<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 13, p. 208-227, *a*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.3.13 </line>
</par>
<par>
<line> *ulheres Trabalhadoras Com e Sem *i*hos: Estud* Qu*litat**o Sobre Papéis * *so do Tempo </line>
<line> W*rking Women *ith a*d *ithout Ch*ldren: A Quali**tive *tudy Abou* Rol*s and T*m* use </line>
</par>
<par>
<line> Let*cia Maria Barbano </line>
<line> Me*tr* em Terapia Ocup***onal pelo *niversidade Fe*eral de Sã* Carlos </line>
<line> E-mai*: leticiabarbano@*ah*o.com.br </line>
<line> Daniel M*rinho Cez*r d* Cruz </line>
<line> Pós-**utorad* em *eurologia p*l* *aculdad* de Medicina da Un*v*rsidade d* São Paulo </line>
<line> Do*tor em Educação Es*eci*l pela Univer*ida*e F*dera* de São Car*os-*F*Car </line>
<line> Profe*sor *a Universidad* Federal de São Carlos </line>
<line> E-mail: cru*dmc@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> En*e*e*o: *et*cia M*ria **rbano </line>
<line> Editor-Che*e: *r. Ton*y Kerley de *lencar </line>
</par>
<par>
<line> D**a*tamento de Terapia Ocup*ciona*. R*dovia </line>
<line> Rod**g*es. </line>
</par>
<par>
<line> W*shingto* Luis km 235, **njolinh*. 135659*5 - São </line>
</par>
<par>
<line> Carl*s, SP - B*asil. </line>
<line> Arti*o recebi*o em 18/*2/2019. Últ**a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Daniel *ari*h* Cezar da Cruz </line>
<line> recebi*a *m 02/01/2*20. Apro**do em 0*/01/2020. </line>
</par>
<par>
<line> Departamento *e Tera**a Ocupacional. Rodovia </line>
</par>
<par>
<line> Wa*hington *uis km 235, Monjolinho. 135*5905 - S*o </line>
<line> *valiado p*lo sistem* Tri*l* Rev*ew: Desk Revie* a) </line>
</par>
<par>
<line> Carlos, SP - Brasil. </line>
<line> pel* Editor-Ch*fe; e *) D*uble B*ind Review </line>
</par>
<par>
<line> . </line>
<line> (avaliaçã* cega por do*s a**liador*s da ár*a). </line>
<line> Revi*ã*: Gram*tical, Normativa e *e Fo*matação </line>
</par>
<par>
<line> Apoio e *inanciamento: FA*E**; Un*versidad* </line>
<line> Federal de S*o Ca*los (UFSCar) </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres*na, v. 17, n. 3, art. 13, p. 208-227, mar. 20*0 </line>
<line> w*w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
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<page> </page>
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<par>
<line> L. M. Barba*o, D. M. C. C*uz </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Com a inserção da m*lher no mer*ado *e trabalh*, a distribuição de </line>
<line> suas ocupaç*es foi </line>
</par>
<par>
<line> alt**ada isso impactou no uso de seu *e**o. O *bjetivo **ste *st*d* *oi invest*gar e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *omparar * importânci* o *ignifi*ado dados aos papéis ocup*c*o*ais desempe*hados por e </line>
</par>
<par>
<line> mulh*r** t*a**lhadoras com *em filhos, bem como *e e*tão s*tisfeit*s com o mod* como e </line>
<line> o*upam o próprio tempo. Foi utilizado com* *eferencial teó*ico o Modelo de Ocupação </line>
</par>
<par>
<line> H*m*na. Trata-*e de um est*d* d*scritivo comparativo de abor*agem qua*i*ativa. Foram e </line>
<line> aplica*os os in*t*umentos "Lista de Identif*caç*o de Papéis *cu*acionais" e *ma "Entrevi*ta </line>
<line> semi*s*ru**rad*" (e*a**rada pe*os p*s**isa*ore*). P*rtic*para* oito mulhe*e* *rabalh*doras, </line>
</par>
<par>
<line> *ividid** </line>
<line> e* dois grupo*: com </line>
<line> e sem filhos. Os dados </line>
<line> d* lista foram tabulados </line>
</par>
<par>
<line> descritiva*ente e </line>
<line> as entrevistas foram *ranscritas analisadas por "Análi*e de Co*teúdo e </line>
</par>
<par>
<line> Temática". Emer*iram três *ate*orias: "* o*upaç*o como identidade e seu* *ign*ficados </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rtir dos papé*s ocupacionais"; "Satisfação e insatisf**ão quanto ao uso do *empo para </line>
<line> participa*ão em n*vas ocupações"; "A fa*ta de tempo resultante da sobr*carga d* pap*is". Os </line>
<line> resultados mostr*ram que, *m ambos os g*upos, o pape* de tr*balh*dora e *embro de família </line>
</par>
<par>
<line> é menc*onado como muito si*ni*icativo. Para *s mulheres </line>
<line> com filho*, trabalhar e*uilibra </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> pap*is dentro e for* do lar, além de ajuda* *inanceirame*te a família. E* todas as entrevistas </line>
<line> *p*receu * n*cessidade de adminis*rar melho* o próprio tempo pa*a se *n**jar em maior </line>
<line> núm*ro de o*upações. </line>
<line> P*lavras-*have: Trabalho. Mulhere*. Pa*e* Ocu*acional. U*o do Tempo. Equilí*ri* </line>
<line> Trab*lho-Família. </line>
<line> *BS*RACT </line>
</par>
<par>
<line> *ith the i*se*tion of women </line>
<line> i n * *e </line>
<line> labor m**ket, </line>
<line> the distri*u*ion of thei* occ*pa**ons was </line>
</par>
<par>
<line> changed a*d *his affected the use of th*ir time. The a*m of this stud* was to in*estigate a*d </line>
</par>
<par>
<line> c*mpa*e the i*portance and *eanin* given to roles </line>
<line> play*d </line>
<line> by w*rk*ng w*men with </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> *ithout *hild*e*, as well as be*n* sa*i*fied *ith the wa* they occu*y their </line>
<line> *wn time. Th* </line>
</par>
<par>
<line> theoretical framewor* </line>
<line> used was th* Model of *uman Occupation. This i* * descriptiv* </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> comp*rative study with qualitative appr*ach. The ins*rumen** "Ro*e Checklist" an* a "Semi- </line>
</par>
<par>
<line> s***cture* Intervi*w" (elaborated </line>
<line> by th* rese*r*hers) we*e *pp*ied. *ight *o*king women </line>
</par>
<par>
<line> participated, divide* into two group*: *ith and without c*ildren. The d*ta i* the li** w*re </line>
</par>
<par>
<line> descrip*ively </line>
<line> tab*lated </line>
<line> and the in*er*iews were transcribed and *nal*zed by "T*ematic </line>
</par>
<par>
<line> Cont*nt Analysi*". *hree ca*egories *merge* "Occupation as identity and its *eanin** from </line>
<line> roles"; "S*tisfa*t*** a*d *issa*i*facti*n with the us* of t*me ** participa*e in new </line>
<line> occupations"; "The lack of *im* re*ulting from role overload." Th* results sho*ed that in both </line>
</par>
<par>
<line> groups </line>
<line> *h* ro*e of *orker and f*mi*y me*b** mentioned as v*r* significant. For wom*n is </line>
</par>
<par>
<line> with children, wo*ki*g </line>
<line> *alance* rol*s in and ou* *f t*e *ome, as well *s *elping the family </line>
</par>
<par>
<line> *ina*****ly. In al* interviews emerged th* need to better manage their time to eng**e in more </line>
<line> oc**p*tions. </line>
<line> K*y-words: W*rk. *ome*. R**es. Use *f *ime. Wor*-*amily Bala*ce. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 13, p. 2**-22*, m*r. 20*0 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
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<par>
<line> L. *. Barb*no, D. M. C. Cruz </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A temática d* mulher tra*alh*do*a *od* ser estudada po* *i*ersos enfoque* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **ferenc*ais t*óri*os. Entr*tant*, *n*ependente**nte do **és a ser adotado, é imp*rtante *it*ar </line>
<line> a discu*são historicam*nte. </line>
<line> Até o fi*al da Idade M*d*a e *níc*o do Capi*alis*o, não havia se**r**ão form*l entre </line>
</par>
<par>
<line> casa e trab*lho. </line>
<line> O t*aba*ho reprodu*ivo - do*é*ti** e de c*idado - não era isolado *o </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho produti*o - *e </line>
<line> ge*ação ** renda (MIOT*, 2015; B**YBON, **12; PERNO*D, </line>
</par>
<par>
<line> *99*). A *artir da consolidaç*o das cidades e co**t*ução *as *ndú*tr*as, esta orga*iz*çã* foi </line>
<line> al*era** *, graças à *ultura cap*tal*sta, o trabalho produtivo passou a ser mais valo*izad* que o </line>
<line> trabalho reprodutivo (D*DECCA, 2015; MIOTO, 2015; *EDECCA, 2008; FONTOURA *t </line>
<line> al., 2010). </line>
</par>
<par>
<line> *oda esta reorgani*aç** social *e*letiu </line>
<line> *a rotin*, papéis d*se*p*n*ados *so e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> te*po d* m*lher *ue, inserida no me*cado de trabal*o, pas**u a ac**u*ar n**as funç*e* para </line>
<line> al*m do trabalho rep*od*tiv* (MI*TO, 20*5; B*AYBON, 2012; FONTOURA et al., 2010). </line>
</par>
<par>
<line> De*de e**a *poca até os dias *t*ais, </line>
<line> diver**s estudos em vári*s países ao r*dor do mundo </line>
</par>
<par>
<line> (TRI**, </line>
<line> 2019; OL*O-L*P*Z; GOÑ*-LEGAZ, 2*17; *E*DEN; CHA; *UCCA, 2016; </line>
</par>
<par>
<line> HOOK; PET*IT, 2016; **DRINGA ** al., 20*5) mostram </line>
<line> q*e *s mulher*s fazem dup*a </line>
</par>
<par>
<line> jornada *e t*abalho, is*o é, traba*ham d*n*r* e fora do *ar. </line>
</par>
<par>
<line> No Brasi*, dado* do IBGE (2015) afirmam que a mulh*r brasileir*, ap*sar *e tr*balhar </line>
</par>
<par>
<line> me*os hor*s que *s </line>
<line> homens em trabalhos remunerados, *e* carga horári* total de trabalh* </line>
</par>
<par>
<line> cinco **ras m*ior que o total m*scu*ino, po** desempenha mais h*ras *e traba**os </line>
</par>
<par>
<line> doméstic*s. Esta sobr*carga de traba*h* se mostra ma*s </line>
<line> ev*d**te quand* mulher é mãe a </line>
</par>
<par>
<line> (TRIG*, 2019; ANDRI*GA et *l., 2*15; F*NTOURA et al., 2*10). </line>
</par>
<par>
<line> N* *ota </line>
<line> *écnica </line>
<line> "Mulhere* e Traba*ho: </line>
<line> br*ve aná*i** do período </line>
<line> 2004-2014" </line>
</par>
<par>
<line> (PINHEIRO et al., 2016), do I*stituto d* Pesquis* Econ*mica Apli*a*a (IP*A), </line>
<line> há </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> afir*ação so*re </line>
<line> * nece**ida*e de "desenvo*ver e*tu**s visa*d* aprofund*r o *iagnóstico da </line>
</par>
<par>
<line> situação da mulher no mundo do t**b*lho para s*b*idia* as políticas de pro*oção de traba*ho </line>
<line> de*e*te" (p. **). N*ste sentido, o pr**en*e estudo s* *o*tr* p*rtinent* por *e* com* obje*ivo </line>
</par>
<par>
<line> inve*tigar * comparar a importânc*a </line>
<line> e o significa*o </line>
<line> dados a*s papéis ocup*cionais </line>
</par>
<par>
<line> d*sempenh*dos por **lheres trabalh*dor*s com e sem f*lhos, bem como se e*tão satisfe*tas </line>
</par>
<par>
<line> co* * modo como ocupam </line>
<line> o </line>
<line> próprio tempo. É utilizado o Modelo de **upaç*o Hu*ana </line>
</par>
<par>
<line> *omo embasamento teórico par* a disc*ssão dos dados. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. *3, p. *08-2*7, ma*. 2020 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mu***res Tra*alhadoras Co* * Se* Filhos: Estu*o Qualitati*o Sobre Papéis e *so do Tempo </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> 2 *EFERENCIA* TEÓR*CO </line>
</par>
<par>
<line> O Modelo de O*upação Hu*ana *oi desenvol*ido pelo te*apeuta ocupaci*nal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> psi*ólo*o Gary Kielhofner co* o objet*vo ** co*preend*r c*mo as pessoas *e ad*ptam aos </line>
<line> seus probl**as ocupacionais e re*es*obrem modos significat*vos de *esempen*ar *cupações </line>
<line> (TAYL*R; K*ELHOFNER, 2017). Este modelo propõ* a inte*raç*o *e qua**o elem*n*os: * </line>
<line> volição, a ha**tuação, o desempenho e * am*iente. </line>
<line> A volição se ref*r* às motivações que um s**e*t* tem para s* *ngaja* em determinad* </line>
</par>
<par>
<line> oc*pação e a*arca </line>
<line> três e*emen*os: causação pessoal, valores e interesses. A habituação * </line>
</par>
<par>
<line> ex*lica *omo a o*u*ação se t*rn* parte integrante </line>
<line> *a rotin* * contexto </line>
<line> de uma p*s*oa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> en*loba </line>
<line> hábitos, *otina e os p*péis o*upacion*is. A capacidade de *ese*p*nh* envolve </line>
</par>
<par>
<line> ele*e*tos </line>
<line> obje*ivos (habilidades fís*cas e psicológicas) e </line>
<line> ele*en*os s*bj*tivos (expe*iências </line>
</par>
<par>
<line> p*évia* que a pessoa teve ao de*emp*nhar a ocupação). Já o *mb*ente envo*ve *rês dimensões: </line>
</par>
<par>
<line> física, soci*l e </line>
<line> ocu*acional. Estas três dimensões coex*stem em três </line>
<line> ní*e*s: c*ntextos </line>
</par>
<par>
<line> imediat*s (c*mo nossas *as*s, trabalho e es*ola), c**t**tos locais (como o bairro e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*munidade) e cont*xtos globais (como a sociedade). T*do* </line>
<line> os nívei* e dimensões do </line>
</par>
<par>
<line> ambiente influen*iam e sã* inf*uencia**s pe*as pesso*s *ue o com*õe*. Os a*pectos cul*urais </line>
<line> e*t*o p*ese*tes em todos os ní*eis. (LEE; KIELHOF*ER, 2017a; LEE; KIELHOFNER, </line>
<line> 20*7*; THA* et al, 20*7; FI*HER e* al., 2017) </line>
<line> O* papéis o*u*acionais constituem um element* da *a*itu*ção e são defini*os como </line>
</par>
<par>
<line> um "con*un*o *e c*mpo*tam**to* esperado* </line>
<line> pel* sociedade, modelad*s pela cultura e pelo </line>
</par>
<par>
<line> con**xto, que po*em ser ainda ma*s co***ituados *ef*nidos pelo cliente" (*OTA, 201*, e </line>
<line> p.28). O uso q*e um* pes*oa *az do pr*prio *empo é modelado pe*a rotina que ela tem e *elos </line>
<line> pa*éis oc*pacionais que desemp*nha (LEE; KIELHOFNER, 2017b; KIE*HOFNER, 19*7). </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> 3.1 *spectos Étic*s </line>
<line> O p*oje*o de *esquisa fo* *ubmetido e apr*vado pelo Comitê de Étic* em Pesquis* *m </line>
<line> Se*es Human*s da Univer*id*de Fede*al de Sã* Carlos - UFSCar, São Ca*los, São Paulo, </line>
</par>
<par>
<line> Br*sil, pe*o **re*er n* 2.167.**6. Foram respeita*os o* *rincípios éticos estabelecidos </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> R*solução 196/96 do Co*selho Nacio*al de Saúde *o Brasil, send* c*nsiderad*s par**cipan*e* </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 3, art. 13, *. 2*8-***, *ar. 20*0 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. B*rbano, D. M. C. Cruz </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> d* pesq*i*a as mulheres que assinar*m u* Termo de *on**nti*ento Livre e Esclarecid* </line>
<line> (TCLE). </line>
<line> *.2 *ipo de pesquisa </line>
<line> Trata-*e de um *stud* descritivo * c*mp**ativ*, com *bordagem qualitativa. As </line>
<line> pesquisas de*crit*vo-comparati*as des*revem, ordenam, **al*sam e comparam *ados, de </line>
<line> maneira * verificar semelhanças e di*eren**s dos fenômenos, sem a interfe*ê*cia *o </line>
<line> pesq*isador (PRODANOV; FREITA*, 2013). </line>
<line> 3.3 Pa*ticipantes </line>
</par>
<par>
<line> Esta pe**uisa é deri*ada de um estudo quantitativo </line>
<line> compar*ndo mulheres </line>
</par>
<par>
<line> trabalhador*s com e sem filhos (BARBAN*; CRUZ, 2019). Participara* da </line>
<line> pri*eira parte </line>
</par>
<par>
<line> da *e*q***a, em *mos*ra defin*da por análise estatística com 90% de confiabilid*de * 15% de </line>
</par>
<par>
<line> margem de erro, um t*ta* </line>
<line> de 171 participantes, as quai* *espond**** a *m ques*i*nár*o </line>
</par>
<par>
<line> online. Esta **imeira et*pa busc*u anali*ar *uantitativam*nte o uso do tempo, poder </line>
<line> a*uisit*vo * satisfação no tr*balho de *u*heres *rabalhadoras c*m e sem filhos. Os resultados </line>
<line> apontara* que m*lher*s com f*lho* gastaram ma*s horas d* se* dia em higiene, cuida*o com </line>
<line> idosos, religião e es*udo* *uando compa*ada* com m*lh*r*s *em f*l*os (p=0.001). Mulh*res </line>
<line> com filho* *prese*tar** maior satis*ação no tr*balho (em relaçã* ao domí*io pro*issional) ou </line>
<line> estatisticame*t* *gual (em re*ação a* score fi*al do *e*te aplicado) às mulheres sem f*lh** (*= </line>
</par>
<par>
<line> 0.2362). Quanto ao pode* aquisitivo, mulhere* </line>
<line> c*m filhos *presen*aram c*a**es *conômic*s </line>
</par>
<par>
<line> (e, port*nto, poder de c*nsum*) **is elev*dos que mulheres se* filhos (p<*.018) </line>
<line> (BARBANO; CRU*, 2019). </line>
<line> A *a**ir da primeira et*pa, qua*t*tativa, foram se*eciona*as aleato*iamente 8 mulhere* </line>
<line> para compor a presente pesq*isa, de natureza qualitativ*, sendo 4 do grupo *em filh*s e 4 do </line>
<line> g*upo *om filhos. Como *rité*i*, foram ut*lizados testes não pa*a*étrico* - abor*ag*m </line>
<line> recomendada po* um serviço de estat*stica - *ue não de*in*u um número de amostra, l*vando </line>
<line> em *onsi*e*ação que *s dado* col*tados seriam qualitat*v*s. D*ssa forma, *icou *penas </line>
</par>
<par>
<line> *efinido um número igual d* </line>
<line> pa*ticipantes *a*a os d*is grup*s, u*a ve* que a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> qual*tativa não se pren*e às represent*tividades numér*cas, mas preocu*a-*e com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> entendim*nto e os sign*fic*dos de um fe*ômen* *u grupo (GERHARDT; SILVEIR*, 2009). </line>
<line> Rev. FS*, Teres**a, v. 17, *. 3, art. 13, p. 208-22*, mar. 2020 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mulheres Trab*lhadoras Com e S*m Filhos: Estudo Qualitativo Sobre Papéis e Us* *o Te**o </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> 3.4 Instrumentos d* co**ta de *ados </line>
</par>
<par>
<line> Para a coleta, foram aplicados os seguintes instrumentos: </line>
</par>
<par>
<line> - Lista *e I*e*tif*cação de Papéi* O*upaciona*s (Ro*e Checklist): trata-se de um </line>
</par>
<par>
<line> instrum*nto em formato </line>
<line> de entrevista, d* orige* n*r*e-american* e b*seado no Modelo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> O*upação Huma**. Foi adap*a*o transcul*ural**nte </line>
<line> e validado no Bra*i* </line>
<line> por Cordeiro </line>
</par>
<par>
<line> (2007). Dividi*o em *uas partes, a primeira aval*a os </line>
<line> p*incipa*s papéi* ocupacionais que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pessoa assinala nos tempos: passado, presente e fut*ro. A segunda parte v*rifica *ra* o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> im*o**ân*ia a*ribuído a cada </line>
<line> papel, podendo ser: "n*nhum* importânc*a", "al*um* </line>
</par>
<par>
<line> i*portância" ou "muita importân*ia". O* p*pé*s apr**en*ados pela lis*a são **z: 1) estu*ante, </line>
</par>
<par>
<line> 2) tr*ba*hador, *) voluntário, </line>
<line> 4) cuidador, *) s**viço doméstico, 6) </line>
<line> *mig*, 7) membro de </line>
</par>
<par>
<line> *amília, 8) religioso, 9) pass*te*po/*mador e 10) participant* em organi*ações. Há, ai*da, a </line>
</par>
<par>
<line> opção de a pessoa apontar ou*ro </line>
<line> pa*el não *ist*do. A lista de I**ntifica*ão d* Papéis </line>
</par>
<par>
<line> Ocupac*onais é adequad* e confiável p*ra obte*ção </line>
<line> de da**s acerca d* percepção de uma </line>
</par>
<par>
<line> pes*oa so*re *s *eus p*pé*s ocupacionais (CO*DEIRO, 2**7). </line>
<line> - Ent*evista **miestruturada: *oi *lab*ra*a pel*s pe*qui*adores a p*rti* da Lista de </line>
</par>
<par>
<line> Ide*tif*cação de Papéi* Oc*pacionais, a fim </line>
<line> *e aprofun*ar o signific*d* </line>
<line> que as mulhere* </line>
</par>
<par>
<line> atribuem </line>
<line> para seus *apéis *cupacionais. Es*e roteiro foi pré-tes**do com t*ês pe**oas e foi </line>
</par>
<par>
<line> ve*ific*do q*e não e*am necessá*ias *lte*ações para captar as *e*cep*ões **erca *os *apé*s. O </line>
</par>
<par>
<line> roteiro </line>
<line> *oi c*mpost* </line>
<line> *elas p*rguntas: "Por *ue voc* </line>
<line> acha *u**o </line>
<line> importante des***enha* </line>
</par>
<par>
<line> este(s) pap**(is)?"; "Qual </line>
<line> pap*l você mais gosta de *esemp*nh*r, * por </line>
<line> quê?"; "*o** </line>
<line> está </line>
</par>
<par>
<line> sati*feito com * modo como o*upa seu tempo? Por quê? O que mud*ria, se *udesse?". </line>
<line> A e**revis*a f*i realizada após a a*lica*ão da *ista de Ident*fi*ação de Papéis </line>
</par>
<par>
<line> Ocu*acionais e, a parti* *os resultados dest*, as mulhe*es for*m </line>
<line> entrevi*tadas quanto ao* </line>
</par>
<par>
<line> papéis que cons**eravam como "mu*to im*o**ant*s". </line>
</par>
<par>
<line> *.5 **oce*ime***s de coleta e anál*se dos dados </line>
</par>
<par>
<line> Para a Lista ** Identificação *e Papéis Ocup*cionais, o* dados f*ram analisa*os em </line>
</par>
<par>
<line> frequências </line>
<line> absolu*as relativas, * </line>
<line> *e acordo com os </line>
<line> papéis n*s tempos: passado, present* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fu**ro e qua*to ao seu grau de impo*tância (ELLIOT; BARRIS, 19*7). </line>
<line> Os dados obtid*s pe*os dois *nstrumentos fo*a* *nterpretad*s com base no Modelo de </line>
<line> *cupação Humana de Gary Kielhofner (TAYLOR; KIELHO*N*R, 2017), levando e* </line>
</par>
<par>
<line> consideraçã* *o*o a </line>
<line> *oliç**, habituação, desempen*o e *mbiente </line>
<line> influenciam no </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 3, art. 1*, p. *08-227, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. Barb*no, *. M. *. Cruz </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> e*gajamento da* *cupaç**s, *o uso do tempo * nos papéis ocupacionais *e*emp*nhado* *elas </line>
<line> participantes desta pesq*isa. </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> entr*vist*s fora* *e*lizadas no local que as participantes *o*siderass*m mais </line>
</par>
<par>
<line> *d*quado, po*e*do ser o am*iente de tra*alho, ambi*nte domés*ico ou outro lugar apo*tad* </line>
<line> *** elas. A du*ação de cada e*tre*is*a foi em média de 15 min*tos, co**ando neste tempo a </line>
<line> apresenta*ão dos objetivos e a assin**ura do T*rmo de C**s*n*imento Livre * Esclare*ido </line>
<line> (TC*E). *s d*d*s foram g**vados e transcr*to*. Após a tr*nscrição, foram analisados p*r </line>
<line> me*o da té*n*ca *e "Análise do Cont*ú*o Temática" (*INAYO, 2012). A t**nica de *nálise </line>
</par>
<par>
<line> d* **nteúdo Temát*c* </line>
<line> *i s a </line>
<line> **scr*ver de maneira ob*et*va sistemát*ca o conteúdo q*e e </line>
</par>
<par>
<line> aparece em comunicação **anscri*a, * par*ir *a </line>
<line> categorização do conteúdo *m temas. </line>
</par>
<par>
<line> Considerou-se para essa p*s*uisa duas *tapas: leit*ra das transcr*ções, de modo * *stabelecer </line>
</par>
<par>
<line> rel*ções entre </line>
<line> os tex*os * conc*itos teóricos gerais, e catego*i*ação em temas a partir dos </line>
</par>
<par>
<line> assuntos que *mergi*m durante a lei*u** (MINAYO, 2012). </line>
<line> As *at*goria* *e*áticas em*rgidas a *artir da le*tura fo**m tr*s: "* ocupação com* </line>
</par>
<par>
<line> ide*ti*ade seus significa**s a partir dos papé*s e </line>
<line> ocupacionais"; "*atisfação e i*satisf*çã* </line>
</par>
<par>
<line> quanto ao us* do te*po para particip*çã* em novas ocupações"; "A falta de *empo re*ultante </line>
<line> da sobrecarga de papéis". </line>
<line> 4 RESULTADOS * DI*CU*SÃO </line>
<line> 4.1 Resultados da Lista de Identificaçã* de Papéis O*upacio**is </line>
</par>
<par>
<line> A Tabela 1 apresenta os r*su*tados da Lista </line>
<line> *e *dent*fi*ação de Pa*éis Ocu*acionais </line>
</par>
<par>
<line> org*n*zada pelo* *apéi* ocupacion*is que as pa*t*cipan*es d*sempenham no pre*ente, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> pas*ado e no futu*o, as*im como as frequências dos papéis atribu*dos *omo "muito </line>
<line> importantes" pelas participantes *os dois gr*p*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 1*, n. 3, art. 13, p. 208-*27, mar. 2020 </line>
<line> **w4.fsane*.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mulher*s Trabalhado*as Com e S*m Filhos: Estudo Qualitativ* Sobre Papéis e Uso *o Te*po </line>
<line> *15 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 1 - Frequênc*a de pap*is *es*mp*nhados pelas participantes *o* gr*pos mulh*res com filhos (n=4) e mulh*res *em f*l*os (n=4) e </line>
<line> frequê*ci* de papéi* consid**ados cuj* g*au de import*ncia é "muito importan**". </line>
</par>
<par>
<line> Papéis </line>
<line> Mulh *assa % </line>
<line> eres c do N </line>
<line> *m Filh* Pre*ent % </line>
<line> s e N </line>
<line> Futuro % </line>
<line> N </line>
<line> GI* % </line>
<line> N </line>
<line> Mulh Pa*s* % </line>
<line> eres d* N </line>
<line> se* Filh Present % </line>
<line> o* e N </line>
<line> F*turo % </line>
<line> N </line>
<line> GI* % </line>
<line> N </line>
</par>
<par>
<line> 1. Es*udant* </line>
<line> *0% </line>
<line> 2 </line>
<line> 2*% </line>
<line> 1 </line>
<line> **% </line>
<line> * </line>
<line> 50% </line>
<line> 2 </line>
<line> 2*% </line>
<line> 1 </line>
<line> 75% </line>
<line> * </line>
<line> 7*% </line>
<line> 3 </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> *. Trabalhadora </line>
<line> 0% </line>
<line> 0 </line>
<line> 1*0% </line>
<line> 4 </line>
<line> 100% </line>
<line> * </line>
<line> 100% </line>
<line> 4 </line>
<line> 0% </line>
<line> 0 </line>
<line> 100% </line>
<line> 4 </line>
<line> 100% </line>
<line> 4 </line>
<line> 100% </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> 3. Serviços Domésticos </line>
<line> *% </line>
<line> 0 </line>
<line> 100% </line>
<line> * </line>
<line> 10*% </line>
<line> 4 </line>
<line> 50% </line>
<line> 2 </line>
<line> 0% </line>
<line> 0 </line>
<line> 100% </line>
<line> 4 </line>
<line> 100% </line>
<line> * </line>
<line> 25% </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> 4. Am*go </line>
<line> 0% </line>
<line> 0 </line>
<line> 10*% </line>
<line> 4 </line>
<line> 10*% </line>
<line> 4 </line>
<line> 5*% </line>
<line> 2 </line>
<line> 25% </line>
<line> 1 </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> 5. Mem*ro de F*mília </line>
<line> 0% </line>
<line> 0 </line>
<line> 100% </line>
<line> 4 </line>
<line> 100% </line>
<line> 4 </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
<line> 0% </line>
<line> 0 </line>
<line> 100% </line>
<line> 4 </line>
<line> 100% </line>
<line> 4 </line>
<line> 100% </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> 6. *assatempo </line>
<line> 25% </line>
<line> 1 </line>
<line> 50% </line>
<line> 2 </line>
<line> 100% </line>
<line> 4 </line>
<line> 0% </line>
<line> 0 </line>
<line> 0% </line>
<line> 0 </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
<line> *5% </line>
<line> 3 </line>
<line> 75% </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *. Voluntária </line>
<line> 50% </line>
<line> 2 </line>
<line> 50% </line>
<line> 2 </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
<line> 50% </line>
<line> 2 </line>
<line> 25% </line>
<line> 1 </line>
<line> 2*% </line>
<line> 1 </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
<line> 25% </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> 8. Cuidadora </line>
<line> 25% </line>
<line> 1 </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
<line> 50% </line>
<line> 2 </line>
<line> 50% </line>
<line> 2 </line>
<line> 25% </line>
<line> 1 </line>
<line> 25% </line>
<line> 1 </line>
<line> 50% </line>
<line> 2 </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> 9. R*ligioso </line>
<line> 25% </line>
<line> 1 </line>
<line> 25% </line>
<line> * </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
<line> 50% </line>
<line> * </line>
<line> 25% </line>
<line> 1 </line>
<line> *0% </line>
<line> 2 </line>
<line> 50% </line>
<line> * </line>
<line> *0% </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F**, Teresin* PI, v. 17, n. 3, a*t. 13, p. 208-227, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. Barbano, *. M. C. Cruz </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> 10. **rtic*pante </line>
<line> em 25% </line>
<line> 1 </line>
<line> 50% </line>
<line> * </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
<line> 0% </line>
<line> 0 </line>
<line> 0% </line>
<line> 0 </line>
<line> 25% </line>
<line> 1 </line>
<line> 75% </line>
<line> 3 </line>
<line> 0% </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> organizações </line>
</par>
<par>
<line> * G*au de I**ortância </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: O* autor**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 17, n. 3, ar*. 13, p. 208-227, ma*. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **7 </line>
</par>
<par>
<line> Mulheres T**balhadoras Com e Sem Filho*: E*tudo Q*alitati*o S*bre Papéis e Uso do Tempo </line>
</par>
<par>
<line> *bserva-se pelos dados da Tabela 1 q*e, para as </line>
<line> m*lher** com filhos, os pa*éis </line>
</par>
<par>
<line> ocupacionais que </line>
<line> elas quere* dar contin*idade no futuro são *4: trabalho, serv*ço* </line>
</par>
<par>
<line> *omésticos, ami*os e membro de família. *ara </line>
<line> as *ulhe*es sem *ilhos, foram escolhidos </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> *esmos papéis, com a exc*ção do papel de amigos. Destaca-*e q*e, quanto à im*ortânc*a, o </line>
<line> trabalho e a famíl*a f**am as únic*s o*upações qu* receb*ram 100% de "muita importânc*a" </line>
<line> *or *mbos o* gr*pos de mulhe*es. </line>
<line> CATEGORIA 1- A oc**açã* c*mo identid*de e *eus signifi*ados a partir dos papé*s </line>
<line> oc*pacionais </line>
<line> Os *apéis *a*s citados para as mulh*res *om filhos foram os de trabalha*ora, m*mb*o </line>
<line> de famí*ia, amiga, ser*iço doméstico* e v*lun*ária. Três d*s q*a*ro en*revistadas se referiram </line>
</par>
<par>
<line> ao t*ab*lho *omo </line>
<line> u*a *portun*dade de conh*cer novas </line>
<line> *essoas e *q*ilibrar os **péis </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> desem*enham no ambiente d*méstico, mo*tra**o que o conceito de trabal*o está fo**emente </line>
<line> as*o*ia*o às ati*i*ade* remuneradas. Du*s o veem, também, como meio de trocas como *ens </line>
<line> * serviços, referindo-se ** *ece*sida*es financeiras *a*a a *amília. </line>
<line> "Eu também acho que é importante para vo*ê *air daquele ambiente </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> cas*...É um momento *ue vo*ê sa*, que </line>
<line> você interage com out*as </line>
</par>
<par>
<line> pes*oas, q*e você te* um con*ívio socia*...mai* *migo*... E, no meu </line>
</par>
<par>
<line> *a*o, e* </line>
<line> g*sto mu*to do *ue eu *aço, que eu estou lidand* *om </line>
</par>
<par>
<line> ado*e*centes, eu dou *ula para *nsino médio, *ntão é boa a *roca de </line>
<line> energia com eles, fa* falta, t*nto * que nas f*rias e* fi*o com saud*de </line>
</par>
<par>
<line> da escola (ris*s) porque eu </line>
<line> gosto, né?". (En*revi*tada 01, *7 anos, </line>
</par>
<par>
<line> com filho*, professora de ensino méd*o). </line>
</par>
<par>
<line> "Porqu* *e eu </line>
<line> n*o ti*er </line>
<line> um t r abal ho </line>
<line> pa** manter a família, ajudar </line>
</par>
<par>
<line> minha f*lha no *u*uro, porque a gente traba**a já pensando *o futuro </line>
<line> dos filhos, né". (Entrevistada 02, 32 an*s, com filho*, *ecretária). </line>
<line> "Ami*ad*, *amília e casa, ach* que esses são f*n*am*nt**s p*ra vo*ê </line>
<line> te* um c*nvívio, *cho q** isso é o ma*s *mp*rtante para mi*... Eu </line>
</par>
<par>
<line> *cho *ue </line>
<line> assim, sem a *amília você não nada; se vo*ê está na é </line>
</par>
<par>
<line> di*iculd*de seu amigo *s*á ali pa*a lhe dar o ombro; da *a*a, se você </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 17, *. 3, art. 13, p. 2*8-227, mar. 2*20 ww**.fsa*et.*om.b*/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> Mulheres *rabalhadoras Com * Sem Filhos: Es*udo Qua*itativo So**e Papéis e Uso do Tempo </line>
</par>
<par>
<line> não t*ver u* alic*rce, vo*ê não *em nada". (Entrevista*a *2, 32 </line>
<line> anos, com f**hos, secret*ri*). </line>
<line> "Trabalhar fo*a eu *o*to, c**dar da *inha casa também, ter um </line>
<line> tempo par* fazer serviç* volun*á*i* é muito importa*te...". </line>
<line> (E**re*istada 03, 52 anos, com filhos, auxi*iar de produção). </line>
<line> "E* acho important* *esemp*nhar o papel *e m*e [membro de </line>
</par>
<par>
<line> fam*lia], e* </line>
<line> primei*o lugar, depois o </line>
<line> d * t r *bal h ador a f or * </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> la*, *orq*e isso al*m </line>
<line> de contr*buir **nan*eiramente fala*do, </line>
</par>
<par>
<line> melhora min** autoestim*, eu </line>
<line> também consigo </line>
<line> dividir meu </line>
</par>
<par>
<line> *empo e*tr* trab*lho e famíl*a". (En*revistada 0*, 55 anos, com </line>
<line> f*lhos, auxiliar adm*nistrat*va). </line>
<line> Par* as **lheres sem filho*, os **péis *ais mencionad** foram os de </line>
</par>
<par>
<line> tr*balhadora, amiga e mem*ro de f*mília - pa*éis em </line>
<line> comum *om as mulh*res com </line>
</par>
<par>
<line> fi*hos - diferin*o des*as *o men*ionare* os p**éis *e *el*giosa, cui*ado*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> passatemp*. Três das quatro entrevistadas afirmara* a imp*rtância de todos os papéis </line>
<line> que *ese***nhavam, sendo *ifícil destacar um ou outro mais importante. Todas as </line>
<line> entrev*stadas sem f*lhos *firm*r*m d*r grande impor*ância à ati*idade ** traba*ho, </line>
<line> ded*cand* a maior parte de seu dia a is*o. Tam*ém foi po**ível observar a neces*idad* </line>
<line> do equilíb*io *o uso do tempo ao assum*r diferentes *apé*s. </line>
<line> "Olh*, todos os papéis qu* e* citei na verdade é com* ocup* </line>
</par>
<par>
<line> meu tempo, é m*nha vida, é que **u. [...] minha vida hoje se o </line>
<line> basei* *est*s papéis" (En*rev*stada 06, *6 anos, sem f*lhos, </line>
<line> bióloga). </line>
</par>
<par>
<line> "U*t*mament* é t*abalhar e reli*ião, * ta*b*m a*udar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> famí*ia... Como nã* te*ho f*lhos e* me *e*ico à família, não só </line>
<line> ao meu marido, mas a*s s**rin*o*, irmãos etc" (Entre*istada </line>
<line> 05, *3 anos, s*m filhos, direto de escola infantil). </line>
<line> "Então ess* coisa do passatemp*, eu gosto muito, me i*entifico, </line>
</par>
<par>
<line> m* f*z fe*i*, me </line>
<line> faz bem, me rec**heç*. É i*ter*ssante </line>
<line> que na </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teres**a PI, v. 17, *. *, a*t. 13, p. 208-227, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. Bar**no, D. M. C. Cruz </line>
<line> *19 </line>
</par>
<par>
<line> mi*ha rede *ocial eu acabo *olocando *ui*as f**os de dan*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> as pes**as vem falar comigo por </line>
<line> causa *isso (risos), </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> engra*ado! \Ah, você </line>
<line> dançou de *ovo?\. *c*o que as p*ssoas </line>
</par>
<par>
<line> também me reconhecem a p**t*r dess* pape*" (*ntrevist*da 08, </line>
<line> *2 anos, sem filho*, **ra*euta oc*pa*ional). </line>
<line> "* trabalho, acho *ue a g**te não po*e ficar só no tr*bal**, </line>
<line> mas *u *ost* de trabalhar, eu gosto do que eu faç*... É um *os </line>
<line> *ap*is mais **p**t*ntes e a gente aca*a ficando mais te*p* ** </line>
</par>
<par>
<line> t*a*alho, né? * maior </line>
<line> p*rte do tempo você es*á pensando </line>
<line> [ no </line>
</par>
<par>
<line> *ra*alho] </line>
<line> ou trabalhando" (Entrevista*a 06, 36 anos, sem </line>
</par>
<par>
<line> filho*, bióloga). </line>
</par>
<par>
<line> "Uma </line>
<line> vez *u *uv* uma frase que </line>
<line> *ão vou saber expli*itar </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> quem *, que é a*uela fras* *ue diz que o hom*m *ão é u*a il*a. </line>
</par>
<par>
<line> Então eu a**o *ue eu tenho m*ito isso em *im... E* g*st* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gente, e* *osto de *onviver *om *essoas. E eu ac*o que ess*s </line>
</par>
<par>
<line> pa*éis *ue você m* perguntou são braços de c*mo viver, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *omo </line>
<line> se relaci*na* e eu ach* </line>
<line> também que ele* se com*letam" </line>
</par>
<par>
<line> (*nt*ev*stada *7, 39 anos, **m filhos, *entista). </line>
</par>
<par>
<line> "O se* trabalhador também é </line>
<line> um *ei*o de você *e afir*ar na </line>
</par>
<par>
<line> c*mun*dade que v*cê e*tá, é um dos p*péi* que v*c* </line>
<line> des*m**nh* dess* s** rec*nhecimen** a p*rtir da sua atividad* </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissio**l" (Entr*vista** 08, 32 anos, </line>
<line> sem filhos, *erapeuta </line>
</par>
<par>
<line> o*upacional). </line>
</par>
<par>
<line> "* papel de religi*sa é **ito importante para mim, mas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cuida*or **mbém, porque a mi*ha pro*issão é i*so, né... Quem é </line>
<line> d* área da saúde gosta de cui**r. * papel rel*gioso é meio q*e </line>
<line> uma ferramen*a para *uem quer cuidar. Quan*o eu que*o </line>
<line> *uid*r, eu lanço mão do papel de *stu*ante, *ara ter </line>
<line> c*nhec*men*o téc*ico, eu lanço mão d* papel de relig*oso, p*ra </line>
<line> ter miseri*ó*dia, *u lanço mão de *ut*os papéis, então *u tenh* </line>
<line> *e*. *SA, Teresina PI, v. 17, n. *, art. 13, p. 208-227, mar. *020 w*w4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mulh*res T*abalhadoras Com e Sem F*lhos: Estudo Qual*t*tivo Sobre *apé*s e Uso *o Te*po </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> a i*pressão q*e de tudo o que eu fa*o o que eu gosto mais é de </line>
<line> c*idar" (*ntrevistada 07, 3* anos, sem filhos, dent*sta). </line>
<line> CATEGOR*A *- Satisf*ção e *nsatisf*ção qu*nto ao uso do t*mpo par* </line>
<line> partici*ação em novas ocup*ções </line>
<line> *s dois *rupos relataram * necessidade d* *dministrar melho* o tempo para se </line>
<line> engajar *m mai*r nú*ero de ocupações. As mulheres com filhos relataram necessidade </line>
</par>
<par>
<line> de *quilib*ar os pap*i* </line>
<line> para dedicar mais tempo *am*lia e às * </line>
<line> ativid*des de *a*er </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> esp**tes, fazendo p*ojeções p*r* ocupar o *empo com novos *apéis no futuro. Esse da** </line>
<line> su*er* que o trabalho **de ser uma ocup*ção que *e co*oca, de c*rta forma, como uma </line>
</par>
<par>
<line> limita*ão </line>
<line> n* temp* p*ra pa*t*ci*ação em outras o*upações. As mulheres sem a </line>
<line> **lh*s </line>
</par>
<par>
<line> relatar*m que, c*so p*dessem reorga*izar a *otina, d*dic*riam *eu tempo às a*iv*dades </line>
<line> de v*lu*tariado * lazer. </line>
</par>
<par>
<line> "Só *stou e*per*ndo me apose*tar </line>
<line> *ara f*z*r mais atividades </line>
</par>
<par>
<line> ainda [risos] q*e já tá no meu </line>
<line> projeto: q*ero *azer capoeira </line>
</par>
<par>
<line> *ara terceira idade, já vi on*e t*m, quero fazer aula de t*atro, </line>
<line> mas por enquan*o não dá tempo, minh* a*enda tá ocupa*a c*m </line>
</par>
<par>
<line> tudo". (Entrev*st*da 01, 47 anos, c*m *il*os, p*o**ss*ra </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> en*ino m*dio). </line>
</par>
<par>
<line> "Eu acho que daria um pouco m*is *e tempo pa*a m*nha </line>
</par>
<par>
<line> família [...] Se fica* </line>
<line> **n**ndo s* e* trabal*o, a*rapal*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fa*ília... a maiori* *as *es**as *e deixam por c*usa d*ss*". </line>
<line> (Entre*istada 02, 32 anos, com *ilhos, sec*etária). </line>
</par>
<par>
<line> "Então, s* eu pudesse, eu sei </line>
<line> q*e i s s o </line>
<line> só *epe*de d* mim, eu </line>
</par>
<par>
<line> arranjaria um tempo para pratic*r esporte e lazer. Eu </line>
<line> preciso </line>
</par>
<par>
<line> me or*aniz*r *ais nesse se*tido, </line>
<line> eu *empre *stou *rrumando </line>
</par>
<par>
<line> d**culpa (risos)". (Entrevis*ada 04, 55 anos, c*m filhos, *uxiliar </line>
<line> administr*tiva). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, a*t. 13, p. 208-*2*, m*r. 2020 </line>
<line> www4.*san*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. *arbano, D. M. *. C*uz </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> "Eu estou sat*sfeita, eu sou *eliz a*sim. Mas a gente s*mpre </line>
</par>
<par>
<line> p*ns* q*e p*der** f**er mais (risos) [...] Ta*vez </line>
<line> eu colocari* </line>
</par>
<par>
<line> mais ho*bies e fa*i* </line>
<line> *m voluntariado". (Entrevis*ada 06, </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> anos, sem filhos, *iólog*). </line>
<line> "Nã* estou satisfeita (risos). Organizar a agenda é um desafio </line>
<line> di*r*o... Eu me sin*o mu*to a*ençoa*a *or *er muit*s pacientes, </line>
<line> mas é um desa*io d*ário... **so toma tem*o de o*tra* coi*as que </line>
<line> eu gosta*ia de fazer [...] Eu gosta*i* de ter mais tempo de me </line>
</par>
<par>
<line> dedic*r a isso [volu*tariado], *a* *u sei </line>
<line> q*e ess* tempo não </line>
</par>
<par>
<line> existe po*que e* *ão admin***ro bem o temp* do m*u trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> e*tende? Eu ainda não c*nsegui </line>
<line> identificar porq*e eu não </line>
</par>
<par>
<line> administro *e*". (Entrevistada 07, 39 anos, s*m filhos, </line>
<line> dentis*a). </line>
</par>
<par>
<line> "É, </line>
<line> ol*a, ol*ando aq*i importância q*e eu estou dando e a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> futuro **s*o *o *esempenho d*ssas </line>
<line> ***vida*es, eu ach* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> tal*ez eu n*nca e*teja *u*to s*tis*eita com a forma com que elas </line>
<line> estão o**anizadas. Eu acabo trabal**ndo mais do que gostaria </line>
</par>
<par>
<line> e isso me dá menos tempo para dançar *u *esm* </line>
<line> para ver os </line>
</par>
<par>
<line> amigos... Não posso di*er que estou *atis*eita c*m a **rma com* </line>
<line> o meu tem*o es*á oc*pado com es*as *cupações, mas e* *ou </line>
<line> feliz por faz*r essas ocupações". (Entrevistada *8, 32 anos, s*m </line>
<line> filhos, terapeuta ocu*acio*a*). </line>
<line> **TEGORIA 3- A falta de *empo res*ltante d* sobrecar*a d* papéis o*upac*onais </line>
<line> Sete das o*to mulheres entrevista*as, ind*penden*em*nt* de ter *u não *ilhos, </line>
</par>
<par>
<line> *elataram dificu*dade </line>
<line> em equ*l*brar o uso do própri* *empo com os </line>
<line> papéis que </line>
</par>
<par>
<line> desempenham, oc**ion*ndo sobrec*rg* *e </line>
<line> papéis ou di*iculda** em administrar as </line>
</par>
<par>
<line> ocupaçõ*s **e estão en*ajadas ou *ue gostari*m *e se engajar. Nos discursos também </line>
<line> se pô*e observar a questão cult*ral d* gênero, p*** dete*minados papéis são esperado* </line>
<line> pela s*ciedade que sejam assumidos por mul*eres. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 3, a**. 13, p. 208-227, mar. 2020 </line>
<line> w*w4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mulheres Trabalhadoras Com e *e* *ilhos: Es*udo Qua*i**tiv* Sobre Papé*s e Us* do Tempo </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> "Sempre sobra mai* para a mu*he*, * ho*em é ma*s </line>
<line> acomodado com questões dom*sticas, é um* *ue*tão cult*ral... </line>
<line> Vejo isso n* minha *as*... Meu marid* f*i criado d*s*a *orma, </line>
<line> mas eu *rocurei não educar meu* *ilh*s assim.... Mas eu sempre </line>
<line> vej* qu* há um obstá**l*... pra ** e* banc* não *ai, ent*o </line>
<line> *caba sobrando mais par* a mulher, se*a a q*e*tão da áre* </line>
<line> domé*tica, seja pa*a ir em ban*o, supermerc*do... *8% em </line>
</par>
<par>
<line> casa, quem faz tudo, sou eu" (*ntrevis**da 01, </line>
<line> 47 anos, </line>
<line> co* </line>
</par>
<par>
<line> f*lhos, professora de ens*no médio). </line>
</par>
<par>
<line> "**s eu sei que prec*so arrumar um tempinho para os espo*tes, </line>
</par>
<par>
<line> acho q*e isso **udaria n* minha a*toes*i** e </line>
<line> saúde" </line>
</par>
<par>
<line> (Entrevis*ada 0*, 55 a*os, c*m filhos, aux*l*a* administrativa). </line>
<line> "Eu *stou s**i*feita, mas eu estou em uma fase da minha vida </line>
<line> que eu pre*iso começa* a pe*sar mais em mim, q*e * o qu* *u </line>
<line> n*o *aço. Eu *e anulo para atender aos ou*ros e estou vendo </line>
<line> que ultimamen*e, você *hega a uma *t**a *a v*d*, u*a certa </line>
</par>
<par>
<line> idade, que você vê **e </line>
<line> te* que se *reocupa* com você, né... </line>
</par>
<par>
<line> [...]*ô pensa*do par* o futuro ter es*e </line>
<line> tempo para </line>
</par>
<par>
<line> mim...Porque </line>
<line> se* </line>
<line> organis*o </line>
<line> come*a </line>
<line> a </line>
<line> exigir </line>
<line> i s s o ..." </line>
</par>
<par>
<line> (Ent*evistada 05, </line>
<line> 5* anos, s*m *ilhos, *ire***a de </line>
<line> escola </line>
</par>
<par>
<line> inf*ntil). </line>
</par>
<par>
<line> "Eu sou f*liz dessa m*neira, mas </line>
<line> parece que *alta tem*o..." </line>
</par>
<par>
<line> (Entrev*stada 06, 36 anos, se* filhos, bióloga). </line>
</par>
<par>
<line> "Mas eu se* que *sse tempo não *xist* porque eu </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> *dm*ni*tro bem o tempo </line>
<line> do meu trabal*o, enten*e? Eu ainda </line>
</par>
<par>
<line> n*o conseg*i identific*r porque eu n*o administro bem." </line>
<line> (Entre*istada 07, 39 ano*, sem f*lhos, denti*ta). </line>
<line> Taylor e Ki*lhofn*r (201*) contextua**zam qu* o engajame*to em uma </line>
<line> *cu**ção ger* uma iden*idade, que *ostra quem nós s**os e quem nós queremo* *er </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, art. 13, p. *08-22*, mar. 202* www4.fsa*et.com.b*/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. *arbano, D. M. C. Cr*z </line>
<line> *23 </line>
</par>
<par>
<line> *om* *eres ocupacionais. Os *es*ltados d*s entrev*stas apon*aram que o* dois grupos </line>
</par>
<par>
<line> deram ênfase para o papel ocup*cional </line>
<line> d* *rabalhadora, evid*nc*ando esta o*upação </line>
</par>
<par>
<line> c*mo iden*idad* perante a si e pe*a so**edad*. Nes*e s*ntid*, *s elementos do Modelo </line>
</par>
<par>
<line> ** Ocupação Humana estão *ntegrado* </line>
<line> na id**tida*e ocupa**ona*: volição - pela a </line>
</par>
<par>
<line> motivação d* *e engajar na </line>
<line> ocup*ção *o tr*bal*o; a habituação - pelo exercício </line>
</par>
<par>
<line> contí*uo do papel **upacional d* traba**ad*ra; </line>
<line> * **sempenho - l*van*o em </line>
</par>
<par>
<line> consideração a* h*bilidades desenvol**das *ara e**e pape*; e o ambi*n*e - que atua </line>
<line> pelos elementos c**tur*is, políticos, religiosos e sociais, **fl*en*iando *ada i*d*ví**o e </line>
<line> a socie*ad*. </line>
<line> Par* as mul*er*s com filh*s, *rabal*ar se *ostrou como um* *cupação q*e </line>
</par>
<par>
<line> equilibr* a vida dent*o e </line>
<line> fora do lar, *lém de s*r essencial po* pr*ver *s necessidades </line>
</par>
<par>
<line> financ*iras da famí**a. Estes dados e***am em acordo com </line>
<line> os d*dos quan*itativos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pr**eira part* d* e*t*do, em qu* m*es tive*a* maior *atis*ação trabalho em r*laç** às </line>
<line> mul*eres sem filh*s. O trabalho produtivo é, na soc*edade capitalista, mais *al*rizado </line>
</par>
<par>
<line> que o trabalh* reprodu**vo (de**ro </line>
<line> do lar) </line>
<line> (DEDE*CA, 2015; FO*TOU*A et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2*10; DEDECCA, 20*8). As*im, pa** m*es, mesmo </line>
<line> *ue d*semp*nhem serviços </line>
</par>
<par>
<line> *omésticos, trabalhar fora de *asa *uger* maior r*conhecimento p*rante a so*iedad*. </line>
</par>
<par>
<line> Interessa*te notar qu* *s m*l*eres *em filhos *e*cio*aram * papel </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "*u*dador*" mai* que as mães, inclusive a*ribuind* maior importância *ara este p*p*l </line>
</par>
<par>
<line> do que mulheres **m fi*hos. *o entanto, m*es r*latar*m </line>
<line> necessidade de *er maior </line>
</par>
<par>
<line> tempo com a família. As m*es atribuíram mai*r importância </line>
<line> para o papel </line>
<line> do </line>
<line> cuidado, </line>
</par>
<par>
<line> mas mulhere* sem f*lhos at*ibuem maior s*gn*ficado para este pa*el. </line>
<line> Seg*ndo o Modelo de Ocupaçã* *uman* (TAYLOR; KIELHOF*ER, 2017; </line>
</par>
<par>
<line> Fisher *t *l., 2017), </line>
<line> o*upação </line>
<line> e contexto *stã* interligados e se *nfluen*iam </line>
</par>
<par>
<line> reciprocamente. É possível que *o contexto la***o, em que se *rez* pelo coleti*o mais </line>
<line> que em cultura* i**ividua*istas, * *cupação *o cuidado *eja m**s va*orizada p*la* </line>
</par>
<par>
<line> *articipantes do </line>
<line> que e* outr*s contextos. Isto pode *ambém es*ar rela*ion*do às </line>
</par>
<par>
<line> expectativas s**ia*s </line>
<line> criadas para que mulheres desempenhem papéis relacionados </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> *uidado (TRIGO, 2*19; MIOTO, 2015; FISHER et *l., 2017). Assi*, cuidar do outro, </line>
<line> *eja * pe*soa uma amig*, parente, filho ou um desconhecido (como é o caso d* trabalho </line>
<line> voluntário), aparece como **go relevante p**a as **lh*res ent*evistadas. </line>
<line> Já em r*la*ão ao **o d* próprio te*po, obser**-se qu* mul*e*e* sem *il*os </line>
<line> rel*ta*a* muita *mportância para o papel ocupacio*al de passat*mpo/ama*or </line>
<line> (demonstr*ndo que de*icam tempo a este papel). Todav*a, p*ra as mães, este *ape* não </line>
<line> *e*. FS*, *eresina *I, v. *7, n. 3, art. 13, *. 208-227, *ar. 2020 w*w4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mulhere* T*abalhadoras *om e Sem Filhos: E*tudo Q**litativo S*bre Pap*is e Uso do Tempo </line>
<line> 224 </line>
</par>
<par>
<line> chegou * s*r *encion*do como mu*to importante, apes** de*tas re*at*r*m </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> entrevista* a n*cessi**de de *ai*r tempo *edicado ao l*zer. </line>
</par>
<par>
<line> * *odo como uma pesso* organiza seu *empo *stá **lacionado c*m os seus </line>
<line> *á*it*s, isto é, à* at*v*dades q*e rotine*rament* exe*uta (LEE; *IELHOFNER, 2017b). </line>
<line> Os hábitos dão se*ura*ça e organi*ação *ar* a *ida das *e*so*s. Ent*etant*, engajar-se </line>
</par>
<par>
<line> em novas ocupações requer reorganização </line>
<line> da roti*a * conse*uente tr*nsformação </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> determ*nados hábitos, eliminando ou d**egando *arefas, *e modo a efe***a* uma rot*na </line>
<line> equilibr*da (LEE; *IELHOFNER, 201*b). </line>
<line> Além da r*organização do própr*o tempo e r*t*na através da transforma*ão de </line>
<line> hábit*s e de*egação de tarefas, é impor*ante *enc*on*r o ambiente - em todos os seus </line>
<line> níveis e dimen*ões - inte**er*ndo positivamen*e ou ne*ativament* no des*m*enho </line>
</par>
<par>
<line> ocupacional (F*SHER *t al., 2017). *o </line>
<line> nív*l fí*ico, </line>
<line> é possível **e mo*if*caç*es </line>
</par>
<par>
<line> amb*enta*s (c*mo a *quis*ção de novos equipame**os para o lar) diminuís*em o te*po </line>
</par>
<par>
<line> ga*to </line>
<line> com trab**ho </line>
<line> domés*ico * </line>
<line> o**miza*se o tempo *a* </line>
<line> m**heres *ntre**sta*as. N* </line>
</par>
<par>
<line> nível social, é ne*essário r*fletir *u* elas po*em d*ixar de s* e*gajar em det**minadas </line>
<line> o*u*aç*es p*rque alguns fatores - como o ex*e*so *e t*refas *oméstic*s, ca*ga horária </line>
<line> eleva*a de trab*lho, entr* outros, - influ*ncia* ne*ativamente no us* do tempo e, </line>
<line> consequ**tem*nte, nos papéis ocupacionai* de**mpen*ados (FISHER et al., 2017). Em </line>
</par>
<par>
<line> n*vel **upacional, a reorg*nização da rotin* flexibilizaç*o das horas *rabal*adas e </line>
<line> **deria res*ltar em equilíb*io o*upaciona* e me**ora ** qualidade de vida (*ISHER e* </line>
<line> al., 2*17; OLLO-L*PÉZ; GO*I-*EGAZ, 20**; **DRINGA et al., 20*5) </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, d*stac*-s* que as </line>
<line> d**iculd*des econ*micas (como a possibilidade </line>
</par>
<par>
<line> financeira </line>
<line> de *e engaj*r em *cu**ç*es de lazer), de locom*ç*o (ineficácia dos </line>
</par>
<par>
<line> transportes públicos ou o preço elevado destes) e polí*icas (*ã* c*mprime**o *e leis </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*re*to*) c*n*tituem var*áveis particulares do contexto brasileiro que p*dem dif*c*ltar o </line>
</par>
<par>
<line> engajamento em um* ocupação. Des*a ma**i*a, é </line>
<line> possíve* que *uitas das mul**res </line>
</par>
<par>
<line> e*t*evistadas possa* *i*e*ciar *stas situações, to*nando-*e necessária* nov*s pesqui*as </line>
<line> que i*vestiguem *stas hi*óteses. </line>
<line> 5 *ONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Esta pes*uisa *e propôs a inv*s**gar e c*mparar a importâ*cia e o signif*cado </line>
</par>
<par>
<line> dados aos papéis </line>
<line> ocu*aci*nais desempenha*os p*r m*lheres c*m e sem filhos, be* </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> se es*ão *ati*feitas </line>
<line> co* mo*o c*mo ocupam o próprio tem*o. Os *esul*ados o </line>
</par>
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<line> R*v. *SA, Teresina, v. 17, n. 3, art. 13, p. 2*8-227, mar. *02* </line>
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<line> L. M. Barba*o, D. M. C. Cruz </line>
<line> 225 </line>
</par>
<par>
<line> m*stra*am que, em ambos </line>
<line> os gru*os, o papel </line>
<line> de tr*balhadora e *embro d* família </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> mencio*ado com* muit* signifi*at*vo. Pa*a as mulheres *** filhos, trab*lhar e*uilibr* </line>
<line> os papéis d*ntro e fora do lar, alé* de aj*dar f**anceiram*nte a *amília. Em todas as </line>
</par>
<par>
<line> entre*ist*s </line>
<line> emergiu * n*cessi*ade *e *dm*nistr*r melhor o própri* t*mpo para </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> engaja* em mai*r número de ocupações. </line>
<line> Po* se t*atar de um *studo *ualita*ivo, não é po*sível gen*ralizar o* resultados, </line>
</par>
<par>
<line> m*s entende-se </line>
<line> que estes apres*ntam ref*ex*es important*s </line>
<line> para pensar n* papéis </line>
</par>
<par>
<line> desempenhados por mulheres trabalhado*as. Para futuras pesquisas *ecomenda-se </line>
</par>
<par>
<line> investigar a *nfluência </line>
<line> de fatores amb*entais no enga*a*ento e desem*e**o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ocupações e també* sobre co*o as adaptações n* r*tin* * uso do te*po i*pactari*m </line>
<line> na melhoria do bem-*star de mulhe*es *rab**had*r*s. </line>
<line> *E***ÊNCIAS </line>
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<line> * L. M. Barban* </line>
<line> D. M. C. Cruz </line>
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<line> 1) concepç*o e *l*ne*amento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*ál**e * interpretação *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabora*ão do rascunho ou na *e*isão crí**ca d* conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rt*c**ação *a aprovação da versão fin** do m*nuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Como Ref*r*nc*ar este Ar*igo, confor*e *BNT: </line>
<line> BARBANO, L. M; CRUZ, D. M. C. Mu*heres T*abalhadoras com e Sem Filhos: Estud* </line>
<line> Quali*ativo Sobre Papéis e uso *o *emp*. Rev. FSA, Teresin*, v.17, n. 3, art. 13, p. 208-2*7, </line>
<line> mar. 2020. </line>
</par>
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<line> *ev. FSA, T**esina PI, v. 17, *. 3, art. *3, p. *08-227, mar. 2020 </line>
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