Construção e Análise de um Procedimento Avaliativo de Treinamento: Modelo Kirkpatrick / Construction and Analysis of an Evaluating Training Procedure: Kirkpatrick Model

Veronica Bertollo Rusciolelli, Thiago Padovani Xavier, Wellington Gonçalves, Rodrigo Randow de Freitas

Resumo


Os investimentos em programas de treinamento e desenvolvimento vêm aumentando constantemente nas organizações. Junto com eles, cresce a preocupação das empresas em analisar os resultados de seus programas. O presente estudo tem o objetivo de construir um modelo de avaliação dos resultados de treinamentos, propostos para a área de Acabamento de Bobinas de uma empresa de Papel e Celulose, utilizando a metodologia Kirkpatrick, a qual propõe a divisão da avaliação em 4 níveis, sendo eles: Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados. O modelo final é apresentado e pode guiar outros estudos na criação de outros modelos, porém os indicadores e dados deverão ser adaptados para cada situação organizacional, considerando suas particularidades.

 

Palavras-chave: Treinamento. Efetividade. Modelo. Avaliação. Kirkpatrick.

 

ABSTRACT

 

Investments in training and development programs are steadily increasing in organizations. Along with them, the concern of companies in analyzing the results of their programs grows. This study has the objective of building an evaluation model of training results, proposed for the Coil Finishing area of a Pulp and Paper company, using the Kirkpatrick methodology, which proposes the division of the evaluation into 4 levels, which are: Reaction, Learning, Behavior and Results. The final model is presented, and may guide other studies in the creation of their own models, however, indicators and data should be adapted to each organizational situation, considering their particularities.

 

Keywords: Training. Effectiveness. Model. Evaluation. Kirkpatrick.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ABTD. O Retrato do Treinamento no Brasil 2013 / 2014. Disponível em: http://portal.abtd.com.br/Conteudo/Material/Arquivo/PesquisaABTD20132014.pdf?utm_source=pesquisa&utm_medium=email&utm_campaign=pesquisa&utm_term=retornorespostapesquisa&utm_content=linkpesquisadownload Acesso em 09 mai. 2017.

BORGES-ANDRADE, J. E. O enfoque instrucional no treinamento. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. II, n.37/38, 1985.

BORGES-ANDRADE, J. E.; ABBAD, G. S.; MOURÃO, L. Modelos de avaliação e aplicação em TD&E. Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Porto Alegre: Artmed, 2012.

BORGHI, L. D. K. G. Avaliação de resultados do treinamento: uma análise das metodologias disponíveis e sua aplicação em empresas brasileiras. 2011. Tese de Doutorado. Dissertação de mestrado profissionalizante em administração e economia. Rio de Janeiro, IBMEC, 2008. Disponível em: http://www. ibmecrj. br/sub/RJ/files/dissert_mestrado/ADM_laylaborghi_set. pdf, acesso em 21/10.

CARVALHO, A, V. Treinamento de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira, 1988.

CARVALHO, A. V.; NASCIMENTO, L. P. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira, 1993.

CASTRO, P. M. R.; BORGES-ANDRADE, J. E. Identificação das necessidades de capacitação profissional: o caso dos assistentes administrativos da Universidade de Brasília. Revista de Administração da USP, v. 39, n. 1, p. 96-108, 2004.

CHIAVENATO, I. Como transformar RH (de um centro de despesas) em um centro de lucro. São Paulo: Makron Books, 1996.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2ª Edição, 2004.

CHURCHILL, G. A. Marketing: criando valor para o cliente. Tradução: Cecília C. Bartalotti e Cid K. Moreira. São Paulo: Saraiva, 2003.

KANAANE, R.; ORTIGOSO, S. A. F. Manual de Treinamento E Desenvolvimento Do Potencial Humano. Editora Atlas SA, 2001.

KIRKPATRICK, D. L. Evaluating training programs. 2. ed. São Francisco: Berrett-Koehler Publishers, Inc., 1998.

KIRKPATRICK, D. L. Techniques for evaluating training programs. Evaluating Training Programs. Alexandria, p. 1-17, 1975.

LIMA, M. A. M. Avaliação de programas nos campos da educação e da administração: idéias para um projeto de melhoria ao modelo de Kirkpatrick. REICE: Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, 2007.

LLEWELLYN, S.; NORTHCOTT, D. The “singular view” in management case studies qualitative research in organizations and management. Na International Journal, v. 2, n. 3, p. 194-207, 2007.

MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos: do estratégico ao estratégico. São Paulo: Futura, 2000.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisa no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, p. 9, 2008.

MÂSIH, R. T. Levantamento das necessidades de treinamento em ambientes gerenciados pelo balanced score card. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. UFSC, Florianópolis. 1999.

MENESES, P. P. M.; ABBAD, G. Proposta para Desenvolvimento de Modelos de Avaliação da Efetividade de Programas de Treinamento. RAC-Eletrônica, v. 3, n. 1, 2009.

MIGUEL, P. A. C. Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Production, v. 17, n. 1, p. 216-229, 2007.

OLIVEIRA, A. A. N. Metodologia da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Visual Books, 2006.

PHILLIPS, P. P.; PHILLIPS, J. J. Symposium on the evaluation of training. International Journal of Training and Development, v. 5, n. 4, p. 240-247, 2001.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 3ª. Ed, 2005.

SALCEDO, A. R. A. S.; CÁLCENA, E. J. F.; LUGOBONI, L. F. Avaliação dos Resultados dos Programas de Treinamento em Nível Organizacional. Revista Liceu On-Line, v. 4, n. 6, p. 46-61, 2014.

SILVA, N. P. Avaliando as práticas de Educação Corporativa a Distância por meio do modelo de Kirkpatrick: um estudo de caso numa empresa do ramo de energia no Estado do Paraná. Revista Emancipação, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 501, 2010.

VÍCTORA, C. G. Pesquisa qualitativa em saúde. Uma introdução ao tema. Porto Alegre: Editora Tomo,2000.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.1.9

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)