<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 6, p. 97-108, ma*. 2*20 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.*7.3.6 </line>
</par>
<par>
<line> "O im*acto de KAM A Partir do Posiciona*e*to Onto-Ep*st*mológ**o" </line>
<line> "The impact of **M - Starting f*om the On-Epi*temo*o*ical Posi*ioning" </line>
</par>
<par>
<line> Sergi* *duar*o de Pinho *elh* Wande*l*y </line>
<line> Douto* em Administração Eb*pe *ela FGV </line>
<line> Profess** *o PPGA da U*igranrio </line>
<line> E-mail: *rof.davi.m*rques@gmail.*om </line>
<line> Davi dos Santo* Ma*ques </line>
<line> Doutorado *m Adminis*ra*ão UNIGR**RIO </line>
<line> Mes*re *m Ciências C*n**beis pel* Universidade do *s*ado do Rio *e Janeiro </line>
<line> E-m*il: davidiplomata@*mai*.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *erg*o E*uard* de Pinho V*lh* W*nderley </line>
<line> E*ito*-Chefe: Dr. Tonny *erley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Universidade *o Grande Rio, PPG* - R*a *a *ap*, 86, </line>
<line> Ro*rig**s </line>
</par>
<par>
<line> Centro, CEP: 2225*9*0, Rio *e Janeiro, R* - Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E**e*eço: Davi dos Santos Marq*es </line>
<line> Art*g* recebido ** 1*/10/2*19. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Uni**rsidade *o Grand* Rio, PPGA - R*a da L*pa, 86, </line>
<line> rece*ida em 30/*0/2019. *provado e* *1/10/2019. </line>
</par>
<par>
<line> C*ntro, CEP: 22253*00, R*o *e Janeiro, RJ - Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> A*a*iado pe*o siste** Tripl* Review: Desk Review a) </line>
<line> p*lo Edi**r-Chefe; e b) Double Blind Re*iew </line>
<line> (aval*ação cega por dois avalia*ores d* á*ea). </line>
<line> Revisã*: Gramatic*l, No*m*tiv* e de Formataç*o </line>
</par>
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<line> S. E. P. V. Wanderley, D. S. Ma*ques </line>
<line> 98 </line>
</par>
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<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> * n*rmati*ação do relatório do *uditor ind*pe**ente, qu* desde *016 es*a*elec*u a </line>
<line> nov a </line>
</par>
<par>
<line> estrutura *e ap*esentação, é rep*rtada com a seção *e**gn*da Key Aud*t Matters (KA*), ond* </line>
<line> o auditor de*creve os as*untos críticos identificad*s a* lo*go da aplicação de procedime*tos </line>
<line> de *udi*oria. A proposta que estrut*ra o trabal*o é d*scutir cr*ticamente o impacto da </line>
</par>
<par>
<line> normat*zação do r**atório de auditoria independ*n**, al*m </line>
<line> do para**gma *os*t**ista </line>
<line> adot*do </line>
</par>
<par>
<line> pel*s estudo* que se dedic*m * invest*gar tal fenômeno. Nessa pe*s*e*tiva, discut*-se que o </line>
<line> paradig*a **t*r**etativista p*deria capturar as *xp*riên*ias subj*tivas dos *ujeito* envolvidos </line>
</par>
<par>
<line> na </line>
<line> aplicação </line>
<line> da Internati**al Standard on A*diting (ISA) 701. Em suma, med*a*te ao </line>
</par>
<par>
<line> con*exto crít*c* a*alítico assumido, recomenda-s* o desenv*l*imento </line>
<line> de pesquisas *ue </line>
</par>
<par>
<line> inve*t*guem diretamente os suje*tos *nvolvidos *o p*ocesso de a*licação da *orma. </line>
<line> Pa*a*ra*-*hav*: R*l**ório do *udi*o* *nde*end*n*e. Key *udit *atter. Posi*i**smo. </line>
<line> Int*rpret*tivist*. </line>
<line> *B*TRACT </line>
<line> The s*andardization of the ind*pendent auditor's report, which sin*e 2016 has established the </line>
</par>
<par>
<line> n*w presentation structure, </line>
<line> is repo*ted wi*h the section called K*y Audit Ma*ter* (KAM), </line>
</par>
<par>
<line> wh*r* the a*ditor describes the cr**ica* issues ide*tified durin* the application of audit </line>
</par>
<par>
<line> procedures. T** proposal that </line>
<line> str*ctures the essay to c*itica*ly discuss the imp*ct of is </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> standardization o* the ind*pen*ent audit report in add*tion to *he positiv*st paradig* adop*ed </line>
<line> by *tudie* dedicated to investig*ting this phenomen*n. I* this perspec*ive, it is discussed t*at </line>
<line> the inter*retive paradi*m could captur* the subjective exp**iences of the *ubjects invo*ved in </line>
<line> the applicatio* o* the In*e*national Standard on *uditing (I*A) 701. In short, give* the *r**ical </line>
</par>
<par>
<line> analytica* conte*t assumed, *t is rec*mmended </line>
<line> the developme*t o* r*sea*ch that di*ectly </line>
</par>
<par>
<line> investiga*es *he su*jects invol*ed *n the *rocess o* ap*lication of the **andard. </line>
<line> k** words: Indepen*e*t Auditor's *epo*t. K** Audit Matter. Pos*t*vism. Interpretationist. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*na, v. 17, n. 3, art. 6, *. 97-108, ma*. 2020 </line>
<line> www4.f*an*t.co*.br/rev*sta </line>
</par>
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<par>
<line> "O impacto *e KAM A *artir do Posiciona*ento *nt*-Epi*temológico" </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> O *rabalho des*r*ve * d*scut* alguns es*udos refe*entes a* impacto d* normatização do </line>
<line> parág*afo de Key A*dit Matt*rs (KAM), no contexto dos a**itores inde*endente*, a partir da </line>
<line> crítica ao paradigma pos*tivista ad*tado n** es*udos que apres*ntaram * **jetiv* de captu*ar </line>
<line> os impactos da n*rmat*z*ção do n*v* re*ató*io do *u*itor independente. </line>
<line> As normas int*rnacionais pe**inentes ao relat*rio do audit*r in*epend**t* nos último* </line>
<line> anos modi*icaram sua estr*tu*a de apresentação. A ISA 701 (*o Br*sil NBC *A 701) </line>
</par>
<par>
<line> estrut*rou </line>
<line> uma nov* *ormata*ão de rel*tório, *esta forma, os auditores indepe*dente* </line>
</par>
<par>
<line> *brigatoria*ente p*s***a* a *ocum*n*ar uma *eção discri*ion*ri* </line>
<line> *hamada KAM, </line>
<line> *ujo </line>
</par>
<par>
<line> objetivo fundamental é apr*se*ta* assuntos ou pontos críticos </line>
<line> *dentificad*s pelos auditores, </line>
</par>
<par>
<line> que *e*on*eci*amente jul*ar*m im*o**antes para mel*o* </line>
<line> entendimento das de*onstrações </line>
</par>
<par>
<line> finance*ra* p*r parte *os u*uários ex**rn*s, *lém da comp*e*nsão dos próprios *roc*****ntos </line>
<line> ex*cutados pelos auditor*s. Desta forma, a problematização do tra**lho percor**r *xatame*te </line>
<line> o impa*to *a no*m**izaçã* d* KAM. </line>
<line> O im**cto de KAM é *escrito, em termos epi*têmicos e o**ol*g*cos *ubjacentes, </line>
</par>
<par>
<line> como m*canismo d* expl*cação </line>
<line> se a no**atização </line>
<line> de *ivulgação d* parágrafo *e KA* </line>
</par>
<par>
<line> mo*i*ic*u a abordagem do* *u*itores na exec*ç** dos tra*alho* de a*ditori*. </line>
<line> O tra**l*o teórico e**á dire**onado por um posicio*amento *nt*-epistemo*ógico </line>
<line> interpre*ativo. De ac*rdo com Leav* (2*17) *ste *istema d* cren*as filosófic** d**envolv*do </line>
<line> em contextos di*cipli*are* nas ciênci*s soci*i* en**tiza *s experiências subje*iva* das pessoas, </line>
<line> qu* s*o fu*dame**adas em con*extos **stór**o-sociai*. D*st* f*rma, a visão de mundo i*dica </line>
</par>
<par>
<line> que todos es**o *nvol*id*s na *on*trução e rec*ns*ru*ão de s*gni***ados por *ntermédio </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> in*erações diárias, onde se atribui significados * ativ*dades, situações, eventos, ges*os, e assim </line>
<line> por diante. </line>
</par>
<par>
<line> T*l posicionamento, con*orme sup*acitado, ocorre </line>
<line> co* o </line>
<line> o**etivo d* c*nfron*ar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dir*cioname*to *o*i*ivis*a adotad* nos *s*udos *escritos no </line>
<line> trab*lho, uma vez que *stes </line>
</par>
<par>
<line> **iliz**e* mét**os empí*i*os e/ou h*potético-deduti*o c*m a f*na*idad* de *onstrução de </line>
<line> evidências que pod*rão **r *ejeitas ou acei*a*. </line>
</par>
<par>
<line> A base </line>
<line> teó**ca do trabalho es*á composta p*la revisão de te**s como: r*la*ó*io do </line>
</par>
<par>
<line> *uditor *nd*p*ndente * normatização do p*rágraf* </line>
<line> *e </line>
<line> KAM. Em **guid*, apresento*-s* </line>
</par>
<par>
<line> alguns e*tudos que s*rão avali*do* de acordo *om as imp*icaç*e* g*rais da n*rmatizaçã* de </line>
<line> di*ulgação de KAM pelo paradigma *nterpretat*vi*ta. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina *I, v. 17, n. *, art. 6, *. 97-108, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. E. P. V. Wande*ley, D. S. Marques </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFE**NCIA* TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> A funda*ent*ção te**ica está estrutur*da e* dois tó**cos, a saber: o *rimeiro ab*rda o </line>
<line> relatóri* d* auditor ind*pen*e**e e o segu*do trata sobre a no*matização *o par*gr*fo d* key </line>
<line> audit mat*er. </line>
<line> 2.* *ela*ório do auditor *ndepen*ente </line>
</par>
<par>
<line> * produ*o **nal gerado pela prestação de serviço dos au*itores ex*ernos é r*lató*io o </line>
<line> de aud*t*r in*ependent*. Por int*rm*dio d**e os *uditores co*unic*m-s* *om os u*u*rios das </line>
<line> d*mo*strações financeiras, possibilitando, desta **r*a, seu uso c*m* inst*umento para </line>
<line> encurt*r a assimetri* info*m*cio**l *m relação à gove**an*a corpora**v* (MA*O*, 2017). </line>
<line> O In*ern*t*ona* Audi*ting and *ssura*ce Standards Board (IA*SB) disponibil*zou </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> ju*ho de 2012 um d*cumento d* convite * coment**ios (ITC), registr*ndo *s </line>
<line> devidas </line>
</par>
<par>
<line> s*gestões </line>
<line> de melho*ias no relat*rio do **ditor independente, </line>
<line> onde se apresentou as razões </line>
</par>
<par>
<line> para c**a mod*fic*ção *roposta, além do escopo </line>
<line> do nov* relat*rio. De acordo com Matos </line>
</par>
<par>
<line> (2017, p. </line>
<line> 13) no IT* "não *av*a me*ção * um </line>
<line> dos po*tos citados como </line>
<line> **ític** *elos </line>
</par>
<par>
<line> us*ários: divulg**ão *uantitativ* e qualitati*a acerca da mate*ialidade". </line>
<line> O docu*ento propô* uma s*gnificativa m*dança em t*rmo* de estrutur* do relatór*o </line>
</par>
<par>
<line> do auditor ind*pendent*, que *assou a </line>
<line> conter as seg*intes s*çõ**: op*nião do *ud*tor, </line>
</par>
<par>
<line> continui*ade *peracional (going c**cern), comentários </line>
<line> do </line>
<line> *ud*tor, nome do sócio </line>
</par>
<par>
<line> respon*ável, o*tras inf*rm*ções, declaraç*o d* cumprimento de normas éticas, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*spons*bil*d*de do **ditor, *a *dm*nistração e ** governança. </line>
</par>
<par>
<line> Fruto da a*te*ação, o relatório do au*i*or independente torn**-s* m*is discri**onári* e </line>
<line> informativo, *e c*mparado *o modelo ut*liza*o referentes aos trabalhos findos em 31 de </line>
</par>
<par>
<line> dezembro de 2*15, *rinc*palme*t* pela </line>
<line> apr*se*tação dos itens cr*ticos d** demonstrações </line>
</par>
<par>
<line> f*n*nceir*s (KPMG, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Em *uma, o novo r*latór*o do </line>
<line> audi*or independente c*rac*e*iz*-se por melho*a* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estrut*ra e o conteúdo, com a fi*alidade de torná-lo mais *el*van*e, d*scricioná*io </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> infor*ativ* para investidores e l*ito*es da demonstração *in*nceira (PC*OB, *016). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, *rt. 6, p. 9*-108, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "O impacto de *A* A P*rtir do Posicion*me*to Onto-Ep*st*mológico" </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Norm**i**ção do parágrafo de Key Audi* Matter </line>
</par>
<par>
<line> O IAASB d*vulgou o pronunciamento Inter*at*onal Sta*dard on Auditing (ISA) 701, </line>
<line> de 17 de j*nho de 2*16, q*e norma**zou * nova est*u*ura do r*la*óri* do auditor *ndepen*e*te, </line>
<line> *ue o*rigatoriamente *assou a apresen*ar uma seção discricionár*a *eno*inada K*M. No </line>
<line> *onte*to brasi*eiro, a no*m* foi traduzida pelo Conselho Fed*ra* d* Con*abilidade (CFC), q*e </line>
</par>
<par>
<line> deu origem a *or*a *ra*ile*ra d* *on*abilidad* apl*cada Auditoria 701 (*BC TA). Por à </line>
<line> conseguinte, e**a seção no *rasil é denomi*ada ***ncipais *ss*ntos de auditoria (P*A). </line>
<line> Nessa *eção, os aud*tor*s de*em *ivulga* assu*tos ou pontos crít*cos identificados a* </line>
<line> longo d* traba*ho de campo, que reconh*cidamente sejam importante* para comp*eensão das </line>
<line> demons*rações finan*eir*s po* par*e dos usuár**s externos, alé* da compreensão dos próp*ios </line>
<line> proced**ent*s execut*dos pelos a*di*ores. </line>
<line> De *orma es*ecífica, a comunicaç*o de KAM disponi*iliza*á **nt*ibu*ções **icionais </line>
</par>
<par>
<line> aos usu*rio* *as demonstrações financeiras, cujo o*jetivo </line>
<line> é </line>
<line> auxiliá-lo* no entendim*nto de </line>
</par>
<par>
<line> assu*tos que, segun*o * ceticism* prof**siona* d* audit*r, foram os de maior relev*n*i* </line>
<line> (***C, 201*). </line>
<line> A ISA 701 (2016, p.2) par*grafo t*rc*iro, dispõe: </line>
<line> A comuni*ação *o* principais assuntos de a*di*oria no r*la**rio *o auditor também </line>
<line> pode fo*nece* a*s usuários previstos *as dem*nstr*ções contáb*i* um* *ase p*ra </line>
<line> o*tenção de informações adicionais com * admi*istração e co* os res*onsáveis pela </line>
<line> **ve*nança sobre de*erminados assu*tos relacionados à entidad*, às de**nstrações </line>
<line> contábeis audita*a* ou à *udito*ia realizada. </line>
<line> Entende-se *ue com a de*ida adoção da ISA 70*, * comunicaç*o de KAM auxiliará os </line>
</par>
<par>
<line> usuários das dem*nstrações financeiras na *evida compreensão </line>
<line> da or*anização, além </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> área* que en*olveram julg*m*n** *ign*fic*tivo da </line>
<line> a*ministração nas demonstrações </line>
</par>
<par>
<line> financeiras aud*ta*as (IFAC, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A NBCTA 701 (*01*, p.3) apresenta o parágrafo de K** da segu**** f*rma: </line>
<line> [...] as*u*tos *ue, segundo o j**gamento p*ofissi*nal do a*di*or, foram os mai* </line>
</par>
<par>
<line> significativos na audi*oria </line>
<line> d*s d*monstrações con*ábeis do *e*íodo c*rrente. Os </line>
</par>
<par>
<line> princ*pais assuntos de auditoria são selec*onad*s ent*e os as*unt*s comunicad*s aos </line>
<line> res*on*áveis pela governan*a. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> Brasil a </line>
<line> necessidade *e se **vulgar KAM e*tro* em vi*or *a*a *udi*o*ias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> demons*rações finan**iras </line>
<line> c*jo e**erramento d* exercíci* findou-se em, ou a*ós, 31 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina PI, v. 17, n. 3, art. 6, p. 97-10*, m**. 2020 </line>
<line> www4.*sanet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. P. *. Wanderley, D. S. Marques </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> dez*mb** *e 2016 (CFC, 2016). Reino *nido e Estados Unido* d* América *plicam * KAM </line>
<line> de*d*, *es*ectivam*nte, 201* e 2016. </line>
</par>
<par>
<line> Em suma, * norm* **rneceu *ma nova </line>
<line> estruturaç*o do rela*ório do auditor </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *ndepe*d**te cujas alteraç*es pos*i*ilitaram "torná-*o mais i*formativ* e menos </row>
<row> padroniza*o" (MATOS, 2017, p.14). </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> METODOLOG*A </line>
<line> Neste capítulo são descri*os os procedime*tos met*dológi*os q*e possibilita*ão qu* a </line>
</par>
<column>
<row> *ituação-*roblema, já apresenta*a *o capít*lo 1, p*ss* ser respondida. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Q*anto a sua natureza, *sta pe*quisa é c*as*ificada como aplicada, </line>
<line> *ois tem </line>
<line> c*mo </line>
</par>
<par>
<line> ob*e*ivo a ger*ção de *onh*cimentos destinados à *p*ic*ção práti*a e di*igido* à solução de </line>
<line> problemas es*ec*ficos (GIL, 20*0). </line>
<line> *uant* aos mei*s d* inv*stigação, será util*zada como princip*l instrumento *a coleta </line>
<line> de dados * pesquisa docu*e*tal, que conform* Prodanov e F*eit*s (2013, p. 55) "a *tili**ção </line>
<line> [...] é destacada no moment* em que pode*os org**izar *nformações qu* se encontram </line>
<line> d*spersas, conferindo-lhe uma nova i*portância como *onte de consulta". </line>
<line> Quanto aos procedimentos, a p**qui** é caracterizada como d*cu**ntal, *ois ao longo </line>
<line> do estudo se recorrerá a fontes mais diversificadas e di*pe*s*s, se* tratamento an*l*tico, como </line>
<line> *or e*emplo, artigos acadêmicos (FONSEC*, 2002). </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO </line>
<line> *esta s*ç*o *ão apresen*ad*s estudos que apres*ntaram como **jetivo p*i*az avaliar </line>
<line> * impa**o da normatização de *A*. Metodologicamente, as pe*qui*as adotaram o paradigma </line>
</par>
<par>
<line> po*itiv*sta com* recurs* de captura do fenômeno apresentado. O caminho seguido </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> trabalho é * interpretativist*, logo, a d*sc*ssão s*r* *ue*tio*ar até que ponto os estudos </line>
<line> conseg*iram *ompreende* a no*ma*i*ação. </line>
<line> 4.1 Estudos sobre a norma*iza*ã* de *AM </line>
</par>
<par>
<line> O p**ad*gma </line>
<line> positivi*ta é c**acteri*ado exat*me*te por *uas tendências: objeti*i**o </line>
</par>
<par>
<line> extremo </line>
<line> e socio*ogi* de regulaç*o. Desta forma, </line>
<line> as organiza*õe* sã* abordadas </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> elemen*os tangív*is, concret*s e objetivos. O objetivista enx*rga o *undo s*b um *specto </line>
<line> Rev. FS*, *eresina, *. 17, n. *, art. 6, p. 97-108, ma*. 2020 www4.fsane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "O impac*o de KAM A **rtir do Po*icionamento Onto-Ep*stem*ló*i*o" </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> *ea*ista, partindo da v*são det**miní*tica da **tureza humana. O*se*vaç*es *mpír*cas, </line>
<line> *ire*ionadas p*lo c*nho objetivis*a, pr*põem experime*to* que validam ou n*o as hipót*ses </line>
<line> apresent*d*s, logo recorre* a instrumentos est*utura*os na coleta de d*dos, além da </line>
<line> utilizaç** de técn*cas e**atísticas *ara t*ata*ento d*stes, como c*nse*uên*ia, o resultado </line>
<line> encon*r*do a*res**ta ce*ta* gen*ralizaçõe* (BUR*EL; MOR**N, 1979). </line>
<line> *onsiderand* que o i*pact* g**ado pela normati***ão de *AM seja al** recente, a </line>
</par>
<par>
<line> s*guir são apresenta*os, mes*o d* f*rma lac*n**a, três est*dos de se d*dicaram es*udar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> impacto pelo viés para*igmát*co positi**sta. </line>
</par>
<par>
<line> Ba*ko* et al. (2014) conduzir*m um e*tudo *om objetivo d* ex*minar como </line>
<line> potenc*ais alterações no **latório do auditor *ndepend*nte mo*ificaram * compreensão da* </line>
<line> avaliações de r**ponsabilidad* do au*i**r pe*o *s**rio *xte***. O experimento co*tou com a </line>
</par>
<par>
<line> participação </line>
<line> d* *42 estudantes u*iversitário* (com idade *édia de *inte anos) os *uais </line>
</par>
<par>
<line> adotaram o papel de j*lgamento na a**liação </line>
<line> do </line>
<line> trabalho pro*issional dos auditores. N* </line>
</par>
<par>
<line> con**usão do *studo, os autores </line>
<line> ent*ndem que: quando acontec* uma distorção </line>
<line> n*o </line>
</par>
<par>
<line> id*ntific*da, </line>
<line> os </line>
<line> avaliador*s **o menos prop*nsos a considerar os a*ditores negligentes na </line>
</par>
<par>
<line> aplicação dos procedime*t*s; os auditores </line>
<line> e*frentam maio* </line>
<line> *o*si*ilid**e de </line>
<line> negligência </line>
</par>
<par>
<line> quan*o o *elatório do auditor indep*nden*e identific* e divul*a *s procedimentos executados </line>
<line> p*ra *bordar os KAM\* re*a*ionados a *istorções nã* *denti**c*das; consider*m que explicar </line>
</par>
<par>
<line> o que s e </line>
<line> ent*n*e po* uma ga**ntia razoável diminui as decor*ênc*as neg*tiva* </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> in**n*ionais de abranger uma questão </line>
<line> de </line>
<line> audi*o*ia de julg*mento *r*tico no r*l*tório </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> a*ditor indep*ndente. </line>
</par>
<par>
<line> Br*sel et al. (2*16) analisaram o julga*ent* ** *uditor </line>
<line> i*dependente m*dia*te </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> normatização do pará*rafo d* *AM. De forma experimental, a pe*quisa obteve a participa**o </line>
<line> de 528 *studan**s *n*versitários. * caso hip*tétic* c*ns*d*rado foi * *nálise de uma em*re*a </line>
<line> fictíc*a do segmento de mineração. Pe*os p*essup*s*os, *la não reportou, n* d*monstraçã* </line>
<line> financeira, d**ermina*o risco r***vante de frau*e. ** pes**isa*ores apresentam * in*ormação </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> q*e existiu cert* distorção na avaliação do* *uditor*s *nde*en*entes. Mediante leitura </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ca*o hipotético, os participantes i*d*caram se h*uve ou não n*gligencia </line>
<line> na r*alização do* </line>
</par>
<par>
<line> *rocedimentos d* auditoria. No est*do *ivul*ação do KAM foi manipulada em q*a*ro a </line>
</par>
<par>
<line> níveis, a saber: no primeiro, o relató*io do a*ditor indepen*e**e </line>
<line> não reporta n*nh*m </line>
<line> KAM; </line>
</par>
<par>
<line> n* *e*undo, rela*ório do a*ditor inde*endent* *esc*e*e o </line>
<line> um assunto *omo *AM, *ue se </line>
</par>
<par>
<line> referencia co* *eterminada disto*ção </line>
<line> não detectad*; no terceiro, o *elatór*o d* auditor </line>
</par>
<par>
<line> ind*pend*nte </line>
<line> registra um p*nt* </line>
<line> como KAM que não está endereç*do à dis*orção não </line>
</par>
<par>
<line> identificada; e por fim, no quarto, o re*at*ri* do </line>
<line> auditor independe salienta que os </line>
<line> audit*res </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin* *I, v. 17, n. 3, art. 6, p. 97-108, mar. 202* </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. E. P. *. Wanderle*, D. S. Marq*es </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> são obr*g*dos a divu**ar o K*M, desde que *e identifi*u*. A conc*usã* do experimento </line>
<line> r*gistou que, *m certas sit*açõ*s, reportar KAM pode diminuir a expectati*a de *egligência </line>
<line> do auditor na realização do trab*lho de cam*o, *lém do ma*s, *ntender*m que os parti*ipantes </line>
</par>
<par>
<line> es**o mais </line>
<line> di * p*s t os * </line>
<line> culpar os aud*tores quando </line>
<line> *les regi*tram que não </line>
<line> houve KAM, </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> com*arado a quando os a*dit*re* reportaram uma rela*ão com K*M. </line>
</par>
<par>
<line> M*to* (20*7) estudou os efeitos da inclu*ã* de *AM na aná*ise </line>
<line> das demonstrações </line>
</par>
<par>
<line> *ina*cei*a* e na propensã* de </line>
<line> *nvestir. * experi**nto foi e*t*uturado com * </line>
<line> divulgação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> quatro **latórios di*ididos em: (1) sem *prese*taç*o de KAM; (2) com apresentação *e *AM </line>
<line> e di*ulg*ção dos proced*men*os de auditor*a; (3) com **res*n***ão de *AM, d*v*lgaç*o dos </line>
<line> procediment*s de au*itoria e indicação dos resultados encontra*os; (4) c*m a*resentação de </line>
<line> K*M, divul*ação do* pro*ed*mentos de auditoria * indic*ção dos resultados encontrados </line>
</par>
<par>
<line> reforç*ndo os ajustes corrigidos </line>
<line> pela *dmin**tração. </line>
<line> A amostra foi composta </line>
<line> p*r 169 </line>
</par>
<par>
<line> participantes, dividida em investidores indi*iduais e profi*siona*s de *nves**me*to. C**a </line>
</par>
<par>
<line> partic*pante rec*beu um questionário por e-mail, cujo objetivo foi </line>
<line> avaliar o *feito </line>
<line> de </line>
<line> KAM </line>
</par>
<par>
<line> s**re: a l*itura das demo*strações financeiras; a percepçã* de qua**dade das </line>
<line> de*onst*ações </line>
</par>
<par>
<line> **nanc*iras e </line>
<line> do trabalho d* auditoria; a p*opensão de investir. Os achado* ** trabalho </line>
</par>
<par>
<line> co**uzem a conclusão que os inv*s*idore* valoriz*m o *elatório do auditor ind*pendente que </line>
<line> registra os resulta*os dos pro*edim**tos executados *as áreas consideradas críticas. </line>
</par>
<par>
<line> * próxima su*seção reforça o par*digma interpre*at**ista em </line>
<line> contra*onto ao </line>
</par>
<par>
<line> positivismo, e*plora*do qu* os res*ltados das interações </line>
<line> v*o *uito além </line>
<line> da procura </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> relações de causa e efeito. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 * pa*adigma inte*pretat*vista e a compreensã* do* *mpactos d* KA* </line>
<line> A partir da *iscus*ão sobre o impacto da divul*a*ão *e KAM n* re*atório do au*itor </line>
</par>
<par>
<line> independent*, *egu*-s* um raciona* epi*têmico onde * objetivo é </line>
<line> descrever * dis*utir se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> para*igma p*s*tivista seria sufici*nte *ara compreender o impacto de n*rmat*za*ão media*te </line>
<line> a validaç*o de hipóteses, *is*o qu* pela orien*aç*o *o tra*alho, o paradigma interpreta*iv*sta </line>
</par>
<par>
<line> "*ar </line>
<line> ao* a*tores m*ior confort* epistemo*ógico, ma*o* adequação **todológica, be* como, </line>
</par>
<par>
<line> maior profund*dade e ress*nân**a às suas conclusões" (VERG*RA; CALDA*, *007, p. 229). </line>
</par>
<par>
<line> T*l*ez * grande *e*afi* do pesquisador, </line>
<line> *ediante as possibilidades de classif*caç*es </line>
</par>
<par>
<line> intrínsecas as abor***ens *pist*mológicas, é ent*n*er *s contrapontos que as fundamentam, e </line>
<line> conseque*t*mente discernir qual delas *tilizar, obj*tiva*do p*sicionar e conduzir seu e*tudo </line>
<line> R*v. FSA, *eresina, *. 17, n. 3, a*t. 6, p. 97-108, m*r. 20** www4.*sanet.c*m.*r/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "O i*pact* de KA* A Partir do Posicionam**to Ont*-E*istemológic*" </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> de ma*eira coeren*e, muito alé* de qualquer análise padro*izada p*la e*tatísti*a e/ou </line>
<line> m*te*ática (CRU*; PEDROZO, 2008). </line>
<line> A p*sição crítica que est* trab*lho sus*enta está relac*onada ao questionamento *ue </line>
<line> proc**a ent*nde* se os resultados **rados pelo paradigma positivi*ta ser*a* suficientes para </line>
<line> captu**r, compreende* e descodificar a adoção da ISA 701, no que tan*e a relação **s </line>
<line> auditores in*ep**dentes com a norm*tização. </line>
<line> Talve* u*a s*mu**çã* com e*tud*nte* univer*itár**s não exte*n*li*aria a essênci* da </line>
<line> *pli*ação da ISA 70*, visto que quem está parti*ipando dire*ament* do processo, *e*se caso </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> auditores indep*n*entes, com certeza ap*e*entari*m uma pers*ectiva di*eren** dos </line>
</par>
<par>
<line> *st*dan*e* *espondentes. Haja *ista que as experi*ncias dos aud*tores n*o são desen**lvidas </line>
</par>
<par>
<line> em cursos universi*ário*, e sim *om a vi*ênci* diária de suas roti*a* e </line>
<line> treinament** </line>
</par>
<par>
<line> direciona*os * sua função. </line>
</par>
<par>
<line> Pe*a ap*i*açã* *o para*igma positivista, segundo Colli*s e Hussey (200*), sua </line>
<line> te*á*i*a dentro das ciê*cia* *oc*ais trazem como alicerce as ciên*ias naturais, ou s*ja, os </line>
</par>
<par>
<line> pesquisad**es soc*ais seguem u*a m*ra postura </line>
<line> de o*serv*dores d* certa realidade, *es*a </line>
</par>
<par>
<line> forma, não con*enti**o qu* valores * propensõ*s ind**am s*as perspectiva* objetivistas. </line>
</par>
<par>
<line> **nsiderar o *bjetivismo gerado </line>
<line> pelas rela*ões de *au*a e ef*ito relaci*nad*s </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> fenôme*os sociais </line>
<line> e*tudados, </line>
<line> talvez nã* seria o m*lhor a*ti**cio para compree*de* * </line>
<line> esta*o </line>
</par>
<par>
<line> subjetivo do* *ujeitos. Vist* que o paradigma posit*vista *onjectu*a que a reali*ade socia* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> inerent* as pessoas e *ue el* ex*ste a*tonoma*ent* (*OLL*N*; HU*SEY, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> E* con*ronto, a abord*gem interpretativista dispõe como obje*ivo f*ndamental </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tentativa de comp*een*** explicação d* mundo social, mediante a partir e </line>
<line> da participação </line>
</par>
<par>
<line> ativa dos s*jeitos envo*vido* no pr*c*ss*, logo, ela estim* compreend*r os la**s subj*tivos *o </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimento humano. Pela conc*pção *nterpre**tivista, a relação ent*e suj*ito e objet* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> i*terdependente e o con*ecimento pro*oca*o sem*re é particular e c*r*cterístico do contex*o </line>
<line> (BUR*EL; MORGAN, 19*9). </line>
<line> Para Leavy (2**7), ao se utilizar o paradigm* *nte*pretativi*ta, d*staca-se *s padrões </line>
<line> v*nculados as in*e*ações d*s p*ssoas, assim co*o os *ro*e*so* interpret*tivos pel*s q*ais *las </line>
<line> at*ib*e* significados a eventos, situações e a*si* *or d*a*te. Quando o pesqu*sador est* </line>
<line> trabal*ando como este paradigma, ele naturalmente v*loriza os entendim*ntos subjetivos d*s </line>
<line> pessoas, a*é* dos *ú*tiplos signifi**dos *o p*oce*so de pesquis*. </line>
<line> Tom*ndo com* *ase os e**u*os mencionados na subseção anterior, os resultados </line>
<line> e**ontrados p*ssiv*lmente *eriam diferen*es, caso os *es*uis**ores uti*izassem * *aradigma </line>
<line> interpretativist*. A epistemologia s*guida no trabalho fo*tal*c* que as ex*eriências </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. *7, *. 3, art. 6, *. 97-10*, *ar. 2020 ww*4.fsa*et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. P. V. *anderl*y, D. *. Marqu*s </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> individu*is, as**m como as *stratégias qu* as p**soa* u*ili*am para negociar significados na* </row>
<row> sua* in*er*ções, cr**m **n*idos únicos. </row>
<row> Em su*a, como capturar o *e** *m*a*to da no*matiza*ão utilizando mode*os </row>
<row> desenvolv*do* e aplicados hipoteticamente, on*e os participantes n*o possuem a vivê*c*a o* </row>
<row> expertise ne*essária para aval*ar os possív*is efe*tos? Pela d**cussão propos*a *o tra*alh*, os </row>
<row> auditor** i*dependente*, caso tives*em p*r*ic*pado dos e**erimen*os, agreg*ri*m mais valor </row>
<row> a*s testes, *ist* que *les são o* usuários diretos da ISA 7*1. </row>
</column>
<par>
<line> 5 </line>
<line> CONCLUS*O </line>
<line> O trabalho d*s a*ditore* independente* sempr* foi co*si*er*do aut*nomo fre**e às </line>
</par>
<column>
<row> pers*ectivas das *mpresas auditadas, haja *is*a os resu*tados *onstr*ído* pela apli*açã* dos </row>
<row> proced*men*os de *u*ito*i* *er*m sub*t**cia*mente ínt**ro*, precisos e sem marge* p*ra </row>
<row> inter**etaçõ*s equí**cas. Contudo, o IAASB, m*diante nor*atização r*lacionada ao re*ató**o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> de auditoria, </line>
<line> propôs maior transpa*ên**a na divulgação *o rela*ório do </line>
<line> a*ditor indep*ndente </line>
</par>
<par>
<line> com a ISA 701, no Bra**l *BCTA 701. T*l norma modif*cou a estrutur* do rel*tório; agora o </line>
<line> audito* report* o* Key *udit Matters, ou no Brasi* pri*cipa*s assunt*s de a*dit*ria, d* acordo </line>
<line> com Matos (*017, p.40) "a norma [...] *á ao a*ditor a discr*c*ona*iedade sobre *om* reportar </line>
</par>
<par>
<line> os ass*ntos c**t**os de </line>
<line> auditoria em s*u relatório, possi*ilit*ndo q*e sejam </line>
<line> incluídos ou nã* </line>
</par>
<par>
<line> info*mações que podem ser re*evantes para o us*á*io da infor*açã* contá*il". </line>
</par>
<par>
<line> O *rabalho *ão buscou *er exaustivo na di*cussão sobre se a aplica*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rocedimentos po*itivistas seria o me*hor mecanis*o *e const*ução *os signi*icado* sociais, </line>
<line> toda*ia, expl*rou argu*entos onde fortal*ce qu* o uso d* métodos empíric*s e/ou hipotéti**- </line>
<line> dedutivo por si só *ão capturam a essência *as re*açõ*s entre sujeito o objeto. </line>
</par>
<par>
<line> A crítica </line>
<line> está relacionada à abordagem po*itivis*a. Os </line>
<line> expe*i*entos simularam </line>
</par>
<par>
<line> situaç*es *nde est*dantes *niver*i*ários e**ernalizaram *eus enten*i*entos me*iante </line>
<line> abordag*ns hipotéticas. De fato, ** as *es*uisas fossem c**duzidas com su*eitos q*e </line>
<line> pa*ticipa* da aplicação da ISA 701, o r*sul*ado a*r*sent*d* re*resentaria mel*or a realidade. </line>
<line> Em contrap**ti*a, no traba*ho hou*e o f*rtalecimento *o para*igma in*erp*etat*vista </line>
<line> com o o*je*ivo de dis*ut*r que os r*sultado* ident*fic*dos fortale*em q*e a su*j*tividade dos </line>
<line> sujeitos gera múl*iplos significados d*ntr* do processo de *esquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *7, n. *, art. 6, p. 97-108, mar. 2020 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "O impacto de KA* A *artir do Posi*io*amento Onto-E*is*emológico" </line>
<line> 10* </line>
</par>
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<line> R*FE*ÊNC*A* </line>
</par>
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<line> *AC*OF, A.; BOW*IN, K.; G*ODSON, B. The impact of proposed *ha*ges to the *on*ent </line>
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<line> of the audit rep*** o* *uror*\ a*sessme*ts </line>
<line> *f </line>
<line> audi*or </line>
<line> ne*ligence. Disp**ív*l </line>
<line> e*:< </line>
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<line> conformidade </line>
<line> com </line>
<line> no*mas </line>
<line> de </line>
<line> auditoria. </line>
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<line> D. S. Marques </line>
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<line> 2) análi*e e int**pr*ta*** dos dados. </line>
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<line> 3) el*boração do rascunh* o* na revisão crítica d* *ont*údo. </line>
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