<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 3, p. 43-58, ou*. 2*20 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.*7.10.3 </line>
</par>
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<line> An*estralidades e Memórias: Plurie*i*temologi*s e *nterc**turalidade na **ucação Bási*a </line>
<line> Ancestral*ties *n* Memories: *luriepistem**ogie* and Inter*ult*ralit* i* Basic E*ucation </line>
</par>
<par>
<line> Francisco A*tô*io Nunes Neto </line>
<line> Do***r em Cultu*a e Sociedade pe*a Univers*dade Federa* da Bahia </line>
<line> Bolsist* do *rograma Nacion*l de Pós-Do*to*ado CAPE* </line>
<line> *rofess*r A*junto da Uni*e**idade Fe*eral do Sul da Bah*a </line>
<line> *-mail: xicc*7@hotmail.co* </line>
<line> Pedro Rodolpho Ju*ger* Abib </line>
<line> Doutor e* Ciê*ci*s Soc*ais Aplic*da* à *ducação p*la U*ICAMP </line>
<line> Pós-Dout*r em Estudos Lusófonos pela Uni*ersidade de Nan*e*r* L* De*ense-*ari* * </line>
<line> Pós-Doutor em Ciê*c*as So*iais pela U*iversid**e *e Lisboa </line>
<line> Professor da Fa*uldad* d* Educação ** U*ive*sidade F*deral da Ba**a </line>
<line> Superv*sor da P*squisa PN*D-CAP*S </line>
<line> E-mail: pe*rabib@gm*il.com </line>
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<line> *ndereço: F**ncisco An*ônio Nunes Net* </line>
<line> Edi*o*-Chefe: Dr. Tonny Kerle* d* Alenca* </line>
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<line> Rua do R**ovia d* Acesso para Itabuna, k* 39 - </line>
<line> Rod**gues </line>
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<line> Ferradas, Itabuna - BA, *5613-204. *rasil. </line>
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<line> Endereço: Pedro Rod*lpho J*n*ers Abib </line>
<line> A*tigo rece*ido *m *4/05/*020. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> Av. Adhemar de Barr*s, s/nº - Ondi*a, Sa*v*dor - BA, </line>
<line> *ecebida em 21/05/2020. *provado em *2/0*/*020. </line>
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<line> 401*0-110. B*asil. </line>
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<line> A*a*iado *elo sistema Tripl* Rev*ew: Desk Review a) </line>
<line> *elo Editor-Chefe; * b) **ub*e Blind Re*iew </line>
<line> (avaliaç*o ce*a por dois av*liadores d* área). </line>
<line> Revisão: Gramatical, Nor*at*va * de Formatação </line>
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<line> F. A. Nunes Neto, P. *. J. Abib </line>
<line> *4 </line>
<line> O s*nhor não sabe o que é orelha *e pau, né? É, a g*nte *omia. </line>
<line> Anci*, Comunidade Quilombola Volta *iúda. </line>
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<line> RESU** </line>
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<line> Parte integrante das análise* q** es*ão sendo **ali*ad*s ** pesquisa *o está*io pós-do*toral, </line>
<line> este a*t*go disc*te de que maneira, em que me*i*a * em quais sen*idos, através da *o**u*ç** </line>
<line> entre ancest*alidades, memória*, pl*riep*stemolo*ias e inte*cultur*lidades, é possível efetivar </line>
</par>
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<line> processo* *e produção de </line>
<line> co*hecimento </line>
<line> no contexto da *d*cação </line>
<line> bá*ica. Neste *e*t*do, as </line>
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<par>
<line> discussões e questões ap*esentad*s *o longo do </line>
<line> artigo </line>
<line> dia*ogam, de *l*uma maneira, </line>
<line> com </line>
</par>
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<line> outras an*lis*s sobre des*ol*nização a </line>
<line> d* pensament*, forma d* p*od**ão d* c*n**ciment* </line>
</par>
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<line> que, *m **álo*os p*r*anen*es co* </line>
<line> as nossas t*a**ções cu*turai* e com os **b*res popula*es </line>
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<line> que emergem e se relaci*nam com os povos e comunidades indí*enas e quilombolas, visam </line>
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<line> co*tribuir nos processos de (re)educa*ão das *elações de </line>
<line> sociabili*ades cult*rai* para q*e </line>
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<line> (*e)apr*ndamos ou (re)elaboremo* *s no*sas percep*ões enquanto *ujeitos históricos, </line>
<line> principalmente, n* *ômputo dos proces*os de (re)descoberta, i*entif*cação e fortaleci*entos </line>
<line> das identidades socioc*lturai*. O ca*po onde a pesquisa está *endo re*lizada é fo*mado pelas </line>
</par>
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<line> *omun*dade* reman*scentes </line>
<line> de quilombo Ar*ra, Volta Miúda, Helv*ci* e Rio do Sul; </line>
</par>
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<line> in*ígenas Pataxó das Al*eias Cahy, Co*umbauzinho e B*ca da Mata; e Pat*xó Hã-Hã-Hãe da </line>
<line> Aldei* *enascer loca*izadas na reg*ão Extremo Sul do esta*o *a Bahi*. N*ste texto, </line>
<line> apresento, p*rcialmen*e, um recorte da pes*uis* r**lizada nas comu*idade* remanesc*ntes de </line>
<line> *uilombo Arara e Volta M*úd* e *ndí*enas Cahy, *orumbauzinho Bo*a d* Mata * Renascer. </line>
<line> Pa*av*as-ch*ve: Ances*ra*idades. Memória*. *luriepi**emologias. Int*r*ulturalid*des. </line>
<line> *BS**ACT </line>
<line> An integral p*r* of the analyzes that are b*ing carried *ut in the rese*rch of th* Postdocto*al </line>
</par>
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<line> *rog*amme, t*is article di*cusse* how, to what extent a*d in w*at *ays, *hrough </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> c*njunct*on of *n*estry, memor*e*, pl*r*epis*emologie* and inter*ultura*ity, it is p*ssible to </line>
<line> accomplish p*ocesses of *nowledg* production in the cont**t of basic ed*cation. I* this </line>
<line> sense, the discussions and ques*ions prese*ted th**ug*out this artic*e dialo***, in som* way, </line>
<line> with *ther analyzes on t*e dec*l*nizati*n *f t*oug*t, a fo*m *f knowledge production that, in </line>
<line> p*rmanent dialo**es with our cultu*al traditio*s an* with t** p*pular know*edge that *merge </line>
<line> and relat* to *ndigenous and quilombola *eop*es and c*mmunities, a*m to contri**te to th* </line>
<line> process*s of re-*ducation of cultural sociabil*ty rel**ions so that *e can r*l***n *r *e-ela*o*ate </line>
<line> ou* perception* as h*st**ical subje*ts, mainly in the computation of *he *ro*esses of </line>
<line> (re)discovery, identi*ication and *trengthening of soci*-c*lt*ral *dentities. *he *iel* w**re the </line>
<line> researc* i* being carried out is *ormed by the remaini*g q*i*ombo co*mun*ties Arar*, *ol*a </line>
</par>
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<line> *iúda, Helvé*i* and Rio do Sul; Pata*ó In*****ous </line>
<line> peo*le from </line>
<line> the Cahy, Corumb*uzinho </line>
</par>
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<line> and Boca da Mata villages, and Pa**xó Hã-Hã-Hãe **o* the Ren*scer vil*ag* loc*t** in the </line>
</par>
<par>
<line> *x*reme so**h of the sta*e of Bahia. In this arti*le, we </line>
<line> prese**, in *a*t, an </line>
<line> *xcerpt </line>
<line> of t he </line>
</par>
<par>
<line> rese*rch carri*d out *n the remain**g quilombo c*mmunities o* Arara and V*lta *iú*a *nd *n </line>
<line> the indigenou* *e*ple of Cahy, Cor*m**uzinho, *oca d* Mat* and Ren*scer **l*age. </line>
<line> Keywor**: Ances**y. Memories. Pluriepi*temolo*ie*. Intercul*urality </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 1*, n. 10, art. 3, p. 43-*8, *ut. *020 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.*r/revista </line>
</par>
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<line> Anc**t**lidade* e Memórias: Plurie*istem*log*as e Interc*ltura*i*ad* *a Edu*ação Básica </line>
<line> 45 </line>
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<line> 1 INTRO*UÇÃ* </line>
<line> A região Extre*o *ul d* Bahi* * formada pe*as cid**es Al**baça, Car*v*la*, </line>
<line> I*irapuã, Itamaraju, It*nhén, Jucuruçu, La**d*o, Med*ir*s Ne*o, M*curi, Nova Vi*os*, Pr*do, </line>
<line> Tei*eir* ** Freitas * Vereda. É es*e o t*rritório geográfico, cenário e campo onde a pes*uisa </line>
<line> *ue possibilitou a elaboraçã* deste artigo está sen*o realizada. Trata-se d* pesquis* em </line>
<line> elaboração no e*tá**o pós-do*t*ral e q*e busca *ompreen*er *e *u* mane*ra, em que *edi*a </line>
<line> * em qu*is sentidos os sa*eres populare* trad**iona** d*s co**nidade* i*dígena* Pataxó das </line>
<line> Aldei*s C*hy, C*ru*bauz*nh* e Boca da Mata; Pataxó Hã-Hã-Hãe da A*dei* *e*ascer e das </line>
</par>
<par>
<line> comu*i*ades rema**scentes de quilo*bos rurais e </line>
<line> *rbanos Arara, Vo**a Miúda, *el*é*ia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> R * o do S ul </line>
<line> *od*m *ontrib*ir, </line>
<line> através da conj*nção da* *ncestr**idad*s, memórias, </line>
</par>
<par>
<line> *l*riepist*mologias e *ntercult*ra*idades, na *romoção *e prá*i*a* de ensin*-aprendiza*em, </line>
<line> at*avés das quais, os processos ci*ilizatório* da* com*nid*des e povo* tradi*iona*s da região </line>
</par>
<par>
<line> sejam valorizados e int*o*uzidos na pro*ução de conhecim*ntos n* *onte*to </line>
<line> da educação </line>
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<line> b*sic*. </line>
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<line> As com**idades que se cons*itu*m campo **sta pesquis* se localiz*m, </line>
<line> fundamental*e*te, nas cidad*s It*m**aju, Alco*aça e Teixeira de F*eitas e for*m del*mi*ada* </line>
<line> à medida em qu* gua**a en*re si, melhor pos*ibilid*de de *rânsi*o, * *ue, para os objetivos e </line>
<line> tempo envidado na pes*uisa de ca*po, se con*titu*u como de s*n*ula* importân*ia, haja *is*a </line>
</par>
<par>
<line> o ex**uo t*mpo </line>
<line> de doze m*ses p*ra * </line>
<line> *ealiz*ç*o da empre*ta*a que é conseguir circular por </line>
</par>
<par>
<line> aquelas cidade* * l*calidade*. </line>
</par>
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<line> A* ques*ões norteadoras da *esquisa de ca*po e q*e *oss**i*itaram </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenv**vi*ento das i**e*lo*u*ões com a*gun* m*rad*res d*s comuni*ades, f*ram: i) quais </line>
</par>
<par>
<line> são </line>
<line> as </line>
<line> cont*ibuições cult*rais que *s </line>
<line> povos indíg*nas/quilo*bolas </line>
<line> po*em nos d** para um </line>
</par>
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<line> melhor e*ten*imento sob*e quem somos?; ii) qu*is são os sab*res tr**icionais locais desta </line>
</par>
<par>
<line> comunidade?; e iii) de que maneira </line>
<line> e**es sa*ere* tra*icionais são transmitidos e*tre as </line>
</par>
<par>
<line> *iferentes gerações? Embora ao </line>
<line> longo *as i*te*loc*çõe* outras p*rguntas tenham s**o </line>
</par>
<par>
<line> lan***as, as an*eriormente a**es*ntadas fora* as questões-*ixos que nos pos*ibilitou o </line>
<line> dese*volviment* da pe*quisa e dos res*ltados a q*e ch*guei, e apres*nto, parcia*mente, neste </line>
<line> esc*ito. </line>
<line> Para * est*do das comunidades i*dígena* e q**lo*bolas d* Ex*remo Sul da Ba*ia e </line>
<line> *uas sociabilidade* *ulturais, já dispomo* de *ma literatura. Dentre es*es est*dos, os </line>
<line> Re*. FS*, Teresina PI, v. 1*, n. 1*, art. 3, p. 43-58, out. 2020 www4.fsanet.c*m.br/re*ist* </line>
</par>
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<line> F. *. Nune* *eto, P. R. *. A*ib </line>
<line> *6 </line>
</par>
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<line> elaborado* *or Alane Fraga do Carm* (20*0), Gean Paulo Gonçalve* S*ntana (2014) e Valdir </line>
<line> Nu**s *o* Santos (20**) sobre *s comunidades *em*nescent*s de quilom*os lo*alizadas em </line>
</par>
<par>
<line> Helvécia e Rio do Sul em Nova Viçosa, se const*tu*m ref*rênci*s *ingular*s </line>
<line> e </line>
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<line> *mprescindíveis; o *esmo po**-se dizer sobre </line>
<line> as *o*tribu*ções valiosa* dos </line>
<line> estudo* </line>
</par>
<par>
<line> elabo*ados por *aria Geovanda Bat*sta (*0*0) e *elânia Thom*z*ne Porto (*019) sobre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Pataxó. En*retanto, face a imensidã* da*uel*s t*rritórios, *utras pes*uisa* </line>
<line> e </line>
<line> estudos </line>
</par>
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<line> certamente *ont*ibuirão para melho* co*hecê-los. </line>
</par>
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<line> 2 *EF*RENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
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<line> No âmbito *as dis*ussões sobre ancestralidades, mem*rias, pluriepi*t*mo*ogias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> intercul*ur*lidades, d*al*gamos com os es*udos **a**rados por Anibal Quijano (20*5), Daniel </line>
<line> Mato (20*9), Catherine Walsh (2009, 2017), Mun*z S*dré (2017), *edro Rodolpho Jungers </line>
<line> Abib (2019), *entre o*tro* deste c**po d* produçã* d* conhec*me*tos *ue tem fome*tado a </line>
<line> r*a*iz*ção *e pesquisas e est*dos na seara dos *studos Culturais e do Pens*m*nto *ecolon*al. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> *roje*o de pesq*isa inic*a* intitulado "Descolonizar </line>
<line> a </line>
<line> cult*ra: *s </line>
<line> *est*es </line>
<line> e as </line>
</par>
<par>
<line> mestras d*s saberes pop*la*e* tr*dic*ona** na *scola Bás*ca e *s práticas socioed*cativas no </line>
<line> Extremo Sul d* *ahia" foi a*rovado no Edit*l In***no nº 02/2*19 *a Seleção de </line>
<line> Candid*tos(as) p*ra a Bolsa P*PD/C*PES *o P*ograma *e Pós-*raduação em Educa*ão da </line>
<line> Universidade F*deral d* Bahia, *ara um período de 12 (do*e) meses contados a partir de m*io </line>
<line> de 2019. *essa maneira, a pes*uisa e os estu*os q*e de*a em*rgirão, vis** contribuir na* </line>
</par>
<par>
<line> discussões sobre a reed*cação das r**açõ*s de </line>
<line> soci*bilidades *ul*urais a *artir d* introdução </line>
</par>
<par>
<line> do pensa*ento pluriepis*êmico * d* *bo*dag*m int**cultural na educ*ção **sica. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> objetivo central que moviment* essa </line>
<line> pesquisa - toma*do como refe*ências as </line>
</par>
<par>
<line> e*tratégias ep*s*emológic*s e as **rança* i*telec*uais indígenas e quilom*o*a* - </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **oble*atizar sobre como i*troduz*-la* e valorizá-las nos c*ntex*o* de ensino-aprendizagem </line>
</par>
<par>
<line> n* ed*cação bá*ic* *ode*á contribuir </line>
<line> nos proces*os de (*e)*escoberta e </line>
<line> fortalec*mento </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> no*sas identid*d*s s**iocu*tur*is e, </line>
<line> quiçá, também contribuir para que a*guns *olegas </line>
</par>
<par>
<line> revis*tem as *uas práticas d**en*es de tal manei*a que as nossas d*versidades e singularidad*s </line>
</par>
<par>
<line> cul**rais </line>
<line> possam ser melhor abord*d*s no *ontex*o de uma sala de </line>
<line> aula, mas n*o </line>
</par>
<par>
<line> exclusi*amente nelas. </line>
</par>
<par>
<line> Neste **ntexto his*órico no qual tanto se tem promovido o *esmantelo, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sucateamento, * desvalorização da ciên*ia e da produção de </line>
<line> conh*cimen*o, estamos </line>
</par>
<par>
<line> pre*i*a*** rea*ren*er a ser e, *ara que isso ocorra, teremos que </line>
<line> nos (re)conectar co* as </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, *rt. *, p. 43-58, out. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.co*.*r/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **c*stral*d*des * Memórias: Plu**epistemo*ogias e *ntercu*tu*alidade na Edu*ação Básica </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> nossas tr*diçõe* cu*turais reconhec*ndo-as e v*l*rizan*o-as. Heranças cu*turais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pluriepistêmicas que poder*o, nes*es te*pos tã* som*rios, nos (re)c*nectar c*m a *atureza tal </line>
</par>
<par>
<line> como pra*icam os povos indígenas, t*l co** </line>
<line> praticam as *opu*açõe* re*a*e*cen*e* de </line>
</par>
<par>
<line> quilombos *urais e urban**. </line>
</par>
<par>
<line> Na pes*uis* *e campo, as in*erlocuçõ*s foram registr*das atr*vés de *uportes </line>
</par>
<par>
<line> audiovisuais port*t**s </line>
<line> e, neste t*xto, tr*chos de a*guns *e*istros são apresentados. Nes*e </line>
</par>
<par>
<line> e***ito, optei por não rev*lar nominalmente as *e*soas com *s quais *ialog*e* *ar* que </line>
<line> mant*nham as *uas identida*es pr***rvadas. *ntretanto, no docum*ntário e* elaboração, </line>
</par>
<par>
<line> par*e inte*r**te dos resultado* dessa *e*quisa, os/as inte*locuto*es também *erão as </line>
<line> suas </line>
</par>
<par>
<line> contr*buições aí registradas. </line>
</par>
<par>
<line> Em u* estudo anterior (NUNES NETO, *016) argumentei *obre a i*portân*ia d* </line>
</par>
<par>
<line> formação prof*ssio*a* continu*da no âmbito do ensino *a* relaçõ*s e </line>
<line> ét*ic*-raciais </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> ente*der que, mesmo em dec*rrênc*a da cria*ão *entros de </line>
<line> Pesquisas, Pr*gramas d* Pós- </line>
</par>
<par>
<line> G*a*uação, cu*sos de *rad*ação e de extensão univ*r*it*rias no Br*sil, a*nda ha*eremos de </line>
</par>
<par>
<line> percorrer um </line>
<line> lo*go * </line>
<line> caminho </line>
<line> par* q*e o re*ultado *es*as f*rmações </line>
<line> e qualific*ções </line>
</par>
<par>
<line> profissiona*s reverberem. D*zendo de outra ma*eira, ainda que *o*statemos haver *m diversas </line>
</par>
<par>
<line> r*giõ*s </line>
<line> e </line>
<line> cidades *o paí* * </line>
<line> formação e a </line>
<line> qualificaçã* dos </line>
<line> quadro* profi**iona*s docentes no </line>
</par>
<par>
<line> c*mpo da produçã* de conhecimento do ensino das rel*ções étnico-rac*ais, o cotidiano das </line>
<line> salas de aulas e dos espaço* *ont**uos a elas ainda é marca*o p**a sub*ugação e inferiorização </line>
<line> das diferenças, principalmente quando os d*fe*e*tes *ão as pessoas i*d*genas e ne*ras. *essa </line>
<line> maneira, </line>
<line> em ambos os casos, as h*stórias dessas populações re*istra* a*õ*s torpes e </line>
<line> p*rv*rsas acionadas par* sabotar cul**ralment* a* memórias, a* hist**ias, os </line>
<line> processos civ*l*zatórios e as formas de se*-est*r no mundo de parcelas sign*fica*ivas </line>
<line> da *opulaç*o que, no Brasil, sempre foram empurradas para debaixo do tapete de </line>
<line> uma h*stória nacional fo*jada. (NU*ES *ETO, 20*9, *. *0). </line>
<line> D*sse *odo, as contribuições que objetiv* conf*rir com est* art*go *n*entam somar-se </line>
<line> a outras elabo*ada* s*br* este **mp* de produção d* conh**imento. *assemos * el*s. </line>
<line> 3 RES*LTADOS E DISCUSSÇÕES </line>
<line> 3.* A**estralidades, me*óri*s, pluriepi*temologias e intercultu*al*da*es entre indígenas </line>
<line> e qu*lombolas *o Extremo S*l da Bahia </line>
<line> No âmbito das pesquis*s e do* estud*s el*borados nas C**ncias Hu*ana*, dispomos </line>
<line> de va*iegada literat*ra sobre as ca*egoria* analíti**s, ancestr*lidades, memórias, </line>
<line> Re*. FSA, T*re*i*a PI, v. *7, n. *0, art. 3, p. 43-58, out. 20*0 www4.f**net.c*m.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. A. Nunes Neto, *. R. J. *bib </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> p*urie*ist*mol*gias e int*rcu*turalidade. Co*tri*uições para os *st*dos das humanid*des que </line>
<line> em*rgiram das re*o*mulações teór*cas operacionaliz*das na* Humanidades, so*retudo, </line>
<line> daquelas ina**uradas *o séc**o anterior *obre *s di*logos *nterdisci*lin*res. </line>
</par>
<par>
<line> *os nossos dias, essas *a*ego*ias **alít*ca* con*inuam moti*and* a </line>
<line> prod**ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimento* e se co*stit*e* *omo esteios atra*** dos q*ais se tem **omovido a r*alização </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> outras *nvest*da* d* pesqui*a. **ste artig*, as catego*ias de anál*se ancestralidades, </line>
</par>
<par>
<line> memória*, pluri*pistemol**ias e i*te*culturalidades sã* toma*as em *onjunção par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*tendimento e prob*ematização das es**atégias epistemol*gicas e d*s cont*ibuições </line>
<line> *ntelectuais do* povos indígena* *ataxó e Pataxó *ã-Hã-H*e * *as p*p*l**ões *ema***centes </line>
</par>
<par>
<line> de quilom*os localizadas no Extre** Sul da Bahia. For*as se ser-esta*-pensar-se*tir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mu*do que, a rigo*, </line>
<line> não foram e/ou são estrutu*antes das con**pções de currículo e en*ino </line>
</par>
<par>
<line> praticadas na </line>
<line> histór*a ed**ação de*te país, </line>
<line> não por </line>
<line> acaso, </line>
<line> *e constituem </line>
<line> temas das </line>
</par>
<par>
<line> d*terminações e p*eco*izaçõe* das Leis 10.639/0* e **.645/08. </line>
</par>
<par>
<line> No mun*cípio Prado, em Cumuru*atiba, durante a pesquisa de campo realizada </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Al*e*a Cahy, </line>
<line> uma lider*nça indígena **t*xó *emem**ando as histórias da c*mu*idade e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> povo e refletind* sobr* o seu entend*mento c*m *elação a Lei 11.645/08 analisou *ue </line>
</par>
<par>
<line> [...] * gente sabe qu* há *m *ontexto, a*sim, dentro </line>
<line> de**as lei* *u* a gente nunca </line>
</par>
<par>
<line> *onsegue realmente fazer *l* val*r como ** deve. E, pra início de conversa (...) nó* </line>
<line> tod*s sabe*os qu*, e eu fa** c*mo indígena por experiência própria, n*? Q*e tudo </line>
<line> con*uista*o *té aqui, f*i *ruto de lu*a, de pessoas, *ntepassa*os nossos *e muito </line>
<line> tempo. Fruto es*e qu* *** conquis*ado através d* san*ue *erramado, né? Através d* </line>
<line> matan**s (...) dentro de comunidades indí*ena. (Campo, 16 de julho de 20**). </line>
<line> Difere*tement* *o *u* muitas pesso*s ainda a*redit*m * pr*p*gam sobr* *omo vivem </line>
</par>
<par>
<line> e pens*m o* povos in*ígenas, em que pese </line>
<line> tais ignor*nci*s, os de*c*nd*ntes dos povos </line>
</par>
<par>
<line> or*g*nários ame*índios, sobre**do nos </line>
<line> ú*timos ci***enta anos, pro*u**ram **tra*égias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> autopro*eç*o e - como na fo*mulação que ut*lizam - aprenderam a lidar c** o "mundo *o* </line>
</par>
<par>
<line> bra*co*", e </line>
<line> isso implicou no aprendiza*o de uma outra cultura, meio atrav*s *o qual, das </line>
</par>
<par>
<line> *ncontávei* aldeias e comu*idades </line>
<line> espa**adas pelo país e*tre os povos que a* ha*itam, * </line>
</par>
<par>
<line> emergiram nomes expressivos *u* se notabilizaram como ativistas, defe*sores * intelectuais </line>
<line> *a **fesa dos direi*os *ndíge**s, *odendo aq*i serem c*tados o Cac*que Rao** Met*k*ire </line>
</par>
<par>
<line> (Caiapó), Ai*ton *lv*s Lacerda Krenak (Kr**ak), </line>
<line> Sonia Guajajar* (Arariboia), Rosiv*ldo </line>
</par>
<par>
<line> Ferreira *a Silva, *ac*que Babau (Tu*inam*á), Edson Kayapó (Ka*ap*), dentre algumas o </line>
<line> outras lide*anças q*e, com os pés fincados em suas tradições cultur*is, *aí*am de suas aldeias </line>
<line> e, no "mundo dos brancos", apr*nderam com* este fu**iona, para, inclusive, se pro*eg*r e/ou </line>
<line> tentar mi*i*izar * ma*ança e o ex*ermíni* a que continu*m *ubmetido*. </line>
<line> *ev. FS*, Teresina, v. *7, n. 10, art. 3, p. *3-*8, out. 2*20 w*w4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ance*tralidades * Mem*rias: Pluriepistemologias e Intercultu*ali*ade na Educação Básica </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> Por outro lado, "se ap*opriar" do "*u*do dos br*n*os" em nad* se refere a to*á-lo </line>
<line> como re**rência p*r* si, co*o se fizessem *arte deste un*verso cu*tural esquecendo de suas </line>
<line> or*gens. Ao contrário, *uan*o m*is imersos no univer*o cultu*al *ar*-al*m de suas aldeias nas </line>
<line> cidades *i*cu*vizinha* ou em outras, mais forta*ece* as s*a* identidades *oc*ocultur*is e sua* </line>
<line> *onsciên*i*s humanitár*as, principalmente, qu**do as áreas o*de habitam se c*nstit*em a*vos </line>
<line> da expansão, ocupação e *n*eress*s ca*italistas. Nes*es t*rmos, </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] </line>
<line> o fato é </line>
<line> q*e, nos a**s 70, *o***ou </line>
<line> um *roc*s*o de e*propriação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dest*rrito*ialização dos Pataxó que veio culminar na lu*a </line>
<line> pel* te*ra e que se fez </line>
</par>
<par>
<line> vi*oriosa *m 1986. F*i qu*nd* o Estado brasileiro *espon*eu </line>
<line> com a Reforma </line>
</par>
<par>
<line> Agrária, com o parcelame*to e </line>
<line> a demarcação dos lotes de re*orma **rária, </line>
</par>
<par>
<line> transformando em assent*da cada família Pataxó que participou do movimento *e </line>
<line> luta. Sua iden*idade *ata*ó foi **mp*esm**te ignor*da no cont*xto e, em lugar dela, </line>
<line> veio uma cara nova, uma identidade \nacio*al\. (BATISTA, 20**, p. 09). </line>
</par>
<par>
<line> U* povo cuja pres*nça já tivera sido registrada, des*e o séc**o </line>
<line> XIX, atrav*s das </line>
</par>
<par>
<line> *entes * *nota*ões elaboradas por *ronistas e vi*jantes europeus em passagem p*** região do </line>
<line> Ex**emo Sul da Bahia entre 1815 * 1*20, (BAT*STA, 2010, *. 6). L*go, a existência Pataxó </line>
<line> a*ravessa sucessivas gerações na h*stória do *rasi*. *este sentido, os "*ntepassados nossos de </line>
<line> muito tem*o" evocados *ela liderança indí*ena da Aldeia Ca*y r**resenta a sua </line>
<line> a*cestralidade e as lut*s por e*es tr*vadas *ela sobrevivência do se* p*vo, herança motriz que </line>
</par>
<par>
<line> *em fomentado na contemporane*da*e ímpeto e a c*ragem n* enfrentamento dos s*us * </line>
<line> *ireitos. C*nt*nuando, a me*ma lid*rança registrou que, </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] </line>
<line> o mais *n*er*ssant* é q*e esses jove*s estão vendo </line>
<line> que e**a lu*a *ão, não é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> lu*a pe*o dinheiro, n*o é a luta por um salári*, é um* luta por um be* maior *u* é </line>
<line> pro mundo, que é pro Br*sil *orque já foi feito a pesquisa e *u vi q*e a *aioria d*s </line>
<line> brasileir*s são indígena * af*o. (Ca*po. Aldeia C*hy, *6 *e jul*o de 2019) . </line>
<line> A consciência sobre *i, m*s nã* apen*s *ara si, v*iculada na e*pressão "p*rente", </line>
</par>
<par>
<line> fo*m* de tratame**o indígena </line>
<line> ind*pendentemente das *amílias qu* per**nçam, é bastante </line>
</par>
<par>
<line> singular. *ode ser l**o como ent*n*em * pratic*m *uas *xistências em c*nexão para-além do </line>
</par>
<par>
<line> chão </line>
<line> de suas aldeias * em u*a relação profícua de r***eit*, valo*ização, cuidado * s*nt*nia </line>
</par>
<par>
<line> com a natureza, de onde se alimentam espiri*u*l e materialmente. A naturez*-casa indíge*a </line>
</par>
<par>
<line> lhe* </line>
<line> pos*ibilita continuar exist*ndo em *ue pe*e os ataq*es e pr*ticas de ex*erm**io </line>
</par>
<par>
<line> co*stante*. A* en*o*tram o* meio* nece*sários para, entre as di**intas *e*ações, manter*m </line>
</par>
<par>
<line> acesas *s chamas de s*as cultura*, </line>
<line> acionando para isso, as sua* heranç*s an*estrais </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina PI, v. *7, n. 10, art. 3, p. 43-58, *ut. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. A. *unes Neto, P. R. J. Ab*b </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> intelectuais, sabere* tradic**nais * que *emos praticado c**o epistemologias, formas de ser- </line>
<line> *star-s*n*ir-pensar o mundo que con**ta suas memór*as e histórias. </line>
<line> As práticas culturais indíg*nas de ensi**-aprendizagem, *or **o serem cartesia*as, </line>
<line> integra os e*e*en*os ** na*urez* ao e*tor*o. Em alg*mas a**eias bras*l*ir*s é possível </line>
<line> ob*er*ar a *xistência de *scolas. Nelas - como no Colé*io Estadual *ndíge*a de </line>
<line> Corumba*z*nho -, ain*a que os estudante* a*essem temas e conteú*o* comume*te adotad*s </line>
<line> nas esco*as nã*-*ndí*en*s, as *r**icas culturais in*ígenas são aborda*as nos compon*ntes </line>
<line> cu*riculares **nvencionais ou em outros c*iado* para *ssa fi*alid*de. Em uma conversa c*m </line>
<line> *ma liderança **dígena que * ta*bém gestor da*uel* e*col*, *le obs*rvou que, </line>
</par>
<par>
<line> [...] Então, vamos lá. É... sabemos *ue questão da *ei 11.6*5 *, u*a lei que está a </line>
<line> p*evi**a, u*a lei que está prevista e deve ser *rabalhada nas es*olas não-indíge**s. </line>
</par>
<par>
<line> Poré*, nós </line>
<line> encontr*mo* muitas dificu*dade* para qu* essa lei ela seja *e f*to </line>
</par>
<par>
<line> trabalhada *essa* *sco*as, o índi*, </line>
<line> ele é trat*do co** o ín*io de 1500. Não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> c*nsiderado pro**gonista da *istória e, muitas vezes, ele é vi*to ape*as *om o o*har </line>
</par>
<par>
<line> do colo*iza*or. Então, par* que </line>
<line> essa </line>
<line> vis*o estereotipada s*bre o índ*o seja, </line>
</par>
<par>
<line> *es**nstruída, é neces*ár** que a*pectos cultur**s e questões q*e envolvam os </line>
</par>
<par>
<line> saberes *ndíge*as nas es*olas </line>
<line> não-ind*genas sej*m é, também *rabalhados, </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> ex*mp*o, tem*s </line>
<line> os con*eci**nto* t*ad*cionais d* paj*, das benzedei*as, que são </line>
</par>
<par>
<line> conhecimentos que são feitos n*s com*nidades indígenas </line>
<line> e que é impo*tan** </line>
</par>
<par>
<line> *ambém que sej* passado pra as escolas não-indígenas, que são conhecimentos *ue </line>
</par>
<par>
<line> podem ser *raba*hado* d* ma*eiras interdi*ciplinare*, em div**sas </line>
<line> di*cipli*as, </line>
<line> é, </line>
</par>
<par>
<line> m*is especificamente, talve* em ci*ncias (...). Is** não impede que outras *isci*linas </line>
</par>
<par>
<line> tamb*m </line>
<line> p*ssam tá trabalhando (...) p*r </line>
<line> exemplo, no p*rtu*uês t*abalhar gêneros </line>
</par>
<par>
<line> t*x*uais, com bulas, receit*s, den*re outras co*sas. Em relaçã* * questão dos </line>
<line> artesanatos, t**to d* madeira qu*nto *e cerâmi*a, também po*e ser trabalha*o* nas </line>
</par>
<par>
<line> aul*s d* artes, os artes*nat*s i*d*ge*as, as </line>
<line> cultu*as, os caia*ue*, cox*s (sic.), </line>
</par>
<par>
<line> g*me*a*, né? Trabalhar nas artes, trabalhar na m*te**tic*, n*s formas geométr*cas, </line>
</par>
<par>
<line> como o *ormato *edondo, o formato quadrado. Então, os </line>
<line> conhecim*ntos indígenas </line>
</par>
<par>
<line> ele* podem sim </line>
<line> ser trab*lhados nas *s*ola* n*o-indígenas, a fo**a de *az*r um* </line>
</par>
<par>
<line> cerâmica, den*re o*tras co**as. </line>
<line> Pint**a* indígenas, formas geométricas, pode ser </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadas ** matemátic*, ques*ões com* o tipo de fruta *ue foi uti*iz*do p** fazer </line>
</par>
<par>
<line> aq*ela tint*, *é? Pode ser trabalhado </line>
<line> nas ciê*cias e demais disc*plinas também, </line>
</par>
<par>
<line> inclu*ive, *s *emais ad*reços </line>
<line> indígenas como </line>
<line> os cocar**, o* tipos *e ave* </line>
<line> *ue são </line>
</par>
<par>
<line> uti*izad*s para fazer os c***re*, os tipo* de *ement*s que são utili*ados **a fazer o* </line>
<line> colares, tipo d* coc* *ue f*z *ara*á ou tipo de cabaça. Então, todos ess*s as*ec*os </line>
</par>
<par>
<line> *odem se* *r**a*hados nas </line>
<line> escola* não-indígenas </line>
<line> pa*a ***, d* f*to, a rea*idade </line>
</par>
<par>
<line> i*dígena seja execut*da </line>
<line> nas </line>
<line> escola*. No *ue se refere a questão </line>
<line> da </line>
<line> agricul*ura, os </line>
</par>
<par>
<line> tipos de plant*os, mandioca, pri*c*pa*mente, a forma *omo ela é produzid* pelas a </line>
</par>
<par>
<line> comu*idade* indígena*, *esde </line>
<line> o plantio *t* a col*eit*, e o process**e*to na </line>
</par>
<par>
<line> farinh*ira é algo i*ter*s*an*e pra ser t**balhad* na sala d* au*a também de ge*grafia. </line>
</par>
<par>
<line> E*sa i*dus*rializa*ão </line>
<line> do setor primário, secu*dário, </line>
<line> terc*ário é intere*sa*te </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> c*ências, o tipo d* plant*ção. Ta*bé* a q*estão *a arquit**ura das c*sas indígen*s, </line>
<line> o formato, das casas ind*ge*as, de tai*a, outr*s já, ap*nas *asas de pa*ha, o*tras de </line>
<line> mad*ira, *é? Uns *o*mat*s **e s*o, pri*c**alm*nte, em alg**as *ldeias, o formato </line>
<line> qua*r*do, mas, ex**te ald*ias qu* *reservam mais essa q*estão da ar*uitetura q*e é </line>
<line> um formato ma*s re**ndo. Então, são muitas coisas que pode* se* *rabalhadas nas </line>
<line> *scola* não-indí*enas refere*te aos indígenas. Também, o **i* ambiente, *omo que </line>
<line> é a pre*ervação dos ri*s pelo* indígenas, a questão *os lixo*, a *ues*ão das matas, a </line>
<line> questão da *res*rvaç*o ambien*al e a*é me*mo, o m*nejo sustentáve* desses recurs*s </line>
</par>
<par>
<line> p ar * </line>
<line> que o meio </line>
<line> amb*e*te p*rmaneça como *le *, permaneça de </line>
<line> um* </line>
<line> forma </line>
<line> **e </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 17, n. *0, art. 3, p. 43-58, out. 20*0 </line>
<line> www*.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ancest*alid*des e Memórias: Pluriep*stemologias e In*e*culturali*ade *a Educ*ção *ásica </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> *ossa tá me*horando a saúde da *opulação. (Campo. Lideran*a Pat*xó, Aldeia </line>
<line> Corumb*uzinho, 25 de setembr* de 2019). </line>
<line> Na Al*e*a Cahy, o *olég*o Estadu*l Indí*ena Kijetxaw* Zabelê *esenvol*e um </line>
<line> trabalho peda*ógic* volta*o tanto para os in*ígenas quanto **ra os não-indígena*, inclusive, </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> um mater*al di*áti*o utilizado no processo de ensino-aprendizagem elaborado por </line>
</par>
<par>
<line> alg*mas lid*ranças i*d*genas em parceria com um *ru*o de art*stas, (CA*TRO e F*N*ECA, </line>
</par>
<par>
<line> 201*). *a Aldeia Boca *a Mata, a Es*o*a Indíge*a Pataxó Boca d* Mata, me chamou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atençã* *es*e a*quitetura do p**dio, cujo pátio *entral *exa*onal é m*limetricamente ornado </line>
</par>
<par>
<line> c*m el*ment*s </line>
<line> *ultu*a*s p*taxó; até a manei*a como articulam, nos mate**ai* didático* </line>
</par>
<par>
<line> elabo*ado* </line>
<line> ou adaptados, o* conhe*imento* anc*stra*s aos temas e </line>
<line> *on*eúdos pra*ic*dos nas </line>
</par>
<par>
<line> e*colas nã*-indíg*nas. *egundo info*mad*, </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] </line>
<line> a con*t*ução desse conhecimento é feit* </line>
<line> sucessivamente, além *o </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimento que *ambém os alunos já tem com o* se*s pais, que acaba ajuda*do </line>
<line> (...) Nós temos que ade*uar os materiais d*d*ticos que nós *ec*be, nossos liv*os, *é? </line>
<line> Nossa matri* c*rr*cul*r **s t*m que ad*quar, *or quê? Nós tem tanta coisa </line>
<line> riqu*ss*ma aqui (...) Co*st*uir um texto voltad* **a **a com*n*dade, qu* fo*ma ela </line>
<line> *, quem *ora nela, o que * *ue *e p**nt* nela, qual é a v*da ec*nô*ica de*sa </line>
<line> comunidade, vamos *screver s*bre ela, produz*r um texto, desenha* nossa re*lid*de, </line>
<line> n* nosso material didático, porque nós nã* vamos ter um material específic* não, </line>
<line> n*n*a vamos ter, p*rque nu*ca vam*s ter *ondição de **oduzir e reproduzir p*a </line>
</par>
<par>
<line> distribuir n*s escola* não-indígenas (...) </line>
<line> É tan*o que nossa educação escolar </line>
</par>
<par>
<line> *ndígena, *l* t*abalha um p* na c*muni*ade e um pé lá *ora da com*n*dade. Então, </line>
<line> são doi* pés que nós te*os, né? (C*mpo. Liderança P*taxó, A*de*a *oc* da M**a, </line>
<line> ** de dezembro de 2*19). </line>
<line> À medida em qu* fui ime*gindo no *a**o para a realização da pes*uisa e em contato </line>
<line> com os i*dígen*s d*s aldeias onde estive, notei em cada uma delas que, à revelia *o *ue </line>
<line> muitas *ess*as p*opala* s*br* o estad* de atraso em que vivem, e t*man*o a ci**ção anteri*r </line>
<line> com* ref*rên*ia, me parece qu* os povos indígenas *s*ão mais em sintonia com as </line>
<line> pl*ralidades c*lturais *o **e os nã*-indí*enas. Estar com um pé *a com**idade e o***o fora </line>
</par>
<par>
<line> dela m* par*ce signific*r estar atento e con*ctado, literalmente, </line>
<line> com o*tras formas cultur*i* </line>
</par>
<par>
<line> de existência. Nessa pers*ectiva, a dizima*ão a q*e ai*da estã* submetidos, se r*laciona, em </line>
<line> primeira instâ**i*, c*m * perversa co*oniz***o pra*icada e s*us desd*brame*tos, r*gist*a*do- </line>
</par>
<par>
<line> s* </line>
<line> aí q*e, inúmeras gerações indígenas que (**bre)vivem quase que sem ne**um amparo </line>
</par>
<par>
<line> legal. </line>
<line> Em decorrência do processo de formação soc*o*ult*ral brasileiro, o não aprendiz*do, </line>
</par>
<par>
<line> desde out*ora, d*s dife*en**s cultu*ais, valo*iza*do-a*, possibili*ou *ue, ao longo des**s cinco </line>
<line> séculos, * sociedade que daí se originou, te* uma bruta* dificuldade em reconh*cer e *e***itar </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 17, n. *0, art. 3, p. 4*-58, out. 202* ww*4.fsanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. A. Nunes *eto, P. R. J. Abib </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> a diferen*a. Nest* sentid*, pa*a q*e </line>
<line> cons*gamo* contr*buir na reversão *essa perve*s* </line>
</par>
<par>
<line> realidade, a educaç**, as escolas e as práticas docentes pre**sam *ntroduzir *m b**es mais </line>
<line> signi*icativ**, as heranças culturais anc*s**ais dos po*os origin*rios e afro-*u*lombolas </line>
<line> porque </line>
<line> [...] o reconhecimento a ge*te faz com os alunos em sal* de au*a (...) A histó*** que </line>
<line> t*m em livro, não é a verdadeira h*stóri*. Então, a história que tem no livro, ela * um </line>
<line> conto de fada e a gen*e não gos**ria que continuasse *ssim, a gent* go*taria que ela </line>
</par>
<par>
<line> seria contada na realida*e </line>
<line> (...) * *scola nã*-indíge*a **a bu*casse leva* os al*nos </line>
</par>
<par>
<line> indígenas lá e trouxesse *s dela ta*bé* *ra *scola *ndígena. Um período, um </line>
</par>
<par>
<line> tempo, a*é </line>
<line> ficasse t**ba*hando </line>
<line> de*tro da aldeia (...) É *a conv*vê*cia que </line>
<line> el*s *a </line>
</par>
<par>
<line> aprende*. P*r*ue as vezes *les vê o indígena difer**te (...) A *ente vai falar da nossa </line>
<line> c*lt*ra aonde a e**c*ção **o-*ndíg*na n*o vai f*l*r (...) Assim como o indígena *ai </line>
<line> lá pra fo*a, o b*a*co pode vi* pra d*ntro da alde*a. Então, é e*sa parte que *u q*eria </line>
</par>
<par>
<line> que tivesse uma parcer*a, uma gra**e parceria </line>
<line> pra * r*conhecimento (...) Porque </line>
</par>
<par>
<line> t*dos são i**ais. A gente quer *prender juntos com os quilombolas, *s quilomb*las </line>
<line> co* *s indíge*as, e os n*o-ind*g**as também pudess* faze* par*e (...) Se *olocou </line>
</par>
<par>
<line> uma l*i, *u* fizesse </line>
<line> cumprir co* a obri**ç*o, com o reconhecimento, porque não </line>
</par>
<par>
<line> adiante ter só o ar*igo o e </line>
<line> núme*o e n*o fazer cumprir. (*a*po. L**er *a*axó Hã- </line>
</par>
<par>
<line> *ã-Hãe, Aldeia Renascer, 03 de *ezembro de 2019). </line>
<line> Se ampliássemo* as nos*as lentes *e**a*os *u*, n* perspectiva dos povos i**íge*as, </line>
<line> dev*ríamos p*rceber que "*ma cida*ania q*e não é apenas u* direito de ordem sociopo*ítica, </line>
<line> se *onstr*i também pela prob*ematização t*órico-*o*ítica *e su* **ticulação com *s questões </line>
<line> s*ciais", (PORT*, 2019, p. 96). </line>
<line> Nas comunid*des rura*s e urban*s remanescentes d* quilombos do Extremo Su* da </line>
<line> B*hia, em função *a cul*ura do euc*li*to *nt*oduzida na região na segund* metade *o século </line>
</par>
<par>
<line> XX *os impac*os desastro*os e </line>
<line> ocasion*dos pelas multinacion*is aí instalada*, inúm*ras </line>
</par>
<par>
<line> famíli*s negras fora* desap*opri*das, inclus**e porq*e desconhe*iam os se*s d**eitos c*mo </line>
</par>
<par>
<line> desce*dentes qu*lombolas, condi**o que passou ser reso**ida no início do a </line>
<line> século XXI </line>
</par>
<par>
<line> quan*o da a*uação d* Fundaçã* Palmar*s, ó**ão do e*tinto Minist*r*o d* Cu**ura, nas regiões </line>
<line> e loca*id*des onde *e regist*a a presen*a desses g*upos familiares que passaram a reconhece*- </line>
<line> se como q**lombolas. Durante *s i*vestidas d* campo re*lizada* ao lo*go das pesquisa* do </line>
</par>
<par>
<line> e**ágio *ós-d*ut*ral e **s interlocuções com </line>
<line> o* *ntigos moradores </line>
<line> das c*munidade* </line>
</par>
<par>
<line> rema**scen*es de qu**omb*s para melhor conhecê-las, a**avés dos seus arq*ivo* de m*mór*a </line>
</par>
<par>
<line> pude acessar passagens histórica* daquelas c**unidades qu* ainda **de* re***ar </line>
<line> inúmera* </line>
</par>
<par>
<line> out*as pesquisas. Remem*r*ndo a Comunidade Ara** de s*a inf**cia, um *enhor o*t*genário </line>
<line> lembra que, </line>
</par>
<par>
<line> [...] naquele **mpo *inguém tinha sapato, papai fazia aq**la* "pr*catas" (*ic.) de </line>
</par>
<par>
<line> *o*ro **u pra anda*, pr* pod*r ir tr*ba*har (...) me lem*r* que eu *alav* assim: eu </line>
</par>
<par>
<line> vou ma**ar papai f*zer uma "pes*ata" </line>
<line> pra mim, *sso daí eu me l*mbro be* (...) </line>
</par>
<par>
<line> como meu </line>
<line> pai nã* ti*ha c*ndições de pagar ningu*m, fez a </line>
<line> prime**a roça, ai </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, **resina, v. 17, n. 10, art. 3, *. 43-58, out. *020 </line>
<line> www4.fsane*.*om.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*c*strali*a*es e Mem*r*as: Plu*iepi*temologias e Inte*cul**ralid*de na Educaçã* Básica </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> "prantou", fez na raça, </line>
<line> "p*antou" feijão, </line>
<line> "prantou" mi*ho, "*rantou" banana, </line>
</par>
<par>
<line> "prant*u" cana, "pr**tou" c**au e a gente ti*ha de um "ca*o" (si*.) de tudo *ue era </line>
<line> de alim*nto, *ós ti**a *e cada co*sa u* pouq*inho (...) a brincad*ira era cavalo de </line>
<line> pau, depois q*e ve*o o ba*le (sic.), o *amba, o batuque (...) a *rimeira e*cola q*e teve </line>
</par>
<par>
<line> aqui *essa comun**ad* f*i ali *nde é a sed* d* Sar*iva (...) a* festas e*a *ais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ent* grande (...) a gente assisti* mais era *uando vinha a brinc*deira de R*i* (...) ou </line>
</par>
<par>
<line> quando tinha a**um b*ile *a </line>
<line> casa de al*um p*rente, *u quando tinha um *amba </line>
</par>
<par>
<line> também, um "taipe de casa" (sic.) *í as vezes a gente i* no meio junto com nossos </line>
</par>
<par>
<line> pais e participava daque*e mov*mento (...) é, *rincadeira d* Re*s é </line>
<line> bonito (...) ah, </line>
</par>
<par>
<line> você já *uviu </line>
<line> f*lar na marujada? Era aqu**e tip*, só que era no sis*ema mais </line>
</par>
<par>
<line> difer*n*e, ali ti*ha as "contra-dança" (*ic.) t*nha seus cânticos *e Reis e *inha o "boi </line>
<line> janeiro" (sic.) (...) mas hoje em di* ninguém se le***a mais, o de*env*lvimento </line>
<line> ch*gou e aí as coisas, aqu*l** coisas *ue a ge**e podia, h*je em dia n*o pod* (...) *u </line>
</par>
<par>
<line> tô *e referin*o a* *esenvolvimento em pr*meir* lugar na educação, em </line>
<line> s*gundo </line>
</par>
<par>
<line> lu*ar nos m*ios *e </line>
<line> comunicação </line>
<line> atrav** de *stradas e em terceiro lugar com o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento dos eletrônic*s, pra mim são es*as três questões. (Campo. *ncião, </line>
<line> Comu*idade Arara, 09 d* jul*o d* 2019) . </line>
<line> Da mane*ra como elaborados e nos possibilitado acessa*, os fragmentos dos arquivos </line>
<line> da memó**a remonta, alea**ria**nt*, épocas *ividas, recordaç*es * se co**ti*ui como um t*po </line>
<line> de reg**tro p*ivi*e*i*do q*e o* livro* e d*m*is mat*riais didáticos não alcançam. Diz*ndo de </line>
</par>
<par>
<line> outra *aneira, *or exemplo, n* perspect*va da micro-história (GINZBUR*, 19*6) </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> arquivos d* mem*ria *o* </line>
<line> po**ibilita *m a*rendizad* da hist*ria que, p*rtindo </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> si*gularid*des indi*i*uais, nos poss*bilita compree*der um **upo social *u uma so*iedade </line>
<line> como um todo. Ou, como *b*e*vado po* Muniz Sod*é, </line>
<line> [...] num espaço-mundo c**a v*z mais *om*r*mido pela tempor*li*ade im**iata *os </line>
</par>
<par>
<line> *ircuit*s eletrônic*s, </line>
<line> é </line>
<line> v**al figurar um cont*xto também so*ial o* </line>
<line> glo**l, em que </line>
</par>
<par>
<line> dife*entes mo*o* de *eoria ou *e p*o*osiçõe* com alca*ce conc*itu*l </line>
<line> sejam </line>
</par>
<par>
<line> *onfrontados </line>
<line> ou postos em situaçã* dia*ógica. </line>
<line> Isto </line>
<line> *mpli*a u* i*portan*e </line>
</par>
<par>
<line> *es*ocam*nto ep*stêmico porque que será então posto em pauta cognitiva não o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> m*is ape*as a reve*ação sociol*gica ou a*tropológica da existência </line>
<line> de ** sistem* </line>
</par>
<par>
<line> simból*co coerent* * *i* o recon*ecimento de *utra f*rma teórica qu* se possa </line>
<line> d*signar como "filosófi*a" (porque e*t* é o nome excelso do interc*mbio teóri*o no </line>
</par>
<par>
<line> O*idente) </line>
<line> e co m </line>
<line> a qual seja po*síve* a "di*lo*ia" que designamos como </line>
</par>
<par>
<line> transcultural. (SOD*É, 2017, p. 2*). </line>
<line> *es*e modo, essas outr*s form*s de ser-est*r-pens*r-*entir o mundo aqui e*tend*das </line>
<line> como *luri*pis*emologias, se c**sti*ue* com* possi*ilid*de* pot*ncia*s da promoção de uma </line>
<line> ab**dagem intercultural (*ANDAU; *OSSO, *010) pautad* *a (re)desc*ber*a * </line>
</par>
<par>
<line> (*e)val*rização d* h*r**ça cul*ural **díg*na e *uilombola no con*exto das s*tuaçõe* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ensino-*pre*dizagem *a *ducação bás**a, esta que, *o* no*sos *ias, ainda que tomemos como </line>
<line> re*e*ên*ia* as obr*gatorie*ade*, sugestões e tent*tivas co*feridas *esde a LDB 9.39*/96 e d*s </line>
<line> P*râmetros Curric*lares Nacionais n* *ent*do da efetivação de currícu*os * *ráti*as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 10, a**. 3, p. 43-58, out. 2020 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. A. Nunes N*to, P. R. J. Abib </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> curr*cular** mais plur*is e diversos, co*tin*a dando lu*ar a **áti**s de docência que m*ito </line>
<line> pou*o, qu*se nada, v*loriz*m * plural****e e a diversida*e presen*es na* s*las de a**a. </line>
<line> Obvi*mente, nã* pretendo aqui demonizar ou desqualifica* os esfo*ços *nv**a*os </line>
<line> diariamente por *o*egas da escola básica em seus fazeres docentes cotidianos. O que aqui es*á </line>
<line> sen*o *o*to em qu**t*o é que em *ec*rr*n*i* de uma form*ção escolar e profissional </line>
<line> colonizada e cartesi*na que m*i*as e muitos de nós obtive*os no passado, *sta* *i*da se </line>
<line> encon*ram *irmemente ar**igad*s *as concepções e p**t*c*s de d*cência que, a rigor, </line>
</par>
<par>
<line> *undam*ntalmente, sã* her*eiras da </line>
<line> *oncepç*o epistemo*ógica f*ndante d* empresa </line>
</par>
<par>
<line> colonizadora que se f*z atr*vés exercíci* p**verso *a subjugação, do e*botamento, da </line>
<line> *iolência e da ignorância *ult*ral. </line>
</par>
<par>
<line> [...] Historicame*te, i*so *ignific*u uma nova manei*a de </line>
<line> legit*ma* as j* antigas </line>
</par>
<par>
<line> i*ei*s e *ráticas de relações de *upe*iori*ade/inf*r*oridade entre dominantes </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dominad*s. D*sde e*t*o </line>
<line> demonstrou se* o mais efi*az e durável in*trum*nto de </line>
</par>
<par>
<line> dominação soc*al universal, p*is dele pass*u a depe*der outro igualm*nte uni*ersa*, </line>
</par>
<par>
<line> no entan*o m*is an*igo, o interse***l ou de gêner*: os pov*s conqu*stados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> do*inados foram postos *uma s*tuaç** natural d* infe*ioridade, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> consequente*ent* </line>
<line> também se*s *raços *eno*í*ic*s, bem c*mo suas </line>
<line> descober*a* </line>
</par>
<par>
<line> mentais e cultura*s. Dess* modo, raça converteu-se n* pri*eiro crit*rio fu*dament*l </line>
<line> para a dis*ribuição *a populaç*o mundial nos *íveis, lugares e papéis na es*rutura d* </line>
<line> po*er da nova soc*edade. Em outra* palavras, no modo básico de classificação socia* </line>
<line> universal da população mu*dial. (QUIJANO, 2005, p. 118). </line>
<line> Co* um dos interlocutores da *esquisa encon*r*i pistas val*o**s sobre a Comunidade </line>
</par>
<par>
<line> V*lta Miúd*. Através delas, é p*s*íve* *mpliarm*s no*so enten*imento sobre as his*órias o </line>
<line> das po*ul*çõe* *egr*s *o *x***mo Sul da Bahi* * parti* d* processo de oc*pação d* luga* em </line>
<line> decorrê*c*a d** d*sdobrame*tos da açã* c*l*niza*ora. R*vi*itand* os conh*cime**os o*tidos </line>
<line> a partir da m**ó*ia **s seus mais v*lh*s e d* *ut**s fontes de refe*ência, disse: </line>
</par>
<par>
<line> [...] n*s </line>
<line> *em*s a </line>
<line> ár*or* gen*alógica, eu vou t* most*ar. Qua*d* v*cê *hegar na </line>
</par>
<par>
<line> com*nidade... eu fiz na nossa sede da *sso*iação e coloqu*i ela *randona, com </line>
</par>
<par>
<line> algumas </line>
<line> pessoas ant*gas co* as fotos * al*uns conflitos, eu coloq*ei *sso. Montei </line>
</par>
<par>
<line> ela, a antr*póloga fez a á*vore com as famílias (...) e </line>
<line> e* cima e n*s *aterais eu </line>
</par>
<par>
<line> coloquei *s fotos de </line>
<line> alg*m*s pes*oas (...) E </line>
<line> coloquei *rase, a l**a dos *os*os a </line>
</par>
<par>
<line> ances*ra*s (...) No n*s*o sí*io *rqueológico eu *ó *ia ** pessoas **zer **m assim: em </line>
<line> Volt* Miúda ti*ha **a senza*a (...) Meus *ntigo* fala sanzala, certo? Meus antigos </line>
</par>
<par>
<line> falam casarão, entendeu? E al*m d*ssa ***zala, e*iste um cemitério d* é**ca de </line>
</par>
<par>
<line> *8*8 (...) * IPHAN v*io a*ui, fez a v*sita no cemitério, hoje ex*s*e *m s* túmulo lá, </line>
<line> q*e o resto a empresa que**ou t*d*, plan*aram *ucalip*o, só qu* quando ela viu que </line>
</par>
<par>
<line> ali era u* c*mitéri*, ela r*cuou (...) Você </line>
<line> c*ega *á, nó* tem*s esse túmulo </line>
</par>
<par>
<line> *ig*nte*co (...) Esse tú*ulo ele *ra *e 1890. Esse túm*lo ele é da época *e Helvécia, </line>
</par>
<par>
<line> da* *omunidades (...) P*r exemplo, no </line>
<line> parecer do IPHAN, Volta Miúda era uma </line>
</par>
<par>
<line> faz**da de café que tinha vinte es*ravo* tr*balhando (...) *ntão, dessa époc*, Volta </line>
<line> Miúda *inha Volta Mi*da de branco e Volta Miúda de p*eto (...) Entã*, na hi*tória, </line>
<line> no parecer, são vi*te escravos qu* *les troux*ram ** época, e dep**s os escravos foi </line>
<line> te*do suas famí*ias (...) N*s sab*mos q*e hoje, ainda d*s*a *poc*, tem *mas </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. *7, n. 10, art. 3, p. *3-58, out. 2020 w*w4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ncest**lidades e Memórias: Plurie**st*mologi*s e *nterc*lturalidade na Educa*ão Básica </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> famílias aí *om e*se so*renome, </line>
<line> *esse pessoal que vieram. A*ho *u* d* lá pra cá, </line>
</par>
<par>
<line> eles passaram a ter relação *om as *r*prias pe*soas *scravos que eles tin*am traz*do </line>
<line> na época, então, tem o *o*re**me dessa* pessoas, dos b*ancos hoje, por ex**plo a </line>
<line> família Krul* (...) * M*tzker, esses dois sobrenomes (...) Então, res*mindo pela </line>
<line> *istória, então, *eja de quando nó* so*remos sobr* essa his*ória, v*ja desde *n** nós </line>
<line> *iemos sofrendo, im*gin*. (Campo. Presiden** da Associação dos Morador*s da </line>
<line> ***unida*e *olta Miúda, 25 de set*mbro d* 2019). </line>
</par>
<par>
<line> N* primeiro vintênio do século XXI, tem se intensificado as lutas e proces**s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> resistência e* d*fesa dos </line>
<line> di*eitos civis e hu*an*s do* po*os indígena* e quilomb*las. No </line>
</par>
<par>
<line> con*exto em que </line>
<line> *labo*o este escrito, p*ocurador-geral da República, em nota recent*, o </line>
</par>
<par>
<line> t*rno* público a extinçã* da S**ret*ria </line>
<line> dos Direit*s Hum*nos e Defesa Col*tiva, ó*gão </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> protegia as terr** indí*enas e *uilombol*s con*ra as in*asões. Com a extinção des** </line>
</par>
<par>
<line> secre*aria, os </line>
<line> descendente* dos pov*s ori*inário* e as populações quilombolas fica* ainda </line>
</par>
<par>
<line> mais vulnerávei* a qu*isqu*r formas de *rátic*s de agressão e violên*ia nos territóri** em q** </line>
<line> (*obre)vivem. Entendendo que se constit*i função polít*ca da educa*ão e d* ensino cuidar dos </line>
<line> d*reitos d* todos os po*o*, atr*vés d* currículos e prát*ca* de doc*ncia comprometidas c*m as </line>
</par>
<par>
<line> cul*uras p*pu*ares p*deremos promov*r *borda*ens de te*ática* diversas, inte*rativas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ncl*sivas das nossas iden*idades sociocul*urais. </line>
</par>
<par>
<line> [...] Pal** de di*putas e **nfl*tos *o âmbito </line>
<line> da* *elaçõe* de </line>
<line> poder * *omina*ão, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cu**ura pode t*mbém se torna* um import*nte t**reno de luta *e *o*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*mun*dades que </line>
<line> se utiliz*m de sua ancestral*dade, sua língua *aterna, </line>
<line> suas </line>
</par>
<par>
<line> tradições, memórias, mitos, celeb*a*ões, danças, cantos, rito* e, *obretudo, </line>
<line> de seu </line>
</par>
<par>
<line> imaginário como form* de re*i**ênc*a * p*oc*ss*s d* dominação política, e*o*ôm*ca </line>
<line> e i*eológica, constituindo dessa forma es*ra*égias de sobrevivência social. (ABI*, </line>
<line> 2 0 1 9 , p . 2 ). </line>
<line> P**tanto, a promo**o das cultu*a* popula*es nos proc*sso* de ensino-ap*endizag*m </line>
<line> pod* *er entendi*a como *ma poder*sa aç*o p*líti*a e me*odológica *a defesa * *alvag*arda </line>
<line> das nos*as tra*i*ões culturais. As sal*s d* aulas e *s mate*iais didátic*s *onsiderados ofi**ai* </line>
<line> e*tão mui*o d*s*antes de *onseguir abordar a va*tíssima histór** e *xte**ã* cul*ural q*e este </line>
<line> p**s possui. </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] </line>
<line> Tem muita coisa, *iu? Não sei se e* vo* lembrar tudo porque, tempo, *ós era </line>
</par>
<par>
<line> peq*en*, é tempo de um *os*ão e *uzento* réis. N*s ia comprar sal, sabão, *uze*tos </line>
</par>
<par>
<line> *éis. Aí a *ente *ão tinha li*ença ** passa* pro lad* de </line>
<line> den*ro de *a*cão (sic.) o </line>
</par>
<par>
<line> s*nh*r tinha *ue </line>
<line> rece*er tudo por lado de fora. Eles pegava l* e *ra* *á </line>
<line> * ra d á </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ente, qu* a gente pe*ia e eles </line>
<line> vem dá, traz. Mas a gente nunca tin*a a licença d* </line>
</par>
<par>
<line> p*s*ar p*o lado de l*. E, a gente **i cortado (sic.), passado muito fra*ueza, que e*a </line>
<line> g*nte muito *raco. Nós cortava l*nh*, c*rt* de lenha, na B*hi* * M*nas. É, cortar </line>
<line> len*a. Tinha um *ugar que c*amava Tombador (sic.) * s*nhor jog**se a *enha lá *ra </line>
</par>
<par>
<line> cai* lá *m**ixo, c*rregava, botava </line>
<line> na beira d* *io p*a </line>
<line> canoa pegar pra atr*v*ss*r </line>
</par>
<par>
<line> lado de l* pra a Bahia * M*nas pegar. Tempo de trem de *erro, pr* pegar pro lado de </line>
<line> lá. E, a gente trabal*ava em *oça, tinha, até hoje tem mu*t* gen*e que não entend* o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 10, a*t. 3, p. 43-5*, *ut. 2020 www4.*sane*.co*.br/revista </line>
</par>
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<line> F. A. Nu*es Neto, P. R. J. Abib </line>
<line> 56 </line>
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<line> q*e *u falo, *ue a gente prantava (sic.) a *anaíba (sic.) a*sim de fincão (sic.), *ã* é </line>
<line> *omo hoje **e a gente fal* cavar e botar não, de Fi*cão, era uma va*inh* fininh* de </line>
<line> ponta, *gora o sen*or e*fia *s*a varin*a n* chão e faz *m buraquinho, *gor* enfia a </line>
</par>
<par>
<line> mana*ba. * </line>
<line> assim qu* g*nt* trabalhav*. carregava *g*a camuca (sic.), butija </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> E </line>
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<line> (sic.), *utija, </line>
<line> *ma é *e fer*er água </line>
<line> pra café e outra ** c*rregar água pra bebe* n* </line>
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<line> ro*a, c*amava butija. É, a gent* e </line>
<line> tr*tar, que o povo tratava. Hoj* e* dia, é tão </line>
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<par>
<line> difere*t*. É, hoje *m dia, a gente fala o senhor, é mucê (sic.) qu* chamav*, qua*do </line>
<line> falava mucê é eu cham**d*, *al*ndo o senhor. Era mucê. É, f**ava, e, a *ente *omia </line>
</par>
<par>
<line> o q*ê? Ore*ha de *au. O s*nhor não s*be o que é orelh* </line>
<line> de pau, né? É, a gente </line>
</par>
<par>
<line> comia. Hoj* e* dia nem existe ele m*is. E folha </line>
<line> de veado, co*ia tamb*m. Hoje, </line>
</par>
<par>
<line> *ma fo*ha *ue a gent* </line>
<line> ch*m*va folha am*rg*s* (sic.), o senh*r *i*ha que esfregar </line>
</par>
<par>
<line> até sair o sumo *udo, ch**a sair um *umo verdinho. Agor*, *r* pra botar ** c*rn* pra </line>
<line> comer. E quem falou q*e o *enh*r que usava fe*j** e *rroz? Era só d* *no em an*. </line>
<line> O*asião de Sexta-feira d* Paixão. Só que come arr*z. P*a t*ás é só o p*rã* mex*do a </line>
</par>
<par>
<line> fa*i*ha, pirão * água * </line>
<line> a </line>
<line> carne. Nós foi cri*do tudo a*si*. E, tratar mãe e * pa*, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> outra *oisa (...) Quan*o morri* uma pes*oa, é *antar nagô. Cantar nagô a* redor do </line>
<line> c*ixão rodand* o caixão (...) E é escol*ido. Era *s**lhido s* esse já velho, ***in* </line>
<line> no*o não ia pra can*ar (...) E* co*heci a minha avó. Ela er* uma mulherona </line>
</par>
<par>
<line> grand*na, marrava uma *oa*ha grande n* cintura pra p*der ir </line>
<line> cantar, *é?. (C*mpo. </line>
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<par>
<line> Anciã, Comu*id*de Quil**b*la Volta Miúda, 01 de de*embro de *019). </line>
<line> * a **elha-de-pau (Pycnoporus sangui*eus), */a l*itor/a cons*guiu lembrar o que </line>
<line> s*gnifica? É um tipo de *ungo, espécie de ramage* de cuja forma imita uma *re*ha e *rota </line>
</par>
<par>
<line> nos troncos das árvore* </line>
<line> caídas em muitas regiões flo*estais. De utiliz**ão variada, pode *** </line>
</par>
<par>
<line> usado desde a preparação de receitas *ulinárias até em usos medicinais. Enfi*, no contexto de </line>
<line> um* sala de aula - *u f*ra d*la - são inúmer*s as estratégias a qu* se pode lançar **o para * </line>
</par>
<par>
<line> a**endizado e a p**d*çã* *e conhecimento. Co*o discutido </line>
<line> ao lon*o *est* pap*r, </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> rep*rtórios mnemônicos * a* hera*ça* int*lectuais *fro-indígen*s se </line>
<line> consti*uem, a um </line>
<line> só </line>
</par>
<par>
<line> tempo, em e*tra*égia metod*lógica * abordagem te*átic* </line>
<line> i*prescindíveis *ara q*e </line>
</par>
<par>
<line> (re)aprendamos a ser-estar-v*v*r-sentir a diferen*a. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> E* </line>
<line> uma visa**, **nd* há mui** o que </line>
<line> *azer no *entido de ac*ssarmos esses o*tr*s </line>
</par>
<par>
<line> *ujeit*s his*ó*icos, os *eus mod*s *e vida s*as contr*bu*ções *nt*lectuai*. Atravé* da e </line>
<line> conjunç*o do pensame**o *luri*pistêmico e da *bo*d*gem i*tercu**ural, é poss*vel prom*ve* </line>
</par>
<par>
<line> práticas </line>
<line> de </line>
<line> d*c*nc*a *a educa*ão bá*ic* calcadas *a valorizaçã* *o ***peito *s difere*ç** * </line>
</par>
<par>
<line> culturais, est*atégia que, cert*mente, poderá c*ntri*uir pa*a que es*ejamos em *o*s*nân*i* </line>
</par>
<par>
<line> com a* </line>
<line> *ossas an*est*alidades </line>
<line> indí**no-afrobr*sileiras. Por fim, que </line>
<line> as heranças cu*turais </line>
</par>
<par>
<line> indígeno-quilombolas n*s *ossibilitem revelar mu*to* *utros conhec*m*ntos sobre nós </line>
<line> mesmos. Sigamos. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 3, p. *3-58, out. 2020 </line>
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<line> Co*o *eferenciar este Artigo, conform* ABN*: </line>
<line> NUN*S NETO, F. *; ABIB, P. R. J. An*estral*dade* * Memórias: Pluriep*stemol*gias e </line>
<line> Int*rcultura*i*ad* *a Educa**o B*sica. *ev. FSA, Te*esina, v.17, n. 10, art. 3, p. 43-5*, o*t. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> C*ntribuição dos Aut*res </line>
<line> F. A. Nunes Neto </line>
<line> P. R. J. Abib </line>
</par>
<par>
<line> 1) conc*pç*o e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 2) análise e *nterpretação *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *la*oraçã* do rascunho ou na revisão cr*tica *o co*teú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 4) partic*pação na aprovação da versão fina* do man*scrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, *eres*na, v. 17, n. 10, art. 3, p. 4*-58, o**. 202* </line>
<line> www4.*sanet.com.br/*ev*sta </line>
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