<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 13, p. 208-227, *a*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.3.13
</line>
</par><par>
<line>
*ulheres Trabalhadoras Com e Sem *i*hos: Estud* Qu*litat**o Sobre Papéis * *so do Tempo
</line>
<line>
W*rking Women *ith a*d *ithout Ch*ldren: A Quali**tive *tudy Abou* Rol*s and T*m* use
</line>
</par><par>
<line>
Let*cia Maria Barbano
</line>
<line>
Me*tr* em Terapia Ocup***onal pelo *niversidade Fe*eral de Sã* Carlos
</line>
<line>
E-mai*: leticiabarbano@*ah*o.com.br
</line>
<line>
Daniel M*rinho Cez*r d* Cruz
</line>
<line>
Pós-**utorad* em *eurologia p*l* *aculdad* de Medicina da Un*v*rsidade d* São Paulo
</line>
<line>
Do*tor em Educação Es*eci*l pela Univer*ida*e F*dera* de São Car*os-*F*Car
</line>
<line>
Profe*sor *a Universidad* Federal de São Carlos
</line>
<line>
E-mail: cru*dmc@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
En*e*e*o: *et*cia M*ria **rbano
</line>
<line>
Editor-Che*e: *r. Ton*y Kerley de *lencar
</line>
</par><par>
<line>
D**a*tamento de Terapia Ocup*ciona*. R*dovia
</line>
<line>
Rod**g*es.
</line>
</par><par>
<line>
W*shingto* Luis km 235, **njolinh*. 135659*5 - São
</line>
</par><par>
<line>
Carl*s, SP - B*asil.
</line>
<line>
Arti*o recebi*o em 18/*2/2019. Últ**a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Daniel *ari*h* Cezar da Cruz
</line>
<line>
recebi*a *m 02/01/2*20. Apro**do em 0*/01/2020.
</line>
</par><par>
<line>
Departamento *e Tera**a Ocupacional. Rodovia
</line>
</par><par>
<line>
Wa*hington *uis km 235, Monjolinho. 135*5905 - S*o
</line>
<line>
*valiado p*lo sistem* Tri*l* Rev*ew: Desk Revie* a)
</line>
</par><par>
<line>
Carlos, SP - Brasil.
</line>
<line>
pel* Editor-Ch*fe; e *) D*uble B*ind Review
</line>
</par><par>
<line>
.
</line>
<line>
(avaliaçã* cega por do*s a**liador*s da ár*a).
</line>
<line>
Revi*ã*: Gram*tical, Normativa e *e Fo*matação
</line>
</par><par>
<line>
Apoio e *inanciamento: FA*E**; Un*versidad*
</line>
<line>
Federal de S*o Ca*los (UFSCar)
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na, v. 17, n. 3, art. 13, p. 208-227, mar. 20*0
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
</page>
<page>
<par>
<line>
L. M. Barba*o, D. M. C. C*uz
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Com a inserção da m*lher no mer*ado *e trabalh*, a distribuição de
</line>
<line>
suas ocupaç*es foi
</line>
</par><par>
<line>
alt**ada isso impactou no uso de seu *e**o. O *bjetivo **ste *st*d* *oi invest*gar e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*omparar * importânci* o *ignifi*ado dados aos papéis ocup*c*o*ais desempe*hados por e
</line>
</par><par>
<line>
mulh*r** t*a**lhadoras com *em filhos, bem como *e e*tão s*tisfeit*s com o mod* como e
</line>
<line>
o*upam o próprio tempo. Foi utilizado com* *eferencial teó*ico o Modelo de Ocupação
</line>
</par><par>
<line>
H*m*na. Trata-*e de um est*d* d*scritivo comparativo de abor*agem qua*i*ativa. Foram e
</line>
<line>
aplica*os os in*t*umentos "Lista de Identif*caç*o de Papéis *cu*acionais" e *ma "Entrevi*ta
</line>
<line>
semi*s*ru**rad*" (e*a**rada pe*os p*s**isa*ore*). P*rtic*para* oito mulhe*e* *rabalh*doras,
</line>
</par><par>
<line>
*ividid**
</line>
<line>
e* dois grupo*: com
</line>
<line>
e sem filhos. Os dados
</line>
<line>
d* lista foram tabulados
</line>
</par><par>
<line>
descritiva*ente e
</line>
<line>
as entrevistas foram *ranscritas analisadas por "Análi*e de Co*teúdo e
</line>
</par><par>
<line>
Temática". Emer*iram três *ate*orias: "* o*upaç*o como identidade e seu* *ign*ficados
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*rtir dos papé*s ocupacionais"; "Satisfação e insatisf**ão quanto ao uso do *empo para
</line>
<line>
participa*ão em n*vas ocupações"; "A fa*ta de tempo resultante da sobr*carga d* pap*is". Os
</line>
<line>
resultados mostr*ram que, *m ambos os g*upos, o pape* de tr*balh*dora e *embro de família
</line>
</par><par>
<line>
é menc*onado como muito si*ni*icativo. Para *s mulheres
</line>
<line>
com filho*, trabalhar e*uilibra
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
pap*is dentro e for* do lar, além de ajuda* *inanceirame*te a família. E* todas as entrevistas
</line>
<line>
*p*receu * n*cessidade de adminis*rar melho* o próprio tempo pa*a se *n**jar em maior
</line>
<line>
núm*ro de o*upações.
</line>
<line>
P*lavras-*have: Trabalho. Mulhere*. Pa*e* Ocu*acional. U*o do Tempo. Equilí*ri*
</line>
<line>
Trab*lho-Família.
</line>
<line>
*BS*RACT
</line>
</par><par>
<line>
*ith the i*se*tion of women
</line>
<line>
i n * *e
</line>
<line>
labor m**ket,
</line>
<line>
the distri*u*ion of thei* occ*pa**ons was
</line>
</par><par>
<line>
changed a*d *his affected the use of th*ir time. The a*m of this stud* was to in*estigate a*d
</line>
</par><par>
<line>
c*mpa*e the i*portance and *eanin* given to roles
</line>
<line>
play*d
</line>
<line>
by w*rk*ng w*men with
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
*ithout *hild*e*, as well as be*n* sa*i*fied *ith the wa* they occu*y their
</line>
<line>
*wn time. Th*
</line>
</par><par>
<line>
theoretical framewor*
</line>
<line>
used was th* Model of *uman Occupation. This i* * descriptiv*
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
comp*rative study with qualitative appr*ach. The ins*rumen** "Ro*e Checklist" an* a "Semi-
</line>
</par><par>
<line>
s***cture* Intervi*w" (elaborated
</line>
<line>
by th* rese*r*hers) we*e *pp*ied. *ight *o*king women
</line>
</par><par>
<line>
participated, divide* into two group*: *ith and without c*ildren. The d*ta i* the li** w*re
</line>
</par><par>
<line>
descrip*ively
</line>
<line>
tab*lated
</line>
<line>
and the in*er*iews were transcribed and *nal*zed by "T*ematic
</line>
</par><par>
<line>
Cont*nt Analysi*". *hree ca*egories *merge* "Occupation as identity and its *eanin** from
</line>
<line>
roles"; "S*tisfa*t*** a*d *issa*i*facti*n with the us* of t*me ** participa*e in new
</line>
<line>
occupations"; "The lack of *im* re*ulting from role overload." Th* results sho*ed that in both
</line>
</par><par>
<line>
groups
</line>
<line>
*h* ro*e of *orker and f*mi*y me*b** mentioned as v*r* significant. For wom*n is
</line>
</par><par>
<line>
with children, wo*ki*g
</line>
<line>
*alance* rol*s in and ou* *f t*e *ome, as well *s *elping the family
</line>
</par><par>
<line>
*ina*****ly. In al* interviews emerged th* need to better manage their time to eng**e in more
</line>
<line>
oc**p*tions.
</line>
<line>
K*y-words: W*rk. *ome*. R**es. Use *f *ime. Wor*-*amily Bala*ce.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 13, p. 2**-22*, m*r. 20*0
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Barb*no, D. M. C. Cruz
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A temática d* mulher tra*alh*do*a *od* ser estudada po* *i*ersos enfoque*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**ferenc*ais t*óri*os. Entr*tant*, *n*ependente**nte do **és a ser adotado, é imp*rtante *it*ar
</line>
<line>
a discu*são historicam*nte.
</line>
<line>
Até o fi*al da Idade M*d*a e *níc*o do Capi*alis*o, não havia se**r**ão form*l entre
</line>
</par><par>
<line>
casa e trab*lho.
</line>
<line>
O t*aba*ho reprodu*ivo - do*é*ti** e de c*idado - não era isolado *o
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho produti*o - *e
</line>
<line>
ge*ação ** renda (MIOT*, 2015; B**YBON, **12; PERNO*D,
</line>
</par><par>
<line>
*99*). A *artir da consolidaç*o das cidades e co**t*ução *as *ndú*tr*as, esta orga*iz*çã* foi
</line>
<line>
al*era** *, graças à *ultura cap*tal*sta, o trabalho produtivo passou a ser mais valo*izad* que o
</line>
<line>
trabalho reprodutivo (D*DECCA, 2015; MIOTO, 2015; *EDECCA, 2008; FONTOURA *t
</line>
<line>
al., 2010).
</line>
</par><par>
<line>
*oda esta reorgani*aç** social *e*letiu
</line>
<line>
*a rotin*, papéis d*se*p*n*ados *so e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
te*po d* m*lher *ue, inserida no me*cado de trabal*o, pas**u a ac**u*ar n**as funç*e* para
</line>
<line>
al*m do trabalho rep*od*tiv* (MI*TO, 20*5; B*AYBON, 2012; FONTOURA et al., 2010).
</line>
</par><par>
<line>
De*de e**a *poca até os dias *t*ais,
</line>
<line>
diver**s estudos em vári*s países ao r*dor do mundo
</line>
</par><par>
<line>
(TRI**,
</line>
<line>
2019; OL*O-L*P*Z; GOÑ*-LEGAZ, 2*17; *E*DEN; CHA; *UCCA, 2016;
</line>
</par><par>
<line>
HOOK; PET*IT, 2016; **DRINGA ** al., 20*5) mostram
</line>
<line>
q*e *s mulher*s fazem dup*a
</line>
</par><par>
<line>
jornada *e t*abalho, is*o é, traba*ham d*n*r* e fora do *ar.
</line>
</par><par>
<line>
No Brasi*, dado* do IBGE (2015) afirmam que a mulh*r brasileir*, ap*sar *e tr*balhar
</line>
</par><par>
<line>
me*os hor*s que *s
</line>
<line>
homens em trabalhos remunerados, *e* carga horári* total de trabalh*
</line>
</par><par>
<line>
cinco **ras m*ior que o total m*scu*ino, po** desempenha mais h*ras *e traba**os
</line>
</par><par>
<line>
doméstic*s. Esta sobr*carga de traba*h* se mostra ma*s
</line>
<line>
ev*d**te quand* mulher é mãe a
</line>
</par><par>
<line>
(TRIG*, 2019; ANDRI*GA et *l., 2*15; F*NTOURA et al., 2*10).
</line>
</par><par>
<line>
N* *ota
</line>
<line>
*écnica
</line>
<line>
"Mulhere* e Traba*ho:
</line>
<line>
br*ve aná*i** do período
</line>
<line>
2004-2014"
</line>
</par><par>
<line>
(PINHEIRO et al., 2016), do I*stituto d* Pesquis* Econ*mica Apli*a*a (IP*A),
</line>
<line>
há
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
afir*ação so*re
</line>
<line>
* nece**ida*e de "desenvo*ver e*tu**s visa*d* aprofund*r o *iagnóstico da
</line>
</par><par>
<line>
situação da mulher no mundo do t**b*lho para s*b*idia* as políticas de pro*oção de traba*ho
</line>
<line>
de*e*te" (p. **). N*ste sentido, o pr**en*e estudo s* *o*tr* p*rtinent* por *e* com* obje*ivo
</line>
</par><par>
<line>
inve*tigar * comparar a importânc*a
</line>
<line>
e o significa*o
</line>
<line>
dados a*s papéis ocup*cionais
</line>
</par><par>
<line>
d*sempenh*dos por **lheres trabalh*dor*s com e sem f*lhos, bem como se e*tão satisfe*tas
</line>
</par><par>
<line>
co* * modo como ocupam
</line>
<line>
o
</line>
<line>
próprio tempo. É utilizado o Modelo de **upaç*o Hu*ana
</line>
</par><par>
<line>
*omo embasamento teórico par* a disc*ssão dos dados.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. *3, p. *08-2*7, ma*. 2020
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mu***res Tra*alhadoras Co* * Se* Filhos: Estu*o Qualitati*o Sobre Papéis e *so do Tempo
</line>
<line>
211
</line>
</par><par>
<line>
2 *EFERENCIA* TEÓR*CO
</line>
</par><par>
<line>
O Modelo de O*upação Hu*ana *oi desenvol*ido pelo te*apeuta ocupaci*nal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
psi*ólo*o Gary Kielhofner co* o objet*vo ** co*preend*r c*mo as pessoas *e ad*ptam aos
</line>
<line>
seus probl**as ocupacionais e re*es*obrem modos significat*vos de *esempen*ar *cupações
</line>
<line>
(TAYL*R; K*ELHOFNER, 2017). Este modelo propõ* a inte*raç*o *e qua**o elem*n*os: *
</line>
<line>
volição, a ha**tuação, o desempenho e * am*iente.
</line>
<line>
A volição se ref*r* às motivações que um s**e*t* tem para s* *ngaja* em determinad*
</line>
</par><par>
<line>
oc*pação e a*arca
</line>
<line>
três e*emen*os: causação pessoal, valores e interesses. A habituação *
</line>
</par><par>
<line>
ex*lica *omo a o*u*ação se t*rn* parte integrante
</line>
<line>
*a rotin* * contexto
</line>
<line>
de uma p*s*oa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
en*loba
</line>
<line>
hábitos, *otina e os p*péis o*upacion*is. A capacidade de *ese*p*nh* envolve
</line>
</par><par>
<line>
ele*e*tos
</line>
<line>
obje*ivos (habilidades fís*cas e psicológicas) e
</line>
<line>
ele*en*os s*bj*tivos (expe*iências
</line>
</par><par>
<line>
p*évia* que a pessoa teve ao de*emp*nhar a ocupação). Já o *mb*ente envo*ve *rês dimensões:
</line>
</par><par>
<line>
física, soci*l e
</line>
<line>
ocu*acional. Estas três dimensões coex*stem em três
</line>
<line>
ní*e*s: c*ntextos
</line>
</par><par>
<line>
imediat*s (c*mo nossas *as*s, trabalho e es*ola), c**t**tos locais (como o bairro e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*munidade) e cont*xtos globais (como a sociedade). T*do*
</line>
<line>
os nívei* e dimensões do
</line>
</par><par>
<line>
ambiente influen*iam e sã* inf*uencia**s pe*as pesso*s *ue o com*õe*. Os a*pectos cul*urais
</line>
<line>
e*t*o p*ese*tes em todos os ní*eis. (LEE; KIELHOF*ER, 2017a; LEE; KIELHOFNER,
</line>
<line>
20*7*; THA* et al, 20*7; FI*HER e* al., 2017)
</line>
<line>
O* papéis o*u*acionais constituem um element* da *a*itu*ção e são defini*os como
</line>
</par><par>
<line>
um "con*un*o *e c*mpo*tam**to* esperado*
</line>
<line>
pel* sociedade, modelad*s pela cultura e pelo
</line>
</par><par>
<line>
con**xto, que po*em ser ainda ma*s co***ituados *ef*nidos pelo cliente" (*OTA, 201*, e
</line>
<line>
p.28). O uso q*e um* pes*oa *az do pr*prio *empo é modelado pe*a rotina que ela tem e *elos
</line>
<line>
pa*éis oc*pacionais que desemp*nha (LEE; KIELHOFNER, 2017b; KIE*HOFNER, 19*7).
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
3.1 *spectos Étic*s
</line>
<line>
O p*oje*o de *esquisa fo* *ubmetido e apr*vado pelo Comitê de Étic* em Pesquis* *m
</line>
<line>
Se*es Human*s da Univer*id*de Fede*al de Sã* Carlos - UFSCar, São Ca*los, São Paulo,
</line>
</par><par>
<line>
Br*sil, pe*o **re*er n* 2.167.**6. Foram respeita*os o* *rincípios éticos estabelecidos
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
R*solução 196/96 do Co*selho Nacio*al de Saúde *o Brasil, send* c*nsiderad*s par**cipan*e*
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 3, art. 13, *. 2*8-***, *ar. 20*0 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. B*rbano, D. M. C. Cruz
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
d* pesq*i*a as mulheres que assinar*m u* Termo de *on**nti*ento Livre e Esclarecid*
</line>
<line>
(TCLE).
</line>
<line>
*.2 *ipo de pesquisa
</line>
<line>
Trata-*e de um *stud* descritivo * c*mp**ativ*, com *bordagem qualitativa. As
</line>
<line>
pesquisas de*crit*vo-comparati*as des*revem, ordenam, **al*sam e comparam *ados, de
</line>
<line>
maneira * verificar semelhanças e di*eren**s dos fenômenos, sem a interfe*ê*cia *o
</line>
<line>
pesq*isador (PRODANOV; FREITA*, 2013).
</line>
<line>
3.3 Pa*ticipantes
</line>
</par><par>
<line>
Esta pe**uisa é deri*ada de um estudo quantitativo
</line>
<line>
compar*ndo mulheres
</line>
</par><par>
<line>
trabalhador*s com e sem filhos (BARBAN*; CRUZ, 2019). Participara* da
</line>
<line>
pri*eira parte
</line>
</par><par>
<line>
da *e*q***a, em *mos*ra defin*da por análise estatística com 90% de confiabilid*de * 15% de
</line>
</par><par>
<line>
margem de erro, um t*ta*
</line>
<line>
de 171 participantes, as quai* *espond**** a *m ques*i*nár*o
</line>
</par><par>
<line>
online. Esta **imeira et*pa busc*u anali*ar *uantitativam*nte o uso do tempo, poder
</line>
<line>
a*uisit*vo * satisfação no tr*balho de *u*heres *rabalhadoras c*m e sem filhos. Os resultados
</line>
<line>
apontara* que m*lher*s com f*lho* gastaram ma*s horas d* se* dia em higiene, cuida*o com
</line>
<line>
idosos, religião e es*udo* *uando compa*ada* com m*lh*r*s *em f*l*os (p=0.001). Mulh*res
</line>
<line>
com filho* *prese*tar** maior satis*ação no tr*balho (em relaçã* ao domí*io pro*issional) ou
</line>
<line>
estatisticame*t* *gual (em re*ação a* score fi*al do *e*te aplicado) às mulheres sem f*lh** (*=
</line>
</par><par>
<line>
0.2362). Quanto ao pode* aquisitivo, mulhere*
</line>
<line>
c*m filhos *presen*aram c*a**es *conômic*s
</line>
</par><par>
<line>
(e, port*nto, poder de c*nsum*) **is elev*dos que mulheres se* filhos (p<*.018)
</line>
<line>
(BARBANO; CRU*, 2019).
</line>
<line>
A *a**ir da primeira et*pa, qua*t*tativa, foram se*eciona*as aleato*iamente 8 mulhere*
</line>
<line>
para compor a presente pesq*isa, de natureza qualitativ*, sendo 4 do grupo *em filh*s e 4 do
</line>
<line>
g*upo *om filhos. Como *rité*i*, foram ut*lizados testes não pa*a*étrico* - abor*ag*m
</line>
<line>
recomendada po* um serviço de estat*stica - *ue não de*in*u um número de amostra, l*vando
</line>
<line>
em *onsi*e*ação que *s dado* col*tados seriam qualitat*v*s. D*ssa forma, *icou *penas
</line>
</par><par>
<line>
*efinido um número igual d*
</line>
<line>
pa*ticipantes *a*a os d*is grup*s, u*a ve* que a pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
qual*tativa não se pren*e às represent*tividades numér*cas, mas preocu*a-*e com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
entendim*nto e os sign*fic*dos de um fe*ômen* *u grupo (GERHARDT; SILVEIR*, 2009).
</line>
<line>
Rev. FS*, Teres**a, v. 17, *. 3, art. 13, p. 208-22*, mar. 2020 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mulheres Trab*lhadoras Com e S*m Filhos: Estudo Qualitativo Sobre Papéis e Us* *o Te**o
</line>
<line>
213
</line>
</par><par>
<line>
3.4 Instrumentos d* co**ta de *ados
</line>
</par><par>
<line>
Para a coleta, foram aplicados os seguintes instrumentos:
</line>
</par><par>
<line>
- Lista *e I*e*tif*cação de Papéi* O*upaciona*s (Ro*e Checklist): trata-se de um
</line>
</par><par>
<line>
instrum*nto em formato
</line>
<line>
de entrevista, d* orige* n*r*e-american* e b*seado no Modelo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
O*upação Huma**. Foi adap*a*o transcul*ural**nte
</line>
<line>
e validado no Bra*i*
</line>
<line>
por Cordeiro
</line>
</par><par>
<line>
(2007). Dividi*o em *uas partes, a primeira aval*a os
</line>
<line>
p*incipa*s papéi* ocupacionais que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pessoa assinala nos tempos: passado, presente e fut*ro. A segunda parte v*rifica *ra* o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
im*o**ân*ia a*ribuído a cada
</line>
<line>
papel, podendo ser: "n*nhum* importânc*a", "al*um*
</line>
</par><par>
<line>
i*portância" ou "muita importân*ia". O* p*pé*s apr**en*ados pela lis*a são **z: 1) estu*ante,
</line>
</par><par>
<line>
2) tr*ba*hador, *) voluntário,
</line>
<line>
4) cuidador, *) s**viço doméstico, 6)
</line>
<line>
*mig*, 7) membro de
</line>
</par><par>
<line>
*amília, 8) religioso, 9) pass*te*po/*mador e 10) participant* em organi*ações. Há, ai*da, a
</line>
</par><par>
<line>
opção de a pessoa apontar ou*ro
</line>
<line>
pa*el não *ist*do. A lista de I**ntifica*ão d* Papéis
</line>
</par><par>
<line>
Ocupac*onais é adequad* e confiável p*ra obte*ção
</line>
<line>
de da**s acerca d* percepção de uma
</line>
</par><par>
<line>
pes*oa so*re *s *eus p*pé*s ocupacionais (CO*DEIRO, 2**7).
</line>
<line>
- Ent*evista **miestruturada: *oi *lab*ra*a pel*s pe*qui*adores a p*rti* da Lista de
</line>
</par><par>
<line>
Ide*tif*cação de Papéi* Oc*pacionais, a fim
</line>
<line>
*e aprofun*ar o signific*d*
</line>
<line>
que as mulhere*
</line>
</par><par>
<line>
atribuem
</line>
<line>
para seus *apéis *cupacionais. Es*e roteiro foi pré-tes**do com t*ês pe**oas e foi
</line>
</par><par>
<line>
ve*ific*do q*e não e*am necessá*ias *lte*ações para captar as *e*cep*ões **erca *os *apé*s. O
</line>
</par><par>
<line>
roteiro
</line>
<line>
*oi c*mpost*
</line>
<line>
*elas p*rguntas: "Por *ue voc*
</line>
<line>
acha *u**o
</line>
<line>
importante des***enha*
</line>
</par><par>
<line>
este(s) pap**(is)?"; "Qual
</line>
<line>
pap*l você mais gosta de *esemp*nh*r, * por
</line>
<line>
quê?"; "*o**
</line>
<line>
está
</line>
</par><par>
<line>
sati*feito com * modo como o*upa seu tempo? Por quê? O que mud*ria, se *udesse?".
</line>
<line>
A e**revis*a f*i realizada após a a*lica*ão da *ista de Ident*fi*ação de Papéis
</line>
</par><par>
<line>
Ocu*acionais e, a parti* *os resultados dest*, as mulhe*es for*m
</line>
<line>
entrevi*tadas quanto ao*
</line>
</par><par>
<line>
papéis que cons**eravam como "mu*to im*o**ant*s".
</line>
</par><par>
<line>
*.5 **oce*ime***s de coleta e anál*se dos dados
</line>
</par><par>
<line>
Para a Lista ** Identificação *e Papéis Ocup*cionais, o* dados f*ram analisa*os em
</line>
</par><par>
<line>
frequências
</line>
<line>
absolu*as relativas, *
</line>
<line>
*e acordo com os
</line>
<line>
papéis n*s tempos: passado, present*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fu**ro e qua*to ao seu grau de impo*tância (ELLIOT; BARRIS, 19*7).
</line>
<line>
Os dados obtid*s pe*os dois *nstrumentos fo*a* *nterpretad*s com base no Modelo de
</line>
<line>
*cupação Humana de Gary Kielhofner (TAYLOR; KIELHO*N*R, 2017), levando e*
</line>
</par><par>
<line>
consideraçã* *o*o a
</line>
<line>
*oliç**, habituação, desempen*o e *mbiente
</line>
<line>
influenciam no
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 3, art. 1*, p. *08-227, mar. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. M. Barb*no, *. M. *. Cruz
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
e*gajamento da* *cupaç**s, *o uso do tempo * nos papéis ocupacionais *e*emp*nhado* *elas
</line>
<line>
participantes desta pesq*isa.
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
entr*vist*s fora* *e*lizadas no local que as participantes *o*siderass*m mais
</line>
</par><par>
<line>
*d*quado, po*e*do ser o am*iente de tra*alho, ambi*nte domés*ico ou outro lugar apo*tad*
</line>
<line>
*** elas. A du*ação de cada e*tre*is*a foi em média de 15 min*tos, co**ando neste tempo a
</line>
<line>
apresenta*ão dos objetivos e a assin**ura do T*rmo de C**s*n*imento Livre * Esclare*ido
</line>
<line>
(TC*E). *s d*d*s foram g**vados e transcr*to*. Após a tr*nscrição, foram analisados p*r
</line>
<line>
me*o da té*n*ca *e "Análise do Cont*ú*o Temática" (*INAYO, 2012). A t**nica de *nálise
</line>
</par><par>
<line>
d* **nteúdo Temát*c*
</line>
<line>
*i s a
</line>
<line>
**scr*ver de maneira ob*et*va sistemát*ca o conteúdo q*e e
</line>
</par><par>
<line>
aparece em comunicação **anscri*a, * par*ir *a
</line>
<line>
categorização do conteúdo *m temas.
</line>
</par><par>
<line>
Considerou-se para essa p*s*uisa duas *tapas: leit*ra das transcr*ções, de modo * *stabelecer
</line>
</par><par>
<line>
rel*ções entre
</line>
<line>
os tex*os * conc*itos teóricos gerais, e catego*i*ação em temas a partir dos
</line>
</par><par>
<line>
assuntos que *mergi*m durante a lei*u** (MINAYO, 2012).
</line>
<line>
As *at*goria* *e*áticas em*rgidas a *artir da le*tura fo**m tr*s: "* ocupação com*
</line>
</par><par>
<line>
ide*ti*ade seus significa**s a partir dos papé*s e
</line>
<line>
ocupacionais"; "*atisfação e i*satisf*çã*
</line>
</par><par>
<line>
quanto ao us* do te*po para particip*çã* em novas ocupações"; "A falta de *empo re*ultante
</line>
<line>
da sobrecarga de papéis".
</line>
<line>
4 RESULTADOS * DI*CU*SÃO
</line>
<line>
4.1 Resultados da Lista de Identificaçã* de Papéis O*upacio**is
</line>
</par><par>
<line>
A Tabela 1 apresenta os r*su*tados da Lista
</line>
<line>
*e *dent*fi*ação de Pa*éis Ocu*acionais
</line>
</par><par>
<line>
org*n*zada pelo* *apéi* ocupacion*is que as pa*t*cipan*es d*sempenham no pre*ente,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
pas*ado e no futu*o, as*im como as frequências dos papéis atribu*dos *omo "muito
</line>
<line>
importantes" pelas participantes *os dois gr*p*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 1*, n. 3, art. 13, p. 208-*27, mar. 2020
</line>
<line>
**w4.fsane*.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mulher*s Trabalhado*as Com e S*m Filhos: Estudo Qualitativ* Sobre Papéis e Uso *o Te*po
</line>
<line>
*15
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 1 - Frequênc*a de pap*is *es*mp*nhados pelas participantes *o* gr*pos mulh*res com filhos (n=4) e mulh*res *em f*l*os (n=4) e
</line>
<line>
frequê*ci* de papéi* consid**ados cuj* g*au de import*ncia é "muito importan**".
</line>
</par><par>
<line>
Papéis
</line>
<line>
Mulh *assa %
</line>
<line>
eres c do N
</line>
<line>
*m Filh* Pre*ent %
</line>
<line>
s e N
</line>
<line>
Futuro %
</line>
<line>
N
</line>
<line>
GI* %
</line>
<line>
N
</line>
<line>
Mulh Pa*s* %
</line>
<line>
eres d* N
</line>
<line>
se* Filh Present %
</line>
<line>
o* e N
</line>
<line>
F*turo %
</line>
<line>
N
</line>
<line>
GI* %
</line>
<line>
N
</line>
</par><par>
<line>
1. Es*udant*
</line>
<line>
*0%
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2*%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
**%
</line>
<line>
*
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2*%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
*
</line>
<line>
7*%
</line>
<line>
3
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
*. Trabalhadora
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1*0%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
*
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
3. Serviços Domésticos
</line>
<line>
*%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
*
</line>
<line>
10*%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
*
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
4. Am*go
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
10*%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
10*%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
5*%
</line>
<line>
2
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
5. Mem*ro de F*mília
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
6. *assatempo
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
2
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
4
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
<line>
*5%
</line>
<line>
3
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*. Voluntária
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
2
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
2
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
2
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2*%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
8. Cuidadora
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
2
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
2
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
2
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
9. R*ligioso
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
*
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
*
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
*0%
</line>
<line>
2
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*0%
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F**, Teresin* PI, v. 17, n. 3, a*t. 13, p. 208-227, mar. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. M. Barbano, *. M. C. Cruz
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
10. **rtic*pante
</line>
<line>
em 25%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
*
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
1
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
3
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
organizações
</line>
</par><par>
<line>
* G*au de I**ortância
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: O* autor**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 17, n. 3, ar*. 13, p. 208-227, ma*. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**7
</line>
</par><par>
<line>
Mulheres T**balhadoras Com e Sem Filho*: E*tudo Q*alitati*o S*bre Papéis e Uso do Tempo
</line>
</par><par>
<line>
*bserva-se pelos dados da Tabela 1 q*e, para as
</line>
<line>
m*lher** com filhos, os pa*éis
</line>
</par><par>
<line>
ocupacionais que
</line>
<line>
elas quere* dar contin*idade no futuro são *4: trabalho, serv*ço*
</line>
</par><par>
<line>
*omésticos, ami*os e membro de família. *ara
</line>
<line>
as *ulhe*es sem *ilhos, foram escolhidos
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
*esmos papéis, com a exc*ção do papel de amigos. Destaca-*e q*e, quanto à im*ortânc*a, o
</line>
<line>
trabalho e a famíl*a f**am as únic*s o*upações qu* receb*ram 100% de "muita importânc*a"
</line>
<line>
*or *mbos o* gr*pos de mulhe*es.
</line>
<line>
CATEGORIA 1- A oc**açã* c*mo identid*de e *eus signifi*ados a partir dos papé*s
</line>
<line>
oc*pacionais
</line>
<line>
Os *apéis *a*s citados para as mulh*res *om filhos foram os de trabalha*ora, m*mb*o
</line>
<line>
de famí*ia, amiga, ser*iço doméstico* e v*lun*ária. Três d*s q*a*ro en*revistadas se referiram
</line>
</par><par>
<line>
ao t*ab*lho *omo
</line>
<line>
u*a *portun*dade de conh*cer novas
</line>
<line>
*essoas e *q*ilibrar os **péis
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
desem*enham no ambiente d*méstico, mo*tra**o que o conceito de trabal*o está fo**emente
</line>
<line>
as*o*ia*o às ati*i*ade* remuneradas. Du*s o veem, também, como meio de trocas como *ens
</line>
<line>
* serviços, referindo-se ** *ece*sida*es financeiras *a*a a *amília.
</line>
<line>
"Eu também acho que é importante para vo*ê *air daquele ambiente
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
cas*...É um momento *ue vo*ê sa*, que
</line>
<line>
você interage com out*as
</line>
</par><par>
<line>
pes*oas, q*e você te* um con*ívio socia*...mai* *migo*... E, no meu
</line>
</par><par>
<line>
*a*o, e*
</line>
<line>
g*sto mu*to do *ue eu *aço, que eu estou lidand* *om
</line>
</par><par>
<line>
ado*e*centes, eu dou *ula para *nsino médio, *ntão é boa a *roca de
</line>
<line>
energia com eles, fa* falta, t*nto * que nas f*rias e* fi*o com saud*de
</line>
</par><par>
<line>
da escola (ris*s) porque eu
</line>
<line>
gosto, né?". (En*revi*tada 01, *7 anos,
</line>
</par><par>
<line>
com filho*, professora de ensino méd*o).
</line>
</par><par>
<line>
"Porqu* *e eu
</line>
<line>
n*o ti*er
</line>
<line>
um t r abal ho
</line>
<line>
pa** manter a família, ajudar
</line>
</par><par>
<line>
minha f*lha no *u*uro, porque a gente traba**a já pensando *o futuro
</line>
<line>
dos filhos, né". (Entrevistada 02, 32 an*s, com filho*, *ecretária).
</line>
<line>
"Ami*ad*, *amília e casa, ach* que esses são f*n*am*nt**s p*ra vo*ê
</line>
<line>
te* um c*nvívio, *cho q** isso é o ma*s *mp*rtante para mi*... Eu
</line>
</par><par>
<line>
*cho *ue
</line>
<line>
assim, sem a *amília você não nada; se vo*ê está na é
</line>
</par><par>
</page><line>
di*iculd*de seu amigo *s*á ali pa*a lhe dar o ombro; da *a*a, se você
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 17, *. 3, art. 13, p. 2*8-227, mar. 2*20 ww**.fsa*et.*om.b*/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
218
</line>
</par><par>
<line>
Mulheres *rabalhadoras Com * Sem Filhos: Es*udo Qua*itativo So**e Papéis e Uso do Tempo
</line>
</par><par>
<line>
não t*ver u* alic*rce, vo*ê não *em nada". (Entrevista*a *2, 32
</line>
<line>
anos, com f**hos, secret*ri*).
</line>
<line>
"Trabalhar fo*a eu *o*to, c**dar da *inha casa também, ter um
</line>
<line>
tempo par* fazer serviç* volun*á*i* é muito importa*te...".
</line>
<line>
(E**re*istada 03, 52 anos, com filhos, auxi*iar de produção).
</line>
<line>
"E* acho important* *esemp*nhar o papel *e m*e [membro de
</line>
</par><par>
<line>
fam*lia], e*
</line>
<line>
primei*o lugar, depois o
</line>
<line>
d * t r *bal h ador a f or *
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
la*, *orq*e isso al*m
</line>
<line>
de contr*buir **nan*eiramente fala*do,
</line>
</par><par>
<line>
melhora min** autoestim*, eu
</line>
<line>
também consigo
</line>
<line>
dividir meu
</line>
</par><par>
<line>
*empo e*tr* trab*lho e famíl*a". (En*revistada 0*, 55 anos, com
</line>
<line>
f*lhos, auxiliar adm*nistrat*va).
</line>
<line>
Par* as **lheres sem filho*, os **péis *ais mencionad** foram os de
</line>
</par><par>
<line>
tr*balhadora, amiga e mem*ro de f*mília - pa*éis em
</line>
<line>
comum *om as mulh*res com
</line>
</par><par>
<line>
fi*hos - diferin*o des*as *o men*ionare* os p**éis *e *el*giosa, cui*ado*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
passatemp*. Três das quatro entrevistadas afirmara* a imp*rtância de todos os papéis
</line>
<line>
que *ese***nhavam, sendo *ifícil destacar um ou outro mais importante. Todas as
</line>
<line>
entrev*stadas sem f*lhos *firm*r*m d*r grande impor*ância à ati*idade ** traba*ho,
</line>
<line>
ded*cand* a maior parte de seu dia a is*o. Tam*ém foi po**ível observar a neces*idad*
</line>
<line>
do equilíb*io *o uso do tempo ao assum*r diferentes *apé*s.
</line>
<line>
"Olh*, todos os papéis qu* e* citei na verdade é com* ocup*
</line>
</par><par>
<line>
meu tempo, é m*nha vida, é que **u. [...] minha vida hoje se o
</line>
<line>
basei* *est*s papéis" (En*rev*stada 06, *6 anos, sem f*lhos,
</line>
<line>
bióloga).
</line>
</par><par>
<line>
"U*t*mament* é t*abalhar e reli*ião, * ta*b*m a*udar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
famí*ia... Como nã* te*ho f*lhos e* me *e*ico à família, não só
</line>
<line>
ao meu marido, mas a*s s**rin*o*, irmãos etc" (Entre*istada
</line>
<line>
05, *3 anos, s*m filhos, direto de escola infantil).
</line>
<line>
"Então ess* coisa do passatemp*, eu gosto muito, me i*entifico,
</line>
</par><par>
<line>
m* f*z fe*i*, me
</line>
<line>
faz bem, me rec**heç*. É i*ter*ssante
</line>
<line>
que na
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teres**a PI, v. 17, *. *, a*t. 13, p. 208-227, mar. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. M. Bar**no, D. M. C. Cruz
</line>
<line>
*19
</line>
</par><par>
<line>
mi*ha rede *ocial eu acabo *olocando *ui*as f**os de dan*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
as pes**as vem falar comigo por
</line>
<line>
causa *isso (risos),
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
engra*ado! \Ah, você
</line>
<line>
dançou de *ovo?\. *c*o que as p*ssoas
</line>
</par><par>
<line>
também me reconhecem a p**t*r dess* pape*" (*ntrevist*da 08,
</line>
<line>
*2 anos, sem filho*, **ra*euta oc*pa*ional).
</line>
<line>
"* trabalho, acho *ue a g**te não po*e ficar só no tr*bal**,
</line>
<line>
mas *u *ost* de trabalhar, eu gosto do que eu faç*... É um *os
</line>
<line>
*ap*is mais **p**t*ntes e a gente aca*a ficando mais te*p* **
</line>
</par><par>
<line>
t*a*alho, né? * maior
</line>
<line>
p*rte do tempo você es*á pensando
</line>
<line>
[ no
</line>
</par><par>
<line>
*ra*alho]
</line>
<line>
ou trabalhando" (Entrevista*a 06, 36 anos, sem
</line>
</par><par>
<line>
filho*, bióloga).
</line>
</par><par>
<line>
"Uma
</line>
<line>
vez *u *uv* uma frase que
</line>
<line>
*ão vou saber expli*itar
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
quem *, que é a*uela fras* *ue diz que o hom*m *ão é u*a il*a.
</line>
</par><par>
<line>
Então eu a**o *ue eu tenho m*ito isso em *im... E* g*st*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gente, e* *osto de *onviver *om *essoas. E eu ac*o que ess*s
</line>
</par><par>
<line>
pa*éis *ue você m* perguntou são braços de c*mo viver,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*omo
</line>
<line>
se relaci*na* e eu ach*
</line>
<line>
também que ele* se com*letam"
</line>
</par><par>
<line>
(*nt*ev*stada *7, 39 anos, **m filhos, *entista).
</line>
</par><par>
<line>
"O se* trabalhador também é
</line>
<line>
um *ei*o de você *e afir*ar na
</line>
</par><par>
<line>
c*mun*dade que v*cê e*tá, é um dos p*péi* que v*c*
</line>
<line>
des*m**nh* dess* s** rec*nhecimen** a p*rtir da sua atividad*
</line>
</par><par>
<line>
p*ofissio**l" (Entr*vista** 08, 32 anos,
</line>
<line>
sem filhos, *erapeuta
</line>
</par><par>
<line>
o*upacional).
</line>
</par><par>
<line>
"* papel de religi*sa é **ito importante para mim, mas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
cuida*or **mbém, porque a mi*ha pro*issão é i*so, né... Quem é
</line>
<line>
d* área da saúde gosta de cui**r. * papel rel*gioso é meio q*e
</line>
<line>
uma ferramen*a para *uem quer cuidar. Quan*o eu que*o
</line>
<line>
*uid*r, eu lanço mão do papel de *stu*ante, *ara ter
</line>
<line>
c*nhec*men*o téc*ico, eu lanço mão d* papel de relig*oso, p*ra
</line>
<line>
ter miseri*ó*dia, *u lanço mão de *ut*os papéis, então *u tenh*
</line>
<line>
*e*. *SA, Teresina PI, v. 17, n. *, art. 13, p. 208-227, mar. *020 w*w4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mulh*res T*abalhadoras Com e Sem F*lhos: Estudo Qual*t*tivo Sobre *apé*s e Uso *o Te*po
</line>
<line>
220
</line>
</par><par>
<line>
a i*pressão q*e de tudo o que eu fa*o o que eu gosto mais é de
</line>
<line>
c*idar" (*ntrevistada 07, 3* anos, sem filhos, dent*sta).
</line>
<line>
CATEGOR*A *- Satisf*ção e *nsatisf*ção qu*nto ao uso do t*mpo par*
</line>
<line>
partici*ação em novas ocup*ções
</line>
<line>
*s dois *rupos relataram * necessidade d* *dministrar melho* o tempo para se
</line>
<line>
engajar *m mai*r nú*ero de ocupações. As mulheres com filhos relataram necessidade
</line>
</par><par>
<line>
de *quilib*ar os pap*i*
</line>
<line>
para dedicar mais tempo *am*lia e às *
</line>
<line>
ativid*des de *a*er
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
esp**tes, fazendo p*ojeções p*r* ocupar o *empo com novos *apéis no futuro. Esse da**
</line>
<line>
su*er* que o trabalho **de ser uma ocup*ção que *e co*oca, de c*rta forma, como uma
</line>
</par><par>
<line>
limita*ão
</line>
<line>
n* temp* p*ra pa*t*ci*ação em outras o*upações. As mulheres sem a
</line>
<line>
**lh*s
</line>
</par><par>
<line>
relatar*m que, c*so p*dessem reorga*izar a *otina, d*dic*riam *eu tempo às a*iv*dades
</line>
<line>
de v*lu*tariado * lazer.
</line>
</par><par>
<line>
"Só *stou e*per*ndo me apose*tar
</line>
<line>
*ara f*z*r mais atividades
</line>
</par><par>
<line>
ainda [risos] q*e já tá no meu
</line>
<line>
projeto: q*ero *azer capoeira
</line>
</par><par>
<line>
*ara terceira idade, já vi on*e t*m, quero fazer aula de t*atro,
</line>
<line>
mas por enquan*o não dá tempo, minh* a*enda tá ocupa*a c*m
</line>
</par><par>
<line>
tudo". (Entrev*st*da 01, 47 anos, c*m *il*os, p*o**ss*ra
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
en*ino m*dio).
</line>
</par><par>
<line>
"Eu acho que daria um pouco m*is *e tempo pa*a m*nha
</line>
</par><par>
<line>
família [...] Se fica*
</line>
<line>
**n**ndo s* e* trabal*o, a*rapal*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fa*ília... a maiori* *as *es**as *e deixam por c*usa d*ss*".
</line>
<line>
(Entre*istada 02, 32 anos, com *ilhos, sec*etária).
</line>
</par><par>
<line>
"Então, s* eu pudesse, eu sei
</line>
<line>
q*e i s s o
</line>
<line>
só *epe*de d* mim, eu
</line>
</par><par>
<line>
arranjaria um tempo para pratic*r esporte e lazer. Eu
</line>
<line>
preciso
</line>
</par><par>
<line>
me or*aniz*r *ais nesse se*tido,
</line>
<line>
eu *empre *stou *rrumando
</line>
</par><par>
<line>
d**culpa (risos)". (Entrevis*ada 04, 55 anos, c*m filhos, *uxiliar
</line>
<line>
administr*tiva).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, a*t. 13, p. 208-*2*, m*r. 2020
</line>
<line>
www4.*san*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. M. *arbano, D. M. *. C*uz
</line>
<line>
221
</line>
</par><par>
<line>
"Eu estou sat*sfeita, eu sou *eliz a*sim. Mas a gente s*mpre
</line>
</par><par>
<line>
p*ns* q*e p*der** f**er mais (risos) [...] Ta*vez
</line>
<line>
eu colocari*
</line>
</par><par>
<line>
mais ho*bies e fa*i*
</line>
<line>
*m voluntariado". (Entrevis*ada 06,
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
anos, sem filhos, *iólog*).
</line>
<line>
"Nã* estou satisfeita (risos). Organizar a agenda é um desafio
</line>
<line>
di*r*o... Eu me sin*o mu*to a*ençoa*a *or *er muit*s pacientes,
</line>
<line>
mas é um desa*io d*ário... **so toma tem*o de o*tra* coi*as que
</line>
<line>
eu gosta*ia de fazer [...] Eu gosta*i* de ter mais tempo de me
</line>
</par><par>
<line>
dedic*r a isso [volu*tariado], *a* *u sei
</line>
<line>
q*e ess* tempo não
</line>
</par><par>
<line>
existe po*que e* *ão admin***ro bem o temp* do m*u trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
e*tende? Eu ainda não c*nsegui
</line>
<line>
identificar porq*e eu não
</line>
</par><par>
<line>
administro *e*". (Entrevistada 07, 39 anos, s*m filhos,
</line>
<line>
dentis*a).
</line>
</par><par>
<line>
"É,
</line>
<line>
ol*a, ol*ando aq*i importância q*e eu estou dando e a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
futuro **s*o *o *esempenho d*ssas
</line>
<line>
***vida*es, eu ach*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
tal*ez eu n*nca e*teja *u*to s*tis*eita com a forma com que elas
</line>
<line>
estão o**anizadas. Eu acabo trabal**ndo mais do que gostaria
</line>
</par><par>
<line>
e isso me dá menos tempo para dançar *u *esm*
</line>
<line>
para ver os
</line>
</par><par>
<line>
amigos... Não posso di*er que estou *atis*eita c*m a **rma com*
</line>
<line>
o meu tem*o es*á oc*pado com es*as *cupações, mas e* *ou
</line>
<line>
feliz por faz*r essas ocupações". (Entrevistada *8, 32 anos, s*m
</line>
<line>
filhos, terapeuta ocu*acio*a*).
</line>
<line>
**TEGORIA 3- A falta de *empo res*ltante d* sobrecar*a d* papéis o*upac*onais
</line>
<line>
Sete das o*to mulheres entrevista*as, ind*penden*em*nt* de ter *u não *ilhos,
</line>
</par><par>
<line>
*elataram dificu*dade
</line>
<line>
em equ*l*brar o uso do própri* *empo com os
</line>
<line>
papéis que
</line>
</par><par>
<line>
desempenham, oc**ion*ndo sobrec*rg* *e
</line>
<line>
papéis ou di*iculda** em administrar as
</line>
</par><par>
<line>
ocupaçõ*s **e estão en*ajadas ou *ue gostari*m *e se engajar. Nos discursos também
</line>
<line>
se pô*e observar a questão cult*ral d* gênero, p*** dete*minados papéis são esperado*
</line>
<line>
pela s*ciedade que sejam assumidos por mul*eres.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 3, a**. 13, p. 208-227, mar. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mulheres Trabalhadoras Com e *e* *ilhos: Es*udo Qua*i**tiv* Sobre Papé*s e Us* do Tempo
</line>
<line>
222
</line>
</par><par>
<line>
"Sempre sobra mai* para a mu*he*, * ho*em é ma*s
</line>
<line>
acomodado com questões dom*sticas, é um* *ue*tão cult*ral...
</line>
<line>
Vejo isso n* minha *as*... Meu marid* f*i criado d*s*a *orma,
</line>
<line>
mas eu *rocurei não educar meu* *ilh*s assim.... Mas eu sempre
</line>
<line>
vej* qu* há um obstá**l*... pra ** e* banc* não *ai, ent*o
</line>
<line>
*caba sobrando mais par* a mulher, se*a a q*e*tão da áre*
</line>
<line>
domé*tica, seja pa*a ir em ban*o, supermerc*do... *8% em
</line>
</par><par>
<line>
casa, quem faz tudo, sou eu" (*ntrevis**da 01,
</line>
<line>
47 anos,
</line>
<line>
co*
</line>
</par><par>
<line>
f*lhos, professora de ens*no médio).
</line>
</par><par>
<line>
"**s eu sei que prec*so arrumar um tempinho para os espo*tes,
</line>
</par><par>
<line>
acho q*e isso **udaria n* minha a*toes*i** e
</line>
<line>
saúde"
</line>
</par><par>
<line>
(Entrevis*ada 0*, 55 a*os, c*m filhos, aux*l*a* administrativa).
</line>
<line>
"Eu *stou s**i*feita, mas eu estou em uma fase da minha vida
</line>
<line>
que eu pre*iso começa* a pe*sar mais em mim, q*e * o qu* *u
</line>
<line>
n*o *aço. Eu *e anulo para atender aos ou*ros e estou vendo
</line>
<line>
que ultimamen*e, você *hega a uma *t**a *a v*d*, u*a certa
</line>
</par><par>
<line>
idade, que você vê **e
</line>
<line>
te* que se *reocupa* com você, né...
</line>
</par><par>
<line>
[...]*ô pensa*do par* o futuro ter es*e
</line>
<line>
tempo para
</line>
</par><par>
<line>
mim...Porque
</line>
<line>
se*
</line>
<line>
organis*o
</line>
<line>
come*a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
exigir
</line>
<line>
i s s o ..."
</line>
</par><par>
<line>
(Ent*evistada 05,
</line>
<line>
5* anos, s*m *ilhos, *ire***a de
</line>
<line>
escola
</line>
</par><par>
<line>
inf*ntil).
</line>
</par><par>
<line>
"Eu sou f*liz dessa m*neira, mas
</line>
<line>
parece que *alta tem*o..."
</line>
</par><par>
<line>
(Entrev*stada 06, 36 anos, se* filhos, bióloga).
</line>
</par><par>
<line>
"Mas eu se* que *sse tempo não *xist* porque eu
</line>
<line>
*ão
</line>
</par><par>
<line>
*dm*ni*tro bem o tempo
</line>
<line>
do meu trabal*o, enten*e? Eu ainda
</line>
</par><par>
</page><line>
n*o conseg*i identific*r porque eu n*o administro bem."
</line>
<line>
(Entre*istada 07, 39 ano*, sem f*lhos, denti*ta).
</line>
<line>
Taylor e Ki*lhofn*r (201*) contextua**zam qu* o engajame*to em uma
</line>
<line>
*cu**ção ger* uma iden*idade, que *ostra quem nós s**os e quem nós queremo* *er
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, art. 13, p. *08-22*, mar. 202* www4.fsa*et.com.b*/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. M. *arbano, D. M. C. Cr*z
</line>
<line>
*23
</line>
</par><par>
<line>
*om* *eres ocupacionais. Os *es*ltados d*s entrev*stas apon*aram que o* dois grupos
</line>
</par><par>
<line>
deram ênfase para o papel ocup*cional
</line>
<line>
d* *rabalhadora, evid*nc*ando esta o*upação
</line>
</par><par>
<line>
c*mo iden*idad* perante a si e pe*a so**edad*. Nes*e s*ntid*, *s elementos do Modelo
</line>
</par><par>
<line>
** Ocupação Humana estão *ntegrado*
</line>
<line>
na id**tida*e ocupa**ona*: volição - pela a
</line>
</par><par>
<line>
motivação d* *e engajar na
</line>
<line>
ocup*ção *o tr*bal*o; a habituação - pelo exercício
</line>
</par><par>
<line>
contí*uo do papel **upacional d* traba**ad*ra;
</line>
<line>
* **sempenho - l*van*o em
</line>
</par><par>
<line>
consideração a* h*bilidades desenvol**das *ara e**e pape*; e o ambi*n*e - que atua
</line>
<line>
pelos elementos c**tur*is, políticos, religiosos e sociais, **fl*en*iando *ada i*d*ví**o e
</line>
<line>
a socie*ad*.
</line>
<line>
Par* as mul*er*s com filh*s, *rabal*ar se *ostrou como um* *cupação q*e
</line>
</par><par>
<line>
equilibr* a vida dent*o e
</line>
<line>
fora do lar, *lém de s*r essencial po* pr*ver *s necessidades
</line>
</par><par>
<line>
financ*iras da famí**a. Estes dados e***am em acordo com
</line>
<line>
os d*dos quan*itativos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pr**eira part* d* e*t*do, em qu* m*es tive*a* maior *atis*ação trabalho em r*laç** às
</line>
<line>
mul*eres sem filh*s. O trabalho produtivo é, na soc*edade capitalista, mais *al*rizado
</line>
</par><par>
<line>
que o trabalh* reprodu**vo (de**ro
</line>
<line>
do lar)
</line>
<line>
(DEDE*CA, 2015; FO*TOU*A et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2*10; DEDECCA, 20*8). As*im, pa** m*es, mesmo
</line>
<line>
*ue d*semp*nhem serviços
</line>
</par><par>
<line>
*omésticos, trabalhar fora de *asa *uger* maior r*conhecimento p*rante a so*iedad*.
</line>
</par><par>
<line>
Interessa*te notar qu* *s m*l*eres *em filhos *e*cio*aram * papel
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
"*u*dador*" mai* que as mães, inclusive a*ribuind* maior importância *ara este p*p*l
</line>
</par><par>
<line>
do que mulheres **m fi*hos. *o entanto, m*es r*latar*m
</line>
<line>
necessidade de *er maior
</line>
</par><par>
<line>
tempo com a família. As m*es atribuíram mai*r importância
</line>
<line>
para o papel
</line>
<line>
do
</line>
<line>
cuidado,
</line>
</par><par>
<line>
mas mulhere* sem f*lhos at*ibuem maior s*gn*ficado para este pa*el.
</line>
<line>
Seg*ndo o Modelo de Ocupaçã* *uman* (TAYLOR; KIELHOF*ER, 2017;
</line>
</par><par>
<line>
Fisher *t *l., 2017),
</line>
<line>
o*upação
</line>
<line>
e contexto *stã* interligados e se *nfluen*iam
</line>
</par><par>
<line>
reciprocamente. É possível que *o contexto la***o, em que se *rez* pelo coleti*o mais
</line>
<line>
que em cultura* i**ividua*istas, * *cupação *o cuidado *eja m**s va*orizada p*la*
</line>
</par><par>
<line>
*articipantes do
</line>
<line>
que e* outr*s contextos. Isto pode *ambém es*ar rela*ion*do às
</line>
</par><par>
<line>
expectativas s**ia*s
</line>
<line>
criadas para que mulheres desempenhem papéis relacionados
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
</page><line>
*uidado (TRIGO, 2*19; MIOTO, 2015; FISHER et *l., 2017). Assi*, cuidar do outro,
</line>
<line>
*eja * pe*soa uma amig*, parente, filho ou um desconhecido (como é o caso d* trabalho
</line>
<line>
voluntário), aparece como **go relevante p**a as **lh*res ent*evistadas.
</line>
<line>
Já em r*la*ão ao **o d* próprio te*po, obser**-se qu* mul*e*e* sem *il*os
</line>
<line>
rel*ta*a* muita *mportância para o papel ocupacio*al de passat*mpo/ama*or
</line>
<line>
(demonstr*ndo que de*icam tempo a este papel). Todav*a, p*ra as mães, este *ape* não
</line>
<line>
*e*. FS*, *eresina *I, v. *7, n. 3, art. 13, *. 208-227, *ar. 2020 w*w4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mulhere* T*abalhadoras *om e Sem Filhos: E*tudo Q**litativo S*bre Pap*is e Uso do Tempo
</line>
<line>
224
</line>
</par><par>
<line>
chegou * s*r *encion*do como mu*to importante, apes** de*tas re*at*r*m
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
entrevista* a n*cessi**de de *ai*r tempo *edicado ao l*zer.
</line>
</par><par>
<line>
* *odo como uma pesso* organiza seu *empo *stá **lacionado c*m os seus
</line>
<line>
*á*it*s, isto é, à* at*v*dades q*e rotine*rament* exe*uta (LEE; *IELHOFNER, 2017b).
</line>
<line>
Os hábitos dão se*ura*ça e organi*ação *ar* a *ida das *e*so*s. Ent*etant*, engajar-se
</line>
</par><par>
<line>
em novas ocupações requer reorganização
</line>
<line>
da roti*a * conse*uente tr*nsformação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
determ*nados hábitos, eliminando ou d**egando *arefas, *e modo a efe***a* uma rot*na
</line>
<line>
equilibr*da (LEE; *IELHOFNER, 201*b).
</line>
<line>
Além da r*organização do própr*o tempo e r*t*na através da transforma*ão de
</line>
<line>
hábit*s e de*egação de tarefas, é impor*ante *enc*on*r o ambiente - em todos os seus
</line>
<line>
níveis e dimen*ões - inte**er*ndo positivamen*e ou ne*ativament* no des*m*enho
</line>
</par><par>
<line>
ocupacional (F*SHER *t al., 2017). *o
</line>
<line>
nív*l fí*ico,
</line>
<line>
é possível **e mo*if*caç*es
</line>
</par><par>
<line>
amb*enta*s (c*mo a *quis*ção de novos equipame**os para o lar) diminuís*em o te*po
</line>
</par><par>
<line>
ga*to
</line>
<line>
com trab**ho
</line>
<line>
domés*ico *
</line>
<line>
o**miza*se o tempo *a*
</line>
<line>
m**heres *ntre**sta*as. N*
</line>
</par><par>
<line>
nível social, é ne*essário r*fletir *u* elas po*em d*ixar de s* e*gajar em det**minadas
</line>
<line>
o*u*aç*es p*rque alguns fatores - como o ex*e*so *e t*refas *oméstic*s, ca*ga horária
</line>
<line>
eleva*a de trab*lho, entr* outros, - influ*ncia* ne*ativamente no us* do tempo e,
</line>
<line>
consequ**tem*nte, nos papéis ocupacionai* de**mpen*ados (FISHER et al., 2017). Em
</line>
</par><par>
<line>
n*vel **upacional, a reorg*nização da rotin* flexibilizaç*o das horas *rabal*adas e
</line>
<line>
**deria res*ltar em equilíb*io o*upaciona* e me**ora ** qualidade de vida (*ISHER e*
</line>
<line>
al., 2*17; OLLO-L*PÉZ; GO*I-*EGAZ, 20**; **DRINGA et al., 20*5)
</line>
</par><par>
<line>
Ainda, d*stac*-s* que as
</line>
<line>
d**iculd*des econ*micas (como a possibilidade
</line>
</par><par>
<line>
financeira
</line>
<line>
de *e engaj*r em *cu**ç*es de lazer), de locom*ç*o (ineficácia dos
</line>
</par><par>
<line>
transportes públicos ou o preço elevado destes) e polí*icas (*ã* c*mprime**o *e leis
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*re*to*) c*n*tituem var*áveis particulares do contexto brasileiro que p*dem dif*c*ltar o
</line>
</par><par>
<line>
engajamento em um* ocupação. Des*a ma**i*a, é
</line>
<line>
possíve* que *uitas das mul**res
</line>
</par><par>
<line>
e*t*evistadas possa* *i*e*ciar *stas situações, to*nando-*e necessária* nov*s pesqui*as
</line>
<line>
que i*vestiguem *stas hi*óteses.
</line>
<line>
5 *ONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Esta pes*uisa *e propôs a inv*s**gar e c*mparar a importâ*cia e o signif*cado
</line>
</par><par>
<line>
dados aos papéis
</line>
<line>
ocu*aci*nais desempenha*os p*r m*lheres c*m e sem filhos, be*
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
se es*ão *ati*feitas
</line>
<line>
co* mo*o c*mo ocupam o próprio tem*o. Os *esul*ados o
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresina, v. 17, n. 3, art. 13, p. 2*8-227, mar. *02*
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L. M. Barba*o, D. M. C. Cruz
</line>
<line>
225
</line>
</par><par>
<line>
m*stra*am que, em ambos
</line>
<line>
os gru*os, o papel
</line>
<line>
de tr*balhadora e *embro d* família
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
mencio*ado com* muit* signifi*at*vo. Pa*a as mulheres *** filhos, trab*lhar e*uilibr*
</line>
<line>
os papéis d*ntro e fora do lar, alé* de aj*dar f**anceiram*nte a *amília. Em todas as
</line>
</par><par>
<line>
entre*ist*s
</line>
<line>
emergiu * n*cessi*ade *e *dm*nistr*r melhor o própri* t*mpo para
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
engaja* em mai*r número de ocupações.
</line>
<line>
Po* se t*atar de um *studo *ualita*ivo, não é po*sível gen*ralizar o* resultados,
</line>
</par><par>
<line>
m*s entende-se
</line>
<line>
que estes apres*ntam ref*ex*es important*s
</line>
<line>
para pensar n* papéis
</line>
</par><par>
<line>
desempenhados por mulheres trabalhado*as. Para futuras pesquisas *ecomenda-se
</line>
</par><par>
<line>
investigar a *nfluência
</line>
<line>
de fatores amb*entais no enga*a*ento e desem*e**o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ocupações e també* sobre co*o as adaptações n* r*tin* * uso do te*po i*pactari*m
</line>
<line>
na melhoria do bem-*star de mulhe*es *rab**had*r*s.
</line>
<line>
*E***ÊNCIAS
</line>
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ANDRI**A, W.; NIE*W*NHUIS, R.; VAN GER*EN, M. Wom*n\s wo*king hours:
</line>
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Contribuiç*o dos Auto*es
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<line>
* L. M. Barban*
</line>
<line>
D. M. C. Cruz
</line>
</par><par>
<line>
1) concepç*o e *l*ne*amento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*ál**e * interpretação *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elabora*ão do rascunho ou na *e*isão crí**ca d* conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rt*c**ação *a aprovação da versão fin** do m*nuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
Como Ref*r*nc*ar este Ar*igo, confor*e *BNT:
</line>
<line>
BARBANO, L. M; CRUZ, D. M. C. Mu*heres T*abalhadoras com e Sem Filhos: Estud*
</line>
<line>
Quali*ativo Sobre Papéis e uso *o *emp*. Rev. FSA, Teresin*, v.17, n. 3, art. 13, p. 208-2*7,
</line>
<line>
mar. 2020.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T**esina PI, v. 17, *. 3, art. *3, p. *08-227, mar. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/rev*s*a
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)