<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 5, art. 11, p. 203-224, *e*./ou*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.11
</line>
<line>
Barreiras na Implementação d* P*lítica de *om*ras Pú**icas Sustentá**is
</line>
<line>
Barriers *o the Implem*ntat*o* of Sustai*able Public P**cure*ent Polic*
</line>
</par><par>
<line>
Ana*tes Ma*i* de Mora*s Silva
</line>
<line>
Doutorado em *ol*ticas Públicas ***a Univers*dade Federal do *iauí
</line>
<line>
Mest*a em Desenvo*vimento e Meio Am*ie*te pela Univers*dade Fede*al *o Piauí
</line>
<line>
A**inistr*do*a do Institu*o **deral do *iauí
</line>
<line>
E-mail: anait*s*oraes@gma*l.com
</line>
<line>
Jaíra M*ria Alcobaça Gome*
</line>
<line>
Dou*ora em Econom*a Ap*ic*da pe*a ESLAQ/Un*ve*s*dade de Sã* Pau*o
</line>
<line>
Professora T*tular do Departamento de Ciênc*a Econômicas da *n*v*r*id*de Fe*era* *o Piauí
</line>
<line>
E-mail: jai*a@*fpi.e*u.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
CEP: 64049-550, Teresin*, PI, Bra*i*.
</line>
<line>
Avaliado *elo siste*a Tr*p*e Re*iew: Desk Revi*w a)
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e *) Double Bl*nd R*v*ew
</line>
<line>
(ava*iação cega por dois a*aliadores *a á**a).
</line>
<line>
Revis*o: Gram*tical, *o*mati*a e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. M. Si*va, J. M. A. Gomes
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
As compras *ú**ic*s sustent*veis coloca* o po*er público c*mo respons*vel pelo fomento e
</line>
</par><par>
<line>
indução de *ol*ti*as públicas socioambientai*,
</line>
<line>
visan*o um* redefinição a
</line>
<line>
de seu papel,
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
busca pel* ges*ão mais re*ponsável e pela aplicação de r*cursos pú**icos. Este artigo analisa
</line>
<line>
as ba*r**ra* vivenci**as p*lo* a**ntes impl*menta*ores da p*lítica de co*p*as públ*cas
</line>
<line>
sustentáveis, nos Ins*i*u*os Federais *e Educação, Ciên*i* * T*c**logia da regi*o Nordeste do
</line>
</par><par>
<line>
Bras*l, n* perí*do de
</line>
<line>
2 01* a
</line>
<line>
2017.
</line>
<line>
Par* tanto, f*ram utilizadas a pesquisa bibliográf**a,
</line>
</par><par>
<line>
documental no* relatórios de gestão lev*n*amento d* campo, por *e*o *e aplicação e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
questionário* eletrôn*c*s. Foram encontradas *arreir*s
</line>
<line>
*nternas externas, sendo m*ior
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aporte de *ar*eiras inte*nas. Nas bar*eiras i*t*rn**, for*m *v**enciad*s: dú*i**s e i*pre*i*ões
</line>
<line>
s*bre o *onteúdo da *o**tica de *ompra* públic** s*stentávei*; ausência de políticas in*ernas,
</line>
<line>
metas claras e apoio da gestã* superior; falta de treiname*to/capacitação dos servidores pa*a a
</line>
<line>
nov* postura; nos procedim*ntos, falt* de r*formu*a*ão de *rocessos e de planejam**to p*ra
</line>
</par><par>
<line>
aquisiç*es sustentáv*is;
</line>
<line>
na
</line>
<line>
cultura organizacional, falta de
</line>
<line>
**nscientização se*sibilização e
</line>
</par><par>
<line>
para q*estão *mbiental, barreir*s psicológicas e falta de
</line>
<line>
enga*amento; * vis*o limitada e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
dimensã* econôm*ca (menor pr*ço e priori*ação *a lim*tação *rçamentária). Espera-se *ue os
</line>
</par><par>
<line>
resultados op*rt*nizem uma apr*ndizagem organizac*onal e que su*eração das a
</line>
<line>
ba*reiras
</line>
</par><par>
<line>
redime*sione a implementa**o da
</line>
<line>
política *e compras
</line>
<line>
púb*icas sustentáveis, tr*n*forma*d*
</line>
</par><par>
<line>
compromissos em inic*ativas re*is de gestão.
</line>
<line>
Palav*as-c*a**: Desenvolvimen*o sust*ntável. Ec*aquisi*ões. Licitação sustent*ve*. P*lít*cas
</line>
<line>
públi*as.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Sust*in*ble p*blic procur*me*t mak*s the pub*ic *overnment acco**table fo* *he promotion
</line>
<line>
a*d *nduction o* soc*o-e**ironmental publ*c *olicies, aiming at a redef*nition of it* role,
</line>
</par><par>
<line>
looking *or more r*sponsible *ay *o ma*age an* apply public *esour*es and funds. This a
</line>
</par><par>
<line>
a*ticl* an*lyz*s the barrie*s exper*ence* b* the impleme*t*ng
</line>
<line>
*g*nts o* sustaina*le
</line>
<line>
publ i c
</line>
</par><par>
<line>
*rocure*ent polic*, at the Federal Institu*es of Educa*ion, Scie*ce and Technology in
</line>
<line>
t h*
</line>
</par><par>
<line>
*ortheaster* region o* Brazil, in the years from 2012 to 2017. *or this art*cle, bi**io*raphic
</line>
</par><par>
<line>
resear*h was
</line>
<line>
us**, *s well
</line>
<line>
*s docume*tal research amon* mana*e*ent rep*r*s, a*d fi*ld
</line>
</par><par>
<line>
re*e*rch, through electronic questio*naires. Both in**de and outside ba*riers were f*und, *ith
</line>
</par><par>
<line>
th* *a*ority
</line>
<line>
of th*m being in*ernal. Among the
</line>
<line>
* ns * de
</line>
<line>
barriers, we can highlig*t
</line>
<line>
t h*
</line>
</par><par>
<line>
follow*ng: doubts an* inaccurac**s about *he conte*t of su*tainable public procurement; l*ck
</line>
</par><par>
<line>
of
</line>
<line>
i**ernal polic*es,
</line>
<line>
of c*e** *o*l* and o* s*pport *rom higher m*nag*me**;
</line>
<line>
lack
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
tra*ning/qualification of workers *or *he *ew attitude; among the proced*res, lack of p*ocess
</line>
<line>
and planning re*i*io* for *ustainabl* pr*cur*m**t; within the or*a*izational culture, l*ck of
</line>
</par><par>
<line>
awareness
</line>
<line>
and s*ns*t*zation *or t*e environ**nt*l
</line>
<line>
*ssue, psych*l*gical barriers an* lac* **
</line>
</par><par>
<line>
**gageme*t; and limited vision of *he
</line>
<line>
economic dimension (lower price and **dget limit
</line>
</par><par>
<line>
**i*rity). Th* results *re *xpe*t** to off*r *n organ**ational le*rning about the fact t*at
</line>
</par><par>
<line>
overcom**g s*c* bar*iers could redefi*e the impl*ment*tion of sust**nable
</line>
<line>
publ i *
</line>
</par><par>
<line>
procuremen* policy, thu* tra*sf*r*in* commitment int* *e*l management i*i**atives.
</line>
</par><par>
<line>
*ey wo*ds: S*staina*le de**l*pment. Eco P**chase*. *ustainable bidding. *ublic p*li*ies.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 16, n. 5, *rt. 11, p. 203-2*4, set./out. 201*
</line>
<line>
w*w4.*san*t.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Barreiras na **p**mentaç*o da Política de Co*pras P*bli*as Sustent*veis
</line>
<line>
2*5
</line>
</par><par>
<line>
* IN**ODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
A conscientização d* nív*l de degradaçã*, a *ece*sida** de preserv*ção am**enta*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
justiça *o*ia* s*o questões prioritá*ias e emergentes, **i* há um* cu*tur* vi*ente que est*mu*a
</line>
</par><par>
<line>
o *onsum*, ond* * *úblico e * privado tê* sua *arcela de responsabilidade no processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pro*ução * consumo.
</line>
</par><par>
<line>
As compras públicas *ustentáveis colocam * poder público como o r*sponsáv*l pelo
</line>
<line>
fomento e in*uç** de polí*i*as púb*icas am*ientais * so*i*i*, visa*do a uma r*def*n*ção d*
</line>
<line>
seu papel, bem com* de seus agente*, na bu**a pel* *e*tão **is resp*n*ável e p*la aplicação
</line>
</par><par>
<line>
de r*cu*sos *úb*icos, *st*mulando o respeito pelo meio amb*ent* * a *ostura do
</line>
<line>
exemp*o. *
</line>
</par><par>
<line>
termo "com**as públicas sust*ntáveis" tam*ém tem sinônimo*, *omo eco*qu*s*ções, *ompras
</line>
</par><par>
<line>
*er*e*, compra* ambientalmente
</line>
<line>
a*igávei*, *icitaç** posi*iva, licita*ã* sustent*vel
</line>
</par><par>
<line>
(BIDERM*N et al., 200*; IP*A, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
As p*líticas *úbli*a* v*ltadas p*ra o proces*o de a*uisições sustentáveis
</line>
<line>
geram
</line>
</par><par>
<line>
*enefícios p*ra *s in*tit*ições, par* a soci*dade * para o meio ambiente, pois estimula*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*edução dos im*actos ambientai* e exte**alid*des, uma melhor d*str*buiçã* * maximização de
</line>
<line>
re*urs*s públi**s, aliando es*ratégias d* mercado, produ*ã* e consumo de *ens * s**viços.
</line>
</par><par>
<line>
Se*undo a Secretaria
</line>
<line>
*e Logístic* e Tec*ol*gia *a Informação (*LTI) ** Min*stério
</line>
</par><par>
<line>
do Plane*amento, *rçam*nto e G*s**o (MP),
</line>
<line>
as compras públicas são responsáveis
</line>
<line>
p*la
</line>
</par><par>
<line>
mobili*ação de s*tore* estratég*c*s do *ercado e p*la indu*ão *e mud**ças *os padrões d*
</line>
<line>
prod*çã* * consu*o, *or meio da *mp*antação do poder de compra sustentável (BRASI*,
</line>
<line>
*0*4b). Além di*s*, as co*pras públicas sust*ntáveis tamb*m são *n*tru**n*os que podem
</line>
</par><par>
<line>
via**li*ar
</line>
<line>
a imple**n*aç*o *e políti*as p*b*ica* em su*s várias *imens*es (sociais,
</line>
</par><par>
<line>
econômica* e ambientais), p*is é uma p*lítica regul*tória que *ncorpor* várias **tras, como a
</line>
<line>
polí*ica *acional do *eio ambiente, res*duos sólido*, clima, **ciclagem, eficiência energética,
</line>
<line>
inclusão social, marg** de pr*fer*nci* etc.
</line>
</par><par>
<line>
No Brasil, a Administraçã* Públi*a Federal,
</line>
<line>
que corresponde aos compo*ent*s
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Adm*nis*ração Di*eta e Indireta, é g**nde c***umidor* de bens e serv**os, *om signific*tivo
</line>
<line>
aporte *e recursos públ*cos, subordinad*s a procedi*ento* legais, monito*amento e a*ali*ção
</line>
</par><par>
<line>
de órgão* de
</line>
<line>
control*, como o Tribunal
</line>
<line>
*e Contas *a Un*ão (TCU). Para exemplif*car,
</line>
</par><par>
<line>
som*nt* *m 2*14, ela f*i r*sponsável po* R$ 39,*6 milhões de reais e* *ompras
</line>
</par><par>
<line>
governament*is *ustentáveis,
</line>
<line>
tendo, como
</line>
<line>
*rinci*al repre*en*ante nacional, * Mi*istério da
</line>
</par><par>
</page><line>
Educação, que atingiu *m mont*nte *e *8,9% (R$ 1*,* milhõ*s) *o t*tal e, na repr**entação
</line>
<line>
por região, o N*rd*ste atingiu 32%, o corre*p*ndente a R$ 12,3 milhões (**A*I*, 2014a).
</line>
<line>
Rev. **A, Tere*ina PI, v. 16, n. 5, ar*. 11, *. 203-224, s*t./out. 2019 w*w4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. M. Silva, J. M. A. Gomes
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
Avaliação da i*pl*ment*ção da *o*ítica op*rt*nizará o aprendiz*do e ape**eiçoamento
</line>
</par><par>
<line>
tant* p*ra o av*nço do conhec*mento cien*ífico *uanto pa*a a gestão. Assim es*a
</line>
<line>
pe*q*is*
</line>
</par><par>
<line>
busca ating*r * função a*adêmica e a função téc*ica. Segundo Silva (2008, p. *14), *ssa* du*s
</line>
<line>
funções c*ntribuem *e for*a significativa para *s po*íticas públicas: a "f*nç*o acadêmi*a,
</line>
</par><par>
<line>
d*svelando
</line>
<line>
determinações e *ontra*ições presentes no processo e no co*teúdo das polí*i*as
</line>
</par><par>
<line>
*úblicas", contrib*in*o para a co*st*ução de signif*cado* * d* *onhecimento; e a "função
</line>
</par><par>
<line>
técn*ca, fornecendo s*bsídios para a correção de desv*os *o decorr*r
</line>
<line>
do processo de
</line>
</par><par>
<line>
implementação", c*ntribu*ndo *ara o se* *edi*ensiona*e*to.
</line>
</par><par>
<line>
Dian*e d*ste
</line>
<line>
*erfil de co*sumo, o p*e*en*e ar*igo aborda parte *os resultados d* tese
</line>
</par><par>
<line>
de doutorado em andam*n*o, de*tacand*
</line>
<line>
as b*rrei*as viven*iadas pe*o* agentes
</line>
</par><par>
<line>
implementadores da pol*ti*a *e
</line>
<line>
co*pras públicas s*stentáveis, n*s I*s*it*tos *ede**is *e
</line>
</par><par>
<line>
Educaçã*, Ciê*cia e Tecnologia da *egião Nordeste do Brasi*, *o período *e 2012 a 2017. A
</line>
<line>
p*squ*** foi regi*tr*da no Comitê de Étic* em Pesq*isa CAAE: 02*248*8.7.0*00.*214, com
</line>
</par><par>
<line>
*prov*ção em 3 de dezembr* de 2018. A metodologi* utiliz*da foi *esquisa
</line>
<line>
bibliográfi*a,
</line>
</par><par>
<line>
documental e levantamento *e campo, po* meio de aplicação *e questionár*os e*etr*nic*s.
</line>
<line>
O artigo e**á estruturado *m cinco seções, incluind* a introduç**. Na s*gunda se*ão
</line>
<line>
tem-se a e*po*ição do *eferen*ial teórico, abordan*o as compras púb*icas s*s**nt*vei* como
</line>
<line>
**líticas pública* int**radas e as barreiras para as compras p*blicas sustentáve*s. Na terceir*
</line>
</par><par>
<line>
seção, meto*ologia; na qua*t* seção, os r*sult**os e a d*s*ussão; *, na a
</line>
<line>
quinta seção, as
</line>
</par><par>
<line>
cons*d*r****s fin*is.
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
REFERENCIAL TE*RICO
</line>
<line>
O r*fe*encial teórico abo*da as *o*pras públicas sustentáv*is *omo polí*ic** púb*icas
</line>
</par><par>
<line>
integradas e as bar*eira* p*ra as compras pública* suste*táve*s.
</line>
</par><par>
<line>
2 .1
</line>
<line>
As compr*s *úb**cas s*ste*táveis como políticas públicas integ*adas
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
compras púb*icas s*stentáveis sã* *ma *epresentação *e políticas púb*icas
</line>
</par><par>
<line>
integradas,
</line>
<line>
que buscam *ante*
</line>
<line>
* equilíbrio entre a prosperi*a*e ec*nômic*, equidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
justiça soci*l e a suste*tabilidade ambien**l. Segundo o *uia Nacional de Licitações
</line>
</par><par>
</page><line>
Sustentá*eis, as aquisições no setor *úblico devem considera* o lado social, promoção *o a
</line>
<line>
com*rcio justo no *e*c*** glo*al e *lguns ou*ros aspectos, como (BRASIL, 2016, p. 13):
</line>
<line>
a) Redução do Con*um*;
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 5, *rt. *1, p. 203-224, set./out. 2019 www4.fs**et.com.b*/***i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Bar*e*ras *a Implementa**o da Polít*ca de Co*pras Pú*li*as Sustentáve*s
</line>
<line>
207
</line>
</par><par>
<line>
b) Análise do Ciclo d* Vida d* Pr*duto (produção, di*tribuiç*o
</line>
<line>
*so e di*posição) para
</line>
</par><par>
<line>
de*erminar a vantagem econômica da ofer*a;
</line>
</par><par>
<line>
c) Es*ímul* para o* for*ecedores
</line>
<line>
as*imilare* a n*cessidade
</line>
<line>
de oferta *e produtos e serviços
</line>
</par><par>
<line>
sus*ent**eis, como reg*a ge*al e n*o e*c*ç*o;
</line>
</par><par>
<line>
d) F*m*nto à inovaçã*: criação de
</line>
<line>
pr**utos c*m me**r impacto am*iental; us* racional
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
pr*dutos; r*dução *a poluição e a da pressão sob*e ** recursos.
</line>
<line>
*lém do *arco int*odut*r*o sobre o conceito de desenvo*vi***to sustentável, do
</line>
<line>
Re*atório de Brundtlan* e* 1987, cin*o event*s fora* d**ta*ues na te*ática d* compras
</line>
<line>
públ*cas s***entáve*s (ORGANIZAÇÃO DAS N*ÇÕES UNI*AS, 1992ª; ORGANI*AÇÃO
</line>
<line>
D*S **ÇÕES UNIDAS, 1992*; MERCO*U*, 2001; BRASIL, 201*; CALVAC*NTI et.
</line>
<line>
al., 2*17; IPEA, 2018):
</line>
<line>
a) Decl*ração do Rio sobre Meio Ambi*nte e Desenvolvimento de 19*2 - no Princípio 8,
</line>
</par><par>
<line>
*estaca *ue
</line>
<line>
os Es*ado* devem reduzir * elim*n*r
</line>
<line>
os padr*es insustentáveis de *r*dução
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*onsu*o e *romover polític*s demográficas ade*uadas;
</line>
</par><par>
<line>
*) Agenda 2* Gl*bal, também resultado d* ECO92 -
</line>
<line>
no *eu Ca*í*ulo 4 est*belec*
</line>
<line>
exa*e
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
atuais padrões de *r*du*ão e consu*o e o d*senvo*vimento de políticas est*at*gicas
</line>
<line>
neces*á*ias p*ra a mud*nç*;
</line>
<line>
c) Ac*rdo-Quadro sobre Me*o Ambiente do Merc*sul - tratado en*re os Estados mem*ros para o
</line>
<line>
refo*ç* dos compromiss*s assumidos *a EC*92;
</line>
</par><par>
<line>
d) Confer*ncia **o +20 - realizada em 2012, con*olidou nor*as com **ões c*ncretas para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*dministração *ública;
</line>
</par><par>
<line>
e) Conferência das Nações U*idas, em 2015 - res*ltou na Agenda 2030, dos dezessete objetivos
</line>
<line>
p**a o D**envolvimento Sustent*ve* (*DS). O o*jetivo 12 enfatiza a necessidade de padrões
</line>
<line>
de produção e de consumo *us*e*táv*is.
</line>
</par><par>
<line>
C ont udo,
</line>
<line>
os c*m*romissos
</line>
<line>
*nte*nacionais assumidos na temática *ocioambiental
</line>
</par><par>
<line>
precisam
</line>
<line>
ser t*aduzi*o* e*
</line>
<line>
políticas *ac*onais. Para Najam (19*5), a transfor**ção de um
</line>
</par><par>
<line>
*c*rdo extern* em um*
</line>
<line>
*olítica interna faz *o*
</line>
<line>
que haja envolvimento e a*rov*ção de
</line>
</par><par>
<line>
autoridades nacion*is. Co* efeito, *á uma re*alidação de
</line>
<line>
compromissos e assim passam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
surtir efeito e ser reconhe*idos pelos diverso* atores.
</line>
</par><par>
<line>
* Co*stitu*ç** de
</line>
<line>
*988 * um exemplo de tradução de acordos *xter*os em
</line>
</par><par>
<line>
compr*mis*os
</line>
<line>
*n*ernos, ao destacar, no artigo 2*5, qu* o *ei* ambi**te * um bem de
</line>
<line>
us o
</line>
</par><par>
<line>
c*mum e, ** mesmo t*mpo, é ess*nc*al par* a qualidade de vida, ond* t**to o poder públic*
</line>
</par><par>
<line>
com* a coletivi*ade têm o dever de protegê-*o
</line>
<line>
p*ra *s gerações atuais e fut*ras (BRASI*,
</line>
</par><par>
</page><line>
2017ª). Como *odos têm sua parcela de respons*bili*ade, o p*obl*ma de produçã* * consumo
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresina PI, v. *6, n. 5, art. 11, p. 203-2*4, set./out. 2019 *ww4.fsa*et.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. M. *ilva, J. M. A. Gomes
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
ambiente, pr*dução e co*sumo, resí*uos sólidos, clima, rec*cla***, *ficiênc*a
</line>
<line>
energética,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, T*resina, v. 16, n. 5, art. 11, p. 2*3-224, s**./out. 2019 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Barreiras na Implem**tação d* Políti** d* C*mpras Públic*s Susten*áveis
</line>
<line>
*0*
</line>
</par><par>
<line>
re*u*ão do efe**o estufa, geraçã* de *mprego, i*clusão social, incentivo à pr*duç*o de be*s *
</line>
<line>
se*viços nacionais *e *nformátic*, cooperativa*, *gricul*ura fami***r, margem de pr*f**ênc**
</line>
<line>
etc.
</line>
<line>
*os dispositivos, *a A*ministraçã* Pública Feder*l, são destaques: a Instruçã*
</line>
<line>
*ormati*a (*N) nº *1/2*10, de 20/1/2010, e o Decreto nº 7.7*6/2012, de 5/6/2012. Essas duas
</line>
<line>
norma* r*gulatóri*s compõem u* conjunto de di*positivos d* *olítica de Comp*as Públicas
</line>
</par><par>
<line>
Sust*nt*veis, *ue estimulam um comportament* m*is responsável da gestão
</line>
<line>
pública. Dest*
</line>
</par><par>
<line>
forma, * Administraçã* P**lica Federal s*na*iza pa** o *ercado os *ipos de c*itérios
</line>
<line>
su*tentáv**s se*e*ionados para * per*il *e suas aquisições, e**imulando, assim, a a*uisição de
</line>
</par><par>
<line>
itens *ustentáveis, *ediant* ig*aldade de co*peti*ão, e respeitando
</line>
<line>
*s r*gras dos processos
</line>
</par><par>
<line>
licitató*ios, par* aquisição daqueles fornecedores que atenda* os *ré-*equisitos ambientais e
</line>
<line>
sociais.
</line>
<line>
A IN nº 01/20*0 foi um mar*o e inov**, introduzindo uma nova rea*id*de para a
</line>
<line>
Admin*s*raçã* Pú*lica Fede*al, ao es*abelecer cri*é*ios de sus**ntab*lidade par* as aquisiç*e*
</line>
<line>
suste*táv*is com foco em qua*ro estraté*ias (constit*içã*, certificação, embalagem e livre de
</line>
<line>
subst*nci*s perigosas, mesmo antes da alteração da lei d* licitaçõ*s (*squema 1).
</line>
<line>
*s*uema 1 - Cr*térios de sus*entabilid**e ambien*a*
</line>
</par><par>
<line>
Elab*ração própri*. Fonte: Brasil (*010ª), Bra*il (2010b), Meneguzzi (2015).
</line>
<line>
A IN *° 01/2010 também bus*ou a *de*uação de forma grada*iva, poi* o d*sp*si*ivo,
</line>
<line>
além de fomentar e estimu*a* o p*ocesso d* implementação de comp*as p*bli*a* sustentávei*,
</line>
<line>
bu*cou ampl*ar o con**cimento *o*re a temátic* ambiental.
</line>
<line>
Posterior**nte, veio a al*eração na Lei d* Licit*çõe*, por meio da Medida Provisó*i*
</line>
</par><par>
<line>
nº 495, *e 19 *e julho de 2010, *ue f*i
</line>
<line>
convertida *a lei n* *2.34*, d* ** de de*emb*o *e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 16, *. 5, art. 1*, p. 203-224, set./out. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. M. *il*a, J. M. A. Gomes
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
2*10, a qua* altero* o ar*ig* 3º da lei de licitaçõ*s nº 8.6*6/1993, com a
</line>
<line>
inclusão do termo
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*mento nacional sustentável, as*ocia** ao princípio da isonomia e da se*eção da
</line>
<line>
proposta mais vantajosa, incluindo, assim, a v*riável do cuid*do amb*ent*l com* *m
</line>
<line>
d*fer**cial da l*citação.
</line>
<line>
P*ra Castro, Freitas e Cruz (2014, p. 37), as licitações sustentáv*is são "uma for** do
</line>
<line>
go*erno licitar s*us produtos e serviços de forma su*tentá**l reeducan*o ass*m a soc**dade
</line>
</par><par>
<line>
*ara um
</line>
<line>
novo
</line>
<line>
estilo d* vida". Um ponto *mportante é que a licitação su***ntável não é **a
</line>
</par><par>
<line>
nova modalidade de licit*ç*o e sim *ma postu*a p*oativa, que proporciona *ecanismos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gestão pública mais *fetiva,
</line>
<line>
co* dest**ue
</line>
<line>
para cidadan*a
</line>
<line>
ambiental e atuação ética
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tra*sparente.
</line>
</par><par>
<line>
S*mente dois anos dep*is e às vésperas *a C**ferência Rio +2*, foi expedido
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Decret* nº 7.74*/2012, *e 5/6/20*2, que regulamentou os cr*t*rios, prática e diretr*zes para a
</line>
<line>
promoção do desenvo*vi*ento nacion*l suste*tável nas aquisiçõe* re**izadas pe*a
</line>
</par><par>
<line>
A*ministraç*o Públ*ca Federal (BRASIL, 2012). Des*a *or*a, o Bra*il *onseguiu
</line>
<line>
pr*var
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
manutenção d* *omp*o*issos
</line>
<line>
prev*ame*te assumido* perante comunidade i*ter*acional. a
</line>
</par><par>
<line>
Con*udo, a e*i*tência de dispositiv*s co*stitucionais e infraconstit*cion*is
</line>
<line>
*ó tem efe*to, se
</line>
</par><par>
<line>
estes s*írem da teoria *ar* a pr*tica.
</line>
</par><par>
<line>
Loren*et*i (*010) c*rrobora ao enfatizar que, par* qu* a se*ente *a *ei seja *emeada
</line>
</par><par>
<line>
corr*tamente, d*is fator*s *ão indispe**áveis: que os va*ores
</line>
<line>
estejam claro* e que ocorr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co**eração dos agentes envol*idos. Ass**, a existên*i* de *ormas o* o *ump*imento forçado
</line>
</par><par>
<line>
*a lei não trazem benefícios duradouro*, poi* a conscientização col***va,
</line>
<line>
o *stím*lo às
</line>
</par><par>
<line>
condutas r*s*on*áveis e a
</line>
<line>
cooperação são indispensáveis para *o*talecimento de posturas o
</line>
</par><par>
<line>
é*icas e o cump*imen*o de *olíticas socioambienta*s. Por i*so, a i*plement*ção é u*a etapa
</line>
</par><par>
<line>
imp*rta**e, poi* "se refe*e * co*o *olíti*a púb*ica e*tá sendo posta em práti**, ou sej*, a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
transformaç*o da polí*ica em ação" e *ode "detect*r, com antecipação, problem*s que po*em
</line>
</par><par>
<line>
e*tar
</line>
<line>
ocor*endo e *ro*or
</line>
<line>
mudanç*s no desenho e na *mplementação da polí*ica" (S*UZA,
</line>
</par><par>
<line>
200*, p. 19).
</line>
</par><par>
<line>
Outro ponto *mportante é a avaliação d* implem**taçã*, que *estaca os elemen**s
</line>
</par><par>
<line>
facilitadores e os obstáculo* ao mod* c*mo a política pública
</line>
<line>
es** sendo realiz*da, tendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
finalidade de
</line>
<line>
conhecer a
</line>
<line>
trajetó*ia de uma
</line>
<line>
po**tica pública e *po**unizar uma melho*ia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
processo, *o* me*o d* *pr*ndiz*do d*s er*os e ace*tos d* *uas ativi*a*es. * avaliação da
</line>
</par><par>
<line>
i*pl*men*ação é uma ava*iação
</line>
<line>
de processo, que bus*a fornecer i*forma*ões sobre se* o
</line>
</par><par>
<line>
*esempe*ho, detectando bar*e*ras e obstáculos à su* i*plemen*ação, com
</line>
<line>
p*ssibilid*de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
**pro*ra*açã* d* *olítica (COSTA; CAS*ANHAR, 2003). Dentre *s interferên*ias, Sil*a
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**sina, v. 16, n. 5, art. 11, p. 203-224, s*t./out. *019 w*w4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Barreir*s *a Implementa**o da Políti*a d* Compras Públ*cas *u*ten**veis
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
(2014, p. 35) destaca alguns fatore* que podem afe*ar a im*l*m*ntação de uma po*íti**:
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
V*lume, tipo de recursos e a forma de *tilização;
</line>
</par><par>
<line>
b)
</line>
<line>
Estr*tégias de imple**ntaçã* decorrente* do *esenho do prog*ama e *a polít*ca;
</line>
</par><par>
<line>
c)
</line>
<line>
Eventos exte*no*;
</line>
</par><par>
<line>
d)
</line>
<line>
Grau
</line>
<line>
de compr*miss* *om a *mplanta*ão do
</line>
<line>
prog*ama p**os g*stores e execut*vos,
</line>
</par><par>
<line>
bem como co**istência d*s parcerias na viabilização d*sses c*mp*omis*os;
</line>
</par><par>
<line>
e)
</line>
<line>
Proble*as d* operaciona*ização, gere*ciamento e coorde*ação.
</line>
<line>
Dia*te do e*po**o, verifica-se que * po**tica *e compras públ**as sustentáv*is tem que
</line>
</par><par>
<line>
sair do stat*s de co*promiss* enquanto pr*messa e
</line>
<line>
en*rar para
</line>
<line>
a *niciativa d* gest*re*. São
</line>
</par><par>
<line>
v*rios os *ato**s qu* p*de* interfer*r du*ante todo o ci*lo de políticas públicas, isso porque
</line>
</par><par>
<line>
não *á um m*canismo
</line>
<line>
operativo
</line>
<line>
perfeito e *ode* **orrer interf*rências e contradições. A
</line>
</par><par>
<line>
seguir, são
</line>
<line>
expostas
</line>
<line>
as principais *arreiras de*taca*as na *i*er*tura para o pro*esso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
com*ras pú**icas s*stent*veis.
</line>
</par><par>
<line>
* .2
</line>
<line>
Barreiras para as compra* públ*cas sust**táveis
</line>
<line>
Betiol et al. (20*2, p. 22) *lertam que *á b*rreiras naturais
</line>
<line>
qua*do se estimul*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mu*ança *e
</line>
<line>
hábitos
</line>
<line>
na gestã*, m*s essas barreiras
</line>
<line>
aos *ouco* poderão ser *ltrapassada*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
compreendidas, visualiza**o, as*im, as "conex*es e*istente* entre aqui*o que compramo* e *
</line>
<line>
conser*aç*o dos recursos *o pl*ne*a *ar* o suprimen*o das nece*si*ade* atuai* e f*t*ras,
</line>
<line>
dentro de padrões justos e equita*iv**".
</line>
<line>
Nas *o*pras públicas su*tentávei*, as resi*tências internas e externas perpassam pela
</line>
</par><par>
<line>
*ompreensão de inte*esses, motivações *stratégia* d* vár*o* atores, bem como * *nte*aç*o e
</line>
</par><par>
<line>
d*s variáveis e *lem*ntos in**rvenie**e* no
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
de aquisição, por meio das licitações
</line>
</par><par>
<line>
sus**ntáveis.
</line>
</par><par>
<line>
No *ntan*o, as lic*tações são fun*amentada* em *ei e * *iscrici*narieda** é permitida,
</line>
</par><par>
<line>
mas
</line>
<line>
tem limitaçõ*s. Na discricionar*edade, os agentes pod*m de*o*strar
</line>
<line>
po*sibilidades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
interação, des**v*lvime*to de **ternativ*s, imp*ementação de de***õe* para o d*se*penho *e
</line>
<line>
políticas pú*lica* (*U et al., 20*4; FERREIRA; MED*IRO*, *016).
</line>
</par><par>
<line>
*o*avi*, a discricionariedade também esb*rra *m
</line>
<line>
p*ec*nceito* *u* *n*erferem
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
imple*entação
</line>
<line>
das comp*a* **b*i*as
</line>
<line>
sust*ntávei*. Dentre eles, o
</line>
<line>
impac*o que as aquis*çõ*s
</line>
</par><par>
<line>
sustentáveis causam
</line>
<line>
no orçame*to, pois os produtos s*o mais caros e há *a*ta
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
conhecimen*o técnico sobre a d*scrição do p*oduto *ustentáv** e a correta aná*i*e do C*clo *e
</line>
</par><par>
<line>
Vida. Segu**o *iderman et a*. (2008) Barce*sat (*0*5), q*anto mais ** e
</line>
<line>
gesto*es públi*os
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a PI, v. 16, n. *, art. *1, p. 2*3-224, set./*ut. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. M. *ilva, J. M. A. Gome*
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
optare* por aquisiçõe* públi*as sus*en*áv*is, mai* incenti**rão um cí*culo virtuo*o e, assim,
</line>
<line>
aumentará a ofe*ta * a compet*ção en*re for*ece*ores, os pr*ços *icarão mai* bai*os, se*á
</line>
<line>
*ome*t**a a *riaç*o ** nov*s negócio* * re*uzidos os riscos amb*e*tais.
</line>
<line>
Na l**eratu*a, são d**tacadas várias barr*iras para a *mplementa*ão das compras
</line>
<line>
p*bli**s sustentáveis (Quadro 2).
</line>
<line>
Quadro 2 - Bar*ei**s para as Compra* Públi*as Suste*táveis
</line>
<line>
Auto*es Tipos de Barreiras
</line>
</par><par>
<line>
Ale**a*tro, Silva * Lopes (2014)
</line>
<line>
Au*ência de metas *bjeti*as a serem alcançada* pela ad*i*ist*ação
</line>
</par><par>
<line>
Moura (2013)
</line>
<line>
Complex*dad* e cus*o das ava*iaçõ*s de *náli*e do Ciclo de Vida
</line>
</par><par>
<line>
*lencastro, Sil*a e Lo*es (2014)
</line>
<line>
Confl*t*/res*rição de comp*ti*ividade ou limi*ação d* *o**ecedores
</line>
</par><par>
<line>
Calvacan*i et al. (2017)
</line>
</par><par>
<line>
Alenca*tro, S*lva e *opes (2014) Couto e Ribei*o (201*)
</line>
<line>
Ausência de dados e inf*rmações confiáv*i*
</line>
<line>
</line>
<line>
Burocraci* e al*a comp*exi*ade no pr*cesso
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Couto e *ibeiro (2016) Aragã* e Jab*our (20*7)
</line>
<line>
Falta de treina*ento/capacita**o de servidores pa*a a nova postura.
</line>
</par><par>
<line>
Moura (2*13) Bi*ge e *alado (2015) Calvacanti et al. (2017)
</line>
<line>
Os produtos sustentáveis são mai* caros
</line>
</par><par>
<line>
M*ura (2013) *o*to e Coelho (2015)
</line>
<line>
Cultura *rg*nizaci*nal ain*a resi*t*nte às q**stões de sust*ntabilid*d*
</line>
</par><par>
<line>
Couto e C*elho (2015)
</line>
<line>
Disp*nibilidade de recurso* *in*nc*iros pelo comp**dor
</line>
</par><par>
<line>
Elevada co*plexid*de d*s decis*es a serem tomadas pelos g*sto*es
</line>
<line>
Fa*t* de in*c*at*va da gestão (pod*r discricionário)
</line>
<line>
Tempo d* *xe*ução do pr*cesso *e aq*isição susten*ável
</line>
</par><par>
<line>
C*uto e Ri*eir* (2016)
</line>
<line>
*alta de inte*es*e e capaci*ad* para sua *orreta u*iliza*ão
</line>
</par><par>
<line>
O*iveira e San*os (2*15)
</line>
<line>
Dú*i*as e imprecisões sobre as compr*s públicas sustentáv*is
</line>
<line>
R*sco de corrupç*o no processo licitatório
</line>
</par><par>
<line>
*ou*a (2013)
</line>
<line>
Oferta de produ*os insuficientes
</line>
</par><par>
<line>
C*lvacanti et al. (201*)
</line>
</par><par>
<line>
E*aboração pró*ri*. Fonte: Moura (2*13), *lencastro, Si*v* e L*pes (*0**), Bi*ge e Cal*do (20*5), Couto e
</line>
</par><par>
<line>
Coelho (2015), Oliveira * Sa*tos (2015), C*ut* e Ribeiro (2016), Arag** * J**bour (*0*7) e Calv*ca*ti et a*.
</line>
</par><par>
<line>
(2017).
</line>
</par><par>
<line>
*s vinte barre**as *de**if*cadas na lite*atur* pe*passa* por aspectos indivi*uais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ins*itucionais, be* como culturais e é*icos, que *epe*dem *e dados e informações para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
quebra de p*radigmas e resistências, na busc* de so*u*ões e compro*issos c*mpart*lhad*s de
</line>
<line>
todos o* *gentes envolvidos e o *ercado fornec*dor.
</line>
<line>
As ba*reiras encontrada* estão relacionadas a fatore* do ambie*t* i*terno e ext*rno,
</line>
<line>
*ais c*mo: falta de d*dos e info*m*ção adequados; des*reparo técni*o; resi*tência cultura*
</line>
<line>
(indiv*du*l * or*ani**c**nal); foco na vari*vel econômica; c*nflito *e interp*e**ção de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 5, art. 11, p. 203-224, set./out. *019 ww*4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Barreiras na Implementação da Políti*a *e Compras *úbl*cas *usten*á*ei*
</line>
<line>
213
</line>
</par><par>
<line>
nor*ativos; medo de alterar p*oce*sos j* *nraizados; *usên*ia d* sup*rte da alta ges*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desconhecimen*o *o mercado fornecedor. Contu*o, as barreir*s poderã* s** ultra*assa*as por
</line>
</par><par>
<line>
meio de mudan*as in**viduais
</line>
<line>
* **stituciona*s. Wu *t al. (2014) cit*m exemplos de
</line>
</par><par>
<line>
estra*égias:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
público, por m**o da quebra de velhos paradigmas (ignorar critérios socioa*b*ent*is) nas
</line>
</par><par>
<line>
aquisições. Segundo Gra*dia, Steijn e *uípe*s (2015), * co**ortame*to do com*rad*r
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
c*ucial para * su*esso das aquis**ões sustentáve*s, pois ele deve entender os benef*cios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolver a ação por meio *o com*r***sso para a mudança, p*is quand* um compr*dor é
</line>
<line>
prof*ci*nte e pro*tivo, *ende a falar pos*tivamente das compras s*stent*veis e,
</line>
<line>
c*ns*qu*nteme*te, fa*á suge*tões para melhor*r a eficiên*i* geral do processo d* *ompras.
</line>
<line>
Na literatura, também apresen**m ca*inhos para *ma **rreta implem*ntação **
</line>
<line>
política de compras públi*a* *ustentáv*is. No Manu*l "Implemen*a*do Licitações
</line>
<line>
Sustentáveis na Admini*tração Pública Federal" d* Advo*acia Ger** *a Uni*o, são
</line>
<line>
apresentadas quatro et*pas do *iclo de Vida das compras públicas su*tentáveis (BRASIL,
</line>
<line>
201*) (Esquema *).
</line>
<line>
*squema 2 - Ciclo de Vid* das licita*õe* sustentáveis
</line>
</par><par>
<line>
Elaboração própria. Fon*e: (**ASIL, 201*, p. 40-46).
</line>
</par><par>
<line>
P*r* *err*, Csipai e Uc*ida (2*15, p. 241-259), são três passos im*ortante*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i**is*ensáv*is para a implementação das l*citações s**te*táveis (E*quema 3).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresi*a P*, v. 16, n. 5, art. *1, *. 203-224, se*./o*t. *019
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. M. S**va, J. *. A. Gomes
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
Esquema 3 - Trê* pa*sos para a c**r*ta i**l*ment*ção *e lici*a*ões sustentáveis
</line>
</par><par>
<line>
Elab*ração próp*ia. F*n*e: Terra, Cs*pai e *chida (2015, p. *41-259).
</line>
<line>
Os a*tores desta*am *inda que, além desses três pa*sos, caso * *ornecedor não *t*nda
</line>
<line>
ao que foi acertado, * importa**e a aplicação de *anção, pois cabe às aquisições sust*ntáveis
</line>
<line>
t*mbém o **der de mo*dar o me*cado, *s**gurando a perman*ncia *aqu*les *ue cumpram a*
</line>
</par><par>
<line>
d*r*trizes ambientais
</line>
<line>
* estim**a*do uma mudança gradual para boas práticas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
susten*abilidade.
</line>
</par><par>
<line>
*as d*as contribuiçõ*s (*icl* *e v*d* e pass*s de implementação) há uma d*scrição de
</line>
<line>
etapas de planejame*to, org*nização, e*e**ç*o e *o*t*ole. Conforme destacado, ** um
</line>
</par><par>
<line>
c*minho *e oportu*idades. Con*udo, há u*a suge*tão que deverá *er levada em
</line>
<line>
conta, uma
</line>
</par><par>
<line>
imp*ementaç*o grad*tiva de aquisiçõe* sustentávei*.
</line>
</par><par>
<line>
Para o *n*titut* de P***uisas Econômi*as Aplicada* (IPEA) (2012), a *ustentabilidade
</line>
</par><par>
<line>
na* aquisiç*es poder* ser alcançada mai* facilmente se forem sel*cio*ados
</line>
<line>
alguns c*itér*os
</line>
</par><par>
<line>
susten*áv*is *o i*vés de avaliarem muitos cri*érios, i*so porque o *umprime*to gradativ* não
</line>
<line>
restrin*irá a concorrência, não *nviabilizará a *eali*ação da lic*tação susten*ável e *eedu*ará o
</line>
<line>
merca** para o *ncremento *e mais cr*té**os.
</line>
</par><par>
<line>
Como *present*do nesta s*ção, as barreira* *xistem e há um caminh*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
possibilidades de implementa*ão. Co*tudo, el*s deverã* ser ult*ap**sadas,
</line>
<line>
*om iniciativ*s
</line>
</par><par>
<line>
*is*ri**onárias responsávei* e d*ntro dos *isposit*vos legai*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 16, n. 5, art. 11, p. 203-224, set./out. 2019
</line>
<line>
www*.fsanet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Barrei*as *a Implemen*ação da P*lítica *e Com*ras Públicas Su*ten**veis
</line>
<line>
*15
</line>
</par><par>
<line>
3 *ET*DOLO**A
</line>
</par><par>
<line>
A metodologia utili**da foi pesquisa biblio*ráfica, do*umen**l lev*ntamen** e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ampo,
</line>
<line>
por meio de aplicação ** questionários e*etr*nic*s. A p*squisa bibliográfica buscou
</line>
</par><par>
<line>
apres*ntar o esta** da arte e des*acar a* *on*ri***ções relev*nte* sobre a temática ab*r*ada no
</line>
<line>
artigo e os pri**ipa*s nor**tivos *igente* r*lacionados à temática de co**ras *úblicas
</line>
</par><par>
<line>
sustentáveis, exclusivam**te
</line>
<line>
*ar* os ben* (mate*i*l d* *onsumo e p*rm*nen*e) no pe*ío*o
</line>
</par><par>
<line>
destaca*o, *xcluí*as as *quisições rel**ionadas a *erviços e o*ras públic*s.
</line>
<line>
Para a pesqu*sa docu*ental, foram ut*li*ado* dados e informações em *ocumentos
</line>
</par><par>
<line>
i**titucionais (R***tórios de Gestão) di*ponibil*zados em acess* *úblico
</line>
<line>
no *r*b*n*l
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Con*a* da Uniã* (T*U). Fora* anal*sados 66 (sessenta * sei*) *elató*ios de Gestão,
</line>
<line>
*onsiderando os 11 (onze) Instit*tos Federais de Educaçã*, Ci*ncia e Tecnologia da *egião
</line>
</par><par>
<line>
No**este, ** período de 20*2-2017, em c*pít*lo espe*ífico sobre G*stã* Ambi**t*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Suste*tab*lida*e (Gestão do
</line>
<line>
uso *os Recursos Renováveis Sust*nta*ilid*de Ambi*ntal). e
</line>
</par><par>
<line>
Depois da *eitura do *ateri*l, foi selec*onada a cat**or*a "*arre*ras encon*r*das" *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sub*ategori* "D*ficul*ade* para as aquisições sus*entávei*". A
</line>
<line>
análise de conteú*o
</line>
</par><par>
<line>
fundame*t*u-se
</line>
<line>
em uma leitur* *lut*ant*, seguida pe*a ex*loraç*o do material e po*terior
</line>
</par><par>
<line>
tratamento e interpret*ção dos resultado*, tendo, como unidade de análise, o tema (BARDIN,
</line>
<line>
2016).
</line>
<line>
O *evan*amento *e campo foi re*li*ado por meio do inst*ument* questionário
</line>
<line>
eletrôn**o, com *oleta na plataf*rma SurveyMon*e*, com amo*tra intencional d* 10 (d*z)
</line>
</par><par>
<line>
participantes, d*s (seis) i*stituições que formalizaram auto*ização de pes***sa: Instit*to 6
</line>
<line>
*ederal do Ce*rá (IFCE), Instituto Fe*e**l da Bah*a (IFBA), **stituto *ederal do *iauí (**PI),
</line>
</par><par>
<line>
I*stituto F*de**l do Rio Grande do Nort* (IFRN), *nstituto Federal de S*rgipe (IF*)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Insti*uto *ederal do Sertão Per**mb*cano (IFSERTÃO-PE).
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa seguiu um roteiro de avaliação de pro*esso, do tipo ex-*ost, pois tem como
</line>
<line>
foco a *valiação d* implementação *as a*ui*ições suste*táveis. Draibe (2001, p. 20) destaca
</line>
<line>
que o objeto da a*aliação de processo é "detectar os f**ores que ao lon** da i**le*entaçã*,
</line>
<line>
facilitam ou imp*de* que u* *ad* programa a*inja seu* *esul*ado* d* m*lho* ma*eira
</line>
<line>
p*ss*v*l"; tamb*m podem disseminar lições de apre*dizagem e an*lise de *ficácia de u*a
</line>
</par><par>
<line>
polític*. Najam (1995, p. 34)
</line>
<line>
corrobora ao d*st*car que a imple*ent*ção "* u* pr**esso
</line>
</par><par>
<line>
din*mi*o de negoc*ação en*re múlti*los atores, op*rando em *últiplo* n*veis, dentro e *ntre
</line>
<line>
diferente* organ**ações" (trad*ção nos*a).
</line>
</par><par>
<line>
Após a recepção de dados p*i*á*ios, oco*reu a
</line>
<line>
anál*se de conteúdo e tra**me*to
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, *eresina PI, v. 16, n. 5, *rt. *1, p. 203-**4, set./*ut. *019
</line>
<line>
www*.fsanet.com.b*/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. M. Silva, J. M. A. Go*es
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
forma q*anti*ati** e qualitati*a, com o au*í*io *e estatí*ti*a *escrit*va e uso d* ferram*nta* do
</line>
<line>
exce* (cálculos estatísticos, tabela di*âmi*a, geração d* quad*os * e*quemas).
</line>
<line>
* R*SU*TADO* E DISC*SSÃO
</line>
</par><par>
<line>
O estudo destaca as evidências quanto às
</line>
<line>
práticas de im*l*menta*ão da pol*tica
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aqui*ições su*tentáveis, considerando está**o de imp*ementa*ão diante d* **r*o legal *igente
</line>
<line>
nos I*stitu*os Federais de *ducação, C*ência e Tecnologia da *egião Nor*e*te, no período de
</line>
</par><par>
<line>
2012-2017. *omo result*do, a t*xa de resposta foi
</line>
<line>
de 50% do* part*cip*nt*s da pesquisa e,
</line>
</par><par>
<line>
levando em consideração o q*antitat**o d* seis autorizaçõ*s inst*tucionais, * retor*o *oi de
</line>
<line>
66,66% (IFCE, IFPI, *FS e I*RN).
</line>
<line>
No lev*ntam*nto *as barreiras v**enc*ad*s, a q*estão *o que*ti*nár*o opo*tunizava até
</line>
<line>
cinco op**es de resposta, dentre *inte i*ens p*eviamente **laciona*os e *m **em co* resposta
</line>
</par><par>
<line>
*b*r** (Outro*: espe**fiq*e),
</line>
<line>
co* possibilidade d* compleme*tação d* d*dos. Os
</line>
</par><par>
<line>
p*rti*ipantes
</line>
<line>
*a *esquisa
</line>
<line>
ide**ificaram *3 (*re*e) ba*reiras, conforme descrição a *e*ui*
</line>
</par><par>
<line>
(Ta*ela 1).
</line>
</par><par>
<line>
T*bela 1 - Ba*rei*as nas compras pú*licas su*tentáve*s dos Institu*os Fe*er*is de
</line>
<line>
Educação, Ci*ncia e Tecnologia ** reg*ão Nordeste
</line>
</par><par>
<line>
Barreiras vive*ci**as na* compras públicas susten*áve**
</line>
<line>
N
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
Ausência de dado* e informações co*fiáveis: é real*ente suste*tável?
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1 2 ,5 0 %
</line>
</par><par>
<line>
F**ta de cons*ientização da c*mun*dade inte*na e **rvi**res (demandante).
</line>
<line>
3
</line>
<line>
1 * ,5 0 %
</line>
</par><par>
<line>
Falt* de t*einamen*o ou ca*a*itação ** **rvidores para * nova pos*ura
</line>
<line>
3
</line>
<line>
* 2 ,* 0 %
</line>
</par><par>
<line>
(aquis**ão sus*entável).
</line>
</par><par>
<line>
*usência de metas objetivas e claras por pa*te da ad*ini*tr**ã*.
</line>
<line>
2
</line>
<line>
8 ,3 3 %
</line>
</par><par>
<line>
Barreiras psi*o*ógicas (individuais e organizacionais).
</line>
<line>
2
</line>
<line>
8 ,3 3 %
</line>
</par><par>
<line>
Falta de ampliação
</line>
<line>
e maior *lare*a *a* especi**c*ções de m*te*ia*s
</line>
<line>
*
</line>
<line>
8 ,* 3 %
</line>
</par><par>
<line>
sustentá*eis.
</line>
</par><par>
<line>
Falta de apoio da alta administração (adminis*ração s*p*rior).
</line>
<line>
2
</line>
<line>
8 ,3 3 %
</line>
</par><par>
<line>
Dúvidas e impr*cisões sobre * tem**i*a de compra* púb*icas sustent**eis.
</line>
<line>
2
</line>
<line>
* ,3 * %
</line>
</par><par>
<line>
Complexidade e c**t* d*s ava*iações de Análise *o Cicl* de Vida.
</line>
<line>
1
</line>
<line>
4 ,1 7 %
</line>
</par><par>
<line>
C*nfl*to e rest*ição de *ompetitiv*dade.
</line>
<line>
1
</line>
<line>
4 ,* 7 %
</line>
</par><par>
<line>
Falta d* iniciativa da gestão (poder di*cric*onário).
</line>
<line>
1
</line>
<line>
4 ,1 7 %
</line>
</par><par>
<line>
F*c* *penas *conômico e limit*ção orçament*ria.
</line>
<line>
1
</line>
<line>
4 ,1 7 %
</line>
</par><par>
<line>
Limitação e rest*içã* de participante* (for*ec*dores).
</line>
<line>
1
</line>
<line>
4 ,* 7 %
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
24
</line>
<line>
1 0 0 ,0 0
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Dado* ob*ido* no levant*me*to *e campo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 16, *. 5, art. *1, p. 203-2*4, *et./out. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ba*reir*s *a Implementaçã* da Políti*a de Compras Pú*lica* Sustentáveis
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
Co*forme levanta*ento, os três *aiores *esultados estão *elacio*ados * aspecto*
</line>
</par><par>
<line>
in*orma*ionais, cultu***s e operacio*ais: au*ência d* dados e inf*rmações confiáveis:
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
real*ente **stentáve*? (12,50%); *alta de conscientizaçã* da c*munidade *n*erna e *erv*d*re*
</line>
<line>
(deman*ante) (12,50%); e falta *e *reinamento ou cap*citaç*o de servidores para a no*a
</line>
<line>
po*tura (aqui*ição s*stentá*el) (12,50%).
</line>
<line>
Out*o destaqu* é que os pa*ticipantes d* pesquisa não identificara* como pri*ri*ária a
</line>
<line>
barrei*a econômica (fo*o apenas econômico e limitação orçamentária), qu* representa apenas
</line>
</par><par>
<line>
4,17%. Iss* demonstra
</line>
<line>
que há uma perc*pção de outras variáveis *o processo de a*u*sições
</line>
</par><par>
<line>
(soci*i* * ambientais). Já nos Rel*tórios d* Gestão foi evide*c*ada * *imensão *con*mica,
</line>
<line>
tan*o como influência i*terna como ex*er*a. Do* *ado* c*l*t***s no question**io e no*
</line>
<line>
r*latórios de ge*tão, opo*tuni*aram a cons*r*çã* *a *atriz de a*álise das *a*r*iras, *om
</line>
<line>
in*lu*ncias *nterna* e ext**nas (*uadro 3).
</line>
<line>
Quadro 3 - Ba**e*ra* *a implement*çã* das **mp**s públicas sust*ntáveis
</line>
</par><par>
<line>
FONT*
</line>
<line>
I*FL*ÊNCI*S E*TER*AS
</line>
<line>
INFLUÊNCIAS *NTER*AS
</line>
<line>
Tot*l
</line>
</par><par>
<line>
*u*st*onário
</line>
<line>
1 Aus*ncia de
</line>
<line>
dados e informações
</line>
<line>
1 *alt* de conscienti*ação *a comunidade
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
eletrônico
</line>
<line>
conf*áveis: * realmen*e s*stentável?
</line>
<line>
interna e se*vi*ores (demandante);
</line>
<line>
2 Fa*ta de ampliaç*o e maior clareza
</line>
<line>
2 Falt* de trei*a*ento ou capacitação *e
</line>
<line>
das especif*c*ções *e materiais
</line>
<line>
se*vidore* *ara a *ov* postura (a*ui*ição
</line>
<line>
*u*ten*áv*is;
</line>
<line>
sustentável);
</line>
<line>
* C*mp**xidade e **sto **s avaliações
</line>
<line>
3 *usência *e m**as obje*ivas e *laras *or
</line>
<line>
de Análise do Ciclo de Vida;
</line>
<line>
parte da administração;
</line>
<line>
4 Confl*to * res***ção
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
* Barreiras psicoló*i**s (ind*v*d*ais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*pet*tividad*;
</line>
<line>
organizacionais);
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
Limit*ç*o
</line>
<line>
*
</line>
<line>
re*trição
</line>
<line>
de
</line>
<line>
5 *alta de apoio da alta a**ini*t*ação
</line>
</par><par>
<line>
*arti*ipante* (forne*edores).
</line>
<line>
(administração sup*r*or);
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
Dúv*das e *mprecisõe* sob*e a t*mát*ca
</line>
</par><par>
<line>
de compras *úb*ica* sustentá*eis;
</line>
<line>
7 Fa*ta *e iniciativa d* gestão (poder
</line>
<line>
di*cricionário);
</line>
<line>
* *oco apenas ec*nômico e limitação
</line>
<line>
orçamentária.
</line>
</par><par>
<line>
Relatórios
</line>
<line>
1 Rest**ção orçamentária e finance*ra;
</line>
<line>
1 P*io*ização do
</line>
<line>
*oco econômico (m*nor
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
de Ges*ão
</line>
<line>
2 Produtos *ustentáveis são mais
</line>
<line>
preço) n*s aquisi*ões;
</line>
<line>
c*ros;
</line>
<line>
2 Falta de capacida*e para
</line>
<line>
aquisiç**s
</line>
</par><par>
<line>
3 Dificu*dad* *e logístic*.
</line>
<line>
*ustentáveis e logí*tica susten*ávei*;
</line>
<line>
3 A po*ític* ambiental ai*d* p*eci*a se*
</line>
<line>
fortalecida;
</line>
<line>
4 *alta d* implantaç*o de novos pro*essos,
</line>
</par><par>
<line>
c*nforme novo par*digma **
</line>
<line>
aquisições
</line>
</par><par>
<line>
sustentáveis;
</line>
</par><par>
<line>
* *al*a de pla*ej*mento * execução de
</line>
</par><par>
<line>
ações mai* diretas que
</line>
<line>
estimulem
</line>
</par><par>
<line>
a*uis*ções *ustent*veis;
</line>
</par><par>
<line>
6 Necessidade de eng*ja*e*t* de todos os
</line>
<line>
setores solicitantes;
</line>
</par><par>
<line>
7 A*sênc*a *e
</line>
<line>
uma pol*tica *mbiental
</line>
</par><par>
<line>
instituci*naliza*a;
</line>
</par><par>
<line>
8 Não priorização da *u*st** ambient*l
</line>
<line>
nas institu*ções;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na PI, v. 16, n. 5, art. 11, p. **3-*24, set./out. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. M. Silva, *. M. A. Gomes
</line>
<line>
218
</line>
</par><par>
<line>
9 F*lta de sensibil*za*ão da comun*dade
</line>
<line>
par* ações *ráticas.
</line>
</par><par>
<line>
*o**l
</line>
<line>
08
</line>
<line>
*7
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados ob*ido* no levantament* *e campo e pesquisa documen*al.
</line>
<line>
L***ndo em *o*sideração somente *s barr*iras d*stacadas no questionário, as
</line>
</par><par>
<line>
influências internas negativas represe**am 61,54%, com descri*ã* de fatores *elacionados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
c*lt*ra o*ga*izacional, a* conteúdo *a polític* de compras *úbli*as sustentávei*, por meio de
</line>
<line>
dúvidas/imprecisões sobre a tem*ti*a, fa*ta de treinamento * a vi**o li*itada do foco a*enas
</line>
</par><par>
<line>
*conômico e limi*ação o*çamentária. Já
</line>
<line>
as influê**ias e*terna* negativa* repr*sentam
</line>
</par><par>
<line>
*8,46%, e estão relacionada* *atore* informacionais de c*nteúdo *a pol*tica, a
</line>
<line>
n*s seus
</line>
</par><par>
<line>
procedimentos legais e int*rferências de interpr*taç*o qua*to à limita*ão de c*mpetitividade e
</line>
<line>
rest*ição de forneced**es.
</line>
<line>
N** *esultados da análise documental dos *elatórios de G*stão 2012-2*17 fo*am
</line>
<line>
encontradas 12 (d*ze) barre*ras (fatore* l*mit*dore*), conforme análise *e c*nteúd* (categoria
</line>
<line>
"Barreiras *ncontr*das" e s*bc*tegor*a "Dificuldades *a*a as aq*isições *usten*áveis")
</line>
<line>
(Quadro 3). *s barrei**s de*tacadas nos relatóri*s de gestão são in*luenciad** por f*tores
</line>
<line>
i**ern*s, qu* represent** 75%, com d*scrição ** fator*s rela**onados à v*são limitada *a
</line>
</par><par>
<line>
dimensã* econ**ica, ao conte*d* d* polí*ica, *rocedimentos à cul*ura e
</line>
<line>
organizacio*al,
</line>
</par><par>
<line>
enquanto as i*fluências por fatores externos representa* 2*% e estão relacionadas a*s *atores
</line>
</par><par>
<line>
econômicos (recursos orçamen*ário*/f**anc*i*o* e p*eç*s)
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*o mercado fornecedor
</line>
</par><par>
<line>
(*o*ís*ica).
</line>
</par><par>
<line>
O* dados encontrados nos relatórios de g*st*o e no levantamento (questionário)
</line>
</par><par>
<line>
d*stacam o **conheciment*
</line>
<line>
*o número ma*o* de barr*iras inter*as, c*rresponden*e a 17
</line>
</par><par>
<line>
bar*eira* *nternas (68%) *ontra * barreir*s ext*rn*s (32%). A* barr*iras (inter*as e exte**as)
</line>
</par><par>
<line>
des*acadas na pe*quisa
</line>
<line>
*s*ão em consonância co* li*eratur* sobre * processo de c*m*ras a
</line>
</par><par>
<line>
públicas su**en*á*eis, con*or*e *s contri*uições de Moura (2013), A*encastro, Silva * *o*es
</line>
</par><par>
<line>
(2**4), *iag* e Cala*o (2015), C**to e Coelho (2015), Oliveir* e Santos (2015),
</line>
<line>
* ou* o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Ribeiro (2016), Aragão e Ja*bour (2017) * Ca*vacanti et a*. (20*7).
</line>
</par><par>
<line>
To*avia, ta*bém am*liam o escopo das barr*ira*, poi* as inst*tuiç*es pesquis*das
</line>
</par><par>
<line>
e**atiza*
</line>
<line>
a ausên*ia de u*a pol*t*ca ambien*al *m suas i*stitui*ões. Isto reforça
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
importância de sa*e* in**r*aliza* e const*uir uma po*ítica de compras públicas sustentávei*
</line>
<line>
para cada in*t*t*içã*, de forma c*ara, com a **rticipação de gestores máximo*, da equipe
</line>
<line>
*éc*ica e dos d*mandantes. Confor*e N*j*m (1*95), a interna*iz**ã* da política, no a*biente
</line>
<line>
or*anizacio*al, oportuniza reco*h*cimento * *nvo*viment* dos ag*nt*s, **is há *ma
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 5, **t. 11, *. 203-224, set./out. 2019 w*w*.fs*net.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Bar*e*ras na Implementação da P*lítica *e Compras Públicas Sustentáveis
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
reva*idação de compromissos.
</line>
</par><par>
<line>
* r*con*ecimento da exi*tência de barreir*s é uma imp*rtante **tratégia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*pren*iz*gem organizaci*nal. Portanto, para q*e * reali*ade das compras pública* não fique
</line>
</par><par>
<line>
li*itada a um número
</line>
<line>
*e*u*ido de
</line>
<line>
in**ressados, sã* necessários investi*entos em
</line>
</par><par>
<line>
sens*bil*zação d*s agente* a partir d* alt* adm*n*straçã* e d*s gestore* e a capacitaç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*écnicos res*on*áveis pe*o* pr*cessos lic*tatórios (M*U*A, 2013). Conforme destacad*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
arca*ouç* norm*tivo para as compras pú**i*as sustentáveis é re*r*se*ta*ivo e possibilita um
</line>
<line>
*ncr*mento nas iniciativas do* g*stores público*, c*ntudo, *abe uma mudança de postura
</line>
<line>
(individua* e insti*uci*nal) e uma capacidade té**i** pa*a realizar os procedim**tos co*
</line>
<line>
segu*ança e d*ntro *os di*ames *a lei.
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
CON*IDERAÇÕES FIN*IS
</line>
<line>
Os resultados demonstr*m *ue a política de com*ras públicas susten*áveis p*ssui u*a
</line>
</par><par>
<line>
leg*sl*ção cons*st*n*e e represe*ta*i*a no Brasi*, e*p*cialmente para a Administraç*o Públ**a
</line>
</par><par>
<line>
Federa*, com destaque
</line>
<line>
para * *N *º 01/2010, d* *0/*/20*0, e o Decreto nº 7.746/201*,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*/6/20*2. Essas
</line>
<line>
duas n*r**s *egulatória* *ompõem *m *onjunto
</line>
<line>
de dispositi*os da Política
</line>
</par><par>
<line>
de Comp*as *úb*icas Sus*en*áve*s, que e*t*mulam um *ompo*tamento mais resp*nsável
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Ad*inistração P*bl*ca Fede*al. Quanto *s
</line>
<line>
barre*ras
</line>
<line>
par* a im*lementação das compras
</line>
</par><par>
<line>
*úblicas s*stentáveis, *oram identifica*as
</line>
<line>
barr*i**s inter*as e externas
</line>
<line>
** *ns*ru*ento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
coleta (*ues*io*ário) e nos Relatórios *e Gestão. Os dados des*acam o reconhe*im*nto
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
núme*o maior de bar*eiras intern*s e* comparação co* as *arreir** e*ternas.
</line>
</par><par>
<line>
As barreiras i*ternas e*tão *e**cionadas às dúvidas e impreci*ões *ob*e o conteúd* da
</line>
</par><par>
<line>
política de
</line>
<line>
comp*as públicas susten*áveis; à gestão superio* (ausência de políticas *nt*rna*,
</line>
</par><par>
<line>
metas claras e apoio da gest*o); à falta de treinamento/capa*itação dos servi**res para a nova
</line>
<line>
p***ura; aos procedimentos (falta de refor*ulação de processos e falta de planeja*ento para
</line>
</par><par>
<line>
aquisi*ões sustent*ve*s); à c*ltura organi*acional
</line>
<line>
(falta de con*cientização e **nsibi*i**ção
</line>
</par><par>
<line>
para a que**ã* am**ental, barreiras p*icológicas e falt* d* eng*jam*n*o); e a v*são limitada da
</line>
<line>
dime*s*o eco*ôm*ca (m*nor preço * priorizaçã* da limitaç*o orçamentária). Por *eu t*rno, as
</line>
</par><par>
<line>
barr*iras ex*ernas
</line>
<line>
estão r*laci*n*das a fatores in*orma*ionais de conteúdo da polít*c*, nos
</line>
</par><par>
<line>
seus procedim*ntos legais e inte*ferênc*as
</line>
<line>
de int****et*ção qu**to à l*mitaçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
competit*vidade e restri*ão *e *ornec*dore*, b*m como a
</line>
<line>
*atores *c*nômico* (recurso*
</line>
</par><par>
</page><line>
or*amen*ár*os/finan*eiros e *reços) e ao me*cado fornec**o* (logí*tica).
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*es*n* PI, v. 1*, n. 5, art. **, p. 203-224, se*./out. 2019 *ww*.fsanet.com.br/*e*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. M. Silv*, J. M. A. G*me*
</line>
<line>
220
</line>
</par><par>
<line>
Esper*-se que o recon**c***nto da *xistênc*a ** *arreiras inte*nas e externas s*ja uma
</line>
<line>
importa*te es*ratég*a de apr*ndizagem *r*a*iza*i*nal, o**rtuniza*do u* redimensiona**nto
</line>
<line>
da pol*tica de compras públicas sustentá*eis e, assim, transformando comp*o*issos em
</line>
<line>
iniciativas re*is ** gestão.
</line>
<line>
REFER*N*IAS
</line>
<line>
ALENCASTRO, M. A. C.; SILVA, E. V.; LOPES, A. M. D. Contratações sustent*veis na
</line>
</par><par>
<line>
admi*i*tração públ**a brasi*eira:
</line>
<line>
* e**eriência do Poder *xecuti*o Federal. Re*i*ta d*
</line>
</par><par>
<line>
Adminis*ra*ão Pública, Rio de *ane*r*, *. 4*, n. 1, p. ***-*35, fev. 2014.
</line>
</par><par>
<line>
ARA*Ã*, C. G.;
</line>
<line>
JABBOUR, C. J. C. Gr*en training for s*st*inabl* p*ocurement? Insig*ts
</line>
</par><par>
<line>
from the Br*zi**an public sector. I*dustrial and *ommercial Tr*ining, v. 49, n.1, p. 48-*4,
</line>
<line>
2017.
</line>
<line>
BARCESSAT, *. Papel do Esta*o bra*i*eiro n* ordem econ*mica e na defesa do *eio
</line>
<line>
ambiente: n**es*idad* de opção por cont*atações públicas sust**táveis. I*: SANTOS, *. G.;
</line>
</par><par>
<line>
VILLA*, T. P. B. (Coord.). Licitações e con*ratações p*bl*cas sustentávei*.
</line>
<line>
2. ed. B*lo
</line>
</par><par>
<line>
Horizonte: Fórum, 2015. p. 6*-8*.
</line>
</par><par>
<line>
BA***N, L. Anál*se de *onteúdo. Tradução L*ís *ntero Reto, A*g*sto Pinheiro. São
</line>
<line>
Paulo: Edi*ões 70, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
BE**OL, *.
</line>
<line>
S. *t al. Compra Sust*n*áv*l: * força do consumo público e empresar*al
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
uma *conomia **rde e inclus*va. S*o Paul*: Progr*ma Gestão Pública e Cidada*ia, 2012.
</line>
</par><par>
<line>
*IA*E,
</line>
<line>
V. S. M.; CALADO, L. R. Anál*se dos resultado* das
</line>
<line>
contratações públic*s
</line>
</par><par>
<line>
sustentáveis. Revista Elet*ô*ica de Administraç*o, *or*o Aleg*e, 82. ed., v. 21, n. 3, p. 601-
</line>
<line>
621, set./d*z. 2015.
</line>
<line>
BIDERMAN, R. et *l. *uia d* c*mpras pública* sustent*veis: us* do pod*r *e compra do
</line>
<line>
gov*rn* p*ra a p*omoção do desen*olv*mento suste*tável. v. *, R*o de Jan*ir*: FG*, 2008.
</line>
<line>
BRASI*. M*nisté*i* d* Plan*jame*to, Orç*ment* e Gestão. Instru*ão No*mat*va nº 01/2*10,
</line>
<line>
d* 19 de j*neir* de 2**0. Brasília, *0*0a. Diário Oficial [da] Rep*blica Federa**va do
</line>
</par><par>
<line>
Bras*l, Poder Exe*ut*vo, Brasília, DF, *0 *e jan*iro
</line>
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*e 2010. Seção 1, p. *0-41. Dispon*v*l
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em: ht*p://ww*.*mpr*nsanacional.gov.br. Acesso **: 13 maio 20*7.
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*RA*IL. Ministér*o do Planeja*en*o, **çamen*o e Ge*tão. Guia de com*ras públicas
</line>
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sustentáveis *ara a adm*nistração federal. Brasília, 2010*. Dis*onível em:
</line>
<line>
http://cps*stent**eis.**anejamento.gov.br/wp-content/u*load*/2010/06/Cartilha.pdf. Ac*s*o
</line>
<line>
em: 14 set. 2*17.
</line>
<line>
BR*SI*. Decreto *º *.746, de 5 de j*nh* de 20*2. Reg*l**enta o **t. 3º da Lei no 8.666, de
</line>
</par><par>
<line>
2* de
</line>
<line>
j*nho de 1993, [...], e ins*itui a Comissão Inter*inisterial de Sust*ntabilida*e na
</line>
</par><par>
</page><line>
A*min*stra*ão Públi*a - CISA*. Diá*io O*icial [da] Repú*lica **dera*iva *o Brasil, P*der
</line>
<line>
**ecutivo, Brasília, DF, 6 d* junho de 20*2. Se*ão 1, p. 9.
</line>
<line>
*ev. F*A, *er*sina, v. 16, n. 5, a*t. 11, p. 203-22*, set./ou*. 2019 w*w4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ba*reiras na Implementação *a P*líti*a d* Compra* Públi*as S*st**táveis
</line>
<line>
221
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Advocac*a-Gera* d* U*ião (AGU). Cons*ltoria-Geral da Uni*o. Impleme*tando
</line>
<line>
lici*ações **stent*veis *a Admini*tr*ção Públ*ca Fed*ra*. **LLAC, T.; B*IACHE*IS, M.
</line>
<line>
W. (Org.). Bra*ília: AGU, 2013.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. M*nisté*io do
</line>
<line>
Planej*mento,
</line>
<line>
Orçam*nto e Gestão. Secretaria
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Log*sti*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Tecnologia da *nformação. *nformaçõe* gerenciais d* contratações *úbli*as suste*táveis:
</line>
</par><par>
<line>
janeiro
</line>
<line>
a
</line>
<line>
deze*bro
</line>
<line>
*014.
</line>
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Bras*lia:
</line>
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SLTI,
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2014a.
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Plane*ame*to,
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O*çament* e
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Gestão. Se*retari*
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de
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Lo**stica
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e
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Tecnologi* da Info*mação. Pla*os de gest*o *e l**ística **st*ntáv*l: contra*ações públicas
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susten*á*eis. Cad*rno de Estudos e Pes*uisa 1, Brasília: SLTI, abr. 2014b. D*sp*nível em:
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https://drive.google.co*/file/d/0B-J4SzJ*kXfcNFh2Vj*0M*dhME0/*dit?pli=1. Acesso em:
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BRAS*L. Mi*ist*rio do
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<line>
Plane*amento,
</line>
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Orçamento e
</line>
<line>
Gestão. Secret*ria
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*ogíst*ca
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Tec*o*ogia *a Informação. Vai *omp**r? Co*heça *s materiais *us*ent*veis existentes n*
</line>
</par><par>
<line>
catálogo
</line>
<line>
de m*te*iais- CATMAT * os
</line>
<line>
c*ité*ios utilizados na catal*gação. *rasíli*: S*TI,
</line>
</par><par>
<line>
*014c, p.1-7.
</line>
<line>
BRASIL. Advocacia-*eral *a *niã* (AG*). Consul*oria-*eral da União. G*ia nacional de
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licitações **stent**ei*. CARVA*HO, F. G.; FERREIRA, M. A. S. O.; VILLAC, T. B.
</line>
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(Org.). Brasíl*a: AGU, 2*16.
</line>
<line>
*RASIL. Con*tituição da R*pública *ederati*a *o B*as*l; texto constit*cional **omulgado
</line>
<line>
e* 5 de o**ubro de 1988, com a*t*raçõe* *eterminadas p*las Emenda* Con*titucio*ais de
</line>
</par><par>
<line>
Revisão
</line>
<line>
nº1 a 6/94, pelas Em*ndas Constitucio*ais n. */92 a 9*/*01* e pel* *ec*eto
</line>
</par><par>
<line>
Legislativ* nº 186/2008. Bra*ília: S*na*o Federal, **or*enaçã* d* Ed*çõe* Técnicas, 2017.
</line>
</par><par>
<line>
522
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
Disponível
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<line>
em:
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http://www*.senado.le*.br/bds*/bit*tream/*an*le/id/536043/C*88_EC99_l*vro.pdf.
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Acesso
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em: 29 d*z. 2017.
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CA*VACANTI, D. *t al. *ompras pú*li*as sustentáveis: diagn*stico, análise compar*da *
</line>
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<line>
recomend*ções para aperfeiçoame*to
</line>
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do * ode l o
</line>
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*rasi**iro. UNEP: Sa*tiago, fev. 2017.
</line>
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Dispo*ível
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e*:
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https://repositorio.c*pa*.*rg/bitstre*m/handle/1136*/41009/1/S16013**_pt.pdf. Ac*sso
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i*stituiç*es federais de ens*no sup*rior da re*ião Sul do B*a*il. Revi*t* Metr**olitana de
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<line>
COST*, F. L.; CASTANHAR, *. C. Avaliação *e pro*ramas públic*s: des*fios co*ceituais e
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A. M. M. Si*va
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J. M. A. Gomes
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1) *on*epção e planejamento.
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X
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<line>
X
</line>
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<line>
2) análise * in*erpre**ção dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração do *asc*nho ou na rev*são crí**ca do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *articipação na ap*ova*ão *a v***ão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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Rev. FSA, Te*esin*, v. 16, n. *, art. 11, p. 2*3-*24, set./out. 2019
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