<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 17, p. 326-34*, o*t. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*7 </line>
</par>
<par>
<line> O Aplicativo Whatsapp como Rec*r*o Pedagóg*co *o Ensi** da Língua Port**uesa </line>
<line> The Wha*sapp Applic*tion *s * Pedagogi*al Resource i* *ortu*uese Lang*age *eachi*g </line>
</par>
<par>
<line> *illami* de Santana Alves </line>
<line> Mes*ra*o em Letras pela ***versidad* Federal de Serg*pe </line>
<line> Gradua*ão em Letras *ortuguês pela Fa*ul*ade Integrada d* Sergipe </line>
<line> P*of*ssor da R**e Estad*al *o Estado da B*h** </line>
<line> E-mail: wi*lamissantana63@*m*il.com </line>
<line> Den*o André Pere*ra da Silva Sobral </line>
<line> *out*r em Letras e L*ngu*st*ca pe*a Univers*da*e *ederal de *lag*as </line>
<line> Prof. Dr. da Un*versidade Federal de Alagoas/C*laborador PROF*L*T*A*/UF* </line>
<line> E-mai*: den**p@bol.com.br </line>
<line> Willi*n *ima S*ntos </line>
<line> Mestr*do em Edu**ç*o pela Universidade Fed*ral de *e*gipe </line>
<line> Grad**ç*o em *edagogi* pela Facul**de do Nor*este da *ahia </line>
<line> Prof*ssor *a Rede Mun*cipal de *eremo*bo/BA </line>
<line> E-mai*: *illianje*e@hotmail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> E*der*ç*: Willamis de Santana *l*es </row>
<row> Univ*rsidad* *edera* de Sergipe, Av. Marecha* Rondo*, </row>
<row> */n - Jardim Rosa Elze, São Cri*tóvão - SE, *9100-000. </row>
<row> Brasil. </row>
<row> Endereço: *enso A*d*é Pereira *a Silva So*ral </row>
<row> *v. *our*val Melo Mota, */N - Tabuleiro do Martin*, </row>
<row> Maceió - AL, *707*-9*0. Bras*l. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: Dr. Ton*y Kerley de *le**ar </row>
<row> Rodr*gues </row>
<row> A*tigo r*c*bido *m 17/05/2020. Última *ers*o </row>
<row> recebida em 21/*5/2020. Aprovado e* 2*/*5/2*20. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Willian Li*a Sa*tos </line>
<line> Avaliad* pelo siste*a Triple Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> *ni*er*idade Federal de Sergipe, Av. M*recha* Ron*on, </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Dou*le Blind Re*iew </line>
</par>
<par>
<line> */n - Jardim R*sa Elze, São Cristóvão - SE, 49100-*00. </line>
<line> (avalia**o cega por dois avaliadores da *r**). </line>
</par>
<par>
<line> Br*sil. </line>
<line> Revi**o: Gr*ma*i**l, Normati*a e de F*rmataçã* </line>
</par>
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<line> O Aplicativ* W*atsapp *omo Recurso Pedagógico n* E*s*no da Língua *ortuguesa </line>
<line> 327 </line>
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<line> R*S**O </line>
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<line> *s** artigo objet*va compreender o u*o d* apli*ativo Wh*tsApp com* um recu*so pedagógico </line>
<line> nas aulas de Língua Port**uesa do ensino m*dio. Para alcançar tal obj*t*vo, adoto*-se uma </line>
<line> pes*u*s* qualitativa, de caráter bibli*gráfico, *a *ual foram explorada* aborda*e*s que </line>
</par>
<par>
<line> defendem a </line>
<line> aplicabi*ida*e dessa int*rf*ce da web </line>
<line> no *rocesso </line>
<line> de *nsino e *p*en**zag*m </line>
<line> *a </line>
</par>
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<line> **ngua Po*tug*e**. Par* tan*o, *unda*enta-*e em autore* c**o Kensk* (2011), O*iveira </line>
<line> (**1*), Antunes (20*7) e Moran (2000). O estudo em q*estão evidencia que o professor de*e </line>
<line> usar esse recurso a seu fav*r e buscar trabalhar com atividad*s que o *nvolva, oportunizand* </line>
<line> aos disce*tes *oment*s *e int*ração e de diálogo. </line>
<line> Pala**as-c*ave: WhatsA*p. Recurso Ped*gógico. Língua Portuguesa. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Th** article aims to un*erstand the use of th* Whats*pp application as * pedagogical resource </line>
<line> in Port*guese l*ngu*ge classes in high scho*l. To ach*eve this go*l, a qualita*ive r*sear*h of </line>
<line> bi*liographic character *as adopted, in which *pp*oaches that d*fend the applicabil*ty of this </line>
<line> we* interface in t*e process of te*ching and learning **e Portuguese *anguage were *xplored. </line>
<line> Therefore, it *s *ased o* a*thors such as Kenski (2*11), Olivei*a (2010), Antunes (200*) and </line>
</par>
<par>
<line> *o**n (2000). The study *n </line>
<line> ques*ion shows *hat the *eacher should use this *es*u*ce t* his </line>
</par>
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<line> advan*age and seek to wo*k w*th ac*ivities tha* in*olve *im, provi*in* students with m**ents </line>
<line> of i**eraction and d*a*ogue. </line>
<line> Keywo*ds: W*at**pp. Pedagogical R*s*urce. Portuguese languag*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 17, n. 10, *rt. 17, p. 32*-341, out. 202* </line>
<line> ww*4.fs*net.co*.br/revista </line>
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<line> W. S. *lves, D. *. P. S. Sobral, W. L. Santos </line>
<line> *28 </line>
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<line> 1 I*TR*DUÇ*O </line>
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<line> Atualment*, no Bras*l, a ma*o*ia dos aluno* d* ed*c*ção b*sica é con*iderada "l*itor </line>
</par>
<par>
<line> im*rsivo", vis*o que, de acordo com Sant*ella (2004), o *eferido *ermo é atribuído </line>
<line> àquel** </line>
</par>
<par>
<line> i ndi ví duos *ue </line>
<line> estão </line>
<line> *igados </line>
<line> aos aparatos das leituras di*itais, isto *, ao mun** da </line>
</par>
<par>
<line> *irtualidade, d*stanci***o-se da*uelas le*turas de rolo de pa*el e s* </line>
<line> a*roxima*d* de </line>
</par>
<par>
<line> *tiv*dade* d*gitais que estão envolvidas nas *ídias de comun**ação e entreteni*ento, tais </line>
<line> co*o bl*gs, red** s*ciais e sit*s. </line>
</par>
<par>
<line> Diante d*sto, escola, tend* co*o objetivo o desenvolvime*to d* uma edu*ação a </line>
<line> quali*icada, prec**a se ade*uar a ess* reali*ade dos alunos e promover estra*égias ** sala de </line>
<line> aula *ue env*l*** o *s* das t*c*ologi*s digitais. A*sim, *as **las de Líng*a Portuguesa não </line>
</par>
<par>
<line> pode ser </line>
<line> difer*nt*, o d*cente precisa usar as tecnol*gias a seu fa*or buscar integrá-las *s * </line>
</par>
<par>
<line> pr*tic*s pedagógi*as. </line>
</par>
<par>
<line> *uto*e* *omo Antunes (20*7) * Oliveira (2010) </line>
<line> discu*em que as aulas </line>
<line> de Lín*ua </line>
</par>
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<line> *o*tugues* pre*isam dese**ol*e* a competên*i* comunicativa do d*sce*** * *im de qu* ele </line>
</par>
<par>
<line> esteja preparado p*ra lidar com </line>
<line> diferentes situações soc**comunicat**a* de seu c*tidiano. </line>
</par>
<par>
<line> *es*e mo*o, **ra que *s*a compe**ncia comun*cativa seja bem-suced*da, é fundam**ta* q*e </line>
<line> o p*ofessor trabalhe *om difere*tes g*neros textu**s. Vale ressa*tar que esse *nsino com </line>
<line> d*fer*nt*s *ên*ros pode ser des**v*lvido por meio *a* *ecnolo*ias d*git*is, assi* este **t*do </line>
</par>
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<line> apresen** uma po**ibilidade de se trab*lhar </line>
<line> co* di*erentes g*neros por meio d* WhatsApp, </line>
</par>
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<line> c*nsiderando *u* es*e ap*icativo *stá c*nectado à rea**d**e disce*te. </line>
<line> De acordo com Ol*veira (*010), * ensino de L*ngua P*r*ug**sa no *rasil ainda tem </line>
<line> sido d*sen*olvido por mei* d* reg*as is**adas da gra*ática **rmat**a ou dire*i*na*a* ao uso </line>
<line> do livro didát*co. Contudo, o avan** d*s pes*ui*as e*uc*cionais tem *po*ta*o que e*se t*** </line>
<line> de ensin* não é sufic*ent* para atender às necessidades sociais, tornand* muit*s vezes as aulas </line>
<line> cansativas, d*sestimulantes e sem s*ntido. </line>
<line> Dessa forma, a no*a dinâmi*a social e educaci*na* *xige qu* o *igita* esteja *resente </line>
</par>
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<line> *as *r*t*cas e*colares, *ma v*z *ue a </line>
<line> c*mposição híbrid* da cibercultu*a per**te ao* </line>
</par>
<par>
<line> *o*ent** e disce*t*s </line>
<line> explo*arem as riquezas *ue *s </line>
<line> in*er*aces (*a W*b Moodle, Facebook, </line>
</par>
<par>
<line> WhatsApp, YouT*be, G**e*, Blogs, Sites, ent*e </line>
<line> *utras) pos**em, como, por exemp*o, a </line>
</par>
<par>
<line> pluralid*de de sentidos d**orrent* da *i*rida*ão do hi*er*e*to com a* diversas mídias </line>
<line> q*e </line>
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<line> compl**entam a **nâmi*a do conhec*m*nto disp*nibilizad* na rede. De*se *odo, as prá*icas </line>
<line> dos *ocen*e* d*vem aten*er aos anse*os do* alunos nativos digitais. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. *7, n. *0, ar*. 17, p. *26-341, out. *020 ww*4.fsa*et.com.br/revista </line>
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<line> O Aplicativo What*a*p como Recurs* Pedagógico no En*ino da **ngua *ortuguesa </line>
<line> 329 </line>
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<line> N*ta-s* essa n**essidade de se aco*pan*ar os te**os hodierno* para desen*olver nos </line>
<line> estu*a*tes habilid*des *u* *s ajudem * expandir-se socia*mente, uma v*z que * av*nço *a </line>
</par>
<par>
<line> globalizaç*o e d** est*dos linguístic*s exige </line>
<line> *ue o d*cente *e **apte a novas práticas </line>
</par>
<par>
<line> educativas. Conclui-s*, logo, que e*tratégi*s dev*m ser cria*a* par* se trabal*ar com a *ín*ua </line>
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<line> Po**ugu*sa no ambien*e </line>
<line> esc*la*. *artin*o *essa prob*em*tica, surgiu o seguinte </line>
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<line> questionamento: como o **l*cativo Wh*t*App p*de contribuir no </line>
<line> en*ino </line>
<line> da Língua </line>
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<line> *ortu*u*sa? </line>
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<line> À **z *essas informaç**s, e*te trabal** </line>
<line> v* s a </line>
<line> *o*preende* pos*i*ili*ade </line>
<line> d* us o </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> ap*icati*o WhatsApp como um rec*rso pedagógic* para as a*las </line>
<line> de Língua *ortugues* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ensin* médio. A **colha de tal tem*tic* se justifi*a pela emergente *ecessidade *e disc**sões </line>
</par>
<par>
<line> acerca das tecnologias digitais no processo de en**no </line>
<line> e a*ren*iza*em, enfatizando </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> letramento *igita* dos agentes do processo educativo t*nto* do* pro*ess*res imig*antes </line>
</par>
<par>
<line> digitais c** foco ** *novaçã* das estratég**s d*dáticas qua*to dos aluno* já imersos </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> cu*tura digital qu* precisam d* orie*tação para o us* </line>
<line> desses re*urs*s para fins </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> aprendiza*em, justifica-se *scolha d*sse *pp por se tratar de um *nterfa*e m**to *tiliza*a a </line>
<line> *elos alunos. </line>
<line> N*sse *entido, Leopoldo (20**, p.13) afirma que "As nov*s t*cnologias surgem com a </line>
<line> n*cessi*ade de es*ec*alizações dos *ab*res, um novo modelo surge na educa*ão, com *la </line>
<line> p*d*-se de**nvolv*r *m c*njunto de at**idades com interesse* di*ático-pedagógicos". As*i*, </line>
<line> é possível inovar na e**c*ç*o, explora**o o uso *as tecnologia* di*itais. </line>
<line> De*se modo, com*reen*e-se que o professor precisa acompanhar o avanço tecnol*gi*o </line>
</par>
<par>
<line> e bu*car mé*o*os </line>
<line> que o a*ud* a cumprir seu </line>
<line> pape* de medi**or. Assim, </line>
<line> este art*g* </line>
<line> torna-*e </line>
</par>
<par>
<line> relevante p*r proporci*nar ao* </line>
<line> profiss*onais </line>
<line> de Língua Po*tug*e*a e * sociedade e* g*ral </line>
</par>
<par>
<line> disc*ssões que apresentam </line>
<line> *ma proposta de ensino qu* ve*ha s*r d*nâmica e at*ativa, </line>
</par>
<par>
<line> aju*ando, *ssim, no desenvolvime*to s*cial do discente. </line>
<line> A f*m d* desenvol*er *ste estudo, trabalha-se com *ma pes*uisa qualitativa, de caráter </line>
</par>
<par>
<line> bibli*gráfico, </line>
<line> na qua* s* ex*lora </line>
<line> abordagens *ue *efendem a *pl*cabilidade do* recu**o* </line>
</par>
<par>
<line> *ecnológicos no processo de </line>
<line> *nsino e </line>
<line> aprendi*agem no ambiente escolar e teor*as *ue </line>
</par>
<par>
<line> apont*m a real necessidade de inovar </line>
<line> na* aulas </line>
<line> d* Lín*ua Port**ues*. De acord* c*m Gil </line>
</par>
<par>
<line> (20*8), p*squ*sas </line>
<line> de cunh* biblio*r*fi*o sã* desenvolvidas c*m base em materi*l já </line>
</par>
<par>
<line> elaborado. Assim, utili*a*-se m*teriai* com* livr*s artigo* científ*c*s, nos quais e </line>
<line> estão </line>
</par>
<par>
<line> expostos estu*os *u* rel*tam que as tecno*ogias digita*s p*d*m c*ntr*bui* *o p*ocesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *nsi*o e aprendizagem. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 10, a**. 17, p. 326-34*, out. 2020 www4.f*ane*.**m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Alves, D. A. P. S. Sobral, *. L. Santo* </line>
<line> 330 </line>
</par>
<par>
<line> O artig* est* org*ni*ado em d*as se*ões, na primeira, di*cute-se sobre o ensin* de </line>
<line> Líng*a Port*guesa, que precisa se a*equar às tecnologias digita*s. Para iss*, utilizam-se como </line>
<line> f*ndamentação *eór*ca o* tra*alhos de Ol**eira (2010), Antu*es (2007), Rojo (2013) e Moran </line>
<line> (*000), o qual a**nta * importâ*cia de o doc*nt* usar as *ecnolo*ias digitais em sala *e aula. </line>
<line> Na segund* seção, *p**se*ta-s* o Wha**App como um Cenár*o Vi**ual de </line>
</par>
<par>
<line> Aprendizagem para as aulas </line>
<line> de L*ngua Portuguesa do *nsino médio, *ervindo co*o suporte </line>
</par>
<par>
<line> tex*u*l, onde se </line>
<line> t*rna p**sível *i*culaç*o de vários gêneros em di*e*e**** semi*ses. Para a </line>
</par>
<par>
<line> tanto, ado*am-se ab*rd*gens de Moran (2000) e *atta* (2*14), o qual aponta o WhatsAp* </line>
<line> co*o um apli*at**o de *omunicação rápida e pro*isso*a. </line>
<line> *ara finalizar, foram f*itas a*guma* consideraç*e* ac**ca do* res*ltados deste estudo, </line>
<line> em que se consider* que a *scola, por ser *m dos l*cais responsá**is *elo desenvolv*mento </line>
<line> social do *ducando, precisa oferecer u* trab**ho educativo atrativo e refl*x*vo q*e desp*rte o </line>
<line> aprender do aluno, p*eparando-* para atender às nec**sidades da *ociedade. Assim, trabalhar </line>
<line> com o Whats*pp em sala de aula pode ajud*r o discente em seu apren*izado, tornando-o </line>
<line> críti*o, form*dor de sua pró*r*a ***niã* e pr*parado p*ra o mercado de trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvendo, </line>
<line> assim, </line>
<line> s ua </line>
<line> *om*etência </line>
<line> comunicativa </line>
<line> *ar* </line>
<line> diferentes </line>
<line> situações </line>
</par>
<par>
<line> socio**munica****s. </line>
<line> * REFER*N*IAL *EÓRICO </line>
<line> 2.1 Ref**xões sobr* o ensin* de líng*a p*rtuguesa </line>
<line> Leva*do em conta a contempora*eidad* co*o uma era digital * conside*a*do que *s </line>
<line> Tecnologias D*gitais de Informação e Comunicação - T*IC se*am re*evant*s pa*a um bom </line>
</par>
<par>
<line> dese*penho no *ro*esso didático-metod*lógico em sala de aula, est* seç** problemati*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*ual e*si*o *e *íng*a *ortuguesa. </line>
</par>
<par>
<line> Vi*e-se em um mund* *igita* e is** faz com que m*danças co*portamentais s*rjam </line>
<line> co*stant*mente. No que diz respeito a e*s** mudanças, *ensky (*011) afir*a que: </line>
<line> *a *tualidade, o surgimento de um *ov* **po de sociedade tecn*lógica é </line>
</par>
<par>
<line> determinad* p*incipal*ente pe*os ava*ç** da* tecnolo*ias </line>
<line> dig*tais de comun*caçã* </line>
</par>
<par>
<line> * *nforma*ão e pela microelet*ônica. Es*as novas [sic] tec*ologi*s - </line>
<line> **sim </line>
</par>
<par>
<line> considerada* em rel*ç*o às </line>
<line> tecnologia* anteri*rmente ex*stentes -, quando </line>
</par>
<par>
<line> di*seminadas socialmente, alt*ram as qualificações profi*sionais e a mane*ra como </line>
<line> *s pesso*s vi*em cotidianam*nte, t*a*alham, in*ormam-se e se comunica* c*m </line>
<line> outra* pess*as * com todo o mundo (K*NSKI, 2011, p.22). </line>
<line> Rev. FS*, Teres*na, v. 17, n. 1*, ar*. 17, p. 326-341, out. 2020 www*.fsanet.c*m.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Apl*cativ* Wha*sapp como Recurso Peda*ó*ic* no Ensino *a Lín*ua Por*uguesa </line>
<line> 331 </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, as t*cn*logias exig*m *rans*ormaçõ*s, p*inc*palmente na educaç*o, por </line>
<line> isso Freire (2*02) as concebeu *omo uma condição *ara obtenção d* c*nhecimento de f*rma </line>
<line> dinâmic*. Con*udo, as tecn*logi** digitais trouxeram gran*es implica*ões pa** as pr*ticas de </line>
<line> ensin*. Dessa forma, Ol*veira e Reis (2016) traçam três desa*ios ao refletir *cerca das TDIC </line>
</par>
<par>
<line> na educação: o primeiro </line>
<line> se refer* *o im**lso de novos métodos di*át**os, qu* evidenciam </line>
</par>
<par>
<line> novas estratégias didático-metodológicas; o segundo de*af*o *stá *elacionado à p*e*aração </line>
</par>
<par>
<line> do*ent*, visto que para implantar as novas *ecnologias é preciso teoria e *ormaç*o; *á </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> terceiro s* di*eciona ao suporte e*trutural of**ecido pe*o* Sistemas d* Ensi**, uma vez que </line>
<line> muitas es*o*as não dispõem de recurso* suf*cientes, deixando o docent* muit*s vezes *e mãos </line>
</par>
<par>
<line> a*adas. Para configurar esses empecilhos, é necessário que Poder Públic* ofereça suporte o </line>
<line> t*cnológ*co *ufici*n** e c*pac*tação profissional para os profe*sore*. </line>
<line> Especific*men*e s*b*e a finalidade do ensino de Lí*gua *o*tu*uesa ** so*iedade </line>
<line> conte*porâ**a, press*põe-se qu* el* exige *ma reflexão sobre a for*a**o de sujeitos crí*ico* </line>
<line> e particip*tivos no ambiente social * vi*tu*l. Dessa forma, a Base Nac*onal Comu* Curricula* </line>
</par>
<par>
<line> - BNCC (BRASIL, 2017) concebe a cult*ra di*ital </line>
<line> c*mo u*a competênci* </line>
<line> *ue deve s*r </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvida ao l*ngo da Educação *ásica e, para i*so, prop*e a utili**ção de rec*rsos </line>
<line> digitais e inte*face* in*e*ativ*s a*inhadas às estrat*gias de **sino. *o campo ** linguagem, a </line>
<line> bas* in*va a* or*enta*ões *nte* dadas pel*s Pa*âmetros Curri*ula*es Nacionais (P*N), q*e </line>
</par>
<par>
<line> organizava a d*sciplina *e Língua Port*g*esa </line>
<line> em três gra*des </line>
<line> blocos de conte*do: Lín*ua </line>
</par>
<par>
<line> Oral, Língua E*crita e Análise e Ref**xão sob*e a lí**ua. </line>
<line> A estrut*ra pr*pos*a pela *NCC se asse*elh* a es*a organização, no ent*n*o, no *ovo </line>
<line> **cume*to, *s ha*ilidades a *ere* traba**adas n* língua mate*na est*o agr*p**as em quatro </line>
</par>
<par>
<line> dife***tes p*áticas </line>
<line> de **nguagem: Le*tura, Produção </line>
<line> de Te*tos, Or*li*a*e e Anál*s* </line>
</par>
<par>
<line> *inguísti*a/Semióti*a. A diferen*a central entre os documento* refer*-se à inser**o da an*li*e </line>
</par>
<par>
<line> semiótica no ensi*o da L*ngua *ortuguesa. Es*a a*álise </line>
<line> diz respeit* ao estudo </line>
<line> de texto* </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> múltiplas lingua*ens, incl*indo a* digitais. </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> acordo com Lib*neo (2001, p.21), "[...] a tr**sformação ger*l da s*c**dad* </line>
</par>
<par>
<line> r*p**cut*, sim, ** *ducação, nas esco*as, no trabalho dos profe**ores". Desse modo, * escola, </line>
</par>
<par>
<line> muita* vezes, é pr*ncipal *ntidade res*onsável pela formação in*electual do e**cando, por a </line>
</par>
<par>
<line> isso deve </line>
<line> bu*car </line>
<line> práticas </line>
<line> pedagógica* que * *judem a *xpandir-se socialme*te. Isso faz </line>
</par>
<par>
<line> Soares (2000) c*mpreender que o *nsi*o </line>
<line> de Lín*ua Portuguesa d*v* *proximar a e*cola </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> vida, e a língua *a prática social. </line>
</par>
<par>
<line> No que se refere ao ensino de líng*a *aterna, Antunes (*007) relata qu* * d*si*tere**e </line>
<line> dos alunos pela leit*ra *em sido algo extremamente *reoc*pante. De aco*do com a *e*erida </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. *0, a*t. 17, p. 326-341, o*t. 2*2* www4.fsan*t.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. S. Alv**, D. *. P. S. Sobral, W. L. S*ntos </line>
<line> 332 </line>
</par>
<par>
<line> autora, o ensino t*a*ici*nal to**ou-se insuficiente por não se ad*qua* à real*dade *iscen** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ssim não atender às suas necessidades *o*iocomuni*ativa*. </line>
</par>
<par>
<line> C*nforme S*v*ani (1991), a *nfase no ens*no tradic*onal está </line>
<line> *entrada apenas </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> pro*ess**, **mo deten*or do saber (o c*ntr* do *rocesso de ensino e ap*endiz**em), sendo o </line>
<line> responsável pela t*ansmissão do conhecimen**, que ser*am prev**m*n*e compendiad*s, </line>
<line> sistem*tizad*s * in*o*porados **los alunos que, p*r s*a vez, era* concebidos como meros </line>
</par>
<par>
<line> expec*ado*es do </line>
<line> p*o*es*o. À luz de tal </line>
<line> falt*, A*tunes (2007) *efende </line>
<line> um ens**o de lín*ua </line>
</par>
<par>
<line> centr*** no aluno, na le*t**a e n* *ext* e assim sugere qu* no*as práticas *ducativas sej*m </line>
<line> criadas para se trabalha* *om Líng*a *ort*gu*sa em sala de aula. </line>
<line> Seguindo es*e mesmo patamar, Oliveira (2010) ta*b*m critica * ensino tra*icional </line>
</par>
<par>
<line> adota*o </line>
<line> em muitas e**olas. De </line>
<line> acordo c*m referido autor, * </line>
<line> al*m do e*sino de gramática </line>
</par>
<par>
<line> normativa e*t* fora das situações reais de uso da líng*a, os mé*odos tradicio*a** podem </line>
<line> dificul*ar *a cons**u*ão do proc*sso de ap*endizagem *o aluno, **nsi*e*ando que o amb*ent* </line>
<line> es*olar precisa ser di**mizado, a fim de que * aluno desperte o *nteresse e go*to pela *ei*ura </line>
<line> para que *e tor*e um sujeito crít*co * reflexivo. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, apr*xima-se * </line>
<line> envolvimento das tecnologias digitais em sa*a d* au*a, </line>
</par>
<par>
<line> que Moran (2000) aponta como fundamental, po*s, segundo e*e "[...] o prof**sor, com o uso </line>
</par>
<par>
<line> das novas tecn*lo*ias em </line>
<line> sala de a*l*, pode *e t*rnar um or*entado* do processo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> a*rendizag**, trab*lhando </line>
<line> de m*neira equi*i*rada, c*m </line>
<line> or*entação intelec*ual, </line>
<line> emocio*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gerenci*l [...]" (MO*AN, 2000, p.171). </line>
<line> Nesse sentido, Santos, Ferret* e Al*es (2020) traz que a forma de se comunicar vem </line>
</par>
<par>
<line> se*do potenc*a*izada e e*t*uturada * partir das </line>
<line> pl*taformas d* *nteraçã* o*-line. *ssim, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> distân*ia entre os su*eitos do </line>
<line> *rocesso de ensino e </line>
<line> aprendi*agem não é mais um </line>
<line> o*stá*ul*, </line>
</par>
<par>
<line> considerando </line>
<line> os ava*ços das *DI*. A p*eo*upação está centrada na util*z*çã* dessas </line>
</par>
<par>
<line> i*terfaces </line>
<line> da web para fi*s pe*agó*i*os, uma vez </line>
<line> que * in*erção do *igital ** prática </line>
</par>
<par>
<line> *e*agógica ain*a é um desafio a ser sup**ado pelos do*entes. </line>
<line> Fazendo *eflex*es a*erca dessas novas exigênc*a* para o *nsi*o, Roxane Rojo (2*13) </line>
<line> a*resenta abor*agens **ra u* e***no de *íng*a *ortu*uesa textual/digi*al, ist* é, um trabalho </line>
<line> com diversos gêneros digitais, *s qua*s d*vem ser explora*os em sa*a de aul*, uma *ez *ue, </line>
<line> segundo a autora s*praci*ada, tais gêneros estão diretamente lig*dos à cultura social do aluno. </line>
<line> Ol*veir* * Reis (2016, p.26) também discutem s*bre a inserção dos gêneros digitais no </line>
<line> ensino, pois s*gundo as refer*das au*ora*, "[...] dada * *ra*de p**liferaç*o da mídia *igital, há </line>
</par>
<par>
<line> necessidade de a instituição adequar-se criand* possibilida**s de i*cluir e absorv*r </line>
<line> essa </line>
</par>
<par>
<line> avalanche digital na conte*tuali**ção do ensi*o". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter**ina, v. *7, n. 10, art. 17, p. 326-341, *ut. 2020 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Aplicati** *hatsapp com* *ecurso Pedagógico no Ensi*o *a Líng*a Portug*es* </line>
<line> 333 </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, as dis*ussões apresentadas sugerem um e*sino de lí*gua m**erna com </line>
<line> gênero* discursivos e também digitais. A*sim, o que sã* gêneros textuais e *or que usá-los em </line>
<line> *al* *e aula? De acord* com Marcuschi (2008), os *ênero* text*ais sã* textos empíricos que </line>
<line> ci*c*lam em meio social. Bak*tin (2003) define os gêneros com* ti*os relativa*ente es*áveis </line>
</par>
<par>
<line> de enunciados * el**entos ind*sp*nsáveis </line>
<line> pa*a a prá*ica da linguagem. Portanto, *ó </line>
<line> *á </line>
</par>
<par>
<line> c*munic*çã* por conta do* gêneros discursi**s. De*s* forma, pode-*e de*inir que os g*neros </line>
<line> textuais são os *ext*s que se usa pa*a se co*u*icar no dia a dia. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo *ssi*, esses gêneros estão </line>
<line> diretame*te li*ad*s </line>
<line> ao meio *ocial </line>
<line> do suj*ito. Por </line>
</par>
<par>
<line> isso, An*un*s (20*7) defende o *ns*n* de gê*eros diversificados nas aul*s d* Lín*ua </line>
</par>
<par>
<line> Po*t*guesa. S*gundo a refe*ida autor*, os aluno* </line>
<line> p*ecisam est** preparados </line>
<line> pa*a lidar com </line>
</par>
<par>
<line> esses te*tos que cir*ula* *ocialmente. Também retra*ando a re**vância do *r*ba*ho com </line>
</par>
<par>
<line> g*n*ros *iversificados </line>
<line> *m sala de aula, Oliveira e Reis (2016, p.27) a*irm*m que "[...] </line>
</par>
<par>
<line> entendemos que, ao ***uda*mos o* gêneros textua*s, *ro*uramos compreender </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> funcionamento social d* l*ngua". Dessa forma, os gêneros *extuais são *s for*as e* uso </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> língua em sociedad*. </line>
</par>
<par>
<line> Já par* conc*ituar os *ênero* digitais, p*ime**amen*e é prec*s* en*e*der qu* eles *ão </line>
<line> gê*eros textuais, cuja car**terís*i*a específica *stá rela*ionada aos n*vos gênero* promovidos </line>
<line> pela tecnolog*a digit*l, te*-se como e*emplo *ma *otícia e u*a mensagem comp*rtilhada via </line>
<line> aplicat*vo Wh*tsApp. N*sse sentindo, o a*licativo potencializa o *ompart**hame*to, n* caso, </line>
</par>
<par>
<line> a emissão e r**epção da mensagem/texto, sendo </line>
<line> u* supor*e *ara o trabalho com gêner** </line>
</par>
<par>
<line> textuais dig*tais. </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, levando em consideração as *eorias apr**entadas, perce*e-s* *ue </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fundamental * aplicabilida*e *os *ên**os *igit*is n* </line>
<line> amb*ente es*olar. **nsando ni*s*, o </line>
</par>
<par>
<line> e*tudo em questã* va* apr*sentar adian*e uma proposta de ensino c*m gêneros di*ersif*cados </line>
</par>
<par>
<line> por me*o *o aplic*tivo WhatsApp, </line>
<line> ass*m, *em-se uma prática de e*s*no text*al/digita*, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> segun*o os a**ore* já *enc*o**dos, está diretame*te relacionada ao *eio social do *luno. </line>
</par>
<par>
<line> Em *onformida** com Lévy (1993), hoje se vive u*a evi*ente *etamo*fose </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> funcionamento so*i*l, das ativida**s cognitiv*s e *as represent*çõe* </line>
<line> d* mun**. A evol*ção </line>
</par>
<par>
<line> das técnicas intelectuais p*de ser consid*rada </line>
<line> c*m* u* agente destas t*ans**rm*ções na </line>
</par>
<par>
<line> medida em que </line>
<line> trazem cons*go novos meios de *onhecer mundo, d* * </line>
<line> repre*entar e de </line>
</par>
<par>
<line> tr*ns*itir estes </line>
<line> con*ecim*ntos. Se*do assim, as </line>
<line> novas *ec*ologias digit*is dã* *upo*te </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> muda*ça de comp*rtam**to d* sociedade, exig*ndo que o indiv**uo passe po* </line>
<line> transformações. Nesse sentid*, a esco*a, c*mo um *spaço de ob*enç*o de conheci*ento, tem </line>
<line> o pa*el de preparar o al*no para a *ocied*de. </line>
<line> **v. FSA, Teresina PI, *. 17, *. *0, art. *7, p. 326-341, out. 2**0 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. S. Alves, *. A. P. S. So*ral, W. L. Sa*tos </line>
<line> 334 </line>
</par>
<par>
<line> Dess* forma, de m*do geral, o *nsino conte*porâ*eo *eve e*plorar *s su**rte* </line>
</par>
<par>
<line> d*gi*ais ofert*dos *elas novas te*nologias. De maneira mais específica, </line>
<line> pen*ando *cerca das </line>
</par>
<par>
<line> aulas de Língua Port*gue** *o ensino médi*, elas não devem ignorar a presença das TDIC, </line>
<line> pois a própria LDB - *ei de Diretr*zes e *ases *a *du*ação Nacional (*996) aprese*ta que * </line>
</par>
<par>
<line> *nsino *édio d*ve pr*parar o aluno para o mercad* de tr*balho e p**a a cidadania, e, </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> vi*to em </line>
<line> *iscussões *nt*riores, não existe cid*dania e traba*ho s*m a cu*tura digital, pois * </line>
</par>
<par>
<line> t*cnologia está presen*e con*tantemente *o meio social. </line>
<line> **le ressaltar que trabalha* *om o* gêneros di*ita*s não é su*iciente pa*a que um </line>
<line> educad*r *onsiga *m b*m desempenho n* pro*es*o *e e*sino e apre*dizagem, p*is * pre*iso </line>
</par>
<par>
<line> qu* o d*c*nte, no processo educativo, seja dinâm*co </line>
<line> **ra a*c*nçar seus objeti*os. Por iss*, </line>
</par>
<par>
<line> Olivei*a e Reis (2016) abordam que: </line>
</par>
<par>
<line> A ausência de propos*a de ensino de GT de f*rma contextualiz*da demonst*a *er u* </line>
<line> p*oblema nas real**ade* es*ola*es, visto que n*o é a*enas in**uir um v**t* campo de </line>
<line> gêneros digitais aleatoriamente nas aulas. **z-se necess*ria a *eleção *os mesmos, </line>
</par>
<par>
<line> com o *ntuito de *oc*liz** determi*ado obje**vo a cada </line>
<line> aula programada. </line>
</par>
<par>
<line> (OLI*EIRA; REIS, 2016, p.28). </line>
</par>
<par>
<line> *ortanto, é preciso qu* o pr*f*ssor ela*ore seu plano de aula e veja qua** </line>
<line> p*ocedi*ento* *erão toma*os a f*m de conseguir a***nç*r seus o*je*ivos. C*ncluindo acer*a </line>
<line> des** abordag*m, Kensky (2011) r*ssa**a qu* a *sco*ha de determinado tipo de tecnolo*ia </line>
<line> a*te*a p*ofunda**n** a *atureza do proce*so educacional e * c***n*c*ção ent*e os </line>
</par>
<par>
<line> par*icipantes. Sendo as*im, é preciso q*e </line>
<line> b*as estratégias sejam criadas ao *plicar as </line>
</par>
<par>
<line> tecnologi*s digitais nas p*á*ic*s de ensino. Po* isso, a seguir, é apr*sentado o Wh*tsApp *omo </line>
</par>
<par>
<line> um cen**io </line>
<line> virtual de a*r*ndiz*gem *as aulas de **n*ua Portugue*a do 3º ano d* ens*n* </line>
</par>
<par>
<line> mé*io, em que s* *rocura, *lém de um *ra*alho </line>
<line> textual/*igital, e*abo*ar </line>
<line> u*a boa pro*osta </line>
</par>
<par>
<line> didático-metodológ*ca. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULT*DOS E DISCUSS*ES </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Whats*pp: definição e *ossib*lidad*s d* se* uso na *ducação </line>
<line> * *otório q*e, em uma dete*minada turma do 3º ano do *ns*no médio, * maior*a dos </line>
</par>
<par>
<line> a*uno* disponha *e um *ispositiv* móv*l, com* t*mbé* u**li*em o </line>
<line> a*l**ati*o WhatsAp*. </line>
</par>
<par>
<line> *ss*m, o professor precis* u*ar essa q**stão a *eu fav** e propor momentos em *ala de aula </line>
<line> *ue envolva* esse referido a*lic**ivo. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 17, p. 3*6-3**, out. 2020 www4.fs*net.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Aplicati*o Whatsapp como Recurso P**a*ógico no E*sino da Língu* Portuguesa </line>
<line> 33* </line>
</par>
<par>
<line> Muito* educadores acredit*m que nã* e*ist*m alternativas de explo*ar o *hats*pp em </line>
<line> sal* de au*a. Co*tudo, * preciso que esse* docentes conf*gure* essa concepç*o * se a*aptem </line>
<line> às nova* po*sibilidades, as *uais e**o**am o uso do aplicati*o supracitado no a*bien*e </line>
<line> esc*lar. É notório que muito* prof*ssores enfrentam prob*emas em relação a* e*cessivo us* </line>
<line> do c*lular *m sa*a de aula. * partir di*so, esta seção prom*ve momentos reflexivos *ara s* </line>
<line> lidar com esse de*afio disponibiliza*o pelas tecn*l*gias di*itai*. </line>
</par>
<par>
<line> Antes de *e prop*r possibilid*des de t*abalho c*m WhatsApp em sala * </line>
<line> de au*a, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> pre*iso conhecer seu *onceito que, pa** Mattar (2014), é um ap*icativo de </line>
<line> comunicaçã* </line>
</par>
<par>
<line> rápi*a e p*omissora. Pode-se afirmar que o aplicativo digital é contemporâne*, o qual p*de </line>
<line> ser ba*x*do em dispositivos móve*s a*ravés d*s lojas *irtua*s *lay Sto** (para usuário* do </line>
<line> sistem* a*droid co* conta Google) o* App Store (para usuário* *o s*st*ma ios com cont* </line>
</par>
<par>
<line> *cloud). Lembran*o que ta*bém *á </line>
<line> possi*ilidade de utilizar o apl*cat*vo pe*o *ompu*a*or, </line>
</par>
<par>
<line> *través da funçã* "WhatsApp Web" como se pode **se*var na fig*ra 01. </line>
<line> F*gur* 01 - WhatsApp We* na tel* do comp*tad*r </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: https://web.w*at*app.com/ </line>
<line> Es*a f*nção Web *o WhatsA*p perm*te a *ransgressã* da i*terf*c* no dispositivo </line>
<line> móvel para a tel* do computador atravé* de u*a sincronizaç*o gerada a partir da leitur* do *r </line>
<line> Code com a câmera do a*arelho. </line>
<line> Além disso, a *ersão atual do ref*r*do aplicativ* po*sibilita ao i*di*íduo fazer li*a*õe* </line>
</par>
<par>
<line> de á*d** ví*eo com a*é oit* usuários; enviar hiperlinks, i*ag*ns, emotio*s, m*nsagens e </line>
</par>
<par>
<line> escritas * **a**; e com*a*tilhar *íd*os e po*cast*, textos, </line>
<line> além d* *ut*as **ri*dades de </line>
</par>
<par>
<line> gêne*os te*tu*is a pa*tir das diversas fun*ões dispo*íveis na inter*ace, como se pode ob*ervar </line>
<line> na *igu*a 02. *ara tanto, basta apenas que o indivíduo *steja conectado à internet. </line>
<line> Rev. F*A, Ter*s*na PI, v. 17, n. 10, *rt. 17, p. 3*6-341, o*t. 202* www4.fsane*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. S. Alves, *. A. P. S. Sobral, W. L. S*ntos </line>
<line> 336 </line>
</par>
<par>
<line> *igura 02 - Algumas fu*ções do WhatsApp </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Captu*a de tela *e*t* pelos auto*es. </line>
</par>
<par>
<line> M*ttar (*014) discute *ue o Whats*p* é uma plataforma q*e serve </line>
<line> de apo*o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> edu*ação, pois é um ap*icati*o d* f*ci* ace**o * *iretamente lig*do à realidade d*scente. *á </line>
<line> Moran (2*1*) *ita outro aspecto positi*o em relação à forma de co*unica*ão *roporcionada </line>
</par>
<par>
<line> por essa ferramenta, que é a utilização </line>
<line> de um* l*nguagem m*is f*mil*ar, mai*r </line>
</par>
<par>
<line> *sp*ntanei*ade, dando oportunidade *e os *luno* *ais tímido* traç*rem *ues*ionamentos po* </line>
<line> meio do aplicativo. </line>
<line> *o*forme as Diretrizes de Polí*icas para ap*endizag*m **vel da *NESC* (2014), o </line>
<line> uso da tecnol*gia m**el, como o ***ular, por exe*plo, *iabiliza o p*ocesso de aprendiz*gem </line>
</par>
<par>
<line> em qualquer hora e em q*alquer lugar, isso f*c*lita o acesso </line>
<line> imediato à i*formação, </line>
</par>
<par>
<line> possi*ilit*ndo * compar*ilhamento de in*ormação e conhecimento. Se**i*d* e*sa mesma </line>
</par>
<par>
<line> lin*a, Oli***ra e R*is, (2016, p.*6) </line>
<line> ao ref*etire* acer*a da p*s*ibi*ida*e das tecnologias </line>
</par>
<par>
<line> digitais no ambi**te escolar, discutem que "[...] a **serção de gêneros da esfera digital poderá </line>
<line> desenvolver um *n*ino-*prendizagem pautado nos anse*os sociais (s*cied*de dig*ta*)". </line>
<line> *abendo *ue o apli*ati*o em *uestão dis*on*biliza a const**ção de grupos de *té 257 </line>
</par>
<par>
<line> (duzentas e cinquenta e set*) pessoas, o*de os participantes tê* a pos*i***idade </line>
<line> de </line>
<line> interagir </line>
</par>
<par>
<line> *oletiva*ente e à l*z das teor*as *á discut*das, a*resenta-se um tr*balho a ser desenvolvid* </line>
</par>
<par>
<line> em sal* </line>
<line> de aula *or *ei* do Wha*sApp, *m que o *rofessor pode of*recer uma p*á*ica </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ensino textu**/digital que se compartilhem diverso* *êne*os textuai*, vi**ndo preparar * aluno </line>
<line> p**a a sociedade e para o merca*o ** trabalho. </line>
<line> *nicialme*te, o docent* d*ve criar um grupo no WhatsApp com sua tu*ma, podendo </line>
</par>
<par>
<line> nomeá-lo "Difer*ntes *extos". Em ***uida, * educador </line>
<line> deve estabelecer s*tuaçõ*s que </line>
</par>
<par>
<line> envolvam o compartilhamento d* diferentes gêneros n*sse grup*. *ssim, ele pode supor a*s </line>
<line> alunos qu* el*s precisam enviar um ofício solicitan*o ** prefeit* munici*a* *m ôn*bus para </line>
</par>
<par>
<line> um* viag*m técnica. A partir disto, é </line>
<line> fun*amental *ue ** te*tos se*am compartilhados </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> aplica*ivo, e o doce**e d* devidas *rientações a s*a turm*, </line>
<line> co*o também i*s*igue a for*a* </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres*na, v. 17, n. 10, art. 17, p. 326-34*, *ut. 2*20 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Aplicati** W*ats**p *omo R*cur*o Peda*ó*ico no Ensino da Língua *ortuguesa </line>
<line> *37 </line>
</par>
<par>
<line> u* e*paço atra*ivo e </line>
<line> *inamizado, </line>
<line> o*de o educa*or possa dir*ci*nar comentários com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> dema*s alunos ** decorrer das p*s*agens de cada texto. </line>
</par>
<par>
<line> Uma *egunda a**vidade que pode *er desenvolvida com a turma é uma en*revista </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> empre**. Assim, o </line>
<line> p*ofesso*, para *i**mizar esse momen*o, pod* pro*or a*s alunos que *e </line>
</par>
<par>
<line> *i*idam em duplas para *ssumi**m *s funções de empregador e candidato à vaga de empreg*. </line>
<line> Vale ressa*tar *ue essa prática *e *nsi** ta*b*m se re*aciona com um gênero forma*, contudo </line>
<line> de caráter oral. </line>
</par>
<par>
<line> Para de*envol*er essa en*r**i*ta, * e*u*ador </line>
<line> pode sugerir aos di**ent*s o nom* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> empre*a e cargo pl*iteado * recom*ndar que as dup*as gravem um vídeo desenv*lvendo o </line>
</par>
<par>
<line> *ma ent*evista de emprego. *o desenrolar *as ati*i*ades, </line>
<line> é *ece***rio que os alun*s </line>
</par>
<par>
<line> compartil*em o vídeo n* grupo. É relevante qu*, no </line>
<line> decor*er dessa* publicações, o doc*nte </line>
</par>
<par>
<line> crie momentos de dis*uss*es que tragam *uges*ões e come*tá*io* ac*rca do trabalho </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*o, </line>
<line> poden*o transfor*ar o cená*io virtual e* um espaço de *escontração </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interat*vidade. Nessa pe*spec*iva, Vascon*elos (2017) des*aca qu* a int*ratividad* *ressu*õe </line>
<line> o diálog*, a troca d* ex**riênci*s e o faze* junto. </line>
<line> Out*a prática de ens**o que pode ser desenv**vida nesse grupo é o educador tra*alha* </line>
<line> com com*ntários. *ssim, o p*of**sor de*e criar possi*i*id*de* *e diálogo e interação. *es*e </line>
</par>
<par>
<line> modo, o d*cente po*e propor s*tuações d*recionadas à realidade social e pedir par* que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> al**os </line>
<line> explanem seus c*me*tários em r*lação </line>
<line> ao *ssunto. *ara e*emplificar mel*or </line>
<line> e**a </line>
</par>
<par>
<line> ati*ida*e, s*ponh*-*e que o docente crie um* *ituação desse aspecto, *omo se pod* obse**ar </line>
<line> no *uadro 0*. </line>
<line> *uad*o 01 - situação-problema. </line>
<line> Joa** tem 15 anos, mora c*m se*s pa*s e n*o tem namorado. Ela fica </line>
<line> com um garoto * em seguida **scobre que e*tá grá**da. *ab***o que os </line>
<line> pai* de J*ana são conservado*e*, o que vocês fariam se **tiv*ssem ** </line>
<line> lugar *ela? </line>
<line> Fon*e: *laborado pelos autores. </line>
</par>
<par>
<line> Ass**, o ed*cador precisa recomendar </line>
<line> que os al**os *es*nvolv*m com*n*ár**s </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> grupo *ce*ca d*sse as*un*o, podendo *t*, para d*nami*ar ainda mais a **ividade, d*sfrutar do </line>
<line> *uporte ofe*ecido pelo Wh*tsApp, f*mentando os al*no* a co*partilharem vídeos, im*gens e </line>
<line> depoi**ntos que discu*** sobre o tema, isto fa*ilitará * compartilham**to de gêne*o* </line>
<line> d*v*rsos du*a*te todo * p*ocess*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. *0, ar*. *7, p. 326-*41, out. 2020 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> W. S. Alve*, D. A. P. S. Sobral, W. L. Santos </line>
<line> 33* </line>
</par>
<par>
<line> Po*tanto, fica evidente *ue há pos**bili**de de se traba*har com di*ere*tes gên*ros por </line>
</par>
<par>
<line> meio </line>
<line> d* Wha*sApp. * *u*damenta* que * doce*te se </line>
<line> aproprie *a cultura digital do aluno </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> u*ili*e ess* suport* a seu favor, para *ue, assim, d*senvo*va um traba*ho dinamiz**o. </line>
</par>
<par>
<line> R*f*etin*o acerca d*s *oss*bili*ades cit*d*s para *e </line>
<line> ut*lizar o WhatsApp para f*ns </line>
</par>
<par>
<line> pedag*gicos, leva-se em con*ideração * a*ordagem de Moran (**00), p*is e*e afirma qu*: </line>
<line> Só p*demos *ducar para a auto*omia, para a liberdade com auton*mia e liberdade. </line>
<line> Um* das tarefas mais urgentes é educar o educador/pai *ara u*a nova r*lação no </line>
<line> proc*ss* de ensinar e aprend*r, mais *berta, participativa, r**peit*sa do ritmo da </line>
<line> ca*a aluno, das hab*l*dades e*pecíficas de cada *m (MO*AN, 2000, p. 15). </line>
<line> Sendo a*sim, o en*ino contemporâneo exige que o prof*ssor seja din***co e dispo*ha </line>
<line> d* práticas de *nsino atrativas, que *n**lvam a i*teraç** do aluno, *isto que o *isce**e te* o </line>
</par>
<par>
<line> direito *e </line>
<line> p**ticipar ativamente n* seu </line>
<line> p*ocesso </line>
<line> de aprendizag*m. Assim, c*mo vist* no </line>
</par>
<par>
<line> d*correr deste artigo, * *os*ível tornar o WhatsApp em um aplicativo didático, incorporando </line>
<line> u* trabalho dina*izado, interativo e dig*tal, que é pe*uliar à cultura *o al*no. </line>
</par>
<par>
<line> * CONSIDERAÇ*ES FINAIS </line>
<line> Os avanços das tecnologias digitais *romovem mudanças significativas **ra a vida </line>
<line> socia* *m to**s o* contex*os. Assim, a educaç*o c*mo pr**ic* de formaçã* humana n**essi*a </line>
</par>
<par>
<line> ac*m*a*har *ss*s muda*ça* e, </line>
<line> *ara is*o, é preciso de inovação nos método* e na própria </line>
</par>
<par>
<line> *rática *ocente. Ness* sentido, v*-se a necessidade de que o doce*te *ransforme a sa*a de *ula </line>
<line> *m *m l**al atrat*vo, *inâmico e *otivad*r, no qual * aluno desper*e o desej* pela </line>
<line> apr*n*izagem. Para t*nto, este trabal*o apre**nta o Whats*pp como *m recurso pedagógico </line>
</par>
<par>
<line> nas a*l*s *e Língu* Portugue*a do ensino médio, </line>
<line> em </line>
<line> **e s* discu*e a*e*ca de uma prática </line>
</par>
<par>
<line> *du*ativa **xtua* e d*gital, a *ual esteja v*lta** à realidade disce*te, despertan*o seu *raz** </line>
<line> pela leitur* a fim de q*e *es*nvolva s*a c*m*etênci* comunic*tiva pa*a di*erente* situações </line>
<line> de seu cotidiano. </line>
</par>
<par>
<line> O estu*o em *uestão evi*enci* </line>
<line> qu* o *rofess*r </line>
<line> *ão *e dev* deses*erar por conta </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> excessivo uso de dispositivo móvel pelos a*u*os, mas *im usar e*se recurso a *eu favor </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> buscar trabalhar com ativida**s que </line>
<line> en*olvam e*se disposi***o, *portun*zando aos </line>
<line> di*cente* </line>
</par>
<par>
<line> momentos de in*eração e d* diálogo, pois, como dis*utido no d*c*rrer deste trabalho, o alu*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, v. 17, n. 10, art. 17, p. 326-341, out. *020 </line>
<line> w*w4.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> O Aplicativo Whatsapp com* Recurso **da*ógico no Ensino d* Língu* Portugues* </line>
<line> 339 </line>
</par>
<par>
<line> pr*c*sa ser visto em sala *e aul* como um s*jeit* ati*o e autônomo, e o **ofe*so* com* um </line>
<line> fac*lita*or *a ap*endi*agem. </line>
<line> Conhecendo as di**culdades que alguns d*cente* enfr*ntam em mui**s vezes n*o </line>
<line> do*i**rem o* recursos *f*r**idos p*lo Wh**sAp*, é fu*damental que ele* não se int*midem </line>
</par>
<par>
<line> p*r </line>
<line> *sse des*onh*cimento, *a* sim que eles **squem um t*a*al*o co*etivo em que o aluno </line>
</par>
<par>
<line> ajude-os a </line>
<line> *a*us*ar * aplic*tivo, e el*s mi*istrem seus cont*údos. Ass*m, </line>
<line> os doce*tes </line>
</par>
<par>
<line> afastam-s* do en*in* tradicional, no q*al são considerad** os "d*tentores do saber", </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> engajam-*e e* *m ens*no mais dinamizado, em que * alu** deixa de ser recep*ivo e passa a </line>
<line> part*cipar ativame*te do proce*so de e*sino e **rendizag*m. </line>
</par>
<par>
<line> Utilizar o Wha*sAp* nas aulas *e Lí**ua P**tuguesa pode ser u*a manei*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ferecer *o alun* p*áticas ****ativas direci*nadas a s*u mun*o, *ois as T**C estã* cada vez </line>
</par>
<par>
<line> *ais ligadas ao meio social. Desse modo, sabe*do que a* </line>
<line> aul*s d* *í*gua materna precis*m </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolver a competência comunicativa do aluno para situações socio*omun*c*t*vas, mos**a- </line>
</par>
<par>
<line> *e que pos*ív*l t*a*a*har é </line>
<line> com di*erentes gêneros discursivos por meio </line>
<line> do WhatsAp*, para </line>
</par>
<par>
<line> qu*, a*sim, o aluno se aproxime d* diferentes t*xto*. *s*e tipo de tr*bal*o, por conta </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> **ntat* c*m a leitura, facil**a * d*senv*lvimento do letra*ento d*s discentes, i*to d*senvolv* </line>
</par>
<par>
<line> s ua </line>
<line> cri*icidade e o* ajuda a </line>
<line> *star pre*arados para </line>
<line> desenvolverem di*eren*es gêneros te*t**is </line>
</par>
<par>
<line> usa*os em situações d*versas de seu *ia a dia. </line>
</par>
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<line> 1) concepção e pla**jame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) análise e *nter*retaçã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç** do ras*unho ou na revisão cr*tica do *onte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *articipação na aprovação da vers*o final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> Re*. FSA, T*resina PI, v. *7, n. 10, a*t. 17, p. 326-341, out. 2020 </line>
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