<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 2, art. 5, p. 72-93,fev. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.2.5
</line>
</par><par>
<line>
Novo* Paradigmas para o Ensino Jurídi*o
</line>
<line>
*ew Paradi*ms *or Law **ucation
</line>
</par><par>
<line>
Suzét* *a Silva Reis
</line>
<line>
*outora em Di*eito *e*a Univers*dade de Santa **uz do *ul
</line>
<line>
Profes*ora *a Univ*r*idade d* Santa Cruz do Sul
</line>
<line>
Ema*l: s*eis@unisc.br
</line>
<line>
Gus***o Jaques
</line>
<line>
M*stre em Direito *ela Unive*sidade de Sa*ta Cruz do Sul
</line>
<line>
Pro*ur*dor do Estado do *S e Profes*or *a PUC/RS
</line>
<line>
E**il: gust*qu*s@uol.com.br
</line>
</par><par>
<line>
E*d**eço: Suzé*e da Silva Reis
</line>
<line>
Ed*t*r-Chefe: Dr. *onny Kerley *e Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Univers*dad* de Santa Cruz *o Su*, Ru* Borg*s de
</line>
<line>
Rodri*ue*
</line>
</par><par>
<line>
M*deiros, 53*, ap. 1*01, Centro, Sant* Cruz do Sul - RS.
</line>
</par><par>
<line>
CEP 98.810-034, Bras*l.
</line>
<line>
Artigo recebi*o *m *3/*0/2*19. Úl*ima
</line>
<line>
**rsão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Novos Pa*adigm*s *ara o Ensi*o Jurídic*
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
R*S*MO
</line>
</par><par>
<line>
O *resente estu*o se destina à pesquis* do ensino *urí*i*o no mo*ento atual brasilei*o,
</line>
<line>
propondo *ov** paradi*mas. At* então, * e*sino *urídico não apres*nto* inovações de re*evo
</line>
</par><par>
<line>
no século XXI, *l** do* meios tec*ológicos. As*im, j*stifica-se a *esquisa, po*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importância do ensino tra*sc*nd* o interesse meramente da sal* de
</line>
<line>
aul*, com *eflexos em
</line>
</par><par>
<line>
toda a sociedad*. O enfoque g*ral * o ensino j*rídico. Em específico, objetiv*-se analis**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
contextualizar a necessida*e, ** nã*,
</line>
<line>
de mudan**s ge*ai*, s**iais, inst*tucio*ais, doce*tes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
discen*e* para um* melhor formatação do ens*n* n* sistema uni*ersitário bras*l**r*. P**tindo
</line>
<line>
dessas *remissas, reformu*am-*e os p*radigma* atuais, es*ecialm*nte considerando as novas
</line>
<line>
tecnologia* * as necessidade* discentes de formação. Pa*a *esponde* ao proble*a *e *esquisa
</line>
</par><par>
<line>
(há necessidade de nov*s paradi*m*s para o ensino juríd*co?), util*z*u-se o método
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
abordagem *edu*ivo e de pro*ed*mento mono*ráfico, bem *omo a té*n*ca ** pes*u*s*
</line>
<line>
*ibliog*áfi*a, * *ual *nvo*v*u o le*anta*ento e anál*s* *a liter*tura e*pecial**a*a. Os
</line>
</par><par>
<line>
result*dos alcançados indicam q*e é necessário
</line>
<line>
revisitar
</line>
<line>
os alicer*es do ensino jurídico
</line>
</par><par>
<line>
unive*sitário brasileiro, impregnando-*s de um *rojeto didático-peda*ógico
</line>
<line>
con*ist*nte
</line>
<line>
pa*a
</line>
</par><par>
<line>
*s doc*ntes e inclusivo para o* *isc*ntes.
</line>
</par><par>
<line>
Palav*as-chaves: Ens*no Jurídico. Paradigmas Didático-peda**gicos.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Th* present study is aim*d at th* research of law ed*cation in the current Brazili*n momen*,
</line>
<line>
pro*osing new paradigms. Un*il then, *aw educati*n did not pr*sent *ajor *nnova*ions in the
</line>
<line>
21st centur*, beyond technologi*al *eans. Thus, res*arch is justified, be*ause the imp*rtance
</line>
<line>
of teac*ing transcend* the interest of the **assroom, with *epercussion* throughout society.
</line>
<line>
T*e *enera* a*proach is law educati*n. Specifi*ally, it aims to ana*yze *n* *ontextualize t*e
</line>
<line>
need, *r not, of ge*eral, so*ial, institutional, edu*at*o*al a*d student *hanges for a bett*r
</line>
</par><par>
<line>
f*rmat*ing of teach*ng *n
</line>
<line>
the *razilia* un*versity system. **arting f**m these premis*s,
</line>
<line>
* he
</line>
</par><par>
<line>
present *ara*ig** are reformulate*, e*pecially
</line>
<line>
considering th* new
</line>
<line>
technol*gies and the
</line>
</par><par>
<line>
t*aining n*eds studen*s. I* ord*r to an*wer the resea*ch pro*lem (there is a need f*r new
</line>
</par><par>
<line>
*ar*dig*s for law edu*ation?), T*e met*o* of
</line>
<line>
deductiv* a*pr*a*h and *onograph*c
</line>
</par><par>
<line>
procedu*e was us*d,
</line>
<line>
as well a*
</line>
<line>
the bibliographic res*arch techn*que, whic* involved
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
collecti** and analysi*
</line>
<line>
of speci*lized literature. The results indic*te that it i* neces**ry *o
</line>
</par><par>
<line>
revisit the f*undati*** of Bra*ilian un*versity law educa*ion, i*p*egnati*g *he* wit*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
con*i*tent didactic-pedagogical proj*ct for teacher* *nd inclusive for *tudents.
</line>
</par><par>
<line>
Key*ord*: Educa**o*. Law. Paradi*ms. Didact*c. Pedagogical.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 2, art. 5, p. 7*-93, f*v. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Reis, G. J*ques
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
No presente estudo, pretend*-se abo**ar aspectos *ue se
</line>
<line>
r*p***m *e*evan*e* e
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
m*recem maior *efl*xã* *o ensino ju*ídico, justificando-se o estudo
</line>
<line>
*o t*ma. *ão se
</line>
<line>
quer
</line>
</par><par>
<line>
dizer que são, apena*, os aspectos *erais, sociais, instit*c*on*is, d*centes e di*ce*tes
</line>
<line>
*u *
</line>
</par><par>
<line>
*erecem altera*ã*. Muitos
</line>
<line>
aspectos já f*ram enfrentados pel* li*e*atura
</line>
<line>
e*pec*alizada,
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*or*a
</line>
<line>
*ue o objeti*o *eral é demonstraç*o do* ****dos já e*istentes, mas, também, av*nçar
</line>
</par><par>
<line>
em específico na verificação da n**essidade, o* *ã*, de
</line>
<line>
novo* paradig*as *ara *
</line>
<line>
e**ino
</line>
</par><par>
<line>
ju*í*ico.
</line>
</par><par>
<line>
Ass**, pretende-s* propor avanços na vis*o a respeit* *o
</line>
<line>
p*o*ess* de ensino
</line>
<line>
e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
apre*dizagem d*senv*lvidos no si**ema jurídic* universitá*io brasile*ro, d* fo*m* a p*omover
</line>
<line>
uma educ**ã* mais coerente *o* *s neces*idad*s de *rogres*o soc**l * cultural.
</line>
<line>
O **ndo do **abalho está passand* por um n*vo *rocesso d* reformulação: a *uarta
</line>
</par><par>
<line>
revo*ução indust*i*l e*tá p*rta e com *la a r*estruturaçã* *o **stema à
</line>
<line>
*rodutivo. Novas
</line>
</par><par>
<line>
pr*fissõ*s es*ão surgind*, ao mes*o *em** em qu* outras profissões es*ão s* extinguindo.
</line>
</par><par>
<line>
C*m *sso, *ovas **lações se c*nstit**m e no**s questõ*s *ur*d*cas surgem. Desse mod*,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
necessário rev**a* as ha*il*dad*s e *ompetência* qu* de*erão s*r de***volvida* e estimula*as
</line>
<line>
n* âmbito do ensino jurídico.
</line>
<line>
E, nessa perspectiva, * de su*a importância revisar o para*igma que sustenta o
</line>
<line>
en*ino jurídico, especia*mente no *ue diz respeito à d*cê**ia e às c*m*etênc*as peda*ógicas
</line>
<line>
d*s d*c*n*es, po*s é neces*ári* q*e ten*am conhecimento *obre a estrutu*a org**izac**n*l do
</line>
<line>
**sino su*e*ior, sob*e a capacitação p*óp*ia e *sp*cífi*a p*ra a docência, sobre o impacto das
</line>
<line>
*ecn**o*ias de informaç*o * comunica**o na constituiçã* e dissemina*ão do conhecime**o e
</line>
<line>
sobr* a c*r*eira *rofiss*on*l. *em dúvi*a, não se pode esque*er da co**ínua re**exão *obre o
</line>
<line>
pens*r * o fazer d*cente e sob*e a dinami*id*de e a comp*exidade *ue sã* c*r*cteríst*cas da
</line>
<line>
cont*mpor*neidade.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRIC*
</line>
<line>
2.1 Paradigm* at*al
</line>
</par><par>
<line>
O *ara*igma atua* do ens*no ju*ídico brasileiro não é animador. Há *m* crise
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sist*ma em aplicação. C*nform* *odri*ues (1995,
</line>
<line>
p. 09),
</line>
<line>
"os p*ime*ros cu**os jurídicos
</line>
</par><par>
<line>
bras*lei*os fora* *riados atra*és da Lei de *1 de
</line>
<line>
agosto de 1*2*, com sede em S*o Pa*l* *
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 2, art. 5, *. 72-93, fev. 20*0
</line>
<line>
www*.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ovo* *ara*igmas para o Ens*no Jurí*ico
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
Olind*, e **nominados então de Academias de Direito". De*de que foi
</line>
<line>
*riado o p*imei*o
</line>
</par><par>
<line>
curso ju*í*ico *o Brasil,
</line>
<line>
a*é
</line>
<line>
os dia* at*ais, a* *ala* de aula retr*tam, e* gr**de par*e,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
afirmaçã* ac*ma em destaque ("reflexão inicial"). Alguns profe**o*es reprod*z*m vel*os
</line>
</par><par>
<line>
métodos, crendo q*e
</line>
<line>
estão forma*do fu*u*os p**f*ssionais. No ent**to, * cada seme**r*,
</line>
</par><par>
<line>
"fo*m*m" mais um *ern*z, *om c*nhec*mentos s*perfi*iais, ao invés de um bac*arel em
</line>
<line>
Ciênci*s Jurídi*as e Sociais.
</line>
</par><par>
<line>
A* práticas *edagógi*as do pr**essor ainda est*o as*entadas
</line>
<line>
na *edagogia direti*a,
</line>
</par><par>
<line>
como refer* Becke* (*012), segundo a qual o professor fala e o aluno escuta; o pro**ssor *ita
</line>
<line>
* o al*no cópia; o professor decide o *ue faz*r e o aluno executa. Enfim, o professor "*nsi*a"
</line>
</par><par>
<line>
e *
</line>
<line>
alu*o "ap*ende". Tal *oncepção
</line>
<line>
está as**ntad* ** teoria *o conhecimen**
</line>
<line>
ch*mada
</line>
</par><par>
<line>
inatis*o, que susten*a que as ideias n*scem com os suje*tos. O resul*ado d*sso, do ponto de
</line>
<line>
*ista peda*ógi*o, é que o alun* acaba send* conduzido a res*onder às *erg*ntas que o
</line>
<line>
professor *he impõ*, se* *od*r formu*ar *uas próprias *erg*ntas ou mudar a rota ** diálogo.
</line>
</par><par>
<line>
A relação pe*ag*gica movimenta-se no âmb*to con*eitual e *on*eudístico, par* qu*l a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
verdade já está definida
</line>
<line>
de a*temão, *abe*d* ao al**o apen*s *em*rizá-la (DALB**CO,
</line>
</par><par>
<line>
2012).
</line>
</par><par>
<line>
Tal concepção *e e*sino e de aprendizage* e*tá em completa falta d* *i*t*nia com
</line>
<line>
a r**lidad* e com a docênci* na *ontempo*aneidade, q*e tem *omo principal característica a
</line>
<line>
velocidade da informa*ão, *ssim *omo a s*p*rficial*da*e dela. As tecnolog*as perm**em o
</line>
</par><par>
<line>
acesso a info*m*ções i*stantâneas. T*davia, há qu* se ter *resente *ue informação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*hec*m*nt* são distint*s * que o seg*ndo representa a essê*cia da atividade docent*.
</line>
</par><par>
<line>
A r*spe*to *o uso das te*nologias, *ontu* Faria (2004, p. 57):
</line>
</par><par>
<line>
Na auro*a do *éculo XXI, necessit*m o* professo*es *star preparados para inte*agir
</line>
</par><par>
<line>
c*m uma
</line>
<line>
geração mais atualizada e mai* informada, por*u* os *odernos meios de
</line>
</par><par>
<line>
*om*nicação, l*de*ados pela Inte*net, p**m**em o acesso instantâneo à in*ormação e
</line>
<line>
os alu*os têm mais facilidade para bus*ar *onhecim*nto por meio da tecnologia
</line>
<line>
coloc*da à sua *isp*sição.
</line>
<line>
O* *roc*dimento* d*dático*, ne*ta n*va realida*e, devem *r*vi*egi*r a construção
</line>
<line>
co*etiva dos conhe*imentos, mediados pela tec*o*ogi*, na qual * pro*esso* é um
</line>
<line>
part*cipe pro*t*vo que intermedeia e orienta est* co*s*ruç*o.
</line>
<line>
No paradigma e* curso, os proc*di*e*to* did*tic** nã* acompanh*ram * evolução
</line>
<line>
social. Al*uns professores perman**em jungid*s ao sistema tr*dic***al de ens*no, *u seja, a
</line>
</par><par>
<line>
aula magist*al, a
</line>
<line>
aul*-conferênc*a, he*dad* co*o dogma *e Coi*bra, nos primórdio* do
</line>
</par><par>
<line>
Brasil imperial (R*DRIGUE*, 1995, p. *0). Neste sistema, o mest*e é o centro das atenções,
</line>
</par><par>
<line>
não p*rmitindo, *uitas vezes, qualq*er interferê*cia *os a*ren*izes, sob pe** de censura
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
es*árnio.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, n. 2, art. 5, *. *2-93, *ev. 2020 w*w4.fsanet.c*m.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. Reis, *. Jaques
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
Nesse cont*xto,
</line>
<line>
os
</line>
<line>
discente* não sã* c**ti*os, m*s são **ns
</line>
<line>
reprodutores
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
co**ecimento passado, às
</line>
<line>
pressas, nas sala* de aula. Tão bons rep*tidores que *uscam, na
</line>
</par><par>
<line>
vé*pera
</line>
<line>
da avali*ç*o, uma foto*ópia, **el, do c*d*rno de *m atento e assíduo coleg*. N*s***
</line>
</par><par>
<line>
*empo*, não se reflete, tamp*uco se d*ba*e. Seminários? Pesqu*sa? Os *l*nos não concordam.
</line>
<line>
Querem *ua* avaliaç*es (** pre*erência objetiva) ou que* sabe *m* provinha e um trabalh*
</line>
<line>
(em gru*o - mín*mo 5, né?!). Vale l*m*ra* *ue as *esi*tências não são, apenas, dos docentes.
</line>
</par><par>
<line>
Há *uita* resistência* dos pr*prios
</line>
<line>
alunos, p**ém *recisam ser ve*cidas pelos res*onsáveis
</line>
</par><par>
<line>
pelo desenvolvim*nto e **rimoramento do ensino
</line>
<line>
juríd*c*
</line>
<line>
bra*ileir*. Oxalá a resistência
</line>
</par><par>
<line>
ten*a derivad* do mau procediment* *ocente ao l*ngo das décadas, pois assim
</line>
<line>
será
</line>
</par><par>
<line>
enfra*uecida mais facilmente.
</line>
</par><par>
<line>
As *nstituições, muitas vez*s, respaldam o procedim*nto, já *ue são benefi*i*d**
</line>
</par><par>
<line>
*om a *alt* de refle*ão
</line>
<line>
dos alunos a respeito
</line>
<line>
do processo
</line>
<line>
de ensino. Aul*s c*ngestionadas,
</line>
</par><par>
<line>
prédios *na*equados e bibliotecas defic**árias s** **e*plos d* d*sca*o de alguns gu**diões
</line>
<line>
do e*sino. Im*orta, em *ri*eiro lugar, o nú*ero financeiro de forma*dos po* se*estre, para,
</line>
<line>
a segu*r, a preoc*p*ção co* a qualidade. É cl*ro, nem sempre há a segunda inquietaçã*.
</line>
<line>
Os go*erno*, també*, não *êm dedicand* muito es*aç* para a verdadeira ed*cação.
</line>
<line>
Há muita retórica, m*s po**o resultado *rát*co. As*em*l*a-*e ao *é*odo orteguia*o (encanta
</line>
<line>
o pú**ico, ma* não **ssa de uma im*rovisaçã* retórica, sem si*temati*ação), a*resentado por
</line>
</par><par>
<line>
Roberto Vern*n**,
</line>
<line>
em confer*ncia n* Univers*dade *a*ional Autônoma do México,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
1*77. ***ro método citado por *ernengo é o método Ke*s*niano, no *ual o pr*fesso* l**it*-
</line>
<line>
se a repr*duzir o *ue consta dos *ivro*. * *rofess*r é um copiador, na pr*paração *e sua aula
</line>
<line>
magis*ral (ap*d **MOS, 1999, p. 58)
</line>
<line>
Dess* forma, * p*ojeto pedagógi*o de ens*no merece *ma (re) construção, a *im de
</line>
<line>
ser traçado um novo mod*lo de perfil profissional, n* linha defendid* por Por*o (2000, p. *5-
</line>
</par><par>
<line>
10*). A formação do a*uno d*v* ser mult*facetada, ou seja, envo*v*r um con*unto
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
h*bilidades que pe*mitam uma visão amp*a soci*l, cultur*l, e*onômica e tecnológica.
</line>
</par><par>
<line>
* RESULTA*OS E D*S*USSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.* Novos *ara*igmas para o ensino jur*d*co
</line>
</par><par>
<line>
*elo que se *epre*nde do *aradigma atual, a
</line>
<line>
educaçã*
</line>
<line>
e, e* especial, o e*s*no
</line>
</par><par>
<line>
ju*ídico e*ig*m mu*anças. Necessitam
</line>
<line>
d* novos paradigmas. *essa maneira, h* que se
</line>
</par><par>
<line>
reformula* o
</line>
<line>
projeto didá*i*o-pedagógico, co* as metas a se*em a*cançadas. P*ra ta**o,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, *rt. 5, p. 72-93, f*v. 2020
</line>
<line>
**w4.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Novos Parad*gmas para o Ensino Jurídico
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
fun*amental a parti*ipação das instituições, dos docentes e dos di**ent**, a fim de se alcançar
</line>
</par><par>
<line>
a co*pr**nsão,
</line>
<line>
*ntre todos. Aliás, conforme Luhmann, "la pedagogia comienza cuando el
</line>
</par><par>
<line>
p*of*s*or i*tenta entende* s* há sido co*pre*ndido" (apud OLIVEIRA, 2003). Sem
</line>
<line>
comp*eensão do aluno, o professor nã* alcan*a * o*jetivo de e*si*ar.
</line>
<line>
Melo Filho (1998, p. *7) afirma que "* *rojeto d*d*tico-pedag*gico **ra ganhar
</line>
<line>
consistên*i* e solidez deve ser assumi*o po* toda a comunidade acadêmi*a par* a sua
</line>
</par><par>
<line>
co*struçã*, operacionalização, avaliação e atualização permanentes". Acrescent*-se que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
projeto dev* ser mai* am*lo, env*l**nd*
</line>
<line>
um p*ojeto político-pedagógico, confo*me
</line>
</par><par>
<line>
pr*leciona Gr*llo (*00*, p.
</line>
<line>
*1), "o compromisso social da edu*açã*
</line>
<line>
e*tá *ropo**o a *ada
</line>
</par><par>
<line>
escola, de *orma **ito vee*ente, a co*st*ução d* um projeto político-pe*a**gico próprio".
</line>
<line>
Par*ind* dessa prem*ssa, lançam-se proposiçõe* pa*a o *nsino jurídico, no intu*to de
</line>
<line>
sere* alterados *s paradigmas atuais. Lembra-se q*e uma *isão m*nos *ormalista, e m**s
</line>
</par><par>
<line>
voltad* ao d*senvolviment* do raciocínio
</line>
<line>
j*rídico, foi de*endida, *á mais de ** anos, por
</line>
</par><par>
<line>
D*ntas (1955, p. 453), na aul* inau*ur*l *rofe*id* na Faculdade Naci*nal de D**eito, *o Rio
</line>
<line>
de **neiro:
</line>
<line>
Simplifi*aç*o ex*re*a de t*das *s fo*malidade*, amp*iação máxima d* lib*rdade de
</line>
<line>
ensin*r e *e estudar, são as*im os prin*ípios com que *e *ompleta a revi*ão da
</line>
<line>
educação jurí*ica br*sileira. Fazend* com que os alunos des**volvam * sens*
</line>
<line>
*urídico pe*o exe*cíc*o do ra*iocínio té*nic* na s*lução de controvérs*a*, em v*z de
</line>
</par><par>
<line>
**mori*ar*m co*ceitos e te*ria*, apren**dos em *ulas exposi*ivas;
</line>
<line>
d*ndo a* c**so
</line>
</par><par>
<line>
flexibilidad* **ra qu* os alunos ** possam apr*fundar nas especia*idade* qu*
</line>
<line>
p*eferir*m; **iminando *ormalism*s escusado* e ampliando a liberdade educ*ciona*,
</line>
<line>
poderemo* *ar à ed*ca*ão jurídica um novo *urto * cont*ibuir para um *en*scimento
</line>
<line>
do Direi*o como técnica soc**l suprema, a que as ou*ras deve* estar *ubordina*as.
</line>
</par><par>
<line>
A superação d* modelo de ensin* *urídico, assen*ado n* v**ão f*r*a**sta
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
con***dista, requer a co*preensão da realidade c**temporânea e, em *special, das m*danças
</line>
<line>
qu* são ide*tificadas e *ue ocorrem numa velocida*e cada vez mai**.
</line>
<line>
3.2 Mudanças gerais e so*iais
</line>
<line>
Inúmeras são as muda*ças **e alter*ram as relações soci*is e o mundo jurídico
</line>
<line>
con*emporaneament*.
</line>
<line>
3.2.1 *antage* em tudo e contra*o**o da solidar*edade
</line>
</par><par>
</page><line>
Uma das causas d* crise do ensino jurídico é disfunção moral e étic* s*cial, na a
</line>
<line>
medida *m que prevale**, m*it*s vez**, o individualismo. Tal *om*ortamento reflete não só
</line>
<line>
n* ensi*o, mas no coti*iano da *i*a. As instituições, os professo*es * os alunos, mui*as *e*es,
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 1*, *. 2, art. 5, *. *2-*3, fev. 2020 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. R*i*, G. Ja*ues
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
**erem levar vantagem em tudo, con*orm* adver*e Mel* Filho (**9*, p. 102), "a
</line>
<line>
permissividade transfunde-se e* n*rma de con*uta. A r*g*a passa a *e*, "levar van*agem em
</line>
<line>
tudo", *omo se vê n* infeliz p*opaganda".
</line>
<line>
Tendo por re*ere****l de cond*ta a virtude e * sol*da*iedade, o ser humano po*erá
</line>
<line>
ve* *rosperar a honra e o crescime*to social, em detrimento d* *esones*idade. A**á*, j* dizia
</line>
<line>
Ruy Bar*osa (1914, *. 86), no C*n*re*s* Naciona* *ue:
</line>
</par><par>
<line>
De tanto ver t*iu*far as nu*idades, de
</line>
<line>
tanto ver prospera* a de*onra, d* t*nt* ver
</line>
</par><par>
<line>
crescer a inj*s*iça, de tant* ver agiganta**m-se os p*deres na* **os dos maus, o
</line>
<line>
H*m** che** a de*animar da virtud*, a r*r-se da honra, * ter vergonha d* ser
</line>
<line>
honesto.
</line>
<line>
Assim, os estud**sos e ed*c*dor*s d* ensino jurídico precisam, an*es de tudo, mudar
</line>
<line>
a ideia de indivi*u*lidade do *er humano p*ra uma visão ma*s solidária **m o crescimento *o
</line>
</par><par>
<line>
próximo, a fim de *e g*lgar *lteração substancial no proc*s*o de
</line>
<line>
ensino. Além disso, é
</line>
</par><par>
<line>
adequado ter um* visão *ais construti*a ** conhecimento, *fa*tando-** d* mera vant*gem da
</line>
<line>
ap*ovação-res*ltado (p** exe*p*o, pouco const*uti*a a *deia do discente qu* *ensa apenas no
</line>
<line>
res*ltado do ensino). N*o há problema *m se pen*ar *m objetivos (*esso*is ou profission*is),
</line>
<line>
*as desde que também associad* ao cres*imento cultural e como agente de reflexão do m*io
</line>
<line>
*oc*al.
</line>
<line>
3.2.2 Reflexos em concursos públicos
</line>
</par><par>
<line>
Sabe*os que os co*cursos
</line>
<line>
**blicos não apresentam rel*çã* direta com ens*n* o
</line>
</par><par>
<line>
min*st*ado nas fa*uldade*. No
</line>
<line>
entanto, mu*t*s bacharé** busc*m a seguran*a no serviç*
</line>
</par><par>
<line>
p*blico. *dem*is, o ingresso via *oncurso é e*igência con*tit*cional. Assim, não há como as
</line>
<line>
universidade* se a*astarem do conhecimento a respeito dos conc*rsos públ*c*s, já que e*t*s
</line>
</par><par>
<line>
têm rel*vância,
</line>
<line>
ainda *ue indiret* (*em todos *r*star*o provas de co*cursos, mas mu*tos
</line>
</par><par>
<line>
serã* atendidos por pessoas conc*rsadas), para o futu*o pr*fi*sional. Então, vem a in*agação:
</line>
</par><par>
<line>
*e q*al *or*a se deseja que
</line>
<line>
estes profiss*o*ai* estejam *reparados
</line>
<line>
para assumi* um o*íci*
</line>
</par><par>
<line>
p*blico? Certam*nt*, de uma
</line>
<line>
fo*ma adeq**da, com pr*o*ização do se* humano, ao invés
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
mer* *orma.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa m*neira, é indisp*nsáve* que *s concursos públicos exij*m *iscip*ina*
</line>
</par><par>
<line>
formativas na *ele*ão, e
</line>
<line>
não
</line>
<line>
as mer*mente **for*a***as. Sã* nec*s*ária* pessoas com
</line>
</par><par>
</page><line>
senti*entos * afetos, associados ao conhecimento jurídic*, em de*ri*ento de meras má*uinas.
</line>
<line>
D*seja-se *efl*xã*. Do futuro profissio*al se r*quer conhecimentos jurídicos, econômi*os,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, art. 5, p. *2-93, f**. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ovos Paradigmas para o Ensino Jurídico
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
sociais
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*ecnológicos
</line>
<line>-</line>
<line>
i*terdi*cip*inar**ad*,
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*ais
</line>
<line>
do
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
singela
</line>
</par><par>
<line>
*ultidisciplinaridade.
</line>
<line>
3.2.3 Exame da OAB
</line>
<line>
A respeito de uma v*são crítica d** exam*s de ordem, sob u* olhar mais distante da
</line>
<line>
mera monod*scipl**aridade, af*rma A*uiar (2**4, p. 22*):
</line>
<line>
O primeiro dos crit*rios para ava*iar os cursos jurídicos é o do c***ortamento d**
</line>
<line>
egressos do curso no exame *e *rdem d* OAB. Esse *ri*ério é importante para
</line>
<line>
a*erir desconhecimentos das bases *ínimas da *urid**idade, além de id*ntificar
</line>
<line>
falhas palmares de ord*m gramatic*l e lógica dos texto* apresentados. O *ro**ema é
</line>
<line>
que o exam* de Ordem também está c*ntami*ado c*m essa *isão estreita do
</line>
<line>
legali*m*, da monodisciplinari*ade e da rejeição do diálogo co* ou*ras ciência*, o
</line>
<line>
que di*iculta uma real sele*ão * *ão mede ap*id*es e qualid*des de *ada candidato, a
</line>
<line>
não ser as ó*v*as *e sabe* es*rever e conh*cer um mínimo das n**mas *u*ídicas.
</line>
<line>
Nem * Exa*e da OAB fica *mune à crítica. Perceb*-se n*s últimos ano* uma
</line>
<line>
ac*n*uada preocupação dos *stu*antes de Direito com o Exame de *rdem. * o a*sunto
</line>
</par><par>
<line>
pr*ncipal, em te*mos de preocup*çã* dos *ormandos. T*nt*
</line>
<line>
q*e se c*nstatam reflexos disso
</line>
</par><par>
<line>
nos c*rs*s pr*para*ó*ios par* o exame: cres*eram em qu*ntidade * q*alidade (pr**aração
</line>
</par><par>
<line>
mais es*ecífica). Os cursos
</line>
<line>
p*eparatóri*s pa** as carreiras jurídicas s*freram u** sensível
</line>
</par><par>
<line>
*u*da, *inda ma*s, *om a *xigência de trê* anos de experiência jurídica, advinda *a Em*nda
</line>
<line>
Constitucional n. 4*/**04. E* outr*s palavras, prim*i*o o *acharel em Direito buscará "a
</line>
<line>
carteira da OAB", p*r* depois pensar em concurso p*blico para J*iz ou *ini*tério Público. A
</line>
<line>
advocaci* receb*rá, te*poraria*ente, m*itos profi*sio**is, al*m dos qu* e*et*v*mente
</line>
<line>
*esej*m cam*nhar pelas inúmeras po**ibili*a*es e áreas da a*te de adv*gar.
</line>
<line>
O Exame d* Ordem, quan*o às disciplinas formativ*s, evolu*u um *ouco nos *ltimo*
</line>
<line>
an*s, mas aind* precisaria amp*iar a abrangência (por *xemp*o, por or*, apenas se verif*cam
</line>
</par><par>
<line>
Direitos Humanos e Fi*osofia ** Dire*to
</line>
<line>
e, *esmo assim, só par* *ins de prova
</line>
<line>
objetiva).
</line>
</par><par>
<line>
Quanto à é*ica, é e*i*ido tão somente o
</line>
<line>
conhec**ento oriundo *a legislação própria, sem
</line>
</par><par>
<line>
aprofundamento. A*sim, o saber **rificado aind* é m**s formalista do q*e humanizador
</line>
<line>
(*o*io*og** do *irei*o, Ps*col*gia Jur*dica * *onciliaç*o *om* forma de soluç*o d* con*lito,
</line>
<line>
por exem*lo, são instrumentos impo*tantes na fo*mação *o profissio*a*).
</line>
<line>
Nesse c*ntexto, o profissi*n*l, nas lides forenses, *u *xtraju*icialmen*e, auxilia*á na
</line>
<line>
s**uçã* de *onf*i**s sociais, ou seja, e*tre seres humanos * quanto melho* for sua *ptidão par*
</line>
</par><par>
<line>
*ncontrar
</line>
<line>
o desfecho adequ*do, me*hor s*rá
</line>
<line>
a vi*ão da* partes do mundo jur*d*co. É
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina PI, v. 17, *. 2, a*t. 5, p. 72-93, fev. 2*20
</line>
<line>
w*w*.fsa**t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. Reis, G. Jaques
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
semel*ante à hipóte*e do ju*z *u* sentencia 100 p*oce**os *m um mês. Pode-se questionar:
</line>
<line>
quant*s problemas fora* resolvidos? Tal**z, pouc*s. Nem sempre * so*ução do proces*o
</line>
<line>
sol*ciona o *onflito, especia*me*te se as partes *ão co**ree*derem a f*rma como s* cheg**
</line>
<line>
à so*ução, especialm*nte se não part**iparam des*a por qualquer meio.
</line>
<line>
Entende-se *ue os c*nt*údos *rogramáti*os e* concursos p*blicos e exa*es de
</line>
<line>
ordem são con*equênci*s da má *or**ção arraigada no *ns**o jur*dico brasilei**. Contudo,
</line>
<line>
este* meios de avaliação, ta*bém, de*empenha* papel funda*ental na s*ciedade, r*zão pela
</line>
</par><par>
<line>
qua* se ju*ti*ica a *xigênc*a de **nte*d*s f*rmativos *est*s certames. Ev*dentemente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
solução do ensino jurídico *ão co*eça por este caminho, mas é uma d*s me*** a serem
</line>
<line>
alcan*adas.
</line>
<line>
Nessa linha (e já se evoluiu muito nas provas de seleção, m*s ainda há qu* se
</line>
<line>
me*hora*, t*nt* em provas disc*rsivas qua*to em p**ticas), *mbora *or um *aminho
</line>
<line>
transverso, Faria (1*93, p. 5*) sugere:
</line>
<line>
P**suadir o Ministério P*blic* e o Poder Ju*ic*ário a incluírem, em se*s respectivo*
</line>
<line>
con*urso*, provas específic*s *o âmbito das discipli*as fo*mativas jur*dicas e não-
</line>
</par><par>
<line>
ju**dicas, como forma de pressi**ar a*
</line>
<line>
faculdade* de d*reito
</line>
<line>
pú*licas e pri*adas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
incluí-l*s *m seus p*og*amas - o que poss*bil*ta*i*, po* consequên*ia, uma ele*aç*o
</line>
<line>
do *rau mé*io *a *ualidade do ensino hoje ministrado.
</line>
<line>
A *xi**nci* d*s disciplinas fo*mativas j*rídica* e não-jurídicas pelos concursos
</line>
</par><par>
<line>
públicos, se*ia, portanto, um estí*ulo à alteração da* grades cur*i*ula*e* dos cursos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gr**uaç*o e* dir*ito.
</line>
</par><par>
<line>
3.2.4 Human*zaç*o da leg**lação
</line>
</par><par>
<line>
A**a*mente, a legislação em vigor exige um esforço sobre-hu**no do profi*sion*l
</line>
</par><par>
<line>
do Dir*ito. É impossív*l saber o c*nt*údo ** todos os *iplomas **gais, embora se
</line>
<line>
diga que
</line>
</par><par>
<line>
não se *ode desconhecer a *ei. Não se precisa de m*is l*i*, mas de ma*s efetividade das já
</line>
</par><par>
<line>
existent**. L*go, a id*ia é t**nar a legi*laçã* presente mais r***ex*va do
</line>
<line>
qu* qu*ntita*iva,
</line>
</par><par>
<line>
deixando-s* a urg**cia do fi*ar textos para *e in**nti*a* vis*o humana e formativa da a
</line>
<line>
previsão *egi*la*iv*.
</line>
</par><par>
<line>
Aliás, p**s**d* em uma ampliação *o mercado de trab*l**, *a* c*m
</line>
<line>
viés
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
melhor *ualidade dos servi*os jurídicos, *ar*a (1993, p. 59) defende:
</line>
</par><par>
</page><line>
Abandonar a de*esa corporativa da a*pliação do merc*d* de *rabalho,
</line>
<line>
cons*ientizando-se de q*e somente os *roces*os de desl**alização - espe*i*lmen*e
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresi**, v. *7, n. 2, art. 5, p. 72-*3, fev. 2020 w*w4.f*a*et.*om.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Novos *aradigm*s p*ra o Ensino Ju*ídico
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
*o qu* é su*érfluo e *rtificial - possibilitar*o a densifi*ação das norm*s, c*digos e
</line>
<line>
*eis, aumentand* a comp*exida*e d* tr*balho *urídico - * *ue expul*aria do merc*do
</line>
</par><par>
<line>
os profissionais men*s g*baritad*s e, por
</line>
<line>
*onseg*int*, possibil*tar*a a elevaçã* do
</line>
</par><par>
<line>
g*au mé*i* de q*a**da*e dos *e**iço* jurídico* *oj* oferecidos no país.
</line>
<line>
P*r *ra, apres**tam-se *stas f**mas de mudanças gera*s, sem prete*der esgotá-*as.
</line>
<line>
Aguardam-se o*tra* *olaborações, para que com reflexão, p*ss*-*e avançar.
</line>
<line>
3.3 Mud*nças i*stituci*nais
</line>
<line>
Para qu* surtam efeito, as mudança* *e *aráter ge*al precisam e*tar acompanha*as de
</line>
<line>
p*ofundas mudanças in*tituci*n*is. A*gumas delas são analisa*as n* sequ*ncia.
</line>
<line>
3.3.1 *enta*ida*e
</line>
<line>
Alg*mas instituiçõe* particulares *lham * ensino, apena*, c*mo f*rma de lucro. A
</line>
<line>
*er*antilização do *nsino **r**ico é uma das causas *a crise. Essencial * muda*ça de
</line>
</par><par>
<line>
*aradigma para o compro*isso *ocial com
</line>
<line>
a educação br*sileira, de forma * c*nferir
</line>
</par><par>
<line>
efe*ivi*ade ao
</line>
<line>
*rin*ípio da i*dissocia*ilidade do ensino, *a pesquisa e da extensão
</line>
</par><par>
<line>
*nive*sitárias (art. 207 *a Constituição Fede*al de 1988), co* g*rantia *e pad*ão de qua*idade
</line>
<line>
*écnica e de hu*anizaç*o do apre*der e do pensar.
</line>
<line>
Des*a for*a, "impo*ta avançar pensa*do a Universid**e como escola de el*boração
</line>
</par><par>
<line>
intelectual, c*mo co*str*tora de produções
</line>
<line>
culturais, como humanizadora de homens"
</line>
</par><par>
<line>
(ENRICON*, 2004, p. 4*).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, a U*i*ersidade não pode ser id*al*zada nu*a visão *ercan*i*ista, ma*, *im,
</line>
<line>
numa ótica *ormadora *e *essoas p*ra construção *e uma sociedade mais so**dá*ia, *raterna e
</line>
<line>
huma**.
</line>
<line>
Por outro lado, *as Univ*rsi*ades Pú*licas se o problema não é a *isã*
</line>
<line>
merc*n*ilis*a, *á o *roblema da pess*alidade. O professor elab**a o *rograma d* acord* com
</line>
<line>
*s temas que tra*alha. A*sim, os a*uno* "espe*ializam-se" e* de*erminado *ss*nto, sem
</line>
<line>
a*ordar ou*ros po*tos *rincipais d* dis*ipli*a. *aria (1993, p. 54) critica:
</line>
</par><par>
<line>
Apesar de *starem tentando reag*r ao *arasmo,
</line>
<line>
alguma* faculdades públicas vêm
</line>
</par><par>
<line>
d*sp*rdiçando recursos e
</line>
<line>
e*ergia ao patrocina*em a criação de dis*i*linas
</line>
</par><par>
<line>
excess*va*ente especia*iz*das na gradua*ã*, se*und* o* *nt*resses *e mes*res que,
</line>
<line>
por razões de conveniê*ci* profissi*na*, oportunismo edito***l * *iés i*e*lógico,
</line>
</par><par>
<line>
*pt*ram pe*a ênf*se a particul**id*de* *o D*reito Civil
</line>
<line>
o* a sin*ul*ridad*s do
</line>
</par><par>
<line>
Direito Comerci*l (...).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 17, n. *, art. 5, p. 72-93, fev. 202*
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. Reis, G. Jaques
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
Como corolár*o de uma visão voltada para o ensi*o, pes*u*sa e extensã*, as
</line>
</par><par>
<line>
inst*tuiçõ*s dev*m possuir s**as
</line>
<line>
e prédios adequado* ao desenvolvi*ento da e*ucação,
</line>
</par><par>
<line>
inclusive m*mentos de integração social, *em como b*b*i*tecas atua*iza*as e c*m quantidad*
</line>
<line>
de livros *u*iciente às demand*s de estudant*s e pro*essores. Também, * salut*r o *n*en*ivo *
</line>
</par><par>
<line>
*a**icipação da com*nidade no
</line>
<line>
âmbit* univer*itário, c*m **minários grupos de pesqu*sa e
</line>
</par><par>
<line>
e/ou estudos.
</line>
</par><par>
<line>
3.3.2 Obri*atori*da*e da Metodologia do Ensino Superior - um olhar além do mestr*d*
</line>
<line>
ou doutor*do
</line>
<line>
A *esp*ito da *e*is*ação qu* regula o ensino, dispõe o *rt. 5*, II, Le* *e Diretriz*s e
</line>
<line>
Ba*es d* Edu*ação (Lei 9.394/9*):
</line>
<line>
As universidades s*o *nstituições pluridiscipl*nares de for*ação dos *u**ros
</line>
<line>
pr*fiss*onais de nível supe*ior, d* *esquisa, ** *xtensão e de *omí*io e cultivo
</line>
</par><par>
<line>
*o saber humano, que s* caracterizam por:
</line>
<line>
I - produ*ão intelectual
</line>
</par><par>
<line>
ins*i*ucionalizada mediante o *studo sistemát*co do* tem*s e prob*emas mais
</line>
<line>
relev*ntes, tanto do ponto de vist* *i*n*í*ico e cultur*l, qua*** regi*nal e nac*onal; II
</line>
<line>
- *m terç* do co*po do*e*te, p*lo m*nos, com titulação acadêmica de mes**ado ou
</line>
<line>
doutorado; III - um te**o do corpo docente em regime de tempo integral. Parágrafo
</line>
</par><par>
<line>
ún*c*. É fa*ultada a criação de
</line>
<line>
universid*des especia*izad*s por c*mp*
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
saber. (*rifou-se).
</line>
</par><par>
<line>
*ssi*, exi*e-se que nas *ni*ersidades,
</line>
<line>
pel* *enos,
</line>
<line>
um terço do*
</line>
<line>
professores seja
</line>
</par><par>
<line>
titulado com m*strado ou *outorado. Questiona-se: *asta *e* * *itulação para sabe* ensinar *u,
</line>
</par><par>
<line>
também, *eria prod*ti*o algum e*tudo * respeito de met*dologia do ensino super*or e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ormas c*mo *re*arar u*a aul*.
</line>
</par><par>
<line>
Parec* natural a respos*a: não basta *e* mestre ou doutor pa** saber ensinar. Aliás,
</line>
<line>
tampouco é sufic**nte *aber metod*lo**a do ensino ju*ídico, s* *s conhecimentos não forem
</line>
</par><par>
<line>
*p**cados. Imp*rtante qu* a exigênci* l*gal para as universidades não
</line>
<line>
se restr*ngisse
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
titulação de mes*rado *u doutor***, mas o *ncentivo ao ensino superior.
</line>
</par><par>
<line>
*ssim, d* lege ferenda a obrigatoriedade da d*sciplina de Metodolo*ia do Ens**o
</line>
<line>
Superior nos curso* de pós-grad*aç*o, já que formador de potenciais profes*o**s. Oportu*o
</line>
</par><par>
<line>
desta*a* *ue a*guns progr*mas d* mestrado e doutorado contam *om disci*li**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*etodo*ogia da pesquisa em que se opo*tuniza tam**m o *nsino ju*ídico.
</line>
</par><par>
</page><line>
Dessa ma*eira, a *ad*ira adequ*d* não se res*r*n*e ao ensino *as normas da ABNT,
</line>
<line>
indo a**m, op*rtunizando em aula aos a*un*s a apresen**ç*o co** p*ofes*ore* - prepa*a*do
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, *. 2, art. 5, p. 72-9*, fev. *0*0 www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N*vos Parad*gmas para o E*si*o Jurídico
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
os respectivo* planos d* *ula e a avaliaç*o *ara crescimento na art* da docên**a. Ainda, a
</line>
</par><par>
<line>
metodo*ogia envolve, também, a instituição * os discen*es, raz** pela qua* todos o* part*c**es
</line>
<line>
do processo ed*cati*o de*em e*tar engajad*s.
</line>
<line>
*.3.* Disciplinas forma*ivas e **s*os institucionais
</line>
</par><par>
<line>
Os
</line>
<line>
custos institucionais acaba*, muitas vez*s, af*tando o planeja*e*to d**
</line>
</par><par>
<line>
di*c*plina* do curso. Por que há um exces*o de disciplinas informativas, *o invé*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
discip*i**s *or*a*i*as nas faculdades de Dir**to? F*ria (19*3, p. 58) apr*senta uma d*s
</line>
<line>
respo*tas po*síveis:
</line>
<line>
Como é g*ande a oferta de professo*es nessa *rea, a c*ncorrência invar*avelmente
</line>
<line>
im*lica u*a *egrad*ção *** salários, poss*bilita a con*ratação de *dvogados, juízes
</line>
<line>
e pr*motores *em quali*icação acadêmica * alimenta uma indústria *dit*rial voltada
</line>
<line>
*xclu*ivamente *os *an*ai* massificados.
</line>
<line>
Dessa forma, à* instit*ições incu*be a muda*ça do paradi*ma do custo o*eracional
</line>
<line>
para o parad*gma da qualidad* de en*ino, incent*vando os doce*tes qu* atue* nas discip**nas
</line>
<line>
fo*mativas.
</line>
<line>
3.3.* Interdi*ci**inarid*de
</line>
<line>
Essen*ial no ens*no jurídico é a c**xistência integrad* *e disciplinas jurídicas de
</line>
<line>
dive*sos c*mpos e á*eas, seja* jurídi*as, **jam so*iais, sejam ec*n*mi*as. **o se trata de
</line>
<line>
mera mult*di*ciplina*idade, ma*, sim, de int*rdiscipl*naridade.
</line>
<line>
Dessa forma, Bittar (2001, p. 86) dest*ca o assu**o:
</line>
</par><par>
<line>
Interdisciplin*ri*ade é
</line>
<line>
tema r*levante *m educa*ão. As *iscussões em to*no d*
</line>
</par><par>
<line>
*uest*o sã* re*ente*, *as a proposta em si tem **igens remotas. De qualq*er forma,
</line>
<line>
d*ve-se **rant*r que a i**erd*sciplinaridade seja o ins**umento para a que*ra d* rig*r
</line>
</par><par>
<line>
di*isório dos departamentos estanque* das
</line>
<line>
ciênci**,
</line>
<line>
sobretudo n* área d* *ir*it*,
</line>
</par><par>
<line>
** que a tendê*cia * separação dos stan*a*ds jurídicos é muito **and*.
</line>
<line>
O par**igma d* mera ex*s*ência de várias disciplina* *ede *ugar para a relação entre
</line>
</par><par>
<line>
estas dis**pl*na* juríd*cas, b*m *om* *ara a impl*me*taç*o de ou*ra*
</line>
<line>
discipli*a*
</line>
</par><par>
<line>
metaj*rídi*as, como forma d* *ropiciar *ma visão am*la do fenôm*no jurídico.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse con*exto, envolven*o u*a po*ítica cultural, Ventur* (2004, p. 90-91) s**ere:
</line>
<line>
No âmbito g***l, a organização de e*entos cu*turais dissem**a e instru*e*t*l*za a
</line>
</par><par>
<line>
tra*s*iscipl*n*ridad*,
</line>
<line>
além *e contribuir para * cri**ão de u* ambiente
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 17, n. 2, art. 5, p. 72-9*, fev. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. Reis, G. Jaque*
</line>
<line>
84
</line>
<line>
verda**iram**te acadêmico, *nde toda a *eal*dade do *undo pode ser *isc*tida, * *s
</line>
<line>
*ptidões *atu*ais d*vem ser lapida*as graças a manifestações ar*íst*cas e *ultura*s no
</line>
<line>
sentido mai* amplo do t*rmo.
</line>
</par><par>
<line>
A p*rtir da int*ração e da o**rt* d* even*os cultur*i* e ju*ídic*s é possí*e* promo*er
</line>
<line>
a *ivência do fenômeno ju*ídico em *eu caráter mais amp*o e humano.
</line>
<line>
*.3.* Ensino aos aluno* *ort*dor*s de necess*dad*s espe*iais
</line>
</par><par>
<line>
O tema merec*
</line>
<line>
um aprofundado estudo, conside*ando
</line>
<line>
o
</line>
<line>
crescente e *alutar
</line>
</par><par>
<line>
engajamento dos portadores de necessida*es es*eciais *o âmbito da ed*ca*ão superior.
</line>
<line>
Goldsc*midt (2*03, p. 98), a respeito da tem**ica, p*ntua:
</line>
<line>
Na área jur*dico-educacio*a*, talvez *enhum outro tema d*saf*e mais o intérpret* e o
</line>
<line>
apli*ador do direito do que a questão do e*sino aos alun** *ortadore* de
</line>
<line>
n*cessidades *speciais. Tal desafi* s* *rende j*stame**e ao efet*vo atendi*ento **s
</line>
<line>
ne*essidade* es**ciais desses educand*s, exi*indo a adoção de medid*s e progr*mas
</line>
<line>
esp*cia*s de ensino que garan**m o *ireito à educação aos mesmos.
</line>
<line>
Dessa maneira, os educandos com nece*sidades espec*ais merecem tratament*
</line>
<line>
diferenci*do-igualitário (*ife*en*iado pela co*dição, igualitário pelo acesso de oportunidad*s
</line>
</par><par>
<line>
de aprendizagem), na medida das
</line>
<line>
exi**ncias da defic**nci* *ue *les pos*uem. Não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
recomen*ad* freq**nt*r salas sep*rados e m**ulad*s pe*a *i*ão s*le*iva de *ef*c*ência, *as,
</line>
<line>
sim, ocorrer a integração ao mei* social e da t*rma de a*unos em gera*, de forma a *ão serem
</line>
<line>
discriminados por s*a c*ndição especi*l.
</line>
<line>
3.4 *uda*ç*s d**entes
</line>
<line>
É e*se*cial, ao se *alar de *udanças *o ensino jurí*ico, trat*r do pape* d*s docentes
</line>
<line>
e d*s suas competên*ias na **omoção da c*nstruç*o do conhecimento.
</line>
<line>
3.4.1 Turm*s *e*erogên*as (idade e *ormação)
</line>
<line>
Nos cursos **rí*icos, t*rn*u-*e comum encontra* di*erenç** sign*fi*ativas *a
</line>
<line>
formação e *a id**e dos componentes *e uma turma. Há *luno* na g**duação com o*tra
</line>
<line>
form*ç*o d* nível su*er*o*. Outros, *om dois o* três cu*sos. *or outr* lado, alguns estudantes
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a, v. 17, n. 2, art. *, p. 72-9*, fe*. 2*20
</line>
<line>
www4.*s*ne*.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Novos Paradigmas para o Ensino Jurídico
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
oscilam entre 1* e *0 anos, *nquanto *á acadêmico* acima do* 50 anos. Como lidar com estes
</line>
<line>
ch**ues cul*urais?
</line>
<line>
É *ndispensá*** a* profes*or mudar o pa*adigm* da formação un*versal, pr*conizada
</line>
<line>
para qualqu*r turma. Cr*c*al sejam atendidas as par*icularida*es do *nsino que cada grupo de
</line>
</par><par>
<line>
al*nos d*
</line>
<line>
um d*te*minado semestre exige. Não basta iniciar u* ano leti** co* toda a aula
</line>
</par><par>
<line>
pront* e enge*sada (aliás, *uitas *e*es, estão prontas há *nos e* função d* mera *epe*ição),
</line>
</par><par>
<line>
sem espaç*
</line>
<line>
*ara *de*uaç*es e cr*scim*nt* for*ativ* conforme o andamento ** turma
</line>
</par><par>
<line>
durante a aula (p*r exem*lo, há *rofessore* *ue imped*m ou *e**stim*lam a part*c*p**ão de
</line>
</par><par>
<line>
a*unos, **is i*á at*apalhar a ordem r*gida de as*untos q*e *stão pr*vis*os
</line>
<line>
para d*t*rminada
</line>
</par><par>
<line>
aul*).
</line>
</par><par>
<line>
*ssim, é nec*s*ár*o ve*ificar a situação da nova tur*a: *s c*nh*cimen*os prévi*s e o
</line>
<line>
*rau de heterogen*idade. Op*rtuno ao *rofessor exp*orar * di*ersidade para o c*escimento
</line>
<line>
coleti** e so*idário.
</line>
<line>
Explorando o papel d* do**nte, O*iveira (2004, p. 104) aponta e*ta c**acterística
</line>
<line>
espe*ial do professor-*ducador:
</line>
</par><par>
<line>
Cabe a*
</line>
<line>
professor *denti*icar a **entidade *e cada aluno.
</line>
<line>
Não *á co*o ser
</line>
</par><par>
<line>
homo*êne*. *ada **uno tem sua histór*a, traje*óri*, família, *deolo*i*. Cada al***
</line>
<line>
*evela suas pró*rias car*cter*s*icas. O r**mo de a*rendiza*em não é igual. Faz-se
</line>
<line>
necessário identific*r as par*icu*ar**a*es de cada um.
</line>
</par><par>
<line>
Conhec*r *s alunos
</line>
<line>
e a realidade social na qual estão inseridos, bem como
</line>
</par><par>
<line>
compreen*er o p*o*e*so de en**n* e aprend*za*em *x*t*mente na pe*spectiva de processo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de construção contínuos, é *undame*t*l para o êxito da ativida*e docente.
</line>
</par><par>
<line>
3.4.2 *den**d*de profiss*ona* e solidaried**e
</line>
</par><par>
<line>
Den*r* as diversas prof**s*e* exis*entes, talvez a de p*ofess*r seja a que ex*ja m*is
</line>
<line>
do pro*ission*l, pois apre*der imp*e dedica*ão aos estudos, mas ensinar req*er mu*to mais, é
</line>
</par><par>
<line>
uma a*t*, *ue pod* ser
</line>
<line>
desenvolvid* com solidari*dade ao próximo e entusia*mo e*
</line>
</par><par>
<line>
transmitir conh*cim*nt*. O o
</line>
<line>
verda*eiro professor *ão lecion* ap*nas *or status, *am*ou*o
</line>
</par><par>
<line>
por mera complementa*ão d* rend*.
</line>
<line>
Dessa f*r*a, vale mencionar a crítica *e Santos (*00*, p. 310):
</line>
<line>
* a*ividade docent* universi*ária não pode m*is re*resentar mero compl*mento às
</line>
</par><par>
<line>
demai* ocupações p*ofissi*nais dos profess*res (tam*ouco *ero cami*ho *ara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*levação de se* **atus profis*ional, *omo não *aro se dá).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 17, n. *, art. 5, *. 72-93, **v. 2020 www*.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. Reis, G. *aqu*s
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
O mest*e *emons*ra a*e*çã* à ciên*ia, ao estudo, à pes*u*sa e aos alunos. Ens*nar
</line>
<line>
"ex*ge querer bem aos educan*os", c*nforme sa*ienta *reire (1*96, p. 141):
</line>
<line>
E o q*e dizer, ma* sobretud* que esperar d* mim, se, como professor, não me *cho
</line>
<line>
toma*o p*r este outro s*ber, o de que pre*iso estar aberto ao gosto de querer bem, às
</line>
<line>
vezes, à *oragem de querer bem aos ed*candos e à própria prátic* educativa de que
</line>
<line>
partici*o.
</line>
</par><par>
<line>
Além do mais, o *a*o de ser
</line>
<line>
prof*s**onal competente não g*ra,
</line>
<line>
diret*mente,
</line>
</par><par>
<line>
qualidade *o*ent*. *ode-se te* um p*ofissio*al de sucesso e, ao me*mo tempo, um pr*fe*sor
</line>
<line>
**spr*p*r*d*. **ssa maneira, B**reto (a*u* Leite, 1986, p. 41) *sclare*e:
</line>
<line>
O pr*fessor tem *m* vi** p*ofission*l própria, *u* n*o se i*enti*ic* com a a*ividad*
</line>
<line>
prof**sio*al. O fato de advoga** s*r p**fissional c*mp*ten** nã* *arante ipso fac*o
</line>
<line>
sua qualida*e *oc*nte. R*co*de-s* que a tarefa doc*nte i*plica *m: *a* au*as,
</line>
<line>
pesquisa* e descobrir novos temas e ide*as.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
*ompetência do*ente *ão se confunde com a competência *rofis*ional em
</line>
</par><par>
<line>
*et*rminada área específi*a. A *tividade docente ex*ge, além dos
</line>
<line>
co*hecimentos
</line>
</par><par>
<line>
especiali*ados, au*o*omia e discerniment* para adaptá-l*s * nova* situações. Ser *rofess** no
</line>
<line>
en*in* jurídico *am*ém é u*a *rof*ss*o, que exige form*ç*o c**stante n** ape**s nas áreas
</line>
</par><par>
<line>
do c*nhecime*to **pecífi*o, mas t*mbém e, *obretudo, nos
</line>
<line>
processos de ensino e
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem.
</line>
</par><par>
<line>
3.4.3 Profes*or *ern***fero e *rofessor humanist*
</line>
</par><par>
<line>
O **ofes*o* v*rnicíf*ro é *quele qu* produz verniz. Em outras p*l*v*as,
</line>
<line>
*orma
</line>
</par><par>
<line>
aluno* com conhecimentos su**rfi*i*is, de*prov*dos do c*ráter *ocial do Direito. Os alunos
</line>
</par><par>
<line>
*ã* brilha*tes, t*l como um ve*niz,
</line>
<line>
*oda*ia a*resentam um c*nh*cim*nto vazio *e
</line>
</par><par>
<line>
human*za*ão. Não resolve*
</line>
<line>
problemas soci*is, visto que o **nhecimento q*e possuem não
</line>
</par><par>
<line>
lhes permite passar da referência de a**uns dispositivos legais.
</line>
</par><par>
<line>
O p*radi*ma *
</line>
<line>
ser busca*o é o do professo* humanista, a*uele que tran*forma
</line>
</par><par>
<line>
alunos em profissiona*s aptos a *olve* conflitos entre os ser*s humanos, a par**r do Direi*o
</line>
</par><par>
<line>
co** instrumen**. Valorizam-se as
</line>
<line>
ciê*cias jurídi*as e s*ciai*, ao
</line>
<line>
in*és de relegá-l*s * u*
</line>
</par><par>
<line>
car*ter *eramente epid*rmico.
</line>
</par><par>
<line>
*ssim, Leite (*986, p. 45) afirm*:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 17, n. 2, a*t. 5, p. 72-**, fev. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/**vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Novo* Pa*adigm*s para o Ensino Jurídi*o
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
O curso de Direito de*e te* como *eta a fo*mação de juristas capaze* nã* s* d*
</line>
<line>
interpretar o fenômeno jurídico - o q*e red*n*aria em e*téri* exegitismo - mas
</line>
<line>
capa*es de ad*uirir um conheciment* i*te**al da soc*edade onde se *ncontra
</line>
<line>
inserid* * fenômeno jurídic*.
</line>
<line>
*a*a tanto, a aula deixa de ser meramente ma*istral, pas*ando a ser expo*itiva, com
</line>
<line>
abert*ra *o diálogo e * ativida*e refl*xiva. O pr*f**sor *ntegrará estudo, p*squ*sa e atividades
</line>
<line>
** extensão. Martinez (2003, p. 1*3) de***ca a im*o*tância dessa ação i*tegra*iva:
</line>
</par><par>
<line>
No *undo dessa constatação está a noção de que a demanda
</line>
<line>
da superação da
</line>
</par><par>
<line>
sup**macia do ensino ju*í*ico pela su*remacia da educ*çã* jur*di*a, caracteri*ada
</line>
<line>
como o *rocesso d* educação e *pren*izagem dos curs*s de Direito, dependerá de
</line>
<line>
uma ação integrat*va *o en*ino à pesquisa e ex*ens**.
</line>
<line>
Em c*mplementação, *inda, * professor pode*á usar *omo método o estudo de ca**s
</line>
<line>
e se*inári*s. Salient*-se qu* não é re*omendado o uso isolado d* *écnic*s de ensino,
</line>
<line>
porquant* reduz o *ampo *e atuaç*o e o aprendizado do educando.
</line>
<line>
Há um* transição paradigmát*ca, j* que o *rofessor s* afast* das predeterminaçõe*
</line>
<line>
(racionalidade a**al) e ** *bertura ao debate das incertezas hum*nas. Assim, conv*ver com as
</line>
</par><par>
<line>
i*cert*zas é a nova raciona*idade ju*ídica.
</line>
<line>
Logo, * e*uca*or de*e desenvolver o ra*io*ínio
</line>
</par><par>
<line>
j*rídico e o espírito cr*tico no *ducan*o, o* seja, e*sinar a aprende* c*mo dec*rrência *o
</line>
<line>
apre*der a ensinar. E*sinando * *pre*der caminha-se para fo*mação de um profi*sional
</line>
<line>
té**ico e *umano, e **o, tã* só, p*ra decorar * *bter ap*ovação e* *ma mer* prova.
</line>
<line>
**emais, o pr*fessor human*sta conte*tual**a e problema*i*a *s prá*ica*
</line>
<line>
pedagógicas. No ent*nto, além disso, a fi* de que se desenv*lva esta nova visão de sala de
</line>
<line>
aula, é essencia* q*e, nas palavras de Santo* (2*02, p. 317), "todo o processo aqui
</line>
<line>
consider*do pa*s*, *mpr*t*r*ve*me*te, *ela consideração da f*r*a e *a qua*idade da
</line>
<line>
comunicação que, nas relações *ns*no/aprendizagem, se consiga estabe*ecer".
</line>
<line>
3.4.4 **erfeiçoamen** profissio*a*
</line>
</par><par>
<line>
Como or*entava Cou*ure (*987, p.
</line>
<line>
10), o pri*eiro man*amen** é estudar, p*is o
</line>
</par><par>
<line>
di*eito est* em co*st*nte t*ansf*rmação. Se n*o o acomp**has, se*ás cada dia m*nos
</line>
<line>
ad*o*ado.
</line>
<line>
Se hoje ingressa* um *ovo pro*essor, *om um novo per*i* profissional, se* *úv*d*,
</line>
</par><par>
<line>
haverá
</line>
<line>
*es*l*ados na f*rmação dos alunos. No e*tanto, logo em 5 o* *0 *nos, ** n*da f*r
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teres**a PI, v. 17, n. 2, art. 5, p. 72-93, fev. *020
</line>
<line>
www4.fsan*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. Reis, G. Jaque*
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
modifi*ad*, os resultad*s s*rão *ão efet*vos? Ac*edita-se que não. A soci*dad* evo*ui. O
</line>
<line>
dir*ito t*ansforma-s*. Os pr**essor*s, també*, devem *usca* a*ualizaçã* e a*erfeiç*amento.
</line>
<line>
* paradigma deve ser o da formação con*í*ua, **r* se evi*ar o dis*anciamen*o dos
</line>
<line>
métodos adequados e atuais para o e*sino jurídi*o. *s*im, o *rofessor *em que es**r engajado
</line>
<line>
em participação de s*minários, *on*ressos e e*entos que promova* o d*s*nv*lvimento da
</line>
<line>
*du**ç*o e do ensino jur*dico.
</line>
<line>
Ness* linha, Tar*if (2004, p. 287) enfati*a:
</line>
</par><par>
<line>
*inalmen**, ess* modelo *e form*çã* p**fiss*onal apoia-se na ideia de
</line>
<line>
q** a
</line>
</par><par>
<line>
fo*mação dos professor*s *up*e um conti*uum no qual, *u*ante toda a carreira
</line>
<line>
doce*te, fase* de trabalho devem alternar com fas*s de fo*mação contínua. (grifo do
</line>
<line>
*u*or)
</line>
<line>
D*preende-se que a *ormação docente é *m process* contín**, que exige co*stan*e
</line>
<line>
e*tudo e reflexão, *endo em vista que a s*c*edade *ão é estanque e que as mud*nças
</line>
<line>
sistem*ticas exigem cad* v*z *ais que o* *ocentes est*jam preparados para o* novos
</line>
<line>
desafi*s.
</line>
<line>
3.5 *udança* discent*s
</line>
<line>
3.5.1 Esco*ha p*las *i*ncias J*rí*icas e Soc*ais
</line>
</par><par>
<line>
O candida*o ao *xame prévio *o i*gresso n* u*iv*rsidade, mu*tas vezes, e*c*lhe
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Curso de Direito, sem *er pre*ent* as di*ensões jurídica e soci** q*e ele envolve. Aliás, e*
</line>
<line>
a*gu*as *casiões, a opção resi*e na *alta de aptidão para outr*s *reas do conheci*e*to, fat*
</line>
<line>
que redundará em um profissional fru*trado e *esi*teressado pelo verdad**r* *ns*no jurídico,
</line>
<line>
caso não se **tere a *remi*sa (o cur*o ou a *orma *e ver * curso).
</line>
<line>
Nes*e sentido, Vill*la (apud Filho, 1994, p. 103) men*i*na:
</line>
</par><par>
<line>
A principal indi*ação (para encaminha*ento ao* curso*
</line>
<line>
de Di*ei*o) talvez *os*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
continua a *er * n*o dar para *a*e*ática; se, além disso, o interess*do é fr**o em
</line>
<line>
hist*ria natural e pode **e*tificar n* *a*s r*côndito de seu espírit* um* inv*ncível
</line>
<line>
alerg*a **r *uímica e fís**a, então, *ã* há dúvida: essa é uma au*êntica vocação de
</line>
<line>
Jur*st*, de *acharel *at*.
</line>
<line>
Acr*scent*m-*e, ainda, m*is du*s razões para esco*ha pelo D*re*to: status e pr*ss*o
</line>
</par><par>
<line>
famil*ar.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin*, v. 17, n. 2, a*t. 5, p. *2-93, fev. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Novos Par*digmas para o Ens*no Jurí*i**
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
Forç*so mudar os pa***ig*as *encionados. O i*eal * qu* as ciências jurídica* e
</line>
<line>
sociais fossem esc*lhidas por pes*oa* impregnad*s pela visão d*s questões so*ia*s e humanas,
</line>
<line>
com *ef*exos ju**d*cos, e não por exclusão *u fatore* ext*r**res. O Direito lida com vidas, nã*
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
*úm*ros, motivo
</line>
<line>
*elo qual cada soluç*o de conflito tem gr*nde amplitude no meio
</line>
</par><par>
<line>
s*cial. Logo, indispensáv*is *rof*ssionais com visão de forma*ão humanística, social
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
jurí*ica, e empenhados ** melhoria da con***ão e dignidade dos seres humanos.
</line>
</par><par>
<line>
3.5.2 C*nciliação do trabalho e do estudo
</line>
</par><par>
<line>
A cad* ano cresce o núme*o de estudan*es *ue t*abalham para *ustear os estudos, em
</line>
<line>
*unção dos subs**nciai* v**ores despend**o* pa** galgar uma gradua*ão, por exemplo. Ass*m,
</line>
<line>
* edu*and* m*dern* tem que saber concil*a* o tra*al*o e o *studo, se n*o quiser se l*mitar a
</line>
</par><par>
<line>
uma *ormação deficient* e qu* pouco bene*ício
</line>
<line>
im*licará no fut*ro pr*f*ssional. Em outr*s
</line>
</par><par>
<line>
pal*vras, esta formação não gara*t* resultado o
</line>
<line>
esper*do, ou seja, a mudanç* de prof*ssão,
</line>
</par><par>
<line>
mas, *** *úv*da, qua**o mai* limita*o o ensino e a *prendizagem ma*or*s *s difi*ulda*e*
</line>
<line>
que o pr*fissio*a* enfren*ará no me*ca*o de t*ab*lho.
</line>
<line>
Ness* contex*o, perfeitam*nte aplicáv** à *onci*iação do traba*ho * d* estu*o, a
</line>
<line>
res**ito da impo*tância d* me*odologia, as c*n*id*r*ções de *eal (2*07, *. 11):
</line>
<line>
É preci*o ter-se claro, ** p***eiro l*gar, que a *e***ologia, na pesq*isa, não é um
</line>
<line>
prob*ema; ela não pod* ser v*sta co*o um obs*áculo, com* u*a *ifi*u*dade. **tes,
</line>
<line>
pelo *ont*ário: ela nos fo**ece um cam*nho lógico para o desenvolvimento *o
</line>
<line>
trabalho (methodus = caminho) a s*r *ealizado.
</line>
<line>
Ela facilita, p*rt**to, a chegada a *m *eterminado destino, evitando que se ande em
</line>
<line>
círculos, sem rum*. Assim, podem*s *azer uma ass**iação c*m a es*r**a, que é
</line>
<line>
utilizada p*ra se ch*gar, com segu*a*ça, a *lgum lug*r (e*a ajuda, e não atra*alh*),
</line>
<line>
p** m*is q**, **r vezes, o camin*o *rilhado seja um p*uco mais longo.
</line>
<line>
O r*nd*mento *e*enderá da capaci*ade discente *a h**monização destes *ois
</line>
</par><par>
<line>
elemento* essenciais p*ra
</line>
<line>
o progresso n* sua vida (o planej*mento e a
</line>
<line>
exec*ção s*o
</line>
</par><par>
<line>
*undam*ntais como *ntegrantes de uma *etodologia). Pa** ta*to, o e*tudante deve est*r atento
</line>
<line>
ao uso adequad* *os meios *ecnoló*icos, a f*m de evitar desperdiçar te*po precios* co* a
</line>
<line>
nova forma de es*ravi*ão, isto é, uma forma moderna * s*le***osa, a ut*liza*ão desmedida da
</line>
<line>
int*rn*t. Um dos mais *e*tacados filósofos contem*orâneos, H*ns-**or* G*damer aos seus
</line>
</par><par>
<line>
1*0
</line>
<line>
*no*
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
vida,
</line>
<line>
em
</line>
<line>
entrevista
</line>
<line>
di s s e
</line>
</par><par>
<line>
(http://www.me*caba.org/Fi*osofia/G**amer/entrev*sta_*_gadam*r.htm):
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 2, art. *, p. 72-93, f*v. 2*20
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. Reis, G. *aques
</line>
<line>
90
</line>
<line>
Pergunta: Que des*ja a quem tem menos idade?
</line>
</par><par>
<line>
Resp*s*a: A técnica é
</line>
<line>
uma nov* f*rm* de esc*avidão. Toda a informátic* é
</line>
<line>
uma
</line>
</par><par>
<line>
inteligente c*d*ia de *s*ravos. Somos to*os escra*os dos n*vos me*o*. Escravos,
</line>
<line>
mas n*o c*m* na an*iguidade, sim de *m mo*o mais refin*do: somo* e*cravos
</line>
</par><par>
<line>
*re*do *er amos. Tan*a *nform*ç*o, *emas*ada i*forma*ão, nã* dá tempo
</line>
<line>
p ar a
</line>
</par><par>
<line>
pe*sar. E *sto * o que des*jo: q*e não s* deix*m at**palhar pel*s *edes de internet,
</line>
<line>
que apr*ndam a reconh**er os limi*es, de si mes*o e *o próprio sabe* e, *inal*ent*,
</line>
<line>
que renunciem * ter a últim* p*lavra.
</line>
<line>
*o or**ina*: ¿Qué le desea usted a quiene* *ienen men*s *da*?
</line>
</par><par>
<line>
La técnica e*
</line>
<line>
una nueva fo*ma *e **clavi*ud.
</line>
<line>
To*a la informáti*a es una
</line>
</par><par>
<line>
inteligente cadena *e esclav*s. Somos todos esclavos: de los medi*s y d* los nuevos
</line>
<line>
medios. *sclav**, per* *o como en la antigüedad, sino en *n mod* más refinado:
</line>
<line>
somos esc*a*os creyend* ser a*os. *anta inf*r*ación, dema*ia*a inf*rmac*ó*, *o
</line>
</par><par>
<line>
da ti**po para pensar. Y esto *es d*seo: que
</line>
<line>
no se dej*n atrapar por las rede* de
</line>
</par><par>
<line>
Internet, que apr*ndan a reco*ocer *os l*mite*, de sí mis*os y de* pro*io s*ber. Y
</line>
<line>
finalme*te, qu* *jalá *enu*cien a ten*r la **tima palabra
</line>
<line>
Naturalm*nte, alguns *utr*s afaz*res/*a*er*s serão aten*ados (talve* não se*a
</line>
<line>
acon*elhável o sacrifício *ota*), mas de forma temporária e *on*cien*e, c*m ganho* de lon*o
</line>
<line>
pr*zo. **ssa linha, a relativização *o temp* g*s*o com intern*t em prol de benefíc*os maiore*
</line>
<line>
e duradour*s, com e**udo e d*dica*ão perma*en*es, sem dú*ida, pr*du***á saber*s disc*ntes
</line>
<line>
mais co*sentâneos com o cresc*mento *rofissiona* e pessoal.
</line>
<line>
4 C*NSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Todos os t*mas *ançados neste te*to são susc*tíveis de u*a maior e apro*undada
</line>
<line>
reflex*o, a fi* de que po*sa contribuir para o p*oje*o políti*o-pedagógico.
</line>
<line>
Propõe-se, ainda, uma cons*deração especial sob** qu*l a *once*ção de ensino
</line>
<line>
jurídico que se que* para o f*t*ro, enquant* sociedade, porquanto a esc*l*a desta premissa é
</line>
<line>
base para o suc*sso, *u fr*casso, d* projeto de *urso ju*ídic*.
</line>
<line>
*ssim, Leite (1986, p. 4*) afirma, "*entro des*as premis*a*: on** não há c**ce*ção
</line>
</par><par>
<line>
d* ensino, n*o pode haver aula, pois n*o
</line>
<line>
*á uma es*rutura orgânica e h*erarquizada de
</line>
</par><par>
<line>
conteúdos". O aut*r m*nciona, além da concepção de en*ino jurídico, a*nda, o corpo d*ce*te
</line>
<line>
e a c*rreira de professor para fo*mar a *ril*gia *ue está inti*amente ligada à noção de aula.
</line>
<line>
Por f*m, o mom*nto at*al, exig* u* cuid*do pelos docente* e al**os a *espe*to dos
</line>
<line>
meios *ec*oló*icos. Há que estar a*ento para não *er *bsorvido pe*as n*vas *ecnologias. É
</line>
<line>
preciso te* claro *ue as no*a* te*nologias representam mai* um me*o *ara *or*ar as au*as ma*s
</line>
</par><par>
<line>
dinâmicas e
</line>
<line>
i*stigantes. De nada adianta **iliza* *ov*s ferr*mentas de ensino se as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *7, n. 2, ar*. 5, p. *2-93, fev. 20*0
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Novo* P*ra*ig*as para o Ensino *urídic*
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
concepçõ*s que **stentam esse mes*o *nsino **tão assentada* em teorias *ue d*fendem a
</line>
<line>
*epetição e a memorização.
</line>
<line>
REFER*NCIAS
</line>
<line>
AGUIAR, R. A. R. H*bili*ades: **si*o jur**ic* e contemporane*dade. Rio de Jan*iro:
</line>
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DP&*, 20*4.
</line>
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BECKER, F. **uc*ção e C*n*tr*ção *o Conhecimento. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 201*.
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BITTAR, E. C. *. Direi*o e E*sino J*rí*ico: legislaç*o educac*onal. São Paulo: Atlas,
</line>
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*001.
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COUT*RE, E. Os Man*ame*tos do Adv*ga*o. 3ª ed. Porto Alegre: Sér*io Antônio Fabris
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Edi*or, *987.
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</line>
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p. 268-27*.
</line>
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*ANTAS, F. C. *. T. A Educaçã* Jurídica e a Crise Brasileira. Aula in*ugural *os cursos
</line>
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da Faculd*de N*cional d* Direito, em 1955, pu*licad* original*ente na Rev*s*a Foren*e *.
</line>
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159, p. **3, 1955.
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ENRICONE, D; GRI*L*, M. (Org.). Avaliaç*o, uma discussão *m ab*r*o. 2ª. e*ição. Porto
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Al*gre: EDIPUCR*, 2003.
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_______________. *er professor. *ª.ed. P*rto Ale*re, EDIPUCRS, 2004.
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FARIA, Elaine Turk. * p*o*essor e a* nova* t*c**log*as. I*: *NRIC*NE, Délcia. **r
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professor. 4ª.e*. Port* Alegre, EDIPU*RS, 2004.
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TAR*IF, M. Saberes d*centes e formação *ro*iss*onal, 4ª.ediçã*. Petróp**is, RJ: Vozes,
</line>
<line>
2004.
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VENTURA, D. Ensinar Direito. *arueri, SP: *an**e, 2004.
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Como Referenc*ar este Art*go, con*orme *BNT:
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REIS, S. S; *AQUES, *. Novo* Paradigmas para o Ensino Jurí*ico. *e*. FSA, Tere*ina, v.17, n. 2,
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art. 5, p. 72-93, fev. 202*.
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</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 2, art. 5, p. *2-93, fe*. 2020
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ww*4.f***et.com.br/revista
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Novos Paradigmas para o E*sino J*ríd*co
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93
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C*ntrib*ição dos Aut*res
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S. S. Reis
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G. Jaques
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1) concepção e planej*mento.
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X
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X
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*) anál*se e inter*r**ação dos dados.
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X
</line>
<line>
X
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<line>
3) el*boração do r*scunho ou na *ev**ão *ríti** do *onteú*o.
</line>
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X
</line>
<line>
X
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<line>
4) partici*ação na a*rovação d* versão *inal do manuscrito.
</line>
<line>
X
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*
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Rev. FSA, T*r*sina PI, v. 17, n. *, art. *, p. *2-93, fev. 2020
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www4.fsanet.**m.br/*evista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)