line>
de quere* int*ir*me*te. Por i**o ** d*gladiava, rasgan*o-me a mim
</line>
</par><par>
<line>
mesmo. Es*a ***t*u*ção ope*ava-se, é *erto, contra minha v*ntade, porém n*o a
</line>
<line>
*ndicava a natureza duma alma est*anha, mas o castigo da *inha própria al*a. "*ra
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Revis*a e a*o*ad* e Atualiz**a, com in*rodução, *sb*ço, referênci*s latera*s e n*tas *or Charl*s Caldwell Ryrie;
</line>
<line>
Trad. Car*os Oswaldo *ardoso Pinto, - *ão *aulo: Mu*do Cristão, 199*.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teres*na, *. 16, *. 6, art. 7, *. 140-153, n**./dez. 2019 *ww4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Temas Centr*is *as Confi*sões d* Santo *gos*inho
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
o *eca*o", que habit*va e* mim e *ã* eu q*e* *o a*ligi* e* *ast*go dum pec**o
</line>
<line>
c*metido com mais libe*d*de por se* *ilho d* Adão.1*
</line>
<line>
*á enunciado, o homem p*ssui, então, * livre vont*de que, original*ent*, *endia para o
</line>
<line>
bem, com o pecado, no entan*o, t**de ao distancia*ento d* bem, e aí e*tra a Graça, p*is sem
</line>
<line>
ela o que se tem, nos d** A*ostinho, é *omente a luta *e vontades:
</line>
</par><par>
<line>
A vo*tade n*va, que começava a exi*tir
</line>
<line>
em m*m, * von*ade de Vos honrar
</line>
</par><par>
<line>
gratui*ame*te e d* querer g*zar
</line>
<line>
d* Vós, * meu D*us, único content*mento seguro,
</line>
</par><par>
<line>
a*nda s* não achava
</line>
<line>
ap*a
</line>
<line>
*ara *uperar a outr* vo*tade, fortifica*a pela
</line>
</par><par>
<line>
**n**piscência. Assim, du*s
</line>
<line>
vontades, uma con*upis*ente, *utra dominada, uma
</line>
</par><par>
<line>
carn*l e
</line>
<line>
ou*ra espiritual,
</line>
<line>
batalha*am mutuamente em *i*. Discordan*o,
</line>
</par><par>
<line>
di*acera*am-m* a alma.
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
* Graça Div*na, portanto, é conc*dida ao homem para que el* poss* direcionar sua
</line>
</par><par>
<line>
v*ntade novamente rum* ao bem, a Graç* é * oportu*idad* que Deus *á ao ho*em de
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
redim*r novam*nte volt*r a trilhar o camin*o da l*z. Adem*is, a Graça e
</line>
<line>
não de*e ser
</line>
</par><par>
<line>
entendid* *omente como benev*lência Divina, mas como *nico *odo *e o homem conseguir
</line>
<line>
voltar-se novamente para Deus.
</line>
<line>
3.3 Bem e mal
</line>
<line>
O Bem e * Mal, ou a *rigem do *a*, em Santo Agostinho most*a-s* um prob*ema não
</line>
</par><par>
<line>
*ó filo*ó*ico, mas, **mbém, teológi*o. A saber, a *r*missa de *ue partimos é q*e Deus é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sumo Bem, e Ele é * *ri*do* de todas as coi**s, logo, como Deu*, sendo a *róp*ia natu*eza do
</line>
<line>
Bem, criou o Mal?
</line>
<line>
Mas d* nov* refl*t*a: "Que* m* cr*ou? Não foi o meu D*us, que é bom, e é também
</line>
<line>
a mes** bo*dade? Dond* me vei*, ent*o, o querer eu o m*l e não *uerer o *em?
</line>
<line>
S*ria p*ra que houve*se *otivo de e* ju*tamente *er casti*ado? Qu*m co*ocou em
</line>
<line>
mim e *uem *emeo* e* mim este viveiro de amarguras, s*ndo eu inteira criaçã* do
</line>
<line>
m*u Deus tão amor*so? Se foi o demônio quem me c*io*, donde é que veio ele? E
</line>
</par><par>
<line>
s*, por uma decisão de s*a vontade pervers*, s* transformou *e a*jo
</line>
<line>
bom
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
demô*io, *ual é origem d*q*el* von*a** má *om que s* mudo* em diabo, tendo a
</line>
<line>
sido criado an*o p*rfeito po* um *riador tão bom?17
</line>
</par><par>
<line>
Vi*** a **poss*b*lidade *óg*ca de D*us te* criado o Mal, r**ta-*os, **sm*
</line>
<line>
ainda
</line>
</par><par>
</par>
</page><column>
<row>
17 AGOST**HO, 1980, VII, 3.
</row>
<row>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. 6, *rt. 7, p. 140-*53, nov./dez. 2019 www4.*sanet.com.br/revista
</row>
</column><page>
<par>
<line>
J. F. A. Dias, *. L. F. Cunha, *. R. *e*s
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
dado a *ós p*ra qu* nos dirigís*emos ao ma*? P*r já termos tratad* desse assunt* no últ*mo
</line>
<line>
subtítulo, nã* o leva*em*s * ca*o no**m**te. Entretanto, é *ecessário, uma v*z mais, l*vá-lo
</line>
<line>
em c*n** em nossa reflexão. Estamo* diante, portanto, de uma d*cotom*a a*orética, ou Deus
</line>
</par><par>
<line>
criou o Mal, ou Ele nos deu a vontade que nos d*r*ciona ao m*l, is*o é, o
</line>
<line>
*ivre-a*b*tr*o. A
</line>
</par><par>
<line>
prim*ira, se novamente resgat*rmo* a pre**ssa antes c*loca*a é a*tom*ticamente ref*tada. Já
</line>
<line>
a segunda, nã*. I*so pelo fato de realmente De*s ter nos dad* o livre-a*b**rio, no *ntan*o esse
</line>
<line>
nos direcion* ao be*, *ois tudo ***nto Deus cri*u é b*m.
</line>
<line>
Eis Deus, e e*s o que Deus criou! [...] El* é bom e, por conseguinte, cr*ou boas
</line>
<line>
coisas. E eis *o*o Ele as rodeia e as enche! O*de está, portant*, o mal? *ond* e por
</line>
<line>
on*e conseguiu pen*trar? Qual é a sua raiz e a sua **m*n*e? *orventura n*o exi***
</line>
</par><par>
<line>
nenh*ma? Por qu* recear *uito, e*tão, o *ue nã*
</line>
<line>
e*ist*? E, se * em vão que
</line>
</par><par>
<line>
tememos, o próprio medo in**bitavelmente é o mal que n** tortura e inutilmente nos
</line>
<line>
oprime o coração. Esse mal é tanto *a*s co*pressivo quanto é certo que nã* existe o
</line>
<line>
que *emem*s, e nem *or **so deix*mos de te*er. P*r co*sequência, *u e*iste o mal
</line>
<line>
que t**emos, ou esse tem*r é o mal.18
</line>
<line>
Se tudo que Deus criou é *om, somado *o excerto exposto, rest*-nos c*n***erar que o
</line>
<line>
Mal não ex*ste. O que *os leva a *onsequên*ia* indesej*das, p*r exemplo, se o Ma* não
</line>
<line>
existir, o demônio é b*m; quan*o nossa *on*ad* nos di*ecio*a ao ma*, estaríamos, por o*tro
</line>
<line>
lado, no* d*recionando ao bem, e **tras tantas complicações que nos lev**iam * contraria*
</line>
<line>
no**a premissa re*rocita**.
</line>
<line>
O que se sucede, de fato, é que *u** o que foi c*iado por D*us é Bom, ent*e*anto, o
</line>
<line>
criado não partilha da natureza *ivina, logo, é corrompível,
</line>
<line>
*i cla*amente q** *odas *s coisas que se corrompem são *oas: nã* se poderiam
</line>
</par><par>
<line>
corromper
</line>
<line>
se fossem sum*mente boas, nem se pode*iam corr**per se não fossem
</line>
</par><par>
<line>
boa*. Com efeito, *e f*ssem absolutamente boas, seriam incor*u**íveis, e s* não
</line>
<line>
tiv*s**m ne*hum bem, nad* have*ia nelas que se corrompesse.1*
</line>
<line>
Pondera*os: **us, *m sua o*ipotência, não poderia criar * partir do i**or*uptível? *e
</line>
<line>
fato, poderia, *o enta*to, * que é abso*u*amente in*o*r*ptível é a n*tureza Divina, e se Deus
</line>
<line>
**zes*e o criado a partir dela, o *ri*do não seri* *r*ado, **s *xten*ão d* sua na*u*eza20.
</line>
<line>
E se então tudo o q*e Deus cria * Bom, *o*ém, corrom*ível, * que se corro*pe não
</line>
<line>
ser*a o Mal? Para o *il*sofo de Hipona, não. A saber,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
20 Subtí*ulo "II. Cr**tio ex nihilo".
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 7, p. 140-153, no*./dez. 2019
</line>
<line>
w*w4.fsa**t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T*mas C*n**ais nas Confissõ*s de S*nto *gos*inho
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
Por *s*o, *e são privadas de to*o o bem, **i*arão totalmente de existir. Logo,
</line>
<line>
enquanto existem, s*o boas. Port*nto, *odas as coisas q*e *xis**m s*o *oas, e a*uele
</line>
<line>
mal que eu procurava n*o é uma substância, pois, se fosse *ubstâ*cia, seria *m **m.
</line>
<line>
*a v*r*a*e, ou seria substância in**rru*tível, * então er* certament* um gran*e
</line>
<line>
bem, o* seria substân*ia corruptível, e, nesse ca*o, se não f*sse bo*, não se poderia
</line>
<line>
cor*omper.21
</line>
<line>
Port*nto, tu*o * que De*s cr** * Bom e partilha *o sumo Bem, qu* é Deus. Adem*is,
</line>
<line>
tudo o que existe, e*iste no e *elo Bem, o* seja, é mantido por *eus. Como resposta então *o
</line>
<line>
qu* é o Mal, nosso f*lóso*o em quest*o d*z:
</line>
<line>
P*oc*rei o que era a maldade e não e*contre* uma substâ*cia, mas s*m uma
</line>
</par><par>
<line>
perver*ão da vontad* desviada da substânci* suprema de Vós, ó *eus
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*endendo pa*a as coisas ba*xas: vo*tade *ue derrama ** suas e*tranhas e s* levanta
</line>
<line>
*om **tumesc*ncia.22
</line>
</par><par>
<line>
6 *ONSIDERA*ÕES FINAIS
</line>
<line>
Nest* *esquisa analisamos ** temas centrais para Santo Agost*nho, s*gundo s* lê em
</line>
<line>
sua* Confis*õe*: *empo e *ternidade, cr*a*io *x n**ilo, liberdade e graça, *em * mal. Quan*o
</line>
<line>
indaga*os sobre a*go relaci*nado ao tempo, o pensamento nos leva aos aco*tecimen**s que
</line>
</par><par>
<line>
presenciamo* e t*mos a impre*são de qu* algo va* acon*ecer,
</line>
<line>
mas não sab*mos **atam*nte
</line>
</par><par>
<line>
*ua*do o t**po iniciou e se vai aca**r.
</line>
</par><par>
<line>
Santo Agostinho apre*entou o co*ceit* *e tem*o, bem co** se o *empo é eterno com
</line>
</par><par>
<line>
base nas v**sões bíblicas, pa*a el* exi*tiu *m início e haverá
</line>
<line>
um fim,
</line>
<line>
pois, eternid*de a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
apena* *tributo de D*us, com* *ic*u c***o. Depois di*so, A*ostinho trabalhou * l*berdade e a
</line>
</par><par>
<line>
Graça, que **o do*s
</line>
<line>
div**os dad*s ao Hom*m, *ara o livre agir na Graça, ou s**a, qu*nto
</line>
</par><par>
<line>
mais se volta para Deus, mais liv** o H*me* é.
</line>
<line>
Noss* anál*s* se **ncluiu co* o p*obl*ma do m*l, o* seja, a dif*r*nça en*re o b*m e o
</line>
<line>
mal. Agosti**o, quando q*estionou a *xistência *o mal, afirman*o que, na *erdade, seria a
</line>
<line>
*us*nci* do bem, insinuando que s* tudo foi cri**o por Deus, foi c***do de forma perfeit*, ou
</line>
<line>
seja, a*enas o bem foi c**ado, sendo * m*l *r*duto da *i*erdade *u* leva o *omem * pecar: o
</line>
<line>
mal é o próp*io p**ado.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 6, *rt. *, p. 140-153, nov./dez. 2019
</line>
<line>
*ww4.fsan**.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. F. A. Di*s, J. L. F. Cunh*, A. R. R*is
</line>
<line>
152
</line>
<line>
R*FERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
AG*STI*HO. Co**i*sões. Tra*. J. Ol*veir* Santos e A. Ambr*sio
</line>
<line>
de Pina. Santo
</line>
</par><par>
<line>
Agostinho. 2. *d. Sã* Paul*. Abril C*ltural, (Os pensa*ores), 1980.
</line>
</par><par>
<line>
*MARAL, *oberto; SOU*A, Camila Cr**ti*a *e; PER*IRA, Crisl*n* Sil*a. O Te*po e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Ete*n*dade e* San*o Agostinho. In: Revista *ozes
</line>
<line>
dos *ales da UFVJM: Publi*ações
</line>
</par><par>
<line>
Aca*ê*icas - MG - Brasil - Nº ** - Ano * -
</line>
<line>
10/2*12 Reg.: 120.2.*95-2*11
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
PRO*XC/UFVJM - ISSN: 223*-6424 - www.ufvjm.edu.br/vozes. Disp*nível
</line>
<line>
em:
</line>
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<line>
<http://site.*fvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/*9/O-Te*po-e-a-Et*rnidade-em-
</line>
<line>
Sa*to-*gostinho_crislene_*amila.*df >. Acesso em: 12/05/16.
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<line>
BEL**I, R. J.; B*ZINARO, D. M. O livr*-arbítrio e o ma* e* Santo A*ostinho (The free
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w*ll a*d the evil in Saint *ugusti*e). In: Mirabilia, vol.11 - Tempo e Eterni*ade na Idade
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M***a (Tiempo y *ter*idad en la Ed*d Media - Time and Eter*i** in the M*ddle A**s).
</line>
<line>
Coord. C*STA, Ricar*o da. J**-Dez *010/ISSN 1*76-**18. p. 80-98. Disponível e*:
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<line>
<http://*ww.revistamirabilia.*om/sites/*efault/*ile*/pdfs/2010_02_04.pdf>.
</line>
<line>
Ac**so
</line>
<line>
*m:
</line>
</par><par>
<line>
12/ 05/ 16.
</line>
</par><par>
<line>
BÍBLIA A. T. Gênesis. In: A BÍBLIA ANOTADA = The Ryrie Study Bib*e / Texto bíblic*:
</line>
<line>
Versão Almeida, Revist* e anotada e *tualizada, com i*tro*uç*o, esboço, ref*rências laterais
</line>
<line>
e notas por Charles Caldwell *yrie; Trad. Carlos Oswaldo Cardoso P**to, - São Paulo:
</line>
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Mu**o Cr**tã*, 1994.
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CO*TA, M. R. Nunes. Tempo * Et*rnid**e e* Santo Agos*inho (Tim* *nd Et*rni*y *n *ain*
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Au*ustin*). In: *i*abili*, vol.11 - Tempo e Eternidade na Idade *édia (Tiempo * Eterni*ad
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</line>
</par><par>
<line>
D*z
</line>
<line>
*01*/*SSN
</line>
<line>
1676-*81*.
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
136-155.
</line>
<line>
D*sponív*l
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<http://*ww.revistami*abilia.c*m/sites/d*f*ult/files/pdf*/2010_02_07.pdf>.
</line>
<line>
Ac*sso
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
**/ 05/ 16.
</line>
</par><par>
<line>
___________; BRAND*O, R. E. A Te*ria da Criação, segundo San*o *g*stinho. *n: Ágora
</line>
<line>
Fi*osófica - Tomás de Aq**no * a Ques*ão *e *eus, Ano 7. n. 1. p. 07-26. *an./*un. 200*.
</line>
</par><par>
<line>
*ispo*ív*l em: <htt*://www.unicap.b*/ojs/**dex.php/agora/arti*le/view/82/76>. A*esso
</line>
<line>
*m:
</line>
</par><par>
<line>
12/ **/ 16.
</line>
</par><par>
<line>
OLIVEIRA, *. Liberda*e * gr*ça
</line>
<line>
no pen*am*n*o de Ago*tinho. In: *ISCERN*NDO -
</line>
</par><par>
<line>
*evista *eológica Discente da Metodista, v.*, n.2, p. *5-52, jan. dez. *014. D*sp*n*vel em:
</line>
<line>
<h*t*s://w*w.met*dista.*r/revistas/revistas-
</line>
<line>
ims/index.php/discernindo/article/view/*7*5/4031>. *cesso em: *2/05/16.
</line>
</par><par>
<line>
RÊGO, M. *. B. Liberd*de e
</line>
<line>
graça em Santo Agostinho. I*: *gora Fi*osófic* - Tomás de
</line>
</par><par>
<line>
Aq***o * Questã* de Deus, Ano 7. *. 1. p. 129-*58. a
</line>
<line>
jan./jun. 200*. Disponív*l
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<http://www.unicap.br/*js/index.p*p/*gora/article/view/89/83>. Ac*sso em: 12/05/*6.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 7, p. 1*0-153, *ov./d*z. 2*19
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Temas Centra*s nas Con**ss*es de Santo Agost*nho
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
Como Refer*nciar *s*e Artigo, conforme A*NT:
</line>
</par><par>
<line>
DI*S, J. F. A; CUN*A, J. L. F.; *EIS, *. R. Temas Centra** nas *on*iss*es de S*nto A*os*inh*.
</line>
</par><par>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v.16, n. 6, art. 7, *. *40-153, nov./dez. 2019.
</line>
</par><par>
<line>
Con*ribui*ão do* Autores
</line>
<line>
J. F. *. *ias
</line>
<line>
J. L. F. C*nha
</line>
<line>
*. R. **is
</line>
</par><par>
<line>
1) c*ncepção e *l*n**ament*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) **áli*e e i*terpretação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *labora*ã* do rasc*nho *u na revi*ã* crítica do c**teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) p*rt*cip*ção na aprovação da versão fi*a* do *an*scrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina PI, v. 16, n. 6, ar*. 7, p. 140-15*, nov./dez. 2*19
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/re*ista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)