<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 4, p. 74-88, jun. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.6.4
</line>
</par><par>
<line>
A Iro*ia e o Irônico nos Discursos Midi*t*cos e Polí*ic*s
</line>
<line>
The I**ny and the Iron** in the Media *nd Politica* Spee*h*s
</line>
</par><par>
<line>
Francis*o Laerte Juvê**io Ma*alhães
</line>
<line>
Do*tor *m Comu*i*ação e C*ltura pela Universi*ad* Federal do Rio d* **neiro
</line>
<line>
Pro*essor do Progra*a de Pós-Gr*duação da Un*versidade Feder*l d* Piauí
</line>
<line>
E-mail: fla*rte@msn.co*
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A *ronia e * *rônic* nos Discursos Midiát*cos e P**íticos
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O uso de i*onias é, c*rtamente, uma das
</line>
<line>
possibi*idade* d* produção *e sentido *om q*e *s
</line>
</par><par>
<line>
di*putas de sent*do nos processos de in*erlocuçã* se e*e*ivam. N*sso trabalho centra-*e nesse
</line>
<line>
uni*er**: dois ar*iculi*tas do *o*nal F*lha de São Paulo (Gu*lhe*me Boulos e Rein*ldo
</line>
</par><par>
<line>
Azevedo). No
</line>
<line>
di * 2* *e
</line>
<line>
n*vembro de *014, Boulos p*bli*a o artigo "Su*estões par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Ministério de Dilma". Sugere * pr*si*ente Dilma Rousseff, recém-el*ita, um *ini*tério com
</line>
<line>
nomes como Reina*do Azevedo. *m re*posta a Bo*los, Azevedo publica dois text*s. O
</line>
<line>
primei**, na Folha de São Paulo, "A galinha *i**ad*nha de ve**elh*"; o s*g**do, na revi*ta
</line>
<line>
Vej*, "Não! Boul*s, o poodle su*s*rvient*, não é meu oposto simétric*. E* n*o cometo cri*es!
</line>
<line>
Ou: Reinaldo n* M**i*t**io da Cultura". *rata-se, portanto, d* um* anál*se de dis*urso em qu*
</line>
<line>
buscam*s compreender os dispositivos de disp**a de sentidos co* que esses articulistas, c*m*
</line>
<line>
agentes *olíticos, *e *i*ladiam, especialmente pelo ag*nciamen*o *e ideologias que con*tituem
</line>
<line>
* t*cido discursivo.
</line>
<line>
Palavra*-cha*e: Discurso. *de*logia. Iron*a. Mídia. Sub*etivid*d*.
</line>
<line>
AB**RAC*
</line>
<line>
T*e **e of iro*ies *s **rta*nly *n* of th* poss*bilities o* m**ning pr*ducti*n with w**c* the
</line>
</par><par>
<line>
disput*s
</line>
<line>
of significance in
</line>
<line>
the p*ocesses of interlocution ensue. Ou* work focuses on this
</line>
</par><par>
<line>
univer*e: two journalists from the newspa*er Fol*a de São Paulo (Guilher*e Boulos a*d
</line>
<line>
Re*naldo *z*vedo). *n November 27, 2014, Boul** pub*ished the a*ticle "Sugges*ions for the
</line>
<line>
Government of Dilma." He pro**ses to the newly el*cted President Dilm* Rouss*ff a ministry
</line>
<line>
with *ames such as Reinaldo Azevedo. *n respo*se t* Boulos, Azevedo publis*es two t*xts.
</line>
<line>
The fir*t, in Folha d* São P*ulo, "T*e red p*inted chicken"; the seco*d, in Veja magazine, "N*!
</line>
<line>
Bo*los, the subse*vient poodle, is not m* symmetrica* opposite. I do n*t commit crime*! Or:
</line>
<line>
Reinaldo at the M**istry of Cult*re". It is, there*ore, an analysis of dis*o*rse in *h*ch we seek
</line>
<line>
to understa*d the mech*nisms of dispute o* mea*i**s with which the*e colu*nists, as p*litica*
</line>
<line>
agents, oppose each oth*r, e*p*cia*ly by the a*ency of ideologi*s t*at co*stitute the *is*ursi*e
</line>
<line>
fabric.
</line>
<line>
*ey*ords: Discourse. **eology. I**ny. Media. Subje*t*vity.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*si** PI, v. 17, n. 6, art. 4, p. 74-*8, *un. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. L. J. M*galhães
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
[...] sob a influ*nc*a de *oisas *érias, ou a iro*ia o
</line>
<line>
ab*ndonará (se ela for a*go oc*si*nal), *u então ela
</line>
<line>
g*nhará f*rça (s* l*e pertencer *o*o a*g* inat*) e se
</line>
<line>
conve*terá em um* ferram*nta séria, *ssumindo seu lugar
</line>
<line>
no e*cadeament* dos recu*sos com os quais o senho* *erá
</line>
<line>
de const*tuir sua *rte.
</line>
<line>
Rainer Maria Rilke.
</line>
<line>
Cartas a um jo*em poeta, 20*9, pag. 3*.
</line>
<line>
*re*endemos, nesse *rabalh*, **alisa* dois tex*os publicados no j*rnal *o*ha de Sã*
</line>
<line>
P*ul* e um *a rev*s*a Veja: o primeiro é assinado por G*lherme Boulos * * outro por Reinal*o
</line>
</par><par>
<line>
Azevedo, am*os c*lunis**s* do referid* periódic*. O texto da revis*a V*ja é de autoria
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Azevedo. N* dia *7 de nov*mbro de 2014, *oulos publ**a o arti*o intitu*ado "Su*estões para
</line>
<line>
o Ministério de Dil*a" em fo**a de carta, um *exto r*p***o *e *roni*s, *ugeri*do à preside*te
</line>
<line>
D*lm* *ousseff, re*ém-eleita para o segundo mandat*, no*es *omo o do Deputado Federal
</line>
<line>
Jai* Bolsonaro, d* Ex-prefeito de São Pau*o, *il*ert* Kassab, e o d* Re*nal*o **evedo, que
</line>
<line>
tamb*m * articulista do jorn*l Folha de São Paulo e *a r*v*sta Vej*, par* compor a n**a e*u*pe
</line>
<line>
do gover*o *omo ministros. As i*oni** *** por con*a da insatisfação de Bo*los com os nomes
</line>
<line>
já indicados pela pres**ente Dilma, **m* Kátia A*reu para * pa*ta d* A**icult*r* e de Joa**im
</line>
<line>
Levy, par* a da Fazenda.
</line>
<line>
No dia 28 d* novembro, R**na*d* Aze*edo, a pretexto de r*sponder a* arti*o de Boulos,
</line>
<line>
p**lica dois te*tos, um no pró*rio Jornal *olh* de *ã* Pa*lo, e o outro, mais **r*ssivo, no blog
</line>
<line>
q*e **ntém na *evis*a Ve*a. O prim*iro t** c*mo título "A **linha **ntadinha de vermelh*",
</line>
<line>
e o segu*do *ntitula-s* "Não! Boulos, o poo*le subserv*ente, não é me* o*os*o si*étrico. E*
</line>
<line>
não c*meto crimes! O*: *e**aldo no *inistério da Cult*ra". Aze*edo *ublica dep*is out*o*
</line>
<line>
te**os ai*da com foco nessa polê*ica *e Boulos, mas, em *o*sa a*ális*, *os deterem*s apen**
</line>
<line>
no pr**eiro, ref*r*do *á *ouco.
</line>
<line>
Trazemos para e*te estudo autore* *o*o Fai*cl*ugh (*00*), Ramalho e Re*en*e (2*11),
</line>
<line>
Ver*n (20**) * Pinto (19*9), além de ou*ros *ue produzem nessa área. Mas também recorremos
</line>
<line>
a *utor*s tais como Bakhtin (1995), Kier*egaard (1991) e Muecke (1*95), com seus estudos
</line>
<line>
ac*rca da ir*nia e do irônico. En*en**mos que *s*e tipo *e estud* contrib*i p*r*
</line>
<line>
1 *oulo* é profes*or, p*i*anal*sta e membro da Co*rdenação Naci*nal d* *TST - M**i*ent* *os
</line>
<line>
Trab*l*adores *em-Teto. Azevedo é *or*ali*ta, *logu*ir* e escritor.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. *, *. 7*-88, jun. 2020 www4.*s*net.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ironia e o *rônico nos D*scursos Midiát**os e Pol*ti*o*
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
co*preend*rm*s *s mecan*smos de disputas d* sentid* *om que a**ntes *olíticos s* d*gladiam
</line>
<line>
*a arena mid*ática, esp*ci*lmente, pe*o agenci*ment* d* i*eologia* que consti*uem o *ecido
</line>
<line>
discursivo.
</line>
<line>
Num primeir* momento, dis*ut*mos * que*tão da iro*ia, con*ider*ndo os autores citados
</line>
<line>
acima, depoi*, a*resentamos a *ossa perspectiv* da Aná**se de *iscurso e aspec*os d* quest**
</line>
<line>
da ideologia. Por f*m, fa*emos a a**lise dos doi* artigos, bu*cando compree*d*r os mecanis*os
</line>
</par><par>
<line>
d* p**dução de
</line>
<line>
*entido e as estrat*gias discu*siva* ac*ona*as pelos refe*ido* *rti*ulistas no
</line>
</par><par>
<line>
emba*e polít*co id*ológi*o.
</line>
<line>
* *EFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 A ironia de que falam*s
</line>
<line>
Muecke r*fere-se a *ois t*pos de iro*i*, a ob*ervável e * verbal *u i*stru**nta*.
</line>
<line>
Segundo ess* auto*,
</line>
<line>
Di**te da i*o*ia observ*ve*, tem-se uma situação ou uma cena que deve ser
</line>
<line>
per**b*da pelo ob*e*vado* e julgada irônica, n*o existindo, a*sim, \a*g*ém
</line>
<line>
s**d* irônico\. Já na ir**ia *erbal, há u** a*it*d* irônica *xpr*s*a po* um
</line>
<line>
su*eito, que *az uso *e uma inversão semânt*ca para transm*tir sua m*nsagem.
</line>
<line>
(MUECK*, 1995, 26)
</line>
<line>
Po*tanto, um* coisa é **a situação ou um* cen* que possam*s considerar irô*ica como,
</line>
<line>
por *xempl*, *lguém que vive numa situação de penúria, numa seca terrí**l, à be*ra d* um
</line>
</par><par>
<line>
a*ude ou
</line>
<line>
de uma lagoa imensa. Out*a cois* é o processo de interlocução
</line>
<line>
em que u*
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
*nt*rlo*uto*es ironi*a o outro como, por **empl*, **ando al*uém agradece * *en*ileza a uma
</line>
<line>
p*ssoa que aca*ou de ser grosse*ra consigo. Ness* segundo ca*o, tal *omo nos subent*ndidos,
</line>
<line>
a i*oni* carece que o *ronizado r*cupere os senti*os produ*ido* para que os efeitos p*etendi*os
</line>
<line>
** re*lizem.
</line>
</par><par>
<line>
D*cr*t (1987, 19) dist*ngu* dois tipos
</line>
<line>
de implí**tos e mostra
</line>
<line>
que é nec*ss*rio
</line>
</par><par>
<line>
"descrever um deles a *artir *o compon*nt* linguístico (o *re*suposto), enquanto o outro (o
</line>
</par><par>
<line>
suben*endid*) exi*e * inte**enção *o *ec*rso retóric*". *essa forma, a
</line>
<line>
ironia é u* ti*o de
</line>
</par><par>
<line>
implícito, uma esp*c*e de subtendido, porta**o, *e*orre tamb** de um r*curso retóric*, nã* é
</line>
<line>
como a p*essuposiç*o que *stá no uso da língua.
</line>
</par><par>
<line>
Não aprofundamos aqui a discussão a*er*a
</line>
<line>
dos *mplíc*t*s (pressu*os*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
subentendido*), mas, par* *eixar claro o que *s*amos q*erendo dizer, *itamos nov*mente
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. 6, art. *, p. 74-*8, *un. *020 www4.fsa*e*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. L. J. Magalhães
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
*ucrot quando ele diz que "*xi*te s*mp*e para um en*nciado co* sube*tendidos, um \sentido
</line>
<line>
l*ter*l\ do qual tais suben*en*idos estã* ex*luídos" (Idem). A ironia també* tem um *ignificado
</line>
</par><par>
<line>
literal e outro oculto. *m em desacordo *o* o o*tro (MUECKE, 1995,1*). Po* vezes,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ir*ni*ado
</line>
<line>
pode, por di*ersa* *a**es, simplesmente, se ater ape*as ao sentido li*eral, não
</line>
</par><par>
<line>
recuperar sentido irô*ic* o
</line>
<line>
preten*ido pelo enunciador. Fairclough (*001, 158) *rit*ca
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"uti**dad* limitad*" d*s que de*in*m a i*onia como "d*zer uma *o*sa * sig*ificar outra", dad*
</line>
<line>
a "natureza inte*textual da ironia: o fato de *u* um e*unciad* irô*ico 'e*oa' o enun*iado de u*
</line>
<line>
o*tro. Ou seja, no dizer irônico, há um* se*u*da v*z que conflita c*m a primeira.
</line>
<line>
É, *or *o*se*uin*e, da **on*a verbal q*e va*os tratar aqui, embo*a reconheçamos que
</line>
<line>
não d**xa de ser i*ônico um "gover*o de ***uerda"2, (m*s, a* menos, é isto que se e*pera de
</line>
</par><par>
<line>
*m governo d* Par*ido *os *rabalh*dore*)
</line>
<line>
nomear ministros, *specialmente o da Fa*enda,
</line>
</par><par>
<line>
id*ntifi*ados com as forças pol*tico-ideológicas de direita. *uer dizer, *á uma situação pol*tica
</line>
<line>
irônica *ue p*de s*r de*tacada e an**isada, o que Mue*ke chama de ironia obser*ável.
</line>
</par><par>
<line>
A iron** ver*al
</line>
<line>
ou ins*rumental "o*or*e quand* há uma i*versão semântica e, n*sse
</line>
</par><par>
<line>
caso, a ironi* const*t** em *ize* uma c**sa para signific*r ou**a, como uma forma de elogiar a
</line>
<line>
fim de cen*urar e censurar a fi* de elogiar [...]" (M*ECKE, 1995, p.*3). A esse respe*t*,
</line>
<line>
Kierkega*rd (19**, 216) di* q*e:
</line>
<line>
A for*a mais corrente de ironi* c*n****e em d*zermos em tom sério * que,
</line>
<line>
con*ud*, não é pensado seria*ente. * o*tra forma, em que a gente br*nc*ndo
</line>
<line>
diz, e* to* *e br*ncadeira algo que se pen*a a sé*i*, ocorre raramente.
</line>
<line>
Ou s*ja, há, e* algu*s usos de iro*i*, ce**o tom *e hu*or e, certamente, também, de
</line>
<line>
malícia. A res*eito *isto, Bakhtin (*997, 16*) fala que "na lit**at*ra carnavaliz*da dos séculos
</line>
</par><par>
<line>
X*III e XIX o riso, regra geral, é *onsi**ravelmente abafado, chegand* à *ron*a, ao hu*or e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
outras formas de ri*o reduzid*".
</line>
</par><par>
<line>
É, sem dúvida, intere**ante o que K*erkegaard (1991, 217) fala acerca do pod*r e do
</line>
<line>
saber pretensiosos, t*atando-os como irônicos:
</line>
<line>
*m relação a um saber tot*lment* pretensioso, *u* s*** tud* de t*do, é
</line>
<line>
iron*camente correto entrar no jogo, ser arrastado por *od* esta sabedoria,
</line>
<line>
excitá-*a c*m aplausos de júbilo para que **ta se el*** *a*a vez m*i*, num*
</line>
<line>
loucura cada **z mais alt*, desde q*e aí se p*rm*neça conscien*e de que tudo
</line>
<line>
aquilo é vaz*o e sem *on*eúdo.
</line>
</par><par>
</page><line>
2 A parte a co*plexa di*c*ssão a*erca desses doi* conceitos políticos (direita e esque*da), nã* temo* como a*rof*ndar neste
</line>
<line>
a*tigo ess* de*ate. Esclarecemos qu* pensamos em Bobbio (1995) q*e tr**a dessa dist*nçã* cons*de*a*d* que * e*querda busca
</line>
<line>
*romover a jus**ça soc*al e**uanto a dire*ta defend* a liberdade ind*vidual. *e outr* modo, a esquerda pretende es*a**lecer
</line>
<line>
um E*tado d* bem esta* soci*l, *aseado na igualdade, enquant* a d***ita propõe um Estado *iberal, em que se impõ*m * livre
</line>
<line>
in*ciativ* e as re*r** do *ercado.
</line>
<line>
R*v. FSA, Te*esina, v. 17, n. 6, a*t. 4, p. 7*-**, jun. 202* www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A I*onia e o Irônico *os Dis*u**os Midiáticos e P*lític*s
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
Boulos entra n* jogo do *oder e do s*ber a ponto de acre*itar que possui o direito de
</line>
</par><par>
<line>
*omentar as escolhas já feit*s
</line>
<line>
e indicar novo* minist*os à Pre*ide*te eleita, embo*a
</line>
</par><par>
<line>
iro*i*amente, p*rque esse é o modo de jo*a* que ele *ncon*ra. *sto dá indício qu* Boulos tem
</line>
<line>
uma prer*ogati*a e, porta*to, *le seja um aliado, que ci*cula no m*io do *o*er palac*ano, o q*e
</line>
<line>
dá * ele a liberdade de escr*v*r u*a carta di*igid* à Pres*dente da República.
</line>
<line>
2.2 A an*li*e de discurs* c*mo a e*tendem*s
</line>
<line>
P*r ex*stirem várias vert*ntes da Análise de *iscurso, preci*amos deixar clar* onde nos
</line>
<line>
situa*o*. Autores como Fa*rclough, van *eeu*en, van Dijk, *esen**, Ramalho, Magalhães,
</line>
<line>
entre *utros, aos q*ais re**rrem*s repetidamen*e, são identifi*ados com a chamada Análise de
</line>
</par><par>
<line>
Disc*rso Crítica (ADC). *as,
</line>
<line>
além
</line>
<line>
destes, recorremos também outros auto**s qu* *ão se a
</line>
</par><par>
<line>
filiam a essa ver*en**, como *aingueneau, Verón, Charaudeuau etc. Autores que são muitas
</line>
<line>
vezes inté*pr*t*s pr*cisos daquilo *u* desejamo* fal*r no trabalho rigoroso na análise *o nosso
</line>
<line>
objeto. Não devemos, por*anto, p*e*c*ndir de tai* au*ores. Portanto, ness* trabalho, ad**amos a
</line>
</par><par>
<line>
An*l*se de Discu*so, cr**ica, certamente, mas s*m *ínculo necessário
</line>
<line>
com a A*C re*erida
</line>
</par><par>
<line>
acima.
</line>
</par><par>
<line>
Entendemos, ta*bém, c*mo diz R*MALHO E *ESENDE (2011, 12) que a AD se
</line>
<line>
constitui de uma "abordagem científica inter*isciplinar para o e*tudo cr*ti*o da li*g**ge* com*
</line>
<line>
prática social". Entendendo práti*a soc*al como ati*ida*e c*t*diana dos sujeitos em socied*de
</line>
<line>
q*e *es*lta t**to *a determinaç*o his**rica e c*ltural d*s e*trutu*as sociais, quanto dos a*o**os
</line>
<line>
e conflitos qu* dem*ndam das aç*es individuais na lida di*ri*. Po*eríamos falar, certame*te,
</line>
<line>
do que é *onstituti*o e do que é constituinte nas div*rsas *ituaç*es d* uso da lingua**m. "Nas
</line>
</par><par>
<line>
prá*ica* sociais, a ling*agem se manifes*a como
</line>
<line>
discur*o:
</line>
<line>
como u*a parte i**edutível *as
</line>
</par><par>
<line>
maneiras como agi*os e i*te*a*imos, *ep*esentamos e ident*ficamo* * nós m*smos, ao* *utros
</line>
<line>
e a aspect*s d* mun*o p*r mei* da l*ngu*gem" Ramal*o e R*sende (2011, 15). O* sej*, pelos
</line>
<line>
discurs*s, r*presentamos o m*ndo, nos re*acionamos un* c*m os outros e no* identificamos e
</line>
<line>
id*ntifi*amos os outros.
</line>
<line>
A*sim, também, definirí**os disc*rso n**ses dois ní*eis. P*ra n*s, disc*rso é tanto *
</line>
<line>
prá*ica *ocial relativa à com*r*ens*o da* *edes *e r*laç*es ou, de out*o mo*o, camp** socia*s
</line>
</par><par>
<line>
(BOURDIEU, 2*04) com* uma u*i**de
</line>
<line>
discursiva, po* **empl*, o discurs* *ornalísti*o;
</line>
</par><par>
</page><line>
quanto a prática s*bjeti*a q*e * também *e **tureza so*ial, mas qu* resulta da *ção individual
</line>
<line>
de um sujeito *eterm*nado. Os di**ursos *ão *penas representam *omo a*uam m*dificando a
</line>
<line>
s*ci*dade. São dialétic*s, constituem e são **nstituídos social*ente.
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 1*, n. 6, art. 4, p. 74-88, ju*. 2020 www4.fsane*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. J. Mag*l**es
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
D*v**os c*nsi***ar ainda que a Aná*ise de Discurso é, em essê**ia, transdiscip*inar,
</line>
<line>
ou seja, r*sulta do e*trecru*amento do di*logo com outras discipli*as, dentre ela*, * linguística,
</line>
<line>
a antropo*ogia, a sociologia, a filos*fia, * *istóri* etc. Sobre a perspect*va da ADC, Fairclough
</line>
<line>
(200*, p.180) diz que a AD*
</line>
<line>
Tem *ma rela*ão dialógica co* o**ras teorias * métodos sociais, com e*es
</line>
<line>
engajando-se não apenas de maneira interdisci*l*nar, mas transdi*ciplinar,
</line>
<line>
ent**d*nd* que c**ngajamentos particu*ar*s sobre determinados aspe*tos d*
</line>
<line>
processo so*ial dev*m *uscitar avanços teóricos e me*od*lógicos que
</line>
<line>
p*rp*s*em as fron*eiras das vár**s teor**s * métodos.
</line>
<line>
Do po*to de vista da formulação *e*odo*ógica, **ocuramos seguir a trilha ilumi*ada
</line>
<line>
*or Fai*clou*h (2003), **a*do ele esboça um roteiro para a pesquis* s*cial, no qu*l decl*r*
</line>
<line>
certa re*e*va acerca *o conceito d* método e q*e conside*a a ADC mais um aporte t*óri** **e
</line>
<line>
metodo*ógico.
</line>
<line>
3 RESUL*ADO* E D*SCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 As ideolo*ias no**as de cada dia
</line>
<line>
Acerca de ideol*gia, tomamos as concepçõe* *e Thomp*on (1995), **i*c*ough (1996)
</line>
<line>
e Ea*leton (19*7). Ente*d*mo* q*e os emba**s travados nos t*xt*s em anál*se são de natureza
</line>
<line>
ideológic*. O qu* está e* j*go * a concepção de po*í*ica defend*da por cada um **s
</line>
<line>
inter*ocutore*, * *artir do grup* s**ial * *ue s* vinculam. Mais do *ue *sto, a visão d* mundo
</line>
<line>
preconc*bido pelo modelo do sistem* *e troca* e *onf*rm*ção econômica.
</line>
<line>
A dispersão de *entidos a que nos referimos ao fa*a* inicialm*nte sobre A*álise de
</line>
</par><par>
<line>
Discu*so ainda mai** quando tratamo* de ideologia. A es*e r*spei*o, Eagleton diz que "o é
</line>
<line>
termo "ide*l*gia" é apenas uma maneira conveniente d* class*ficar em uma ún*c* *ategoria
</line>
<line>
uma p*rç*o de co**a* diferent*s que faz*mos com sig*os. " Ou co** lem*r* Fairclough (2*01,
</line>
<line>
1*0), "n*o se deve pressupor **e as pessoas têm co*sciência das dim*nsões ideoló*icas de *ua
</line>
</par><par>
<line>
*rópria prát*ca". O q*e
</line>
<line>
queremos é, entã*, de*imitar o trabalho da ideolog*a na pro*ução de
</line>
</par><par>
<line>
sentidos.
</line>
</par><par>
<line>
Thompson (1995, pag. 76) faz uma r*fl*xã* acerca de ideologia das mais importantes.
</line>
</par><par>
<line>
N*ssa reflex*o, ele
</line>
<line>
pr**ende combater a neutraliz*çã* do conceito de *d*olog*a, e, *ambém,
</line>
</par><par>
</page><line>
for*ular um* concepção cr*t*ca com vis**s a of*recer uma b*se para o en*o*ue úti* e de*ensável
</line>
<line>
para a an*lise da ide*logia. Thomp*on e*tende que "estudar ideologia é estudar as *ane*ras
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, art. 4, p. 74-88, jun. 202* www4.fsan*t.*om.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ironi* e o Irônico no* Discursos **diático* e *olít*cos
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
como o s*ntido serve p*ra estab*lecer e sustentar relações *e dominação". Esse a*tor *em,
</line>
<line>
*ortanto, uma concepç*o negat*va *e i*eo*ogia, entendendo que a ideolo*i* é u* instrum*nto
</line>
<line>
de luta ideológica *ara * con*u*sta e manuten*ão *o poder.
</line>
</par><par>
<line>
T*ompson **stingue *i*co modos ger*is pelos quais a
</line>
<line>
ideol**ia opera: leg*timação,
</line>
</par><par>
<line>
dissi*ulaçã*, uni*icação, fragmentação e rei*i*ação. E*tes *odos de operaç*o da *deologia têm
</line>
<line>
*esdob**men*o* **e os t*rna* m*is co*plexos. Neste trab*lho, va*os nos ater diretamente a
</line>
<line>
apenas um deles que, *nten*em*s, tem a ver com os *iscurs*s que va*os a*al*sar. Dizemos
</line>
<line>
diretam*nte po* que está claro que esses modos todos est*o interrelacionados e que a prá*ica d*
</line>
</par><par>
<line>
*m deles
</line>
<line>
puxa os outros. Falamos, p*r exemplo, de fragmentação que se constitui, segundo
</line>
</par><par>
<line>
*hompson, de dif*renci*ção * expu**o d* out**. Fragmen*ar pode ta*to significar classificar,
</line>
<line>
catalogar, separar as pessoas *or grupos, tri**s etc., *as nosso foco a*ui é o uso da ironia como
</line>
<line>
uma arena d* dispu**s ideológi*as. E a *ronia **corr* a metáforas, a eufem*smos e também *
</line>
<line>
metonímias. Todas elas figura* ** linguagem c**acterísticas de dissimul*ç*o, de re*ficação *
</line>
<line>
le*itimação.
</line>
</par><par>
<line>
No entanto, os a*tigos aqui em análise são exemplo* evidente* de di**renciação e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*purgo do outro. Tanto Boulos quan*o Azevedo f*zem questão de marc*r suas diferenç*s
</line>
<line>
i**ológicas, de ca*acterizar o outro com* expur*ado d* seu un*verso de convivência, da *u*
</line>
<line>
comunidade, como vere*os na análise.
</line>
</par><par>
<line>
A ideologia, no se* tr*balho de pro*uzir re*roduzir tecido soci*l, o
</line>
</par><par>
<line>
* *
</line>
<line>
faz de mod*
</line>
</par><par>
<line>
am*lo, inclusi*e, repr*duz as suas lutas,
</line>
<line>
os
</line>
<line>
seus pr*c*nc*itos, a* su*s virtudes e *s seus
</line>
</par><par>
<line>
defeitos. E f** pel*s *ráticas cu*tur*is e, o
</line>
<line>
especi*lmente, pelas prática*
</line>
<line>
de l*nguagem nas
</line>
</par><par>
<line>
d*sputa* p*r hegemonia. Ou seja, as *deo*ogias funcionam como "um modo d* domi*aç*o que
</line>
<line>
se b*seia em alia*ças, na incorpo*aç*o de *rupos subo*di*a*os e n* geração de consentimento"
</line>
<line>
(FA*RC*OUG* 2001, *8) *elo tra*alho enunci*tivo de pr*duzir co*s*nso.
</line>
<line>
Por um l**o, tem-se um dos c*ordenadores do MTS* que reivin*ica **ra si o lugar de
</line>
<line>
direito pa*a cobrar ** Presiden*e *le*ta "coer*n*ia" n* nomeação dos mi*istros. Por outro, um
</line>
<line>
jornalista afinad* com *s forças de oposição à P***ide*te. Am*os se localizam *m *ug*res de
</line>
</par><par>
<line>
exercício de
</line>
<line>
poder político, embora
</line>
<line>
os d*i* escrevam para o mesmo
</line>
<line>
jorna*, o que esgarç* o
</line>
</par><par>
<line>
tec*do m*diático com posições ide*lógic*s div*rgentes * em con*ronto.
</line>
<line>
Uma d*s fo**as de *onsumo *d*ol*g*co é a n*tura*izaç*o ou mesmo o determinis**
</line>
<line>
relig*o*o. No primeiro *odo, deix*mos de perce*er os inter*sses e os objetivos das est*atégia*
</line>
</par><par>
<line>
ide*lógicas *mbuti*as *as prátic*s sociais. No seg*ndo modo, embora
</line>
<line>
possa*os pe*ceber,
</line>
</par><par>
</page><line>
r*tiramos qualqu*r gravidade ou possibili*ade de c**trap*siç*o porque conside**mos que são
</line>
<line>
desígnios de Deus.
</line>
<line>
Re*. FSA, Te*e*ina PI, v. 17, n. 6, art. 4, p. 74-88, j**. 2020 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. L. J. Magalhães
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
As ideolo*ias embuti**s nas práticas *is**rsivas são muito *ficazes quand*
</line>
</par><par>
<line>
s* to*na*
</line>
<line>
*at*rali*ada* e at*ngem o s*atus ** 'senso com*m'; *as *ssa
</line>
</par><par>
<line>
proprieda*e e*táv*l e estabelec*da das ideologias não dev* ser muito
</line>
<line>
en*atiza*a, porque min*a *eferên*ia a 'transformaçã*' a*onta a luta ideológi*a
</line>
<line>
*omo dim*nsão da pr*tica disc*rsiv*, *ma l*ta *ara *e**ldar as práticas
</line>
<line>
d*scursivas e as ide*logias nelas *onstru*das no cont**to da reestruturação ou
</line>
<line>
da *rans*orma*ão das *elaç*es de dominação. (FAI*L*UGH, 2001, 119)
</line>
<line>
A **se respeit*, di* BARTHES (1957 *pud *a*let**,1997, p. *76), em Mitologia:
</line>
<line>
O significante \i*sano\ mitológ*co ou i*e*l*gico é aquele qu*
</line>
<line>
ast**io*amente apaga sua radical ausênc*a de motivação, su*rime o trabalho
</line>
<line>
**mióti*o que o produ*iu *, assim, permite *ue o r*cebamo* como "natural"
</line>
<line>
ou "t*an*parente", conte*plan** atr*vés de su* superfíc*e ino**nte * conceito
</line>
<line>
ou sig*ificado, ao qua* *os permite * acesso magicamente.
</line>
<line>
Esses art*fício* te*tam a*agar o posi*ion*mento ideol*gico dos suj*itos, no entanto,
</line>
<line>
co*o nos lem*ra Fai*cl**gh (2001, p.121): "os su*ei**s são *osicionados i**ologicament*, mas
</line>
<line>
são também capaze* de agi* criativ*mente no sen*ido de rea*izar suas *róprias con*xões *nt*e
</line>
<line>
as d*versas *rát**as e *d*ol*gias a que *ão e*postos e de re*struturar as práticas e as estruturas
</line>
<line>
po*icio*adoras".
</line>
<line>
Esse autor acredita qu* os s***s humanos são *apazes de transcender as sociedades
</line>
<line>
baseadas na luta por he*emonia e, por*anto, *s rel*ç*es *e dominação. Qu*nto a isso, m*smo
</line>
<line>
si**ático* à prop*siçã* de que as mudanças na consc*ênci* express** nos usos da linguagem
</line>
<line>
*ossa* contribui* pa*a a mudança social, não *remos nessa s*per*ção, n*ssa transcendênc*a.
</line>
<line>
*creditar nisso seria *cred*tar no fim da* ideologias, o **e não é o caso.
</line>
<line>
3.2 O discurso i**nic* de boulos
</line>
<line>
C*m pr*texto de *azer suges*ões para o mini*t*rio da P*es*dente Dilma, Bo*los *ub*i*a
</line>
<line>
s*u texto sim*lando uma *ar*a1. E*te fat*, re*o*çado pela maneira direta com que se di*ig* *
</line>
<line>
Pre*i*ente da Repúblic*, produz um *feito d* sentido de proximidade. Embora o texto seja
</line>
<line>
r*coberto de ironias, *sse efeito transp*rece, como q*e *eve*a*do descontenta**nto *el* apo*o
</line>
</par><par>
<line>
político e a *ont*arieda** provoc**a *ela escolha de nomes que o desagradam para novo o
</line>
<line>
mini**ério.
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
Disp*níve* em: http://*ww1.folha.uol.c*m.br/colun*s/g*ilh**meboulo*/2014/11/1**3912-sugestoes-
</line>
</par><par>
</page><line>
para-o-minist*rio-de-dilma.shtml *cessado em 17 de feve*eir* d* 2015.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 17, n. 6, art. 4, p. 74-88, j**. 2*20 www*.fsan**.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *ronia e o Irônic* **s D*scurso* Mi*iátic*s e Políticos
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
Esta **ntrarie*ade é manifest*da e* *ome *o *egu*mento social que Boulos represen*a,
</line>
<line>
os *ov*me*tos soc**i* *r*anizados. Por iss* mesmo, o articuli*t* **i*i* seu art*go dess* modo:
</line>
<line>
Cara Presiden*a,
</line>
<line>
Nós dos movi*en*os sociais nos sentimos amplame*te contemplados com *s
</line>
<line>
primeiros nom*s *ar* seu ministér*o. Governo novo, ide*as novas. Os g*stos
</line>
<line>
n*o poderia* *er sido melhor*s. *oaqu*m Le*y na Fazend* *o* uma sacada d*
</line>
</par><par>
<line>
gênio, com g*and* s*ns*bilidade **cial. Pe*a que o Tr*bu*o não
</line>
<line>
quis, mas
</line>
</par><par>
<line>
*onfio qu* seu *ubo*dinado n* Bradesco dará conta do re*ado. A Marin*
</line>
<line>
queria indic*r g*nte do I*aú. O Aécio tinh* obses*ão pel* Dr. *rm*nio. Ma*
</line>
<line>
esses, co** a senhor* disse na cam*anha, tomariam medidas i*po*ulares. A
</line>
<line>
*oluçã* certa*ent* está com o *rad*sco. Itaú de *ato *ão po*e, *as
</line>
<line>
B*a**sc*... vá lá! (*r**os n*ssos). (Folh* *e S*o Paulo, 27/11/2014 - 03h*0)
</line>
<line>
*o identi**car de *nde fa** (nós dos movimentos s*ciais), o art*culista de*xa claro que
</line>
<line>
não *stá **zinho. Ele usa o recurso anafórico e r*cu**ra a origem do en*nciad*r. Ao mesm*
</line>
<line>
tempo, diz qu* não está desamparado e ne* *i*plesment* em nome de si, m*s dos moviment*s
</line>
<line>
soci*is, uma vez que Boulos * Coorde*a*or d* MTST.
</line>
<line>
Antes de nos referi*mos *s nom*ações, de*taca*os a*nda a *xpressão "govern* novo,
</line>
<line>
ideias no*as", um *os bordões da *a*pan*a de Dilma Rou*se*f. Novamente, o us* do rec**s*
</line>
<line>
*nafórico como cons*ruto irônico. Na ve*dade, *o fal*r do governo novo, Boulo* quer *oncluir
</line>
<line>
que os primeir*s nomes indicado* p*ra o minist*rio *ão tra*em n*da de nov*. Em seguid*,
</line>
<line>
ironiza a escolha *e Joaquim Levy para o min*stér*o da Fazenda com a *xpressão "uma sacada
</line>
<line>
*e gênio, com g*a*de sens*bili*ade soci*l". Lemb*a também que L*vy vem d* Bradesc* e que
</line>
<line>
Trabuco, o atu*l pre*ident* daquele Banco, te*ia recusado o c**vite para o minist*rio,
</line>
<line>
mantendo-se no órgã*.
</line>
</par><par>
<line>
Aind* na m*sma linha, o
</line>
<line>
autor indica que Kátia Abreu no Ministério da Agricult*ra
</line>
</par><par>
<line>
cont*aria os i*t*resses indígenas e dos s*m-t*rra, gru*os soci*is com *u*m a Mini**ra mantém
</line>
</par><par>
<line>
sér*os confli*o*,
</line>
<line>
pelas po*ições
</line>
<line>
diverge*tes aos interesses des**s g*up*s que ela adota **
</line>
</par><par>
<line>
Senado.
</line>
</par><par>
<line>
Kátia A*reu na A*ric*ltura a*hei um pouco ousado demai*. Cui*ado p*a *ão
</line>
<line>
se* c*am*da de bolivaria*a! Os índios e os sem-terra e**ão *m festa pe*o país.
</line>
<line>
(*rif*s Nossos).
</line>
</par><par>
<line>
Arman*o Mont*iro no D*sen*olvi*ento deixa s*us *etratore*
</line>
<line>
se*
</line>
</par><par>
<line>
argumen*os, muito *em! Diz*m qu* a senhora nã* dia*oga c*m * sociedade
</line>
<line>
civil. Ora, como não? A C*nfederação Nacional *a Ag*icultura em um
</line>
<line>
*inistério e a Confederaçã* Na*ional da Indústria em *utro. Aí está a gema
</line>
</par><par>
<line>
d* sociedade civil, a* e*tidades patr*na*s. (Grifos
</line>
<line>
Noss*s). (F*lha de São
</line>
</par><par>
<line>
Pau*o, *7/1*/201* - 0**00)
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resi*a PI, v. 17, n. 6, art. 4, p. 74-88, jun. 2020
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. L. J. Magalhãe*
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
N* *over*o, *átia Ab*eu *epres*nta a *onfederação **ci*na* *a A*ricultura e A*ando
</line>
</par><par>
<line>
*on*eiro, M*nistro
</line>
<line>
do Desenvolv*mento, a Co*federação Nac*onal da Indústria.
</line>
</par><par>
<line>
*epresen*ant*s, po*tanto, da classe patronal. Boulos reivi*dica,
</line>
<line>
de certo modo, que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
movimen*os so*i*is constitu*m a soci*dade c*vil e *ue, ao prefe**r os representantes d* classe
</line>
<line>
patron*l, a presi*ente confirma as cr*ticas de que ela não dialoga c*m a socie*a*e *ivil.
</line>
<line>
No mom*nto *egui*te, Boulos pa*sa a indic*r *utros nomes para o *ovo ministér*o da
</line>
<line>
Pr*sidente Dilma, s*guind*, ir*n*ca*ent*, * m**ma linha dos já i*dicados. Aí, vemo*
</line>
<line>
claram*nte a nat*r**a intertextual a que se re*ere Fairclough (2001). Ao n*gar a v*li*ade de
</line>
<line>
tais nomes pelo uso da ironia, Boulos procura se dife*e*ciar dess* gru*o e, d*sta ma*e*ra,
</line>
<line>
*xpurga* seus membros.
</line>
<line>
A pasta das *ida*es o n**e é o Kassab. *omem *xpe*ien*e, foi prefeito *e
</line>
<line>
São Paulo e terá a o*o*tunidade de aplicar nacion*lmente o que *ez por aq*i.
</line>
<line>
**agine *ncên*ios em favelas no Br*sil t**o! [] Grifo n***o.
</line>
<line>
Nos direit*s hu*anos não há m*ito o que discutir. É *olsonaro na certa. Um
</line>
<line>
home* que pauta com corag*m *randes temas tabus como a *ortura, o direit*
</line>
<line>
ao ab*rto, * maiori*ade penal e o pap*l dos militares na socieda**. [...]
</line>
<line>
N*s *o*unicações s*giro * **bio B*rbosa, da "*eja". Já m*strou *er um *ipo
</line>
<line>
c*i*tiv*. Sua *apacidade de criar fatos e transfo**á-los em manchetes está
</line>
</par><par>
<line>
ma** do que demonstrada. [] Afinal, a senhora poderá argumentar que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
a*ter*ância no poder é necessária. A "G*obo" já teve t*ês mi*istro*, ag**a é a
</line>
<line>
vez *a "Veja".
</line>
<line>
Pa*a a C*ltu*a eu tenho d*vi*as. A Marta saiu **m aquela cartin*a
</line>
<line>
maleducada, querendo fazer méd*a com o mer*ado. Convenhamos, a senh*ra
</line>
<line>
fo* m***o mais esperta. Ao in*és de faz*r média c*m o mercad*, tr*uxe ele
</line>
<line>
p*ra de*tro do governo. D*ixou a Marta falando soz*nha. [...] Pe*sei pri*ei*o
</line>
<line>
n* Lobão, *orqu* ele pa*aria com essa his*ória de imp*a*hment e ainda trari*
</line>
<line>
* apoio da turminha dos Jardins. [...]
</line>
<line>
Talvez **tão * Reinaldo, h*me* *ulto e com amp*a visão. **inaldo Azevedo,
</line>
<line>
sabe? Ele vi*e **lando mal *a senhora, *as acho que *o *undo é tudo
</line>
<line>
ressentimento. Uma ligação * ele se abre que nem uma flo*. Vai p*r mim, até
</line>
<line>
** *ottw*iler precisa de carinho. [...]
</line>
</par><par>
<line>
Há q u * m
</line>
<line>
poss* achar minhas sugestões muito conse*vadoras. Mas estou
</line>
</par><par>
<line>
pre*cupado c** a governabilidade. G*vernabili*ad* é tudo, presidenta!
</line>
<line>
(Grifos nossos). (Folha *e **o Paulo, 2*/11/2014 - *3**0).
</line>
</par><par>
<line>
Ao *inal, Boulo* diz:
</line>
</par><par>
<line>
S* seguir minhas sugestões ao m*nos
</line>
<line>
não p*de**o a*usá-la
</line>
<line>
*e incoerente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Quem já convido* Levy, Kátia * *rm*ndo pode, *ela mesma lógi*a
</line>
<line>
irre*ut*vel, convi*a* Bolsonar*, F*b*o Barbosa e *einaldo. Quanto ao Kass**,
</line>
<line>
adm*to que a senhora teve a id*ia *ntes e já an** s*nda**o *om el*. (Fol*a de
</line>
<line>
Sã* P*ulo, 27/11/2014 - 03h00)
</line>
<line>
Per*ebamos que *ess* d*sfiar de s*gest*es há, de fato, *ma coerên*ia, visto que *od*s
</line>
<line>
se alinham ideologicamen*e. No enta**o, como tais pro*o*tas são só ironias, o que *oulos
</line>
<line>
en**cia é antitétic*. As qualidades que diz reconhecer e* cada um sã*, na ver**de,
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresi*a, v. 17, *. 6, **t. 4, p. 74-88, jun. 2020 *ww4.f*ane*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A I*o*i* e o Irônico nos Disc*rsos M**i*ticos e Políticos
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
desqualificações ou contrari*dades polí*ica*. Ao ex-prefeito K*s*ab a**ib*i *espon*abilidade
</line>
<line>
pelos incêndio* nas favelas; ao Bolsonaro, dentr* outra* coisas, ci*a **s*st*n*i* que ele tem à
</line>
<line>
política de **rei*os hum*nos e a de*esa que faz *o regim* milit*r; ao Fábio Barb*sa, então editor
</line>
<line>
da revist* Veja, lem*ra as m*térias "criativas" *ontra a candi*atura *i*ma Rou*sef*; * *arta,
</line>
<line>
destaca a* rusgas entr* ela e Dilma * que culminaram com a *aída da s*nadora d* PT; ao Lobão,
</line>
<line>
lembra * campanha pelo impeachm*nt d* Presidente r*cém-e*eita e vín*ul*s d*le *om a elite
</line>
<line>
paulista (a turmin*a dos ja*dins); ao Rei*aldo Aze*edo, fala das *nsistentes *ríticas a Dilma e
</line>
</par><par>
<line>
ao Gov*rno, como
</line>
<line>
blogue*ro da *eja e colun*sta da Folha d* São Pa*lo. Ca*a um desses
</line>
</par><par>
<line>
**talhe*, na verdade, *everia f*nc**nar com* impedim*nto para q*e Dilma convida**e qualquer
</line>
<line>
uma dessa* *essoas para compor o seu governo.
</line>
<line>
*.3 A re*posta d* reinald* azeved*
</line>
<line>
Em **u arti*o publicado n* f*lh*, Az**edo começa o texto dis*im*lando a s*a
</line>
</par><par>
<line>
motiva*ão de resp*sta, embor* isto esteja claro
</line>
<line>
no título do artigo: A gal*nha pint**inha
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Vermelho. L*go *o início el* critica * visita *eita * Presidente Dil*a po* *rei B*to e *eo*ardo
</line>
<line>
**ff, que Azevedo chama d* "*epresentantes da Esca*ologia da *iber**ção". U*a como m**ivo
</line>
<line>
* fato de que os dois teriam a**inado um manifes*o co*trá*io à *ndicação de Joaquim Levy para
</line>
<line>
o Mini*tério da Fa**nda. Em um par*grafo, **ev*do ***ta desmere*er L*onardo Boff e Frei
</line>
<line>
B*t* de modo grosseiro, o q** não *erá d**alhad* neste e*t*do.
</line>
<line>
Deteremo-nos um pouco mai* *m tr*s momentos dos discursos textos de **in*ld*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
texto d* *oulos no B*og da revis*a, que tocou *zevedo, quand* o escri*or diz que "uma l*ga*ão
</line>
</par><par>
<line>
e *le se abre que nem uma fl*r." Essa histó**a
</line>
<line>
de abrir-se co** *ma flor deixou Azev*do
</line>
</par><par>
<line>
irrit*do, porque, segu**o ele, isso *n*i*a*ia que B*u*os o est*r*a cham*ndo d* "veadinho". E
</line>
<line>
com cer*a ir**ia ele *eage:
</line>
<line>
Não sei s* notam a sugestão, nada sutil, de *ue sou um veadinho, "que se *br*
</line>
<line>
que nem uma flor". Cham*r um adve**ário ** desafeto de b*cha, ainda *ue d*
</line>
<line>
modo ob*íquo, continu* a se* uma o**n*a. Sabem c*mo é *oulo* certamente
</line>
<line>
nã* é um "homofóbico", a não ser que e*e co*bata "*ireiti*tas" como eu. Ele
</line>
<line>
p*deria ten*ar me g*nhar, sem o a*oio de seus **te*a*s e in*endiário*, p*ra
</line>
</par><par>
</page><line>
s*ntir *erfume, h*h*. (Revis*a Ve*a Online - Blog Reinnald* Azevedo - *
</line>
<line>
28/11/2014 às 5:41)
</line>
<line>
2 Di*ponível e*: h*tp://www1.folha.uol.**m.br/*sp/p*der/197587-*-gal*nha-pi*tadinha-de-verme*ho.shtml.
</line>
<line>
Acessado em 17 de fever*iro de 2015.
</line>
<line>
3 Dispo*ível em: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/*ao-bo*los-nao-*-meu-oposto-si*et*ico-eu-nao-
</line>
<line>
cometo-cr*mes-ou-*einaldo-no-ministerio-**-cult*ra/ Acessado em 1* de fevereiro d* 2*15.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. *, art. *, p. 74-88, jun. 2020 www*.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. L. J. Magalhães
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
O seg*ndo momento d***acado é qu*ndo *zevedo assu*e a defesa de Levy e Ká*i*
</line>
</par><par>
<line>
*breu, pr*duzin** um efeit* de sentid* de pr**imi*ade, prote*ão * *econhecimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vin*ulaç*o ideológica em relaç*o a Levy e *átia, ma*, tam*ém, de diferenciação * *xp*rgo de
</line>
<line>
Boulos e seus aliados. Em resposta às críticas feitas ao Min*stro, diz Azeve*o: "Confesso que
</line>
<line>
o rottwe*ler que mor*e canelas se vê t*nta*o a *izer: 'Não vá, n*o, Levy! Fique onde está,
</line>
</par><par>
<line>
Kátia! Eles que
</line>
<line>
se virem!"'. A p*lavra rottweiler é uma referência ** livro de sua au**ria
</line>
</par><par>
<line>
(**je*ões de u* Rottweiler Amor*so, *ubli**do *elo selo Tr*s Estrel**), refe*ido *o* B*ulo*
</line>
<line>
em *eu tex*o. M*s * també* uma auto-referência produzida po* um recurso a*afóric*.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda no tex*o do Blog d* Veja, Azevedo
</line>
<line>
diz que recusar*a o *onvite, caso fo*se
</line>
</par><par>
<line>
c*ama*o *ar* *ssumir o *in*stério da *ultura.
</line>
<line>
"*oulos, fi*ue tranquilo. *ão vou pa*a o
</line>
</par><par>
<line>
minis*é*io. Se convida*o, não aceitaria". *ra, ess* *bservação * ambiva*ente. Por um lado, dá
</line>
<line>
a entend*r *u* Azeved* acredita *iteralmente no que **z B*ulos s*br* D*lma convidá-lo pa*a o
</line>
<line>
*inist**io da *ul*ura, e is*o revela cer*a in**nuidade, porque ig*ora o sentido *rôni*o; po* *utro
</line>
<line>
lado, po*e signif*c*r q*e Azeved* es*á *ambém i*onizand*. Quer di*er, a* negar q*e aceita o
</line>
</par><par>
<line>
convite, Azevedo reconh*ce e* si
</line>
<line>
a compet*ncia *ar* e*ercer
</line>
<line>
a *u*çã*
</line>
<line>
de mi*istro,
</line>
</par><par>
<line>
*esmontando o efeito irônico produzido contra si.
</line>
<line>
4 CONSIDER*Ç*ES FIN*IS
</line>
<line>
Pensa*os que uma da* dificul*ades da problematização sobr* *s ideol*gias e d*s
</line>
</par><par>
<line>
disputas ***o*ógicas * exatamente *orque, *e modo geral, de*xa de leva* em
</line>
<line>
conta as
</line>
</par><par>
<line>
particula*idades do* e*bates que se travam como p*lêmica no e*paço *olítico
</line>
<line>
da mídia.
</line>
</par><par>
<line>
Percebe*os cl*ram*nt* que cada um dos articulistas esgarça o tec*do midiá**co * partir das suas
</line>
<line>
i*entif*cações ide*lógic*s, *s vínculos que esta*elec*m à direi*a ou à *squ*rda, confronta**o-
</line>
<line>
se *o t*rri*ório d*scur*iv*.
</line>
</par><par>
<line>
Amb*s usa* as
</line>
<line>
suas competências **rborrágicas para ati*gir ob*etiv*s de
</line>
<line>
ataque
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*efesa. Bo*los * m**s hab*lidoso no
</line>
<line>
*s* d** ironi*s. Aze**do
</line>
<line>
n* uso *a linguagem feri*a,
</line>
</par><par>
</page><line>
agressi*a e rude. *o*ém, tais *str*tégias d* a*acar e defen**r lançand* p*la*ras * argumentos
</line>
<line>
não têm como obje*i*o a*en*s atin*ir o outr*, mas, *specialmente, se *redenci*r como ag*nte
</line>
<line>
político * defe*de* suas trincheira*, o lugar que imagin** dem*rcar social e politicament*.
</line>
<line>
To**ndo a *ronia como uma intertext*ali**de, percebemos que *oulos diz acerca *a
</line>
<line>
formação do n*vo ministé*io da p*eside**e Dilma o q*e Azevedo diria, *orq*e, afinal d* con**s,
</line>
<line>
a p**sidente escolhe p*ra mini*tro* pessoas *ue se a*i*am ideo****camente com Az*vedo, mas
</line>
<line>
*ev. FS*, T*resina, *. *7, n. 6, ar*. 4, p. 74-88, j*n. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ironia e * Irônic* nos *is**r*os Midiáticos e Pol*t*cos
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
esse articulista fala desse modo para descredenciar tais escol*as. As*i*, e*e inclu* *o *eu
</line>
<line>
discu*so * di*c*r*o de Azeved*, mas esses discursos negam um ao outro, por isso, ent*am em
</line>
<line>
at*i*o.
</line>
<line>
A ironia, no entanto, amo*tece o furor d*s cr**i*as de Boulo* na m*dida em que of**ece
</line>
<line>
o *e*tido literal, dei**n*o * efei*o de sentido do dit* como e*tratégia ret*ric* e que nem *odo
</line>
<line>
mun*o recupera. * própri* Reinald* Azevedo, em alguns momentos do *exto, *eixa dúvida
</line>
<line>
s*b** qual s*ntido está respo*dendo.
</line>
</par><par>
<line>
Neste a*pecto, entendemos que a ir*nia *unciona como um d*slo*am*nto,
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
*aracterização *e recurso *is*urs*vo ideoló*ic*. Ap*sar dessa condição amb*val*nte d* dizer
</line>
<line>
i*ô*ico, não cremos, nesse caso e*pecífic*, qu* haja * d*sejo de dissimu*ação, mas d*
</line>
<line>
deslocamento *e sen*ido como modo de oper*ção ideológic* na arena sim*ólica, e*tre os dois
</line>
<line>
artic*listas.
</line>
<line>
*o mes*o tempo, p*de*os ta*bém pensar qu* ** o desejo de e*tabel*cer dif*renças
</line>
</par><par>
<line>
e, po* via de consequência, * expu*go do
</line>
<line>
**tro, que sã* estr*tégias discursivas ide*lóg*cas.
</line>
</par><par>
<line>
Tanto *o*los qu*nto *z*ve*o cons*roem uma argumen*a*ão que reforça a po*itivi*ade de si e
</line>
<line>
uma negativid*de d* outro. Que* seja i*cluind*-se como par*e dos mili*antes dos *ovimentos
</line>
</par><par>
<line>
so*iais e apontando o outro com* um escri*a d*
</line>
<line>
picuinhas,
</line>
<line>
no *aso de Boulos, q*er seja
</line>
</par><par>
<line>
constituindo-se como escritor de sucess* e identificando o interlo*utor como um
</line>
<line>
ocioso
</line>
</par><par>
<line>
oport*nista, no caso de Azevedo.
</line>
</par><par>
<line>
R*FERÊNCIAS
</line>
</par><par>
</page><line>
ALA*A*CE, C. S. A ironi* e **as refrações - Um estud* sobre a d*ssonância na par*d*a e
</line>
<line>
n* *iso. - São P*ulo: *ultura A*adêmica, 2009. 208p.
</line>
<line>
B*KHTIN, M. Probl*ma* da p**tic* d* D*s***esvski. 2ª. Ed. R** de Jan*i*o: Forense
</line>
<line>
Univ*rsitár*a, 199*. 275p.
</line>
<line>
BOBIO, *. D*re**a * esquerda: *azões e si*n*f*cado* de um* di*tinçã* políti*a. tra*. *arc*
</line>
<line>
Aurélio Nogueira. **o *au**: UNESP, 1995.1*1p.
</line>
<line>
*OUR**EU, *. *s usos sociais d* ciência: por u*a *oc*olog*a c*íni*a do campo cient*fico.
</line>
<line>
*raduç*o *e*ic* Barbaro Cot*ni - São Paulo: Editoro UNESP. 20*4. 87*.
</line>
<line>
DUCROT, O. O Dize* e o Di*o. Campinas, SP: Pontes, 1987. 222p.
</line>
<line>
EA*LETON, *. Ideolog*a - U*a Introdução. Trad. Luis *ar*os Borges Silvana Ri*eiro. São
</line>
<line>
Paul*: Editora Boitempo, 1997. *00p.
</line>
<line>
FAI*C*OUGH, N. Discurso e mud*nça social. Br*s*lia: U*B, 2001. 316 p.
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere**na PI, *. 17, *. 6, art. 4, p. 74-*8, j*n. 202* w*w4.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*. L. *. Ma**lhães
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
**GAL**ES, L. Veja, isto é, *eia: Prod*çã* * disput*s de se*tido n* mídia. Teresina: Edufpi,
</line>
<line>
2003. 158p.
</line>
<line>
MUECKE, D. C. Ironia e o Irônico. *ol*ção ***ates. L*nha Crítica. Trad. Ge*a**o Ger*o* d*
</line>
<line>
Souza. S*o Pa*lo, SP: Per*pectiva, 1995. 134p.
</line>
<line>
KIERKE*A*R*, S. A. * conceito d* ironia - Constantemen** ref*r*do a S*crat*s. Trad.
</line>
<line>
Á*varo L*iz Montenegro Valls. Obras *o*pletas *ol. 1. P*trópolis, R*: Voz*s, 19*1. 28*p.
</line>
<line>
THOMPSON, J. B. *de*log*a e Cultur* Modern*: Te*ria social crí*ica na era dos me*os de
</line>
<line>
comunic**ão de massa. Pe*rópolis, RJ: Vozes, 1995. 427p.
</line>
<line>
RAMALHO, V; RESENDE, V. Análi** de Discurso (Para a) Crítica: O *exto *om* material
</line>
<line>
*e pesquisa. Camp*nas, SP: Ponte* Editores, 201*. 194p.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
MAGA*HÃES, F. L. J. A Ironia e o Ir*nico nos Discursos Midi*tic*s e Po*íticos. *ev. FSA,
</line>
<line>
Teresina, v.17, n. 6, art. *, p. 7*-8*, j*n. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
F. L. J. *agal*ã*s
</line>
</par><par>
<line>
1) conce*ção e *lanejamento.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e int*rpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) e*ab**ação do r*scunho ou na r*visão crítica do **nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici**ç*o na aprovação da versão final do manus*rito.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 17, *. 6, art. 4, p. 74-88, jun. *02*
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)