<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 1, art. 3, p. 51-74, jan. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.1.3
</line>
<line>
Prod*ção por Gestão Própria ou por Org*n*zações So*ia*s de Sa**e? Um Estudo com **spitais
</line>
<line>
de S*nta Catarin*
</line>
<line>
Prod*c*ion by Own *anagement or ** Soci*l Health O*gan*zatio*s? * Study w*th Hospitals of
</line>
<line>
Sant* Ca*arina
</line>
</par><par>
<line>
Antonio F***pe Olivei*a Rodrigues
</line>
<line>
Dou*orado em A*ministraçã* pela Universida*e d* Estado de Santa *atarina
</line>
<line>
M*st*e em Econ**ia pela *ni*ersidade Fe*e**l de Sant* Catarina
</line>
<line>
E-mail: f*l*penosul@g*ail.com
</line>
<line>
Silv*o Bhering Sallum
</line>
<line>
M*str* em Economia p*la U*iv*rsid*de Federa* de *a*ta Catari*a
</line>
<line>
E-m*il: sbs3y@virgi*ia.edu
</line>
<line>
Fabiano Maury Raupp
</line>
<line>
Dout*r em Administra*ã* p*l* Un*vers*dad* *ederal da Bahia
</line>
<line>
P*o*esso* da Univers*dade do E**a*o de Santa Catarina
</line>
<line>
E-mai*: fabia*o*aupp@hotm**l.*om
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: A*tonio Feli** Oliveir* Rodrig*es
</line>
<line>
Editor-*hefe: *r. Tonny Ke*ley de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
U*iversida** do Estado *e Santa Catari*a, Es*o*a
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Superio* d* Admini*tração * *erênc*a. Av. Madre
</line>
</par><par>
<line>
Benvenuta, 2.*37 - Ita**rubi - CEP 88035-001,
</line>
<line>
Artigo *ecebido *m 18/07/2019. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*loria*ó*olis, SC, Br*sil.
</line>
<line>
receb*da e* 0*/08/2*19. Aprovado e* 02/08/2019.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Si*vio Bheri*g Sa*l*m
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. F. O. R*d*igues, S. *. Sallum, F. M. Raupp
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
* e*t*do tem por ob*etivo comparar *a**c*e**sticas de pro*ução de hospitais *e
</line>
<line>
S*nta
</line>
</par><par>
<line>
C*tarina c*m gestão p*ópria c*m hospitais geridos por Organizações **ciais de Saúde.
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa é do tipo descrit*v*, realiza*a por meio *e *m *studo documental, com abordag*m
</line>
</par><par>
<line>
predom*n*ntemente quantitat*va. Base*n*o-se na literatura e na rel*vân*ia dos dado* pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tipo de a*álise esta*ística *f*tu**a ne*t* e**udo, for*m re*u**ida* à Se*r*tari* Esta*ual de
</line>
<line>
Saúd* d* *anta Ca*arina *nforma**e* sobre 18 ho*pitais públicos, sendo 13 *e gestão própria
</line>
</par><par>
<line>
e 5
</line>
<line>
geridos por OSS. * técnica de análise de dados *oi a análise descritiva. É unânime
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tendê*cia crescente dos
</line>
<line>
gas*os nos hos*ita*s sere* s*peri*res ao aumento na produ**o,
</line>
</par><par>
<line>
in*ependente *o modelo de ge*tão. A produção média dos hospitais ger**os por OSS
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
superi*r à produção dos hosp*tais g*ridos pela admini*tração direta. Sobre a possibi*idade d*
</line>
<line>
tra*sferir a gestão dos atu*is hosp*tais de adm*nistração *stad*al pa*a as OS*, sabe-se que a
</line>
</par><par>
<line>
implement*ção
</line>
<line>
de reformas org*ni*acionais no s*tor público é uma tar*fa altament*
</line>
</par><par>
<line>
complexa.
</line>
</par><par>
<line>
Pala*ras-chave: Prod*ção Hospitalar. Ges**o Própria. Ges*ão
</line>
<line>
por Organi*ações Sociais de
</line>
</par><par>
<line>
Saúd*.
</line>
</par><par>
<line>
A*STRAC*
</line>
</par><par>
<line>
T*e aim of this study is t* compare t*e characteristic* of t*e **oduction of hos*itals *n Santa
</line>
<line>
Ca*arina w*th its own management w*th *o*pit*ls manage* by Social Health *rg*niza*ions.
</line>
</par><par>
<line>
The res*ar*h is d*scripti*e, c*rried out throu** a
</line>
<line>
docume**ary study, with * p*edominant*y
</line>
</par><par>
<line>
qu*nt**ative approach. B*s*d on the literature and
</line>
<line>
th* relevance o* the data for t*e type of
</line>
</par><par>
<line>
*tatistica* an*lys*s carr*ed out in this *tudy, t*e State Department *f Hea*th *f Sa*ta Catarina
</line>
<line>
*as requ*sted *o *rovide info*m*ti*n *n 18 p*blic hosp*tals, 13 of *hich we*e self-man*ged
</line>
</par><par>
<line>
and 5 managed by OSS. *he techniq*e of
</line>
<line>
data *nalysis was the descri**ive analysi*. It is
</line>
</par><par>
<line>
una*imous that the growing trend of
</line>
<line>
hosp*tal spendi*g is hi**er *han the increa*e in
</line>
</par><par>
<line>
pro***tion, r*gardles*
</line>
<line>
of the management *odel. *h* averag* p*od*cti*n of h*s*itals
</line>
</par><par>
<line>
managed by OSS is higher th*n the producti** of hospitals man*ged by direc* adm*nistr**i*n.
</line>
</par><par>
<line>
Regardin*
</line>
<line>
t he
</line>
<line>
pos s i *i l i t y o f
</line>
<line>
transf*rr*ng
</line>
<line>
the management of the cu*ren* hospit*ls
</line>
<line>
of state
</line>
</par><par>
<line>
a*ministrat**n to OSS, *t is know* that t*e
</line>
<line>
implementation of organizat*onal r**orms in the
</line>
</par><par>
<line>
p*blic s*c*** i* a *ighl* c*mplex *ask.
</line>
</par><par>
<line>
Keyword*: Hos*it** Productio*. Own Management. Management By S*ci*l H*alth
</line>
<line>
Organizations.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. *, art. 3, p. 51-74, jan. 2020
</line>
<line>
ww*4.*sa*et.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr*duç*o **r Gestão Própr*a *u por Organizações S*ciais de Saúde? Um Est*do *o* Hospit*is
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU**O
</line>
</par><par>
<line>
A *e*ente crise *o*ítico-econômica t*m es*****ecido a*s gestores públicos o d*safio de
</line>
<line>
aumentar a oferta de serviços * *ociedade c** u*a recei*a de impo*to* est*g**da. No B*a*il,
</line>
<line>
hist**icamente, a *mpliação dos serviço* ofertados **s c*d*dão* é feita por meio do *umento
</line>
</par><par>
<line>
da* desp*sas pública*. *ara tanto, é n*cessário qu*
</line>
<line>
as receita* púb*ic*s *en*am um
</line>
</par><par>
<line>
crescimen** c*nstante. Duran*e ** última* déca*as, i*to foi p*ssív** d*vido a um au**nto
</line>
<line>
ve**iginoso das receita* decorr*nt*s do cresc*mento econômic* e da formal*zação do mer*a*o
</line>
<line>
d* tra*alho, que *aran*iram à admini**r**ão públ*ca maior quantida*e de re*urs*s sem eleva*
</line>
<line>
consi*e*av**ment* os impostos.
</line>
<line>
Além da co*jun*ura político-e*o*ômi*a adv**sa, a gestão *o sist**a púb**co de saú*e
</line>
<line>
*en*e * ser ainda mais desaf*adora. Segundo o I**E (*017), a *xp*cta*iv* de vida cres*eu *e
</line>
<line>
6*,7 para *6 en*** 1980 e 20*7. Além diss*, em 2*00 havia 300 mil pessoas com mais de 90
</line>
<line>
anos. Esti*ativ*s do órgão apontam que este nú*ero será superior a 5 m*lhões em 2060. Tal
</line>
<line>
cená*io demog*áfico aumentará a *em**da da so*i*dade p*r leito* hospita*ar*s, *e*édio* de
</line>
</par><par>
<line>
uso co*tín*o, *xame*
</line>
<line>
de alta sofistic*ção e cuidados *erma**ntes. * *m *ená**o pouco
</line>
</par><par>
<line>
*i*cutido, *orém igualmente
</line>
<line>
*re*cup*nt*. O env*lh*cimento populacional muda a car*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**e*ças mais tratad*s, *e um perfi* *redominantemen*e de doenças *nfecciosas par* *m perfi*
</line>
<line>
pr*n*ipal*ente de *oe*ç*s não-tr*nsmissíveis. Isto *levará **gnific**teme*te as despe*a* com
</line>
</par><par>
<line>
saúd* nas próxim*s décadas, * ex*mplo
</line>
<line>
do qu* tem sido *bser*a*o *as socie*ades
</line>
<line>
em que
</line>
</par><par>
<line>
*ste p*ocesso de
</line>
<line>
envelhecimento est* em estágio m*is *van*ado. *oma-se a es*e cont*xto
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*alor crescente dos
</line>
<line>
procedimentos *o*pitalares, os *uais têm tido pre*o elev**o aci*a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
inflação, pe*o me*os des** 2011, quando o Inst*tut* de Estu**s de Saúde Co*plementar *em
</line>
</par><par>
<line>
calculando *n*ices inflac*oná*i**
</line>
<line>
de custo* médicos. Apenas no *no de 2018, o* cust*s
</line>
</par><par>
<line>
m*dic*-hospitalare* fic**am
</line>
<line>
1*,3% mais caros, ant*
</line>
<line>
uma inf*ação *e 3,75% n* m**mo
</line>
</par><par>
<line>
período (INSTITUTO DE ESTUDOS DE SAÚDE SU*LEMENTAR, *019).
</line>
<line>
Cabe *ambé* citar a Em*n*a Co*stitucio*al nº 95/*01*, que l**ito* o crescimen*o
</line>
</par><par>
<line>
glo*al **s gast*s *úblicos d* Un*ão por 20 anos. Desta forma, a disputa por
</line>
<line>
recurs** d*
</line>
</par><par>
<line>
orçament* s*rá in*ensa nos próximos p*ríodos, dific*ltan*o
</line>
<line>
*ume**o*, sem critério, do*
</line>
</par><par>
<line>
*as*os com saú**. É *az*á*el consi*era* q*e es*e cen*rio limi*ará as *ransferências
</line>
</par><par>
<line>
discr*cionárias da U*ião para *istema o
</line>
<line>
de sa*de dos est*dos. Desd* modo,
</line>
<line>
co**ém aos
</line>
</par><par>
<line>
estados r*cio*alizar os g*stos
</line>
<line>
públicos pa*a que se faça *ada ve* *ais atendimentos
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
população com menor quantidade de r**urso*. De a*ord* com Lisboa e Scheinkman (2017),
</line>
<line>
*os ser*iços públicos há uma excessiva disc*ssã* so*re o *ota* dos gast*s (geralmente par* *
</line>
<line>
Rev. F**, *eresin* PI, v. 17, n. 1, art. 3, *. *1-7*, jan. 2020 www*.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. F. O. Rod*igues, S. B. Sallum, *. M. Raupp
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
a*ment* destes), porém p*uca discu*são *obre a sua ef*ciência.
</line>
</par><par>
<line>
Os *ospitais públi*os têm di*icu*dade em se adaptar a m*danças, *az**do *so de
</line>
</par><par>
<line>
pr*ti*as
</line>
<line>
e métodos d* ges*ão ultrapassados. Q**is as condições nece*sá*ias para transformá-
</line>
</par><par>
<line>
las *m cent*os de alt* ní*el é uma das que*tõ*s que este trabalho pretende res*onder. *omo
</line>
</par><par>
<line>
*c*rre e* *ários *a*se*,
</line>
<line>
as evidênci** apontam cada vez mais *ar* amplas variações na
</line>
</par><par>
<line>
q*a*idade,
</line>
<line>
na produtivida** e *o* custos no* *ospit*is brasileiro*. À l*z dessa e*idência,
</line>
</par><par>
<line>
cr*sce a *emanda para que formuladores de políticas e atores do s*to* ente*dam os *a*ores
</line>
<line>
pre*en*es por trás de tais *ispari**des, a estrutura d* i*centi*os que as prod*zem e, o mais
</line>
<line>
*mport*nte, ofer*çam soluções viáv*is p*r* co*rigir suas d*f*ciência*. Neste sentido, o estud*
</line>
</par><par>
<line>
tem por objetivo compar*r c*rac*er*sticas
</line>
<line>
de p*odução de *ospi*ais de Santa Catarina *om
</line>
</par><par>
<line>
g*stão própria com ho*pi*ais gerid*s p*r Organizações Sociais de *aúde.
</line>
</par><par>
<line>
2 *EFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Modelos de G*stão na Saúde
</line>
</par><par>
<line>
2.*.1 *on*extualização
</line>
</par><par>
<line>
Os *ec*nismos de *ag*mentos são a fo*ma de **c**tivo que influencia
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
compo*tamento dos age*tes da economia, porém os hospit*is *dminist*ados diretamente pelo
</line>
</par><par>
<line>
setor púb*ico não *esp*ndem da **sma *aneira. O* p*incipa*s e*eme*tos que env*lvem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*m*ni*tra*ão direta dos hos*itais públicos * o modelo de gestão por Orga*i*açõ*s Socia*s de
</line>
</par><par>
<line>
*aúde (*SS) em San*a Catari*a *ão discutidos nesta seção. A tabe*a 1, *o*
</line>
<line>
exe*plo,
</line>
</par><par>
<line>
apresenta o* tipos de arra*jo* o*ga*iza*ion**s h*spitalar*s pú*licos e privados no *rasil.
</line>
<line>
Tabela 1 - Arranjos **ganizaci*nais hospital*res ***licos e p*iv*dos no Brasil
</line>
</par><par>
<line>
Class*ficaçã*
</line>
<line>
Arranjo or*ani*aci*na*
</line>
<line>
Quanti*ade
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
H*spitais públicos
</line>
</par><par>
<line>
*dministração Diret*
</line>
<line>
Admini*traçã* pelos governos Feder*l, Estadual ou Municipal
</line>
<line>
7 6 .4 8 *
</line>
<line>
27%
</line>
</par><par>
<line>
Admini*tração Indireta
</line>
<line>
A*tarquias Fun*açã* Púb*ica
</line>
<line>
*22 582
</line>
<line>
0 ,3 %
</line>
</par><par>
<line>
Ad**nistração aut*noma
</line>
<line>
Empresas Públicas * Economia M**ta O*ganizaç*es Sociais *er*iço Soc*al Autô*omo
</line>
<line>
762 262 2 .4 2 1
</line>
<line>
1 ,2 %
</line>
</par><par>
<line>
Ho*pitais Privado*
</line>
</par><par>
<line>
Com Fi*s **cr*tiv*s
</line>
<line>
Emp**sa Privada
</line>
<line>
1 9 6 .7 4 *
</line>
<line>
69%
</line>
</par><par>
<line>
S** Fins Lucrativos
</line>
<line>
Fundação Privada Si*dicatos e Cooperat*vas Entidad* Beneficen*e sem Fins Luc*a*ivos
</line>
<line>
1 .6 2 2 * .2 1 0 4 .* * 2
</line>
<line>
2 ,5 %
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Tere*ina, v. 17, n. 1, art. 3, p. 51-74, jan. *0*0
</line>
<line>
****.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pro*ução po* Ge*tão Própria ou por O*gani*a*ões Sociais de Saúde? Um Es*ud* com Hosp*ta**
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
T*tal
</line>
<line>
2 8 4 .6 5 1
</line>
<line>
100%
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Min*stér*o *a Saúde (2015).
</line>
</par><par>
<line>
A adminis*ração *iret* de hospitai*, p*ed**inan*e no *etor público brasileiro, também
</line>
</par><par>
<line>
é obse*vada *m Santa Catar*na. Con*orme o Cadastr* *ac*onal dos Estab*lecimentos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
S*úde do Brasil do Ministério *a Saú** (2015), observa-se que o Estado s*g*e a
</line>
<line>
t*ndênc*a
</line>
</par><par>
<line>
nacional na proporção *e modelo d* gestão para atendi**nto de serv*ços hospitalares. Santa
</line>
<line>
Catarina se d*staca na utilização de adm*nistrações autônomas d*vido ao uso de contrato* no
</line>
<line>
mod*lo de serviço *o*i** *utô*omo, *ue corre*pondem a 9,5% do total. Serviços hospitalares
</line>
<line>
por me*o d* contratos com OSS no Es*ad* - que é o escopo do trabalho - seg**m a mesm*
</line>
<line>
***p*rção n*c*ona*: apenas 0,3% do t**al. Unidad*s hospi*alares *o m*delo de empres*s
</line>
</par><par>
<line>
públicas ou sociedade* de eco*om*a mista são 1,2%, o qu*
</line>
<line>
totaliz* e* 11% os h*spitais de
</line>
</par><par>
<line>
admi*istração autônoma no Estado.
</line>
</par><par>
<line>
Hardin e *reke* (2003) * Jakab *t al. (*002) desenvo*veram um *ar*o teórico que
</line>
</par><par>
<line>
consid*ra cinco dimensões no
</line>
<line>
âmb*to o**anizaciona*: aut*rida*e p*r* t*mar *e*isões, em
</line>
</par><par>
<line>
espe*ial sobre os i**umos h*spi**lares (auton*mia); expos*ção ao mercado
</line>
<line>
p*ra a pre*tação
</line>
</par><par>
<line>
*o serviço (exposição ao merc*d*); *etenção d* exced*ntes fin*ncei*o* e responsabilidade por
</line>
<line>
défi*it* **çamentários (requer*nte residual); grau de *e*ponsabi*idade d*reta p*l* *es*mpenho
</line>
<line>
(r*sponsa*ilização); e a e*peci***ação de *bjetivos e missão i*stituci*nal (função soci*l).
</line>
</par><par>
<line>
Os au*o**s citados acima d*screv*r*m e
</line>
<line>
verificaram *ada um d*sses mode*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gestão de aco*do com as dimensões organiz*cionais, sendo a pior situaç*o denominada co*o
</line>
</par><par>
<line>
"muito *imitad*" e a m*lhor como "alta". *
</line>
<line>
quad*o * resume
</line>
<line>
e*ta comparação focand* n*s
</line>
</par><par>
<line>
dois m*delo* qu* são estudados no *resente trabalho, q*ais se*am: hospi*ai* geridos
</line>
<line>
diretamente p*lo Estad* e por *r*anizaçõ*s soci*is d* saúde.
</line>
<line>
Quadro 2 - Compara*ã* en*re os mode*os de *estão *elos componentes organi*ac*onais
</line>
<line>
Compo*e*te or*anizac*on*l Ad*inistração direta *rg. Sociais de Saúd*
</line>
</par><par>
<line>
Autonomia dec*sória
</line>
<line>
Muito limi*ada
</line>
<line>
Alta
</line>
</par><par>
<line>
Expos*ç*o ao mercado
</line>
<line>
Mui*o limitada
</line>
<line>
M*der*da
</line>
</par><par>
<line>
Prestaç*o de c**tas
</line>
<line>
Muito limitada
</line>
<line>
Alta
</line>
</par><par>
<line>
C*ndição de r*quere**e res*dual
</line>
<line>
Muito lim*tada
</line>
<line>
Alta
</line>
</par><par>
<line>
Funç*es sociais
</line>
<line>
Implícita
</line>
<line>
Explícita
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Hardin e Pre*er (2003).
</line>
</par><par>
</page><line>
Neste ponto, é importante deixar claro ** mot**os que levaram os autor*s a **assi*icar
</line>
<line>
desta forma os dois modelos de gestão hospitalar. Tal condição é *ai* d*fíc*l de estar pres*n*e
</line>
<line>
nas OSS, q*e po*suem capacidade decisória para d*finir sobre os recursos e as co*trata*õ*s,
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*in* PI, v. 17, n. 1, art. 3, p. 51-74, *an. 2020 www4.**anet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. F. O. *odri**es, S. B. Sallum, F. M. Raupp
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
*êm liberdade para inovar * adm*nistração e tomam as própr*as de*isões d* invest*mento. De
</line>
<line>
modo particular sobre a exposição de mercado, a administraçã* direta é financiad* de acor*o
</line>
<line>
c*m orça*e**o h*stó*ico, diretores são escolhidos pol*tica*ente e o sis*ema *e p*g*mentos é
</line>
<line>
distorcido. A condiç*o de *e*ue*ente **si*ual está bast*nte a**ociada *o tema de *ss*metri* de
</line>
</par><par>
<line>
informações. Na
</line>
<line>
admi*i**ração direta, est* con*ição não
</line>
<line>
es*á presente, pois não se ret*m
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*en*a não aplicada do orçam*nto e as pe*das de gest*o são transferidas ao governo. P*r out*o
</line>
<line>
lado, *as O*S este aspect* * atendid*.
</line>
<line>
Pre*supõe-se que, de*ido a terem os in*entivos corr*tos, as O*S são mai* *ficiente*,
</line>
</par><par>
<line>
ou seja, são capazes d* prod*zi* m*is se*vi*os hospitalares c*m uma me**r qua*tidade
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
recursos. Este e*tu*o pa*te *esta *ipó*ese *ara testa* se e*ta afirmação s* apl*ca em Santa
</line>
</par><par>
<line>
Cat*ri*a, e se for este o c*so, qual o a*réscimo na
</line>
<line>
ge*t*o da eficiênci* dos gastos em saúde
</line>
</par><par>
<line>
*úblic*. O subtópico a se*uir discute assimet**a a
</line>
<line>
de in*orma**es present* na
</line>
<line>
pr*sta*ão de
</line>
</par><par>
<line>
s*rviços púb*ico* hos*italares, especific*m*nte *obr* *isco *or*l, e o* mecanismo* exi*tente*
</line>
<line>
*as OSS *ue reduzem e*ta fal*a de m*r**do.
</line>
<line>
2.2 Assimetria ** *nfor*ações no s**or público
</line>
<line>
* presente trabalho *oca no *is*o *oral ex*s**nte na ges*ão hospit*lar, que é ob*ervado
</line>
</par><par>
<line>
pela existência do pr*blema *o "agente-p**ncipa*". Na
</line>
<line>
*estão hospitalar,
</line>
<line>
o *irig*nte
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
hospital (age*te) *oma decisões em qu* parte não são obse**áveis pela socieda*e (princi*al).
</line>
<line>
Par* melhor el*cidar o assunto *obre a assimetr** de informaçõe* exis*e**e ne*t* r**açã* ent**
</line>
<line>
* agente e o princi*al, Pratt e Zeckhauser (19**, p. 2) pontuam o seg*inte:
</line>
<line>
Se a info*mação flu*sse sem *usto e perfe*tamente, diretores saber*am o que os seu*
</line>
<line>
*ubordinados sabem e o q*e eles estão fazendo, o aci*nis** ficari* confiante que os
</line>
<line>
ger*ntes estão operando a em*resa como se fos*e de*es, e os c*merciantes sab*r**m
</line>
<line>
que os forn*cedores provisionar*am bem de qualidade apropriada. É raro na vida real
</line>
<line>
*u* a completa info*mação esteja **v*em*nte d**ponível para todas as *ar*es, então o
</line>
<line>
problema é como e*trut*rar um contr*to que i*d*zirá os agentes a realizar as s*as
</line>
<line>
*arefas de aco*do *o* os intere*ses do princi**l, mesm* *u*ndo suas açõe* e
</line>
<line>
informações não são obs*r*ada* por es**.
</line>
</par><par>
<line>
Para auxiliar na compreensão d* ter*o,
</line>
<line>
pode-*e uti*izar u* *x*mplo comum de
</line>
</par><par>
<line>
assimetria de informaçõ*s *resente i*terna*e*te no hos*i*al: a relaç*o entre médi*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pacien*e. Este é um *aso notório em que açõ*s oc****s - um tipo *e assimetria *e in*or*ações
</line>
</par><par>
<line>
relacionado ri*co mor** pode ocorrer. Neste exemplo, o *édico é o agente que toma
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>-</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
</page><line>
decisõ*s que af**a*ã* o bem-estar do *rincipa*, que ne*t* ca*o * o própri* *aciente. Espera-*e,
</line>
<line>
b*sicamen*e, que o médico tenha a qualifi*açã* aprop*i*da * que se esforce na *e*lização do
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresi**, v. 17, n. 1, a*t. 3, p. 51-74, ***. 2020 www4.fsa*e*.*om.b*/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Produção por G*st*o Própria ou *or Organizaçõ*s Sociais de Saúde? Um Estud* *om Hosp*t*is
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
at*ndimento. Geralmente, o princ*pal (paciente) não consegue obser*a* se as açõe* do agente
</line>
<line>
(m*dico) estão de a*ordo com a ne**ssidade.
</line>
<line>
No âmbi*o externo do hosp*ta*, o con*lito entre principal e agente *c*rre pela
</line>
<line>
dificuldade de observar se a g*stão e*tá tomando as d*c**ões de acordo c*m o* inter**s*s da
</line>
<line>
socie*ade e se e*tão esforç*ndo par* *sso. * f*lta de govern*nça, *e i*centivos apropria**s e
</line>
</par><par>
<line>
de fiscalizaçã* dificultam a con*ergência de o*jetivo*. Pa*a minimizar *sse
</line>
<line>
p*oblema,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
relação *nt*e o principal e o agente deve s*r media*a por um contrato com a especificação de
</line>
<line>
como o* ag*nt*s seriam recompensados pelos seus princip*is (MELO, 199*; PRZEWO**KI,
</line>
<line>
1998). O objetivo da contr*tu*lização seria, *o*tant*, re*ular o com*ortame*to do agente n*
</line>
<line>
d*reção dos **sult*dos visado* e evitar qu* e*te bus*ue m*ximizar seus int*resses ind*viduais
</line>
<line>
em d*tri*ento do coletivo.
</line>
</par><par>
<line>
Arrow (1985) observa que a* cor*etas ações para reduzir o
</line>
<line>
problema do agente-
</line>
</par><par>
<line>
*rincipal * a *ssimetr*a *e inform*ções devem se* tomadas. Ve**ficar a p*e*ença *o médico no
</line>
<line>
ho*pital é insuf*ciente p*ra saber se os pacientes que *le recebeu foram b*m at*nd*dos. Desta
</line>
<line>
forma, a ges*ão dos h*sp*ta*s d*ve ser tal que minimize este t*p* de *alha oca*ionado por
</line>
<line>
ações ocult*s. As *SS, c*n*orme apresen*ad* na seção *nterio*, *ossuem m*c*nismos
</line>
<line>
capa*es de reduzir o proble** do agente-pr*ncipal que não *stão p*ese*tes na administração
</line>
</par><par>
<line>
hosp*t*lar di*eta. *asicamente,
</line>
<line>
as *láu*ulas firmada* no
</line>
<line>
con**ato *e ***tão, p*ese*ç* a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
C*missão de Avaliaç*o e Fis*alização do contrato, além dos trabalhos de
</line>
<line>
c*ntro*e i*terno
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
externo *a admin*straçã* púb*ic* são os responsáveis *ela mi*igação dessa falha de mercado.
</line>
<line>
Em anális* sobre sistema hospitalar bras*leir*, *a Forgia e Couttolenc (2009) apon*am
</line>
<line>
que tanto o setor público brasileiro quanto os pa*adores privad*s de at*nçã* hosp**al*r nã*
</line>
<line>
*stão uti*izando o p*tencial do financiamento como instrumento para influen*iar a conduta
</line>
<line>
**s hos*itais, portant* o problema do agente-principal es*á pres**te. Os autor*s afi*mam qu*
</line>
<line>
* maio*ia dos repasses não *stá associad* ao desempenho, e não incentiva * **o responsáv**
</line>
<line>
dos recursos.
</line>
<line>
Embora seja s*s*etíve* a falhas, *ri*cipalmente no âmbito da *xecução do contrato, o
</line>
</par><par>
<line>
modelo de Or*anizaçõe* Soci**s hospitalares * capaz de mitigar problemas rela*ionados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
a*simetria de inform*ções, que é a base *eó**ca que sustent* o argumento de que o mo*elo de
</line>
</par><par>
<line>
*estã* hospi*alar adotado pelas orga*i*ações sociais de saúd* é mais eficiente
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adminis*ra*ão direta es*adual. A *eguir, apresentam-se *s p**ncipais p*nt*s do contra*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ge*tão, este que é o documento q*e *in*ula o s*rv*ço a ser pres*ado pela OSS com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
**ter*s*es público* det*rminados pe*o Estado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na P*, v. 17, n. 1, art. 3, p. 5*-74, jan. *0*0 www4.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. F. O. Rodrigues, S. B. Sallum, F. M. Rau*p
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
2.* As*ectos so*re os contra*os de gestão na *aú*e
</line>
</par><par>
<line>
No* anos 1960 e *97*, o *iste*a de saúde brasileiro era for*em*nte *egme*t*do e
</line>
</par><par>
<line>
exc*udente. Ness* época, uma *arcela s*g*ificativa ** população não *inha direito
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
assi*tência à sa*de e **sputava os poucos recurs*s dos orç**entos púb*i*os *estina*o* ao
</line>
<line>
M*nistério da Saú*e e as secretarias de estados e municíp*os, s*ndo que os recursos era*
</line>
</par><par>
<line>
**ntr*liza*os naquele ou de*e*di*m da assistência proveniente das instituiçõ*s *e
</line>
<line>
caridade,
</line>
</par><par>
<line>
aplicados em
</line>
<line>
ser*iços presta*os po*
</line>
<line>
ent*dades religiosas ou outr*s enti*ades *ilantró*icas
</line>
</par><par>
<line>
(P*OLA et al., 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
A p**tir d* 1988, co* a *ov*
</line>
<line>
C*nstit*ição *eder*l, a saúde passa a ser con**derad*
</line>
</par><par>
<line>
d*reito de
</line>
<line>
todo* e dever d* Estado (art. 1*6), sendo liv*e a iniciativa privada de p*estar
</line>
</par><par>
<line>
s*rvi*os de saú*e
</line>
<line>
de fo*ma *omplemen*ar (art.
</line>
<line>
199). Acres*entam-se as diretrize*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ig*aldade *o atendimento, e*tabelecidas pela Lei nº 8.*80/1990. **sim, o *US d*veria ser
</line>
</par><par>
<line>
implan**do de modo
</line>
<line>
descentralizado, vis*ndo à u*i*ersalidade, integralid**e e equidade.
</line>
</par><par>
<line>
E*identemente, a Carta Magna trouxe uma ambic*osa meta de **iversalizar e *nt**ralizar o
</line>
</par><par>
<line>
sistem* de saúde brasi*e*ro *m u* *aí* cujo
</line>
<line>
*err*tór*o
</line>
<line>
possu* 8,5 mi**ões de m2 e *m*
</line>
</par><par>
<line>
po*ulação de mais *e 2*0 mi*hões de habit*ntes. Os desafios se manif*staram logo *o iníc*o,
</line>
<line>
com as difi*u*dades d* financiamento e d* g*stão dos recursos da *a*de dire*amente pe*o
</line>
<line>
Estado.
</line>
<line>
N*ma te**ati*a d* mit*g** os problemas de ex*cução, na segunda m*tade da décad* de
</line>
</par><par>
<line>
1990 * Plano Dire**r da Reforma
</line>
<line>
do Aparelho
</line>
<line>
do *stad* (PDRA*) propô* mode*os
</line>
</par><par>
<line>
alternativos de *e*tão pública p**a o Estado b*as*leiro, reesta*ele*e*do o **lacio*amento
</line>
</par><par>
<line>
entre o público e o
</line>
<line>
privad*. Foi
</line>
<line>
quando se *mplio* a *a*ticipação do Te*cei** Se*or
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
prestação de serviços
</line>
<line>
para * sociedade. Weich*rt (2009) afirma q** tais m*didas tiver*m
</line>
</par><par>
<line>
c*mo
</line>
<line>
estratégia
</line>
<line>
*umen*ar a
</line>
<line>
efi*iência e a
</line>
<line>
agilid*de *os processos d*
</line>
<line>
admi**str*ção públ*ca,
</line>
</par><par>
<line>
melhor*ndo o* *erv*ços e reduzindo * burocracia.
</line>
<line>
Ca** destacar q*e Contrato de Gestão difere de *m cont*at* admi*istrativo *omu*. O
</line>
<line>
primeiro a*semelha-se m*is a um acordo oper*cional, p*lo qua* o ó**ão superior da
</line>
</par><par>
<line>
Ad*in**traç*o Direta estab**ece,
</line>
<line>
em conjun*o com os dirigentes da *ntida*e contra*ada,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
progra*a de traba*ho, com a fi*ação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
obje*ivos, *ra*os, cr*térios *e av**iaç*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
de*empenho. J* os c*ntratos admi*istrativos
</line>
<line>
possuem peculiaridades pró*rias, *m
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Administração Pública * que ***abelece as co*dições a serem pactuadas, portanto, apesar de
</line>
<line>
ser um contrato *ilateral, pr*vale*e a vo*t*de *a Administraç*o.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, *. *7, n. 1, ar*. 3, p. 51-7*, jan. 2*20 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pro*ução por **stão Própria ou por Or*aniz*ções Socia*s d* Saúde? Um Estudo com Ho*pitais
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
2.4 O*gan*zaçõ*s Sociais de Saúde *m *anta Catarina
</line>
</par><par>
<line>
A elabo*ação *a Lei nº 12.92*/2004, que inst**uiu o Programa Estadual de **cen*ivo às
</line>
<line>
Orga*iza*ões Soci*is (OS), foi o m*rco para a pres*a*ão de se*vi*os públicos pe*a so*ie*a*e
</line>
</par><par>
<line>
c*vil em Sant* Catarina. * Le* des*entra*iz*u *iversas atividades como
</line>
<line>
assistênci* so**al,
</line>
</par><par>
<line>
e*s*no,
</line>
<line>
pesquisa
</line>
<line>
cien*ífica, esp*rte, saú*e, entre outras. O intuito
</line>
<line>
principal da Lei é, co*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
auxílio da socied*de, aprimorar pres*ação e a ges*ã* a
</line>
<line>
do* s*rviços público*,
</line>
<line>
*edu*in*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
b*rocracia e au*ent*ndo a ef**iência.
</line>
</par><par>
<line>
**b*ra seja
</line>
<line>
um modelo
</line>
<line>
promissor, utilização a
</line>
<line>
de organiza**es sociais *a áre*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
saúd* (OSS) em Santa Ca*arina, bem *om* nas **mais uni*ades da f**eração, ainda é feita de
</line>
<line>
forma *arginal. Com exceç*o de São Paulo, onde ex*ste* m*is de 4.30* leitos em hospitais
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
usam e**e *ipo de
</line>
<line>
*estã*, *oucos ado*aram *m grande magnit*** OS
</line>
<line>
*a saúde.
</line>
</par><par>
<line>
*tu*lment*, há
</line>
<line>
cerca de 200 *ospi**is no paí* operando nest* mod**o de *e*tão. *m Santa
</line>
</par><par>
<line>
Catarina, dos 18 hospitais *sta*ua*s, 5 *ão geri**s **r *SS. Devido ao seu p*oneirismo em
</line>
</par><par>
<line>
âmb*t* **c*o*al, o Est*do de Sã* Paulo se tornou ref*rência na ges*ão
</line>
<line>
*e OSS. Um estudo
</line>
</par><par>
<line>
realizado pelo Ba*co Mundial (2006) apon*ou que os hospit*i* ge*enciados por *SS são 30%
</line>
<line>
mais prod*tivos e 8% mai* barat*s que aque**s gerenciados *e*o Gov*rno *o Estado.
</line>
</par><par>
<line>
O E**a*o do Rio de Ja*eiro també* apr*s*nt* resultad** satisf*tórios
</line>
<line>
n*s h*spitais
</line>
</par><par>
<line>
geri*os por OS*. San*ana (*015) obse*vou que 80% dos contratos f*rmados ati*giram
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
supe*ar*m o grau *e desempenho e*perad* pela S*cr*ta*ia de S*úde do Es**do
</line>
<line>
quant* ao
</line>
</par><par>
<line>
cumprime*to à produção hospitala*. No *ntanto, o *utor p*ndera *ue e* relação a *erv*ços de
</line>
<line>
diag*óst*cos e *e*api*, o* *es*ltad*s **ram *aixos, o qu* *ef*rça a importância da *e*retaria
</line>
<line>
** Saúde * da soc**dade civil como fisc*lizadores *o contrato.
</line>
</par><par>
<line>
* Lei catarinens* nº
</line>
<line>
1 * .* 2 9 / 2 0 0 4
</line>
<line>
determina que para ser consi*er**a uma OS,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
necess*rio qu* a entida*e seja quali*icada pelo Chefe do Poder **e*utivo Est*dual,
</line>
<line>
necessi*ando ser esta u*a pess*a jurídica de direit* privad*, c*nst*tuída como instituição *e
</line>
<line>
fi*s não-*conômic*s, no c*so d* asso*iação civil, e sem *ins lucrativo*, no ca*o de fundação
</line>
</par><par>
<line>
*r*vad*. Sua qualific*çã* é
</line>
<line>
dada por Decre*o espe**f**o, após aprovação do *espectivo
</line>
</par><par>
<line>
Secret*rio d* área *orrespondente à final*dade *statutária da entidad* e da Secretaria d*
</line>
<line>
P*anejament*. Apó* estes *râm*tes, é pos*ível form*r o Contrato de Ges*ão.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com a
</line>
<line>
própri*
</line>
<line>
Lei E*tadual,
</line>
<line>
o Contrat* de Gestão é um acordo
</line>
</par><par>
<line>
*dministrat*v*
</line>
<line>
colabo*ativ* que
</line>
<line>
esta*elece * cooperação e*tre
</line>
<line>
um ó*gão da ad*inistração
</line>
</par><par>
<line>
públi*a e um* entid*de qualificada c*mo OS. Por meio d**te contrato, a enti*ade está apta a
</line>
</par><par>
<line>
realiza* ativ*dad*s e serviços
</line>
<line>
não-exclusivos do Estado. Para tanto,
</line>
<line>
poderá receber re*ursos
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*s*na PI, v. 17, n. 1, art. 3, p. 51-74, ja*. 20*0
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. F. O. Ro**igues, S. B. Sall*m, F. M. Raupp
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
*rçament*rios, servidor*s públicos e patrimôni* *úb*ic* necessários p**a a execução do
</line>
<line>
*bjeto p*ctu*do.
</line>
<line>
Já Ba*bosa e Carvalho (2010) defi*em o *ontr*t* de ge*t*o c*mo sendo um
</line>
</par><par>
<line>
"disp*sitivo de acompanhament*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
av*liação
</line>
<line>
do *esemp*nho *nstitucional *a enti*ade
</line>
</par><par>
<line>
con*rat*da e d* aperfeiçoa*en*o contínu* da* suas rel*ções de c*opera*ão, s*pervisão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
f*sca*izaç*o *om o poder público". Trata-se de um *ompromisso instituc*ona* entre o Estado *
</line>
<line>
as OSS que, segundo Coelho (2*12), *eve respeitar os prin*ípios da legalidad*, da
</line>
</par><par>
<line>
impessoalidad*, d* moralidade, d* pu*licidade e da *co*omicidade. Es*e *ev* per*i**r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*valiaç*o e co*trole de metas de desempenho, c*m p*azos, limi*es * critérios previam***e
</line>
<line>
**orda*o*.
</line>
</par><par>
<line>
O contr*to *e gest*o é be*éfico para am**s a* pa**es, *anto
</line>
<line>
público *uant* pr*vado.
</line>
</par><par>
<line>
S*agnuolo e Rodrigues (*014) traze* relatos dos pa*ticipantes de
</line>
<line>
uma *SS munic*pal, *s
</line>
</par><par>
<line>
qu*is enfatizam a importância da existên*ia de metas, da regulação
</line>
<line>
do servi*o e
</line>
<line>
co*t*ole de
</line>
</par><par>
<line>
produ*ão de ac*rdo co* o que * administr**ão pública gostaria q*e fosse feito, c*nsidera*do
</line>
</par><par>
<line>
os mecanismos
</line>
<line>
au*ônomos que o gestor da OSS pos*ui. Um gan*o
</line>
<line>
*e *acionalid*de
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
util*zação dos re*ursos tam*é* foi observado: hou*e maior agili*ade na *ontratação, com*ra
</line>
</par><par>
<line>
de m*te*i*is * na e**c**ão de serviço qu* não são observa*os em
</line>
<line>
um* adminis*r**ão
</line>
</par><par>
<line>
hospitalar diretamen*e estatal.
</line>
</par><par>
<line>
Os contratos d* gestã* sã* gerenciados pelo ente que firmou o contrato, sendo
</line>
<line>
que,
</line>
</par><par>
<line>
ger*l*ente, há um *ons*lho *e Cura*o* pa*a cada a*ordo firmado. Este é o órg*o má*imo d*
</line>
</par><par>
<line>
*SS, com funç*es de*ibe*ati*as, normativas * de fiscalização da *d*inistração. Ele
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
composto p*r membros de *rgão púb*i**s envo*vido* e representantes d* soci**ade. A
</line>
</par><par>
<line>
par***ipação dest* se f*z indispens*vel, haja vista que a *ociedade civil organiza*a que é
</line>
</par><par>
<line>
viabilizará * c*ntrole social sobre o Est*do. Essa partici*ação *stá *provad* desde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Constit*ição Federal. Em Santa Cata**n*, C*n*elho Curado* está ***sent* apenas e* o
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
da* cinco *SS
</line>
<line>
ho*pita*a*es d* Est*do,
</line>
<line>
no Centro de Pesquisas Oncológi**s - CEPON. Não
</line>
</par><par>
<line>
obstante, cada **ntrato de gestão é monitorado trimestralmente pela Comis*ã* de A*aliação e
</line>
</par><par>
<line>
Fiscalização (CAF), qu* analisa se a* meta* e resu*ta**s obtid*s estão
</line>
<line>
d* aco*do c*m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
contrat*. É p*r meio desta Co**ssão que as part*s interessadas, com
</line>
<line>
destaque par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
socieda*e civil, participam da g*stão, *i***lizando o serviço p*blico re*lizado.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*in*, v. 17, n. 1, ar*. 3, p. 51-*4, jan. 2020
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prod*ção po* Gestão *ró*ri* ou por *rgan*zaçõe* Sociais de Saúde? *m Estudo co* H*spitais
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
3 METODO**GIA
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa empreendida é do tipo d**cri*iva, realiz*da **r meio de um es*udo
</line>
<line>
doc**ental, com abordagem predo*i**ntemente *uantitat*va. Baseand*-s* na literatura e na
</line>
<line>
relevância dos dado* para o tipo de análise est*tíst*ca efetu*** nest* estudo, foram requeridas
</line>
<line>
à Se*retar*a Estadual de Saúde de Santa Catarin* informações sobre 18 *ospitai* *úblicos,
</line>
<line>
sendo 13 de g*stão própr*a (H*spital Regional Homero Gomes, Hospita* D**tor Wald*miro
</line>
<line>
Co*a**ti, H*spital Inf*ntil *oana de Gusmão, Hospital Gov. C*lso Ramo*, Ma**rn*dade D*rcy
</line>
<line>
Vargas, Hospital e Matern*dade Terez* *am*s, Matern*dade Carmela D*tra, Ho*pi*al Hans
</line>
</par><par>
<line>
Di*t*r Schmidt, *n*t*tuto
</line>
<line>
de Psi*uiatria, Maternidade D**a Ca*arina Kuss, Hospital Ner*u
</line>
</par><par>
<line>
R*mos, Instit**o *e Ca**i*logi*, Hos*ital S*n*a Teresa) e 5 geridos por *S (CEPON,
</line>
<line>
Hos*ita* T*rezinha G*io Ba*so, Hospital *nfantil J*ser Amarant* Fa*ia, Hospital
</line>
<line>
Florianópolis, *ospital **gional de Arar*n*uá).
</line>
<line>
Foram requeridas da* seguint** informações: Qu*ntidade de leitos habilitados;
</line>
</par><par>
<line>
Núm*ro de médi*os; Núm**o
</line>
<line>
de enfe*meiros; *úmer* d* *écnicos de enfer*agem; *úme*o
</line>
</par><par>
<line>
de *uxiliares d* e*f*rmagem e auxiliare* de ser**ç*s hospitalares; Número de funcionários de
</line>
<line>
outras es*ecialidad*s de *aúde (bioquímic*, n*tri**on*s*a, odon*ologista, fisioterapeuta,
</line>
<line>
*armacêutico, fonoaudiólogo e p*icólo*o); Outros f*n**o*ár*o* q*e não se enquadram nos
</line>
<line>
an**rio*es; Tem*o médio d* permanênc*a; Númer* de ate*dimentos ambu*atoriais; Número
</line>
</par><par>
<line>
de atend*mentos e*ergen*iais; Número de int*rnações; Núme*o de ci*u*gias; N*mer*
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
exames, incluí*o o Serviço d*
</line>
<line>
Apoio Diag*óstico e Terapêutic* (SADT); Fol*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
paga*ento; Gastos com se*viços terceirizados; De*pes*s com medicam*ntos; *espesas
</line>
<line>
c*m
</line>
</par><par>
<line>
m*te*ia*s de enfermagem; Despesas co* alimen*ação; Despe*as com la*anderia; Des*esas
</line>
<line>
com luz, *gua, telefone e interne*.
</line>
<line>
Os dados foram s*lici*ados em mea*os de julho de *017. Na *poca, *oram reque**dos
</line>
<line>
to*os os dados *ensais d* ja**iro de 2*12 até o f*nal do pri*eiro semestre d* *017,
</line>
<line>
discriminados p** unidade hospitalar, para que, dep*is, fo*se poss*vel util*zar méd*as **uais
</line>
</par><par>
<line>
n* estudo. Após o*t*nç*o d** informações, uma amos*ra*em de con*rontame*to foi fei*a a
</line>
<line>
com os d*dos do Cadastro Nacional de Estabelecime*to de Saú** (CNES) para se obter *ai*r
</line>
<line>
confiabi*idade do* dados. A *écni*a utilizada par* aná**se do* dad*s f*i a an**ise descritiva.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina PI, v. 17, n. 1, art. 3, p. *1-74, jan. 20*0
</line>
<line>
www*.*sane*.com.br/r**ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. F. O. Rodrigues, S. B. Sallum, F. M. **upp
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
4. RESULTAD*S
</line>
</par><par>
<line>
4.1 *nál*se d*s variáveis
</line>
</par><par>
<line>
A ineficiência dos gast*s
</line>
<line>
públicos ** saúde no Bra*il é ap**ta*a c*** um dos
</line>
</par><par>
<line>
prin*ipa*s problemas do sist*m*, juntamente com a fal** de r*curs**. De aco*do com e*t*do
</line>
</par><par>
<line>
da Organização Mundial d* *aúd* (2014), até 40%
</line>
<line>
dos recursos disponíve** pa*a o *etor
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
saúd* n* Am**ica Latin* é d*spe*diçad*. Em *elação ao *u*finan*iame*to, ela ocorre n* *US
</line>
<line>
sobret*do ao se com*arar o gast* público em sa*de per c*pita brasilei*o c*m o d* países que
</line>
<line>
propõem ser*iços de aten**o à saúde simil***s ao SUS, como aconte*e em algu*s países
</line>
</par><par>
<line>
europ**s (MARQUES; *I*L*,
</line>
<line>
2*14; MEND*S, *008). No c*s* parti*ular *e Santa
</line>
</par><par>
<line>
Catarina, a *igu** 1 apre*enta os valor*s médios e a amplitude dos dado*
</line>
<line>
dos hospitais
</line>
</par><par>
<line>
investig*do*.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Evolução da* variáve** util**adas no DEA, de *012 a 2017
</line>
</par><par>
<line>
*ont*: Dados d* SES e CNES. Ela*ora*ão pr**r*a.
</line>
<line>
A Figur* aci*a mos*ra que a quanti*ade de leitos habilitados ap*ese*tou u*a peque*a
</line>
</par><par>
<line>
queda entre 20*2 a primei*a meta*e de 2017, en*uanto o opo**o o*o*reu e
</line>
<line>
*o número
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
m*dic*s. Out*os funci*n*rios d* saú*e apresentaram um aume*to signi*icativo em 2013
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*n*, v. 17, n. 1, art. 3, p. 51-74, **n. 20*0 ww*4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*rodução por Gest*o Própria ou por Organizações S*ciais de Saúde? Um E*tudo com Hospitais
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
depois se manteve relativa*ente *stável. *ntretanto, o i*pu* que mais chama aten*ão são *s
</line>
<line>
gastos por leito. Nota-** um gr*nde aumento des*es valores nos *l*imos 5 a*os, não
</line>
</par><par>
<line>
acompanhad* pel* aumento que també* é apres*ntado pelo valor de output. A Figura
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
apresenta a e***ução, repr*sen*ada pela med*ana e pelos interval*s **terqua*tis da **antidad*
</line>
<line>
habilita*a de l**tos *os hospit*is **tre 2012 e 2017.
</line>
<line>
Figura * - Quan*idade de leitos habil*tados po* hospit*l, de *012 a 2017
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dado* *a S*S e CNES. Elaboração própria.
</line>
</par><par>
<line>
Nota-se que a quantidade de
</line>
<line>
leitos hab*litados perma*eceu praticamente con*tante.
</line>
</par><par>
<line>
Tant* a mediana
</line>
<line>
quant* a ár*a q*e represent* de 25%
</line>
<line>
a 75% dos dados em questão
</line>
</par><par>
<line>
permanecem estáv*is ao longo do período analisado. Po* *ua vez, há uma el**açã* *as
</line>
<line>
*espesa* hospitalares po* le*to, co**or*e é apresen*ado pela **gura *.
</line>
<line>
Fig*r* 3 - *vol*çã*, por ho*pi*a*, do gas*o por leito entre 2012 e 2017
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: *ados da SES e *NES. Ela*oração próp*ia.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 17, n. 1, art. 3, p. 51-74, j*n. 2*20 www4.fsanet.*om.b*/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. *. Rodrigu*s, S. *. Sallum, F. M. *aupp
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
*nalisan*o a Figura aci*a, eviden*ia-se aum*n*o expressivo *o gasto por leit*.
</line>
</par><par>
<line>
Houve **a elevação *m cerca *e 70% na mediana do
</line>
<line>
indicado*, e* v*lores r*ais. Além
</line>
</par><par>
<line>
d*sso, infere-se que es**s a*mento* fo*a* todos superiore* à i*flaçã* *o IPC* ac*mulada
</line>
<line>
*ntre 2012 e m*tad* *e 2017, que foi de ap*oximadament* 40%. A F*gur* * a seguir apr*senta
</line>
<line>
a e*o*uç*o do núme*o d* m*dicos e*tre 2012 * 2017.
</line>
<line>
Fi*ura * - Evoluç*o do número de médicos, por estabel*cim*nto, entre 2*12 e 2*17
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: Dado* d* SE* e CNE*. Elabo*ação própria.
</line>
<line>
Com exceção do Instituto de Psiquiatria, que em *0*7 apre*entou va*or similar a* de
</line>
</par><par>
<line>
2012, t*dos os outros hospitais aumen**ram o nú*ero
</line>
<line>
de m*dicos ativ** *o *eríodo
</line>
</par><par>
<line>
*nalisado. Is*o pode *er observado p*la median*, que aumentou o valor e* 34% durant* o
</line>
<line>
*eríodo. A Figura 5 apresen*a a evoluçã* do nú*ero de outros funcionári*s da s*úde *nt*e
</line>
<line>
2012 e 2017.
</line>
<line>
Figura 5 - Evolução do número de *utros fu**io*ários da saúde, po* estab*lecimento,
</line>
<line>
*ntre 2*1* e 2017
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 1*, n. 1, art. 3, p. *1-74, j*n. 20*0
</line>
<line>
www4.fsanet.c**.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*oduçã* por G*st*o Pr*pria *u por Organizações So**ais de Saúde? Um Estudo *om Hos*itai*
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Da**s da SES e *NES. *l**oraç*o própria.
</line>
</par><par>
<line>
*m*o** a medi*na te**a ti*o po*ca oscilação, o in*ervalo in*erquar*i* foi red*zid*.
</line>
<line>
Isto dem*n*tra que os ho**itais têm *e *pr*xim*do na quantidade empregada d* p*of*ss*onais
</line>
<line>
*e saúde, c*m ex*eção de médicos. A *igura 6 a*resenta * evolução do n*mero *on*erado de
</line>
<line>
serviço* hospitalares (out**ts) u*ilizados no método DEA dest* es**do, en*re 2012 e 2017.
</line>
<line>
Figura 6 - Evo*uçã* *o número ponderad* de serviços hosp*talares execu*ados por
</line>
<line>
ho*pital, *e 2012 * *017
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *ados da SES e CNE*. Ela*oração pr*pri*.
</line>
<line>
*pes** de não ser unânime, *s hospi*ais *êm aumen*ando a *u* produç**. **nforme
</line>
<line>
Figura *cima, hou*e uma *l*vação d* *0% da me*iana que *ndica a produção hospitalar. O
</line>
<line>
intervalo i*terqua*til *em**s*ra também que tem ha*i*o uma convergência de eficiência entre
</line>
<line>
os hospitais analisados. Em rel*ção a* t*m*o médio ** p*rmanênc*a d*s p*c*e*tes, embora
</line>
<line>
*le não esteja incluído na análise do modelo DEA, in*ormaçõ*s * respeito desta variáve* são
</line>
<line>
importan*es. A **g*ra 7 aprese*ta a *volução, por h**pita*, d* tempo médio de pe**a*ê*cia
</line>
<line>
e*tre 2012 e 2017.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 17, n. 1, *rt. 3, *. 51-74, jan. *020
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. F. O. Rod*igues, S. B. Sallum, F. M. Raupp
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 7 - E*olução do tem*o **dio de *ermanência dos p*cientes nas u*idades
</line>
</par><par>
<line>
hospitalares ana*isa*as, de 2012 a 2017
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: *ad*s da SES e *NES. Elaboração *rópria.
</line>
<line>
Pe*a F*gur* acima, não * po*sí*el detectar nenhuma te*dên*ia co*um no
</line>
<line>
co*p*rtamento desta variável e*tre os ho*pi*ais e*t*duais catarine*ses selec*onados. Há uma
</line>
<line>
g*ande *ispersão, com um inte*valo interqua*til entre 4 e *0 dias, e* 2017. Contudo, seg*ndo
</line>
<line>
a Ag*ncia *acional *e S*úde (A*S), o tempo médi* ** permanênci* está r*lacion*do a boas
</line>
</par><par>
<line>
pr*ticas clínicas. É um i*dica*or cl**sico de de*empe*ho hospitalar, pois está *ela*ionado
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
g*s*ão efi*ien*e *o l*ito op*racional. O leito *o*pitalar deve ser g*renci*do como um recurso
</line>
<line>
caro e *omp*exo, o qual *everá *er util*zado de for*a raciona* e com a ind*cação mais
</line>
<line>
ap*opriada de forma a estar dis*onível p*ra *s indivíduos *ue necessitem *este recurso para
</line>
<line>
recuperação de saúde. Por fim, a *NS aponta que uma média per*anência superior a 7 dias
</line>
<line>
*m hospitais de alta compl*xidade está re*a*ionada ao au*e**o do risco de infecção
</line>
<line>
*ospital*r.
</line>
<line>
Os hospitais Sa*t* Ter**a e Insti*uto *e Psiqui*tria apresentaram *levado tempo *éd*o
</line>
</par><par>
<line>
de **rma*ê*c*a. ***taca-se a Nota **cnica *e *ezembro de 201* do Mini*téri*
</line>
<line>
da Saúde
</line>
</par><par>
<line>
so*r* Le**o *7 (Leito de *aúde Ment*l), *u*, ao es*abel*ce* o cust*io dos l*itos ** saú*e
</line>
<line>
mental, estabele**u * te**o médio de pe*ma*ênc** pa** os tipos de serv*ço que cabem a *s*a
</line>
</par><par>
<line>
c*tego*ia *e
</line>
<line>
le*tos em 5,5 dias. Es*e val*r muit* i*f*ri*r aos aprese*tados pelos hospitais é
</line>
</par><par>
<line>
Sant* Ter*za e Instituto *e Psi*uiatria durante todo o período a*alisa*o.
</line>
<line>
As Fron*ei*as de Possibilidades d* Pr*dução dos inputs sel*cionados par* o período de
</line>
<line>
2012 a 2017, *om no ei*o * os valores do output, *ão apresenta*o* na Fi*ura 8.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. **, n. 1, ar*. 3, p. *1-74, jan. 20*0
</line>
<line>
w*w4.fs*n*t.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Produçã* p*r G**tão Próp**a ou **r Organizaçõe* Sociais *e S**de? Um Es*udo co* Hospi*ais
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
Figura 8 - Fronteira de Possibilidade de Produção para *s i*sum** *ospit*lares
</line>
</par><par>
<line>
selecionado*, d* *012 a *0*7
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Da*os d* SES e CNE*. Elaboração própria.
</line>
<line>
Pela *i*u*a 8, *bserva-se u*a boa aderência de fro**eir*s *e pos*ibil*dades d*
</line>
<line>
produ*ão para os inputs selecion*d*s, sobre*udo e* gastos por *eit* em q*e ma*s unidades de
</line>
<line>
*bs*rva*ão demons*raram s*r e*icientes na ut*lização dos ins*mos. Dentre os **puts utiliza*os
</line>
</par><par>
<line>
no estudo, a quantidade de médicos o número de leit** são os que apresentam maior *
</line>
</par><par>
<line>
aume*to *e produçã* medida que se au*enta a quant*dade do insum*. Já os outros à
</line>
<line>
doi s
</line>
</par><par>
<line>
outputs ap*esentad*s, o re*orno de produção pelo s*u uso é mais dis**eto. A Figu*a ac**a
</line>
<line>
apresent* *s dados de todo o per*odo analisa*o.
</line>
<line>
4.2 C*mpar*ção d*scritiva ent*e *o*elo* org*nizacionais d* saúde
</line>
<line>
*elevante p*ra a discussã* inicia*a no início dest* estud*, *uando foram apontadas as
</line>
</par><par>
<line>
p**nc*pais di*er*nças n*s práticas de gestão e*tre hospitais públicos *sta*uais *eridos
</line>
<line>
*ela
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 1, *r*. 3, *. 51-74, jan. 2020 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. F. *. R*drigues, *. B. Sal*um, F. M. Raupp
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
admini*tração *ireta e hospitais ger*d*s p** Organiz*ções Sociais *e Saúde, esta subs**ão se
</line>
<line>
encarrega de **m*arar os valores médios apresentados n*s dados pel*s hospitais, se*arando
</line>
<line>
os resul*ad*s por model*s organi*acion*is de ges*ã* *osp*talar.
</line>
</par><par>
<line>
A Figura 9 co*par* os valores médi** de quantidade de leitos ha*ili***os ent*e
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
hospitais gerido* pela a*minis*ração direta os geridos pelas OSS, entre 2012 e a primeira e
</line>
<line>
metade de 201*.
</line>
<line>
*igura 9 - Quantidad* d* leitos hab*litados por mod*lo *e ge*tã*, de 2012 a 201*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dad*s da SES e C*ES. Elabora*ão pr*pria.
</line>
<line>
Pela Figur* 9, nota-se que os hospitais da administração *ir*ta p*ssuem quantidade*
</line>
</par><par>
<line>
méd**s de *eitos habilit*dos s*periores aos
</line>
<line>
ho*pitai* geridos por OSS. Observa-** tamb*m
</line>
</par><par>
<line>
uma l*ve reduçã*
</line>
<line>
dos l*itos ha*ilitados em ambos os tip** de ges*ão, isto é, os leitos
</line>
</par><par>
<line>
de*abilit*dos
</line>
<line>
d*rante o *eríodo não têm sido, independente *a gestão do hospital. Lo*o,
</line>
</par><par>
<line>
ho*ve um* perda de le*tos ha*ilitados entre 2012 e *017. Em relação ao **sto *** leito,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
apresentada a Figura 10.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 17, n. *, art. 3, p. 51-74, *an. 20*0
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*odução por *e*tão *rópr*a ou por Organizaç*es *ociai* de Saúde? Um Estudo com *ospita*s
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ur* 10 - Com*aração entre va*o*es méd*os de gas*os por *eito por model* de gestã*,
</line>
<line>
* e 20*2 a 2017
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da *ES e CNES. Elabora*ão própri*.
</line>
<line>
*o que *ange ao **put "*ast* por leito", a**os os mo*elos org**izaci*nais
</line>
<line>
a**esentara* uma tendênci* crescent* e int**rupta. Não ob*t*n*e, con*irm*-se que nos
</line>
</par><par>
<line>
hospitai* geridos
</line>
<line>
pela admi*istração diret*, os valores médios de gastos por leito são
</line>
</par><par>
<line>
sup*r*ores aos mesmos valore* a*resentados pelos hospitais geridos *or OS*. A **mpa*a*ã*
</line>
<line>
en*re *s n*meros de médicos entr* o* ho*pita*s, segregando por modelo de gestão, é
</line>
<line>
apr*se*tado na Figura 11.
</line>
<line>
Figura 11 - Quantid*de média ** número de méd**os, por mode*o *e gestã*, de 2012 a
</line>
<line>
20*7.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fo*te: Dados da S*S e CNES. E*abor**ão própria.
</line>
<line>
*ev. FSA, *eresina *I, v. 17, *. 1, a*t. 3, p. 5*-74, ja*. 2020 www4.f*anet.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. F. O. Rodrig*es, S. B. S*l*um, F. M. Raupp
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
Observ*-se *m númer* médio *e médicos por *o*pital superior n** ho*p*tais ge*id*s
</line>
<line>
*ela admi*istração direta em re*ação às OS. Em 201*, *s *alo**s *ram *róxim*s, mas a
</line>
</par><par>
<line>
d**erença entre eles foi
</line>
<line>
cr*scendo em des*av*r dos hospitais da adminis*ração dir*ta *té
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
primeir* se*est*e de 201*. Nos ho*pitais geridos pelas *SS, o *úme*o de méd*cos s*
</line>
<line>
manteve pr*tica**nte co*stante *urant* todo * p*ríodo, sen*o c*ntrata*ões nos *ospitais da
</line>
<line>
administração direta r*s*on**v*l pelo *ap cres*ente entr* os valores. A Figura 12 compara o
</line>
<line>
quarto i*put analisa*o, *u*nti*ade de out*os funci**ários da saúde, entre os hospita*s geridos
</line>
<line>
*el* administ*ação direta e os ge*id*s *el*s OSS.
</line>
<line>
Figura *2 - Q**n*idade de outros *uncionár*os da saúd*, por modelo de gestã*, d* 2012
</line>
<line>
a 20**.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Dados *a SES e *NE*. E**bora*ão própria.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados demon**ram
</line>
<line>
*ma relativa constân*i* no *úmero de m*dicos dos h*s*itais
</line>
</par><par>
<line>
das OSS que não foi
</line>
<line>
a*ompanh*da do mesmo comportamento no que ta*ge a ou*ros
</line>
</par><par>
<line>
funcionários da saú*e. *ntr* 2012 e 2017, houv* um crescimento in*errupto d*stes
</line>
</par><par>
<line>
fu**ionários no* hosp*ta*s geridos pelas *SS. Já nos
</line>
<line>
hospitais *a *dmini*tração direta, em
</line>
</par><par>
<line>
2013, mu*tos outros f*ncionários da sa*d* f*ram cont**tados, mas ap*s este ano, houve uma
</line>
</par><par>
<line>
re*ução neste nú*ero. * Figura *3 compar* os valore* méd*os
</line>
<line>
d* p*odução *ot*l entre os
</line>
</par><par>
<line>
*ospitais ger*dos *ela adminis*ra*ão diret* e *s g*ridos pela* OSS.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 17, n. 1, art. 3, p. 51-74, ja*. 2020
</line>
<line>
w*w4.f*anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Produção **r *estão Própria ou por *r*an*za*ões Sociais de Saúde? *m Es*udo com Hospitais
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a *3: Comparação en*r* os val*res médios de produção hospitalar po* modelo *e
</line>
<line>
ge*tão, de 2012 a 2017
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: **d** da *ES e CNES. Elaboração pr**ria.
</line>
</par><par>
<line>
A F*gura *cima ev*denc*a
</line>
<line>
que * prod*ção média *as OSS é bastan*e superior
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
produção médi* d*s hospitais gerido* pela administração *ireta. E*treta*to,
</line>
<line>
co*ta*a-se que,
</line>
</par><par>
<line>
e*qu*n*o a produçã* da *d*inistraç*o *i*eta vem crescendo ao longo dos *ltimo*
</line>
<line>
*nos,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pro*ução média das OSS **m *e mantend* *e*at*vamente estável. Isto p*de *sta* sendo
</line>
<line>
causad* p**a *alta de revi**o de met*s *e produção nos contra*os de gestão dos hospi*ai*
</line>
<line>
ge*idos pel*s O*S, qu* acaba* p*r não cri*r est*mulos a uma cresce*te produ*ão.
</line>
<line>
*. CONSIDERAÇÕ*S F*NAIS
</line>
</par><par>
<line>
O d*sequilíb*io fisc*l
</line>
<line>
aumen*a o r*sco de o Estado não cumpr*r com as ob*igações
</line>
</par><par>
<line>
pac*uadas nestes ins*rument*s, **ndo que *las devem ser ***tu*da* por ambas as pa*tes. *ar*
</line>
<line>
que se obtenham ganho* de eficiência, caber* ao ente contra*an*e regular o *epasse de
</line>
<line>
rec*rsos e a efeti*a e*trutura de aco*pa*hament* *a*a que os hospitais alc*ncem os o*jet*v**
</line>
<line>
pretendidos. Como as obrigaçõ*s fi*an*eiras hosp*talares são consta*tes, qualquer reten*ão
</line>
<line>
em um único mês de ref*rência realizado na tr*ns*erê*cia de recursos por parte do *stado
</line>
<line>
desequilibra a relaçã* contratual, bem c**o os resultados * **rem atingidos com a parceria
</line>
<line>
firmada, *ma vez que qualquer prejuízo à liberaç*o das transferên*ias influen*ia
</line>
<line>
*eci*ivamente, por *xemplo, na contrataç*o de pessoal, ca**citaç*o **ofissional e **o*om**
</line>
</par><par>
<line>
de escala junto ao* fornecedores, pag*m*nto *e en*a*gos f*nanceiros ocasiona*d*,
</line>
<line>
dess*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina P*, v. 17, n. 1, art. 3, p. *1-74, jan. 202* www4.fsanet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. F. O. Rodri*ues, S. B. S*llum, F. M. Raupp
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
mod*, a *erda de eficiên*ia do* serviços prestados.
</line>
</par><par>
<line>
Para ex*r*ir afirmações sob*e os modelos de ges*ão e os h*spitais ****ic*s esta**ais,
</line>
<line>
e*te estu*o apresento* análises estat*st*c*s que f*ssem *a*azes de *erar co*c*usões a*erca dos
</line>
<line>
*on*os le*an*ados no i*ício do *studo. É unân*me a tendênc** c*esce*te dos gastos n*s
</line>
</par><par>
<line>
h*s*itai* serem **periores a* aumento *a
</line>
<line>
p*odução, indep*n*en*e
</line>
<line>
*o model* de ge*tã*. A
</line>
</par><par>
<line>
produçã* média dos hos**t*** gerid*s por OSS * s***rior à produçã* dos hospitais g*ridos
</line>
<line>
pela adm*nist*ação d*reta. So*re a possi*i*i*ade *e *rans**rir a ges*ão d*s atuais hospi**is de
</line>
</par><par>
<line>
admi*istração estadual
</line>
<line>
para as OSS, sabe-*e que a implementação de reform*s
</line>
</par><par>
<line>
*rganizacionais no seto* pú**ico é uma tare*a *ltamente complexa. As OSS de São Paulo, por
</line>
<line>
exemplo, foram intr*duzidas ape*a* em unidades **vas dev*do à r*s**tência dos hospit*is já
</line>
<line>
es*abelecidos *m *uda* o seu mod*lo *e gestão.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo *a Fo*g** e *out****nc (2009), é recom*n*ado
</line>
<line>
que se desenv*lva uma
</line>
</par><par>
<line>
estratég*a,
</line>
<line>
u* marco *e*ulatório e um pla*o
</line>
<line>
de implemen*aç** para converter
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*stabelecime*tos
</line>
<line>
da admini*tração direta i*direta em arranj*s organizaci*nais *l*ernat*vos e
</line>
</par><par>
<line>
que pr*piciem autonomia *ecisória e ger**ci*ment* flexível dos rec*rsos humanos, como as
</line>
</par><par>
<line>
OS*. *esse sen*ido, est*dos fut*ros são encorajados para
</line>
<line>
q*e investig*em,
</line>
<line>
*or exemplo,
</line>
</par><par>
<line>
forma* de re*uneração por desempenho q*e *ev** *m conta *
</line>
<line>
pote*cial de produção
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
ho*pitais, ao co*t*ário de metas por médias hi*tóricas d* pr**uç*o. *m estudo econom*t*ic*
</line>
</par><par>
<line>
e*pecífico sobre as metas juntamente *om auditor*as minuc**sas
</line>
<line>
nos hosp*tai* poder*a faze*
</line>
</par><par>
<line>
parte da estipulação de no*as meta* qu* contemplem insumo* em capacidades o*iosas.
</line>
</par><par>
<line>
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Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. 3, *. 51-74, jan. 2020 www4.fsan*t.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pro*uç*o por Ges*ã* Própria ou *or *rgan*zaçõ*s **ciais ** Saúde? Um Estudo com H*spi*ais
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
promoção, *roteção e recuperaçã*
</line>
<line>
da saúde, a organiza*ão e funcio*amen*o do* serv*ços o
</line>
</par><par>
<line>
cor*espon*ent*s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
outras
</line>
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provi*ênci**.
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est*dual *e *n**nti*o às **gani*ações soc**is e estabelece *utra* providência*. Disponível em:
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http://lei*.alesc.sc.gov.br/html/2*04/12929_20*4_Lei.*tml. Acesso em: 21 ago. 2017.
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S*NT*NA, L. F. *n**ise do d*se**en*o dos serviços presta*os *través das
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o*ganizações sociais de *a**e no estado d* Rio *e *aneiro. Disserta*ão (Me*trado).
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F*ndação G*túlio Varga*, Rio de Janeiro, 2*1*.
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S**GNU*L*, R.; ROD*IGUES, C. Org*niz*ções *ociai* de saúd*: p*tenci*l*da*es e
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l*mites na gestão públic*. Revista Eletr*nica de En*ermag*m, v. 16, *. 3, p. 549-557, 2*17.
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WEICH*RT, *. *. *undação es*atal *o se*v*ço público *e **úde: inconsist*nci*s
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e
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inconstituci*nalidades. Revista de Direito Sani*ário, v. 10, n. *, *. *1-9*, 2009.
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Como R*feren*iar este Artigo, **nforme AB*T:
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RODRIG*ES, *. F. O; SALLU*, S. B; RA*PP, *. M. *roduç** por Gest*o Próp*i* ou por
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<line>
Or*ani*ações Sociai* de *aúde? Um Estud* c*m *ospitais de Santa Catarina. Rev. *SA, T*res*n*,
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v.17, n. 1, art. 3, p. 51-74, j*n. 2020.
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Contr*buição d*s Autores
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<line>
A. F. O. R*d*i*ues
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*. B . Sa*l*m
</line>
<line>
*. M . Raupp
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1) concepção e pl*nejam**t*.
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X
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*
</line>
<line>
X
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<line>
2) aná***e e inte*pretação dos da**s.
</line>
<line>
X
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elab**aç** d* rascunho ou na re*isão crí**ca do conte**o.
</line>
<line>
X
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) partic*pação na *provação da versão final do *a*uscrito.
</line>
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X
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<line>
X
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*
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Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. 1, art. 3, *. 5*-74, jan. *020
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ww*4.fsan*t.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)