<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 2, art. 5, p. 72-93,fev. *0*0 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.2.5 </line>
</par>
<par>
<line> Novo* Paradigmas para o Ensino Jurídi*o </line>
<line> *ew Paradi*ms *or Law **ucation </line>
</par>
<par>
<line> Suzét* *a Silva Reis </line>
<line> *outora em Di*eito *e*a Univers*dade de Santa **uz do *ul </line>
<line> Profes*ora *a Univ*r*idade d* Santa Cruz do Sul </line>
<line> Ema*l: s*eis@unisc.br </line>
<line> Gus***o Jaques </line>
<line> M*stre em Direito *ela Unive*sidade de Sa*ta Cruz do Sul </line>
<line> Pro*ur*dor do Estado do *S e Profes*or *a PUC/RS </line>
<line> E**il: gust*qu*s@uol.com.br </line>
</par>
<par>
<line> E*d**eço: Suzé*e da Silva Reis </line>
<line> Ed*t*r-Chefe: Dr. *onny Kerley *e Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Univers*dad* de Santa Cruz *o Su*, Ru* Borg*s de </line>
<line> Rodri*ue* </line>
</par>
<par>
<line> M*deiros, 53*, ap. 1*01, Centro, Sant* Cruz do Sul - RS. </line>
</par>
<par>
<line> CEP 98.810-034, Bras*l. </line>
<line> Artigo recebi*o *m *3/*0/2*19. Úl*ima </line>
<line> **rsão </line>
</par>
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<column>
<row> Endereço: Gu*t*vo Ja*ues </row>
<row> Univer*idade de **n*a Cruz do Sul, Rua Borges d* </row>
<row> Medei*o*, 534, ap. 100*, *e*tro, *anta Cru* do Sul - RS. </row>
<row> CE* *8.810-034, *rasil. </row>
<row> . </row>
</column>
<column>
<row> r*cebida em *6/10/2*19. Aprova*o em 17/10/*019. </row>
<row> Av*liado pel* *istema Tr*ple Review: a) De*k Re*i*w </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e *) D*uble Bl*nd Revi** </row>
<row> (avali*ção cega por dois aval*adore* *a área). </row>
<row> Revisão: Gramatica*, Normati*a e de Formatação </row>
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<line> Novos Pa*adigm*s *ara o Ensi*o Jurídic* </line>
<line> 73 </line>
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<line> R*S*MO </line>
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<line> O *resente estu*o se destina à pesquis* do ensino *urí*i*o no mo*ento atual brasilei*o, </line>
<line> propondo *ov** paradi*mas. At* então, * e*sino *urídico não apres*nto* inovações de re*evo </line>
</par>
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<line> no século XXI, *l** do* meios tec*ológicos. As*im, j*stifica-se a *esquisa, po*s </line>
<line> a </line>
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<line> importância do ensino tra*sc*nd* o interesse meramente da sal* de </line>
<line> aul*, com *eflexos em </line>
</par>
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<line> toda a sociedad*. O enfoque g*ral * o ensino j*rídico. Em específico, objetiv*-se analis** </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> contextualizar a necessida*e, ** nã*, </line>
<line> de mudan**s ge*ai*, s**iais, inst*tucio*ais, doce*tes </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> discen*e* para um* melhor formatação do ens*n* n* sistema uni*ersitário bras*l**r*. P**tindo </line>
<line> dessas *remissas, reformu*am-*e os p*radigma* atuais, es*ecialm*nte considerando as novas </line>
<line> tecnologia* * as necessidade* discentes de formação. Pa*a *esponde* ao proble*a *e *esquisa </line>
</par>
<par>
<line> (há necessidade de nov*s paradi*m*s para o ensino juríd*co?), util*z*u-se o método </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> abordagem *edu*ivo e de pro*ed*mento mono*ráfico, bem *omo a té*n*ca ** pes*u*s* </line>
<line> *ibliog*áfi*a, * *ual *nvo*v*u o le*anta*ento e anál*s* *a liter*tura e*pecial**a*a. Os </line>
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<line> result*dos alcançados indicam q*e é necessário </line>
<line> revisitar </line>
<line> os alicer*es do ensino jurídico </line>
</par>
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<line> unive*sitário brasileiro, impregnando-*s de um *rojeto didático-peda*ógico </line>
<line> con*ist*nte </line>
<line> pa*a </line>
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<line> *s doc*ntes e inclusivo para o* *isc*ntes. </line>
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<line> Palav*as-chaves: Ens*no Jurídico. Paradigmas Didático-peda**gicos. </line>
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<line> ABSTRACT </line>
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<line> Th* present study is aim*d at th* research of law ed*cation in the current Brazili*n momen*, </line>
<line> pro*osing new paradigms. Un*il then, *aw educati*n did not pr*sent *ajor *nnova*ions in the </line>
<line> 21st centur*, beyond technologi*al *eans. Thus, res*arch is justified, be*ause the imp*rtance </line>
<line> of teac*ing transcend* the interest of the **assroom, with *epercussion* throughout society. </line>
<line> T*e *enera* a*proach is law educati*n. Specifi*ally, it aims to ana*yze *n* *ontextualize t*e </line>
<line> need, *r not, of ge*eral, so*ial, institutional, edu*at*o*al a*d student *hanges for a bett*r </line>
</par>
<par>
<line> f*rmat*ing of teach*ng *n </line>
<line> the *razilia* un*versity system. **arting f**m these premis*s, </line>
<line> * he </line>
</par>
<par>
<line> present *ara*ig** are reformulate*, e*pecially </line>
<line> considering th* new </line>
<line> technol*gies and the </line>
</par>
<par>
<line> t*aining n*eds studen*s. I* ord*r to an*wer the resea*ch pro*lem (there is a need f*r new </line>
</par>
<par>
<line> *ar*dig*s for law edu*ation?), T*e met*o* of </line>
<line> deductiv* a*pr*a*h and *onograph*c </line>
</par>
<par>
<line> procedu*e was us*d, </line>
<line> as well a* </line>
<line> the bibliographic res*arch techn*que, whic* involved </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> collecti** and analysi* </line>
<line> of speci*lized literature. The results indic*te that it i* neces**ry *o </line>
</par>
<par>
<line> revisit the f*undati*** of Bra*ilian un*versity law educa*ion, i*p*egnati*g *he* wit* </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> con*i*tent didactic-pedagogical proj*ct for teacher* *nd inclusive for *tudents. </line>
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<line> Key*ord*: Educa**o*. Law. Paradi*ms. Didact*c. Pedagogical. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 2, art. 5, p. 7*-93, f*v. 2020 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
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<line> *. *. Reis, G. J*ques </line>
<line> 74 </line>
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<line> 1 *NTROD*ÇÃO </line>
</par>
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<line> No presente estudo, pretend*-se abo**ar aspectos *ue se </line>
<line> r*p***m *e*evan*e* e </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> m*recem maior *efl*xã* *o ensino ju*ídico, justificando-se o estudo </line>
<line> *o t*ma. *ão se </line>
<line> quer </line>
</par>
<par>
<line> dizer que são, apena*, os aspectos *erais, sociais, instit*c*on*is, d*centes e di*ce*tes </line>
<line> *u * </line>
</par>
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<line> *erecem altera*ã*. Muitos </line>
<line> aspectos já f*ram enfrentados pel* li*e*atura </line>
<line> e*pec*alizada, </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *or*a </line>
<line> *ue o objeti*o *eral é demonstraç*o do* ****dos já e*istentes, mas, também, av*nçar </line>
</par>
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<line> em específico na verificação da n**essidade, o* *ã*, de </line>
<line> novo* paradig*as *ara * </line>
<line> e**ino </line>
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<line> ju*í*ico. </line>
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<line> Ass**, pretende-s* propor avanços na vis*o a respeit* *o </line>
<line> p*o*ess* de ensino </line>
<line> e </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> apre*dizagem d*senv*lvidos no si**ema jurídic* universitá*io brasile*ro, d* fo*m* a p*omover </line>
<line> uma educ**ã* mais coerente *o* *s neces*idad*s de *rogres*o soc**l * cultural. </line>
<line> O **ndo do **abalho está passand* por um n*vo *rocesso d* reformulação: a *uarta </line>
</par>
<par>
<line> revo*ução indust*i*l e*tá p*rta e com *la a r*estruturaçã* *o **stema à </line>
<line> *rodutivo. Novas </line>
</par>
<par>
<line> pr*fissõ*s es*ão surgind*, ao mes*o *em** em qu* outras profissões es*ão s* extinguindo. </line>
</par>
<par>
<line> C*m *sso, *ovas **lações se c*nstit**m e no**s questõ*s *ur*d*cas surgem. Desse mod*, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> necessário rev**a* as ha*il*dad*s e *ompetência* qu* de*erão s*r de***volvida* e estimula*as </line>
<line> n* âmbito do ensino jurídico. </line>
<line> E, nessa perspectiva, * de su*a importância revisar o para*igma que sustenta o </line>
<line> en*ino jurídico, especia*mente no *ue diz respeito à d*cê**ia e às c*m*etênc*as peda*ógicas </line>
<line> d*s d*c*n*es, po*s é neces*ári* q*e ten*am conhecimento *obre a estrutu*a org**izac**n*l do </line>
<line> **sino su*e*ior, sob*e a capacitação p*óp*ia e *sp*cífi*a p*ra a docência, sobre o impacto das </line>
<line> *ecn**o*ias de informaç*o * comunica**o na constituiçã* e dissemina*ão do conhecime**o e </line>
<line> sobr* a c*r*eira *rofiss*on*l. *em dúvi*a, não se pode esque*er da co**ínua re**exão *obre o </line>
<line> pens*r * o fazer d*cente e sob*e a dinami*id*de e a comp*exidade *ue sã* c*r*cteríst*cas da </line>
<line> cont*mpor*neidade. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRIC* </line>
<line> 2.1 Paradigm* at*al </line>
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<line> O *ara*igma atua* do ens*no ju*ídico brasileiro não é animador. Há *m* crise </line>
<line> do </line>
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<line> sist*ma em aplicação. C*nform* *odri*ues (1995, </line>
<line> p. 09), </line>
<line> "os p*ime*ros cu**os jurídicos </line>
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<line> bras*lei*os fora* *riados atra*és da Lei de *1 de </line>
<line> agosto de 1*2*, com sede em S*o Pa*l* * </line>
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<line> Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 2, art. 5, *. 72-93, fev. 20*0 </line>
<line> www*.fs*net.*om.br/revista </line>
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<line> *ovo* *ara*igmas para o Ens*no Jurí*ico </line>
<line> 7* </line>
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<line> Olind*, e **nominados então de Academias de Direito". De*de que foi </line>
<line> *riado o p*imei*o </line>
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<line> curso ju*í*ico *o Brasil, </line>
<line> a*é </line>
<line> os dia* at*ais, a* *ala* de aula retr*tam, e* gr**de par*e, </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> afirmaçã* ac*ma em destaque ("reflexão inicial"). Alguns profe**o*es reprod*z*m vel*os </line>
</par>
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<line> métodos, crendo q*e </line>
<line> estão forma*do fu*u*os p**f*ssionais. No ent**to, * cada seme**r*, </line>
</par>
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<line> "fo*m*m" mais um *ern*z, *om c*nhec*mentos s*perfi*iais, ao invés de um bac*arel em </line>
<line> Ciênci*s Jurídi*as e Sociais. </line>
</par>
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<line> A* práticas *edagógi*as do pr**essor ainda est*o as*entadas </line>
<line> na *edagogia direti*a, </line>
</par>
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<line> como refer* Becke* (*012), segundo a qual o professor fala e o aluno escuta; o pro**ssor *ita </line>
<line> * o al*no cópia; o professor decide o *ue faz*r e o aluno executa. Enfim, o professor "*nsi*a" </line>
</par>
<par>
<line> e * </line>
<line> alu*o "ap*ende". Tal *oncepção </line>
<line> está as**ntad* ** teoria *o conhecimen** </line>
<line> ch*mada </line>
</par>
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<line> inatis*o, que susten*a que as ideias n*scem com os suje*tos. O resul*ado d*sso, do ponto de </line>
<line> *ista peda*ógi*o, é que o alun* acaba send* conduzido a res*onder às *erg*ntas que o </line>
<line> professor *he impõ*, se* *od*r formu*ar *uas próprias *erg*ntas ou mudar a rota ** diálogo. </line>
</par>
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<line> A relação pe*ag*gica movimenta-se no âmb*to con*eitual e *on*eudístico, par* qu*l a </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> verdade já está definida </line>
<line> de a*temão, *abe*d* ao al**o apen*s *em*rizá-la (DALB**CO, </line>
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<line> 2012). </line>
</par>
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<line> Tal concepção *e e*sino e de aprendizage* e*tá em completa falta d* *i*t*nia com </line>
<line> a r**lidad* e com a docênci* na *ontempo*aneidade, q*e tem *omo principal característica a </line>
<line> velocidade da informa*ão, *ssim *omo a s*p*rficial*da*e dela. As tecnolog*as perm**em o </line>
</par>
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<line> acesso a info*m*ções i*stantâneas. T*davia, há qu* se ter *resente *ue informação </line>
<line> e </line>
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<line> co*hec*m*nt* são distint*s * que o seg*ndo representa a essê*cia da atividade docent*. </line>
</par>
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<line> A r*spe*to *o uso das te*nologias, *ontu* Faria (2004, p. 57): </line>
</par>
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<line> Na auro*a do *éculo XXI, necessit*m o* professo*es *star preparados para inte*agir </line>
</par>
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<line> c*m uma </line>
<line> geração mais atualizada e mai* informada, por*u* os *odernos meios de </line>
</par>
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<line> *om*nicação, l*de*ados pela Inte*net, p**m**em o acesso instantâneo à in*ormação e </line>
<line> os alu*os têm mais facilidade para bus*ar *onhecim*nto por meio da tecnologia </line>
<line> coloc*da à sua *isp*sição. </line>
<line> O* *roc*dimento* d*dático*, ne*ta n*va realida*e, devem *r*vi*egi*r a construção </line>
<line> co*etiva dos conhe*imentos, mediados pela tec*o*ogi*, na qual * pro*esso* é um </line>
<line> part*cipe pro*t*vo que intermedeia e orienta est* co*s*ruç*o. </line>
<line> No paradigma e* curso, os proc*di*e*to* did*tic** nã* acompanh*ram * evolução </line>
<line> social. Al*uns professores perman**em jungid*s ao sistema tr*dic***al de ens*no, *u seja, a </line>
</par>
<par>
<line> aula magist*al, a </line>
<line> aul*-conferênc*a, he*dad* co*o dogma *e Coi*bra, nos primórdio* do </line>
</par>
<par>
<line> Brasil imperial (R*DRIGUE*, 1995, p. *0). Neste sistema, o mest*e é o centro das atenções, </line>
</par>
<par>
<line> não p*rmitindo, *uitas vezes, qualq*er interferê*cia *os a*ren*izes, sob pe** de censura </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> es*árnio. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, n. 2, art. 5, *. *2-93, *ev. 2020 w*w4.fsanet.c*m.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Reis, *. Jaques </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> Nesse cont*xto, </line>
<line> os </line>
<line> discente* não sã* c**ti*os, m*s são **ns </line>
<line> reprodutores </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> co**ecimento passado, às </line>
<line> pressas, nas sala* de aula. Tão bons rep*tidores que *uscam, na </line>
</par>
<par>
<line> vé*pera </line>
<line> da avali*ç*o, uma foto*ópia, **el, do c*d*rno de *m atento e assíduo coleg*. N*s*** </line>
</par>
<par>
<line> *empo*, não se reflete, tamp*uco se d*ba*e. Seminários? Pesqu*sa? Os *l*nos não concordam. </line>
<line> Querem *ua* avaliaç*es (** pre*erência objetiva) ou que* sabe *m* provinha e um trabalh* </line>
<line> (em gru*o - mín*mo 5, né?!). Vale l*m*ra* *ue as *esi*tências não são, apenas, dos docentes. </line>
</par>
<par>
<line> Há *uita* resistência* dos pr*prios </line>
<line> alunos, p**ém *recisam ser ve*cidas pelos res*onsáveis </line>
</par>
<par>
<line> pelo desenvolvim*nto e **rimoramento do ensino </line>
<line> juríd*c* </line>
<line> bra*ileir*. Oxalá a resistência </line>
</par>
<par>
<line> ten*a derivad* do mau procediment* *ocente ao l*ngo das décadas, pois assim </line>
<line> será </line>
</par>
<par>
<line> enfra*uecida mais facilmente. </line>
</par>
<par>
<line> As *nstituições, muitas vez*s, respaldam o procedim*nto, já *ue são benefi*i*d** </line>
</par>
<par>
<line> *om a *alt* de refle*ão </line>
<line> dos alunos a respeito </line>
<line> do processo </line>
<line> de ensino. Aul*s c*ngestionadas, </line>
</par>
<par>
<line> prédios *na*equados e bibliotecas defic**árias s** **e*plos d* d*sca*o de alguns gu**diões </line>
<line> do e*sino. Im*orta, em *ri*eiro lugar, o nú*ero financeiro de forma*dos po* se*estre, para, </line>
<line> a segu*r, a preoc*p*ção co* a qualidade. É cl*ro, nem sempre há a segunda inquietaçã*. </line>
<line> Os go*erno*, també*, não *êm dedicand* muito es*aç* para a verdadeira ed*cação. </line>
<line> Há muita retórica, m*s po**o resultado *rát*co. As*em*l*a-*e ao *é*odo orteguia*o (encanta </line>
<line> o pú**ico, ma* não **ssa de uma im*rovisaçã* retórica, sem si*temati*ação), a*resentado por </line>
</par>
<par>
<line> Roberto Vern*n**, </line>
<line> em confer*ncia n* Univers*dade *a*ional Autônoma do México, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> 1*77. ***ro método citado por *ernengo é o método Ke*s*niano, no *ual o pr*fesso* l**it*- </line>
<line> se a repr*duzir o *ue consta dos *ivro*. * *rofess*r é um copiador, na pr*paração *e sua aula </line>
<line> magis*ral (ap*d **MOS, 1999, p. 58) </line>
<line> Dess* forma, * p*ojeto pedagógi*o de ens*no merece *ma (re) construção, a *im de </line>
<line> ser traçado um novo mod*lo de perfil profissional, n* linha defendid* por Por*o (2000, p. *5- </line>
</par>
<par>
<line> 10*). A formação do a*uno d*v* ser mult*facetada, ou seja, envo*v*r um con*unto </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> h*bilidades que pe*mitam uma visão amp*a soci*l, cultur*l, e*onômica e tecnológica. </line>
</par>
<par>
<line> * RESULTA*OS E D*S*USSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.* Novos *ara*igmas para o ensino jur*d*co </line>
</par>
<par>
<line> *elo que se *epre*nde do *aradigma atual, a </line>
<line> educaçã* </line>
<line> e, e* especial, o e*s*no </line>
</par>
<par>
<line> ju*ídico e*ig*m mu*anças. Necessitam </line>
<line> d* novos paradigmas. *essa maneira, h* que se </line>
</par>
<par>
<line> reformula* o </line>
<line> projeto didá*i*o-pedagógico, co* as metas a se*em a*cançadas. P*ra ta**o, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, *rt. 5, p. 72-93, f*v. 2020 </line>
<line> **w4.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Novos Parad*gmas para o Ensino Jurídico </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> fun*amental a parti*ipação das instituições, dos docentes e dos di**ent**, a fim de se alcançar </line>
</par>
<par>
<line> a co*pr**nsão, </line>
<line> *ntre todos. Aliás, conforme Luhmann, "la pedagogia comienza cuando el </line>
</par>
<par>
<line> p*of*s*or i*tenta entende* s* há sido co*pre*ndido" (apud OLIVEIRA, 2003). Sem </line>
<line> comp*eensão do aluno, o professor nã* alcan*a * o*jetivo de e*si*ar. </line>
<line> Melo Filho (1998, p. *7) afirma que "* *rojeto d*d*tico-pedag*gico **ra ganhar </line>
<line> consistên*i* e solidez deve ser assumi*o po* toda a comunidade acadêmi*a par* a sua </line>
</par>
<par>
<line> co*struçã*, operacionalização, avaliação e atualização permanentes". Acrescent*-se que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> projeto dev* ser mai* am*lo, env*l**nd* </line>
<line> um p*ojeto político-pedagógico, confo*me </line>
</par>
<par>
<line> pr*leciona Gr*llo (*00*, p. </line>
<line> *1), "o compromisso social da edu*açã* </line>
<line> e*tá *ropo**o a *ada </line>
</par>
<par>
<line> escola, de *orma **ito vee*ente, a co*st*ução d* um projeto político-pe*a**gico próprio". </line>
<line> Par*ind* dessa prem*ssa, lançam-se proposiçõe* pa*a o *nsino jurídico, no intu*to de </line>
<line> sere* alterados *s paradigmas atuais. Lembra-se q*e uma *isão m*nos *ormalista, e m**s </line>
</par>
<par>
<line> voltad* ao d*senvolviment* do raciocínio </line>
<line> j*rídico, foi de*endida, *á mais de ** anos, por </line>
</par>
<par>
<line> D*ntas (1955, p. 453), na aul* inau*ur*l *rofe*id* na Faculdade Naci*nal de D**eito, *o Rio </line>
<line> de **neiro: </line>
<line> Simplifi*aç*o ex*re*a de t*das *s fo*malidade*, amp*iação máxima d* lib*rdade de </line>
<line> ensin*r e *e estudar, são as*im os prin*ípios com que *e *ompleta a revi*ão da </line>
<line> educação jurí*ica br*sileira. Fazend* com que os alunos des**volvam * sens* </line>
<line> *urídico pe*o exe*cíc*o do ra*iocínio té*nic* na s*lução de controvérs*a*, em v*z de </line>
</par>
<par>
<line> **mori*ar*m co*ceitos e te*ria*, apren**dos em *ulas exposi*ivas; </line>
<line> d*ndo a* c**so </line>
</par>
<par>
<line> flexibilidad* **ra qu* os alunos ** possam apr*fundar nas especia*idade* qu* </line>
<line> p*eferir*m; **iminando *ormalism*s escusado* e ampliando a liberdade educ*ciona*, </line>
<line> poderemo* *ar à ed*ca*ão jurídica um novo *urto * cont*ibuir para um *en*scimento </line>
<line> do Direi*o como técnica soc**l suprema, a que as ou*ras deve* estar *ubordina*as. </line>
</par>
<par>
<line> A superação d* modelo de ensin* *urídico, assen*ado n* v**ão f*r*a**sta </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> con***dista, requer a co*preensão da realidade c**temporânea e, em *special, das m*danças </line>
<line> qu* são ide*tificadas e *ue ocorrem numa velocida*e cada vez mai**. </line>
<line> 3.2 Mudanças gerais e so*iais </line>
<line> Inúmeras são as muda*ças **e alter*ram as relações soci*is e o mundo jurídico </line>
<line> con*emporaneament*. </line>
<line> 3.2.1 *antage* em tudo e contra*o**o da solidar*edade </line>
</par>
<par>
<line> Uma das causas d* crise do ensino jurídico é disfunção moral e étic* s*cial, na a </line>
<line> medida *m que prevale**, m*it*s vez**, o individualismo. Tal *om*ortamento reflete não só </line>
<line> n* ensi*o, mas no coti*iano da *i*a. As instituições, os professo*es * os alunos, mui*as *e*es, </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 1*, *. 2, art. 5, *. *2-*3, fev. 2020 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. R*i*, G. Ja*ues </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> **erem levar vantagem em tudo, con*orm* adver*e Mel* Filho (**9*, p. 102), "a </line>
<line> permissividade transfunde-se e* n*rma de con*uta. A r*g*a passa a *e*, "levar van*agem em </line>
<line> tudo", *omo se vê n* infeliz p*opaganda". </line>
<line> Tendo por re*ere****l de cond*ta a virtude e * sol*da*iedade, o ser humano po*erá </line>
<line> ve* *rosperar a honra e o crescime*to social, em detrimento d* *esones*idade. A**á*, j* dizia </line>
<line> Ruy Bar*osa (1914, *. 86), no C*n*re*s* Naciona* *ue: </line>
</par>
<par>
<line> De tanto ver t*iu*far as nu*idades, de </line>
<line> tanto ver prospera* a de*onra, d* t*nt* ver </line>
</par>
<par>
<line> crescer a inj*s*iça, de tant* ver agiganta**m-se os p*deres na* **os dos maus, o </line>
<line> H*m** che** a de*animar da virtud*, a r*r-se da honra, * ter vergonha d* ser </line>
<line> honesto. </line>
<line> Assim, os estud**sos e ed*c*dor*s d* ensino jurídico precisam, an*es de tudo, mudar </line>
<line> a ideia de indivi*u*lidade do *er humano p*ra uma visão ma*s solidária **m o crescimento *o </line>
</par>
<par>
<line> próximo, a fim de *e g*lgar *lteração substancial no proc*s*o de </line>
<line> ensino. Além disso, é </line>
</par>
<par>
<line> adequado ter um* visão *ais construti*a ** conhecimento, *fa*tando-** d* mera vant*gem da </line>
<line> ap*ovação-res*ltado (p** exe*p*o, pouco const*uti*a a *deia do discente qu* *ensa apenas no </line>
<line> res*ltado do ensino). N*o há problema *m se pen*ar *m objetivos (*esso*is ou profission*is), </line>
<line> *as desde que também associad* ao cres*imento cultural e como agente de reflexão do m*io </line>
<line> *oc*al. </line>
<line> 3.2.2 Reflexos em concursos públicos </line>
</par>
<par>
<line> Sabe*os que os co*cursos </line>
<line> **blicos não apresentam rel*çã* direta com ens*n* o </line>
</par>
<par>
<line> min*st*ado nas fa*uldade*. No </line>
<line> entanto, mu*t*s bacharé** busc*m a seguran*a no serviç* </line>
</par>
<par>
<line> p*blico. *dem*is, o ingresso via *oncurso é e*igência con*tit*cional. Assim, não há como as </line>
<line> universidade* se a*astarem do conhecimento a respeito dos conc*rsos públ*c*s, já que e*t*s </line>
</par>
<par>
<line> têm rel*vância, </line>
<line> ainda *ue indiret* (*em todos *r*star*o provas de co*cursos, mas mu*tos </line>
</par>
<par>
<line> serã* atendidos por pessoas conc*rsadas), para o futu*o pr*fi*sional. Então, vem a in*agação: </line>
</par>
<par>
<line> *e q*al *or*a se deseja que </line>
<line> estes profiss*o*ai* estejam *reparados </line>
<line> para assumi* um o*íci* </line>
</par>
<par>
<line> p*blico? Certam*nt*, de uma </line>
<line> fo*ma adeq**da, com pr*o*ização do se* humano, ao invés </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> mer* *orma. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa m*neira, é indisp*nsáve* que *s concursos públicos exij*m *iscip*ina* </line>
</par>
<par>
<line> formativas na *ele*ão, e </line>
<line> não </line>
<line> as mer*mente **for*a***as. Sã* nec*s*ária* pessoas com </line>
</par>
<par>
<line> senti*entos * afetos, associados ao conhecimento jurídic*, em de*ri*ento de meras má*uinas. </line>
<line> D*seja-se *efl*xã*. Do futuro profissio*al se r*quer conhecimentos jurídicos, econômi*os, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, art. 5, p. *2-93, f**. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ovos Paradigmas para o Ensino Jurídico </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> sociais </line>
<line> e </line>
<line> *ecnológicos </line>
<line>-</line>
<line> i*terdi*cip*inar**ad*, </line>
<line> que </line>
<line> * </line>
<line> *ais </line>
<line> do </line>
<line> qu* </line>
<line> a </line>
<line> singela </line>
</par>
<par>
<line> *ultidisciplinaridade. </line>
<line> 3.2.3 Exame da OAB </line>
<line> A respeito de uma v*são crítica d** exam*s de ordem, sob u* olhar mais distante da </line>
<line> mera monod*scipl**aridade, af*rma A*uiar (2**4, p. 22*): </line>
<line> O primeiro dos crit*rios para ava*iar os cursos jurídicos é o do c***ortamento d** </line>
<line> egressos do curso no exame *e *rdem d* OAB. Esse *ri*ério é importante para </line>
<line> a*erir desconhecimentos das bases *ínimas da *urid**idade, além de id*ntificar </line>
<line> falhas palmares de ord*m gramatic*l e lógica dos texto* apresentados. O *ro**ema é </line>
<line> que o exam* de Ordem também está c*ntami*ado c*m essa *isão estreita do </line>
<line> legali*m*, da monodisciplinari*ade e da rejeição do diálogo co* ou*ras ciência*, o </line>
<line> que di*iculta uma real sele*ão * *ão mede ap*id*es e qualid*des de *ada candidato, a </line>
<line> não ser as ó*v*as *e sabe* es*rever e conh*cer um mínimo das n**mas *u*ídicas. </line>
<line> Nem * Exa*e da OAB fica *mune à crítica. Perceb*-se n*s últimos ano* uma </line>
<line> ac*n*uada preocupação dos *stu*antes de Direito com o Exame de *rdem. * o a*sunto </line>
</par>
<par>
<line> pr*ncipal, em te*mos de preocup*çã* dos *ormandos. T*nt* </line>
<line> q*e se c*nstatam reflexos disso </line>
</par>
<par>
<line> nos c*rs*s pr*para*ó*ios par* o exame: cres*eram em qu*ntidade * q*alidade (pr**aração </line>
</par>
<par>
<line> mais es*ecífica). Os cursos </line>
<line> p*eparatóri*s pa** as carreiras jurídicas s*freram u** sensível </line>
</par>
<par>
<line> *u*da, *inda ma*s, *om a *xigência de trê* anos de experiência jurídica, advinda *a Em*nda </line>
<line> Constitucional n. 4*/**04. E* outr*s palavras, prim*i*o o *acharel em Direito buscará "a </line>
<line> carteira da OAB", p*r* depois pensar em concurso p*blico para J*iz ou *ini*tério Público. A </line>
<line> advocaci* receb*rá, te*poraria*ente, m*itos profi*sio**is, al*m dos qu* e*et*v*mente </line>
<line> *esej*m cam*nhar pelas inúmeras po**ibili*a*es e áreas da a*te de adv*gar. </line>
<line> O Exame d* Ordem, quan*o às disciplinas formativ*s, evolu*u um *ouco nos *ltimo* </line>
<line> an*s, mas aind* precisaria amp*iar a abrangência (por *xemp*o, por or*, apenas se verif*cam </line>
</par>
<par>
<line> Direitos Humanos e Fi*osofia ** Dire*to </line>
<line> e, *esmo assim, só par* *ins de prova </line>
<line> objetiva). </line>
</par>
<par>
<line> Quanto à é*ica, é e*i*ido tão somente o </line>
<line> conhec**ento oriundo *a legislação própria, sem </line>
</par>
<par>
<line> aprofundamento. A*sim, o saber **rificado aind* é m**s formalista do q*e humanizador </line>
<line> (*o*io*og** do *irei*o, Ps*col*gia Jur*dica * *onciliaç*o *om* forma de soluç*o d* con*lito, </line>
<line> por exem*lo, são instrumentos impo*tantes na fo*mação *o profissio*a*). </line>
<line> Nesse c*ntexto, o profissi*n*l, nas lides forenses, *u *xtraju*icialmen*e, auxilia*á na </line>
<line> s**uçã* de *onf*i**s sociais, ou seja, e*tre seres humanos * quanto melho* for sua *ptidão par* </line>
</par>
<par>
<line> *ncontrar </line>
<line> o desfecho adequ*do, me*hor s*rá </line>
<line> a vi*ão da* partes do mundo jur*d*co. É </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina PI, v. 17, *. 2, a*t. 5, p. 72-93, fev. 2*20 </line>
<line> w*w*.fsa**t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Reis, G. Jaques </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> semel*ante à hipóte*e do ju*z *u* sentencia 100 p*oce**os *m um mês. Pode-se questionar: </line>
<line> quant*s problemas fora* resolvidos? Tal**z, pouc*s. Nem sempre * so*ução do proces*o </line>
<line> sol*ciona o *onflito, especia*me*te se as partes *ão co**ree*derem a f*rma como s* cheg** </line>
<line> à so*ução, especialm*nte se não part**iparam des*a por qualquer meio. </line>
<line> Entende-se *ue os c*nt*údos *rogramáti*os e* concursos p*blicos e exa*es de </line>
<line> ordem são con*equênci*s da má *or**ção arraigada no *ns**o jur*dico brasilei**. Contudo, </line>
<line> este* meios de avaliação, ta*bém, de*empenha* papel funda*ental na s*ciedade, r*zão pela </line>
</par>
<par>
<line> qua* se ju*ti*ica a *xigênc*a de **nte*d*s f*rmativos *est*s certames. Ev*dentemente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> solução do ensino jurídico *ão co*eça por este caminho, mas é uma d*s me*** a serem </line>
<line> alcan*adas. </line>
<line> Nessa linha (e já se evoluiu muito nas provas de seleção, m*s ainda há qu* se </line>
<line> me*hora*, t*nt* em provas disc*rsivas qua*to em p**ticas), *mbora *or um *aminho </line>
<line> transverso, Faria (1*93, p. 5*) sugere: </line>
<line> P**suadir o Ministério P*blic* e o Poder Ju*ic*ário a incluírem, em se*s respectivo* </line>
<line> con*urso*, provas específic*s *o âmbito das discipli*as fo*mativas jur*dicas e não- </line>
</par>
<par>
<line> ju**dicas, como forma de pressi**ar a* </line>
<line> faculdade* de d*reito </line>
<line> pú*licas e pri*adas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> incluí-l*s *m seus p*og*amas - o que poss*bil*ta*i*, po* consequên*ia, uma ele*aç*o </line>
<line> do *rau mé*io *a *ualidade do ensino hoje ministrado. </line>
<line> A *xi**nci* d*s disciplinas fo*mativas j*rídica* e não-jurídicas pelos concursos </line>
</par>
<par>
<line> públicos, se*ia, portanto, um estí*ulo à alteração da* grades cur*i*ula*e* dos cursos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gr**uaç*o e* dir*ito. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2.4 Human*zaç*o da leg**lação </line>
</par>
<par>
<line> A**a*mente, a legislação em vigor exige um esforço sobre-hu**no do profi*sion*l </line>
</par>
<par>
<line> do Dir*ito. É impossív*l saber o c*nt*údo ** todos os *iplomas **gais, embora se </line>
<line> diga que </line>
</par>
<par>
<line> não se *ode desconhecer a *ei. Não se precisa de m*is l*i*, mas de ma*s efetividade das já </line>
</par>
<par>
<line> existent**. L*go, a id*ia é t**nar a legi*laçã* presente mais r***ex*va do </line>
<line> qu* qu*ntita*iva, </line>
</par>
<par>
<line> deixando-s* a urg**cia do fi*ar textos para *e in**nti*a* vis*o humana e formativa da a </line>
<line> previsão *egi*la*iv*. </line>
</par>
<par>
<line> Aliás, p**s**d* em uma ampliação *o mercado de trab*l**, *a* c*m </line>
<line> viés </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> melhor *ualidade dos servi*os jurídicos, *ar*a (1993, p. 59) defende: </line>
</par>
<par>
<line> Abandonar a de*esa corporativa da a*pliação do merc*d* de *rabalho, </line>
<line> cons*ientizando-se de q*e somente os *roces*os de desl**alização - espe*i*lmen*e </line>
<line> Re*. FSA, Teresi**, v. *7, n. 2, art. 5, p. 72-*3, fev. 2020 w*w4.f*a*et.*om.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Novos *aradigm*s p*ra o Ensino Ju*ídico </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> *o qu* é su*érfluo e *rtificial - possibilitar*o a densifi*ação das norm*s, c*digos e </line>
<line> *eis, aumentand* a comp*exida*e d* tr*balho *urídico - * *ue expul*aria do merc*do </line>
</par>
<par>
<line> os profissionais men*s g*baritad*s e, por </line>
<line> *onseg*int*, possibil*tar*a a elevaçã* do </line>
</par>
<par>
<line> g*au mé*i* de q*a**da*e dos *e**iço* jurídico* *oj* oferecidos no país. </line>
<line> P*r *ra, apres**tam-se *stas f**mas de mudanças gera*s, sem prete*der esgotá-*as. </line>
<line> Aguardam-se o*tra* *olaborações, para que com reflexão, p*ss*-*e avançar. </line>
<line> 3.3 Mud*nças i*stituci*nais </line>
<line> Para qu* surtam efeito, as mudança* *e *aráter ge*al precisam e*tar acompanha*as de </line>
<line> p*ofundas mudanças in*tituci*n*is. A*gumas delas são analisa*as n* sequ*ncia. </line>
<line> 3.3.1 *enta*ida*e </line>
<line> Alg*mas instituiçõe* particulares *lham * ensino, apena*, c*mo f*rma de lucro. A </line>
<line> *er*antilização do *nsino **r**ico é uma das causas *a crise. Essencial * muda*ça de </line>
</par>
<par>
<line> *aradigma para o compro*isso *ocial com </line>
<line> a educação br*sileira, de forma * c*nferir </line>
</par>
<par>
<line> efe*ivi*ade ao </line>
<line> *rin*ípio da i*dissocia*ilidade do ensino, *a pesquisa e da extensão </line>
</par>
<par>
<line> *nive*sitárias (art. 207 *a Constituição Fede*al de 1988), co* g*rantia *e pad*ão de qua*idade </line>
<line> *écnica e de hu*anizaç*o do apre*der e do pensar. </line>
<line> Des*a for*a, "impo*ta avançar pensa*do a Universid**e como escola de el*boração </line>
</par>
<par>
<line> intelectual, c*mo co*str*tora de produções </line>
<line> culturais, como humanizadora de homens" </line>
</par>
<par>
<line> (ENRICON*, 2004, p. 4*). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, a U*i*ersidade não pode ser id*al*zada nu*a visão *ercan*i*ista, ma*, *im, </line>
<line> numa ótica *ormadora *e *essoas p*ra construção *e uma sociedade mais so**dá*ia, *raterna e </line>
<line> huma**. </line>
<line> Por outro lado, *as Univ*rsi*ades Pú*licas se o problema não é a *isã* </line>
<line> merc*n*ilis*a, *á o *roblema da pess*alidade. O professor elab**a o *rograma d* acord* com </line>
<line> *s temas que tra*alha. A*sim, os a*uno* "espe*ializam-se" e* de*erminado *ss*nto, sem </line>
<line> a*ordar ou*ros po*tos *rincipais d* dis*ipli*a. *aria (1993, p. 54) critica: </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de *starem tentando reag*r ao *arasmo, </line>
<line> alguma* faculdades públicas vêm </line>
</par>
<par>
<line> d*sp*rdiçando recursos e </line>
<line> e*ergia ao patrocina*em a criação de dis*i*linas </line>
</par>
<par>
<line> excess*va*ente especia*iz*das na gradua*ã*, se*und* o* *nt*resses *e mes*res que, </line>
<line> por razões de conveniê*ci* profissi*na*, oportunismo edito***l * *iés i*e*lógico, </line>
</par>
<par>
<line> *pt*ram pe*a ênf*se a particul**id*de* *o D*reito Civil </line>
<line> o* a sin*ul*ridad*s do </line>
</par>
<par>
<line> Direito Comerci*l (...). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 17, n. *, art. 5, p. 72-93, fev. 202* </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Reis, G. Jaques </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> Como corolár*o de uma visão voltada para o ensi*o, pes*u*sa e extensã*, as </line>
</par>
<par>
<line> inst*tuiçõ*s dev*m possuir s**as </line>
<line> e prédios adequado* ao desenvolvi*ento da e*ucação, </line>
</par>
<par>
<line> inclusive m*mentos de integração social, *em como b*b*i*tecas atua*iza*as e c*m quantidad* </line>
<line> de livros *u*iciente às demand*s de estudant*s e pro*essores. Também, * salut*r o *n*en*ivo * </line>
</par>
<par>
<line> *a**icipação da com*nidade no </line>
<line> âmbit* univer*itário, c*m **minários grupos de pesqu*sa e </line>
</par>
<par>
<line> e/ou estudos. </line>
</par>
<par>
<line> 3.3.2 Obri*atori*da*e da Metodologia do Ensino Superior - um olhar além do mestr*d* </line>
<line> ou doutor*do </line>
<line> A *esp*ito da *e*is*ação qu* regula o ensino, dispõe o *rt. 5*, II, Le* *e Diretriz*s e </line>
<line> Ba*es d* Edu*ação (Lei 9.394/9*): </line>
<line> As universidades s*o *nstituições pluridiscipl*nares de for*ação dos *u**ros </line>
<line> pr*fiss*onais de nível supe*ior, d* *esquisa, ** *xtensão e de *omí*io e cultivo </line>
</par>
<par>
<line> *o saber humano, que s* caracterizam por: </line>
<line> I - produ*ão intelectual </line>
</par>
<par>
<line> ins*i*ucionalizada mediante o *studo sistemát*co do* tem*s e prob*emas mais </line>
<line> relev*ntes, tanto do ponto de vist* *i*n*í*ico e cultur*l, qua*** regi*nal e nac*onal; II </line>
<line> - *m terç* do co*po do*e*te, p*lo m*nos, com titulação acadêmica de mes**ado ou </line>
<line> doutorado; III - um te**o do corpo docente em regime de tempo integral. Parágrafo </line>
</par>
<par>
<line> ún*c*. É fa*ultada a criação de </line>
<line> universid*des especia*izad*s por c*mp* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> saber. (*rifou-se). </line>
</par>
<par>
<line> *ssi*, exi*e-se que nas *ni*ersidades, </line>
<line> pel* *enos, </line>
<line> um terço do* </line>
<line> professores seja </line>
</par>
<par>
<line> titulado com m*strado ou *outorado. Questiona-se: *asta *e* * *itulação para sabe* ensinar *u, </line>
</par>
<par>
<line> também, *eria prod*ti*o algum e*tudo * respeito de met*dologia do ensino super*or e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ormas c*mo *re*arar u*a aul*. </line>
</par>
<par>
<line> Parec* natural a respos*a: não basta *e* mestre ou doutor pa** saber ensinar. Aliás, </line>
<line> tampouco é sufic**nte *aber metod*lo**a do ensino ju*ídico, s* *s conhecimentos não forem </line>
</par>
<par>
<line> *p**cados. Imp*rtante qu* a exigênci* l*gal para as universidades não </line>
<line> se restr*ngisse </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> titulação de mes*rado *u doutor***, mas o *ncentivo ao ensino superior. </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, d* lege ferenda a obrigatoriedade da d*sciplina de Metodolo*ia do Ens**o </line>
<line> Superior nos curso* de pós-grad*aç*o, já que formador de potenciais profes*o**s. Oportu*o </line>
</par>
<par>
<line> desta*a* *ue a*guns progr*mas d* mestrado e doutorado contam *om disci*li** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *etodo*ogia da pesquisa em que se opo*tuniza tam**m o *nsino ju*ídico. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa ma*eira, a *ad*ira adequ*d* não se res*r*n*e ao ensino *as normas da ABNT, </line>
<line> indo a**m, op*rtunizando em aula aos a*un*s a apresen**ç*o co** p*ofes*ore* - prepa*a*do </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, *. 2, art. 5, p. 72-9*, fev. *0*0 www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N*vos Parad*gmas para o E*si*o Jurídico </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> os respectivo* planos d* *ula e a avaliaç*o *ara crescimento na art* da docên**a. Ainda, a </line>
</par>
<par>
<line> metodo*ogia envolve, também, a instituição * os discen*es, raz** pela qua* todos o* part*c**es </line>
<line> do processo ed*cati*o de*em e*tar engajad*s. </line>
<line> *.3.* Disciplinas forma*ivas e **s*os institucionais </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> custos institucionais acaba*, muitas vez*s, af*tando o planeja*e*to d** </line>
</par>
<par>
<line> di*c*plina* do curso. Por que há um exces*o de disciplinas informativas, *o invé* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> discip*i**s *or*a*i*as nas faculdades de Dir**to? F*ria (19*3, p. 58) apr*senta uma d*s </line>
<line> respo*tas po*síveis: </line>
<line> Como é g*ande a oferta de professo*es nessa *rea, a c*ncorrência invar*avelmente </line>
<line> im*lica u*a *egrad*ção *** salários, poss*bilita a con*ratação de *dvogados, juízes </line>
<line> e pr*motores *em quali*icação acadêmica * alimenta uma indústria *dit*rial voltada </line>
<line> *xclu*ivamente *os *an*ai* massificados. </line>
<line> Dessa forma, à* instit*ições incu*be a muda*ça do paradi*ma do custo o*eracional </line>
<line> para o parad*gma da qualidad* de en*ino, incent*vando os doce*tes qu* atue* nas discip**nas </line>
<line> fo*mativas. </line>
<line> 3.3.* Interdi*ci**inarid*de </line>
<line> Essen*ial no ens*no jurídico é a c**xistência integrad* *e disciplinas jurídicas de </line>
<line> dive*sos c*mpos e á*eas, seja* jurídi*as, **jam so*iais, sejam ec*n*mi*as. **o se trata de </line>
<line> mera mult*di*ciplina*idade, ma*, sim, de int*rdiscipl*naridade. </line>
<line> Dessa forma, Bittar (2001, p. 86) dest*ca o assu**o: </line>
</par>
<par>
<line> Interdisciplin*ri*ade é </line>
<line> tema r*levante *m educa*ão. As *iscussões em to*no d* </line>
</par>
<par>
<line> *uest*o sã* re*ente*, *as a proposta em si tem **igens remotas. De qualq*er forma, </line>
<line> d*ve-se **rant*r que a i**erd*sciplinaridade seja o ins**umento para a que*ra d* rig*r </line>
</par>
<par>
<line> di*isório dos departamentos estanque* das </line>
<line> ciênci**, </line>
<line> sobretudo n* área d* *ir*it*, </line>
</par>
<par>
<line> ** que a tendê*cia * separação dos stan*a*ds jurídicos é muito **and*. </line>
<line> O par**igma d* mera ex*s*ência de várias disciplina* *ede *ugar para a relação entre </line>
</par>
<par>
<line> estas dis**pl*na* juríd*cas, b*m *om* *ara a impl*me*taç*o de ou*ra* </line>
<line> discipli*a* </line>
</par>
<par>
<line> metaj*rídi*as, como forma d* *ropiciar *ma visão am*la do fenôm*no jurídico. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse con*exto, envolven*o u*a po*ítica cultural, Ventur* (2004, p. 90-91) s**ere: </line>
<line> No âmbito g***l, a organização de e*entos cu*turais dissem**a e instru*e*t*l*za a </line>
</par>
<par>
<line> tra*s*iscipl*n*ridad*, </line>
<line> além *e contribuir para * cri**ão de u* ambiente </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 17, n. 2, art. 5, p. 72-9*, fev. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Reis, G. Jaque* </line>
<line> 84 </line>
<line> verda**iram**te acadêmico, *nde toda a *eal*dade do *undo pode ser *isc*tida, * *s </line>
<line> *ptidões *atu*ais d*vem ser lapida*as graças a manifestações ar*íst*cas e *ultura*s no </line>
<line> sentido mai* amplo do t*rmo. </line>
</par>
<par>
<line> A p*rtir da int*ração e da o**rt* d* even*os cultur*i* e ju*ídic*s é possí*e* promo*er </line>
<line> a *ivência do fenômeno ju*ídico em *eu caráter mais amp*o e humano. </line>
<line> *.3.* Ensino aos aluno* *ort*dor*s de necess*dad*s espe*iais </line>
</par>
<par>
<line> O tema merec* </line>
<line> um aprofundado estudo, conside*ando </line>
<line> o </line>
<line> crescente e *alutar </line>
</par>
<par>
<line> engajamento dos portadores de necessida*es es*eciais *o âmbito da ed*ca*ão superior. </line>
<line> Goldsc*midt (2*03, p. 98), a respeito da tem**ica, p*ntua: </line>
<line> Na área jur*dico-educacio*a*, talvez *enhum outro tema d*saf*e mais o intérpret* e o </line>
<line> apli*ador do direito do que a questão do e*sino aos alun** *ortadore* de </line>
<line> n*cessidades *speciais. Tal desafi* s* *rende j*stame**e ao efet*vo atendi*ento **s </line>
<line> ne*essidade* es**ciais desses educand*s, exi*indo a adoção de medid*s e progr*mas </line>
<line> esp*cia*s de ensino que garan**m o *ireito à educação aos mesmos. </line>
<line> Dessa maneira, os educandos com nece*sidades espec*ais merecem tratament* </line>
<line> diferenci*do-igualitário (*ife*en*iado pela co*dição, igualitário pelo acesso de oportunidad*s </line>
</par>
<par>
<line> de aprendizagem), na medida das </line>
<line> exi**ncias da defic**nci* *ue *les pos*uem. Não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> recomen*ad* freq**nt*r salas sep*rados e m**ulad*s pe*a *i*ão s*le*iva de *ef*c*ência, *as, </line>
<line> sim, ocorrer a integração ao mei* social e da t*rma de a*unos em gera*, de forma a *ão serem </line>
<line> discriminados por s*a c*ndição especi*l. </line>
<line> 3.4 *uda*ç*s d**entes </line>
<line> É e*se*cial, ao se *alar de *udanças *o ensino jurí*ico, trat*r do pape* d*s docentes </line>
<line> e d*s suas competên*ias na **omoção da c*nstruç*o do conhecimento. </line>
<line> 3.4.1 Turm*s *e*erogên*as (idade e *ormação) </line>
<line> Nos cursos **rí*icos, t*rn*u-*e comum encontra* di*erenç** sign*fi*ativas *a </line>
<line> formação e *a id**e dos componentes *e uma turma. Há *luno* na g**duação com o*tra </line>
<line> form*ç*o d* nível su*er*o*. Outros, *om dois o* três cu*sos. *or outr* lado, alguns estudantes </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a, v. 17, n. 2, art. *, p. 72-9*, fe*. 2*20 </line>
<line> www4.*s*ne*.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Novos Paradigmas para o Ensino Jurídico </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> oscilam entre 1* e *0 anos, *nquanto *á acadêmico* acima do* 50 anos. Como lidar com estes </line>
<line> ch**ues cul*urais? </line>
<line> É *ndispensá*** a* profes*or mudar o pa*adigm* da formação un*versal, pr*conizada </line>
<line> para qualqu*r turma. Cr*c*al sejam atendidas as par*icularida*es do *nsino que cada grupo de </line>
</par>
<par>
<line> al*nos d* </line>
<line> um d*te*minado semestre exige. Não basta iniciar u* ano leti** co* toda a aula </line>
</par>
<par>
<line> pront* e enge*sada (aliás, *uitas *e*es, estão prontas há *nos e* função d* mera *epe*ição), </line>
</par>
<par>
<line> sem espaç* </line>
<line> *ara *de*uaç*es e cr*scim*nt* for*ativ* conforme o andamento ** turma </line>
</par>
<par>
<line> durante a aula (p*r exem*lo, há *rofessore* *ue imped*m ou *e**stim*lam a part*c*p**ão de </line>
</par>
<par>
<line> a*unos, **is i*á at*apalhar a ordem r*gida de as*untos q*e *stão pr*vis*os </line>
<line> para d*t*rminada </line>
</par>
<par>
<line> aul*). </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, é nec*s*ár*o ve*ificar a situação da nova tur*a: *s c*nh*cimen*os prévi*s e o </line>
<line> *rau de heterogen*idade. Op*rtuno ao *rofessor exp*orar * di*ersidade para o c*escimento </line>
<line> coleti** e so*idário. </line>
<line> Explorando o papel d* do**nte, O*iveira (2004, p. 104) aponta e*ta c**acterística </line>
<line> espe*ial do professor-*ducador: </line>
</par>
<par>
<line> Cabe a* </line>
<line> professor *denti*icar a **entidade *e cada aluno. </line>
<line> Não *á co*o ser </line>
</par>
<par>
<line> homo*êne*. *ada **uno tem sua histór*a, traje*óri*, família, *deolo*i*. Cada al*** </line>
<line> *evela suas pró*rias car*cter*s*icas. O r**mo de a*rendiza*em não é igual. Faz-se </line>
<line> necessário identific*r as par*icu*ar**a*es de cada um. </line>
</par>
<par>
<line> Conhec*r *s alunos </line>
<line> e a realidade social na qual estão inseridos, bem como </line>
</par>
<par>
<line> compreen*er o p*o*e*so de en**n* e aprend*za*em *x*t*mente na pe*spectiva de processo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de construção contínuos, é *undame*t*l para o êxito da ativida*e docente. </line>
</par>
<par>
<line> 3.4.2 *den**d*de profiss*ona* e solidaried**e </line>
</par>
<par>
<line> Den*r* as diversas prof**s*e* exis*entes, talvez a de p*ofess*r seja a que ex*ja m*is </line>
<line> do pro*ission*l, pois apre*der imp*e dedica*ão aos estudos, mas ensinar req*er mu*to mais, é </line>
</par>
<par>
<line> uma a*t*, *ue pod* ser </line>
<line> desenvolvid* com solidari*dade ao próximo e entusia*mo e* </line>
</par>
<par>
<line> transmitir conh*cim*nt*. O o </line>
<line> verda*eiro professor *ão lecion* ap*nas *or status, *am*ou*o </line>
</par>
<par>
<line> por mera complementa*ão d* rend*. </line>
<line> Dessa f*r*a, vale mencionar a crítica *e Santos (*00*, p. 310): </line>
<line> * a*ividade docent* universi*ária não pode m*is re*resentar mero compl*mento às </line>
</par>
<par>
<line> demai* ocupações p*ofissi*nais dos profess*res (tam*ouco *ero cami*ho *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *levação de se* **atus profis*ional, *omo não *aro se dá). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 17, n. *, art. 5, *. 72-93, **v. 2020 www*.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Reis, G. *aqu*s </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> O mest*e *emons*ra a*e*çã* à ciên*ia, ao estudo, à pes*u*sa e aos alunos. Ens*nar </line>
<line> "ex*ge querer bem aos educan*os", c*nforme sa*ienta *reire (1*96, p. 141): </line>
<line> E o q*e dizer, ma* sobretud* que esperar d* mim, se, como professor, não me *cho </line>
<line> toma*o p*r este outro s*ber, o de que pre*iso estar aberto ao gosto de querer bem, às </line>
<line> vezes, à *oragem de querer bem aos ed*candos e à própria prátic* educativa de que </line>
<line> partici*o. </line>
</par>
<par>
<line> Além do mais, o *a*o de ser </line>
<line> prof*s**onal competente não g*ra, </line>
<line> diret*mente, </line>
</par>
<par>
<line> qualidade *o*ent*. *ode-se te* um p*ofissio*al de sucesso e, ao me*mo tempo, um pr*fe*sor </line>
<line> **spr*p*r*d*. **ssa maneira, B**reto (a*u* Leite, 1986, p. 41) *sclare*e: </line>
<line> O pr*fessor tem *m* vi** p*ofission*l própria, *u* n*o se i*enti*ic* com a a*ividad* </line>
<line> prof**sio*al. O fato de advoga** s*r p**fissional c*mp*ten** nã* *arante ipso fac*o </line>
<line> sua qualida*e *oc*nte. R*co*de-s* que a tarefa doc*nte i*plica *m: *a* au*as, </line>
<line> pesquisa* e descobrir novos temas e ide*as. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *ompetência do*ente *ão se confunde com a competência *rofis*ional em </line>
</par>
<par>
<line> *et*rminada área específi*a. A *tividade docente ex*ge, além dos </line>
<line> co*hecimentos </line>
</par>
<par>
<line> especiali*ados, au*o*omia e discerniment* para adaptá-l*s * nova* situações. Ser *rofess** no </line>
<line> en*in* jurídico *am*ém é u*a *rof*ss*o, que exige form*ç*o c**stante n** ape**s nas áreas </line>
</par>
<par>
<line> do c*nhecime*to **pecífi*o, mas t*mbém e, *obretudo, nos </line>
<line> processos de ensino e </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem. </line>
</par>
<par>
<line> 3.4.3 Profes*or *ern***fero e *rofessor humanist* </line>
</par>
<par>
<line> O **ofes*o* v*rnicíf*ro é *quele qu* produz verniz. Em outras p*l*v*as, </line>
<line> *orma </line>
</par>
<par>
<line> aluno* com conhecimentos su**rfi*i*is, de*prov*dos do c*ráter *ocial do Direito. Os alunos </line>
</par>
<par>
<line> *ã* brilha*tes, t*l como um ve*niz, </line>
<line> *oda*ia a*resentam um c*nh*cim*nto vazio *e </line>
</par>
<par>
<line> human*za*ão. Não resolve* </line>
<line> problemas soci*is, visto que o **nhecimento q*e possuem não </line>
</par>
<par>
<line> lhes permite passar da referência de a**uns dispositivos legais. </line>
</par>
<par>
<line> O p*radi*ma * </line>
<line> ser busca*o é o do professo* humanista, a*uele que tran*forma </line>
</par>
<par>
<line> alunos em profissiona*s aptos a *olve* conflitos entre os ser*s humanos, a par**r do Direi*o </line>
</par>
<par>
<line> co** instrumen**. Valorizam-se as </line>
<line> ciê*cias jurídi*as e s*ciai*, ao </line>
<line> in*és de relegá-l*s * u* </line>
</par>
<par>
<line> car*ter *eramente epid*rmico. </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, Leite (*986, p. 45) afirm*: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 17, n. 2, a*t. 5, p. 72-**, fev. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/**vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Novo* Pa*adigm*s para o Ensino Jurídi*o </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> O curso de Direito de*e te* como *eta a fo*mação de juristas capaze* nã* s* d* </line>
<line> interpretar o fenômeno jurídico - o q*e red*n*aria em e*téri* exegitismo - mas </line>
<line> capa*es de ad*uirir um conheciment* i*te**al da soc*edade onde se *ncontra </line>
<line> inserid* * fenômeno jurídic*. </line>
<line> *a*a tanto, a aula deixa de ser meramente ma*istral, pas*ando a ser expo*itiva, com </line>
<line> abert*ra *o diálogo e * ativida*e refl*xiva. O pr*f**sor *ntegrará estudo, p*squ*sa e atividades </line>
<line> ** extensão. Martinez (2003, p. 1*3) de***ca a im*o*tância dessa ação i*tegra*iva: </line>
</par>
<par>
<line> No *undo dessa constatação está a noção de que a demanda </line>
<line> da superação da </line>
</par>
<par>
<line> sup**macia do ensino ju*í*ico pela su*remacia da educ*çã* jur*di*a, caracteri*ada </line>
<line> como o *rocesso d* educação e *pren*izagem dos curs*s de Direito, dependerá de </line>
<line> uma ação integrat*va *o en*ino à pesquisa e ex*ens**. </line>
<line> Em c*mplementação, *inda, * professor pode*á usar *omo método o estudo de ca**s </line>
<line> e se*inári*s. Salient*-se qu* não é re*omendado o uso isolado d* *écnic*s de ensino, </line>
<line> porquant* reduz o *ampo *e atuaç*o e o aprendizado do educando. </line>
<line> Há um* transição paradigmát*ca, j* que o *rofessor s* afast* das predeterminaçõe* </line>
<line> (racionalidade a**al) e ** *bertura ao debate das incertezas hum*nas. Assim, conv*ver com as </line>
</par>
<par>
<line> i*cert*zas é a nova raciona*idade ju*ídica. </line>
<line> Logo, * e*uca*or de*e desenvolver o ra*io*ínio </line>
</par>
<par>
<line> j*rídico e o espírito cr*tico no *ducan*o, o* seja, e*sinar a aprende* c*mo dec*rrência *o </line>
<line> apre*der a ensinar. E*sinando * *pre*der caminha-se para fo*mação de um profi*sional </line>
<line> té**ico e *umano, e **o, tã* só, p*ra decorar * *bter ap*ovação e* *ma mer* prova. </line>
<line> **emais, o pr*fessor human*sta conte*tual**a e problema*i*a *s prá*ica* </line>
<line> pedagógicas. No ent*nto, além disso, a fi* de que se desenv*lva esta nova visão de sala de </line>
<line> aula, é essencia* q*e, nas palavras de Santo* (2*02, p. 317), "todo o processo aqui </line>
<line> consider*do pa*s*, *mpr*t*r*ve*me*te, *ela consideração da f*r*a e *a qua*idade da </line>
<line> comunicação que, nas relações *ns*no/aprendizagem, se consiga estabe*ecer". </line>
<line> 3.4.4 **erfeiçoamen** profissio*a* </line>
</par>
<par>
<line> Como or*entava Cou*ure (*987, p. </line>
<line> 10), o pri*eiro man*amen** é estudar, p*is o </line>
</par>
<par>
<line> di*eito est* em co*st*nte t*ansf*rmação. Se n*o o acomp**has, se*ás cada dia m*nos </line>
<line> ad*o*ado. </line>
<line> Se hoje ingressa* um *ovo pro*essor, *om um novo per*i* profissional, se* *úv*d*, </line>
</par>
<par>
<line> haverá </line>
<line> *es*l*ados na f*rmação dos alunos. No e*tanto, logo em 5 o* *0 *nos, ** n*da f*r </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres**a PI, v. 17, n. 2, art. 5, p. 72-93, fev. *020 </line>
<line> www4.fsan*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Reis, G. Jaque* </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> modifi*ad*, os resultad*s s*rão *ão efet*vos? Ac*edita-se que não. A soci*dad* evo*ui. O </line>
<line> dir*ito t*ansforma-s*. Os pr**essor*s, també*, devem *usca* a*ualizaçã* e a*erfeiç*amento. </line>
<line> * paradigma deve ser o da formação con*í*ua, **r* se evi*ar o dis*anciamen*o dos </line>
<line> métodos adequados e atuais para o e*sino jurídi*o. *s*im, o *rofessor *em que es**r engajado </line>
<line> em participação de s*minários, *on*ressos e e*entos que promova* o d*s*nv*lvimento da </line>
<line> *du**ç*o e do ensino jur*dico. </line>
<line> Ness* linha, Tar*if (2004, p. 287) enfati*a: </line>
</par>
<par>
<line> *inalmen**, ess* modelo *e form*çã* p**fiss*onal apoia-se na ideia de </line>
<line> q** a </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação dos professor*s *up*e um conti*uum no qual, *u*ante toda a carreira </line>
<line> doce*te, fase* de trabalho devem alternar com fas*s de fo*mação contínua. (grifo do </line>
<line> *u*or) </line>
<line> D*preende-se que a *ormação docente é *m process* contín**, que exige co*stan*e </line>
<line> e*tudo e reflexão, *endo em vista que a s*c*edade *ão é estanque e que as mud*nças </line>
<line> sistem*ticas exigem cad* v*z *ais que o* *ocentes est*jam preparados para o* novos </line>
<line> desafi*s. </line>
<line> 3.5 *udança* discent*s </line>
<line> 3.5.1 Esco*ha p*las *i*ncias J*rí*icas e Soc*ais </line>
</par>
<par>
<line> O candida*o ao *xame prévio *o i*gresso n* u*iv*rsidade, mu*tas vezes, e*c*lhe </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Curso de Direito, sem *er pre*ent* as di*ensões jurídica e soci** q*e ele envolve. Aliás, e* </line>
<line> a*gu*as *casiões, a opção resi*e na *alta de aptidão para outr*s *reas do conheci*e*to, fat* </line>
<line> que redundará em um profissional fru*trado e *esi*teressado pelo verdad**r* *ns*no jurídico, </line>
<line> caso não se **tere a *remi*sa (o cur*o ou a *orma *e ver * curso). </line>
<line> Nes*e sentido, Vill*la (apud Filho, 1994, p. 103) men*i*na: </line>
</par>
<par>
<line> A principal indi*ação (para encaminha*ento ao* curso* </line>
<line> de Di*ei*o) talvez *os*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> continua a *er * n*o dar para *a*e*ática; se, além disso, o interess*do é fr**o em </line>
<line> hist*ria natural e pode **e*tificar n* *a*s r*côndito de seu espírit* um* inv*ncível </line>
<line> alerg*a **r *uímica e fís**a, então, *ã* há dúvida: essa é uma au*êntica vocação de </line>
<line> Jur*st*, de *acharel *at*. </line>
<line> Acr*scent*m-*e, ainda, m*is du*s razões para esco*ha pelo D*re*to: status e pr*ss*o </line>
</par>
<par>
<line> famil*ar. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin*, v. 17, n. 2, a*t. 5, p. *2-93, fev. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
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<par>
<line> Novos Par*digmas para o Ens*no Jurí*i** </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> Forç*so mudar os pa***ig*as *encionados. O i*eal * qu* as ciências jurídica* e </line>
<line> sociais fossem esc*lhidas por pes*oa* impregnad*s pela visão d*s questões so*ia*s e humanas, </line>
<line> com *ef*exos ju**d*cos, e não por exclusão *u fatore* ext*r**res. O Direito lida com vidas, nã* </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> *úm*ros, motivo </line>
<line> *elo qual cada soluç*o de conflito tem gr*nde amplitude no meio </line>
</par>
<par>
<line> s*cial. Logo, indispensáv*is *rof*ssionais com visão de forma*ão humanística, social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> jurí*ica, e empenhados ** melhoria da con***ão e dignidade dos seres humanos. </line>
</par>
<par>
<line> 3.5.2 C*nciliação do trabalho e do estudo </line>
</par>
<par>
<line> A cad* ano cresce o núme*o de estudan*es *ue t*abalham para *ustear os estudos, em </line>
<line> *unção dos subs**nciai* v**ores despend**o* pa** galgar uma gradua*ão, por exemplo. Ass*m, </line>
<line> * edu*and* m*dern* tem que saber concil*a* o tra*al*o e o *studo, se n*o quiser se l*mitar a </line>
</par>
<par>
<line> uma *ormação deficient* e qu* pouco bene*ício </line>
<line> im*licará no fut*ro pr*f*ssional. Em outr*s </line>
</par>
<par>
<line> pal*vras, esta formação não gara*t* resultado o </line>
<line> esper*do, ou seja, a mudanç* de prof*ssão, </line>
</par>
<par>
<line> mas, *** *úv*da, qua**o mai* limita*o o ensino e a *prendizagem ma*or*s *s difi*ulda*e* </line>
<line> que o pr*fissio*a* enfren*ará no me*ca*o de t*ab*lho. </line>
<line> Ness* contex*o, perfeitam*nte aplicáv** à *onci*iação do traba*ho * d* estu*o, a </line>
<line> res**ito da impo*tância d* me*odologia, as c*n*id*r*ções de *eal (2*07, *. 11): </line>
<line> É preci*o ter-se claro, ** p***eiro l*gar, que a *e***ologia, na pesq*isa, não é um </line>
<line> prob*ema; ela não pod* ser v*sta co*o um obs*áculo, com* u*a *ifi*u*dade. **tes, </line>
<line> pelo *ont*ário: ela nos fo**ece um cam*nho lógico para o desenvolvimento *o </line>
<line> trabalho (methodus = caminho) a s*r *ealizado. </line>
<line> Ela facilita, p*rt**to, a chegada a *m *eterminado destino, evitando que se ande em </line>
<line> círculos, sem rum*. Assim, podem*s *azer uma ass**iação c*m a es*r**a, que é </line>
<line> utilizada p*ra se ch*gar, com segu*a*ça, a *lgum lug*r (e*a ajuda, e não atra*alh*), </line>
<line> p** m*is q**, **r vezes, o camin*o *rilhado seja um p*uco mais longo. </line>
<line> O r*nd*mento *e*enderá da capaci*ade discente *a h**monização destes *ois </line>
</par>
<par>
<line> elemento* essenciais p*ra </line>
<line> o progresso n* sua vida (o planej*mento e a </line>
<line> exec*ção s*o </line>
</par>
<par>
<line> *undam*ntais como *ntegrantes de uma *etodologia). Pa** ta*to, o e*tudante deve est*r atento </line>
<line> ao uso adequad* *os meios *ecnoló*icos, a f*m de evitar desperdiçar te*po precios* co* a </line>
<line> nova forma de es*ravi*ão, isto é, uma forma moderna * s*le***osa, a ut*liza*ão desmedida da </line>
<line> int*rn*t. Um dos mais *e*tacados filósofos contem*orâneos, H*ns-**or* G*damer aos seus </line>
</par>
<par>
<line> 1*0 </line>
<line> *no* </line>
<line> d* </line>
<line> vida, </line>
<line> em </line>
<line> entrevista </line>
<line> di s s e </line>
</par>
<par>
<line> (http://www.me*caba.org/Fi*osofia/G**amer/entrev*sta_*_gadam*r.htm): </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 2, art. *, p. 72-93, f*v. 2*20 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Reis, G. *aques </line>
<line> 90 </line>
<line> Pergunta: Que des*ja a quem tem menos idade? </line>
</par>
<par>
<line> Resp*s*a: A técnica é </line>
<line> uma nov* f*rm* de esc*avidão. Toda a informátic* é </line>
<line> uma </line>
</par>
<par>
<line> inteligente c*d*ia de *s*ravos. Somos to*os escra*os dos n*vos me*o*. Escravos, </line>
<line> mas n*o c*m* na an*iguidade, sim de *m mo*o mais refin*do: somo* e*cravos </line>
</par>
<par>
<line> *re*do *er amos. Tan*a *nform*ç*o, *emas*ada i*forma*ão, nã* dá tempo </line>
<line> p ar a </line>
</par>
<par>
<line> pe*sar. E *sto * o que des*jo: q*e não s* deix*m at**palhar pel*s *edes de internet, </line>
<line> que apr*ndam a reconh**er os limi*es, de si mes*o e *o próprio sabe* e, *inal*ent*, </line>
<line> que renunciem * ter a últim* p*lavra. </line>
<line> *o or**ina*: ¿Qué le desea usted a quiene* *ienen men*s *da*? </line>
</par>
<par>
<line> La técnica e* </line>
<line> una nueva fo*ma *e **clavi*ud. </line>
<line> To*a la informáti*a es una </line>
</par>
<par>
<line> inteligente cadena *e esclav*s. Somos todos esclavos: de los medi*s y d* los nuevos </line>
<line> medios. *sclav**, per* *o como en la antigüedad, sino en *n mod* más refinado: </line>
<line> somos esc*a*os creyend* ser a*os. *anta inf*r*ación, dema*ia*a inf*rmac*ó*, *o </line>
</par>
<par>
<line> da ti**po para pensar. Y esto *es d*seo: que </line>
<line> no se dej*n atrapar por las rede* de </line>
</par>
<par>
<line> Internet, que apr*ndan a reco*ocer *os l*mite*, de sí mis*os y de* pro*io s*ber. Y </line>
<line> finalme*te, qu* *jalá *enu*cien a ten*r la **tima palabra </line>
<line> Naturalm*nte, alguns *utr*s afaz*res/*a*er*s serão aten*ados (talve* não se*a </line>
<line> acon*elhável o sacrifício *ota*), mas de forma temporária e *on*cien*e, c*m ganho* de lon*o </line>
<line> pr*zo. **ssa linha, a relativização *o temp* g*s*o com intern*t em prol de benefíc*os maiore* </line>
<line> e duradour*s, com e**udo e d*dica*ão perma*en*es, sem dú*ida, pr*du***á saber*s disc*ntes </line>
<line> mais co*sentâneos com o cresc*mento *rofissiona* e pessoal. </line>
<line> 4 C*NSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Todos os t*mas *ançados neste te*to são susc*tíveis de u*a maior e apro*undada </line>
<line> reflex*o, a fi* de que po*sa contribuir para o p*oje*o políti*o-pedagógico. </line>
<line> Propõe-se, ainda, uma cons*deração especial sob** qu*l a *once*ção de ensino </line>
<line> jurídico que se que* para o f*t*ro, enquant* sociedade, porquanto a esc*l*a desta premissa é </line>
<line> base para o suc*sso, *u fr*casso, d* projeto de *urso ju*ídic*. </line>
<line> *ssim, Leite (1986, p. 4*) afirma, "*entro des*as premis*a*: on** não há c**ce*ção </line>
</par>
<par>
<line> d* ensino, n*o pode haver aula, pois n*o </line>
<line> *á uma es*rutura orgânica e h*erarquizada de </line>
</par>
<par>
<line> conteúdos". O aut*r m*nciona, além da concepção de en*ino jurídico, a*nda, o corpo d*ce*te </line>
<line> e a c*rreira de professor para fo*mar a *ril*gia *ue está inti*amente ligada à noção de aula. </line>
<line> Por f*m, o mom*nto at*al, exig* u* cuid*do pelos docente* e al**os a *espe*to dos </line>
<line> meios *ec*oló*icos. Há que estar a*ento para não *er *bsorvido pe*as n*vas *ecnologias. É </line>
<line> preciso te* claro *ue as no*a* te*nologias representam mai* um me*o *ara *or*ar as au*as ma*s </line>
</par>
<par>
<line> dinâmicas e </line>
<line> i*stigantes. De nada adianta **iliza* *ov*s ferr*mentas de ensino se as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *7, n. 2, ar*. 5, p. *2-93, fev. 20*0 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Novo* P*ra*ig*as para o Ensino *urídic* </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> concepçõ*s que **stentam esse mes*o *nsino **tão assentada* em teorias *ue d*fendem a </line>
<line> *epetição e a memorização. </line>
<line> REFER*NCIAS </line>
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<line> educação *atura* moderna (Rousseau). Ed*ca**o, Porto Ale*re, v. 35, n. 2, maio/*go. 2012, </line>
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<line> *ANTAS, F. C. *. T. A Educaçã* Jurídica e a Crise Brasileira. Aula in*ugural *os cursos </line>
<line> da Faculd*de N*cional d* Direito, em 1955, pu*licad* original*ente na Rev*s*a Foren*e *. </line>
<line> 159, p. **3, 1955. </line>
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<line> Al*gre: EDIPUCR*, 2003. </line>
<line> _______________. *er professor. *ª.ed. P*rto Ale*re, EDIPUCRS, 2004. </line>
<line> FARIA, Elaine Turk. * p*o*essor e a* nova* t*c**log*as. I*: *NRIC*NE, Délcia. **r </line>
<line> professor. 4ª.e*. Port* Alegre, EDIPU*RS, 2004. </line>
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<line> 2019. </line>
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<line> Rev. FSA, Te**sina PI, v. 1*, n. 2, art. 5, p. *2-9*, fev. 2020 </line>
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<line> VENTURA, D. Ensinar Direito. *arueri, SP: *an**e, 2004. </line>
</par>
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<line> Como Referenc*ar este Art*go, con*orme *BNT: </line>
<line> REIS, S. S; *AQUES, *. Novo* Paradigmas para o Ensino Jurí*ico. *e*. FSA, Tere*ina, v.17, n. 2, </line>
<line> art. 5, p. 72-93, fev. 202*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 2, art. 5, p. *2-93, fe*. 2020 </line>
<line> ww*4.f***et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Novos Paradigmas para o E*sino J*ríd*co </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> C*ntrib*ição dos Aut*res </line>
<line> S. S. Reis </line>
<line> G. Jaques </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planej*mento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) anál*se e inter*r**ação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*boração do r*scunho ou na *ev**ão *ríti** do *onteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*ação na a*rovação d* versão *inal do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sina PI, v. 17, n. *, art. *, p. *2-93, fev. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.**m.br/*evista </line>
</par>
</page>
</document>

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