<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 1, art. 9, p. 177-194, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.1.9
</line>
</par><par>
<line>
Co*strução e Análise de um Procedim*n*o Avaliat*vo *e Trei**mento: Modelo K**kpatrick
</line>
<line>
Co*struction a*d Ana*y*is of an Ev*luating Trai**ng Pr*cedure: Ki*kpa*rick M*d*l
</line>
</par><par>
<line>
Veron*ca Bertollo Rusciol*ll*
</line>
<line>
Graduada em Eng***aria de Pr*dução pela Univ*rsidade F*deral do Esp*rito Santo
</line>
<line>
E-mail: *er*nicabertollo@h*tmail.com
</line>
<line>
*hi*go Padov**i Xavie*
</line>
<line>
Do*tor em Engen*a**a Químic* pela Universida*e *ederal de *berlândia
</line>
<line>
U*iversidade Feder*l do *spírito Sant*
</line>
<line>
E-ma*l: t*iago.*.xavier@uf*s.b*
</line>
<line>
W*llington *onç*lves
</line>
<line>
Doutor em *ngenharia de Produção pela Uni*ersidade Metod*s*a *e *ir*cica*a
</line>
<line>
Pr**essor na Univers*d*de Fe*eral do Esp*rito San**
</line>
<line>
E-*ail: wellington.goncalv*s@ufes.*r
</line>
<line>
*odrigo Ra**o* de F*eitas
</line>
<line>
Do*tor em Aqui**ltura pe*a Unive*sidade Fe*eral *o Espírit* Santo
</line>
<line>
E-m*il: rod*igo.r.frei**s@ufes.br
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Veroni*a Be*t*llo Rusciolelli
</line>
</par><par>
<line>
Cen*r* Univer*itário **rte do *spírito Santo,
</line>
</par><par>
<line>
Depart*mento ** Engenharias e Tecnologi* (DETEC).
</line>
</par><par>
<line>
Ro*ovia BR 101 Norte, Km 60. Lit*râneo. *9*32540 -
</line>
<line>
Edi*or-Chefe: D*. Ton*y *erl*y de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
S*o Mateus, ES - Brasil
</line>
<line>
Rod*igues
</line>
</par><par>
<line>
End*reç*: T*iago P*dovani Xavier
</line>
</par><par>
<line>
Centr* Universit*ri* *orte do *spíri*o Sant*,
</line>
<line>
A*tigo *ecebido em 12/07/20*9. Úl*ima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Rodovia BR 10* N**t*, K* *0. Litorâneo. 2*932540 -
</line>
<line>
Revisão: Gr*ma*ical, *ormativ*
</line>
<line>
e de Forma*ação
</line>
</par><par>
<line>
Sã* Mateus, ES - Brasil
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Rodrigo Ran**w de Freitas
</line>
</par><par>
</page><line>
Cen*ro Universitário Norte d* E*pírito S*nto,
</line>
<line>
Depar*a*e*to de Engenharias e Tecnologi* (DETEC).
</line>
<line>
Ro*o*ia BR 101 Norte, Km 60. L*torâne*. 2*932540 -
</line>
<line>
São Mateus, ES - Bras*l
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. B. *usciolell*, T. P. *avier, W. Gon*alves, R. R. Fr*itas
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
R*SU**
</line>
</par><par>
<line>
Os i*v*s**mentos *m pr*g**mas *e tr*i*amen*o e de*envolvime*t* *êm aume*tando
</line>
</par><par>
<line>
*onstan**m*nte nas
</line>
<line>
org*nizações. Junto
</line>
<line>
com eles, c*esce a preocupação
</line>
<line>
das empresas em
</line>
</par><par>
<line>
*nalisar os resultados de se*s programas. O
</line>
<line>
presente estudo tem *bjeti*o de construir um o
</line>
</par><par>
<line>
mod*lo de aval*açã* dos re*u*tado* de treinamentos, propo**os p*ra a área de *cabamento de
</line>
</par><par>
<line>
*obinas de
</line>
<line>
uma empresa de Papel e Celulo**, utilizando a meto*ologia Kirkpatrick, * qual
</line>
</par><par>
<line>
p*opõe a divisão da a*aliação em 4
</line>
<line>
níveis, sendo eles: *eação, A*ren*izagem,
</line>
</par><par>
<line>
Comportamento * Result*dos. O model* final é apr*sent*do e p*de gui*r
</line>
<line>
outros estudos na
</line>
</par><par>
<line>
cri*ção de outros model*s, p*rém
</line>
<line>
os indica*ores e dados deverão *er adaptado* para cada
</line>
</par><par>
<line>
situ*ção organizac*onal, considerando **as particula*idades.
</line>
<line>
Palav*as-chave: Treinamento. *f*tivid*d*. Modelo. Avaliação. Kir*patrick.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
Investmen*s in *r**ning and develo*ment p*ograms ar* steadi*y increasing in organi*at*o*s.
</line>
<line>
Al*ng with th*m, the concern of c*mp*nies *n analyzing *he *esul*s of thei* pr*grams grows.
</line>
<line>
Thi* *tudy has **e objective of *u*lding an ev*lua*io* *odel of training *e*ults, proposed for
</line>
</par><par>
<line>
the Coi* Finishing a*ea of a Pulp an* Paper co*pany, using
</line>
<line>
*he *irk*atric* methodology,
</line>
</par><par>
<line>
*hich
</line>
<line>
p*oposes the divisio* of th* ev*lua*ion into 4 le*els, whi*h are: *e*ction, Learn*n*,
</line>
</par><par>
<line>
Be*a*ior
</line>
<line>
a*d Results. *he
</line>
<line>
final m*del is p*esented, a*d may
</line>
<line>
guide
</line>
<line>
other studi*s in the
</line>
</par><par>
<line>
cre*tion of t*eir own models, however, **dicators an* data sho*ld
</line>
<line>
be adapted to each
</line>
</par><par>
<line>
organizationa* situation, *onsid**in* their particu*aritie*.
</line>
</par><par>
<line>
**yword*: Trainin*. Effectiveness. Mo*el. Ev*l*ation. K*r*pa*ric*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresina, v. 17, n. 1, art. 9, p. 177-194, jan. 2*20
</line>
<line>
www4.fsanet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cons*rução e Anál*se d* um Pro**d*mento Aval*ativo de T*einamento: Mode*o K*rkpatrick
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A di*âmica d* "mundo dos ne*ócios" exig* *ada vez *ais que
</line>
<line>
a* organ*zações se
</line>
</par><par>
<line>
adaptem às condições *mpost** pelo ambien*e em qu* e***o *n*erid*s (*ORGHI, *008). Por
</line>
</par><par>
<line>
isso, *rog*am** de Treinam*nto Desenvolvimento (T&D) tornar*m-s* e
</line>
<line>
e*senciais para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
garantia da c*mpetitivid*de e sobrevivência, mu*t*s v*zes *or meio da f*rm*ção *e ** perfil
</line>
<line>
profis*i*nal cada vez mais com*lexo e abrangente, al*m d* i*úmeras *utr*s vantage**, en*r*
</line>
<line>
as quais se *e*tacam: aumento da p*odu*****ade, mel*oria na qualidade dos r*sultados,
</line>
</par><par>
<line>
redução de custos, otimizaçã* *a eficiênc**, r*dução d* índice d*
</line>
<line>
ac*den*e*, *elhor*a *o
</line>
</par><par>
<line>
clima **ganizacio*al, aumento da motivaç*o pessoal, c**di*õ*s de *ompetitividade m*is
</line>
<line>
vantaj*sa da*a a capacida** de oferecer *elhores pro*utos e serv*ços, *tc. (*A*CE*O et al.
</line>
<line>
2014).
</line>
<line>
Para **i*venato (1996), po* e**mplo, os *rein*men*os deve* visa* *o*mar, prepar** e
</line>
</par><par>
<line>
apri**rar continuamente a* pessoa* de *cordo
</line>
<line>
com *s
</line>
<line>
necessidades *tuais futu*as e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
negóc*o, *ev*ndo
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
conta a* expe*tativas e asp**a**es pess*ais. Marras (2000) de*ine
</line>
</par><par>
<line>
tr*ina*ento como u* proce*s* de **simi*ação cultural a curto *raz*, que objetiva r*p*ssa* ou
</line>
<line>
re**clar conhe*iment**, habi**dades ou *t*tu*e* relacionadas diret*mente à execução **
</line>
<line>
t*refa* ou * sua *ti*ização no tr*ba*ho *m etap*s.
</line>
<line>
As ***ciativa* de T&D devem *er v*stas, portanto, como elementos primordiais par* a
</line>
<line>
est*atégia organizacional, ou se*a, devem estar alinhad*s com os objetivos cen*rais da á*ea
</line>
</par><par>
<line>
foco, de forma qu*
</line>
<line>
po**am cont*i*uir co* o alcan*e deles. P*ré*, e* m*itos
</line>
<line>
*os casos, *s
</line>
</par><par>
<line>
es*o*ços d* investigação de *feitos de prog*amas ** TD&E s* *n*err** com a in*e*tigaçã*
</line>
<line>
do impacto do tre*na*ent* ap*nas n* de*empenho dos indivíduos (ABBAD; ME*ESE*,
</line>
<line>
*0*9), sem contar com *n*lises mai* *obustas.
</line>
<line>
Segundo * pesquisa "O R*trato do Treina**nto no B*as*l *013/2*14", real*za*a *ela
</line>
</par><par>
<line>
ABT* - Associação Brasi*eira de **einame**o
</line>
<line>
e De*envolvime*t* - feita
</line>
<line>
co* 193
</line>
</par><par>
<line>
organi*ações dos *ai* diversos *egmento*, apen*s *% d*termina*
</line>
<line>
a relação e*tre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*nvestimento feito e o resulta*o gerado pel* pr*gra*a de *reinamen*o. A mai*ria (5*%)
</line>
<line>
realiza apenas a avaliação de reaç*o (*º nível) como c*itério de impact*.
</line>
<line>
Consi**rand* o pioneirismo q*ant* à elab**ação de sistemas d* ava*iação d*
</line>
<line>
*esultados d*s treiname*tos organizac*o*ais, apresen*a-se * m**elo de Do*ald L. Kirkpatrick,
</line>
</par><par>
<line>
*m dos precu*sore* na *lab*ração de sist*mas **
</line>
<line>
ava*iação de result*dos dos *rein*mento*
</line>
</par><par>
</page><line>
o**anizacionais (KANAANE; ORTIGOSO, 2001), sendo *tualment* amplame*te ut*lizado
</line>
<line>
em *a*s am*ientes. Ci*a-se o se* pr*meir* *rti*o sobre o tem*, "Tech*iq**s for e*a*uating
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 1, art. 9, p. 177-194, jan. 2020 www4.f**n*t.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. B. *usciolelli, T. P. Xavi*r, W. Gonçalves, *. R. Fre*t*s
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
*r*ining programs", **bl*cado em 19**, n* Jo*r*al of AST* (Ame*i*an S*ciet* of Train*ng
</line>
<line>
and *evelopment), onde suge*e a existência *e quatro *íveis de aval*ação de pr*gramas d*
</line>
<line>
educaç** em organizaçõe*, que, *e aplicado* todos em sequênc*a, constitue*-se num* *orma
</line>
<line>
eficaz para avaliação.
</line>
<line>
Mesmo com o reconhecimento ** que é *mpo*tan*e se avaliar os impactos até o *ível
</line>
</par><par>
<line>
f*nal da
</line>
<line>
avaliação, ainda existe uma gr*nde *if*cul*ade *m conseg*ir alcançar esse*
</line>
</par><par>
<line>
*esul***os. Com o *xposto, o pres**te *studo almej* a construçã* de um modelo de a*aliação
</line>
<line>
de trei*amento, a pa*tir d* metodologia p*oposta po* Kir*patrick, par* a área de Ac*bamento
</line>
<line>
de Bobi*as de uma *mpr*sa de grande porte no *etor de *ap** e C*lulose.
</line>
<line>
* FU*DAMENTAÇÃO T*ÓRI*A
</line>
<line>
2.1 Etapas dos prog**mas de treinamentos
</line>
<line>
* tr*inamento, o desenvolvim*nto e a *ducação (*D&E) *recisam ser co*ce*idos
</line>
<line>
pelas organizações como um *istem* int*g*ado p** subsi*t*ma* que realiza* *valiações antes
</line>
</par><par>
<line>
e dep*is *e
</line>
<line>
TD&E, que efetuam seu p*a*ejamento e execução e **e *a*têm entre ** um
</line>
</par><par>
<line>
con*tante fluxo de *nf*rmações * produtos (B*RGES-*NDRADE; ABBAD; MOURÃO,
</line>
</par><par>
<line>
2012). Esse sistema é composto por to*as
</line>
<line>
*s eta*as do p*o*rama de t*ei*amentos, sugerido
</line>
</par><par>
<line>
*or Carv**ho (1993) (Figura 1).
</line>
</par><par>
<line>
F*g*ra 1 - Et*pas do progra*a de treina*entos.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: CAR*ALHO (1993, p.155).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*r*si*a, v. 17, n. 1, art. 9, *. 1*7-194, jan. *020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Construção e Aná*is* de u* Pr*cedimento *valiativ* de Tr*inamento: Modelo Kirk*atr*ck
</line>
<line>
181
</line>
</par><par>
<line>
As etapas do p*oc*sso estão *nf*cadas aqui seguindo uma te*poral*dade:
</line>
<line>
levantamento de necessidade*, planejamento, *r*gr*mação, execução e *va*iação, ent*et*nto,
</line>
<line>
esta últim* perp**s* *or todas as demais (LIMA, 2007). *or fim, os treina*os retomam suas
</line>
</par><par>
<line>
tarefas, coloca*do *m prátic* o conhecimento
</line>
<line>
adquirido. A aval*ação Ki*kpa*rick é
</line>
<line>
a**ica*a
</line>
</par><par>
<line>
levand*
</line>
<line>
e* consid*ra*ão t*das essas e*apas de *m
</line>
<line>
*ro*ram* de treinamentos, *u seja,
</line>
</par><par>
<line>
envolve t*do o ciclo.
</line>
<line>
Pode-se consider*r * fas* de leva*tam*nto d*s necess*dades de *r*inamento como a de
</line>
<line>
grande import*nc*a, *ma v*z que, caso seja f*ita de forma i*de*i*a, t*das *s et**as
</line>
<line>
*ubsequen*es s*rão em vão. Como expo*to por, Marras (2000), esse d**gnóstico, *ue orienta a
</line>
</par><par>
<line>
el*bor***o do plan* de
</line>
<line>
*reinamento, é feito *om base *os
</line>
<line>
gaps de c*nhe*ime*to*,
</line>
</par><par>
<line>
identi*icad*s na análise inici*l. Além disso, tais nec*ssidad*s são l*vantadas levando-se
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
consideração não apenas o
</line>
<line>
es*ágio atua* em que se encontra * empresa, mas t*mbé*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*ord* com os
</line>
<line>
obje**vos
</line>
<line>
que se dese*a
</line>
<line>
alcançar a médios long*s prazos (SA**EDA; *
</line>
</par><par>
<line>
CALCENA; *UGOBONI, 20*4). P*r isso, é *mpresc*ndível que a avaliaç*o de treinament*
</line>
</par><par>
<line>
seja d*v**am*nte *plic**a, a fim de garanti* que **dos os esforços estejam
</line>
<line>
voltados aos
</line>
</par><par>
<line>
*bjetivos corretos *m todas as fa*es do progr*ma.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme P*i*ips e Phil*ps (20**), a área *e *valia*ão vem ganhando destaqu*,
</line>
<line>
p*i****alme*te por conta da exig*ncia de *xe*utivos e gestores q*anto * d*monstrativos sobre
</line>
<line>
a con*ri*uição do* pr**ram*s de TD&E para os negócios, *o aum*n*o da livre concorrênc*a e,
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipa*mente, à freq*ê*ci* *om
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
est*s programas não
</line>
<line>
atendem às expectativ*s
</line>
</par><par>
<line>
emp*esariais. A fi* de man*er o status ent** ob*ido, à área de TD&* cabe a demonstr*ção de
</line>
</par><par>
<line>
como os programas des*nvol**dos em seu
</line>
<line>
âmbito contribuem *a*a o d*sempe*ho das
</line>
</par><par>
<line>
organizações (ABB*D; MENESES, *009). Este é o foco
</line>
<line>
pre**ndido no ní*el de resultados,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
organizaçõe* é u* assunto
</line>
<line>
ainda bastant* po*êmico, sobretudo por conta do **to
</line>
<line>
grau
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
**b*etivi*a*e,
</line>
<line>
co*binando-se em **ltiplas n*ances e *erando *ra*des dificulda*es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
avaliação.
</line>
</par><par>
<line>
Borghi (2*08) acr*di*a que a preocupaç*o da comu*i*ade ac*dêmica e de prof*ssionais
</line>
<line>
com o desafio de mensurar os *esul*ados *os pro*ram*s de treinam*nto teve *ní*io na década
</line>
</par><par>
<line>
de 50, qua*do, em
</line>
<line>
1959, Donald Kirkpat*ick **blicou seu p*ime*ro ar*ig* s*b*e te*a, *
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 17, n. 1, ar*. *, p. 177-1*4, ja*. *020
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. B. Ruscio*elli, T. P. *avier, *. Gonçalves, R. R. Freitas
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
"Te*h**ques for e*aluat*ng train*ng pr*g*ams", no Journal of ASTD (Americ*n S***etyof
</line>
</par><par>
<line>
Training and D*velopment). Após os es*u*os
</line>
<line>
pione*ros de K*rkpat*i**, as *esquisa* sobre o
</line>
</par><par>
<line>
*ssunto se tor*aram ***s rigor*sas e confiáveis.
</line>
</par><par>
<line>
Ki*kpatric* (1998; apud SILVA, *010) pr*p** quatro níveis de
</line>
<line>
*valia*ã* de
</line>
</par><par>
<line>
treinamento* (Figura *):
</line>
</par><par>
<line>
1) Reação: a*alia o conteúdo do *reinamento, o material didá*ico utilizado, a carga
</line>
</par><par>
<line>
horár*a, seus instruto*es e os r*cursos *til*zados de manei*a a of*r*cer info*mações
</line>
<line>
valiosas
</line>
</par><par>
<line>
aos r*s*onsáve*s pel*s t*einamentos, a fim *e melhorar suas pró*imas r*alizaçõ*s o* até
</line>
<line>
mesmo a eliminar pr*gramas q*e não *t*ngem seu* objet*vos;
</line>
</par><par>
<line>
*) Aprendizagem: Papel im*o*ta*te de veri*icar *e os co*hecimentos oferecidos
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
tr*inamento fo*a* de fa*o absor*id*s, se *ouve melhorias nas *abilidades dos pa*ticipantes e
</line>
</par><par>
<line>
s* suas atitudes fo*am
</line>
<line>
modificada* e* função do conte*do apresent*do. P*ra Kirkpat*ick,
</line>
</par><par>
<line>
p**o menos um desses quesito* (conhecime*tos, ha**lida*es e atitudes) d*ve ser modific*do
</line>
<line>
para que a mudança de comportam*nto do particip*nte no trabalho realmente aconteça. Para
</line>
</par><par>
<line>
que e**a et**a seja avaliada da form* co**eta, é *undamental
</line>
<line>
que os idealizadores dos
</line>
</par><par>
<line>
programas tenham determinado *re*i*men*e quais os obje*i*os do trei*ame*to, ou seja, quais
</line>
</par><par>
<line>
os conhecimentos, *abilidades e atitudes os trei*andos *e*e*iam aprese*ta* ao final
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
treinam*nto.
</line>
</par><par>
<line>
3) Mudanç* *e Compor*a*ento: Esse n*vel
</line>
<line>
d* *valiação busca resp*s*as para o que
</line>
</par><par>
<line>
acontece
</line>
<line>
dep*is q*e os participantes deixam *s sal*s de aul* e volta* a seus trabalhos. Ou
</line>
</par><par>
<line>
seja, verifica se o participante, de volta ao seu pos*o de trabalho, coloc* em prát*ca * conte*d*
</line>
<line>
*pr*ndi*o;
</line>
<line>
4) Resultados: Verifica se a aplic*ção d* conteúdo n* tra*al*o *oi capaz de causar
</line>
<line>
impactos p*sit*v*s n* resu**ad* da organizaç*o. O ní**l de ava*iação de *es*ltado*, segundo
</line>
</par><par>
<line>
Kirkpatrick, é * m**s importante e o m*is d*fícil
</line>
<line>
de re*lizar. Avaliar os resulta*os *ig*ifica
</line>
</par><par>
<line>
apurar que mudan*as ocorre*am nas orga*izações em função da participa*ão do* funci*nár*os
</line>
<line>
nos progra**s de trei*ame*to.
</line>
</par><par>
<line>
Kirkpatric*
</line>
<line>
deixa claro que * processo ava*iativo *e torna m**s complex* à medida
</line>
</par><par>
<line>
que se avanç* nos q*at*o *ívei* ac*ma expostos (Figur* 2).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eres*na, v. 17, n. *, *rt. 9, p. 177-194, jan. *02*
</line>
<line>
www*.fs*net.c*m.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Ap*end**am o c*nt*údo?
</line>
<line>
*s colabora*ore* gosta**m do
</line>
<line>
tr*inamento?
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Pró*ria.
</line>
</par><par>
<line>
2 .*
</line>
<line>
O **ocedimento Prop***o
</line>
</par><par>
<line>
O es*udo foi re**izado em um* empresa de Papel e C*lulos*. A a*l*cação d*s** estudo
</line>
</par><par>
<line>
se*á realiza*a na área
</line>
<line>
do *apel, mais especificadament* no Aca*amento de **binha*, qu*
</line>
</par><par>
<line>
conta com 45 colabo*ador*s, de 5 *argos difere*te*, trabalhando no re*ime de escalas 6 po* *,
</line>
<line>
ou seja, trabalham p*r 6 dias a*terna*do os horá*ios, e folgam 4 di*s. Esse setor é re**onsável
</line>
<line>
pelo b*bina*e**o de *o*o * *ape* que * **rovado pelo seto* de Qualidade, gerando bo**nas
</line>
<line>
menores de d*ferentes tam*nhos, e que *eguirã* para o proce*so de acabamento do papel, *u,
</line>
</par><par>
<line>
se for o caso,
</line>
<line>
**nda da bobina em si para *
</line>
<line>
cliente final. No acabame*to d* *apel, ci*co
</line>
</par><par>
<line>
bobinas são desen*oladas simultaneament* criando cadern*s de *inco fo*has que aliment*m *
</line>
</par><par>
<line>
*áquina de co*te circular longitud*nal e transversal, com contagem de número de folha*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
cada bloco.
</line>
</par><par>
<line>
A emp*esa foi escol**d* pa*a o es**do principalmente pe*o f*to de a autora fazer parte
</line>
</par><par>
<line>
d* equi*e, inicialme*te
</line>
<line>
como *s*agiária e então como colabora*or* efetiva da ár*a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
R*cursos Hu*anos, aumenta**o, port**t*, o conhecimen*o das atividades
</line>
<line>
prática* d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Tre*namen**s desenvolvidas pela empresa, a*sim *omo pe*o con*ecime**o *a base de dados
</line>
<line>
para os devidos levanta*e*tos neces*ários.
</line>
<line>
*u*nto à nat*r*za deste t*abalho, ela p*de ser cla*sificada *omo estudo de caso úni*o,
</line>
<line>
qu* ** *ostrou a*equado por pe*mit*r o *studo de fenômenos em *rofun**dade dentro de um
</line>
<line>
determinad* contexto. O estudo de caso * *m estud* de natu**z* e*pírica que in*estiga u*
</line>
<line>
Rev. FS*, T*re*i*a PI, v. 17, n. *, *rt. 9, p. 177-194, jan. *02* www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. B. Rusciole*li, T. *. Xavie*, W. *on*alves, R. R. Freitas
</line>
<line>
*8*
</line>
</par><par>
<line>
determina*o fenômeno, ge**lmente *ontempo***eo, dentro de u* c**tex** rea* de vida,
</line>
<line>
quando as *ro*teiras entr* o fenômeno e o c*ntexto em que ele se insere **o são cl*r*men*e
</line>
<line>
d*finidas (MIGUEL, 2007).
</line>
<line>
Miguel (2*07) ainda faz uma proposta de cont*ú*o e sequên*ia para a co*dução de um
</line>
</par><par>
<line>
est*do de caso co**orme pode ser
</line>
<line>
vi*ta na Figura 3. Com* o p*esen*e trabalho faz uma
</line>
</par><par>
<line>
proposta de *r*cedimento a ser seguido com base no Mod*lo Kir*patrick, se enc*n**a na fase
</line>
<line>
de "Pla*ej*r os Ca**s" * planeja o *este pil*to, a ser fei*o quand* * pro*e*imento for ap*ica*o
</line>
<line>
n* empresa estudada.
</line>
<line>
F**ura 3 - Condução do E*tudo de Caso.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: MIGUEL (2007, p. *16-229).
</line>
</par><par>
<line>
P*ra *in (2015), o est*do de *aso é uma investi*aç*o empírica que investiga
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
f*nômeno *ontemporâneo dentro de seu contexto
</line>
<line>
da vida r*al *de*uado, e compreende um
</line>
</par><par>
<line>
método abrangente, com *
</line>
<line>
lógica do p*anejam**to, da coleta e
</line>
<line>
da análise de *ad*s. Martins
</line>
</par><par>
<line>
(2008) *e*salt* qu*, mediante *m mergu*ho profundo e *x*ustivo em ** obje*o delimita*o, o
</line>
<line>
estudo d* c*so pos*ibi*ita a integração * uma realid*de social, nã* con*eguida plenamente por
</line>
<line>
um simples levant*men*o amostral ou uma avaliação inteiramente qu*ntitativ*.
</line>
</par><par>
<line>
N*sta pesq*i*a, será ut*lizada a abor*agem
</line>
<line>
quali**tiva, que, *a*a Lle*ellyn
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
North*ott (2007), cent*a-se na id*ntificação das caracterís*icas de situações, *ven*os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
organizações. Já par* Olivei*a (2*06), * ab*rdagem qualitativa permite *p*ee*der a rea*idade
</line>
<line>
e compreender os *enô*eno* e *s processos q*e s* manifes*am no co**diano do *r*balho, ou
</line>
<line>
sej*, possibilita entende* * descrever t*do o contexto d* ocorr*nci* dos fenômenos.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, v. 17, n. *, art. *, p. 177-194, jan. 20*0 ww*4.fsanet.com.b*/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Con*t***ão e A*áli*e *e um P*ocedimento Avali*tivo d* Treinamento: Modelo Kirkpatrick
</line>
<line>
185
</line>
</par><par>
<line>
A pesqu*sa po*e s*r caracterizad* também *or meio *a ob*er*ação direta. Conform*
</line>
<line>
Vícto*a (2000), observar significa "examinar" com *odos os sentidos um evento, um gr*po de
</line>
<line>
**ssoas, um indivíduo dentro de um *ontexto, com o objetivo de descrevê-lo. Essa observaç*o
</line>
<line>
se enquadra n* nível *e Co*port**en*o, da **álise.
</line>
<line>
Pa*a o levant*mento das necessidades de treinamento, foram aplicadas p*ovas de
</line>
<line>
conte**o téc*ico para os col*boradores. As questões com menor í*dice d* *certos
</line>
<line>
evi*enci*ram os **ps de *onhecimentos da ár*a, e assim fora* definidos os tópicos dos
</line>
<line>
trei***entos, que se**o conduzidos pela própria *m*resa.
</line>
<line>
A*ós a real*za*ão dos treinamentos, ser* aplicado o modelo de avaliação pr*posto
</line>
<line>
nes*e est**o, baseado nos qu*tro níveis da metodologia Kirkp*trick. Cada *valiação terá
</line>
</par><par>
<line>
como *esultado dados
</line>
<line>
*ri**rios, que, segun*o Churchill (2003), são a*ueles *olet*dos
</line>
</par><par>
<line>
es*ecificamente para uma d*t*rminada investigaçã* e melhor explanados a seguir:
</line>
</par><par>
<line>
- R*aç*o, correspon*e ao pri*eiro nível de avalia*ão ** Kirkpatr*ck * refere-se
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*atisf*ção do participante com a q*a*id*de do t*ei*amento e do d*sempenho do instr**or,
</line>
<line>
s*n*o aplicado *m qu*stionário p*ra a avaliação de reaç*es.
</line>
<line>
- A*rendizagem, n*ste es*u*o, corresponde ao segu*do n*vel de Avaliação Kirkpatrick
</line>
<line>
* está *el*cionado *o grau de ass*milação dos co*te*dos *nsinados n* tr*i*amen*o, medido
</line>
<line>
em termos de escores *bt*dos *elo c*l*borado* em uma prova *e conteúd* técnico *p*icada
</line>
<line>
pelo **strutor no fin*l do treinamento.
</line>
<line>
- Co*portament*, é o t**ceiro nível, e leva em cont* o desemp**ho dos ind*v*du*s no
</line>
</par><par>
<line>
car*o
</line>
<line>
*e at*ação antes e dep*is do treinamento, ou se houve transfer*nci* do conhecimento
</line>
</par><par>
<line>
adqui***o pa*a o tr*balho efetivam*n*e r*alizado. Para esse nível de avaliação, será sug*r*do,
</line>
</par><par>
<line>
como forma de
</line>
<line>
coleta de da*os, a realiza*ão de *ntr*vistas periódicas e apli*ação d*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
qu*stionár*o que s*ja respond*do p**os pr*prios t*e*na*o* e dema*s col*bora*ores que possam
</line>
<line>
relata* *ossív*i* mudanças no c*mportam*nto dos aval*ados, como s*pervisores,
</line>
<line>
subordinados * colega* de t*abalho.
</line>
<line>
- R*sulta*os, *uarto e úl*imo nível, que, se*undo Kirkpatrick, é o m*is im*ortant* e o
</line>
</par><par>
<line>
mais difícil *e realizar, no
</line>
<line>
qual se veri*ica a ap**caçã* do c*nteúdo no trabal** se ele foi e
</line>
</par><par>
<line>
capaz de causar impa*tos fa*o*áveis no resultado da or**nização. No tr*balho em questão, o
</line>
</par><par>
<line>
impacto será verificado *omente na á**a de Acabament* de **binas, com
</line>
<line>
utiliz*ção de
</line>
</par><par>
<line>
indicad*r*s q*e
</line>
<line>
c**pa*em os *esu*tad*s da áre*
</line>
<line>
em um **smo perío*o *e t*mpo antes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dep*is *o tr*inamento. A es*olha
</line>
<line>
da análise somente n* área em ques*ão,
</line>
<line>
e nã*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
organiza*ã* como um *odo, se deu por cont* d* dificuldade em mens*r*r os imp*ctos gera*s
</line>
<line>
na empre*a, uma **z qu* os *rei*a**ntos serão especí*icos.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 17, n. 1, ar*. 9, p. 177-1*4, jan. 2020 w**4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. B. R*scio*elli, *. P. Xavi*r, W. Go*çalves, R. R. Freitas
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
*ara Carvalho (**88), "a pesqui*a d* necessidade *e tr*i*ame**o cons*itui a etapa
</line>
<line>
inicial que viabili*a o processo d* forma*ã*. É * partir desse le*ant**en*o que se processam
</line>
<line>
as demais fase* essenciais ao si*tema de formaçã*. " *onclu*-se então que * Le*antamento
</line>
<line>
das *eces*idades *e Treinamento (LN*) po*e ser caracter*zado **mo u* diagnós*ico prévi*,
</line>
<line>
que t**rá c*areza para quai* os melhores ca**nhos de cap*citação que a empresa pode tom*r.
</line>
<line>
Além *is*o, é um* etapa cruc*al p*ra a empresa *onseguir at*ngir os objetivos *eais ao s*
</line>
</par><par>
<line>
ofere*er *
</line>
<line>
*reinamento, func*on**do
</line>
<line>
co*o uma estratég** com início, me*o e fim,
</line>
<line>
voltada
</line>
</par><par>
<line>
para re*ultad*s especí*icos. Ainda, d* acordo co* Borges-An*rade (1985), a
</line>
<line>
o*gani*aç*o
</line>
</par><par>
<line>
pod* utiliz*r-se ** LNT *o*o i*strument* par* discutir seu* segmentos internos, seus papéis
</line>
<line>
e o que de*e ser *udado. Por exemplo, para Castro * Bor***-Andrade et al., (*012), o LNT
</line>
<line>
pode:
</line>
<line>
fornecer subsídios para a tomada de decisões s*bre o progra*a de t*eina*e*to;
</line>
<line>
*ontribuir par* o avanço ci*ntífi** acerc* do tre*name*to e de sua eficácia;
</line>
<line>
aument*r a vi*ibilida** e a credibilidade do s*stem* de treinam*nt*.
</line>
<line>
A definição dos tópic*s de treiname*tos *esse *studo, derivados d*s *aps observados
</line>
</par><par>
<line>
nas av*liaç*es aplicada*, tornou possí**l elaborar o planejamento
</line>
<line>
**s tr*inamentos * ser*m
</line>
</par><par>
<line>
realiz*dos, que, con*orme Carvalho (*9*3), terá c*mo *uestões
</line>
<line>
princ*pai* as *u*st*es
</line>
</par><par>
<line>
demonst*adas na Qu*dr* 1. Se*do que *s r*s*ostas esperadas nortearão a abordag*m p**a as
</line>
</par><par>
<line>
*o*etas de dados de c*da nível d* Avalia*ão Kirkpatrick, funcionando exatamente com*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
norte para o dime*sionamento dos pr*blemas.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*r* 1 - Le*a*tamento das nec**sid*de* de t*einamento (LN*)
</line>
</par><par>
<line>
PER*UNTAS
</line>
<line>
R**POSTAS **P*RADAS
</line>
</par><par>
<line>
Quem deve ser treinado?
</line>
<line>
Treinandos
</line>
</par><par>
<line>
Quem vai tre**ar?
</line>
<line>
Treinad*r ou i*struto*.
</line>
</par><par>
<line>
Em que treinar?
</line>
<line>
*ssunto ou *on*eúd* *o treina*ento.
</line>
</par><par>
<line>
Ond* *reinar?
</line>
<line>
Local físico, órgão ou *ntidade.
</line>
</par><par>
<line>
Como trei*ar?
</line>
<line>
Métodos de treina*ent* e/*u recurs*s necessários.
</line>
</par><par>
<line>
Quando treinar?
</line>
<line>
**o*a do tr*inam**to e horár*o.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*to treinar?
</line>
<line>
Volu**, *ur*ção ou i*te*sidad*.
</line>
</par><par>
<line>
Para que trein*r?
</line>
<line>
Obj**ivos ou r*sultados espe*ado*.
</line>
</par><par>
<line>
*ont*: C*RVA*HO (1993, p. 175).
</line>
<line>
3 RESULTADOS E DISCUS*ÕES
</line>
<line>
*eg*nd* Chiave**t* (*0*4), o treinamento é *m processo cícli*o ***p*s*o de qua*ro
</line>
<line>
etap*s, sendo o LNT a prime*ra delas:
</line>
</par><par>
<line>
1.
</line>
<line>
Lev*nt*mento das necessidades de trein*mento;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 1, art. 9, p. 17*-1*4, j*n. 2020
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
P*demos conclui* que o L*T nort*ar* to*o o res*ante do p**cesso de *reinamento *m
</line>
<line>
uma organização. Para M*si* (1999), se f*r real*zado d* for*a errônea *u se* critério, t*do o
</line>
<line>
*esta*t* do c*c** se*á com*r**eti*o, pois est**á d*recionado para um ob*e*ivo que n** refle*e
</line>
<line>
as re**s necessidades da in*tituição, a*arretando *esperdício de r*cur**s.
</line>
<line>
Para fins do presente trabalho, ser* en**tizado o 4º item, *om um m*delo con*eitual
</line>
<line>
para * avaliação, por níveis, dos **s*ltados do* treinamento* que foram leva*tados *omo
</line>
<line>
necessidades pr*ncipai*, a *im d* entender quais ganhos e*es t*aria* para a em*resa.
</line>
<line>
*.1 O p*imei*o nível - reação
</line>
<line>
Pa*a o primeiro ní*el da *valiação Kir*p*tri*k, o de Reação, s*rá *plicado um
</line>
<line>
ques*ionár** c**tendo 4 itens. O prim*iro solicita uma a*alia*ão ge*al do treinamento,
</line>
<line>
cons*dera*do uma escala de Excele*te, Muito bom, Bom, R*g*lar e Ruim, a*ém d* um esp*ço
</line>
<line>
p*ra comen*ários e su*estões. O segundo i*em questiona sobre o des*mpen*o do instrutor
</line>
<line>
du*ante o treinamento, u*ilizando a m*s*a escal*, nos s*guintes *uesit*s:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Cumpriment* dos obj*tivos pr*postos;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Em manter a *ula v*va e in*eressante;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Comun*cação com a tur**;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Utilização dos re*ursos audiovisuais;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Re*acio*ame*to com a turma.
</line>
<line>
O terceiro item avalia a opinião do
</line>
<line>
participante ace*ca de as*ectos ge*a*s do
</line>
<line>
treinamento, sendo e*es:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*s objet*vos do c*rso fo*a* bem com**icados;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
O curs* foi bem or*a*izado;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
As *nstalações e r*cursos audiovisuais e**av*m a*equados à exec**ão do programa;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*urante * cur*o houve *bertura para que a turma d*scu*isse *s*unto* r*le*antes;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
De uma man*ira geral, o treinamento f** im*ortante p*ra meu *ia a *ia no trabalho.
</line>
<line>
*ais qu*sitos e*tar*o ass*ciados à seg*in*e escala: D*sc*rdo tota*mente (1), D*scord*
</line>
</par><par>
<line>
(2), Nã* concordo ne* dis*ordo (*), C*ncordo (4) e Concordo totalmente (*). Por fim,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na P*, v. 17, n. 1, art. 9, p. 17*-194, jan. 2020 www4.fsanet.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. B. Rusciolell*, T. P. Xavier, W. Gonçalv*s, R. R. Freitas
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
úl*i*o item será: " Qu*is *ão suas suges*õe* para melhori* d* cu*so p*r* *ue *le se to*ne ma*s
</line>
<line>
efetivo? ", deixando um espaço e* ab*rto para o *ar*icipante escrever *** r**post*.
</line>
<line>
3.* O segun*o n*vel - ap*endi*agem
</line>
<line>
Para a av**ia*ão ** ní*el de Aprendi*agem, *ma *dapta*ão sugerida é a utili*ação de
</line>
<line>
gr*pos de control*, como proposto por *irkpatr*ck, q*e co*siste na comparação entre grupos
</line>
</par><par>
<line>
de co*aboradores
</line>
<line>
que receberam o trei*amen*o * os que ainda *ão rece*eram. T*is
</line>
</par><par>
<line>
co*parações d**erão
</line>
<line>
ser feitas
</line>
<line>
entre *s avaliações q*e já fora* aplicadas antes do
</line>
</par><par>
<line>
*reinamento, na etapa de levan*amento d*s *a*s, com prova* téc*icas *bordando os *esmos
</line>
</par><par>
<line>
tóp*c*s após a realizaçã* deles, a fim de *ossib*litar a certifi*ação d*
</line>
<line>
qu *
</line>
<line>
o* re*ult**o*
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
grupos trein*dos realmente s*jam por *onta do p*o**ama de treinamento. As dif*renças
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
resultados e*tre os *ru*os poderão ser correlacionadas
</line>
<line>
então pela aprendizagem *f*tiva
</line>
</par><par>
<line>
prov*nie*te d* trein*m*nt* oferec*do.
</line>
</par><par>
<line>
3.3 O terceiro nível - co*por*amen**
</line>
</par><par>
<line>
Na avaliaç*o de C*mpo*tam*nto, terceiro n*vel, será sugerido, c*m* forma de coleta de
</line>
</par><par>
<line>
dados, a re*lização de
</line>
<line>
e*trevist*s **riódi*as ao* próprios treinado* e
</line>
<line>
dem**s colabo***ores
</line>
</par><par>
<line>
que pos*am r*latar possí*eis mudanças no com*ortamento dos avaliados, *omo supervisores e
</line>
</par><par>
<line>
*u*ordinados. Tais entrevis*as serão
</line>
<line>
de curt*-dura*ão, m*ximo de *5 minutos, no pró*rio
</line>
</par><par>
<line>
ambiente de trabalho, c**t*n*o *om question*ment** *obre *plicaçõ*s práti*as
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*nhec*ment*
</line>
<line>
a*qui*ido *os treinamentos. Aos colegas de tra**lho, será indagado se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
col**orador contribuiu de alguma forma no dia a dia do trabalho c*m *s as*untos ensinados,
</line>
<line>
buscando con*ribuir para * melh*r dese*pr**ho da eq*ipe como *m to*o. Va*e ressalta* qu*
</line>
</par><par>
<line>
o objetivo é nã* *ransmitir uma i*eia de "interrogatório", ou seja, in*trutor se*á o mais o
</line>
<line>
discreto poss*vel p*r* **e a entrevista seja *ista com* uma conv*rsa rotin*ir* no traba*ho.
</line>
<line>
3.4 * quarto nível - re*ultados
</line>
<line>
Finalmente, o úl*imo ní*el, de Re*ul*ad*s, será *vali*do com * utilização de
</line>
<line>
in*icadores, q*e *starão ligados dir**amente aos assuntos abordados nos tr**nam*ntos, sendo
</line>
<line>
*le*:
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
Funcionamen*o
</line>
<line>
da Mes* *entralizadora -
</line>
<line>
centraliz* a* *obinas pa*a conferê*cia
</line>
</par><par>
<line>
automá*i*a de largura. Se colaborador o
</line>
<line>
não tiver
</line>
<line>
*onhecimento sobre seu fu*cion*mento
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. **A, Ter*sina, v. 17, n. 1, art. 9, p. 177-194, jan. 2*20
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Construção e A*álise de um Procedime*to Avali**ivo de Treinamento: M*delo Kirkp*tr*ck
</line>
<line>
189
</line>
</par><par>
<line>
correto, pode desativá-la ou admi*i**rá-la ind*vidame*t* * ass*m a largura *as bo*inas não
</line>
</par><par>
<line>
será conferida, pode*do causa* re**am*ções d* clientes com não conformida*es. Também
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
**m e*sa largu*a que será sele*ionad* o e*voltório, *u* serve com* u*a *roteção pa*a que a
</line>
<line>
bobina não seja d**ifi*ada na logística.
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
<line>
Curva *e A*ívio da Bob**a*eir* - *e*ine q*al s*rá a "pr*s*ão" que o rolo de
</line>
<line>
carga
</line>
</par><par>
<line>
co*ocará para *onf*c*ão da bobi*a. Se a *urva de alív*o for sele*ionada erro*ea*ente, causará
</line>
<line>
irregularida*es no bob**amento.
</line>
<line>
3. Funci*n*mento da Prensa de Disc*s - quando * *eita a colagem d*s discos nas bordas
</line>
<line>
das bobinas, par* proteção *ontra **pactos o* atrito* na su* l**ística até o cons*mido* fin*l.
</line>
</par><par>
<line>
Es*es
</line>
<line>
discos po*s*e*
</line>
<line>
um tipo de cola que, a* entra* *m *ontato com a prensa quente,
</line>
</par><par>
<line>
possibilita a colagem na *obina. Mas e*sa t*mperatura da pr*n*a é c**tr*l*da por *m sensor
</line>
</par><par>
<line>
que pode variar mu*to, por
</line>
<line>
não
</line>
<line>
pos s ui r m ui t a
</line>
<line>
precis*o da su* medição. É *m**r*an*e *u*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
colaborador entenda o **u fu*ciona*ento e su*s restriçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
4.
</line>
<line>
Func*oname*to do Conjunto *andem da Bobinadeira - é o C*njunto T*ndem d*
</line>
</par><par>
<line>
bobinaneira que s*para,
</line>
<line>
cortand*, o rolo *u*bo (med*ndo *,** metros e pesan*o 13,5
</line>
</par><par>
<line>
tonela*as) em vária* bobinas menores, de a*ordo com *s solici*ações dos cliente*. Os ajustes
</line>
<line>
para os corte* são *eitos pelos o*erad*res. Caso t*is *ju*te* sejam feitos de maneira err*nea,
</line>
</par><par>
<line>
as b*binas sair*o com tam*nhos inadeq*ados, ou até m*smo, coladas, pois o cort* não
</line>
<line>
será
</line>
</par><par>
<line>
assert*vo, po*endo levar *té mesmo ao re*ugo.
</line>
</par><par>
<line>
Os *ados *evantados * *espei*o de cada In*icador p*ra ** treina*entos se*ão: se ele j*
</line>
<line>
existe; qual a fr**uência da coleta de d**os; por quanto tempo os dados serã* cole*ados; co*o
</line>
</par><par>
<line>
a melho*ia será *va**ada; e q*al o nível de a*e*ua*ão. **ses Indicadores e
</line>
<line>
os d*do*
</line>
</par><par>
<line>
relacio*ados a
</line>
<line>
el*s estão ap*esentado* nos Quadros 2
</line>
<line>
e 3. No Quadro 2, a seguir, se
</line>
</par><par>
<line>
enco*tram os I**icadores relacio*ad*s ao Item 1 - F*ncionam*nto da M*sa Ce*tralizadora:
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, **resi*a PI, *. 17, *. 1, art. *, *. 177-194, jan. 2020
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. B. Ru*ciolelli, *. P. Xav**r, W. Go*çalves, *. *. Fre*tas
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 2 - Indicador** de resultados do* tre*nam*nto*
</line>
</par><par>
<line>
Treinamento
</line>
<line>
Mesa Centralizadora
</line>
<line>
M*sa Central**adora
</line>
<line>
Mesa C*ntral**ad*ra
</line>
</par><par>
<line>
***icador
</line>
<line>
Núm*ro d* reclamações de cli*n*es em função de largu** err*da.
</line>
<line>
Me** Centr*lizado*a *uncionando em automático.
</line>
<line>
T**o de *nvoltório coerente com a largura d* *ob*na.
</line>
</par><par>
<line>
*xiste
</line>
<line>
*im.
</line>
<line>
Si*.
</line>
<line>
S*m.
</line>
</par><par>
<line>
F**quência
</line>
<line>
L*va*tam*nto de *ad*s antes e d*p*is do t*eina*ento.
</line>
<line>
1 vez por t**no.
</line>
<line>
1 vez po* turno.
</line>
</par><par>
<line>
Dura*ão
</line>
<line>
1 ano ant*s do treiname*to / 1 ano *epois do trein*me*to.
</line>
<line>
3 *eses antes e após o trei*amento.
</line>
<line>
3 mes** antes e após o t***namento.
</line>
</par><par>
<line>
Como avali*r a melho*ia
</line>
<line>
Redução no n**ero de rec*a*a*õ*s por fo*m*to troc*d* (largu*a).
</line>
<line>
Aum*nto do tempo de fun*ion**ento e* automático
</line>
<line>
R*dução dos desvios na escolha d* tipo de envoltório.
</line>
</par><par>
<line>
Níve* de *dequação
</line>
<line>
Médio, pois *xistem o**ras i**luências na o*orrência *e fo*mato tr*cado (largura).
</line>
<line>
*lto, *mbor* *x*stam fat*res *ue po*sam fazer com q*e o funcionamento não esteja *m au*omát*co e que *ão dependam do o*erador.
</line>
<line>
Mu*to alt*. Depende fo*temente do **mp*r*amen*o dos oper*d*res.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: *rópria.
</line>
</par><par>
<line>
J* n* Quadr* 3, te*emos os Indicadores re*acionad*s aos outros três it*ns dos
</line>
<line>
tre*n*mentos:
</line>
<line>
Quadro 3 - I**ica*ore* de resulta*os d*s trei*amentos - Continu*ção
</line>
</par><par>
<line>
Treinamento
</line>
<line>
Curva de Alívi* da Bobinadeira
</line>
<line>
Pr*nsa de Discos
</line>
<line>
Funcionamento do Conjunto Tandem
</line>
</par><par>
<line>
I*dica*or
</line>
<line>
Esco*ha correta da *ur*a de alívio.
</line>
<line>
Tempera*ura da *rensa de Discos
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Existe
</line>
<line>
**m.
</line>
<line>
Sim.
</line>
<line>
*im.
</line>
</par><par>
<line>
Frequência
</line>
<line>
S*mpre que ocorr*m *alhas d*rivadas da curva d* alí*io, denominadas "Fi*has".
</line>
<line>
1 ve* por turno.
</line>
<line>
À medida em que ocorrem as *erdas.
</line>
</par><par>
<line>
Duraçã*
</line>
<line>
* *eses ante* / 3 me*es depois do *reinamento.
</line>
<line>
1 mês ant*s ** treina*ento / 1 **ses após * treiname*to.
</line>
<line>
3 m**es a*tes do tre*na**nto / 3 meses após o trei*amen*o.
</line>
</par><par>
<line>
Como avaliar a melho*ia
</line>
<line>
Aumen*o da uti*iza*ão de curva de alívio **eq*ada.
</line>
<line>
Adequação da temperatura à faixa ideal de trabalho
</line>
<line>
Redução d* número de bobi*as grudadas.
</line>
</par><par>
<line>
Nível de ad*quação
</line>
<line>
Mui*o alto. Depende f*rte*en*e do comport*mento dos operadores.
</line>
<line>
Baixo, pois depende do fun*ionamento do equipamento e da prec**ão da medição (q** sab**os *ão ser a*ta).
</line>
<line>
Alto. Existem o*tr*s fat**es *ue interfe*em na oco**ênci* de b*b*n*s gr*da*as, mas * oc*r*ência *este problema está ligada à atuaç*o dos operad*res.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Própria.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na, v. 17, n. 1, art. 9, p. 177-194, jan. 202*
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*n*tr**ão e Anál*se *e um Proce*imento *valiati*o de Treiname*to: Model* Kirkpat*i*k
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
3.5 O etap*s para aplicaçã* do mod**o Kirkpatr*ck de av*liação
</line>
</par><par>
<line>
Apresentados todo* o* m*todos q*e serão ut*lizados para a aval**çã* de cad* um *o*
</line>
<line>
níveis de avalia*ão, *onclu*-*e que *e f*z neces*ário, para co*str**ão de um modelo de
</line>
</par><par>
<line>
a*aliação: (a) ide*tifi*ar a**es de treina*ento pot*n*ia*mente ca*az*s *e influ*nciar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
d*sempen*o da *rganiz*ção, (b) elaboração e aplicação de
</line>
<line>
qu*sti*nários par* aval*ar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
s*tisfaç*o *os *rein*dos qu*nto ao programa, (c) elaboração e aplicação de
</line>
<line>
provas sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
co*h*cimen*o técnic* abordado no *reiname*to, (d)
</line>
<line>
entrevistas periódicas
</line>
<line>
c** todos
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
atingi*os pelo pro***m* (treina*os e seus col*gas de *rabalho) para a*aliar mud*nças
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comportament*, (e) selecio*a* indicadores para a avali*ção da efet*vida*e do treinamento, (f)
</line>
</par><par>
<line>
compar*r res*lta*os *e tais indicadores
</line>
<line>
antes e depois do progr*ma, a fim d* *de*tificar
</line>
</par><par>
<line>
evidênc*as de e*etividade.
</line>
</par><par>
<line>
*ale re*s*ltar que o modelo ex*osto *ode vari*r mui*o pa*a cada realida**
</line>
<line>
org*ni*aci*nal, um* vez q*e t*m um* rela*ão muito direta com to** o conteúdo técnico
</line>
</par><par>
<line>
en*olvid* nos t*einamento*. *or isso, c*da e*p**sa pr*cisa leva*t*r **as nec*ssid**es
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
aco*do com suas avali*ções inte*nas e, a p*r*ir diss*, seg*ir o pass* a *asso expost*
</line>
<line>
*ara
</line>
</par><par>
<line>
criaç*o *e u* mod*lo que esteja condizente com *e*s o*je*ivos.
</line>
</par><par>
<line>
4 *ONSIDER*ÇÕE* FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O modelo d* avaliaç*o de trei*amentos para * área *e A*abamento
</line>
<line>
de Bobi*as foi
</line>
</par><par>
<line>
elaborado c** bas* na metodologia de Kirkpatr*ck, **apta*do-se às características
</line>
<line>
*spe**ficas da área e com * objetivo de evid*nciar o caminh* que a empre*a deve *omar p**a
</line>
<line>
testar a *fetividade do p*ogr*ma propos*o.
</line>
</par><par>
<line>
A v**são **nal conta com
</line>
<line>
ques*ionári*s, pa*a as aval*ações *e *eação, e****vistas
</line>
</par><par>
<line>
inform*is, para o *ível *e *omport**ento, u*a avalia*ão de conhecimento técnico, a ser
</line>
</par><par>
<line>
elaborad* pela em*res* e u**l*zando-se da metodol*g*a de grupos de controle e análise
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
indicadores, para o último nível. À me*ida q*e *e *umenta* *s
</line>
<line>
*íveis, di*ic*ld*d* d* a
</line>
</par><par>
<line>
avaliaçã* cresce simultaneamente. Por isso, é muito difícil *ue as em*r*sas construam
</line>
<line>
modelos d* avaliação qu* con**m*lem a metod*log*a por complet*. *sper*-s* que o protótipo
</line>
</par><par>
<line>
a**e*e*tado *eja satisfatório *ara ev*denciar
</line>
<line>
os im*act*s e ganho* dos tre*namentos p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
set*r e que po*sa servir de guia para que outr*s est*dos possam se *a**ar na c*nstrução dos
</line>
<line>
seu* modelos próp*ios, considerando a reali*ade *e cada organizaç*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresin* PI, v. 17, n. 1, art. 9, p. 1*7-194, jan. 2*20
</line>
<line>
*ww4.*sanet.com.*r/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. B. Rusciolelli, T. P. Xa*ier, *. Gonç*lves, R. R. *r*itas
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
Sugere-se, para est*dos futu*os *a áre*, a *plicação do mod*lo aqui ex*osto, após as
</line>
<line>
re*liza*ões dos treinamento*, para que se pos*a testar sua *fetivi*ade e mensurar os *esulta*os
</line>
<line>
ob*idos par* a e*pres*.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
<line>
***D. O Retrato d* Trein*mento n* Brasil 201* / 2014. Disponível
</line>
<line>
em: h*tp://po*tal.a**d.com.br/Co*teud*/Material/Arquivo/Pesqu*saA*TD201320*4.*df?utm_
</line>
<line>
*our*e=*es*uisa&u*m_medium=email&ut*_c*mpaign=pesquisa&u*m_term=*etornoresposta
</line>
<line>
pesqui*a&ut*_content=l*nkpes*uisado*nload Aces*o em 09 mai. *017.
</line>
<line>
BORGE*-ANDRADE, J. E. O e*foque instrucional no trei*amento. T*cn*logia
</line>
<line>
Educac*onal, Rio de Jan*iro, v. II, n.37/38, 1985.
</line>
</par><par>
<line>
BORGES-ANDRADE, J. E.; ABBAD, G. S.; MOU*ÃO, L. Modelos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
avaliação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*plicação em TD&E. Medidas d* Avaliação em Treinament*, Desenvolvime*t* e
</line>
<line>
Educação. P*r** Alegre: Artmed, 2012.
</line>
</par><par>
<line>
BO*GHI, L. D. K. G. *valiação de resu*t*dos ** treinam*nto: *ma
</line>
<line>
análi*e das
</line>
</par><par>
<line>
metodologias *isponíveis e *ua *pli**ção *m *m*r***s brasileira*. *011. Te*e *e Doutorado.
</line>
</par><par>
<line>
Di*sertaç*o de m*strado pro*i*si**a*izante
</line>
<line>
em *dministr*ç*o * econ*mia. R*o d* Janei*o,
</line>
</par><par>
<line>
IBMEC,
</line>
<line>
*008.
</line>
<line>
D**pon*vel
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
http://www.ibm**r*.
</line>
</par><par>
<line>
br/**b/RJ/files/di*se*t_me**ra**/ADM_laylaborgh*_set. pdf, acess* e* 21/*0.
</line>
<line>
CAR*AL*O, A, V. *reinamento de R*curs*s Huma*o*. S*o P*ulo: Pioneir*, 1988.
</line>
</par><par>
<line>
CARVALHO, A. V.;
</line>
<line>
NASCIMENTO, *. P. Ad*inistração de *ecur*os humanos. São
</line>
</par><par>
<line>
Paulo: Pioneira, 19*3.
</line>
</par><par>
<line>
CAST*O, P. M. R.; BOR*ES-*NDRADE, J. E.
</line>
<line>
Identificaç*o d*s necessidades de
</line>
</par><par>
<line>
ca*acitação pro*issional: o caso dos ass*stente* a*ministrativos da Un*versidade de
</line>
<line>
*r*síli*. Revista de Adm*nistra**o da U*P, v. *9, n. 1, p. 96-10*, 20*4.
</line>
<line>
CHI*V*NAT*, I. C*mo transformar *H (*e u* *entro de **spe**s) em um centro d*
</line>
<line>
lucro. Sã* Pa**o: Makro* Books, *996.
</line>
</par><par>
<line>
CH*AVENATO, I. Gestão de Pessoas: e o
</line>
<line>
novo papel dos recursos human*s n*s
</line>
</par><par>
</page><line>
or***izaçõ*s. Rio de Janeiro: Els*v**r, 2ª E*i*ã*, 2004.
</line>
<line>
CH*RCH*LL, G. A. Mar*eting: criando valor para * c*i*nt*. Tradução: C*cília C. Bartalotti
</line>
<line>
e C** K. Mo*e*ra. Sã* Paul*: Saraiv*, 2003.
</line>
<line>
K*NAANE, R.; ORTIGOSO, S. A. F. Manua* d* Treina*ento * Desenvolv*men*o Do
</line>
<line>
*ote*cial Humano. E*it*ra A*las SA, 200*.
</line>
<line>
KIRKPA*RI*K, D. L. Evaluatin* training progr*ms. 2. ed. São Fra**isco: Berrett-*oehler
</line>
<line>
Publishers, Inc., 1998.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, a**. 9, p. 177-194, jan. 2020 www4.fsan*t.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Con*trução e Anális* de um Proced*mento Avalia*ivo de Treinamento: Modelo Ki*kpatric*
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
K*RKPATRICK, D. L. Techniqu*s for evaluati** training *rog**ms. Evaluat**g Training
</line>
<line>
Program*. Alexandria, *. 1-17, 1*75.
</line>
<line>
LI*A, M. A. M. *valiação de p*o*r*mas *os c*mpos da educaç*o e da a*ministraç*o: idéias
</line>
<line>
para *m proje*o de melhoria ao *odelo ** Kirkpatrick. REICE: Revist* *le*trónic*
</line>
<line>
Ib*roame*icana sobre Calidad, E*icacia y Cambio em Educa*ión, *007.
</line>
</par><par>
<line>
L*EWELLY*, S.; NORTHCOTT, D. The "singula* vi*w" *n
</line>
<line>
*anagement case studies
</line>
</par><par>
<line>
qualitativ* rese*r*h in orga*izat*ons and management. N* Intern*tional Journal, v. 2, n. 3,
</line>
<line>
p. *9*-20*, *007.
</line>
</par><par>
<line>
MARR*S, J. P. Administ*ação de Recursos **manos: do estratég**o *o estratégico.
</line>
<line>
S ão
</line>
</par><par>
<line>
Paulo: Futura, 2000.
</line>
</par><par>
<line>
MA*TINS, G. A. Est*do de caso: uma r*flexão sobre a a*li*abilidade *m pesqui*a no Br*sil.
</line>
<line>
Revi*t* *e Co*tabilidade e Orga*iza*ões, v. 2, n. 2, p. 9, 2008.
</line>
<line>
**SIH, R. T. Levantamento das ne*ess***des de *r*inamento em ambien*es ger*nciad*s
</line>
<line>
pelo balanced score card. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Prod**ão) Programa de
</line>
<line>
Pós-*r*duação em E*genharia de Pro*uç*o. UF*C, F*orianópoli*. 1999.
</line>
<line>
MENE*ES, P. P. M.; ABB*D, G. Propost* para *esenvolviment* de Modelos de Avaliação
</line>
<line>
da Efetividade de P*og*ama* de Treinamento. RA*-Ele**ôni*a, v. 3, n. 1, 2009.
</line>
<line>
MIG*EL, P. A. *. Estudo de caso n* engen*aria de produção: estrut**ação * recom*ndações
</line>
<line>
p*ra su* conduç*o. Production, v. 17, n. 1, p. 216-**9, 2007.
</line>
<line>
*LIVEIRA, A. A. N. Metodol*gia da p*squi*a cient*fica. 2. ed. São Paulo: Visual Books,
</line>
<line>
20*6.
</line>
</par><par>
<line>
PHILLIPS, P. P.; PHILLIPS, *. Sym*osiu* on the eval*ation *f training. Internati*nal J.
</line>
<line>
Journal of T**ini** *nd Development, v. 5, n. 4, p. 240-247, 2001.
</line>
<line>
ROE*CH, S. M. A. Projeto* de estágio * de pe*quisa em administr*ção. São P*ulo: Atlas, 3*.
</line>
<line>
E*, 200*.
</line>
<line>
SALC*DO, A. R. A. S.; CÁLCENA, E. J. *.; LU*OBONI, *. F. Avaliação dos Resul*ados
</line>
<line>
do* Progr*ma* de Tre*namento em Níve* O*ganiz*cional. R*vista *iceu On-Line, v. 4, *. 6,
</line>
<line>
p. 46-61, 2**4.
</line>
<line>
SI*VA, N. P. Avaliando as prá*icas de Educação *orporati** a Dis*ância p** mei* do m*delo
</line>
</par><par>
<line>
de Kir**atrick:
</line>
<line>
*m estudo ** caso n*ma emp**sa do ramo *e energia no E*tado do Pa*aná.
</line>
</par><par>
<line>
R**ista Emanci*a*ã*, Pont* Gro*sa, v. 10, n. 2, p. 501, 2010.
</line>
<line>
V*CTORA, C. G. Pesquisa *ualitativa em s*úde. Uma introdução ao tema. Porto Alegre:
</line>
<line>
Edit*r* Tomo,2000.
</line>
<line>
YIN, R. K. Estudo *e *aso: Planejamento e Métodos. Bookman e*itor*, 2**5.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, *er*si*a P*, v. 17, n. 1, art. 9, p. 177-194, ja*. 2*20
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
V. B. Rusciolelli, T. P. X*vi*r, W. Gonçalves, R. R. Freitas
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
Como Re*erencia* *ste Artigo, co**orme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
R*S*IOLELL*, V. B; XAVIER, T. *; GON*ALVES, W; FREI*AS, R. R. Con*truç** e Análise d*
</line>
<line>
um Pro*ediment* Aval*at*vo de *rein*mento: Mode*o Kirkpa**ick. Re*. FSA, Teresin*, v.17, n. 1, *r*.
</line>
<line>
9, p. 177-194, jan. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tr*buição *os Aut*res
</line>
<line>
V. B. Ruscio*e*li
</line>
<line>
T. P. Xavier
</line>
<line>
W. Gon**lv*s
</line>
<line>
*. R. Freit*s
</line>
</par><par>
<line>
1) *o*cepção e *lanejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e interpreta**o *os d**o*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elab*ração d* *ascunho ou na revisão cr*tica do conte*do.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na apro*ação da ve*sã* final do man*sc*ito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter*sina, v. 17, n. 1, art. 9, p. 177-1*4, ja*. 202*
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/revist*
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)