<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 7, art. 3, p. 41-60, jul. *0*0 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.7.3 </line>
</par>
<par>
<line> Mode*o de Avaliação do Desempenho da G*s*ão da Prop*ie*ade In**lectual em PME* </line>
<line> *odel of Eval*ation of the *erfo*m*nce of Int*llectual Pro**rty M*nagement *n SM*S </line>
</par>
<par>
<line> Fran*i*co Vald*vino Rocha Lima </line>
<line> Dout*r e* Ciência da Prop***dade Inte*ectual pela Uni*ersidade *ederal de Se*gipe </line>
<line> Professor d* In*tituto Federal *o Piauí </line>
<line> E-m*il: *aldivin*@*fpi.edu.*r </line>
<line> J*ão Antônio B*l**no dos Sa*tos </line>
<line> Doutor em Eng*n*aria de Pr*cessos pela *niversidade Fede*al d* Campina Gran*e </line>
<line> Pr*fe*sor d* Universi*ad* F*deral de S*rgi*e </line>
<line> E-mail: joaoan*onio@ufs.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Francisco *aldivino Rocha *i*a </line>
<line> *d*to*-Chef*: Dr. T**ny Kerley de Alen*a* </line>
</par>
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<line> Depa*tamento de *estão e N**ó*ios do Campus Teresina </line>
<line> R*drigu*s </line>
</par>
<par>
<line> *entral, Pr**a *a Li*erdade, n* 1597, Centr*, *EP: </line>
</par>
<par>
<line> 64000-*40, Tere*ina/PI, Bra*il </line>
<line> Ar*igo receb*do </line>
<line> em 28/0*/2020. Ú*tima vers** </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *oão Antônio Be*min* d*s Santos </line>
<line> recebida em *8/*4/2020. A*rovado ** 09/04/2*20. </line>
</par>
<par>
<line> Departamento de Te*nolog** de Alimentos, Cidade Univ. </line>
</par>
<par>
<line> *rof. José *loísio de Campos, Av. Marec*al Ron*o*, s/n, </line>
<line> Avalia*o pelo sis*ema *r*ple *eview: Desk Re*iew a) </line>
</par>
<par>
<line> Jd. Rosa Elze, CEP: 4*.100-000, Sã* Cri*t*vão/SE, </line>
<line> *elo Editor-Chefe; e b) D*uble Blind *ev**w </line>
</par>
<par>
<line> Brasi* </line>
<line> (avali*ção ce*a *or do*s avaliadores da á*ea). </line>
<line> R*visão: Gramatic*l, Normativa e de F*r**ta*ão </line>
</par>
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<par>
<line> F. V. R. Lim*, J. A. B. Santos </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
<line> O mundo te* experimen*ado, nos últimos anos, um signi*ic*ti*o aumento na relevância dos </line>
<line> d*reito* de p*opriedade intelectual, to*nando os at*vos *ue as empr*sas possuem no formato </line>
<line> de dese*hos indus**iais, patentes, marcas etc., fund*m**ta*s na cria**o de *al*r. **ntudo, no </line>
</par>
<par>
<line> â*bito d*s pequen*s e médias em*r*sas (PME*), esses direitos, muitas </line>
<line> ve*e*, s*o </line>
</par>
<par>
<line> negligenc*ados devido, ent*e **t*o* *atores, à falt* de ferramentas ge*en*iais *ue deem </line>
<line> s*porte a es*as empr*sas no processo de gestão da proprieda** intelectual. Di*nte do exposto, </line>
<line> este artig* t*m como ob*etivo ela*o*a* e validar um modelo, baseado em *m conjun*o *e </line>
</par>
<par>
<line> indicadores, para a*aliar o *e*empenho da gestão da prop*ied*de intelec*ua* em </line>
<line> pequena* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> médias em*resas. P*r* is**, est* t*a**lho foi *ese*v**vid* em d*a* etap*s. Na p*imeira eta*a, </line>
<line> **nstrui*-se um m*delo te**i*o-conceitu*l. Na segunda etapa, o model* proposto foi avaliado </line>
<line> por especia*istas, por meio do método Fuz*y Delphi, a fim de determinar quais *ndica*ores </line>
</par>
<par>
<line> deveriam integr*-lo. O model* fin*l vali*a*o fic*u composto por 3 dimens**s, fa*ores- 9 </line>
</par>
<par>
<line> chav* de avaliação * 42 indicadores. Espera-se que a ferrame**a gerencial aqui p*oposta </line>
<line> dê </line>
</par>
<par>
<line> suporte ao* gesto*es de PMEs no proce*so de tomada de </line>
<line> decisão relati*a à gest*o </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> *ropriedade intelectu*l. </line>
</par>
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<line> Palav*as-chave: Ge*tão da Prop*ieda*e Int*lectu*l. Indicadores de Desem*enho. PMEs. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> *he *orld has </line>
<line> expe*ienced in </line>
<line> recent yea*s a signific*nt increase in *he relevance o* </line>
</par>
<par>
<line> intellectual prop**ty rights, mak*ng the </line>
<line> assets *hat companies own in t*e *orm of *n*ustrial </line>
</par>
<par>
<line> designs, pate*ts, tradem*rks, etc., fundament*l in *a**e creation. Howe*er, in t*e context *f </line>
</par>
<par>
<line> small *nd medium enterprises (*ME*), </line>
<line> t*ese *ights are *ften neglected d*e, a*ong o*her </line>
</par>
<par>
<line> factors, *o t*e lac* of manag*me*t tools to suppo** these co**anies in the in*e*lectual </line>
</par>
<par>
<line> pr*per*y m**agement process. *i*en the above, this article *ims to devel*p </line>
<line> and </line>
<line> validat* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> model, b*sed on set o* in*ica*ors, to *valuate the p*rform*nce a </line>
<line> of intellectu*l </line>
<line> pro*er*y </line>
</par>
<par>
<line> ma*agement in s*all and *ediu* e*terprises (S*E*). Fo* t*is, th*s work was *eveloped *n </line>
</par>
<par>
<line> two st*ps. In the f*rst stage, a theoretica* and concep*ual mode* was </line>
<line> built. Second, the </line>
</par>
<par>
<line> pr**osed model w*s evalua*ed by experts using the Fuzzy Delphi *ethod to de*ermin* *hi*h </line>
</par>
<par>
<line> indicators s*ould in***rate i*. The fina* validated model c*nsis*e* </line>
<line> of 3 </line>
<line> dim*n*io*s, 9 k*y </line>
</par>
<par>
<line> eva*u*tion factors and 42 indicators. T*e management </line>
<line> t**l proposed here i* expected to </line>
</par>
<par>
<line> *upp*rt SME **n*gers in the </line>
<line> *ecision-m*king process re*ar*ing intellectual </line>
<line> propert* </line>
</par>
<par>
<line> man*gement. </line>
</par>
<par>
<line> *eywords: IP M*nagement. P**forman*e Indica*ors. SM*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 3, p. 4*-60, jul. **20 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/r***s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Mode*o *e Aval*ação do Dese*pen*o d* *estão da Pr*priedade Intelectual em PMES </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A importância do esfor*o inovativo * amplamente reconhec*d* co*o um *eio de as </line>
<line> or*an*zaç*e* *bterem difere*c*ação no mercado (TALV*LA et al., 2016). Entreta*to, * </line>
</par>
<par>
<line> m*nutenç*o de </line>
<line> *m a </line>
<line> vantag** co*p*titiva é mu*t* mais que o desenvo*vim**** *e novas </line>
</par>
<par>
<line> *ecnologias, produtos e *erviços, visto que envolve o alcance de **a taxa razo**e* de reto*no </line>
</par>
<par>
<line> sobre * re*ult*d* *essas *n*vações (**OMÄ; ZIMMER*ANN, 2013). Por essa razã*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mundo tem **pe*i*ent*do um significati*o aumento *a rel*vância dos d**eitos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pro*riedade int*lectual, to*nan*o o* a*iv*s que as empresa* *o*suem no format* d* *esenho* </line>
<line> indu*tri*is, pate*tes, m**c*s, segredos **merci**s etc., fundamentais n* criaçã* de *alor </line>
<line> (EPPI*GER; VLADOVA, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> A inovação * desenvolvi*a </line>
<line> *or *eio *e decisõ*s dos *estores no </line>
<line> qu* *a**e, entre </line>
</par>
<par>
<line> *utros aspectos, à a*ocaçã* de r*cursos (inv*stime*t*) pa** muda* o posicionamento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> e*pre*a em uma ou em vá*i*s di*ensõ** do mercado (*OLGER**ON, 20**; WANG; HU; </line>
<line> C*I, *01*). E*sas empresas, geralm*nte, procuram inv**t*ment*s q*e ma*im*zem os lucro* e </line>
<line> a*me*tem a d*fer***iação (CH*SBROUGH, 20*2). En*retanto, investimentos nos </line>
<line> conhecimentos nec*ssár*os para o êxito do processo in*vativo representam u* risco adicional </line>
</par>
<par>
<line> de es*as inova*ões poderem ser co*ia**s, utili*a*as </line>
<line> ou </line>
<line> c*ir na po*se </line>
<line> de con*or*e*t*s </line>
</par>
<par>
<line> (LAW*ON; SAMSO*; ROD*N, *012). </line>
</par>
<par>
<line> C*nsiderando que a* barreiras à en*rada ** um </line>
<line> de**r*ina** mercad* s*o menor*s </line>
</par>
<par>
<line> quando a essênc*a d* ofe*ta *stá s*st*matizada em conhecimentos inta*gív**s, *o invés </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ativo* t*ngíveis - </line>
<line> q** uma pessoa </line>
<line> ou emp*esa dificil*ente pode se apr**riar (SE* et *l., </line>
</par>
<par>
<line> *015; T*OMÄ; ZIM*ER*A*N, 2013), a *estão da propried*de inte**ctual é **ucia* no </line>
</par>
<par>
<line> context* d* process* de inovaçã*. Se as empr*sa* inovador*s não </line>
<line> tiv*ssem *m *e*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> prot*ger os conh*cime*tos que </line>
<line> criam, sofreriam uma de*vantagem em *el*ção *os </line>
</par>
<par>
<line> c*ncorrent*s, que n*o tiv*ram custos para criar esses conhec*m*ntos (LAWSON; S*MSON; </line>
<line> RODEN, 2012). </line>
<line> N* âmbit* *as pe*uenas e médias e*pre*as (PME*), * elaboração de uma *str*tégia </line>
</par>
<par>
<line> o**anizaciona* integrada *om as ações de g*s*ão da </line>
<line> propri*dad* i**electua* (PI) exige, além </line>
</par>
<par>
<line> de fe*ramentas d* supo*te *deq*adas, que os ge*tor** com*reendam as vant*gens po*enci*is </line>
</par>
<par>
<line> de p*o**ger suas </line>
<line> inovações (AGOSTINI; NOSELLA, </line>
<line> 2017; T*ETZE; GRAN*TRAND; </line>
</par>
<par>
<line> HE*STAT*, 2006). Dent*e *ssa* vantagen*, podem-s* de*taca* * atr*ção </line>
<line> de recur*os </line>
</par>
<par>
<line> fi*an**iros d* i*vestidor*s, a *eração </line>
<line> de rendimentos, por meio da concessão d* </line>
<line> *i*enças, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cr*a*ão de *arreiras aos conco*rentes, sobre*udo a* e*pre**s *aiores, e a atrib**çã* de preços </line>
<line> **v. *SA, *e*esina PI, *. 17, n. *, a*t. 3, p. *1-60, j*n. 2020 ww*4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. V. R. Li*a, J. A. B. Santos </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> *iferenc*ados aos prod*tos e serv*ços, devi*o ao val** agregado gerad* pel* proteção </line>
<line> (B*TRA et al., 2015; HAL*; SENA, 2017; MA*DONAD*-*UZMÁN et al., 2016). </line>
<line> Embora sejam extremamente relevantes, **tudo* têm *vid*nciado que um pequeno </line>
</par>
<par>
<line> percen*ual de *MEs aplica de forma efetiva estraté*ias *el*tiv*s à p*oteção, a*ropriação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gest** da pr***iedade *ntelectual (H**ME*S; ROGERS, 201*). Fatores com* custos </line>
<line> elevado* para implement*ção dos mec*nism*s de proteção, b*ixa consc*ent*zação dos </line>
<line> ge*tores acer*a da relevância *e proteg*r a i*ovação e a falta de fe*rament*s g**en*iais qu* </line>
<line> de*m suporte a es*es g*stores no processo ** planejamento justi*ic*m a subutilização das </line>
<line> aç*es de p*oprieda*e i*telectual nas *eq*enas e médias empresas (EPPINGER; *LADOV*, </line>
<line> 201*). </line>
<line> A* pesq**sas re*l*za*as com o obje**vo de prover os gestor*s d* PMEs de </line>
</par>
<par>
<line> mecanismos de *p*io </line>
<line> à gestão da PI envol**m *s*ectos rel**ivos à *nteligência </line>
</par>
<par>
<line> m*rc*dológic*, </line>
<line> monetariz*ção </line>
<line> d*s </line>
<line> ativos </line>
<line> intelectuais, </line>
<line> avaliação </line>
<line> de </line>
<line> desempenho, </line>
</par>
<par>
<line> gerenc*am*nto e *ompar*i*hamento *o c*nhecimento, supor*e à toma** de decisão quant* à* </line>
</par>
<par>
<line> estra*égias </line>
<line> de apro*riação e </line>
<line> ef*ciênc*a operac*onal (LIMA; SANTOS, </line>
<line> 2*18). A* r*vi*ar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> literat*r* acerca d* tema, constatou-se que *penas duas pesquisas tê* co*o fo*o a *valiação </line>
<line> d* desempen*o ger*ncial, mas não apontam * uti*ização de indicado*es. * fim de con*ri*uir </line>
<line> de forma inovadora com * liter*tura existente sobre a presente te*ática, este art*g* te* como </line>
<line> objetivo el*bo*ar e valid*r u* modelo basead* em um **n**nto de indicadores, para ava*iar o </line>
<line> desempenh* da gestão da propriedade intel*ct*al em peq*enas e médias empresas. </line>
<line> Para atin*ir o obj*tiv* propos**, est* trabalh* e*tá estr*tu*ado *a seguinte *orma: </line>
<line> al*m *es*a in*rodução, que dest*ca a importânci* da proteção dos bens de pro*r*eda*e </line>
</par>
<par>
<line> intel*ctu*l no â*bito das *MEs; na se*ã* 2 </line>
<line> são apresentados os fundament*s d* g*stã* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> propriedade *ntelectual n*s p*q*en*s e m*dia* *mp*esas; os pr*ced*mentos metodológi*os são </line>
<line> descritos na seçã* *; os result*dos e as discus*ões ***ontram-s* na *eção 4; e na seção 5 sã* </line>
<line> aprese*tadas as co*sid*raç*es *inais. </line>
<line> 2 *EFER*NCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> A ge*tão da propriedade i*telect*al é o m*io </line>
<line> pelo qual as empres*s protegem seus </line>
</par>
<par>
<line> ativos intan*íveis. Con*empla o planejame*to, a organiza*ão e * exe*uçã* </line>
<line> de estraté**as </line>
</par>
<par>
<line> relativas a *rodutos </line>
<line> e processos ino*adores (CAN**LIN-*ALMQVIS*; SANDBERG; </line>
</par>
<par>
<line> M*LL*, 2012; TI*TZE; GRA*STRAND; HERSTATT, 200*). Além disso, envo*ve </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> co*t**le *ont*nuo d** direitos desses *tiv** protegidos, bem como a comercializaç*o destes, </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 7, a*t. 3, p. 41-60, ju*. 2020 www4.fsa*e*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A **delo d* A*aliaç*o do Desempenho da Gestã* d* P****ieda*e Intelectual em PM*S </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> por *ei* de acordos contrat*ais q*e *odem abranger a transfer*nc*a de tecn*lo**a, re*lização </line>
<line> de licenciamen*os, jo*n* ventures etc. (KITCHIN*; BLACK*URN, 1*98). </line>
<line> Neste con*e*to, **er na* gra*des empresas, quer nas PMEs, os gestores *evem *tuar </line>
</par>
<par>
<line> de forma *roati*a no processo d* </line>
<line> *es*ão da propried*de intelectual, *anto na definição </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> suas p*líti**s, que devem ser alinhadas com *s *ire*rizes *stratégicas do negócio (*issão, </line>
<line> vis*o, valores, objetivo* * metas), quan*o na criação de um compromisso envolv*ndo todos os </line>
</par>
<par>
<line> departamento* </line>
<line> qu e </line>
<line> integram as </line>
<line> funções </line>
<line> *erenciais </line>
<line> da </line>
<line> organiza*ão </line>
<line> (mar*eting, </line>
</par>
<par>
<line> produç*o/*p***çõe*, rec*rsos hum*nos e finanças), nos níveis estratégico, tático </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> op*ra*ional, responsáveis pe*a i*plementação das estratégia* *e toda a ****n*zação (*R*EL; </line>
<line> R*BSON, 2017; MOL; **SUREL, 201*; TIETZE; *RANSTR*ND; *ERSTATT, 2006). </line>
<line> D* modo geral, a gestão da pr*pried*de *ntelectual deve *ontempl*r *rês as*ectos: (i) </line>
<line> geração/*quisição de ativos intangíveis, por m*io da *esqu*sa e de*env*lvimento (P&D); (*i) </line>
</par>
<par>
<line> proteç*o d*s ativos, </line>
<line> através de m*canismos de PI; (iii) apropr*açã* *os ativos e </line>
<line> p*ote*idos </line>
</par>
<par>
<line> (*EI*Z*G, *007). *e*te sentido, di*ersos mecani**os de p*ote**o e apropria*ão podem s*r </line>
<line> utilizados. Es*es pode* ser fo*mais (caracterizado por pos*u** base jurí*ica) e i*formais *u </line>
<line> ext*a*egais (LANDRY; AMARA; SAIHI, 200*; MO*; **SUREL, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> A utiliza*ão dos mecanismos de *p*opriaçã* permit* a capt*ç** de *enefíci*s </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> in*estimentos n* P&D e, p***anto, re*dimentos da inovaç*o, além di*so, garante uma p*sição </line>
</par>
<par>
<line> *o </line>
<line> **rcado, </line>
<line> mantendo </line>
<line> o* </line>
<line> conco*r*ntes </line>
<line> afastados </line>
<line> *as </line>
<line> tecn*logias </line>
<line> pr*tegidas </line>
</par>
<par>
<line> (CHESBROU*H, 2012; SEO et al., 2015). Control*r o acesso ao mercado ou cons*guir um </line>
</par>
<par>
<line> acesso p*rmanen*e à tecn*log*a é uma utiliza*ão va*t*josa da p*opriedade </line>
<line> intelectu*l. *ara </line>
</par>
<par>
<line> tan*o, a ge*tã* da PI deve direci*nar esforços para o* </line>
<line> aspec*os </line>
<line> comer*ia*s e colaborativos, </line>
</par>
<par>
<line> fina*ceiros, h*mano* e *dminist*ativo*, rel*cionados aos ativos de *I (*AW*ON; SAMSON; </line>
<line> *ODEN, *012). </line>
<line> A e*ecução de ações gerencia*s r*lativas à pr*p*ieda*e intel*ct*al n*s PMEs, </line>
<line> integradas c*m a estratégia ger*l do negócio, de*e levar em consid*ração, além do a*b*ente </line>
<line> interno à e*presa (recur*os, d*retrizes, o*jeti**s e metas de todos os seus d*partament*s que </line>
</par>
<par>
<line> a **mpõe*), o ambiente ext*rno (WANG, 2016), d*das as </line>
<line> características dessas em*resas, </line>
</par>
<par>
<line> que inclu*m limitação a </line>
<line> de recursos para investimentos. **ssa **rma, torna-se necessári* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a**ção </line>
<line> d* diversas </line>
<line> formas de alianças, inclusive por meio de colaboração em re*e c*m </line>
</par>
<par>
<line> *mpr*sas maiores, un*v*rsidades * cen*ros de pesquisas (HU; TSAI, 2006). </line>
<line> Segu*do Schauten e Stegink (2013), a ge*tão fi*a*c*ira de ativ*s d* PI é uma </line>
<line> questão est*atégica na c**tação de *e*ursos. Segu*do el**, os direitos de propr*e*ade </line>
</par>
<par>
<line> intelectual acresce*tam *xpressivo </line>
<line> valor ao ativo l*quid* de uma e*presa e *odem ser </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 7, art. 3, p. 41-60, jun. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. V. R. Lima, J. A. *. Santos </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> a*licad*s **ra *ote*cializar os seus esforços de fina*ciam*nto, bem com* com*ni*a* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacidade lucrativa dess*s em*r*sa* aos i**es*idores, desde *ue se**m adequ*damente </line>
<line> *va*iados. * propriedade intelect*a* * avaliada, normal*ent*, a partir de *bordagens híbridas, </line>
<line> base*da* em *ustos, mercado e rendim*ntos (CHEN, *011). </line>
<line> No toca*te aos aspectos relativos aos r*curs*s huma*os, e*tudos aponta* *ue a </line>
</par>
<par>
<line> gest*o be*-sucedida da pr*priedade intel*ctual nas PME*, com foc* na compe**tividade </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> rentabilidade da or*aniz*çã*, e*tá co*di*ionada a investim*ntos em **ogra*as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tr**namento, desenv*lv*men*o e </line>
<line> *ompe*saç*o do *apital hu*ano *m </line>
<line> todas as esfe*as </line>
</par>
<par>
<line> a*ministrativa* da *mpresa, a fim de r*ter pesso*l qualificad* p*r um longo perí*do </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tempo, </line>
<line> por meio *o estí*ulo à criativid*de e inovação, a parti* *o à </line>
<line> mape*ment* *as </line>
</par>
<par>
<line> competê*cias *ndi*iduai* das pessoa*. Nes*e co*texto, as empresas de*e* can*liz** esfo*ço* </line>
<line> par* promover u*a cu*tura v**tada p*ra a proteçã* de ati*os in*e**ctuais, por meio d* **ões </line>
</par>
<par>
<line> c*m foco </line>
<line> no d**envolvime*to do corpo funcion*l (DODG* et *l., </line>
<line> *017; THO*Ä; </line>
</par>
<par>
<line> **MMERMANN, *013). </line>
<line> Ações *ealizadas *ara proteção e manutenção do* direi*os de prop**edade *nt*lectual, </line>
</par>
<par>
<line> bem como um *dequ*do ge*enciamento d* co*tratos de transfe*ência de tecnolog** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> licenciamentos n* âmbito d*s PMEs, *arantem q*e os investimen*os em P&D realiza**s pela </line>
</par>
<par>
<line> empresa *ão </line>
<line> te*ã* *isc*s *e **eju*zo d***do às </line>
<line> práticas </line>
<line> il*gais dos concorrentes. E**a </line>
</par>
<par>
<line> proteção, cria*a por estraté*ias efeti*as, redu* custos com l*tígios, melhora o conceit* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> empresa e p**sibilita a atração de i*vestimentos e parcerias (*AWS**; SAMSON; *ODEN, </line>
<line> 2012; SEO et al., 20*5; TIETZE; GRANSTRAND; HER*TATT, 2006). </line>
<line> Por fi*, par* Ackerm*n (2018), as empres*s **ecisam reve*, de forma sistemática, *s </line>
</par>
<par>
<line> suas atividades de propriedade intelectual, po* m*io </line>
<line> de auditoria, *nvolvendo, so**e*ud*, o </line>
</par>
<par>
<line> por**ólio de ativos intang*ve*s e todas as demais ativida*es qu* </line>
<line> lhe dão supo*te (gest*o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> parcerias, aspectos jurídic*s d* contratos, ge*tã* d* </line>
<line> talentos *ara a PI, indic**ores c**a*os </line>
</par>
<par>
<line> pela intel*gência competitiva, dent*e *utr*s). O obj**ivo da auditoria de PI, segundo o *uto*, é </line>
</par>
<par>
<line> redu*ão de *ustos, </line>
<line> **i*ização de esforços, aumento da eficiên*i* e eficáci*, bem co*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> maximiz*ç*o da produ*ividade ass*ciada a se* portfóli* de bens de PI. </line>
<line> 3 METODOL*GIA </line>
<line> * ***envolvi*ento do prese*te e*tu*o foi dividido em duas *ases. N* *rimeira fase, </line>
</par>
<par>
<line> pautado </line>
<line> em uma r*visão da </line>
<line> literatura nas b**es cien*íficas **i*n*e Direct, </line>
<line> Scop*s e Web of </line>
</par>
<par>
<line> *cienc*, d*s q*a*s foram e**raídos </line>
<line> trabalh*s c*m temáti*a voltada para estratégias, m*del*s </line>
</par>
<par>
<line> de ge*t*o e *oas práticas ger*n*iais relat*vas à gestão d* *roprie*ade inte***tual no âmbit* d* </line>
<line> *ev. F**, Ter*sina, v. 17, n. 7, art. 3, p. *1-6*, jul. 2020 www*.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Modelo de Avaliaçã* *o Desem*e*ho d* Ge*tão da Propriedade Intelect*al em PMES </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> pequenas e médias em*r*sas, const*uiu-se um mo*elo teórico-co*ceitual de a**liação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> desem*enho da gestão da *ro*ried*de intelectual em PMEs, compos*o *or dimensões, fatores- </line>
<line> chave de avaliaç*o e ind*cadores. </line>
<line> Na seg*n** fase, foi aplic*do * métod* *u*zy Delphi, *ara a exp*oração con*iável d* </line>
</par>
<par>
<line> *osi*i*namento de </line>
<line> es*eci*li*tas quanto </line>
<line> aos indi**dores que deveria* compor o modelo d* </line>
</par>
<par>
<line> avaliação pr*posto. O *ét*do Fuzzy Del*hi, de*envolvido por Is*ik*wa et al., (1993), é uma </line>
</par>
<par>
<line> combinação *a teori* </line>
<line> dos conjuntos fuzzy com o método Delphi tradi*io*al. *a teoria dos </line>
</par>
<par>
<line> conjuntos difusos, função opin*ão dos espe*ialist** (Oi) atribui a cada objeto um *ra* de a </line>
</par>
<par>
<line> associaçã* q*e </line>
<line> var*a e*tre zero e *m. As fun*ões mais comu*s *brangem a**ocia*ão de </line>
</par>
<par>
<line> triân*ulos, assoc*a*ão tra*ezo*dal associação d* Gauss (CHAN*; CHENG, 2019). E*ta e </line>
<line> *esquisa adota funções de associação de t*iân*ulos, que inclui três parâmetros: Li, Mi, Ui. </line>
</par>
<par>
<line> Para *ste estud*, a *plicaçã* d* método F*zzy Delphi fo* dividida </line>
<line> e* * passos </line>
</par>
<par>
<line> (C*A*G et a*., 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Passo 1: F*rmação do gru*o de aval*adores, constituído por 15 p*ofissionais bras*lei*os *om </line>
</par>
<par>
<line> formação ou exper*ência n* ár*a </line>
<line> d* pr*priedade intelectual; ou com *x*er*ência </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *onsultoria com foco em *nov*ção *a*a PMEs. </line>
<line> Passo 2: *ma *íntese d* modelo **órico do *i*tema de aval*ação e um questionári* *oi </line>
</par>
<par>
<line> encaminh*do para o grupo *e espe*ial*stas, para que estes julgas*e*, de for*a an*nima </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> relaçã* a se*s pares, o grau *e impo**ânc*a, ** *m int*rva*o *e 1 a 5, *e cada indicador e* </line>
</par>
<par>
<line> um con*unto de S indicadores. O resultado desta aval*ação * de*ominado como </line>
<line> k, </line>
<line> , p*ra </line>
</par>
<par>
<line> todo *ndicad*r i a*al*ado por todo especia*ista k. </line>
</par>
<par>
<line> *asso 3: Organização das opiniões dos </line>
<line> esp*cialistas a partir de </line>
<line> um questi*nári* * definição </line>
</par>
<par>
<line> dos números fuzzy tr*angulares para o índice Oi = (Li, Mi, Ui) para cada indicad*r i, em que: </line>
</par>
<par>
<line> Li rep*esent* o me*or va**r d* ava**ação, cal*ulado pel* Equação 1: </line>
<line> (1) </line>
</par>
<par>
<line> Mi é obtido pela média geométrica das avaliaçõ*s, conforme ap**sent*do na Equação 2 </line>
<line> (*) </line>
</par>
<par>
<line> Ui é dado pela maior avaliação dos *speci**istas, send* calc*lado p**a Equ*ção 3. </line>
<line> (3) </line>
</par>
<par>
<line> Passo 4: Obtid*s os números f*zzy no passo anterior, calculo*-** o valor de de**mpenho Gi, </line>
<line> conforme a Equaç*o *. </line>
<line> (4) </line>
<line> Rev. F*A, Teresi*a P*, v. 17, n. 7, art. 3, p. 41-60, jun. 202* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. V. R. Lim*, J. A. B. Santo* </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Pa**o 5: Análise e sel*ção dos indicadores, a partir da d*finição de *m limite , definido d* </row>
<row> acordo com as ne*es**dades de pesqu*sa (CHANG; CHENG, 2019). Em *utras *alav*as, se </row>
</column>
<par>
<line> *ntão o indicador i é sele*i*nado; caso contrário, s* </line>
<line> < , o indicador é eliminado. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESU*TA*OS E DISCUSS*O </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Mod*lo teórico-conceitu*l </line>
</par>
<column>
<row> O* *onceitos, *st*atégias, mo*elos d* negócios e boas práticas g*r*nc*ais re*at*vas à </row>
<row> gestão *a propriedade int**ect*a* no âmbito d*s PM*s identific*das na literatura for*m </row>
<row> si*tetizados em *rês di*e*sões: (i) Capital humano; (*i) Co*texto estratégico; e (iii) Recur*os </row>
<row> e p*oc*ssos, que *onstituem u* sistema de ind*ca*ore*. Para cada d*me*s*o, for*m definidos </row>
<row> três fatores-cha*e d* ava*iaçã*, c*mposto* por cinco in*icadores, *onforme *e*crito a seg**r. </row>
<row> No Apêndice 1 *ão apresentadas as *scalas de a*ali**ão dos indicadores quali*ativos e/** as </row>
<row> fórmul*s *ar* cálcul* d*s in*icadores quant*tativos. </row>
<row> 4.1.1 Capital humano </row>
<row> No context* org*nizacional, as pessoas *** mai* impo*tantes que os pr*c*ss*s de </row>
<row> estratégia e operações, pois são elas que a*a*isam as demandas do mercado, *riam estrat*gias </row>
<row> *om b*se nessa análise e as trad*zem em *roce*sos estr*tégic*s e operaci*nai*, *ue re*ultam </row>
</column>
</par>
<par>
<line> e* </line>
<line> p*od*t*s </line>
<line> e </line>
<line> ser*iços </line>
<line> *nova*ores </line>
<line> (DELERUE; </line>
<line> LEJEUNE, </line>
<line> 2**1; </line>
<line> THOM*; </line>
</par>
<par>
<line> Z*MMERMANN, 201*; TIDD; BES*ANT, </line>
<line> 2015). Des*a forma, par* o presente modelo </line>
</par>
<par>
<line> teórico </line>
<line> *e avali*ção, * dimensã* Capit*l h*mano </line>
<line> abra*ge </line>
<line> elementos qu* visam avaliar se </line>
</par>
<par>
<line> deci*ões r*lativa* à gestão da prop*iedade intelectual são t*madas </line>
<line> c** base </line>
<line> *os r*cursos </line>
</par>
<par>
<line> humanos d* *mpresa. Para tanto, definiram-se *s segu*n*es fatores-chave de aval**ção: </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.1.1 Cult*ra e Aprendizagem </line>
</par>
<par>
<line> Cultura e aprendizagem c*mpreendem ** esforços para *ro**ver, pautados </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> *iretrizes est*a*ég*ca*, *m a*bien*e or*ani*aciona* foca** na proteç*o * ap*opriação dos b*ns </line>
</par>
<par>
<line> *e pr*priedade int*lectual, por meio do trein*mento e dese*volvi*ento </line>
<line> do corp* f*nciona* </line>
</par>
<par>
<line> (DODGE et al., 2017; TA*V*LA et al., 2016; THOMÄ; ZI*M*RMANN, 2*13). No </line>
<line> Quad*o 1 são apr*sent**os o* in*ica*o**s que compõem o pre*ente fator-chave d* avaliação: </line>
<line> Qu*dro 1 - In*icadores d* *ultura e aprendizagem </line>
</par>
<par>
<line> Ind*cado* </line>
<line> Fina*idade </line>
</par>
<par>
<line> *uali*icação de pessoal p*r* as ações rela**vas à PI </line>
<line> Men*ur*r o percentua* de f*n*ion**ios qu* participaram de programas de tr*inamento e de*envol*i*e*to relativas às *çõe* *e i*ovação e propriedade </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 7, art. 3, p. *1-60, jul. 2020 </line>
<line> www*.*sanet.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A M*delo de Avalia*ão do *esempe*ho da Gestão da Pr*pr*edade Intelec*ual e* *MES </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> intele*tual, prom*vido* *u cu*teados pela emp*esa, em um deter**nado perío*o. </line>
</par>
<par>
<line> Investimento em atividades *e T&D </line>
<line> An*li*ar o p*rcentual d* Rec*ita Líquida *e Vendas (RLV) *plicado em progra*as de tre*namen*o e **senvolvimento c*m f**o nas *ções de propri**ade intelect*al, a partir de uma meta *stabe*ecida pe*a empresa. </line>
</par>
<par>
<line> En*ajamento *e pessoal *m atividade* de P&D </line>
<line> *en*urar * percen*ual ** fun*i*ná*ios envol*ido* diretamente *m atividades de P&D, em relação a uma meta es*abel*cida pela empresa. </line>
</par>
<par>
<line> Percepção d* rel***ncia das açõe* de PI </line>
<line> Identificar o nível de percepção dos colaboradores ac*rca da impor*ânci* das a*õ*s d* proteção, apro*riação e ge*tão do* *tivos *ntele*tuai* para a competitividade da *mpre*a. </line>
</par>
<par>
<line> Ações p**a melhoria do clima or*aniz*cional </line>
<line> Ide*ti*icar se a empresa inve*te na melhori* do c*ima o*ganizacional, pro*o*endo a interação com s*us co*aboradores. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elabora** pelos autores (2019). </line>
<line> 4.1.1.2 Re**mpe*sa e retenç*o </line>
<line> A r*tenção d* pessoal co*siste na imple*e*tação d* pr*ticas específ*cas *a g*s*ão *e </line>
<line> recursos *umanos, a f*m d* aum*ntar o *om*r*metimento do corpo funcional. Essas p*át**as </line>
</par>
<par>
<line> p*d*m contemplar a cr*ação </line>
<line> de op*rtunid*des de aprendizado, a formatação de planos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *emuneração atrati*os, a valorização e *econhecim*n*o da* c*ntribuições do* *unc*on*rio* e a </line>
</par>
<par>
<line> promoção d* opo*tunida**s de car**i*a (DODGE et al., 2017; </line>
<line> TALVELA et al., 2016; </line>
</par>
<par>
<line> THOMÄ; </line>
<line> ZIMMERMANN, **13). Dessa fo*ma, ci*co indi*adores compõe* o present* </line>
</par>
<par>
<line> fa*or-c**ve de ava*iação, co**orme apresentado no Quadro 2. </line>
<line> *uadro 2 - Indicador*s de recompensa e ret*nçã* </line>
</par>
<par>
<line> I*dicador </line>
<line> *inalidade </line>
</par>
<par>
<line> Proposição de nova* *d*ias </line>
<line> Id*ntif**ar percen*ual d* funcionários q** *ea*izaram, * pa*tir de *ma meta, propos*ção d* *rojetos *linhados com a* dir**riz*s *str*tégicas da empresa. </line>
</par>
<par>
<line> Implementaçã* de n*va* id*ias </line>
<line> Ide**i**c*r o percentual de *onversão de idei*s ** *r*d*tos e pr*cessos *novadores, propost*s por funcion*ri*s, incluindo atividades para a pr*teção, apropriação, p*omoção e comerc*a*iz*ção desses pr*dutos no mercado. </line>
</par>
<par>
<line> R*compensa po* ideia* inovador** </line>
<line> Verificar se a *m*resa *nce*tiva os fun**o*ários no que *ange ao des*nvo*v*me*to de novo* *roduto* e/ou prot*çã* de produtos j* existen*es. </line>
</par>
<par>
<line> R*ten*ão de pes*oal qualificado </line>
<line> Mensura* o percentu*l médio anual *e p*rmanên*ia de pessoal q*alifi*ado na *mp*es*, em rel*ção a uma **ta estab*lecida. </line>
</par>
<par>
<line> Grau *e atratividade de pesso*l </line>
<line> V*rificar *e o pla*o de ca*gos * salários, * pac*te de benef*cio* e as c*n*içõ*s ** tr*balh* o**rta*os pela em**es* são atrativos quand* c*mparado* *om os d* outra* *mpresas que atuam no *esmo segme*to. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*borado pelos au*ore* (*019). </line>
<line> 4.1.1.3 Monitoramento de pessoal </line>
<line> N* ge**nciamento da pr*pried*de intel*ctual no âmb*to das PMEs, além da </line>
<line> preocu**ç*o voltada *ara o desenvo*vimento e rete*ção, é f*ndamental a definiç*o de met*s </line>
<line> *ara *s funcionários no tocan*e às *ções *a PI, bem c*mo um *rot*colo *e conduta acerca *o </line>
</par>
<par>
<line> sigilo de inf*rmaç*es. Assim, o mon*t*ram*nto de pessoa* no *ontexto da gest*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pr**r**dade intelectual e*volve a criação de *anco *e dad*s para o controle das in*orma*ões </line>
</par>
<par>
<line> dos colaboradores, *endo </line>
<line> como foco ac*m*anhar a con*rib*ição i*div*dual dos *esmos no </line>
</par>
<par>
<line> a*cance dos objetiv*s organizacionais rela*ivos * propriedade int*lectual (DELERUE; </line>
</par>
<par>
<line> LEJ*UNE, 2011; KEL*I *t </line>
<line> al., 201*; THOM*; ZIMMERM*NN, 201*). Neste sentid*, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina *I, v. 17, n. 7, art. 3, p. 41-60, *un. 20*0 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. V. R. Lima, J. A. B. **ntos </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> cinco indi*adores compõem o prese*te fa*or-c*ave de avaliação, conforme apresentado no </line>
<line> Quadro 3. </line>
<line> Quadro 3 - Indica*ores de *onitora*e*to de pessoal </line>
</par>
<par>
<line> Indicador </line>
<line> *in*lidade </line>
</par>
<par>
<line> *apeame*to de c*m*etênci** </line>
<line> Verificar se * empresa d*f*ne as com*etências esse*ciais para cada um de se** ca*go*, tendo em vista ** ações necessá*ias par* o al*ance do* objetivos organizacion*is. </line>
</par>
<par>
<line> S*stem*t*zaçã* d* at*ação do pessoal </line>
<line> *dentificar se a empresa d**in* padrões a *erem s*gui*os pelos funci*nário* no toca*te à* dive*sas ações de *ro*eção e apr*pr*ação dos *tivos de *ropri*dad* intelectua*. </line>
</par>
<par>
<line> Men*uraç*o *o desempenho de pessoal </line>
<line> Verifi*ar se a empresa faz uso *e me*anismos geren*iais que permitem identif*ca* se os funcionários es*ão desenvolvendo a* atividades relac*o*adas à propri*da*e intelectua* de *cordo com par*m*tr*s pr*v**me*te defi*idos. </line>
</par>
<par>
<line> *so das informações do desempe*ho *o pessoal </line>
<line> *va*iar se a empresa uti***a ** info*m*ções re*at*vas ao *esem*enho do corpo **nc*on**, no *ocante às açõ*s de P*, pa*a toma*a de decisão nos dive*sos proce*sos que integr*m o negócio. </line>
</par>
<par>
<line> Protoc*lo de con*rol* da i*formação </line>
<line> Identificar a aplicação de n*rmas e procedimentos direciona*os ao *o*po funciona*, acerca *o cont*ole d* dados, para **itar que o fluxo inade*uado de inform*ções sig*losas possa compro*eter suas ações estratégica*. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*b*r*do pelos au*ore* (2019). </line>
<line> *.1.2 Contexto *stratégi*o </line>
<line> * foco de uma estrat*gia organiza*ional *eve ser criar va*tagem *om*e*it*va </line>
</par>
<par>
<line> s**t**tável, por meio d* aproveitament* </line>
<line> das opo*tunidad*s </line>
<line> ** mercado com a aplicação </line>
</par>
<par>
<line> e*iciente dos recursos di*ponív*is (*ROOKING, 2010; TIETZE; GRANSTRAND; </line>
<line> HERSTATT, 2006). Assim, a dim*n*ão Contex*o es*rat*gico é *o*st*tuída p*r elementos que </line>
<line> têm o obj*tiv* de av**iar se a ges*ão da *rop*ied*de intelectua* em PMEs une de forma </line>
<line> *d*quada as variáveis estraté*icas do ambi*nte exte*n* *om os p*oces*os internos, com vis*as </line>
</par>
<par>
<line> a c**ar uma </line>
<line> va***gem competi*iva *ustentável (*LARKE; TURNER, 2003; R*GAZZONI; </line>
</par>
<par>
<line> RIZZI; NANI, 2011; W*ENEN et al., 2013). Para *s*o, definiram-se os seguint*s fatores- </line>
<line> chave *e ava*iaç*o para e*ta dimensão: </line>
<line> 4.1.2.* Inteligência tecnológic* </line>
<line> *n*e*i*ência tecno*ógic* **aduz-*e na util*zação d* infor*açõe* do me*c*do p*ra </line>
<line> o*ientar a tomada de decisão relativ* * gestão da propriedade in**lectual nas PMEs </line>
<line> (CLARKE; TURNER, 2003; LEE et al., 2014; LITTMANN-*I*MER; *UCKARTZ, 2009; </line>
<line> REGAZZONI; RIZZI; *ANI, 2011; WEE*EN et *l., 2013). *a p**sente p*squisa, </line>
<line> d*fin*ram-*e cinco ind*ca*ores para comp** este fator-chav* de avaliação (Quadro 4): </line>
<line> Quadro 4 - In*icadores *e inteligência tecnol*gica </line>
</par>
<par>
<line> *n***ador </line>
<line> Finalidade </line>
</par>
<par>
<line> Av*liação d* riscos e *portunid*de* </line>
<line> Identif*car s* a empresa faz us* de análises de cenários, *om aux*lio de f*rr*me*tas es*ecif*cas, a f*m de otimizar o pr*cesso de fo*m*lação de estratégi** no âmbito da gestão da propriedade in**lec*ual. </line>
</par>
<par>
<line> Prospe*çã* *ecnológica </line>
<line> A*aliar s* * empresa utiliza dados con*i**s em docum*ntos de pa*entes para *r*entar </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 3, p. 41-6*, jul. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Mode** *e Ava*iação do Desempenho da Gestã* da Pro*riedade Intelectual em PMES </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> a tom*da de decisão em relaç*o ao dese**olvimento tecnológ*co. </line>
</par>
<par>
<line> Monitor*me*to da concorrência </line>
<line> Verificar se a empr*s* *onitora *s ativi*a**s de *&D, as tecnol*gias * as estratégias de gestão de P* dos prin*ip**s c*ncorr*ntes. </line>
</par>
<par>
<line> Aplicabilidade das nov*s ideias </line>
<line> Id**ti*icar se a *mpresa analis* os ris*os *nvolvido* n* implemen*a*ã* de uma nova *deia, os riscos de as ino**çõe* resultantes serem faci*me*te copiada* * s* pla**j* de fo*ma p*elimi*a* as estratégias de prot*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Uso de f*nte* e*pecializ*das d* informaçõe* </line>
<line> Avaliar s* a empresa pr*sp*cta informações relativas *s suas at**idades inovat*v*s em eventos científic*s e assoc**ções empresari*is, com vistas a subsidiar a tomada d* decisão r*lativ* * gestão d* PI. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elab*r**o pelos autores (2*19). </line>
<line> 4.1.*.2 Ar*icu*ação extern* </line>
<line> A*t*culação externa co*siste ** p*anejamento e implementação de ações de natureza </line>
</par>
<par>
<line> es*ratégica, r*lat*vas à </line>
<line> gestão da p*o*rie**de *n*elect*al, visando à internalizaç*o e à </line>
</par>
<par>
<line> exposição de conhecimento* e tecn*logias, po* m**o *a c*l*b*ação de </line>
<line> parcerias e alia**as, </line>
</par>
<par>
<line> c*m foco *a pesqui*a e desenvo*viment*, </line>
<line> bem co*o a apropriaçã* das inovações </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*das pela *mpres*. Essas ações podem *ncluir terce*rizaç*o, *icenc*ame***, joint </line>
<line> venture *tc. (Agostini & *osella, 201*; Belingheri & Leone, 20*7; Hu & Tsai, *006; Van </line>
</par>
<par>
<line> R*jnsoever et al., 201*; Wang, 2016; Zubielqui et a*., 201*). Neste </line>
<line> contex*o, for*m </line>
</par>
<par>
<line> estabel*ci*os *s s*guintes indicadores para e*te fato*-chave de av*liação, d* acordo com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *uadro 5. </line>
</par>
<par>
<line> Quad*o 5 - Indicadores de arti*ulação externa </line>
</par>
<par>
<line> *ndic*dor </line>
<line> Finali*ade </line>
</par>
<par>
<line> Relacion*mento *om es*ecialista* </line>
<line> *valia* se a empres* faz uso d* co**ultore* indepen*entes e/ou *inculados a emp**sas ou entidades esp**ializadas, visando à melhoria da *ua ef*ciênci* gerenci*l e oper*ci**al no t*cante à gestã* d* pr*pr**dade intelectual. </line>
</par>
<par>
<line> Rel*ci*namento *om forne*edores </line>
<line> Ve*ificar se * empresa tem por prática a absorção de conh*cimento* */ou tecnologias de *or*ecedores c*m foco na* ações d* inov*ção e gestão da p*opr**dade *nte*ec*ual. </line>
</par>
<par>
<line> C**peração com empresas </line>
<line> **alisar como a empresa i*terage co* pare*, * fim p*oteger * *ome*cializar os ativos de prop**edade intelectu*l po* ela *ese*volvidos. </line>
</par>
<par>
<line> Parcerias com universida*es </line>
<line> Identif**ar se a empre*a tem p**ce*ia* **m institui*ões *e ensino e pesquisa *o* foco em P&D, bem como na **lho*ia do* *roces*os gere*c*ais relativos à propriedad* *nte*ectual. </line>
</par>
<par>
<line> Relacionamento com client** </line>
<line> Av*li*r se a e*pres* u*il**a informa*õe* adq*irida* a p*rtir do fe*d*ack do* clie*tes acerca de s**s produto* e/ou serviç*s para otim*zar a gestão d* propri*dade intelect*al. </line>
</par>
<par>
<line> *ont*: Elaborado pelos autor*s (2019). </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.2.3 A**nhamento Gere***al </line>
</par>
<par>
<line> O alinhamento ge*encial a*range ações de **stão da </line>
<line> pr*p*i*d*de inte*e*tual </line>
</par>
<par>
<line> in*e*radas *om a e*tratégia global d* emp**sa e qu* devem se ajus*ar à medida que o negócio </line>
</par>
<par>
<line> se mov* através de </line>
<line> diferentes e*tá*ios de </line>
<line> seu desenvolv*mento (BR**KING, **10; </line>
</par>
<par>
<line> MALDONADO-*UZMÁN et a*., 201*; TIETZE; *RANSTRAND; HE*STA*T, 200*). *o </line>
<line> *uadro 6 s*o ap*esen*ados os indica*ores que compõem este fator-c*ave *e ava*iação. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina P*, v. 17, n. 7, art. *, p. 41-60, *un. 2020 </line>
<line> www*.fsanet.com.**/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. V. *. Lima, J. A. B. S*n*os </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> Quad*o 6 - Indic*d*res de *lin*amento gerencial </line>
</par>
<par>
<line> Indi*ador </line>
<line> Fin*lidade </line>
</par>
<par>
<line> Alinhament* estratég*c* </line>
<line> Avaliar se as açõ** rel*tiv*s à gestão d* pro*rieda*e intelectual se *linham com a estratégia geral d* negócio, permitin*o o alcance dos objetivos organizacionais. </line>
</par>
<par>
<line> Alinh*ment* concei*ual </line>
<line> Avaliar s* as *ções relativas à ge*tão da *ropriedade intelectu** se al*nham com as dire*rizes estraté*i*as da em*resa. </line>
</par>
<par>
<line> Alinhamento *áti*o </line>
<line> Verificar se os o*jetivo*, metas e estratégias relativas à ge*tão da PI estã* ** convergê*cia *om os objeti*os, metas e estratégi*s **s diver*as áre** funcion*is da empr*sa. </line>
</par>
<par>
<line> Al**ham*nto infor*ac**nal </line>
<line> Identificar se as *onte*, canais e fluxos de inf*rmação d* empres* fac*litam a tomada de dec**ão *elativa à gestão da propriedade intelectual. </line>
</par>
<par>
<line> Alinhamento estru*ural </line>
<line> Avaliar s* a estrutura organizac*onal da emp*esa facilita o p*oce*so *e gestão da p*opriedade intelectual. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos *utores (2019). </line>
<line> 4.1.3 Recursos e process** </line>
<line> A gestão da pro**ied**e i*telect*al envolve os pro*es*os de **ot*ção e aprop*iação </line>
<line> do* *esul*ado* d* p*oce*so *novat*vo. *a*a exec*tar de forma coerente esses dois p*ocessos, as </line>
<line> e*presas, *obretudo as *MEs, preci*am mobilizar adequadamente *s r*cursos de que </line>
<line> d*spõ*m, co* b*se **s inform*çõ*s extraíd*s do amb*ente ext*rno (MODIC; DAM*J, 2017; </line>
<line> TA*VELA et a*., 2*16). Assim, para * presente model* teóri** de avaliaç*o, a dime*são </line>
<line> Recursos e processos é *o*p*sta pel*s seguint*s fatores-chave de a**li*ção: </line>
<line> 4.1.*.1 M*b*lização de recur*os </line>
<line> *obili**ção d* re*ursos, n* âmbito da pr*sen** proposta, consist* na prospecçã*, </line>
</par>
<par>
<line> obte*ção * *locação de r*cursos (f*n*nc*iros, tec*ol*g*cos e ma*eriais) n*cessár*os p*ra </line>
<line> dar </line>
</par>
<par>
<line> s*porte aos processos operacionai* de p*oteção e ap*opri*çã* d*s ativo* i*te*ectu*is </line>
</par>
<par>
<line> (EPP*NGER; VLADOVA, </line>
<line> 2013; LAWSON; SAMSON; RODEN, 2012; SEO et al., 2015; </line>
</par>
<par>
<line> TIE*Z*; </line>
<line> GRANS*RAND; HER*TATT, 2006). No *uadro 7 s*o apresentados os </line>
</par>
<par>
<line> indicadore* *ue comp*em este *ator-chave ** *v*liação. </line>
<line> *uadro 7 - Indi*adore* de mobilizaçã* de recurs*s </line>
</par>
<par>
<line> Indicador </line>
<line> Finalida*e </line>
</par>
<par>
<line> Infraes*r*tura organizacional </line>
<line> Ver*ficar se as *mpre*as dispõem de uma função o* depa*tam*nt* voltado para a gestão dos ativos de propri*dade int**ec*ual. </line>
</par>
<par>
<line> Investiment* em ati*idades de P&* </line>
<line> Verif*c*r o percentual da Re*eita *íquida d* Vend*s (RL*) aplicado em aç**s de *es*uis* e dese*volv*me*to (P&*), com b*se em uma meta estabel**ida pela empresa. </line>
</par>
<par>
<line> Inve*timen*o em a*ividades d* *roteção *e PI </line>
<line> *e**urar *ercentua* d* R**eita L*quid* *e Ve*das (*LV) aplicado em at*vidades o *e prote*ã* e capta*ão d* valor do* a*ivos de prop**edade int*l*ct*al, c*m base em uma meta estabeleci*a *el* em*resa. </line>
</par>
<par>
<line> I*vestime*to p*ra aquisição de c*nhecime*to </line>
<line> Verif*car o percent*al da *ec*ita Líquida de Ve*das (RLV) aplicado p**a aq*isição de conhecimento ext*rn* *elat*vo à tecnologia e à propri*dad* *ntelectual, com ba*e em uma meta esta*elecida pela e*presa. </line>
</par>
<par>
<line> Inve*timen*o em so**wares de g*stão </line>
<line> Identific*r se * empresa a*lic* *ecu**os para aquisição *e softw*res, * fim de me*horar *s *rocess** **renciais rela*ivos à ge*tão d* p*opried**e inte*ectual. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elaborado pelos autores (2019). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, *. 17, n. *, ar*. *, p. *1-60, jul. 2020 </line>
<line> www4.fs*n*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Modelo de Avaliação do Desempenho da Gestão da Propri*dade *n*e*ectual ** P*ES </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.3.* Pr*ce*s* d* proteção d* PI </line>
</par>
<par>
<line> O processo de proteção dos bens de propriedade *ntelec*u*l envolve o planejament*, </line>
<line> a organizaçã* e a e**c*ção de açõe* vin*uladas a prod**os e p*o*essos inovadore*, *o* m*io </line>
<line> de *nstrumentos form*is (car*cterizado po* pos*uir base *urídic*), incluindo *atente*, </line>
</par>
<par>
<line> desenho* industriais, </line>
<line> registro de marc*s, </line>
<line> dir*itos autorai* </line>
<line> e**.; e meca*ismos de proteçã* </line>
</par>
<par>
<line> informais (ex*ralegais), que contemplam *ant*gem lead time; seg*edo *om*rcial, ma*utenção </line>
<line> da qual*dade do pr*du*o, co*plexidad* do *es*gn etc. (DELERUE; LEJEUNE, *011; *ELLI </line>
</par>
<par>
<line> *t al., 201*; L*NDRY; AMARA; SAIHI, 2009; MOL; M*SUREL, 20*1; R*ITZI*, </line>
<line> 2*07; </line>
</par>
<par>
<line> THOMÄ; BIZER, 2*13), bem com* o monitoramen*o sis*emático dos direito* desses ativos </line>
<line> *rotegidos (A*KERMAN, *018). Dessa forma, c*nco ind*cado*es compõ*m e*te fa*or-chave </line>
<line> de av***ação, confor*e apre*entado *o Quadro 8. </line>
<line> Q*adro 8 - Indicadores d* proc*sso d* *roteção d* PI </line>
</par>
<par>
<line> In*icador </line>
<line> Finalidade </line>
</par>
<par>
<line> Opor*uni*ades de pr*t*ção da *I </line>
<line> Ve*i*ic*r se a e*presa faz uso de f*r*amentas gerencia*s para *dentificar os ativos in*ang*veis que s*o estr*tégico* para prote*ão, tendo e* vista o al*ance dos seus *bjetivos organizacionais. </line>
</par>
<par>
<line> *scopo da *ro*eção d a PI </line>
<line> Ide*tificar se as r*zões pelas quais a empresa canaliza esforços pa*a proteger seus ativos de P* são meramente defensiva*, se envolvem a redução de c*stos ou se têm c*m* foco um reto*n* *obre o investimento n*s ativid*des de inovação. </line>
</par>
<par>
<line> M*c*nis**s de prot*ção *a PI </line>
<line> Veri*icar como a empresa *ombina os mec*ni*mos **rma*s * i*f***ais de proteç** para f*r*ular sua estra*égia de *estã* da proprie*a*e i**e*ectual. </line>
</par>
<par>
<line> Ge*tão do por*f*l*o de a*ivos *e P* </line>
<line> Verif*car o en*oque ** emp*esa (operacional o* *s*ra**gico) na gest*o d* por**ól** de ativos de pro*riedade inte*e*tu*l, bem *om* os p*incipais aspec*os re*ativo* a *a*a u* desses enfo*ues. </line>
</par>
<par>
<line> Auditoria da gestão do po*tfó*io de PI </line>
<line> Identi*icar *e a empresa dispõe de uma auditor*a inte*na de pro*ri*dade intelectual, a fim *e m*nimizar riscos de pr*juízo devido * erros no processo de ge*tão ou à* p*áticas ilegais dos c*ncorrentes. </line>
</par>
<par>
<line> F*n*e: Ela*orado pelos au*ores (20**). </line>
<line> 4.1.3.3 *ro*esso de ap*op*iaçã* d*s at*vo* intelectuais p*o*eg**os </line>
<line> No toc**te à **ropriação, Fre*l e Robso* (20**) a defin*m como * capac*dade de </line>
</par>
<par>
<line> capturar </line>
<line> valor a partir da inovação, por meio da monet*za*ão d** *ireit*s de propriedade </line>
</par>
<par>
<line> in*e**ctua*. E*s* captur* de v*lor pode *nvolver estratégias com* u*o *xc*usivo de in*vações </line>
<line> tecnológicas, **nce*s*o de l*cenç*s ou ces*ão, coo*eração público-privada, li*i*ação, us* da </line>
</par>
<par>
<line> PI *omo garant*a, </line>
<line> se*uri*iza*ão da proprie*ad* int*lectual e*c. (HALL; S*NA, </line>
<line> *017; </line>
</par>
<par>
<line> HOLGERSSO*, 2013; KITCHING; B*ACKBURN, 1998; **HLER, 2011; REH*AN, </line>
<line> 2016; SHANG; QIU; WEN, 2017; WILLOUGHBY, 2013). Assim, con**rme descrito no </line>
<line> Quadro 9, def*nira*-se *inco indi*adores para com*or este fato*-chave de aval*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. *, art. 3, p. 41-*0, jun. *020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. V. R. Lima, *. *. B. Santos </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> Qua**o 9 - Indicad**es do processo de ap*opriação do* ativ*s int*lect*ais protegid*s </line>
</par>
<par>
<line> *n*ica*or </line>
<line> F*nalidade </line>
</par>
<par>
<line> Perc*pção d* valor da pr*priedade int*lectua* </line>
<line> Identificar qu*l a per**pção da empresa acerca da i**or*ância d*s a*ões re*ativas à propriedade *ntelectual para sua est*até*ia or*anizac*onal. </line>
</par>
<par>
<line> Definição do valor a *er *x*r*ído da PI </line>
<line> Verificar se a empresa sabe * tipo *e *alor que *ode s*r extraído de cada um *e seus a*ivos de propriedade i*t*le**ual. </line>
</par>
<par>
<line> Defi*ição de estra*égias de apropri**ão </line>
<line> Verificar se a e**r*sa formula estratégias para capturar *alor de seu* ativos de PI co* foco na competi*iv*dade do neg*cio. </line>
</par>
<par>
<line> Orga*izaçã* para a ap*o**iaç*o </line>
<line> Identificar se a *str*tura organizac**nal da empresa permite a mo*ili***ão ade*u*da de recursos para * captu*a de va*or da propriedade intelectual. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliação do processo de apropriação </line>
<line> V**ificar se a empres* d*spõe de mec*nismos gerenci*is *ara *en*urar sua efi*iência na *aptura de *alor dos at*vos d* propriedade in*electual. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos autores. </line>
<line> 4.2 *el*ção *os indicadores po* mei* *o mé*odo Fuzzy Delp*i </line>
<line> Par* validar o model* teóri*o descrito na seção ante**or, o m*todo F*zzy Delph* foi </line>
<line> a*licado. * objetivo desta etapa da **squis* foi a obtenção de uma *ista de *ndic*dores q*e </line>
<line> representassem um consenso na o*inião de especialista* ace*ca da *valiação d* desem*enho </line>
<line> da gestão da PI em *MEs. Para tanto, um **est***ário foi encaminhado para um grupo de *5 </line>
<line> profissiona*s, para que e*es ju*gassem o grau de imp*rtância *e cada indi*a*or e* um </line>
</par>
<par>
<line> co*junto de 45 indica*or*s. Todo* os </line>
<line> convidados comple*aram a a*álise. *st* númer* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> julgadores e*t* adequ*do a esta *esqui*a, já que estudo* apontam **e, no *étodo Delphi, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> número *deal de avaliado*es deve se* *aior *ue 10 e m**or q*e 30 (*ARQUES; FRE**AS, </line>
<line> 2018). </line>
<line> * Tabela 1 **stra o* valor** máximos (U*) e mínimos (Li), a *édia geom*tric* (*i), </line>
<line> bem como o v*l*r *e des*mpe*ho (Gi) para cada indi*ador proposto no m*delo teórico. </line>
<line> Ta*ela 1 - Seleção dos indicadores por meio do mét*d* Fuzzy Delphi </line>
</par>
<par>
<line> Dim. </line>
<line> Fator*s-*have de avaliação </line>
<line> Indicadores </line>
<line> Mi </line>
<line> Li </line>
<line> U* </line>
<line> Gi </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Cu*t**a e a*r*n*iz*ge* (FC*) </line>
<line> Qualificação de pess*a* pa*a as a*ões relativas à PI Investimento em ati*id*des de T&D Percepção da relevância d*s ações d* *I Engajament* *e pessoal e* a*ividad*s de P&D Açõe* par* a melhoria d* clima or*aniz**ional </line>
<line> 4 ,7 8 4 ,* 7 4 ,1 7 4 ,* 7 2 ,6 4 </line>
<line> 4 ,0 0 * ,0 0 3 ,0 * 3 ,0 * 1 ,0 0 </line>
<line> 5 ,* 0 5 ,0 0 * ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 </line>
<line> 4 ,* 9 4 ,1 6 4 ,0 6 * ,* 9 2 ,8 8 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> R*compensa e r*tençã* (F*R) </line>
<line> Proposição de nova* id*ias Imp*ement*ção de novas i*e*as Recompensa po* *de*a* inovad*ra* R*tenção d* pessoal qualificado *rau de atrativi**d* de p**s*al </line>
<line> 4 ,* 5 4 ,7 7 4 ,* 7 4 ,2 7 4 ,1 * </line>
<line> * ,0 0 4 ,0 0 3 ,0 0 3 ,0 0 3 ,0 0 </line>
<line> 5 ,0 0 5 ,0 0 * ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 </line>
<line> 4 ,1 5 * ,5 9 * ,2 2 4 ,0 9 4 ,0 5 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Monitoramento d* pessoal (F*P) </line>
<line> M*peamento de *om*etê*cias Si*temat*zação da atuação Mens*raç*o de *esempe*ho Us* das inform*ções ** desem*enho Pr*tocol* de co*t*ole da inf*rm*ção </line>
<line> 4 ,5 4 * ,0 9 4 ,3 8 4 ,* 3 4 ,3 6 </line>
<line> 4 ,0 0 3 ,0 0 3 ,0 0 3 ,0 0 3 ,0 0 </line>
<line> 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 * 5 ,* 0 </line>
<line> 4 ,* * 4 ,* 3 4 ,1 3 4 ,* 4 4 ,1 2 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> In*eligênci* tecnológica (FIT) </line>
<line> Avaliação de riscos e o*ortunidade* P*o*pec*ão tecnol*gica Mon**oramento da concorrência Apli*abilidad* da* novas ide*as Uso de fontes es*ec*a*iz*das de infor*aç** </line>
<line> 4 ,* 4 4 ,6 4 4 ,4 9 4 ,5 5 2 ,8 4 </line>
<line> * ,0 0 4 ,0 0 3 ,0 0 * ,0 0 1 ,0 0 </line>
<line> 5 ,0 0 * ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 </line>
<line> 4 ,5 5 4 ,5 * 4 ,* 6 4 ,1 8 2 ,9 5 </line>
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<line> A Modelo de Avaliaçã* d* De*empenho d* Gestão da P*o*riedade Intelectual em P*ES </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Ar*iculação Externa (FAE) </line>
<line> Relacioname*to com *specialistas Relacion*m*nto *om fornecedore* Cooperação com em*resas Par*erias c** universida*es Re*ac*onamento com cl*entes </line>
<line> 4 ,4 7 4 ,0 9 4 ,4 5 4 ,8 * 4 ,* 4 </line>
<line> 4 ,0 0 3 ,* 0 3 ,0 0 4 ,0 0 4 ,0 0 </line>
<line> 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,* 0 5 ,0 0 </line>
<line> 4 ,4 9 4 ,0 3 * ,1 5 4 ,6 1 4 ,6 1 </line>
<line> </line>
<line> Alinha*e*t* gerenci** (FAG) </line>
<line> Alinham*nto estratégico Alin*amento conce*tua* Alinha*ento tát*co Alinha*ent* inf*r*aciona* Al*nhamento *strutural </line>
<line> 4 ,5 * 2 ,7 9 * ,3 4 4 ,2 2 3 ,8 8 </line>
<line> 4 ,0 * 1 ,0 * 3 ,0 0 2 ,0 0 2 ,* 0 </line>
<line> * ,0 0 * ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,* 0 </line>
<line> 4 ,5 0 2 ,9 3 4,1* 3 ,* 4 3 ,6 3 </line>
<line> </line>
<line> Mobilização de recu*sos (FM*) </line>
<line> Inf*aest*utura organizacional **v*stimento em ativida*e* de *&D I*vestimento em ativi*ade* de proteção de PI Investi*e*to para aquisiç*o *e conh*cimento Investimento em softwares d* gestão </line>
<line> * ,2 9 4 ,* 0 4 ,5 4 4 ,4 5 4 ,3 6 </line>
<line> 3 ,0 0 3 ,0 0 4 ,0 0 * ,* 0 * ,* 0 </line>
<line> 5 ,* 0 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 </line>
<line> 4 ,1 0 4 ,2 0 * ,* 1 4 ,1 5 4 ,* 2 </line>
<line> </line>
<line> Pro*esso de *rote*ão do* ativ*s de PI (FPP) </line>
<line> *portunidades *e proteção da PI Escopo da p*o*eção da PI Mecanism*s de proteção da PI Ge*tão do p*rtfól*o de a*iv*s de PI Au*it*r*a da gestão *o p*r*fólio de P* </line>
<line> 4 ,* 8 * ,1 4 4 ,4 5 4 ,6 2 4 ,5 4 </line>
<line> 3 ,0 0 3 ,0 0 3 ,0 0 4 ,0 0 4 ,0 * </line>
<line> 5 ,0 0 5 ,0 * * ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 * </line>
<line> 4 ,1 3 4 ,0 5 4 ,1 5 4 ,5 4 4 ,5 1 </line>
<line> </line>
<line> **o*esso de ap**p*ia*ão da PI (FPA) </line>
<line> Percepção d* va*or d* propriedade *n**l*ctual Defin**ão do va*o* a ser extraído da PI De*inição de estratégia* de *pr*priação *rg*niz*ção pa*a * apropri*ção A*aliação do proces*o de apro*ri*ção </line>
<line> 4 ,6 9 4 ,3 8 4 ,5 * 4 ,4 * 4 ,3 1 </line>
<line> 4 ,0 0 * ,0 0 4 ,0 0 4 ,0 0 * ,0 0 </line>
<line> 5 ,0 0 5 ,* 0 5 ,0 0 5 ,0 * 5 ,0 0 </line>
<line> * ,5 6 4 ,1 3 4 ,5 1 4 ,4 9 4 ,1 0 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aborado p*los autores (*019). </line>
<line> Com base no mé*odo Fuz*y **lphi, de*iniu-se para o ***ud* o v*lor de = 3,5. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> *ora* el*minados três indicad*res que obtiveram o G* menor </line>
<line> que , a </line>
<line> sab*r: "A*ões para </line>
</par>
<par>
<line> me*horia do clim* organizacio*al" (*i = 2,88); "Uso de fon*es *specia**z*das de informações" </line>
</par>
<par>
<line> (Gi = *,95); e "Alin*ame*t* *onceitual" (Gi = 2,93). A exclusão </line>
<line> de*ses *nd*cadores </line>
<line> nã* </line>
</par>
<par>
<line> compromete a essên*ia do modelo de aval*ação </line>
<line> proposto, pois, qua*to à aplicabilidade, </line>
</par>
<par>
<line> in*ic*dor*s excluídos de um sistema, po* meio da aplicação do método F*zzy Delphi, </line>
</par>
<par>
<line> encon**am amparo </line>
<line> nos de***s que permaneceram, já que um mesmo ind*cador </line>
<line> pode </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> utilizado para medir a e*iciência em mais *e uma situaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> N*ste *ontexto, no to*ante ao indicador "Aç*es para melhor** do </line>
<line> cli*a </line>
</par>
<par>
<line> **ganizaciona*", *o*a-s*, *or exemplo, que inv*stimentos em ativ*d*des *e tr*i*amen*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento, *o*temp*ad*s em *utro indi*ador, result*m de forma d*reta em melhoria do </line>
<line> *lim* organizac*onal, as*im como outro* aspe*t*s relativos à re*ençã* e recompensa, pois </line>
<line> envolvem *p*rtunidades de apr*ndizagem, planos d* cargos * remuner****, me*anism** para </line>
<line> * valori*ação e recon*ecimento das co*tr*b*ições *os fu*c*onário*, bem com* a *romoçã* de </line>
<line> oport*ni*ades *e c*rreira. </line>
</par>
<par>
<line> Q*anto ao *ndicador "Us* de fontes es**c*aliz* das de informa*õe*", o*serv*-se </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> ** ações com f*co </line>
<line> na pro*pe*ção de tecnol*g*as *o*em </line>
<line> abra*ger, a*ém *e documen*os de </line>
</par>
<par>
<line> patente*, *u***s font*s especi*l***das de informa*ões. Assim, ampli*u-se o escopo do </line>
<line> *ev. FS*, Teres*na PI, v. 1*, n. 7, art. 3, p. 4*-6*, j*n. 20*0 *ww4.f**net.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. V. R. Lima, J. A. *. *antos </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> i*dicador "prospecção tecnológica", q*e ficou com a seguinte redação: "a*a*iar se a empresa </line>
</par>
<par>
<line> utiliza *ad** contidos em d*c*mentos de patentes e em outras fontes especializadas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmação para *r*entar a toma** de deci*ão em *e**ção ao desenvolvi*ento e/o* </line>
<line> aperfeiçoa*e*to d* produto*, se*viços e processo*". </line>
<line> Por *i*, *m *ela*** *o indicador "Al*n*amento conceitu*l", sua rejeição po*e e*tar </line>
</par>
<par>
<line> re*a*ionada ao fato de *ue o seu escop* já **tava contemplado, *e forma indir*ta, </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> indic*dor "Alinhament* estratégico". Des*a forma, ampli*u-se t*m*ém o es*opo deste, q*e </line>
<line> ficou com a segui*te redação: "ava**ar *e as a*ões relativas à g*stão da propriedade in**lectual </line>
</par>
<par>
<line> *e alinh*m com a e*tratégia geral </line>
<line> do negócio, *ermitindo * al*ance dos objetiv*s </line>
</par>
<par>
<line> org*nizacionais, em sintonia c*m *s d***trizes *stra*égicas da empresa". </line>
<line> 5 *ON*IDERAÇÕES F*N*IS </line>
</par>
<par>
<line> Proteger e apropriar-se *o resulta*o d* *sf*r*o </line>
<line> inovativo fun*a*en*a* para é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> manutenção da competividad* das PMEs (TA*VELA et a*., *016). Por essa *azã*, este a*tigo </line>
</par>
<par>
<line> e*plorou a aplicação do méto*o Fuzzy *el*hi para validar </line>
<line> um m*delo teórico des*nvolvido </line>
</par>
<par>
<line> com a finalidad* de avaliar a eficiência da ge*t*o da propriedade in*e*ec*ual no *mbito dessas </line>
<line> empresas. O m*delo teórico inici*l, *ompo*t* por três nívei* (3 dimens*es, 9 fat*res-ch*v* de </line>
</par>
<par>
<line> avaliação e *5 i*d*cado*es) foi elaborad* com *ase na liter*tura, a p*r*ir do ma*ea*en*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sistema*i*ação d* e*t*atég*as, mo*elos d* gest*o e boas prática* gere*cia*s, relati*as à *estão </line>
<line> *a pro*rie**de intelec*u*l no contexto das PMEs. </line>
<line> Ap*s a aplicação ** método Fu*zy Delphi, a*en*s três indicad*r*s não *ora* aceitos </line>
<line> pelo g*upo de espe*i*lista*. O mo**lo v*lidado mantém, portanto, a e**ência do i*s*ru*ento </line>
<line> de aval*ação propos*o, u*a **z que, c*mo po*e ser observad*, a rejeição ocorreu em relaç*o </line>
</par>
<par>
<line> aos ind*cadores cujo </line>
<line> escopo já estava com*emp*ado </line>
<line> em outros elem*ntos d* *ode**. A </line>
</par>
<par>
<line> maioria dos estudos sobre in*icad*res de propriedade int*l*ctual tem u*a abo*da*em em </line>
<line> nív*l *acro, contu*o, e*te te* um en*o**e em ní**l de empresa, razão pe*a qu*l houve uma </line>
<line> elev*da aceitação dos elem*ntos que o integram. </line>
<line> *studos ant*rior*s ev*denc*am que um *úmero *ign*fic*tivo de PMEs n*o faz **o de </line>
<line> e*tra*égias efe*iva* *e gestão da PI devido, en*re outros f*tor*s, à ine*ist*n*ia *e ferrament*s </line>
<line> gerencia*s adeq*adas p*ra este tipo de empres* (EPP*NGER; VLADOVA, 2013). O model* </line>
</par>
<par>
<line> aq*i pro*os*o, contu*o, </line>
<line> mini*iza </line>
<line> *ss* *imitação, </line>
<line> pois reúne e vali*a uma a*p*a *ama </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> indic*dores gerenciais, c*ntemplan*o aspectos *ssenc**is com* inte*igência *ec*ológica, </line>
</par>
<par>
<line> *linha*en** </line>
<line> *straté*ico, </line>
<line> di*âmica </line>
<line> opera*ional, </line>
<line> esforço </line>
<line> colabo*ativo </line>
<line> * </line>
<line> comercial, </line>
</par>
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<line> * Modelo de A*aliação do *esempenho da *estão da Propr*edad* Intelec*ual em PMES </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> converg*nci* do capit*l intelectual etc., a fim de permitir me*hor compreensão dos f**or*s q*e </line>
<line> con*ribuem para o sucesso das PMEs no *ocante * g*stão da PI. </line>
<line> O *odelo de avaliação de dese*p*nho proposto neste trabalho com*emp*a </line>
</par>
<par>
<line> in*icador*s de nature*a quant*tati**, calculados por fó*mulas e*pecífica*, a exemplo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> "*nv**timent* *m a*ivid*des </line>
<line> de T&D" "*etenção de e </line>
<line> pessoal qu*l*ficado"; * de natureza </line>
</par>
<par>
<line> qualit*tiva ordinal, ordenados de acor*o c*m o perfil gerencial apresent*do pela empres* a ser </line>
</par>
<par>
<line> analis*da. *or ess* razão, sugere-se como trabal*o </line>
<line> fut*ro o </line>
<line> *per*eiçoamento *o </line>
<line> presente </line>
</par>
<par>
<line> instrumento de diagnó*tico, p*r meio *a aplic*ç*o de m*todos específic*s pa** ali*har, e* </line>
<line> uma mesma un*da*e de *ensuração, as duas *ategorias de *nd*cadores, a fi* de p*opo*cionar </line>
<line> comparações e an*lises *ais abr*n*en*es. </line>
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<line> J. A. B. Santos </line>
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<line> *) *once*ção e planejamento. </line>
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<line> X </line>
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<line> 2) anális* e inter*reta*ão d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*boração do ras*u*ho ou na *evis*o crítica do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rticipa*ão na *prova*ão d* ve*são *inal do man*scrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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