<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 17, p. 326-34*, o*t. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*7
</line>
</par><par>
<line>
O Aplicativo Whatsapp como Rec*r*o Pedagóg*co *o Ensi** da Língua Port**uesa
</line>
<line>
The Wha*sapp Applic*tion *s * Pedagogi*al Resource i* *ortu*uese Lang*age *eachi*g
</line>
</par><par>
<line>
*illami* de Santana Alves
</line>
<line>
Mes*ra*o em Letras pela ***versidad* Federal de Serg*pe
</line>
<line>
Gradua*ão em Letras *ortuguês pela Fa*ul*ade Integrada d* Sergipe
</line>
<line>
P*of*ssor da R**e Estad*al *o Estado da B*h**
</line>
<line>
E-mail: wi*lamissantana63@*m*il.com
</line>
<line>
Den*o André Pere*ra da Silva Sobral
</line>
<line>
*out*r em Letras e L*ngu*st*ca pe*a Univers*da*e *ederal de *lag*as
</line>
<line>
Prof. Dr. da Un*versidade Federal de Alagoas/C*laborador PROF*L*T*A*/UF*
</line>
<line>
E-mai*: den**p@bol.com.br
</line>
<line>
Willi*n *ima S*ntos
</line>
<line>
Mestr*do em Edu**ç*o pela Universidade Fed*ral de *e*gipe
</line>
<line>
Grad**ç*o em *edagogi* pela Facul**de do Nor*este da *ahia
</line>
<line>
Prof*ssor *a Rede Mun*cipal de *eremo*bo/BA
</line>
<line>
E-mai*: *illianje*e@hotmail.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Endere*o: Willian Li*a Sa*tos
</line>
<line>
Avaliad* pelo siste*a Triple Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
*ni*er*idade Federal de Sergipe, Av. M*recha* Ron*on,
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Dou*le Blind Re*iew
</line>
</par><par>
<line>
*/n - Jardim R*sa Elze, São Cristóvão - SE, 49100-*00.
</line>
<line>
(avalia**o cega por dois avaliadores da *r**).
</line>
</par><par>
</page><line>
Br*sil.
</line>
<line>
Revi**o: Gr*ma*i**l, Normati*a e de F*rmataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Aplicativ* W*atsapp *omo Recurso Pedagógico n* E*s*no da Língua *ortuguesa
</line>
<line>
327
</line>
</par><par>
<line>
R*S**O
</line>
</par><par>
<line>
*s** artigo objet*va compreender o u*o d* apli*ativo Wh*tsApp com* um recu*so pedagógico
</line>
<line>
nas aulas de Língua Port**uesa do ensino m*dio. Para alcançar tal obj*t*vo, adoto*-se uma
</line>
<line>
pes*u*s* qualitativa, de caráter bibli*gráfico, *a *ual foram explorada* aborda*e*s que
</line>
</par><par>
<line>
defendem a
</line>
<line>
aplicabi*ida*e dessa int*rf*ce da web
</line>
<line>
no *rocesso
</line>
<line>
de *nsino e *p*en**zag*m
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
**ngua Po*tug*e**. Par* tan*o, *unda*enta-*e em autore* c**o Kensk* (2011), O*iveira
</line>
<line>
(**1*), Antunes (20*7) e Moran (2000). O estudo em q*estão evidencia que o professor de*e
</line>
<line>
usar esse recurso a seu fav*r e buscar trabalhar com atividad*s que o *nvolva, oportunizand*
</line>
<line>
aos disce*tes *oment*s *e int*ração e de diálogo.
</line>
<line>
Pala**as-c*ave: WhatsA*p. Recurso Ped*gógico. Língua Portuguesa.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Th** article aims to un*erstand the use of th* Whats*pp application as * pedagogical resource
</line>
<line>
in Port*guese l*ngu*ge classes in high scho*l. To ach*eve this go*l, a qualita*ive r*sear*h of
</line>
<line>
bi*liographic character *as adopted, in which *pp*oaches that d*fend the applicabil*ty of this
</line>
<line>
we* interface in t*e process of te*ching and learning **e Portuguese *anguage were *xplored.
</line>
<line>
Therefore, it *s *ased o* a*thors such as Kenski (2*11), Olivei*a (2010), Antunes (200*) and
</line>
</par><par>
<line>
*o**n (2000). The study *n
</line>
<line>
ques*ion shows *hat the *eacher should use this *es*u*ce t* his
</line>
</par><par>
<line>
advan*age and seek to wo*k w*th ac*ivities tha* in*olve *im, provi*in* students with m**ents
</line>
<line>
of i**eraction and d*a*ogue.
</line>
<line>
Keywo*ds: W*at**pp. Pedagogical R*s*urce. Portuguese languag*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 17, n. 10, *rt. 17, p. 32*-341, out. 202*
</line>
<line>
ww*4.fs*net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. *lves, D. *. P. S. Sobral, W. L. Santos
</line>
<line>
*28
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TR*DUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
Atualment*, no Bras*l, a ma*o*ia dos aluno* d* ed*c*ção b*sica é con*iderada "l*itor
</line>
</par><par>
<line>
im*rsivo", vis*o que, de acordo com Sant*ella (2004), o *eferido *ermo é atribuído
</line>
<line>
àquel**
</line>
</par><par>
<line>
i ndi ví duos *ue
</line>
<line>
estão
</line>
<line>
*igados
</line>
<line>
aos aparatos das leituras di*itais, isto *, ao mun** da
</line>
</par><par>
<line>
*irtualidade, d*stanci***o-se da*uelas le*turas de rolo de pa*el e s*
</line>
<line>
a*roxima*d* de
</line>
</par><par>
<line>
*tiv*dade* d*gitais que estão envolvidas nas *ídias de comun**ação e entreteni*ento, tais
</line>
<line>
co*o bl*gs, red** s*ciais e sit*s.
</line>
</par><par>
<line>
Diante d*sto, escola, tend* co*o objetivo o desenvolvime*to d* uma edu*ação a
</line>
<line>
quali*icada, prec**a se ade*uar a ess* reali*ade dos alunos e promover estra*égias ** sala de
</line>
<line>
aula *ue env*l*** o *s* das t*c*ologi*s digitais. A*sim, *as **las de Líng*a Portuguesa não
</line>
</par><par>
<line>
pode ser
</line>
<line>
difer*nt*, o d*cente precisa usar as tecnol*gias a seu fa*or buscar integrá-las *s *
</line>
</par><par>
<line>
pr*tic*s pedagógi*as.
</line>
</par><par>
<line>
*uto*e* *omo Antunes (20*7) * Oliveira (2010)
</line>
<line>
discu*em que as aulas
</line>
<line>
de Lín*ua
</line>
</par><par>
<line>
*o*tugues* pre*isam dese**ol*e* a competên*i* comunicativa do d*sce*** * *im de qu* ele
</line>
</par><par>
<line>
esteja preparado p*ra lidar com
</line>
<line>
diferentes situações soc**comunicat**a* de seu c*tidiano.
</line>
</par><par>
<line>
*es*e mo*o, **ra que *s*a compe**ncia comun*cativa seja bem-suced*da, é fundam**ta* q*e
</line>
<line>
o p*ofessor trabalhe *om difere*tes g*neros textu**s. Vale ressa*tar que esse *nsino com
</line>
<line>
d*fer*nt*s *ên*ros pode ser des**v*lvido por meio *a* *ecnolo*ias d*git*is, assi* este **t*do
</line>
</par><par>
<line>
apresen** uma po**ibilidade de se trab*lhar
</line>
<line>
co* di*erentes g*neros por meio d* WhatsApp,
</line>
</par><par>
<line>
c*nsiderando *u* es*e ap*icativo *stá c*nectado à rea**d**e disce*te.
</line>
<line>
De acordo com Ol*veira (*010), * ensino de L*ngua P*r*ug**sa no *rasil ainda tem
</line>
<line>
sido d*sen*olvido por mei* d* reg*as is**adas da gra*ática **rmat**a ou dire*i*na*a* ao uso
</line>
<line>
do livro didát*co. Contudo, o avan** d*s pes*ui*as e*uc*cionais tem *po*ta*o que e*se t***
</line>
<line>
de ensin* não é sufic*ent* para atender às necessidades sociais, tornand* muit*s vezes as aulas
</line>
<line>
cansativas, d*sestimulantes e sem s*ntido.
</line>
<line>
Dessa forma, a no*a dinâmi*a social e educaci*na* *xige qu* o *igita* esteja *resente
</line>
</par><par>
<line>
*as *r*t*cas e*colares, *ma v*z *ue a
</line>
<line>
c*mposição híbrid* da cibercultu*a per**te ao*
</line>
</par><par>
<line>
*o*ent** e disce*t*s
</line>
<line>
explo*arem as riquezas *ue *s
</line>
<line>
in*er*aces (*a W*b Moodle, Facebook,
</line>
</par><par>
<line>
WhatsApp, YouT*be, G**e*, Blogs, Sites, ent*e
</line>
<line>
*utras) pos**em, como, por exemp*o, a
</line>
</par><par>
<line>
pluralid*de de sentidos d**orrent* da *i*rida*ão do hi*er*e*to com a* diversas mídias
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
</page><line>
compl**entam a **nâmi*a do conhec*m*nto disp*nibilizad* na rede. De*se *odo, as prá*icas
</line>
<line>
dos *ocen*e* d*vem aten*er aos anse*os do* alunos nativos digitais.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. *7, n. *0, ar*. 17, p. *26-341, out. *020 ww*4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Aplicativo What*a*p como Recurs* Pedagógico no En*ino da **ngua *ortuguesa
</line>
<line>
329
</line>
</par><par>
<line>
N*ta-s* essa n**essidade de se aco*pan*ar os te**os hodierno* para desen*olver nos
</line>
<line>
estu*a*tes habilid*des *u* *s ajudem * expandir-se socia*mente, uma v*z que * av*nço *a
</line>
</par><par>
<line>
globalizaç*o e d** est*dos linguístic*s exige
</line>
<line>
*ue o d*cente *e **apte a novas práticas
</line>
</par><par>
<line>
educativas. Conclui-s*, logo, que e*tratégi*s dev*m ser cria*a* par* se trabal*ar com a *ín*ua
</line>
</par><par>
<line>
Po**ugu*sa no ambien*e
</line>
<line>
esc*la*. *artin*o *essa prob*em*tica, surgiu o seguinte
</line>
</par><par>
<line>
questionamento: como o **l*cativo Wh*t*App p*de contribuir no
</line>
<line>
en*ino
</line>
<line>
da Língua
</line>
</par><par>
<line>
*ortu*u*sa?
</line>
</par><par>
<line>
À **z *essas informaç**s, e*te trabal**
</line>
<line>
v* s a
</line>
<line>
*o*preende* pos*i*ili*ade
</line>
<line>
d* us o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ap*icati*o WhatsApp como um rec*rso pedagógic* para as a*las
</line>
<line>
de Língua *ortugues*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ensin* médio. A **colha de tal tem*tic* se justifi*a pela emergente *ecessidade *e disc**sões
</line>
</par><par>
<line>
acerca das tecnologias digitais no processo de en**no
</line>
<line>
e a*ren*iza*em, enfatizando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
letramento *igita* dos agentes do processo educativo t*nto* do* pro*ess*res imig*antes
</line>
</par><par>
<line>
digitais c** foco ** *novaçã* das estratég**s d*dáticas qua*to dos aluno* já imersos
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
cu*tura digital qu* precisam d* orie*tação para o us*
</line>
<line>
desses re*urs*s para fins
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
aprendiza*em, justifica-se *scolha d*sse *pp por se tratar de um *nterfa*e m**to *tiliza*a a
</line>
<line>
*elos alunos.
</line>
<line>
N*sse *entido, Leopoldo (20**, p.13) afirma que "As nov*s t*cnologias surgem com a
</line>
<line>
n*cessi*ade de es*ec*alizações dos *ab*res, um novo modelo surge na educa*ão, com *la
</line>
<line>
p*d*-se de**nvolv*r *m c*njunto de at**idades com interesse* di*ático-pedagógicos". As*i*,
</line>
<line>
é possível inovar na e**c*ç*o, explora**o o uso *as tecnologia* di*itais.
</line>
<line>
De*se modo, com*reen*e-se que o professor precisa acompanhar o avanço tecnol*gi*o
</line>
</par><par>
<line>
e bu*car mé*o*os
</line>
<line>
que o a*ud* a cumprir seu
</line>
<line>
pape* de medi**or. Assim,
</line>
<line>
este art*g*
</line>
<line>
torna-*e
</line>
</par><par>
<line>
relevante p*r proporci*nar ao*
</line>
<line>
profiss*onais
</line>
<line>
de Língua Po*tug*e*a e * sociedade e* g*ral
</line>
</par><par>
<line>
disc*ssões que apresentam
</line>
<line>
*ma proposta de ensino qu* ve*ha s*r d*nâmica e at*ativa,
</line>
</par><par>
<line>
aju*ando, *ssim, no desenvolvime*to s*cial do discente.
</line>
<line>
A f*m d* desenvol*er *ste estudo, trabalha-se com *ma pes*uisa qualitativa, de caráter
</line>
</par><par>
<line>
bibli*gráfico,
</line>
<line>
na qua* s* ex*lora
</line>
<line>
abordagens *ue *efendem a *pl*cabilidade do* recu**o*
</line>
</par><par>
<line>
*ecnológicos no processo de
</line>
<line>
*nsino e
</line>
<line>
aprendi*agem no ambiente escolar e teor*as *ue
</line>
</par><par>
<line>
apont*m a real necessidade de inovar
</line>
<line>
na* aulas
</line>
<line>
d* Lín*ua Port**ues*. De acord* c*m Gil
</line>
</par><par>
<line>
(20*8), p*squ*sas
</line>
<line>
de cunh* biblio*r*fi*o sã* desenvolvidas c*m base em materi*l já
</line>
</par><par>
<line>
elaborado. Assim, utili*a*-se m*teriai* com* livr*s artigo* científ*c*s, nos quais e
</line>
<line>
estão
</line>
</par><par>
<line>
expostos estu*os *u* rel*tam que as tecno*ogias digita*s p*d*m c*ntr*bui* *o p*ocesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*nsi*o e aprendizagem.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 10, a**. 17, p. 326-34*, out. 2020 www4.f*ane*.**m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Alves, D. A. P. S. Sobral, *. L. Santo*
</line>
<line>
330
</line>
</par><par>
<line>
O artig* est* org*ni*ado em d*as se*ões, na primeira, di*cute-se sobre o ensin* de
</line>
<line>
Líng*a Port*guesa, que precisa se a*equar às tecnologias digita*s. Para iss*, utilizam-se como
</line>
<line>
f*ndamentação *eór*ca o* tra*alhos de Ol**eira (2010), Antu*es (2007), Rojo (2013) e Moran
</line>
<line>
(*000), o qual a**nta * importâ*cia de o doc*nt* usar as *ecnolo*ias digitais em sala *e aula.
</line>
<line>
Na segund* seção, *p**se*ta-s* o Wha**App como um Cenár*o Vi**ual de
</line>
</par><par>
<line>
Aprendizagem para as aulas
</line>
<line>
de L*ngua Portuguesa do *nsino médio, *ervindo co*o suporte
</line>
</par><par>
<line>
tex*u*l, onde se
</line>
<line>
t*rna p**sível *i*culaç*o de vários gêneros em di*e*e**** semi*ses. Para a
</line>
</par><par>
<line>
tanto, ado*am-se ab*rd*gens de Moran (2000) e *atta* (2*14), o qual aponta o WhatsAp*
</line>
<line>
co*o um apli*at**o de *omunicação rápida e pro*isso*a.
</line>
<line>
*ara finalizar, foram f*itas a*guma* consideraç*e* ac**ca do* res*ltados deste estudo,
</line>
<line>
em que se consider* que a *scola, por ser *m dos l*cais responsá**is *elo desenvolv*mento
</line>
<line>
social do *ducando, precisa oferecer u* trab**ho educativo atrativo e refl*x*vo q*e desp*rte o
</line>
<line>
aprender do aluno, p*eparando-* para atender às nec**sidades da *ociedade. Assim, trabalhar
</line>
<line>
com o Whats*pp em sala de aula pode ajud*r o discente em seu apren*izado, tornando-o
</line>
<line>
críti*o, form*dor de sua pró*r*a ***niã* e pr*parado p*ra o mercado de trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvendo,
</line>
<line>
assim,
</line>
<line>
s ua
</line>
<line>
*om*etência
</line>
<line>
comunicativa
</line>
<line>
*ar*
</line>
<line>
diferentes
</line>
<line>
situações
</line>
</par><par>
<line>
socio**munica****s.
</line>
<line>
* REFER*N*IAL *EÓRICO
</line>
<line>
2.1 Ref**xões sobr* o ensin* de líng*a p*rtuguesa
</line>
<line>
Leva*do em conta a contempora*eidad* co*o uma era digital * conside*a*do que *s
</line>
<line>
Tecnologias D*gitais de Informação e Comunicação - T*IC se*am re*evant*s pa*a um bom
</line>
</par><par>
<line>
dese*penho no *ro*esso didático-metod*lógico em sala de aula, est* seç** problemati*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*ual e*si*o *e *íng*a *ortuguesa.
</line>
</par><par>
<line>
Vi*e-se em um mund* *igita* e is** faz com que m*danças co*portamentais s*rjam
</line>
<line>
co*stant*mente. No que diz respeito a e*s** mudanças, *ensky (*011) afir*a que:
</line>
<line>
*a *tualidade, o surgimento de um *ov* **po de sociedade tecn*lógica é
</line>
</par><par>
<line>
determinad* p*incipal*ente pe*os ava*ç** da* tecnolo*ias
</line>
<line>
dig*tais de comun*caçã*
</line>
</par><par>
<line>
* *nforma*ão e pela microelet*ônica. Es*as novas [sic] tec*ologi*s -
</line>
<line>
**sim
</line>
</par><par>
<line>
considerada* em rel*ç*o às
</line>
<line>
tecnologia* anteri*rmente ex*stentes -, quando
</line>
</par><par>
</page><line>
di*seminadas socialmente, alt*ram as qualificações profi*sionais e a mane*ra como
</line>
<line>
*s pesso*s vi*em cotidianam*nte, t*a*alham, in*ormam-se e se comunica* c*m
</line>
<line>
outra* pess*as * com todo o mundo (K*NSKI, 2011, p.22).
</line>
<line>
Rev. FS*, Teres*na, v. 17, n. 1*, ar*. 17, p. 326-341, out. 2020 www*.fsanet.c*m.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Apl*cativ* Wha*sapp como Recurso Peda*ó*ic* no Ensino *a Lín*ua Por*uguesa
</line>
<line>
331
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, as t*cn*logias exig*m *rans*ormaçõ*s, p*inc*palmente na educaç*o, por
</line>
<line>
isso Freire (2*02) as concebeu *omo uma condição *ara obtenção d* c*nhecimento de f*rma
</line>
<line>
dinâmic*. Con*udo, as tecn*logi** digitais trouxeram gran*es implica*ões pa** as pr*ticas de
</line>
<line>
ensin*. Dessa forma, Ol*veira e Reis (2016) traçam três desa*ios ao refletir *cerca das TDIC
</line>
</par><par>
<line>
na educação: o primeiro
</line>
<line>
se refer* *o im**lso de novos métodos di*át**os, qu* evidenciam
</line>
</par><par>
<line>
novas estratégias didático-metodológicas; o segundo de*af*o *stá *elacionado à p*e*aração
</line>
</par><par>
<line>
do*ent*, visto que para implantar as novas *ecnologias é preciso teoria e *ormaç*o; *á
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
terceiro s* di*eciona ao suporte e*trutural of**ecido pe*o* Sistemas d* Ensi**, uma vez que
</line>
<line>
muitas es*o*as não dispõem de recurso* suf*cientes, deixando o docent* muit*s vezes *e mãos
</line>
</par><par>
<line>
a*adas. Para configurar esses empecilhos, é necessário que Poder Públic* ofereça suporte o
</line>
<line>
t*cnológ*co *ufici*n** e c*pac*tação profissional para os profe*sore*.
</line>
<line>
Especific*men*e s*b*e a finalidade do ensino de Lí*gua *o*tu*uesa ** so*iedade
</line>
<line>
conte*porâ**a, press*põe-se qu* el* exige *ma reflexão sobre a for*a**o de sujeitos crí*ico*
</line>
<line>
e particip*tivos no ambiente social * vi*tu*l. Dessa forma, a Base Nac*onal Comu* Curricula*
</line>
</par><par>
<line>
- BNCC (BRASIL, 2017) concebe a cult*ra di*ital
</line>
<line>
c*mo u*a competênci*
</line>
<line>
*ue deve s*r
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvida ao l*ngo da Educação *ásica e, para i*so, prop*e a utili**ção de rec*rsos
</line>
<line>
digitais e inte*face* in*e*ativ*s a*inhadas às estrat*gias de **sino. *o campo ** linguagem, a
</line>
<line>
bas* in*va a* or*enta*ões *nte* dadas pel*s Pa*âmetros Curri*ula*es Nacionais (P*N), q*e
</line>
</par><par>
<line>
organizava a d*sciplina *e Língua Port*g*esa
</line>
<line>
em três gra*des
</line>
<line>
blocos de conte*do: Lín*ua
</line>
</par><par>
<line>
Oral, Língua E*crita e Análise e Ref**xão sob*e a lí**ua.
</line>
<line>
A estrut*ra pr*pos*a pela *NCC se asse*elh* a es*a organização, no ent*n*o, no *ovo
</line>
<line>
**cume*to, *s ha*ilidades a *ere* traba**adas n* língua mate*na est*o agr*p**as em quatro
</line>
</par><par>
<line>
dife***tes p*áticas
</line>
<line>
de **nguagem: Le*tura, Produção
</line>
<line>
de Te*tos, Or*li*a*e e Anál*s*
</line>
</par><par>
<line>
*inguísti*a/Semióti*a. A diferen*a central entre os documento* refer*-se à inser**o da an*li*e
</line>
</par><par>
<line>
semiótica no ensi*o da L*ngua *ortuguesa. Es*a a*álise
</line>
<line>
diz respeit* ao estudo
</line>
<line>
de texto*
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
múltiplas lingua*ens, incl*indo a* digitais.
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
acordo com Lib*neo (2001, p.21), "[...] a tr**sformação ger*l da s*c**dad*
</line>
</par><par>
<line>
r*p**cut*, sim, ** *ducação, nas esco*as, no trabalho dos profe**ores". Desse modo, * escola,
</line>
</par><par>
<line>
muita* vezes, é pr*ncipal *ntidade res*onsável pela formação in*electual do e**cando, por a
</line>
</par><par>
<line>
isso deve
</line>
<line>
bu*car
</line>
<line>
práticas
</line>
<line>
pedagógica* que * *judem a *xpandir-se socialme*te. Isso faz
</line>
</par><par>
<line>
Soares (2000) c*mpreender que o *nsi*o
</line>
<line>
de Lín*ua Portuguesa d*v* *proximar a e*cola
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
vida, e a língua *a prática social.
</line>
</par><par>
</page><line>
No que se refere ao ensino de líng*a *aterna, Antunes (*007) relata qu* * d*si*tere**e
</line>
<line>
dos alunos pela leit*ra *em sido algo extremamente *reoc*pante. De aco*do com a *e*erida
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. *0, a*t. 17, p. 326-341, o*t. 2*2* www4.fsan*t.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Alv**, D. *. P. S. Sobral, W. L. S*ntos
</line>
<line>
332
</line>
</par><par>
<line>
autora, o ensino t*a*ici*nal to**ou-se insuficiente por não se ad*qua* à real*dade *iscen**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ssim não atender às suas necessidades *o*iocomuni*ativa*.
</line>
</par><par>
<line>
C*nforme S*v*ani (1991), a *nfase no ens*no tradic*onal está
</line>
<line>
*entrada apenas
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
pro*ess**, **mo deten*or do saber (o c*ntr* do *rocesso de ensino e ap*endiz**em), sendo o
</line>
<line>
responsável pela t*ansmissão do conhecimen**, que ser*am prev**m*n*e compendiad*s,
</line>
<line>
sistem*tizad*s * in*o*porados **los alunos que, p*r s*a vez, era* concebidos como meros
</line>
</par><par>
<line>
expec*ado*es do
</line>
<line>
p*o*es*o. À luz de tal
</line>
<line>
falt*, A*tunes (2007) *efende
</line>
<line>
um ens**o de lín*ua
</line>
</par><par>
<line>
centr*** no aluno, na le*t**a e n* *ext* e assim sugere qu* no*as práticas *ducativas sej*m
</line>
<line>
criadas para se trabalha* *om Líng*a *ort*gu*sa em sala de aula.
</line>
<line>
Seguindo es*e mesmo patamar, Oliveira (2010) ta*b*m critica * ensino tra*icional
</line>
</par><par>
<line>
adota*o
</line>
<line>
em muitas e**olas. De
</line>
<line>
acordo c*m referido autor, *
</line>
<line>
al*m do e*sino de gramática
</line>
</par><par>
<line>
normativa e*t* fora das situações reais de uso da líng*a, os mé*odos tradicio*a** podem
</line>
<line>
dificul*ar *a cons**u*ão do proc*sso de ap*endizagem *o aluno, **nsi*e*ando que o amb*ent*
</line>
<line>
es*olar precisa ser di**mizado, a fim de que * aluno desperte o *nteresse e go*to pela *ei*ura
</line>
<line>
para que *e tor*e um sujeito crít*co * reflexivo.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, apr*xima-se *
</line>
<line>
envolvimento das tecnologias digitais em sa*a d* au*a,
</line>
</par><par>
<line>
que Moran (2000) aponta como fundamental, po*s, segundo e*e "[...] o prof**sor, com o uso
</line>
</par><par>
<line>
das novas tecn*lo*ias em
</line>
<line>
sala de a*l*, pode *e t*rnar um or*entado* do processo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
a*rendizag**, trab*lhando
</line>
<line>
de m*neira equi*i*rada, c*m
</line>
<line>
or*entação intelec*ual,
</line>
<line>
emocio*al
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gerenci*l [...]" (MO*AN, 2000, p.171).
</line>
<line>
Nesse sentido, Santos, Ferret* e Al*es (2020) traz que a forma de se comunicar vem
</line>
</par><par>
<line>
se*do potenc*a*izada e e*t*uturada * partir das
</line>
<line>
pl*taformas d* *nteraçã* o*-line. *ssim,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
distân*ia entre os su*eitos do
</line>
<line>
*rocesso de ensino e
</line>
<line>
aprendi*agem não é mais um
</line>
<line>
o*stá*ul*,
</line>
</par><par>
<line>
considerando
</line>
<line>
os ava*ços das *DI*. A p*eo*upação está centrada na util*z*çã* dessas
</line>
</par><par>
<line>
i*terfaces
</line>
<line>
da web para fi*s pe*agó*i*os, uma vez
</line>
<line>
que * in*erção do *igital ** prática
</line>
</par><par>
<line>
*e*agógica ain*a é um desafio a ser sup**ado pelos do*entes.
</line>
<line>
Fazendo *eflex*es a*erca dessas novas exigênc*a* para o *nsi*o, Roxane Rojo (2*13)
</line>
<line>
a*resenta abor*agens **ra u* e***no de *íng*a *ortu*uesa textual/digi*al, ist* é, um trabalho
</line>
<line>
com diversos gêneros digitais, *s qua*s d*vem ser explora*os em sa*a de aul*, uma *ez *ue,
</line>
<line>
segundo a autora s*praci*ada, tais gêneros estão diretamente lig*dos à cultura social do aluno.
</line>
<line>
Ol*veir* * Reis (2016, p.26) também discutem s*bre a inserção dos gêneros digitais no
</line>
<line>
ensino, pois s*gundo as refer*das au*ora*, "[...] dada * *ra*de p**liferaç*o da mídia *igital, há
</line>
</par><par>
<line>
necessidade de a instituição adequar-se criand* possibilida**s de i*cluir e absorv*r
</line>
<line>
essa
</line>
</par><par>
<line>
avalanche digital na conte*tuali**ção do ensi*o".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter**ina, v. *7, n. 10, art. 17, p. 326-341, *ut. 2020 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Aplicati** *hatsapp com* *ecurso Pedagógico no Ensi*o *a Líng*a Portug*es*
</line>
<line>
333
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, as dis*ussões apresentadas sugerem um e*sino de lí*gua m**erna com
</line>
<line>
gênero* discursivos e também digitais. A*sim, o que sã* gêneros textuais e *or que usá-los em
</line>
<line>
*al* *e aula? De acord* com Marcuschi (2008), os *ênero* text*ais sã* textos empíricos que
</line>
<line>
ci*c*lam em meio social. Bak*tin (2003) define os gêneros com* ti*os relativa*ente es*áveis
</line>
</par><par>
<line>
de enunciados * el**entos ind*sp*nsáveis
</line>
<line>
pa*a a prá*ica da linguagem. Portanto, *ó
</line>
<line>
*á
</line>
</par><par>
<line>
c*munic*çã* por conta do* gêneros discursi**s. De*s* forma, pode-*e de*inir que os g*neros
</line>
<line>
textuais são os *ext*s que se usa pa*a se co*u*icar no dia a dia.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo *ssi*, esses gêneros estão
</line>
<line>
diretame*te li*ad*s
</line>
<line>
ao meio *ocial
</line>
<line>
do suj*ito. Por
</line>
</par><par>
<line>
isso, An*un*s (20*7) defende o *ns*n* de gê*eros diversificados nas aul*s d* Lín*ua
</line>
</par><par>
<line>
Po*t*guesa. S*gundo a refe*ida autor*, os aluno*
</line>
<line>
p*ecisam est** preparados
</line>
<line>
pa*a lidar com
</line>
</par><par>
<line>
esses te*tos que cir*ula* *ocialmente. Também retra*ando a re**vância do *r*ba*ho com
</line>
</par><par>
<line>
g*n*ros *iversificados
</line>
<line>
*m sala de aula, Oliveira e Reis (2016, p.27) a*irm*m que "[...]
</line>
</par><par>
<line>
entendemos que, ao ***uda*mos o* gêneros textua*s, *ro*uramos compreender
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
funcionamento social d* l*ngua". Dessa forma, os gêneros *extuais são *s for*as e* uso
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
língua em sociedad*.
</line>
</par><par>
<line>
Já par* conc*ituar os *ênero* digitais, p*ime**amen*e é prec*s* en*e*der qu* eles *ão
</line>
<line>
gê*eros textuais, cuja car**terís*i*a específica *stá rela*ionada aos n*vos gênero* promovidos
</line>
<line>
pela tecnolog*a digit*l, te*-se como e*emplo *ma *otícia e u*a mensagem comp*rtilhada via
</line>
<line>
aplicat*vo Wh*tsApp. N*sse sentindo, o a*licativo potencializa o *ompart**hame*to, n* caso,
</line>
</par><par>
<line>
a emissão e r**epção da mensagem/texto, sendo
</line>
<line>
u* supor*e *ara o trabalho com gêner**
</line>
</par><par>
<line>
textuais dig*tais.
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, levando em consideração as *eorias apr**entadas, perce*e-s* *ue
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fundamental * aplicabilida*e *os *ên**os *igit*is n*
</line>
<line>
amb*ente es*olar. **nsando ni*s*, o
</line>
</par><par>
<line>
e*tudo em questã* va* apr*sentar adian*e uma proposta de ensino c*m gêneros di*ersif*cados
</line>
</par><par>
<line>
por me*o *o aplic*tivo WhatsApp,
</line>
<line>
ass*m, *em-se uma prática de e*s*no text*al/digita*,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
segun*o os a**ore* já *enc*o**dos, está diretame*te relacionada ao *eio social do *luno.
</line>
</par><par>
<line>
Em *onformida** com Lévy (1993), hoje se vive u*a evi*ente *etamo*fose
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
funcionamento so*i*l, das ativida**s cognitiv*s e *as represent*çõe*
</line>
<line>
d* mun**. A evol*ção
</line>
</par><par>
<line>
das técnicas intelectuais p*de ser consid*rada
</line>
<line>
c*m* u* agente destas t*ans**rm*ções na
</line>
</par><par>
<line>
medida em que
</line>
<line>
trazem cons*go novos meios de *onhecer mundo, d* *
</line>
<line>
repre*entar e de
</line>
</par><par>
<line>
tr*ns*itir estes
</line>
<line>
con*ecim*ntos. Se*do assim, as
</line>
<line>
novas *ec*ologias digit*is dã* *upo*te
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
muda*ça de comp*rtam**to d* sociedade, exig*ndo que o indiv**uo passe po*
</line>
<line>
transformações. Nesse sentid*, a esco*a, c*mo um *spaço de ob*enç*o de conheci*ento, tem
</line>
<line>
o pa*el de preparar o al*no para a *ocied*de.
</line>
<line>
**v. FSA, Teresina PI, *. 17, *. *0, art. *7, p. 326-341, out. 2**0 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Alves, *. A. P. S. So*ral, W. L. Sa*tos
</line>
<line>
334
</line>
</par><par>
<line>
Dess* forma, de m*do geral, o *nsino conte*porâ*eo *eve e*plorar *s su**rte*
</line>
</par><par>
<line>
d*gi*ais ofert*dos *elas novas te*nologias. De maneira mais específica,
</line>
<line>
pen*ando *cerca das
</line>
</par><par>
<line>
aulas de Língua Port*gue** *o ensino médi*, elas não devem ignorar a presença das TDIC,
</line>
<line>
pois a própria LDB - *ei de Diretr*zes e *ases *a *du*ação Nacional (*996) aprese*ta que *
</line>
</par><par>
<line>
*nsino *édio d*ve pr*parar o aluno para o mercad* de tr*balho e p**a a cidadania, e,
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
vi*to em
</line>
<line>
*iscussões *nt*riores, não existe cid*dania e traba*ho s*m a cu*tura digital, pois *
</line>
</par><par>
<line>
t*cnologia está presen*e con*tantemente *o meio social.
</line>
<line>
**le ressaltar que trabalha* *om o* gêneros di*ita*s não é su*iciente pa*a que um
</line>
<line>
educad*r *onsiga *m b*m desempenho n* pro*es*o *e e*sino e apre*dizagem, p*is * pre*iso
</line>
</par><par>
<line>
qu* o d*c*nte, no processo educativo, seja dinâm*co
</line>
<line>
**ra a*c*nçar seus objeti*os. Por iss*,
</line>
</par><par>
<line>
Olivei*a e Reis (2016) abordam que:
</line>
</par><par>
<line>
A ausência de propos*a de ensino de GT de f*rma contextualiz*da demonst*a *er u*
</line>
<line>
p*oblema nas real**ade* es*ola*es, visto que n*o é a*enas in**uir um v**t* campo de
</line>
<line>
gêneros digitais aleatoriamente nas aulas. **z-se necess*ria a *eleção *os mesmos,
</line>
</par><par>
<line>
com o *ntuito de *oc*liz** determi*ado obje**vo a cada
</line>
<line>
aula programada.
</line>
</par><par>
<line>
(OLI*EIRA; REIS, 2016, p.28).
</line>
</par><par>
<line>
*ortanto, é preciso qu* o pr*f*ssor ela*ore seu plano de aula e veja qua**
</line>
<line>
p*ocedi*ento* *erão toma*os a f*m de conseguir a***nç*r seus o*je*ivos. C*ncluindo acer*a
</line>
<line>
des** abordag*m, Kensky (2011) r*ssa**a qu* a *sco*ha de determinado tipo de tecnolo*ia
</line>
<line>
a*te*a p*ofunda**n** a *atureza do proce*so educacional e * c***n*c*ção ent*e os
</line>
</par><par>
<line>
par*icipantes. Sendo as*im, é preciso q*e
</line>
<line>
b*as estratégias sejam criadas ao *plicar as
</line>
</par><par>
<line>
tecnologi*s digitais nas p*á*ic*s de ensino. Po* isso, a seguir, é apr*sentado o Wh*tsApp *omo
</line>
</par><par>
<line>
um cen**io
</line>
<line>
virtual de a*r*ndiz*gem *as aulas de **n*ua Portugue*a do 3º ano d* ens*n*
</line>
</par><par>
<line>
mé*io, em que s* *rocura, *lém de um *ra*alho
</line>
<line>
textual/*igital, e*abo*ar
</line>
<line>
u*a boa pro*osta
</line>
</par><par>
<line>
didático-metodológ*ca.
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULT*DOS E DISCUSS*ES
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Whats*pp: definição e *ossib*lidad*s d* se* uso na *ducação
</line>
<line>
* *otório q*e, em uma dete*minada turma do 3º ano do *ns*no médio, * maior*a dos
</line>
</par><par>
<line>
a*uno* disponha *e um *ispositiv* móv*l, com* t*mbé* u**li*em o
</line>
<line>
a*l**ati*o WhatsAp*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ss*m, o professor precis* u*ar essa q**stão a *eu fav** e propor momentos em *ala de aula
</line>
<line>
*ue envolva* esse referido a*lic**ivo.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 17, p. 3*6-3**, out. 2020 www4.fs*net.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Aplicati*o Whatsapp como Recurso P**a*ógico no E*sino da Língu* Portuguesa
</line>
<line>
33*
</line>
</par><par>
<line>
Muito* educadores acredit*m que nã* e*ist*m alternativas de explo*ar o *hats*pp em
</line>
<line>
sal* de au*a. Co*tudo, * preciso que esse* docentes conf*gure* essa concepç*o * se a*aptem
</line>
<line>
às nova* po*sibilidades, as *uais e**o**am o uso do aplicati*o supracitado no a*bien*e
</line>
<line>
esc*lar. É notório que muito* prof*ssores enfrentam prob*emas em relação a* e*cessivo us*
</line>
<line>
do c*lular *m sa*a de aula. * partir di*so, esta seção prom*ve momentos reflexivos *ara s*
</line>
<line>
lidar com esse de*afio disponibiliza*o pelas tecn*l*gias di*itai*.
</line>
</par><par>
<line>
Antes de *e prop*r possibilid*des de t*abalho c*m WhatsApp em sala *
</line>
<line>
de au*a,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
pre*iso conhecer seu *onceito que, pa** Mattar (2014), é um ap*icativo de
</line>
<line>
comunicaçã*
</line>
</par><par>
<line>
rápi*a e p*omissora. Pode-se afirmar que o aplicativo digital é contemporâne*, o qual p*de
</line>
<line>
ser ba*x*do em dispositivos móve*s a*ravés d*s lojas *irtua*s *lay Sto** (para usuário* do
</line>
<line>
sistem* a*droid co* conta Google) o* App Store (para usuário* *o s*st*ma ios com cont*
</line>
</par><par>
<line>
*cloud). Lembran*o que ta*bém *á
</line>
<line>
possi*ilidade de utilizar o apl*cat*vo pe*o *ompu*a*or,
</line>
</par><par>
<line>
*través da funçã* "WhatsApp Web" como se pode **se*var na fig*ra 01.
</line>
<line>
F*gur* 01 - WhatsApp We* na tel* do comp*tad*r
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: https://web.w*at*app.com/
</line>
<line>
Es*a f*nção Web *o WhatsA*p perm*te a *ransgressã* da i*terf*c* no dispositivo
</line>
<line>
móvel para a tel* do computador atravé* de u*a sincronizaç*o gerada a partir da leitur* do *r
</line>
<line>
Code com a câmera do a*arelho.
</line>
<line>
Além disso, a *ersão atual do ref*r*do aplicativ* po*sibilita ao i*di*íduo fazer li*a*õe*
</line>
</par><par>
<line>
de á*d** ví*eo com a*é oit* usuários; enviar hiperlinks, i*ag*ns, emotio*s, m*nsagens e
</line>
</par><par>
<line>
escritas * **a**; e com*a*tilhar *íd*os e po*cast*, textos,
</line>
<line>
além d* *ut*as **ri*dades de
</line>
</par><par>
</page><line>
gêne*os te*tu*is a pa*tir das diversas fun*ões dispo*íveis na inter*ace, como se pode ob*ervar
</line>
<line>
na *igu*a 02. *ara tanto, basta apenas que o indivíduo *steja conectado à internet.
</line>
<line>
Rev. F*A, Ter*s*na PI, v. 17, n. 10, *rt. 17, p. 3*6-341, o*t. 202* www4.fsane*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Alves, *. A. P. S. Sobral, W. L. S*ntos
</line>
<line>
336
</line>
</par><par>
<line>
*igura 02 - Algumas fu*ções do WhatsApp
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Captu*a de tela *e*t* pelos auto*es.
</line>
</par><par>
<line>
M*ttar (*014) discute *ue o Whats*p* é uma plataforma q*e serve
</line>
<line>
de apo*o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
edu*ação, pois é um ap*icati*o d* f*ci* ace**o * *iretamente lig*do à realidade d*scente. *á
</line>
<line>
Moran (2*1*) *ita outro aspecto positi*o em relação à forma de co*unica*ão *roporcionada
</line>
</par><par>
<line>
por essa ferramenta, que é a utilização
</line>
<line>
de um* l*nguagem m*is f*mil*ar, mai*r
</line>
</par><par>
<line>
*sp*ntanei*ade, dando oportunidade *e os *luno* *ais tímido* traç*rem *ues*ionamentos po*
</line>
<line>
meio do aplicativo.
</line>
<line>
*o*forme as Diretrizes de Polí*icas para ap*endizag*m **vel da *NESC* (2014), o
</line>
<line>
uso da tecnol*gia m**el, como o ***ular, por exe*plo, *iabiliza o p*ocesso de aprendiz*gem
</line>
</par><par>
<line>
em qualquer hora e em q*alquer lugar, isso f*c*lita o acesso
</line>
<line>
imediato à i*formação,
</line>
</par><par>
<line>
possi*ilit*ndo * compar*ilhamento de in*ormação e conhecimento. Se**i*d* e*sa mesma
</line>
</par><par>
<line>
lin*a, Oli***ra e R*is, (2016, p.*6)
</line>
<line>
ao ref*etire* acer*a da p*s*ibi*ida*e das tecnologias
</line>
</par><par>
<line>
digitais no ambi**te escolar, discutem que "[...] a **serção de gêneros da esfera digital poderá
</line>
<line>
desenvolver um *n*ino-*prendizagem pautado nos anse*os sociais (s*cied*de dig*ta*)".
</line>
<line>
*abendo *ue o apli*ati*o em *uestão dis*on*biliza a const**ção de grupos de *té 257
</line>
</par><par>
<line>
(duzentas e cinquenta e set*) pessoas, o*de os participantes tê* a pos*i***idade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
interagir
</line>
</par><par>
<line>
*oletiva*ente e à l*z das teor*as *á discut*das, a*resenta-se um tr*balho a ser desenvolvid*
</line>
</par><par>
<line>
em sal*
</line>
<line>
de aula *or *ei* do Wha*sApp, *m que o *rofessor pode of*recer uma p*á*ica
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ensino textu**/digital que se compartilhem diverso* *êne*os textuai*, vi**ndo preparar * aluno
</line>
<line>
p**a a sociedade e para o merca*o ** trabalho.
</line>
<line>
*nicialme*te, o docent* d*ve criar um grupo no WhatsApp com sua tu*ma, podendo
</line>
</par><par>
<line>
nomeá-lo "Difer*ntes *extos". Em ***uida, * educador
</line>
<line>
deve estabelecer s*tuaçõ*s que
</line>
</par><par>
<line>
envolvam o compartilhamento d* diferentes gêneros n*sse grup*. *ssim, ele pode supor a*s
</line>
<line>
alunos qu* el*s precisam enviar um ofício solicitan*o ** prefeit* munici*a* *m ôn*bus para
</line>
</par><par>
<line>
um* viag*m técnica. A partir disto, é
</line>
<line>
fun*amental *ue ** te*tos se*am compartilhados
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
aplica*ivo, e o doce**e d* devidas *rientações a s*a turm*,
</line>
<line>
co*o também i*s*igue a for*a*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na, v. 17, n. 10, art. 17, p. 326-34*, *ut. 2*20
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Aplicati** W*ats**p *omo R*cur*o Peda*ó*ico no Ensino da Língua *ortuguesa
</line>
<line>
*37
</line>
</par><par>
<line>
u* e*paço atra*ivo e
</line>
<line>
*inamizado,
</line>
<line>
o*de o educa*or possa dir*ci*nar comentários com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
dema*s alunos ** decorrer das p*s*agens de cada texto.
</line>
</par><par>
<line>
Uma *egunda a**vidade que pode *er desenvolvida com a turma é uma en*revista
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
empre**. Assim, o
</line>
<line>
p*ofesso*, para *i**mizar esse momen*o, pod* pro*or a*s alunos que *e
</line>
</par><par>
<line>
*i*idam em duplas para *ssumi**m *s funções de empregador e candidato à vaga de empreg*.
</line>
<line>
Vale ressa*tar *ue essa prática *e *nsi** ta*b*m se re*aciona com um gênero forma*, contudo
</line>
<line>
de caráter oral.
</line>
</par><par>
<line>
Para de*envol*er essa en*r**i*ta, * e*u*ador
</line>
<line>
pode sugerir aos di**ent*s o nom*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
empre*a e cargo pl*iteado * recom*ndar que as dup*as gravem um vídeo desenv*lvendo o
</line>
</par><par>
<line>
*ma ent*evista de emprego. *o desenrolar *as ati*i*ades,
</line>
<line>
é *ece***rio que os alun*s
</line>
</par><par>
<line>
compartil*em o vídeo n* grupo. É relevante qu*, no
</line>
<line>
decor*er dessa* publicações, o doc*nte
</line>
</par><par>
<line>
crie momentos de dis*uss*es que tragam *uges*ões e come*tá*io* ac*rca do trabalho
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi*o,
</line>
<line>
poden*o transfor*ar o cená*io virtual e* um espaço de *escontração
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interat*vidade. Nessa pe*spec*iva, Vascon*elos (2017) des*aca qu* a int*ratividad* *ressu*õe
</line>
<line>
o diálog*, a troca d* ex**riênci*s e o faze* junto.
</line>
<line>
Out*a prática de ens**o que pode ser desenv**vida nesse grupo é o educador tra*alha*
</line>
<line>
com com*ntários. *ssim, o p*of**sor de*e criar possi*i*id*de* *e diálogo e interação. *es*e
</line>
</par><par>
<line>
modo, o d*cente po*e propor s*tuações d*recionadas à realidade social e pedir par* que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
al**os
</line>
<line>
explanem seus c*me*tários em r*lação
</line>
<line>
ao *ssunto. *ara e*emplificar mel*or
</line>
<line>
e**a
</line>
</par><par>
<line>
ati*ida*e, s*ponh*-*e que o docente crie um* *ituação desse aspecto, *omo se pod* obse**ar
</line>
<line>
no *uadro 0*.
</line>
<line>
*uad*o 01 - situação-problema.
</line>
<line>
Joa** tem 15 anos, mora c*m se*s pa*s e n*o tem namorado. Ela fica
</line>
<line>
com um garoto * em seguida **scobre que e*tá grá**da. *ab***o que os
</line>
<line>
pai* de J*ana são conservado*e*, o que vocês fariam se **tiv*ssem **
</line>
<line>
lugar *ela?
</line>
<line>
Fon*e: *laborado pelos autores.
</line>
</par><par>
<line>
Ass**, o ed*cador precisa recomendar
</line>
<line>
que os al**os *es*nvolv*m com*n*ár**s
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
grupo *ce*ca d*sse as*un*o, podendo *t*, para d*nami*ar ainda mais a **ividade, d*sfrutar do
</line>
<line>
*uporte ofe*ecido pelo Wh*tsApp, f*mentando os al*no* a co*partilharem vídeos, im*gens e
</line>
<line>
depoi**ntos que discu*** sobre o tema, isto fa*ilitará * compartilham**to de gêne*o*
</line>
<line>
d*v*rsos du*a*te todo * p*ocess*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. *0, ar*. *7, p. 326-*41, out. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Alve*, D. A. P. S. Sobral, W. L. Santos
</line>
<line>
33*
</line>
</par><par>
<line>
Po*tanto, fica evidente *ue há pos**bili**de de se traba*har com di*ere*tes gên*ros por
</line>
</par><par>
<line>
meio
</line>
<line>
d* Wha*sApp. * *u*damenta* que * doce*te se
</line>
<line>
aproprie *a cultura digital do aluno
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
u*ili*e ess* suport* a seu favor, para *ue, assim, d*senvo*va um traba*ho dinamiz**o.
</line>
</par><par>
<line>
R*f*etin*o acerca d*s *oss*bili*ades cit*d*s para *e
</line>
<line>
ut*lizar o WhatsApp para f*ns
</line>
</par><par>
<line>
pedag*gicos, leva-se em con*ideração * a*ordagem de Moran (**00), p*is e*e afirma qu*:
</line>
<line>
Só p*demos *ducar para a auto*omia, para a liberdade com auton*mia e liberdade.
</line>
<line>
Um* das tarefas mais urgentes é educar o educador/pai *ara u*a nova r*lação no
</line>
<line>
proc*ss* de ensinar e aprend*r, mais *berta, participativa, r**peit*sa do ritmo da
</line>
<line>
ca*a aluno, das hab*l*dades e*pecíficas de cada *m (MO*AN, 2000, p. 15).
</line>
<line>
Sendo a*sim, o en*ino contemporâneo exige que o prof*ssor seja din***co e dispo*ha
</line>
<line>
d* práticas de *nsino atrativas, que *n**lvam a i*teraç** do aluno, *isto que o *isce**e te* o
</line>
</par><par>
<line>
direito *e
</line>
<line>
p**ticipar ativamente n* seu
</line>
<line>
p*ocesso
</line>
<line>
de aprendizag*m. Assim, c*mo vist* no
</line>
</par><par>
<line>
d*correr deste artigo, * *os*ível tornar o WhatsApp em um aplicativo didático, incorporando
</line>
<line>
u* trabalho dina*izado, interativo e dig*tal, que é pe*uliar à cultura *o al*no.
</line>
</par><par>
<line>
* CONSIDERAÇ*ES FINAIS
</line>
<line>
Os avanços das tecnologias digitais *romovem mudanças significativas **ra a vida
</line>
<line>
socia* *m to**s o* contex*os. Assim, a educaç*o c*mo pr**ic* de formaçã* humana n**essi*a
</line>
</par><par>
<line>
ac*m*a*har *ss*s muda*ça* e,
</line>
<line>
*ara is*o, é preciso de inovação nos método* e na própria
</line>
</par><par>
<line>
*rática *ocente. Ness* sentido, v*-se a necessidade de que o doce*te *ransforme a sa*a de *ula
</line>
<line>
*m *m l**al atrat*vo, *inâmico e *otivad*r, no qual * aluno desper*e o desej* pela
</line>
<line>
apr*n*izagem. Para t*nto, este trabal*o apre**nta o Whats*pp como *m recurso pedagógico
</line>
</par><par>
<line>
nas a*l*s *e Língu* Portugue*a do ensino médio,
</line>
<line>
em
</line>
<line>
**e s* discu*e a*e*ca de uma prática
</line>
</par><par>
<line>
*du*ativa **xtua* e d*gital, a *ual esteja v*lta** à realidade disce*te, despertan*o seu *raz**
</line>
<line>
pela leitur* a fim de q*e *es*nvolva s*a c*m*etênci* comunic*tiva pa*a di*erente* situações
</line>
<line>
de seu cotidiano.
</line>
</par><par>
<line>
O estu*o em *uestão evi*enci*
</line>
<line>
qu* o *rofess*r
</line>
<line>
*ão *e dev* deses*erar por conta
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
excessivo uso de dispositivo móvel pelos a*u*os, mas *im usar e*se recurso a *eu favor
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
buscar trabalhar com ativida**s que
</line>
<line>
en*olvam e*se disposi***o, *portun*zando aos
</line>
<line>
di*cente*
</line>
</par><par>
<line>
momentos de in*eração e d* diálogo, pois, como dis*utido no d*c*rrer deste trabalho, o alu*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. 17, n. 10, art. 17, p. 326-341, out. *020
</line>
<line>
w*w4.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Aplicativo Whatsapp com* Recurso **da*ógico no Ensino d* Língu* Portugues*
</line>
<line>
339
</line>
</par><par>
<line>
pr*c*sa ser visto em sala *e aul* como um s*jeit* ati*o e autônomo, e o **ofe*so* com* um
</line>
<line>
fac*lita*or *a ap*endi*agem.
</line>
<line>
Conhecendo as di**culdades que alguns d*cente* enfr*ntam em mui**s vezes n*o
</line>
<line>
do*i**rem o* recursos *f*r**idos p*lo Wh**sAp*, é fu*damental que ele* não se int*midem
</line>
</par><par>
<line>
p*r
</line>
<line>
*sse des*onh*cimento, *a* sim que eles **squem um t*a*al*o co*etivo em que o aluno
</line>
</par><par>
<line>
ajude-os a
</line>
<line>
*a*us*ar * aplic*tivo, e el*s mi*istrem seus cont*údos. Ass*m,
</line>
<line>
os doce*tes
</line>
</par><par>
<line>
afastam-s* do en*in* tradicional, no q*al são considerad** os "d*tentores do saber",
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
engajam-*e e* *m ens*no mais dinamizado, em que * alu** deixa de ser recep*ivo e passa a
</line>
<line>
part*cipar ativame*te do proce*so de e*sino e **rendizag*m.
</line>
</par><par>
<line>
Utilizar o Wha*sAp* nas aulas *e Lí**ua P**tuguesa pode ser u*a manei*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ferecer *o alun* p*áticas ****ativas direci*nadas a s*u mun*o, *ois as T**C estã* cada vez
</line>
</par><par>
<line>
*ais ligadas ao meio social. Desse modo, sabe*do que a*
</line>
<line>
aul*s d* *í*gua materna precis*m
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolver a competência comunicativa do aluno para situações socio*omun*c*t*vas, mos**a-
</line>
</par><par>
<line>
*e que pos*ív*l t*a*a*har é
</line>
<line>
com di*erentes gêneros discursivos por meio
</line>
<line>
do WhatsAp*, para
</line>
</par><par>
<line>
qu*, a*sim, o aluno se aproxime d* diferentes t*xto*. *s*e tipo de tr*bal*o, por conta
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
**ntat* c*m a leitura, facil**a * d*senv*lvimento do letra*ento d*s discentes, i*to d*senvolv*
</line>
</par><par>
<line>
s ua
</line>
<line>
cri*icidade e o* ajuda a
</line>
<line>
*star pre*arados para
</line>
<line>
desenvolverem di*eren*es gêneros te*t**is
</line>
</par><par>
<line>
usa*os em situações d*versas de seu *ia a dia.
</line>
</par><par>
<line>
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Co*tribuição dos *utor*s
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W. S. Alves
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D. A. P. S. S*bral
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W. *. Santos
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1) concepção e pla**jame*to.
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*) análise e *nter*retaçã* dos dados.
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3) elaboraç** do ras*unho ou na revisão cr*tica do *onte*do.
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4) *articipação na aprovação da vers*o final do manuscrito.
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*
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X
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Re*. FSA, T*resina PI, v. *7, n. 10, a*t. 17, p. 326-341, out. 2020
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)