<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 2, art. 11, p. 209-224,*e*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.2.11 </line>
</par>
<par>
<line> "*etodologia de Cartas" Como Forma *e *nálise do* Tr*nsito* *rbanos de Jove** </line>
<line> Contemporâ*eos </line>
<line> "Letter M*thod*l*gy" as a Way *f Analysis of **ban T*affic in C*nte*porar* Y*ung Peo*le </line>
</par>
<par>
<line> Júlia Silveira Ba*bo*a </line>
<line> Graduação em H***ória pela *niversidade Fe*eral do Ri* Grande do Su* </line>
<line> E-mail: jusb.barbo*a@h*tmail.com </line>
<line> Gabri*la Borba B*sp* dos Sant** </line>
<line> Gradua*ão *m Geografia *e** Univers*dade Federal do R*o *rande do S*l </line>
<line> E-mail: gabr*elasantos1996@ho*mai*.com </line>
<line> Leonardo *riã* Ol*veir* </line>
<line> Graduaçã* em *i*ncias Soc*ais *ela Universid*de Federal do Rio Grande do Sul </line>
<line> E-*ail: leociencia*o*i*l@*ma*l.com </line>
<line> *ict** Hugo Nedel Olive*r* </line>
<line> Dout*r em Educaç*o pela Po**i*ícia Universidade Cató*ica do *i* Grande do **l </line>
<line> *rof*ssor da U*iversidad* *ederal d* Rio Gra*de do Sul </line>
<line> E-*ail: v*ctor.juve*tudes@gm*il.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *ndereço: J**ia Silvei*a Barbosa </row>
<row> Av. Be*to G*n*alves, 8850 - Agronomi*, P*rto Ale*re - </row>
<row> RS, 91**0-000, B*asil. </row>
<row> Endereço: Gabrie*a Borb* *ispo dos Santos </row>
<row> Av. Bento G*nçalves, *850 - Agronomia, Porto Aleg*e - </row>
<row> RS, 91*4*-000, Brasi*. </row>
<row> Endereço: *eon*r*o Br*ão Oliveira </row>
</column>
<column>
<row> E*itor-Chefe: Dr. Tonny Ke*ley de Ale*car </row>
<row> *o*rigue* </row>
<row> Artigo recebido em 1*/04/2018. Últ*ma **rsão </row>
<row> re*ebida *m 02/05/*0*8. Apr*vado em 03/05/2018. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> A*. Ben*o Gonçalves, 885* - Agronomia, Porto *l**re - </row>
<row> *S, 91540-00*, Brasil. </row>
<row> Ende*eço: *ictor Hugo N*del Olivei*a </row>
<row> Av. Bento Gonçalves, 8850 - Agr*no*ia, *orto Alegre - </row>
<row> RS, 91540-000, Bras*l. </row>
</column>
<column>
<row> Aval*ado *elo sistema Triple Review: *esk Review *) </row>
<row> pel* Editor-Ch*fe; e b) Double Blind Review </row>
<row> (aval*ação cega **r dois avaliadores da área). </row>
<row> Rev*s**: Gr*matical, **rma*iv* e ** Formataç*o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Agen*ia De Fom*ntos: PROPES*/U*RGS, Uni*ersidade Federal do Rio G*a*d* do Sul. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Bar*osa, G. B. B. Santos, L. *. O**v*i**, V. H. N. Oliveira </line>
<line> *10 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A partir *os *stud*s contem*orâneos s*bre as j*ventudes, entende-se que há uma plurali**de </line>
<line> entre esses s*jeitos que acarreta incl*s*ve na esc*lha de lug*r*s *ara frequentar. Esta é uma </line>
</par>
<par>
<line> inve*tigação </line>
<line> *u* buscou analisar os t*ânsito* u*banos de jovens a partir d* uso </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> metodolo*ia *e cartas. O r*corte juve*il </line>
<line> fora* t*in** </line>
<line> jov*n*-e**udante* do C*l**io </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Apl*c*ção d* Univ*rsidade Fe*e**l do Rio *rande *o Sul e o **c*rte espaci*l foi a cidade de </line>
<line> Porto Ale*re. Para isso efetuou-se a metodolog*a de cartas, na qual os sujeit*s ficariam vinte e </line>
</par>
<par>
<line> quatro </line>
<line> horas co* algum *isitante hipotético * deveriam </line>
<line> *scr*ver </line>
<line> so*r* quai* locais e que </line>
</par>
<par>
<line> itinerári* *ari*m pela cida*e. Os resultad*s apontam que os locais públicos predo**nam para </line>
<line> os jovens *articipantes da pes*uisa, p*incipalmente os l*cais abertos de lazer. Há uma vi*ão </line>
</par>
<par>
<line> sobr* Por*o Alegre ser perigosa d*vido </line>
<line> ao *rande núme*o de assalt*s. Per*ebeu-*e, em </line>
</par>
<par>
<line> di*ersas cartas, que o itin*rário escrito pass*u p*r lugares que *stes jovens escolar*zados </line>
<line> circu*am em sua rotin*. Assim, estabel*ceu-se um pequeno es**do sobre as ro*as citadas na* </line>
<line> cartas, apontando par* d*as man*i*as de circulação na ci*ade. Desta *orma, entende-se qu* os </line>
</par>
<par>
<line> j*v**s estudados fre*uenta*, </line>
<line> ocupam, ci*culam e *arcam os espaços urban*s e* P*rto </line>
</par>
<par>
<line> *legre. </line>
</par>
<par>
<line> Pal*vras-chave: Juven*ud*s. Por*o Alegre. Met*do*ogia *e Cartas. </line>
<line> *BS*RACT </line>
<line> From the co**emporar* *tudies on the y*u*hs, it is und*rst*od **at there is a plur*l*ty between </line>
<line> these subject* that entail* even in the ch*ice of pl*ces to atte*d. T*is i* an inv*stigation th*t </line>
</par>
<par>
<line> soug*t to </line>
<line> analyze </line>
<line> t he </line>
<line> urb*n </line>
<line> tra*si*s of *oung people *rom the *se of *h* methodolog* </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> le*t*rs. Th* </line>
<line> juvenile *ut was thi*ty youn* students </line>
<line> *rom the College of Appl*cation of t*e </line>
</par>
<par>
<line> Federa* University of Rio Gran** do Sul and th* spatial *ut was the city of Porto Alegre. For </line>
<line> th*s, the lette* metho**lo*y was used, in wh*ch subj***s woul* stay twe*ty-four hours with </line>
</par>
<par>
<line> *ome h*p*thetic*l </line>
<line> *is*tor, *nd sh*u*d write about </line>
<line> which places and wh*t route would m**e </line>
</par>
<par>
<line> for the city. The *esults indi*ate *hat th* *u*lic places *redomina*e for the young p*rt*cipants </line>
<line> of the research, ma*nly *he open *laces of lei*ure. There i* * view ab*ut Porto *legre *eing </line>
<line> dangerous due to the large *umber ** assaults. It *as not*c** *n *e*eral *e*ters t*at the writt*n </line>
<line> it*ne**ry passed t*rough places that these educat*d y*un* people circulate in their ro*tine. </line>
</par>
<par>
<line> Thus, a s*all study was establi*h*d o* the </line>
<line> *outes ment*on*d in *h* *etters, </line>
<line> pointi*g *o two </line>
</par>
<par>
<line> ways of circula*ion in the city. In thi* wa*, i* is </line>
<line> unde*sto*d that the **un* p*ople studi*d </line>
</par>
<par>
<line> *requent, occupy, ci*cul*** **d mark t*e urban spaces in Porto *legre. </line>
<line> Keywords: Youths. Porto Alegre. Me**odology of **t*ers. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*na, *. 17, n. *, a**. 11, p. 20*-2*4, fev. 20** </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Metodo*ogia De Car**s" C*m* For*a de Análise dos Tr*nsitos Ur*anos *e Jovens Con**mporâneos </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> A cidade e *eus *ov*n* </line>
</par>
<par>
<line> A c*dade de Porto Al**r*, capital do est*d* *o Rio Gr*nde d* Sul, * integr*nte </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *e*ritório br**ileir* *eu início à sua histó*ia em 17*2, c*m aproxim*damente sessen*a casais </line>
</par>
<par>
<line> po*tugueses aç*r*an*s, qu* esperar*m uma *emarcação </line>
<line> de **r**s no </line>
<line> nor*este do estado pel* </line>
</par>
<par>
<line> gover*o </line>
<line> po*tuguês. Com * </line>
<line> demor*, s* in**alar*m no </line>
<line> chamado Porto de V*amã*, primeira </line>
</par>
<par>
<line> nome*c*atu*a da a**al cidade P*rto Al**re. </line>
<line> Tr**ando um p*n*ra*a *eográfico, às margen* da capital encon**a-*e o La*o G*aíb*, qu* </line>
</par>
<par>
<line> possibilit*u a *mp*rtaçã* e ex***tação de *rodutos pa*a Po*to Alegre através </line>
<line> do Cais </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Porto. Localizado n* zona *entral, é perto dele que tem in*cio a Orla do Guaíba, se*do </line>
</par>
<par>
<line> direcionada até a </line>
<line> z *na s ul </line>
<line> da *idade, com seus div*rs** pontos *o*eados *omo Orl* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Gasôm*tr*, O*l* da As*unção ou *rla *e *pane*a, sendo nomeado o* pelos prédios *ultu**is </line>
<line> pe**o *o lo**l ou pel*s *airros. *m Porto Alegre, en*on*ram-*e v*riad*s l*cais de cultura ou </line>
</par>
<par>
<line> lazer, sendo pú*lic** o* privados. Há </line>
<line> pre*e*ça forte d* *useus como o Muse* de Arte </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Es*ado do Rio Grand* *o Sul (MA*GS), *u*eu Ib*rê Cama*go, *u*eu de Ci*ncias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Tecnologi*s da PUC**, entre o**ros. T*mbém há imp*r*antes mo*entos cult*rais como </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Fe*ra do Livr* de Porto *legr* e * B*enal do M*rcosul. Os e*paço* de lazer combinam com o </line>
<line> hábito *e frequenta* pr*ças *omo *omento de *azer n*s fin*is de semana, sendo os mais </line>
<line> conhecid*s: *arque Marinh* do Brasil, Parque *arrou**lha (o* Redenção) e o Par*ue </line>
<line> G*rmâni*. *o setor do comérci* enc*ntram-s* *ocais priva*os como sho*pings, as lojas *o* </line>
<line> bairros com*rci*i*, *or exemp*o o Centro da cidad*. E há também *s fei*as *m zo*as de lazer, </line>
<line> se*do v**did*s principalmen*e artes*nato* e alim*n**s. </line>
<line> A cidade de Porto Alegre também é conhecid* pela riva*idade en*re os *imes de fu*e*ol, </line>
<line> c*bendo nel* os Está*io* do Sp**t Cl*be Internac*onal * do **êmio F*o*-Ball Port* </line>
</par>
<par>
<line> Al*grense, localizados em zonas distantes entre **. S*ndo conhe*i*os co*o Beira-Rio </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> Arena, *espectivame*te. </line>
</par>
<par>
<line> Vi*t* o ce**r*o urbano da cida**, as*ume-se que **r*o A*e*re permi*e di*e*sas *elaç*es </line>
<line> socia*s que p*dem servir para um pas*eio por lazer, c*ltural o* para fazer co*pras. Logo, </line>
</par>
<par>
<line> *ntende-s* que, a pa**ir destas relaç*es, </line>
<line> f*rma-se o suj*ito na cidade, inc*usive poden*o </line>
</par>
<par>
<line> cons**erar a cidade de Porto Alegre como um lugar, conceito def**ido p*r Sa*tos (*997) </line>
<line> como espaço de identidad* e pert*ncimento. Os jovens, por sua vez, també* são *ab*tan*es d* </line>
<line> cidade e, *onforme Carrano (**03), a c***de tamb*m é um espaço e**ca*ivo. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 2, art. 11, p. 209-22*, fev. 2020 www4.fs*net.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Barbosa, G. B. B. *antos, L. B. O*ive*ra, V. H. N. Olive*ra </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> Prim*iramente, é prec*so estab*lec*r que há diferença en*re </line>
<line> estu*ar **ve*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adol*sc*ntes, sendo qu* cab* aos pesquisadores **s juventudes entend*r a* culturas juvenis, </line>
</par>
<par>
<line> suas r*laçõe* consigo </line>
<line> * </line>
<line> co* os demais, </line>
<line> além *os *eus espaços de pertencimento. Se*undo </line>
</par>
<par>
<line> W*lff (*9*5), os e**udos d* a*ol*scência se p**ocupam em corpos e men*es, *nquanto </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> estudo da ju*e*tude enfatiza o aqui e **o*a *as experi**cias d* jovem, para ent*nd*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> forma*ão de seus m*ndos. *ntende-se, então, que há diversidade entre os jovens. Pais (*00*) </line>
</par>
<par>
<line> reiv*ndica * n*cessida*e d* entender que exis*e uma </line>
<line> pl**alidade entre os *o*ens, ju*tamente </line>
</par>
<par>
<line> pela *iversidad* entre *s suas cu*turas neste segme*to s*c*al. * importante *a*ientar q*e tal </line>
</par>
<par>
<line> diversidade tam*ém </line>
<line> afeta as </line>
<line> relações soc*ai* pel*s j*vens e sua m*neira </line>
<line> de </line>
<line> e*tend*r o seu </line>
</par>
<par>
<line> mundo e de que ma*eir* se posicionam </line>
<line> dian*e d* </line>
<line> situaçõe*, id*ntidades e locais. Conform* </line>
</par>
<par>
<line> Heide*ger (2006), "ser-no-mundo" implica ser mu*do. Ou seja, somo* c*ns*ituintes do </line>
<line> mund* en*uanto est*mo* e vivemos aqui, *endo **a **lação além do corporal, vist* que ser </line>
<line> do mundo *mplica ao sujeito a maneira pel* qu*l ele é in*egrante, como a existência. Nisto *á </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> se e*ten*er que o* *ove*s também *ã* integr*nt*s </line>
<line> do * undo e que </line>
<line> b*scam a m*n*ir* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*r parte constitu*nte do seu lugar. *esta investigação, entend*-s* o "mu*do" como * cid*de </line>
</par>
<par>
<line> de *orto Ale*re, para </line>
<line> e*t*nder qual a relação </line>
<line> dos jovens pe*qu*s*dos *om a cidade. Assi* </line>
</par>
<par>
<line> sendo, os espa*os *r*an*s oc*pad** e p*rpassado* dur*nte a rotina. </line>
<line> 2 REFER*NCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Jovens **ntemporâ*eos </line>
<line> Conforme o *BGE (***0), os jove*s f*zem parte da faixa e*ária en*re 15 e 29 an*s. As*im, </line>
<line> h* de *e perce*er qu* há uma pluralidad* entre eles, apesar de *erem ca*acter*sticas próprias </line>
</par>
<par>
<line> devi*o </line>
<line> ao próprio recorte etário. L*go, é preci*o entender que juv*ntude não é ap*nas *m </line>
</par>
<par>
<line> mo*ent* de transiç** entre infante* e adultos. </line>
<line> As culturas ju*enis são ap**sen*adas nos *studos de F*ix* (1998) qu* afirma *erem as </line>
<line> experiência* dos jovens cont*mporâ*e** co*eti*as, co** expressa que: </line>
</par>
<par>
<line> en u* sen**do </line>
<line> amplio, las culturas juvenis se ref*eren a la manera em q*e las </line>
</par>
<par>
<line> experi*ncias soci*les de lós jóv*n*s son expr*sada* *olect*v*mente *ediante la </line>
<line> construcció* d* e****os de *ida distintivos [...] (p.3*) </line>
<line> Outro a*to* importante acerca *o tem*, P*is (2003), afirma que os jove*s s*o divers*s </line>
<line> e**re s*. Logo, não é possível homo*enei*a* os jovens em busca de u*a padr*niza*ão, visto </line>
<line> Rev. *S*, Te**sina, *. 17, n. *, art. 11, p. 209-224, fev. 2020 www4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Metodolo*ia De C*rtas" Como Form* *e A*álise dos Trân*itos Urbanos de *ovens Contemporâneos </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> q*e há s**s particularidades, princip*l*ent* em rel*ções cotidianas. A pesqu*sa buscou </line>
</par>
<par>
<line> *ntender a relação d** jovens pes*uisados </line>
<line> com a cidade de Porto Alegre, a *artir do uso da </line>
</par>
<par>
<line> metodologi* de cartas. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Ocupação do* Espaços Urbanos </line>
</par>
<par>
<line> As juv*ntude* são encontra*a* p** *oda * par*e, seja em *m espaço educativo ou em </line>
</par>
<par>
<line> um local não-formal de apr*nd*zagem, como os espaços </line>
<line> d* um* cidade. Há o debate </line>
<line> s obr e </line>
</par>
<par>
<line> essa **ropria*** *a* juven*u*es c*m os locais on** convivem. *omo exp*essam B*re*li </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rocha (2008): </line>
</par>
<par>
<line> [...] *om "rodinhas nos pés", toma* conta *a c*dade como um todo *u dos </line>
</par>
<par>
<line> bai*r*s das r*giões em que viv*m, numa circulação transversal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> deso*dena*a, que *xplod* os l*mites da esp*cialida*e u*bana e, por vezes, do </line>
<line> pr*prio pertencimento soci*l (p.2*). </line>
<line> *arrano (2003) *amb*m se s*tu* n* d*bat* s*bre a função d* cidade e como ** joven* </line>
<line> se a**opriam dela. *ara ele, a c*dade também fun*iona co*o um lo*al de aprendizados, visto </line>
<line> qu* p**sibilita *elaçõ*s e práti*as so*i*educativas. Como o autor afir*a: </line>
<line> A* **áticas sociais que o*orrem nas cidades in*o*poram-se *o conce*to de </line>
<line> e*u**çã*, uma vez q*e compr*endem em suas *inâm***s cultu*ais próprias </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> rea*ização, a *ormação de valo*es, a tr*c* *e saberes e, em últ*ma </line>
</par>
<par>
<line> ins*â*cia, a própria su*jetivi*ade. (p.20) </line>
<line> As*im, o autor entende *ue a educação cabe para além *o espaço escolar, podendo se* </line>
<line> a cidade, a qual p*ssibil*ta que o* jov*ns façam parte *ela, p*r* ensinar *u aprender. </line>
<line> 2.3 Conceit*s *eográf*cos I*po*tantes </line>
</par>
<par>
<line> Clark (199*) trata sobre o Espaç* Urban* como um s*st*ma de objeto, ações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mov*mento en*re ed*f*cios e po*ulaçã*. San*os (1997) conceitua Espa*o *eo*ráfico co*o um </line>
<line> q*adro ú*ico de um sistema de relaç*es * objetos ent*e * natu*eza e a s*ci*dad*. E o Lugar </line>
<line> como um esp*ço de identidade e *ertencimento. </line>
<line> *ssim, dentro do Es*aço Geográfic* s* encontra o Espa*o Urbano, do q*al a* cidades </line>
<line> po*em fa**r parte. E, dentro delas, há o *ue se conce*tua co** Luga*, visto que os lu*ares </line>
<line> são espaç*s a que nos sentimos pertencentes. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 2, art. 11, p. 209-224, fev. 2020 www4.fsanet.com.**/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Barbosa, G. B. B. Santo*, L. B. **ivei*a, V. H. N. Oliveira </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> 3 MÉTODO </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 A Metodologia de Cartas </line>
</par>
<par>
<line> Na busca de um ma*ea*e*to d* fluxo urbano d*s *ovens con*emp*râneos estudantes do </line>
</par>
<par>
<line> Colégio </line>
<line> de A*licação da UFRGS, com foco nos e*paços *r*a*os de Porto *le*re ocupados </line>
</par>
<par>
<line> por aqu*les, a metodo**gia da in*e*tigação fo* </line>
<line> a esc**ta de uma carta a um vi*i*ante </line>
</par>
<par>
<line> hipotético, que fica*ia n* cidade por 24 horas em comp*nhia *o jovem. * produç*o de escrita </line>
</par>
<par>
<line> foi realizada por 30 estudantes de uma turma do segundo an* </line>
<line> do ensino médio da e*cola </line>
</par>
<par>
<line> me*ci*nada. </line>
</par>
<par>
<line> A* c**ta* rel*tam intimidade dos seus autores c*m sua *scrita e ex*res*am * s*a maneira </line>
</par>
<par>
<line> de estar no mundo, al*m de *o*he*imen**s a*erca dele. O qu* foi e**rito pa*te </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sub*et*vidad* dos sujeitos pesquisa*o* * assim suas manei*as d* pertencim*nto e interação </line>
</par>
<par>
<line> com a cida*e, </line>
<line> u*a v*z que os sujeitos escre*eram sobr* os seus esp*ços de identidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pertencime*to. Pa*a tant*, há a*ordo com Sier** Blás (200*), qua*do afirma que a *scrita de </line>
</par>
<par>
<line> si ass*me a subjetiv*dade de *eu autor **mo dimens*o integrante de </line>
<line> sua l*ngua*em, </line>
</par>
<par>
<line> *o*stru*nd* sobre ela a sua ver*ade. </line>
</par>
<par>
<line> Ess* *ipo d* utiliz**ão metodológic* in*vad*ra, </line>
<line> *e "car*as a* vis*tante", já s* </line>
</par>
<par>
<line> org*nizou em outro* tra*alhos de Olive*ra * Lacerda (2018a, 2*18b); e em pu*licações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> O*i*eira (2018a; 201*b). </line>
</par>
<par>
<line> A escrita da carta *o viaj*nte ocorreu em s*la de aula, e para tal, c**a estud*nte </line>
<line> r**ebeu uma fo*ha co* a or*entaç*o: "prezado v*aja*te, m* chamo (fulano) e terem*s *m di* </line>
</par>
<par>
<line> j un* *s </line>
<line> na c*da*e de *orto Alegr*. Ass*m, eu go**aria...". A *artir desse *onto, c*da </line>
</par>
<par>
<line> pa*t**ipante narra um d** *e trâ*sito em Po**o Alegre re*atando os locais ao* quais *ev*r*a um </line>
<line> hip*t**ico viaja*te. Numa to*alidade, fo*am trinta cartas analisadas. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina, v. **, n. 2, art. *1, p. *09-224, fev. 2020 </line>
<line> www4.*sane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Meto*ol*gia De Cartas" Como *orma de Análise do* *rânsitos Urbanos d* Jovens C*ntemp*râneos </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Exempl* da carta entreg** para ser escri*a. </line>
</par>
<par>
<line> Org*n**açã*: o* a**ore* (201*) </line>
</par>
<par>
<line> * *nálise partiu </line>
<line> pa*a resultados quantitat**os acerca dos Es*aços Urbanos *itados </line>
</par>
<par>
<line> pe*os suje*tos, e result*dos qualitativos, ao ente*der o fluxo en**e os locais referidos. </line>
<line> 4 *ESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> A *nve**igação *aseou-se em resultad*s extraídos das cartas e*critas por estu*ant*s de </line>
<line> uma *urma do segundo *n* *o ensino méd*o do Colégio de Aplica*ão da Universidade </line>
<line> Federal do Rio Grande do Sul. Ao *o*al foram 30 cart*s escritas, da* *u*is *e ana**saram: os </line>
<line> lugares cita*os, * fluxo na cidade e as "dicas" a* visi*ante. </line>
<line> 4.1 Anál*se Quan*i*ativa dos Resultados </line>
<line> Salient*-se *ue a análise s* fe* c*mplexa, vi*to que há cart** que fo**m *scritas de </line>
<line> ma*eira sucinta, ou seja, em po*c*s li*has ab**dam o que foi solicitado. Há algu*as q*e </line>
<line> cita* luga*es de m**e*ra genérica, sem identificação do loca*, p*r exemplo: "*u leva*i* ao </line>
<line> shopp*n*". Logo, fora* frases excl*ídas para * análise q*antitativa da qual fo*am f****dos </line>
<line> gráf*cos. Também qu*ndo * ge*eralização é extrema, *ncaix*-*e apenas no debate de análise </line>
<line> *eral das cartas, como ao es**everem "*iverso* *u*a*es". O foco fez-s* numa ava*iação *o*re </line>
<line> *s *ocais ci**dos e em dados nu*ér*cos apre*entam-se os mais referidos e c*rac*eríst*c*s </line>
<line> a*erca destes. </line>
<line> Rev. F*A, *eresina PI, *. 17, n. 2, art. 11, p. 2**-224, fev. *020 www4.***net.com.br/rev*s** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. B**bos*, G. B. B. Santos, L. B. Oli*ei*a, V. H. N. Olivei*a </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> Foram ret*rados das cartas todos os E**aços Ur*a*os d* Po*to Alegre, citados pelos </line>
<line> suje*tos da pesquisa, como espaços com *o*eação gen*rica ou com * próprio. Houve *ugares </line>
</par>
<par>
<line> refe**nciados de uma r*lação íntima, com* </line>
<line> as *asas *as famílias ou outros </line>
<line> espaços *e </line>
</par>
<par>
<line> *ntimidade. No entanto, </line>
<line> para a análise qu*ntita*iva buscaram-s* o* *ocais que mais *or*m </line>
</par>
<par>
<line> cita**s *entre a li*ta de tan*os outros r*ferido*. *ssi* s*ndo, a partir d* um </line>
<line> e*pa*e com a </line>
</par>
<par>
<line> porcentagem * *eferência nas car*as, a análise fez-s* para onze esp*ços. </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra * - Mapeamento *o flu*o urbano dos jove*s p*squisados </line>
</par>
<par>
<line> Organização: os au*ores (20*8) </line>
<line> Elaboração via Google Maps (2018) </line>
<line> Conforme a i*ag*m d* mapeamento, os espaços de Porto Alegre dest*cados fora*: </line>
<line> Usina d* *asômetro, Estádio Beira-Ri*, Pa*que da Redençã*, C*sa de *ul*ura Mario </line>
<line> *uintan*, Museu de Ciên*i*s e Tecnol**ias d* PUCRS, Parq*e Germânia, *a*dim Bo*âni*o, </line>
<line> Fundação Iberê *amargo, Orl* do Guaíba e o* bai*ros Cidade Baixa e Centro. </line>
<line> Gráfico 1 - Relaç*o Pú*lico-Privado dos Espaços Citados </line>
</par>
<par>
<line> Organizaç*o: os autor*s (*018). </line>
<line> Rev. F*A, *eresina, *. 17, n. 2, art. 11, p. 2*9-224, fev. 20** www4.fsa*e*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Meto*ologia De Car*as" Como F*rma de Análise dos Trânsito* Urbanos de Jovens *ont*mp*râneos </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> Primeira*ente, é p*ec*so *es*altar que para este primeiro *r*fi*o os bair*os foram </line>
<line> excluídos por*ue s*o en*e*didos como es*aç*s de trân*ito. Ent**, conform* o *ráfico, há um* </line>
<line> grande diferença por**ntual entre *s eixos, sendo q*e 78% do* esp*ços citados são espaços </line>
</par>
<par>
<line> pú*l*cos. Pe*ceb*u-se que há uma v*lor*zação e </line>
<line> ocupa*ão dos **ven* p***s loc*is p*b*icos, </line>
</par>
<par>
<line> *endo mencionados *númer*s vezes. Inclusive repara-se que há um forte co*heci*en*o entre </line>
</par>
<par>
<line> os estud*ntes </line>
<line> de*tes esp*ços, *is*o que majoritariame*te for*m nomeados. Além de que em </line>
</par>
<par>
<line> algumas cartas *oi escrito que são ocupados dur*nte a **tina. Repara-se que em maior part* </line>
<line> dos espaços públicos citados, eles também são locai* abertos por se*em par*ues *u loc**s d* </line>
</par>
<par>
<line> Orl* *o Guaíba. * que se pod* afirmar que além de ser um local público, é </line>
<line> os </line>
<line> sujeitos da </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisa ocupam **cais *bertos. Sobre o* lugares privados, que compõem 22% d* gráfi**, são </line>
</par>
<par>
<line> espaço* de cu*tura c**o mus*us para os quais há d* pagar a entra*a, como Museu de o </line>
</par>
<par>
<line> Ciências e Tec***ogias da PUC**, mas que há de se afirmar que *r*quênc*a a </line>
<line> neste *us*u </line>
</par>
<par>
<line> cabe em boa parte por es*udantes de escolas quando vão a pa*seios est*dant**, ou os estádios </line>
</par>
<par>
<line> d* futebol, que também há </line>
<line> de </line>
<line> pagar a e*trada para *er direito de ver os *ogos, sendo </line>
</par>
<par>
<line> exem*li**cado no Beira- R*o. </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 2 - Caracterí*ticas *os Es*aços U*banos citados </line>
</par>
<par>
<line> Organiza*ã*: os autores (2018). </line>
<line> Sobre *s lugares referenciados, há um* di*ersidade de *aracte*ísticas entre eles, v*st* </line>
<line> *ue não foi *el*cionado ap*nas um *ipo de espaço urbano para i* j*nt* com o v*si*ante, o que </line>
</par>
<par>
<line> po*sibilita afirmar **e ho*v* uma </line>
<line> preocu*açã* por parte do* sujeitos com que o vis*tan*e </line>
</par>
<par>
<line> pudesse con*ecer d*f*rentes lugares de Por*o Al*gre, não ficando apenas em um pa*seio *nt*e </line>
</par>
<par>
<line> parque* ou museus, po* exemplo. Assim, *ep*ra-s* </line>
<line> que há uma d*vi*ã* entr* espaços </line>
</par>
<par>
<line> concretos e de </line>
<line> trâns*to, *os q*ais e*t*s são os *airros Cida*e Baixa e C*ntro His*ó*ico. </line>
</par>
<par>
<line> Afirma-** que são de trân*ito porque os joven* pesquisad*s os **creveram como Espaços </line>
</par>
<par>
<line> Ur*anos abe**os, no sent*d* de </line>
<line> *onhece* a* rua* e os seus prédio*. Sobre a movimentação, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 1*, n. 2, art. 11, p. 209-224, fev. 20** </line>
<line> *ww4.*sane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. B*rb*sa, G. B. B. Santos, L. B. Oliveira, V. H. N. Oliveira </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> ace*c* do Centro foi recomendada c*mo um trajet* dura*te o *ia para conhecer a arquit*tura e </line>
<line> * hist*ria de Po*to Ale*re, enquant* a Ci**de Ba*xa é apo*t*da, *r*feren*ialm*nte, p*ra um </line>
<line> movimento noturn* *m busc* d* bares e festa* para lev*r o visitant*. </line>
<line> Acerca dos *ocais concretos em si, são c*tados e* mai*r parte o* espaç*s d* lazer, que </line>
</par>
<par>
<line> *ntram na classi*icação, sendo parques *u </line>
<line> esp*ços que </line>
<line> *ompõem Orla do G*aíba. Por a </line>
</par>
<par>
<line> segundo, ficam o* espaço* *e cul*ura, *endo a Casa de Cul**ra Mario Quintana o mais citado. </line>
<line> *obre a *l*mentação, em poucas cart** citou-se algu* local de alimentação, e quando citados </line>
</par>
<par>
<line> fora* espaços ún**os, demonstran*o a **uca percepção </line>
<line> pe*os jovens </line>
<line> pesq*i*ad*s p** pa*ar </line>
</par>
<par>
<line> em *m mo*ent* do flux* para **mer. </line>
</par>
<par>
<line> Gráfi*o * - Os *spaços Urbano* ma*s ci*ados de Porto *legre </line>
</par>
<par>
<line> Organização: os aut*res (2018) </line>
<line> Em d*spara*a, a Usina do G*s*metro s* fez a moda com refe*ê*cia em 58% das cartas </line>
<line> a*a*isadas. * Gasômetr* é uma cons*ruçã* *ue a*ti*ame*t* *ra usada como uma u*ina. </line>
<line> Dentro do préd*o, encontram-s* salas p*ra peças de **atro ou exposições, ou um es*aço a*erto </line>
<line> *o segu*do an*ar. No entanto, a usin* f*ca em frente a* *uaíba, send* pa*te da orla. E é n*la </line>
</par>
<par>
<line> q*e * e </line>
<line> co**entra* os jovens, visto que na orla há esp*ço para senta* e conv*r*a*, </line>
<line> além </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> poder ca*inh**, o q*e é </line>
<line> citado em algumas cartas como "*amos dar uma cami*hada no </line>
</par>
<par>
<line> Gasômet**". </line>
</par>
<par>
<line> A Rede*ção, também c*nh*cida como Parq*e Far*oupilh*, é um espaço grand* na </line>
<line> *ona central de *orto **egr*, onde há a *onvivênc*a de t**as a* gerações e de an*mais. É um </line>
</par>
<par>
<line> espaç* </line>
<line> *e lazer que *ostuma ficar cheio principal*ente n*s f*nais *e semana e, i*clu*ive, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> um cart*o-postal da c*dade. A Redenção é e*paço de e*entos *us**ais e políticos. </line>
</par>
<par>
<line> C*mo **paço *ultural mais c**ado, apareceu * Casa de Cultura Mario *uinta*a, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> cha*a a atenção p*la sua </line>
<line> arq*itetura d*ferenciada. * um es*aç* no Ce*tro de P*rto **egr* </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Teresin*, v. 17, *. 2, art. 11, p. 209-2*4, fev. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Meto*olog*a De Cartas" Como Forma de Análi*e do* **ânsitos Urba*os de Jovens Contemporâneos </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> que valoriza a arte, </line>
<line> com expo*ições artís*icas * peça* </line>
<line> d* te*tro, além de um c*nema </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> pri*eiro a**ar. Ao s*u redo* enco*tram-se bares e cafeterias. </line>
<line> *ráfi*o 4 - Outro* *spaços Urbanos citad*s de P*rto Alegre </line>
</par>
<par>
<line> *rg*nização: os autores (20*8). </line>
<line> Sobre o gráf*co 4, *pare*em os outros espaç*s *rbanos mais citados n* list* do </line>
<line> mapeamen*o, ficaram com **a frequência de 17% e 21% de re**rên*ia nas cart*s. Ap*recem </line>
<line> ju*tos no gráf*co porque empa*a*am em nú*er*s de citações. </line>
<line> O *arq*e G*r*ân*a é um local *e lazer, si*ua*o na *ona no*te. *n*ontrado perto de </line>
<line> bairros nobres, é um p*rq** fec*a*o por grades e por*ões. No ent*nto, apa*ece como sugestão </line>
<line> nas cartas, inclusive logo *epois de conhecer o* shoppings por per*o. É um parqu* m*is n*v* </line>
<line> na cidade, cuja m**ime*ta*ão p*rtiu das cons*ruç*es no ba**ro. </line>
</par>
<par>
<line> O Jar**m *otânico configura-se como um espaço </line>
<line> urbano da cidade **e fica mais </line>
</par>
<par>
<line> *ista*te da zo*a central. É um e*paço fech*do *om g**des e por*aria, vis** que é um museu </line>
<line> botânico. Porta*to, há um espaço ao a* livre com pequenos l*gos * f*ntes, jun*o com espécies </line>
</par>
<par>
<line> da botânica. A en**a*a no Ja*dim é ** </line>
<line> baixo cus*o par* os </line>
<line> estudantes e </line>
<line> ***mi*e que po*sa* </line>
</par>
<par>
<line> circu*ar por todos os *spaç** interno*. Sua presença n*s ca**as a*o*ta u* diferencial em </line>
</par>
<par>
<line> relação aos </line>
<line> outro* esp*ço* </line>
<line> ur*anos ci**d**, v*sto que é sugerid* para que o visita*t* **s*a </line>
</par>
<par>
<line> *onhece* junto, p*rque há uma curiosi*ade pelos suj*it*s da pesquisa, visto que transita* por </line>
<line> perto, mas nunca e*traram no local. </line>
<line> *e*ce*e-se que os esp*ços da zona centra* da cidade sã* os mai* visitado* * ocupados </line>
</par>
<par>
<line> pelo* j*vens, *lém </line>
<line> *e serem uma **g*stão dada po* eles. Confo*me o* g*áf*cos, são po**as </line>
</par>
<par>
<line> cita*ões para *lé* da zona centr*l. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo a*sim, </line>
<line> *m or*em do </line>
<line> eix* </line>
<line> horizontal do gráfico, os *róximos es*aços </line>
<line> fazem </line>
</par>
<par>
<line> pa*te *a zona c*ntral de Porto *legre. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *er*si*a PI, v. 1*, n. 2, art. 11, *. *09-224, fe*. 2020 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Bar*os*, G. B. B. Sant*s, L. B. Ol*veira, *. H. N. O*iveira </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> O Ib*rê Camargo * uma *unda*ã* cul*u**l, c*nsti*u**do-s* um museu d**er*nciado. A </line>
</par>
<par>
<line> arquitetur* c*ama </line>
<line> a ate**ão por *er dif**ente dos outros muse*s da cidade *ue são </line>
</par>
<par>
<line> reta*gulares, sendo u*a ar**itetura </line>
<line> do estilo </line>
<line> contemporâneo. En*re**nto, a maior </line>
</par>
<par>
<line> movi*entaç*o se faz n* sua área ext*rna, visto que há a orla do G**í*a. Na cidad* de Porto </line>
<line> Aleg*e é comum, princ*palme*te no final de semana, *ue os ci*a*ãos *aiam para caminhar ou </line>
</par>
<par>
<line> pe*ala* pelo* parques * pela *rla. * por i*so que Orla do Gua*ba é conceitua*a com* um a </line>
<line> espaço ur*a*o pe*os próprios s*je*tos da pesquisa. </line>
<line> *ntret**t*, *omo um lugar longo, p*r ser uma orla desd* a zon* cent*al até a sul da </line>
<line> cidade, ma* o foc* dos sujeitos coube nes*e espaço mais cen*r*l, sendo ini*iad* pela U*ina *o </line>
<line> Gasôme*ro até o Ib*rê Camargo. </line>
<line> A Orla d* Guaíba é um espaço urban* de la*er, sendo de movim*nto ou para relaxar. </line>
</par>
<par>
<line> O* seja, pode-se *r*ticar e*port*s ou fica* </line>
<line> senta*o </line>
<line> na grama. É um *ocal qu* permite </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sociabilidade co* dife*entes *rupos </line>
<line> da </line>
<line> socieda*e, visto </line>
<line> que é oc**ado com </line>
<line> diferente* </line>
</par>
<par>
<line> objetivos. Pode-se, por e*empl*, faz*r um piquenique enquanto se vê a vista do Guaíba, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> pedalar pela Orl* ou faze* uma fest* a*erta, etc. Logo, é diante de*ta *iversi*ade de p*ssoas, </line>
</par>
<par>
<line> *o*o dos pr**rios jovens </line>
<line> d* cidade, de*t* plurali*ade de ativida*es possíveis a Orla do e </line>
</par>
<par>
<line> **aí*a n* zona central é **vimentada, pri*cipalm*nte *os fina*s de semana. </line>
<line> Sobre os bairr*s ci*ados, *s *vide*t*s s*o: Centro e Cidad* Baixa. Reparou-se que </line>
<line> aque** fo* referenc*ado pa*a qu* o visitante pu*esse c*nhecer * His*ória *e Porto Aleg*e e * </line>
<line> antiga ar*ui*etura. Ta*bém foi s*tuado *omo *m espaço de p*sse*o tur*s*ico, mas os sujeitos </line>
<line> da pesquisa *pontaram por que espa*os d* Centro estari*m circulando com o visitan*e, t*dos </line>
</par>
<par>
<line> através de uma cam*nhada. Então, com uma *ovimentação </line>
<line> diur*a, *mbos circula*ia* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> busca de co*he*er Porto Aleg*e *or *oca*s **lt*rais, co*o os m*seus da Praça da Matriz ou a </line>
</par>
<par>
<line> Cas* de *ultura Ma*io *uintana. Entretant*, **r**beu-s* q*e </line>
<line> há de s*r u*a movi*enta*ão </line>
</par>
<par>
<line> rápida, vis** qu* qu**do * Centro foi </line>
<line> ap*ntad* ap*receu *ais como um espaço ur*ano </line>
</par>
<par>
<line> impor*ante de conhec*r, mas como um local *ransitó*io p*ra o *róximo espaço sugerido. </line>
</par>
<par>
<line> O bairro Cidad* Baixa é apresentado já </line>
<line> como um es*aço u*b*no para se pe*manece* </line>
</par>
<par>
<line> por ho*as, vi*to que a ref**ência ao bairro suger* uma movimenta*ão notur*a, justamente em </line>
<line> bus*a de bares ou festas para o jov*m e o visi*a*t*. Conforme p*lav*as do* próprios su*eitos, a </line>
<line> id* p*ra esse bairro à no*te é para "fech*r com c*ave de ouro". Aqui, *ão for*m n*m*ad*s po* </line>
<line> *u**s locais fechad*s seria a circul*ção, por*ue iriam *e**obrir na hora, ou passear p*las ruas, </line>
<line> apenas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin*, v. 1*, n. 2, art. 11, p. 209-224, fev. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Metod*l*gia De Car*as" C*mo F*rma de *n*li*e dos Tr*nsitos Urbanos de Joven* Con*empo**neos </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 *s Flu*os n* Cid*de Porto Alegr* </line>
</par>
<par>
<line> O segundo tópico é s*b*e os fluxos na cidade. Ou seja, * trânsito pa*a realiz*r * </line>
</par>
<par>
<line> *esloc*ment* entre os lugares ci*ados. ** nenhuma ***ta </line>
<line> se aprese*tou *omo seria </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> l*comoção, seja por ôn*bus ou carro, por exemplo. E*tretanto, aparece e* a*gumas uma </line>
<line> sugestão de uma *aminhada para c*nhec*r a c*dade. </line>
</par>
<par>
<line> Ou*ro ponto é que em *aior parte das </line>
<line> cartas é esc**t* u* i*inerário qu* poss***lito* </line>
</par>
<par>
<line> buscar o *luxo ur*ano, pa*a sab*r sob*e * per*epç*o entre tempo versus distância, alé* *os </line>
<line> espaços escolhidos pa** se conhecer em 24 horas na cidade. Assim, fez-se uma análise so*r* </line>
<line> tod*s os fluxos citados e percebeu-*e que houve u*a rot* mais r*co**ndada: </line>
<line> F*gura 3 - A r*ta m*is r*comendada: *rl* do Guaíba </line>
</par>
<par>
<line> Orga**zação: os autore* (2018) </line>
<line> Elaboração via Google Maps (*018) </line>
<line> Assim, * rota para a qual houve m*ior s*g***ão nas cartas foi um* caminha*a pela </line>
</par>
<par>
<line> Or*a do Guaíb*, co* saída </line>
<line> ou *o Cen*ro ou do Iberê Ca*argo, quando não perpass*r pelo* </line>
</par>
<par>
<line> dois es*aç*s. C*nform* o Goo*le map*, a rota inteira há *e ser uma ca*i*hada por 1h30min, </line>
</par>
<par>
<line> o q** possibilita ser </line>
<line> um fluxo viável, vist* *ue o *isitante p*de **nhecer inúme*os espa**s </line>
</par>
<par>
<line> entre os mais citados, cir*u**ndo entre *s recomen*ados pelos *o*ens pesquisados. Entretanto, </line>
<line> houve rot*s com um fluxo entre espaç*s dis*antes en*** si ta*bém. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 2, *rt. 11, p. *09-224, fev. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Barbosa, G. B. B. San*os, L. B. Oli**ira, V. H. N. Oliveira </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> *.3 Dicas ao V*si*ante </line>
</par>
<par>
<line> Foram encontradas dicas de dois t*p**: a de qual*dade e a *e **rig*. Ao dizer </line>
<line> qu*lida*e, refere-se às dicas que suger*m pontos *os**iv*s como * que se encontra de bom em </line>
</par>
<par>
<line> Port* Alegre: chu**as*o o e </line>
<line> pôr d* sol. Que </line>
<line> confor*e pala*ra* dos sujei*o*, "Aqui há o </line>
</par>
<par>
<line> m*l*o* churrasco *o país" e a sugestão de ca**nha* pela Orla do Guaíba para "*er * lindo pôr </line>
<line> d* *o* de P**t* Aleg*e". </line>
<line> En*retan*o, * foco é mais na dica da vi*lência. Ou s*ja, e* 2*% das carta* se po*tua </line>
<line> forteme*te para to*ar cuidado, q*e P*rto Alegre é violenta, com fr*quentes **saltos e </line>
</par>
<par>
<line> assas*i*atos. Inclusive como </line>
<line> es*reve </line>
<line> um e**udante, </line>
<line> "há uma gr*nde frequência de roubos, </line>
</par>
<par>
<line> mas não se *ssuste, de*ois de **as horas *a cidad* vai s* a**stumar". Ou outro, q*e pon*ua </line>
<line> "N*o an*e com objeto* n* m*o, esconda [...]". </line>
<line> 5 CONSIDE*AÇÕES **N*IS </line>
<line> Diante dos tantos resultados, afirma-se que os jov*ns pesquis*dos *onhecem a cidad* d* </line>
<line> Por** Al*g*e e seu* espaços urbanos, sendo est*s ocupados ou apenas perpassad*s pelo* sujeitos. </line>
<line> *o**, e*te*d*-s* que há uma marcação, circ**açã* e ocup*ção da ci*ade por ele*, sendo s*jeito* </line>
</par>
<par>
<line> que ensinam e a*rendem com a </line>
<line> cidade. Por ou*ro lado, h* falta *e percepção entre *empo a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> distâ*cia co* e*paços *e zo*** opostas, enqua*to valoriza* a zona cent*al de POA. </line>
<line> Outro detal*e repara*o é a supe*valorização de es*aços públicos da cidade, *ist* que </line>
</par>
<par>
<line> foram em m*ior p*rte os mai* re*er*nc*ados nas cartas. E que estes </line>
<line> s*o espaç*s como </line>
<line> parq*es, </line>
</par>
<par>
<line> bairr*s de trânsit* e consumo, al*m da Orla do Guaíba, que é *aracterística *a cap*tal gaúcha. </line>
<line> * carta ao visi*ante, c*mo es*ratégia me**dológ*ca, possibi*itou amp*ia* * grau de *nálise </line>
</par>
<par>
<line> d*s espaços *rbanos de perte**imento dos jovens es**dados, </line>
<line> visto que sua utilização p*rmit*u, </line>
</par>
<par>
<line> para a*ém da sim*les nom*aç** de esp*ços, entender * r*la*ão **otada entre os jovens *st*dantes </line>
<line> e *s locais *a cidade p*los quais *ransitam e desejariam apresentar para um *isitant* *ipotético. </line>
<line> As narr*ti*as de si e, co*sequent*mente, d* seus *luxos urbanos f*zem **m que *e po*sa </line>
<line> *nten**r melhor quem é o jovem **ntemporâneo que trans*ta pela ci*ade, q** freq*enta a e**ola, </line>
</par>
<par>
<line> * que possibilita, assim, um m**or e melhor conhe*ime*to </line>
<line> p*r pa*te de seus docentes, pois </line>
</par>
<par>
<line> conhecer os *lunos faz p**te, igualmen*e, de um **lh*r p***ejamento p*dag*gico. </line>
</par>
<par>
<line> É possível, ain*a, *erceber nuances imp**tan*es a p**tir da* </line>
<line> anális*s *os fluxos juvenis </line>
</par>
<par>
<line> pela cida**. As c*rtas auxiliaram os pesquisadores * *ir*gi* um olh*r </line>
<line> ref*n*do **s sujeito* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *nál*se: as q*es*ões </line>
<line> de seg*r*nça, po* exem*lo, ficam em evi**ncia quan*o se </line>
<line> trata </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 2, ar*. 11, p. 209-*24, fev. 2020 </line>
<line> www*.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Metodolo*ia De Cartas" **mo Forma de Aná***e dos Trânsitos Urb*nos de Jo*ens Contempor**eos </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> te*r*t*r*alidad*s *os jove*s *ela ci*ade, t*nto na relação de f*equ**tar es*aços público* ou </line>
<line> privados, quanto na escolha *or sair de dia ou de noite, *em *omo nas dicas aprese*tadas ao* </line>
<line> *isit**tes. </line>
<line> Espera-se *ue os gest*res *úblico* da cidade ate*tem *ara e**e *ransita* juv*nil, p*is esta </line>
<line> constr*ção de relação com a cidade ju*tam*nte i*icia ne*tes processos d* independ*ncia d*s </line>
</par>
<par>
<line> jovens, qu*ndo estes </line>
<line> c**cu*a* sozi*hos, ou com *m*gos, *ela c*dade. Oxa*á *e tenh*, em u* </line>
</par>
<par>
<line> futuro próximo, uma cid*de na qua* os jovens possam ci*cular sem *e*o e, assim, ser mais </line>
<line> **liz*s. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
</par>
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<line> Como *efer*nci*r este Artigo, c**for*e A*NT: </line>
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<line> Cartas" Como F*rma de *náli*e dos Trâns**os Urban*s de *o**ns Co*temporân*o*. R**. FSA, </line>
<line> Te*esin*, *.17, n. *, art. *1, p. 209-224, fev. 202*. </line>
</par>
<par>
<line> Contribu*ção dos *u*ores </line>
<line> J. S. *arb*sa </line>
<line> G. B. B. Sa*t*s </line>
<line> L. B. Oliveir* </line>
<line> *. H. N. Olivei*a </line>
</par>
<par>
<line> *) co*cep*ão e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*s* e i*te*preta*ão dos da*os. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração d* rascunh* ou na rev*são crítica d* cont*úd*. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaçã* na aprovação da ve**ão f*nal do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T**esin*, v. 17, n. 2, art. 11, p. 209-224, fev. 2*20 </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
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