Política de Responsabilização Escolar: O Caso do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) / School Accountability Policy: The Case of the Piauí Educational Evaluation System (Saepi)

Luisa Xavier de Oliveira, Francisco Renato Lima, Virna da Conceição Moura Fé

Resumo


Neste estudo, abordamos as implicações da política de responsabilização escolar adotada pelo Estado do Piauí, tendo como propósito compreender o olhar dos professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática sobre o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) na vigência de sua aplicabilidade (2011-2018). Para tanto, recorremos à abordagem teórica, tendo como base as contribuições de autores como: Bonamino; Sousa (2012), Brooke (2006; 2008; 2012; 2013a; 2013b), Dias Sobrinho (2005), Fontineles; Sousa Neto (2012), Franco (2012), dentre outros. Além disso, realizamos coleta de dados através de questionário e entrevistas junto a professores dessas duas disciplinas em unidades escolares do sistema de ensino do Piauí. As análises dos dados encontram-se assentadas nos princípios da Análise do Conteúdo, de Bardin (2011). Os resultados da investigação sugerem que a adoção de políticas de responsabilização adotadas pelo Estado do Piauí é de caráter low-stakes, que configura um baixo grau de consequências atribuídas aos agentes escolares, mediante os resultados educacionais, sem atribuir implicações diretas para as escolas e seus corresponsáveis.

 

Palavras-chave: Política de Responsabilização Escolar. SAEPI. Avaliação em Larga Escala.

 

 

ABSTRACT

 

In this study, we address the implications of the school accountability policy adopted by the State of Piauí, with the purpose of understanding the view of teachers of the Portuguese Language and Mathematics disciplines on the Piauí Educational Assessment System (SAEPI) while its applicability (2011-2018). For this, we use the theoretical approach, based on the contributions of authors, such as: Bonamino; Sousa (2012), Brooke (2006; 2008; 2012; 2013a; 2013b), Dias Sobrinho (2005), Fontineles; Sousa Neto (2012), Franco (2012), among others. In addition, we conducted data collection through questionnaires and interviews with teachers from these two disciplines in school units in the Piauí education system. Data analysis is based on the principles of Content Analysis, by Bardin (2011). The results of the investigation suggest that the adoption of accountability policies adopted by the State of Piauí is of a low-stakes nature, which configures a low degree of consequences attributed to school agents, through educational results, without attributing direct implications for schools and their co-responsible.

 

Keywords: School Accountability Policy. SAEPI. Large-scale Evaluation.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da Educação Básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, jan./abr., 2012.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. 4. ed. Trad. Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1999.

BROOKE, Nigel. O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 377-401, mai./ago., 2006.

BROOKE, Nigel. Responsabilização educacional no Brasil. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 1, n. 1, p. 93-109, 2008.

BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Trad. Cleusa Aguiar Brooke e Rômulo Monte-Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

BROOKE, Nigel; CUNHA, Maria Amália de A. A avalição externa como instrumento de gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, v. 2, p. 17-79, 2011.

BROOKE, Nigel. Controvérsias sobre políticas de alto impacto. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 336-347, jan./abr., 2013a.

BROOKE, Nigel. Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 24, n. 55, p. 34-62, abr./ago. 2013b.

DAVIS, Claudia L. F. et al. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. São Paulo: Fundação Carlos Chagas/DPE, 2012.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2005.

FONTINELES, Claudia Cristina da Silva; SOUSA NETO, Marcelo de. A educação piauiense em tempos de Fundef: entre promessas e inovações. História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 2, p. 43-76, jul./dez., 2012.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

KOSLINSKI, Mariane Campelo; RIBEIRO, Eduardo; OLIVEIRA, Luisa Xavier de. Indicadores educacionais e responsabilização escolar: um estudo do “Prêmio Escola Nota Dez”. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 69, p. 804-846, set./dez., 2017.

LEE, Valerie E.; BRYK, Anthony S.; SMITH, Julia B. The organizations of effective secondary schools. Review of Research in Education, Washington, DC, p. 171-267, 1993.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, Luísa Xavier de. Política de responsabilização como estratégia para promoção de desempenho escolar: um estudo sobre o Prêmio “Escola Nota Dez”. 2016. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

PESSOA, Nemone de Sousa; SILVA, Jovina da. Gestão educacional do Piauí e o uso dos resultados do pisa. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 22, n. 36, p. 82-103, jan./jul., 2017.

PIAUÍ. Secretaria da Educação e Cultura. SAEPI – 2011. Revista do Sistema de Avaliação. Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. v. 1 (jan./dez., 2011), Juiz de Fora, 2011, p. 12-37.

PIAUÍ. Secretaria da Educação e Cultura do Piauí. SAEPI – 2012. Revista do Sistema de Avaliação - Rede Estadual. Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. v. 3 (jan./dez., 2013), Juiz de Fora, 2013, p. 15.

PIAUÍ. Secretaria de Estado da Educação do Piauí. SAEPI – 2017. Revista do Sistema. Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. v. 3 (jan./dez., 2017), Juiz de Fora, 2017, p. 15-35.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 4. ed. São Paulo: Rêspel, 2011.

SAMMONS, Pam; HILLMAN, Josh; MORTIMORE, Peter. Key characteristics of effective schools: a review of school effectiveness research. London: OFSTED, 1995.

SILVA, Jansen. Introdução: avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa reguladora. In: SILVA, Jansen, HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 09-20.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.11.11

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)