<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 7, p. 133-146, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.6.7
</line>
</par><par>
<line>
Ca*ital Humano e o Crescimento Econ*m*co: Uma Aná*is* Teóri**
</line>
<line>
Human Capital **d Economic G*owth: A Theor*tica* A*alysis
</line>
</par><par>
<line>
Al*ne Roberta Ha**k
</line>
<line>
Mes*re em Cont*bil*dade p*l* Univer*idade de Brasília
</line>
<line>
An*li*ta em Ciência e T***ologia
</line>
<line>
E-m*il: aline.halik@g*ail.com
</line>
<line>
Br*no Henrique *liveira Mulina
</line>
<line>
D*ut*r em Engenharia *létrica p*la *niversi**de Fede*al *e Uberlândi*
</line>
<line>
E-**il: bruno*ulina@gmail.com
</line>
</par><par>
</par>
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<par>
<line>
A. R. Halik, B. H. O. M*lina
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
<line>
Este trabalho real*za uma *n*lise sobr* a importâ*cia *o *api*al humano par* o crescimento
</line>
<line>
econôm*co, e faz um* ref*e*ão sob*e as teorias que expl*cam como os *nv**timent*s em ca*ital
</line>
<line>
h*m*no im*ulsionam o desenv*lvi*ento. Trata-se de *ma pesquisa qual*t**iv* e de revis*o de
</line>
</par><par>
<line>
literat*ra, q*e tem como ba*e
</line>
<line>
um estudo *obre o tema abordado. Como con*lu*ão, * estudo
</line>
</par><par>
<line>
constata que o invest*mento *m ca*ital humano tem o poder de m*dificar to*a um* sociedad*.
</line>
<line>
Palavras-Chave: Capital Human*. Crescime**o Econômico. Economia.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
<line>
T**s w*rk makes ** ana*ys*s ** the impor*ance o* human ca*ital for eco*o*ic grow*h, and
</line>
<line>
reflects on theorie* t*a* explain how *he investment i* h**a* c**ital drives d*velopment. It is
</line>
<line>
a q*al*tati*e resear*h and lite*ature r*view, which is based on a study of the top** discussed. In
</line>
<line>
co*clusion the study consta*t* that inv*stment in *u*a* capital has the power to chang* an
</line>
<line>
entir* s*ciety.
</line>
<line>
Keywords: Huma* Capita*. E*onomic Growth. Economy.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina, v. 1*, n. 6, *rt. 7, p. 133-14*, jun. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsane*.c*m.b*/*evi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C**ital Hu*ano * o **esc*men*o *conô*ico: U*a Análise T*ó**ca
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTROD*ÇÃO
</line>
<line>
O Mi**s*ro de Desen*olvimento e Comércio no B*asil, Mauro Borges, abriu o discurso
</line>
</par><par>
<line>
*ara lideranças empresaria*s, em agosto de 2014 no
</line>
<line>
estado de São *aulo,
</line>
<line>
a*irmando "que
</line>
</par><par>
<line>
investim*nto em cap*tai* human* e *ísic* é essencial para adequ**ão d* país aos de*afios do
</line>
<line>
novo *iclo de expansão da economia mundial". A* *evisar a literatu*a a respeito do tema
</line>
<line>
c*escim*nto econômico, fic* claro que o distintivo entre o* países *e co*centra em sua taxa de
</line>
</par><par>
<line>
pr*dutivi*ade e que o g*ande difer*ncia* está *o níve*
</line>
<line>
de estoque de capital h*mano e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
educação q*e c*da país possu*, sendo que e a acumula*ão de capita* humano explic*, em boa
</line>
<line>
parte, as *axas de produtivid**e dos países.
</line>
<line>
O *esenvolvime*to econômico é um dos p*i*cipai* o*jetivos dos países do *undo na
</line>
<line>
at*alidade, não somen*e se *e**nvolver, mas tam*ém man*er esse de*envolv*mento. Uma das
</line>
</par><par>
<line>
variávei*
</line>
<line>
qu* i*cid*m sobre es*e desenvolvimen*o s*sten*ável é o inve*ti*ento *m capita*
</line>
</par><par>
<line>
hu*ano. Existem div**sos estu**s sobre a quest*o *o desenvol*ime*to **tre os países e po*q*e
</line>
<line>
alguns se desenvolvem e *utros não co*seguem sair d* estado e*tacionári*1.
</line>
<line>
O *api*al hum*no é um tipo de *apita* surpreendentemen*e ins*li*o. El* foi o primei*o
</line>
<line>
a ser r*conh*c*do como algo *e*so*l * "dent*o de nós", ao *asso que o* capita*s finance*ros e
</line>
<line>
físicos são impes*oais e se en*ontram "l* fora" (HOWKINS, 2013: 226).
</line>
<line>
C**forme afirm* Gary Bec*er (1962), "capital humano é qualquer at*vidade que
</line>
</par><par>
<line>
*mpliq** cu*to
</line>
<line>
no período c*rrente *** aumen*e a produ*ividade e
</line>
<line>
no futur*, pode*d* ser
</line>
</par><par>
<line>
ana*i*ad* den*ro da *s*rutura da teoria do investiment*".
</line>
</par><par>
<line>
Diversas lite**turas (BARRO, 1991; *OS, 2003; BENH*BIB; *PIEGE*, *0*5)
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
mundo, a*irmam
</line>
<line>
que *ível de renda da *op*lação está ligado à
</line>
<line>
taxa de *ese*volvim*nto. O
</line>
</par><par>
<line>
modelo *o economis** Solow p*evê que d*senvo*vimento está ligado a três fato*es de p**dução:
</line>
</par><par>
<line>
capit*l, mão d*
</line>
<line>
o*** e *r*duçã* d* bens e *erviços. Sac*s e L*rr**n
</line>
<line>
(1995) dest*cam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importância do fator huma*o p*ra * desenvolvimento econômico. *enison (1985) *ostra
</line>
<line>
claramente, em s*u* es*udo* sobre os fa*or*s de *e**nvolvimento, q*e * educação tem um pape*
</line>
<line>
quantitativo como f*to* d* aument* do p*oduto por **ab*l*ador, e isso *o*tra a importância *o
</line>
</par><par>
<line>
in*****mento
</line>
<line>
e* capital humano como fo*te de desenvolvimento. Segundo Sachs e **rrain
</line>
</par><par>
<line>
1 Est**o *stacio*ário est* li*ado *o
</line>
<line>
**mo da E*o*omia qu*
</line>
<line>
*rata do des*nvolvimento econômi*o. O estado
</line>
</par><par>
</page><line>
e**ac*o*ári*, teoria formulada *or Robert *olow, *rêmio de Ciê**ias Econômi*as de 1987, é u*a situação *m
</line>
<line>
Ec*no*i* em *ue o investimen** i*uala a depreci*ç**. Nesse e*tági*, aum*ntos do *apit** r*duzem o con**mo e,
</line>
<line>
po**anto a economia não s* desenv*lv*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. 6, a*t. 7, p. 133-146, *un. 2020 www4.*s*ne*.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. Ha*ik, B. H. O. Mulina
</line>
<line>
**6
</line>
</par><par>
<line>
(**95: 612), "o *apel do capital hu*ano é m*ior *o que o medi*o pelo *s*ue** de cr*scimento
</line>
<line>
de Solow".
</line>
</par><par>
<line>
Sch*ltz *stabeleceu de *o*ma b*ilha**e a relação *ntre c**ital **mano e
</line>
<line>
cr*s*im*n*o
</line>
</par><par>
<line>
econômico:
</line>
<line>
..., the hypo*hesis here advan**d *s tha* th* inc*us*on of human c*pi*al *ill sh*w th**
</line>
</par><par>
<line>
*he ratio *f all capit*l to *ncome is not
</line>
<line>
declining.
</line>
<line>
Producer goods - structu*es,
</line>
</par><par>
<line>
eq*ipment and inventories - a par*icular stock of capit*l has been declining r*lative
</line>
<line>
t* income. Meanwhile, *ow**er, the s*o*k of hu*an capi*al has be*n r*s*n* rela*ive
</line>
<line>
to in*ome. *f *he ra*io of all capital *o income remai*s ess**tial** c*nst**t, then t*e
</line>
<line>
*nexpla*ned economic gro*th *hic* ha* been *o p*zzling originates mainly out of *he
</line>
<line>
r**e *n the stock of hu*a* capital. (S**ultz,1962, p. 1).
</line>
<line>
Para *chultz, quan*o o capital huma** foi inc*uí*o *o mod*lo de de*en*o*viment* o
</line>
<line>
mesmo se tornou c*mpleto, **is o cap**al hu*ano é o prin*i*al insum* ao crescim*nto.
</line>
<line>
Desse *od*, contribu*ção dest* arti*o *a*a a liter*tura acadê*ica é *alientar a
</line>
<line>
importância do cap*tal intelec*ua* par* o de*envolvim*nto do *aís. P*ra estimar essa
</line>
<line>
importância, utili*a*-se-á a teoria d* crescimento de S*low e a* *eori*s posteriores q*e
</line>
<line>
am*liara* *ssa teoria sobre d*sen*olvime**o.
</line>
<line>
Diante do a*sunto apre*entado e ainda *o*co explorad* no s*t** público *ederal no
</line>
<line>
Brasil, e*te artigo p*opõe *eg*int* questão: como * cap**al h*mano impulsion* o proce*so de
</line>
<line>
*resci*e**o econômico? Para responder a esse question*mento, rea*izou-se u*a pes*uisa
</line>
<line>
teór*c*.
</line>
<line>
Dia*te do ques*ioname*to *fetu**o, o p*esente estu*o tem *om* *bjeti*o *eral real*za*
</line>
<line>
uma análise do impulso no crescimento econôm**o *erado pel* c*pita* humano.
</line>
<line>
Este trabal*o justifica-s* devi*o * imp**t*ncia do capital **ma*o como fat** d*
</line>
<line>
cr*s*imento e*onô*i*o, ou *eja, a *mportân*ia das *essoas nas diferente* organizações, *ema
</line>
<line>
que s* tornou assun*o recorre*te nos di*cursos **s líderes empre*ari*is e gestor*s.
</line>
<line>
Além da introdu*ão, este arti*o está **truturado em seis seções. Na segunda seção, será
</line>
</par><par>
<line>
desenvo**ido
</line>
<line>
u* bre*e hi*tórico. Na terceira seção, tra*aremo* sobre a convergência da
</line>
</par><par>
<line>
contabilid*de p*bl*ca. A *uar*a seção s*rá sobre a metodo**gia, n* **inta se*ão, será feita **a
</line>
<line>
a*álise e disc*ssão dos res*ltados e, na últi*a seção, a conclu*ão, seguida *as re*erências que
</line>
<line>
f*ram utili*ada*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 17, n. 6, a*t. 7, p. 133-146, jun. 2*20
</line>
<line>
www4.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Capit*l Human* e o **es*imento *co*ômico: Uma Aná*ise *eórica
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERE**IAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 O capi*al *umano na teoria de cresc*mento *e Solow
</line>
</par><par>
<line>
A *eo*ia neoclássic* pr*dominou durante muito tempo com* refer*nci*l *ara a*
</line>
<line>
*esqui*a* so*re crescime**o econômico, por isso a* pe*quisas se concentrav*m *os três fatores
</line>
<line>
básic** q*e *ão: capita*, *erra e *rabalho. Noeng*an*o, a análi*e baseada n*sses *atores ainda se
</line>
</par><par>
<line>
mostrava incongruente. A constante rev*sã* dos m*delos
</line>
<line>
*e*clássic*s t*m levado
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
econom*stas a r**orçar a teoria do *a*ital h*mano e sua imp*rtância pa*a o cre*cimento
</line>
<line>
*conômico. Podemos *ntã* c*ta* os estudos d* M*ncer (195*) e Schultz (1964) que con*tataram
</line>
<line>
que havia outra *ar*áve* im*ortantíss*ma que não *ra al*cada nos modelos neoc*áss*cos
</line>
</par><par>
<line>
estudados, que e*a o *apital hu*an*, sem qual o modelo de cresci*ento e*onômico o
</line>
<line>
era
</line>
</par><par>
<line>
insuficiente para ex*licar a elevaç*o *a p*odutividade que *co*ria em alg*ns *aíses.
</line>
</par><par>
<line>
O econom*sta S**o* (*956) é a principal figura da á*ea de Economia
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento,
</line>
<line>
tendo sido la*re*do em 198* com o prêmio Nobel de Economia. Su*
</line>
</par><par>
<line>
princi*al c*ntribu**ão f*cará ete*n*mente a *tr*vés *o famoso Mo*elo de S*l*w-S*an, u*
</line>
<line>
modelo econômic* que procura res*onder, entre outras, a esta s*m*les *ergunt*: "por *ue un*
</line>
<line>
países s*o mais ri*o* que outros".2
</line>
<line>
A acumulação de capi*al *n*ele*tual é uma carac*erística que *is*i*gu* as e*ono**as *ue
</line>
<line>
se torn*ram *esenvolvidas das e*onomias que estão em des**volvimen*o, ou seja, houve
</line>
<line>
*nic***mente um *sf*rço desses países n* aument* da escolar*zaç*o.
</line>
<line>
O m*de*o desen*olvi*o originalmente p*r Robert Solow não in*luía o c*pital *umano
</line>
<line>
em seu modelo; só *osteriormente, o modelo foi a*pliado e o *apital humano foi *ncluído na
</line>
<line>
su* teo*ia.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 6, art. 7, *. 133-146, jun. **20
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. Halik, *. H. O. Muli*a
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 1 - O mode*o básico de Robe*t Solo*
</line>
</par><par>
<line>
F**te: *one* (2000)
</line>
<line>
**W (1992, Contribut*on t* *mpirics of Economic Growth) destacar*m que o modelo
</line>
<line>
de Sol*w poderia se* melhorado *o incluir-se o *a*ital huma*o - ist* * - ao rec*n*ecer-s* que
</line>
<line>
a mão-de-obra de difer*n*e* ***nomi*s tem diferentes ní*eis de i*st*ução e qualificaçã*. Eles
</line>
<line>
*e*saltam que a mão-de-obra po*su* diferen*es **vei* de instrução e qualific*ção e *u* devem
</line>
<line>
ser levadas em c*nside*ação.
</line>
<line>
*ráfico 2 - O mo*e*o d* *ober* Sol*w com a inclusão do fator tecnologia
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Jo*es (2000)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*na, v. 17, n. 6, art. 7, p. **3-1*6, jun. 2020
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Capital Humano e o Cresc*ment* *conômico: Uma Análise Teóric*
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
Pr*meira*ente, serão examinados, a*ravés do m*delo de Solow (1956), c**o os
</line>
<line>
aument*s nos fatores de produção contribuem *ara o crescimento do produ*o, supondo que não
</line>
</par><par>
<line>
há muda*ças técnicas. Logo, a fun*ão de p*odução que re*a*i*** pro*uto "*", o
</line>
<line>
apenas *o
</line>
</par><par>
<line>
capital "K" e ao trabalho "L". Portanto:
</line>
</par><par>
<line>
Y
</line>
<line>
= F ( K , L)
</line>
<line>
(1)
</line>
</par><par>
<line>
Neste ca*o, a *uantidade de produto m*da *nicamente em função de alter**ões nas
</line>
<line>
****t*dades *e *api*al ou trabalh*. *orém, na pr*tica, o p*ogress* te*nológico melh*ra a função
</line>
<line>
de produção. C*m a mes*a q*antidade de insu*os, obtem*s *oje ma*s produto que no *assado.
</line>
<line>
Portanto, uma análise empíric* deve *evar *sta va*iáv*l em conside*ação. Par* ta*to, deve-se
</line>
<line>
adotar a se*uinte função:
</line>
</par><par>
<line>
Y AF ( K , L ) =
</line>
<line>
(2)
</line>
</par><par>
<line>
Onde "*" é a m**ida utiliza*a co*o nív*l c*r*e*te
</line>
<line>
d* t*cnologia, den*minado
</line>
</par><par>
<line>
"produ**vidad* tot** dos fatores". *esta form*lação, o parâmet*o de efi*iênci* Hicks Neutral
</line>
<line>
"A" capta a muda*ç* *a função d* produ*ão, quand* os ní*e*s de capital e trabalho se man*êm
</line>
<line>
***stantes.
</line>
<line>
O modelo de S*low ampliado, aprese*t*do por Gr*gory Ma*kiw, Da*i* *om*r e David
</line>
<line>
*eil, com * incorporaçã* do ca***al huma*o como variável def*nidora d*s diferentes ní*eis de
</line>
<line>
*e**ologia utilizad*s nos p*í*es, estabelece q*e algun* países sã* ricos porque poss*em altas
</line>
<line>
taxas de investime*to em capital físico, despen*em uma parcela d* tempo c*nsider*vel
</line>
<line>
*cumulando hab*lida*e* e possue* baixas taxas de cresc*m*nto pop*laci*na* e altos níveis de
</line>
<line>
*ecnologias. (Jones, 2*00).
</line>
</par><par>
<line>
Par* entende* ao *odelo de Solow ampliad*, fundame*tal o *s*udo do mo*elo de *
</line>
<line>
Sol*w original, pois o model* e*ab*rado por G*egor* Manki*, David Romer e David Weil
</line>
<line>
c*mp*eta o estudo *e *olow. *sses mo*el*s, or*ginal e ampliado de *olow, afirmam que o
</line>
<line>
*roduto per cap*ta, no estado esta*ionário, cresc* à *axa de progress* tecnológic*, mas *ankiw,
</line>
</par><par>
<line>
Rome* e Wei*
</line>
<line>
*olocam em evidência a imp*rtância do *apita* *uman* na
</line>
<line>
contribuiç*o do
</line>
</par><par>
</page><line>
progresso *ecnológico.
</line>
<line>
A questão do desenvol*imento dos país*s pode ser explicada em grande parte pela teor**
</line>
<line>
de S**ow ampliada. Essa teori* en**tiza *ue a riqueza de um país é determinada pela intensidade
</line>
<line>
do capital fís*co, *e*os a*tos níveis alc*n*ados de es*ola*idade e por uma estrutura institu*ional
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. *, art. 7, p. *3*-1*6, jun. 2020 w*w4.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. Halik, B. H. O. **lina
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
*a*orável ao s*u des**volvimento econômi*o. *ssim, o modelo empregado n*ste *studo
</line>
<line>
consistiu na reestr*tura*ão do mo*elo amp*iado de Solow, de modo a inserir o componente
</line>
<line>
institucional. A definiçã* de instituições se*ue a abo*da*em de H*l* * Jo*es (1*99).
</line>
<line>
O Modelo de Solow Ampliado segu* o tra*alho de Man*iw, R*me* e *eil (1992) e
</line>
<line>
assemelha-se ao mod*lo d* S*lo*. Poré*, *go*a, será incluí*a a va**ável co*respond*nt* ao
</line>
<line>
cap*tal humano "H", da seguint* f**ma:
</line>
<line>
Y=F(K,H,AL)
</line>
</par><par>
<line>
Nota-se *ue c*escimento *o país está atrelado ao ca*it*l h*mano com um de seus o
</line>
<line>
ins*mos ao des*nvolvimen*o.
</line>
</par><par>
<line>
Várias pesquisas analisaram * proc*sso de *nfl*ência do capi**l humano *obr*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo de c*escimento econ*mico. O modelo *e cresc*mento de**rito por K*ldor foi o objeto
</line>
<line>
de e*tudo *e D*r*auf e *ua* (1998), que fizeram u*a radio**afia *os novo* *odelos de
</line>
<line>
cresc*me*to e*on*mico *ara *s pa*ses.
</line>
<line>
O cres*ime*to econômico c*m in*quidade socia* pa*a o Estado do Cea*á, verific*do por
</line>
<line>
Olivei*a *ilva (2006), indi*ou que o capital hum*no pos*ui retorno supe*ior ao capital físic*,
</line>
</par><par>
<line>
*m relaç*o à ta** de crescim*nto
</line>
<line>
e*onô*ico. Ad*mais, a desi*ual*ade *e renda afeta
</line>
</par><par>
<line>
positi*a*ent* o cr**cime*to *con*mico, enqua*to q*e para * *obrez* o efeito é ne*ativo.
</line>
</par><par>
<line>
*haga* e **neto Jr.
</line>
<line>
(2003) fize*** um es*udo
</line>
<line>
sobre * *resciment* dos municípios
</line>
</par><par>
<line>
bra*ileir*s p*r* o perío*o ** 1980-1991. *omo resul*ado, conclu*ram que a convergência
</line>
<line>
condi*ional *roporcio**u um au*en*o de renda per capit* para *s mun*cípios no per*od*. Tal
</line>
<line>
convergência *oi influenciada p** fatores como espec*alizaçã* da ati*idade eco*ômica, fatores
</line>
<line>
r*gionais, capita* *umano, riqueza * infr*e**rut*r*.
</line>
</par><par>
<line>
A**mog*u (20**) *studou o debate
</line>
<line>
s*bre a causalidade exist**te entre cresci*ento
</line>
</par><par>
<line>
econômi*o e nível d*s insti*uições e rat*fica a dimensão no proces*o de crescime**o de um país.
</line>
<line>
Ospina (2014) *ambém realizou uma análi*e te**ica sob*e a importância do ca*ital humano para
</line>
<line>
o cresc*mento, analisan*o os *rós e co*tras da influên*i* *o capital hu*ano, e concluiu que o
</line>
<line>
ca*ital humano permite um maior crescimento econôm*c*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 17, n. 6, art. 7, p. 1**-1*6, j*n. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*apital Humano e o Crescime*to Ec*nômico: Uma A*álise T*ó*ica
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTADOS E DISCUSS*ES
</line>
</par><par>
<line>
*.1 O capital hu*an* v*rsus o cre*cimento econ**ico
</line>
</par><par>
<line>
Mi**e* (1958) foi o per*ursor da teoria do capita* h*man* e expl**ou a correlação entre
</line>
<line>
o investi*ent* para a *orma*ão das **s*oas e a distribuição de renda pessoal. O *u*or prega
</line>
</par><par>
<line>
q*e os re*d*mentos p*s*oais esta*am associad*s
</line>
<line>
ao volum* de invest*mentos efetuado em
</line>
</par><par>
<line>
ca*ita* ***ano, que i*pactariam di*eta*en*e no crescimento da ec*nomia. ** Schultz (1964)
</line>
<line>
afirma que a qua*ificação e o aperfeiçoam**to elev*riam a p**d*t*vidade dos tr*balhado*es e
</line>
</par><par>
<line>
os *u*ro*
</line>
<line>
d*s empres**, impactando na e*on*mia do
</line>
<line>
pa*s. Becker (1993), de forma
</line>
<line>
análog*,
</line>
</par><par>
<line>
afi*ma que * c*pi*al humano é um con*u*to de capac*dades produt**as que u*a pessoa ***e
</line>
<line>
adquirir, de*i** à ac**ula*ão de conhecimen*os *erais ou esp*cíficos, que po*em ser
</line>
<line>
utilizados na produ**o de riq*e*a.
</line>
<line>
Po*e-s* deduzir, desse modo, que o capi*al humano influencia o crescime*t* econômic*
</line>
<line>
de diversa* maneiras, como * aumento de l**ros, produtivid*de e, claro, com uma *op*laçã*
</line>
</par><par>
<line>
com maiores
</line>
<line>
conhecimentos e
</line>
<line>
p*s*ibilidades de contribuir
</line>
<line>
para a soluç*o dos p*oblemas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
paí*. A**im, os diferent*s n*veis d* *n*estiment* em educa*ão explica* em part* *s di*e*enças
</line>
<line>
nos sal*rio* do* trabalhadores (WOE**MANN, 2003). Consequ*ntemente, as dife*enças nos
</line>
</par><par>
<line>
nív*is de cr*sc*mento entre *s paí*es podem também, e* pa*te, ser explicadas pelo nível
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
escol*ridade de sua população.
</line>
</par><par>
<line>
Dias e Dias (1999) afirm*m q*e a *mportância do capital humano para o cresci*ento
</line>
</par><par>
<line>
do pro*uto
</line>
<line>
dev*-*e
</line>
<line>
ao fato
</line>
<line>
de que os indivídu*s c*m maiores habi*i*ades * co*heciment*
</line>
</par><par>
<line>
tornam-*e mais produt*v*s, contrib**ndo p*ra gerar
</line>
<line>
um *aior
</line>
<line>
nível *e *roduç*o, al*m de
</line>
</par><par>
<line>
possibilita* a inovação *as técnicas *e pr*dução.
</line>
</par><par>
<line>
O capital humano melhora a qualida*e e d*ferencia o fator trabalho, ao incrementar a
</line>
<line>
p*odutivid*d* do mesmo (*A*KIW et al., *992; WOESSMAN*, 2003; BODMA*; *E,
</line>
<line>
2013). É e*t*o usu*lmente consi*erado que um a*o escola* adicional melhorará a prod*tividade
</line>
<line>
e eficiê*cia *e u* trabalhador e, por co*seguin*e, o *eu *en*imento (Hall e Jones, 1998).
</line>
<line>
Cons*d*ra*do que as *aixas taxas de escolar*dad* são *m *arte respons*ve*s pelo ba*xo
</line>
<line>
cres**mento do* p*íses, citamo*, então, os Estados Unid** com uma alta *axa de produti*idade
</line>
</par><par>
<line>
* tra*alhadores qualificados e *s
</line>
<line>
*aíses *fri*anos com
</line>
<line>
uma ba*xa e*colaridade e,
</line>
</par><par>
<line>
*onseq**nte*e***,
</line>
<line>
com u* bai*o *ndic* de crescimento ec*nômic*. O capital humano
</line>
</par><par>
<line>
considerado neste artigo c*mo o n*ve* de escolaridad* pode in*luenci*r
</line>
<line>
nã*
</line>
<line>
so*ente
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
crescimento *conôm*co, mas em vários aspectos. Sianesi e Reen*n (2003) afirmam que este
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resi** PI, v. 17, n. 6, art. 7, p. 133-146, jun. 2020 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. Halik, B. H. O. Mulina
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
tend* a melhorar os n*veis d* saú*e, as c**di*ões **bientai*, as taxas d* criminalidade,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
coesão social e a participação cívica, as*im como estim**a a pr*dutividade e a *prendizagem
</line>
<line>
por parte dos trabal*adore* *ais educad*s em r*lação **s dem*is. Desse modo, o inve*timento
</line>
<line>
em ed*cação não terá impacto apenas *** retornos in**viduais, mas conduzirá tam*é* a um
</line>
<line>
ef*ito spil*ov*r3 que trará benefícios *ociais.
</line>
<line>
Para Schultz (1962), a inclus*o da acumu*ação ** capital humano * um elemento-chave
</line>
<line>
na compreensã* do crescim*nto econômico, a lon*o prazo, pois ele * a p**ncipal fonte d*sse
</line>
<line>
processo. Posteri*rment*, os tr*balho* de Lucas Jr. (1988) corrobo*a*am o tema, demonstrand*
</line>
</par><par>
<line>
sua importância na geração de *xt*rnalidades *ositiv*s sobre a produtivid*de ** longo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
t*mp*, favorecen*o assi* o crescimento econômico s*s*en*ado.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 *on*rovérsias s*bre a contribuiçã* *o ca*i*al humano n* cre*cimento eco*ômico
</line>
</par><par>
<line>
Apesar das inúm*ras *eferências à *ontri*u*ção do capital humano *o cr*scimento
</line>
<line>
econômico, existem a*tore* qu* discord*m dessa teor*a. Para alguns a*to*es, R*mer (1990),
</line>
<line>
Be*ha*i* e Spi*gel (1994), Hall e Jones (1998) e Pr*tc*ett (*001), a *o*tribui*ão do capita*
</line>
<line>
humano pa*a o cresc*m*nto não pod* *er considerad* correta.
</line>
<line>
Na teoria d*senvolvid* por **m (1997), a educação é soment* uma form* *e tornar a*
</line>
<line>
p*ss*as mais *r*dut*vas, ou seja, some*te melhora os recursos humanos, mas não *lte*a o nível
</line>
<line>
de cresciment* **onô*ico.
</line>
<line>
D* acordo com Ospi*a (*01*), a educação não pode ser vista como um processo *i*ples
</line>
<line>
que ajuda a aumentar o c*pital socia* de um* pes*oa para ser colocada em us* em uma *tivi*ade
</line>
<line>
prod*tiva, o* como um con*umi**r, qua*do não é *o*sí*e* vincu*á-la a* proc*sso de produção,
</line>
</par><par>
<line>
portan**,
</line>
<line>
ao flu*o *e capital de e*ploraçã* por
</line>
<line>
parte do* empregado*es. Nesse sentido, a
</line>
</par><par>
<line>
educaçã* deve se* vis*a como um* oport*ni*ade para a *uto-compreensã* que suporta uma vida
</line>
<line>
e *eve s*r orien*ada de acordo co* cada pessoa.
</line>
<line>
Crawform (199*) também **scor*a da *eoria da contrib**ção do capital humano para o
</line>
<line>
cre*cimen*o *conômico. Para ele, o home* *ão deve ser tr*tado como capital, mas como seres
</line>
<line>
humanos qu* é a sua essê**ia.
</line>
<line>
A divergênc*a d* *ensamentos ocor*e principalme*t* qu*nt* * co*side*açã* de q*e a
</line>
</par><par>
<line>
educ*ção s**ente é uma *o*ma *e qualificar a *ão *e ob*a, não sendo de*sa forma
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
ou*ras funçõ*s, por meio *e um e**ito *e t*ans*o**amento que levari* à intensificação *os processos. *AAS, E.
</line>
<line>
Th* study of re**onal integration. Interna*iona* Orga*izati*n, v. 24, *.4, 1970.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. 17, n. 6, art. 7, p. 1**-146, jun. 202* ww*4.fsanet.com.b*/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ca**tal Hu*ano e o Crescimento Econômico: Um* Análise Teór*ca
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
*n*t*umento de aumen*o do **es*imento
</line>
<line>
econômico de um país. Há in*meros trabalhos *ue
</line>
</par><par>
<line>
reverenciam * *apita* como algo po*it*vo para a popul*ção, m*s alega* que não há um
</line>
<line>
cons*ns* acerca da teor*a do c**ita* humano.
</line>
<line>
R*ssi (1978) t*mbém **tud*u a teoria do cap*tal humano e co**luiu que a e*ucação é
</line>
<line>
utilizada como um mei* que pr*vi*egia * crescimen*o ec*nômico e soc*al, mas somen*e para
</line>
<line>
alguns indi*íduos, po*tanto, *ão * * educação ou mesm* o c**ital *umano que perm**irá que os
</line>
<line>
paí*es alcancem o crescim*nto ec*nômico. A* aumentar o v*lor do cap*tal human* através da
</line>
</par><par>
<line>
e*ucaç*o, s*ment* irá
</line>
<line>
ger*r ma** exc*d*nt* e isso som*nte *eneficiaria *s capitalistas, pois
</line>
</par><par>
<line>
teriam mais lucros c*m tra*alhadores mais capacitados q*e e
</line>
<line>
g***ssem maior ex*edente
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produção.
</line>
</par><par>
<line>
Mesmo com as críticas citadas, analisand*-se os vários *onto*, perc*b*-se *ue, mesmo
</line>
</par><par>
<line>
os aut*res que não *oncor**m com a *deia d*
</line>
<line>
que o
</line>
<line>
*apital humano permite ao p*ís um
</line>
</par><par>
<line>
*rescime**o econômico concorda* que o *apital hum*no, *imensionado pela edu*ação, é capaz
</line>
<line>
d* ger*r um e*cedente econômic*; e *ue um contexto macroe*onôm*co permitir*a uma nação
</line>
<line>
ta**ém crescer economicament*, *mpu*sionada po* ess* exceden*e. Ademais, q*anto maior o
</line>
<line>
ní*e* de esco*ar*dade, maior os r*ndi*en*o* in*ividuais e, *or conseq*ên*ia, o *resci*en*o
</line>
<line>
*conômico.
</line>
<line>
Diante do contexto apresen*ad* *obr* o *ão aumento do cre*cimento i*pulsio*ado pelo
</line>
<line>
capital humano, é possível estabele*er que mesmos esses *ríticos concorda* que o capit*l
</line>
</par><par>
<line>
*uma*o, *uando é impulsi**ado
</line>
<line>
*el* edu*ação, permite *lca*çar um a**iente p**p*cio ao
</line>
</par><par>
<line>
crescimento econômico, mesmo que esse crescim**to benefic*e som*nte alg*mas classes
</line>
<line>
so*iais.
</line>
<line>
4 CON*ID*RAÇ**S FINAIS
</line>
<line>
* cultura ** investir em capital humano p*ra gerar crescime*to econômico ainda é *m
</line>
<line>
pr*c*sso hodi*rno, por isso não foi possível a**l*sar to*os os **pectos do *apit*l humano, mas
</line>
</par><par>
<line>
ape***
</line>
<line>
os *ais rel*va*tes. De*se modo, pesqui*as fu**ras poss*em um vasto
</line>
<line>
esc*po a **r
</line>
</par><par>
<line>
ex*l*rad* dentro desse tema.
</line>
<line>
O capital human* é co*si*er*do um in**m* *x*remamente impor*ante nos modelos
</line>
<line>
*e***v*l*idos, po*s permi*e alcançar novos pa*amares de cre*ci*ento econômico quando há
</line>
</par><par>
<line>
invest*mento
</line>
<line>
no capital hum*no, pois esse cap*t*l é *onsiderado u* multiplicador
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*onheciment*, permi*indo entã* *m efeito gerad*r *e con*eci*ento.
</line>
<line>
Rev. FS*, *e*esina PI, v. 17, *. 6, art. 7, p. 133-*46, j*n. *02* www4.fsan**.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. *al*k, B. H. O. Mulina
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
Diante *iss*, inv*stir em c*pital humano proporcion* efeitos de *rescimento e*on*mico
</line>
<line>
e m*lhoria do bem-e*tar so*ial qu* at*ng*m, de um *odo gera*, *oda uma s*ciedade.
</line>
</par><par>
<line>
Ess* abordagem remete à
</line>
<line>
conc*us*o de que t*oria d* a
</line>
<line>
capi*al h*mano impa*ta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*conomia co*o um *odo, i*d*pen*e**em*nte d* l**al q*e esse cap**al * desenvolvido, tendo *
</line>
<line>
p*der de mo**ficar *oda um* *ociedade.
</line>
<line>
De fato, o pr*cesso de mu*ança ainda * excruciante pa*a a s**iedade, pois se trata de
</line>
</par><par>
<line>
uma remodela*ão ** anos com outra c*ltura, *sto é, nun*a se
</line>
<line>
deu tant* destaque
</line>
<line>
ao capital
</line>
</par><par>
<line>
huma** e * sua impor*ância para o c*escimento eco*ômico *omo na última década, *, portan*o,
</line>
<line>
*oda *udança de paradigmas ex*ge u* gran*e esforç*. Ness* sen*ido, a *ecompensa de tod*
</line>
<line>
esforço alçar* o paí* ao nível econ*m*co d* maioria dos p*ís*s desenvolvido*. Desse **d*, *s
</line>
<line>
reflexos decorre*tes desta mudança *ting*rão t*da uma geração.
</line>
<line>
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Como Referenciar e**e Artigo, conforme ABNT:
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HALIK, A. R; MULIN*, *. H. O. C*pital Huma*o e * *rescimento E*onômic*: *ma Análise
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Teórica. Rev. FSA, *e**sina, v.17, n. *, art. 7, p. 133-*46, jun. 2020.
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*e*. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 6, art. 7, p. 133-146, jun. *020
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www4.fsanet.com.br/rev*sta
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A. *. Halik, B. H. *. **lina
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*46
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Contribuição dos Autores
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*. R. Hali*
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B. H. O. Mulina
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1) concepção e planejamen*o.
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X
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X
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2) análise e interp*etação d** dados.
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X
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X
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3) elaboraçã* do rascunh* ou *a revisão crítica do conteúdo.
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X
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X
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4) part*c**ação na a*rovaçã* d* *ers*o final do m*nusc*ito.
</line>
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X
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X
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</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, *rt. 7, p. 133-*46, **n. 2*20
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www*.fsanet.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)