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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 8, art. 8, p. 173-186, a*o. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.8.8 </line>
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<line> Je*n Piaget e a Geografia: Entrelace* E*tre a Epis*em*logia **nética e o Conc**to de Lugar </line>
<line> J*an Piaget an* Geog*a*hy: Links B*tween Geneti* *pist*mology an* the *oncep* o* Place </line>
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<par>
<line> L*onardo Pinto dos San*os </line>
<line> *outor em Geogra*** pela Univ*rsidade Federa* de Santa M*ria </line>
<line> Profess*r da Faculdade de *eo*rafia da Univer*idade Fed*ra* do Pará - C**pus Alt*mi*a </line>
<line> E-mail: leon*r**santos@u*pa.br </line>
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<line> Endereço: Le*n*rdo Pinto *os Santos </line>
<line> Ed*tor-Chefe: Dr. Tonny *erl*y de Alencar </line>
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<line> F*cul*ad* de Ge*grafia - Ru* Ce*. J*sé Porfír*o, 25*5, </line>
<line> Rodrigues </line>
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<line> Sã* Sebastiao, CEP: 68372-040, Altami*a/PA, Brasil. </line>
<line> Arti*o *e*e*id* em 20/*5/20**. Última </line>
<line> versão </line>
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<line> re*e*ida e* 04/06/2020. A*rovado e* *5/*6/2020. </line>
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<line> Avaliado pelo sis*ema Tr*p*e Review: D**k *evi*w a) </line>
<line> pelo E*itor-Chefe; * *) Double B*ind Rev*ew </line>
<line> (avalia*ão ce*a por dois *valiado*es da á*ea). </line>
<line> Revisã*: *ramatica*, Normativa e de *orm*t*ção </line>
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<line> L. P. Santos </line>
<line> 174 </line>
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<line> RES*M* </line>
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<line> Esse ar*igo tem **mo obj*tivo pensar as relaçõ*s exis**ntes entre a teoria de Jea* Piaget e *m </line>
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<line> dos conceitos estrutur*ntes d* G*ografia: o *ugar. Nest* sen*i*o, a </line>
<line> p*squisa, de cun*o </line>
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<line> teórico-bibliográf*co traça c*nex*e* entre * conhecimento const*uído por Pi*ge* *om as </line>
<line> ab*rdage*s de co*t*údos *a Geografia escol*r, pe*mitindo uma ref*exão sobre forma* d* *e </line>
<line> p*nsar a Geo*rafia, princ*pal*ente para os *nos inicia*s do Ensino Fundamental. O par*le*o </line>
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<line> p*incipal é dado em relação ao </line>
<line> e*tendi*ent* </line>
<line> que predomina em parte da á*ea da ciênc*a </line>
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<line> ge*gráfica c*m o que Jean Piaget denominou d* estádio s**sório-motriz, </line>
<line> permitindo </line>
<line> pens*r </line>
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<line> ** te*mos da ap**ndi*ag*m **colar pos*ível. A *artir de*te ponto, nós *r*fessor*s podemos </line>
<line> pensar nos curr*c*l*s escolares *omo estão posto*, a**e*a**o as possibil*dades cognitivas *os </line>
<line> *luno* com os co*teúdos qu* são abo*dados na escola. </line>
<line> Palavras-chave: Geogra**a. Jean Piaget. Lu*ar. </line>
<line> ABSTRACT </line>
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<line> This article *i*s to thin* </line>
<line> about the *e*a*ions between Jean Piaget's the*ry and on* o* the </line>
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<line> structuring con*epts of *e*graphy: the Place. In this s*nse, *he researc*, of *heoretica* and </line>
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<line> biblio*raphic *a*ur* *rac*s *o**ection* bet*e** the *now*e*ge bu*lt </line>
<line> by *iaget with *h* </line>
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<line> *ontent* appro*ches in **h*ol Geograp*y, allowing a reflection o* ways of thinking about </line>
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<line> Geography, m*inly for </line>
<line> the initial years o* Elementary School. The main paral*el is g*ven in </line>
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<line> relation to the *nderstan*ing *hat pr*d*mina*es in part of the area of **ogr*phic scien*e with </line>
<line> what Je*n Piaget called the sensorimotor stag*, *llowing to think i* terms of possible sc*ool </line>
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<line> le*rning. From this po*nt on, we teachers </line>
<line> can think abo*t schoo* cur*iculum as they stand, </line>
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<line> li*king st*dents' cogn*tive possi*ilit*es wi*h the c*ntent that is covered i* school. </line>
<line> Keywords: Ge*gr*phy. Jean Piag*t. Place. </line>
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<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 17, n. 8, art. *, p. 173-186, ago. 20*0 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
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<line> Jean Pi**et e a Geograf*a: Entrelaces *ntre a Epistemologia *e*ética * o *onceito de Lugar </line>
<line> 175 </line>
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<line> 1 *NTRODUÇÃ* </line>
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<line> Jean Piaget é um do* gra*d** marcos do pensa*ento c*entífico *cident*l. A partir dele </line>
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<line> e de suas *es*u*sas *om seus co*aboradores se to*no* clar* um question*me*to so*re </line>
<line> a </line>
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<line> pass*vi*ade dos alunos d**tro dos a**ientes escola*e*, algo até en*ão v*lo**zado pela </line>
<line> estrut*r* escolar vigente. </line>
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<line> É a parti* da Epistemo*ogia Genétic* </line>
<line> (PIAGET, 2*12) que se qu*st*ona *s base* </line>
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<line> epistêmicas *o empi*ismo e do apriorism* como *eo*ias *o desenvolv*mento, u*a vez *u* se </line>
<line> evidenci* o *ap*l *o suj*ito ativo *entro do p*ocesso *e (re)criaç*o do conhecimento, não </line>
</par>
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<line> e*istindo ja*ais a fig*ra do aluno "tábula rasa" ** "uma folha </line>
<line> de </line>
<line> *apel em b*anco" que </line>
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<line> espera passivamente a ação *o professo* para q** se* desenvolvime*to e apr***izage* o </line>
<line> sejam p*ssíveis. </line>
<line> Montoya (2*19) de*t*ca que o *e*sa*ent* de Je*n *iaget colaborou para se pensar a </line>
</par>
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<line> *ducação como </line>
<line> u** prática emancip*dora e civil*zat*ria, </line>
<line> in** c*ntra a funç*o </line>
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<line> instrum*ntalizadora </line>
<line> do *nd*víduo que dela </line>
<line> se fazia. Nes*e se*tido, to*na-se fecund*, até </line>
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<line> mesmo n**essári*, aproxim*r a ciê*cia geográfica da Epistemolog*a Gené**ca, pois sozi*has </line>
</par>
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<line> nã* c***e*u*m dar *o*ta </line>
<line> da r*alidade esc*lar *ue ** apresenta *os diferentes </line>
<line> pont os </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> territ*ri* br*sileiro, </line>
<line> tendo </line>
<line> ambos a prerro*ativa </line>
<line> de se t*r para e </line>
<line> com o mundo uma *r*ti*a </line>
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<line> vo*tada à toma*a d* con*c**ncia (PIAGET, 19*7). </line>
<line> * teoria piagetiana e * ensino de Geografia *pr*s*ntam po*tos *m comum. Je** Pi*g*t </line>
</par>
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<line> buscou co*p*eender, por </line>
<line> exempl*, com* ** **divídu* constrói sua </line>
<line> concepçã* de espaço </line>
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<line> (não de Espaço Geográfico), nes** caminho se **n*ou cons*ruir tod* um *ist*m* *eóric* </line>
<line> q* e </line>
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<line> prete**e entender *omo o conhecimento é c*nstruído. P**a t*n*o, o q*e foi </line>
<line> estruturado </line>
<line> *e </line>
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<line> pautou n* auto*omia do suje**o que precis* agir </line>
<line> para co*struir, faz*ndo-*e c*m*re*nder que </line>
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<line> um ser h**a*o se desenvolv* a **rtir do *onto *ue t*m liber*ade d* *e*samento e d* *ção. </line>
<line> O e**ino de Geografia ent*a em um m*sm* paralelo, *uas bases teóri*as são volt*das </line>
<line> para se c*m*re*nde* a relaçã* entr* sociedade e n**u**za, busc*ndo desvendar com* se dão *s </line>
</par>
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<line> aç*es </line>
<line> entre es*es doi* p*lo* *a com*osição do Espaço Geog*áfi*o. Este </line>
<line> campo ci*n*ífi*o </line>
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<line> tam**m se posici*na em p**l de u** liberda*e *e p*n*amento que leva ao es*aço ações que </line>
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<line> env**v*m tan*o </line>
<line> o *ese*vo*vimento das *es*oa*, bem co*o do* **tros org*nismos que </line>
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<line> *ivi*em o planeta com os humanos. </line>
<line> Neste sentido, o obje*ivo d*ste artigo é apontar possíve*s consonâncias que a t*oria </line>
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<line> piagetiana tem p*ra com a G*ografia, dando ênf*se * *m de seu* c*nceit*s estru*urantes: </line>
<line> * </line>
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<line> Re*. F*A, *eres*na PI, v. 17, *. 8, ar*. 8, *. 173-1*6, ago. 2020 www4.fs*net.com.br/revi*ta </line>
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<line> L. P. **ntos </line>
<line> **6 </line>
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<line> *uga*, *presen*a*do como *onto de referênc*a </line>
<line> p*ra a*ál*se as *es*uisas de Santos (2015; </line>
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<line> 2019). </line>
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<line> 2 REFER*NCI** T*ÓRICO </line>
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<line> Ao pensar * G*ografia e **an Piaget conjun*amente, torn*-se evidente que </line>
<line> * </line>
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<line> *apacid*de *e *ensa* um conc*it* j*mais é p*ssível a partir de </line>
<line> *m traba**o isola** do </line>
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<line> in*ivíduo, sej* p*ra enten*er um fenôm*no da supe*fí*ie terres*re, seja p*ra os *r*c*ssos de </line>
<line> d*senvolvim*nto e *prendizagem das crianças e ad*lescentes. </line>
<line> Q*an*o se *eal*za uma ret*ospec*iva d* alguns estudos da Geografia que en*o*vem o </line>
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<line> ensino </line>
<line> d*ste </line>
<line> componente c*rricu**r, se c*arifica o uso do* ter*os pia**tianos na constru*ão </line>
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<line> d* difere**es pesquisa*, dentre est*s, pode-se citar "*a*tografia es*ola*" (A**EIDA, 201*a); </line>
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<line> "Do desenho ao map*: iniciação *arto*rá*ica </line>
<line> *a </line>
<line> escola" (ALME*DA, 2**3); "No*os rumos </line>
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<line> da cart*grafia *scol*r: curr*c**o, linguagem e tecnologia" (ALMEIDA, 2011b); "O es*aço </line>
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<line> Geogr*fico ens*no e r*presenta*ã*" (ALM*IDA; PASSI*I, 2011); "A </line>
<line> *ar*ogra**a e </line>
<line> a </line>
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<line> *onstrução d* conh*ci**nto em *o*texto esc*la*" (CASTELLAR, 2011); "A linguagem e </line>
<line> a </line>
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<line> representação **r*ográfica" </line>
<line> (*A*TELL*R; VILHENA, 2012); "A con*trução da noç*o de </line>
</par>
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<line> e*p*ço" (C**T*OGIOVANNI, </line>
<line> 2012); "* *ig*ificado d* *o*st*u*ão do con*eci*e*to </line>
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<line> g*ográ*ico gera*o por v*vências e por represe*tações espaci*is" (COSTE*LA, </line>
<line> 2008); </line>
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<line> "Estud* metodoló*ico e cog*itivo d* *apa" (OLIVEIRA, 19*8); "Pa*a construç*o do espaço </line>
<line> geogr*fico na cria*ça" (PAG**ELLI, 2011); "Alfabetização cartográfica e a aprendizage* </line>
<line> *e Geo*raf*a" (PA*SINI, 2012); "Representações gr*ficas *a Geografia" e "Representações </line>
<line> carto*ráf*ca*: pla*tas, *apas e ma*uetes" (PONTUSCHK*; *AGAN***I; CACET*, 2009); </line>
<line> "O mapa co** me*o de comunic*ção e a alfab*tização cartog*áfica" (SIMIELLI, *011). </line>
<line> Poder-s*-ia co*tinuar citand* outros tr*bal*os, mas esses *á são sufic*entes para brev*s </line>
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<line> observ*çõe*. Se forem analisados </line>
<line> *s títul*s d** pe*quisas, *or*a-se evidente * abo*dagem </line>
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<line> dentro do cam** da linguagem cartog*áf*ca, termos como </line>
<line> alfabeti*ação c*rtográf*ca, </line>
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<line> *epresentaçõe* e m*pa, </line>
<line> entre outros que abrangem ess* área d* </line>
<line> con*e*imen** são ut*l*za*os </line>
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<line> para as </line>
<line> pe**uisas que se valem do c*rp* teórico piagetiano p*r* se compreender como a* </line>
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<line> *r*a*ças e adol**cente* aprendem os sa*er*s existe*tes na Cart*graf*a e também como </line>
<line> constroem suas concepções em relação ao *sp*ço Ge*gráfi*o. </line>
<line> *ale o des*aq*e para o trabalho d* profes**ra Oliveira (1978) *u* é uma d*s primeiras </line>
<line> t*ntativas d*ntro d* Geograf*a brasileira de se *aze* a *ra*sposição do* p*eceitos *iagetianos </line>
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<line> para </line>
<line> a con*trução do Espaço Geográ*ic*. Seu *nt*resse em </line>
<line> en*ender com* os al*nos </line>
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<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *7, n. 8, *rt. 8, p. 173-186, ago. 202* </line>
<line> ww*4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
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<line> Jean Piaget e a Geo*rafia: *ntrelaces Entre a Epistemologia G*nética e o Conc*i*o d* Lugar </line>
<line> 177 </line>
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<line> constr*em * Espaço Ge*gr*fico surge ain*a no i**c** de sua carreira docente, com* ela conta </line>
<line> em ent*evista: "quando comecei a dar aul*s e* Pedro de *oledo, me surgiu a questão: como </line>
<line> po*so sabe* se o *luno ap**nde* ou não ge*g*afia? " (OL*VE*RA, 2*07a, p. 221). </line>
<line> A g*ande ma*s* de*tes *rabalhos pautad*s na teoria de Je*n Piaget tem a premissa de </line>
<line> c*m*ree*der com* o al*no ap*ende, mas *eu foco é *a *prendizagem do campo da linguag*m </line>
</par>
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<line> c*r*ogr*fica, para isso r*força a impor*ân*i* do *stu*o do **ga* que ponto *rep*nderante é </line>
<line> para se e*tender questões básica* *omo a late*alidade, ponto* car***is e proj*çõ*s. </line>
<line> 2.1 O Conceito de Lu*ar </line>
<line> A bus*a neste art*go n*o é r*al*zar uma *ateg*rização ou retoma*a histórica sobre os </line>
<line> *onceit*s da Ge*grafia, o objetivo é ap*esentar o entendimento que a*ui temos d* Lugar e a </line>
<line> sua relaç*o com o corpo t*óri*o pi*get*ano. Este é u* *onceito chave *ara a Geografia, pois é </line>
<line> a p*rtir dele q** cad* indivíd*o constrói *eu* primei*os esqu*mas, é nele que são </line>
<line> des*mpenhadas as pr*meira* a**es *oto*as pa** se conhecer o esp*ço. É **te ponto que </line>
<line> encontra consonância co* Piaget, quando este *utor trabal*a dentre ou*ros pontos a q*e*tão </line>
<line> do nív*l sen**rio-mo*o*. </line>
</par>
<par>
<line> Piage* ensina </line>
<line> entre outras coi*a* q** * *rian*a inicialmente </line>
<line> é </line>
<line> eg*cêntri*a1, *ortanto, </line>
</par>
<par>
<line> parte de se* próp*i* ponto de vista e do seu cor*o p*ra as pri*ei**s le*turas espaciais. A </line>
</par>
<par>
<line> Geogr*fia u*i*iza este conheciment* e pass* a tra*alhar o corp* c*mo **imei*o po*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> referência para iniciar a constr*ção d* noção de esqu*rda di*eita e depois d* *es*e e oeste, e </line>
<line> por e*emplo. </line>
</par>
<par>
<line> Ao abrir o* livros didáticos de Geogra*ia do **xto ano </line>
<line> do Ensino Fundamenta*, s*o </line>
</par>
<par>
<line> gr*ndes a* chances de se ver uma ima*em de uma c*iança (Figura 1) com o* *raços aber*os e </line>
<line> uma relação criada disso para com *s pontos cardeais. Isto é co*hecimento piagetiano s*ndo </line>
<line> posto em prática no *nsino *a Geografia, e* q*e ** *til*za o *orpo da c*iança para criar </line>
</par>
<par>
<line> relações, pois ela ainda permane*e c*m dificuldade de ter um *en*amento abstrato </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reversíve*, *ma vez q** **m *m seu c*r*o o p*óprio centro ** mundo, mas "*m centr* que a </line>
<line> si *es*o desconhece" (O*IVEIRA, 2007b, p. 169). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> "Nós c*amamo* eg*centrismo a indi*erencia*ã* do pon*o de vista própr*o e dos outros, ou da atividade própria </row>
</column>
</par>
<par>
<line> * das t*ansf*rmaçõ*s do *bjeto. Adota*os esse t*rm* por analogia com ant*opocentrismo, mas o </line>
<line> antro*oce**rismo da cri*nça *ó est* ce*t*a*o ai*d* em sua ativid*de individua*, *m opos*ção * *o homem em </line>
<line> ge*al" (PIAGET, *993, p. 58). </line>
<line> Rev. FSA, T*resina *I, v. 17, n. *, art. 8, p. 173-186, ago. 2020 www4.f*a**t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. Santos </line>
<line> 1*8 </line>
<line> Fig*r* 1 - Menina estendendo o braço p*ra * **do em que o Sol nasce (l*ste) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Sampaio (20*5, *. 29). </line>
<line> O que s* aprend* com Pi*g** é q*e o sujei*o prime*ro estrutura *eus e***emas em *m </line>
<line> nível sensório-mo*or para d*pois (de forma gr*dual) r*e**ruturar este mes*o esqu*m* em um </line>
<line> nível agor* repres*ntativo, q*e permitirá ao suj*ito entender a linguagem si*bólica presente, </line>
<line> entre outr*s coisas, nos pro*utos ca*tográf*cos. </line>
<line> * RESULTADOS E D*SCUS*Õ*S </line>
<line> O nível *ensório-motor se refe*e * uma int*ligê*ci* prática, "antes de* lenguaje, el </line>
</par>
<par>
<line> niño po*ee </line>
<line> una *ntelige*ci* llamada </line>
<line> sensorio-motr*z. Se trat* de un* i*teligen*ia prá*tic*, y </line>
</par>
<par>
<line> que comprende conduc*a* in*trumenta*es" (PI*GET, 19*6, p. 52). Este ponto é fundame*ta* </line>
<line> para se comp*e*nder *lguns a*pe*tos *o currículo da Geog*afia. Explica, dent*e outras coisa*, </line>
</par>
<par>
<line> por que </line>
<line> questões </line>
<line> *ásicas como fr*n*e/trás e esquerd*/direita pre*isa* ser trabal*adas ** nos </line>
</par>
<par>
<line> anos iniciais pelas p*dagogas, po*s este * * pata*ar da atividad* no concreto qu* parte do </line>
<line> próprio corpo do aluno pa*a se concretiza* a aprendizagem. Somente após interações nest* </line>
<line> *íve* *rático é que o professo* de **ogra*ia deveria trabalhar com abstrações no plano das </line>
<line> representações. </line>
<line> Se * cr*a*ça n*o tiver tido op*r*unidades *os A*os Iniciais de ter utilizado o seu *orpo </line>
<line> como ponto de partida par* sua at*v*d*de motora n* aq*isição de conhecim*ntos, já se te** um </line>
<line> atras* n* desenvolv*ment* *este indivíduo que p*e*isa ser pensado pelo prof*sso* para </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. 8, *. 173-186, *go. 2020 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Jean Piaget e a Geografia: Entrelaces Entre a *pistemologia Gené*ica e o C*nc*ito de *u**r </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> tr*balhar com o nível simbólico. Se </line>
<line> in*isti*mos em ensi*ar u* ma*a, *or exemplo, a essa </line>
</par>
<par>
<line> criança, ela *ão o *o*pr*ende**, po*s não apresen*a os e**uemas f*rmados p*ra *anto. F*eitag </line>
<line> (1984, p. 58) reafirm* e**e ponto ao coment*r qu* os esquema* elementares formados ai*da </line>
<line> *o n*vel sensório-motor são * base para *s construí*os posteriormente. </line>
<line> O estágio se*sóri*-motor * aqu*le em que a cri**ça procu*a co*rdenar e integ*ar as </line>
<line> informaçõ*s que recebe a*ravés d*s seus se**idos. Os se*tidos constituem, po*s, as </line>
<line> p*im*i*as fo*te* de informação e dã* origem **s pri*eiros e**uemas cognitiv*s </line>
<line> m*is e*em*ntar*s (su*ar, p*gar, ouvir, *er, l*comover-se) sob*e os *uais depois sã* </line>
<line> co*struídos todos *s demais. </line>
<line> C*mo o Lugar par* a *eografia é com*reendido como o esp*ço que * sujeito vive e </line>
</par>
<par>
<line> e*perencia, se torna im**rtante *ensa* </line>
<line> *ele para ta*bém c*mpr*ender *s espaços q*e se </line>
</par>
<par>
<line> *nco*tram distantes do in*i*ídu*. Ist* *ecor*e d* sim*les razão d* que *s esqu**as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> es*ruturas for*adas n* níve* s**sório-motor são a ***e par* </line>
<line> os esquem** e estrutur*s </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> permitem uma l*itura *ip*t*tico-de*u**va do espa*o, desta fo*ma o concei*o de Lugar dentro </line>
</par>
<par>
<line> da Geografi* ganha *mportânc**, uma ve* qu* ele será a </line>
<line> base para * comp*eens*o de </line>
</par>
<par>
<line> conceito* co*o Paisagem e Espaç* Geográfico. </line>
</par>
<par>
<line> Ao con**ito de Lugar se inse*em duas q*estõe* latentes *a teoria piaget*ana. Primeiro, </line>
<line> é o **quema do objet* perm*n**te, e*s*n**al p*ra q** * pensamento da cr*ança adquira uma </line>
</par>
<par>
<line> outra c**acidade de leit*ra dos objeto* do mundo. E*te esqu*ma vai </line>
<line> progr*ssivamente </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> tornando m*is complexo e **tará presente de forma *arcante no pensamento fo*mal </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> indiví*uo. A segunda questão, *eria o ponto do Lugar com* força motriz pa*a a e*trutur*ção </line>
</par>
<par>
<line> dos esquema*, u** vez que </line>
<line> para *iaget (2014) a afetivid*de é ponto preponderante para as </line>
</par>
<par>
<line> construções men*a*s, dentro da Geog*afia o concei** e* qu* essa **eia é mais intrínseca * a </line>
<line> p*ópria categoria de Lugar q*e apr*senta em sua *ssênci* a *oncepção de pertencimento. </line>
<line> A a*et*vidade repre*en*a * fator de e*ergia das con**tas, en**a*to a estrutur* define </line>
<line> as funções cognit*v*s (o q*e não s**nifica que a afetividade seja d*ter*inada *elo </line>
<line> i*telec**, [...] n*m o inverso, mas que o intelecto e a afeti*i*ade estão </line>
<line> *ndiss*l*velment* u*idos no fu*cionamento *a pessoa) (I*HELDER; PI*GET, </line>
<line> 1976, p. 258). </line>
<line> As prime*ras ****idades p*áticas que o p*ofe*so* de sexto ano deve real*zar ne**ssitam, </line>
<line> portanto, partir do Lu*ar do aluno, inicialmente **ra dar s*ntido à**i*o *ue se está est*dando </line>
<line> e s*gundo *a*a s* t*abalhar **m as relações es*ac*ais que P*aget denominou de topológic*s, </line>
<line> "fu*dadas *o*re *s noções de proxi*i*ade, de cont*nuidade e de l**ite" (PIA*ET, 1970, p. </line>
<line> **). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a **, v. 17, *. *, art. *, p. 173-186, ago. 2020 </line>
<line> *ww*.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. San*os </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> Piaget; Inhelder (199*) *eixam c*a*o qu* a e*istência se constrói efetiv*mente a partir </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> um espaço sensó*i*-motor que *e pauta na m*tricidade e </line>
<line> na *ercepção, </line>
<line> de**ro disso, se </line>
</par>
<par>
<line> cons*roem as primeira* re*açõe* espaciais chamadas então de t*p*lógicas (proximidade ou </line>
</par>
<par>
<line> vizinhança, se*araçã*, ordem, envolvi*e**o </line>
<line> e </line>
<line> continuida*e) q*e dão s**t*do ao espa*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> obvia*ente se des*nvolve* *nte* m*smo da escola*iza*ão. </line>
<line> *s relações espacia** mais elementares *ão as de vizinhan*a (proximidad*) e de </line>
<line> sep*ra*ão, a primeir* conc*de as ideias de pr*xi*idade entre os objetos e a seg*nda per*ite </line>
<line> uma certa distinção entre estes objetos. P*r e*em*lo, existe uma estante e nela há uma </line>
<line> variedad* de livros q*e são pe**ebidos em um mesmo plano, pr*xi*os um do outro (r*l*ção </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> vi*inhança), s*ndo </line>
<line> que * separação pe*m*tirá ao in**vídu* perceber q*e estes liv*o* são </line>
</par>
<par>
<line> ob*eto* diferentes e não *stão unido*, são, por fim, i*dep*ndentes. </line>
<line> No mesmo esteio se desenvolvem a* rel*ções de ordem (sucessão), em que se dá agora </line>
<line> uma s*quência a *s*es objet*s *ue já pod*m ser diferen*iados, post**iorment* s* esqu*matiza </line>
</par>
<par>
<line> a rela*ão espacial d* envolvi*ento que é o momento em que ca*a objeto pensado c*m é </line>
<line> a*gu*a relação com os dema*s. Por fi*, ap*es*nt*m-se as relações espaciais de *o*ti*uidade </line>
<line> "c*mportando um conjunto *spa*ial *o*tínuo" (OLIVEI*A, 2*07b, p. 181). *sse con**nto de </line>
</par>
<par>
<line> re*a*ões espacia*s topológicas ainda n** permitem um* localização </line>
<line> e*ata, ma* o su*eito já </line>
</par>
<par>
<line> concebe uma locali*a*ão rel*tiv* tendo como pon*o de *eferência o s*u próp**o co*p*, * *ue </line>
<line> já *az c*m *ue a c*iança apresente u* certo *omínio espacial a partir de sua ação. </line>
<line> Pensand* no ex*mp*o da estante, ser*a o pont* em que s* pod* ca*egorizar os livros </line>
<line> p*r algu*a ordem como tamanho ou tema e elencar es*a organização, entendendo o que *stá </line>
</par>
<par>
<line> n* *ado do que e dentro de cada limit* concebido a partir das categorias criadas por </line>
<line> aque*e </line>
</par>
<par>
<line> que organizo* a esta*te. N*ste p**to, * suj**to compr*ende quai* as categorias que vêm antes </line>
<line> e depois uma das outras, e perce*e esse conjun** de li*ros como parte *a estante que pode ter </line>
<line> outros obje*os org**izados. </line>
</par>
<par>
<line> Den*ro da *eogra**a esc*lar, pode-se pensar n* exemplo de </line>
<line> um *apa-múndi em </line>
</par>
<par>
<line> determinada esca** * </line>
<line> projeção. Qu**do a criança tem desenvolv*d*s as re*ações es*ac*ais </line>
</par>
<par>
<line> topológicas, ela já c*nsegue de forma ainda incipiente *er uma </line>
<line> noç*o da o**anização </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> co*tinentes, compreendendo-os como *artes de um *odo que ao mesmo tem*o são diferente*, </line>
<line> ma* *antêm uma rela*ão entre si. Ela pode at* compr*ende* essa o*ganização, mas apresent* </line>
<line> d*ficuldade de ela mesm* realizar uma reorganização d*s e*ementos apr*sentad*s. </line>
</par>
<par>
<line> Desta forma, as rela*õe* *opológic*s m*ntêm uma re*ação í*tima com o conceito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Luga* </line>
<line> d* Ge*grafi*, po*s </line>
<line> elas são co*struídas na </line>
<line> vivên**a de*t*s crianças, *m se*s espaços </line>
</par>
<par>
<line> co*idianos a partir de su*s aç*es com o meio. O *ugar é * b*se para se compreende* o Es*aço </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 8, art. *, p. 173-*86, *go. 2020 w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Jea* Pi*get * a Geografi*: En*r*lace* Entre a Epistemologia Genét*ca * o Co*ceit* d* Lugar </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> Geográfic*, demonstr*ndo que o *u* Piaget con**atou é verdade*ro, o desenvolvimen*o não se </line>
<line> dá j*mai* *e forma brusca, mas a parti* de uma di**renciaçã* l*nt* e labor*o*a qu* conduz a </line>
<line> passag*m da ação ao pensamento. </line>
<line> Assim sendo, o Lu*ar t*ma o papel principal no ***env*lvim*nto construtiv*, o *eu </line>
<line> *studo que traça relações com o próprio corpo, c*m * bairro e município ganha to*s vívidos </line>
<line> pa*a est*dos *e outros espaços mais lon*ínquo*. Em um *ivro com *ítulo *ugestivo "P*r am** </line>
<line> aos l*gares", H*e*ba*r* (2017) d*stac* todo* que na sua vida fizeram **feren*a, *olocando </line>
<line> com* incluso* nos agradec*mentos os L*gares que de alguma forma o *onstit*íra*. </line>
</par>
<par>
<line> O lugar é *riado* de *onexões, a*etividades, ide*tidades, em suma, difer*nças. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> como se, *uito mais do que *ontrolarmos concretame*te um es**ço, pr*mei*o, em </line>
<line> plena intera**o conosco, o próprio espaço nos c*nvoca*s* a habitá-lo, convidando- </line>
</par>
<par>
<line> n** a realizar no*sa vida pelo </line>
<line> aprofundamento dos elos afeti*os vividos, </line>
</par>
<par>
<line> **ansformando-s* o e**aço, para nós, efet*vamente, num lu*a*. E a *ar**r d*í se </line>
<line> d*sdo*ram *iferen*es pr**essos que, *u* ne*logismo, podem*s d*nom*nar de </line>
<line> "lugari*ação". Na combinação com o t*rritório, al*uns lu*ares são mai* o* menos </line>
<line> t*rritorializados, *a*s ou menos capazes de *o* "empode*ar" (HAESBA*RT, 2017, </line>
<line> p. 1*). </line>
<line> Souz* (*015, *. 11*) def*n* "* lugar como um espa*o percebido e vivi*o, dotado de </line>
</par>
<par>
<line> si*nifica*o, e com </line>
<line> base ** qual se desenvolvem e extr*em-se </line>
<line> *s "sen*idos d* luga*" e as </line>
</par>
<par>
<line> "imagens de luga*". E*te autor carr**a o conceit* co* uma grande pr*sen*a *e um* *imens*o </line>
</par>
<par>
<line> cultural-simbólica, </line>
<line> partindo d*ste ponto par* dar de*t*q*e às questões ta*gen**s a* Lugar, </line>
</par>
<par>
<line> como a ideia de identidade, *ntersubjetivid*de e um local pro**cio pa*a as trocas s*mb*licas </line>
<line> que pass*m a da* sentid* aos espaços perc*bi*os e vividos. </line>
<line> No *esmo **és, é *mportan*e lembrar *s tra**lho* de Cavalcanti (2*09), Callai (2012; </line>
</par>
<par>
<line> **14) e Haesba*rt (2014) que reafirmam o </line>
<line> âmbito *as ide*ti*ades *ociais exi*ten*es nesta </line>
</par>
<par>
<line> cat*goria, bem co*o a questão de pert*nciment* que se *un** ao mote da subjet*vi**de, qu* </line>
<line> acaba por torn** o Lugar o maio* potencializador do f*tor id*ntitári*. </line>
<line> Conceitos t*adiciona*s na lingu*gem geográf*ca, co*o p*isag*m e luga*, por **a </line>
<line> ve*, a*ar*cem com re*ati*a frequência *inculados à dimensão simbólico-cultura*, ou </line>
<line> se*a, acabam por centrar seu foco n*s re***ões sociedad*-espaço pelo viés da cultura </line>
<line> ou de um campo mais subjetivo e/ou *imbólico, co*o o da* repr*s*nt*ções e das </line>
<line> iden*idades soc*ais (HA**BAERT, *014, p. 1*0). </line>
<line> Mil*on Santos (2012) já defendia *ue o L*gar é o ló**s ideal para que o soli*ário </line>
</par>
<par>
<line> *conteça, se*do, *ortanto, </line>
<line> uma categori* importante p*ra e*tend*r o </line>
<line> processo socia*. C*mo </line>
</par>
<par>
<line> este conceito apre*enta *ssa dimensã* cultural-sim**lica </line>
<line> que leva à construção **s </line>
</par>
<par>
<line> id*ntidades, </line>
<line> o* ind*víduos p*ssam a se re*onhecer nos gr*p*s socia*s, a*mando-se para o* </line>
</par>
<par>
<line> enf*en*a*en*os que por v*ntura pos*am *eri* suas e*is*ê*cias, bem como o desmantelamento </line>
<line> Rev. F*A, T**esi*a *I, v. 17, n. 8, art. 8, p. 173-*86, ago. 202* www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. Santos </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> de seus Lugar*s. "É nos lugares que a* pilhas da emoção s*o recarreg*d*s de *f*to, coragem, </line>
<line> disp**içã* pa*a a c*nstrução do n*vo" (S*UZA, 201*, *. 225). </line>
<line> Aqu* *e *oncorda com Tuan (2013, p. 13) quando este autor afirma qu* "*s ideias de </line>
<line> "*spaç*" e "lugar" *ão podem ser de*inidas um* se* a ou**a", só é pos*ível pen**r o Espaço </line>
</par>
<par>
<line> Geográfico a parti* do Lugar, pois é na v*vência </line>
<line> que se ganha a* fer*a*entas pa*a ler o </line>
</par>
<par>
<line> Espaço Geográfico, seja **c*l ou </line>
<line> gl*balm**te. Como Pi*get e*sina, os esquema* **o </line>
</par>
<par>
<line> p*atafor*as *ara no*as aprendizag*ns, no **so da Geo*rafia é o Lugar *ue s**ve c*m* bas* </line>
<line> para uma nova compreensão do Espa*o Ge*gr*fi*o, pois é **l* *u* se dão as primeir*s </line>
<line> ancoragens, ao m*s** *e*p* em que e*te apar*ce como espaço polí*ico de lutas. </line>
<line> S*id (*007), em outro contexto, comenta qu* a falta de conhecime*to da vida real q*e </line>
</par>
<par>
<line> *ec*rre em determ*nados locais acab* fabricando *ma Pai*agem árid* *ue abre os braç*s </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> uma p*lít*ca externa **e *efinha os va*ores de igu*lda*e * di*ersidade. </line>
</par>
<par>
<line> * *eviand*de estar*ec*dora dos publ*cistas i*con*equ*ntes que *alam em nome da </line>
<line> política e*terna e que *ão têm a menor *oç*o da vid* real nesses lu*ares (n*m </line>
</par>
<par>
<line> nenh*m c*nh*cimen*o da líng** ou do que </line>
<line> *s pessoas re*is efetivamente falam) </line>
</par>
<par>
<line> f*br*cou uma p*isage* árida * esp*ra de que o *ode*io america*o ve*ha co*s*rui* </line>
<line> u* *od*lo su*e**neo *e "democra**a" d* livre mercado, sem ne* s*quer a so**ra </line>
</par>
<par>
<line> de u*a dúvi** de que tais projetos *ão existem </line>
<line> *ora da Acad*mia de Lagado, de </line>
</par>
<par>
<line> *wif* (*AID, 2007, p. 15). </line>
</par>
<par>
<line> Sendo assim, se deve dest*ca* *ambém este cará*er pol*tico que *ngloba o Lug*r, </line>
</par>
<par>
<line> sendo também foco de res**t*ncia cont*a visões </line>
<line> hege*ônicas que bus*am min*mizar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diversidade *ue form*m </line>
<line> *s na*ões. A professora Callai (*012) *firm* que nenh*m lug*r </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> n*utro, *omportando indi*íduos cada qua* com s*as histórias * v*vên*ias que sofre* </line>
<line> in*luências de esp*ços vi**n**s e também distante*, fazendo com que o L*gar s* dest*que </line>
<line> com suas singulari*ades *o mesmo tempo em que as r*des possibilita* t*ngenciar o* esp*ços </line>
<line> mu*dia*s que o im*actam em d*ferentes escalas. </line>
</par>
<par>
<line> *ompreender o lugar em qu* vive *ermite ao sujeit* conhecer sua histór*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> consegui* e*tender *s coi*as que al* acont*cem. Nenhum lu*ar é neu*ro, pelo </line>
<line> c*ntrário, é repleto *e his*ória e *om pessoas histo*icamente situ**as em um tempo </line>
</par>
<par>
<line> e em u* espaço, que pode ser o re*orte *e um *spaço maior, mas </line>
<line> por hipótese </line>
</par>
<par>
<line> alguma é isolado, independente (CALLA*, 2012, p. 7*). </line>
</par>
<par>
<line> "Os lugar*s *arecem revelar todas as *on*radiçõ*s do mun*o" (SOUZ*, 2*06, p. 172), </line>
<line> **vando à neces*idade lat*n*e de se pe*sar o Lugar qua*do se reflete os espaço* *is*an*es que </line>
</par>
<par>
<line> se </line>
<line> encon**am nos currícu*os esco*are* e que de *lguma forma </line>
<line> não são viven*iad*s pel*s </line>
</par>
<par>
<line> *luno*. Q*an*o se pensa nas co*tradições locais, estão s**do *riadas as *ossib*lid*des para </line>
</par>
<par>
<line> apree*der </line>
<line> as *ontrad*çõe* glob*is, fazendo c*m q*e </line>
<line> essa cat*go*ia geogr*fica sej* essen*ial </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*na, v. *7, n. 8, a*t. *, p. 173-186, ago. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Jean Piage* e a G*ografia: Entre*aces Entre a Epistemologi* Ge*ética e o Conceito de L*gar </line>
<line> 183 </line>
</par>
<par>
<line> para a apren*izagem do espaço e *a*a a formação d*s e*quemas menta*s q*e permitirão *e* a </line>
<line> r*ali*a**. </line>
<line> 4 C*NSIDER*ÇÕES *INAIS. </line>
<line> Assim sendo, o Lugar é aqu* en*endido co*o u* conceito que permi** * i**ntif*c*ção </line>
<line> e co*pr*ensão *a Geo*rafia de cada **, qu* fa* *om *ue os indivíd*os se *ec*nheça* e se </line>
<line> sintam pertence*tes a um gr*po e ou espaço. C*mo conceito envol*e sentim*nto* de p*rtença </line>
</par>
<par>
<line> e cria conexões, ele acaba por me*clar </line>
<line> identidades, permitindo co*hece* o *spaço que se </line>
</par>
<par>
<line> *abita m*smo qu* ali t*nham eleme**os globais que poderã* ser percebido* e compre*ndidos, </line>
<line> sendo ponto *e partida para entender os es*aços mai* l*n*ínquos. </line>
<line> É no *uga* que s* desfaz em gr*nde medid* o *gocentrismo que P*aget fala em s*us </line>
<line> est*dos, permitindo *m outr* ti*o *e o*har * *e**imento para com * outro e com o mun*o. É </line>
</par>
<par>
<line> apen*s a parti* d* *ma quebra de paradigma qu* compreender não apenas * é </line>
<line> seu p*nt* de </line>
</par>
<par>
<line> vista como o real e verdadeiro que uma outra sociedade é *o*sível. Se o *api*al a *udo de*o*a, </line>
<line> é *o Lugar *ue surgem as maiores for*as d* resi**ência, é na v*vênc*a co*eti*a que emerge </line>
<line> um *ensamento que não t*m* como ponto de partida o "ser", m*s sim, o "não se*" dos </line>
<line> opri*i**s e dos *xclu*dos desta terra, com* ensi** o profes*** Andreola (20*7). </line>
</par>
<par>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> AL*EIDA, R. D; PASSINI, E. Y. O *spaço geográfico: ensino * representação. 15. e*. </line>
<line> 5. </line>
</par>
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<line> *eimp. São Paulo: Contexto, 2*11. </line>
</par>
<par>
<line> ALMEIDA, R. D. (Or*.). Cart*gra*ia esco*ar. 2. ed. 2. reimp. Sã* Paulo: Contexto, 2011a. </line>
</par>
<par>
<line> ______. Novo* *u*o* d* cartografi* esco***: curr*culo, lin*uagem e *ecnol*gia. S*o Pau*o: </line>
<line> *ont*xto, *011b. </line>
<line> ______. Do desenho ao mapa: iniciação c**tográfica na escola. 5. ed. S** Paulo: Contexto, </line>
<line> 2013. </line>
<line> ANDREOLA, B. A. A universidade e o colonia*i*mo d*nunciado por Fanon, Freire e Sa*tre. </line>
<line> Caderno* de Ed*cação, *el**as, n.29, p. *5-72, jul./d*z., 20*7. Di*ponível em: </line>
<line> <*tt*s://periodicos.u**el.edu.br/ojs2/in*ex.php/caduc/article/view/1780>. Ac*sso em: 04. f*v. </line>
<line> 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 17, *. 8, ***. 8, p. 173-186, ago. 2020 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
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<par>
<line> L. P. Sa*to* </line>
<line> 184 </line>
</par>
<par>
<line> CALL*I, H. C. E*tudar o lugar pa*a </line>
<line> compreender </line>
<line> o mundo. In: *ASTRO*IOVANN*, </line>
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