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<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 5, p. 76-96, mar. *0*0 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.3.5 </line>
<line> Efei*os da Regulação da ANS Sobre Cust*s *ssimétri*os *m Coop**ativas Médica* </line>
<line> *ffects of AN* Regulation *n Asy*m*tric Cost* in Medical Co**erat*ves </line>
<line> Ewert*n Al*x Avel*r </line>
<line> *outor e* Administração pela *ni*ersidade Feder** *e Minas Ge*ais </line>
<line> Professor d* Universi*ade Federal *e Minas Gerais. </line>
<line> E-m*il: *wertonalexave*ar@gmail.c*m </line>
<line> R*cardo Vi**cius Di*s J*rdão </line>
<line> Ph.D. em M*n**ement (Fi*ance, Accounting *n* Tax Law) </line>
<line> Pr*fessor da Fu*dação Pedro Leopo*do </line>
<line> E-*ail: jordaoco*sul*or@*ahoo.*om.br </line>
<line> Tere*ce *a*hado Boin* </line>
<line> Mes*re em Ciências *ontábeis pela Universidade Fe*eral do Rio de Ja*e*r* </line>
<line> A*al*sta d* Agê**ia Nacional do Ci*e*a </line>
<line> E-ma*l: tmboina@g*ail.com </line>
<line> W**l*y Cirino dos Santos </line>
<line> Grad*ado em *i*ncias Con**b*is p*la Unive*sidade Fed**al de Min*s Gerai* </line>
<line> E-mail: wcs*ntos*04@gmail.c*m </line>
<line> Cássia *e Oliv*ira Ferre**a </line>
<line> Mestrad* em Controlado*ia e *o*tabilidade pela Uni*e*sidade *ederal ** Minas *erais </line>
<line> E-mail: cassia.ol*veira*@*otmail.com </line>
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<line> Endereço: Ewer*on Alex A*elar </line>
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<line> Avenida Presidente *ntôni* C*rlos, 6627, *ACE, sala </line>
<line> E*ito*-C*efe: *r. Tonny Kerle* de Alencar </line>
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<line> 2031 - Pampu*ha - Belo Ho*izo*t* - MG, CEP: *1270- </line>
<line> Rodrigues </line>
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<line> 901.B*asil. </line>
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<line> Ender*ço: **cardo V*níciu* Dias J*r*ão </line>
<line> Ar*igo recebido em 03/*0/20*9. Última </line>
<line> versão </line>
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<line> *venida Lincoln D*o** Vi*na, 830, Dr. L*nd, Pedro </line>
<line> rec*bid* em 15/10/2019. *provado em *6/10/2019. </line>
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<line> Leopoldo - MG, CEP: 3360*-00*. Br*sil. </line>
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<column>
<row> Endereço: Terence Machad* Boina </row>
<row> *ven*da Graça Aranha, 35, Centro, R*o de Janeir* - RJ, </row>
<row> C*P: 20030-00*.Brasil. </row>
<row> Endereço: Wesley Cirin* dos Santo* </row>
<row> *venida Presidente Antônio Ca*l**, 66*7, FACE, sa** </row>
<row> 203* - Pa*p**ha - Belo Ho*izont* - MG, CEP: 31*70- </row>
<row> 901, Brasi*. </row>
<row> E*dereço: *ássia de Oliveira Ferrei*a </row>
<row> *v*nida Presid*nte Antônio Car*o*, *6*7, **CE, sala </row>
<row> 2031 - P*mpulha - Belo Horiz*nt* - MG, CE*: 31270- </row>
<row> 90*, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Av*liado p*lo sistema Triple Review: Desk Review a) </row>
<row> **lo Editor-Chefe; * b) Double Blind Review </row>
<row> (ava*i*ção cega *or dois av*l*a*ores da área). </row>
<row> Revisão: Gramatic*l, Normat*v* e de Formatação </row>
</column>
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<line> Apoi* e finan*i*mento: Pró-Reitoria de Pes*uis* (PRPq) da Uni*er*idade Fede*al de Minas *erais (U*M*). </line>
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<line> Ef**tos *a *e**lação d* ANS *o**e Cu*tos *s*imét*icos *m Cooperat*v** Médica* </line>
<line> 77 </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> Este **t*go apresen*a os resultados de um estu*o que visou analisar os efeitos da i*fluência da </line>
</par>
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<line> regulação da Ag*ncia Nacional de Saúde Suplement*r </line>
<line> (ANS) e* </line>
<line> relação aos </line>
<line> custos </line>
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<line> as*imétrico* nas *ooper*t*vas m*dicas (Unimeds) entre os **os d* 2010 e 2016. * </line>
<line> pesquisa </line>
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<line> emp*egou dados secundários (financeiros e **eracionais) e pode *er </line>
<line> classificada com* </line>
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<line> descr*tiva, causal e quan*itativa. Para a análise dos dad*s, foram *til*zadas as técnicas de </line>
<line> es*atísti*a descriti*a e análise *e reg*essã* com da*os em painel. Salienta-s* que foram </line>
<line> usadas tr*s d*ferentes pro*ies para custos nos m*delos, de aco*do com Richart* (2016): custos </line>
<line> do* serviços prestado* (*SP), despesas g*rais, com vend*s e administrativas (D*V*) e cust* </line>
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<line> t*tal (CT). Constatou-se qu* os custos *as Unimeds aprese*tar*m ** </line>
<line> comportamento </line>
</par>
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<line> *ssimé*rico, inde*endent*mente da proxy emprega*a d*s *ife*entes var*áveis explicati*as * </line>
<line> util*zadas nos mo*el*s. Ver*ficou-se *ue *s variáveis con**beis ind**endentes tive*a* efeitos </line>
</par>
<par>
<line> si*nif*ca**es sobre a assime*r*a dos custos dessas opera*oras </line>
<line> no mode*o que </line>
<line> conside*ou </line>
<line> os </line>
</par>
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<line> CSP *omo </line>
<line> variáv*l </line>
<line> d*pen*ente. O* coeficiente* das va*iáveis relacionad*s à re*ul*ção </line>
<line>-</line>
</par>
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<line> *roporção de *lanos c*leti*o* (COL), proporç*o *e p*a*os an*igos </line>
<line> (ANT) e *azão de </line>
</par>
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<line> de*endênc*a (DEP) - fora* significantes e apres*ntaram os s*nais esp*rados em, pelo menos, </line>
</par>
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<line> um d** modelos est*mados. De*sa forma, averiguou-se a </line>
<line> influência d* regulação *a ANS </line>
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<line> s**re * assimetria do* custos *** Unime*s. Porém, é *mportante ressal*ar qu*, a* se usar *s </line>
<line> *ar*áve*s dep*n*entes DVGA e CT, os coeficientes e*timados da var**vel independent* ANT </line>
</par>
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<line> divergi*am </line>
<line> d* esper**o. *ssim, as hip*teses pro*ostas puderam s*r p*rcialmente </line>
</par>
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<line> confirmadas. </line>
</par>
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<line> P*lav*as-chav*: Cooperativ*s Médicas (U**meds). Cu*tos Assi*étric*s. Regulação da </line>
<line> Agência Naciona* de Saú** Suplementa* (ANS). </line>
<line> AB*T***T </line>
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<line> *h*s pap*r *resen*s the result* of s*ud* *imed at ana*yzing the sticky cost phenomen*n a *n </line>
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<line> m*dical cooperative (Unimeds) u*der the Nati*nal Supplementary He*l*h A*enc* (NSHA) </line>
<line> regul*ti*n. Th* s**dy was a quanti*a*ive and explanatory *ne. The employed samp*e c*n*isted </line>
<line> o* Uni*eds whose **10-*0*6 data (oper*t*onal and financia* one*) *** *ublicl* available on </line>
<line> the ANS we*site. Data analysis followed two techn**ues: descri**i*e stati*tics and *at* pan*l </line>
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<line> **gress*o*. In acco**ing </line>
<line> to Rich*rtz (2016), we used three *ifferent p**xi*s </line>
<line> *f </line>
<line> co*t in </line>
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<line> estimating mo*els: cost </line>
<line> o* prov*ded service (**S), selling, ge*eral and adm*nistrativ* cos*s </line>
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<line> (S*&A) *nd *otal cost (TC). We i**n*ified a sticky *e**vior of *nime*s\ co*ts cons*deri** </line>
<line> a*l cited pro**es. It w** observed that finan*ial ind*pe*dent vari*bles (e.g. availab*e, fixed </line>
<line> ass*ts, liabilit*e* an* tot*l assets) *ad si*nificant eff**t* *n cost s*ickiness in model, *hich </line>
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<line> e*plo*ed TC as a </line>
<line> pr*xy of c*s*. Th* *egul*tion variables\ coeff*cie*ts - proportion *f </line>
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<line> *oll*ctiv* *lans (COL), pr*porti** of ol**r plans (O*D) *nd *e*endency ratio (DEP) - we*e </line>
<line> significant an* *r*sent*d t*e pr*di*ted signal. T*is *ig*ifica*ce w** *bserved, *t least, in o*e </line>
<line> of *he estimated models. Therefore, one can say that *he NS*A regulation influences the *ost </line>
<line> sticky in Unimeds. *owever, when we used th* depende*t variables SG&A an* TC, **e </line>
<line> signa* o* the co*fficie*ts of OLD *iv*r*e* from *he expec*ed o*e. *hus, t*e purposed </line>
<line> hypot*eses were part*y con**rmed. </line>
<line> **y*ord*: *edical *o*perati*es (Unimeds). Stick* Co*ts. N*ti*nal S*pp*ementary Health </line>
<line> Agency (ANS) regu*ati**. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina P*, v. *7, n. 3, art. 5, p. **-96, mar. 2020 www4.f*anet.com.br/r*vista </line>
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<line> E. A. Avelar, *. *. D. Jordã*, T. M. *o*na, W. C. *antos, C. *. Fe*r*ira </line>
<line> 78 </line>
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<line> 1 *NTRODUÇÃO </line>
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<line> De acor*o com Sa**os et al. (**17), pa*a que uma or*a*ização c*nsiga obte* uma </line>
<line> vanta*em *ompetiti*a, é neces*ário *n*o*ar novas *ormas de se *nali*ar os custos, assim </line>
</par>
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<line> como novas t*cnicas que </line>
<line> v*ab*liz*m su* gestão. Ne*se sen*ido, s*gundo Pamplona et al. a </line>
</par>
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<line> (2016), analisa* o *omportament* dos custos com té*nicas **equa*as é fundamenta* par* que </line>
<line> a C**tabilidade possa *ubs*diar de**sões gerenc*ais. </line>
<line> Fazoli, *eis e Borget (20*8) *firmam que o *ode*o **adicion*l de comportament* dos </line>
</par>
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<line> custos, *ue cl*ss*fic* os custos que *cor**m no *rocesso </line>
<line> produt*vo como *ixos *u vari*v**s </line>
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<line> em função do nível de atividade da organiz*ção, é ampl*mente pr*paga*o no meio a*a*êmi*o </line>
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<line> contábi*. Nesse </line>
<line> c*so, * comp**tam*nto dos cust*s é </line>
<line> tr*ta** como s*m*trico, ou s*ja, *les </line>
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<line> aumentariam ou reduziriam de forma simil** e* função, re*p*ctiv*mente, do aumento ou *a </line>
</par>
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<line> redução do </line>
<line> n*vel d* a*ivi**d* da organização (**DE*SON; BANKE*; *A*AK*R*MAN, </line>
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<line> 2003; *EIS, *0*6). </line>
<line> En*reta*to, Kreme* (2015) d*staca que, na década de *990, iniciaram-*e </line>
</par>
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<line> questi*namentos sob*e esse com*ortamen*o simét**co dos custos, um* vez </line>
<line> *ue a teoria </line>
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<line> *radicional cont*aria as teor*as eco**micas de ganho </line>
<line> de escala, </line>
<line> que presumem que o </line>
<line> custo </line>
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<line> médio d**inui*ia c*m o </line>
<line> a*mento do volume. Segundo essa *utora, *om a evolução dos </line>
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<line> estudos, constatou-*e a e*is*ênc*a do* custos a*simétricos (stic** cost*) ** empres*s de </line>
</par>
<par>
<line> diferent** </line>
<line> pa*ses e setore*. Os custos as*imétricos pode* ser oriundos de *ecisões </line>
<line> do* </line>
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<line> gest*res </line>
<line> em aumenta* </line>
<line> ou reduzi* a pr*dução de aco*do com seus *nteresses (KITC*ING; </line>
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<line> MASH*RWA*A; PEVZNER, 2016; SANTO* et al., 20*7; V**IE*IS; NAOU*; </line>
<line> VL*SMAS, 2017). </line>
<line> Com*lem*ntarmente, Fazoli, R**s e Borget (2018) ressa*ta* que a regulação de um </line>
<line> dad* setor *ode ser c*ns*derada um fato* ex*licativo da assimetria dos cust*s. Em at*vid*d*s </line>
</par>
<par>
<line> eco**micas *u*os *reços são re**lados por agências es*at*is, Kremer (2015) ressal*a *ue </line>
<line> há </line>
</par>
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<line> uma pressão para **n*e* mais enxu**s as es*ruturas de cus*os *as organ*zações. </line>
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<line> Nes*e sen*ido, no Brasil, as operadoras de planos de saúde (OPS) estão *uj*itas </line>
<line> * </line>
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<line> regul*ç*o exerci*a p*la Agência Nacion*l de Saú** Suplementar (ANS), *m* agênc*a estatal </line>
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<line> que *nfluencia *s </line>
<line> deci*ões de </line>
<line> pr*ços das OPS (VARELL*; CES*H*N, 2*14). Dentre </line>
<line> as </line>
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<line> *o*alidade* de OPS reguladas pela *NS, destacam-se as cooper*ti*as m*di*as </line>
<line> (popular*ente conh*cida* como Unimeds), que são a* org*nizações mais freq*en*es entre a* </line>
</par>
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<line> OP* </line>
<line> brasileiras e que atendem *ilhõe* de beneficiários em todo o territó*io nacional (AN*, </line>
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<line> 2*18). </line>
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<line> *ev. FSA, Teresina, v. *7, n. *, art. 5, p. 76-9*, ma*. 2020 </line>
<line> www4.fsan*t.com.**/r**ista </line>
</par>
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<line> Efeitos da Regulação d* ANS Sobre Custo* Assimétricos em Cooperativas *éd*cas </line>
<line> 79 </line>
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<line> Di*nte do exposto, propôs-se o seguin*e probl*ma d* pesqui**: Com* a regula*ã* da </line>
<line> ANS i*fl*enc*a o fenômen* dos cus*o* as*imé*ricos nas Unimed*? Nesse sentido, o *bjetivo </line>
<line> da pesquisa apres*n*ada *este ar*igo *oi an*lisar os *feitos d* i*fluência da regulação da ANS </line>
</par>
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<line> em r*la*ã* aos *ustos assimétr*cos </line>
<line> nas Unime*s e*t*e o* ano* de 2**0 e *016. </line>
</par>
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<line> Espec*fic*mente, buscou-se: (a) id*ntificar a existência d* *enômeno d*s custos assim*tri*** </line>
<line> nas Unim*ds; (*) verificar o efeito *e variá*eis contáb*is s*bre *s c*stos as*imét*icos dessas </line>
</par>
<par>
<line> opera*oras; (c) analisar a inf*uência *e vari*veis relacionadas à r*gulação da ANS sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fenôme*o dos </line>
<line> cust*s </line>
<line> assimétricos ne*sas organiza*ões; (*) dis*uti* as implica**es dos e </line>
</par>
<par>
<line> achado* para as Unimeds. </line>
<line> Estudos *ue analise* * com*ortamen*o dos custo* em *PS como *s Unime*s se </line>
</par>
<par>
<line> justificam sob v*rias perspecti*as. Pri*e**am*nte, *em-se * *ecessidade de co*pre**são </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> comportamento dos custos para * subsídio à tomada d* decisão e a </line>
<line> b*sca da vant*gem </line>
</par>
<par>
<line> competit*v* por parte *as or**nizaç*e*, tal co*o enfatizado por autore* c*m* ***plon* et al. </line>
<line> (2016) e Santos e* al. (2017). *de*ais, Kremer (2015) res*alta *u* ainda há uma incipiência </line>
<line> *os *studos q*e a**lis*m os fatores explicativ*s do c*m*ortamento dos custos *ssimé*rico* </line>
</par>
<par>
<line> no Brasil, se*d* qu* *esqu*sas *esse sentido </line>
<line> contribuem para a evoluç*o no c*nhecimento </line>
</par>
<par>
<line> s*bre as *eações dos cus**s d*s empresas bra*ileiras e suas p*rticularidades. </line>
<line> No que tang* à rel**ância social dos estudos no s*t*r de *aúde s*plementar, segundo </line>
</par>
<par>
<line> Brag*nça (2017), é *mportante salient** acesso à o </line>
<line> a*sistência médica, mediante OPS, a um </line>
</par>
<par>
<line> nú*ero cada vez maior de brasi*eiros. Dados da ANS (2018) i*dicam que mais de 47 mil*ões </line>
<line> de *eneficiário* d* p***os d* saú*e utiliz*m o sistema de saúde suplementar, ou seja, quase </line>
<line> 23,0% *a p*pulação nacional. Não o*st*nte, Xavier (2017) ressalta des**ios ger****a*s nas </line>
<line> O*S, *ue s* encontram em ** ambiente *om esca*sez de r*cu*sos financeir*s, alto custo de </line>
<line> procedim*ntos e *lt* complexidade da *estão. Ne*s* senti*o, segundo a Asso*iação Brasileira </line>
<line> de Planos de Saúde (A*RAMG*), muit*s OPS e*tav*m em fase fin*l de liqu*da*ão, em </line>
<line> especial, devid* ao descompasso entre rec*ita* * despesas (AB*AMG*, 2015). </line>
<line> * FU*D*M*NTA*Ã* TEÓRICA </line>
<line> 2.1 O F*nômeno dos Cu**os Ass*mét**cos (Sticky C*sts) </line>
<line> Tradi*ionalmente, a li*eratur* contá*il classifica os custos do p*o**sso produ*ivo em </line>
<line> *ixos e va*iáve*s (*ANTOS et al., 2017), em relação ao *ív**/*olume de atividade (p*odução </line>
</par>
<par>
<line> ou vendas) da o*g*nização. *e </line>
<line> acord* com Re*s (**16), *sse mode*o tradi*ional consid*ra </line>
</par>
<par>
<line> Re*. **A, Teres*na PI, v. 17, n. 3, art. 5, p. 76-*6, mar. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. Avelar, R. V. D. Jord*o, T. M. Bo*n*, W. C. Santos, C. O. Fer*eira </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> *ue os cust*s variáveis se alt*ram proporcionalmente (sim*tricamente) ao volume de </line>
<line> pro*ução ou de venda*. Já os cu*tos fix*s nã* se alteram pro*orci*n*lmente, p*lo menos no </line>
<line> curto praz*, e* decorr*ncia *e m*danças nos nívei* de produção ou de ve*das. </line>
<line> Co*tudo, Ric*ar*z, Borget e Lunkes (2014) a*irmam qu* as mu*a*ças nos c*stos n*o </line>
</par>
<par>
<line> oc*rrem de maneira simétr*c* ao* níveis de *tivi*ades. C*lleja, Steliaros Thomas (2*06) * </line>
</par>
<par>
<line> ressaltam </line>
<line> q*e *esul*ados </line>
<line> de </line>
<line> *st*dos *ontemporâneos evi*enciam que os </line>
<line> cust*s aumentam </line>
</par>
<par>
<line> mai* com o aumento das </line>
<line> *tividades do q*e *e reduzem em res*osta a uma </line>
<line> re*uçã* </line>
</par>
<par>
<line> equivalen*e des**s atividades. Esse compor*amento ass*métri** dos c*stos contradi* o modelo </line>
</par>
<par>
<line> tradi*ional, que assume que os custos se c*mportam de form* simétrica em função </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aumentos ou reduções n** nív**s de atividades (CALLEJ*; ST**IARO*; THOMAS, 2006). </line>
<line> Nesse contexto, Kitching, Mashurwala e Pevzner (2016) sali*nt*m *ue e*tudos </line>
<line> recente* d*cumentam *ue d*cisões deliberadas pelos gestor*s alteram o comportamento </line>
</par>
<par>
<line> obs*rvado *o* </line>
<line> c*stos, parti*ul*rmente quando há re*uções </line>
<line> no nív** de ativi*a*es das </line>
</par>
<par>
<line> empr*sas. Q**ndo esses agentes en*r*ntam quedas nas vendas, co* a co*vicção de que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> nível de ven*as se*á recup*rado no *uturo, pode-se decidir manter recursos ociosos, </line>
<line> incorrendo em custos d* ajustes associado* a tal di*po*ição. A*s**, se*und* Venieris, Naoum </line>
</par>
<par>
<line> e Vlismas (2015), os c*stos *ssimétric*s sã* um *a*rão alternativo de comporta*ent* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> cu*tos, </line>
<line> q** </line>
<line> at*ibui um papel *xplí**to às de*isões ge*en*iais n* que tange </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> compromet*m**to de recursos. </line>
<line> Na *ite*atura estr*ngeira, essa assimetria d* cu*to* tem sido tratada pelo t*rmo "stick* </line>
<line> costs", nota*amente em função do estudo de An*erso*, Banke* e Ja*akiraman (200*). </line>
<line> *egundo e*ses *utores, a preva*ência dos custo* assimétrico* é consi*tente co* *sse model* </line>
</par>
<par>
<line> alternativo de comp*rtam*nt* d*s cus*os, *o qual os </line>
<line> gestores *eliber**amen*e ajust** </line>
</par>
<par>
<line> recursos em res*os*a a a*te*açõe* no v*lum* de produç*o e v*ndas. </line>
</par>
<par>
<line> Com base e* dad*s de milhares d* em*resas american*s, Anderso*, Banker </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Jana*i*aman (2003) test*ram e comprovaram a *ipóte*e de que a magnit*de relativa </line>
<line> de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> aum**to nos "c*stos **ministrat*vos" (s*lli*g, gene*al and admi*ist*ati*e costs - SG&A) em </line>
<line> função *e *m au*ent* *a rec*it* de v*ndas é maio* que * magni**de rel*tiva de uma r*dução </line>
</par>
<par>
<line> *os "cu*t** administrativo*" ** funç*o </line>
<line> da dimin**ção das rec*itas. Para testar a r*ferid* </line>
</par>
<par>
<line> hi*ó*ese, And*r**n, Banker e *anakiram*n (2003) prop*seram um modelo no qual as rec*itas </line>
<line> d* vendas fo**m trat*da* como proxy do nível *e ati*idad*, conforme apr*se*tado na </line>
<line> Equação 1. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 17, *. *, art. 5, p. 76-96, mar. 2020 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> E*eitos da Regula*ão da ANS Sobre C**tos Assimétri*os em *o**era*i*a* *édi*as </row>
<row> E* **e: </row>
<row> SG&A equivale a g*stos com vendas, gerais e **ministrativas (*elling, gener*l </row>
<row> and admi*istrat*ve costs). </row>
<row> Red *quivale à redução, uma var*ável dummy qu* *ecebe o valor 1 quando h* </row>
<row> redução nas receitas ent*e os **ríodos * 0, caso contrário. </row>
<row> i eq*ivale à observação refe*ente a uma organ*zaç*o. </row>
<row> t equi*ale à observaçã* r**erente a um p*ríodo. </row>
</column>
<column>
<row> 81 </row>
<row> (1 ) </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Posteriorm*nte, esse modelo foi expandido pelos próprios aut*r*s e empregado, co* </line>
<line> ajustes, em di**r*os *stud** nacionais e internac*on*is, tais como Calleja, Steli*ros e *homas </line>
<line> (2006), K*tching, *a*hurwala e Pevzner (2016), Venier*s, N*oum e Vlismas (*01*), R*chartz, </line>
<line> Bo*get e Lunkes (2**4), Reis (**1*) e Richartz (20*6). Muitos desses autores, p*r *xem*lo, </line>
<line> aju**aram os conceitos de "custos adm*nis*rativ*s" par* custo* *e *rodução propriamente </line>
<line> ditos e custos t*t*is (admini*trati*o* somados * p*odução) e i*cluíram out*as variáv*is, tais </line>
</par>
<par>
<line> co*o: otimismo e pessimis*o do* ***tores, in*ensidade da f*lha *e p*gamento, grau </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> imobi*izaçã*, *ustos de agência e fatores ma*roeconômicos (KREMER, 201*; *EIS, 201*; </line>
<line> KITCHI**; M*S*RUWALA; PEVZN*R, 2016). </line>
<line> Co*tudo, u* f*to* q*e tem sid* *ouco abordado n* li*eratura *acional sobre custos </line>
<line> assimé*ric*s é o pa*e* da *egulação de agên*i*s estatais *obre esse fen**eno. Faz*li, Reis e </line>
</par>
<par>
<line> ***get (2018) ress*l**m qu* * reg*lação de um merca*o p*de ser </line>
<line> consi*erada um fator </line>
</par>
<par>
<line> *xplicativo da assimetria **s custo*. N*sse *en*ido, Kremer (2015) afirma que em*resas cujos </line>
<line> preços sejam regula*o* por agênc*as regulad*ras são mais in*uzidas a man**r suas estrutur*s </line>
</par>
<par>
<line> de custos mais e*xu*as. Um *etor no qual </line>
<line> os preços são inte*s*vamente </line>
<line> controlados pela </line>
</par>
<par>
<line> regulação d* uma ag*ncia brasilei*a * *quele relacio*ad* às OPS. </line>
<line> *.* R*gulação s*bre as Co*perativas *édicas (**ime*s) </line>
<line> *pesar de a ope*açã* de *lanos de saúde acon**cer há mais de 40 an*s no país, sua </line>
<line> regu*ação ocorreu *omente * pa*tir de 1998, p*r mei* da Lei nº 9.656, que *is*iplinou o </line>
<line> funcionamento des*es plan*s e a atuação das organizações que poderiam se* de*in*das como </line>
<line> OPS (UGÁ et al., 2008). Veloso e Malik (201*) ressaltam *ue a reg**ação da ANS limitou o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina PI, v. 17, n. 3, *r*. 5, p. 76-*6, m*r. 2020 </line>
<line> www*.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. *velar, R. V. D. **rdão, *. M. Boina, W. C. S*ntos, C. O. Fer*e*ra </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> a*men*o dos prêmios, pad*onizou cob*rturas de at*ndi*ento e diminuiu as diferenças entre as </line>
<line> OP*, ao m*smo tempo em que houve uma grande ampliação n*s direito* d*s usuári*s. </line>
<line> *ma OPS po*e ser definid* como uma pe**oa juríd*c* cons*ituída sob a m*dalidade </line>
</par>
<par>
<line> de s*ciedade *ivil ou comercial, cooperat*va, ou entidade de a*tog*st*o, </line>
<line> que opere produto, </line>
</par>
<par>
<line> s*rviço o* </line>
<line> co*tr*to </line>
<line> *e </line>
<line> que trata o inciso I do Artig* 1* da *esma Lei (*edação dada pela </line>
</par>
<par>
<line> Medid* Pro*isó*i* nº 2.177-44, de 2*01) (*RASIL, 19*8). O Plan* *rivado d* A*sistência à </line>
</par>
<par>
<line> *aúde é considerado um* *restação co*tinuada </line>
<line> de ser*iços o* </line>
<line> cob*rtura de custos </line>
</par>
<par>
<line> assistenc*a*s a um p*eço *ré ou pós-estab*lec*do, por </line>
<line> prazo i*deter**nad*, </line>
<line> n* * *t ui t * de </line>
</par>
<par>
<line> g*r*ntir, *em limite finance*ro, a as*istência à saúde, pela faculdade de acesso e a*endi*en*o </line>
<line> por profissio*ais ou s*rviços *e sa*de (*RASIL, 1998). </line>
<line> As OPS são *lassi*icadas de diferentes formas pela ANS. De *cordo com a Resolução </line>
<line> de Direto*ia Co**giada nº 39/00, essas OPS devem se* classificadas em uma das seguintes </line>
<line> modalidades: ad*inistradora, c*opera*iva *édic*, *oo*era**va odont*lógica, au*ogestão, </line>
<line> medicina de grupo, odontologia de grupo ou filant*opia (ANS, 2000). ** pesq*isa </line>
<line> apresenta*a neste trabalho, foram estudadas *s OPS c**ssificada* como *ooper**ivas *édicas </line>
</par>
<par>
<line> (popularmen*e conhecidas *omo Unimeds). Isso se deve ao fat* ** tais OPS ser** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> modalidade com maior </line>
<line> núm*r* de </line>
<line> org*nizaçõe* </line>
<line> at*vas no país (295) e atender*m a mais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 17,3 milhões de benefici*rios - 36,5% d* tota* *e beneficiário* no Brasil (ANS, 2018). </line>
<line> Segundo a Unim*d do Brasil (*018), essas cooperat*vas surgiram a p*rt** de um ideal </line>
</par>
<par>
<line> coo*erativista, quando um *rupo d* médi*os fil*ados </line>
<line> ao </line>
<line> Sindicato dos Mé*i*os de Santos </line>
</par>
<par>
<line> (SP), em 1960, *undou a União dos Médicos - Unim*d, n* cidade de Sa*tos (SP). E* 1971, </line>
</par>
<par>
<line> houve um a </line>
<line> grand* ex**nsão das c*op*rativas mé*icas </line>
<line> e* diversos estados: Paraná, </line>
<line> M*n*s </line>
</par>
<par>
<line> G*rais, P*ra*ba, Pernambu*o, Rio </line>
<line> de Janeiro, Ri* *ran*e *o Sul, Santa *ata*ina e </line>
<line> Paraíb* </line>
</par>
<par>
<line> (UNIMED DO BRASIL, 2018). </line>
<line> * par*ir da promulg*ção da *e* nº 9.656/98, criou-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Ce*tra* Nacional Unimed, visando gara*tir a *om*etitivi*ade do Siste*a Unimed e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sat*sf*ção *os cliente* no *t*ndim*nto pela sua rede nacional po* me*o de *nter*â*bio ent*e </line>
<line> as singula*es e feder*ções (UNI*E* DO BRASIL, 2**8). </line>
<line> 2.3 Desenvolv*mento de Hipóteses </line>
<line> *al como apr*sen**do por Kremer (2015), a regul*ção de pr**os por agê*c*as </line>
<line> *egulad*r*s te*de a influencia* o comportamento assimétrico dos cust*s na* organizações. No </line>
<line> caso d** *nim*ds, al*uns normativos *e*ul*mentam e influenciam os preços que podem ser </line>
<line> p*a*icados por essas organizaç*es. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, v. 17, *. 3, art. 5, p. 76-96, mar. 2020 www4.*sanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*eitos *a Regulaçã* da A** Sobr* Custos *s*im*t*icos e* Coop*rati*as Médicas </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> Ao se disc**ir a re*u*ação de plano* de saúde, * importante *estacar qu*, com base na </line>
<line> Ação de Inconst*tucion*lid*de nº 1.93*/03, os p*an*s de saúde *ontratados ant*s da regulação </line>
</par>
<par>
<line> da ANS (c*nhec*dos </line>
<line> com* "planos antigos") *ão se submetem às normas d*ssa agê**ia, </line>
</par>
<par>
<line> va*end* o contrato entre ** partes (operadoras e beneficiá*ios) (SU*R*MO TRIBUNAL </line>
</par>
<par>
<line> FEDERAL, </line>
<line> 200*). *ssim, como </line>
<line> as O*S poderiam negociar de acordo com seus obje*ivos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> situ**ões de mercado, *es**volveu-se a Hipót*se 1: </line>
</par>
<par>
<line> H1 </line>
<line> A maior p*o*or*ão ** pl*nos a*tig*s na* cartei*as da* *nimeds te*d* a r*duzir </line>
<line> a </line>
<line> ocorrê*ci* dos *ustos assimé*ricos (sticky costs) nessa* organizaçõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> O rea*uste de preç*s *e plano* de saúde individu*i* é distinto dos colet*v*s (empre*as </line>
</par>
<par>
<line> e outra* organiza*ões). S**und* Va*ell* e **schin (2014), enquan*o </line>
<line> os </line>
<line> primeiros só p*dem </line>
</par>
<par>
<line> ser reaju*tados c*m autoriza**o da ANS, os planos coletivo*, com a*guma* limit*ções, *odem </line>
<line> ser reajustad*s *om base na neg**iação entr* as *artes. Assim, e*per*-s* que ** Unime*s </line>
<line> tenham preferências pelos pla*os coletivos - *al com* e*i*enciado por Lea* (201*) - *, co* </line>
<line> base neles, consigam refletir va*iações em suas de*pesas em seus pr**os, de a*ordo com seu* </line>
<line> in*eresses. Com ba*e nis*o, desen*olveu-se a Hipóte*e 2: </line>
</par>
<par>
<line> *2 </line>
<line> A maior propo*ção d* </line>
<line> *lan*s coleti*os nas car*eira* </line>
<line> *as U*imeds tende a re*uzir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ocorrên**a dos custo* assimétricos (sticky costs) ne*sas or*an*zaçõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> A razão de *epe*dência expr*ssa "a relaçã* </line>
<line> percentual entre * soma do n*mero d* </line>
</par>
<par>
<line> me**res de 15 anos e ma*or** de 60 *nos sobre os be**ficiários </line>
<line> en*re 15 e 59 anos" (ANS, </line>
</par>
<par>
<line> 2016, *. 4). No ca*o dos ido*os, Kudlawic* et al. (2015, *. 61) ressal*am que a Reso*ução </line>
<line> *or*ativ* ANS nº 6*/03 f** com *u* o r*ajuste de *lan*s de saúde de i*osos fosse restrito a </line>
<line> um valor fixo em rel*ção à *rimeira faixa etária, o que imp*ico* **dução das rec*itas das OPS </line>
<line> em função da proibição de aumento das mensalida*es e seus cus*os al*vanc*d*s p*la redução </line>
</par>
<par>
<line> da ú*tima faixa </line>
<line> *tária **a maio* utili*ação. *esse caso, uma vez que há, usu*lmen*e, e </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> bu**a maior por assistênc*a méd*ca entre cr*an*as e idosos, foi desenv*lvida a Hipót*se 3: </line>
</par>
<par>
<line> *3 </line>
<line> A ma*or razão de depend*n*ia nas carteiras das U*imed* tende a aume*tar a </line>
<line> ocorrên**a dos custos assimétricos (**ick* costs) ness*s or*anizaçõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. 3, *r*. 5, p. 76-96, *ar. *020 </line>
<line> www4.fsane*.com.*r/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. Avelar, R. *. D. Jordão, T. *. Bo*na, W. *. Santo*, C. O. *e*reira </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa rea*iz**a po*e *er classificada *omo descr*tiva, </line>
<line> ca*sal e quantitativa </line>
</par>
<par>
<line> (SAMPIERI et al., 2006). Prete*deu-se descrever fe*ômeno dos custos a*simétrico* e* o </line>
<line> co*p*rativas médica*. *amb*m s* vis*u estudar os e*eit*s da inf**ência d* *e*ulação da ANS </line>
</par>
<par>
<line> sobre o fenômeno dos custos </line>
<line> assimétric** nas organi*açõe* </line>
<line> analis*das. Ademais, </line>
</par>
<par>
<line> em*regaram-s* mé*odo* *statíst*cos para **dir e inferir a respeito do fe*ômeno estudado e a* </line>
<line> relações causais de*uzi*a*. </line>
<line> A popula*ão do estudo compreendeu as OP* *l*ssifi*adas **mo cooper*tiva* médicas </line>
<line> (Unimed*) ** Br*sil no p*rí*do de 2*10 a 2016. Contu*o, a am**tra, não p*obabilística, </line>
<line> *imi**u-se *s *nim*ds cujas informações financeira* est*va* di*poníve** n* *i*e da ANS no </line>
<line> referi*o período. Na Tabe*a *, **r*s*nta-se a *uantid*de de observações p*r ano. Destaca-*e </line>
</par>
<par>
<line> q*e se trata de painel desbalancea*o, isto </line>
<line> é, </line>
<line> existem OPSs </line>
<line> *iferentes ao lo*g* da *érie </line>
</par>
<par>
<column>
<row> tempora* (ou seja, nem todas s* repetem ao l*ngo de *odos os an**). Salienta-se ta*b*m que </row>
<row> *ora* analisado* *a*os a partir d* ano de 2010, *evi*o * co*vergênci* *s norma* contábe*s </row>
<row> i*ternacionai* de conta*ili*ade (*nternat*onal Financial Report St*ndards - IFR*) no Brasil, </row>
<row> seg*nd* Gelbck* et al. (2018). </row>
<row> Tabe*a 1 - Qua*tidad* de *PS* da amo*tra entr* *010 e 201*. </row>
</column>
<par>
<line> Ano </line>
<line> 2010 201* 2012 2013 2014 2015 2016 </line>
</par>
<par>
<line> *mo*tra </line>
<line> 304 2*1 290 2*7 289 2*7 28* </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: Dad*s da *esquisa </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Os *ado* fina*c*iro* s**un*ário* f**am c*letados d** de*onstrações contábe*s </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> Unime**, </line>
<line> dispo*íveis **blicamente no site d* ANS (http://ww*.ans.gov.br/p*rfil-do- </line>
</par>
<par>
<line> setor/da*os-e-**dicadores-do-setor/demonstracoes-c*nt**eis). </line>
<line> P or </line>
<line> s ua </line>
<line> vez, </line>
<line> o* </line>
<line> dados </line>
</par>
<par>
<line> *peracio*ais, relacio*ados à regulação não esta**m *isponíve*s ao público e *oram solicita*os </line>
</par>
<par>
<line> à Ag*ncia Reguladora com *ase na L*i *º 12.*27, de </line>
<line> 18 de novembro de 20*1, qu* </line>
</par>
<par>
<line> regu*amenta o *irei*o co*stit*cional de acesso *s informações *úbli*as - </line>
<line> também con*e*ida </line>
</par>
<par>
<line> *omo "Lei de Ace*so * Informação" (BRA*IL, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> *e**indo o proposto por *ichartz (2016), cons*dero*-se co*o ponto de corte para os </line>
</par>
<par>
<line> *utli*rs as </line>
<line> variações superi*res a 50% da receit* l*quida de </line>
<line> ve*das, *ma vez *ue v*riações </line>
</par>
<par>
<line> *essa magn*tude, num período d* um ano, podem significar *eest*uturações produ*ivas ou até </line>
<line> mesmo fus*es, cisões ou *q*isiçõe*. </line>
<line> Rev. F*A, Teresi*a, v. 17, n. *, art. 5, p. 76-96, ma*. 2020 ww*4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efei*os da *egula*ão da ANS Sobre Cu*tos Assimétri**s em Cooperativas *édicas </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> Nos três mode*os es*ima*os, de acordo com cada um dos objetivos específicos da </line>
<line> pesquisa, i eq*ivale à *perador*, t *epresenta ano, equivale *o i*tercep*o e µ diz *espei*o *o </line>
<line> termo ** erro. Ademais, * variável *e*endente "*usto" é usada em *entido amplo, sendo que </line>
</par>
<par>
<line> ** es*im*u um modelo par* *ada uma </line>
<line> das dif*rentes *ari*veis ex*licadas (proxies) segundo </line>
</par>
<par>
<line> *ich*rtz (2*1*): (a) DGV* s*o a* despesas gerai*, com vendas e administrat**as; (*) CSP é o </line>
<line> cus*o dos s*rvi*os prestados; e (*) custo *otal (CT) * a so*a ent*e DGVA e CSP. O *od*lo </line>
</par>
<par>
<line> usado p*ra *dentifi*ar a assi*etria *e cu*tos (primeir* obj*tivo </line>
<line> *s*ecífico) foi representado </line>
</par>
<par>
<line> pela *quação 2, conforme pro*ost* no estudo de An*erson, Banker e Janakirama* (20*3). </line>
</par>
<par>
<line> (2 ) </line>
</par>
<par>
<line> Em que: </line>
</par>
<par>
<line> Custo é o Cust* da empresa; </line>
</par>
<par>
<line> RLV é a Re*eita líquida de ve*d*s da operador*; e </line>
</par>
<par>
<line> R*d </line>
<line> equivale </line>
<line> à </line>
<line> r*du*ão, </line>
<line> uma </line>
<line> variáv*l </line>
<line> *um*y qu* r**eb* o </line>
<line> valor </line>
<line> * </line>
<line> quan*o </line>
<line> há </line>
<line> redução </line>
<line> nas </line>
<line> receitas entr* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *eríodos e *, ca*o contrário. </line>
<line> Por sua ***, p**a se i*e*tifica* va*iávei* cont*beis que infl**nc*am * *ss*metria dos </line>
<line> cu*tos n*s U*imeds (*egundo objetivo esp*cífico), fo* empregado o mo*elo representado *ela </line>
<line> Equa*ão 3, *onf*rme proposto no estudo de Richartz (201*). Nem todas as variáveis citadas </line>
</par>
<par>
<line> p*lo re*e*ido autor fo*am </line>
<line> anal*sadas, *evid* à ausência </line>
<line> ** informações </line>
<line> contábe*s </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> calculá-*as no que *e refere à base de da*os utilizada. </line>
<line> (3 </line>
<line> ) </line>
</par>
<par>
<line> Em que: </line>
<line> Custo é o *usto da e*p*e*a; </line>
<line> RLV é a Rec*ita *íqui*a de vendas d* operador*; </line>
</par>
<par>
<line> R*d </line>
<line> equivale </line>
<line> à </line>
<line> reduç*o, </line>
<line> uma </line>
<line> variáve* </line>
<line> dummy *ue recebe o </line>
<line> valo* </line>
<line> 1 </line>
<line> quan*o </line>
<line> h* </line>
<line> r*du*ão </line>
<line> n** </line>
<line> r**eitas entre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> p*ríodos e 0, caso c*ntrári*; </line>
<line> DISP é o a*i** disponível da operadora; </line>
<line> *MOB é o ativo imobilizad* da ope*ad*ra; </line>
<line> CAT é o capital de terceiros (passivo exigível) utilizad* p*la operad*ra; e </line>
<line> *TI é * ativo *o*al *a opera*ora. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *7, n. 3, *rt. 5, p. **-96, mar. 2020 *ww4.f*ane*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. Av*lar, R. V. D. Jordão, T. M. Bo*n*, W. C. Santos, C. O. Ferreira </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> A Eq*ação 4 apres*nta o mod*l* *mpreg*do pa*a se analisar a infl*ênci* *a regula*** </line>
<line> da ANS sobre * ass*metria dos c*stos das OPS (tercei*o objetivo específico). Ca*a uma das </line>
</par>
<par>
<line> variáveis *n*ependentes (com exceção d* RLV) foi desenvo*vida *e fo*ma a tes*ar </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> hipóteses *ropostas </line>
<line> na subseção 2.3 de**e *r*b*lho. O Quadro * resu** * form* de </line>
</par>
<par>
<line> opera*ionali*ação d*ssas *ariá*e*s, co* bas* nos dados divulgados pela ANS. </line>
<line> (4 </line>
<line> ) </line>
</par>
<par>
<line> Em q**: </line>
</par>
<par>
<line> Custo é o Custo da empresa; </line>
</par>
<par>
<line> **V é a Receita líquida de vendas da operadora; </line>
</par>
<par>
<line> Red equivale à r*d*ção, *ma variável dummy que recebe o *alor 1 quand* há re*ução n*s r**eitas e*tre os </line>
<line> pe*íod*s e 0, *aso contrá*io; </line>
<line> *OL é a proporçã* *e planos coleti*os na carteira da operadora; </line>
<line> ANT é * proporçã* de planos antigos na ca*teir* d* **eradora; e </line>
<line> DEP é a raz*o depend*ncia da o*eradora. </line>
<line> Q*ad*o 1 - Opera*iona*ização das vari*veis relacionadas à reg*lação </line>
</par>
<par>
<line> *ipótes* </line>
<line> Va*iá*el </line>
<line> Sig*a </line>
<line> Cál*ulo </line>
<line> Re*erência </line>
</par>
<par>
<line> H1 </line>
<line> Propo*ção de plan*s *ntigos na carteira ** operadora </line>
<line> ANT </line>
<line> NB P A ÷ NB </line>
<line> ANS (2018a) </line>
</par>
<par>
<line> H2 </line>
<line> Pro**rçã* de planos c*le**vos na cartei*a da ope**dora </line>
<line> COL </line>
<line> NBCOL ÷ NB </line>
<line> ANS (2016) </line>
</par>
<par>
<line> H* </line>
<line> R**ão depend*ncia da op*radora </line>
<line> DE P </line>
<line> *B*B15AC60 ÷ NBAC15AB60 </line>
<line> ANS (2016) </line>
</par>
<par>
<line> Notas: NBP* é o número de beneficiári*s </line>
<line> de p*anos ant***s; NB é * número total de </line>
<line> beneficiári*s; </line>
</par>
<par>
<line> NBAB*5AC60 é o número de beneficiários ab*ixo de 15 anos e acima d* 60 anos; N**C15AB60 é o número </line>
<line> de *eneficiár*os *cima de 15 anos e abaixo de 60 anos; NBCOL * o **mero de b*nefici*r**s de *lanos cole*ivos. </line>
<line> *onte: Elaborada pelos autore* </line>
<line> Dentre a* li**ta*ões da *esquisa, destaca-se a ausênci* de segrega**o d*s custos *as </line>
<line> variáveis c*ntábe*s u*ilizadas *o*o proxies (*G*A * CSP) em fixo* e variáveis, haja vista </line>
<line> **e so*ente os custos variávei* no*malmente s* *l*era* *o *ongo *o te*po sim*t*icamente </line>
<line> conforme o vo*ume de prod*ção *u *e vendas, o *ue po*e influenci*r os resul*ados. Ademai*, </line>
</par>
<par>
<line> a p*oxy DGVA pode conter elemen*os não re**cionados com o *r*cesso produtivo </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> or*anizaçõ** analisadas, o qu* não seria tradicionalmente conce*tuado com* custo, **s como </line>
</par>
<par>
<line> de*pesa. Po* fim, n*o **i feita uma </line>
<line> análi*e qua*ita*iva *as diferenç*s *n*re os processos de </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T**e*ina, v. 17, n. 3, art. 5, p. 76-96, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeitos *a Re*ulação da ANS So*r* Cus**s A*s*métri*os em Cooperativas Médica* </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> geração (direcionadores) de r*ceita* e de custo*, o **e *od*r*a *inalizar possíveis exp**caç*es </line>
<line> par* a simetr*a ou não das *ariáve*s de cu*tos e receitas *mpregadas na pesquisa. </line>
<line> 4 R*SULTADO* E DISC*SSÕES </line>
<line> Nesta seção, *ão apresenta*os os r*s*ltado* obt***s a partir dos m*delos estim*dos. </line>
</par>
<par>
<line> Na subs*ção 4.1, destacam-se os *esultad*s dos mod*los estimados par* se identificar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> existê*cia *o fenômeno do* cust*s assimét*ic*s n*s U*imeds. Já na subseção 4.2, apre*entam- </line>
</par>
<par>
<line> s* os resulta*os dos mo*elos empreg*dos para </line>
<line> se v*rificar o efeito de var*áveis contábei* </line>
</par>
<par>
<line> sobr* </line>
<line> os custos a*simétricos d*ssas </line>
<line> o*erad*ras. Na subs**ão 4.3, o* resultado* dos mode*os </line>
</par>
<par>
<line> **pregad*s para se *nalisar a *nfluência de va**áveis relacionadas * *egulação da ANS sobre </line>
<line> o fenômeno *os cu*tos ass*métrico* nessas *rg**izaçõ*s são descrit*s. *or *im, ** resultados </line>
<line> são na sub*eç*o 4.4. </line>
<line> Sali*nta-se qu*, para faci*itar a apr*sentação dos resultados nas tabelas, as va*iáveis </line>
</par>
<par>
<line> s** apresentadas </line>
<line> pel*s s*glas, cujos *ignific*dos são *esta*ados abaixo </line>
<line> de c*da u** das </line>
</par>
<par>
<line> e*uaç*es *pres**tadas anteriormente. **a exceção, </line>
<line> contudo, se dá *o caso da d*mmy d* </line>
</par>
<par>
<line> *eduç*o da rec**ta, c*amada apenas de "RedRLV". </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 E**stência dos Cust*s As*imé*ric*s </line>
</par>
<par>
<line> Para identificar a existência dos *ustos assi**tricos, empr*gou-se * *od*lo </line>
<line> ***esentado n* Equ*ção 2. Na Tabela 2, apr*s*ntam-se os resultado* *bti*os po* *eio de*se </line>
<line> mode*o. * teste de Wald demonstra que, **dep*ndente da proxy usada como variáve* </line>
</par>
<par>
<line> *ep*nd*nte, </line>
<line> to*os os *o*el** foram sig*if*can*es a </line>
<line> 1,0%. *de*ais, tal co*o *spera*o, em </line>
</par>
<par>
<line> t *dos </line>
<line> os modelos, * *ariável R*V foi signi*icante e po*itiva, ou seja, * aument* da </line>
<line> receita </line>
</par>
<par>
<line> (pro*y d* nív*l de atividade de venda*) implicou au**nto dos custos (***ependentemente da </line>
<line> *roxy uti*izada). </line>
<line> Tabela 2 - **sultados *b*i*o* para os *o*elos es*i*ados c*m bas* na Equação 2 </line>
</par>
<par>
<line> Variá*el d**enden*e </line>
<line> CSP </line>
<line> DVGA </line>
<line> CT </line>
</par>
<par>
<line> V*riáveis independentes </line>
<line> Co e f . Z </line>
<line> *o e f . Z </line>
<line> Co e f . Z </line>
</par>
<par>
<line> RLV RedRLV 0 </line>
<line> * ,6 2 * 3 , 0 4 ** - 0 ,5 7 -9,52** 0 ,1 1 7 , 2 5 ** </line>
<line> 0 , 6 * ** 3 , 9 e+0 7 ** -0,6*** * , 1 e + 0 7 ** * ,* 0 5 , 1 e+0 6 ** </line>
<line> 0 ,7 7 2 5 , * ** -0,79 -22,04** 0 ,* 2 4 ,9 ** </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resina PI, v. 17, *. 3, ar*. 5, p. 76-**, m*r. 2020 </line>
<line> ww*4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. *velar, R. V. D. Jordão, T. M. Boina, W. C. S*nto*, C. O. Fe*reira </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> Wald </line>
<line> 267,20** </line>
<line> 3,03e+*5** </line>
<line> 731,86** </line>
</par>
<par>
<line> No*as: * Sig*ificante a *%, ** Significa**e a *%. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: D*dos da pes*u*sa </line>
</par>
<par>
<line> A *ariá*el RedRL* f*i sign*fic*nte em todos os modelos * 1,0%. Adema*s, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> coeficientes e*timados f*r*m todos negativo*, *ndi*and* que a queda *os c*stos é *enor </line>
</par>
<par>
<line> quando há re*ução nas receitas do que os aume*tos dos custos </line>
<line> qua*do há incrementos </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> receita. Portanto, os custos d*s Uni*eds est*dadas são ass*mé*ricos de acordo com * model* </line>
</par>
<par>
<line> de Anderson, Banker e Ja**kira*an (2003), ratific*ndo os resulta*o* de estu*os em </line>
<line> outros </line>
</par>
<par>
<line> conte*tos *omo Medeiros, Cost* e Silva (*005), Richartz, Borget e Lunkes (2014), C*rmo e </line>
<line> Xavier (2***) e Pamplon* et a*. (2016). </line>
<line> 4.2 Vari*veis que Influencia* o* *ustos A*simét**cos </line>
<line> Para *dentific*r o ef**to d* variávei* co**ábeis sobre os custos *ssim*tricos, empregou- </line>
<line> se o m*delo apr*sentad* na E*uação 3. Na Tabela 3, ap**se*tam-se os resultados obtidos por </line>
<line> meio desse modelo. Novamente, o te*te de Wald demo*stra que, independente *a proxy usa*a </line>
<line> como variável *epe*de*te, todos os m*delos estimados foram significantes a 1,0%. Assi* </line>
</par>
<par>
<line> como no modelo anterior, e tal como e**erado, em todos ** mod**os, *s variá*eis RLV </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> RedRLV f*ra* sign**ic*ntes. Adema*s, enquan** os co*fic*e*t*s da *ar*ável R*dR*V *oram </line>
</par>
<par>
<line> n*gativos, os coeficiente da variáv*l RLV foram p*sitivo*, demonstran*o novamen*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> assimetria dos custos com *as* em Anderson, Ba*ker * Jan*k*ra**n (2003), ra*if*cando </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> e*tudos s*pracita*os. </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 3 - Re*ultados *btidos p*r* os modelos es*imados com base *a Equa**o 3 </line>
</par>
<par>
<line> Variáve* depend*nte </line>
<line> CSP </line>
<line> DVGA </line>
<line> CT </line>
</par>
<par>
<line> Variáveis i*d*p*ndente* </line>
<line> Co e f . Z </line>
<line> Co e * . Z </line>
<line> Co e f . Z </line>
</par>
<par>
<line> RLV RedRLV D**P I * OB CAT *TI *0 </line>
<line> * ,9 0 896,49** -0,83 -51,75** * ,0 2 * 5 ,8 9 ** -0,0* -*,70** -0,0* -3,8*** 0 ,0 0 5 ,4 5 ** * ,1 1 7 ,2 5 ** </line>
<line> 0 ,6 8 1 6 ,* 9 ** -0,5* -*0,50** 0 ,0 0 0 ,6 1 -0,00 -0,09 * ,0 4 4 , 2 6 ** 0 ,0 0 3 , 3 8 ** * ,0 0 1 ,7 * </line>
<line> 0 ,7 8 * * ,7 1 ** -0,81 -22,78** 0 ,* 1 4 ,2 9 ** 0 ,0 1 * ,8 ** -*,01 -*,68 0 ,0 0 5 ,4 * ** 0 ,0 * 4 ,* ** </line>
</par>
<par>
<line> Wald </line>
<line> 5.3*2.416** </line>
<line> 687,*8** </line>
<line> 818,93** </line>
</par>
<par>
<line> *ota*: * Signif*cante a 5%, ** Significante a 1%. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Da*os d* pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *er*s*na, v. 17, n. *, a*t. 5, *. 76-96, *ar. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeitos da Regulação da ANS Sobre *u*tos As*imétric*s em Coopera*ivas Méd*cas </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> Ao se analisar as variáv**s com ba*e em Ric*artz (2016), é ***o*tante c*nsiderar as </line>
</par>
<par>
<line> *ifere*tes proxies em*regadas p*ra estimar os custos d*s operado*a*: CSP, DVGA e CT. No </line>
<line> caso da pro*y CSP, todos *s coe*icientes estimados fora* sign*fic*nt*s a 1,0%. Ao contrário </line>
<line> do esperado com base na l*teratur*, *s c*eficientes da va*iável *ISP e ATI fo*am pos*t*vos, </line>
<line> indicando os se*s efe*tos sobr* um co*por*amento anti-st**ky. J* os *oef*cient*s das *ar*áve*s </line>
</par>
<par>
<line> IMO* CAT, que demonstram a i**ensidade de uso de ati*os imo*iliz*dos passiv** </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> exigí*eis, *o**m neg*tivos, rea*ç*n** os seu* efei**s so*re u* comportamento s*icky. </line>
</par>
<par>
<line> Ao se *nalisa* a </line>
<line> *roxy de *ust*s DVGA, ap*n*s as variáve** CAT e ATI f*r*m </line>
</par>
<par>
<line> s*gni*icantes. Todavia, o sinal posi*i*o d*s c*efici*ntes dem*nst*a o seu </line>
<line> efeito sob*e um </line>
</par>
<par>
<line> comp*rtament* anti-sticky d* tais *us*os. Por fim, ao se an*lisar </line>
<line> a última pro** par* custos, </line>
</par>
<par>
<line> CT, apenas o coeficie*te </line>
<line> ** vari*vel CAT não foi significa*te. P**ém, todos os coefic*entes </line>
</par>
<par>
<line> das demais *ariáveis (DISP, *MOB e ATI) fo*am sig*ifica**es e posit*vos reforçando *s se*s </line>
<line> efeitos *obr* *m co**ortamento anti-st*cky. O Qu*dro * apresen*a um re*u*o dos re****ados </line>
<line> obtidos e * efeito s*bre o *o*portam**to obs*rvado, po* proxy e variável. </line>
<line> Quadro 2 - Resumo dos resul*ados ob*ido* co* *a*e nos modelos estim*d*s a partir da </line>
<line> Equação 2 </line>
</par>
<par>
<line> Variável </line>
<line> Sinal esp. </line>
<line> Sinal </line>
<line> CSP Efeito </line>
<line> Sinal </line>
<line> VGA Efe*to </line>
<line> Si*a* </line>
<line> C* Efeito </line>
</par>
<par>
<line> **S* </line>
<line>-</line>
<line> + </line>
<line> Anti-sti*ky </line>
<line> *S </line>
<line> N* </line>
<line> + </line>
<line> A*t*-sticky </line>
</par>
<par>
<line> I M O* </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> Sticky </line>
<line> NS </line>
<line> NA </line>
<line> + </line>
<line> Anti-sticky </line>
</par>
<par>
<line> CAT </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> Sticky </line>
<line> + </line>
<line> Anti-sticky </line>
<line> NS </line>
<line> *A </line>
</par>
<par>
<line> ATI </line>
<line>-</line>
<line> + </line>
<line> An*i-*ticky </line>
<line> + </line>
<line> Anti-sticky </line>
<line> + </line>
<line> Anti-s*icky </line>
</par>
<par>
<line> D </line>
</par>
<par>
<line> Notas: N* é Nã* *i*nificante; *A é N*o se aplica. </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Ela*o*ado pelos autore* </line>
</par>
<par>
<line> *s*e *ompo*tamento anti-stic*y já fo* observado em </line>
<line> *utr*s estudo* nacion*is </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> intern*cionai* realiza*os em diferentes contextos, ta*s </line>
<line> com* Venieris, Nao*m * *lisma* </line>
</par>
<par>
<line> (2015), Kremer (2015) * Fazoli, Reis e *orget (2018). Nesse caso, a as*ime*ria de custos </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> co*fir*ad*, porém co* sinal diverso d* esperado *om *ase </line>
<line> *m Anderso*, Ba*ke* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Janakiraman (2003). </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 R*gul*ção d* ANS e os *u*tos Assimétricos </line>
</par>
<par>
<line> Para ide*tificar * in*luên*i* da regulação da *NS sobre o* custos assimé*rico* das </line>
<line> Unimeds, usou-se o *odelo apresen*ado na Equaç*o 4. Na Ta*ela 4, apresentam-*e os </line>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, *. 17, *. 3, art. *, p. 76-96, mar. 202* **w4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. A*elar, R. V. D. Jo*dão, T. M. Boina, W. C. Santo*, C. O. Fe*reir* </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> resulta*os ob*idos por meio desse mode*o. O t*ste de Wal* d*monst*ou q*e *od*s os mo*elos </line>
</par>
<par>
<line> estimados, i*d*pendente da proxy *sada c*mo variável dependente, *ora* signific*ntes </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *,0%. Tal co*o nos model*s anterio*es, as vari*veis RLV e Red*LV foram significantes em </line>
<line> t*das as an*li*es, sendo a pri*eira com sinal *ositivo e a segunda com sinal negativo. Tal </line>
<line> const*tação ratifica novamente * assimetria dos custos, ta* como esperado com base em </line>
<line> *nderson, Banke* e *anakiraman (*0**) e os estudos anterior*ente cit*dos. </line>
<line> Tabela 4 - Resu*t*dos **tidos pa*a os *odelos e*timados com base na *quação 4 </line>
</par>
<par>
<line> Vari*ve* dep**den*e </line>
<line> *S* </line>
<line> D*** </line>
<line> CT </line>
</par>
<par>
<line> Variáveis **depen*e*tes </line>
<line> Co e f . Z </line>
<line> Co e f . * </line>
<line> Co e f . Z </line>
</par>
<par>
<line> R*V Red*LV COL ANT D* P *0 </line>
<line> 0 ,* * 1 * , 8 5 ** -0,69 -11,4*** -0,00 -0,30 0 ,0 * 2 ,* 3 ** -*,03 -3,4*** 0 ,0 1 3 ,* 3 ** </line>
<line> 0 ,* 6 7.128,*0** -0,57 -78,*1** 0 ,1 5 * ,* 0 -0,0* -3,77** -0,00 0 ,1 7 0 ,0 0 943,** ** </line>
<line> 0 ,* 5 2 * , * 4 ** -0,87 -25,57** 0 ,0 * 4 ,2 * ** -0,01 -*,*2** 0 ,* * 1 ,4 6 0 ,0 0 1 ,9 9 * </line>
</par>
<par>
<line> Wald </line>
<line> *41,49** </line>
<line> 1 , 0 3 e + 8 ** </line>
<line> 1.2*4,*2** </line>
</par>
<par>
<column>
<row> N*tas: * S*gn*fic*nte a 5%, Signific*nte a *%. ** </row>
<row> Fonte: *a*o* da *esquisa </row>
<row> No c*so da variável COL, observou-s* sua *ignificância *pena* no caso da proxy </row>
</column>
<column>
<row> de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> custos CT. Poré*, o sina* positiv* do* coeficientes demonst*ou *ue a variável contri*ui para </line>
<line> um com*ortamento anti-sticky *os cust*s, *u seja, quando o nível *e atividade d* o*erad*ra </line>
<line> se reduz, os c*stos ca** aind* ma*s que prop*rc*onal*e*te. T*l r*lação ratifica * e*pe**do na </line>
<line> Hip**ese *. </line>
</par>
<par>
<line> *á no caso da var*ável ANT, </line>
<line> *eu* *oefici*ntes f*ram </line>
<line> si*nificantes em todos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> modelos estudados. Porém, quando a var*áv*l CS* **i empr*gada como proxy dos *u**os, o </line>
<line> c*e*i*iente f*i po*itivo (in*icando um efeito anti-sti*k*), e*qu*nto nas dem*is, foi negativo </line>
<line> (indic**do u* e*eito *tick*). Os efei*os obs*rvados nas duas últimas pr*x*es de cu*tos </line>
<line> (D*GA e CT) são c*ntr*rio* à Hi*ótese 2 propo*ta. </line>
<line> *o qu* se refere * variáv*l i*dependente DE*, verificou-se um *oeficiente </line>
</par>
<par>
<line> e**atisticamen*e significante no que tange à variável </line>
<line> dependente C**. Tal como esperado, </line>
</par>
<par>
<line> neste cas*, </line>
<line> obse*vo*-se uma rel*ção negativa (in*icando um ef*ito sticky) en*re a razão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dependência das *nimeds e * comp*rtamento assimétrico *e seus custos. E**retanto, n*o se </line>
</par>
<par>
<line> **rificaram **eficientes </line>
<line> signif*cantes para * vari*vel i*depe*dente DEP no q*e *e *ela*ion* </line>
</par>
<par>
<line> às demais prox*es de c*stos: CT e DV*A. O Quadro 4 ap*esenta *m resumo dos res*ltado* </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, art. 5, *. *6-9*, mar. 202* ww*4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeit*s da Regulação da ANS Sob*e Cu*tos A*simétr*cos em Cooperativas Médi*as </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> *b*idos a partir dos modelos estimados *ara s* a*alisar a *nflu*ncia da regulação da *NS </line>
<line> sobr* os custos assimétric*s *as **S classi*icadas como c*operativas médi**s. Por sua vez, o </line>
<line> Quad** 5 *esume os resultados em relação às hipó*eses propo*tas na seção 2.3 *este trabalho. </line>
<line> Q*ad*o 3 - Resumo d*s result*dos ob*idos com *a** nos *odelos estimados * par*ir da </line>
<line> Equação 4 </line>
</par>
<par>
<line> V**iável </line>
<line> Sinal esp. </line>
<line> Sinal </line>
<line> CSP C*mpo***mento </line>
<line> *i*al </line>
<line> DVGA Comportame*to </line>
<line> Sin*l </line>
<line> CT Co*portamento </line>
</par>
<par>
<line> COL </line>
<line> + </line>
<line> NS </line>
<line> NA </line>
<line> NS </line>
<line> NA </line>
<line> + </line>
<line> Anti-sticky </line>
</par>
<par>
<line> ANT </line>
<line> + </line>
<line> + </line>
<line> Anti-sticky </line>
<line>-</line>
<line> Sticky </line>
<line>-</line>
<line> Sticky </line>
</par>
<par>
<line> DE P </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> **icky </line>
<line> NS </line>
<line> NA </line>
<line> NS </line>
<line> NA </line>
</par>
<par>
<line> Not*s: *S é Não sign*ficante; NA é Não *e a*lic*. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elaborad* pelos aut*res </line>
</par>
<par>
<line> Com ba*e no estudo *esen*olvido, observo*-se que a H1 foi confirmada </line>
<line> apenas </line>
</par>
<par>
<line> quando a va*iá*el C*P foi empregada co*o pr**y de *ustos, ou seja, a *aior *roporção de </line>
<line> pla*os ant*gos nas carteiras das Un**eds t*ndeu a *eduzir a o*orrê*cia dos *ticky costs nessas </line>
<line> orga**zaçõe*. A H2 foi confirmada q*ando se *mpre*ou a var*ável CT como proxy de custos. </line>
<line> Em out*as palavras, a maior pro*orç*o de p*anos colet*vos na* carteiras das Unimed* tendeu a </line>
<line> reduzir * *cor***cia dos sticky costs nessas organiza*ões. Por fim, H3 f*i confirma*a ape*as </line>
</par>
<par>
<line> quando se consid*rou o CSP *omo proxy </line>
<line> d*s *ust*s des*as organizações. A*si*, </line>
<line> pode-s* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> dizer que a maior razã* de depe*dênci* na* carte*ras das Unimeds *e*deu a a*mentar </row>
<row> o*orrên*ia dos sticky c*sts ness** ope*adoras. </row>
<row> Quadro 4 - Hipót*ses desenvolvid*s </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Proxies ** cust*s </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> CSP </line>
<line> DV** </line>
<line> CT </line>
</par>
<par>
<line> H* </line>
<line> Não *e rejeita </line>
<line> R**eita-se </line>
<line> *ejeita-s* </line>
</par>
<par>
<line> *2 </line>
<line> Reje*ta-se </line>
<line> R**eita-se </line>
<line> Nã* se rejeita </line>
</par>
<par>
<line> H3 </line>
<line> *ão se reje*ta </line>
<line> Re**ita-se </line>
<line> Rejei*a-*e </line>
</par>
<column>
<row> *ipót*se </row>
<row> N*tas: NS é Não signifi*ante; NA é Não se apl*ca. </row>
<row> Fonte: Elabor*do pelos autores </row>
<row> 4.4 Discussão consubstanci*d* dos resultados </row>
</column>
<column>
<row> a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Com ba*e *os resultados apresentados, é import*nte d*s**car * o*o*rê*ci* de *ustos </line>
<line> assimétricos e* t*do* os mo*elos estimados, tendo em vista a variáv*l i*dependente </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 3, art. 5, p. 7*-*6, mar. 2020 www*.*sanet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. *. Avelar, R. V. D. *ord*o, T. M. Boina, W. C. *antos, C. O. *erre**a </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> RedRLV. *ssim, e* consonâ*cia c*m A*ders*n, Ban*er e Janaki*aman (200*), *bserv*u-se </line>
</par>
<par>
<line> que a red*ção no *í*el de atividade não r*du* </line>
<line> propor*ional*ente os </line>
<line> custo*, </line>
</par>
<par>
<line> i*dependentement* *as *r*xies (va*iá*e*s depend*ntes) usadas para mens*rá-las. Tal </line>
</par>
<par>
<line> const**a*ão é </line>
<line> **l*van*e para *s Unime**, uma vez que determinada* decisões dos *es*ores </line>
</par>
<par>
<line> (como manutenção </line>
<line> de fu*cionário* e i*vestimento* em *ecu*sos </line>
<line> fix*s) cont*ibuem para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comporta*ent* ass*métric* dos c*stos e infl*enci** negat*vament* a rent*bili*a*e das </line>
<line> orga*iz*ções em *eríodo* de quedas nos níveis de atividade. As*i*, os **a*ehold*rs dess*s </line>
<line> organiz*ções devem se atentar a situações que po*em influenc*a* n*gat*vamente o </line>
<line> *esempen** dessas OPS. </line>
</par>
<par>
<line> Por outro lado, obser*ou-se a inf*uê*cia de div*rsas variáveis co*tá*e*s s*bre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> assime*ri* *o* custos das oper*doras. Por*m, os efeit*s de assimetria obs*r*ados for** tan*o </line>
</par>
<par>
<line> stick* quant* an*i-**icky, *ependendo </line>
<line> da variável in**pen*ente e da proxy de </line>
<line> cus*o* </line>
</par>
<par>
<line> em*regada co*o variável *e*endente. Salienta-se que o *omport*mento anti-sticky já foi </line>
</par>
<par>
<line> observado *m </line>
<line> estu*os nacionais e </line>
<line> internac*o*ais (*ENIERIS; NAOUM; V*ISMAS, 2015; </line>
</par>
<par>
<line> KREMER, *015; FAZOL*; REIS; BO**ET, 2018). Sob a *ersp*ct*va dos gestores, *ais </line>
<line> resultados dem*n*tram q*e os mesmos podem influe*ciar tais va*iáveis para redu*i* o* efeitos </line>
<line> **versos dos s*icky costs. </line>
<line> Sobre as va*iáveis ligad*s à r*gulaçã*, verific*u-se que to*as f*ram *i*nifica*te* em </line>
<line> pelo me*os um dos mode*os. V*rificou-se a *ss*metria d*s*as *ariáveis c*m diferent*s *feitos </line>
<line> (sticky e anti-stic*y). No ca*o da* oper*doras, observou-se que o* *e*tores podem trabalh*r </line>
</par>
<par>
<line> *ol*ti*as relacionadas à ca*tei*a </line>
<line> de beneficiários </line>
<line> das Un*m*ds, de </line>
<line> forma a ger*r *elhor *ais </line>
</par>
<par>
<line> custos, reduzindo a possibilidad* de prob*ema* econômico-financeiro*, *o** sa*ienta Xavier </line>
<line> (2017). Adem**s, sob a *ersp*ctiva d* ANS, c*nsid*rand* o interes*e público de su* </line>
<line> regulação, esta deve consi*e*ar esse fenômeno um* vez que sua normatiz*ção tem *nfluê*cia </line>
<line> s*br* o compor*am*n*o dos custo* de*s*s organiz*ç*e*. </line>
<line> Diante do exposto, observa-se a *elevâ**ia do est*do dos custos assi**t*icos nas </line>
</par>
<par>
<line> U**m*ds. *s diversos stakeholde*s d*ssa* organizaçõe*, t**s </line>
<line> *omo médicos, **stores * </line>
</par>
<par>
<line> r*guladores têm o poten*ial de se beneficiar d* co*he*imentos *ai* pro*undos *o*re os cus*os </line>
<line> as*imétricos nessas *rganiza*õe*. Informações *ue *ubsidi*m a tomada *e decis*o adequ*da </line>
<line> d*s partes envolvidas, con*iderando *sse comport*mento aparentem*nte anô*a** dos cus*os, </line>
</par>
<par>
<line> podem </line>
<line> bene***ia* es*ecialmente a s*cie*ad* brasileira, consider*ndo a importância de*sas </line>
</par>
<par>
<line> operadora* pa*a o sistema *e saúde nacio*al (ANS, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 17, n. *, ar*. 5, p. 76-96, **r. *020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*eit*s ** Regulação da ANS Sobre Custos *ssi*ét*icos em Coo*erativas Médicas </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FI*AIS </line>
</par>
<par>
<line> A partir do modelo d* Anderson, Banker e Jana*ir*man (*003), </line>
<line> observou-se que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> custo* das Unimeds apresentaram um *omportamento as**métrico, indepe***ntemente </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> proxy empregada como var*ável explicada e das diferentes variá*eis explicativa* empregadas </line>
<line> *os *ode*os. Nesse caso, *s custos das operado*as estudadas t**eram u* c**portamento </line>
<line> e**r*ta**nte sticky, pois as *iminuições no nív*l *e at*vid*d* fora* menores </line>
<line> proporcion*l*ente *o q*e os *umentos n* nível de ati*idade. </line>
</par>
<par>
<line> Veri*icou-se que as variá*eis *ontábeis D*SP, IMOB, *AT e ATI, propo*tas </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<line> *ichartz (2016), </line>
<line> ti*eram *feitos significantes </line>
<line> sobr* a *ssimetria dos cus*os das Unimeds </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> m*delo qu* conside*** *SP *omo va**ável *epende*te. Porém, na m*ior parte das ve*es, *s </line>
<line> *eferi*as va*i*veis co*tábeis *n*luenci*ram um co*po*tame*to *ssimétr*co anti-*ticky dos </line>
</par>
<par>
<line> cu*tos das Unim**s, *ndo d* encontro </line>
<line> ao es*er*d* com b*se na l**eratura, co*roboran*o </line>
</par>
<par>
<line> R*chartz (2016). </line>
</par>
<par>
<line> A* v*ri*v*is rela*iona*as * regulaçã* - COL, ANT e DEP - f**a* **gnifi*antes e c*m </line>
<line> ** *inais esperad*s em seus coefic*entes em, pelo m*nos, u* dos mo*elos es*imados. De*s* </line>
</par>
<par>
<line> f*rma, *e*ific**-se a infl*ênc*a </line>
<line> da regulação ** ANS sobre * assimetria dos custos </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> Unimeds, *orroborando em parte a asserti*a *e Fazoli, Reis e Borget (20*8). P**ém, usando </line>
</par>
<par>
<line> as v*r*áveis dependentes DVGA e CT, os </line>
<line> coeficientes estimados da va*iável indep*n*ente </line>
</par>
<par>
<line> ANT div**giram d* espe*a**. Assim, as hipótese* desenv*lvidas pude*a* ser *arcialm*nt* </line>
</par>
<par>
<line> confirmadas, </line>
<line> dep*nde*d* *a *ari**** analisada </line>
<line> e da *r*xy empregada com* custo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> operado*a. </line>
</par>
<par>
<line> O* resul*a*os apresentados *ontribuem co* a p**posição e o teste d* variáveis pa*a se </line>
<line> analisar * efeito da regul*ção da ANS sobre a *ssimetria de *usto* n*s Unim*ds. Além dis*o, </line>
<line> confirmou-se a ex*stência da ass**et*ia do* custos nessas OP*, assim como de evidênci** dos </line>
<line> efei*os de di*erente* variáveis contábeis sobr* os custos. C*m o *mprego de difere*tes p*oxies </line>
</par>
<par>
<line> de custos, é possível *s*ab***cer </line>
<line> uma *isão *mpliada do fenômen* do* custos assi*é*ricos, </line>
</par>
<par>
<line> assim como suas vari*veis expl*ca**va* n* caso das Unimed*. </line>
</par>
<par>
<line> P*sq*i*as futuras </line>
<line> poderiam empregar as var*áveis de re*ulação p**postas em ou*ras </line>
</par>
<par>
<line> *odali*ades </line>
<line> d* operadoras classificada* confor*e a *NS (2000). Ademais, nov*s </line>
<line> variáveis </line>
</par>
<par>
<line> pode*iam ser propostas para ca*tar outros aspectos da regul*ç*o dessa agência sob*e *s </line>
</par>
<par>
<line> o*erado*as. Por fim, comportamento *nti-sticky poderia *e* melh*r *nalisado a par*ir o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> no*as evid*ncias *m*íricas, consid*ra*d*, por e*emplo, uma análi*e qu*litativa da* </line>
<line> difere*ç*s entre *s p*oc*ssos de ger*ç*o (com o* r*s*ecti*os di*ecion*dore*) de receitas e de </line>
<line> *ev. FS*, Ter*sina PI, v. *7, n. 3, *rt. 5, p. 7*-96, ma*. 202* *ww4.fsanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> E. A. Avelar, R. V. D. *ordão, T. M. Boin*, *. C. Santos, C. *. Ferreira </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> cu*tos e despesas, *e* como *e de*erminados ite*s de despes*s *o grup* "des**sas </line>
<line> *dministrativas, de vendas * *erais". </line>
<line> REF*R*NC*AS </line>
<line> ASSOCIAÇ*O BRASILEIR* DE *L**OS DE S*ÚDE - A*RAMGE. Custo cr*sce mais </line>
<line> que receita, dizem p*anos. 201*. Disponível em: http://blog.abramge.c*m.br/*undo- </line>
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<line> Disponí*el </line>
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<line> Constitu*ção Fed*ral; a**era a Lei no 8.112, de *1 de dez*mbro de 19*0; revoga a *e* </line>
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<line> R. V. D. Jordão </line>
<line> T. *. *o*na </line>
<line> W. C. Santos </line>
<line> C. O. Ferreira </line>
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<line> 1) concepção e *lane*amento. </line>
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<line> 2) análi*e e *nt*rp*etação dos d*dos. </line>
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<line> *) el**oração do rascunho o* *a r*v*são c*ítica do conteúdo. </line>
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<line> 4) part*c*paçã* na apr*vação da ve*são fin*l d* manuscri*o. </line>
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