<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 1, p. 3-19,mar. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.*.1
</line>
</par><par>
<line>
"# Eu, Emp*egada Doméstica": Entre A Dominaç*o *fetiva e a *re*aried**e Subjetiva
</line>
<line>
"#I M**d": Between Af*ective Domi*atio* a*d Subject*ve Precariou**ess
</line>
</par><par>
<line>
R*nan Gomes *e Mo*ra
</line>
<line>
Dou*o*ado em A*ministração pela Un*ve*sidade do Grand* **o
</line>
<line>
Mestre e* Administração *ela Unive*sidade do Gr*nde Rio
</line>
<line>
E-mail: ren*ng*oura@gmail.com
</line>
<line>
D*niele dos *an*os Zefer**o
</line>
<line>
Mestr*do *m Administr*ç** do PPGA U*IGRANRIO
</line>
<line>
Gradua*ã* em Admini*tração Públ*ca pela Universid*de F*deral Flumin*nse
</line>
<line>
*-ma*l: dan*elezefer*no@*m*il.com
</line>
<line>
Rej*ne P*evot Nascimen*o
</line>
<line>
Doutora em Engenharia de Prod*ção pela Univer*i*a*e *ed*ral d* Est**o do Rio de Janeir*
</line>
<line>
D*cent* permanent* do PPGA U**G*ANRIO
</line>
<line>
E-mail: rejaneprev*t@uol.c*m.*r
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: *e*an G*mes de Mo*ra
</line>
<line>
Editor-C**fe: Dr. Ton*y Kerle* de Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
UNIG*ANRIO - Cam*us II / Lap*. Rua da *apa, 86 - 9º
</line>
<line>
R**rigues.
</line>
</par><par>
<line>
an*ar. Lapa - Rio de J*nei*o - *EP 20021-180, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*d*reço:
</line>
<line>
Da*iele do* *antos *eferino
</line>
<line>
Artigo receb*do em 0*/*1/2019. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
UNIG*ANRIO - Ca*pus II / Lapa. Rua da Lapa, 86 - 9*
</line>
<line>
receb*d* em 26/11/20*9. Aprovad* em 2*/1*/201*.
</line>
</par><par>
<line>
andar. Lapa - Ri* de Janeiro - CEP 20021-1*0, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*der*ç*:
</line>
<line>
Rejan* Prevot Nascimento
</line>
<line>
A*aliado pel* si**ema Tri*le Rev*ew: Des* R*view *)
</line>
</par><par>
<line>
UNIGRANRIO - Campu* II / L*pa. Rua da Lapa, 86 - *º
</line>
<line>
pelo Editor-Che*e; * *) Do*ble Blind *eview
</line>
</par><par>
<line>
andar. *apa - *io de Janeir* - CEP 20021-1*0, Brasil.
</line>
<line>
(avaliação cega por d*is *va*iadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Revisão: Gram*tical, *orm*tiva e
</line>
<line>
de Formatação
</line>
</par><par>
</page><line>
Apoio * financiam*nto: * presente *rabalho foi realizado com apo*o da Coord**ação de Aperfeiçoamento de Pe*s**l
</line>
<line>
d* Nível Su**rio* - Br*s** (CAPES).
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. G. M*ura, D. S. *eferino, *. P. Nasciment*
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Q*ando se fala de emprego do*é*t*co, o imaginá*io da população * l**i*a** e só consegue
</line>
<line>
*maginar um trabal*ad*r bem *stereot*pado, send* do gêne*o feminino, negra e pobre.
</line>
<line>
Contudo, ningu** é capaz de infer*r o que decorre das relaçõ*s *e trabal*o do traba*h*
</line>
<line>
d*méstico. Podemos imaginar um a*biente d* t*abalho amistoso, igu*litári* e *autado nas
</line>
<line>
melhores prát*cas *ntre patrõ*s e *rabalhado*as domésti*as? Le Gu*l*an* (*006) *b*e**a que a
</line>
<line>
c*ndi*ã* *e em*reg*d* domé*tica *stá enraiz*d* *o resse*timen*o e na hu**l*ação, uma ve*
</line>
<line>
que sua atividade é coloc*da em um lugar social desqualifica*o. Nesse contexto, indaga-se: O
</line>
<line>
*ue desvelam os relatos de trabalh*doras *omésticas sobre suas *ondições * rel*ções d*
</line>
</par><par>
<line>
t*abal*o no emprego doméstico? * *res*nte artigo *isa analisar * desvelar essas
</line>
<line>
questões
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir de re**tos feitos por tra*alhadoras em
</line>
<line>
uma pág*na
</line>
<line>
de u*a rede social. Para
</line>
<line>
*nalisar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
corpus de pesquisa, o*tou-se p*la A*álise de Narrativas.
</line>
<line>
Pa*avras-c*ave: Trabal*adoras Dom*stic*s. Tra*alho. P*ecarização. Dominação *fetiva
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Wh*n t*lking about d*mestic employment t*e imaginary *f the populati*n is limited an* can
</line>
</par><par>
<line>
only imagine a w**ker, well ster*otyped,
</line>
<line>
being *emale, black and poor,
</line>
<line>
h*w*ver, no *n* is
</line>
</par><par>
<line>
able
</line>
<line>
to infer what i* stemming *rom work relation* of w*r* *omestic. Can we i*agine
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
friendly, *galita*ian work
</line>
<line>
environment
</line>
<line>
b*se* o* bes* practice* among employers
</line>
<line>
*nd
</line>
</par><par>
<line>
*omes*ic workers? L* Gu*llan* (2006) not*s t*at the status of **id is roo**d in resentmen* a*d
</line>
</par><par>
<line>
humiliat*on, s*nc* *er activity is pl*c*d in a disqualified socia* place. In thi*
</line>
<line>
context, it is
</line>
</par><par>
<line>
*sked: Wha* dothe repo*ts *f do*estic *orkers about *heir w*rking conditions
</line>
<line>
a*d
</line>
</par><par>
<line>
rel*ti*nsh*ps
</line>
<line>
in domest*c
</line>
<line>
emplo*ment *e *nveiled? Thi* a*ti*l* aims *o analyze *nd unveil
</line>
</par><par>
<line>
*hese is*ues from r*ports made by workers o* a social ne*work pag*. To analyze the researc*
</line>
<line>
*orpus, narra*ive anal*sis was chosen.
</line>
<line>
Keywords: Domestic Wo*kers. Work. P*ecari**sn*ss, Affective D*minati**.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresina, *. 17, n. 3, art. 1, p. 3-19, mar. *020
</line>
<line>
w*w*.fsanet.*o*.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"# Eu, *m*regada Doméstica": Entre A Domina*ão Afetiva e Pr**ariedade Subjet*va
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*uando ** f*la de empre*o domésti*o, o imaginário d* po*ulação é limitado e só
</line>
</par><par>
<line>
cons*gue *magina* um trabalha*or bem este**otipad*, sendo do *ênero *eminino, negra
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pobre. Contudo, n*nguém * *apaz de infe*ir com* s* **r*c*eriz*m * o que d*corre das re*açõ*s
</line>
</par><par>
<line>
d* *rabalho do *mprego doméstico. Podemos imag*na* um
</line>
<line>
*mbiente de trabalho amistos*,
</line>
</par><par>
<line>
igualitári* e pautado nas melhore* p*át*cas *ntre patrõ*s e *rab*l**doras domésti*a*?
</line>
</par><par>
<line>
No imaginário socia*, a trabalhadora domé*ti*a *raz um s*nti*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
invis**il*d*de simbóli*a *o que tange à const*uçã* ** ** trabal*o precário, ou até mesmo *
</line>
</par><par>
<line>
vi s t o
</line>
<line>
como
</line>
<line>
não-trabalho, ocupado major**ariamente **r *ulhere*, pois ess* se*men*o **i
</line>
</par><par>
<line>
marc*d* por uma **estão de gê*ero, ou seja, socialmen*e o emprego **mé*t*co é *ido como
</line>
<line>
um trabal*o "feito" pa*a ser *cupado por m**heres (TEIXE*RA; CARRIERI; *AFRA,
</line>
</par><par>
<line>
2014). E*sa d*vi*ã* so*ial do trabalho **m*stico está
</line>
<line>
anc*r**a nos va*ores *a so*iedade
</line>
</par><par>
<line>
*rasi**i*a pós-escra**crata, **a vez que tanto a mulh*r livre, *ua*to as escr*vas tiveram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho rest*ito à esfera *o*és*ica, *u seja, er*m res*onsáveis pel* *u**istênc*a
</line>
<line>
da família,
</line>
</par><par>
<line>
bem co*o pela *epr*dução (ANTU*ES; SIL*A, *00*). * Inst*tuto de Pesquisa Econ*mic*
</line>
</par><par>
<line>
(IPEA, 2009) cara*t*riz* o tra**lho domést*co, no c**text* *rasilei*o, *om* u* legado
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
história p*triarcal e escra**c*ata, q*e p*ssu* em *eu cerne a co*ve*gê*cia da* des***aldades
</line>
<line>
*e raça e gên*ro d* forma cumulativa.
</line>
<line>
Mesmo reconhecendo que a fig*ra da *mpregada doméstica se faz pr*sente no
</line>
</par><par>
<line>
cotidiano br*sileiro, tendo sua ori*em
</line>
<line>
no tra*alho
</line>
<line>
escravo (TEIX*IR*; *ARRIER*;
</line>
</par><par>
<line>
M*FRA,
</line>
<line>
20*4; NASCI*ENTO, 200*; KO*E*, 2*01), es*as traba*had*r*s ain*a
</line>
</par><par>
<line>
permanecem à ma*gem da ciência, *ue fo* *egem**i*ame**e const*u*da de mo*o que
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
contemp*e
</line>
<line>
o* suj*it*s "mar*in*lizados", em particular as mulher*s qu* *o*revivem do
</line>
</par><par>
<line>
trab*l*o domésti**, pois, segundo a so*iologia das *rofissões, essa* *ulhere* nã*
</line>
<line>
p*ssue*
</line>
</par><par>
<line>
uma pro*is*ã*, mas sim *ma ocupação (TEIXE*RA; CARR**RI; MAFR*, *014) s*bre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qual, d* u* ponto de *ista bem cr*tico, Kofe* (20*1) evidenc*a que a ún*ca di*e*e*ça entre *
</line>
<line>
trabalho r*aliz*do pelas escravas e o das traba*hadoras dom*st*cas *ons*ste no ass*laria*ento,
</line>
<line>
*rincipalmente daquelas que moram *o *ocal de traba*ho.
</line>
<line>
Deve-se destac*r que a* *raba*hadoras domést*cas *stão e**olvidas em um conj*nto *e
</line>
<line>
situa**es humilhan*es, que abar*am diversos el*m*ntos tais co*o: o q*a**o de empr*gada, o
</line>
</par><par>
<line>
modo de se ve*tir, a lingu*gem u*il*zad*
</line>
<line>
com elas e, pri*cip**men*e, as relações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ependê*cia e
</line>
<line>
*ubmis*ã* (*ILVA et al., 2017). Embora Le Guillant (2006) reco*heça
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exi*tência d* "patr*es" gentis
</line>
<line>
*/o* "amá*eis", ele nã* descar*a a* cont**diç*es que são
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*re**na PI, v. *7, *. 3, art. 1, p. 3-1*, ma*. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. G. Moura, D. S. Zef**i*o, R. P. Nasci*e*to
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
v*venciadas nas rela*ões de trabal*o ent*e "*atr**"
</line>
<line>
e
</line>
<line>
"*mpregada". Segun** a O*ganizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
*n*er*a*ional do *rab*l*o (OI*) [201-], n* mundo há *erca d* 67 milhões de trabalh*dores
</line>
</par><par>
<line>
domésti*os, sendo *ue 80% dessa po*ulação é c*mposta p*r mulhe**s,
</line>
<line>
as quais possu*m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
n*vel de remu*eração mais
</line>
<line>
baix* dentro do mu*do do t**balho. Já no cenário brasileiro,
</line>
</par><par>
<line>
estima-se que há
</line>
<line>
cerca de *,*58 mi*hõe*
</line>
<line>
de t*abalhadores domésticos,
</line>
<line>
dos *uais
</line>
<line>
9*% são
</line>
</par><par>
<line>
mulheres e que enfrentam a preca*ied*de *o tr*bal*o, sendo q*e muitas são diar**tas (O**,
</line>
<line>
[*01-]). Além *isso, Le Guill**t (2*06) observa q*e a condição *e empregada dom*stica está
</line>
</par><par>
<line>
enra*zada no res*enti*ento e
</line>
<line>
na humil*ação,
</line>
<line>
uma v*z qu* sua ativida*e é colocad* em um
</line>
</par><par>
<line>
lugar soci*l
</line>
<line>
desqua*ifi*ado.
</line>
<line>
Nesse contexto, i*daga-se: * qu* *es*elam os *el*tos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
empreg*das *omésticas sobre su** condições relações *e e
</line>
<line>
*rabalho? Posto isso, o pre*ente
</line>
</par><par>
<line>
a*tigo
</line>
<line>
com*ro*ete-se em anali*ar *esvelar e
</line>
<line>
essas questões a parti* de rel*tos *e*tos p**
</line>
</par><par>
<line>
traba*h*do*as em uma pág**a de uma rede social.
</line>
<line>
2 R*FE*ENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Emp*e*o Doméstico e Subjeti**d*d*
</line>
<line>
Antes de c**preen*er a relação ex*st*nte entr* emprego do*ésti*o e subjetividade, é
</line>
</par><par>
<line>
importante expor o
</line>
<line>
conceito
</line>
<line>
de subj*ti*idad*, embor* p*ssa ser c*nc*ituado
</line>
<line>
de
</line>
<line>
diferen*es
</line>
</par><par>
<line>
form**, segundo cada teó*i*o da ár*a. Mas adotamo* aqui que a s*bjeti*idade é a*uilo "que
</line>
<line>
permite a *art*c*la*idade do ind*v*duo, seja *as esferas constitut*vas das funções psíquic*s, d*
</line>
<line>
ati*id*de, da consc*ência, sej* nas d* própria personalida*e" (SI*VA, 2009, p. 171), contud*
</line>
</par><par>
<line>
su* gênese en*on*ra-se "nas relações sociais
</line>
<line>
*o indi*íduo, quando ele se apropria (ou
</line>
</par><par>
<line>
subj*tiva)
</line>
<line>
de tais re*a*õe* de forma única (da *es*a maneira
</line>
<line>
*co*re o processo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
obje**v**ão)" (SILVA, 2009,
</line>
<line>
p.172). Nessa lin*a de pensamento, *inhart (2014, p. 3) relata
</line>
</par><par>
<line>
que "a \prec*ri*dade sub*etiva\ não é estranha ao sofrimen*o que se *nsc*eve cad* *ez m*is na
</line>
<line>
rel*ç*o com o t*ab*lho *oderno; ser*a, inclu*i*e, u*a de *uas característ*cas".
</line>
<line>
Segundo Lin*art (2014), a precariedade su*j*tiv* é capta*a pa*a alé* dos
</line>
<line>
trab*lhadore* e* situações configuradas como de *re*a*iza*ão, mas também é d*preendida
</line>
</par><par>
<line>
em *ra*a*ho* for*ais * *fe*ivos, nos q*ais *
</line>
<line>
exploração do empr*gado é dissimulada em
</line>
</par><par>
<line>
ex**sso de cob*anças por resu*tad**, *ulminan*o a*sim em uma vulnerab*lidade *o
</line>
</par><par>
<line>
trabalha*or. D*ssa *or*a, o empr*gado *e sente isolado e i*erte, em situações de *njusti*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
não *endo opções a quem rec*rrer
</line>
<line>
em caso de arbitrarieda*es. Esses s*ntimentos provoc*m
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, *. 17, n. *, art. *, p. 3-19, mar. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"# Eu, Empregada *oméstica": E**re A *ominaçã* Afetiva e P*ec*riedad* Subjet*va
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
nele diminuição *a autoestima, in*egura*ç* * dú*ida* quan** a seu desempenho (*INH**T,
</line>
<line>
2014), o que o deixa ainda mais engessa*o nas regras (im)post*s pelas orga*izações.
</line>
<line>
As *elações de tr*b*lho possi*ilit** o uso d* p*ática* que atuam em consonânci* c*m
</line>
</par><par>
<line>
** **tere*ses de
</line>
<line>
uma determin*da clas*e, v*sando promover a ma*uten*ã* e superação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
diversos c*nf*itos exi*te**es n* sociedade (RANIERI; SILV*,
</line>
<line>
2011). *o*o exemplo dessa
</line>
</par><par>
<line>
quest*o, têm-s* as re*ações oriun*a* do **abal*o da* domésticas, uma vez que essas não
</line>
</par><par>
<line>
atuam *m
</line>
<line>
emp*esas, mas sim e* casas * lares, sendo es** um *spaço privado *ugar e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
excelê*cia
</line>
<line>
de criação de
</line>
<line>
vínculos a*etiv**. Contudo, é possível question*r *e o
</line>
</par><par>
<line>
c*mport*mento das domésticas é o*ientado p*r meio de um padrão i**ológico su*tentado por
</line>
<line>
uma valorização da afeti*idade (FERRAZ et al., 2017). Des*a forma, pode-se consider*r que
</line>
<line>
esse ambiente é o i*eal pa*a se estabele*e* r***çõe* afe*ivas que, *e certo modo, orientam os
</line>
</par><par>
<line>
comportamentos
</line>
<line>
de acord* co* o interesse de outro gr*po *ocial (Gondim e
</line>
<line>
outros., 2009),
</line>
</par><par>
<line>
um* *ez que h* *** f*rte
</line>
<line>
am*i*alê*cia nas relaç**s de traba*ho exis*entes e*tr* patrões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
empr*gadas, baseando-se no imb*icame*to *ntre paternalis*o, lealda*e, *egula*entação
</line>
<line>
jurídi*a e lógica de mercado (VIDAL, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Essa r*laçã* pode *esenc*dea* no que Golds*ein (2003) *ha*a
</line>
<line>
de "ambiguidade
</line>
</par><par>
<line>
afe*iva"
</line>
<line>
entre empregadas
</line>
<line>
dom*sti**s e empregad*res,
</line>
<line>
*ossi*il*t*n*o a
</line>
<line>
e*i*tência de uma
</line>
</par><par>
<line>
*elação
</line>
<line>
de dom**ação q*e, mu**as das vezes, *ão é
</line>
<line>
vista *omo tal. Essa amb*guidad* dá-se
</line>
</par><par>
<line>
q*ando as relações de afetivi*a** vão se con*truin*o no rela*iona*e*to entre a empregada e
</line>
</par><par>
<line>
a famíl*a, e***cialmente nas relaç*es que envolvem a pat*o* seus fil*os, envo*vendo *
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
*es*o tempo u* forte s*ntimento de a*or, in***idade, s*bmissão hierarqui* (Brites, e
</line>
</par><par>
<line>
*007). Weber (1991) s*lient* a**da que
</line>
<line>
existe um t*po
</line>
<line>
de d*n*minação
</line>
<line>
chamad*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
domi*ação afet*va, para esse autor *sse tipo de dominação é uma r*lação de poder que busca
</line>
<line>
se l*gitimar com bas* na afet*vidade * inc*inação pessoa* do su*o*dinado. S*ndo assim, essa
</line>
<line>
domina*ã* é enrai*ada e* pr*ticas que envolv*m o carisma do líder, *tos de *eroísmo, *tc.
</line>
<line>
*oldstein (2003) observa *ue "é na tr*ca af*t*va entre *quela* que *odem pagar pela
</line>
<line>
ajuda d*m*st*ca e as [mul*eres] *obres *ue oferecem seus serviço* qu* as relações *e *lass*
</line>
</par><par>
<line>
são
</line>
<line>
pra*ic*das * reproduzidas". Ness* contexto, Brites (2*07) observa que *
</line>
<line>
ambiguidade
</line>
</par><par>
<line>
afe*iva é capaz de e*t*belecer uma dep*ndência
</line>
<line>
emo*ion*l
</line>
<line>
entre pat*ões e**regadas, por e
</line>
</par><par>
<line>
exemplo, qua*do emprega*as são **spen*adas ou mudam d* emprego,
</line>
<line>
elas
</line>
<line>
p*dem ter uma
</line>
</par><par>
<line>
enorme perda afetiva, p*dendo desenvol*er diversas doenças como a depressão, por exem**o.
</line>
<line>
Br**es (2007) observa ainda q*e h* *ma pr*funda relação afetiva entre as empregadas
</line>
<line>
e os filhos da patroa. Essa *el*ç*o ex*ste devido a mu*t*s pais que, *o sa*rem para trabalhar,
</line>
</par><par>
<line>
deixam os filh*s em casa com as
</line>
<line>
empregadas (BRI*ES, 200*), o* s*ja, essas tr*ba*hadoras
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 17, n. *, *rt. 1, p. 3-19, *a*. 2020
</line>
<line>
www4.f*anet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. G. Moura, *. S. *eferino, R. P. Nascimento
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
a*aba* exercendo também a função *e bab*. Brites (*007) obs*rva ainda que é na
</line>
</par><par>
<line>
convivência e nas relações cordiais com as crianças *ue se desenvolve
</line>
<line>
o a*eto. Nes*e
</line>
</par><par>
<line>
c*ntext*, E**en*eic* e Hochschild (2004) observam que a b*bá nã* pode estar *m do*s
</line>
<line>
l*g*res ao mesmo tempo. O dia dela t*m ap*n*s t*ntas **ra*. Quanto mais t*mpo e **ergia
</line>
<line>
e*a dá aos f*lh*s, ela é *aga para amar, assim men*s **mpo e energia ela *ode *ar a seus
</line>
<line>
pr*prios filhos. Mas o amor em *i t*mb*m é um recurso?
</line>
<line>
Essa rela*ão afetiv* acaba por i*tervir no salário das empregad*s, poi* o valo* pag*
</line>
<line>
passa a varia* *e acordo *om o *rau de afetivi*ade que essas tr*balhadoras c*nstroe* com a
</line>
</par><par>
<line>
fam**ia, assim a *elação hierárquica *assa * se *i*tanc*ar *as relações entre *mprega**s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pa*rão (GIR**D-NUNES; SILVA, 20*3). C*ntu*o, e*sa re*açã* não *ode ser
</line>
<line>
vi*ta c*mo
</line>
</par><par>
<line>
algo benéfi*o ou *omo uma proteç*o f*rnecida pelos p*trões, con*iderando que *s*as relações
</line>
<line>
sã* vistas constantem*nte co*o fatores que im*edem a regulamentaç** dos sal*rios **s
</line>
<line>
doméstic*s (GIR*RD-N*NES; SI*VA, 2013).
</line>
<line>
As r*laç*es e*tre empregadas domé*t*cas * emp**gado*es *ão p*rpassadas *or
</line>
<line>
r*laçõe* *e afet*vidade, hier*rquia * subm*s**o ambíguas e cont***itór*as. Tais
</line>
<line>
re**ções, por um *ado, dificultam a in*orpor*çã* d* novos v*l**es de cida*ania para
</line>
<line>
*s empregad*s domésticas, que são vistas c*mo pes*oas que de**m leal*ad* aos
</line>
<line>
seus patrões; po* outr*, perm*tem um proces*o d* subjetivação das *omésticas que
</line>
<line>
tra* *onsigo um distanci*mento cr*tico d* tal relaç*o (GIRARD-NUNES; S*LVA,
</line>
<line>
2013, p. 602).
</line>
<line>
O d**curso muito re*orre*t* *e qu* a *m**ega*a do***tica \é da família\ *u tratada
</line>
<line>
como tal propa** assim a ideia de *mizade, possi*ilitando *ue o emp*egador poss* se omitir
</line>
<line>
dos deveres na r*lação de trab**ho. Para algumas empreg*das domésticas, a suposta *ten**o
</line>
<line>
dos pa*rões e o fato de senti*em-se \da família\ ou serem "*ratadas como ge*te" s*brepuj* a
</line>
<line>
obrigatoried*d* *e cumprimen*o de direitos trabalh*stas (SILVA, 2013, p. 137).
</line>
<line>
Indo além da esfera afetiva, L* G*illant (2006, p.24*) afirma que as **t*aç*es às **ais
</line>
<line>
as domésticas est*o s*bmetidas são de caráter qu* envo*ve "mecanism*s psico*ó*icos ou
</line>
<line>
psicopatológicos mui*o m*is gerais. Na v*rd*d*, ela situa-*e em uma das di**nsões
</line>
</par><par>
<line>
**n*amentais da c*ndição humana:
</line>
<line>
dominação *e*sus *ervid**, dimensão insuficientemente
</line>
</par><par>
<line>
e*plo*ada", qu* é ref*rçada **v*do ao mercado de trabalho das doméstic*s *er se cons*ruído *
</line>
<line>
p*rtir da a*t*culação d*s desiguald*des socia*s existen*es entre empregadas e *mpr****ores
</line>
</par><par>
<line>
(GIR*RD-NUNES; SILV*, 201*). Si*va e
</line>
<line>
outros (2017) obser*am que * *umilhação é um
</line>
</par><par>
<line>
comportament* a que as empregadas domés**cas est*o subme**d*s, *ue se manifes*a no modo
</line>
<line>
*e se ve*t*r e *a *inguage*. *mbora o ressent*me*to e a hum*lhação sejam atos que regem o
</line>
</par><par>
<line>
*mpr*go das *m*re*adas domésticas, *s*es não são o* únicos, pois
</line>
<line>
e**as trab*lhadora* **o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*i**, v. 17, *. *, art. *, p. 3-19, mar. 2020
</line>
<line>
www*.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"# Eu, Empreg*da Doméstica": Entre A Domin**ão Afet*v* e Pr*ca*iedade Subjetiva
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
marcadas *ambém por sentimentos ambíguos, *a*s como: adm*ração, ciúm*, inveja, ódio
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*or, na relaçã* *os empregadore* com as empregada*, na *feiç*o que sentem pelas crianças
</line>
<line>
da *a*ília e pelo relacionamento baseado na *roxim*dade (SILVA et a*., 2**7).
</line>
<line>
As empregada* do*éstic** s*o sujeito* que atra*essam o pro*esso de **bje*i*ação em
</line>
</par><par>
<line>
uma co*sta*te *ensão, entre se afir**rem como sujeitos *utônomos cidadã* e
</line>
<line>
que possuem
</line>
</par><par>
<line>
*ireito*, cu*a submissão *o pod*r dos patrões, em u* co*texto de menos valia, é gerado *or
</line>
<line>
uma a*ividade laboral desvalorizada socialmente (*IL*A e* al., 2017).
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
O corpus da pesquisa f*i construí*o a part** do relato de 06 empregadas *om*sticas e
</line>
<line>
diari*t*s que *e m*nifestar*m em uma *ágina de uma r*d* social de**mina*a "Eu Empreg*da
</line>
</par><par>
<line>
Domésti*a".
</line>
<line>
* págin* pos*ui
</line>
<line>
como objetivo *eceber rel*tos
</line>
<line>
de empre*ada* e prints
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
anúncios
</line>
<line>
de empregos abusivo* e en*ão compartilhar
</line>
<line>
com
</line>
<line>
os seguidores, com o intu*to de
</line>
</par><par>
<line>
evid*n*iar as co*d*ções e re*ações de trab*lho a que se **bmetem a* e*preg*das doméstic*s e
</line>
<line>
diaristas.
</line>
<line>
*s relato* são divulgados de forma anô*ima, o que sugere re*eio *e a* profissionais
</line>
</par><par>
<line>
sere*
</line>
<line>
identi*ic*da* e p*nidas pelas
</line>
<line>
narrativas. Em co*t*ap*rtida, po* serem sem autoria, os
</line>
</par><par>
<line>
re*ato* são *e*alhados e dir*to*.
</line>
<line>
Para ana*isar o c**pus de pe*q*isa, optou-se *ela Análise de Narrat**as. As narrat*vas
</line>
</par><par>
<line>
podem se ap*esent*r de *iferentes formas podem se* e
</line>
<line>
*ncont*ada* em diversos lu*are*
</line>
</par><par>
<line>
(JOVCHELOVIT*H; BAUE*, *013). *e*** assi*,
</line>
<line>
alg*m*s
</line>
<line>
his*órias podem ser br*ves,
</line>
</par><par>
<line>
co*tribuindo pouco com o conhecimento experie*cial, *or*m dão vida a um pr*blema c*ntral
</line>
<line>
p*ra p*sq*isas ou que mostrem a *omple*idade desses problemas de pesquisa, nas *uais essas
</line>
<line>
cenas são chamadas d* "rela**s" ou "pequenas narrativas" (STAKE, *011). Embora existam
</line>
</par><par>
<line>
variedades de narrativas,
</line>
<line>
estas *evem obrigato*iamen*e ap*esen**r u* ele**nto comu*,
</line>
</par><par>
<line>
sendo ess* a ação complicadora, que consiste em uma sequência tempor*l de orações
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*unho *arrativo na qu*l o narrador conta o que aconteceu * que a h**tória narr*da de*e ter a*
</line>
<line>
*enos *uas orações que rem*tem a um passa*o temporal (BASTOS; BIAR, 2015), po** *sse
</line>
<line>
é o menor **quisito para se ter uma "peq*e*a narr*tiva" ou "r*la*o" (BASTOS; BIAR, 2015;
</line>
<line>
STAKE, *011).
</line>
<line>
Dentro desse contexto, os rela*os são pas*ívei* *e serem analisa*os pela ótica da
</line>
</par><par>
<line>
análise de narra*ivas, consi*erando que esse mét*do de análise nã* po**ui
</line>
<line>
apenas
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</page><line>
*bjetivo explorar que * relat*do, ma* també* a forma como é relatado (M*Y*AERT; o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 17, n. 3, art. 1, p. 3-19, mar. 2020 www*.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. G. *oura, D. S. Zeferino, R. P. N*sc**ento
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
OU*RO*, 2014). As nar*ativa* são
</line>
<line>
dispositivos argumen*a*iv*s que p*od*zem signifi*ados
</line>
</par><par>
<line>
cuja estrutu**ção, *m *orma de rel*tos, *bedece aos i*teresses dos narrado*es, q*e podem ser
</line>
<line>
in*eress*s *ndividuais ou instit*cio*ais, em uma relação direta com o *nter*oc*tor (Mott*,
</line>
<line>
2013).
</line>
<line>
Ressal*a-se que as narr*ti*as n*o são histó*ia* p*ra se*em julgadas como verdadeira*
</line>
</par><par>
<line>
ou *als*s, ou s*j*, não est*o abertas à c*mprovaçã*, pois em s*a *atureza el** já passam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ver*ade de um ponto de vi*ta de quem c*nta * *istória e de um situação q*e está lo**lizada
</line>
<line>
em *m *sp*ço e tem*o, *end* assim, estão sem*re inseridas em um contexto sócio-hist*ric*
</line>
<line>
(JOVCHELOVITCH; BAUER, 2***). Pos*o iss*, nenhuma narrat*v* é f*rmulada fora de um
</line>
</par><par>
<line>
sistema de referências, sen*o *ecessário que o pesquisado*, em
</line>
<line>
dado mome*to, di*cut*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
história observando qu* ela po*sui d*is lados: * que re*resenta in*iví**o e mu*do
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
o
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
e*tá *l*m dess* suje*to (JO*CHELOVITCH; BAUER, 2013; **TTA, 20*3).
</line>
</par><par>
<line>
* RESULTADOS E *ISCUSSÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Apresen*ação e Anál*se do Corpus da Pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
As *ategor*as d* análise *oram c*ns*ruídas a p*rtir da leitura *os relatos,
</line>
<line>
estabelec*ndo a*ticula*ões com o refere*cial teórico do estudo.
</line>
<line>
4.2 *ixo de D**cuss*o: Re*ações de Trabalh* * Subjetividade
</line>
</par><par>
<line>
Esse eixo temát*co con*e*tra-se em evidenciar e
</line>
<line>
an**isar como a su*jetividade das
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadoras domésticas * capturada **r meio das rela*õe* *e trabalho. Sendo *ssim, essa
</line>
</par><par>
<line>
seçã* a*ar*a
</line>
<line>
d**s c*tego*ias, *end* elas: ap*opri**ão da subj*t*vi*ade por meio do
</line>
<line>
*on*rol*
</line>
</par><par>
<line>
social e a cap*ura da subjetividade atr*vés da domin*ção af*tiva.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 #Apro*r*ação da *ubjetividade por *e*o do Controle Social
</line>
</par><par>
<line>
*s*a categ*ria busco* mostrar c*mo oc**re a *pr*pri*ç** da subjetividade
</line>
<line>
*or meio
</line>
</par><par>
<line>
do control* social, que fo* expost* em diverso* *elatos, como foi o caso do re*ato 0*, segu*do
</line>
</par><par>
<line>
o qu*l uma *ntegrante ouviu de *m* das suas empr**adoras, dev*do * manifestaçã* de
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
</page><line>
*uer** estud*r, a seguinte frase: "Nossa, Joyce, vo*ê faz faxina t*o bem! J* n*s*eu pra isso. É
</line>
<line>
de f*míl**, né?" (*elato 01). Outra seguidora da pági*a relatou algo pa*ecido: "Julia, voc*
</line>
<line>
*ev. FSA, *eresina, v. 17, *. 3, a*t. 1, p. 3-19, mar. 202* www4.*sanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"# Eu, Em*re*ada Doméstica": *ntre * *omi*ação Afe*iva e Prec*ried**e Su*jetiva
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
tem qu* ser feliz no qu* *á está pred*stinado. Sua vó e sua mãe não era* empre*ad*s
</line>
<line>
dom*sticas e cr*ara* uma família *onita e feli*? Então é isso, vc tem *ue achar * felic*da**
</line>
<line>
no seu trabalho d* fa**na ta*bém" (Relato 02).
</line>
<line>
P** meio desses r*latos, é possível comp*eende* que o "ser *mpregada do*éstica",
</line>
<line>
pa*a as patro*s, é uma condi*ão he*ed*tári* e a prof*ssã* * pas*a*a e*tre as ger*çõe*, sendo
</line>
<line>
imposs*vel para elas imaginarem a empregada dom*stic* em uma outra profissão, sendo a*sim
</line>
</par><par>
<line>
***vencê-las e to*arem "consciência" de que nasceram para o emprego doméstico
</line>
<line>
é,
</line>
</par><par>
<line>
*ambém, uma fo*ma de *aptu*a* a s*bjetividade d*stas e mant*r um co**role s*cial, p*is, de
</line>
<line>
*cordo com Silva (2009), a subj*tivi*ade abar** diversas particular*dade* do indivíd*o, d*ntre
</line>
<line>
elas a esfera da c*nsciência.
</line>
<line>
Re*sal*a-se a*nda que essas fala* m*stram como se express*m as p*áticas que b*scam
</line>
</par><par>
<line>
manter o* *rivilégios de uma determi**da c*asse, pois a* fal*s das pat*oas, expres*as
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
relatos, *o*tram qu*, em *m contexto soc*al, s*r e*p*eg*da domésti*a não é uma
</line>
<line>
*sc*lha
</line>
</par><par>
<line>
*rofis*io*a* ou uma opção para se ter renda, mas sim u*a "v**açã*" p*ra determinados
</line>
</par><par>
<line>
*ndivíduo* que são *ertencentes às classes mais pobres. Essa que*tão já foi exposta
</line>
<line>
p*r
</line>
</par><par>
<line>
Ranieri e Silva (2*11) ao apont*r*m qu* d*terminadas cla**es b*sc*m at*ar de
</line>
<line>
acordo c*m
</line>
</par><par>
<line>
se*s inter**ses e pa** i*so buscam
</line>
<line>
promover a manutenção de diversos "conflit**" sociais,
</line>
</par><par>
<line>
qu* no re*ato 02 a *atroa busca ma*ter o inte*es*e da **asse em p*der ter o "**reito" de se ter
</line>
<line>
empregada dom*stica e para isso u*iliza um discurso qu* bus*a *tingir a* funções psíquicas da
</line>
</par><par>
<line>
trabalh**o*a ao fa*ar da **lação ent*e emp*egada doméstic* *
</line>
<line>
*el*cidade,
</line>
<line>
*at* apont*do
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
<line>
Silva (20*9), ao e**or que a s*bjetividade t*mbé* *ngl*b* a es*era psíquica.
</line>
</par><par>
<line>
O posicionamento da* pat*oa* ev*dencia **m**m *ue, além de
</line>
<line>
heredi*ário,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
"ser
</line>
</par><par>
<line>
empreg*d* **m*s*ica" é um* profis*ão tipicamente fem*nina, ou seja, f*it* para ser ocupada
</line>
<line>
por mulheres, co*o já apontado por Tei*eira, Carrrieri * M*fr* (2014). Mas ques*iona-se:
</line>
<line>
Quais mulh*res? O que se p*de inf*rir é que e**e trabalho dev* s*r ocu*ado *elas mulhe**s
</line>
</par><par>
<line>
*obres e negr*s, pois
</line>
<line>
é
</line>
<line>
uma *era*ç* do *eríodo es**avocra*a, assim
</line>
<line>
c*mo *oi apontado p*r
</line>
</par><par>
<line>
Antune* e Si*va (2*04).
</line>
<line>
Outro* relatos evidenciam, tamb*m, a apropri*ção da subjet*vi*ade por *eio do
</line>
</par><par>
<line>
control* da
</line>
<line>
vid* priva*a d*s e*prega*as domés**cas, bem
</line>
<line>
c*mo suas part*cularidades. O
</line>
</par><par>
<line>
Relato 03 *lu*tra que u*a das e*prega*ora* solicito* que * empregada *omé*tica *o*se
</line>
</par><par>
<line>
t*a**lh*r "mai* s**ple*", pois
</line>
<line>
as mo**do*as do prédio diziam à *m*regador* *ue a mu*her
</line>
</par><par>
<line>
qu* *rabalhava na casa de*a não tinha "*ara" de empr*gada doméstica.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F**, Teresina PI, v. 17, n. 3, art. 1, p. 3-19, mar. 2020
</line>
<line>
*ww*.*sanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. G. *oura, D. S. Z*ferino, R. P. Na*cimento
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
Venha o mais di**r*ta possív*l, sem maquiag*m, sem salto, rou*as neu*ras e cabelo
</line>
<line>
preso, po*que as p*t*oas *stão falando que vc é mui*o ar*umad* pra domé*tica...
</line>
<line>
*iqu*i me s*ntindo vazia tot*lmente eu empr*gada *oméstica não *o*so u*ar
</line>
<line>
maquiagem, *ão *osso usar meu ca*elo co** g**to, não posso usar ro*pas com cor,
</line>
</par><par>
<line>
não pos*o usa* salt* alto
</line>
<line>
que amo ... Se quiser
</line>
<line>
a*ruma* um trabalho, tenho
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
p*recer uma pessoa *e* graça, sem v*da, s*m esti*o pr*prio (Rel*to 03).
</line>
</par><par>
<line>
Por m*io do relato anter*or, é possível criar dive*sos q*estionamentos, c*mo
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
exemplo: O que s*ria ter apar*n*ia de em*rega*a? Por que *ma emp*egada "bem arr*mada"
</line>
</par><par>
<line>
in*omoda as *utras moradoras d* préd*o? Cont*do, ao solicitar q*e vá menos maqu**da
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
com cabelos pr*sos, causa um incômodo e *m sen*ime*to ruim, uma vez que relata se sentir
</line>
</par><par>
<line>
vazia por conta dessas solicit*ções. Es*e relato *e*mite compreender
</line>
<line>
que es*e e*vaziam*nto
</line>
</par><par>
<line>
nad* mais d* q*e a capt**a da subjetiv*dade dest* p*la empre*adora, ou seja, p*ra que é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empregadora m**tr* pa*a as demais pes**as que
</line>
<line>
habitam * prédio *ue e*a possu*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
empregada doméstica *oi
</line>
<line>
n*cess*r*o
</line>
<line>
que *o*a a *ndividualidad* da empregada fosse deixa**
</line>
</par><par>
<line>
de *ado e essa *everi* usa* "roupas de empr*gada", s*ndo tam*ém u*a for*a de humilha*ão,
</line>
<line>
*ois como a*on*a Silva e* al. (2017), a* veste* das *mpregadas d*més*icas *a*em parte do
</line>
<line>
sistema de um grande *istema de humilhação *ue a*arca outras at*tudes e questões.
</line>
<line>
Minha pat*oa *sa conhecido para me s*guir em redes socia*s para bisbilhota* o *ue
</line>
<line>
você posta, * ai*da alega que n*o t*m interesse e* n*da *a su* v**a, g*nte, eu c*stei
</line>
</par><par>
<line>
*uito a acreditar
</line>
<line>
que isso era p*ss*vel de exi*ti*, às vezes penso esta* **v**do um
</line>
</par><par>
<line>
*e*adelo, e*a h*milha *e tan*as formas, com **up*s, c** pa*avras, com ati*udes...
</line>
<line>
*nt*s eu ch*rava e me culpava por *star vive*do essa situaç*o (Relato 04).
</line>
<line>
O peque*o relato *a tr*bal*adora anterior mostra que a patroa bus*ava
</line>
</par><par>
<line>
controlar e monitorar toda a *ida d* s*a empregada
</line>
<line>
*omésti*a, cont*do er* extremame**e
</line>
</par><par>
<line>
contraditória ao af*rmar que não ti*ha inter*sse na vida dela. Ass*m, esse controle não é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
única f*rma de se *a*t*rar a subje*ivi*ade d*sta trabalh*dora, uma v*z *ue ela também
</line>
</par><par>
<line>
util*zava palavra*, atitu*es
</line>
<line>
e vestimenta*
</line>
<line>
para h*mi*h*r e *aze* *o* *ue
</line>
<line>
a empregada
</line>
</par><par>
<line>
d*méstica se sent*sse cul*ada por t*d* *ue o empregadora não cons*derava certo na sua vida
</line>
</par><par>
<line>
*essoa*, o
</line>
<line>
q*e acabou culminando na precariedade da subjetividade, po*s, *e acordo
</line>
<line>
c*m
</line>
</par><par>
<line>
Li*har* (2014), a *r*ca*iedade *ubjetiva
</line>
<line>
está contida t*mbé* no so**imento dec*rren*e
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
rel*ções de trabal*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
4.5 #Captura da Subj*t*vidade Mediante a Dominaçã* Afetiva
</line>
<line>
Nes*a catego*i* *uscou-*e dis*utir como ocorre a c*ptur* *a subjet***dade nas
</line>
<line>
rel*çõe* de trabalho *or meio da dominaçã* afetiva. Uma das trabalha*oras domésticas
</line>
<line>
Re*. F*A, Teresina, v. 17, n. 3, art. 1, p. 3-1*, mar. 2020 www4.fs*net.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"# *u, Empregada Dom*stica": Entre A Dominação Af**i*a * P*ecariedade *ubje***a
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
r*latou qu* teve em*regad*res g*ntis * c*rdi*is
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*ue as relatos da página
</line>
<line>
soavam como
</line>
</par><par>
<line>
**ntasiosos, até o
</line>
<line>
dia em que **a vivenciou o que outras trabalhadoras relatavam "[...] hoje
</line>
</par><par>
<line>
tra*a*ho p*ra uma pessoa que se mostra ami*a, querida, ad*ráve* e de su*er **m com a v*da,
</line>
<line>
mas qu* na v*rda*e não passa *e u*a bruxa, que pro**e e briga te humi*hando por causa da
</line>
<line>
imagem que voc* usa no per*il do WhatsApp (me bloqu*ou)" (Re*a** *4).
</line>
</par><par>
<line>
Enfim, o principal *otivo pe*o qual eu *screvo es*e r*lato é pa*a bot*r para fora
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tri*teza e indignação que si*to ao s*ber que
</line>
<line>
*ed*qu*i 5 ano* da mi*ha vid* para
</line>
</par><par>
<line>
cuidar do pa* de um Advog*d* e de uma Professora **e sempre disseram me "tratar
</line>
<line>
como filh*", *as, q*e, na realid*de, **nca se preocu*aram co**go... Tanto que me
</line>
<line>
deixaram co*o **seiro da c*sa deles a* irem viaja*, p*is me disseram que não tinha
</line>
<line>
lugar no ca*ro pra mim. A única lembran*a boa *ue guard* * *ma ca*iseta que ele
</line>
<line>
me deu de amigo s*creto, *pós dizer que eu era o seu "amigo mesmo"...*pesar do
</line>
<line>
seu jeito ran*inza e ma**ão, acho que ele foi um* das poucas *es*oas sinceras que
</line>
<line>
eu conheci... Hoje, mesmo *p** alguns m*ses do f*l**ime*to desse me* tio, n*o há
</line>
<line>
um único dia que eu não pen*o em suic*di*, *oi* sinto *ue o meu corpo preto
</line>
</par><par>
<line>
sempre fo* deixado de **do * ninguém *unca me
</line>
<line>
amou, se*do que * so*recarga
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*u*l fui subm*t*d* e a depress*o contribuem também (Re**to 0*).
</line>
</par><par>
<line>
O relato 04 mostra a
</line>
<line>
dico*om*a de compor**m*nto* *a *atro* com * empre*a*a
</line>
</par><par>
<line>
doméstica, que inicia*mente cria *aço* a*etivos pa*a ent*o controlá-l*. Já relato *1, relato o
</line>
</par><par>
<line>
qu* ev*dencia outras formas de dom*nação af**iva, que são cap*z*s de marcar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
trabalha*ores dom**ticos de formas *rofundas, contudo o trabalhador ai*da
</line>
<line>
criou l*ços
</line>
</par><par>
<line>
af**ivos com *m dos se*s pat*õ**, o que o fez suport*r tod* a pr*car*zação do tra*a*h*. Por
</line>
</par><par>
<line>
meio dos dois re*atos, é **s*ível compreender que os empregadores utilizam a
</line>
<line>
cr*ação dos
</line>
</par><par>
<line>
la*os a*etivos de forma *s*rat**ic* a *e bene*iciarem, sem se importarem *o que isso pode
</line>
<line>
causar no trabal*ador. O *ue se most*a **s*as *e*a*ões de trabalho é a desva**riz*ção do
</line>
<line>
*mprego d*méstico e a *ubmiss*o dest* trabalhador, u*ilizando os laços efetiv*dos, como
</line>
</par><par>
<line>
*firma* Girard-Nunes e
</line>
<line>
Sil*a (2013) e Silva * outro* (2*17) ao e*por *** a relação entr*
</line>
</par><par>
<line>
patrão e emp*egado se dá, *ambém, por meio da sub*issão. As *alas ant*riores reafirmam *
</line>
<line>
pensamento de Le Guilla*t (20*6) ao apontar q*e, mes*o que patr*es *ej*m g*ntis com as
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadoras d*méstic*s, é impossí*el
</line>
<line>
desca*tar as contr*dições que h*bitam as relações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho entre emp*egad*r e emprega*a.
</line>
</par><par>
<line>
Outros rela*os evi*enci*m como a dom**ação a*etiva faz c*m que os e*pr**adores
</line>
<line>
*xplorem * força de t*abalho da empre**da doméstica.
</line>
<line>
Minha t** trabalha de doméstica numa casa *á mai* de 30 an*s. Ela sem*re moro* lá
</line>
<line>
* *oltav* para passar o* f*ns *e s**ana em casa. Minha tia a*ud*u a criar *s filhos *
</line>
</par><par>
<line>
o neto. O pa*rão morre* há alguns anos. Há pelo menos uns anos, minha *ia não 5
</line>
</par><par>
<line>
r**ebe salário... Nada! N*nh*m salário! N*nhuma aj*da de cu*to! A f*mília
</line>
<line>
tinha
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T**esin* PI, v. *7, n. *, art. 1, *. *-19, mar. 2020 www4.fsane*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. G. Moura, D. *. Zeferino, *. P. Nas**ment*
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
uma l**a qu* entrou em crise e faliu. Ele* *oravam num bairr* lux*oso * col*caram
</line>
<line>
o apartamento à venda. Dissera* para minha **a q quando ve*desse* * ap*rt***nto
</line>
<line>
quitar*am t*do. Então... O apartame*t* foi vendido por milh**s, co*prar** outro,
</line>
<line>
*evanta*a* a loja e minha tia... Nada!!!! Minha **a já * uma senhora de quase 70
</line>
</par><par>
<line>
anos. Ama seu* *at*õe* como
</line>
<line>
s*a fam*l*a e **es se apro*ei*am d*sso. Co*se*uimos
</line>
</par><par>
<line>
con*e*cer el* de sa*r do trabalho. E** saiu, pass*u o dia inte*ro chorand* e no dia
</line>
<line>
segui*te, volt*u para a casa da *at*oa. (R*lato 05)
</line>
</par><par>
<line>
Fui admitida em
</line>
<line>
*ovembro de 2**4, nessa época j* **a advogada, mas reso*vi
</line>
</par><par>
<line>
estud*r para concurs* *
</line>
<line>
precisar*a *e
</line>
<line>
*i*heiro p*r* me banc*r, *aí res*lvi a*eitar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
proposta d* min** ex-pat*oa, que na
</line>
<line>
époc* trabalhava num banco da cidad*. Ela
</line>
</par><par>
<line>
havia me dito que far*am*s um "acordo de cavalh*iros", ou s**a, um p**to verbal,
</line>
<line>
em q*e as parte* env*lvidas *ispensam for*ali*ades **g*is, embor* em 1*/11/20*4
</line>
</par><par>
<line>
tenha assina*o a minha CTPS como
</line>
<line>
doméstica. *la m* diss*: "quero u*a pessoa
</line>
</par><par>
<line>
para em *rimeiro l*gar cu*dar da minh* filha no pe**od* d* manh* e depois
</line>
<line>
o*g*niz*r o ap*rtament*. (R*lato 0*).
</line>
</par><par>
<line>
O re*ato 05 mostra como os pa*rões exp*oraram a empregada
</line>
<line>
*oméstica *o* meio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
criação d* *aço* afe*ivos com to*a a f*mília, *sso inclui os fil*os do casal, e mesmo o fato de a
</line>
</par><par>
<line>
emp*egada já ser
</line>
<line>
uma se*hora de 70 anos a
</line>
<line>
exploração afetiva ainda se faz p*esen*e. Logo,
</line>
</par><par>
<line>
e*se contexto r*ve*a como a empregada d*mésti*a, após ter sido demitid*, *ofre*
</line>
</par><par>
<line>
psicologicame*te por se separ*r *a famíl*a para a qual
</line>
<line>
traba*hou *or 30 anos, ou seja, p*r
</line>
</par><par>
<line>
meio d*s laços afeitos teve sua subjetivi*ade capturad* **los patrõ*s. Po*to isso, pode-*e
</line>
<line>
inferir que sua per*o**lidade * consc**ncia for*m apagada* pela **min*ção afeti*a. O **to de
</line>
</par><par>
<line>
ela amar o patrão, *onfo*me
</line>
<line>
relata a sobrinha, p*de evide*ciar qu* hou*e uma relação de
</line>
</par><par>
<line>
pate**al*smo e lealdade
</line>
<line>
entre empregador e empregada, como já foi observad* por Vidal
</line>
</par><par>
<line>
(2009).
</line>
</par><par>
<line>
*utro ponto que os relat*s mostram r*fere-se às quest*es v*nc*ladas às rel*ções de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho,
</line>
<line>
tanto o relato
</line>
<line>
05 quanto o 06 ev*denciam que os empregadores utili**m da
</line>
</par><par>
<line>
afetivida** par* *ur*ar os di*eitos das trabal*ad*ras d**és*icas. No rel*to 06, a em**egad*ra
</line>
<line>
p*o*õ* um "a*or*o de ca*al*e*ros", ou *eja, estabelece uma relação de pro*imidade par*
</line>
</par><par>
<line>
deixar *e cumprir as *brigaçõe* trabalhistas, isso inclui o a*o d*
</line>
<line>
deixar de paga* sal*rio. *
</line>
</par><par>
<line>
E*sa **lação af*ti*a acaba po* interv*r no salá*io das empreg*das, pois * valor pa*o *assa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
variar *e acordo com o gr*u de af**ividade qu* essas t*abalhadoras constroem co* a *a*ília.
</line>
<line>
Es*a relação *ierárquica passa a ** di*tanci*r d*s *elações entre em*re*adas e **trão. *ir*rd-
</line>
<line>
Nune* e Silva (2013) * Gol**teim (2003) observa* que essa rela*ão af*tiv* *ntre
</line>
</par><par>
</page><line>
empreg*dores e e*p*eg*das torn* po*s*vel uma *elação d* domina*ão, m*dida qu* as à
</line>
<line>
empregadas domésticas vão co*str*indo laços *e afe*iv*d*de com a *a*íl*a, pri*cipal*ente na
</line>
<line>
relação com os filhos da patroa.
</line>
<line>
As narrativas das tra*a*hador*s 1 e 5 mos*ram ainda co*o empreg*das domésticas
</line>
<line>
sofrem perdas **etivas *o terem *ue sair da c*** d*s patrõ*s, seja por mo*ivo de *alecimento
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres*na, v. 17, n. 3, art. 1, p. 3-19, mar. *020 www4.f*a*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"# Eu, Empre*ada Domést*ca": En*re A Dominação Afetiva e P*ecar*eda*e S*bjetiva
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
do patrão, seja por "falta" de dinh*iro, essa **rd* afetiva culmino* em amb*s os sujeit*s um
</line>
<line>
se*t*mento de tristeza e, *o cas* do sujei*o um, a *ris*eza era tão int**sa q*e p*nsa*a em
</line>
</par><par>
<line>
su*cídi*, am*as a* narr*tivas
</line>
<line>
estão vinculad** a uma saudade, sentime*to ess* advi*do da
</line>
</par><par>
<line>
const**ção de la*os d* a**to, se*do assim e*s*s **rrati*as il**tra* o pe*samento de Brite*
</line>
<line>
(2007) ao ex*or que, q*a*do uma e*pre*ada muda *e *mprego ou de**a o empreg* o*de *la
</line>
</par><par>
<line>
c*iou laços afetivos com a famí*i*, el*
</line>
<line>
ac*ba por *ofrer
</line>
<line>
um* per*a afetiva, o que po*e
</line>
</par><par>
<line>
culmin*r em gran*e sofrimento.
</line>
</par><par>
<line>
*u cui*av* de uma criança de * anos, levava ele pa** as a*ividades semanais (inglês,
</line>
<line>
j*dô **c), aux*liava na lição de casa, faz*a ca** da manhã, dava o alm*ço e levava na
</line>
<line>
esc*la, cuidava das *oisinhas d*le, enf*m, fica** pra cima e *ra baixo em funç*o
</line>
<line>
de*e. Uma cria*ça d* *amí**a rica, pais médico*, trabal*ava *u de babá * mais u*a
</line>
<line>
*essoa t**** os dias para cu*dados do*ésti*o* e pra fa**r a com*da. Os pat*ões não
</line>
<line>
faziam nada, nem sequer cuidavam e d*vam ate*ção *o m**i*o. (Relato 7)
</line>
<line>
A dominaç*o *fetiva se manifesta no relato, quando a babá se apega à criança de quem
</line>
</par><par>
<line>
cu*da, af*r*a*do que p**s* o dia
</line>
<line>
"em f*nç*o d*l*" e *ue ele a aco*panha em todos os
</line>
</par><par>
<line>
lugares. A profissional sugere, i*clusiv*, q*e os pais não têm a mesma p*oximidade co*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cr**n*a. Outro exe*plo *e dominação c**sist* n* reconhecimento, **n*o *m
</line>
<line>
vi s * a
</line>
<line>
que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
empregado*es per*itiram que el* est*dasse, co*o
</line>
<line>
uma co*cessão. Nes*e senti*o, Girard-
</line>
</par><par>
<line>
*unes e Silva (2013) e Goldsteim (2*03) co*cordam ao obs*r**rem
</line>
<line>
qu* a relação afetiv*
</line>
</par><par>
<line>
entre empreg*dores e empregadas favor*ce u*a relação de domi*açã*, à m*dida
</line>
<line>
que *s
</line>
</par><par>
<line>
empregadas do*ésticas v*o c*nst*uindo laç*s d* af*tividade com a família, *rin*ipal*ente na
</line>
<line>
*e*ação com os filhos da patro*. Ocorre, n* en*anto, *u* são falsos laço* de afetiv*dade,
</line>
</par><par>
<line>
consider*ndo a* diferenças
</line>
<line>
entre o f*lho dos empreg*dores, que de*ém uma s*rie
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
privilégi*s, e os
</line>
<line>
fi*hos e *amília
</line>
<line>
d* ou*ra em*regada, que pa***ria o Natal s*m
</line>
<line>
ceia,
</line>
<line>
*adas
</line>
</par><par>
<line>
su*s dificuld*des financeiras, que *oder*am, ma* *ão foram s*luci*nadas pela patroa. Essa
</line>
<line>
s*tua*ão é simil*r * apres*nta*a *or *hrenr*ich e Hochschild (*0*4) e Brites (2007) qua*do
</line>
</par><par>
<line>
rel*tam que é comum que as
</line>
<line>
cri*nça* criadas p*r babá* sejam t*atadas com* seus próp*ios
</line>
</par><par>
<line>
filho*, recebendo to*o o cuidado que
</line>
<line>
essas mulher*s não pod*m
</line>
<line>
d*r para seus
</line>
<line>
fi*hos
</line>
</par><par>
<line>
biológico*, por
</line>
<line>
conta do trabalho, bem
</line>
<line>
como essa relação poss*bilita a criação de laços
</line>
</par><par>
<line>
a*etivos.
</line>
</par><par>
</page><line>
5 CONSIDERAÇÕES F*NAIS
</line>
<line>
Retomamos aqui a per*unta de pesqui*a, *em como o obj*t**o final do presente ar*igo
</line>
<line>
que c*nsistiram, respe*t*vam**te, em: O qu* des*elam os r*latos de trabalhad*ras doméstic*s
</line>
<line>
R*v. FS*, *ere*i*a *I, *. **, n. 3, art. 1, p. 3-19, m**. 2020 w*w*.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Mour*, D. S. Zeferin*, R. *. Na**i*ento
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
so*re suas co*d*ç*es e r*laçõ*s d* traba*ho no em*rego **més*ico? O presente art**o *us**u
</line>
<line>
analisar e *es*ela* *ss** questões a part*r de relatos f*i*os *or tr*ba*had*ras em uma págin*
</line>
<line>
de um* rede s*c*a*.
</line>
<line>
Ob*ervou-se que * relação de trabalho que envo*ve e*pregador e emp*egad* em
</line>
</par><par>
<line>
diversos casos pode levar à ca*tura e *recariz*çã* da subjetividade por m*io *os laços à
</line>
<line>
afetivos. O* seja, emprega*ores buscam criar "pare*tescos" *u *mizades com as empre*adas
</line>
</par><par>
<line>
domésti*a* com o *ntuito de modi*icarem
</line>
<line>
**a per*on*lidade, ve*te*, iden*i*ade *, qu*ndo
</line>
</par><par>
<line>
essas não "mu*a*", em **guns cas** se s**tem culpadas. É *mportan*e e**or que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*roxim*dade e*tra patroa e empregada pode gerar laços afetivos unilatera*s, o* sej*, **
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empr*gada desenvolve o a*e**, enqu*n*o *s patro*s, na *erdade, s*mulam a existência de um
</line>
<line>
a*e*o *ar* criticare* o comportamento das d**ést*c*s, ati*gind* assim s*a subj*tividade e,
</line>
<line>
consequenteme*t*, fazend* com q*e essas se s*nta* esv*zia*as. Em outra pa*av*as, e*sas
</line>
</par><par>
<line>
práti*as poss*bi*itam a criação *e um sentimento *e
</line>
<line>
precarieda** da subjetivi*ade das
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadoras domésticas. Essa questão é tã* *orte que algumas
</line>
<line>
empregada* domé*ti*as
</line>
</par><par>
<line>
chegam * se culpar por ac*arem que não *stão fazendo * melhor que podem no trabalho, *m
</line>
<line>
outras *alav*as é como se não consegu*ssem correspo**er aos afe*os "d**os" pela fam**ia por
</line>
<line>
meio da prest*ção de servi*os.
</line>
<line>
Co*tudo, * domi*ação afetiva *o*n*-se u*a fe*ramenta efica* para b*rlar as lei*, bem
</line>
</par><par>
<line>
como redu*ir os be*efícios facili*ar neg**iações salariais entre a "p**ro*" e a empr*ga*a. e
</line>
</par><par>
<line>
Out*o ponto importante é q*e a dominação afetiva
</line>
<line>
ad*ntr* a vid* dos tra*alhadores de
</line>
<line>
tal
</line>
</par><par>
<line>
forma qu* es*e* s* tornam dependentes dos laços afeti*os cr*a*os com a f*míli*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
empregador, contu*o não se *eve ver essa dependên*i*
</line>
<line>
co** carênci*, mas sim como
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
relação de domi**ção tão eficaz que * *a*az de fazer com que esses laços sejam
</line>
<line>
in*ubstituív*is. Em outras pa*avras, nem mesmo *s p*ssoas mais *róximas *as emp*egadas
</line>
<line>
d*m**tic*s conseguem estab*lec*r laços afetivo* *ue amenizem ou satisfaçam *s pe***s
</line>
<line>
afet*v*s.
</line>
<line>
Por meio da pesqui*a torn*u-se po*sível compreender que a apropriação da
</line>
</par><par>
<line>
subjetividade das trabalhado**s
</line>
<line>
domésticas, por m*i* do control* social, possibi*it* o
</line>
</par><par>
<line>
es*ab*lecimento d* dominaçã* afetiva. S*ndo assim, é *ossí*el inferir que o* patrões emanam
</line>
<line>
esforços para fazer com que *ra*alh*r como empregada d*més**ca s*ja uma questão
</line>
<line>
*ered*tária e que só mu*heres *obres herdam esse traba**o. Por*m essa *rática ob*etiv* fazer
</line>
</par><par>
<line>
c*m que
</line>
<line>
empregadas domést**as se s*ntam inferiores per*nte sua* patr*as, logo * melhor
</line>
</par><par>
<line>
remuneração
</line>
<line>
que podem ter * a
</line>
<line>
amizade e os laços afe*ivo* cria*os
</line>
<line>
com a fam*lia do*
</line>
</par><par>
<line>
empregadores.
</line>
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"# Eu, Em*regada Domést*ca": Entre A D*mina*ão Afetiva e Precar*edade Su*jetiva
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
P*r *im, c*nsid*ramos que o objeti*o f*nal do *resente artigo foi al*ançado *e form*
</line>
<line>
pa*cial, u*a vez que o métod* d* análi*e de narr*tivas *ão possibilit* criar um* *nál*se crítica
</line>
<line>
e então des*elar muito mais d* que foi ex**sto. S*ndo ass**, rec*men*amos, també*, *ara
</line>
<line>
pes*uisas fu**ras es*udar o* *elatos ex*ostos na pági*a utiliza*do ou**os métodos, c*m* p*r
</line>
<line>
exe*plo *nálise Crítica do D*scurso, bem como pe*quisas que tenh*m como objetivo analisar
</line>
<line>
os anúncios de empr*g* para o recrutamento e s*l*ção de empregadas domésticas ou
</line>
<line>
trab*lhos *u* *pro*u*d*m o *em* tr*balho doméstico e dom*n*çã* afet*va. Outra sugestão
</line>
<line>
para pesquisas futu*as *ão os processos de adoecimento dec*rrentes **s condições d* *rabalho
</line>
<line>
da* e*pregad*s doméstic*s, qu* viriam a dem*nstrar a* cons**uências fí*icas e *síquica* da
</line>
<line>
si*ua*ão pr*cári* a que são su*metidas.
</line>
<line>
**FERÊN*IAS
</line>
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ANTUNES, *.; SILVA, *. A. *. O Avesso do Trabalho. *ão *aulo: Ex*ressã* popular,
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Como **ferenc*ar es*e **tigo, conforme ABN*:
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R. G. MOUR*, D. S. ZEFERINO, *. P. *ASC*MENTO "# Eu *mp*egada Doméstica": *ntr* A
</line>
<line>
**m*naç** **etiva e Precar*e*ade Subjetiva. Re*. FSA, Teresina, v.17, *. 3, a*t. 1, p. 3-1*, m*r.
</line>
<line>
2020.
</line>
</par><par>
<line>
Contribui*ão dos Autore*
</line>
<line>
A R. *. *oura
</line>
<line>
D. S. Zeferino
</line>
<line>
R. *. Nascimento
</line>
</par><par>
<line>
1) *oncepção e pl*nejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *nálise e interpr*tação dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) e*abora*ão do rascu*ho ou na revisão cr*tica do conteú**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) par*icipação na apro*ação da versão final do **nuscrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*ina PI, v. 17, n. 3, art. 1, p. 3-19, mar. 2*20
</line>
<line>
www4.fsa*et.*om.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
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