<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 5, p. 76-96, mar. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.3.5
</line>
<line>
Efei*os da Regulação da ANS Sobre Cust*s *ssimétri*os *m Coop**ativas Médica*
</line>
<line>
*ffects of AN* Regulation *n Asy*m*tric Cost* in Medical Co**erat*ves
</line>
<line>
Ewert*n Al*x Avel*r
</line>
<line>
*outor e* Administração pela *ni*ersidade Feder** *e Minas Ge*ais
</line>
<line>
Professor d* Universi*ade Federal *e Minas Gerais.
</line>
<line>
E-m*il: *wertonalexave*ar@gmail.c*m
</line>
<line>
R*cardo Vi**cius Di*s J*rdão
</line>
<line>
Ph.D. em M*n**ement (Fi*ance, Accounting *n* Tax Law)
</line>
<line>
Pr*fessor da Fu*dação Pedro Leopo*do
</line>
<line>
E-*ail: jordaoco*sul*or@*ahoo.*om.br
</line>
<line>
Tere*ce *a*hado Boin*
</line>
<line>
Mes*re em Ciências *ontábeis pela Universidade Fe*eral do Rio de Ja*e*r*
</line>
<line>
A*al*sta d* Agê**ia Nacional do Ci*e*a
</line>
<line>
E-ma*l: tmboina@g*ail.com
</line>
<line>
W**l*y Cirino dos Santos
</line>
<line>
Grad*ado em *i*ncias Con**b*is p*la Unive*sidade Fed**al de Min*s Gerai*
</line>
<line>
E-mail: wcs*ntos*04@gmail.c*m
</line>
<line>
Cássia *e Oliv*ira Ferre**a
</line>
<line>
Mestrad* em Controlado*ia e *o*tabilidade pela Uni*e*sidade *ederal ** Minas *erais
</line>
<line>
E-mail: cassia.ol*veira*@*otmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ewer*on Alex A*elar
</line>
</par><par>
<line>
Avenida Presidente *ntôni* C*rlos, 6627, *ACE, sala
</line>
<line>
E*ito*-C*efe: *r. Tonny Kerle* de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
2031 - Pampu*ha - Belo Ho*izo*t* - MG, CEP: *1270-
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
901.B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: **cardo V*níciu* Dias J*r*ão
</line>
<line>
Ar*igo recebido em 03/*0/20*9. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*venida Lincoln D*o** Vi*na, 830, Dr. L*nd, Pedro
</line>
<line>
rec*bid* em 15/10/2019. *provado em *6/10/2019.
</line>
</par><par>
<line>
Leopoldo - MG, CEP: 3360*-00*. Br*sil.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Apoi* e finan*i*mento: Pró-Reitoria de Pes*uis* (PRPq) da Uni*er*idade Fede*al de Minas *erais (U*M*).
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ef**tos *a *e**lação d* ANS *o**e Cu*tos *s*imét*icos *m Cooperat*v** Médica*
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
Este **t*go apresen*a os resultados de um estu*o que visou analisar os efeitos da i*fluência da
</line>
</par><par>
<line>
regulação da Ag*ncia Nacional de Saúde Suplement*r
</line>
<line>
(ANS) e*
</line>
<line>
relação aos
</line>
<line>
custos
</line>
</par><par>
<line>
as*imétrico* nas *ooper*t*vas m*dicas (Unimeds) entre os **os d* 2010 e 2016. *
</line>
<line>
pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
emp*egou dados secundários (financeiros e **eracionais) e pode *er
</line>
<line>
classificada com*
</line>
</par><par>
<line>
descr*tiva, causal e quan*itativa. Para a análise dos dad*s, foram *til*zadas as técnicas de
</line>
<line>
es*atísti*a descriti*a e análise *e reg*essã* com da*os em painel. Salienta-s* que foram
</line>
<line>
usadas tr*s d*ferentes pro*ies para custos nos m*delos, de aco*do com Richart* (2016): custos
</line>
<line>
do* serviços prestado* (*SP), despesas g*rais, com vend*s e administrativas (D*V*) e cust*
</line>
</par><par>
<line>
t*tal (CT). Constatou-se qu* os custos *as Unimeds aprese*tar*m **
</line>
<line>
comportamento
</line>
</par><par>
<line>
*ssimé*rico, inde*endent*mente da proxy emprega*a d*s *ife*entes var*áveis explicati*as *
</line>
<line>
util*zadas nos mo*el*s. Ver*ficou-se *ue *s variáveis con**beis ind**endentes tive*a* efeitos
</line>
</par><par>
<line>
si*nif*ca**es sobre a assime*r*a dos custos dessas opera*oras
</line>
<line>
no mode*o que
</line>
<line>
conside*ou
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
CSP *omo
</line>
<line>
variáv*l
</line>
<line>
d*pen*ente. O* coeficiente* das va*iáveis relacionad*s à re*ul*ção
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*roporção de *lanos c*leti*o* (COL), proporç*o *e p*a*os an*igos
</line>
<line>
(ANT) e *azão de
</line>
</par><par>
<line>
de*endênc*a (DEP) - fora* significantes e apres*ntaram os s*nais esp*rados em, pelo menos,
</line>
</par><par>
<line>
um d** modelos est*mados. De*sa forma, averiguou-se a
</line>
<line>
influência d* regulação *a ANS
</line>
</par><par>
<line>
s**re * assimetria do* custos *** Unime*s. Porém, é *mportante ressal*ar qu*, a* se usar *s
</line>
<line>
*ar*áve*s dep*n*entes DVGA e CT, os coeficientes e*timados da var**vel independent* ANT
</line>
</par><par>
<line>
divergi*am
</line>
<line>
d* esper**o. *ssim, as hip*teses pro*ostas puderam s*r p*rcialmente
</line>
</par><par>
<line>
confirmadas.
</line>
</par><par>
<line>
P*lav*as-chav*: Cooperativ*s Médicas (U**meds). Cu*tos Assi*étric*s. Regulação da
</line>
<line>
Agência Naciona* de Saú** Suplementa* (ANS).
</line>
<line>
AB*T***T
</line>
</par><par>
<line>
*h*s pap*r *resen*s the result* of s*ud* *imed at ana*yzing the sticky cost phenomen*n a *n
</line>
</par><par>
<line>
m*dical cooperative (Unimeds) u*der the Nati*nal Supplementary He*l*h A*enc* (NSHA)
</line>
<line>
regul*ti*n. Th* s**dy was a quanti*a*ive and explanatory *ne. The employed samp*e c*n*isted
</line>
<line>
o* Uni*eds whose **10-*0*6 data (oper*t*onal and financia* one*) *** *ublicl* available on
</line>
<line>
the ANS we*site. Data analysis followed two techn**ues: descri**i*e stati*tics and *at* pan*l
</line>
</par><par>
<line>
**gress*o*. In acco**ing
</line>
<line>
to Rich*rtz (2016), we used three *ifferent p**xi*s
</line>
<line>
*f
</line>
<line>
co*t in
</line>
</par><par>
<line>
estimating mo*els: cost
</line>
<line>
o* prov*ded service (**S), selling, ge*eral and adm*nistrativ* cos*s
</line>
</par><par>
<line>
(S*&A) *nd *otal cost (TC). We i**n*ified a sticky *e**vior of *nime*s\ co*ts cons*deri**
</line>
<line>
a*l cited pro**es. It w** observed that finan*ial ind*pe*dent vari*bles (e.g. availab*e, fixed
</line>
<line>
ass*ts, liabilit*e* an* tot*l assets) *ad si*nificant eff**t* *n cost s*ickiness in model, *hich
</line>
</par><par>
<line>
e*plo*ed TC as a
</line>
<line>
pr*xy of c*s*. Th* *egul*tion variables\ coeff*cie*ts - proportion *f
</line>
</par><par>
</page><line>
*oll*ctiv* *lans (COL), pr*porti** of ol**r plans (O*D) *nd *e*endency ratio (DEP) - we*e
</line>
<line>
significant an* *r*sent*d t*e pr*di*ted signal. T*is *ig*ifica*ce w** *bserved, *t least, in o*e
</line>
<line>
of *he estimated models. Therefore, one can say that *he NS*A regulation influences the *ost
</line>
<line>
sticky in Unimeds. *owever, when we used th* depende*t variables SG&A an* TC, **e
</line>
<line>
signa* o* the co*fficie*ts of OLD *iv*r*e* from *he expec*ed o*e. *hus, t*e purposed
</line>
<line>
hypot*eses were part*y con**rmed.
</line>
<line>
**y*ord*: *edical *o*perati*es (Unimeds). Stick* Co*ts. N*ti*nal S*pp*ementary Health
</line>
<line>
Agency (ANS) regu*ati**.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina P*, v. *7, n. 3, art. 5, p. **-96, mar. 2020 www4.f*anet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. Avelar, *. *. D. Jordã*, T. M. *o*na, W. C. *antos, C. *. Fe*r*ira
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
De acor*o com Sa**os et al. (**17), pa*a que uma or*a*ização c*nsiga obte* uma
</line>
<line>
vanta*em *ompetiti*a, é neces*ário *n*o*ar novas *ormas de se *nali*ar os custos, assim
</line>
</par><par>
<line>
como novas t*cnicas que
</line>
<line>
v*ab*liz*m su* gestão. Ne*se sen*ido, s*gundo Pamplona et al. a
</line>
</par><par>
<line>
(2016), analisa* o *omportament* dos custos com té*nicas **equa*as é fundamenta* par* que
</line>
<line>
a C**tabilidade possa *ubs*diar de**sões gerenc*ais.
</line>
<line>
Fazoli, *eis e Borget (20*8) *firmam que o *ode*o **adicion*l de comportament* dos
</line>
</par><par>
<line>
custos, *ue cl*ss*fic* os custos que *cor**m no *rocesso
</line>
<line>
produt*vo como *ixos *u vari*v**s
</line>
</par><par>
<line>
em função do nível de atividade da organiz*ção, é ampl*mente pr*paga*o no meio a*a*êmi*o
</line>
</par><par>
<line>
contábi*. Nesse
</line>
<line>
c*so, * comp**tam*nto dos cust*s é
</line>
<line>
tr*ta** como s*m*trico, ou s*ja, *les
</line>
</par><par>
<line>
aumentariam ou reduziriam de forma simil** e* função, re*p*ctiv*mente, do aumento ou *a
</line>
</par><par>
<line>
redução do
</line>
<line>
n*vel d* a*ivi**d* da organização (**DE*SON; BANKE*; *A*AK*R*MAN,
</line>
</par><par>
<line>
2003; *EIS, *0*6).
</line>
<line>
En*reta*to, Kreme* (2015) d*staca que, na década de *990, iniciaram-*e
</line>
</par><par>
<line>
questi*namentos sob*e esse com*ortamen*o simét**co dos custos, um* vez
</line>
<line>
*ue a teoria
</line>
</par><par>
<line>
*radicional cont*aria as teor*as eco**micas de ganho
</line>
<line>
de escala,
</line>
<line>
que presumem que o
</line>
<line>
custo
</line>
</par><par>
<line>
médio d**inui*ia c*m o
</line>
<line>
a*mento do volume. Segundo essa *utora, *om a evolução dos
</line>
</par><par>
<line>
estudos, constatou-*e a e*is*ênc*a do* custos a*simétricos (stic** cost*) ** empres*s de
</line>
</par><par>
<line>
diferent**
</line>
<line>
pa*ses e setore*. Os custos as*imétricos pode* ser oriundos de *ecisões
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
gest*res
</line>
<line>
em aumenta*
</line>
<line>
ou reduzi* a pr*dução de aco*do com seus *nteresses (KITC*ING;
</line>
</par><par>
<line>
MASH*RWA*A; PEVZNER, 2016; SANTO* et al., 20*7; V**IE*IS; NAOU*;
</line>
<line>
VL*SMAS, 2017).
</line>
<line>
Com*lem*ntarmente, Fazoli, R**s e Borget (2018) ressa*ta* que a regulação de um
</line>
<line>
dad* setor *ode ser c*ns*derada um fato* ex*licativo da assimetria dos cust*s. Em at*vid*d*s
</line>
</par><par>
<line>
eco**micas *u*os *reços são re**lados por agências es*at*is, Kremer (2015) ressal*a *ue
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
uma pressão para **n*e* mais enxu**s as es*ruturas de cus*os *as organ*zações.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e sen*ido, no Brasil, as operadoras de planos de saúde (OPS) estão *uj*itas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
regul*ç*o exerci*a p*la Agência Nacion*l de Saú** Suplementar (ANS), *m* agênc*a estatal
</line>
</par><par>
<line>
que *nfluencia *s
</line>
<line>
deci*ões de
</line>
<line>
pr*ços das OPS (VARELL*; CES*H*N, 2*14). Dentre
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
*o*alidade* de OPS reguladas pela *NS, destacam-se as cooper*ti*as m*di*as
</line>
<line>
(popular*ente conh*cida* como Unimeds), que são a* org*nizações mais freq*en*es entre a*
</line>
</par><par>
<line>
OP*
</line>
<line>
brasileiras e que atendem *ilhõe* de beneficiários em todo o territó*io nacional (AN*,
</line>
</par><par>
<line>
2*18).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. *7, n. *, art. 5, p. 76-9*, ma*. 2020
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.**/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeitos da Regulação d* ANS Sobre Custo* Assimétricos em Cooperativas *éd*cas
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
Di*nte do exposto, propôs-se o seguin*e probl*ma d* pesqui**: Com* a regula*ã* da
</line>
<line>
ANS i*fl*enc*a o fenômen* dos cus*o* as*imé*ricos nas Unimed*? Nesse sentido, o *bjetivo
</line>
<line>
da pesquisa apres*n*ada *este ar*igo *oi an*lisar os *feitos d* i*fluência da regulação da ANS
</line>
</par><par>
<line>
em r*la*ã* aos *ustos assimétr*cos
</line>
<line>
nas Unime*s e*t*e o* ano* de 2**0 e *016.
</line>
</par><par>
<line>
Espec*fic*mente, buscou-se: (a) id*ntificar a existência d* *enômeno d*s custos assim*tri***
</line>
<line>
nas Unim*ds; (*) verificar o efeito *e variá*eis contáb*is s*bre *s c*stos as*imét*icos dessas
</line>
</par><par>
<line>
opera*oras; (c) analisar a inf*uência *e vari*veis relacionadas à r*gulação da ANS sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fenôme*o dos
</line>
<line>
cust*s
</line>
<line>
assimétricos ne*sas organiza*ões; (*) dis*uti* as implica**es dos e
</line>
</par><par>
<line>
achado* para as Unimeds.
</line>
<line>
Estudos *ue analise* * com*ortamen*o dos custo* em *PS como *s Unime*s se
</line>
</par><par>
<line>
justificam sob v*rias perspecti*as. Pri*e**am*nte, *em-se * *ecessidade de co*pre**são
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
comportamento dos custos para * subsídio à tomada d* decisão e a
</line>
<line>
b*sca da vant*gem
</line>
</par><par>
<line>
competit*v* por parte *as or**nizaç*e*, tal co*o enfatizado por autore* c*m* ***plon* et al.
</line>
<line>
(2016) e Santos e* al. (2017). *de*ais, Kremer (2015) res*alta *u* ainda há uma incipiência
</line>
<line>
*os *studos q*e a**lis*m os fatores explicativ*s do c*m*ortamento dos custos *ssimé*rico*
</line>
</par><par>
<line>
no Brasil, se*d* qu* *esqu*sas *esse sentido
</line>
<line>
contribuem para a evoluç*o no c*nhecimento
</line>
</par><par>
<line>
s*bre as *eações dos cus**s d*s empresas bra*ileiras e suas p*rticularidades.
</line>
<line>
No que tang* à rel**ância social dos estudos no s*t*r de *aúde s*plementar, segundo
</line>
</par><par>
<line>
Brag*nça (2017), é *mportante salient** acesso à o
</line>
<line>
a*sistência médica, mediante OPS, a um
</line>
</par><par>
<line>
nú*ero cada vez maior de brasi*eiros. Dados da ANS (2018) i*dicam que mais de 47 mil*ões
</line>
<line>
de *eneficiário* d* p***os d* saú*e utiliz*m o sistema de saúde suplementar, ou seja, quase
</line>
<line>
23,0% *a p*pulação nacional. Não o*st*nte, Xavier (2017) ressalta des**ios ger****a*s nas
</line>
<line>
O*S, *ue s* encontram em ** ambiente *om esca*sez de r*cu*sos financeir*s, alto custo de
</line>
<line>
procedim*ntos e *lt* complexidade da *estão. Ne*s* senti*o, segundo a Asso*iação Brasileira
</line>
<line>
de Planos de Saúde (A*RAMG*), muit*s OPS e*tav*m em fase fin*l de liqu*da*ão, em
</line>
<line>
especial, devid* ao descompasso entre rec*ita* * despesas (AB*AMG*, 2015).
</line>
<line>
* FU*D*M*NTA*Ã* TEÓRICA
</line>
<line>
2.1 O F*nômeno dos Cu**os Ass*mét**cos (Sticky C*sts)
</line>
<line>
Tradi*ionalmente, a li*eratur* contá*il classifica os custos do p*o**sso produ*ivo em
</line>
<line>
*ixos e va*iáve*s (*ANTOS et al., 2017), em relação ao *ív**/*olume de atividade (p*odução
</line>
</par><par>
<line>
ou vendas) da o*g*nização. *e
</line>
<line>
acord* com Re*s (**16), *sse mode*o tradi*ional consid*ra
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. **A, Teres*na PI, v. 17, n. 3, art. 5, p. 76-*6, mar. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Avelar, R. V. D. Jord*o, T. M. Bo*n*, W. C. Santos, C. O. Fer*eira
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
*ue os cust*s variáveis se alt*ram proporcionalmente (sim*tricamente) ao volume de
</line>
<line>
pro*ução ou de venda*. Já os cu*tos fix*s nã* se alteram pro*orci*n*lmente, p*lo menos no
</line>
<line>
curto praz*, e* decorr*ncia *e m*danças nos nívei* de produção ou de ve*das.
</line>
<line>
Co*tudo, Ric*ar*z, Borget e Lunkes (2014) a*irmam qu* as mu*a*ças nos c*stos n*o
</line>
</par><par>
<line>
oc*rrem de maneira simétr*c* ao* níveis de *tivi*ades. C*lleja, Steliaros Thomas (2*06) *
</line>
</par><par>
<line>
ressaltam
</line>
<line>
q*e *esul*ados
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*st*dos *ontemporâneos evi*enciam que os
</line>
<line>
cust*s aumentam
</line>
</par><par>
<line>
mai* com o aumento das
</line>
<line>
*tividades do q*e *e reduzem em res*osta a uma
</line>
<line>
re*uçã*
</line>
</par><par>
<line>
equivalen*e des**s atividades. Esse compor*amento ass*métri** dos c*stos contradi* o modelo
</line>
</par><par>
<line>
tradi*ional, que assume que os custos se c*mportam de form* simétrica em função
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aumentos ou reduções n** nív**s de atividades (CALLEJ*; ST**IARO*; THOMAS, 2006).
</line>
<line>
Nesse contexto, Kitching, Mashurwala e Pevzner (2016) sali*nt*m *ue e*tudos
</line>
<line>
recente* d*cumentam *ue d*cisões deliberadas pelos gestor*s alteram o comportamento
</line>
</par><par>
<line>
obs*rvado *o*
</line>
<line>
c*stos, parti*ul*rmente quando há re*uções
</line>
<line>
no nív** de ativi*a*es das
</line>
</par><par>
<line>
empr*sas. Q**ndo esses agentes en*r*ntam quedas nas vendas, co* a co*vicção de que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
nível de ven*as se*á recup*rado no *uturo, pode-se decidir manter recursos ociosos,
</line>
<line>
incorrendo em custos d* ajustes associado* a tal di*po*ição. A*s**, se*und* Venieris, Naoum
</line>
</par><par>
<line>
e Vlismas (2015), os c*stos *ssimétric*s sã* um *a*rão alternativo de comporta*ent*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
cu*tos,
</line>
<line>
q**
</line>
<line>
at*ibui um papel *xplí**to às de*isões ge*en*iais n* que tange
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
compromet*m**to de recursos.
</line>
<line>
Na *ite*atura estr*ngeira, essa assimetria d* cu*to* tem sido tratada pelo t*rmo "stick*
</line>
<line>
costs", nota*amente em função do estudo de An*erso*, Banke* e Ja*akiraman (200*).
</line>
<line>
*egundo e*ses *utores, a preva*ência dos custo* assimétrico* é consi*tente co* *sse model*
</line>
</par><par>
<line>
alternativo de comp*rtam*nt* d*s cus*os, *o qual os
</line>
<line>
gestores *eliber**amen*e ajust**
</line>
</par><par>
<line>
recursos em res*os*a a a*te*açõe* no v*lum* de produç*o e v*ndas.
</line>
</par><par>
<line>
Com base e* dad*s de milhares d* em*resas american*s, Anderso*, Banker
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Jana*i*aman (2003) test*ram e comprovaram a *ipóte*e de que a magnit*de relativa
</line>
<line>
de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
aum**to nos "c*stos **ministrat*vos" (s*lli*g, gene*al and admi*ist*ati*e costs - SG&A) em
</line>
<line>
função *e *m au*ent* *a rec*it* de v*ndas é maio* que * magni**de rel*tiva de uma r*dução
</line>
</par><par>
<line>
*os "cu*t** administrativo*" ** funç*o
</line>
<line>
da dimin**ção das rec*itas. Para testar a r*ferid*
</line>
</par><par>
<line>
hi*ó*ese, And*r**n, Banker e *anakiram*n (2003) prop*seram um modelo no qual as rec*itas
</line>
<line>
d* vendas fo**m trat*da* como proxy do nível *e ati*idad*, conforme apr*se*tado na
</line>
<line>
Equação 1.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 17, *. *, art. 5, p. 76-96, mar. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Posteriorm*nte, esse modelo foi expandido pelos próprios aut*r*s e empregado, co*
</line>
<line>
ajustes, em di**r*os *stud** nacionais e internac*on*is, tais como Calleja, Steli*ros e *homas
</line>
<line>
(2006), K*tching, *a*hurwala e Pevzner (2016), Venier*s, N*oum e Vlismas (*01*), R*chartz,
</line>
<line>
Bo*get e Lunkes (2**4), Reis (**1*) e Richartz (20*6). Muitos desses autores, p*r *xem*lo,
</line>
<line>
aju**aram os conceitos de "custos adm*nis*rativ*s" par* custo* *e *rodução propriamente
</line>
<line>
ditos e custos t*t*is (admini*trati*o* somados * p*odução) e i*cluíram out*as variáv*is, tais
</line>
</par><par>
<line>
co*o: otimismo e pessimis*o do* ***tores, in*ensidade da f*lha *e p*gamento, grau
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
imobi*izaçã*, *ustos de agência e fatores ma*roeconômicos (KREMER, 201*; *EIS, 201*;
</line>
<line>
KITCHI**; M*S*RUWALA; PEVZN*R, 2016).
</line>
<line>
Co*tudo, u* f*to* q*e tem sid* *ouco abordado n* li*eratura *acional sobre custos
</line>
<line>
assimé*ric*s é o pa*e* da *egulação de agên*i*s estatais *obre esse fen**eno. Faz*li, Reis e
</line>
</par><par>
<line>
***get (2018) ress*l**m qu* * reg*lação de um merca*o p*de ser
</line>
<line>
consi*erada um fator
</line>
</par><par>
<line>
*xplicativo da assimetria **s custo*. N*sse *en*ido, Kremer (2015) afirma que em*resas cujos
</line>
<line>
preços sejam regula*o* por agênc*as regulad*ras são mais in*uzidas a man**r suas estrutur*s
</line>
</par><par>
<line>
de custos mais e*xu*as. Um *etor no qual
</line>
<line>
os preços são inte*s*vamente
</line>
<line>
controlados pela
</line>
</par><par>
<line>
regulação d* uma ag*ncia brasilei*a * *quele relacio*ad* às OPS.
</line>
<line>
*.* R*gulação s*bre as Co*perativas *édicas (**ime*s)
</line>
<line>
*pesar de a ope*açã* de *lanos de saúde acon**cer há mais de 40 an*s no país, sua
</line>
<line>
regu*ação ocorreu *omente * pa*tir de 1998, p*r mei* da Lei nº 9.656, que *is*iplinou o
</line>
<line>
funcionamento des*es plan*s e a atuação das organizações que poderiam se* de*in*das como
</line>
<line>
OPS (UGÁ et al., 2008). Veloso e Malik (201*) ressaltam *ue a reg**ação da ANS limitou o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina PI, v. 17, n. 3, *r*. 5, p. 76-*6, m*r. 2020
</line>
<line>
www*.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. *velar, R. V. D. **rdão, *. M. Boina, W. C. S*ntos, C. O. Fer*e*ra
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
a*men*o dos prêmios, pad*onizou cob*rturas de at*ndi*ento e diminuiu as diferenças entre as
</line>
<line>
OP*, ao m*smo tempo em que houve uma grande ampliação n*s direito* d*s usuári*s.
</line>
<line>
*ma OPS po*e ser definid* como uma pe**oa juríd*c* cons*ituída sob a m*dalidade
</line>
</par><par>
<line>
de s*ciedade *ivil ou comercial, cooperat*va, ou entidade de a*tog*st*o,
</line>
<line>
que opere produto,
</line>
</par><par>
<line>
s*rviço o*
</line>
<line>
co*tr*to
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
que trata o inciso I do Artig* 1* da *esma Lei (*edação dada pela
</line>
</par><par>
<line>
Medid* Pro*isó*i* nº 2.177-44, de 2*01) (*RASIL, 19*8). O Plan* *rivado d* A*sistência à
</line>
</par><par>
<line>
*aúde é considerado um* *restação co*tinuada
</line>
<line>
de ser*iços o*
</line>
<line>
cob*rtura de custos
</line>
</par><par>
<line>
assistenc*a*s a um p*eço *ré ou pós-estab*lec*do, por
</line>
<line>
prazo i*deter**nad*,
</line>
<line>
n* * *t ui t * de
</line>
</par><par>
<line>
g*r*ntir, *em limite finance*ro, a as*istência à saúde, pela faculdade de acesso e a*endi*en*o
</line>
<line>
por profissio*ais ou s*rviços *e sa*de (*RASIL, 1998).
</line>
<line>
As OPS são *lassi*icadas de diferentes formas pela ANS. De *cordo com a Resolução
</line>
<line>
de Direto*ia Co**giada nº 39/00, essas OPS devem se* classificadas em uma das seguintes
</line>
<line>
modalidades: ad*inistradora, c*opera*iva *édic*, *oo*era**va odont*lógica, au*ogestão,
</line>
<line>
medicina de grupo, odontologia de grupo ou filant*opia (ANS, 2000). ** pesq*isa
</line>
<line>
apresenta*a neste trabalho, foram estudadas *s OPS c**ssificada* como *ooper**ivas *édicas
</line>
</par><par>
<line>
(popularmen*e conhecidas *omo Unimeds). Isso se deve ao fat* ** tais OPS ser**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
modalidade com maior
</line>
<line>
núm*r* de
</line>
<line>
org*nizaçõe*
</line>
<line>
at*vas no país (295) e atender*m a mais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
17,3 milhões de benefici*rios - 36,5% d* tota* *e beneficiário* no Brasil (ANS, 2018).
</line>
<line>
Segundo a Unim*d do Brasil (*018), essas cooperat*vas surgiram a p*rt** de um ideal
</line>
</par><par>
<line>
coo*erativista, quando um *rupo d* médi*os fil*ados
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
Sindicato dos Mé*i*os de Santos
</line>
</par><par>
<line>
(SP), em 1960, *undou a União dos Médicos - Unim*d, n* cidade de Sa*tos (SP). E* 1971,
</line>
</par><par>
<line>
houve um a
</line>
<line>
grand* ex**nsão das c*op*rativas mé*icas
</line>
<line>
e* diversos estados: Paraná,
</line>
<line>
M*n*s
</line>
</par><par>
<line>
G*rais, P*ra*ba, Pernambu*o, Rio
</line>
<line>
de Janeiro, Ri* *ran*e *o Sul, Santa *ata*ina e
</line>
<line>
Paraíb*
</line>
</par><par>
<line>
(UNIMED DO BRASIL, 2018).
</line>
<line>
* par*ir da promulg*ção da *e* nº 9.656/98, criou-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Ce*tra* Nacional Unimed, visando gara*tir a *om*etitivi*ade do Siste*a Unimed e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
sat*sf*ção *os cliente* no *t*ndim*nto pela sua rede nacional po* me*o de *nter*â*bio ent*e
</line>
<line>
as singula*es e feder*ções (UNI*E* DO BRASIL, 2**8).
</line>
<line>
2.3 Desenvolv*mento de Hipóteses
</line>
<line>
*al como apr*sen**do por Kremer (2015), a regul*ção de pr**os por agê*c*as
</line>
<line>
*egulad*r*s te*de a influencia* o comportamento assimétrico dos cust*s na* organizações. No
</line>
<line>
caso d** *nim*ds, al*uns normativos *e*ul*mentam e influenciam os preços que podem ser
</line>
<line>
p*a*icados por essas organizaç*es.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. 17, *. 3, art. 5, p. 76-96, mar. 2020 www4.*sanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*eitos *a Regulaçã* da A** Sobr* Custos *s*im*t*icos e* Coop*rati*as Médicas
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
Ao se disc**ir a re*u*ação de plano* de saúde, * importante *estacar qu*, com base na
</line>
<line>
Ação de Inconst*tucion*lid*de nº 1.93*/03, os p*an*s de saúde *ontratados ant*s da regulação
</line>
</par><par>
<line>
da ANS (c*nhec*dos
</line>
<line>
com* "planos antigos") *ão se submetem às normas d*ssa agê**ia,
</line>
</par><par>
<line>
va*end* o contrato entre ** partes (operadoras e beneficiá*ios) (SU*R*MO TRIBUNAL
</line>
</par><par>
<line>
FEDERAL,
</line>
<line>
200*). *ssim, como
</line>
<line>
as O*S poderiam negociar de acordo com seus obje*ivos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
situ**ões de mercado, *es**volveu-se a Hipót*se 1:
</line>
</par><par>
<line>
H1
</line>
<line>
A maior p*o*or*ão ** pl*nos a*tig*s na* cartei*as da* *nimeds te*d* a r*duzir
</line>
<line>
a
</line>
<line>
ocorrê*ci* dos *ustos assimé*ricos (sticky costs) nessa* organizaçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
O rea*uste de preç*s *e plano* de saúde individu*i* é distinto dos colet*v*s (empre*as
</line>
</par><par>
<line>
e outra* organiza*ões). S**und* Va*ell* e **schin (2014), enquan*o
</line>
<line>
os
</line>
<line>
primeiros só p*dem
</line>
</par><par>
<line>
ser reaju*tados c*m autoriza**o da ANS, os planos coletivo*, com a*guma* limit*ções, *odem
</line>
<line>
ser reajustad*s *om base na neg**iação entr* as *artes. Assim, e*per*-s* que ** Unime*s
</line>
<line>
tenham preferências pelos pla*os coletivos - *al com* e*i*enciado por Lea* (201*) - *, co*
</line>
<line>
base neles, consigam refletir va*iações em suas de*pesas em seus pr**os, de a*ordo com seu*
</line>
<line>
in*eresses. Com ba*e nis*o, desen*olveu-se a Hipóte*e 2:
</line>
</par><par>
<line>
*2
</line>
<line>
A maior propo*ção d*
</line>
<line>
*lan*s coleti*os nas car*eira*
</line>
<line>
*as U*imeds tende a re*uzir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ocorrên**a dos custo* assimétricos (sticky costs) ne*sas or*an*zaçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
A razão de *epe*dência expr*ssa "a relaçã*
</line>
<line>
percentual entre * soma do n*mero d*
</line>
</par><par>
<line>
me**res de 15 anos e ma*or** de 60 *nos sobre os be**ficiários
</line>
<line>
en*re 15 e 59 anos" (ANS,
</line>
</par><par>
<line>
2016, *. 4). No ca*o dos ido*os, Kudlawic* et al. (2015, *. 61) ressal*am que a Reso*ução
</line>
<line>
*or*ativ* ANS nº 6*/03 f** com *u* o r*ajuste de *lan*s de saúde de i*osos fosse restrito a
</line>
<line>
um valor fixo em rel*ção à *rimeira faixa etária, o que imp*ico* **dução das rec*itas das OPS
</line>
<line>
em função da proibição de aumento das mensalida*es e seus cus*os al*vanc*d*s p*la redução
</line>
</par><par>
<line>
da ú*tima faixa
</line>
<line>
*tária **a maio* utili*ação. *esse caso, uma vez que há, usu*lmen*e, e
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
bu**a maior por assistênc*a méd*ca entre cr*an*as e idosos, foi desenv*lvida a Hipót*se 3:
</line>
</par><par>
<line>
*3
</line>
<line>
A ma*or razão de depend*n*ia nas carteiras das U*imed* tende a aume*tar a
</line>
<line>
ocorrên**a dos custos assimétricos (**ick* costs) ness*s or*anizaçõ*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. 3, *r*. 5, p. 76-96, *ar. *020
</line>
<line>
www4.fsane*.com.*r/r*v*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. Avelar, R. *. D. Jordão, T. *. Bo*na, W. *. Santo*, C. O. *e*reira
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa rea*iz**a po*e *er classificada *omo descr*tiva,
</line>
<line>
ca*sal e quantitativa
</line>
</par><par>
<line>
(SAMPIERI et al., 2006). Prete*deu-se descrever fe*ômeno dos custos a*simétrico* e* o
</line>
<line>
co*p*rativas médica*. *amb*m s* vis*u estudar os e*eit*s da inf**ência d* *e*ulação da ANS
</line>
</par><par>
<line>
sobre o fenômeno dos custos
</line>
<line>
assimétric** nas organi*açõe*
</line>
<line>
analis*das. Ademais,
</line>
</par><par>
<line>
em*regaram-s* mé*odo* *statíst*cos para **dir e inferir a respeito do fe*ômeno estudado e a*
</line>
<line>
relações causais de*uzi*a*.
</line>
<line>
A popula*ão do estudo compreendeu as OP* *l*ssifi*adas **mo cooper*tiva* médicas
</line>
<line>
(Unimed*) ** Br*sil no p*rí*do de 2*10 a 2016. Contu*o, a am**tra, não p*obabilística,
</line>
<line>
*imi**u-se *s *nim*ds cujas informações financeira* est*va* di*poníve** n* *i*e da ANS no
</line>
<line>
referi*o período. Na Tabe*a *, **r*s*nta-se a *uantid*de de observações p*r ano. Destaca-*e
</line>
</par><par>
<line>
q*e se trata de painel desbalancea*o, isto
</line>
<line>
é,
</line>
<line>
existem OPSs
</line>
<line>
*iferentes ao lo*g* da *érie
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Os *ado* fina*c*iro* s**un*ário* f**am c*letados d** de*onstrações contábe*s
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
Unime**,
</line>
<line>
dispo*íveis **blicamente no site d* ANS (http://ww*.ans.gov.br/p*rfil-do-
</line>
</par><par>
<line>
setor/da*os-e-**dicadores-do-setor/demonstracoes-c*nt**eis).
</line>
<line>
P or
</line>
<line>
s ua
</line>
<line>
vez,
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
dados
</line>
</par><par>
<line>
*peracio*ais, relacio*ados à regulação não esta**m *isponíve*s ao público e *oram solicita*os
</line>
</par><par>
<line>
à Ag*ncia Reguladora com *ase na L*i *º 12.*27, de
</line>
<line>
18 de novembro de 20*1, qu*
</line>
</par><par>
<line>
regu*amenta o *irei*o co*stit*cional de acesso *s informações *úbli*as -
</line>
<line>
também con*e*ida
</line>
</par><par>
<line>
*omo "Lei de Ace*so * Informação" (BRA*IL, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
*e**indo o proposto por *ichartz (2016), cons*dero*-se co*o ponto de corte para os
</line>
</par><par>
<line>
*utli*rs as
</line>
<line>
variações superi*res a 50% da receit* l*quida de
</line>
<line>
ve*das, *ma vez *ue v*riações
</line>
</par><par>
</page><line>
*essa magn*tude, num período d* um ano, podem significar *eest*uturações produ*ivas ou até
</line>
<line>
mesmo fus*es, cisões ou *q*isiçõe*.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresi*a, v. 17, n. *, art. 5, p. 76-96, ma*. 2020 ww*4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efei*os da *egula*ão da ANS Sobre Cu*tos Assimétri**s em Cooperativas *édicas
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
Nos três mode*os es*ima*os, de acordo com cada um dos objetivos específicos da
</line>
<line>
pesquisa, i eq*ivale à *perador*, t *epresenta ano, equivale *o i*tercep*o e µ diz *espei*o *o
</line>
<line>
termo ** erro. Ademais, * variável *e*endente "*usto" é usada em *entido amplo, sendo que
</line>
</par><par>
<line>
** es*im*u um modelo par* *ada uma
</line>
<line>
das dif*rentes *ari*veis ex*licadas (proxies) segundo
</line>
</par><par>
<line>
*ich*rtz (2*1*): (a) DGV* s*o a* despesas gerai*, com vendas e administrat**as; (*) CSP é o
</line>
<line>
cus*o dos s*rvi*os prestados; e (*) custo *otal (CT) * a so*a ent*e DGVA e CSP. O *od*lo
</line>
</par><par>
<line>
usado p*ra *dentifi*ar a assi*etria *e cu*tos (primeir* obj*tivo
</line>
<line>
*s*ecífico) foi representado
</line>
</par><par>
<line>
pela *quação 2, conforme pro*ost* no estudo de An*erson, Banker e Janakirama* (20*3).
</line>
</par><par>
<line>
(2 )
</line>
</par><par>
<line>
Em que:
</line>
</par><par>
<line>
Custo é o Cust* da empresa;
</line>
</par><par>
<line>
RLV é a Re*eita líquida de ve*d*s da operador*; e
</line>
</par><par>
<line>
R*d
</line>
<line>
equivale
</line>
<line>
à
</line>
<line>
r*du*ão,
</line>
<line>
uma
</line>
<line>
variáv*l
</line>
<line>
*um*y qu* r**eb* o
</line>
<line>
valor
</line>
<line>
*
</line>
<line>
quan*o
</line>
<line>
há
</line>
<line>
redução
</line>
<line>
nas
</line>
<line>
receitas entr*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*eríodos e *, ca*o contrário.
</line>
<line>
Por sua ***, p**a se i*e*tifica* va*iávei* cont*beis que infl**nc*am * *ss*metria dos
</line>
<line>
cu*tos n*s U*imeds (*egundo objetivo esp*cífico), fo* empregado o mo*elo representado *ela
</line>
<line>
Equa*ão 3, *onf*rme proposto no estudo de Richartz (201*). Nem todas as variáveis citadas
</line>
</par><par>
<line>
p*lo re*e*ido autor fo*am
</line>
<line>
anal*sadas, *evid* à ausência
</line>
<line>
** informações
</line>
<line>
contábe*s
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
calculá-*as no que *e refere à base de da*os utilizada.
</line>
<line>
(3
</line>
<line>
)
</line>
</par><par>
<line>
Em que:
</line>
<line>
Custo é o *usto da e*p*e*a;
</line>
<line>
RLV é a Rec*ita *íqui*a de vendas d* operador*;
</line>
</par><par>
<line>
R*d
</line>
<line>
equivale
</line>
<line>
à
</line>
<line>
reduç*o,
</line>
<line>
uma
</line>
<line>
variáve*
</line>
<line>
dummy *ue recebe o
</line>
<line>
valo*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
quan*o
</line>
<line>
h*
</line>
<line>
r*du*ão
</line>
<line>
n**
</line>
<line>
r**eitas entre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
p*ríodos e 0, caso c*ntrári*;
</line>
<line>
DISP é o a*i** disponível da operadora;
</line>
<line>
*MOB é o ativo imobilizad* da ope*ad*ra;
</line>
<line>
CAT é o capital de terceiros (passivo exigível) utilizad* p*la operad*ra; e
</line>
<line>
*TI é * ativo *o*al *a opera*ora.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *7, n. 3, *rt. 5, p. **-96, mar. 2020 *ww4.f*ane*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. Av*lar, R. V. D. Jordão, T. M. Bo*n*, W. C. Santos, C. O. Ferreira
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
A Eq*ação 4 apres*nta o mod*l* *mpreg*do pa*a se analisar a infl*ênci* *a regula***
</line>
<line>
da ANS sobre * ass*metria dos c*stos das OPS (tercei*o objetivo específico). Ca*a uma das
</line>
</par><par>
<line>
variáveis *n*ependentes (com exceção d* RLV) foi desenvo*vida *e fo*ma a tes*ar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
hipóteses *ropostas
</line>
<line>
na subseção 2.3 de**e *r*b*lho. O Quadro * resu** * form* de
</line>
</par><par>
<line>
opera*ionali*ação d*ssas *ariá*e*s, co* bas* nos dados divulgados pela ANS.
</line>
<line>
(4
</line>
<line>
)
</line>
</par><par>
<line>
Em q**:
</line>
</par><par>
<line>
Custo é o Custo da empresa;
</line>
</par><par>
<line>
**V é a Receita líquida de vendas da operadora;
</line>
</par><par>
<line>
Red equivale à r*d*ção, *ma variável dummy que recebe o *alor 1 quand* há re*ução n*s r**eitas e*tre os
</line>
<line>
pe*íod*s e 0, *aso contrá*io;
</line>
<line>
*OL é a proporçã* *e planos coleti*os na carteira da operadora;
</line>
<line>
ANT é * proporçã* de planos antigos na ca*teir* d* **eradora; e
</line>
<line>
DEP é a raz*o depend*ncia da o*eradora.
</line>
<line>
Q*ad*o 1 - Opera*iona*ização das vari*veis relacionadas à reg*lação
</line>
</par><par>
<line>
*ipótes*
</line>
<line>
Va*iá*el
</line>
<line>
Sig*a
</line>
<line>
Cál*ulo
</line>
<line>
Re*erência
</line>
</par><par>
<line>
H1
</line>
<line>
Propo*ção de plan*s *ntigos na carteira ** operadora
</line>
<line>
ANT
</line>
<line>
NB P A ÷ NB
</line>
<line>
ANS (2018a)
</line>
</par><par>
<line>
H2
</line>
<line>
Pro**rçã* de planos c*le**vos na cartei*a da ope**dora
</line>
<line>
COL
</line>
<line>
NBCOL ÷ NB
</line>
<line>
ANS (2016)
</line>
</par><par>
<line>
H*
</line>
<line>
R**ão depend*ncia da op*radora
</line>
<line>
DE P
</line>
<line>
*B*B15AC60 ÷ NBAC15AB60
</line>
<line>
ANS (2016)
</line>
</par><par>
<line>
Notas: NBP* é o número de beneficiári*s
</line>
<line>
de p*anos ant***s; NB é * número total de
</line>
<line>
beneficiári*s;
</line>
</par><par>
<line>
NBAB*5AC60 é o número de beneficiários ab*ixo de 15 anos e acima d* 60 anos; N**C15AB60 é o número
</line>
<line>
de *eneficiár*os *cima de 15 anos e abaixo de 60 anos; NBCOL * o **mero de b*nefici*r**s de *lanos cole*ivos.
</line>
<line>
*onte: Elaborada pelos autore*
</line>
<line>
Dentre a* li**ta*ões da *esquisa, destaca-se a ausênci* de segrega**o d*s custos *as
</line>
<line>
variáveis c*ntábe*s u*ilizadas *o*o proxies (*G*A * CSP) em fixo* e variáveis, haja vista
</line>
<line>
**e so*ente os custos variávei* no*malmente s* *l*era* *o *ongo *o te*po sim*t*icamente
</line>
<line>
conforme o vo*ume de prod*ção *u *e vendas, o *ue po*e influenci*r os resul*ados. Ademai*,
</line>
</par><par>
<line>
a p*oxy DGVA pode conter elemen*os não re**cionados com o *r*cesso produtivo
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
or*anizaçõ** analisadas, o qu* não seria tradicionalmente conce*tuado com* custo, **s como
</line>
</par><par>
<line>
de*pesa. Po* fim, n*o **i feita uma
</line>
<line>
análi*e qua*ita*iva *as diferenç*s *n*re os processos de
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T**e*ina, v. 17, n. 3, art. 5, p. 76-96, mar. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeitos *a Re*ulação da ANS So*r* Cus**s A*s*métri*os em Cooperativas Médica*
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
geração (direcionadores) de r*ceita* e de custo*, o **e *od*r*a *inalizar possíveis exp**caç*es
</line>
<line>
par* a simetr*a ou não das *ariáve*s de cu*tos e receitas *mpregadas na pesquisa.
</line>
<line>
4 R*SULTADO* E DISC*SSÕES
</line>
<line>
Nesta seção, *ão apresenta*os os r*s*ltado* obt***s a partir dos m*delos estim*dos.
</line>
</par><par>
<line>
Na subs*ção 4.1, destacam-se os *esultad*s dos mod*los estimados par* se identificar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
existê*cia *o fenômeno do* cust*s assimét*ic*s n*s U*imeds. Já na subseção 4.2, apre*entam-
</line>
</par><par>
<line>
s* os resulta*os dos mo*elos empreg*dos para
</line>
<line>
se v*rificar o efeito de var*áveis contábei*
</line>
</par><par>
<line>
sobr*
</line>
<line>
os custos a*simétricos d*ssas
</line>
<line>
o*erad*ras. Na subs**ão 4.3, o* resultado* dos mode*os
</line>
</par><par>
<line>
**pregad*s para se *nalisar a *nfluência de va**áveis relacionadas * *egulação da ANS sobre
</line>
<line>
o fenômeno *os cu*tos ass*métrico* nessas *rg**izaçõ*s são descrit*s. *or *im, ** resultados
</line>
<line>
são na sub*eç*o 4.4.
</line>
<line>
Sali*nta-se qu*, para faci*itar a apr*sentação dos resultados nas tabelas, as va*iáveis
</line>
</par><par>
<line>
s** apresentadas
</line>
<line>
pel*s s*glas, cujos *ignific*dos são *esta*ados abaixo
</line>
<line>
de c*da u** das
</line>
</par><par>
<line>
e*uaç*es *pres**tadas anteriormente. **a exceção,
</line>
<line>
contudo, se dá *o caso da d*mmy d*
</line>
</par><par>
<line>
*eduç*o da rec**ta, c*amada apenas de "RedRLV".
</line>
</par><par>
<line>
4.1 E**stência dos Cust*s As*imé*ric*s
</line>
</par><par>
<line>
Para identificar a existência dos *ustos assi**tricos, empr*gou-se * *od*lo
</line>
<line>
***esentado n* Equ*ção 2. Na Tabela 2, apr*s*ntam-se os resultado* *bti*os po* *eio de*se
</line>
<line>
mode*o. * teste de Wald demonstra que, **dep*ndente da proxy usada como variáve*
</line>
</par><par>
<line>
*ep*nd*nte,
</line>
<line>
to*os os *o*el** foram sig*if*can*es a
</line>
<line>
1,0%. *de*ais, tal co*o *spera*o, em
</line>
</par><par>
<line>
t *dos
</line>
<line>
os modelos, * *ariável R*V foi signi*icante e po*itiva, ou seja, * aument* da
</line>
<line>
receita
</line>
</par><par>
<line>
(pro*y d* nív*l de atividade de venda*) implicou au**nto dos custos (***ependentemente da
</line>
<line>
*roxy uti*izada).
</line>
<line>
Tabela 2 - **sultados *b*i*o* para os *o*elos es*i*ados c*m bas* na Equação 2
</line>
</par><par>
<line>
Variá*el d**enden*e
</line>
<line>
CSP
</line>
<line>
DVGA
</line>
<line>
CT
</line>
</par><par>
<line>
V*riáveis independentes
</line>
<line>
Co e f . Z
</line>
<line>
*o e f . Z
</line>
<line>
Co e f . Z
</line>
</par><par>
<line>
RLV RedRLV 0
</line>
<line>
* ,6 2 * 3 , 0 4 ** - 0 ,5 7 -9,52** 0 ,1 1 7 , 2 5 **
</line>
<line>
0 , 6 * ** 3 , 9 e+0 7 ** -0,6*** * , 1 e + 0 7 ** * ,* 0 5 , 1 e+0 6 **
</line>
<line>
0 ,7 7 2 5 , * ** -0,79 -22,04** 0 ,* 2 4 ,9 **
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resina PI, v. 17, *. 3, ar*. 5, p. 76-**, m*r. 2020
</line>
<line>
ww*4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. *velar, R. V. D. Jordão, T. M. Boina, W. C. S*nto*, C. O. Fe*reira
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
Wald
</line>
<line>
267,20**
</line>
<line>
3,03e+*5**
</line>
<line>
731,86**
</line>
</par><par>
<line>
No*as: * Sig*ificante a *%, ** Significa**e a *%.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: D*dos da pes*u*sa
</line>
</par><par>
<line>
A *ariá*el RedRL* f*i sign*fic*nte em todos os modelos * 1,0%. Adema*s,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
coeficientes e*timados f*r*m todos negativo*, *ndi*and* que a queda *os c*stos é *enor
</line>
</par><par>
<line>
quando há re*ução nas receitas do que os aume*tos dos custos
</line>
<line>
qua*do há incrementos
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
receita. Portanto, os custos d*s Uni*eds est*dadas são ass*mé*ricos de acordo com * model*
</line>
</par><par>
<line>
de Anderson, Banker e Ja**kira*an (2003), ratific*ndo os resulta*o* de estu*os em
</line>
<line>
outros
</line>
</par><par>
<line>
conte*tos *omo Medeiros, Cost* e Silva (*005), Richartz, Borget e Lunkes (2014), C*rmo e
</line>
<line>
Xavier (2***) e Pamplon* et a*. (2016).
</line>
<line>
4.2 Vari*veis que Influencia* o* *ustos A*simét**cos
</line>
<line>
Para *dentific*r o ef**to d* variávei* co**ábeis sobre os custos *ssim*tricos, empregou-
</line>
<line>
se o m*delo apr*sentad* na E*uação 3. Na Tabela 3, ap**se*tam-se os resultados obtidos por
</line>
<line>
meio desse modelo. Novamente, o te*te de Wald demo*stra que, independente *a proxy usa*a
</line>
<line>
como variável *epe*de*te, todos os m*delos estimados foram significantes a 1,0%. Assi*
</line>
</par><par>
<line>
como no modelo anterior, e tal como e**erado, em todos ** mod**os, *s variá*eis RLV
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
RedRLV f*ra* sign**ic*ntes. Adema*s, enquan** os co*fic*e*t*s da *ar*ável R*dR*V *oram
</line>
</par><par>
<line>
n*gativos, os coeficiente da variáv*l RLV foram p*sitivo*, demonstran*o novamen*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
assimetria dos custos com *as* em Anderson, Ba*ker * Jan*k*ra**n (2003), ra*if*cando
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
e*tudos s*pracita*os.
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 3 - Re*ultados *btidos p*r* os modelos es*imados com base *a Equa**o 3
</line>
</par><par>
<line>
Variáve* depend*nte
</line>
<line>
CSP
</line>
<line>
DVGA
</line>
<line>
CT
</line>
</par><par>
<line>
Variáveis i*d*p*ndente*
</line>
<line>
Co e f . Z
</line>
<line>
Co e * . Z
</line>
<line>
Co e f . Z
</line>
</par><par>
<line>
RLV RedRLV D**P I * OB CAT *TI *0
</line>
<line>
* ,9 0 896,49** -0,83 -51,75** * ,0 2 * 5 ,8 9 ** -0,0* -*,70** -0,0* -3,8*** 0 ,0 0 5 ,4 5 ** * ,1 1 7 ,2 5 **
</line>
<line>
0 ,6 8 1 6 ,* 9 ** -0,5* -*0,50** 0 ,0 0 0 ,6 1 -0,00 -0,09 * ,0 4 4 , 2 6 ** 0 ,0 0 3 , 3 8 ** * ,0 0 1 ,7 *
</line>
<line>
0 ,7 8 * * ,7 1 ** -0,81 -22,78** 0 ,* 1 4 ,2 9 ** 0 ,0 1 * ,8 ** -*,01 -*,68 0 ,0 0 5 ,4 * ** 0 ,0 * 4 ,* **
</line>
</par><par>
<line>
Wald
</line>
<line>
5.3*2.416**
</line>
<line>
687,*8**
</line>
<line>
818,93**
</line>
</par><par>
<line>
*ota*: * Signif*cante a 5%, ** Significante a 1%.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Da*os d* pesquisa.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *er*s*na, v. 17, n. *, a*t. 5, *. 76-96, *ar. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeitos da Regulação da ANS Sobre *u*tos As*imétric*s em Coopera*ivas Méd*cas
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
Ao se analisar as variáv**s com ba*e em Ric*artz (2016), é ***o*tante c*nsiderar as
</line>
</par><par>
<line>
*ifere*tes proxies em*regadas p*ra estimar os custos d*s operado*a*: CSP, DVGA e CT. No
</line>
<line>
caso da pro*y CSP, todos *s coe*icientes estimados fora* sign*fic*nt*s a 1,0%. Ao contrário
</line>
<line>
do esperado com base na l*teratur*, *s c*eficientes da va*iável *ISP e ATI fo*am pos*t*vos,
</line>
<line>
indicando os se*s efe*tos sobr* um co*por*amento anti-st**ky. J* os *oef*cient*s das *ar*áve*s
</line>
</par><par>
<line>
IMO* CAT, que demonstram a i**ensidade de uso de ati*os imo*iliz*dos passiv**
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
exigí*eis, *o**m neg*tivos, rea*ç*n** os seu* efei**s so*re u* comportamento s*icky.
</line>
</par><par>
<line>
Ao se *nalisa* a
</line>
<line>
*roxy de *ust*s DVGA, ap*n*s as variáve** CAT e ATI f*r*m
</line>
</par><par>
<line>
s*gni*icantes. Todavia, o sinal posi*i*o d*s c*efici*ntes dem*nst*a o seu
</line>
<line>
efeito sob*e um
</line>
</par><par>
<line>
comp*rtament* anti-sticky d* tais *us*os. Por fim, ao se an*lisar
</line>
<line>
a última pro** par* custos,
</line>
</par><par>
<line>
CT, apenas o coeficie*te
</line>
<line>
** vari*vel CAT não foi significa*te. P**ém, todos os coefic*entes
</line>
</par><par>
<line>
das demais *ariáveis (DISP, *MOB e ATI) fo*am sig*ifica**es e posit*vos reforçando *s se*s
</line>
<line>
efeitos *obr* *m co**ortamento anti-st*cky. O Qu*dro * apresen*a um re*u*o dos re****ados
</line>
<line>
obtidos e * efeito s*bre o *o*portam**to obs*rvado, po* proxy e variável.
</line>
<line>
Quadro 2 - Resumo dos resul*ados ob*ido* co* *a*e nos modelos estim*d*s a partir da
</line>
<line>
Equação 2
</line>
</par><par>
<line>
Variável
</line>
<line>
Sinal esp.
</line>
<line>
Sinal
</line>
<line>
CSP Efeito
</line>
<line>
Sinal
</line>
<line>
VGA Efe*to
</line>
<line>
Si*a*
</line>
<line>
C* Efeito
</line>
</par><par>
<line>
**S*
</line>
<line>-</line>
<line>
+
</line>
<line>
Anti-sti*ky
</line>
<line>
*S
</line>
<line>
N*
</line>
<line>
+
</line>
<line>
A*t*-sticky
</line>
</par><par>
<line>
I M O*
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
Sticky
</line>
<line>
NS
</line>
<line>
NA
</line>
<line>
+
</line>
<line>
Anti-sticky
</line>
</par><par>
<line>
CAT
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
Sticky
</line>
<line>
+
</line>
<line>
Anti-sticky
</line>
<line>
NS
</line>
<line>
*A
</line>
</par><par>
<line>
ATI
</line>
<line>-</line>
<line>
+
</line>
<line>
An*i-*ticky
</line>
<line>
+
</line>
<line>
Anti-sticky
</line>
<line>
+
</line>
<line>
Anti-s*icky
</line>
</par><par>
<line>
D
</line>
</par><par>
<line>
Notas: N* é Nã* *i*nificante; *A é N*o se aplica.
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Ela*o*ado pelos autore*
</line>
</par><par>
<line>
*s*e *ompo*tamento anti-stic*y já fo* observado em
</line>
<line>
*utr*s estudo* nacion*is
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
intern*cionai* realiza*os em diferentes contextos, ta*s
</line>
<line>
com* Venieris, Nao*m * *lisma*
</line>
</par><par>
<line>
(2015), Kremer (2015) * Fazoli, Reis e *orget (2018). Nesse caso, a as*ime*ria de custos
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
co*fir*ad*, porém co* sinal diverso d* esperado *om *ase
</line>
<line>
*m Anderso*, Ba*ke*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Janakiraman (2003).
</line>
</par><par>
<line>
4.3 R*gul*ção d* ANS e os *u*tos Assimétricos
</line>
</par><par>
</page><line>
Para ide*tificar * in*luên*i* da regulação da *NS sobre o* custos assimé*rico* das
</line>
<line>
Unimeds, usou-se o *odelo apresen*ado na Equaç*o 4. Na Ta*ela 4, apresentam-*e os
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esina PI, *. 17, *. 3, art. *, p. 76-96, mar. 202* **w4.fsanet.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. A*elar, R. V. D. Jo*dão, T. M. Boina, W. C. Santo*, C. O. Fe*reir*
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
resulta*os ob*idos por meio desse mode*o. O t*ste de Wal* d*monst*ou q*e *od*s os mo*elos
</line>
</par><par>
<line>
estimados, i*d*pendente da proxy *sada c*mo variável dependente, *ora* signific*ntes
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*,0%. Tal co*o nos model*s anterio*es, as vari*veis RLV e Red*LV foram significantes em
</line>
<line>
t*das as an*li*es, sendo a pri*eira com sinal *ositivo e a segunda com sinal negativo. Tal
</line>
<line>
const*tação ratifica novamente * assimetria dos custos, ta* como esperado com base em
</line>
<line>
*nderson, Banke* e *anakiraman (*0**) e os estudos anterior*ente cit*dos.
</line>
<line>
Tabela 4 - Resu*t*dos **tidos pa*a os *odelos e*timados com base na *quação 4
</line>
</par><par>
<line>
Vari*ve* dep**den*e
</line>
<line>
*S*
</line>
<line>
D***
</line>
<line>
CT
</line>
</par><par>
<line>
Variáveis **depen*e*tes
</line>
<line>
Co e f . Z
</line>
<line>
Co e f . *
</line>
<line>
Co e f . Z
</line>
</par><par>
<line>
R*V Red*LV COL ANT D* P *0
</line>
<line>
0 ,* * 1 * , 8 5 ** -0,69 -11,4*** -0,00 -0,30 0 ,0 * 2 ,* 3 ** -*,03 -3,4*** 0 ,0 1 3 ,* 3 **
</line>
<line>
0 ,* 6 7.128,*0** -0,57 -78,*1** 0 ,1 5 * ,* 0 -0,0* -3,77** -0,00 0 ,1 7 0 ,0 0 943,** **
</line>
<line>
0 ,* 5 2 * , * 4 ** -0,87 -25,57** 0 ,0 * 4 ,2 * ** -0,01 -*,*2** 0 ,* * 1 ,4 6 0 ,0 0 1 ,9 9 *
</line>
</par><par>
<line>
Wald
</line>
<line>
*41,49**
</line>
<line>
1 , 0 3 e + 8 **
</line>
<line>
1.2*4,*2**
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
custos CT. Poré*, o sina* positiv* do* coeficientes demonst*ou *ue a variável contri*ui para
</line>
<line>
um com*ortamento anti-sticky *os cust*s, *u seja, quando o nível *e atividade d* o*erad*ra
</line>
<line>
se reduz, os c*stos ca** aind* ma*s que prop*rc*onal*e*te. T*l r*lação ratifica * e*pe**do na
</line>
<line>
Hip**ese *.
</line>
</par><par>
<line>
*á no caso da var*ável ANT,
</line>
<line>
*eu* *oefici*ntes f*ram
</line>
<line>
si*nificantes em todos
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
modelos estudados. Porém, quando a var*áv*l CS* **i empr*gada como proxy dos *u**os, o
</line>
<line>
c*e*i*iente f*i po*itivo (in*icando um efeito anti-sti*k*), e*qu*nto nas dem*is, foi negativo
</line>
<line>
(indic**do u* e*eito *tick*). Os efei*os obs*rvados nas duas últimas pr*x*es de cu*tos
</line>
<line>
(D*GA e CT) são c*ntr*rio* à Hi*ótese 2 propo*ta.
</line>
<line>
*o qu* se refere * variáv*l i*dependente DE*, verificou-se um *oeficiente
</line>
</par><par>
<line>
e**atisticamen*e significante no que tange à variável
</line>
<line>
dependente C**. Tal como esperado,
</line>
</par><par>
<line>
neste cas*,
</line>
<line>
obse*vo*-se uma rel*ção negativa (in*icando um ef*ito sticky) en*re a razão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dependência das *nimeds e * comp*rtamento assimétrico *e seus custos. E**retanto, n*o se
</line>
</par><par>
<line>
**rificaram **eficientes
</line>
<line>
signif*cantes para * vari*vel i*depe*dente DEP no q*e *e *ela*ion*
</line>
</par><par>
</page><line>
às demais prox*es de c*stos: CT e DV*A. O Quadro 4 ap*esenta *m resumo dos res*ltado*
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, art. 5, *. *6-9*, mar. 202* ww*4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeit*s da Regulação da ANS Sob*e Cu*tos A*simétr*cos em Cooperativas Médi*as
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
*b*idos a partir dos modelos estimados *ara s* a*alisar a *nflu*ncia da regulação da *NS
</line>
<line>
sobr* os custos assimétric*s *as **S classi*icadas como c*operativas médi**s. Por sua vez, o
</line>
<line>
Quad** 5 *esume os resultados em relação às hipó*eses propo*tas na seção 2.3 *este trabalho.
</line>
<line>
Q*ad*o 3 - Resumo d*s result*dos ob*idos com *a** nos *odelos estimados * par*ir da
</line>
<line>
Equação 4
</line>
</par><par>
<line>
V**iável
</line>
<line>
Sinal esp.
</line>
<line>
Sinal
</line>
<line>
CSP C*mpo***mento
</line>
<line>
*i*al
</line>
<line>
DVGA Comportame*to
</line>
<line>
Sin*l
</line>
<line>
CT Co*portamento
</line>
</par><par>
<line>
COL
</line>
<line>
+
</line>
<line>
NS
</line>
<line>
NA
</line>
<line>
NS
</line>
<line>
NA
</line>
<line>
+
</line>
<line>
Anti-sticky
</line>
</par><par>
<line>
ANT
</line>
<line>
+
</line>
<line>
+
</line>
<line>
Anti-sticky
</line>
<line>-</line>
<line>
Sticky
</line>
<line>-</line>
<line>
Sticky
</line>
</par><par>
<line>
DE P
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
**icky
</line>
<line>
NS
</line>
<line>
NA
</line>
<line>
NS
</line>
<line>
NA
</line>
</par><par>
<line>
Not*s: *S é Não sign*ficante; NA é Não *e a*lic*.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Elaborad* pelos aut*res
</line>
</par><par>
<line>
Com ba*e no estudo *esen*olvido, observo*-se que a H1 foi confirmada
</line>
<line>
apenas
</line>
</par><par>
<line>
quando a va*iá*el C*P foi empregada co*o pr**y de *ustos, ou seja, a *aior *roporção de
</line>
<line>
pla*os ant*gos nas carteiras das Un**eds t*ndeu a *eduzir a o*orrê*cia dos *ticky costs nessas
</line>
<line>
orga**zaçõe*. A H2 foi confirmada q*ando se *mpre*ou a var*ável CT como proxy de custos.
</line>
<line>
Em out*as palavras, a maior pro*orç*o de p*anos colet*vos na* carteiras das Unimed* tendeu a
</line>
<line>
reduzir * *cor***cia dos sticky costs nessas organiza*ões. Por fim, H3 f*i confirma*a ape*as
</line>
</par><par>
<line>
quando se consid*rou o CSP *omo proxy
</line>
<line>
d*s *ust*s des*as organizações. A*si*,
</line>
<line>
pode-s*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Com ba*e *os resultados apresentados, é import*nte d*s**car * o*o*rê*ci* de *ustos
</line>
<line>
assimétricos e* t*do* os mo*elos estimados, tendo em vista a variáv*l i*dependente
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 3, art. 5, p. 7*-*6, mar. 2020 www*.*sanet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *. Avelar, R. V. D. *ord*o, T. M. Boina, W. C. *antos, C. O. *erre**a
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
RedRLV. *ssim, e* consonâ*cia c*m A*ders*n, Ban*er e Janaki*aman (200*), *bserv*u-se
</line>
</par><par>
<line>
que a red*ção no *í*el de atividade não r*du*
</line>
<line>
propor*ional*ente os
</line>
<line>
custo*,
</line>
</par><par>
<line>
i*dependentement* *as *r*xies (va*iá*e*s depend*ntes) usadas para mens*rá-las. Tal
</line>
</par><par>
<line>
const**a*ão é
</line>
<line>
**l*van*e para *s Unime**, uma vez que determinada* decisões dos *es*ores
</line>
</par><par>
<line>
(como manutenção
</line>
<line>
de fu*cionário* e i*vestimento* em *ecu*sos
</line>
<line>
fix*s) cont*ibuem para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comporta*ent* ass*métric* dos c*stos e infl*enci** negat*vament* a rent*bili*a*e das
</line>
<line>
orga*iz*ções em *eríodo* de quedas nos níveis de atividade. As*i*, os **a*ehold*rs dess*s
</line>
<line>
organiz*ções devem se atentar a situações que po*em influenc*a* n*gat*vamente o
</line>
<line>
*esempen** dessas OPS.
</line>
</par><par>
<line>
Por outro lado, obser*ou-se a inf*uê*cia de div*rsas variáveis co*tá*e*s s*bre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
assime*ri* *o* custos das oper*doras. Por*m, os efeit*s de assimetria obs*r*ados for** tan*o
</line>
</par><par>
<line>
stick* quant* an*i-**icky, *ependendo
</line>
<line>
da variável in**pen*ente e da proxy de
</line>
<line>
cus*o*
</line>
</par><par>
<line>
em*regada co*o variável *e*endente. Salienta-se que o *omport*mento anti-sticky já foi
</line>
</par><par>
<line>
observado *m
</line>
<line>
estu*os nacionais e
</line>
<line>
internac*o*ais (*ENIERIS; NAOUM; V*ISMAS, 2015;
</line>
</par><par>
<line>
KREMER, *015; FAZOL*; REIS; BO**ET, 2018). Sob a *ersp*ct*va dos gestores, *ais
</line>
<line>
resultados dem*n*tram q*e os mesmos podem influe*ciar tais va*iáveis para redu*i* o* efeitos
</line>
<line>
**versos dos s*icky costs.
</line>
<line>
Sobre as va*iáveis ligad*s à r*gulaçã*, verific*u-se que to*as f*ram *i*nifica*te* em
</line>
<line>
pelo me*os um dos mode*os. V*rificou-se a *ss*metria d*s*as *ariáveis c*m diferent*s *feitos
</line>
<line>
(sticky e anti-stic*y). No ca*o da* oper*doras, observou-se que o* *e*tores podem trabalh*r
</line>
</par><par>
<line>
*ol*ti*as relacionadas à ca*tei*a
</line>
<line>
de beneficiários
</line>
<line>
das Un*m*ds, de
</line>
<line>
forma a ger*r *elhor *ais
</line>
</par><par>
<line>
custos, reduzindo a possibilidad* de prob*ema* econômico-financeiro*, *o** sa*ienta Xavier
</line>
<line>
(2017). Adem**s, sob a *ersp*ctiva d* ANS, c*nsid*rand* o interes*e público de su*
</line>
<line>
regulação, esta deve consi*e*ar esse fenômeno um* vez que sua normatiz*ção tem *nfluê*cia
</line>
<line>
s*br* o compor*am*n*o dos custo* de*s*s organiz*ç*e*.
</line>
<line>
Diante do exposto, observa-se a *elevâ**ia do est*do dos custos assi**t*icos nas
</line>
</par><par>
<line>
U**m*ds. *s diversos stakeholde*s d*ssa* organizaçõe*, t**s
</line>
<line>
*omo médicos, **stores *
</line>
</par><par>
<line>
r*guladores têm o poten*ial de se beneficiar d* co*he*imentos *ai* pro*undos *o*re os cus*os
</line>
<line>
as*imétricos nessas *rganiza*õe*. Informações *ue *ubsidi*m a tomada *e decis*o adequ*da
</line>
<line>
d*s partes envolvidas, con*iderando *sse comport*mento aparentem*nte anô*a** dos cus*os,
</line>
</par><par>
<line>
podem
</line>
<line>
bene***ia* es*ecialmente a s*cie*ad* brasileira, consider*ndo a importância de*sas
</line>
</par><par>
<line>
operadora* pa*a o sistema *e saúde nacio*al (ANS, 2018).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, v. 17, n. *, ar*. 5, p. 76-96, **r. *020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*eit*s ** Regulação da ANS Sobre Custos *ssi*ét*icos em Coo*erativas Médicas
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FI*AIS
</line>
</par><par>
<line>
A partir do modelo d* Anderson, Banker e Jana*ir*man (*003),
</line>
<line>
observou-se que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
custo* das Unimeds apresentaram um *omportamento as**métrico, indepe***ntemente
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
proxy empregada como var*ável explicada e das diferentes variá*eis explicativa* empregadas
</line>
<line>
*os *ode*os. Nesse caso, *s custos das operado*as estudadas t**eram u* c**portamento
</line>
<line>
e**r*ta**nte sticky, pois as *iminuições no nív*l *e at*vid*d* fora* menores
</line>
<line>
proporcion*l*ente *o q*e os *umentos n* nível de ati*idade.
</line>
</par><par>
<line>
Veri*icou-se que as variá*eis *ontábeis D*SP, IMOB, *AT e ATI, propo*tas
</line>
<line>
p*r
</line>
</par><par>
<line>
*ichartz (2016),
</line>
<line>
ti*eram *feitos significantes
</line>
<line>
sobr* a *ssimetria dos cus*os das Unimeds
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
m*delo qu* conside*** *SP *omo va**ável *epende*te. Porém, na m*ior parte das ve*es, *s
</line>
<line>
*eferi*as va*i*veis co*tábeis *n*luenci*ram um co*po*tame*to *ssimétr*co anti-*ticky dos
</line>
</par><par>
<line>
cu*tos das Unim**s, *ndo d* encontro
</line>
<line>
ao es*er*d* com b*se na l**eratura, co*roboran*o
</line>
</par><par>
<line>
R*chartz (2016).
</line>
</par><par>
<line>
A* v*ri*v*is rela*iona*as * regulaçã* - COL, ANT e DEP - f**a* **gnifi*antes e c*m
</line>
<line>
** *inais esperad*s em seus coefic*entes em, pelo m*nos, u* dos mo*elos es*imados. De*s*
</line>
</par><par>
<line>
f*rma, *e*ific**-se a infl*ênc*a
</line>
<line>
da regulação ** ANS sobre * assimetria dos custos
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
Unimeds, *orroborando em parte a asserti*a *e Fazoli, Reis e Borget (20*8). P**ém, usando
</line>
</par><par>
<line>
as v*r*áveis dependentes DVGA e CT, os
</line>
<line>
coeficientes estimados da va*iável indep*n*ente
</line>
</par><par>
<line>
ANT div**giram d* espe*a**. Assim, as hipótese* desenv*lvidas pude*a* ser *arcialm*nt*
</line>
</par><par>
<line>
confirmadas,
</line>
<line>
dep*nde*d* *a *ari**** analisada
</line>
<line>
e da *r*xy empregada com* custo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
operado*a.
</line>
</par><par>
<line>
O* resul*a*os apresentados *ontribuem co* a p**posição e o teste d* variáveis pa*a se
</line>
<line>
analisar * efeito da regul*ção da ANS sobre a *ssimetria de *usto* n*s Unim*ds. Além dis*o,
</line>
<line>
confirmou-se a ex*stência da ass**et*ia do* custos nessas OP*, assim como de evidênci** dos
</line>
<line>
efei*os de di*erente* variáveis contábeis sobr* os custos. C*m o *mprego de difere*tes p*oxies
</line>
</par><par>
<line>
de custos, é possível *s*ab***cer
</line>
<line>
uma *isão *mpliada do fenômen* do* custos assi*é*ricos,
</line>
</par><par>
<line>
assim como suas vari*veis expl*ca**va* n* caso das Unimed*.
</line>
</par><par>
<line>
P*sq*i*as futuras
</line>
<line>
poderiam empregar as var*áveis de re*ulação p**postas em ou*ras
</line>
</par><par>
<line>
*odali*ades
</line>
<line>
d* operadoras classificada* confor*e a *NS (2000). Ademais, nov*s
</line>
<line>
variáveis
</line>
</par><par>
<line>
pode*iam ser propostas para ca*tar outros aspectos da regul*ç*o dessa agência sob*e *s
</line>
</par><par>
<line>
o*erado*as. Por fim, comportamento *nti-sticky poderia *e* melh*r *nalisado a par*ir o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
no*as evid*ncias *m*íricas, consid*ra*d*, por e*emplo, uma análi*e qu*litativa da*
</line>
<line>
difere*ç*s entre *s p*oc*ssos de ger*ç*o (com o* r*s*ecti*os di*ecion*dore*) de receitas e de
</line>
<line>
*ev. FS*, Ter*sina PI, v. *7, n. 3, *rt. 5, p. 7*-96, ma*. 202* *ww4.fsanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. Avelar, R. V. D. *ordão, T. M. Boin*, *. C. Santos, C. *. Ferreira
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
cu*tos e despesas, *e* como *e de*erminados ite*s de despes*s *o grup* "des**sas
</line>
<line>
*dministrativas, de vendas * *erais".
</line>
<line>
REF*R*NC*AS
</line>
<line>
ASSOCIAÇ*O BRASILEIR* DE *L**OS DE S*ÚDE - A*RAMGE. Custo cr*sce mais
</line>
<line>
que receita, dizem p*anos. 201*. Disponível em: http://blog.abramge.c*m.br/*undo-
</line>
<line>
corporativo/*conom**-mer**do/custo-cresce-mais-que-recei*a-diz*m-planos/. Acesso em: 11
</line>
<line>
ja*. 2*18.
</line>
<line>
ANDERSO*, M. C.; BA*KE*, R. D.; JANAK*R*MAN, S. N. Are S*ll*ng, Ge*eral, *n*
</line>
<line>
*dmini**rative Costs "Sticky"? *our*al of Accountin* Research, v. 41, n. 1, p. 47-63, *003.
</line>
<line>
AGÊNCIA NACION*L DE SAÚDE S*PLEM*NTA* - ANS. R*solução *e Dire*ori*
</line>
</par><par>
<line>
Col*giada - RDC nº 3*, de 27 ** outu*ro d* 2000. 2000. *isp**ível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
http://www.ans.gov.*r/componen*/leg*slaca*/?vie*=l*gi*lacao&task=T*xtoLei&for*at=raw
</line>
<line>
&*d=Mzgw. *cesso em: 06 dez. 2015.
</line>
</par><par>
<line>
______. Sa*a de *ituação.
</line>
<line>
2018. Disponível *m: h*tp://ww*.an*.gov.br/p*rfil-d*-
</line>
</par><par>
<line>
set*r/d**os-e-indicadores-do-setor/s*la-de-s*t*a*ao. Acesso em: *0 abr. 2018.
</line>
<line>
BRAGANÇA, *. G. Liquida*ão de opera*oras d* *lanos *e ass*stência * sa*de no Bra*il.
</line>
</par><par>
<line>
201*. 11* *. *issert*ção (Me*trado em Con*roladoria e Contabil*dade)
</line>
<line>
- U*iversidade
</line>
</par><par>
<line>
*ederal de Mi*as Gerais, Belo Horizonte, 2017.
</line>
</par><par>
<line>
*RAS*L. Lei nº 9656,
</line>
<line>
de 3 d* junho de 19*8. 1998. Disp*e sobre os pla*os e seguros
</line>
</par><par>
<line>
pr*vado*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
assis*ência
</line>
<line>
à
</line>
<line>
saúde.
</line>
<line>
Disponí*el
</line>
<line>
e*:
</line>
</par><par>
<line>
http://www.*lanalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9656.ht*. Acesso em: 30 nov. 2015.
</line>
<line>
B**SI*. Le* nº 12.*27, de 18 de novembro de 2011. 2011. R*gula o a*e*so a inform*ções
</line>
<line>
previsto no inciso XX*I*I do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. *7 e n* § 2o d* art. 216 *a
</line>
</par><par>
<line>
Constitu*ção Fed*ral; a**era a Lei no 8.112, de *1 de dez*mbro de 19*0; revoga a *e*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
**.111, de 5 ** ma*o de 2*05, e disp*sitivos da Lei no 8.159, d* 8 *e janei*o de 1991; e dá
</line>
<line>
outras *rovidências. Disponível em: <htt*://ww*.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2*11-
</line>
<line>
2014/2011/le*/l12527.htm>. A*es*o em: 15 *ov. 2017.
</line>
</par><par>
<line>
CALLEJA,
</line>
<line>
K.; STELIAROS, *.; THOM*S, D. C. *
</line>
<line>
not* on cost stic*iness: Some
</line>
</par><par>
<line>
international compar*sons. M*nagem*nt Acco*n*ing R*search, v. 17, p. 127-1*0, 20**.
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C. O. Ferreira
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2) análi*e e *nt*rp*etação dos d*dos.
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X
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X
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X
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X
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*) el**oração do rascunho o* *a r*v*são c*ítica do conteúdo.
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X
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X
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<line>
X
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</line>
<line>
</line>
<line>
X
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4) part*c*paçã* na apr*vação da ve*são fin*l d* manuscri*o.
</line>
<line>
X
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<line>
X
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<line>
X
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X
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X
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