<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 7, p. 133-146, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.6.7 </line>
</par>
<par>
<line> Ca*ital Humano e o Crescimento Econ*m*co: Uma Aná*is* Teóri** </line>
<line> Human Capital **d Economic G*owth: A Theor*tica* A*alysis </line>
</par>
<par>
<line> Al*ne Roberta Ha**k </line>
<line> Mes*re em Cont*bil*dade p*l* Univer*idade de Brasília </line>
<line> An*li*ta em Ciência e T***ologia </line>
<line> E-m*il: aline.halik@g*ail.com </line>
<line> Br*no Henrique *liveira Mulina </line>
<line> D*ut*r em Engenharia *létrica p*la *niversi**de Fede*al *e Uberlândi* </line>
<line> E-**il: bruno*ulina@gmail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> E*d*reço: Alin* Roberta Hal*k </row>
<row> SHCES 1205 bloco *, Cru*eiro Novo-DF, C*P: </row>
<row> 70*58-*51, Br*sília-DF, B*as*l. </row>
<row> *ndereço: B*uno *enrique Olive*ra Mulina </row>
<row> Av. João Naves de Ávila, *121. Sta. Mônica, </row>
<row> C*P: *8*1*-90* - Uber*ând**, MG - Brasil </row>
</column>
<column>
<row> Editor-*h*fe: Dr. *onny Kerle* de Alenc** </row>
<row> R*drigues </row>
<row> Artigo recebid* em 11/0*/2*20. Última **r*ão r*cebida </row>
<row> e* 25/03/2020. A**ovado em *6/03/202*. </row>
<row> Avaliado *elo s*stema Tri*le Revie*: a) Desk *eview </row>
<row> pel* *ditor-Che*e; e b) Double Bli*d Re*i*w (avaliação </row>
<row> cega por *o*s avali*dores d* *rea). </row>
<row> Re*isão: Gramatical, Norm*tiva e ** Formatação </row>
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<line> A. R. Halik, B. H. O. M*lina </line>
<line> 134 </line>
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<line> *ESUMO </line>
<line> Este trabalho real*za uma *n*lise sobr* a importâ*cia *o *api*al humano par* o crescimento </line>
<line> econôm*co, e faz um* ref*e*ão sob*e as teorias que expl*cam como os *nv**timent*s em ca*ital </line>
<line> h*m*no im*ulsionam o desenv*lvi*ento. Trata-se de *ma pesquisa qual*t**iv* e de revis*o de </line>
</par>
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<line> literat*ra, q*e tem como ba*e </line>
<line> um estudo *obre o tema abordado. Como con*lu*ão, * estudo </line>
</par>
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<line> constata que o invest*mento *m ca*ital humano tem o poder de m*dificar to*a um* sociedad*. </line>
<line> Palavras-Chave: Capital Human*. Crescime**o Econômico. Economia. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
<line> T**s w*rk makes ** ana*ys*s ** the impor*ance o* human ca*ital for eco*o*ic grow*h, and </line>
<line> reflects on theorie* t*a* explain how *he investment i* h**a* c**ital drives d*velopment. It is </line>
<line> a q*al*tati*e resear*h and lite*ature r*view, which is based on a study of the top** discussed. In </line>
<line> co*clusion the study consta*t* that inv*stment in *u*a* capital has the power to chang* an </line>
<line> entir* s*ciety. </line>
<line> Keywords: Huma* Capita*. E*onomic Growth. Economy. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina, v. 1*, n. 6, *rt. 7, p. 133-14*, jun. 2020 </line>
<line> ww*4.fsane*.c*m.b*/*evi*t* </line>
</par>
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<line> C**ital Hu*ano * o **esc*men*o *conô*ico: U*a Análise T*ó**ca </line>
<line> 135 </line>
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<line> 1 *NTROD*ÇÃO </line>
<line> O Mi**s*ro de Desen*olvimento e Comércio no B*asil, Mauro Borges, abriu o discurso </line>
</par>
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<line> *ara lideranças empresaria*s, em agosto de 2014 no </line>
<line> estado de São *aulo, </line>
<line> a*irmando "que </line>
</par>
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<line> investim*nto em cap*tai* human* e *ísic* é essencial para adequ**ão d* país aos de*afios do </line>
<line> novo *iclo de expansão da economia mundial". A* *evisar a literatu*a a respeito do tema </line>
<line> c*escim*nto econômico, fic* claro que o distintivo entre o* países *e co*centra em sua taxa de </line>
</par>
<par>
<line> pr*dutivi*ade e que o g*ande difer*ncia* está *o níve* </line>
<line> de estoque de capital h*mano e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> educação q*e c*da país possu*, sendo que e a acumula*ão de capita* humano explic*, em boa </line>
<line> parte, as *axas de produtivid**e dos países. </line>
<line> O *esenvolvime*to econômico é um dos p*i*cipai* o*jetivos dos países do *undo na </line>
<line> at*alidade, não somen*e se *e**nvolver, mas tam*ém man*er esse de*envolv*mento. Uma das </line>
</par>
<par>
<line> variávei* </line>
<line> qu* i*cid*m sobre es*e desenvolvimen*o s*sten*ável é o inve*ti*ento *m capita* </line>
</par>
<par>
<line> hu*ano. Existem div**sos estu**s sobre a quest*o *o desenvol*ime*to **tre os países e po*q*e </line>
<line> alguns se desenvolvem e *utros não co*seguem sair d* estado e*tacionári*1. </line>
<line> O *api*al hum*no é um tipo de *apita* surpreendentemen*e ins*li*o. El* foi o primei*o </line>
<line> a ser r*conh*c*do como algo *e*so*l * "dent*o de nós", ao *asso que o* capita*s finance*ros e </line>
<line> físicos são impes*oais e se en*ontram "l* fora" (HOWKINS, 2013: 226). </line>
<line> C**forme afirm* Gary Bec*er (1962), "capital humano é qualquer at*vidade que </line>
</par>
<par>
<line> *mpliq** cu*to </line>
<line> no período c*rrente *** aumen*e a produ*ividade e </line>
<line> no futur*, pode*d* ser </line>
</par>
<par>
<line> ana*i*ad* den*ro da *s*rutura da teoria do investiment*". </line>
</par>
<par>
<line> Diversas lite**turas (BARRO, 1991; *OS, 2003; BENH*BIB; *PIEGE*, *0*5) </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mundo, a*irmam </line>
<line> que *ível de renda da *op*lação está ligado à </line>
<line> taxa de *ese*volvim*nto. O </line>
</par>
<par>
<line> modelo *o economis** Solow p*evê que d*senvo*vimento está ligado a três fato*es de p**dução: </line>
</par>
<par>
<line> capit*l, mão d* </line>
<line> o*** e *r*duçã* d* bens e *erviços. Sac*s e L*rr**n </line>
<line> (1995) dest*cam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importância do fator huma*o p*ra * desenvolvimento econômico. *enison (1985) *ostra </line>
<line> claramente, em s*u* es*udo* sobre os fa*or*s de *e**nvolvimento, q*e * educação tem um pape* </line>
<line> quantitativo como f*to* d* aument* do p*oduto por **ab*l*ador, e isso *o*tra a importância *o </line>
</par>
<par>
<line> in*****mento </line>
<line> e* capital humano como fo*te de desenvolvimento. Segundo Sachs e **rrain </line>
</par>
<par>
<line> 1 Est**o *stacio*ário est* li*ado *o </line>
<line> **mo da E*o*omia qu* </line>
<line> *rata do des*nvolvimento econômi*o. O estado </line>
</par>
<par>
<line> e**ac*o*ári*, teoria formulada *or Robert *olow, *rêmio de Ciê**ias Econômi*as de 1987, é u*a situação *m </line>
<line> Ec*no*i* em *ue o investimen** i*uala a depreci*ç**. Nesse e*tági*, aum*ntos do *apit** r*duzem o con**mo e, </line>
<line> po**anto a economia não s* desenv*lv*. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. 6, a*t. 7, p. 133-146, *un. 2020 www4.*s*ne*.com.*r/revist* </line>
</par>
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<line> A. R. Ha*ik, B. H. O. Mulina </line>
<line> **6 </line>
</par>
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<line> (**95: 612), "o *apel do capital hu*ano é m*ior *o que o medi*o pelo *s*ue** de cr*scimento </line>
<line> de Solow". </line>
</par>
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<line> Sch*ltz *stabeleceu de *o*ma b*ilha**e a relação *ntre c**ital **mano e </line>
<line> cr*s*im*n*o </line>
</par>
<par>
<line> econômico: </line>
<line> ..., the hypo*hesis here advan**d *s tha* th* inc*us*on of human c*pi*al *ill sh*w th** </line>
</par>
<par>
<line> *he ratio *f all capit*l to *ncome is not </line>
<line> declining. </line>
<line> Producer goods - structu*es, </line>
</par>
<par>
<line> eq*ipment and inventories - a par*icular stock of capit*l has been declining r*lative </line>
<line> t* income. Meanwhile, *ow**er, the s*o*k of hu*an capi*al has be*n r*s*n* rela*ive </line>
<line> to in*ome. *f *he ra*io of all capital *o income remai*s ess**tial** c*nst**t, then t*e </line>
<line> *nexpla*ned economic gro*th *hic* ha* been *o p*zzling originates mainly out of *he </line>
<line> r**e *n the stock of hu*a* capital. (S**ultz,1962, p. 1). </line>
<line> Para *chultz, quan*o o capital huma** foi inc*uí*o *o mod*lo de de*en*o*viment* o </line>
<line> mesmo se tornou c*mpleto, **is o cap**al hu*ano é o prin*i*al insum* ao crescim*nto. </line>
<line> Desse *od*, contribu*ção dest* arti*o *a*a a liter*tura acadê*ica é *alientar a </line>
<line> importância do cap*tal intelec*ua* par* o de*envolvim*nto do *aís. P*ra estimar essa </line>
<line> importância, utili*a*-se-á a teoria d* crescimento de S*low e a* *eori*s posteriores q*e </line>
<line> am*liara* *ssa teoria sobre d*sen*olvime**o. </line>
<line> Diante do a*sunto apre*entado e ainda *o*co explorad* no s*t** público *ederal no </line>
<line> Brasil, e*te artigo p*opõe *eg*int* questão: como * cap**al h*mano impulsion* o proce*so de </line>
<line> *resci*e**o econômico? Para responder a esse question*mento, rea*izou-se u*a pes*uisa </line>
<line> teór*c*. </line>
<line> Dia*te do ques*ioname*to *fetu**o, o p*esente estu*o tem *om* *bjeti*o *eral real*za* </line>
<line> uma análise do impulso no crescimento econôm**o *erado pel* c*pita* humano. </line>
<line> Este trabal*o justifica-s* devi*o * imp**t*ncia do capital **ma*o como fat** d* </line>
<line> cr*s*imento e*onô*i*o, ou *eja, a *mportân*ia das *essoas nas diferente* organizações, *ema </line>
<line> que s* tornou assun*o recorre*te nos di*cursos **s líderes empre*ari*is e gestor*s. </line>
<line> Além da introdu*ão, este arti*o está **truturado em seis seções. Na segunda seção, será </line>
</par>
<par>
<line> desenvo**ido </line>
<line> u* bre*e hi*tórico. Na terceira seção, tra*aremo* sobre a convergência da </line>
</par>
<par>
<line> contabilid*de p*bl*ca. A *uar*a seção s*rá sobre a metodo**gia, n* **inta se*ão, será feita **a </line>
<line> a*álise e disc*ssão dos res*ltados e, na últi*a seção, a conclu*ão, seguida *as re*erências que </line>
<line> f*ram utili*ada*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 17, n. 6, a*t. 7, p. 133-146, jun. 2*20 </line>
<line> www4.f*ane*.com.br/revista </line>
</par>
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<line> Capit*l Human* e o **es*imento *co*ômico: Uma Aná*ise *eórica </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERE**IAL TEÓRICO </line>
</par>
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<line> 2.1 O capi*al *umano na teoria de cresc*mento *e Solow </line>
</par>
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<line> A *eo*ia neoclássic* pr*dominou durante muito tempo com* refer*nci*l *ara a* </line>
<line> *esqui*a* so*re crescime**o econômico, por isso a* pe*quisas se concentrav*m *os três fatores </line>
<line> básic** q*e *ão: capita*, *erra e *rabalho. Noeng*an*o, a análi*e baseada n*sses *atores ainda se </line>
</par>
<par>
<line> mostrava incongruente. A constante rev*sã* dos m*delos </line>
<line> *e*clássic*s t*m levado </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> econom*stas a r**orçar a teoria do *a*ital h*mano e sua imp*rtância pa*a o cre*cimento </line>
<line> *conômico. Podemos *ntã* c*ta* os estudos d* M*ncer (195*) e Schultz (1964) que con*tataram </line>
<line> que havia outra *ar*áve* im*ortantíss*ma que não *ra al*cada nos modelos neoc*áss*cos </line>
</par>
<par>
<line> estudados, que e*a o *apital hu*an*, sem qual o modelo de cresci*ento e*onômico o </line>
<line> era </line>
</par>
<par>
<line> insuficiente para ex*licar a elevaç*o *a p*odutividade que *co*ria em alg*ns *aíses. </line>
</par>
<par>
<line> O econom*sta S**o* (*956) é a principal figura da á*ea de Economia </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento, </line>
<line> tendo sido la*re*do em 198* com o prêmio Nobel de Economia. Su* </line>
</par>
<par>
<line> princi*al c*ntribu**ão f*cará ete*n*mente a *tr*vés *o famoso Mo*elo de S*l*w-S*an, u* </line>
<line> modelo econômic* que procura res*onder, entre outras, a esta s*m*les *ergunt*: "por *ue un* </line>
<line> países s*o mais ri*o* que outros".2 </line>
<line> A acumulação de capi*al *n*ele*tual é uma carac*erística que *is*i*gu* as e*ono**as *ue </line>
<line> se torn*ram *esenvolvidas das e*onomias que estão em des**volvimen*o, ou seja, houve </line>
<line> *nic***mente um *sf*rço desses países n* aument* da escolar*zaç*o. </line>
<line> O m*de*o desen*olvi*o originalmente p*r Robert Solow não in*luía o c*pital *umano </line>
<line> em seu modelo; só *osteriormente, o modelo foi a*pliado e o *apital humano foi *ncluído na </line>
<line> su* teo*ia. </line>
</par>
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<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> *he N*oclassica* *row Model </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 6, art. 7, *. 133-146, jun. **20 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> *. R. Halik, *. H. O. Muli*a </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 1 - O mode*o básico de Robe*t Solo* </line>
</par>
<par>
<line> F**te: *one* (2000) </line>
<line> **W (1992, Contribut*on t* *mpirics of Economic Growth) destacar*m que o modelo </line>
<line> de Sol*w poderia se* melhorado *o incluir-se o *a*ital huma*o - ist* * - ao rec*n*ecer-s* que </line>
<line> a mão-de-obra de difer*n*e* ***nomi*s tem diferentes ní*eis de i*st*ução e qualificaçã*. Eles </line>
<line> *e*saltam que a mão-de-obra po*su* diferen*es **vei* de instrução e qualific*ção e *u* devem </line>
<line> ser levadas em c*nside*ação. </line>
<line> *ráfico 2 - O mo*e*o d* *ober* Sol*w com a inclusão do fator tecnologia </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Jo*es (2000) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na, v. 17, n. 6, art. 7, p. **3-1*6, jun. 2020 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Capital Humano e o Cresc*ment* *conômico: Uma Análise Teóric* </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> Pr*meira*ente, serão examinados, a*ravés do m*delo de Solow (1956), c**o os </line>
<line> aument*s nos fatores de produção contribuem *ara o crescimento do produ*o, supondo que não </line>
</par>
<par>
<line> há muda*ças técnicas. Logo, a fun*ão de p*odução que re*a*i*** pro*uto "*", o </line>
<line> apenas *o </line>
</par>
<par>
<line> capital "K" e ao trabalho "L". Portanto: </line>
</par>
<par>
<line> Y </line>
<line> = F ( K , L) </line>
<line> (1) </line>
</par>
<par>
<line> Neste ca*o, a *uantidade de produto m*da *nicamente em função de alter**ões nas </line>
<line> ****t*dades *e *api*al ou trabalh*. *orém, na pr*tica, o p*ogress* te*nológico melh*ra a função </line>
<line> de produção. C*m a mes*a q*antidade de insu*os, obtem*s *oje ma*s produto que no *assado. </line>
<line> Portanto, uma análise empíric* deve *evar *sta va*iáv*l em conside*ação. Par* ta*to, deve-se </line>
<line> adotar a se*uinte função: </line>
</par>
<par>
<line> Y AF ( K , L ) = </line>
<line> (2) </line>
</par>
<par>
<line> Onde "*" é a m**ida utiliza*a co*o nív*l c*r*e*te </line>
<line> d* t*cnologia, den*minado </line>
</par>
<par>
<line> "produ**vidad* tot** dos fatores". *esta form*lação, o parâmet*o de efi*iênci* Hicks Neutral </line>
<line> "A" capta a muda*ç* *a função d* produ*ão, quand* os ní*e*s de capital e trabalho se man*êm </line>
<line> ***stantes. </line>
<line> O modelo de S*low ampliado, aprese*t*do por Gr*gory Ma*kiw, Da*i* *om*r e David </line>
<line> *eil, com * incorporaçã* do ca***al huma*o como variável def*nidora d*s diferentes ní*eis de </line>
<line> *e**ologia utilizad*s nos p*í*es, estabelece q*e algun* países sã* ricos porque poss*em altas </line>
<line> taxas de investime*to em capital físico, despen*em uma parcela d* tempo c*nsider*vel </line>
<line> *cumulando hab*lida*e* e possue* baixas taxas de cresc*m*nto pop*laci*na* e altos níveis de </line>
<line> *ecnologias. (Jones, 2*00). </line>
</par>
<par>
<line> Par* entende* ao *odelo de Solow ampliad*, fundame*tal o *s*udo do mo*elo de * </line>
<line> Sol*w original, pois o model* e*ab*rado por G*egor* Manki*, David Romer e David Weil </line>
<line> c*mp*eta o estudo *e *olow. *sses mo*el*s, or*ginal e ampliado de *olow, afirmam que o </line>
<line> *roduto per cap*ta, no estado esta*ionário, cresc* à *axa de progress* tecnológic*, mas *ankiw, </line>
</par>
<par>
<line> Rome* e Wei* </line>
<line> *olocam em evidência a imp*rtância do *apita* *uman* na </line>
<line> contribuiç*o do </line>
</par>
<par>
<line> progresso *ecnológico. </line>
<line> A questão do desenvol*imento dos país*s pode ser explicada em grande parte pela teor** </line>
<line> de S**ow ampliada. Essa teori* en**tiza *ue a riqueza de um país é determinada pela intensidade </line>
<line> do capital fís*co, *e*os a*tos níveis alc*n*ados de es*ola*idade e por uma estrutura institu*ional </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. *, art. 7, p. *3*-1*6, jun. 2020 w*w4.*sanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. Halik, B. H. O. **lina </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> *a*orável ao s*u des**volvimento econômi*o. *ssim, o modelo empregado n*ste *studo </line>
<line> consistiu na reestr*tura*ão do mo*elo amp*iado de Solow, de modo a inserir o componente </line>
<line> institucional. A definiçã* de instituições se*ue a abo*da*em de H*l* * Jo*es (1*99). </line>
<line> O Modelo de Solow Ampliado segu* o tra*alho de Man*iw, R*me* e *eil (1992) e </line>
<line> assemelha-se ao mod*lo d* S*lo*. Poré*, *go*a, será incluí*a a va**ável co*respond*nt* ao </line>
<line> cap*tal humano "H", da seguint* f**ma: </line>
<line> Y=F(K,H,AL) </line>
</par>
<par>
<line> Nota-se *ue c*escimento *o país está atrelado ao ca*it*l h*mano com um de seus o </line>
<line> ins*mos ao des*nvolvimen*o. </line>
</par>
<par>
<line> Várias pesquisas analisaram * proc*sso de *nfl*ência do capi**l humano *obr* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo de c*escimento econ*mico. O modelo *e cresc*mento de**rito por K*ldor foi o objeto </line>
<line> de e*tudo *e D*r*auf e *ua* (1998), que fizeram u*a radio**afia *os novo* *odelos de </line>
<line> cresc*me*to e*on*mico *ara *s pa*ses. </line>
<line> O cres*ime*to econômico c*m in*quidade socia* pa*a o Estado do Cea*á, verific*do por </line>
<line> Olivei*a *ilva (2006), indi*ou que o capital hum*no pos*ui retorno supe*ior ao capital físic*, </line>
</par>
<par>
<line> *m relaç*o à ta** de crescim*nto </line>
<line> e*onô*ico. Ad*mais, a desi*ual*ade *e renda afeta </line>
</par>
<par>
<line> positi*a*ent* o cr**cime*to *con*mico, enqua*to q*e para * *obrez* o efeito é ne*ativo. </line>
</par>
<par>
<line> *haga* e **neto Jr. </line>
<line> (2003) fize*** um es*udo </line>
<line> sobre * *resciment* dos municípios </line>
</par>
<par>
<line> bra*ileir*s p*r* o perío*o ** 1980-1991. *omo resul*ado, conclu*ram que a convergência </line>
<line> condi*ional *roporcio**u um au*en*o de renda per capit* para *s mun*cípios no per*od*. Tal </line>
<line> convergência *oi influenciada p** fatores como espec*alizaçã* da ati*idade eco*ômica, fatores </line>
<line> r*gionais, capita* *umano, riqueza * infr*e**rut*r*. </line>
</par>
<par>
<line> A**mog*u (20**) *studou o debate </line>
<line> s*bre a causalidade exist**te entre cresci*ento </line>
</par>
<par>
<line> econômi*o e nível d*s insti*uições e rat*fica a dimensão no proces*o de crescime**o de um país. </line>
<line> Ospina (2014) *ambém realizou uma análi*e te**ica sob*e a importância do ca*ital humano para </line>
<line> o cresc*mento, analisan*o os *rós e co*tras da influên*i* *o capital hu*ano, e concluiu que o </line>
<line> ca*ital humano permite um maior crescimento econôm*c*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 17, n. 6, art. 7, p. 1**-1*6, j*n. 202* </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *apital Humano e o Crescime*to Ec*nômico: Uma A*álise T*ó*ica </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTADOS E DISCUSS*ES </line>
</par>
<par>
<line> *.1 O capital hu*an* v*rsus o cre*cimento econ**ico </line>
</par>
<par>
<line> Mi**e* (1958) foi o per*ursor da teoria do capita* h*man* e expl**ou a correlação entre </line>
<line> o investi*ent* para a *orma*ão das **s*oas e a distribuição de renda pessoal. O *u*or prega </line>
</par>
<par>
<line> q*e os re*d*mentos p*s*oais esta*am associad*s </line>
<line> ao volum* de invest*mentos efetuado em </line>
</par>
<par>
<line> ca*ita* ***ano, que i*pactariam di*eta*en*e no crescimento da ec*nomia. ** Schultz (1964) </line>
<line> afirma que a qua*ificação e o aperfeiçoam**to elev*riam a p**d*t*vidade dos tr*balhado*es e </line>
</par>
<par>
<line> os *u*ro* </line>
<line> d*s empres**, impactando na e*on*mia do </line>
<line> pa*s. Becker (1993), de forma </line>
<line> análog*, </line>
</par>
<par>
<line> afi*ma que * c*pi*al humano é um con*u*to de capac*dades produt**as que u*a pessoa ***e </line>
<line> adquirir, de*i** à ac**ula*ão de conhecimen*os *erais ou esp*cíficos, que po*em ser </line>
<line> utilizados na produ**o de riq*e*a. </line>
<line> Po*e-s* deduzir, desse modo, que o capi*al humano influencia o crescime*t* econômic* </line>
<line> de diversa* maneiras, como * aumento de l**ros, produtivid*de e, claro, com uma *op*laçã* </line>
</par>
<par>
<line> com maiores </line>
<line> conhecimentos e </line>
<line> p*s*ibilidades de contribuir </line>
<line> para a soluç*o dos p*oblemas </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> paí*. A**im, os diferent*s n*veis d* *n*estiment* em educa*ão explica* em part* *s di*e*enças </line>
<line> nos sal*rio* do* trabalhadores (WOE**MANN, 2003). Consequ*ntemente, as dife*enças nos </line>
</par>
<par>
<line> nív*is de cr*sc*mento entre *s paí*es podem também, e* pa*te, ser explicadas pelo nível </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> escol*ridade de sua população. </line>
</par>
<par>
<line> Dias e Dias (1999) afirm*m q*e a *mportância do capital humano para o cresci*ento </line>
</par>
<par>
<line> do pro*uto </line>
<line> dev*-*e </line>
<line> ao fato </line>
<line> de que os indivídu*s c*m maiores habi*i*ades * co*heciment* </line>
</par>
<par>
<line> tornam-*e mais produt*v*s, contrib**ndo p*ra gerar </line>
<line> um *aior </line>
<line> nível *e *roduç*o, al*m de </line>
</par>
<par>
<line> possibilita* a inovação *as técnicas *e pr*dução. </line>
</par>
<par>
<line> O capital humano melhora a qualida*e e d*ferencia o fator trabalho, ao incrementar a </line>
<line> p*odutivid*d* do mesmo (*A*KIW et al., *992; WOESSMAN*, 2003; BODMA*; *E, </line>
<line> 2013). É e*t*o usu*lmente consi*erado que um a*o escola* adicional melhorará a prod*tividade </line>
<line> e eficiê*cia *e u* trabalhador e, por co*seguin*e, o *eu *en*imento (Hall e Jones, 1998). </line>
<line> Cons*d*ra*do que as *aixas taxas de escolar*dad* são *m *arte respons*ve*s pelo ba*xo </line>
<line> cres**mento do* p*íses, citamo*, então, os Estados Unid** com uma alta *axa de produti*idade </line>
</par>
<par>
<line> * tra*alhadores qualificados e *s </line>
<line> *aíses *fri*anos com </line>
<line> uma ba*xa e*colaridade e, </line>
</par>
<par>
<line> *onseq**nte*e***, </line>
<line> com u* bai*o *ndic* de crescimento ec*nômic*. O capital humano </line>
</par>
<par>
<line> considerado neste artigo c*mo o n*ve* de escolaridad* pode in*luenci*r </line>
<line> nã* </line>
<line> so*ente </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> crescimento *conôm*co, mas em vários aspectos. Sianesi e Reen*n (2003) afirmam que este </line>
<line> Rev. FSA, T*resi** PI, v. 17, n. 6, art. 7, p. 133-146, jun. 2020 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. Halik, B. H. O. Mulina </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> tend* a melhorar os n*veis d* saú*e, as c**di*ões **bientai*, as taxas d* criminalidade, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> coesão social e a participação cívica, as*im como estim**a a pr*dutividade e a *prendizagem </line>
<line> por parte dos trabal*adore* *ais educad*s em r*lação **s dem*is. Desse modo, o inve*timento </line>
<line> em ed*cação não terá impacto apenas *** retornos in**viduais, mas conduzirá tam*é* a um </line>
<line> ef*ito spil*ov*r3 que trará benefícios *ociais. </line>
<line> Para Schultz (1962), a inclus*o da acumu*ação ** capital humano * um elemento-chave </line>
<line> na compreensã* do crescim*nto econômico, a lon*o prazo, pois ele * a p**ncipal fonte d*sse </line>
<line> processo. Posteri*rment*, os tr*balho* de Lucas Jr. (1988) corrobo*a*am o tema, demonstrand* </line>
</par>
<par>
<line> sua importância na geração de *xt*rnalidades *ositiv*s sobre a produtivid*de ** longo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> t*mp*, favorecen*o assi* o crescimento econômico s*s*en*ado. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 *on*rovérsias s*bre a contribuiçã* *o ca*i*al humano n* cre*cimento eco*ômico </line>
</par>
<par>
<line> Apesar das inúm*ras *eferências à *ontri*u*ção do capital humano *o cr*scimento </line>
<line> econômico, existem a*tore* qu* discord*m dessa teor*a. Para alguns a*to*es, R*mer (1990), </line>
<line> Be*ha*i* e Spi*gel (1994), Hall e Jones (1998) e Pr*tc*ett (*001), a *o*tribui*ão do capita* </line>
<line> humano pa*a o cresc*m*nto não pod* *er considerad* correta. </line>
<line> Na teoria d*senvolvid* por **m (1997), a educação é soment* uma form* *e tornar a* </line>
<line> p*ss*as mais *r*dut*vas, ou seja, some*te melhora os recursos humanos, mas não *lte*a o nível </line>
<line> de cresciment* **onô*ico. </line>
<line> D* acordo com Ospi*a (*01*), a educação não pode ser vista como um processo *i*ples </line>
<line> que ajuda a aumentar o c*pital socia* de um* pes*oa para ser colocada em us* em uma *tivi*ade </line>
<line> prod*tiva, o* como um con*umi**r, qua*do não é *o*sí*e* vincu*á-la a* proc*sso de produção, </line>
</par>
<par>
<line> portan**, </line>
<line> ao flu*o *e capital de e*ploraçã* por </line>
<line> parte do* empregado*es. Nesse sentido, a </line>
</par>
<par>
<line> educaçã* deve se* vis*a como um* oport*ni*ade para a *uto-compreensã* que suporta uma vida </line>
<line> e *eve s*r orien*ada de acordo co* cada pessoa. </line>
<line> Crawform (199*) também **scor*a da *eoria da contrib**ção do capital humano para o </line>
<line> cre*cimen*o *conômico. Para ele, o home* *ão deve ser tr*tado como capital, mas como seres </line>
<line> humanos qu* é a sua essê**ia. </line>
<line> A divergênc*a d* *ensamentos ocor*e principalme*t* qu*nt* * co*side*açã* de q*e a </line>
</par>
<par>
<line> educ*ção s**ente é uma *o*ma *e qualificar a *ão *e ob*a, não sendo de*sa forma </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> O conceito sp*llover, argu*enta q*e um dos efei*o* da inte*ração de determin*d* função seria a integ*a*ão de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> ou*ras funçõ*s, por meio *e um e**ito *e t*ans*o**amento que levari* à intensificação *os processos. *AAS, E. </line>
<line> Th* study of re**onal integration. Interna*iona* Orga*izati*n, v. 24, *.4, 1970. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 17, n. 6, art. 7, p. 1**-146, jun. 202* ww*4.fsanet.com.b*/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ca**tal Hu*ano e o Crescimento Econômico: Um* Análise Teór*ca </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> *n*t*umento de aumen*o do **es*imento </line>
<line> econômico de um país. Há in*meros trabalhos *ue </line>
</par>
<par>
<line> reverenciam * *apita* como algo po*it*vo para a popul*ção, m*s alega* que não há um </line>
<line> cons*ns* acerca da teor*a do c**ita* humano. </line>
<line> R*ssi (1978) t*mbém **tud*u a teoria do cap*tal humano e co**luiu que a e*ucação é </line>
<line> utilizada como um mei* que pr*vi*egia * crescimen*o ec*nômico e soc*al, mas somen*e para </line>
<line> alguns indi*íduos, po*tanto, *ão * * educação ou mesm* o c**ital *umano que perm**irá que os </line>
<line> paí*es alcancem o crescim*nto ec*nômico. A* aumentar o v*lor do cap*tal human* através da </line>
</par>
<par>
<line> e*ucaç*o, s*ment* irá </line>
<line> ger*r ma** exc*d*nt* e isso som*nte *eneficiaria *s capitalistas, pois </line>
</par>
<par>
<line> teriam mais lucros c*m tra*alhadores mais capacitados q*e e </line>
<line> g***ssem maior ex*edente </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produção. </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo com as críticas citadas, analisand*-se os vários *onto*, perc*b*-se *ue, mesmo </line>
</par>
<par>
<line> os aut*res que não *oncor**m com a *deia d* </line>
<line> que o </line>
<line> *apital humano permite ao p*ís um </line>
</par>
<par>
<line> *rescime**o econômico concorda* que o *apital hum*no, *imensionado pela edu*ação, é capaz </line>
<line> d* ger*r um e*cedente econômic*; e *ue um contexto macroe*onôm*co permitir*a uma nação </line>
<line> ta**ém crescer economicament*, *mpu*sionada po* ess* exceden*e. Ademais, q*anto maior o </line>
<line> ní*e* de esco*ar*dade, maior os r*ndi*en*o* in*ividuais e, *or conseq*ên*ia, o *resci*en*o </line>
<line> *conômico. </line>
<line> Diante do contexto apresen*ad* *obr* o *ão aumento do cre*cimento i*pulsio*ado pelo </line>
<line> capital humano, é possível estabele*er que mesmos esses *ríticos concorda* que o capit*l </line>
</par>
<par>
<line> *uma*o, *uando é impulsi**ado </line>
<line> *el* edu*ação, permite *lca*çar um a**iente p**p*cio ao </line>
</par>
<par>
<line> crescimento econômico, mesmo que esse crescim**to benefic*e som*nte alg*mas classes </line>
<line> so*iais. </line>
<line> 4 CON*ID*RAÇ**S FINAIS </line>
<line> * cultura ** investir em capital humano p*ra gerar crescime*to econômico ainda é *m </line>
<line> pr*c*sso hodi*rno, por isso não foi possível a**l*sar to*os os **pectos do *apit*l humano, mas </line>
</par>
<par>
<line> ape*** </line>
<line> os *ais rel*va*tes. De*se modo, pesqui*as fu**ras poss*em um vasto </line>
<line> esc*po a **r </line>
</par>
<par>
<line> ex*l*rad* dentro desse tema. </line>
<line> O capital human* é co*si*er*do um in**m* *x*remamente impor*ante nos modelos </line>
<line> *e***v*l*idos, po*s permi*e alcançar novos pa*amares de cre*ci*ento econômico quando há </line>
</par>
<par>
<line> invest*mento </line>
<line> no capital hum*no, pois esse cap*t*l é *onsiderado u* multiplicador </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *onheciment*, permi*indo entã* *m efeito gerad*r *e con*eci*ento. </line>
<line> Rev. FS*, *e*esina PI, v. 17, *. 6, art. 7, p. 133-*46, j*n. *02* www4.fsan**.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. *al*k, B. H. O. Mulina </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> Diante *iss*, inv*stir em c*pital humano proporcion* efeitos de *rescimento e*on*mico </line>
<line> e m*lhoria do bem-e*tar so*ial qu* at*ng*m, de um *odo gera*, *oda uma s*ciedade. </line>
</par>
<par>
<line> Ess* abordagem remete à </line>
<line> conc*us*o de que t*oria d* a </line>
<line> capi*al h*mano impa*ta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *conomia co*o um *odo, i*d*pen*e**em*nte d* l**al q*e esse cap**al * desenvolvido, tendo * </line>
<line> p*der de mo**ficar *oda um* *ociedade. </line>
<line> De fato, o pr*cesso de mu*ança ainda * excruciante pa*a a s**iedade, pois se trata de </line>
</par>
<par>
<line> uma remodela*ão ** anos com outra c*ltura, *sto é, nun*a se </line>
<line> deu tant* destaque </line>
<line> ao capital </line>
</par>
<par>
<line> huma** e * sua impor*ância para o c*escimento eco*ômico *omo na última década, *, portan*o, </line>
<line> *oda *udança de paradigmas ex*ge u* gran*e esforç*. Ness* sen*ido, a *ecompensa de tod* </line>
<line> esforço alçar* o paí* ao nível econ*m*co d* maioria dos p*ís*s desenvolvido*. Desse **d*, *s </line>
<line> reflexos decorre*tes desta mudança *ting*rão t*da uma geração. </line>
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<par>
<line> Contribuição dos Autores </line>
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<line> B. H. O. Mulina </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interp*etação d** dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraçã* do rascunh* ou *a revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part*c**ação na a*rovaçã* d* *ers*o final do m*nusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, *rt. 7, p. 133-*46, **n. 2*20 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)