<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 4, p. 74-88, jun. *0*0 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.6.4 </line>
</par>
<par>
<line> A Iro*ia e o Irônico nos Discursos Midi*t*cos e Polí*ic*s </line>
<line> The I**ny and the Iron** in the Media *nd Politica* Spee*h*s </line>
</par>
<par>
<line> Francis*o Laerte Juvê**io Ma*alhães </line>
<line> Do*tor *m Comu*i*ação e C*ltura pela Universi*ad* Federal do Rio d* **neiro </line>
<line> Pro*essor do Progra*a de Pós-Gr*duação da Un*versidade Feder*l d* Piauí </line>
<line> E-mail: fla*rte@msn.co* </line>
</par>
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<column>
<row> En*ereço: Fr**cisco L*er*e Juvêncio M*g**hães </row>
<row> Uni*ersidade Federa* d* Piauí / PPG*OM /CCE </row>
<row> Av. Nos*a Senhora de Fátim*, s/n C*mpus Univers*tár*o </row>
<row> M*nist*o Petrôni* Po*t*lla - Bairr* Ini*ga. CEP: 64.049- </row>
<row> 55* - Teresina - PI, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chef*: Dr. Tonny Kerley *e *l*n*ar </row>
<row> *odri*ues </row>
<row> **tigo recebido em *3/*3/202*. Última ver*ão receb**a </row>
<row> *m 19/03/2020. Aprovado em 2*/03/202*. </row>
<row> A*aliado pe** s*ste*a Triple *eview: a) Des* *eview </row>
<row> pe*o Edito*-Chefe; e b) D*uble *lind Revi*w (avalia*ão </row>
<row> ceg* por dois a**liadores *a área). </row>
<row> Revisão: *ram*t*cal, Normativa e de Fo*m*tação </row>
</column>
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<line> A *ronia e * *rônic* nos Discursos Midiát*cos e P**íticos </line>
<line> 75 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O uso de i*onias é, c*rtamente, uma das </line>
<line> possibi*idade* d* produção *e sentido *om q*e *s </line>
</par>
<par>
<line> di*putas de sent*do nos processos de in*erlocuçã* se e*e*ivam. N*sso trabalho centra-*e nesse </line>
<line> uni*er**: dois ar*iculi*tas do *o*nal F*lha de São Paulo (Gu*lhe*me Boulos e Rein*ldo </line>
</par>
<par>
<line> Azevedo). No </line>
<line> di * 2* *e </line>
<line> n*vembro de *014, Boulos p*bli*a o artigo "Su*estões par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Ministério de Dilma". Sugere * pr*si*ente Dilma Rousseff, recém-el*ita, um *ini*tério com </line>
<line> nomes como Reina*do Azevedo. *m re*posta a Bo*los, Azevedo publica dois text*s. O </line>
<line> primei**, na Folha de São Paulo, "A galinha *i**ad*nha de ve**elh*"; o s*g**do, na revi*ta </line>
<line> Vej*, "Não! Boul*s, o poodle su*s*rvient*, não é meu oposto simétric*. E* n*o cometo cri*es! </line>
<line> Ou: Reinaldo n* M**i*t**io da Cultura". *rata-se, portanto, d* um* anál*se de dis*urso em qu* </line>
<line> buscam*s compreender os dispositivos de disp**a de sentidos co* que esses articulistas, c*m* </line>
<line> agentes *olíticos, *e *i*ladiam, especialmente pelo ag*nciamen*o *e ideologias que con*tituem </line>
<line> * t*cido discursivo. </line>
<line> Palavra*-cha*e: Discurso. *de*logia. Iron*a. Mídia. Sub*etivid*d*. </line>
<line> AB**RAC* </line>
<line> T*e **e of iro*ies *s **rta*nly *n* of th* poss*bilities o* m**ning pr*ducti*n with w**c* the </line>
</par>
<par>
<line> disput*s </line>
<line> of significance in </line>
<line> the p*ocesses of interlocution ensue. Ou* work focuses on this </line>
</par>
<par>
<line> univer*e: two journalists from the newspa*er Fol*a de São Paulo (Guilher*e Boulos a*d </line>
<line> Re*naldo *z*vedo). *n November 27, 2014, Boul** pub*ished the a*ticle "Sugges*ions for the </line>
<line> Government of Dilma." He pro**ses to the newly el*cted President Dilm* Rouss*ff a ministry </line>
<line> with *ames such as Reinaldo Azevedo. *n respo*se t* Boulos, Azevedo publis*es two t*xts. </line>
<line> The fir*t, in Folha d* São P*ulo, "T*e red p*inted chicken"; the seco*d, in Veja magazine, "N*! </line>
<line> Bo*los, the subse*vient poodle, is not m* symmetrica* opposite. I do n*t commit crime*! Or: </line>
<line> Reinaldo at the M**istry of Cult*re". It is, there*ore, an analysis of dis*o*rse in *h*ch we seek </line>
<line> to understa*d the mech*nisms of dispute o* mea*i**s with which the*e colu*nists, as p*litica* </line>
<line> agents, oppose each oth*r, e*p*cia*ly by the a*ency of ideologi*s t*at co*stitute the *is*ursi*e </line>
<line> fabric. </line>
<line> *ey*ords: Discourse. **eology. I**ny. Media. Subje*t*vity. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*si** PI, v. 17, n. 6, art. 4, p. 74-*8, *un. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
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<line> F. L. J. M*galhães </line>
<line> 76 </line>
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<line> 1 I*TRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> [...] sob a influ*nc*a de *oisas *érias, ou a iro*ia o </line>
<line> ab*ndonará (se ela for a*go oc*si*nal), *u então ela </line>
<line> g*nhará f*rça (s* l*e pertencer *o*o a*g* inat*) e se </line>
<line> conve*terá em um* ferram*nta séria, *ssumindo seu lugar </line>
<line> no e*cadeament* dos recu*sos com os quais o senho* *erá </line>
<line> de const*tuir sua *rte. </line>
<line> Rainer Maria Rilke. </line>
<line> Cartas a um jo*em poeta, 20*9, pag. 3*. </line>
<line> *re*endemos, nesse *rabalh*, **alisa* dois tex*os publicados no j*rnal *o*ha de Sã* </line>
<line> P*ul* e um *a rev*s*a Veja: o primeiro é assinado por G*lherme Boulos * * outro por Reinal*o </line>
</par>
<par>
<line> Azevedo, am*os c*lunis**s* do referid* periódic*. O texto da revis*a V*ja é de autoria </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Azevedo. N* dia *7 de nov*mbro de 2014, *oulos publ**a o arti*o intitu*ado "Su*estões para </line>
<line> o Ministério de Dil*a" em fo**a de carta, um *exto r*p***o *e *roni*s, *ugeri*do à preside*te </line>
<line> D*lm* *ousseff, re*ém-eleita para o segundo mandat*, no*es *omo o do Deputado Federal </line>
<line> Jai* Bolsonaro, d* Ex-prefeito de São Pau*o, *il*ert* Kassab, e o d* Re*nal*o **evedo, que </line>
<line> tamb*m * articulista do jorn*l Folha de São Paulo e *a r*v*sta Vej*, par* compor a n**a e*u*pe </line>
<line> do gover*o *omo ministros. As i*oni** *** por con*a da insatisfação de Bo*los com os nomes </line>
<line> já indicados pela pres**ente Dilma, **m* Kátia A*reu para * pa*ta d* A**icult*r* e de Joa**im </line>
<line> Levy, par* a da Fazenda. </line>
<line> No dia 28 d* novembro, R**na*d* Aze*edo, a pretexto de r*sponder a* arti*o de Boulos, </line>
<line> p**lica dois te*tos, um no pró*rio Jornal *olh* de *ã* Pa*lo, e o outro, mais **r*ssivo, no blog </line>
<line> q*e **ntém na *evis*a Ve*a. O prim*iro t** c*mo título "A **linha **ntadinha de vermelh*", </line>
<line> e o segu*do *ntitula-s* "Não! Boulos, o poo*le subserv*ente, não é me* o*os*o si*étrico. E* </line>
<line> não c*meto crimes! O*: *e**aldo no *inistério da Cult*ra". Aze*edo *ublica dep*is out*o* </line>
<line> te**os ai*da com foco nessa polê*ica *e Boulos, mas, em *o*sa a*ális*, *os deterem*s apen** </line>
<line> no pr**eiro, ref*r*do *á *ouco. </line>
<line> Trazemos para e*te estudo autore* *o*o Fai*cl*ugh (*00*), Ramalho e Re*en*e (2*11), </line>
<line> Ver*n (20**) * Pinto (19*9), além de ou*ros *ue produzem nessa área. Mas também recorremos </line>
<line> a *utor*s tais como Bakhtin (1995), Kier*egaard (1991) e Muecke (1*95), com seus estudos </line>
<line> ac*rca da ir*nia e do irônico. En*en**mos que *s*e tipo *e estud* contrib*i p*r* </line>
<line> 1 *oulo* é profes*or, p*i*anal*sta e membro da Co*rdenação Naci*nal d* *TST - M**i*ent* *os </line>
<line> Trab*l*adores *em-Teto. Azevedo é *or*ali*ta, *logu*ir* e escritor. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. *, *. 7*-88, jun. 2020 www4.*s*net.com.br/**vista </line>
</par>
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<line> A Ironia e o *rônico nos D*scursos Midiát**os e Pol*ti*o* </line>
<line> 77 </line>
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<line> co*preend*rm*s *s mecan*smos de disputas d* sentid* *om que a**ntes *olíticos s* d*gladiam </line>
<line> *a arena mid*ática, esp*ci*lmente, pe*o agenci*ment* d* i*eologia* que consti*uem o *ecido </line>
<line> discursivo. </line>
<line> Num primeir* momento, dis*ut*mos * que*tão da iro*ia, con*ider*ndo os autores citados </line>
<line> acima, depoi*, a*resentamos a *ossa perspectiv* da Aná**se de *iscurso e aspec*os d* quest** </line>
<line> da ideologia. Por f*m, fa*emos a a**lise dos doi* artigos, bu*cando compree*d*r os mecanis*os </line>
</par>
<par>
<line> d* p**dução de </line>
<line> *entido e as estrat*gias discu*siva* ac*ona*as pelos refe*ido* *rti*ulistas no </line>
</par>
<par>
<line> emba*e polít*co id*ológi*o. </line>
<line> * *EFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 A ironia de que falam*s </line>
<line> Muecke r*fere-se a *ois t*pos de iro*i*, a ob*ervável e * verbal *u i*stru**nta*. </line>
<line> Segundo ess* auto*, </line>
<line> Di**te da i*o*ia observ*ve*, tem-se uma situação ou uma cena que deve ser </line>
<line> per**b*da pelo ob*e*vado* e julgada irônica, n*o existindo, a*sim, \a*g*ém </line>
<line> s**d* irônico\. Já na ir**ia *erbal, há u** a*it*d* irônica *xpr*s*a po* um </line>
<line> su*eito, que *az uso *e uma inversão semânt*ca para transm*tir sua m*nsagem. </line>
<line> (MUECK*, 1995, 26) </line>
<line> Po*tanto, um* coisa é **a situação ou um* cen* que possam*s considerar irô*ica como, </line>
<line> por *xempl*, *lguém que vive numa situação de penúria, numa seca terrí**l, à be*ra d* um </line>
</par>
<par>
<line> a*ude ou </line>
<line> de uma lagoa imensa. Out*a cois* é o processo de interlocução </line>
<line> em que u* </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> *nt*rlo*uto*es ironi*a o outro como, por **empl*, **ando al*uém agradece * *en*ileza a uma </line>
<line> p*ssoa que aca*ou de ser grosse*ra consigo. Ness* segundo ca*o, tal *omo nos subent*ndidos, </line>
<line> a i*oni* carece que o *ronizado r*cupere os senti*os produ*ido* para que os efeitos p*etendi*os </line>
<line> ** re*lizem. </line>
</par>
<par>
<line> D*cr*t (1987, 19) dist*ngu* dois tipos </line>
<line> de implí**tos e mostra </line>
<line> que é nec*ss*rio </line>
</par>
<par>
<line> "descrever um deles a *artir *o compon*nt* linguístico (o *re*suposto), enquanto o outro (o </line>
</par>
<par>
<line> suben*endid*) exi*e * inte**enção *o *ec*rso retóric*". *essa forma, a </line>
<line> ironia é u* ti*o de </line>
</par>
<par>
<line> implícito, uma esp*c*e de subtendido, porta**o, *e*orre tamb** de um r*curso retóric*, nã* é </line>
<line> como a p*essuposiç*o que *stá no uso da língua. </line>
</par>
<par>
<line> Não aprofundamos aqui a discussão a*er*a </line>
<line> dos *mplíc*t*s (pressu*os*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> subentendido*), mas, par* *eixar claro o que *s*amos q*erendo dizer, *itamos nov*mente </line>
<line> *ev. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. 6, art. *, p. 74-*8, *un. *020 www4.fsa*e*.com.br/re*ista </line>
</par>
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<line> F. L. J. Magalhães </line>
<line> 78 </line>
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<line> *ucrot quando ele diz que "*xi*te s*mp*e para um en*nciado co* sube*tendidos, um \sentido </line>
<line> l*ter*l\ do qual tais suben*en*idos estã* ex*luídos" (Idem). A ironia també* tem um *ignificado </line>
</par>
<par>
<line> literal e outro oculto. *m em desacordo *o* o o*tro (MUECKE, 1995,1*). Po* vezes, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ir*ni*ado </line>
<line> pode, por di*ersa* *a**es, simplesmente, se ater ape*as ao sentido li*eral, não </line>
</par>
<par>
<line> recuperar sentido irô*ic* o </line>
<line> preten*ido pelo enunciador. Fairclough (*001, 158) *rit*ca </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "uti**dad* limitad*" d*s que de*in*m a i*onia como "d*zer uma *o*sa * sig*ificar outra", dad* </line>
<line> a "natureza inte*textual da ironia: o fato de *u* um e*unciad* irô*ico 'e*oa' o enun*iado de u* </line>
<line> o*tro. Ou seja, no dizer irônico, há um* se*u*da v*z que conflita c*m a primeira. </line>
<line> É, *or *o*se*uin*e, da **on*a verbal q*e va*os tratar aqui, embo*a reconheçamos que </line>
<line> não d**xa de ser i*ônico um "gover*o de ***uerda"2, (m*s, a* menos, é isto que se e*pera de </line>
</par>
<par>
<line> *m governo d* Par*ido *os *rabalh*dore*) </line>
<line> nomear ministros, *specialmente o da Fa*enda, </line>
</par>
<par>
<line> id*ntifi*ados com as forças pol*tico-ideológicas de direita. *uer dizer, *á uma situação pol*tica </line>
<line> irônica *ue p*de s*r de*tacada e an**isada, o que Mue*ke chama de ironia obser*ável. </line>
</par>
<par>
<line> A iron** ver*al </line>
<line> ou ins*rumental "o*or*e quand* há uma i*versão semântica e, n*sse </line>
</par>
<par>
<line> caso, a ironi* const*t** em *ize* uma c**sa para signific*r ou**a, como uma forma de elogiar a </line>
<line> fim de cen*urar e censurar a fi* de elogiar [...]" (M*ECKE, 1995, p.*3). A esse respe*t*, </line>
<line> Kierkega*rd (19**, 216) di* q*e: </line>
<line> A for*a mais corrente de ironi* c*n****e em d*zermos em tom sério * que, </line>
<line> con*ud*, não é pensado seria*ente. * o*tra forma, em que a gente br*nc*ndo </line>
<line> diz, e* to* *e br*ncadeira algo que se pen*a a sé*i*, ocorre raramente. </line>
<line> Ou s*ja, há, e* algu*s usos de iro*i*, ce**o tom *e hu*or e, certamente, também, de </line>
<line> malícia. A res*eito *isto, Bakhtin (*997, 16*) fala que "na lit**at*ra carnavaliz*da dos séculos </line>
</par>
<par>
<line> X*III e XIX o riso, regra geral, é *onsi**ravelmente abafado, chegand* à *ron*a, ao hu*or e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> outras formas de ri*o reduzid*". </line>
</par>
<par>
<line> É, sem dúvida, intere**ante o que K*erkegaard (1991, 217) fala acerca do pod*r e do </line>
<line> saber pretensiosos, t*atando-os como irônicos: </line>
<line> *m relação a um saber tot*lment* pretensioso, *u* s*** tud* de t*do, é </line>
<line> iron*camente correto entrar no jogo, ser arrastado por *od* esta sabedoria, </line>
<line> excitá-*a c*m aplausos de júbilo para que **ta se el*** *a*a vez m*i*, num* </line>
<line> loucura cada **z mais alt*, desde q*e aí se p*rm*neça conscien*e de que tudo </line>
<line> aquilo é vaz*o e sem *on*eúdo. </line>
</par>
<par>
<line> 2 A parte a co*plexa di*c*ssão a*erca desses doi* conceitos políticos (direita e esque*da), nã* temo* como a*rof*ndar neste </line>
<line> a*tigo ess* de*ate. Esclarecemos qu* pensamos em Bobbio (1995) q*e tr**a dessa dist*nçã* cons*de*a*d* que * e*querda busca </line>
<line> *romover a jus**ça soc*al e**uanto a dire*ta defend* a liberdade ind*vidual. *e outr* modo, a esquerda pretende es*a**lecer </line>
<line> um E*tado d* bem esta* soci*l, *aseado na igualdade, enquant* a d***ita propõe um Estado *iberal, em que se impõ*m * livre </line>
<line> in*ciativ* e as re*r** do *ercado. </line>
<line> R*v. FSA, Te*esina, v. 17, n. 6, a*t. 4, p. 7*-**, jun. 202* www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
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<line> A I*onia e o Irônico *os Dis*u**os Midiáticos e P*lític*s </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> Boulos entra n* jogo do *oder e do s*ber a ponto de acre*itar que possui o direito de </line>
</par>
<par>
<line> *omentar as escolhas já feit*s </line>
<line> e indicar novo* minist*os à Pre*ide*te eleita, embo*a </line>
</par>
<par>
<line> iro*i*amente, p*rque esse é o modo de jo*a* que ele *ncon*ra. *sto dá indício qu* Boulos tem </line>
<line> uma prer*ogati*a e, porta*to, *le seja um aliado, que ci*cula no m*io do *o*er palac*ano, o q*e </line>
<line> dá * ele a liberdade de escr*v*r u*a carta di*igid* à Pres*dente da República. </line>
<line> 2.2 A an*li*e de discurs* c*mo a e*tendem*s </line>
<line> P*r ex*stirem várias vert*ntes da Análise de *iscurso, preci*amos deixar clar* onde nos </line>
<line> situa*o*. Autores como Fa*rclough, van *eeu*en, van Dijk, *esen**, Ramalho, Magalhães, </line>
<line> entre *utros, aos q*ais re**rrem*s repetidamen*e, são identifi*ados com a chamada Análise de </line>
</par>
<par>
<line> Disc*rso Crítica (ADC). *as, </line>
<line> além </line>
<line> destes, recorremos também outros auto**s qu* *ão se a </line>
</par>
<par>
<line> filiam a essa ver*en**, como *aingueneau, Verón, Charaudeuau etc. Autores que são muitas </line>
<line> vezes inté*pr*t*s pr*cisos daquilo *u* desejamo* fal*r no trabalho rigoroso na análise *o nosso </line>
<line> objeto. Não devemos, por*anto, p*e*c*ndir de tai* au*ores. Portanto, ness* trabalho, ad**amos a </line>
</par>
<par>
<line> An*l*se de Discu*so, cr**ica, certamente, mas s*m *ínculo necessário </line>
<line> com a A*C re*erida </line>
</par>
<par>
<line> acima. </line>
</par>
<par>
<line> Entendemos, ta*bém, c*mo diz R*MALHO E *ESENDE (2011, 12) que a AD se </line>
<line> constitui de uma "abordagem científica inter*isciplinar para o e*tudo cr*ti*o da li*g**ge* com* </line>
<line> prática social". Entendendo práti*a soc*al como ati*ida*e c*t*diana dos sujeitos em socied*de </line>
<line> q*e *es*lta t**to *a determinaç*o his**rica e c*ltural d*s e*trutu*as sociais, quanto dos a*o**os </line>
<line> e conflitos qu* dem*ndam das aç*es individuais na lida di*ri*. Po*eríamos falar, certame*te, </line>
<line> do que é *onstituti*o e do que é constituinte nas div*rsas *ituaç*es d* uso da lingua**m. "Nas </line>
</par>
<par>
<line> prá*ica* sociais, a ling*agem se manifes*a como </line>
<line> discur*o: </line>
<line> como u*a parte i**edutível *as </line>
</par>
<par>
<line> maneiras como agi*os e i*te*a*imos, *ep*esentamos e ident*ficamo* * nós m*smos, ao* *utros </line>
<line> e a aspect*s d* mun*o p*r mei* da l*ngu*gem" Ramal*o e R*sende (2011, 15). O* sej*, pelos </line>
<line> discurs*s, r*presentamos o m*ndo, nos re*acionamos un* c*m os outros e no* identificamos e </line>
<line> id*ntifi*amos os outros. </line>
<line> A*sim, também, definirí**os disc*rso n**ses dois ní*eis. P*ra n*s, disc*rso é tanto * </line>
<line> prá*ica *ocial relativa à com*r*ens*o da* *edes *e r*laç*es ou, de out*o mo*o, camp** socia*s </line>
</par>
<par>
<line> (BOURDIEU, 2*04) com* uma u*i**de </line>
<line> discursiva, po* **empl*, o discurs* *ornalísti*o; </line>
</par>
<par>
<line> quanto a prática s*bjeti*a q*e * também *e **tureza so*ial, mas qu* resulta da *ção individual </line>
<line> de um sujeito *eterm*nado. Os di**ursos *ão *penas representam *omo a*uam m*dificando a </line>
<line> s*ci*dade. São dialétic*s, constituem e são **nstituídos social*ente. </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 1*, n. 6, art. 4, p. 74-88, ju*. 2020 www4.fsane*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. J. Mag*l**es </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> D*v**os c*nsi***ar ainda que a Aná*ise de Discurso é, em essê**ia, transdiscip*inar, </line>
<line> ou seja, r*sulta do e*trecru*amento do di*logo com outras discipli*as, dentre ela*, * linguística, </line>
<line> a antropo*ogia, a sociologia, a filos*fia, * *istóri* etc. Sobre a perspect*va da ADC, Fairclough </line>
<line> (200*, p.180) diz que a AD* </line>
<line> Tem *ma rela*ão dialógica co* o**ras teorias * métodos sociais, com e*es </line>
<line> engajando-se não apenas de maneira interdisci*l*nar, mas transdi*ciplinar, </line>
<line> ent**d*nd* que c**ngajamentos particu*ar*s sobre determinados aspe*tos d* </line>
<line> processo so*ial dev*m *uscitar avanços teóricos e me*od*lógicos que </line>
<line> p*rp*s*em as fron*eiras das vár**s teor**s * métodos. </line>
<line> Do po*to de vista da formulação *e*odo*ógica, **ocuramos seguir a trilha ilumi*ada </line>
<line> *or Fai*clou*h (2003), **a*do ele esboça um roteiro para a pesquis* s*cial, no qu*l decl*r* </line>
<line> certa re*e*va acerca *o conceito d* método e q*e conside*a a ADC mais um aporte t*óri** **e </line>
<line> metodo*ógico. </line>
<line> 3 RESUL*ADO* E D*SCUSSÕES </line>
<line> 3.1 As ideolo*ias no**as de cada dia </line>
<line> Acerca de ideol*gia, tomamos as concepçõe* *e Thomp*on (1995), **i*c*ough (1996) </line>
<line> e Ea*leton (19*7). Ente*d*mo* q*e os emba**s travados nos t*xt*s em anál*se são de natureza </line>
<line> ideológic*. O qu* está e* j*go * a concepção de po*í*ica defend*da por cada um **s </line>
<line> inter*ocutore*, * *artir do grup* s**ial * *ue s* vinculam. Mais do *ue *sto, a visão d* mundo </line>
<line> preconc*bido pelo modelo do sistem* *e troca* e *onf*rm*ção econômica. </line>
<line> A dispersão de *entidos a que nos referimos ao fa*a* inicialm*nte sobre A*álise de </line>
</par>
<par>
<line> Discu*so ainda mai** quando tratamo* de ideologia. A es*e r*spei*o, Eagleton diz que "o é </line>
<line> termo "ide*l*gia" é apenas uma maneira conveniente d* class*ficar em uma ún*c* *ategoria </line>
<line> uma p*rç*o de co**a* diferent*s que faz*mos com sig*os. " Ou co** lem*r* Fairclough (2*01, </line>
<line> 1*0), "n*o se deve pressupor **e as pessoas têm co*sciência das dim*nsões ideoló*icas de *ua </line>
</par>
<par>
<line> *rópria prát*ca". O q*e </line>
<line> queremos é, entã*, de*imitar o trabalho da ideolog*a na pro*ução de </line>
</par>
<par>
<line> sentidos. </line>
</par>
<par>
<line> Thompson (1995, pag. 76) faz uma r*fl*xã* acerca de ideologia das mais importantes. </line>
</par>
<par>
<line> N*ssa reflex*o, ele </line>
<line> pr**ende combater a neutraliz*çã* do conceito de *d*olog*a, e, *ambém, </line>
</par>
<par>
<line> for*ular um* concepção cr*t*ca com vis**s a of*recer uma b*se para o en*o*ue úti* e de*ensável </line>
<line> para a an*lise da ide*logia. Thomp*on e*tende que "estudar ideologia é estudar as *ane*ras </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, art. 4, p. 74-88, jun. 202* www4.fsan*t.*om.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Ironi* e o Irônico no* Discursos **diático* e *olít*cos </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> como o s*ntido serve p*ra estab*lecer e sustentar relações *e dominação". Esse a*tor *em, </line>
<line> *ortanto, uma concepç*o negat*va *e i*eo*ogia, entendendo que a ideolo*i* é u* instrum*nto </line>
<line> de luta ideológica *ara * con*u*sta e manuten*ão *o poder. </line>
</par>
<par>
<line> T*ompson **stingue *i*co modos ger*is pelos quais a </line>
<line> ideol**ia opera: leg*timação, </line>
</par>
<par>
<line> dissi*ulaçã*, uni*icação, fragmentação e rei*i*ação. E*tes *odos de operaç*o da *deologia têm </line>
<line> *esdob**men*o* **e os t*rna* m*is co*plexos. Neste trab*lho, va*os nos ater diretamente a </line>
<line> apenas um deles que, *nten*em*s, tem a ver com os *iscurs*s que va*os a*al*sar. Dizemos </line>
<line> diretam*nte po* que está claro que esses modos todos est*o interrelacionados e que a prá*ica d* </line>
</par>
<par>
<line> *m deles </line>
<line> puxa os outros. Falamos, p*r exemplo, de fragmentação que se constitui, segundo </line>
</par>
<par>
<line> *hompson, de dif*renci*ção * expu**o d* out**. Fragmen*ar pode ta*to significar classificar, </line>
<line> catalogar, separar as pessoas *or grupos, tri**s etc., *as nosso foco a*ui é o uso da ironia como </line>
<line> uma arena d* dispu**s ideológi*as. E a *ronia **corr* a metáforas, a eufem*smos e também * </line>
<line> metonímias. Todas elas figura* ** linguagem c**acterísticas de dissimul*ç*o, de re*ficação * </line>
<line> le*itimação. </line>
</par>
<par>
<line> No entanto, os a*tigos aqui em análise são exemplo* evidente* de di**renciação e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*purgo do outro. Tanto Boulos quan*o Azevedo f*zem questão de marc*r suas diferenç*s </line>
<line> i**ológicas, de ca*acterizar o outro com* expur*ado d* seu un*verso de convivência, da *u* </line>
<line> comunidade, como vere*os na análise. </line>
</par>
<par>
<line> A ideologia, no se* tr*balho de pro*uzir re*roduzir tecido soci*l, o </line>
</par>
<par>
<line> * * </line>
<line> faz de mod* </line>
</par>
<par>
<line> am*lo, inclusi*e, repr*duz as suas lutas, </line>
<line> os </line>
<line> seus pr*c*nc*itos, a* su*s virtudes e *s seus </line>
</par>
<par>
<line> defeitos. E f** pel*s *ráticas cu*tur*is e, o </line>
<line> especi*lmente, pelas prática* </line>
<line> de l*nguagem nas </line>
</par>
<par>
<line> d*sputa* p*r hegemonia. Ou seja, as *deo*ogias funcionam como "um modo d* domi*aç*o que </line>
<line> se b*seia em alia*ças, na incorpo*aç*o de *rupos subo*di*a*os e n* geração de consentimento" </line>
<line> (FA*RC*OUG* 2001, *8) *elo tra*alho enunci*tivo de pr*duzir co*s*nso. </line>
<line> Por um l**o, tem-se um dos c*ordenadores do MTS* que reivin*ica **ra si o lugar de </line>
<line> direito pa*a cobrar ** Presiden*e *le*ta "coer*n*ia" n* nomeação dos mi*istros. Por outro, um </line>
<line> jornalista afinad* com *s forças de oposição à P***ide*te. Am*os se localizam *m *ug*res de </line>
</par>
<par>
<line> exercício de </line>
<line> poder político, embora </line>
<line> os d*i* escrevam para o mesmo </line>
<line> jorna*, o que esgarç* o </line>
</par>
<par>
<line> tec*do m*diático com posições ide*lógic*s div*rgentes * em con*ronto. </line>
<line> Uma d*s fo**as de *onsumo *d*ol*g*co é a n*tura*izaç*o ou mesmo o determinis** </line>
<line> relig*o*o. No primeiro *odo, deix*mos de perce*er os inter*sses e os objetivos das est*atégia* </line>
</par>
<par>
<line> ide*lógicas *mbuti*as *as prátic*s sociais. No seg*ndo modo, embora </line>
<line> possa*os pe*ceber, </line>
</par>
<par>
<line> r*tiramos qualqu*r gravidade ou possibili*ade de c**trap*siç*o porque conside**mos que são </line>
<line> desígnios de Deus. </line>
<line> Re*. FSA, Te*e*ina PI, v. 17, n. 6, art. 4, p. 74-88, j**. 2020 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. L. J. Magalhães </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> As ideolo*ias embuti**s nas práticas *is**rsivas são muito *ficazes quand* </line>
</par>
<par>
<line> s* to*na* </line>
<line> *at*rali*ada* e at*ngem o s*atus ** 'senso com*m'; *as *ssa </line>
</par>
<par>
<line> proprieda*e e*táv*l e estabelec*da das ideologias não dev* ser muito </line>
<line> en*atiza*a, porque min*a *eferên*ia a 'transformaçã*' a*onta a luta ideológi*a </line>
<line> *omo dim*nsão da pr*tica disc*rsiv*, *ma l*ta *ara *e**ldar as práticas </line>
<line> d*scursivas e as ide*logias nelas *onstru*das no cont**to da reestruturação ou </line>
<line> da *rans*orma*ão das *elaç*es de dominação. (FAI*L*UGH, 2001, 119) </line>
<line> A **se respeit*, di* BARTHES (1957 *pud *a*let**,1997, p. *76), em Mitologia: </line>
<line> O significante \i*sano\ mitológ*co ou i*e*l*gico é aquele qu* </line>
<line> ast**io*amente apaga sua radical ausênc*a de motivação, su*rime o trabalho </line>
<line> **mióti*o que o produ*iu *, assim, permite *ue o r*cebamo* como "natural" </line>
<line> ou "t*an*parente", conte*plan** atr*vés de su* superfíc*e ino**nte * conceito </line>
<line> ou sig*ificado, ao qua* *os permite * acesso magicamente. </line>
<line> Esses art*fício* te*tam a*agar o posi*ion*mento ideol*gico dos suj*itos, no entanto, </line>
<line> co*o nos lem*ra Fai*cl**gh (2001, p.121): "os su*ei**s são *osicionados i**ologicament*, mas </line>
<line> são também capaze* de agi* criativ*mente no sen*ido de rea*izar suas *róprias con*xões *nt*e </line>
<line> as d*versas *rát**as e *d*ol*gias a que *ão e*postos e de re*struturar as práticas e as estruturas </line>
<line> po*icio*adoras". </line>
<line> Esse autor acredita qu* os s***s humanos são *apazes de transcender as sociedades </line>
<line> baseadas na luta por he*emonia e, por*anto, *s rel*ç*es *e dominação. Qu*nto a isso, m*smo </line>
<line> si**ático* à prop*siçã* de que as mudanças na consc*ênci* express** nos usos da linguagem </line>
<line> *ossa* contribui* pa*a a mudança social, não *remos nessa s*per*ção, n*ssa transcendênc*a. </line>
<line> *creditar nisso seria *cred*tar no fim da* ideologias, o **e não é o caso. </line>
<line> 3.2 O discurso i**nic* de boulos </line>
<line> C*m pr*texto de *azer suges*ões para o mini*t*rio da P*es*dente Dilma, Bo*los *ub*i*a </line>
<line> s*u texto sim*lando uma *ar*a1. E*te fat*, re*o*çado pela maneira direta com que se di*ig* * </line>
<line> Pre*i*ente da Repúblic*, produz um *feito d* sentido de proximidade. Embora o texto seja </line>
<line> r*coberto de ironias, *sse efeito transp*rece, como q*e *eve*a*do descontenta**nto *el* apo*o </line>
</par>
<par>
<line> político e a *ont*arieda** provoc**a *ela escolha de nomes que o desagradam para novo o </line>
<line> mini**ério. </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> Disp*níve* em: http://*ww1.folha.uol.c*m.br/colun*s/g*ilh**meboulo*/2014/11/1**3912-sugestoes- </line>
</par>
<par>
<line> para-o-minist*rio-de-dilma.shtml *cessado em 17 de feve*eir* d* 2015. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 17, n. 6, art. 4, p. 74-88, j**. 2*20 www*.fsan**.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *ronia e o Irônic* **s D*scurso* Mi*iátic*s e Políticos </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> Esta **ntrarie*ade é manifest*da e* *ome *o *egu*mento social que Boulos represen*a, </line>
<line> os *ov*me*tos soc**i* *r*anizados. Por iss* mesmo, o articuli*t* **i*i* seu art*go dess* modo: </line>
<line> Cara Presiden*a, </line>
<line> Nós dos movi*en*os sociais nos sentimos amplame*te contemplados com *s </line>
<line> primeiros nom*s *ar* seu ministér*o. Governo novo, ide*as novas. Os g*stos </line>
<line> n*o poderia* *er sido melhor*s. *oaqu*m Le*y na Fazend* *o* uma sacada d* </line>
</par>
<par>
<line> gênio, com g*and* s*ns*bilidade **cial. Pe*a que o Tr*bu*o não </line>
<line> quis, mas </line>
</par>
<par>
<line> *onfio qu* seu *ubo*dinado n* Bradesco dará conta do re*ado. A Marin* </line>
<line> queria indic*r g*nte do I*aú. O Aécio tinh* obses*ão pel* Dr. *rm*nio. Ma* </line>
<line> esses, co** a senhor* disse na cam*anha, tomariam medidas i*po*ulares. A </line>
<line> *oluçã* certa*ent* está com o *rad*sco. Itaú de *ato *ão po*e, *as </line>
<line> B*a**sc*... vá lá! (*r**os n*ssos). (Folh* *e S*o Paulo, 27/11/2014 - 03h*0) </line>
<line> *o identi**car de *nde fa** (nós dos movimentos s*ciais), o art*culista de*xa claro que </line>
<line> não *stá **zinho. Ele usa o recurso anafórico e r*cu**ra a origem do en*nciad*r. Ao mesm* </line>
<line> tempo, diz qu* não está desamparado e ne* *i*plesment* em nome de si, m*s dos moviment*s </line>
<line> soci*is, uma vez que Boulos * Coorde*a*or d* MTST. </line>
<line> Antes de nos referi*mos *s nom*ações, de*taca*os a*nda a *xpressão "govern* novo, </line>
<line> ideias no*as", um *os bordões da *a*pan*a de Dilma Rou*se*f. Novamente, o us* do rec**s* </line>
<line> *nafórico como cons*ruto irônico. Na ve*dade, *o fal*r do governo novo, Boulo* quer *oncluir </line>
<line> que os primeir*s nomes indicado* p*ra o minist*rio *ão tra*em n*da de nov*. Em seguid*, </line>
<line> ironiza a escolha *e Joaquim Levy para o min*stér*o da Fazenda com a *xpressão "uma sacada </line>
<line> *e gênio, com g*a*de sens*bili*ade soci*l". Lemb*a também que L*vy vem d* Bradesc* e que </line>
<line> Trabuco, o atu*l pre*ident* daquele Banco, te*ia recusado o c**vite para o minist*rio, </line>
<line> mantendo-se no órgã*. </line>
</par>
<par>
<line> Aind* na m*sma linha, o </line>
<line> autor indica que Kátia Abreu no Ministério da Agricult*ra </line>
</par>
<par>
<line> cont*aria os i*t*resses indígenas e dos s*m-t*rra, gru*os soci*is com *u*m a Mini**ra mantém </line>
</par>
<par>
<line> sér*os confli*o*, </line>
<line> pelas po*ições </line>
<line> diverge*tes aos interesses des**s g*up*s que ela adota ** </line>
</par>
<par>
<line> Senado. </line>
</par>
<par>
<line> Kátia A*reu na A*ric*ltura a*hei um pouco ousado demai*. Cui*ado p*a *ão </line>
<line> se* c*am*da de bolivaria*a! Os índios e os sem-terra e**ão *m festa pe*o país. </line>
<line> (*rif*s Nossos). </line>
</par>
<par>
<line> Arman*o Mont*iro no D*sen*olvi*ento deixa s*us *etratore* </line>
<line> se* </line>
</par>
<par>
<line> argumen*os, muito *em! Diz*m qu* a senhora nã* dia*oga c*m * sociedade </line>
<line> civil. Ora, como não? A C*nfederação Nacional *a Ag*icultura em um </line>
<line> *inistério e a Confederaçã* Na*ional da Indústria em *utro. Aí está a gema </line>
</par>
<par>
<line> d* sociedade civil, a* e*tidades patr*na*s. (Grifos </line>
<line> Noss*s). (F*lha de São </line>
</par>
<par>
<line> Pau*o, *7/1*/201* - 0**00) </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resi*a PI, v. 17, n. 6, art. 4, p. 74-88, jun. 2020 </line>
<line> w*w4.*sanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. L. J. Magalhãe* </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> N* *over*o, *átia Ab*eu *epres*nta a *onfederação **ci*na* *a A*ricultura e A*ando </line>
</par>
<par>
<line> *on*eiro, M*nistro </line>
<line> do Desenvolv*mento, a Co*federação Nac*onal da Indústria. </line>
</par>
<par>
<line> *epresen*ant*s, po*tanto, da classe patronal. Boulos reivi*dica, </line>
<line> de certo modo, que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> movimen*os so*i*is constitu*m a soci*dade c*vil e *ue, ao prefe**r os representantes d* classe </line>
<line> patron*l, a presi*ente confirma as cr*ticas de que ela não dialoga c*m a socie*a*e *ivil. </line>
<line> No mom*nto *egui*te, Boulos pa*sa a indic*r *utros nomes para o *ovo ministér*o da </line>
<line> Pr*sidente Dilma, s*guind*, ir*n*ca*ent*, * m**ma linha dos já i*dicados. Aí, vemo* </line>
<line> claram*nte a nat*r**a intertextual a que se re*ere Fairclough (2001). Ao n*gar a v*li*ade de </line>
<line> tais nomes pelo uso da ironia, Boulos procura se dife*e*ciar dess* gru*o e, d*sta ma*e*ra, </line>
<line> *xpurga* seus membros. </line>
<line> A pasta das *ida*es o n**e é o Kassab. *omem *xpe*ien*e, foi prefeito *e </line>
<line> São Paulo e terá a o*o*tunidade de aplicar nacion*lmente o que *ez por aq*i. </line>
<line> **agine *ncên*ios em favelas no Br*sil t**o! [] Grifo n***o. </line>
<line> Nos direit*s hu*anos não há m*ito o que discutir. É *olsonaro na certa. Um </line>
<line> home* que pauta com corag*m *randes temas tabus como a *ortura, o direit* </line>
<line> ao ab*rto, * maiori*ade penal e o pap*l dos militares na socieda**. [...] </line>
<line> N*s *o*unicações s*giro * **bio B*rbosa, da "*eja". Já m*strou *er um *ipo </line>
<line> c*i*tiv*. Sua *apacidade de criar fatos e transfo**á-los em manchetes está </line>
</par>
<par>
<line> ma** do que demonstrada. [] Afinal, a senhora poderá argumentar que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> a*ter*ância no poder é necessária. A "G*obo" já teve t*ês mi*istro*, ag**a é a </line>
<line> vez *a "Veja". </line>
<line> Pa*a a C*ltu*a eu tenho d*vi*as. A Marta saiu **m aquela cartin*a </line>
<line> maleducada, querendo fazer méd*a com o mer*ado. Convenhamos, a senh*ra </line>
<line> fo* m***o mais esperta. Ao in*és de faz*r média c*m o mercad*, tr*uxe ele </line>
<line> p*ra de*tro do governo. D*ixou a Marta falando soz*nha. [...] Pe*sei pri*ei*o </line>
<line> n* Lobão, *orqu* ele pa*aria com essa his*ória de imp*a*hment e ainda trari* </line>
<line> * apoio da turminha dos Jardins. [...] </line>
<line> Talvez **tão * Reinaldo, h*me* *ulto e com amp*a visão. **inaldo Azevedo, </line>
<line> sabe? Ele vi*e **lando mal *a senhora, *as acho que *o *undo é tudo </line>
<line> ressentimento. Uma ligação * ele se abre que nem uma flo*. Vai p*r mim, até </line>
<line> ** *ottw*iler precisa de carinho. [...] </line>
</par>
<par>
<line> Há q u * m </line>
<line> poss* achar minhas sugestões muito conse*vadoras. Mas estou </line>
</par>
<par>
<line> pre*cupado c** a governabilidade. G*vernabili*ad* é tudo, presidenta! </line>
<line> (Grifos nossos). (Folha *e **o Paulo, 2*/11/2014 - *3**0). </line>
</par>
<par>
<line> Ao *inal, Boulo* diz: </line>
</par>
<par>
<line> S* seguir minhas sugestões ao m*nos </line>
<line> não p*de**o a*usá-la </line>
<line> *e incoerente. </line>
</par>
<par>
<line> Quem já convido* Levy, Kátia * *rm*ndo pode, *ela mesma lógi*a </line>
<line> irre*ut*vel, convi*a* Bolsonar*, F*b*o Barbosa e *einaldo. Quanto ao Kass**, </line>
<line> adm*to que a senhora teve a id*ia *ntes e já an** s*nda**o *om el*. (Fol*a de </line>
<line> Sã* P*ulo, 27/11/2014 - 03h00) </line>
<line> Per*ebamos que *ess* d*sfiar de s*gest*es há, de fato, *ma coerên*ia, visto que *od*s </line>
<line> se alinham ideologicamen*e. No enta**o, como tais pro*o*tas são só ironias, o que *oulos </line>
<line> en**cia é antitétic*. As qualidades que diz reconhecer e* cada um sã*, na ver**de, </line>
<line> Rev. FS*, Teresi*a, v. 17, *. 6, **t. 4, p. 74-88, jun. 2020 *ww4.f*ane*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A I*o*i* e o Irônico nos Disc*rsos M**i*ticos e Políticos </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> desqualificações ou contrari*dades polí*ica*. Ao ex-prefeito K*s*ab a**ib*i *espon*abilidade </line>
<line> pelos incêndio* nas favelas; ao Bolsonaro, dentr* outra* coisas, ci*a **s*st*n*i* que ele tem à </line>
<line> política de **rei*os hum*nos e a de*esa que faz *o regim* milit*r; ao Fábio Barb*sa, então editor </line>
<line> da revist* Veja, lem*ra as m*térias "criativas" *ontra a candi*atura *i*ma Rou*sef*; * *arta, </line>
<line> destaca a* rusgas entr* ela e Dilma * que culminaram com a *aída da s*nadora d* PT; ao Lobão, </line>
<line> lembra * campanha pelo impeachm*nt d* Presidente r*cém-e*eita e vín*ul*s d*le *om a elite </line>
<line> paulista (a turmin*a dos ja*dins); ao Rei*aldo Aze*edo, fala das *nsistentes *ríticas a Dilma e </line>
</par>
<par>
<line> ao Gov*rno, como </line>
<line> blogue*ro da *eja e colun*sta da Folha d* São Pa*lo. Ca*a um desses </line>
</par>
<par>
<line> **talhe*, na verdade, *everia f*nc**nar com* impedim*nto para q*e Dilma convida**e qualquer </line>
<line> uma dessa* *essoas para compor o seu governo. </line>
<line> *.3 A re*posta d* reinald* azeved* </line>
<line> Em **u arti*o publicado n* f*lh*, Az**edo começa o texto dis*im*lando a s*a </line>
</par>
<par>
<line> motiva*ão de resp*sta, embor* isto esteja claro </line>
<line> no título do artigo: A gal*nha pint**inha </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Vermelho. L*go *o início el* critica * visita *eita * Presidente Dil*a po* *rei B*to e *eo*ardo </line>
<line> **ff, que Azevedo chama d* "*epresentantes da Esca*ologia da *iber**ção". U*a como m**ivo </line>
<line> * fato de que os dois teriam a**inado um manifes*o co*trá*io à *ndicação de Joaquim Levy para </line>
<line> o Mini*tério da Fa**nda. Em um par*grafo, **ev*do ***ta desmere*er L*onardo Boff e Frei </line>
<line> B*t* de modo grosseiro, o q** não *erá d**alhad* neste e*t*do. </line>
<line> Deteremo-nos um pouco mai* *m tr*s momentos dos discursos textos de **in*ld* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Azeve*o pub*i*ad** na Folha d* Sã* Pau*o , no Bl*g d* Veja3 2 </row>
</column>
<column>
<row> . O p*i*eiro, u*a pas*agem do </row>
</column>
</par>
<par>
<line> texto d* *oulos no B*og da revis*a, que tocou *zevedo, quand* o escri*or diz que "uma l*ga*ão </line>
</par>
<par>
<line> e *le se abre que nem uma fl*r." Essa histó**a </line>
<line> de abrir-se co** *ma flor deixou Azev*do </line>
</par>
<par>
<line> irrit*do, porque, segu**o ele, isso *n*i*a*ia que B*u*os o est*r*a cham*ndo d* "veadinho". E </line>
<line> com cer*a ir**ia ele *eage: </line>
<line> Não sei s* notam a sugestão, nada sutil, de *ue sou um veadinho, "que se *br* </line>
<line> que nem uma flor". Cham*r um adve**ário ** desafeto de b*cha, ainda *ue d* </line>
<line> modo ob*íquo, continu* a se* uma o**n*a. Sabem c*mo é *oulo* certamente </line>
<line> nã* é um "homofóbico", a não ser que e*e co*bata "*ireiti*tas" como eu. Ele </line>
<line> p*deria ten*ar me g*nhar, sem o a*oio de seus **te*a*s e in*endiário*, p*ra </line>
</par>
<par>
<line> s*ntir *erfume, h*h*. (Revis*a Ve*a Online - Blog Reinnald* Azevedo - * </line>
<line> 28/11/2014 às 5:41) </line>
<line> 2 Di*ponível e*: h*tp://www1.folha.uol.**m.br/*sp/p*der/197587-*-gal*nha-pi*tadinha-de-verme*ho.shtml. </line>
<line> Acessado em 17 de fever*iro de 2015. </line>
<line> 3 Dispo*ível em: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/*ao-bo*los-nao-*-meu-oposto-si*et*ico-eu-nao- </line>
<line> cometo-cr*mes-ou-*einaldo-no-ministerio-**-cult*ra/ Acessado em 1* de fevereiro d* 2*15. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. *, art. *, p. 74-88, jun. 2020 www*.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. L. J. Magalhães </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> O seg*ndo momento d***acado é qu*ndo *zevedo assu*e a defesa de Levy e Ká*i* </line>
</par>
<par>
<line> *breu, pr*duzin** um efeit* de sentid* de pr**imi*ade, prote*ão * *econhecimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vin*ulaç*o ideológica em relaç*o a Levy e *átia, ma*, tam*ém, de diferenciação * *xp*rgo de </line>
<line> Boulos e seus aliados. Em resposta às críticas feitas ao Min*stro, diz Azeve*o: "Confesso que </line>
<line> o rottwe*ler que mor*e canelas se vê t*nta*o a *izer: 'Não vá, n*o, Levy! Fique onde está, </line>
</par>
<par>
<line> Kátia! Eles que </line>
<line> se virem!"'. A p*lavra rottweiler é uma referência ** livro de sua au**ria </line>
</par>
<par>
<line> (**je*ões de u* Rottweiler Amor*so, *ubli**do *elo selo Tr*s Estrel**), refe*ido *o* B*ulo* </line>
<line> em *eu tex*o. M*s * també* uma auto-referência produzida po* um recurso a*afóric*. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda no tex*o do Blog d* Veja, Azevedo </line>
<line> diz que recusar*a o *onvite, caso fo*se </line>
</par>
<par>
<line> c*ama*o *ar* *ssumir o *in*stério da *ultura. </line>
<line> "*oulos, fi*ue tranquilo. *ão vou pa*a o </line>
</par>
<par>
<line> minis*é*io. Se convida*o, não aceitaria". *ra, ess* *bservação * ambiva*ente. Por um lado, dá </line>
<line> a entend*r *u* Azeved* acredita *iteralmente no que **z B*ulos s*br* D*lma convidá-lo pa*a o </line>
<line> *inist**io da *ul*ura, e is*o revela cer*a in**nuidade, porque ig*ora o sentido *rôni*o; po* *utro </line>
<line> lado, po*e signif*c*r q*e Azeved* es*á *ambém i*onizand*. Quer di*er, a* negar q*e aceita o </line>
</par>
<par>
<line> convite, Azevedo reconh*ce e* si </line>
<line> a compet*ncia *ar* e*ercer </line>
<line> a *u*çã* </line>
<line> de mi*istro, </line>
</par>
<par>
<line> *esmontando o efeito irônico produzido contra si. </line>
<line> 4 CONSIDER*Ç*ES FIN*IS </line>
<line> Pensa*os que uma da* dificul*ades da problematização sobr* *s ideol*gias e d*s </line>
</par>
<par>
<line> disputas ***o*ógicas * exatamente *orque, *e modo geral, de*xa de leva* em </line>
<line> conta as </line>
</par>
<par>
<line> particula*idades do* e*bates que se travam como p*lêmica no e*paço *olítico </line>
<line> da mídia. </line>
</par>
<par>
<line> Percebe*os cl*ram*nt* que cada um dos articulistas esgarça o tec*do midiá**co * partir das suas </line>
<line> i*entif*cações ide*lógic*s, *s vínculos que esta*elec*m à direi*a ou à *squ*rda, confronta**o- </line>
<line> se *o t*rri*ório d*scur*iv*. </line>
</par>
<par>
<line> Amb*s usa* as </line>
<line> suas competências **rborrágicas para ati*gir ob*etiv*s de </line>
<line> ataque </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *efesa. Bo*los * m**s hab*lidoso no </line>
<line> *s* d** ironi*s. Aze**do </line>
<line> n* uso *a linguagem feri*a, </line>
</par>
<par>
<line> agressi*a e rude. *o*ém, tais *str*tégias d* a*acar e defen**r lançand* p*la*ras * argumentos </line>
<line> não têm como obje*i*o a*en*s atin*ir o outr*, mas, *specialmente, se *redenci*r como ag*nte </line>
<line> político * defe*de* suas trincheira*, o lugar que imagin** dem*rcar social e politicament*. </line>
<line> To**ndo a *ronia como uma intertext*ali**de, percebemos que *oulos diz acerca *a </line>
<line> formação do n*vo ministé*io da p*eside**e Dilma o q*e Azevedo diria, *orq*e, afinal d* con**s, </line>
<line> a p**sidente escolhe p*ra mini*tro* pessoas *ue se a*i*am ideo****camente com Az*vedo, mas </line>
<line> *ev. FS*, T*resina, *. *7, n. 6, ar*. 4, p. 74-88, j*n. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Ironia e * Irônic* nos *is**r*os Midiáticos e Pol*t*cos </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> esse articulista fala desse modo para descredenciar tais escol*as. As*i*, e*e inclu* *o *eu </line>
<line> discu*so * di*c*r*o de Azeved*, mas esses discursos negam um ao outro, por isso, ent*am em </line>
<line> at*i*o. </line>
<line> A ironia, no entanto, amo*tece o furor d*s cr**i*as de Boulo* na m*dida em que of**ece </line>
<line> o *e*tido literal, dei**n*o * efei*o de sentido do dit* como e*tratégia ret*ric* e que nem *odo </line>
<line> mun*o recupera. * própri* Reinald* Azevedo, em alguns momentos do *exto, *eixa dúvida </line>
<line> s*b** qual s*ntido está respo*dendo. </line>
</par>
<par>
<line> Neste a*pecto, entendemos que a ir*nia *unciona como um d*slo*am*nto, </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> *aracterização *e recurso *is*urs*vo ideoló*ic*. Ap*sar dessa condição amb*val*nte d* dizer </line>
<line> i*ô*ico, não cremos, nesse caso e*pecífic*, qu* haja * d*sejo de dissimu*ação, mas d* </line>
<line> deslocamento *e sen*ido como modo de oper*ção ideológic* na arena sim*ólica, e*tre os dois </line>
<line> artic*listas. </line>
<line> *o mes*o tempo, p*de*os ta*bém pensar qu* ** o desejo de e*tabel*cer dif*renças </line>
</par>
<par>
<line> e, po* via de consequência, * expu*go do </line>
<line> **tro, que sã* estr*tégias discursivas ide*lóg*cas. </line>
</par>
<par>
<line> Tanto *o*los qu*nto *z*ve*o cons*roem uma argumen*a*ão que reforça a po*itivi*ade de si e </line>
<line> uma negativid*de d* outro. Que* seja i*cluind*-se como par*e dos mili*antes dos *ovimentos </line>
</par>
<par>
<line> so*iais e apontando o outro com* um escri*a d* </line>
<line> picuinhas, </line>
<line> no *aso de Boulos, q*er seja </line>
</par>
<par>
<line> constituindo-se como escritor de sucess* e identificando o interlo*utor como um </line>
<line> ocioso </line>
</par>
<par>
<line> oport*nista, no caso de Azevedo. </line>
</par>
<par>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
</par>
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<line> ALA*A*CE, C. S. A ironi* e **as refrações - Um estud* sobre a d*ssonância na par*d*a e </line>
<line> n* *iso. - São P*ulo: *ultura A*adêmica, 2009. 208p. </line>
<line> B*KHTIN, M. Probl*ma* da p**tic* d* D*s***esvski. 2ª. Ed. R** de Jan*i*o: Forense </line>
<line> Univ*rsitár*a, 199*. 275p. </line>
<line> BOBIO, *. D*re**a * esquerda: *azões e si*n*f*cado* de um* di*tinçã* políti*a. tra*. *arc* </line>
<line> Aurélio Nogueira. **o *au**: UNESP, 1995.1*1p. </line>
<line> *OUR**EU, *. *s usos sociais d* ciência: por u*a *oc*olog*a c*íni*a do campo cient*fico. </line>
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<line> EA*LETON, *. Ideolog*a - U*a Introdução. Trad. Luis *ar*os Borges Silvana Ri*eiro. São </line>
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<line> Rev. *SA, Tere**na PI, *. 17, *. 6, art. 4, p. 74-*8, j*n. 202* w*w4.f*an*t.com.br/revista </line>
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<line> *. L. *. Ma**lhães </line>
<line> 88 </line>
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<line> **GAL**ES, L. Veja, isto é, *eia: Prod*çã* * disput*s de se*tido n* mídia. Teresina: Edufpi, </line>
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<line> comunic**ão de massa. Pe*rópolis, RJ: Vozes, 1995. 427p. </line>
<line> RAMALHO, V; RESENDE, V. Análi** de Discurso (Para a) Crítica: O *exto *om* material </line>
<line> *e pesquisa. Camp*nas, SP: Ponte* Editores, 201*. 194p. </line>
</par>
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<column>
<row> RESENDE, V; RAMALHO, V. Anál*se de Dis*urso *rítica. São Paulo: Conte*to, </row>
<row> 158p. </row>
<row> VERÓN, E. **agmentos *e um **cido. São Le**oldo: UNISINOS, 2005. *86p. </row>
<row> ______. A produç*o do s*ntid*. São P*ulo: Cultrix/E*U*P, *980. *38p. </row>
<row> *EK, S. Um mapa da i*eolog*a. Trad. Vera *ibeiro. Rio de *aneiro: *ontraponto, </row>
<row> 337*. </row>
<row> Como R**erenciar este Artigo, conf**me *BNT: </row>
</column>
<column>
<row> 200*. </row>
<row> 20*0. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> MAGA*HÃES, F. L. J. A Ironia e o Ir*nico nos Discursos Midi*tic*s e Po*íticos. *ev. FSA, </line>
<line> Teresina, v.17, n. 6, art. *, p. 7*-8*, j*n. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> F. L. J. *agal*ã*s </line>
</par>
<par>
<line> 1) conce*ção e *lanejamento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*se e int*rpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) e*ab**ação do r*scunho ou na r*visão crítica do **nteúdo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici**ç*o na aprovação da versão final do manus*rito. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 17, *. 6, art. 4, p. 74-88, jun. *02* </line>
<line> www4.fsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
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