<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 5, art. 11, p. 203-224, *e*./ou*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.11 </line>
<line> Barreiras na Implementação d* P*lítica de *om*ras Pú**icas Sustentá**is </line>
<line> Barriers *o the Implem*ntat*o* of Sustai*able Public P**cure*ent Polic* </line>
</par>
<par>
<line> Ana*tes Ma*i* de Mora*s Silva </line>
<line> Doutorado em *ol*ticas Públicas ***a Univers*dade Federal do *iauí </line>
<line> Mest*a em Desenvo*vimento e Meio Am*ie*te pela Univers*dade Fede*al *o Piauí </line>
<line> A**inistr*do*a do Institu*o **deral do *iauí </line>
<line> E-mail: anait*s*oraes@gma*l.com </line>
<line> Jaíra M*ria Alcobaça Gome* </line>
<line> Dou*ora em Econom*a Ap*ic*da pe*a ESLAQ/Un*ve*s*dade de Sã* Pau*o </line>
<line> Professora T*tular do Departamento de Ciênc*a Econômicas da *n*v*r*id*de Fe*era* *o Piauí </line>
<line> E-mail: jai*a@*fpi.e*u.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endere*o: Anaíte* *a*ia de Moraes Silva </row>
<row> Conju*to Sac* Q*adra 31 Ca** 2*, CEP: *4020-290, </row>
<row> *eresina, PI, **asil. </row>
<row> End*reço: Ja*ra Maria A*coba*a Gomes </row>
<row> Av*nida Uni*ersit*ria nº 131*, *ASE/PRODE*A/UFPI </row>
</column>
<column>
<row> Editor-C*efe: *r. *onny Kerley de Alenc*r </row>
<row> *odrigu*s </row>
<row> Artig* *ecebi*o em 20/05/2019. Última v*rsão </row>
<row> r**ebida em 03/05/2019. Aprova*o em 04/05/*019. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> CEP: 64049-550, Teresin*, PI, Bra*i*. </line>
<line> Avaliado *elo siste*a Tr*p*e Re*iew: Desk Revi*w a) </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e *) Double Bl*nd R*v*ew </line>
<line> (ava*iação cega por dois a*aliadores *a á**a). </line>
<line> Revis*o: Gram*tical, *o*mati*a e de Formatação </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> A. *. M. Si*va, J. M. A. Gomes </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> As compras *ú**ic*s sustent*veis coloca* o po*er público c*mo respons*vel pelo fomento e </line>
</par>
<par>
<line> indução de *ol*ti*as públicas socioambientai*, </line>
<line> visan*o um* redefinição a </line>
<line> de seu papel, </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> busca pel* ges*ão mais re*ponsável e pela aplicação de r*cursos pú**icos. Este artigo analisa </line>
<line> as ba*r**ra* vivenci**as p*lo* a**ntes impl*menta*ores da p*lítica de co*p*as públ*cas </line>
<line> sustentáveis, nos Ins*i*u*os Federais *e Educação, Ciên*i* * T*c**logia da regi*o Nordeste do </line>
</par>
<par>
<line> Bras*l, n* perí*do de </line>
<line> 2 01* a </line>
<line> 2017. </line>
<line> Par* tanto, f*ram utilizadas a pesquisa bibliográf**a, </line>
</par>
<par>
<line> documental no* relatórios de gestão lev*n*amento d* campo, por *e*o *e aplicação e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> questionário* eletrôn*c*s. Foram encontradas *arreir*s </line>
<line> *nternas externas, sendo m*ior </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aporte de *ar*eiras inte*nas. Nas bar*eiras i*t*rn**, for*m *v**enciad*s: dú*i**s e i*pre*i*ões </line>
<line> s*bre o *onteúdo da *o**tica de *ompra* públic** s*stentávei*; ausência de políticas in*ernas, </line>
<line> metas claras e apoio da gestã* superior; falta de treiname*to/capacitação dos servidores pa*a a </line>
<line> nov* postura; nos procedim*ntos, falt* de r*formu*a*ão de *rocessos e de planejam**to p*ra </line>
</par>
<par>
<line> aquisiç*es sustentáv*is; </line>
<line> na </line>
<line> cultura organizacional, falta de </line>
<line> **nscientização se*sibilização e </line>
</par>
<par>
<line> para q*estão *mbiental, barreir*s psicológicas e falta de </line>
<line> enga*amento; * vis*o limitada e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> dimensã* econôm*ca (menor pr*ço e priori*ação *a lim*tação *rçamentária). Espera-se *ue os </line>
</par>
<par>
<line> resultados op*rt*nizem uma apr*ndizagem organizac*onal e que su*eração das a </line>
<line> ba*reiras </line>
</par>
<par>
<line> redime*sione a implementa**o da </line>
<line> política *e compras </line>
<line> púb*icas sustentáveis, tr*n*forma*d* </line>
</par>
<par>
<line> compromissos em inic*ativas re*is de gestão. </line>
<line> Palav*as-c*a**: Desenvolvimen*o sust*ntável. Ec*aquisi*ões. Licitação sustent*ve*. P*lít*cas </line>
<line> públi*as. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Sust*in*ble p*blic procur*me*t mak*s the pub*ic *overnment acco**table fo* *he promotion </line>
<line> a*d *nduction o* soc*o-e**ironmental publ*c *olicies, aiming at a redef*nition of it* role, </line>
</par>
<par>
<line> looking *or more r*sponsible *ay *o ma*age an* apply public *esour*es and funds. This a </line>
</par>
<par>
<line> a*ticl* an*lyz*s the barrie*s exper*ence* b* the impleme*t*ng </line>
<line> *g*nts o* sustaina*le </line>
<line> publ i c </line>
</par>
<par>
<line> *rocure*ent polic*, at the Federal Institu*es of Educa*ion, Scie*ce and Technology in </line>
<line> t h* </line>
</par>
<par>
<line> *ortheaster* region o* Brazil, in the years from 2012 to 2017. *or this art*cle, bi**io*raphic </line>
</par>
<par>
<line> resear*h was </line>
<line> us**, *s well </line>
<line> *s docume*tal research amon* mana*e*ent rep*r*s, a*d fi*ld </line>
</par>
<par>
<line> re*e*rch, through electronic questio*naires. Both in**de and outside ba*riers were f*und, *ith </line>
</par>
<par>
<line> th* *a*ority </line>
<line> of th*m being in*ernal. Among the </line>
<line> * ns * de </line>
<line> barriers, we can highlig*t </line>
<line> t h* </line>
</par>
<par>
<line> follow*ng: doubts an* inaccurac**s about *he conte*t of su*tainable public procurement; l*ck </line>
</par>
<par>
<line> of </line>
<line> i**ernal polic*es, </line>
<line> of c*e** *o*l* and o* s*pport *rom higher m*nag*me**; </line>
<line> lack </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> tra*ning/qualification of workers *or *he *ew attitude; among the proced*res, lack of p*ocess </line>
<line> and planning re*i*io* for *ustainabl* pr*cur*m**t; within the or*a*izational culture, l*ck of </line>
</par>
<par>
<line> awareness </line>
<line> and s*ns*t*zation *or t*e environ**nt*l </line>
<line> *ssue, psych*l*gical barriers an* lac* ** </line>
</par>
<par>
<line> **gageme*t; and limited vision of *he </line>
<line> economic dimension (lower price and **dget limit </line>
</par>
<par>
<line> **i*rity). Th* results *re *xpe*t** to off*r *n organ**ational le*rning about the fact t*at </line>
</par>
<par>
<line> overcom**g s*c* bar*iers could redefi*e the impl*ment*tion of sust**nable </line>
<line> publ i * </line>
</par>
<par>
<line> procuremen* policy, thu* tra*sf*r*in* commitment int* *e*l management i*i**atives. </line>
</par>
<par>
<line> *ey wo*ds: S*staina*le de**l*pment. Eco P**chase*. *ustainable bidding. *ublic p*li*ies. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 16, n. 5, *rt. 11, p. 203-2*4, set./out. 201* </line>
<line> w*w4.*san*t.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Barreiras na **p**mentaç*o da Política de Co*pras P*bli*as Sustent*veis </line>
<line> 2*5 </line>
</par>
<par>
<line> * IN**ODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> A conscientização d* nív*l de degradaçã*, a *ece*sida** de preserv*ção am**enta* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> justiça *o*ia* s*o questões prioritá*ias e emergentes, **i* há um* cu*tur* vi*ente que est*mu*a </line>
</par>
<par>
<line> o *onsum*, ond* * *úblico e * privado tê* sua *arcela de responsabilidade no processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pro*ução * consumo. </line>
</par>
<par>
<line> As compras públicas *ustentáveis colocam * poder público como o r*sponsáv*l pelo </line>
<line> fomento e in*uç** de polí*i*as púb*icas am*ientais * so*i*i*, visa*do a uma r*def*n*ção d* </line>
<line> seu papel, bem com* de seus agente*, na bu**a pel* *e*tão **is resp*n*ável e p*la aplicação </line>
</par>
<par>
<line> de r*cu*sos *úb*icos, *st*mulando o respeito pelo meio amb*ent* * a *ostura do </line>
<line> exemp*o. * </line>
</par>
<par>
<line> termo "com**as públicas sust*ntáveis" tam*ém tem sinônimo*, *omo eco*qu*s*ções, *ompras </line>
</par>
<par>
<line> *er*e*, compra* ambientalmente </line>
<line> a*igávei*, *icitaç** posi*iva, licita*ã* sustent*vel </line>
</par>
<par>
<line> (BIDERM*N et al., 200*; IP*A, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> As p*líticas *úbli*a* v*ltadas p*ra o proces*o de a*uisições sustentáveis </line>
<line> geram </line>
</par>
<par>
<line> *enefícios p*ra *s in*tit*ições, par* a soci*dade * para o meio ambiente, pois estimula* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *edução dos im*actos ambientai* e exte**alid*des, uma melhor d*str*buiçã* * maximização de </line>
<line> re*urs*s públi**s, aliando es*ratégias d* mercado, produ*ã* e consumo de *ens * s**viços. </line>
</par>
<par>
<line> Se*undo a Secretaria </line>
<line> *e Logístic* e Tec*ol*gia *a Informação (*LTI) ** Min*stério </line>
</par>
<par>
<line> do Plane*amento, *rçam*nto e G*s**o (MP), </line>
<line> as compras públicas são responsáveis </line>
<line> p*la </line>
</par>
<par>
<line> mobili*ação de s*tore* estratég*c*s do *ercado e p*la indu*ão *e mud**ças *os padrões d* </line>
<line> prod*çã* * consu*o, *or meio da *mp*antação do poder de compra sustentável (BRASI*, </line>
<line> *0*4b). Além di*s*, as co*pras públicas sust*ntáveis tamb*m são *n*tru**n*os que podem </line>
</par>
<par>
<line> via**li*ar </line>
<line> a imple**n*aç*o *e políti*as p*b*ica* em su*s várias *imens*es (sociais, </line>
</par>
<par>
<line> econômica* e ambientais), p*is é uma p*lítica regul*tória que *ncorpor* várias **tras, como a </line>
<line> polí*ica *acional do *eio ambiente, res*duos sólido*, clima, **ciclagem, eficiência energética, </line>
<line> inclusão social, marg** de pr*fer*nci* etc. </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, a Administraçã* Públi*a Federal, </line>
<line> que corresponde aos compo*ent*s </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Adm*nis*ração Di*eta e Indireta, é g**nde c***umidor* de bens e serv**os, *om signific*tivo </line>
<line> aporte *e recursos públ*cos, subordinad*s a procedi*ento* legais, monito*amento e a*ali*ção </line>
</par>
<par>
<line> de órgão* de </line>
<line> control*, como o Tribunal </line>
<line> *e Contas *a Un*ão (TCU). Para exemplif*car, </line>
</par>
<par>
<line> som*nt* *m 2*14, ela f*i r*sponsável po* R$ 39,*6 milhões de reais e* *ompras </line>
</par>
<par>
<line> governament*is *ustentáveis, </line>
<line> tendo, como </line>
<line> *rinci*al repre*en*ante nacional, * Mi*istério da </line>
</par>
<par>
<line> Educação, que atingiu *m mont*nte *e *8,9% (R$ 1*,* milhõ*s) *o t*tal e, na repr**entação </line>
<line> por região, o N*rd*ste atingiu 32%, o corre*p*ndente a R$ 12,3 milhões (**A*I*, 2014a). </line>
<line> Rev. **A, Tere*ina PI, v. 16, n. 5, ar*. 11, *. 203-224, s*t./out. 2019 w*w4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. M. Silva, J. M. A. Gomes </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> Avaliação da i*pl*ment*ção da *o*ítica op*rt*nizará o aprendiz*do e ape**eiçoamento </line>
</par>
<par>
<line> tant* p*ra o av*nço do conhec*mento cien*ífico *uanto pa*a a gestão. Assim es*a </line>
<line> pe*q*is* </line>
</par>
<par>
<line> busca ating*r * função a*adêmica e a função téc*ica. Segundo Silva (2008, p. *14), *ssa* du*s </line>
<line> funções c*ntribuem *e for*a significativa para *s po*íticas públicas: a "f*nç*o acadêmi*a, </line>
</par>
<par>
<line> d*svelando </line>
<line> determinações e *ontra*ições presentes no processo e no co*teúdo das polí*i*as </line>
</par>
<par>
<line> *úblicas", contrib*in*o para a co*st*ução de signif*cado* * d* *onhecimento; e a "função </line>
</par>
<par>
<line> técn*ca, fornecendo s*bsídios para a correção de desv*os *o decorr*r </line>
<line> do processo de </line>
</par>
<par>
<line> implementação", c*ntribu*ndo *ara o se* *edi*ensiona*e*to. </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e d*ste </line>
<line> *erfil de co*sumo, o p*e*en*e ar*igo aborda parte *os resultados d* tese </line>
</par>
<par>
<line> de doutorado em andam*n*o, de*tacand* </line>
<line> as b*rrei*as viven*iadas pe*o* agentes </line>
</par>
<par>
<line> implementadores da pol*ti*a *e </line>
<line> co*pras públicas s*stentáveis, n*s I*s*it*tos *ede**is *e </line>
</par>
<par>
<line> Educaçã*, Ciê*cia e Tecnologia da *egião Nordeste do Brasi*, *o período *e 2012 a 2017. A </line>
<line> p*squ*** foi regi*tr*da no Comitê de Étic* em Pesq*isa CAAE: 02*248*8.7.0*00.*214, com </line>
</par>
<par>
<line> *prov*ção em 3 de dezembr* de 2018. A metodologi* utiliz*da foi *esquisa </line>
<line> bibliográfi*a, </line>
</par>
<par>
<line> documental e levantamento *e campo, po* meio de aplicação *e questionár*os e*etr*nic*s. </line>
<line> O artigo e**á estruturado *m cinco seções, incluind* a introduç**. Na s*gunda se*ão </line>
<line> tem-se a e*po*ição do *eferen*ial teórico, abordan*o as compras púb*icas s*s**nt*vei* como </line>
<line> **líticas pública* int**radas e as barreiras para as compras p*blicas sustentáve*s. Na terceir* </line>
</par>
<par>
<line> seção, meto*ologia; na qua*t* seção, os r*sult**os e a d*s*ussão; *, na a </line>
<line> quinta seção, as </line>
</par>
<par>
<line> cons*d*r****s fin*is. </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> REFERENCIAL TE*RICO </line>
<line> O r*fe*encial teórico abo*da as *o*pras públicas sustentáv*is *omo polí*ic** púb*icas </line>
</par>
<par>
<line> integradas e as bar*eira* p*ra as compras pública* suste*táve*s. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .1 </line>
<line> As compr*s *úb**cas s*ste*táveis como políticas públicas integ*adas </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> compras púb*icas s*stentáveis sã* *ma *epresentação *e políticas púb*icas </line>
</par>
<par>
<line> integradas, </line>
<line> que buscam *ante* </line>
<line> * equilíbrio entre a prosperi*a*e ec*nômic*, equidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> justiça soci*l e a suste*tabilidade ambien**l. Segundo o *uia Nacional de Licitações </line>
</par>
<par>
<line> Sustentá*eis, as aquisições no setor *úblico devem considera* o lado social, promoção *o a </line>
<line> com*rcio justo no *e*c*** glo*al e *lguns ou*ros aspectos, como (BRASIL, 2016, p. 13): </line>
<line> a) Redução do Con*um*; </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 5, *rt. *1, p. 203-224, set./out. 2019 www4.fs**et.com.b*/***i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Bar*e*ras *a Implementa**o da Polít*ca de Co*pras Pú*li*as Sustentáve*s </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> b) Análise do Ciclo d* Vida d* Pr*duto (produção, di*tribuiç*o </line>
<line> *so e di*posição) para </line>
</par>
<par>
<line> de*erminar a vantagem econômica da ofer*a; </line>
</par>
<par>
<line> c) Es*ímul* para o* for*ecedores </line>
<line> as*imilare* a n*cessidade </line>
<line> de oferta *e produtos e serviços </line>
</par>
<par>
<line> sus*ent**eis, como reg*a ge*al e n*o e*c*ç*o; </line>
</par>
<par>
<line> d) F*m*nto à inovaçã*: criação de </line>
<line> pr**utos c*m me**r impacto am*iental; us* racional </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> pr*dutos; r*dução *a poluição e a da pressão sob*e ** recursos. </line>
<line> *lém do *arco int*odut*r*o sobre o conceito de desenvo*vi***to sustentável, do </line>
<line> Re*atório de Brundtlan* e* 1987, cin*o event*s fora* d**ta*ues na te*ática d* compras </line>
<line> públ*cas s***entáve*s (ORGANIZAÇÃO DAS N*ÇÕES UNI*AS, 1992ª; ORGANI*AÇÃO </line>
<line> D*S **ÇÕES UNIDAS, 1992*; MERCO*U*, 2001; BRASIL, 201*; CALVAC*NTI et. </line>
<line> al., 2*17; IPEA, 2018): </line>
<line> a) Decl*ração do Rio sobre Meio Ambi*nte e Desenvolvimento de 19*2 - no Princípio 8, </line>
</par>
<par>
<line> *estaca *ue </line>
<line> os Es*ado* devem reduzir * elim*n*r </line>
<line> os padr*es insustentáveis de *r*dução </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *onsu*o e *romover polític*s demográficas ade*uadas; </line>
</par>
<par>
<line> *) Agenda 2* Gl*bal, também resultado d* ECO92 - </line>
<line> no *eu Ca*í*ulo 4 est*belec* </line>
<line> exa*e </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> atuais padrões de *r*du*ão e consu*o e o d*senvo*vimento de políticas est*at*gicas </line>
<line> neces*á*ias p*ra a mud*nç*; </line>
<line> c) Ac*rdo-Quadro sobre Me*o Ambiente do Merc*sul - tratado en*re os Estados mem*ros para o </line>
<line> refo*ç* dos compromiss*s assumidos *a EC*92; </line>
</par>
<par>
<line> d) Confer*ncia **o +20 - realizada em 2012, con*olidou nor*as com **ões c*ncretas para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *dministração *ública; </line>
</par>
<par>
<line> e) Conferência das Nações U*idas, em 2015 - res*ltou na Agenda 2030, dos dezessete objetivos </line>
<line> p**a o D**envolvimento Sustent*ve* (*DS). O o*jetivo 12 enfatiza a necessidade de padrões </line>
<line> de produção e de consumo *us*e*táv*is. </line>
</par>
<par>
<line> C ont udo, </line>
<line> os c*m*romissos </line>
<line> *nte*nacionais assumidos na temática *ocioambiental </line>
</par>
<par>
<line> precisam </line>
<line> ser t*aduzi*o* e* </line>
<line> políticas *ac*onais. Para Najam (19*5), a transfor**ção de um </line>
</par>
<par>
<line> *c*rdo extern* em um* </line>
<line> *olítica interna faz *o* </line>
<line> que haja envolvimento e a*rov*ção de </line>
</par>
<par>
<line> autoridades nacion*is. Co* efeito, *á uma re*alidação de </line>
<line> compromissos e assim passam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> surtir efeito e ser reconhe*idos pelos diverso* atores. </line>
</par>
<par>
<line> * Co*stitu*ç** de </line>
<line> *988 * um exemplo de tradução de acordos *xter*os em </line>
</par>
<par>
<line> compr*mis*os </line>
<line> *n*ernos, ao destacar, no artigo 2*5, qu* o *ei* ambi**te * um bem de </line>
<line> us o </line>
</par>
<par>
<line> c*mum e, ** mesmo t*mpo, é ess*nc*al par* a qualidade de vida, ond* t**to o poder públic* </line>
</par>
<par>
<line> com* a coletivi*ade têm o dever de protegê-*o </line>
<line> p*ra *s gerações atuais e fut*ras (BRASI*, </line>
</par>
<par>
<line> 2017ª). Como *odos têm sua parcela de respons*bili*ade, o p*obl*ma de produçã* * consumo </line>
<line> *ev. F*A, Teresina PI, v. *6, n. 5, art. 11, p. 203-2*4, set./out. 2019 *ww4.fsa*et.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. M. *ilva, J. M. A. Gomes </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> é u*a rea*id*d* na Ad*in*stração Pública F*deral e, ** cons*nância **m a Constituiçã* </row>
<row> Fe*era* de *988, f*ram *ria*os vários *orm*tivos relacio*ado* às compras sus*en*áveis. </row>
<row> Em levant*mento bib*iográfico so*r* normativos vi*entes em site espec*aliza*o de </row>
<row> compras gov*rnamentais, periódi**s e livr*s, for** identific*dos, n* per*odo de *981 a 2017, </row>
<row> 3* imp*rta*tes normativos (cons*i*uci*nai* * infr*co*sti*ucionais) r*lac*onado* * temát*ca de </row>
<row> compra* públi*as su*t**táveis, para aqui***ão de *ens (Quadr* *). </row>
<row> Quadro 1 - Di*positivos legais p*ra as c*mp*a* públic*s **stentáve*s (1981-201*) </row>
</column>
<par>
<line> TIPO </line>
<line> IDENT*FICAÇÃO </line>
<line> Total </line>
</par>
<par>
<line> CONSTITUIÇÃO *EDERA* </line>
<line> Constitu**ão Fed*ra* de 1988 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> DECRETO </line>
<line> De*reto *° 5.450/*005 Decreto n* 2.7*3/1998 Decreto nº 4.*31/2002 Decreto nº *.*40/2006 Decreto nº 6.*04/2007 D*creto *º 7.581/201* Decreto nº 7.746/*012 Decreto nº 8.**8/2015 Decreto *º 9.17*/2**7 </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> I*S*R**ÃO N*RMA***A </line>
<line> IN nº 01/2010 - SLT*/MPOG IN nº 02/2014 - SLTI/MP** IN nº 04/2010 - SLT*/MPOG IN nº 04/2*14 - SLTI/MP*G IN nº 1*/2012 - SLTI/MP*G </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> LEI </line>
<line> Lei nº 10.520/2002 Le* nº 11.947/2009 **i nº 12.187/2009 Lei nº 12.*05/2010 Lei nº 12.349/2010 L*i nº **.462/201* Lei nº 6.938/1981 Lei n* 9.660/1998 Lei nº 9.665/199* </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> LEI COMPLEMEN*AR </line>
<line> L*i Compl*mentar nº 123/20*6 **i Complemen*ar nº 147/2014 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> MEDIDA *ROVISÓRIA </line>
<line> Medida Provisória nº 495/2010 (Lei nº 12.*4*/2010) </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> PORTARIA </line>
<line> *ortaria n.º 31*/*0*2 - I*metr* *ortaria nº 02/2010 - SLT*/MP*G Portaria nº 23/2015 - MPOG P*rtar*a nº 61/2008 M*nistér*o *o Meio Ambiente </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> PORTARIA CON*UN*A </line>
<line> Portaria Co*ju*t* nº 08/2015 - *LTI/MPOG </line>
<line> 1 </line>
</par>
<column>
<row> Tot** 32 </row>
<row> Ela**r*ção própria. F*nte: IPEA (2012), Brasil (2014*), M*ire*les (20**) e Base de legislação no Portal d* </row>
<row> Com*ras Go*erna*entai*. </row>
<row> *s *ispositivos infraconstitucionais e*t*o relacio*ados à *o*ítica na*i*nal de mei* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> ambiente, pr*dução e co*sumo, resí*uos sólidos, clima, rec*cla***, *ficiênc*a </line>
<line> energética, </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, T*resina, v. 16, n. 5, art. 11, p. 2*3-224, s**./out. 2019 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Barreiras na Implem**tação d* Políti** d* C*mpras Públic*s Susten*áveis </line>
<line> *0* </line>
</par>
<par>
<line> re*u*ão do efe**o estufa, geraçã* de *mprego, i*clusão social, incentivo à pr*duç*o de be*s * </line>
<line> se*viços nacionais *e *nformátic*, cooperativa*, *gricul*ura fami***r, margem de pr*f**ênc** </line>
<line> etc. </line>
<line> *os dispositivos, *a A*ministraçã* Pública Feder*l, são destaques: a Instruçã* </line>
<line> *ormati*a (*N) nº *1/2*10, de 20/1/2010, e o Decreto nº 7.7*6/2012, de 5/6/2012. Essas duas </line>
<line> norma* r*gulatóri*s compõem u* conjunto de di*positivos d* *olítica de Comp*as Públicas </line>
</par>
<par>
<line> Sust*nt*veis, *ue estimulam um comportament* m*is responsável da gestão </line>
<line> pública. Dest* </line>
</par>
<par>
<line> forma, * Administraçã* P**lica Federal s*na*iza pa** o *ercado os *ipos de c*itérios </line>
<line> su*tentáv**s se*e*ionados para * per*il *e suas aquisições, e**imulando, assim, a a*uisição de </line>
</par>
<par>
<line> itens *ustentáveis, *ediant* ig*aldade de co*peti*ão, e respeitando </line>
<line> *s r*gras dos processos </line>
</par>
<par>
<line> licitató*ios, par* aquisição daqueles fornecedores que atenda* os *ré-*equisitos ambientais e </line>
<line> sociais. </line>
<line> A IN nº 01/20*0 foi um mar*o e inov**, introduzindo uma nova rea*id*de para a </line>
<line> Admin*s*raçã* Pú*lica Fede*al, ao es*abelecer cri*é*ios de sus**ntab*lidade par* as aquisiç*e* </line>
<line> suste*táv*is com foco em qua*ro estraté*ias (constit*içã*, certificação, embalagem e livre de </line>
<line> subst*nci*s perigosas, mesmo antes da alteração da lei d* licitaçõ*s (*squema 1). </line>
<line> *s*uema 1 - Cr*térios de sus*entabilid**e ambien*a* </line>
</par>
<par>
<line> Elab*ração própri*. Fonte: Brasil (*010ª), Bra*il (2010b), Meneguzzi (2015). </line>
<line> A IN *° 01/2010 também bus*ou a *de*uação de forma grada*iva, poi* o d*sp*si*ivo, </line>
<line> além de fomentar e estimu*a* o p*ocesso d* implementação de comp*as p*bli*a* sustentávei*, </line>
<line> bu*cou ampl*ar o con**cimento *o*re a temátic* ambiental. </line>
<line> Posterior**nte, veio a al*eração na Lei d* Licit*çõe*, por meio da Medida Provisó*i* </line>
</par>
<par>
<line> nº 495, *e 19 *e julho de 2010, *ue f*i </line>
<line> convertida *a lei n* *2.34*, d* ** de de*emb*o *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 16, *. 5, art. 1*, p. 203-224, set./out. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. M. *il*a, J. M. A. Gomes </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> 2*10, a qua* altero* o ar*ig* 3º da lei de licitaçõ*s nº 8.6*6/1993, com a </line>
<line> inclusão do termo </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*mento nacional sustentável, as*ocia** ao princípio da isonomia e da se*eção da </line>
<line> proposta mais vantajosa, incluindo, assim, a v*riável do cuid*do amb*ent*l com* *m </line>
<line> d*fer**cial da l*citação. </line>
<line> P*ra Castro, Freitas e Cruz (2014, p. 37), as licitações sustentáv*is são "uma for** do </line>
<line> go*erno licitar s*us produtos e serviços de forma su*tentá**l reeducan*o ass*m a soc**dade </line>
</par>
<par>
<line> *ara um </line>
<line> novo </line>
<line> estilo d* vida". Um ponto *mportante é que a licitação su***ntável não é **a </line>
</par>
<par>
<line> nova modalidade de licit*ç*o e sim *ma postu*a p*oativa, que proporciona *ecanismos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gestão pública mais *fetiva, </line>
<line> co* dest**ue </line>
<line> para cidadan*a </line>
<line> ambiental e atuação ética </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tra*sparente. </line>
</par>
<par>
<line> S*mente dois anos dep*is e às vésperas *a C**ferência Rio +2*, foi expedido </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Decret* nº 7.74*/2012, *e 5/6/20*2, que regulamentou os cr*t*rios, prática e diretr*zes para a </line>
<line> promoção do desenvo*vi*ento nacion*l suste*tável nas aquisiçõe* re**izadas pe*a </line>
</par>
<par>
<line> A*ministraç*o Públ*ca Federal (BRASIL, 2012). Des*a *or*a, o Bra*il *onseguiu </line>
<line> pr*var </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> manutenção d* *omp*o*issos </line>
<line> prev*ame*te assumido* perante comunidade i*ter*acional. a </line>
</par>
<par>
<line> Con*udo, a e*i*tência de dispositiv*s co*stitucionais e infraconstit*cion*is </line>
<line> *ó tem efe*to, se </line>
</par>
<par>
<line> estes s*írem da teoria *ar* a pr*tica. </line>
</par>
<par>
<line> Loren*et*i (*010) c*rrobora ao enfatizar que, par* qu* a se*ente *a *ei seja *emeada </line>
</par>
<par>
<line> corr*tamente, d*is fator*s *ão indispe**áveis: que os va*ores </line>
<line> estejam claro* e que ocorr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co**eração dos agentes envol*idos. Ass**, a existên*i* de *ormas o* o *ump*imento forçado </line>
</par>
<par>
<line> *a lei não trazem benefícios duradouro*, poi* a conscientização col***va, </line>
<line> o *stím*lo às </line>
</par>
<par>
<line> condutas r*s*on*áveis e a </line>
<line> cooperação são indispensáveis para *o*talecimento de posturas o </line>
</par>
<par>
<line> é*icas e o cump*imen*o de *olíticas socioambienta*s. Por i*so, a i*plement*ção é u*a etapa </line>
</par>
<par>
<line> imp*rta**e, poi* "se refe*e * co*o *olíti*a púb*ica e*tá sendo posta em práti**, ou sej*, a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> transformaç*o da polí*ica em ação" e *ode "detect*r, com antecipação, problem*s que po*em </line>
</par>
<par>
<line> e*tar </line>
<line> ocor*endo e *ro*or </line>
<line> mudanç*s no desenho e na *mplementação da polí*ica" (S*UZA, </line>
</par>
<par>
<line> 200*, p. 19). </line>
</par>
<par>
<line> Outro ponto *mportante é a avaliação d* implem**taçã*, que *estaca os elemen**s </line>
</par>
<par>
<line> facilitadores e os obstáculo* ao mod* c*mo a política pública </line>
<line> es** sendo realiz*da, tendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> finalidade de </line>
<line> conhecer a </line>
<line> trajetó*ia de uma </line>
<line> po**tica pública e *po**unizar uma melho*ia </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> processo, *o* me*o d* *pr*ndiz*do d*s er*os e ace*tos d* *uas ativi*a*es. * avaliação da </line>
</par>
<par>
<line> i*pl*men*ação é uma ava*iação </line>
<line> de processo, que bus*a fornecer i*forma*ões sobre se* o </line>
</par>
<par>
<line> *esempe*ho, detectando bar*e*ras e obstáculos à su* i*plemen*ação, com </line>
<line> p*ssibilid*de </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **pro*ra*açã* d* *olítica (COSTA; CAS*ANHAR, 2003). Dentre *s interferên*ias, Sil*a </line>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 16, n. 5, art. 11, p. 203-224, s*t./out. *019 w*w4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Barreir*s *a Implementa**o da Políti*a d* Compras Públ*cas *u*ten**veis </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> (2014, p. 35) destaca alguns fatore* que podem afe*ar a im*l*m*ntação de uma po*íti**: </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> V*lume, tipo de recursos e a forma de *tilização; </line>
</par>
<par>
<line> b) </line>
<line> Estr*tégias de imple**ntaçã* decorrente* do *esenho do prog*ama e *a polít*ca; </line>
</par>
<par>
<line> c) </line>
<line> Eventos exte*no*; </line>
</par>
<par>
<line> d) </line>
<line> Grau </line>
<line> de compr*miss* *om a *mplanta*ão do </line>
<line> prog*ama p**os g*stores e execut*vos, </line>
</par>
<par>
<line> bem como co**istência d*s parcerias na viabilização d*sses c*mp*omis*os; </line>
</par>
<par>
<line> e) </line>
<line> Proble*as d* operaciona*ização, gere*ciamento e coorde*ação. </line>
<line> Dia*te do e*po**o, verifica-se que * po**tica *e compras públ**as sustentáv*is tem que </line>
</par>
<par>
<line> sair do stat*s de co*promiss* enquanto pr*messa e </line>
<line> en*rar para </line>
<line> a *niciativa d* gest*re*. São </line>
</par>
<par>
<line> v*rios os *ato**s qu* p*de* interfer*r du*ante todo o ci*lo de políticas públicas, isso porque </line>
</par>
<par>
<line> não *á um m*canismo </line>
<line> operativo </line>
<line> perfeito e *ode* **orrer interf*rências e contradições. A </line>
</par>
<par>
<line> seguir, são </line>
<line> expostas </line>
<line> as principais *arreiras de*taca*as na *i*er*tura para o pro*esso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> com*ras pú**icas s*stent*veis. </line>
</par>
<par>
<line> * .2 </line>
<line> Barreiras para as compra* públ*cas sust**táveis </line>
<line> Betiol et al. (20*2, p. 22) *lertam que *á b*rreiras naturais </line>
<line> qua*do se estimul* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mu*ança *e </line>
<line> hábitos </line>
<line> na gestã*, m*s essas barreiras </line>
<line> aos *ouco* poderão ser *ltrapassada* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> compreendidas, visualiza**o, as*im, as "conex*es e*istente* entre aqui*o que compramo* e * </line>
<line> conser*aç*o dos recursos *o pl*ne*a *ar* o suprimen*o das nece*si*ade* atuai* e f*t*ras, </line>
<line> dentro de padrões justos e equita*iv**". </line>
<line> Nas *o*pras públicas su*tentávei*, as resi*tências internas e externas perpassam pela </line>
</par>
<par>
<line> *ompreensão de inte*esses, motivações *stratégia* d* vár*o* atores, bem como * *nte*aç*o e </line>
</par>
<par>
<line> d*s variáveis e *lem*ntos in**rvenie**e* no </line>
<line> processo </line>
<line> de aquisição, por meio das licitações </line>
</par>
<par>
<line> sus**ntáveis. </line>
</par>
<par>
<line> No *ntan*o, as lic*tações são fun*amentada* em *ei e * *iscrici*narieda** é permitida, </line>
</par>
<par>
<line> mas </line>
<line> tem limitaçõ*s. Na discricionar*edade, os agentes pod*m de*o*strar </line>
<line> po*sibilidades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> interação, des**v*lvime*to de **ternativ*s, imp*ementação de de***õe* para o d*se*penho *e </line>
<line> políticas pú*lica* (*U et al., 20*4; FERREIRA; MED*IRO*, *016). </line>
</par>
<par>
<line> *o*avi*, a discricionariedade também esb*rra *m </line>
<line> p*ec*nceito* *u* *n*erferem </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> imple*entação </line>
<line> das comp*a* **b*i*as </line>
<line> sust*ntávei*. Dentre eles, o </line>
<line> impac*o que as aquis*çõ*s </line>
</par>
<par>
<line> sustentáveis causam </line>
<line> no orçame*to, pois os produtos s*o mais caros e há *a*ta </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> conhecimen*o técnico sobre a d*scrição do p*oduto *ustentáv** e a correta aná*i*e do C*clo *e </line>
</par>
<par>
<line> Vida. Segu**o *iderman et a*. (2008) Barce*sat (*0*5), q*anto mais ** e </line>
<line> gesto*es públi*os </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a PI, v. 16, n. *, art. *1, p. 2*3-224, set./*ut. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. M. *ilva, J. M. A. Gome* </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> optare* por aquisiçõe* públi*as sus*en*áv*is, mai* incenti**rão um cí*culo virtuo*o e, assim, </line>
<line> aumentará a ofe*ta * a compet*ção en*re for*ece*ores, os pr*ços *icarão mai* bai*os, se*á </line>
<line> *ome*t**a a *riaç*o ** nov*s negócio* * re*uzidos os riscos amb*e*tais. </line>
<line> Na l**eratu*a, são d**tacadas várias barr*iras para a *mplementa*ão das compras </line>
<line> p*bli**s sustentáveis (Quadro 2). </line>
<line> Quadro 2 - Bar*ei**s para as Compra* Públi*as Suste*táveis </line>
<line> Auto*es Tipos de Barreiras </line>
</par>
<par>
<line> Ale**a*tro, Silva * Lopes (2014) </line>
<line> Au*ência de metas *bjeti*as a serem alcançada* pela ad*i*ist*ação </line>
</par>
<par>
<line> Moura (2013) </line>
<line> Complex*dad* e cus*o das ava*iaçõ*s de *náli*e do Ciclo de Vida </line>
</par>
<par>
<line> *lencastro, Sil*a e Lo*es (2014) </line>
<line> Confl*t*/res*rição de comp*ti*ividade ou limi*ação d* *o**ecedores </line>
</par>
<par>
<line> Calvacan*i et al. (2017) </line>
</par>
<par>
<line> Alenca*tro, S*lva e *opes (2014) Couto e Ribei*o (201*) </line>
<line> Ausência de dados e inf*rmações confiáv*i* </line>
<line> </line>
<line> Burocraci* e al*a comp*exi*ade no pr*cesso </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ara*ão e Jabbour (2017) </row>
</column>
<column>
<row> F*lta de apoio da alta admi*istr*ção </row>
<row> Falta de auto*omia das equipes env*lvidas </row>
<row> Falt* d* consci*ntiz*ção da co*unida*e </row>
<row> Foco apenas *conômi*o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Couto e *ibeiro (2016) Aragã* e Jab*our (20*7) </line>
<line> Falta de treina*ento/capacita**o de servidores pa*a a nova postura. </line>
</par>
<par>
<line> Moura (2*13) Bi*ge e *alado (2015) Calvacanti et al. (2017) </line>
<line> Os produtos sustentáveis são mai* caros </line>
</par>
<par>
<line> M*ura (2013) *o*to e Coelho (2015) </line>
<line> Cultura *rg*nizaci*nal ain*a resi*t*nte às q**stões de sust*ntabilid*d* </line>
</par>
<par>
<line> Couto e C*elho (2015) </line>
<line> Disp*nibilidade de recurso* *in*nc*iros pelo comp**dor </line>
</par>
<par>
<line> Elevada co*plexid*de d*s decis*es a serem tomadas pelos g*sto*es </line>
<line> Fa*t* de in*c*at*va da gestão (pod*r discricionário) </line>
<line> Tempo d* *xe*ução do pr*cesso *e aq*isição susten*ável </line>
</par>
<par>
<line> C*uto e Ri*eir* (2016) </line>
<line> *alta de inte*es*e e capaci*ad* para sua *orreta u*iliza*ão </line>
</par>
<par>
<line> O*iveira e San*os (2*15) </line>
<line> Dú*i*as e imprecisões sobre as compr*s públicas sustentáv*is </line>
<line> R*sco de corrupç*o no processo licitatório </line>
</par>
<par>
<line> *ou*a (2013) </line>
<line> Oferta de produ*os insuficientes </line>
</par>
<par>
<line> C*lvacanti et al. (201*) </line>
</par>
<par>
<line> E*aboração pró*ri*. Fonte: Moura (2*13), *lencastro, Si*v* e L*pes (*0**), Bi*ge e Cal*do (20*5), Couto e </line>
</par>
<par>
<line> Coelho (2015), Oliveira * Sa*tos (2015), C*ut* e Ribeiro (2016), Arag** * J**bour (*0*7) e Calv*ca*ti et a*. </line>
</par>
<par>
<line> (2017). </line>
</par>
<par>
<line> *s vinte barre**as *de**if*cadas na lite*atur* pe*passa* por aspectos indivi*uais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ins*itucionais, be* como culturais e é*icos, que *epe*dem *e dados e informações para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quebra de p*radigmas e resistências, na busc* de so*u*ões e compro*issos c*mpart*lhad*s de </line>
<line> todos o* *gentes envolvidos e o *ercado fornec*dor. </line>
<line> As ba*reiras encontrada* estão relacionadas a fatore* do ambie*t* i*terno e ext*rno, </line>
<line> *ais c*mo: falta de d*dos e info*m*ção adequados; des*reparo técni*o; resi*tência cultura* </line>
<line> (indiv*du*l * or*ani**c**nal); foco na vari*vel econômica; c*nflito *e interp*e**ção de </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 5, art. 11, p. 203-224, set./out. *019 ww*4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Barreiras na Implementação da Políti*a *e Compras *úbl*cas *usten*á*ei* </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> nor*ativos; medo de alterar p*oce*sos j* *nraizados; *usên*ia d* sup*rte da alta ges*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desconhecimen*o *o mercado fornecedor. Contu*o, as barreir*s poderã* s** ultra*assa*as por </line>
</par>
<par>
<line> meio de mudan*as in**viduais </line>
<line> * **stituciona*s. Wu *t al. (2014) cit*m exemplos de </line>
</par>
<par>
<line> estra*égias: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> a) </row>
<row> b) </row>
<row> c) </row>
<row> d) </row>
</column>
<column>
<row> Formar grupos *avoráveis à mudanç*; </row>
<row> D*finir objetivos gerais e *arâmetros para *s pol*tic*s; </row>
<row> guara*tor autorizaçã* formal adequada, e </row>
<row> Garanti* *e*u*s*s necessári*s par* **nduz*r o proce*so. </row>
<row> Tamb*m é pri*ritá*ia, pa*a * sup*raç*o de barreiras, a participação ativ* *o comprador </row>
</column>
</par>
<par>
<line> público, por m**o da quebra de velhos paradigmas (ignorar critérios socioa*b*ent*is) nas </line>
</par>
<par>
<line> aquisições. Segundo Gra*dia, Steijn e *uípe*s (2015), * co**ortame*to do com*rad*r </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> c*ucial para * su*esso das aquis**ões sustentáve*s, pois ele deve entender os benef*cios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolver a ação por meio *o com*r***sso para a mudança, p*is quand* um compr*dor é </line>
<line> prof*ci*nte e pro*tivo, *ende a falar pos*tivamente das compras s*stent*veis e, </line>
<line> c*ns*qu*nteme*te, fa*á suge*tões para melhor*r a eficiên*i* geral do processo d* *ompras. </line>
<line> Na literatura, também apresen**m ca*inhos para *ma **rreta implem*ntação ** </line>
<line> política de compras públi*a* *ustentáv*is. No Manu*l "Implemen*a*do Licitações </line>
<line> Sustentáveis na Admini*tração Pública Federal" d* Advo*acia Ger** *a Uni*o, são </line>
<line> apresentadas quatro et*pas do *iclo de Vida das compras públicas su*tentáveis (BRASIL, </line>
<line> 201*) (Esquema *). </line>
<line> *squema 2 - Ciclo de Vid* das licita*õe* sustentáveis </line>
</par>
<par>
<line> Elaboração própria. Fon*e: (**ASIL, 201*, p. 40-46). </line>
</par>
<par>
<line> P*r* *err*, Csipai e Uc*ida (2*15, p. 241-259), são três passos im*ortante* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i**is*ensáv*is para a implementação das l*citações s**te*táveis (E*quema 3). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi*a P*, v. 16, n. 5, art. *1, *. 203-224, se*./o*t. *019 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. M. S**va, J. *. A. Gomes </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> Esquema 3 - Trê* pa*sos para a c**r*ta i**l*ment*ção *e lici*a*ões sustentáveis </line>
</par>
<par>
<line> Elab*ração próp*ia. F*n*e: Terra, Cs*pai e *chida (2015, p. *41-259). </line>
<line> Os a*tores desta*am *inda que, além desses três pa*sos, caso * *ornecedor não *t*nda </line>
<line> ao que foi acertado, * importa**e a aplicação de *anção, pois cabe às aquisições sust*ntáveis </line>
<line> t*mbém o **der de mo*dar o me*cado, *s**gurando a perman*ncia *aqu*les *ue cumpram a* </line>
</par>
<par>
<line> d*r*trizes ambientais </line>
<line> * estim**a*do uma mudança gradual para boas práticas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> susten*abilidade. </line>
</par>
<par>
<line> *as d*as contribuiçõ*s (*icl* *e v*d* e pass*s de implementação) há uma d*scrição de </line>
<line> etapas de planejame*to, org*nização, e*e**ç*o e *o*t*ole. Conforme destacado, ** um </line>
</par>
<par>
<line> c*minho *e oportu*idades. Con*udo, há u*a suge*tão que deverá *er levada em </line>
<line> conta, uma </line>
</par>
<par>
<line> imp*ementaç*o grad*tiva de aquisiçõe* sustentávei*. </line>
</par>
<par>
<line> Para o *n*titut* de P***uisas Econômi*as Aplicada* (IPEA) (2012), a *ustentabilidade </line>
</par>
<par>
<line> na* aquisiç*es poder* ser alcançada mai* facilmente se forem sel*cio*ados </line>
<line> alguns c*itér*os </line>
</par>
<par>
<line> susten*áv*is *o i*vés de avaliarem muitos cri*érios, i*so porque o *umprime*to gradativ* não </line>
<line> restrin*irá a concorrência, não *nviabilizará a *eali*ação da lic*tação susten*ável e *eedu*ará o </line>
<line> merca** para o *ncremento *e mais cr*té**os. </line>
</par>
<par>
<line> Como *present*do nesta s*ção, as barreira* *xistem e há um caminh* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> possibilidades de implementa*ão. Co*tudo, el*s deverã* ser ult*ap**sadas, </line>
<line> *om iniciativ*s </line>
</par>
<par>
<line> *is*ri**onárias responsávei* e d*ntro dos *isposit*vos legai*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 16, n. 5, art. 11, p. 203-224, set./out. 2019 </line>
<line> www*.fsanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Barrei*as *a Implemen*ação da P*lítica *e Com*ras Públicas Su*ten**veis </line>
<line> *15 </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ET*DOLO**A </line>
</par>
<par>
<line> A metodologia utili**da foi pesquisa biblio*ráfica, do*umen**l lev*ntamen** e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ampo, </line>
<line> por meio de aplicação ** questionários e*etr*nic*s. A p*squisa bibliográfica buscou </line>
</par>
<par>
<line> apres*ntar o esta** da arte e des*acar a* *on*ri***ções relev*nte* sobre a temática ab*r*ada no </line>
<line> artigo e os pri**ipa*s nor**tivos *igente* r*lacionados à temática de co**ras *úblicas </line>
</par>
<par>
<line> sustentáveis, exclusivam**te </line>
<line> *ar* os ben* (mate*i*l d* *onsumo e p*rm*nen*e) no pe*ío*o </line>
</par>
<par>
<line> destaca*o, *xcluí*as as *quisições rel**ionadas a *erviços e o*ras públic*s. </line>
<line> Para a pesqu*sa docu*ental, foram ut*li*ado* dados e informações em *ocumentos </line>
</par>
<par>
<line> i**titucionais (R***tórios de Gestão) di*ponibil*zados em acess* *úblico </line>
<line> no *r*b*n*l </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Con*a* da Uniã* (T*U). Fora* anal*sados 66 (sessenta * sei*) *elató*ios de Gestão, </line>
<line> *onsiderando os 11 (onze) Instit*tos Federais de Educaçã*, Ci*ncia e Tecnologia da *egião </line>
</par>
<par>
<line> No**este, ** período de 20*2-2017, em c*pít*lo espe*ífico sobre G*stã* Ambi**t*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Suste*tab*lida*e (Gestão do </line>
<line> uso *os Recursos Renováveis Sust*nta*ilid*de Ambi*ntal). e </line>
</par>
<par>
<line> Depois da *eitura do *ateri*l, foi selec*onada a cat**or*a "*arre*ras encon*r*das" * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sub*ategori* "D*ficul*ade* para as aquisições sus*entávei*". A </line>
<line> análise de conteú*o </line>
</par>
<par>
<line> fundame*t*u-se </line>
<line> em uma leitur* *lut*ant*, seguida pe*a ex*loraç*o do material e po*terior </line>
</par>
<par>
<line> tratamento e interpret*ção dos resultado*, tendo, como unidade de análise, o tema (BARDIN, </line>
<line> 2016). </line>
<line> O *evan*amento *e campo foi re*li*ado por meio do inst*ument* questionário </line>
<line> eletrôn**o, com *oleta na plataf*rma SurveyMon*e*, com amo*tra intencional d* 10 (d*z) </line>
</par>
<par>
<line> participantes, d*s (seis) i*stituições que formalizaram auto*ização de pes***sa: Instit*to 6 </line>
<line> *ederal do Ce*rá (IFCE), Instituto Fe*e**l da Bah*a (IFBA), **stituto *ederal do *iauí (**PI), </line>
</par>
<par>
<line> I*stituto F*de**l do Rio Grande do Nort* (IFRN), *nstituto Federal de S*rgipe (IF*) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Insti*uto *ederal do Sertão Per**mb*cano (IFSERTÃO-PE). </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa seguiu um roteiro de avaliação de pro*esso, do tipo ex-*ost, pois tem como </line>
<line> foco a *valiação d* implementação *as a*ui*ições suste*táveis. Draibe (2001, p. 20) destaca </line>
<line> que o objeto da a*aliação de processo é "detectar os f**ores que ao lon** da i**le*entaçã*, </line>
<line> facilitam ou imp*de* que u* *ad* programa a*inja seu* *esul*ado* d* m*lho* ma*eira </line>
<line> p*ss*v*l"; tamb*m podem disseminar lições de apre*dizagem e an*lise de *ficácia de u*a </line>
</par>
<par>
<line> polític*. Najam (1995, p. 34) </line>
<line> corrobora ao d*st*car que a imple*ent*ção "* u* pr**esso </line>
</par>
<par>
<line> din*mi*o de negoc*ação en*re múlti*los atores, op*rando em *últiplo* n*veis, dentro e *ntre </line>
<line> diferente* organ**ações" (trad*ção nos*a). </line>
</par>
<par>
<line> Após a recepção de dados p*i*á*ios, oco*reu a </line>
<line> anál*se de conteúdo e tra**me*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, *eresina PI, v. 16, n. 5, *rt. *1, p. 203-**4, set./*ut. *019 </line>
<line> www*.fsanet.com.b*/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. M. Silva, J. M. A. Go*es </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> forma q*anti*ati** e qualitati*a, com o au*í*io *e estatí*ti*a *escrit*va e uso d* ferram*nta* do </line>
<line> exce* (cálculos estatísticos, tabela di*âmi*a, geração d* quad*os * e*quemas). </line>
<line> * R*SU*TADO* E DISC*SSÃO </line>
</par>
<par>
<line> O estudo destaca as evidências quanto às </line>
<line> práticas de im*l*menta*ão da pol*tica </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aqui*ições su*tentáveis, considerando está**o de imp*ementa*ão diante d* **r*o legal *igente </line>
<line> nos I*stitu*os Federais de *ducação, C*ência e Tecnologia da *egião Nor*e*te, no período de </line>
</par>
<par>
<line> 2012-2017. *omo result*do, a t*xa de resposta foi </line>
<line> de 50% do* part*cip*nt*s da pesquisa e, </line>
</par>
<par>
<line> levando em consideração o q*antitat**o d* seis autorizaçõ*s inst*tucionais, * retor*o *oi de </line>
<line> 66,66% (IFCE, IFPI, *FS e I*RN). </line>
<line> No lev*ntam*nto *as barreiras v**enc*ad*s, a q*estão *o que*ti*nár*o opo*tunizava até </line>
<line> cinco op**es de resposta, dentre *inte i*ens p*eviamente **laciona*os e *m **em co* resposta </line>
</par>
<par>
<line> *b*r** (Outro*: espe**fiq*e), </line>
<line> co* possibilidade d* compleme*tação d* d*dos. Os </line>
</par>
<par>
<line> p*rti*ipantes </line>
<line> *a *esquisa </line>
<line> ide**ificaram *3 (*re*e) ba*reiras, conforme descrição a *e*ui* </line>
</par>
<par>
<line> (Ta*ela 1). </line>
</par>
<par>
<line> T*bela 1 - Ba*rei*as nas compras pú*licas su*tentáve*s dos Institu*os Fe*er*is de </line>
<line> Educação, Ci*ncia e Tecnologia ** reg*ão Nordeste </line>
</par>
<par>
<line> Barreiras vive*ci**as na* compras públicas susten*áve** </line>
<line> N </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> Ausência de dado* e informações co*fiáveis: é real*ente suste*tável? </line>
<line> * </line>
<line> 1 2 ,5 0 % </line>
</par>
<par>
<line> F**ta de cons*ientização da c*mun*dade inte*na e **rvi**res (demandante). </line>
<line> 3 </line>
<line> 1 * ,5 0 % </line>
</par>
<par>
<line> Falt* de t*einamen*o ou ca*a*itação ** **rvidores para * nova pos*ura </line>
<line> 3 </line>
<line> * 2 ,* 0 % </line>
</par>
<par>
<line> (aquis**ão sus*entável). </line>
</par>
<par>
<line> *usência de metas objetivas e claras por pa*te da ad*ini*tr**ã*. </line>
<line> 2 </line>
<line> 8 ,3 3 % </line>
</par>
<par>
<line> Barreiras psi*o*ógicas (individuais e organizacionais). </line>
<line> 2 </line>
<line> 8 ,3 3 % </line>
</par>
<par>
<line> Falta de ampliação </line>
<line> e maior *lare*a *a* especi**c*ções de m*te*ia*s </line>
<line> * </line>
<line> 8 ,* 3 % </line>
</par>
<par>
<line> sustentá*eis. </line>
</par>
<par>
<line> Falta de apoio da alta administração (adminis*ração s*p*rior). </line>
<line> 2 </line>
<line> 8 ,3 3 % </line>
</par>
<par>
<line> Dúvidas e impr*cisões sobre * tem**i*a de compra* púb*icas sustent**eis. </line>
<line> 2 </line>
<line> * ,3 * % </line>
</par>
<par>
<line> Complexidade e c**t* d*s ava*iações de Análise *o Cicl* de Vida. </line>
<line> 1 </line>
<line> 4 ,1 7 % </line>
</par>
<par>
<line> C*nfl*to e rest*ição de *ompetitiv*dade. </line>
<line> 1 </line>
<line> 4 ,* 7 % </line>
</par>
<par>
<line> Falta d* iniciativa da gestão (poder di*cric*onário). </line>
<line> 1 </line>
<line> 4 ,1 7 % </line>
</par>
<par>
<line> F*c* *penas *conômico e limit*ção orçament*ria. </line>
<line> 1 </line>
<line> 4 ,1 7 % </line>
</par>
<par>
<line> Limitação e rest*içã* de participante* (for*ec*dores). </line>
<line> 1 </line>
<line> 4 ,* 7 % </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 24 </line>
<line> 1 0 0 ,0 0 </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Dado* ob*ido* no levant*me*to *e campo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 16, *. 5, art. *1, p. 203-2*4, *et./out. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ba*reir*s *a Implementaçã* da Políti*a de Compras Pú*lica* Sustentáveis </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> Co*forme levanta*ento, os três *aiores *esultados estão *elacio*ados * aspecto* </line>
</par>
<par>
<line> in*orma*ionais, cultu***s e operacio*ais: au*ência d* dados e inf*rmações confiáveis: </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> real*ente **stentáve*? (12,50%); *alta de conscientizaçã* da c*munidade *n*erna e *erv*d*re* </line>
<line> (deman*ante) (12,50%); e falta *e *reinamento ou cap*citaç*o de servidores para a no*a </line>
<line> po*tura (aqui*ição s*stentá*el) (12,50%). </line>
<line> Out*o destaqu* é que os pa*ticipantes d* pesquisa não identificara* como pri*ri*ária a </line>
<line> barrei*a econômica (fo*o apenas econômico e limitação orçamentária), qu* representa apenas </line>
</par>
<par>
<line> 4,17%. Iss* demonstra </line>
<line> que há uma perc*pção de outras variáveis *o processo de a*u*sições </line>
</par>
<par>
<line> (soci*i* * ambientais). Já nos Rel*tórios d* Gestão foi evide*c*ada * *imensão *con*mica, </line>
<line> tan*o como influência i*terna como ex*er*a. Do* *ado* c*l*t***s no question**io e no* </line>
<line> r*latórios de ge*tão, opo*tuni*aram a cons*r*çã* *a *atriz de a*álise das *a*r*iras, *om </line>
<line> in*lu*ncias *nterna* e ext**nas (*uadro 3). </line>
<line> Quadro 3 - Ba**e*ra* *a implement*çã* das **mp**s públicas sust*ntáveis </line>
</par>
<par>
<line> FONT* </line>
<line> I*FL*ÊNCI*S E*TER*AS </line>
<line> INFLUÊNCIAS *NTER*AS </line>
<line> Tot*l </line>
</par>
<par>
<line> *u*st*onário </line>
<line> 1 Aus*ncia de </line>
<line> dados e informações </line>
<line> 1 *alt* de conscienti*ação *a comunidade </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> eletrônico </line>
<line> conf*áveis: * realmen*e s*stentável? </line>
<line> interna e se*vi*ores (demandante); </line>
<line> 2 Fa*ta de ampliaç*o e maior clareza </line>
<line> 2 Falt* de trei*a*ento ou capacitação *e </line>
<line> das especif*c*ções *e materiais </line>
<line> se*vidore* *ara a *ov* postura (a*ui*ição </line>
<line> *u*ten*áv*is; </line>
<line> sustentável); </line>
<line> * C*mp**xidade e **sto **s avaliações </line>
<line> 3 *usência *e m**as obje*ivas e *laras *or </line>
<line> de Análise do Ciclo de Vida; </line>
<line> parte da administração; </line>
<line> 4 Confl*to * res***ção </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> * Barreiras psicoló*i**s (ind*v*d*ais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*pet*tividad*; </line>
<line> organizacionais); </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> Limit*ç*o </line>
<line> * </line>
<line> re*trição </line>
<line> de </line>
<line> 5 *alta de apoio da alta a**ini*t*ação </line>
</par>
<par>
<line> *arti*ipante* (forne*edores). </line>
<line> (administração sup*r*or); </line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> Dúv*das e *mprecisõe* sob*e a t*mát*ca </line>
</par>
<par>
<line> de compras *úb*ica* sustentá*eis; </line>
<line> 7 Fa*ta *e iniciativa d* gestão (poder </line>
<line> di*cricionário); </line>
<line> * *oco apenas ec*nômico e limitação </line>
<line> orçamentária. </line>
</par>
<par>
<line> Relatórios </line>
<line> 1 Rest**ção orçamentária e finance*ra; </line>
<line> 1 P*io*ização do </line>
<line> *oco econômico (m*nor </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> de Ges*ão </line>
<line> 2 Produtos *ustentáveis são mais </line>
<line> preço) n*s aquisi*ões; </line>
<line> c*ros; </line>
<line> 2 Falta de capacida*e para </line>
<line> aquisiç**s </line>
</par>
<par>
<line> 3 Dificu*dad* *e logístic*. </line>
<line> *ustentáveis e logí*tica susten*ávei*; </line>
<line> 3 A po*ític* ambiental ai*d* p*eci*a se* </line>
<line> fortalecida; </line>
<line> 4 *alta d* implantaç*o de novos pro*essos, </line>
</par>
<par>
<line> c*nforme novo par*digma ** </line>
<line> aquisições </line>
</par>
<par>
<line> sustentáveis; </line>
</par>
<par>
<line> * *al*a de pla*ej*mento * execução de </line>
</par>
<par>
<line> ações mai* diretas que </line>
<line> estimulem </line>
</par>
<par>
<line> a*uis*ções *ustent*veis; </line>
</par>
<par>
<line> 6 Necessidade de eng*ja*e*t* de todos os </line>
<line> setores solicitantes; </line>
</par>
<par>
<line> 7 A*sênc*a *e </line>
<line> uma pol*tica *mbiental </line>
</par>
<par>
<line> instituci*naliza*a; </line>
</par>
<par>
<line> 8 Não priorização da *u*st** ambient*l </line>
<line> nas institu*ções; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na PI, v. 16, n. 5, art. 11, p. **3-*24, set./out. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. M. Silva, *. M. A. Gomes </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> 9 F*lta de sensibil*za*ão da comun*dade </line>
<line> par* ações *ráticas. </line>
</par>
<par>
<line> *o**l </line>
<line> 08 </line>
<line> *7 </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados ob*ido* no levantament* *e campo e pesquisa documen*al. </line>
<line> L***ndo em *o*sideração somente *s barr*iras d*stacadas no questionário, as </line>
</par>
<par>
<line> influências internas negativas represe**am 61,54%, com descri*ã* de fatores *elacionados </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> c*lt*ra o*ga*izacional, a* conteúdo *a polític* de compras *úbli*as sustentávei*, por meio de </line>
<line> dúvidas/imprecisões sobre a tem*ti*a, fa*ta de treinamento * a vi**o li*itada do foco a*enas </line>
</par>
<par>
<line> *conômico e limi*ação o*çamentária. Já </line>
<line> as influê**ias e*terna* negativa* repr*sentam </line>
</par>
<par>
<line> *8,46%, e estão relacionada* *atore* informacionais de c*nteúdo *a pol*tica, a </line>
<line> n*s seus </line>
</par>
<par>
<line> procedimentos legais e int*rferências de interpr*taç*o qua*to à limita*ão de c*mpetitividade e </line>
<line> rest*ição de forneced**es. </line>
<line> N** *esultados da análise documental dos *elatórios de G*stão 2012-2*17 fo*am </line>
<line> encontradas 12 (d*ze) barre*ras (fatore* l*mit*dore*), conforme análise *e c*nteúd* (categoria </line>
<line> "Barreiras *ncontr*das" e s*bc*tegor*a "Dificuldades *a*a as aq*isições *usten*áveis") </line>
<line> (Quadro 3). *s barrei**s de*tacadas nos relatóri*s de gestão são in*luenciad** por f*tores </line>
<line> i**ern*s, qu* represent** 75%, com d*scrição ** fator*s rela**onados à v*são limitada *a </line>
</par>
<par>
<line> dimensã* econ**ica, ao conte*d* d* polí*ica, *rocedimentos à cul*ura e </line>
<line> organizacio*al, </line>
</par>
<par>
<line> enquanto as i*fluências por fatores externos representa* 2*% e estão relacionadas a*s *atores </line>
</par>
<par>
<line> econômicos (recursos orçamen*ário*/f**anc*i*o* e p*eç*s) </line>
<line> e </line>
<line> *o mercado fornecedor </line>
</par>
<par>
<line> (*o*ís*ica). </line>
</par>
<par>
<line> O* dados encontrados nos relatórios de g*st*o e no levantamento (questionário) </line>
</par>
<par>
<line> d*stacam o **conheciment* </line>
<line> *o número ma*o* de barr*iras inter*as, c*rresponden*e a 17 </line>
</par>
<par>
<line> bar*eira* *nternas (68%) *ontra * barreir*s ext*rn*s (32%). A* barr*iras (inter*as e exte**as) </line>
</par>
<par>
<line> des*acadas na pe*quisa </line>
<line> *s*ão em consonância co* li*eratur* sobre * processo de c*m*ras a </line>
</par>
<par>
<line> públicas su**en*á*eis, con*or*e *s contri*uições de Moura (2013), A*encastro, Silva * *o*es </line>
</par>
<par>
<line> (2**4), *iag* e Cala*o (2015), C**to e Coelho (2015), Oliveir* e Santos (2015), </line>
<line> * ou* o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Ribeiro (2016), Aragão e Ja*bour (2017) * Ca*vacanti et a*. (20*7). </line>
</par>
<par>
<line> To*avia, ta*bém am*liam o escopo das barr*ira*, poi* as inst*tuiç*es pesquis*das </line>
</par>
<par>
<line> e**atiza* </line>
<line> a ausên*ia de u*a pol*t*ca ambien*al *m suas i*stitui*ões. Isto reforça </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importância de sa*e* in**r*aliza* e const*uir uma po*ítica de compras públicas sustentávei* </line>
<line> para cada in*t*t*içã*, de forma c*ara, com a **rticipação de gestores máximo*, da equipe </line>
<line> *éc*ica e dos d*mandantes. Confor*e N*j*m (1*95), a interna*iz**ã* da política, no a*biente </line>
<line> or*anizacio*al, oportuniza reco*h*cimento * *nvo*viment* dos ag*nt*s, **is há *ma </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 5, **t. 11, *. 203-224, set./out. 2019 w*w*.fs*net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Bar*e*ras na Implementação da P*lítica *e Compras Públicas Sustentáveis </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> reva*idação de compromissos. </line>
</par>
<par>
<line> * r*con*ecimento da exi*tência de barreir*s é uma imp*rtante **tratégia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *pren*iz*gem organizaci*nal. Portanto, para q*e * reali*ade das compras pública* não fique </line>
</par>
<par>
<line> li*itada a um número </line>
<line> *e*u*ido de </line>
<line> in**ressados, sã* necessários investi*entos em </line>
</par>
<par>
<line> sens*bil*zação d*s agente* a partir d* alt* adm*n*straçã* e d*s gestore* e a capacitaç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *écnicos res*on*áveis pe*o* pr*cessos lic*tatórios (M*U*A, 2013). Conforme destacad*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> arca*ouç* norm*tivo para as compras pú**i*as sustentáveis é re*r*se*ta*ivo e possibilita um </line>
<line> *ncr*mento nas iniciativas do* g*stores público*, c*ntudo, *abe uma mudança de postura </line>
<line> (individua* e insti*uci*nal) e uma capacidade té**i** pa*a realizar os procedim**tos co* </line>
<line> segu*ança e d*ntro *os di*ames *a lei. </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> CON*IDERAÇÕES FIN*IS </line>
<line> Os resultados demonstr*m *ue a política de com*ras públicas susten*áveis p*ssui u*a </line>
</par>
<par>
<line> leg*sl*ção cons*st*n*e e represe*ta*i*a no Brasi*, e*p*cialmente para a Administraç*o Públ**a </line>
</par>
<par>
<line> Federa*, com destaque </line>
<line> para * *N *º 01/2010, d* *0/*/20*0, e o Decreto nº 7.746/201*, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> */6/20*2. Essas </line>
<line> duas n*r**s *egulatória* *ompõem *m *onjunto </line>
<line> de dispositi*os da Política </line>
</par>
<par>
<line> de Comp*as *úb*icas Sus*en*áve*s, que e*t*mulam um *ompo*tamento mais resp*nsável </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Ad*inistração P*bl*ca Fede*al. Quanto *s </line>
<line> barre*ras </line>
<line> par* a im*lementação das compras </line>
</par>
<par>
<line> *úblicas s*stentáveis, *oram identifica*as </line>
<line> barr*i**s inter*as e externas </line>
<line> ** *ns*ru*ento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> coleta (*ues*io*ário) e nos Relatórios *e Gestão. Os dados des*acam o reconhe*im*nto </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> núme*o maior de bar*eiras intern*s e* comparação co* as *arreir** e*ternas. </line>
</par>
<par>
<line> As barreiras i*ternas e*tão *e**cionadas às dúvidas e impreci*ões *ob*e o conteúd* da </line>
</par>
<par>
<line> política de </line>
<line> comp*as públicas susten*áveis; à gestão superio* (ausência de políticas *nt*rna*, </line>
</par>
<par>
<line> metas claras e apoio da gest*o); à falta de treinamento/capa*itação dos servi**res para a nova </line>
<line> p***ura; aos procedimentos (falta de refor*ulação de processos e falta de planeja*ento para </line>
</par>
<par>
<line> aquisi*ões sustent*ve*s); à c*ltura organi*acional </line>
<line> (falta de con*cientização e **nsibi*i**ção </line>
</par>
<par>
<line> para a que**ã* am**ental, barreiras p*icológicas e falt* d* eng*jam*n*o); e a v*são limitada da </line>
<line> dime*s*o eco*ôm*ca (m*nor preço * priorizaçã* da limitaç*o orçamentária). Por *eu t*rno, as </line>
</par>
<par>
<line> barr*iras ex*ernas </line>
<line> estão r*laci*n*das a fatores in*orma*ionais de conteúdo da polít*c*, nos </line>
</par>
<par>
<line> seus procedim*ntos legais e inte*ferênc*as </line>
<line> de int****et*ção qu**to à l*mitaçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> competit*vidade e restri*ão *e *ornec*dore*, b*m como a </line>
<line> *atores *c*nômico* (recurso* </line>
</par>
<par>
<line> or*amen*ár*os/finan*eiros e *reços) e ao me*cado fornec**o* (logí*tica). </line>
<line> Rev. FSA, Te*es*n* PI, v. 1*, n. 5, art. **, p. 203-224, se*./out. 2019 *ww*.fsanet.com.br/*e*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. M. Silv*, J. M. A. G*me* </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> Esper*-se que o recon**c***nto da *xistênc*a ** *arreiras inte*nas e externas s*ja uma </line>
<line> importa*te es*ratég*a de apr*ndizagem *r*a*iza*i*nal, o**rtuniza*do u* redimensiona**nto </line>
<line> da pol*tica de compras públicas sustentá*eis e, assim, transformando comp*o*issos em </line>
<line> iniciativas re*is ** gestão. </line>
<line> REFER*N*IAS </line>
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<line> X </line>
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<line> 3) *laboração do *asc*nho ou na rev*são crí**ca do conteúdo. </line>
<line> X </line>
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