Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management
Resumo
Esse artigo tem como objetivo analisar as potencialidades catalisadoras do componente curricular “Education In Business Management” na formação inicial do profissional em administração de empresas. Isso engloba aspectos de cognição, de ensino e também de competência para o exercício da profissão junto ao mercado de trabalho. A fundamentação teórica parte da interface entre as pesquisas que versam sobre Administração de Empresas, Ciências da Educação e Estudos Aplicados da Linguagem. A Metodologia é de base fenomenológica, com abordagem qualitativa e do tipo documental com interferências de um estudo de caso. Os resultados revelam o caráter catalisador da referida disciplina, mostrando-se indispensável à formação de um administrador eficiente e eficaz. Esperamos que este trabalho possa render ganhos à comunidade acadêmica, e também não acadêmica, servindo de base para pesquisas vindouras.
Palavras-Chave: Administração de Empresas. Catalisação. Componente Curricular.
ABSTRACT
This article aims to analyze the catalytic potentialities of the curricular component “Education In Business Management” in the initial training of professionals in business administration. This includes aspects of cognition, teaching and also competence to exercise the profession in the labor market. The theoretical foundation starts from the interface between the researches that deal with Business Administration, Education Sciences and Applied Studies of Language. The Methodology is phenomenologically based, with a qualitative and documentary approach with interferences from a case study. The results reveal the catalytic character of that discipline, proving to be indispensable to the formation of an efficient and effective administrator. We hope that this work can bring gains to the academic and non-academic community, serving as a basis for future research.
Key words: Business Administration. Catalysis. Curricular component.
Referências
ANTONACOPOULOU, E. P. Making the Business School More ‘Critical’: Reflexive Critique Based on Phronesis as a Foundation for Impact. 05 February 2010.
ANTONIALLI, F. et al. Estratégia organizacional: um estudo histórico e bibliométrico. Revista espacios. Vol. 38 n. 17. 2017.
ARROYO, M. G. Currículo: Território em disputa. 5ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
CAMPOS, D. P. Estilo de Gestão e profissionalização: um estudo de caso em uma empresa familiar. 2012, 100 f. Dissertação de mestrado, Faculdade Novo Horizonte, Belo Horizonte – MG. 2012.
CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J. P; GROULX, L. H.; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. P. A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
DINIZ-PEREIRA, J. E. A Construção do Campo da Pesquisa sobre Formação de Professores. Revista da FAEEBA: Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013.
DIONÍSIO, M. L. Literacias em Contexto de Intervenção Pedagógica: Um exemplo sustentado nos novos estudos de literacia. Educação, Santa Maria, v. 32 - n. 01, p. 97-108, 2007.
DRAKE, S. M.; REID, J. L. Integrated curriculum as aneffective way to teach 21st Century capabilities. Asia Pacific Journal of Educational Research, 1(1), 31-50. 2018.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade-Transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In.: FAZENDA, I (org). O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Editora Cortez, 2008. p. 17-28.
LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. Tradução de Harue Ohara Avritscher. LOWMAN, J. Selecionando e organizando o material para apresentações em sala de aula, São Paulo: Atlas, 2004.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 4ª ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.
PENNYCOOK, A. Language as a Local Practice. Routledge, 2010.
PEREIRA, B. G. Relocalização de Saberes Acadêmicos na Construção de Vozes de Professores em Formação Inicial na Escrita Acadêmica Convencional e Reflexiva. 2016. 350 f. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
REEVE, E. M. 21st century skills need edby students in technical and vocational education and training (TVET). Asian International Journal of Social Sciences, 16(4), 65-82, 2016.
SÁ-SILVA, J. R.; et al. Pesquisa Documental: Pistas teóricas e metodológicas. In.: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I, n. I. 2009.
SIGNORINI, I. Prefácio. In.: SIGNORINI, I. (org). Gêneros Catalisadores: Letramento e Formação do Professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 7-18.
SILVA, T. (org) [et al]. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 7ª ed., Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.10.12
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)