<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 2, art. 11, p. 209-224,*e*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.2.11
</line>
</par><par>
<line>
"*etodologia de Cartas" Como Forma *e *nálise do* Tr*nsito* *rbanos de Jove**
</line>
<line>
Contemporâ*eos
</line>
<line>
"Letter M*thod*l*gy" as a Way *f Analysis of **ban T*affic in C*nte*porar* Y*ung Peo*le
</line>
</par><par>
<line>
Júlia Silveira Ba*bo*a
</line>
<line>
Graduação em H***ória pela *niversidade Fe*eral do Ri* Grande do Su*
</line>
<line>
E-mail: jusb.barbo*a@h*tmail.com
</line>
<line>
Gabri*la Borba B*sp* dos Sant**
</line>
<line>
Gradua*ão *m Geografia *e** Univers*dade Federal do R*o *rande do S*l
</line>
<line>
E-mail: gabr*elasantos1996@ho*mai*.com
</line>
<line>
Leonardo *riã* Ol*veir*
</line>
<line>
Graduaçã* em *i*ncias Soc*ais *ela Universid*de Federal do Rio Grande do Sul
</line>
<line>
E-*ail: leociencia*o*i*l@*ma*l.com
</line>
<line>
*ict** Hugo Nedel Olive*r*
</line>
<line>
Dout*r em Educaç*o pela Po**i*ícia Universidade Cató*ica do *i* Grande do **l
</line>
<line>
*rof*ssor da U*iversidad* *ederal d* Rio Gra*de do Sul
</line>
<line>
E-*ail: v*ctor.juve*tudes@gm*il.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
Agen*ia De Fom*ntos: PROPES*/U*RGS, Uni*ersidade Federal do Rio G*a*d* do Sul.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Bar*osa, G. B. B. Santos, L. *. O**v*i**, V. H. N. Oliveira
</line>
<line>
*10
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A partir *os *stud*s contem*orâneos s*bre as j*ventudes, entende-se que há uma plurali**de
</line>
<line>
entre esses s*jeitos que acarreta incl*s*ve na esc*lha de lug*r*s *ara frequentar. Esta é uma
</line>
</par><par>
<line>
inve*tigação
</line>
<line>
*u* buscou analisar os t*ânsito* u*banos de jovens a partir d* uso
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
metodolo*ia *e cartas. O r*corte juve*il
</line>
<line>
fora* t*in**
</line>
<line>
jov*n*-e**udante* do C*l**io
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Apl*c*ção d* Univ*rsidade Fe*e**l do Rio *rande *o Sul e o **c*rte espaci*l foi a cidade de
</line>
<line>
Porto Ale*re. Para isso efetuou-se a metodolog*a de cartas, na qual os sujeit*s ficariam vinte e
</line>
</par><par>
<line>
quatro
</line>
<line>
horas co* algum *isitante hipotético * deveriam
</line>
<line>
*scr*ver
</line>
<line>
so*r* quai* locais e que
</line>
</par><par>
<line>
itinerári* *ari*m pela cida*e. Os resultad*s apontam que os locais públicos predo**nam para
</line>
<line>
os jovens *articipantes da pes*uisa, p*incipalmente os l*cais abertos de lazer. Há uma vi*ão
</line>
</par><par>
<line>
sobr* Por*o Alegre ser perigosa d*vido
</line>
<line>
ao *rande núme*o de assalt*s. Per*ebeu-*e, em
</line>
</par><par>
<line>
di*ersas cartas, que o itin*rário escrito pass*u p*r lugares que *stes jovens escolar*zados
</line>
<line>
circu*am em sua rotin*. Assim, estabel*ceu-se um pequeno es**do sobre as ro*as citadas na*
</line>
<line>
cartas, apontando par* d*as man*i*as de circulação na ci*ade. Desta *orma, entende-se qu* os
</line>
</par><par>
<line>
j*v**s estudados fre*uenta*,
</line>
<line>
ocupam, ci*culam e *arcam os espaços urban*s e* P*rto
</line>
</par><par>
<line>
*legre.
</line>
</par><par>
<line>
Pal*vras-chave: Juven*ud*s. Por*o Alegre. Met*do*ogia *e Cartas.
</line>
<line>
*BS*RACT
</line>
<line>
From the co**emporar* *tudies on the y*u*hs, it is und*rst*od **at there is a plur*l*ty between
</line>
<line>
these subject* that entail* even in the ch*ice of pl*ces to atte*d. T*is i* an inv*stigation th*t
</line>
</par><par>
<line>
soug*t to
</line>
<line>
analyze
</line>
<line>
t he
</line>
<line>
urb*n
</line>
<line>
tra*si*s of *oung people *rom the *se of *h* methodolog*
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
le*t*rs. Th*
</line>
<line>
juvenile *ut was thi*ty youn* students
</line>
<line>
*rom the College of Appl*cation of t*e
</line>
</par><par>
<line>
Federa* University of Rio Gran** do Sul and th* spatial *ut was the city of Porto Alegre. For
</line>
<line>
th*s, the lette* metho**lo*y was used, in wh*ch subj***s woul* stay twe*ty-four hours with
</line>
</par><par>
<line>
*ome h*p*thetic*l
</line>
<line>
*is*tor, *nd sh*u*d write about
</line>
<line>
which places and wh*t route would m**e
</line>
</par><par>
<line>
for the city. The *esults indi*ate *hat th* *u*lic places *redomina*e for the young p*rt*cipants
</line>
<line>
of the research, ma*nly *he open *laces of lei*ure. There i* * view ab*ut Porto *legre *eing
</line>
<line>
dangerous due to the large *umber ** assaults. It *as not*c** *n *e*eral *e*ters t*at the writt*n
</line>
<line>
it*ne**ry passed t*rough places that these educat*d y*un* people circulate in their ro*tine.
</line>
</par><par>
<line>
Thus, a s*all study was establi*h*d o* the
</line>
<line>
*outes ment*on*d in *h* *etters,
</line>
<line>
pointi*g *o two
</line>
</par><par>
<line>
ways of circula*ion in the city. In thi* wa*, i* is
</line>
<line>
unde*sto*d that the **un* p*ople studi*d
</line>
</par><par>
<line>
*requent, occupy, ci*cul*** **d mark t*e urban spaces in Porto *legre.
</line>
<line>
Keywords: Youths. Porto Alegre. Me**odology of **t*ers.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na, *. 17, n. *, a**. 11, p. 20*-2*4, fev. 20**
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Metodo*ogia De Car**s" C*m* For*a de Análise dos Tr*nsitos Ur*anos *e Jovens Con**mporâneos
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
A cidade e *eus *ov*n*
</line>
</par><par>
<line>
A c*dade de Porto Al**r*, capital do est*d* *o Rio Gr*nde d* Sul, * integr*nte
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*e*ritório br**ileir* *eu início à sua histó*ia em 17*2, c*m aproxim*damente sessen*a casais
</line>
</par><par>
<line>
po*tugueses aç*r*an*s, qu* esperar*m uma *emarcação
</line>
<line>
de **r**s no
</line>
<line>
nor*este do estado pel*
</line>
</par><par>
<line>
gover*o
</line>
<line>
po*tuguês. Com *
</line>
<line>
demor*, s* in**alar*m no
</line>
<line>
chamado Porto de V*amã*, primeira
</line>
</par><par>
<line>
nome*c*atu*a da a**al cidade P*rto Al**re.
</line>
<line>
Tr**ando um p*n*ra*a *eográfico, às margen* da capital encon**a-*e o La*o G*aíb*, qu*
</line>
</par><par>
<line>
possibilit*u a *mp*rtaçã* e ex***tação de *rodutos pa*a Po*to Alegre através
</line>
<line>
do Cais
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Porto. Localizado n* zona *entral, é perto dele que tem in*cio a Orla do Guaíba, se*do
</line>
</par><par>
<line>
direcionada até a
</line>
<line>
z *na s ul
</line>
<line>
da *idade, com seus div*rs** pontos *o*eados *omo Orl*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Gasôm*tr*, O*l* da As*unção ou *rla *e *pane*a, sendo nomeado o* pelos prédios *ultu**is
</line>
<line>
pe**o *o lo**l ou pel*s *airros. *m Porto Alegre, en*on*ram-*e v*riad*s l*cais de cultura ou
</line>
</par><par>
<line>
lazer, sendo pú*lic** o* privados. Há
</line>
<line>
pre*e*ça forte d* *useus como o Muse* de Arte
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Es*ado do Rio Grand* *o Sul (MA*GS), *u*eu Ib*rê Cama*go, *u*eu de Ci*ncias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Tecnologi*s da PUC**, entre o**ros. T*mbém há imp*r*antes mo*entos cult*rais como
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Fe*ra do Livr* de Porto *legr* e * B*enal do M*rcosul. Os e*paço* de lazer combinam com o
</line>
<line>
hábito *e frequenta* pr*ças *omo *omento de *azer n*s fin*is de semana, sendo os mais
</line>
<line>
conhecid*s: *arque Marinh* do Brasil, Parque *arrou**lha (o* Redenção) e o Par*ue
</line>
<line>
G*rmâni*. *o setor do comérci* enc*ntram-s* *ocais priva*os como sho*pings, as lojas *o*
</line>
<line>
bairros com*rci*i*, *or exemp*o o Centro da cidad*. E há também *s fei*as *m zo*as de lazer,
</line>
<line>
se*do v**did*s principalmen*e artes*nato* e alim*n**s.
</line>
<line>
A cidade de Porto Alegre também é conhecid* pela riva*idade en*re os *imes de fu*e*ol,
</line>
<line>
c*bendo nel* os Está*io* do Sp**t Cl*be Internac*onal * do **êmio F*o*-Ball Port*
</line>
</par><par>
<line>
Al*grense, localizados em zonas distantes entre **. S*ndo conhe*i*os co*o Beira-Rio
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
Arena, *espectivame*te.
</line>
</par><par>
<line>
Vi*t* o ce**r*o urbano da cida**, as*ume-se que **r*o A*e*re permi*e di*e*sas *elaç*es
</line>
<line>
socia*s que p*dem servir para um pas*eio por lazer, c*ltural o* para fazer co*pras. Logo,
</line>
</par><par>
<line>
*ntende-s* que, a pa**ir destas relaç*es,
</line>
<line>
f*rma-se o suj*ito na cidade, inc*usive poden*o
</line>
</par><par>
</page><line>
cons**erar a cidade de Porto Alegre como um lugar, conceito def**ido p*r Sa*tos (*997)
</line>
<line>
como espaço de identidad* e pert*ncimento. Os jovens, por sua vez, també* são *ab*tan*es d*
</line>
<line>
cidade e, *onforme Carrano (**03), a c***de tamb*m é um espaço e**ca*ivo.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 2, art. 11, p. 209-22*, fev. 2020 www4.fs*net.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Barbosa, G. B. B. *antos, L. B. O*ive*ra, V. H. N. Olive*ra
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
Prim*iramente, é prec*so estab*lec*r que há diferença en*re
</line>
<line>
estu*ar **ve*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adol*sc*ntes, sendo qu* cab* aos pesquisadores **s juventudes entend*r a* culturas juvenis,
</line>
</par><par>
<line>
suas r*laçõe* consigo
</line>
<line>
*
</line>
<line>
co* os demais,
</line>
<line>
além *os *eus espaços de pertencimento. Se*undo
</line>
</par><par>
<line>
W*lff (*9*5), os e**udos d* a*ol*scência se p**ocupam em corpos e men*es, *nquanto
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
estudo da ju*e*tude enfatiza o aqui e **o*a *as experi**cias d* jovem, para ent*nd*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
forma*ão de seus m*ndos. *ntende-se, então, que há diversidade entre os jovens. Pais (*00*)
</line>
</par><par>
<line>
reiv*ndica * n*cessida*e d* entender que exis*e uma
</line>
<line>
pl**alidade entre os *o*ens, ju*tamente
</line>
</par><par>
<line>
pela *iversidad* entre *s suas cu*turas neste segme*to s*c*al. * importante *a*ientar q*e tal
</line>
</par><par>
<line>
diversidade tam*ém
</line>
<line>
afeta as
</line>
<line>
relações soc*ai* pel*s j*vens e sua m*neira
</line>
<line>
de
</line>
<line>
e*tend*r o seu
</line>
</par><par>
<line>
mundo e de que ma*eir* se posicionam
</line>
<line>
dian*e d*
</line>
<line>
situaçõe*, id*ntidades e locais. Conform*
</line>
</par><par>
<line>
Heide*ger (2006), "ser-no-mundo" implica ser mu*do. Ou seja, somo* c*ns*ituintes do
</line>
<line>
mund* en*uanto est*mo* e vivemos aqui, *endo **a **lação além do corporal, vist* que ser
</line>
<line>
do mundo *mplica ao sujeito a maneira pel* qu*l ele é in*egrante, como a existência. Nisto *á
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
se e*ten*er que o* *ove*s também *ã* integr*nt*s
</line>
<line>
do * undo e que
</line>
<line>
b*scam a m*n*ir*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s*r parte constitu*nte do seu lugar. *esta investigação, entend*-s* o "mu*do" como * cid*de
</line>
</par><par>
<line>
de *orto Ale*re, para
</line>
<line>
e*t*nder qual a relação
</line>
<line>
dos jovens pe*qu*s*dos *om a cidade. Assi*
</line>
</par><par>
<line>
sendo, os espa*os *r*an*s oc*pad** e p*rpassado* dur*nte a rotina.
</line>
<line>
2 REFER*NCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Jovens **ntemporâ*eos
</line>
<line>
Conforme o *BGE (***0), os jove*s f*zem parte da faixa e*ária en*re 15 e 29 an*s. As*im,
</line>
<line>
h* de *e perce*er qu* há uma pluralidad* entre eles, apesar de *erem ca*acter*sticas próprias
</line>
</par><par>
<line>
devi*o
</line>
<line>
ao próprio recorte etário. L*go, é preci*o entender que juv*ntude não é ap*nas *m
</line>
</par><par>
<line>
mo*ent* de transiç** entre infante* e adultos.
</line>
<line>
As culturas ju*enis são ap**sen*adas nos *studos de F*ix* (1998) qu* afirma *erem as
</line>
<line>
experiência* dos jovens cont*mporâ*e** co*eti*as, co** expressa que:
</line>
</par><par>
<line>
en u* sen**do
</line>
<line>
amplio, las culturas juvenis se ref*eren a la manera em q*e las
</line>
</par><par>
</page><line>
experi*ncias soci*les de lós jóv*n*s son expr*sada* *olect*v*mente *ediante la
</line>
<line>
construcció* d* e****os de *ida distintivos [...] (p.3*)
</line>
<line>
Outro a*to* importante acerca *o tem*, P*is (2003), afirma que os jove*s s*o divers*s
</line>
<line>
e**re s*. Logo, não é possível homo*enei*a* os jovens em busca de u*a padr*niza*ão, visto
</line>
<line>
Rev. *S*, Te**sina, *. 17, n. *, art. 11, p. 209-224, fev. 2020 www4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Metodolo*ia De C*rtas" Como Form* *e A*álise dos Trân*itos Urbanos de *ovens Contemporâneos
</line>
<line>
213
</line>
</par><par>
<line>
q*e há s**s particularidades, princip*l*ent* em rel*ções cotidianas. A pesqu*sa buscou
</line>
</par><par>
<line>
*ntender a relação d** jovens pes*uisados
</line>
<line>
com a cidade de Porto Alegre, a *artir do uso da
</line>
</par><par>
<line>
metodologi* de cartas.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Ocupação do* Espaços Urbanos
</line>
</par><par>
<line>
As juv*ntude* são encontra*a* p** *oda * par*e, seja em *m espaço educativo ou em
</line>
</par><par>
<line>
um local não-formal de apr*nd*zagem, como os espaços
</line>
<line>
d* um* cidade. Há o debate
</line>
<line>
s obr e
</line>
</par><par>
<line>
essa **ropria*** *a* juven*u*es c*m os locais on** convivem. *omo exp*essam B*re*li
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Rocha (2008):
</line>
</par><par>
<line>
[...] *om "rodinhas nos pés", toma* conta *a c*dade como um todo *u dos
</line>
</par><par>
<line>
bai*r*s das r*giões em que viv*m, numa circulação transversal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
deso*dena*a, que *xplod* os l*mites da esp*cialida*e u*bana e, por vezes, do
</line>
<line>
pr*prio pertencimento soci*l (p.2*).
</line>
<line>
*arrano (2003) *amb*m se s*tu* n* d*bat* s*bre a função d* cidade e como ** joven*
</line>
<line>
se a**opriam dela. *ara ele, a c*dade também fun*iona co*o um lo*al de aprendizados, visto
</line>
<line>
qu* p**sibilita *elaçõ*s e práti*as so*i*educativas. Como o autor afir*a:
</line>
<line>
A* **áticas sociais que o*orrem nas cidades in*o*poram-se *o conce*to de
</line>
<line>
e*u**çã*, uma vez q*e compr*endem em suas *inâm***s cultu*ais próprias
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
rea*ização, a *ormação de valo*es, a tr*c* *e saberes e, em últ*ma
</line>
</par><par>
<line>
ins*â*cia, a própria su*jetivi*ade. (p.20)
</line>
<line>
As*im, o autor entende *ue a educação cabe para além *o espaço escolar, podendo se*
</line>
<line>
a cidade, a qual p*ssibil*ta que o* jov*ns façam parte *ela, p*r* ensinar *u aprender.
</line>
<line>
2.3 Conceit*s *eográf*cos I*po*tantes
</line>
</par><par>
<line>
Clark (199*) trata sobre o Espaç* Urban* como um s*st*ma de objeto, ações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
mov*mento en*re ed*f*cios e po*ulaçã*. San*os (1997) conceitua Espa*o *eo*ráfico co*o um
</line>
<line>
q*adro ú*ico de um sistema de relaç*es * objetos ent*e * natu*eza e a s*ci*dad*. E o Lugar
</line>
<line>
como um esp*ço de identidade e *ertencimento.
</line>
<line>
*ssim, dentro do Es*aço Geográfic* s* encontra o Espa*o Urbano, do q*al a* cidades
</line>
<line>
po*em fa**r parte. E, dentro delas, há o *ue se conce*tua co** Luga*, visto que os lu*ares
</line>
<line>
são espaç*s a que nos sentimos pertencentes.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 2, art. 11, p. 209-224, fev. 2020 www4.fsanet.com.**/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Barbosa, G. B. B. Santo*, L. B. **ivei*a, V. H. N. Oliveira
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
3 MÉTODO
</line>
</par><par>
<line>
3.1 A Metodologia de Cartas
</line>
</par><par>
<line>
Na busca de um ma*ea*e*to d* fluxo urbano d*s *ovens con*emp*râneos estudantes do
</line>
</par><par>
<line>
Colégio
</line>
<line>
de A*licação da UFRGS, com foco nos e*paços *r*a*os de Porto *le*re ocupados
</line>
</par><par>
<line>
por aqu*les, a metodo**gia da in*e*tigação fo*
</line>
<line>
a esc**ta de uma carta a um vi*i*ante
</line>
</par><par>
<line>
hipotético, que fica*ia n* cidade por 24 horas em comp*nhia *o jovem. * produç*o de escrita
</line>
</par><par>
<line>
foi realizada por 30 estudantes de uma turma do segundo an*
</line>
<line>
do ensino médio da e*cola
</line>
</par><par>
<line>
me*ci*nada.
</line>
</par><par>
<line>
A* c**ta* rel*tam intimidade dos seus autores c*m sua *scrita e ex*res*am * s*a maneira
</line>
</par><par>
<line>
de estar no mundo, al*m de *o*he*imen**s a*erca dele. O qu* foi e**rito pa*te
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sub*et*vidad* dos sujeitos pesquisa*o* * assim suas manei*as d* pertencim*nto e interação
</line>
</par><par>
<line>
com a cida*e,
</line>
<line>
u*a v*z que os sujeitos escre*eram sobr* os seus esp*ços de identidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pertencime*to. Pa*a tant*, há a*ordo com Sier** Blás (200*), qua*do afirma que a *scrita de
</line>
</par><par>
<line>
si ass*me a subjetiv*dade de *eu autor **mo dimens*o integrante de
</line>
<line>
sua l*ngua*em,
</line>
</par><par>
<line>
*o*stru*nd* sobre ela a sua ver*ade.
</line>
</par><par>
<line>
Ess* *ipo d* utiliz**ão metodológic* in*vad*ra,
</line>
<line>
*e "car*as a* vis*tante", já s*
</line>
</par><par>
<line>
org*nizou em outro* tra*alhos de Olive*ra * Lacerda (2018a, 2*18b); e em pu*licações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
O*i*eira (2018a; 201*b).
</line>
</par><par>
<line>
A escrita da carta *o viaj*nte ocorreu em s*la de aula, e para tal, c**a estud*nte
</line>
<line>
r**ebeu uma fo*ha co* a or*entaç*o: "prezado v*aja*te, m* chamo (fulano) e terem*s *m di*
</line>
</par><par>
<line>
j un* *s
</line>
<line>
na c*da*e de *orto Alegr*. Ass*m, eu go**aria...". A *artir desse *onto, c*da
</line>
</par><par>
<line>
pa*t**ipante narra um d** *e trâ*sito em Po**o Alegre re*atando os locais ao* quais *ev*r*a um
</line>
<line>
hip*t**ico viaja*te. Numa to*alidade, fo*am trinta cartas analisadas.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresina, v. **, n. 2, art. *1, p. *09-224, fev. 2020
</line>
<line>
www4.*sane*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Meto*ol*gia De Cartas" Como *orma de Análise do* *rânsitos Urbanos d* Jovens C*ntemp*râneos
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Exempl* da carta entreg** para ser escri*a.
</line>
</par><par>
<line>
Org*n**açã*: o* a**ore* (201*)
</line>
</par><par>
<line>
* *nálise partiu
</line>
<line>
pa*a resultados quantitat**os acerca dos Es*aços Urbanos *itados
</line>
</par><par>
</page><line>
pe*os suje*tos, e result*dos qualitativos, ao ente*der o fluxo en**e os locais referidos.
</line>
<line>
4 *ESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
A *nve**igação *aseou-se em resultad*s extraídos das cartas e*critas por estu*ant*s de
</line>
<line>
uma *urma do segundo *n* *o ensino méd*o do Colégio de Aplica*ão da Universidade
</line>
<line>
Federal do Rio Grande do Sul. Ao *o*al foram 30 cart*s escritas, da* *u*is *e ana**saram: os
</line>
<line>
lugares cita*os, * fluxo na cidade e as "dicas" a* visi*ante.
</line>
<line>
4.1 Anál*se Quan*i*ativa dos Resultados
</line>
<line>
Salient*-se *ue a análise s* fe* c*mplexa, vi*to que há cart** que fo**m *scritas de
</line>
<line>
ma*eira sucinta, ou seja, em po*c*s li*has ab**dam o que foi solicitado. Há algu*as q*e
</line>
<line>
cita* luga*es de m**e*ra genérica, sem identificação do loca*, p*r exemplo: "*u leva*i* ao
</line>
<line>
shopp*n*". Logo, fora* frases excl*ídas para * análise q*antitativa da qual fo*am f****dos
</line>
<line>
gráf*cos. Também qu*ndo * ge*eralização é extrema, *ncaix*-*e apenas no debate de análise
</line>
<line>
*eral das cartas, como ao es**everem "*iverso* *u*a*es". O foco fez-s* numa ava*iação *o*re
</line>
<line>
*s *ocais ci**dos e em dados nu*ér*cos apre*entam-se os mais referidos e c*rac*eríst*c*s
</line>
<line>
a*erca destes.
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina PI, *. 17, n. 2, art. 11, p. 2**-224, fev. *020 www4.***net.com.br/rev*s**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. B**bos*, G. B. B. Santos, L. B. Oli*ei*a, V. H. N. Olivei*a
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
Foram ret*rados das cartas todos os E**aços Ur*a*os d* Po*to Alegre, citados pelos
</line>
<line>
suje*tos da pesquisa, como espaços com *o*eação gen*rica ou com * próprio. Houve *ugares
</line>
</par><par>
<line>
refe**nciados de uma r*lação íntima, com*
</line>
<line>
as *asas *as famílias ou outros
</line>
<line>
espaços *e
</line>
</par><par>
<line>
*ntimidade. No entanto,
</line>
<line>
para a análise qu*ntita*iva buscaram-s* o* *ocais que mais *or*m
</line>
</par><par>
<line>
cita**s *entre a li*ta de tan*os outros r*ferido*. *ssi* s*ndo, a partir d* um
</line>
<line>
e*pa*e com a
</line>
</par><par>
<line>
porcentagem * *eferência nas car*as, a análise fez-s* para onze esp*ços.
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra * - Mapeamento *o flu*o urbano dos jove*s p*squisados
</line>
</par><par>
<line>
Organização: os au*ores (20*8)
</line>
<line>
Elaboração via Google Maps (2018)
</line>
<line>
Conforme a i*ag*m d* mapeamento, os espaços de Porto Alegre dest*cados fora*:
</line>
<line>
Usina d* *asômetro, Estádio Beira-Ri*, Pa*que da Redençã*, C*sa de *ul*ura Mario
</line>
<line>
*uintan*, Museu de Ciên*i*s e Tecnol**ias d* PUCRS, Parq*e Germânia, *a*dim Bo*âni*o,
</line>
<line>
Fundação Iberê *amargo, Orl* do Guaíba e o* bai*ros Cidade Baixa e Centro.
</line>
<line>
Gráfico 1 - Relaç*o Pú*lico-Privado dos Espaços Citados
</line>
</par><par>
</page><line>
Organizaç*o: os autor*s (*018).
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina, *. 17, n. 2, art. 11, p. 2*9-224, fev. 20** www4.fsa*e*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Meto*ologia De Car*as" Como F*rma de Análise dos Trânsito* Urbanos de Jovens *ont*mp*râneos
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
Primeira*ente, é p*ec*so *es*altar que para este primeiro *r*fi*o os bair*os foram
</line>
<line>
excluídos por*ue s*o en*e*didos como es*aç*s de trân*ito. Ent**, conform* o *ráfico, há um*
</line>
<line>
grande diferença por**ntual entre *s eixos, sendo q*e 78% do* esp*ços citados são espaços
</line>
</par><par>
<line>
pú*l*cos. Pe*ceb*u-se que há uma v*lor*zação e
</line>
<line>
ocupa*ão dos **ven* p***s loc*is p*b*icos,
</line>
</par><par>
<line>
*endo mencionados *númer*s vezes. Inclusive repara-se que há um forte co*heci*en*o entre
</line>
</par><par>
<line>
os estud*ntes
</line>
<line>
de*tes esp*ços, *is*o que majoritariame*te for*m nomeados. Além de que em
</line>
</par><par>
<line>
algumas cartas *oi escrito que são ocupados dur*nte a **tina. Repara-se que em maior part*
</line>
<line>
dos espaços públicos citados, eles também são locai* abertos por se*em par*ues *u loc**s d*
</line>
</par><par>
<line>
Orl* *o Guaíba. * que se pod* afirmar que além de ser um local público, é
</line>
<line>
os
</line>
<line>
sujeitos da
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisa ocupam **cais *bertos. Sobre o* lugares privados, que compõem 22% d* gráfi**, são
</line>
</par><par>
<line>
espaço* de cu*tura c**o mus*us para os quais há d* pagar a entra*a, como Museu de o
</line>
</par><par>
<line>
Ciências e Tec***ogias da PUC**, mas que há de se afirmar que *r*quênc*a a
</line>
<line>
neste *us*u
</line>
</par><par>
<line>
cabe em boa parte por es*udantes de escolas quando vão a pa*seios est*dant**, ou os estádios
</line>
</par><par>
<line>
d* futebol, que também há
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pagar a e*trada para *er direito de ver os *ogos, sendo
</line>
</par><par>
<line>
exem*li**cado no Beira- R*o.
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 2 - Caracterí*ticas *os Es*aços U*banos citados
</line>
</par><par>
<line>
Organiza*ã*: os autores (2018).
</line>
<line>
Sobre *s lugares referenciados, há um* di*ersidade de *aracte*ísticas entre eles, v*st*
</line>
<line>
*ue não foi *el*cionado ap*nas um *ipo de espaço urbano para i* j*nt* com o v*si*ante, o que
</line>
</par><par>
<line>
po*sibilita afirmar **e ho*v* uma
</line>
<line>
preocu*açã* por parte do* sujeitos com que o vis*tan*e
</line>
</par><par>
<line>
pudesse con*ecer d*f*rentes lugares de Por*o Al*gre, não ficando apenas em um pa*seio *nt*e
</line>
</par><par>
<line>
parque* ou museus, po* exemplo. Assim, *ep*ra-s*
</line>
<line>
que há uma d*vi*ã* entr* espaços
</line>
</par><par>
<line>
concretos e de
</line>
<line>
trâns*to, *os q*ais e*t*s são os *airros Cida*e Baixa e C*ntro His*ó*ico.
</line>
</par><par>
<line>
Afirma-** que são de trân*ito porque os joven* pesquisad*s os **creveram como Espaços
</line>
</par><par>
<line>
Ur*anos abe**os, no sent*d* de
</line>
<line>
*onhece* a* rua* e os seus prédio*. Sobre a movimentação,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 1*, n. 2, art. 11, p. 209-224, fev. 20**
</line>
<line>
*ww4.*sane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. B*rb*sa, G. B. B. Santos, L. B. Oliveira, V. H. N. Oliveira
</line>
<line>
218
</line>
</par><par>
<line>
ace*c* do Centro foi recomendada c*mo um trajet* dura*te o *ia para conhecer a arquit*tura e
</line>
<line>
* hist*ria de Po*to Ale*re, enquant* a Ci**de Ba*xa é apo*t*da, *r*feren*ialm*nte, p*ra um
</line>
<line>
movimento noturn* *m busc* d* bares e festa* para lev*r o visitant*.
</line>
<line>
Acerca dos *ocais concretos em si, são c*tados e* mai*r parte o* espaç*s d* lazer, que
</line>
</par><par>
<line>
*ntram na classi*icação, sendo parques *u
</line>
<line>
esp*ços que
</line>
<line>
*ompõem Orla do G*aíba. Por a
</line>
</par><par>
<line>
segundo, ficam o* espaço* *e cul*ura, *endo a Casa de Cul**ra Mario Quintana o mais citado.
</line>
<line>
*obre a *l*mentação, em poucas cart** citou-se algu* local de alimentação, e quando citados
</line>
</par><par>
<line>
fora* espaços ún**os, demonstran*o a **uca percepção
</line>
<line>
pe*os jovens
</line>
<line>
pesq*i*ad*s p** pa*ar
</line>
</par><par>
<line>
em *m mo*ent* do flux* para **mer.
</line>
</par><par>
<line>
Gráfi*o * - Os *spaços Urbano* ma*s ci*ados de Porto *legre
</line>
</par><par>
<line>
Organização: os aut*res (2018)
</line>
<line>
Em d*spara*a, a Usina do G*s*metro s* fez a moda com refe*ê*cia em 58% das cartas
</line>
<line>
a*a*isadas. * Gasômetr* é uma cons*ruçã* *ue a*ti*ame*t* *ra usada como uma u*ina.
</line>
<line>
Dentro do préd*o, encontram-s* salas p*ra peças de **atro ou exposições, ou um es*aço a*erto
</line>
<line>
*o segu*do an*ar. No entanto, a usin* f*ca em frente a* *uaíba, send* pa*te da orla. E é n*la
</line>
</par><par>
<line>
q*e * e
</line>
<line>
co**entra* os jovens, visto que na orla há esp*ço para senta* e conv*r*a*,
</line>
<line>
além
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
poder ca*inh**, o q*e é
</line>
<line>
citado em algumas cartas como "*amos dar uma cami*hada no
</line>
</par><par>
<line>
Gasômet**".
</line>
</par><par>
<line>
A Rede*ção, também c*nh*cida como Parq*e Far*oupilh*, é um espaço grand* na
</line>
<line>
*ona central de *orto **egr*, onde há a *onvivênc*a de t**as a* gerações e de an*mais. É um
</line>
</par><par>
<line>
espaç*
</line>
<line>
*e lazer que *ostuma ficar cheio principal*ente n*s f*nais *e semana e, i*clu*ive,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
um cart*o-postal da c*dade. A Redenção é e*paço de e*entos *us**ais e políticos.
</line>
</par><par>
<line>
C*mo **paço *ultural mais c**ado, apareceu * Casa de Cultura Mario *uinta*a,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
cha*a a atenção p*la sua
</line>
<line>
arq*itetura d*ferenciada. * um es*aç* no Ce*tro de P*rto **egr*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Teresin*, v. 17, *. 2, art. 11, p. 209-2*4, fev. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Meto*olog*a De Cartas" Como Forma de Análi*e do* **ânsitos Urba*os de Jovens Contemporâneos
</line>
<line>
219
</line>
</par><par>
<line>
que valoriza a arte,
</line>
<line>
com expo*ições artís*icas * peça*
</line>
<line>
d* te*tro, além de um c*nema
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
pri*eiro a**ar. Ao s*u redo* enco*tram-se bares e cafeterias.
</line>
<line>
*ráfi*o 4 - Outro* *spaços Urbanos citad*s de P*rto Alegre
</line>
</par><par>
<line>
*rg*nização: os autores (20*8).
</line>
<line>
Sobre o gráf*co 4, *pare*em os outros espaç*s *rbanos mais citados n* list* do
</line>
<line>
mapeamen*o, ficaram com **a frequência de 17% e 21% de re**rên*ia nas cart*s. Ap*recem
</line>
<line>
ju*tos no gráf*co porque empa*a*am em nú*er*s de citações.
</line>
<line>
O *arq*e G*r*ân*a é um local *e lazer, si*ua*o na *ona no*te. *n*ontrado perto de
</line>
<line>
bairros nobres, é um p*rq** fec*a*o por grades e por*ões. No ent*nto, apa*ece como sugestão
</line>
<line>
nas cartas, inclusive logo *epois de conhecer o* shoppings por per*o. É um parqu* m*is n*v*
</line>
<line>
na cidade, cuja m**ime*ta*ão p*rtiu das cons*ruç*es no ba**ro.
</line>
</par><par>
<line>
O Jar**m *otânico configura-se como um espaço
</line>
<line>
urbano da cidade **e fica mais
</line>
</par><par>
<line>
*ista*te da zo*a central. É um e*paço fech*do *om g**des e por*aria, vis** que é um museu
</line>
<line>
botânico. Porta*to, há um espaço ao a* livre com pequenos l*gos * f*ntes, jun*o com espécies
</line>
</par><par>
<line>
da botânica. A en**a*a no Ja*dim é **
</line>
<line>
baixo cus*o par* os
</line>
<line>
estudantes e
</line>
<line>
***mi*e que po*sa*
</line>
</par><par>
<line>
circu*ar por todos os *spaç** interno*. Sua presença n*s ca**as a*o*ta u* diferencial em
</line>
</par><par>
<line>
relação aos
</line>
<line>
outro* esp*ço*
</line>
<line>
ur*anos ci**d**, v*sto que é sugerid* para que o visita*t* **s*a
</line>
</par><par>
<line>
*onhece* junto, p*rque há uma curiosi*ade pelos suj*it*s da pesquisa, visto que transita* por
</line>
<line>
perto, mas nunca e*traram no local.
</line>
<line>
*e*ce*e-se que os esp*ços da zona centra* da cidade sã* os mai* visitado* * ocupados
</line>
</par><par>
<line>
pelo* j*vens, *lém
</line>
<line>
*e serem uma **g*stão dada po* eles. Confo*me o* g*áf*cos, são po**as
</line>
</par><par>
<line>
cita*ões para *lé* da zona centr*l.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo a*sim,
</line>
<line>
*m or*em do
</line>
<line>
eix*
</line>
<line>
horizontal do gráfico, os *róximos es*aços
</line>
<line>
fazem
</line>
</par><par>
<line>
pa*te *a zona c*ntral de Porto *legre.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *er*si*a PI, v. 1*, n. 2, art. 11, *. *09-224, fe*. 2020
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Bar*os*, G. B. B. Sant*s, L. B. Ol*veira, *. H. N. O*iveira
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
O Ib*rê Camargo * uma *unda*ã* cul*u**l, c*nsti*u**do-s* um museu d**er*nciado. A
</line>
</par><par>
<line>
arquitetur* c*ama
</line>
<line>
a ate**ão por *er dif**ente dos outros muse*s da cidade *ue são
</line>
</par><par>
<line>
reta*gulares, sendo u*a ar**itetura
</line>
<line>
do estilo
</line>
<line>
contemporâneo. En*re**nto, a maior
</line>
</par><par>
<line>
movi*entaç*o se faz n* sua área ext*rna, visto que há a orla do G**í*a. Na cidad* de Porto
</line>
<line>
Aleg*e é comum, princ*palme*te no final de semana, *ue os ci*a*ãos *aiam para caminhar ou
</line>
</par><par>
<line>
pe*ala* pelo* parques * pela *rla. * por i*so que Orla do Gua*ba é conceitua*a com* um a
</line>
<line>
espaço ur*a*o pe*os próprios s*je*tos da pesquisa.
</line>
<line>
*ntret**t*, *omo um lugar longo, p*r ser uma orla desd* a zon* cent*al até a sul da
</line>
<line>
cidade, ma* o foc* dos sujeitos coube nes*e espaço mais cen*r*l, sendo ini*iad* pela U*ina *o
</line>
<line>
Gasôme*ro até o Ib*rê Camargo.
</line>
<line>
A Orla d* Guaíba é um espaço urban* de la*er, sendo de movim*nto ou para relaxar.
</line>
</par><par>
<line>
O* seja, pode-se *r*ticar e*port*s ou fica*
</line>
<line>
senta*o
</line>
<line>
na grama. É um *ocal qu* permite
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sociabilidade co* dife*entes *rupos
</line>
<line>
da
</line>
<line>
socieda*e, visto
</line>
<line>
que é oc**ado com
</line>
<line>
diferente*
</line>
</par><par>
<line>
objetivos. Pode-se, por e*empl*, faz*r um piquenique enquanto se vê a vista do Guaíba,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
pedalar pela Orl* ou faze* uma fest* a*erta, etc. Logo, é diante de*ta *iversi*ade de p*ssoas,
</line>
</par><par>
<line>
*o*o dos pr**rios jovens
</line>
<line>
d* cidade, de*t* plurali*ade de ativida*es possíveis a Orla do e
</line>
</par><par>
<line>
**aí*a n* zona central é **vimentada, pri*cipalm*nte *os fina*s de semana.
</line>
<line>
Sobre os bairr*s ci*ados, *s *vide*t*s s*o: Centro e Cidad* Baixa. Reparou-se que
</line>
<line>
aque** fo* referenc*ado pa*a qu* o visitante pu*esse c*nhecer * His*ória *e Porto Aleg*e e *
</line>
<line>
antiga ar*ui*etura. Ta*bém foi s*tuado *omo *m espaço de p*sse*o tur*s*ico, mas os sujeitos
</line>
<line>
da pesquisa *pontaram por que espa*os d* Centro estari*m circulando com o visitan*e, t*dos
</line>
</par><par>
<line>
através de uma cam*nhada. Então, com uma *ovimentação
</line>
<line>
diur*a, *mbos circula*ia*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
busca de co*he*er Porto Aleg*e *or *oca*s **lt*rais, co*o os m*seus da Praça da Matriz ou a
</line>
</par><par>
<line>
Cas* de *ultura Ma*io *uintana. Entretant*, **r**beu-s* q*e
</line>
<line>
há de s*r u*a movi*enta*ão
</line>
</par><par>
<line>
rápida, vis** qu* qu**do * Centro foi
</line>
<line>
ap*ntad* ap*receu *ais como um espaço ur*ano
</line>
</par><par>
<line>
impor*ante de conhec*r, mas como um local *ransitó*io p*ra o *róximo espaço sugerido.
</line>
</par><par>
<line>
O bairro Cidad* Baixa é apresentado já
</line>
<line>
como um es*aço u*b*no para se pe*manece*
</line>
</par><par>
<line>
por ho*as, vi*to que a ref**ência ao bairro suger* uma movimenta*ão notur*a, justamente em
</line>
<line>
bus*a de bares ou festas para o jov*m e o visi*a*t*. Conforme p*lav*as do* próprios su*eitos, a
</line>
<line>
id* p*ra esse bairro à no*te é para "fech*r com c*ave de ouro". Aqui, *ão for*m n*m*ad*s po*
</line>
<line>
*u**s locais fechad*s seria a circul*ção, por*ue iriam *e**obrir na hora, ou passear p*las ruas,
</line>
<line>
apenas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resin*, v. 1*, n. 2, art. 11, p. 209-224, fev. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Metod*l*gia De Car*as" C*mo F*rma de *n*li*e dos Tr*nsitos Urbanos de Joven* Con*empo**neos
</line>
<line>
221
</line>
</par><par>
<line>
4.2 *s Flu*os n* Cid*de Porto Alegr*
</line>
</par><par>
<line>
O segundo tópico é s*b*e os fluxos na cidade. Ou seja, * trânsito pa*a realiz*r *
</line>
</par><par>
<line>
*esloc*ment* entre os lugares ci*ados. ** nenhuma ***ta
</line>
<line>
se aprese*tou *omo seria
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
l*comoção, seja por ôn*bus ou carro, por exemplo. E*tretanto, aparece e* a*gumas uma
</line>
<line>
sugestão de uma *aminhada para c*nhec*r a c*dade.
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ro ponto é que em *aior parte das
</line>
<line>
cartas é esc**t* u* i*inerário qu* poss***lito*
</line>
</par><par>
<line>
buscar o *luxo ur*ano, pa*a sab*r sob*e * per*epç*o entre tempo versus distância, alé* *os
</line>
<line>
espaços escolhidos pa** se conhecer em 24 horas na cidade. Assim, fez-se uma análise so*r*
</line>
<line>
tod*s os fluxos citados e percebeu-*e que houve u*a rot* mais r*co**ndada:
</line>
<line>
F*gura 3 - A r*ta m*is r*comendada: *rl* do Guaíba
</line>
</par><par>
<line>
Orga**zação: os autore* (2018)
</line>
<line>
Elaboração via Google Maps (*018)
</line>
<line>
Assim, * rota para a qual houve m*ior s*g***ão nas cartas foi um* caminha*a pela
</line>
</par><par>
<line>
Or*a do Guaíb*, co* saída
</line>
<line>
ou *o Cen*ro ou do Iberê Ca*argo, quando não perpass*r pelo*
</line>
</par><par>
<line>
dois es*aç*s. C*nform* o Goo*le map*, a rota inteira há *e ser uma ca*i*hada por 1h30min,
</line>
</par><par>
<line>
o q** possibilita ser
</line>
<line>
um fluxo viável, vist* *ue o *isitante p*de **nhecer inúme*os espa**s
</line>
</par><par>
<line>
entre os mais citados, cir*u**ndo entre *s recomen*ados pelos *o*ens pesquisados. Entretanto,
</line>
<line>
houve rot*s com um fluxo entre espaç*s dis*antes en*** si ta*bém.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 2, *rt. 11, p. *09-224, fev. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Barbosa, G. B. B. San*os, L. B. Oli**ira, V. H. N. Oliveira
</line>
<line>
222
</line>
</par><par>
<line>
*.3 Dicas ao V*si*ante
</line>
</par><par>
<line>
Foram encontradas dicas de dois t*p**: a de qual*dade e a *e **rig*. Ao dizer
</line>
<line>
qu*lida*e, refere-se às dicas que suger*m pontos *os**iv*s como * que se encontra de bom em
</line>
</par><par>
<line>
Port* Alegre: chu**as*o o e
</line>
<line>
pôr d* sol. Que
</line>
<line>
confor*e pala*ra* dos sujei*o*, "Aqui há o
</line>
</par><par>
<line>
m*l*o* churrasco *o país" e a sugestão de ca**nha* pela Orla do Guaíba para "*er * lindo pôr
</line>
<line>
d* *o* de P**t* Aleg*e".
</line>
<line>
En*retan*o, * foco é mais na dica da vi*lência. Ou s*ja, e* 2*% das carta* se po*tua
</line>
<line>
forteme*te para to*ar cuidado, q*e P*rto Alegre é violenta, com fr*quentes **saltos e
</line>
</par><par>
<line>
assas*i*atos. Inclusive como
</line>
<line>
es*reve
</line>
<line>
um e**udante,
</line>
<line>
"há uma gr*nde frequência de roubos,
</line>
</par><par>
<line>
mas não se *ssuste, de*ois de **as horas *a cidad* vai s* a**stumar". Ou outro, q*e pon*ua
</line>
<line>
"N*o an*e com objeto* n* m*o, esconda [...]".
</line>
<line>
5 CONSIDE*AÇÕES **N*IS
</line>
<line>
Diante dos tantos resultados, afirma-se que os jov*ns pesquis*dos *onhecem a cidad* d*
</line>
<line>
Por** Al*g*e e seu* espaços urbanos, sendo est*s ocupados ou apenas perpassad*s pelo* sujeitos.
</line>
<line>
*o**, e*te*d*-s* que há uma marcação, circ**açã* e ocup*ção da ci*ade por ele*, sendo s*jeito*
</line>
</par><par>
<line>
que ensinam e a*rendem com a
</line>
<line>
cidade. Por ou*ro lado, h* falta *e percepção entre *empo a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
distâ*cia co* e*paços *e zo*** opostas, enqua*to valoriza* a zona cent*al de POA.
</line>
<line>
Outro detal*e repara*o é a supe*valorização de es*aços públicos da cidade, *ist* que
</line>
</par><par>
<line>
foram em m*ior p*rte os mai* re*er*nc*ados nas cartas. E que estes
</line>
<line>
s*o espaç*s como
</line>
<line>
parq*es,
</line>
</par><par>
<line>
bairr*s de trânsit* e consumo, al*m da Orla do Guaíba, que é *aracterística *a cap*tal gaúcha.
</line>
<line>
* carta ao visi*ante, c*mo es*ratégia me**dológ*ca, possibi*itou amp*ia* * grau de *nálise
</line>
</par><par>
<line>
d*s espaços *rbanos de perte**imento dos jovens es**dados,
</line>
<line>
visto que sua utilização p*rmit*u,
</line>
</par><par>
<line>
para a*ém da sim*les nom*aç** de esp*ços, entender * r*la*ão **otada entre os jovens *st*dantes
</line>
<line>
e *s locais *a cidade p*los quais *ransitam e desejariam apresentar para um *isitant* *ipotético.
</line>
<line>
As narr*ti*as de si e, co*sequent*mente, d* seus *luxos urbanos f*zem **m que *e po*sa
</line>
<line>
*nten**r melhor quem é o jovem **ntemporâneo que trans*ta pela ci*ade, q** freq*enta a e**ola,
</line>
</par><par>
<line>
* que possibilita, assim, um m**or e melhor conhe*ime*to
</line>
<line>
p*r pa*te de seus docentes, pois
</line>
</par><par>
<line>
conhecer os *lunos faz p**te, igualmen*e, de um **lh*r p***ejamento p*dag*gico.
</line>
</par><par>
<line>
É possível, ain*a, *erceber nuances imp**tan*es a p**tir da*
</line>
<line>
anális*s *os fluxos juvenis
</line>
</par><par>
<line>
pela cida**. As c*rtas auxiliaram os pesquisadores * *ir*gi* um olh*r
</line>
<line>
ref*n*do **s sujeito*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*nál*se: as q*es*ões
</line>
<line>
de seg*r*nça, po* exem*lo, ficam em evi**ncia quan*o se
</line>
<line>
trata
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 2, ar*. 11, p. 209-*24, fev. 2020
</line>
<line>
www*.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Metodolo*ia De Cartas" **mo Forma de Aná***e dos Trânsitos Urb*nos de Jo*ens Contempor**eos
</line>
<line>
223
</line>
</par><par>
<line>
te*r*t*r*alidad*s *os jove*s *ela ci*ade, t*nto na relação de f*equ**tar es*aços público* ou
</line>
<line>
privados, quanto na escolha *or sair de dia ou de noite, *em *omo nas dicas aprese*tadas ao*
</line>
<line>
*isit**tes.
</line>
<line>
Espera-se *ue os gest*res *úblico* da cidade ate*tem *ara e**e *ransita* juv*nil, p*is esta
</line>
<line>
constr*ção de relação com a cidade ju*tam*nte i*icia ne*tes processos d* independ*ncia d*s
</line>
</par><par>
<line>
jovens, qu*ndo estes
</line>
<line>
c**cu*a* sozi*hos, ou com *m*gos, *ela c*dade. Oxa*á *e tenh*, em u*
</line>
</par><par>
<line>
futuro próximo, uma cid*de na qua* os jovens possam ci*cular sem *e*o e, assim, ser mais
</line>
<line>
**liz*s.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
B*REL*I, S. H. S; R*CHA, R. M.
</line>
<line>
Juventude*, Midiatizações e nomadismos: a c*dade
</line>
</par><par>
<line>
como arena. Co*unicação, mídia e consumo, São Paulo, vol.5, n.13, p.27-40, *ulho/*008.
</line>
<line>
CAR*ANO, P. C. R. Juven*ud*s e Cidades Educado*as. Pet*ópolis. Editora Vozes, 2**3.
</line>
<line>
CLA*K, D. Introdução à *eografia Urba*a. *io de Ja*eiro: Bertrand Bra*il, 1*91.
</line>
<line>
FEIXA PAMPOLS, C. *a ciuda* invisible: territórios de las cult*ras juvenile*. **:
</line>
<line>
MARGULIS, *ari*; CUBIDES, Hum*erto; VALDERRAMA, Car*o*. *iviend* a toda:
</line>
<line>
**venes, te*ritórios *ultu**les * nuevas se*si**lidades. Santa Fé de Bo*otá: U*iversidad
</line>
<line>
Central; Si*lo Del Ho*bre, 199*.
</line>
<line>
HEI*EGGER, M. Ser e tempo. Pe**óp*lis: Vozes, 2006.
</line>
<line>
IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: https://w*w.ibge.gov.br/
</line>
<line>
OL*VEIRA, V. H. N; LACERDA, M. P. C. C*lturas Juv*nis e Pertencim*nto *rb*no:
</line>
<line>
Mapeando *s Fluxos Juvenis na Cidade. Revista Fsa (Faculda*e Santo Agostinho), v. 15, p.
</line>
<line>
110-124, 2018*.
</line>
<line>
*LIVEIRA, V. H. N; LA**RDA, *. *. C. J*vens e C*dade: um Estudo so*re * urba**da*e
</line>
<line>
de Jovens *ontempo**neos. *n: OL*V*I*A, Vi*to* Hugo N*de*. (O*g.). Pesq*isa em
</line>
<line>
Educação e em Juventudes: In*uietações C*tidian*s. 1ed.Beau Ba*sin: Novas *dições
</line>
<line>
Acadêmicas, 2018b.
</line>
<line>
OLI*EI*A, V. H. N. Pesquisa *m Ed*caç*o * em **ventude*: In*uietaçõe* Cotidi*nas.. 1.
</line>
<line>
ed. B*au Bassin: Nov*s Ediçõe* Acadêmi*a*, 2018a.
</line>
</par><par>
<line>
OLIVEI*A, V. H. N. Projeto de *ese de **utorado em *ducaçã*. Programa
</line>
<line>
d e P ós -
</line>
</par><par>
</page><line>
Graduação *m *d*cação d* Pontifíc*a Universidade Cat**ic* do Rio *ra*d* do Sul. No prelo.
</line>
<line>
Po*to *legre: **CRS, 2*18*.
</line>
<line>
PAIS, J. M. *ulturas Juv*nis. **sboa: Imprensa Nac*onal-Casa da M*eda, 2*03.
</line>
<line>
R**. FSA, Teresin* PI, v. 17, n. 2, *r*. 11, *. 209-224, f*v. 2*2* www4.fs*net.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
J. S. B*rbosa, G. *. B. Santos, L. B. Oliveira, V. H. N. Oliveira
</line>
<line>
*24
</line>
</par><par>
<line>
P*IS, J. M. Ganch*s, Tac*os * B*scates. *o*en*, Trab*lho e F*turo. Porto: Ambar, 2001.
</line>
<line>
SANTOS, M. A natureza do espaço: Técnica e *e*po. Raz*o e Emoçã*. São Paulo:
</line>
<line>
Hu*itec, 199*.
</line>
<line>
SIERRA BLAS, V. Escrebir y servi*: *as cart*s de una *riada dura*** e* franqu*smo. Signo.
</line>
<line>
Re*ista d* História de la *ultura Es*rita. Universidad de A*calá: Alca*á *e Henares, 2002,
</line>
<line>
n. 10, p. 121-14*.
</line>
<line>
WULFF, H. Int*oduc*ing youth culture in its o*n rig*h: th* st*te of the art and new
</line>
</par><par>
<line>
possibilites.
</line>
<line>
In: AMIT-T*LAI, Vere*. *UL*F, Helena. Youth cu*tures: * cross-cult*ral
</line>
</par><par>
<line>
pe*s*ective. London: Rout*edgs, *995.
</line>
</par><par>
<line>
Como *efer*nci*r este Artigo, c**for*e A*NT:
</line>
<line>
B*RBOSA, *. S; SAN*OS, *. B. B; O*IVEI*A, L. B; OLIVEIRA, V. H. N. "Meto**logia De
</line>
<line>
Cartas" Como F*rma de *náli*e dos Trâns**os Urban*s de *o**ns Co*temporân*o*. R**. FSA,
</line>
<line>
Te*esin*, *.17, n. *, art. *1, p. 209-224, fev. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
Contribu*ção dos *u*ores
</line>
<line>
J. S. *arb*sa
</line>
<line>
G. B. B. Sa*t*s
</line>
<line>
L. B. Oliveir*
</line>
<line>
*. H. N. Olivei*a
</line>
</par><par>
<line>
*) co*cep*ão e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*s* e i*te*preta*ão dos da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração d* rascunh* ou na rev*são crítica d* cont*úd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participaçã* na aprovação da ve**ão f*nal do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T**esin*, v. 17, n. 2, art. 11, p. 209-224, fev. 2*20
</line>
<line>
w**4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)