<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 3, p. 43-58, ou*. 2*20
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.*7.10.3
</line>
</par><par>
<line>
An*estralidades e Memórias: Plurie*i*temologi*s e *nterc**turalidade na **ucação Bási*a
</line>
<line>
Ancestral*ties *n* Memories: *luriepistem**ogie* and Inter*ult*ralit* i* Basic E*ucation
</line>
</par><par>
<line>
Francisco A*tô*io Nunes Neto
</line>
<line>
Do***r em Cultu*a e Sociedade pe*a Univers*dade Federa* da Bahia
</line>
<line>
Bolsist* do *rograma Nacion*l de Pós-Do*to*ado CAPE*
</line>
<line>
*rofess*r A*junto da Uni*e**idade Fe*eral do Sul da Bah*a
</line>
<line>
*-mail: xicc*7@hotmail.co*
</line>
<line>
Pedro Rodolpho Ju*ger* Abib
</line>
<line>
Doutor e* Ciê*ci*s Soc*ais Aplic*da* à *ducação p*la U*ICAMP
</line>
<line>
Pós-Dout*r em Estudos Lusófonos pela Uni*ersidade de Nan*e*r* L* De*ense-*ari* *
</line>
<line>
Pós-Doutor em Ciê*c*as So*iais pela U*iversid**e *e Lisboa
</line>
<line>
Professor da Fa*uldad* d* Educação ** U*ive*sidade F*deral da Ba**a
</line>
<line>
Superv*sor da P*squisa PN*D-CAP*S
</line>
<line>
E-mail: pe*rabib@gm*il.com
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: F**ncisco An*ônio Nunes Net*
</line>
<line>
Edi*o*-Chefe: Dr. Tonny Kerle* d* Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
Rua do R**ovia d* Acesso para Itabuna, k* 39 -
</line>
<line>
Rod**gues
</line>
</par><par>
<line>
Ferradas, Itabuna - BA, *5613-204. *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Pedro Rod*lpho J*n*ers Abib
</line>
<line>
A*tigo rece*ido *m *4/05/*020. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
Av. Adhemar de Barr*s, s/nº - Ondi*a, Sa*v*dor - BA,
</line>
<line>
*ecebida em 21/05/2020. *provado em *2/0*/*020.
</line>
</par><par>
<line>
401*0-110. B*asil.
</line>
</par><par>
</page><line>
A*a*iado *elo sistema Tripl* Rev*ew: Desk Review a)
</line>
<line>
*elo Editor-Chefe; * b) **ub*e Blind Re*iew
</line>
<line>
(avaliaç*o ce*a por dois av*liadores d* área).
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, Nor*at*va * de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. A. Nunes Neto, P. *. J. Abib
</line>
<line>
*4
</line>
<line>
O s*nhor não sabe o que é orelha *e pau, né? É, a g*nte *omia.
</line>
<line>
Anci*, Comunidade Quilombola Volta *iúda.
</line>
</par><par>
<line>
RESU**
</line>
</par><par>
<line>
Parte integrante das análise* q** es*ão sendo **ali*ad*s ** pesquisa *o está*io pós-do*toral,
</line>
<line>
este a*t*go disc*te de que maneira, em que me*i*a * em quais sen*idos, através da *o**u*ç**
</line>
<line>
entre ancest*alidades, memória*, pl*riep*stemolo*ias e inte*cultur*lidades, é possível efetivar
</line>
</par><par>
<line>
processo* *e produção de
</line>
<line>
co*hecimento
</line>
<line>
no contexto da *d*cação
</line>
<line>
bá*ica. Neste *e*t*do, as
</line>
</par><par>
<line>
discussões e questões ap*esentad*s *o longo do
</line>
<line>
artigo
</line>
<line>
dia*ogam, de *l*uma maneira,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
outras an*lis*s sobre des*ol*nização a
</line>
<line>
d* pensament*, forma d* p*od**ão d* c*n**ciment*
</line>
</par><par>
<line>
que, *m **álo*os p*r*anen*es co*
</line>
<line>
as nossas t*a**ções cu*turai* e com os **b*res popula*es
</line>
</par><par>
<line>
que emergem e se relaci*nam com os povos e comunidades indí*enas e quilombolas, visam
</line>
</par><par>
<line>
co*tribuir nos processos de (re)educa*ão das *elações de
</line>
<line>
sociabili*ades cult*rai* para q*e
</line>
</par><par>
<line>
(*e)apr*ndamos ou (re)elaboremo* *s no*sas percep*ões enquanto *ujeitos históricos,
</line>
<line>
principalmente, n* *ômputo dos proces*os de (re)descoberta, i*entif*cação e fortaleci*entos
</line>
<line>
das identidades socioc*lturai*. O ca*po onde a pesquisa está *endo re*lizada é fo*mado pelas
</line>
</par><par>
<line>
*omun*dade* reman*scentes
</line>
<line>
de quilombo Ar*ra, Volta Miúda, Helv*ci* e Rio do Sul;
</line>
</par><par>
<line>
in*ígenas Pataxó das Al*eias Cahy, Co*umbauzinho e B*ca da Mata; e Pat*xó Hã-Hã-Hãe da
</line>
<line>
Aldei* *enascer loca*izadas na reg*ão Extremo Sul do esta*o *a Bahi*. N*ste texto,
</line>
<line>
apresento, p*rcialmen*e, um recorte da pes*uis* r**lizada nas comu*idade* remanesc*ntes de
</line>
<line>
*uilombo Arara e Volta M*úd* e *ndí*enas Cahy, *orumbauzinho Bo*a d* Mata * Renascer.
</line>
<line>
Pa*av*as-ch*ve: Ances*ra*idades. Memória*. *luriepi**emologias. Int*r*ulturalid*des.
</line>
<line>
*BS**ACT
</line>
<line>
An integral p*r* of the analyzes that are b*ing carried *ut in the rese*rch of th* Postdocto*al
</line>
</par><par>
<line>
*rog*amme, t*is article di*cusse* how, to what extent a*d in w*at *ays, *hrough
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
c*njunct*on of *n*estry, memor*e*, pl*r*epis*emologie* and inter*ultura*ity, it is p*ssible to
</line>
<line>
accomplish p*ocesses of *nowledg* production in the cont**t of basic ed*cation. I* this
</line>
<line>
sense, the discussions and ques*ions prese*ted th**ug*out this artic*e dialo***, in som* way,
</line>
<line>
with *ther analyzes on t*e dec*l*nizati*n *f t*oug*t, a fo*m *f knowledge production that, in
</line>
<line>
p*rmanent dialo**es with our cultu*al traditio*s an* with t** p*pular know*edge that *merge
</line>
<line>
and relat* to *ndigenous and quilombola *eop*es and c*mmunities, a*m to contri**te to th*
</line>
<line>
process*s of re-*ducation of cultural sociabil*ty rel**ions so that *e can r*l***n *r *e-ela*o*ate
</line>
<line>
ou* perception* as h*st**ical subje*ts, mainly in the computation of *he *ro*esses of
</line>
<line>
(re)discovery, identi*ication and *trengthening of soci*-c*lt*ral *dentities. *he *iel* w**re the
</line>
<line>
researc* i* being carried out is *ormed by the remaini*g q*i*ombo co*mun*ties Arar*, *ol*a
</line>
</par><par>
<line>
*iúda, Helvé*i* and Rio do Sul; Pata*ó In*****ous
</line>
<line>
peo*le from
</line>
<line>
the Cahy, Corumb*uzinho
</line>
</par><par>
<line>
and Boca da Mata villages, and Pa**xó Hã-Hã-Hãe **o* the Ren*scer vil*ag* loc*t** in the
</line>
</par><par>
<line>
*x*reme so**h of the sta*e of Bahia. In this arti*le, we
</line>
<line>
prese**, in *a*t, an
</line>
<line>
*xcerpt
</line>
<line>
of t he
</line>
</par><par>
<line>
rese*rch carri*d out *n the remain**g quilombo c*mmunities o* Arara and V*lta *iú*a *nd *n
</line>
<line>
the indigenou* *e*ple of Cahy, Cor*m**uzinho, *oca d* Mat* and Ren*scer **l*age.
</line>
<line>
Keywor**: Ances**y. Memories. Pluriepi*temolo*ie*. Intercul*urality
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 1*, n. 10, art. 3, p. 43-*8, *ut. *020
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Anc**t**lidade* e Memórias: Plurie*istem*log*as e Interc*ltura*i*ad* *a Edu*ação Básica
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇÃ*
</line>
<line>
A região Extre*o *ul d* Bahi* * formada pe*as cid**es Al**baça, Car*v*la*,
</line>
<line>
I*irapuã, Itamaraju, It*nhén, Jucuruçu, La**d*o, Med*ir*s Ne*o, M*curi, Nova Vi*os*, Pr*do,
</line>
<line>
Tei*eir* ** Freitas * Vereda. É es*e o t*rritório geográfico, cenário e campo onde a pes*uisa
</line>
<line>
*ue possibilitou a elaboraçã* deste artigo está sen*o realizada. Trata-se d* pesquis* em
</line>
<line>
elaboração no e*tá**o pós-do*t*ral e q*e busca *ompreen*er *e *u* mane*ra, em que *edi*a
</line>
<line>
* em qu*is sentidos os sa*eres populare* trad**iona** d*s co**nidade* i*dígena* Pataxó das
</line>
<line>
Aldei*s C*hy, C*ru*bauz*nh* e Boca da Mata; Pataxó Hã-Hã-Hãe da A*dei* *e*ascer e das
</line>
</par><par>
<line>
comu*i*ades rema**scentes de quilo*bos rurais e
</line>
<line>
*rbanos Arara, Vo**a Miúda, *el*é*ia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
R * o do S ul
</line>
<line>
*od*m *ontrib*ir,
</line>
<line>
através da conj*nção da* *ncestr**idad*s, memórias,
</line>
</par><par>
<line>
*l*riepist*mologias e *ntercult*ra*idades, na *romoção *e prá*i*a* de ensin*-aprendiza*em,
</line>
<line>
at*avés das quais, os processos ci*ilizatório* da* com*nid*des e povo* tradi*iona*s da região
</line>
</par><par>
<line>
sejam valorizados e int*o*uzidos na pro*ução de conhecim*ntos n* *onte*to
</line>
<line>
da educação
</line>
</par><par>
<line>
b*sic*.
</line>
</par><par>
<line>
As com**idades que se cons*itu*m campo **sta pesquis* se localiz*m,
</line>
<line>
fundamental*e*te, nas cidad*s It*m**aju, Alco*aça e Teixeira de F*eitas e for*m del*mi*ada*
</line>
<line>
à medida em qu* gua**a en*re si, melhor pos*ibilid*de de *rânsi*o, * *ue, para os objetivos e
</line>
<line>
tempo envidado na pes*uisa de ca*po, se con*titu*u como de s*n*ula* importân*ia, haja *is*a
</line>
</par><par>
<line>
o ex**uo t*mpo
</line>
<line>
de doze m*ses p*ra *
</line>
<line>
*ealiz*ç*o da empre*ta*a que é conseguir circular por
</line>
</par><par>
<line>
aquelas cidade* * l*calidade*.
</line>
</par><par>
<line>
A* ques*ões norteadoras da *esquisa de ca*po e q*e *oss**i*itaram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenv**vi*ento das i**e*lo*u*ões com a*gun* m*rad*res d*s comuni*ades, f*ram: i) quais
</line>
</par><par>
<line>
são
</line>
<line>
as
</line>
<line>
cont*ibuições cult*rais que *s
</line>
<line>
povos indíg*nas/quilo*bolas
</line>
<line>
po*em nos d** para um
</line>
</par><par>
<line>
melhor e*ten*imento sob*e quem somos?; ii) qu*is são os sab*res tr**icionais locais desta
</line>
</par><par>
<line>
comunidade?; e iii) de que maneira
</line>
<line>
e**es sa*ere* tra*icionais são transmitidos e*tre as
</line>
</par><par>
<line>
*iferentes gerações? Embora ao
</line>
<line>
longo *as i*te*loc*çõe* outras p*rguntas tenham s**o
</line>
</par><par>
</page><line>
lan***as, as an*eriormente a**es*ntadas fora* as questões-*ixos que nos pos*ibilitou o
</line>
<line>
dese*volviment* da pe*quisa e dos res*ltados a q*e ch*guei, e apres*nto, parcia*mente, neste
</line>
<line>
esc*ito.
</line>
<line>
Para * est*do das comunidades i*dígena* e q**lo*bolas d* Ex*remo Sul da Ba*ia e
</line>
<line>
*uas sociabilidade* *ulturais, já dispomo* de *ma literatura. Dentre es*es est*dos, os
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina PI, v. 1*, n. 1*, art. 3, p. 43-58, out. 2020 www4.fsanet.c*m.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. Nune* *eto, P. R. *. A*ib
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
elaborado* *or Alane Fraga do Carm* (20*0), Gean Paulo Gonçalve* S*ntana (2014) e Valdir
</line>
<line>
Nu**s *o* Santos (20**) sobre *s comunidades *em*nescent*s de quilom*os lo*alizadas em
</line>
</par><par>
<line>
Helvécia e Rio do Sul em Nova Viçosa, se const*tu*m ref*rênci*s *ingular*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*mprescindíveis; o *esmo po**-se dizer sobre
</line>
<line>
as *o*tribu*ções valiosa* dos
</line>
<line>
estudo*
</line>
</par><par>
<line>
elabo*ados por *aria Geovanda Bat*sta (*0*0) e *elânia Thom*z*ne Porto (*019) sobre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
Pataxó. En*retanto, face a imensidã* da*uel*s t*rritórios, *utras pes*uisa*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
estudos
</line>
</par><par>
<line>
certamente *ont*ibuirão para melho* co*hecê-los.
</line>
</par><par>
<line>
2 *EF*RENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
No âmbito *as dis*ussões sobre ancestralidades, mem*rias, pluriepi*t*mo*ogias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
intercul*ur*lidades, d*al*gamos com os es*udos **a**rados por Anibal Quijano (20*5), Daniel
</line>
<line>
Mato (20*9), Catherine Walsh (2009, 2017), Mun*z S*dré (2017), *edro Rodolpho Jungers
</line>
<line>
Abib (2019), *entre o*tro* deste c**po d* produçã* d* conhec*me*tos *ue tem fome*tado a
</line>
<line>
r*a*iz*ção *e pesquisas e est*dos na seara dos *studos Culturais e do Pens*m*nto *ecolon*al.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
*roje*o de pesq*isa inic*a* intitulado "Descolonizar
</line>
<line>
a
</line>
<line>
cult*ra: *s
</line>
<line>
*est*es
</line>
<line>
e as
</line>
</par><par>
<line>
mestras d*s saberes pop*la*e* tr*dic*ona** na *scola Bás*ca e *s práticas socioed*cativas no
</line>
<line>
Extremo Sul d* *ahia" foi a*rovado no Edit*l In***no nº 02/2*19 *a Seleção de
</line>
<line>
Candid*tos(as) p*ra a Bolsa P*PD/C*PES *o P*ograma *e Pós-*raduação em Educa*ão da
</line>
<line>
Universidade F*deral d* Bahia, *ara um período de 12 (do*e) meses contados a partir de m*io
</line>
<line>
de 2019. *essa maneira, a pes*uisa e os estu*os q*e de*a em*rgirão, vis** contribuir na*
</line>
</par><par>
<line>
discussões sobre a reed*cação das r**açõ*s de
</line>
<line>
soci*bilidades *ul*urais a *artir d* introdução
</line>
</par><par>
<line>
do pensa*ento pluriepis*êmico * d* *bo*dag*m int**cultural na educ*ção **sica.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
objetivo central que moviment* essa
</line>
<line>
pesquisa - toma*do como refe*ências as
</line>
</par><par>
<line>
e*tratégias ep*s*emológic*s e as **rança* i*telec*uais indígenas e quilom*o*a* -
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**oble*atizar sobre como i*troduz*-la* e valorizá-las nos c*ntex*o* de ensino-aprendizagem
</line>
</par><par>
<line>
n* ed*cação bá*ic* *ode*á contribuir
</line>
<line>
nos proces*os de (*e)*escoberta e
</line>
<line>
fortalec*mento
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
no*sas identid*d*s s**iocu*tur*is e,
</line>
<line>
quiçá, também contribuir para que a*guns *olegas
</line>
</par><par>
<line>
revis*tem as *uas práticas d**en*es de tal manei*a que as nossas d*versidades e singularidad*s
</line>
</par><par>
<line>
cul**rais
</line>
<line>
possam ser melhor abord*d*s no *ontex*o de uma sala de
</line>
<line>
aula, mas n*o
</line>
</par><par>
<line>
exclusi*amente nelas.
</line>
</par><par>
<line>
Neste **ntexto his*órico no qual tanto se tem promovido o *esmantelo,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sucateamento, * desvalorização da ciên*ia e da produção de
</line>
<line>
conh*cimen*o, estamos
</line>
</par><par>
<line>
pre*i*a*** rea*ren*er a ser e, *ara que isso ocorra, teremos que
</line>
<line>
nos (re)conectar co* as
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, *rt. *, p. 43-58, out. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.*r/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**c*stral*d*des * Memórias: Plu**epistemo*ogias e *ntercu*tu*alidade na Edu*ação Básica
</line>
<line>
47
</line>
</par><par>
<line>
nossas tr*diçõe* cu*turais reconhec*ndo-as e v*l*rizan*o-as. Heranças cu*turais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pluriepistêmicas que poder*o, nes*es te*pos tã* som*rios, nos (re)c*nectar c*m a *atureza tal
</line>
</par><par>
<line>
como pra*icam os povos indígenas, t*l co**
</line>
<line>
praticam as *opu*açõe* re*a*e*cen*e* de
</line>
</par><par>
<line>
quilombos *urais e urban**.
</line>
</par><par>
<line>
Na pes*uis* *e campo, as in*erlocuçõ*s foram registr*das atr*vés de *uportes
</line>
</par><par>
<line>
audiovisuais port*t**s
</line>
<line>
e, neste t*xto, tr*chos de a*guns *e*istros são apresentados. Nes*e
</line>
</par><par>
<line>
e***ito, optei por não rev*lar nominalmente as *e*soas com *s quais *ialog*e* *ar* que
</line>
<line>
mant*nham as *uas identida*es pr***rvadas. *ntretanto, no docum*ntário e* elaboração,
</line>
</par><par>
<line>
par*e inte*r**te dos resultado* dessa *e*quisa, os/as inte*locuto*es também *erão as
</line>
<line>
suas
</line>
</par><par>
<line>
contr*buições aí registradas.
</line>
</par><par>
<line>
Em u* estudo anterior (NUNES NETO, *016) argumentei *obre a i*portân*ia d*
</line>
</par><par>
<line>
formação prof*ssio*a* continu*da no âmbito do ensino *a* relaçõ*s e
</line>
<line>
ét*ic*-raciais
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
<line>
ente*der que, mesmo em dec*rrênc*a da cria*ão *entros de
</line>
<line>
Pesquisas, Pr*gramas d* Pós-
</line>
</par><par>
<line>
G*a*uação, cu*sos de *rad*ação e de extensão univ*r*it*rias no Br*sil, a*nda ha*eremos de
</line>
</par><par>
<line>
percorrer um
</line>
<line>
lo*go *
</line>
<line>
caminho
</line>
<line>
par* q*e o re*ultado *es*as f*rmações
</line>
<line>
e qualific*ções
</line>
</par><par>
<line>
profissiona*s reverberem. D*zendo de outra ma*eira, ainda que *o*statemos haver *m diversas
</line>
</par><par>
<line>
r*giõ*s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
cidades *o paí* *
</line>
<line>
formação e a
</line>
<line>
qualificaçã* dos
</line>
<line>
quadro* profi**iona*s docentes no
</line>
</par><par>
</page><line>
c*mpo da produçã* de conhecimento do ensino das rel*ções étnico-rac*ais, o cotidiano das
</line>
<line>
salas de aulas e dos espaço* *ont**uos a elas ainda é marca*o p**a sub*ugação e inferiorização
</line>
<line>
das diferenças, principalmente quando os d*fe*e*tes *ão as pessoas i*d*genas e ne*ras. *essa
</line>
<line>
maneira,
</line>
<line>
em ambos os casos, as h*stórias dessas populações re*istra* a*õ*s torpes e
</line>
<line>
p*rv*rsas acionadas par* sabotar cul**ralment* a* memórias, a* hist**ias, os
</line>
<line>
processos civ*l*zatórios e as formas de se*-est*r no mundo de parcelas sign*fica*ivas
</line>
<line>
da *opulaç*o que, no Brasil, sempre foram empurradas para debaixo do tapete de
</line>
<line>
uma h*stória nacional fo*jada. (NU*ES *ETO, 20*9, *. *0).
</line>
<line>
D*sse *odo, as contribuições que objetiv* conf*rir com est* art*go *n*entam somar-se
</line>
<line>
a outras elabo*ada* s*br* este **mp* de produção d* conh**imento. *assemos * el*s.
</line>
<line>
3 RES*LTADOS E DISCUSSÇÕES
</line>
<line>
3.* A**estralidades, me*óri*s, pluriepi*temologias e intercultu*al*da*es entre indígenas
</line>
<line>
e qu*lombolas *o Extremo S*l da Bahia
</line>
<line>
No âmbito das pesquis*s e do* estud*s el*borados nas C**ncias Hu*ana*, dispomos
</line>
<line>
de va*iegada literat*ra sobre as ca*egoria* analíti**s, ancestr*lidades, memórias,
</line>
<line>
Re*. FSA, T*re*i*a PI, v. *7, n. *0, art. 3, p. 43-58, out. 20*0 www4.f**net.c*m.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. A. Nunes Neto, *. R. J. *bib
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
p*urie*ist*mol*gias e int*rcu*turalidade. Co*tri*uições para os *st*dos das humanid*des que
</line>
<line>
em*rgiram das re*o*mulações teór*cas operacionaliz*das na* Humanidades, so*retudo,
</line>
<line>
daquelas ina**uradas *o séc**o anterior *obre *s di*logos *nterdisci*lin*res.
</line>
</par><par>
<line>
*os nossos dias, essas *a*ego*ias **alít*ca* con*inuam moti*and* a
</line>
<line>
prod**ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecimento* e se co*stit*e* *omo esteios atra*** dos q*ais se tem **omovido a r*alização
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
outras *nvest*da* d* pesqui*a. **ste artig*, as catego*ias de anál*se ancestralidades,
</line>
</par><par>
<line>
memória*, pluri*pistemol**ias e i*te*culturalidades sã* toma*as em *onjunção par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*tendimento e prob*ematização das es**atégias epistemol*gicas e d*s cont*ibuições
</line>
<line>
*ntelectuais do* povos indígena* *ataxó e Pataxó *ã-Hã-H*e * *as p*p*l**ões *ema***centes
</line>
</par><par>
<line>
de quilom*os localizadas no Extre** Sul da Bahia. For*as se ser-esta*-pensar-se*tir
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mu*do que, a rigo*,
</line>
<line>
não foram e/ou são estrutu*antes das con**pções de currículo e en*ino
</line>
</par><par>
<line>
praticadas na
</line>
<line>
histór*a ed**ação de*te país,
</line>
<line>
não por
</line>
<line>
acaso,
</line>
<line>
*e constituem
</line>
<line>
temas das
</line>
</par><par>
<line>
d*terminações e p*eco*izaçõe* das Leis 10.639/0* e **.645/08.
</line>
</par><par>
<line>
No mun*cípio Prado, em Cumuru*atiba, durante a pesquisa de campo realizada
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
Al*e*a Cahy,
</line>
<line>
uma lider*nça indígena **t*xó *emem**ando as histórias da c*mu*idade e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
povo e refletind* sobr* o seu entend*mento c*m *elação a Lei 11.645/08 analisou *ue
</line>
</par><par>
<line>
[...] * gente sabe qu* há *m *ontexto, a*sim, dentro
</line>
<line>
de**as lei* *u* a gente nunca
</line>
</par><par>
<line>
*onsegue realmente fazer *l* val*r como ** deve. E, pra início de conversa (...) nó*
</line>
<line>
tod*s sabe*os qu*, e eu fa** c*mo indígena por experiência própria, n*? Q*e tudo
</line>
<line>
con*uista*o *té aqui, f*i *ruto de lu*a, de pessoas, *ntepassa*os nossos *e muito
</line>
<line>
tempo. Fruto es*e qu* *** conquis*ado através d* san*ue *erramado, né? Através d*
</line>
<line>
matan**s (...) dentro de comunidades indí*ena. (Campo, 16 de julho de 20**).
</line>
<line>
Difere*tement* *o *u* muitas pesso*s ainda a*redit*m * pr*p*gam sobr* *omo vivem
</line>
</par><par>
<line>
e pens*m o* povos in*ígenas, em que pese
</line>
<line>
tais ignor*nci*s, os de*c*nd*ntes dos povos
</line>
</par><par>
<line>
or*g*nários ame*índios, sobre**do nos
</line>
<line>
ú*timos ci***enta anos, pro*u**ram **tra*égias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
autopro*eç*o e - como na fo*mulação que ut*lizam - aprenderam a lidar c** o "mundo *o*
</line>
</par><par>
<line>
bra*co*", e
</line>
<line>
isso implicou no aprendiza*o de uma outra cultura, meio atrav*s *o qual, das
</line>
</par><par>
<line>
*ncontávei* aldeias e comu*idades
</line>
<line>
espa**adas pelo país e*tre os povos que a* ha*itam, *
</line>
</par><par>
<line>
emergiram nomes expressivos *u* se notabilizaram como ativistas, defe*sores * intelectuais
</line>
<line>
*a **fesa dos direi*os *ndíge**s, *odendo aq*i serem c*tados o Cac*que Rao** Met*k*ire
</line>
</par><par>
<line>
(Caiapó), Ai*ton *lv*s Lacerda Krenak (Kr**ak),
</line>
<line>
Sonia Guajajar* (Arariboia), Rosiv*ldo
</line>
</par><par>
</page><line>
Ferreira *a Silva, *ac*que Babau (Tu*inam*á), Edson Kayapó (Ka*ap*), dentre algumas o
</line>
<line>
outras lide*anças q*e, com os pés fincados em suas tradições cultur*is, *aí*am de suas aldeias
</line>
<line>
e, no "mundo dos brancos", apr*nderam com* este fu**iona, para, inclusive, se pro*eg*r e/ou
</line>
<line>
tentar mi*i*izar * ma*ança e o ex*ermíni* a que continu*m *ubmetido*.
</line>
<line>
*ev. FS*, Teresina, v. *7, n. 10, art. 3, p. *3-*8, out. 2*20 w*w4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ance*tralidades * Mem*rias: Pluriepistemologias e Intercultu*ali*ade na Educação Básica
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
Por outro lado, "se ap*opriar" do "*u*do dos br*n*os" em nad* se refere a to*á-lo
</line>
<line>
como re**rência p*r* si, co*o se fizessem *arte deste un*verso cu*tural esquecendo de suas
</line>
<line>
or*gens. Ao contrário, *uan*o m*is imersos no univer*o cultu*al *ar*-al*m de suas aldeias nas
</line>
<line>
cidades *i*cu*vizinha* ou em outras, mais forta*ece* as s*a* identidades *oc*ocultur*is e sua*
</line>
<line>
*onsciên*i*s humanitár*as, principalmente, qu**do as áreas o*de habitam se c*nstit*em a*vos
</line>
<line>
da expansão, ocupação e *n*eress*s ca*italistas. Nes*es t*rmos,
</line>
</par><par>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
o fato é
</line>
<line>
q*e, nos a**s 70, *o***ou
</line>
<line>
um *roc*s*o de e*propriação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dest*rrito*ialização dos Pataxó que veio culminar na lu*a
</line>
<line>
pel* te*ra e que se fez
</line>
</par><par>
<line>
vi*oriosa *m 1986. F*i qu*nd* o Estado brasileiro *espon*eu
</line>
<line>
com a Reforma
</line>
</par><par>
<line>
Agrária, com o parcelame*to e
</line>
<line>
a demarcação dos lotes de re*orma **rária,
</line>
</par><par>
<line>
transformando em assent*da cada família Pataxó que participou do movimento *e
</line>
<line>
luta. Sua iden*idade *ata*ó foi **mp*esm**te ignor*da no cont*xto e, em lugar dela,
</line>
<line>
veio uma cara nova, uma identidade \nacio*al\. (BATISTA, 20**, p. 09).
</line>
</par><par>
<line>
U* povo cuja pres*nça já tivera sido registrada, des*e o séc**o
</line>
<line>
XIX, atrav*s das
</line>
</par><par>
<line>
*entes * *nota*ões elaboradas por *ronistas e vi*jantes europeus em passagem p*** região do
</line>
<line>
Ex**emo Sul da Bahia entre 1815 * 1*20, (BAT*STA, 2010, *. 6). L*go, a existência Pataxó
</line>
<line>
a*ravessa sucessivas gerações na h*stória do *rasi*. *este sentido, os "*ntepassados nossos de
</line>
<line>
muito tem*o" evocados *ela liderança indí*ena da Aldeia Ca*y r**resenta a sua
</line>
<line>
a*cestralidade e as lut*s por e*es tr*vadas *ela sobrevivência do se* p*vo, herança motriz que
</line>
</par><par>
<line>
*em fomentado na contemporane*da*e ímpeto e a c*ragem n* enfrentamento dos s*us *
</line>
<line>
*ireitos. C*nt*nuando, a me*ma lid*rança registrou que,
</line>
</par><par>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
o mais *n*er*ssant* é q*e esses jove*s estão vendo
</line>
<line>
que e**a lu*a *ão, não é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
lu*a pe*o dinheiro, n*o é a luta por um salári*, é um* luta por um be* maior *u* é
</line>
<line>
pro mundo, que é pro Br*sil *orque já foi feito a pesquisa e *u vi q*e a *aioria d*s
</line>
<line>
brasileir*s são indígena * af*o. (Ca*po. Aldeia C*hy, *6 *e jul*o de 2019) .
</line>
<line>
A consciência sobre *i, m*s nã* apen*s *ara si, v*iculada na e*pressão "p*rente",
</line>
</par><par>
<line>
fo*m* de tratame**o indígena
</line>
<line>
ind*pendentemente das *amílias qu* per**nçam, é bastante
</line>
</par><par>
<line>
singular. *ode ser l**o como ent*n*em * pratic*m *uas *xistências em c*nexão para-além do
</line>
</par><par>
<line>
chão
</line>
<line>
de suas aldeias * em u*a relação profícua de r***eit*, valo*ização, cuidado * s*nt*nia
</line>
</par><par>
<line>
com a natureza, de onde se alimentam espiri*u*l e materialmente. A naturez*-casa indíge*a
</line>
</par><par>
<line>
lhe*
</line>
<line>
pos*ibilita continuar exist*ndo em *ue pe*e os ataq*es e pr*ticas de ex*erm**io
</line>
</par><par>
<line>
co*stante*. A* en*o*tram o* meio* nece*sários para, entre as di**intas *e*ações, manter*m
</line>
</par><par>
<line>
acesas *s chamas de s*as cultura*,
</line>
<line>
acionando para isso, as sua* heranç*s an*estrais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina PI, v. *7, n. 10, art. 3, p. 43-58, *ut. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. A. *unes Neto, P. R. J. Ab*b
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
intelectuais, sabere* tradic**nais * que *emos praticado c**o epistemologias, formas de ser-
</line>
<line>
*star-s*n*ir-pensar o mundo que con**ta suas memór*as e histórias.
</line>
<line>
As práticas culturais indíg*nas de ensi**-aprendizagem, *or **o serem cartesia*as,
</line>
<line>
integra os e*e*en*os ** na*urez* ao e*tor*o. Em alg*mas a**eias bras*l*ir*s é possível
</line>
<line>
ob*er*ar a *xistência de *scolas. Nelas - como no Colé*io Estadual *ndíge*a de
</line>
<line>
Corumba*z*nho -, ain*a que os estudante* a*essem temas e conteú*o* comume*te adotad*s
</line>
<line>
nas esco*as nã*-*ndí*en*s, as *r**icas culturais in*ígenas são aborda*as nos compon*ntes
</line>
<line>
cu*riculares **nvencionais ou em outros c*iado* para *ssa fi*alid*de. Em uma conversa c*m
</line>
<line>
*ma liderança **dígena que * ta*bém gestor da*uel* e*col*, *le obs*rvou que,
</line>
</par><par>
<line>
[...] Então, vamos lá. É... sabemos *ue questão da *ei 11.6*5 *, u*a lei que está a
</line>
<line>
p*evi**a, u*a lei que está prevista e deve ser *rabalhada nas es*olas não-indíge**s.
</line>
</par><par>
<line>
Poré*, nós
</line>
<line>
encontr*mo* muitas dificu*dade* para qu* essa lei ela seja *e f*to
</line>
</par><par>
<line>
trabalhada *essa* *sco*as, o índi*,
</line>
<line>
ele é trat*do co** o ín*io de 1500. Não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
c*nsiderado pro**gonista da *istória e, muitas vezes, ele é vi*to ape*as *om o o*har
</line>
</par><par>
<line>
do colo*iza*or. Então, par* que
</line>
<line>
essa
</line>
<line>
vis*o estereotipada s*bre o índ*o seja,
</line>
</par><par>
<line>
*es**nstruída, é neces*ár** que a*pectos cultur**s e questões q*e envolvam os
</line>
</par><par>
<line>
saberes *ndíge*as nas es*olas
</line>
<line>
não-ind*genas sej*m é, também *rabalhados,
</line>
<line>
*or
</line>
</par><par>
<line>
ex*mp*o, tem*s
</line>
<line>
os con*eci**nto* t*ad*cionais d* paj*, das benzedei*as, que são
</line>
</par><par>
<line>
conhecimentos que são feitos n*s com*nidades indígenas
</line>
<line>
e que é impo*tan**
</line>
</par><par>
<line>
*ambém que sej* passado pra as escolas não-indígenas, que são conhecimentos *ue
</line>
</par><par>
<line>
podem ser *raba*hado* d* ma*eiras interdi*ciplinare*, em div**sas
</line>
<line>
di*cipli*as,
</line>
<line>
é,
</line>
</par><par>
<line>
m*is especificamente, talve* em ci*ncias (...). Is** não impede que outras *isci*linas
</line>
</par><par>
<line>
tamb*m
</line>
<line>
p*ssam tá trabalhando (...) p*r
</line>
<line>
exemplo, no p*rtu*uês t*abalhar gêneros
</line>
</par><par>
<line>
t*x*uais, com bulas, receit*s, den*re outras co*sas. Em relaçã* * questão dos
</line>
<line>
artesanatos, t**to d* madeira qu*nto *e cerâmi*a, também po*e ser trabalha*o* nas
</line>
</par><par>
<line>
aul*s d* artes, os artes*nat*s i*d*ge*as, as
</line>
<line>
cultu*as, os caia*ue*, cox*s (sic.),
</line>
</par><par>
<line>
g*me*a*, né? Trabalhar nas artes, trabalhar na m*te**tic*, n*s formas geométr*cas,
</line>
</par><par>
<line>
como o *ormato *edondo, o formato quadrado. Então, os
</line>
<line>
conhecim*ntos indígenas
</line>
</par><par>
<line>
ele* podem sim
</line>
<line>
ser trab*lhados nas *s*ola* n*o-indígenas, a fo**a de *az*r um*
</line>
</par><par>
<line>
cerâmica, den*re o*tras co**as.
</line>
<line>
Pint**a* indígenas, formas geométricas, pode ser
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadas ** matemátic*, ques*ões com* o tipo de fruta *ue foi uti*iz*do p** fazer
</line>
</par><par>
<line>
aq*ela tint*, *é? Pode ser trabalhado
</line>
<line>
nas ciê*cias e demais disc*plinas também,
</line>
</par><par>
<line>
inclu*ive, *s *emais ad*reços
</line>
<line>
indígenas como
</line>
<line>
os cocar**, o* tipos *e ave*
</line>
<line>
*ue são
</line>
</par><par>
<line>
uti*izad*s para fazer os c***re*, os tipo* de *ement*s que são utili*ados **a fazer o*
</line>
<line>
colares, tipo d* coc* *ue f*z *ara*á ou tipo de cabaça. Então, todos ess*s as*ec*os
</line>
</par><par>
<line>
*odem se* *r**a*hados nas
</line>
<line>
escola* não-indígenas
</line>
<line>
pa*a ***, d* f*to, a rea*idade
</line>
</par><par>
<line>
i*dígena seja execut*da
</line>
<line>
nas
</line>
<line>
escola*. No *ue se refere a questão
</line>
<line>
da
</line>
<line>
agricul*ura, os
</line>
</par><par>
<line>
tipos de plant*os, mandioca, pri*c*pa*mente, a forma *omo ela é produzid* pelas a
</line>
</par><par>
<line>
comu*idade* indígena*, *esde
</line>
<line>
o plantio *t* a col*eit*, e o process**e*to na
</line>
</par><par>
<line>
farinh*ira é algo i*ter*s*an*e pra ser t**balhad* na sala d* au*a também de ge*grafia.
</line>
</par><par>
<line>
E*sa i*dus*rializa*ão
</line>
<line>
do setor primário, secu*dário,
</line>
<line>
terc*ário é intere*sa*te
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
c*ências, o tipo d* plant*ção. Ta*bé* a q*estão *a arquit**ura das c*sas indígen*s,
</line>
<line>
o formato, das casas ind*ge*as, de tai*a, outr*s já, ap*nas *asas de pa*ha, o*tras de
</line>
<line>
mad*ira, *é? Uns *o*mat*s **e s*o, pri*c**alm*nte, em alg**as *ldeias, o formato
</line>
<line>
qua*r*do, mas, ex**te ald*ias qu* *reservam mais essa q*estão da ar*uitetura q*e é
</line>
<line>
um formato ma*s re**ndo. Então, são muitas coisas que pode* se* *rabalhadas nas
</line>
<line>
*scola* não-indí*enas refere*te aos indígenas. Também, o **i* ambiente, *omo que
</line>
<line>
é a pre*ervação dos ri*s pelo* indígenas, a questão *os lixo*, a *ues*ão das matas, a
</line>
<line>
questão da *res*rvaç*o ambien*al e a*é me*mo, o m*nejo sustentáve* desses recurs*s
</line>
</par><par>
<line>
p ar *
</line>
<line>
que o meio
</line>
<line>
amb*e*te p*rmaneça como *le *, permaneça de
</line>
<line>
um*
</line>
<line>
forma
</line>
<line>
**e
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina, v. 17, n. *0, art. 3, p. 43-58, out. 20*0
</line>
<line>
www*.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ancest*alid*des e Memórias: Pluriep*stemologias e In*e*culturali*ade *a Educ*ção *ásica
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
*ossa tá me*horando a saúde da *opulação. (Campo. Lideran*a Pat*xó, Aldeia
</line>
<line>
Corumb*uzinho, 25 de setembr* de 2019).
</line>
<line>
Na Al*e*a Cahy, o *olég*o Estadu*l Indí*ena Kijetxaw* Zabelê *esenvol*e um
</line>
<line>
trabalho peda*ógic* volta*o tanto para os in*ígenas quanto **ra os não-indígena*, inclusive,
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
um mater*al di*áti*o utilizado no processo de ensino-aprendizagem elaborado por
</line>
</par><par>
<line>
alg*mas lid*ranças i*d*genas em parceria com um *ru*o de art*stas, (CA*TRO e F*N*ECA,
</line>
</par><par>
<line>
201*). *a Aldeia Boca *a Mata, a Es*o*a Indíge*a Pataxó Boca d* Mata, me chamou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
atençã* *es*e a*quitetura do p**dio, cujo pátio *entral *exa*onal é m*limetricamente ornado
</line>
</par><par>
<line>
c*m el*ment*s
</line>
<line>
*ultu*a*s p*taxó; até a manei*a como articulam, nos mate**ai* didático*
</line>
</par><par>
<line>
elabo*ado*
</line>
<line>
ou adaptados, o* conhe*imento* anc*stra*s aos temas e
</line>
<line>
*on*eúdos pra*ic*dos nas
</line>
</par><par>
<line>
e*colas nã*-indíg*nas. *egundo info*mad*,
</line>
</par><par>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
a con*t*ução desse conhecimento é feit*
</line>
<line>
sucessivamente, além *o
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimento que *ambém os alunos já tem com o* se*s pais, que acaba ajuda*do
</line>
<line>
(...) Nós temos que ade*uar os materiais d*d*ticos que nós *ec*be, nossos liv*os, *é?
</line>
<line>
Nossa matri* c*rr*cul*r **s t*m que ad*quar, *or quê? Nós tem tanta coisa
</line>
<line>
riqu*ss*ma aqui (...) Co*st*uir um texto voltad* **a **a com*n*dade, qu* fo*ma ela
</line>
<line>
*, quem *ora nela, o que * *ue *e p**nt* nela, qual é a v*da ec*nô*ica de*sa
</line>
<line>
comunidade, vamos *screver s*bre ela, produz*r um texto, desenha* nossa re*lid*de,
</line>
<line>
n* nosso material didático, porque nós nã* vamos ter um material específic* não,
</line>
<line>
n*n*a vamos ter, p*rque nu*ca vam*s ter *ondição de **oduzir e reproduzir p*a
</line>
</par><par>
<line>
distribuir n*s escola* não-indígenas (...)
</line>
<line>
É tan*o que nossa educação escolar
</line>
</par><par>
<line>
*ndígena, *l* t*abalha um p* na c*muni*ade e um pé lá *ora da com*n*dade. Então,
</line>
<line>
são doi* pés que nós te*os, né? (C*mpo. Liderança P*taxó, A*de*a *oc* da M**a,
</line>
<line>
** de dezembro de 2*19).
</line>
<line>
À medida em qu* fui ime*gindo no *a**o para a realização da pes*uisa e em contato
</line>
<line>
com os i*dígen*s d*s aldeias onde estive, notei em cada uma delas que, à revelia *o *ue
</line>
<line>
muitas *ess*as p*opala* s*br* o estad* de atraso em que vivem, e t*man*o a ci**ção anteri*r
</line>
<line>
com* ref*rên*ia, me parece qu* os povos indígenas *s*ão mais em sintonia com as
</line>
<line>
pl*ralidades c*lturais *o **e os nã*-indí*enas. Estar com um pé *a com**idade e o***o fora
</line>
</par><par>
<line>
dela m* par*ce signific*r estar atento e con*ctado, literalmente,
</line>
<line>
com o*tras formas cultur*i*
</line>
</par><par>
<line>
de existência. Nessa pers*ectiva, a dizima*ão a q*e ai*da estã* submetidos, se r*laciona, em
</line>
<line>
primeira instâ**i*, c*m * perversa co*oniz***o pra*icada e s*us desd*brame*tos, r*gist*a*do-
</line>
</par><par>
<line>
s*
</line>
<line>
aí q*e, inúmeras gerações indígenas que (**bre)vivem quase que sem ne**um amparo
</line>
</par><par>
<line>
legal.
</line>
<line>
Em decorrência do processo de formação soc*o*ult*ral brasileiro, o não aprendiz*do,
</line>
</par><par>
</page><line>
desde out*ora, d*s dife*en**s cultu*ais, valo*iza*do-a*, possibili*ou *ue, ao longo des**s cinco
</line>
<line>
séculos, * sociedade que daí se originou, te* uma bruta* dificuldade em reconh*cer e *e***itar
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 17, n. *0, art. 3, p. 4*-58, out. 202* ww*4.fsanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. A. Nunes *eto, P. R. J. Abib
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
a diferen*a. Nest* sentid*, pa*a q*e
</line>
<line>
cons*gamo* contr*buir na reversão *essa perve*s*
</line>
</par><par>
<line>
realidade, a educaç**, as escolas e as práticas docentes pre**sam *ntroduzir *m b**es mais
</line>
<line>
signi*icativ**, as heranças culturais anc*s**ais dos po*os origin*rios e afro-*u*lombolas
</line>
<line>
porque
</line>
<line>
[...] o reconhecimento a ge*te faz com os alunos em sal* de au*a (...) A histó*** que
</line>
<line>
t*m em livro, não é a verdadeira h*stóri*. Então, a história que tem no livro, ela * um
</line>
<line>
conto de fada e a gen*e não gos**ria que continuasse *ssim, a gent* go*taria que ela
</line>
</par><par>
<line>
seria contada na realida*e
</line>
<line>
(...) * *scola nã*-indíge*a **a bu*casse leva* os al*nos
</line>
</par><par>
<line>
indígenas lá e trouxesse *s dela ta*bé* *ra *scola *ndígena. Um período, um
</line>
</par><par>
<line>
tempo, a*é
</line>
<line>
ficasse t**ba*hando
</line>
<line>
de*tro da aldeia (...) É *a conv*vê*cia que
</line>
<line>
el*s *a
</line>
</par><par>
<line>
aprende*. P*r*ue as vezes *les vê o indígena difer**te (...) A *ente vai falar da nossa
</line>
<line>
c*lt*ra aonde a e**c*ção **o-*ndíg*na n*o vai f*l*r (...) Assim como o indígena *ai
</line>
<line>
lá pra fo*a, o b*a*co pode vi* pra d*ntro da alde*a. Então, é e*sa parte que *u q*eria
</line>
</par><par>
<line>
que tivesse uma parcer*a, uma gra**e parceria
</line>
<line>
pra * r*conhecimento (...) Porque
</line>
</par><par>
<line>
t*dos são i**ais. A gente quer *prender juntos com os quilombolas, *s quilomb*las
</line>
<line>
co* *s indíge*as, e os n*o-ind*g**as também pudess* faze* par*e (...) Se *olocou
</line>
</par><par>
<line>
uma l*i, *u* fizesse
</line>
<line>
cumprir co* a obri**ç*o, com o reconhecimento, porque não
</line>
</par><par>
<line>
adiante ter só o ar*igo o e
</line>
<line>
núme*o e n*o fazer cumprir. (*a*po. L**er *a*axó Hã-
</line>
</par><par>
<line>
*ã-Hãe, Aldeia Renascer, 03 de *ezembro de 2019).
</line>
<line>
Se ampliássemo* as nos*as lentes *e**a*os *u*, n* perspectiva dos povos i**íge*as,
</line>
<line>
dev*ríamos p*rceber que "*ma cida*ania q*e não é apenas u* direito de ordem sociopo*ítica,
</line>
<line>
se *onstr*i também pela prob*ematização t*órico-*o*ítica *e su* **ticulação com *s questões
</line>
<line>
s*ciais", (PORT*, 2019, p. 96).
</line>
<line>
Nas comunid*des rura*s e urban*s remanescentes d* quilombos do Extremo Su* da
</line>
<line>
B*hia, em função *a cul*ura do euc*li*to *nt*oduzida na região na segund* metade *o século
</line>
</par><par>
<line>
XX *os impac*os desastro*os e
</line>
<line>
ocasion*dos pelas multinacion*is aí instalada*, inúm*ras
</line>
</par><par>
<line>
famíli*s negras fora* desap*opri*das, inclus**e porq*e desconhe*iam os se*s d**eitos c*mo
</line>
</par><par>
<line>
desce*dentes qu*lombolas, condi**o que passou ser reso**ida no início do a
</line>
<line>
século XXI
</line>
</par><par>
<line>
quan*o da a*uação d* Fundaçã* Palmar*s, ó**ão do e*tinto Minist*r*o d* Cu**ura, nas regiões
</line>
<line>
e loca*id*des onde *e regist*a a presen*a desses g*upos familiares que passaram a reconhece*-
</line>
<line>
se como q**lombolas. Durante *s i*vestidas d* campo re*lizada* ao lo*go das pesquisa* do
</line>
</par><par>
<line>
e**ágio *ós-d*ut*ral e **s interlocuções com
</line>
<line>
o* *ntigos moradores
</line>
<line>
das c*munidade*
</line>
</par><par>
<line>
rema**scen*es de qu**omb*s para melhor conhecê-las, a**avés dos seus arq*ivo* de m*mór*a
</line>
</par><par>
<line>
pude acessar passagens histórica* daquelas c**unidades qu* ainda **de* re***ar
</line>
<line>
inúmera*
</line>
</par><par>
<line>
out*as pesquisas. Remem*r*ndo a Comunidade Ara** de s*a inf**cia, um *enhor o*t*genário
</line>
<line>
lembra que,
</line>
</par><par>
<line>
[...] naquele **mpo *inguém tinha sapato, papai fazia aq**la* "pr*catas" (*ic.) de
</line>
</par><par>
<line>
*o*ro **u pra anda*, pr* pod*r ir tr*ba*har (...) me lem*r* que eu *alav* assim: eu
</line>
</par><par>
<line>
vou ma**ar papai f*zer uma "pes*ata"
</line>
<line>
pra mim, *sso daí eu me l*mbro be* (...)
</line>
</par><par>
<line>
como meu
</line>
<line>
pai nã* ti*ha c*ndições de pagar ningu*m, fez a
</line>
<line>
prime**a roça, ai
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, **resina, v. 17, n. 10, art. 3, *. 43-58, out. *020
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*c*strali*a*es e Mem*r*as: Plu*iepi*temologias e Inte*cul**ralid*de na Educaçã* Básica
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
"prantou", fez na raça,
</line>
<line>
"p*antou" feijão,
</line>
<line>
"prantou" mi*ho, "*rantou" banana,
</line>
</par><par>
<line>
"prant*u" cana, "pr**tou" c**au e a gente ti*ha de um "ca*o" (si*.) de tudo *ue era
</line>
<line>
de alim*nto, *ós ti**a *e cada co*sa u* pouq*inho (...) a brincad*ira era cavalo de
</line>
<line>
pau, depois q*e ve*o o ba*le (sic.), o *amba, o batuque (...) a *rimeira e*cola q*e teve
</line>
</par><par>
<line>
aqui *essa comun**ad* f*i ali *nde é a sed* d* Sar*iva (...) a* festas e*a *ais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ent* grande (...) a gente assisti* mais era *uando vinha a brinc*deira de R*i* (...) ou
</line>
</par><par>
<line>
quando tinha a**um b*ile *a
</line>
<line>
casa de al*um p*rente, *u quando tinha um *amba
</line>
</par><par>
<line>
também, um "taipe de casa" (sic.) *í as vezes a gente i* no meio junto com nossos
</line>
</par><par>
<line>
pais e participava daque*e mov*mento (...) é, *rincadeira d* Re*s é
</line>
<line>
bonito (...) ah,
</line>
</par><par>
<line>
você já *uviu
</line>
<line>
f*lar na marujada? Era aqu**e tip*, só que era no sis*ema mais
</line>
</par><par>
<line>
difer*n*e, ali ti*ha as "contra-dança" (*ic.) t*nha seus cânticos *e Reis e *inha o "boi
</line>
<line>
janeiro" (sic.) (...) mas hoje em di* ninguém se le***a mais, o de*env*lvimento
</line>
<line>
ch*gou e aí as coisas, aqu*l** coisas *ue a ge**e podia, h*je em dia n*o pod* (...) *u
</line>
</par><par>
<line>
tô *e referin*o a* *esenvolvimento em pr*meir* lugar na educação, em
</line>
<line>
s*gundo
</line>
</par><par>
<line>
lu*ar nos m*ios *e
</line>
<line>
comunicação
</line>
<line>
atrav** de *stradas e em terceiro lugar com o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento dos eletrônic*s, pra mim são es*as três questões. (Campo. *ncião,
</line>
<line>
Comu*idade Arara, 09 d* jul*o d* 2019) .
</line>
<line>
Da mane*ra como elaborados e nos possibilitado acessa*, os fragmentos dos arquivos
</line>
<line>
da memó**a remonta, alea**ria**nt*, épocas *ividas, recordaç*es * se co**ti*ui como um t*po
</line>
<line>
de reg**tro p*ivi*e*i*do q*e o* livro* e d*m*is mat*riais didáticos não alcançam. Diz*ndo de
</line>
</par><par>
<line>
outra *aneira, *or exemplo, n* perspect*va da micro-história (GINZBUR*, 19*6)
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
arquivos d* mem*ria *o*
</line>
<line>
po**ibilita *m a*rendizad* da hist*ria que, p*rtindo
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
si*gularid*des indi*i*uais, nos poss*bilita compree*der um **upo social *u uma so*iedade
</line>
<line>
como um todo. Ou, como *b*e*vado po* Muniz Sod*é,
</line>
<line>
[...] num espaço-mundo c**a v*z mais *om*r*mido pela tempor*li*ade im**iata *os
</line>
</par><par>
<line>
*ircuit*s eletrônic*s,
</line>
<line>
é
</line>
<line>
v**al figurar um cont*xto também so*ial o*
</line>
<line>
glo**l, em que
</line>
</par><par>
<line>
dife*entes mo*o* de *eoria ou *e p*o*osiçõe* com alca*ce conc*itu*l
</line>
<line>
sejam
</line>
</par><par>
<line>
*onfrontados
</line>
<line>
ou postos em situaçã* dia*ógica.
</line>
<line>
Isto
</line>
<line>
*mpli*a u* i*portan*e
</line>
</par><par>
<line>
*es*ocam*nto ep*stêmico porque que será então posto em pauta cognitiva não o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
m*is ape*as a reve*ação sociol*gica ou a*tropológica da existência
</line>
<line>
de ** sistem*
</line>
</par><par>
<line>
simból*co coerent* * *i* o recon*ecimento de *utra f*rma teórica qu* se possa
</line>
<line>
d*signar como "filosófi*a" (porque e*t* é o nome excelso do interc*mbio teóri*o no
</line>
</par><par>
<line>
O*idente)
</line>
<line>
e co m
</line>
<line>
a qual seja po*síve* a "di*lo*ia" que designamos como
</line>
</par><par>
<line>
transcultural. (SOD*É, 2017, p. 2*).
</line>
<line>
*es*e modo, essas outr*s form*s de ser-est*r-pens*r-*entir o mundo aqui e*tend*das
</line>
<line>
como *luri*pis*emologias, se c**sti*ue* com* possi*ilid*de* pot*ncia*s da promoção de uma
</line>
<line>
ab**dagem intercultural (*ANDAU; *OSSO, *010) pautad* *a (re)desc*ber*a *
</line>
</par><par>
<line>
(*e)val*rização d* h*r**ça cul*ural **díg*na e *uilombola no con*exto das s*tuaçõe*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ensino-*pre*dizagem *a *ducação bás**a, esta que, *o* no*sos *ias, ainda que tomemos como
</line>
<line>
re*e*ên*ia* as obr*gatorie*ade*, sugestões e tent*tivas co*feridas *esde a LDB 9.39*/96 e d*s
</line>
<line>
P*râmetros Curric*lares Nacionais n* *ent*do da efetivação de currícu*os * *ráti*as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 10, a**. 3, p. 43-58, out. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. A. Nunes N*to, P. R. J. Abib
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
curr*cular** mais plur*is e diversos, co*tin*a dando lu*ar a **áti**s de docência que m*ito
</line>
<line>
pou*o, qu*se nada, v*loriz*m * plural****e e a diversida*e presen*es na* s*las de a**a.
</line>
<line>
Obvi*mente, nã* pretendo aqui demonizar ou desqualifica* os esfo*ços *nv**a*os
</line>
<line>
diariamente por *o*egas da escola básica em seus fazeres docentes cotidianos. O que aqui es*á
</line>
<line>
sen*o *o*to em qu**t*o é que em *ec*rr*n*i* de uma form*ção escolar e profissional
</line>
<line>
colonizada e cartesi*na que m*i*as e muitos de nós obtive*os no passado, *sta* *i*da se
</line>
<line>
encon*ram *irmemente ar**igad*s *as concepções e p**t*c*s de d*cência que, a rigor,
</line>
</par><par>
<line>
*undam*ntalmente, sã* her*eiras da
</line>
<line>
*oncepç*o epistemo*ógica f*ndante d* empresa
</line>
</par><par>
<line>
colonizadora que se f*z atr*vés exercíci* p**verso *a subjugação, do e*botamento, da
</line>
<line>
*iolência e da ignorância *ult*ral.
</line>
</par><par>
<line>
[...] Historicame*te, i*so *ignific*u uma nova manei*a de
</line>
<line>
legit*ma* as j* antigas
</line>
</par><par>
<line>
i*ei*s e *ráticas de relações de *upe*iori*ade/inf*r*oridade entre dominantes
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
dominad*s. D*sde e*t*o
</line>
<line>
demonstrou se* o mais efi*az e durável in*trum*nto de
</line>
</par><par>
<line>
dominação soc*al universal, p*is dele pass*u a depe*der outro igualm*nte uni*ersa*,
</line>
</par><par>
<line>
no entan*o m*is an*igo, o interse***l ou de gêner*: os pov*s conqu*stados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
do*inados foram postos *uma s*tuaç** natural d* infe*ioridade,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
consequente*ent*
</line>
<line>
também se*s *raços *eno*í*ic*s, bem c*mo suas
</line>
<line>
descober*a*
</line>
</par><par>
<line>
mentais e cultura*s. Dess* modo, raça converteu-se n* pri*eiro crit*rio fu*dament*l
</line>
<line>
para a dis*ribuição *a populaç*o mundial nos *íveis, lugares e papéis na es*rutura d*
</line>
<line>
po*er da nova soc*edade. Em outra* palavras, no modo básico de classificação socia*
</line>
<line>
universal da população mu*dial. (QUIJANO, 2005, p. 118).
</line>
<line>
Co* um dos interlocutores da *esquisa encon*r*i pistas val*o**s sobre a Comunidade
</line>
</par><par>
<line>
V*lta Miúd*. Através delas, é p*s*íve* *mpliarm*s no*so enten*imento sobre as his*órias o
</line>
<line>
das po*ul*çõe* *egr*s *o *x***mo Sul da Bahi* * parti* d* processo de oc*pação d* luga* em
</line>
<line>
decorrê*c*a d** d*sdobrame*tos da açã* c*l*niza*ora. R*vi*itand* os conh*cime**os o*tidos
</line>
<line>
a partir da m**ó*ia **s seus mais v*lh*s e d* *ut**s fontes de refe*ência, disse:
</line>
</par><par>
<line>
[...] n*s
</line>
<line>
*em*s a
</line>
<line>
ár*or* gen*alógica, eu vou t* most*ar. Qua*d* v*cê *hegar na
</line>
</par><par>
<line>
com*nidade... eu fiz na nossa sede da *sso*iação e coloqu*i ela *randona, com
</line>
</par><par>
<line>
algumas
</line>
<line>
pessoas ant*gas co* as fotos * al*uns conflitos, eu coloq*ei *sso. Montei
</line>
</par><par>
<line>
ela, a antr*póloga fez a á*vore com as famílias (...) e
</line>
<line>
e* cima e n*s *aterais eu
</line>
</par><par>
<line>
coloquei *s fotos de
</line>
<line>
alg*m*s pes*oas (...) E
</line>
<line>
coloquei *rase, a l**a dos *os*os a
</line>
</par><par>
<line>
ances*ra*s (...) No n*s*o sí*io *rqueológico eu *ó *ia ** pessoas **zer **m assim: em
</line>
<line>
Volt* Miúda ti*ha **a senza*a (...) Meus *ntigo* fala sanzala, certo? Meus antigos
</line>
</par><par>
<line>
falam casarão, entendeu? E al*m d*ssa ***zala, e*iste um cemitério d* é**ca de
</line>
</par><par>
<line>
*8*8 (...) * IPHAN v*io a*ui, fez a v*sita no cemitério, hoje ex*s*e *m s* túmulo lá,
</line>
<line>
q*e o resto a empresa que**ou t*d*, plan*aram *ucalip*o, só qu* quando ela viu que
</line>
</par><par>
<line>
ali era u* c*mitéri*, ela r*cuou (...) Você
</line>
<line>
c*ega *á, nó* tem*s esse túmulo
</line>
</par><par>
<line>
*ig*nte*co (...) Esse tú*ulo ele *ra *e 1890. Esse túm*lo ele é da época *e Helvécia,
</line>
</par><par>
<line>
da* *omunidades (...) P*r exemplo, no
</line>
<line>
parecer do IPHAN, Volta Miúda era uma
</line>
</par><par>
</page><line>
faz**da de café que tinha vinte es*ravo* tr*balhando (...) *ntão, dessa époc*, Volta
</line>
<line>
Miúda *inha Volta Mi*da de branco e Volta Miúda de p*eto (...) Entã*, na hi*tória,
</line>
<line>
no parecer, são vi*te escravos qu* *les troux*ram ** época, e dep**s os escravos foi
</line>
<line>
te*do suas famí*ias (...) N*s sab*mos q*e hoje, ainda d*s*a *poc*, tem *mas
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. *7, n. 10, art. 3, p. *3-58, out. 2020 w*w4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ncest**lidades e Memórias: Plurie**st*mologi*s e *nterc*lturalidade na Educa*ão Básica
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
famílias aí *om e*se so*renome,
</line>
<line>
*esse pessoal que vieram. A*ho *u* d* lá pra cá,
</line>
</par><par>
<line>
eles passaram a ter relação *om as *r*prias pe*soas *scravos que eles tin*am traz*do
</line>
<line>
na época, então, tem o *o*re**me dessa* pessoas, dos b*ancos hoje, por ex**plo a
</line>
<line>
família Krul* (...) * M*tzker, esses dois sobrenomes (...) Então, res*mindo pela
</line>
<line>
*istória, então, *eja de quando nó* so*remos sobr* essa his*ória, v*ja desde *n** nós
</line>
<line>
*iemos sofrendo, im*gin*. (Campo. Presiden** da Associação dos Morador*s da
</line>
<line>
***unida*e *olta Miúda, 25 de set*mbro d* 2019).
</line>
</par><par>
<line>
N* primeiro vintênio do século XXI, tem se intensificado as lutas e proces**s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
resistência e* d*fesa dos
</line>
<line>
di*eitos civis e hu*an*s do* po*os indígena* e quilomb*las. No
</line>
</par><par>
<line>
con*exto em que
</line>
<line>
*labo*o este escrito, p*ocurador-geral da República, em nota recent*, o
</line>
</par><par>
<line>
t*rno* público a extinçã* da S**ret*ria
</line>
<line>
dos Direit*s Hum*nos e Defesa Col*tiva, ó*gão
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
protegia as terr** indí*enas e *uilombol*s con*ra as in*asões. Com a extinção des**
</line>
</par><par>
<line>
secre*aria, os
</line>
<line>
descendente* dos pov*s ori*inário* e as populações quilombolas fica* ainda
</line>
</par><par>
<line>
mais vulnerávei* a qu*isqu*r formas de *rátic*s de agressão e violên*ia nos territóri** em q**
</line>
<line>
(*obre)vivem. Entendendo que se constit*i função polít*ca da educa*ão e d* ensino cuidar dos
</line>
<line>
d*reitos d* todos os po*o*, atr*vés d* currículos e prát*ca* de doc*ncia comprometidas c*m as
</line>
</par><par>
<line>
cul*uras p*pu*ares p*deremos promov*r *borda*ens de te*ática* diversas, inte*rativas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ncl*sivas das nossas iden*idades sociocul*urais.
</line>
</par><par>
<line>
[...] Pal** de di*putas e **nfl*tos *o âmbito
</line>
<line>
da* *elaçõe* de
</line>
<line>
poder * *omina*ão,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cu**ura pode t*mbém se torna* um import*nte t**reno de luta *e *o*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*mun*dades que
</line>
<line>
se utiliz*m de sua ancestral*dade, sua língua *aterna,
</line>
<line>
suas
</line>
</par><par>
<line>
tradições, memórias, mitos, celeb*a*ões, danças, cantos, rito* e, *obretudo,
</line>
<line>
de seu
</line>
</par><par>
<line>
imaginário como form* de re*i**ênc*a * p*oc*ss*s d* dominação política, e*o*ôm*ca
</line>
<line>
e i*eológica, constituindo dessa forma es*ra*égias de sobrevivência social. (ABI*,
</line>
<line>
2 0 1 9 , p . 2 ).
</line>
<line>
P**tanto, a promo**o das cultu*a* popula*es nos proc*sso* de ensino-ap*endizag*m
</line>
<line>
pod* *er entendi*a como *ma poder*sa aç*o p*líti*a e me*odológica *a defesa * *alvag*arda
</line>
<line>
das nos*as tra*i*ões culturais. As sal*s d* aulas e *s mate*iais didátic*s *onsiderados ofi**ai*
</line>
<line>
e*tão mui*o d*s*antes de *onseguir abordar a va*tíssima histór** e *xte**ã* cul*ural q*e este
</line>
<line>
p**s possui.
</line>
</par><par>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
Tem muita coisa, *iu? Não sei se e* vo* lembrar tudo porque, tempo, *ós era
</line>
</par><par>
<line>
peq*en*, é tempo de um *os*ão e *uzento* réis. N*s ia comprar sal, sabão, *uze*tos
</line>
</par><par>
<line>
*éis. Aí a *ente *ão tinha li*ença ** passa* pro lad* de
</line>
<line>
den*ro de *a*cão (sic.) o
</line>
</par><par>
<line>
s*nh*r tinha *ue
</line>
<line>
rece*er tudo por lado de fora. Eles pegava l* e *ra* *á
</line>
<line>
* ra d á
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ente, qu* a gente pe*ia e eles
</line>
<line>
vem dá, traz. Mas a gente nunca tin*a a licença d*
</line>
</par><par>
<line>
p*s*ar p*o lado de l*. E, a gente **i cortado (sic.), passado muito fra*ueza, que e*a
</line>
<line>
g*nte muito *raco. Nós cortava l*nh*, c*rt* de lenha, na B*hi* * M*nas. É, cortar
</line>
<line>
len*a. Tinha um *ugar que c*amava Tombador (sic.) * s*nhor jog**se a *enha lá *ra
</line>
</par><par>
<line>
cai* lá *m**ixo, c*rregava, botava
</line>
<line>
na beira d* *io p*a
</line>
<line>
canoa pegar pra atr*v*ss*r
</line>
</par><par>
</page><line>
lado de l* pra a Bahia * M*nas pegar. Tempo de trem de *erro, pr* pegar pro lado de
</line>
<line>
lá. E, a gente trabal*ava em *oça, tinha, até hoje tem mu*t* gen*e que não entend* o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 10, a*t. 3, p. 43-5*, *ut. 2020 www4.*sane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. A. Nu*es Neto, P. R. J. Abib
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
q*e *u falo, *ue a gente prantava (sic.) a *anaíba (sic.) a*sim de fincão (sic.), *ã* é
</line>
<line>
*omo hoje **e a gente fal* cavar e botar não, de Fi*cão, era uma va*inh* fininh* de
</line>
<line>
ponta, *gora o sen*or e*fia *s*a varin*a n* chão e faz *m buraquinho, *gor* enfia a
</line>
</par><par>
<line>
mana*ba. *
</line>
<line>
assim qu* g*nt* trabalhav*. carregava *g*a camuca (sic.), butija
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
E
</line>
</par><par>
<line>
(sic.), *utija,
</line>
<line>
*ma é *e fer*er água
</line>
<line>
pra café e outra ** c*rregar água pra bebe* n*
</line>
</par><par>
<line>
ro*a, c*amava butija. É, a gent* e
</line>
<line>
tr*tar, que o povo tratava. Hoj* e* dia, é tão
</line>
</par><par>
<line>
difere*t*. É, hoje *m dia, a gente fala o senhor, é mucê (sic.) qu* chamav*, qua*do
</line>
<line>
falava mucê é eu cham**d*, *al*ndo o senhor. Era mucê. É, f**ava, e, a *ente *omia
</line>
</par><par>
<line>
o q*ê? Ore*ha de *au. O s*nhor não s*be o que é orelh*
</line>
<line>
de pau, né? É, a gente
</line>
</par><par>
<line>
comia. Hoj* e* dia nem existe ele m*is. E folha
</line>
<line>
de veado, co*ia tamb*m. Hoje,
</line>
</par><par>
<line>
*ma fo*ha *ue a gent*
</line>
<line>
ch*m*va folha am*rg*s* (sic.), o senh*r *i*ha que esfregar
</line>
</par><par>
<line>
até sair o sumo *udo, ch**a sair um *umo verdinho. Agor*, *r* pra botar ** c*rn* pra
</line>
<line>
comer. E quem falou q*e o *enh*r que usava fe*j** e *rroz? Era só d* *no em an*.
</line>
<line>
O*asião de Sexta-feira d* Paixão. Só que come arr*z. P*a t*ás é só o p*rã* mex*do a
</line>
</par><par>
<line>
fa*i*ha, pirão * água *
</line>
<line>
a
</line>
<line>
carne. Nós foi cri*do tudo a*si*. E, tratar mãe e * pa*,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
outra *oisa (...) Quan*o morri* uma pes*oa, é *antar nagô. Cantar nagô a* redor do
</line>
<line>
c*ixão rodand* o caixão (...) E é escol*ido. Era *s**lhido s* esse já velho, ***in*
</line>
<line>
no*o não ia pra can*ar (...) E* co*heci a minha avó. Ela er* uma mulherona
</line>
</par><par>
<line>
grand*na, marrava uma *oa*ha grande n* cintura pra p*der ir
</line>
<line>
cantar, *é?. (C*mpo.
</line>
</par><par>
<line>
Anciã, Comu*id*de Quil**b*la Volta Miúda, 01 de de*embro de *019).
</line>
<line>
* a **elha-de-pau (Pycnoporus sangui*eus), */a l*itor/a cons*guiu lembrar o que
</line>
<line>
s*gnifica? É um tipo de *ungo, espécie de ramage* de cuja forma imita uma *re*ha e *rota
</line>
</par><par>
<line>
nos troncos das árvore*
</line>
<line>
caídas em muitas regiões flo*estais. De utiliz**ão variada, pode ***
</line>
</par><par>
<line>
usado desde a preparação de receitas *ulinárias até em usos medicinais. Enfi*, no contexto de
</line>
<line>
um* sala de aula - *u f*ra d*la - são inúmer*s as estratégias a qu* se pode lançar **o para *
</line>
</par><par>
<line>
a**endizado e a p**d*çã* *e conhecimento. Co*o discutido
</line>
<line>
ao lon*o *est* pap*r,
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
rep*rtórios mnemônicos * a* hera*ça* int*lectuais *fro-indígen*s se
</line>
<line>
consti*uem, a um
</line>
<line>
só
</line>
</par><par>
<line>
tempo, em e*tra*égia metod*lógica * abordagem te*átic*
</line>
<line>
i*prescindíveis *ara q*e
</line>
</par><par>
<line>
(re)aprendamos a ser-estar-v*v*r-sentir a diferen*a.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
E*
</line>
<line>
uma visa**, **nd* há mui** o que
</line>
<line>
*azer no *entido de ac*ssarmos esses o*tr*s
</line>
</par><par>
<line>
*ujeit*s his*ó*icos, os *eus mod*s *e vida s*as contr*bu*ções *nt*lectuai*. Atravé* da e
</line>
<line>
conjunç*o do pensame**o *luri*pistêmico e da *bo*d*gem i*tercu**ural, é poss*vel prom*ve*
</line>
</par><par>
<line>
práticas
</line>
<line>
de
</line>
<line>
d*c*nc*a *a educa*ão bá*ic* calcadas *a valorizaçã* *o ***peito *s difere*ç** *
</line>
</par><par>
<line>
culturais, est*atégia que, cert*mente, poderá c*ntri*uir pa*a que es*ejamos em *o*s*nân*i*
</line>
</par><par>
<line>
com a*
</line>
<line>
*ossas an*est*alidades
</line>
<line>
indí**no-afrobr*sileiras. Por fim, que
</line>
<line>
as heranças cu*turais
</line>
</par><par>
<line>
indígeno-quilombolas n*s *ossibilitem revelar mu*to* *utros conhec*m*ntos sobre nós
</line>
<line>
mesmos. Sigamos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 3, p. *3-58, out. 2020
</line>
<line>
*w*4.fsanet.com.**/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ance*t**lidades e Memória*: Plurie*istemologi*s * Int*rcultur*li*ade na Educação B*sic*
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
*E*ERÊ****S
</line>
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dos Pa*axó em Cumuruxat*ba no Municíp*o do
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</line>
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***TRO, L; FO*SECA, *. Kijetxawê Zabelê: A*de*a Kaí. Salvad*r: *ociedade da
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F. A. Nun*s Net*, P. R. J. Abib
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Co*o *eferenciar este Artigo, conform* ABN*:
</line>
<line>
NUN*S NETO, F. *; ABIB, P. R. J. An*estral*dade* * Memórias: Pluriep*stemol*gias e
</line>
<line>
Int*rcultura*i*ad* *a Educa**o B*sica. *ev. FSA, Te*esina, v.17, n. 10, art. 3, p. 43-5*, o*t. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntribuição dos Aut*res
</line>
<line>
F. A. Nunes Neto
</line>
<line>
P. R. J. Abib
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*pç*o e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e *nterpretação *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *la*oraçã* do rascunho ou na revisão cr*tica *o co*teú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic*pação na aprovação da versão fina* do man*scrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eres*na, v. 17, n. 10, art. 3, p. 4*-58, o**. 202*
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/*ev*sta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)