<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 6, art. 7, p. 140-153, n*v./*ez. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.6.* </line>
</par>
<par>
<line> Temas Centrais nas Confissões d* S*nto Agost*nh* </line>
<line> Centr** Themes in the C**fessions of *aint August*ne </line>
</par>
<par>
<line> Jo*é *rancisco *e Assis Dias </line>
<line> D**tor e* Filosofi* pel* Ponti*í*ia Univ*rsidade Urbaniana </line>
<line> p*of*ssor Adjunto da ***versidad* Estadual do Oes*e do Paran* </line>
<line> E-mail: prof.d*as.br@gmail.com </line>
<line> Jú*io* Luiz Ferreira d* Cunha </line>
<line> Gra*ua*do em Fil**ofia pe*a U*iversidade *s**dual do O*ste do Paraná </line>
<line> E-ma*l: *uniorlcu*ha@hotmail.c*m </line>
<line> Antônio Rangel d*s Re*s </line>
<line> Graduação e* Fil*so*ia pe*a Univers*da*e *stadual d* Oes*e do Paraná </line>
<line> E-ma*l: arangelreis@hotmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Jose Franci*c* d* A*si* Dias </line>
</par>
<par>
<line> *niv**sidade Estadual *o *este *o Paraná, Ca*pus </line>
<line> Edit**-C*efe: Dr. Tonny Kerley de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> T*l*do. Rua da F**u*dad*, Jardim L* Salle 8590**00 - </line>
<line> Rodri*ues </line>
</par>
<par>
<line> Tol*do, PR - Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Júni*r Luiz Fe*reira *a Cunha </line>
<line> Ar**go recebi*o em 07/05/2019. Ú*tim* </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> Universidade E*t*dual do *este do **raná, C*mpus </line>
<line> recebida em 23/05/*019. Ap**vado em 24/05/2019. </line>
</par>
<par>
<line> Univers*tário de *oledo. Rua da Faculdade, Ja*dim La </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *a*le 859030*0 - Toledo, P* - Bra*i*. </row>
<row> End*reço: Antônio *angel dos Reis </row>
<row> Antôni* Rangel do* Rei* - A*vogad*s. Avenida </row>
<row> Assunção, 3*0, Alto Aleg*e, 8**01130 - C*scave*, Pr - </row>
<row> Bra*i*. </row>
</column>
<column>
<row> Aval*ado pelo sistema T*ipl* Review: Desk Rev*ew a) </row>
<row> pelo Editor-C*e**; e b) *ouble Bli*d Review </row>
<row> (ava*iaç*o cega por do*s avaliado*es da área). </row>
<row> Revisão: Gramatica*, No*ma*iva e de Formatação </row>
</column>
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<line> Temas Cen*rais n*s Co*fissões de Santo Agostinh* </line>
<line> 141 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> *nal*sam-se os t*mas centrais nas Confissões d* Santo Ago**inho, </line>
<line> a saber: tempo </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> eternidad*, C**at*o ex nihi**, lib*rd*d* * graça, bem * mal, po* serem os *emas princi*a*s no </line>
<line> pon*o de vista filosófico de A*o*t*nho. De fato, q*ando se indaga (p*e**n*e) **bre algo </line>
</par>
<par>
<line> rela*ionado ao tempo, o p*ns*ment* leva aos *contecim*ntos </line>
<line> qu* se presenciou </line>
<line> (passado) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tem-se a impres**o de que algo vai *contecer (futuro), mas não s* s*be exata*ente quan*o * </line>
</par>
<par>
<line> t*mpo iniciou e se vai acabar. Ago*tinho ap*e*enta conceito de tem*o, bem co*o *e o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tempo é eterno </line>
<line> com bas* nas *ersões bíb*ic*s, para ele e*istiu um in*cio e ha*e*á u* *im, </line>
</par>
<par>
<line> p*i*, a **ernida*e é a*e**s at*ibu*o *e Deu*. A lib*rdade e a Gr*ç* *ão </line>
<line> pres*ntes d* Deus </line>
</par>
<par>
<line> da**s *o Homem; atr*vés da liberdade o Homem a*e como sujeito do seu arbítrio, port*nto, </line>
</par>
<par>
<line> responsável; através </line>
<line> da *raça o Homem tem a "força" espiritua* para a*ir. Por fim, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> problema d* mal, ou sej*, a di*erenç* e*tre o *em e o mal, quando questi**ou a *xistência *o </line>
</par>
<par>
<line> mal, afirman*o que, </line>
<line> na </line>
<line> verdade, seria a ausência do </line>
<line> bem, </line>
<line> **sinuando que </line>
<line> se tu*o foi criado </line>
</par>
<par>
<line> por Deus, *oi cri*do de forma perfei*a, ou seja, apenas o bem foi criad*, sendo o *al p*oduto </line>
<line> da liberdade que *eva o Ho*em a pecar, o* seja, o mal é * próp*io pe*ado. </line>
<line> Pa*avras-Chave: Tempo e Ete*nidade. Bem e Mal. San*o A*ostinho. </line>
<line> ABST*ACT </line>
<line> We analyze the ce*tral themes *n the Confessi*ns of Saint Aug*stine, namely: time a** </line>
<line> eternity, cre*tio ex nihilo, *reedom and grace, good *n* evil, f*r *eing the main themes i* the </line>
<line> philo*ophical point of v*ew o* A**ustine. In fact, w*en one *nquires i*to some*hing related to </line>
<line> time, th*ug*t *ead* to events *hat have been wit*es*ed (pa*t) and one has *he *mpre*sion tha* </line>
</par>
<par>
<line> so*ething will hap**n (future), **t one does not </line>
<line> k*o* </line>
<line> exactly </line>
<line> wh*n ti*e s**rted and will </line>
</par>
<par>
<line> end. *u*ustine presents the conc*pt of time, as *ell as whethe* time is e*ernal base* on *he </line>
</par>
<par>
<line> b*blica* versions, for *t ther* was a beginning and *here *il* be </line>
<line> a* end, for eter*ity is o*ly </line>
</par>
<par>
<line> Go*'s *ttribute. Fr*e*om *n* Grac* are gifts *f God give* to man; t*rough fre*dom man acts </line>
<line> as the subj*ct of his ag*ncy, ther*fore responsible; thro**h grace man h*s the spi*itual </line>
<line> "strength" to act. Finally, the pr*blem of evi*, that i*, *he *ifference bet*een goo* **d evil, </line>
</par>
<par>
<line> *hen he qu*stioned the </line>
<line> exist*nce o* e*il, affi*m*ng *hat, *n fac*, i* would be </line>
<line> the absence of </line>
</par>
<par>
<line> good, impl*ing that if eve**thing was create* by God, it was *rea*ed in a **r*ect way, tha* is, </line>
<line> only go*d was created be*ng *vil, a product of freedom th*t le*ds man t* sin, that is, e*il is </line>
<line> sin it**lf. </line>
<line> Keyw*rds: Time *nd Ete*nity. Creatio ex Nihilo. Good and *ad. Sai** Augustine. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*r***n* P*, v. 16, n. *, a*t. 7, p. 14*-153, nov./dez. 2*19 </line>
<line> w*w4.**anet.com.br/*evista </line>
</par>
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<par>
<line> J. F. A. Dias, J. L. F. Cunha, A. R. Rei* </line>
<line> 14* </line>
</par>
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<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> O texto que ora se ap*esenta se de*ruçará sobre </line>
<line> a obra Co*f*ss*es1 *e Santo </line>
</par>
<par>
<line> Ago*ti*ho b*s**ndo, mesmo de fo*m* superficial, mostra* o </line>
<line> pensamento Agosti*ia*o, *ais </line>
</par>
<par>
<line> esp*cif*camente, à **z d* q*atro quest*e*: (I) Tempo e Eternida*e; (II) *****io ex ni*ilo </line>
<line> (Criação a partir do *ada); (III) Liberdade e Graça; (IV) Bem e Mal. Lo**e de estarm** </line>
<line> t*ntando *stabele*er *ma r*l**ão cla*a * concre** entre os te*as há pouco mencionad*s, isto </line>
</par>
<par>
<line> é, for**la* u*a </line>
<line> es*rutura conceitua* digna de r*flex*es profunda* * elucidativ*s, </line>
</par>
<par>
<line> caminhare*os rumo a um* com*re*n*ão *rimária de um au**r *ão importante * h**tória d* </line>
<line> Filo*ofi*. </line>
<line> Nosso p*opós**o, *ntão, visto **e Sant* *gostinho viveu entr* os anos *54 * 430, é </line>
<line> depr*ender acerca de *ua contrib*ição signif*c*ti*a pa*a a Filos*fia e * sociedade Oc**e**al, </line>
</par>
<par>
<line> cont*ibuição essa que s* perpe*ua a*é os dias de *oje, já *a *eg**da </line>
<line> dé*ada do século XXI. </line>
</par>
<par>
<line> Além *e su* importante ex*r*ssã* no ca**o filosófi*o, não p**emos **ixar de m*n*io*a* </line>
</par>
<par>
<line> sua forte presença </line>
<line> n* campo teológico. ** e*tant*, bu*car*mo*, já compreen*en*o n*o </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> a*ena* **mplexo, c*mo também i*pos*ível uma total cisão em seu pensamento, voltar-n*s </line>
<line> com *aior intensidade ao que se te* por filosofia. </line>
<line> Logo, o t*rmo "Santo" que anteced* e, com a in*luência da doutri*a c**stã, se a*r*gou </line>
</par>
<par>
<line> a s*u nome, a*ui não se*á </line>
<line> e*c*r*do co* o simbol*smo *a*o pel* </line>
<line> movimento ecumê*ico. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, se* pens**ento **e *arr**a em si o *a*áter te*lógico não abarc*re*os c*m r*gor </line>
</par>
<par>
<line> t*ol*gico. Portanto, levaremos </line>
<line> a cabo o </line>
<line> *ue e**e*dermos por filo*o*ia e busca**mos </line>
</par>
<par>
<line> compreender *través de um* perspectiva fi**sófica *eu *e*same*to teol*gi*o. * que ent*o, </line>
<line> doravante, parec*r engan** episte**lógi*os será a fa*t* de exati*ão em disti*guir a Fil*so*ia </line>
<line> da Teol*gia no pe*same*t* d* Santo Ag*stinho, não *or de*érito de quem vos escreve, mas </line>
<line> p*la forma com* o p*nsa*ent* Agostini*no tan*enci* esses dois campos. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TE*R*CO </line>
<line> 2.1 Tempo e e*ernidade </line>
<line> É prová*el que ** nos t*nhamos pergunt*do: "O *ue é o t**po?", "O tempo existe?", </line>
</par>
<par>
<line> "C*mo p*rcebem** o tempo?", outr* e </line>
<line> infinida*e de </line>
<line> perguntas * t*o enigmátic* tem*; </line>
<line> o </line>
</par>
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<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> *GOSTINH*. Confissões. Trad. J. *liveira Sa*tos e *. Am*rós*o de Pina. Sant* Ago**inh*. 2. ed. São Paulo. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Ab*il Cult*ral, 1*80. (Os p*n**dores) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 7, p. 140-153, n*v./dez. 2019 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *e*as C*ntrais na* Confis*õe* de Sa**o Ag*stinho </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> m*smo o*or** com o f*l*sofo de Hi*on*, digo, Agostinho, que em sua obra Confissões, mai* </line>
<line> *s*ecificam*n*e no L*vro XI, faz uma refle*ão tanto do te*po, co*o, *amb**, d* eternidade, </line>
<line> out** te*a enigmát**o *ar* t*dos nós. V*sto *u* con*ição *entro do *eio cr*stão, o filósofo </line>
<line> defen*e em sua obra su* fé no bom *eus, e faz sua r*flexão ac*rca dos t*mas há p**co </line>
<line> citados sob a *ers*ectiva das *agradas Escritu*as, para ser m*is exa**, no livro de Gênesis, </line>
<line> em que a autoria é atribuída a Moisés. </line>
<line> **sso f*lós*fo e* questão, para sua reflexão, pa*te do t*echo de Gn 1:1, "No princípio </line>
</par>
<par>
<line> criou Deus *s cé*s e * ter*a"2, e*tendemo* que esse "princíp**" é a et***idade, i*to é, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> próprio **us, *ois, para o fi*ósofo, o temp* só veio a </line>
<line> existi* no momento em qu* </line>
<line> "céus e </line>
</par>
<par>
<line> terr*" fora* criados, de mod* que Deus, o *ria*or do tempo, e*tá para alé* dele, ou seja, o </line>
<line> te*po não an*ece*e sua existência (a de *eus), mas *ó e**st* após Tê-*o c*iado. Diante d*sso, </line>
<line> *ara a compreensão d* *odo como se dá a criaç*o d*s "céus e terra" e simultan*ament* do </line>
<line> Tempo, * Sa*to Filósofo no* gu*a por um caminho que tem por objet*vo mos*rar *o*o se d** </line>
<line> esse p*o*es*o de criação. </line>
<line> **iado pelos versículo* se*uintes ao que foi retr*c*tado, Agostinho concl** q*e *udo </line>
</par>
<par>
<line> foi cr**do atr*vés da Palavra *e D*us, o que e*pressa o ca*áter *riador que somente </line>
<line> pode </line>
</par>
<par>
<line> advir Dele, isto é, um escultor ao *ri*r uma *bra ut*l*za o que j* ex*ste, seja madeira, p*dra, </line>
</par>
<par>
<line> our*, *tc., Deus, no entant*, e* sua cr*ação não usa q*e já existe, *ois ai*da não ha*ia o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que existia a*tes *e*e t*r criado o </line>
<line> qu* v*io a exis*ir. Logo, Deus, ao criar "c*us e terra" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> simultaneam*nt* o Te*po, *tilizou so*ente o que *le po*ia, sua Palavra Criado*a. </line>
<line> Co*o então a Palavra Cr*ad*ra pode se* pr*ferida se ainda não havia e* que el* se </line>
<line> propagar? E mais, se não havia o que *u quem pudesse *u*i-l*? E ainda, todo disc*rs* inicia </line>
<line> e a*ab*, e se inicia e ac*ba nã* * e**rno, logo tem um tempo, ou melh*r, sua constânci* está </line>
<line> no tempo, e se o tempo ainda n*o h*via ante* de Deus tê-lo criado, sua Palavra C*iadora *ão </line>
<line> p*de ecoa* *o qu* não há. </line>
<line> A P*l*vra Cri*do*a de *eus, então, p*ra o fil*s*fo *e Hi*ona, é coeterna co* Deus, e </line>
<line> ecoa por t*da a eternidade. Diante dis*o * que * possív*l, me*mo nã* havendo * que exis*i*, </line>
</par>
<par>
<line> Deus fazer existir, isto é, </line>
<line> criar "c*us * t*rra", *través de sua Pa*avra Criador*. Ma* </line>
<line> e*tã* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> qu* faz** De*s e sua Pal*vra *riadora antes de tu*o </line>
<line> criar? Se Deus já </line>
<line> era, por **e </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> cont*nuou sendo sem *ada ***ar? E de on*e p*oveio sua vontade d* criar? </line>
</par>
<par>
<line> 2 *ÍBLIA A. T. Gê*esi*. In: A *ÍB*IA ANOT*DA = Th* Ryrie Study Bible / *exto bíblico: Versão *lmeida, </line>
<line> *evist* e anotada e atualizad*, com introdução, esboço, refer*ncias lat*rais e notas por Ch*rles Caldwel* Ryr*e; </line>
<line> Tr*d. Ca*los Oswald* *ardoso Pinto, - S*o Paulo: Mundo Cristão, 19*4. </line>
<line> Rev. FSA, Te**sin* PI, v. 16, n. 6, *rt. 7, p. 140-15*, no*./dez. 201* www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. F. *. Dias, J. L. F. Cunha, A. *. Reis </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> **os*inh* resp**de às perguntas h* pou** colocadas fazendo a distinção entre * que é </line>
</par>
<par>
<line> Eterno e o que n*o é, ou seja, qu* está no Tem*o. Deus, como mo*t*amos, e sua *alav** já </line>
</par>
<par>
<line> Cri*d*ra são *ternos e, desse modo, </line>
<line> não </line>
<line> s* p*d* ***icar </line>
<line> *obre eles conjugaç*es de ve*bo* </line>
</par>
<par>
<line> tanto no passado, co*o no f*t*ro. Assim, Deus não "fazia", el* é o *azer e só *od* *aze*, pois </line>
<line> se tivesse feito se*ia no *a*sado, se fosse fazer no *uturo, * como * eterno não l*e *á p**sado </line>
<line> *em f*turo. Agostinho3 nos confirma isso diz*ndo q*e "Na eternida*e [...] nada *assa, tudo é </line>
</par>
<par>
<line> pre**nt*, ao passo que o t*mpo nunca é todo </line>
<line> *resente". A vontade, então, de c*iar "c**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> terra" não pode ter surgido, *o*s pr*ssupõ* a ideia de tempo, e nos diz *gostinho* sobre Deus, </line>
<line> "Criaste* *odos os tem*os e existis antes de todos os tempos. N*o é concebível um tempo em </line>
</par>
<par>
<line> q*e possa dizer-se que não </line>
<line> h*via tempo". Logo, se o temp* só é te*po após ser cr*a*o *** </line>
</par>
<par>
<line> Deu*, Deu* </line>
<line> anteced* o tempo e, portando, está fora dele, o que se conclui q*e a *ontade de </line>
</par>
<par>
<line> criar não sur*iu *m determinado tempo, mas </line>
<line> que e**eve sem*** *e*e, e mai*, n*o se *ode </line>
</par>
<par>
<line> dizer que **e manifes*ou sua v*ntade e* de*erminado temp*, pois o tempo só veio a ser </line>
</par>
<par>
<line> *empo a*ós *le criá-lo. Diante *isso, tem*o * </line>
<line> assim *omo "céus e terra" *ão frutos da sua </line>
</par>
<par>
<line> vontade. </line>
</par>
<par>
<line> Mas, de fato, </line>
<line> "O q*e é [...] o t*mpo? S* </line>
<line> ningu*m mo *erguntar, eu *ei; se o qu*se* </line>
</par>
<par>
<line> explicar a quem me fi*er a pergunta, já não sei".5 Q*ase **dos nós nos c*nve*cemo* de *u* </line>
<line> s*bem*s * que é o tempo e, *demais, o divi**mos em *ass**o, presente, f*turo e, se n*o </line>
</par>
<par>
<line> bastasse, o med*mos </line>
<line> com *oras, d*as, anos, etc., e, mesmo assim, não *o**eguimos a*irmar </line>
</par>
<par>
<line> *om certe*a o qu* é * tempo. Sobre isso diz Agostin*o: </line>
<line> D* **e modo existem aquel*s dois tempos o passa*o * o futuro , *e o pass*do </line>
<line> já n*o **is*e e o futu*o ainda *ão veio? Quant* ao pr***nte, se f*sse sempre </line>
<line> present*, e não pas*asse para o pret*rito, j* n** seria tempo, mas e*ernid*d*. Mas se </line>
<line> o present*, para se* tempo, tem *ecessariamente d* passar para o pretérito, com* </line>
</par>
<par>
<line> podemos afirmar que ele exi*te, se a causa da </line>
<line> s*a exist*ncia é a *esm* pela qual </line>
</par>
<par>
<line> deix*rá de *x*stir? Par* </line>
<line> que digamos que o temp* v*rdadei*amen*e e*iste, por que </line>
</par>
<par>
<line> tend* a não ser?6 </line>
</par>
<par>
<line> No excert* podem*s verifi*ar * quando é aporético afi*mar a val*dade *a* três gra*des </line>
<line> di*isõ*s que fazemos do tempo. V*s*o q*e o passad* é alg* que só *ode existir não existind* </line>
<line> e o *uturo do mes*o *odo. O* seja, se *em*s o t*mpo como algo contí*uo e que tem um </line>
<line> iníc*o e um fim, já que *ão é eterno, ele nã* pode ser estát*c* na medida em que * perceptíve* </line>
<line> a nó*. Logo, o temp* que p**sa não pode mais ser prese*te pois pas*ou, des** modo *stá </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
<row> 4 </row>
<row> 5 </row>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> AGOST*NHO, 1980, XI, 11. </row>
<row> A*OSTINHO, 1980, XI, 13. </row>
<row> AGOSTINHO, 1980, *I, 14. </row>
<row> AGOSTINHO, 1*80, XI, 14. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 7, p. 140-153, no*./*ez. 2**9 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *emas *entrais nas Confissões de Santo Agostinho </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> deixando de ser, como e*tã* d*zer *ue o passado é s* e*e já não é. E *uan*o ao futuro, se </line>
<line> compreendermos que *ossa realidade se dá através d* uma co*t*n*idade, como *á c*locamos </line>
<line> antes, é pre*umível que o **turo só p*d* ser quando * pres**te já não for, e se o pre*e*te já </line>
<line> for, conclui-se que o q*e te*os é o passado. </line>
<line> Descartamos, *ssim, * possib*lidade *e haver tanto o passado, como também o futuro, </line>
<line> resta-nos somente o presen*e. Entretanto, o temp* não pod* se* apena* p**se*te, p*is presente </line>
</par>
<par>
<line> que é apenas presente *ão é t*mpo, é </line>
<line> etern*dad*, e e*e*nidade não pode ser tempo, poi* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> De*s, * De*s cri** o t*mpo e, portant*, está **ra dele. *e modo </line>
<line> qu* o t*mpo nã* é eterno. </line>
</par>
<par>
<line> Logo: </line>
</par>
<par>
<line> Se puderm*s **nceber um espaço *e te*po que não s*ja suscetível de ser </line>
<line> subd*vi*id* em mais partes, por mais *equenina* que sejam, s* a esse podemos </line>
<line> chamar tempo pre*ente. *as est* voa *ão rapidamen** do futur* ao p*ssado, que não </line>
<line> t*m nenhuma duraç*o. Se a tivesse, *ividir-*e-ia em pa**ado e futu*o. Logo, o tempo </line>
<line> presen*e não *em *e*hum e*pa*o.7 </line>
</par>
<par>
<line> Não tendo tempo *resent* *spaç* algum, c**o então o </line>
<line> pode no* se* per*eb*vel </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ovi*ent* do que foi *ria*o por Deus senã* no t*mpo? </line>
</par>
<par>
<line> Quando obs*rv*mos algo, por exe*plo, o pont*iro maior do r*l*gio, que demora *erto </line>
<line> tempo para dar *ma vol*a para que então *ossamos dizer que pa**ou uma h*ra, o q** é que se </line>
</par>
<par>
<line> pas*ou, se *ão o *empo? S*ria apenas *ovi*ent*? Ou </line>
<line> o movimento é o tem*o? *e </line>
</par>
<par>
<line> mo*ime**o é te*po, *ntã*, cada objet* que *e movi**nta te* seu próprio *empo, m*s com* </line>
</par>
<par>
<line> e**ão podemos utili*** o mov*mento de </line>
<line> u* *bjeto para *alcular tempo de mo*iment* o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> o*tro obj*t*? * mais, quan*o um objet* está imóve*, conseguimos dizer que ele es*á imóv*l </line>
<line> há deter**nado t*mp*, no entanto, se tempo * movi*ento, * objeto não po*e e*tar parado há </line>
</par>
<par>
<line> cert* tempo. Logo, tempo n** movimento. E, se temp* não é mov*mento, * que é entã*? é </line>
<line> Agostinho nos *esponde dizend*: </line>
<line> * que agora clar*ment* t**nsp*r*c* * que *em h* **mpos futuros nem *retéritos. É </line>
<line> impróprio a**rmar que os temp*s são três: pre*érito, pre*ente e f*turo. Mas tal*ez </line>
</par>
<par>
<line> fosse próprio dizer qu* os tempos </line>
<line> são **ês: presente das coisas *assadas, presente </line>
</par>
<par>
<line> das pre*ent**, presen*e das futuras. Existe*, pois, estes três tempos n* minha mente </line>
<line> que *ão v*jo em ou*ra parte: lembra*ç* *resente das *oisas passadas, visão *resente </line>
<line> das coisas presentes e esperança presen*e *as coisas futur*s. Se me é lícit* *m*re*ar </line>
</par>
<par>
<column>
<row> ta** expressões, vejo entã* tr*s tempos e confesso que são *rês. </row>
</column>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> AGOSTINHO, *980, XI, 1*. </row>
<row> A*OSTINHO, 1980, XI, 20. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*in* PI, v. 16, n. 6, art. 7, *. 14*-1*3, nov./dez. 2*19 </line>
<line> www4.fsane*.*om.br/r**i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. F. A. Dias, J. L. *. Cunha, A. R. Reis </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULT*D*S E D*SCUSS**S </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Creatio ex nihilo </line>
</par>
<par>
<line> Creatio e* nih*lo, ou c*iaçã* a part** d* nada, é um problema que se mostra com mai* </line>
<line> f*rça dentr* do cam*o *a filoso*i*, pois, no ca*po teológic* se tem a fé *omo uma es*écie de </line>
<line> solucionador*, ist* *, "**o compre*ndo, mas tenho *é". Po* ou*ro lado, na filosofia, "n*o </line>
</par>
<par>
<line> comp**endo, mas </line>
<line> pretendo compreend*r", logo, Creatio ex nihilo d**e ser mo*trada d**t*o </line>
</par>
<par>
<line> *os padrões fi*osófico* para q*e *e d* s*a valida**. Nosso filósofo *az *sso com b*se, mesmo </line>
</par>
<par>
<line> que tomando outros r*mos, </line>
<line> *o mode*o *la*ônico e nas Santa* E*crituras, G* 1:1-2, "No </line>
</par>
<par>
<line> princí**o </line>
<line> criou *eus os </line>
<line> cé** * a terra. A terr*, p**ém, e** sem *orma e vazia (invi*ív*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desorgan*zada); havia tre*as sobre a face do abismo, e o **pírito *e *eus *ai*ava por sobre as </line>
<line> águas"9. </line>
<line> "Deus c*iou no princípio", isto é, anterior * t*do tempor*lmente, poi* o tempo ainda </line>
<line> n*o havia, e se n** há tempo, há a ete*nidade, e Deus é ab*ol*to e e*erno, portanto não há o </line>
<line> que lhe é *n*erior, nem o que lhe suceda. A criação, ent*o, de De*s dos "céus e ter*a" ** pode </line>
</par>
<par>
<line> ser a part*r d* nada. N**a *ue não é, e n*m podia </line>
<line> s*r sem antes *eus tê-l* *ria*o. *ada, </line>
</par>
<par>
<line> então, não *eve *er *ncarado como ausên**a de ser, mas como nã* ser absoluto, e se *ão é, o </line>
<line> único mo*o de Deu* cr*ar a partir d* nada * criando o nada. O q*e é, *ntão, este nada? </line>
<line> Para compreen*ermos c*mo se dá a criação, precisaremos colocar um eve*to *e c*da </line>
</par>
<par>
<line> vez, isto é, precisaremos estabelecer </line>
<line> cer*a ordem sob*e eles, n* *ntanto, isso não ocorreu de </line>
</par>
<par>
<line> *at*, pois Deus é ete*n*, e se é *te*no, logo tu*o o que f*z, fez ao mesmo *n*tante, poi* *ão </line>
<line> ha*ia tempo pa*a que um eve*t* possa *er a*tes ou depois de o*tro. Entret*nto, nós que n*o </line>
<line> co*preendemos a plenitude da eternidade, e n*m De*s em absoluto, e que estamos colocados </line>
</par>
<par>
<line> no temp*, só compre*n*emos </line>
<line> os </line>
<line> e*e*tos um em *ucessão ao ou*ro. Partind* </line>
<line> *i s s o, </line>
</par>
<par>
<line> col*c*remo* a criação de D*us como uma su*essão de *ventos, sucessão esta não no *empo, </line>
<line> mas em ordem l*gic*. </line>
<line> "No *rincípio criou Deus *éus e te*ra", *éu* po*e ser compreendido como a pri*e*ra </line>
<line> *riação d* Deus, ou seja, o que é invi*íve* ao h*m*m, sua mansão c*le*tial, e to*os os se**s </line>
<line> que ali *a*itam, anjos, a*canjos, serafins, quer**ins, etc., tudo *ue não é eterno, *as que *stá </line>
<line> *iante da face Deus e, por iss*, p*rtici*a da *ternidade. Mas *e pa*ticipa da ete*nidad*, *or </line>
<line> 9 *Í***A A. T. G*nes*s. *n: A BÍ*LIA ANOTADA = The Ry*ie Stu*y Bible / Texto bíblico: Versão Almeida, </line>
<line> Revist* e ano*ad* e Atualizada, co* introd*ção, esb*ço, r*fe*ências laterais e no*as por *harles Caldwell Ryrie; </line>
<line> Trad. Carlos Oswa*do Cardoso Pinto, - São Paulo: Mund* Cris**o, 1994. (Parênteses meu). </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 16, n. 6, art. 7, p. 140-153, nov./dez. 2019 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tem*s Cent*ais *as Co**is*ões ** Santo Ag*stinho </line>
<line> 14* </line>
</par>
<par>
<line> que não é eterno? Porque Deus os criou, os céus então, mantido* </line>
<line> pelo Divino, </line>
<line> n** têm u* </line>
</par>
<par>
<line> fim, mas têm um i*ício, logo o céu foi criado e se é cri*ção nã* * eterno. </line>
</par>
<par>
<line> A te*ra qu* descr**a com* "sem forma e vazia", Ag*stinho lhe da*á o é </line>
<line> nom e de </line>
</par>
<par>
<line> matéria informe, "En***, por que </line>
<line> não h** de admitir esta matéria </line>
<line> in*o*me com*damente </line>
</par>
<par>
<line> *an*festada aos homens </line>
<line> pelo *ome de \terra invisível e (des)orden*da\ que cri*stes </line>
<line> **m </line>
</par>
<par>
<line> beleza, para de*a fazerdes um mundo belo?"10. A part*r dessa mat*ria informe, </line>
<line> podemo* </line>
</par>
<par>
<line> atribuir </line>
<line> as dem*is **iações que são *arradas no Gênesis, po*emos e*tão c*nclui* que seria </line>
</par>
<par>
<line> esta matéria i*f*rme o nada? "Chamava inf*rme a essa matéria não porque n*o t*vesse forma, </line>
</par>
<par>
<line> *as por s*r tal que, se me aparec*ss* *ssim tão i*só*ita e impró*ria, </line>
<line> el* afastaria os meus </line>
</par>
<par>
<line> sentido* e *er*urbar*a a *inha fraque*a de homem"11. Adema**, a ma*é*ia informe *ão p*de </line>
<line> ser o nada, *ois antes dela já temo* os c*us, e se o nada f*r a mat*r*a informe, do que então </line>
<line> *ora* criados os céus? </line>
<line> O nada então an*eced*, lo*icament*, os "céus e ter*a" e dele Deus cr*ou *ant* o que é </line>
</par>
<par>
<line> visí*el, *o*o o qu* é </line>
<line> invisível, pois todas essas *ri*tur*s não *o*em prov*r </line>
<line> da </line>
<line> naturez* </line>
</par>
<par>
<line> Divina, po*s seriam *a*bém Deus, ou **tensão Dele, ou *eja, todas essas cri*turas são </line>
<line> m*táv**s, por estarem inseridas n* tempo qu* *oi criado *m *im*ltanei*a*e ao "*éus e terra", </line>
<line> Deus, *or sua vez é eterno, o tempo, então, não lhe *fet*, logo, se nas criaturas q** *or E*e </line>
<line> for*m criadas "a muta*i*id*de existia, donde provinha senão de Vós, de quem *o*as as coisas </line>
<line> recebem o ser, de *ualquer mod* que e*as s*jam? Tanto mais longe estã* de Vós *uant* mais </line>
<line> dif*rente* são de Vós. P*rém, **l dis*ância n*o * es*a*ial"12, *u sej*, toda* as criaturas se </line>
<line> distan**am de D*u* ao que se refe*e a sua na*ureza, pois a *atureza Di*ina pertence a Deus. </line>
<line> 3.2 Libe*dade e g*aça </line>
<line> *m tema de *rande *om*lexidade *a obra do Santo d* Hipona, e que não se tem *m </line>
<line> con*enso da *alidade de seus *rgumentos. Agostinho def*nde em s**s obr*s qu* o homem é </line>
</par>
<par>
<line> livre e q** também é influenciado pela Gra*a Divi*a, * que para alguns </line>
<line> represe**a algo </line>
</par>
<par>
<line> contra*itório. Entretanto, não entraremos </line>
<line> nessa di*cussão. Ade**is, o conjunto d* es**itos </line>
</par>
<par>
<line> que tangenc*a o tema do subt*t*lo * am**o, n*s, por *utr* lad*, nos fix*remo*, *omo já dit*, </line>
<line> n* ob*a Confissões, a*ui, *spe*ificamente, n* Livro VIII. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 10 </row>
<row> 11 </row>
</column>
<column>
<row> AGOSTINH*, 1980, XII, 4. Pa*êntes*s nosso. </row>
<row> AGOS*I*HO, 1980, *II, 6. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 12 AGOSTINHO, 1*8*, XII, 7. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* P*, v. 16, n. 6, a*t. 7, p. 140-15*, nov./dez. 20*9 </line>
<line> www*.*san*t.c*m.br/*e**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. F. A. Dias, J. L. F. Cu*ha, A. R. Reis </line>
<line> 148 </line>
</par>
<par>
<line> Ante*, porém, de ater*os ao tr*cho há pouc* *itado, cabe aqui uma introd*ção </line>
<line> s*cint*, mas qu* sem e*a torna-se difícil a *o*preensão do p**posto. Port*nt*, seguiremos </line>
<line> u*a ce*t* ord** de rac*ocínio, buscando sempre a maior p*oximidade po*sível *o* o *e </line>
<line> Santo Agostin*o. </line>
<line> A L**er*ade e a Graça interferem diretam*nte nas ações hum*nas, sobretudo n* </line>
</par>
<par>
<line> *ecado; *sse último, p*ra * </line>
<line> nosso filósof* em qu*stão, é a*go que está, de cer*a f*rma, </line>
</par>
<par>
<line> impregnad* no ho**m de*de o peca*o origina*, isto *, *om A*ão e Eva no paraí*o. E ambos </line>
<line> só pec**am porque j*stamente lhes é estendido o li*re-arb*tr*o, ou s*ja, a Liberd*de. O *ue é </line>
</par>
<par>
<line> conflit*nte, não pelo *ato de serem livre*, mas por t*rem di*ec**nado sua liberda*e r**o </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> p*cado, isso porq** tanto Adão qu*nto Eva são, e só poderi*m ser, c*iaturas *riadas por D*us, </line>
</par>
<par>
<line> que é bo* em sua nat*reza, o que ac*ba di*ic*ltan*o a comp*een**o de *o*o a*go que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ab*olu*amente bom, cr*ar algo que se direciona ao mal, ou melhor, a* peca*o? </line>
</par>
<par>
<line> Como resposta à questão13, Ag*sti***, em seus escri*os, faz uma contestação ao mal e </line>
</par>
<par>
<line> o coloca apenas como </line>
<line> ausência *o bem, nisso A*ão e E*a era* b*ns, *ua liberdade o* e </line>
</par>
<par>
<line> direcion*va rum* *o bem, e*treta*to, e </line>
<line> j*stamente por serem livres, </line>
<line> *ptar*m </line>
<line> não pel* *al, </line>
</par>
<par>
<line> mas pelo distancia*ento *o bem. Como e*tã* Deus, que é o sumo bem, pô*e ter concedi*o </line>
<line> ao *omem *lgo que lhe permit*s*e pecar? </line>
<line> O livre-arbítr*o, def*nde Agostin*o, foi dado ao h**em não para que ele pecasse, **s </line>
<line> pa*a que cumpr*sse * palavra *e Deus, a sab*r, Gn 1:28, "[...] domina* s*bre os p*ix*s do mar, </line>
<line> sobre a* ave* do* c*us * sobre todo *nimal que *as*eje *obre a *er*a."*4. O homem, então, é o </line>
<line> único ser portador d* vo**ade *r*pria, e que, origin*lmente, o g*iaria p*ra o bem. </line>
<line> O pecado original, então, está não só no *escumprimento da o*dem divina de não </line>
</par>
<par>
<line> c*mer dos fru*o* das *r*ores proibidas, **s se *gr*va p*la subversão *o </line>
<line> do*ínio da** ao </line>
</par>
<par>
<line> home*, *u*nto este escuta e acata a serpente. A partir daqui, devi** ao pecado c*meti*o pelo </line>
</par>
<par>
<line> h*mem, há também u*a mudança *e n*rte**ento do l*vre-arbí**io, este antes tendia para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> be*, agora pela desobe*iência do homem o lev* par* l*nge do be*. O pecado original marca, </line>
<line> porta**o, * homem: </line>
<line> *uand* *u deliber*va se*vir já o Senhor m** *eu*, como há *ui*o temp* tinha </line>
<line> propost*, era e* * que quer*a e era eu o que n*o qu**ia; e*a *u me*mo. Nem queria, </line>
</par>
<par>
<line> nem deixava </line>
<line> de quere* int*ir*me*te. Por i**o ** d*gladiava, rasgan*o-me a mim </line>
</par>
<par>
<line> mesmo. Es*a ***t*u*ção ope*ava-se, é *erto, contra minha v*ntade, porém n*o a </line>
<line> *ndicava a natureza duma alma est*anha, mas o castigo da *inha própria al*a. "*ra </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *3 </row>
<row> 14 </row>
</column>
<column>
<row> Assunto d* nosso próximo sub*ítulo. </row>
<row> BÍBLI* A. T. Gên*sis. In: A BÍ**IA ANOTADA = The *y*ie St*dy B*ble / Texto b**l*co: Versão Al*eida, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Revis*a e a*o*ad* e Atualiz**a, com in*rodução, *sb*ço, referênci*s latera*s e n*tas *or Charl*s Caldwell Ryrie; </line>
<line> Trad. Car*os Oswaldo *ardoso Pinto, - *ão *aulo: Mu*do Cristão, 199*. </line>
<line> Rev. FS*, Teres*na, *. 16, *. 6, art. 7, *. 140-153, n**./dez. 2019 *ww4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Temas Centr*is *as Confi*sões d* Santo *gos*inho </line>
<line> 149 </line>
</par>
<par>
<line> o *eca*o", que habit*va e* mim e *ã* eu q*e* *o a*ligi* e* *ast*go dum pec**o </line>
<line> c*metido com mais libe*d*de por se* *ilho d* Adão.1* </line>
<line> *á enunciado, o homem p*ssui, então, * livre vont*de que, original*ent*, *endia para o </line>
<line> bem, com o pecado, no entan*o, t**de ao distancia*ento d* bem, e aí e*tra a Graça, p*is sem </line>
<line> ela o que se tem, nos d** A*ostinho, é *omente a luta *e vontades: </line>
</par>
<par>
<line> A vo*tade n*va, que começava a exi*tir </line>
<line> em m*m, * von*ade de Vos honrar </line>
</par>
<par>
<line> gratui*ame*te e d* querer g*zar </line>
<line> d* Vós, * meu D*us, único content*mento seguro, </line>
</par>
<par>
<line> a*nda s* não achava </line>
<line> ap*a </line>
<line> *ara *uperar a outr* vo*tade, fortifica*a pela </line>
</par>
<par>
<line> **n**piscência. Assim, du*s </line>
<line> vontades, uma con*upis*ente, *utra dominada, uma </line>
</par>
<par>
<line> carn*l e </line>
<line> ou*ra espiritual, </line>
<line> batalha*am mutuamente em *i*. Discordan*o, </line>
</par>
<par>
<line> di*acera*am-m* a alma. </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> * Graça Div*na, portanto, é conc*dida ao homem para que el* poss* direcionar sua </line>
</par>
<par>
<line> v*ntade novamente rum* ao bem, a Graç* é * oportu*idad* que Deus *á ao ho*em de </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> redim*r novam*nte volt*r a trilhar o camin*o da l*z. Adem*is, a Graça e </line>
<line> não de*e ser </line>
</par>
<par>
<line> entendid* *omente como benev*lência Divina, mas como *nico *odo *e o homem conseguir </line>
<line> voltar-se novamente para Deus. </line>
<line> 3.3 Bem e mal </line>
<line> O Bem e * Mal, ou a *rigem do *a*, em Santo Agostinho most*a-s* um prob*ema não </line>
</par>
<par>
<line> *ó filo*ó*ico, mas, **mbém, teológi*o. A saber, a *r*missa de *ue partimos é q*e Deus é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sumo Bem, e Ele é * *ri*do* de todas as coi**s, logo, como Deu*, sendo a *róp*ia natu*eza do </line>
<line> Bem, criou o Mal? </line>
<line> Mas d* nov* refl*t*a: "Que* m* cr*ou? Não foi o meu D*us, que é bom, e é também </line>
<line> a mes** bo*dade? Dond* me vei*, ent*o, o querer eu o m*l e não *uerer o *em? </line>
<line> S*ria p*ra que houve*se *otivo de e* ju*tamente *er casti*ado? Qu*m co*ocou em </line>
<line> mim e *uem *emeo* e* mim este viveiro de amarguras, s*ndo eu inteira criaçã* do </line>
<line> m*u Deus tão amor*so? Se foi o demônio quem me c*io*, donde é que veio ele? E </line>
</par>
<par>
<line> s*, por uma decisão de s*a vontade pervers*, s* transformou *e a*jo </line>
<line> bom </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> demô*io, *ual é origem d*q*el* von*a** má *om que s* mudo* em diabo, tendo a </line>
<line> sido criado an*o p*rfeito po* um *riador tão bom?17 </line>
</par>
<par>
<line> Vi*** a **poss*b*lidade *óg*ca de D*us te* criado o Mal, r**ta-*os, **sm* </line>
<line> ainda </line>
</par>
<par>
<column>
<row> contra * prec*it* defin*do a Deus, cogitar a po*sibilida*e de que a vonta*e que nos direcion* </row>
<row> ao Mal te*ha p*ovi*do d\Ele, nisso novamente temos em voga o *ivre-arbítrio, teria sido este </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 15 </row>
<row> *6 </row>
</column>
<column>
<row> AGO*T*NHO, 1980, VII*, 10. </row>
<row> AGOS*INHO, 1*80, VI*I, 5. </row>
</column>
</par>
<column>
<row> 17 AGOST**HO, 1980, VII, 3. </row>
<row> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. 6, *rt. 7, p. 140-*53, nov./dez. 2019 www4.*sanet.com.br/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. F. A. Dias, *. L. F. Cunha, *. R. *e*s </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> dado a *ós p*ra qu* nos dirigís*emos ao ma*? P*r já termos tratad* desse assunt* no últ*mo </line>
<line> subtítulo, nã* o leva*em*s * ca*o no**m**te. Entretanto, é *ecessário, uma v*z mais, l*vá-lo </line>
<line> em c*n** em nossa reflexão. Estamo* diante, portanto, de uma d*cotom*a a*orética, ou Deus </line>
</par>
<par>
<line> criou o Mal, ou Ele nos deu a vontade que nos d*r*ciona ao m*l, is*o é, o </line>
<line> *ivre-a*b*tr*o. A </line>
</par>
<par>
<line> prim*ira, se novamente resgat*rmo* a pre**ssa antes c*loca*a é a*tom*ticamente ref*tada. Já </line>
<line> a segunda, nã*. I*so pelo fato de realmente De*s ter nos dad* o livre-a*b**rio, no *ntan*o esse </line>
<line> nos direcion* ao be*, *ois tudo ***nto Deus cri*u é b*m. </line>
<line> Eis Deus, e e*s o que Deus criou! [...] El* é bom e, por conseguinte, cr*ou boas </line>
<line> coisas. E eis *o*o Ele as rodeia e as enche! O*de está, portant*, o mal? *ond* e por </line>
<line> on*e conseguiu pen*trar? Qual é a sua raiz e a sua **m*n*e? *orventura n*o exi*** </line>
</par>
<par>
<line> nenh*ma? Por qu* recear *uito, e*tão, o *ue nã* </line>
<line> e*ist*? E, se * em vão que </line>
</par>
<par>
<line> tememos, o próprio medo in**bitavelmente é o mal que n** tortura e inutilmente nos </line>
<line> oprime o coração. Esse mal é tanto *a*s co*pressivo quanto é certo que nã* existe o </line>
<line> que *emem*s, e nem *or **so deix*mos de te*er. P*r co*sequência, *u e*iste o mal </line>
<line> que t**emos, ou esse tem*r é o mal.18 </line>
<line> Se tudo que Deus criou é *om, somado *o excerto exposto, rest*-nos c*n***erar que o </line>
<line> Mal não ex*ste. O que *os leva a *onsequên*ia* indesej*das, p*r exemplo, se o Ma* não </line>
<line> existir, o demônio é b*m; quan*o nossa *on*ad* nos di*ecio*a ao ma*, estaríamos, por o*tro </line>
<line> lado, no* d*recionando ao bem, e **tras tantas complicações que nos lev**iam * contraria* </line>
<line> no**a premissa re*rocita**. </line>
<line> O que se sucede, de fato, é que *u** o que foi c*iado por D*us é Bom, ent*e*anto, o </line>
<line> criado não partilha da natureza *ivina, logo, é corrompível, </line>
<line> *i cla*amente q** *odas *s coisas que se corrompem são *oas: nã* se poderiam </line>
</par>
<par>
<line> corromper </line>
<line> se fossem sum*mente boas, nem se pode*iam corr**per se não fossem </line>
</par>
<par>
<line> boa*. Com efeito, *e f*ssem absolutamente boas, seriam incor*u**íveis, e s* não </line>
<line> tiv*s**m ne*hum bem, nad* have*ia nelas que se corrompesse.1* </line>
<line> Pondera*os: **us, *m sua o*ipotência, não poderia criar * partir do i**or*uptível? *e </line>
<line> fato, poderia, *o enta*to, * que é abso*u*amente in*o*r*ptível é a n*tureza Divina, e se Deus </line>
<line> **zes*e o criado a partir dela, o *ri*do não seri* *r*ado, **s *xten*ão d* sua na*u*eza20. </line>
<line> E se então tudo o q*e Deus cria * Bom, *o*ém, corrom*ível, * que se corro*pe não </line>
<line> ser*a o Mal? Para o *il*sofo de Hipona, não. A saber, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 18 </row>
<row> *9 </row>
</column>
<column>
<row> AGOSTI**O, 1980, VII, 5. </row>
<row> AGO*T*NHO, 1980, VII, 12. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 20 Subtí*ulo "II. Cr**tio ex nihilo". </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 7, p. 140-153, no*./dez. 2019 </line>
<line> w*w4.fsa**t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T*mas C*n**ais nas Confissõ*s de S*nto *gos*inho </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> Por *s*o, *e são privadas de to*o o bem, **i*arão totalmente de existir. Logo, </line>
<line> enquanto existem, s*o boas. Port*nto, *odas as coisas q*e *xis**m s*o *oas, e a*uele </line>
<line> mal que eu procurava n*o é uma substância, pois, se fosse *ubstâ*cia, seria *m **m. </line>
<line> *a v*r*a*e, ou seria substância in**rru*tível, * então er* certament* um gran*e </line>
<line> bem, o* seria substân*ia corruptível, e, nesse ca*o, se não f*sse bo*, não se poderia </line>
<line> cor*omper.21 </line>
<line> Port*nto, tu*o * que De*s cr** * Bom e partilha *o sumo Bem, qu* é Deus. Adem*is, </line>
<line> tudo o que existe, e*iste no e *elo Bem, o* seja, é mantido por *eus. Como resposta então *o </line>
<line> qu* é o Mal, nosso f*lóso*o em quest*o d*z: </line>
<line> P*oc*rei o que era a maldade e não e*contre* uma substâ*cia, mas s*m uma </line>
</par>
<par>
<line> perver*ão da vontad* desviada da substânci* suprema de Vós, ó *eus </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *endendo pa*a as coisas ba*xas: vo*tade *ue derrama ** suas e*tranhas e s* levanta </line>
<line> *om **tumesc*ncia.22 </line>
</par>
<par>
<line> 6 *ONSIDERA*ÕES FINAIS </line>
<line> Nest* *esquisa analisamos ** temas centrais para Santo Agost*nho, s*gundo s* lê em </line>
<line> sua* Confis*õe*: *empo e *ternidade, cr*a*io *x n**ilo, liberdade e graça, *em * mal. Quan*o </line>
<line> indaga*os sobre a*go relaci*nado ao tempo, o pensamento nos leva aos aco*tecimen**s que </line>
</par>
<par>
<line> presenciamo* e t*mos a impre*são de qu* algo va* acon*ecer, </line>
<line> mas não sab*mos **atam*nte </line>
</par>
<par>
<line> *ua*do o t**po iniciou e se vai aca**r. </line>
</par>
<par>
<line> Santo Agostinho apre*entou o co*ceit* *e tem*o, bem co** se o *empo é eterno com </line>
</par>
<par>
<line> base nas v**sões bíblicas, pa*a el* exi*tiu *m início e haverá </line>
<line> um fim, </line>
<line> pois, eternid*de a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> apena* *tributo de D*us, com* *ic*u c***o. Depois di*so, A*ostinho trabalhou * l*berdade e a </line>
</par>
<par>
<line> Graça, que **o do*s </line>
<line> div**os dad*s ao Hom*m, *ara o livre agir na Graça, ou s**a, qu*nto </line>
</par>
<par>
<line> mais se volta para Deus, mais liv** o H*me* é. </line>
<line> Noss* anál*s* se **ncluiu co* o p*obl*ma do m*l, o* seja, a dif*r*nça en*re o b*m e o </line>
<line> mal. Agosti**o, quando q*estionou a *xistência *o mal, afirman*o que, na *erdade, seria a </line>
<line> *us*nci* do bem, insinuando que s* tudo foi cri**o por Deus, foi c***do de forma perfeit*, ou </line>
<line> seja, a*enas o bem foi c**ado, sendo * m*l *r*duto da *i*erdade *u* leva o *omem * pecar: o </line>
<line> mal é o próp*io p**ado. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 21 </row>
<row> *2 </row>
</column>
<column>
<row> AGOSTINHO, 1*80, VII, 12. </row>
<row> AGOSTINHO, 1980, VII, 16. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 6, *rt. *, p. 140-153, nov./dez. 2019 </line>
<line> *ww4.fsan**.com.b*/*evista </line>
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<line> J. F. A. Di*s, J. L. F. Cunh*, A. R. R*is </line>
<line> 152 </line>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
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<line> AG*STI*HO. Co**i*sões. Tra*. J. Ol*veir* Santos e A. Ambr*sio </line>
<line> de Pina. Santo </line>
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<line> Versão Almeida, Revist* e anotada e *tualizada, com i*tro*uç*o, esboço, ref*rências laterais </line>
<line> e notas por Charles Caldwell *yrie; Trad. Carlos Oswaldo Cardoso P**to, - São Paulo: </line>
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<line> Rev. *SA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 7, p. 1*0-153, *ov./d*z. 2*19 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> Temas Centra*s nas Con**ss*es de Santo Agost*nho </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> Como Refer*nciar *s*e Artigo, conforme A*NT: </line>
</par>
<par>
<line> DI*S, J. F. A; CUN*A, J. L. F.; *EIS, *. R. Temas Centra** nas *on*iss*es de S*nto A*os*inh*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v.16, n. 6, art. 7, *. *40-153, nov./dez. 2019. </line>
</par>
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<line> Con*ribui*ão do* Autores </line>
<line> J. F. *. *ias </line>
<line> J. L. F. C*nha </line>
<line> *. R. **is </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncepção e *l*n**ament*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) **áli*e e i*terpretação dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *labora*ã* do rasc*nho *u na revi*ã* crítica do c**teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) p*rt*cip*ção na aprovação da versão fi*a* do *an*scrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina PI, v. 16, n. 6, ar*. 7, p. 140-15*, nov./dez. 2*19 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/re*ista </line>
</par>
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